Manutenção Descomplicada: Manual de Mecânica Automotiva Básica

Publicado por Guilherme Lopes 

Dizem que de médico, mecânico e louco todo mundo tem um pouco. Nós aqui do Dicas Mecânicas queremos falar sobre um assunto muito importante hoje, a manutenção correta de nosso veículo.

Evitar problemas mecânicos sempre é melhor do que resolvê-lós depois, com algumas dicas básicas conseguimos evitar gastos estrondosos com peças, manutenção automotiva, fora a dor de cabeça de ficar com o carro parado por exemplo.

Mas será que realmente sabemos o básico da manutenção veicular? Todos nós achamos que sim, mas algumas coisas passam desapercebidas por todos, em uma lida ao manual Manutenção Descomplicada  percebi que muitas das ideias que tínhamos sobre manutenção não são sempre reais.

manutenção descomplicada manual

Até aqueles que se acham o ás da manutenção, da mecânica deveria ler e reler um manual destes para firmar novamente as ideias já esquecidas, que aprendemos geralmente com amigos, com nosso pai ou parentes, para assim termos a certeza de fazer o correto.

Este manual aborda diversos assuntos interessantes como:

  • Dicas e Conselhos para que possa confiar em seu carro;
  • Dê uma olhada;
  • Coloque seu nariz pra trabalhar;
  • Como checar os fluidos apropriadamente;
  • Seis dicas de cuidados para o carro essenciais no verão;
  • Oito dicas de cuidados para o carro no inverno;
  • 55 dicas para aumentar a vida útil do seu carro;
  • Seu carro por dentro;
  • Seu carro por fora;
  • Pneus, Rodas e Freios;
  • Motor do carro e os outros sistemas;
  • Bateria, Ar Condicionado e outros componentes importantes;
  • Dicas para o bom funcionamento do sistema de combustível;
  • Unidade de envio de combustível;
  • Bomba de combustível;
  • Filtro de combustível;
  • Injetora de combustível;
  • Onde você abastece seu carro;
  • Algumas dicas de combustível de última hora;
  • Dicas de cuidados com a lataria;
  • Lavando seu Carro;
  • Encerando seu carro;
  • Como reparar um risco na pintura;
  • Cinco dicas para o bom funcionamento do câmbio (transmissão);
  • Dicas para escolher um mecânico e uma oficina mecânica

  • O manual é pago, porém é barato pelo tanto de informações que nos passa e é um excelente conteúdo a todos aqueles que gostem do seu carro. Porque não dar para sua namorada uma cópia destes de presente ?

    Confirme melhor o que estamos falando acessando o site Manutenção Descomplicada e aprenda de vez como manter a manutenção básica e preventiva do seu veículo.

manual de mecanica basica

Clique Aqui para acessar o Site do Manual Manutenção Descomplicada.

patrocinado

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Jaba

Comentários

28 Comentários para “Manutenção Descomplicada: Manual de Mecânica Automotiva Básica”
  1. claudiney disse:

    troquei os interropitres e a luz continua acendendo

  2. everton disse:

    amigo eu esto passando muinto nervoso com a minha blaze ela é 4/3 motor v6 queimou a junta do cabeçot o mecanico mando prena ele monto e teve que desmonta duas vezes porq a açeleraçao dela ligada atinge 3000 gira de veloçidade só na lenta e ela é aultomatica no gnv ela continua açelerada çera que si coloca um aparelho para regula a lenta dela pode resolver fico no aguardo everton agradeço a atençao

    • giuendersom disse:

      cara, pede para seu mecanico colocar seu carro em um scanner e apagar as falhas e regular a tbi dela pelo scanner, se nao der certo troca de mecanico que pode ser erro de montagem, se ainda nao der certo mande trocar as peças que ja foram trocadas, porque as peças de hoje nao valem nada, ainda mais para um motor 4.3 6cc, otimo conserto para seu carro, vlw

  3. Andersson disse:

    Ola gostaria de falar que adorei o cite de voces e que adoro mecanica, gostaria muito que voces me dessem todo os manuais de mecanica para carros, prometo em estudar a fundo.

  4. claudio disse:

    comprei um kadett 93 alcool eletem um serio problema ele ja queimou o sensor hau tres veses em um ano e meio os mecanicos dizem q é a bobina impulsora sera q é mesmo? me de algumas dicas por favor desdeja agradeso..

  5. Lucival disse:

    Tenho um Kadett 1996 1.8 a casolina, ele vem apresentando um problema em pegar de manha, encharcamento imediato ao botar para pegar, quando pega souta fumaca preta, consumo exessivo de combustivel, na marcha lenta fica ocilando, tentei resolver o problema tirando o bico injetor e limpando, mas ao colocar no local de novo, ficou com o mesmo problema, o que fazer nesse meu caso, aguardo resposta

    • giuendersom disse:

      mande retificar o carburador se for carburado, da uma geral no carburador, se for injeção eletronica coloque no aparelho(scanner) e apague as falhas, senao adianta procure um mecanico profissional, mais se nao for fico desconfiado do cabeçote, vlw

  6. eudes barreto disse:

    meu carro acendeu a luz do epc e depoes perdeu força ja troque os cabos de vela as velas mandei limpa a borboleta mandei escanea medi a preçao da bomba de gasolina testei o pedal do acelerador e nada deu, o carro continua com o mesmo problema. oque pode ser?

  7. eudes barreto disse:

    olá eu sou Eudes, eu tenho um Gol powe 2001 e 2002 geração trés ele começou a perde força e logo em seguida acendeu a luz do EPC já mandei olha o pedal do acelerador já troquei as velas os cabos de velas, mediu a preção da bomba de gasolina, já mandei escanea colocamos um tbi novo,e continua do mesmo jeito, o que pode esta acontercendo com este carro?

    • giuendersom disse:

      cara pode ser varias coisas, sem ver posso dar umas dicas, colocar spray limpa contato nos engates no motor, mandar dar uma geral no módulo da injeção, se nao for isso leve em uma autorizada da vw, vlw

  8. Sara Henrique dos Santos disse:

    Tenho um prisma 1.4 2012 flex, ele está morrendo quando começo a diminuir a velocidade e trocar a marcha. Levei na concessionária, me disseram que estava ocorrendo pelo fato de eu estar misturando alcool/gasolina, que eu deveria esperar o ponteiro estar no final para poder abastecer, eles apenas configuraram o modulo e tb disseram que o percentual de alcool estava acima da média. Percebi que quando abasteço com gasolina a falha não ocorre, mas quando coloco alcool ele está morrendo, sempre quando diminuo a velocidade. Poderiam me dar uma dica?? meu carro ainda está na garantia, por duas vezes quase bateram na traseira do Prisma, devido essa falha

  9. luciano mathias disse:

    olá amigos.vamos ao problema.tenho um gol g2 1.6 oito valvulas completo ano 96.funciona tudo.nao dou pau nele.pois é o melhor q ja tive.estou tendo problema com o indicador de temperatura.arma tudo certo,ja troquei,cebolao,cebolinha,agua mas a danada da temperatura do indicador continua subindo.levei no eletrecista ele me disse q talvez o relógio de marcaçao esteja danificado .mas nao fez teste algum.eu lendo os relatos dos mesmo problémas to achando q pode ser o chicote de aterramento.o que os amigos pode me ajudar.aguardo resposta.o dicasmecanicas.com.foi o site q entendí melhor as explicaçoes.um abraço.

    • Alexandre Duarte disse:

      Tive o mesmo problema com um Gol GII 1.0 16V. O ponteiro de temperatura sobia repentinamente e acendia a luz de alta temperatura. Defeito sanado com reaperto do aterramento do painel.

      Abraços

  10. Antonio Ricardo disse:

    Como trocar o distribuidor do motor ap 2.0 santana quantum ano 92 carburado?

  11. boa tarde tenho um gol mi 1.o 8v i so tenho em posse uma chave posso copiar so mais uma?

  12. souza disse:

    amigos tenho um gol g4 2007, que ele nos dias de chuvas ele falha muito. podem me dar uma ideia do que seja> abraço

  13. Paulo disse:

    Boa tarde !
    Tenho um corsa sedan 99 – 1.0 – 8v mpfi e um problema com a ventuinha. Ao girar a chave sem dar partida no carro, a ventuinha aciona e não desarma mais a não ser desligando o carro . O eletricista me disse que é a uce .Posso confiar nesta informação ?
    Desde já meus agradecimentos.

  14. Marcos Araújo disse:

    Senhores, tenho um honda cita 2011 ex át. E tenho sentido um ronco na passagem das marchas, sempre da segunda para terceira e quando o carro esta frio. Seria problema serio?

  15. Anderson disse:

    Bom dia
    Pessoal estou com dois grande problema no meu astra cd 2003.
    1°-quando chove esta entrando muita agua no assoalho atraz do banco do motorista, ja desmontei e a borracha do assoalho esta bem vedado e percebi que a agua esta vindo da frente e o outro problema é que agora quando chove o ar-condicionado digital quando deixo para desembaçar a dianteira o ar so sai ventilado e não desembaça nada, ai na hora que eu coloco para 16 grau o ar sai quente de mais.

  16. Alexandre Duarte disse:

    Onde consigo encontrar o tensionador da corrente (comando de válvulas) do KIA Sorento 2.5 Diesel ano 2005. Estou em Vitória (ES) e aqui só encontrei na concessionária KIA, um roubo. Na Hyunday local a mesma peça sai pela metade do preço mas leva 15 dias para entregar. Alguém sabe onde posso comprar por um preço justo e pronta entrega?

  17. sousa disse:

    boa noite
    tenho uma clio 1900 disel
    a uns tempos a carriha começou a fazer muito fumo branco as vezes se ao por a trabalhar e o motor começava a salusar e ia a baixo depois pegava mas o motor nao tinha a força normal passadas umas semanas ia em andamento e o motor começou a fazer aquele barulho grosso igual ao que faz em fria mas ele estava quente e o motor perdia força…
    nao sei o que fazer ja foi ao mecanico ele desconfia do sistema de injeção mas nao me disse nada de concreto

    agora ate tenho medo de andar com ela
    o que acha???
    obrigada

  18. thatiana disse:

    ola!tenho um golf mexicano 96 com motor nacional(ap) 1.8,o carro ta falhando mto qndo ta frio,qndo atinge 90graus para de falhar,ja foi troca o sensor de temperatura e nao resolveu,oq pode ser?obrigada!

  19. sergio disse:

    amigo gostaria de saber é normal depois que plainei o cabeçote, meu corsa 1.6 ano 98 mpfi, chegar a temperatura de 100 graus, e ventoinha só armando em 98 graus, pois antes,ele nunca
    fez isso, armava a ventoinha em 95 graus e ponteiro abaixava para 90 graus., meu mecânico
    disse que é normal, que é para dar um tempo que ele vai melhorar, será? aguardo reposta se tem
    uma solução? obrigado.

  20. gustavo disse:

    mais uma vez como vai? guilherme lopez onde fica localizado o bujao de escoamento da caixa de cambio do palio 97 1.0, pois gostaria de trocar o oleo da caixa e nao sei onde fica localizado, so sei onde se completa/enche. fica no diferencial? agradeço. se puder mandar uma foto ajudaria muito

  21. Christian disse:

    Olá.
    Tenho um Toyota Corolla DX 1.6 16V 1994/1995. O óleo recomendado pela montadora, original para este modelo, é o 10w30 mineral. O veículo está com 218.000 km.
    Minha dúvida é se eu devo usar sempre o 10w30, mesmo considerando a alta quilometragem?
    Meu mecânico recomendou o 15w40.
    Qual o melhor a ser usado neste caso?
    Se puderem me ajudar, agradeço.

  22. Ricardo Medeiros disse:

    boa noite! tenho um Spacefox Confortline 2008 que queimou a juta do cabeçote a alguns meses, agora quando o motor esquenta não pega, somente liga quando esfria! o que pode ser?

  23. claudio sergio lazaro disse:

    Tenho um ford verona 1.8i, 94, motor AP, quando o motor esta frio falha e parece que está afogado. Já troquei sonda lambda, sensor de temperatura, velas, testei os cabos tampa do distribuidor. Em alguns momentos esplode como se estivesse com os cabos trocados. Depois que esquenta funciona perfeitamente.ja pensei em jogar 5 litros de gasolina e botar fogo, mas a gasolina tá muito cara.

  24. marcos disse:

    gostaria de saber como tirar o painel do ford ka 97 p/ trocar lâmpada.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: