[Vídeo] 12 Dicas Para Economizar Combustível

Publicado por Guilherme Lopes 

Nestes tempos difíceis, em que gasolina virou artigo de luxo, algumas dicas de como economizar o combustível do seu carro caem como uma luva. Como nós do Dicas Mecânicas não gostamos de deixar nosso leitores na mão, resolvemos compartilhar um vídeo do Grande Profissional Dr. Carros que tem um ótimo canal no YouTube sobre dicas do setor automotivo.

Este vídeo contem 12 dicas excelentes para você economizar gasolina sem muitas complicações.

Abaixo do vídeo tem um resumo das dicas, par facilitar seu entendimento e te dar uma visão geral dos ensinamentos contidos no vídeo.

Veja Também:

O Segredo dos Carros Revelado!! Não Seja Mais Enganado. Clique Aqui!!

25 Dicas de Procedimentos Mecânicos e Elétricos Para seu Carro

12 Dicas Para Economizar Combustível

1- Pare de Esticar as Marchas: Troque as marchas na hora certa, tente andar com a rotação do motor o mais baixo possível, para que você tenha uma economia de combustível. Carro que anda com giro muito auto, além de prejudicar o motor, tem um consumo excessivo de combustível.

2- Evite arrancadas bruscas: Para quem gosta de arrancar no semáforo com tudo, saiba que este tipo de habito tem um preço. O preço é o aumento no consumo de combustível. Por isto procure acelerar o carro progressivamente, para que ele ganhe velocidade de forma natural.

3- Revise seu carro: Esta é uma dica mais que obvia, mas posso te garantir que poucas pessoas à praticam. Os carros de hoje ainda não possuem a capacidade de rodar muitos quilômetros sem que se faça uma manutenção. Os componentes dos automóveis sofrem desgastes com o tempo e estes desgastes influenciam muito no consumo do carro. Com as revisões, seu mecânico vai conseguir fazer reparos pontuais que ajudarão no bom funcionamento do seu carro, refletindo também no gasto de combustível.

Posto de gasolina consumo de combustivel

4- Posto de combustível: A escolha do posto de combustível também é muito importante, pois muitos postos já foram flagrados com esquemas fraudulentos de adulteração de bombas de abastecimento, que fornecem menos combustível que o comprado, ou seja, você compra 10 litros mas só leva 9.

5- Gasolina aditivada e Filtro de Combustível: A Quinta dica tem muito haver com a anterior. Se você tem condições de abastecer com uma gasolina de maior qualidade, como a aditivada por exemplo, isto te trará um ganho maior no rendimento do motor. Mas não adianta colocar a melhor gasolina do mundo se o filtro de combustível esta sujo ou obstruído.  A troca do filtro é de estrema importância e afeta diretamente no funcionamento do motor e com isso no consumo.

Verifique no manual do seu carro o período de troca do filtro e o faça religiosamente.

6- Filtro de Ar: Esta peça tão simples e barata pode ser um tremendo vilão quando o assunto é consumo de gasolina. O filtro de ar em péssimas  condições, dificulta a passagem de ar para o motor alterando assim o funcionamento do seu carro e fazendo com que ele beba muito. Lembre-se: Filtro de ar e consumo de combustível andam de mão dadas.

7- Velocidades altas: Respeite a velocidade máxima do seu carro, tente sempre que possível andar em velocidades abaixo de 120 km/h, pois isto faz uma diferença incrível no gasto de combustível.

8- Freio a motor (redução): Se seu carro utiliza o sistema de injeção de combustível, sempre que possível utilizar o freio a motor (reduzir utilizando a caixa de marchas). Os carros com injeção eletrônica possuem um sistema chamado Cut-off, que nada mais é que o corte da injeção de combustível quando se esta reduzindo o carro. Isto faz muita diferença na hora de verificar o consumo.

9- Calibragem de Pneus: A calibragem de pneus deve ser feita uma vez por semana. Quando o  Pneu esta vazio (descalibrado) o motor gasta mais energia para para movimentar o carro e para que isto aconteça é necessário uma maior demanda de combustível.

10- Ar Condicionado e outros Consumidores Elétricos: Quando você liga o ar condicionando do seu carro, o compressor do ar cria uma resistência mair para a rotação do motor, fazendo com que o motor necessite de mais energia para manter o funcionamento correto do mesmo. Mas isto não acontece somente quando ligamos o ar, quando ligamos o farol, o milha, modulo de som ou qualquer outro consumidor elétrico o resultado é bem parecido com o do ar condicionado. Pois quando acionamos estes componentes exigimos que o alternador gere mais energia, que por sua vez exige mais energia do motor para girar-ló, e tudo que faz o motor trabalhar com mais força, aumenta o consumo de combustível.

11- Vazamento de combustível: É Bem comum alguns carros ficarem com cheiro de gasolina. Se o seu esta assim, procure seu mecânico para fazer um diagnostico de onde este vazamento está ocorrendo. Alguns dos locais mais comuns são: Na tampa de vedação do tanque de combustível, mangueiras da linha de combustível e no filtro de combustível.

 

12- Peças de Qualidade: Ao fazer uma revisão verifique se as peças que estão sendo utilizadas são de alta qualidade (principalmente no sistema de injeção eletrônica). Peças paralelas podem alterar muito o consumo do seu automóvel, mesmo obtendo um funcionamento aparentemente normal. Sempre que for dar uma manutenção no seu carro opte por peças originais.

Estas são as doze dicas do Dr. Carro para você conseguir reduzir o consumo do automóvel, eu que trabalho com reparação automotiva a muitos anos assino embaixo destas dicas.

Canal do Dr. Carro: https://www.youtube.com/user/DOUTORCARRO

Este é só um resumo do que esta no vídeo, por isso assista o vídeo completo e veja as dicas na integra.

Gostou destas dicas? Deixe seu comentário ou sua duvida no final desta pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Materias,Vídeo

Comentários

11 Comentários para “[Vídeo] 12 Dicas Para Economizar Combustível”
  1. Dominique da Silva disse:

    Amigos bom dia,Meu nome Dominique da Silva,parabéns mto bom esse vídeo.dicas mto boas.trabalho com mecânica sou mecânico de veículos automotivo leves.continue assim
    bom trabalho,bom fim de semana.

  2. Lindonaldo disse:

    Gostei muito das dicas parabens ao senhor Dr. pelas as explicações

  3. Ederval disse:

    Bacana suas dicas valeu muito.

  4. carlos henrique disse:

    Meu carro esta consumindo muito combustível, ja troquei correia dentada velas cabo de velas fus limpeza de bico limpeza de tbi mais nada de diferente espero que tenha uma boa noticia para mim meu carro e um gol g4 fabricado 2010 vendido2011

  5. Sergio Aron disse:

    Tenho um FOX 1.0 meu problema com ele é que o mesmo injeta gasolina na partida a frio só no calor mesmo em alta temperaturas e quando esfria o tempo quando realmente precisa ele não injeta como posso resolver isso?
    Qual peça devo trocar?

  6. Alexandre disse:

    Olá. Tenho um Palio Week. Adventure 04/05 flex e GNV. Pra começar, de pouco tempo, quando ligo o carro pela manhã ainda na garagem, está difícil de pegar, tento a 1ª vez, não pega, na 2ª tentativa, ele pega e a aceleração vai à 4.000 giros, tendo que desligar e tentar novamente. Quando acontece isso, o carro pega e trabalha mal na gasolina, como se estivesse trabalhando em 3 cilindros. Passo pro gnv e funciona bem. Mas no decorrer do dia, ele pega bem na gasolina e gnv, trabalha bem, liga bem em todos os momentos que preciso. O problema todo é de manhã. E o outro problema, é que quando estou andando , a luz da injeção acende, o carro perde a aceleração, tendo que desliga-lo e religar acabando com o problema, temporariamente, mas também acontece de o ponteiro da temperatura(as vezes) ir até o final, acender a luz vermelha, como se tivesse aquecendo e volta ao normal, e quando acontece isso se eu continuar acelerando, o carro morre em movimento, tendo que religa-lo. Peço ajuda e orientação para tentar solucionar estes problemas. Agradeço muito desde já. Alexandre.

  7. Marcelo disse:

    Ola bom dia . Tenho uma duvida e gostaria que me ajudassem por favor, tenho um Meriva e não sei qual oleo está no Carter. No manual diz q deve se usar o sintético. Mas na hora q fui trocar o vendedor disse q se o outro dono não seguiu esse recomendação e colocou óleo mineral se eu colocar agora o sintético pode danificar o motor. Procede isso??? Desde já agradeço a atenção
    R

  8. Frank Fitaroni Bastos disse:

    Ola, possuo um palio 1.0 mpi 96 foi feita revisão a pouco tempo troquei correia dentada, sonda lambda, limpeza de bicos, limpeza de tbi e troca de velas, apos essa revisão o carro ficou com aceleração estranha, eu acelero e o carro demora a baixar a rotação e as vezes tenho que dar leves aceleradas para que volte a ter marcha lenta isso tem acontecido com o motor quente ou frio, e também, ele esta dando estouros na admissão no momento em que preciso acelerar mais, nenhuma memoria de erro aparece no escâner, ficarei muito grato com ajuda de vocês, desde ja muito obrigado.

  9. eduardo disse:

    gostei das dicas sou mecanico e gosto de esta bem informado um abraço.

  10. Rose disse:

    Gostei das dicas, não sabia que a parte elétrica aumentava o consumo e achava que quanto mais velocidade menos gastos. Obrigada pelas dicas.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: