VW Gol 1.0 8V 2004: Ruído Alto no Motor

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Gol 1.0 8V estava com um ruído muito alto no motor, sendo que ao aumentar a aceleração o barulho também aumentava.

Outras dicas do Gol: VW Gol 1.0 Flex 2008: Carro perde a aceleração e a luz EPC acende,

 3 defeitos comuns nos modelos VW Gol e Parati 1.0

CAUSA: Iniciamos os testes utilizando um estetoscópio automotivo, para tentarmos identificar de onde se originava o ruído. Com esta ferramenta analisamos o alternador e a bomba de direção hidráulica, sendo que nenhuma alteração foi encontrada. Retiramos então as capas protetoras da correia dentada para analisarmos se o barulho não vinha das peças que formam o sincronismo do motor.

Ao utilizarmos o estetoscópio automotivo no tensor da correia dentada, observamos um ruído diferente. Fizemos a retirada do tensor para uma analise mais detalhada e notamos que o funcionamento do mesmos estava normal. Partimos então para uma verificação nos outros componentes e quando inspecionamos a correia dentada vimos que a mesma estava com “calos” na parte lisa da correia.

correia dentada gol com calos

A parte lisa, ou seja, as costas da correia dentada é justamente a parte que vai apoiada no tensor. Os calos estavam causando uma vibração excessiva do tensor e consequentemente causando o ruído relatado acima.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca da correia dentada e do tensor e o problema foi sanado.

Leia Também: Esquemas e Diagramas para Trocar Correia Dentada e Tensores

Este tipo de defeito é decorrente de uma má montagem da correia, neste caso foi dado uma tensão  acima do normal, fazendo com que a mesma se deformasse com o tempo.

Gostou desta dica ou ficou alguma duvida? Deixe seu comentário no fim desta pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Gol,vw

Comentários

32 Comentários para “VW Gol 1.0 8V 2004: Ruído Alto no Motor”
  1. marcelo mecanico disse:

    ESTAS DICA E MUITO INPORTANTES

    • Fernando Ramos disse:

      Tenho um SEAT Leon 1.9 TDi 2004 . Certo dia dei um arranque forte e o motor ficou a fazer um barulho e quesito do lado esquerdo do motor perto da correia. Esse barulho equtasse quando o carro esta parado e quando fasso redução de mudanssa. Não Tasso ideia do que seja

  2. brodinho disse:

    OLA , PESSOAL DO DICAS MECANICAS
    EU TENHO UM GOL G3 8 v 2005 Gas. QUE ESTA APRESENTANDO UM BARULHO NO MOTOR, COMO SE FOSSE ALGUMA PEÇA ESBARRANDO EM OUTRA. JA FOI VERIFICADO O ESCAPAMENTO E NÃO INDENTIFICARAM NADA, DISSERAM QUE PODIA SER O COXIM DO CAMBIO MAS TAMBÉM DESCARTADO. ESSSE BARULHO APARECE QUANDO EU ESTOU NA 1 E 2 MARCHA PRINCIPALMENTE QUANDO FAÇO UMA SUBIDA COM O CARRO.
    GOSTARIA DA OPINIÃO DE VCS!
    AGRADEÇO A ATENÇÃO!!

    • Guilherme Lopes disse:

      Brodinho,
      seu carro pode esta batendo pino (grilando), isto pode ser causado por vários fatores incluindo combustível de ma qualidade, velas ruins e outros. O melhor é levar em um mecânico especializado em motor para verificar a real causa pois um diagnostico complicado como este é praticamente impossível de ser feito a distância.

  3. MARCOS disse:

    Tenho um gol o mesmo fica engasgando toda vez na parte da manhã, mas quando ele esquenta a aceleração fica normal, já mandei scnnear, passar o aparelho que ferifica o sistema de injeção esta tudo normal, mas continua o engasgamento , o mais poderia ser??? me ajude por favor………..

  4. MARCOS disse:

    Tenho um gol III 2001, o mesmo fica engasgando toda vez na parte da manhã, mas quando ele esquenta a aceleração fica normal, já mandei scnnear, passar o aparelho que ferifica o sistema de injeção esta tudo normal, mas continua o engasgamento , o mais poderia ser??? me ajude por favor………..

  5. LUCIANO SOUZA disse:

    Olá, tenho um megane 98/99 que esta com um vazamento no setor de direçõa, será que estes “kits” para setor hidraulico que tem no mercado livre funcionam mesmo??

  6. Helena disse:

    Boa Tarde, o meu gol está me dando dor de cabeça. Ele 1.0 2003 8v, ah uns 5 meses a luzinha do EPC acendeu, passou o rastreador acusou a sonda lâmbida, mas mesmo assim rodei uns 1000 km sem trocar, teve uma vez que eu estava andando com o carro ai fui estacionar no morro o carro morreu, depois não quis mais dá partida, demorou uns 15 minutos para ele voltar, e ficou uns 3 meses sem repetir o problema. Uns 2 meses atrás o carro começou a perder a potência, tava muito fraco, bebendo de mais e depois de eu te andado com ele o dia inteiro ele perdia aceleração, reduzia a marcha e o carro não acelerava, até morrer e quando ligava de novo e engatava a primeira parecia que nem tava fazendo nada, depois de umas meia hora com o carro desligado ele voltava a normal como se nada tivesse acontecido, isso não voltou a ocorrer até hoje, há 2 dias atrás troquei a sonda e hoje o carro deu o mesmo problema depois de ter rodado uns 60 km e além de perda a aceleração nem dá partida ele não queria, depois de uns minutinhos parados voltei para casa com ele normal!!! O que pode ser???? Vela?? o cabo da vela??? bubina?? bomba de gasolina????? ??????

    Obrigada, aguardo resposta!

  7. andreza aprecida soares da costa disse:

    tenho um gol 2000 ,bom quando ligo ele faz um barulho tipo raspando alguma coisa,logo para,depois ando normal tem um barulho que fica no pe do passageiro a frente e esta esquentando,quando chega na subida ele fica muito lento,é dificil de subir…o que po de ser ,esse carro acabei de comprar

  8. Salomao Fabio Nurdim disse:

    Tenho um gol 1.0 special 2004 gasolina, esta com 117.000 Km. Ocorre que quando o carro esquenta perde muita potencia. Gostaria de um diagnostico.
    Desde já Agradeço.

  9. wellington disse:

    Tenho um gol GIII 1.0 8v , ele está baixando muito óleo, detalhe, ñ está com vazamentos, e aparentemente ñ está fumando, apenas sai uma fumaça no escapamento no momento da partida, mas em seguida pára. pra terem uma idéia baixou 2 litros em 3000 km percorridos, o que poderá ser que está ocasionando isso?

  10. jeronimo disse:

    tenho um gol glll 1.0 8v 2003 e não estou conseguindo acertar a mecanica dele
    esquenta mt e vasa mt oleo e sai um calor enorme por baixo na direção da porta do motorista e a lampada epc fica acesa direto.

  11. douglas disse:

    olá. Esse problema ai citado do ruído no motor 8v do gol 2004, poderia acontecer também em um gol G2 99 16v ?

    obrigado.

  12. cesar luiz disse:

    caro amigo, montei meu cht 1.6 novo antes ele estava fumando e rajando, agora ele ficou com uma batida diferente apresenta ser de valvulas, mais forte, quando aumento a rotaçao do motor aumenta o ruido, e estabilizando o giro do motor em alta ou em baixa ele para o barulho, apenas sentindo o peso ele faz o barulho. oq pode ser?

  13. MARCÃO disse:

    TENHO UM VW GOL G4, SEMPRE ANDOU MUITO BEM E ERA BEM SILENCIOSO, ATÉ O DIA QUE AO DAR A ARRACAD ELE COMEÇOU A TREPIDAR. PROCUREI UM AUTO CENTRO E FOI DITO QUE O COXIM DO CAMBIO PRECISAVA SER TROCADO, APOS A TROCA O CARRO NAO FOI MAIS O MESMO, FICOU BARULHENTO, UM RUIDO QUE PARTE DO CAMBIO, ATE A MARCHA RE QUE ERA SILENCIOSA (CHORINHO), FICOU PARECENDO UM TRATOR.
    VOLTEI VARIAS VEZES AO AUTO CENTRO, E NÃO CONSEGUEM RESOVER O PROBLEMA.

  14. Moisés Souza disse:

    Olá pessoal tem um Gol g3 2004, e meu caso é o seguinte: já troquei a bomba d’agua, já troquei o reservatório de água, limpezas nos bicos, óleo novo, cabo e velas novos, o sensor termostático também é novo, e ontem a uns 2 quilômetros de casa a luz de aquecimento do motor começou a pisca, parei num posto, o nível de água tava boa, a ventoinha não tinha disparado mas ao parar o carro ela disparou e logo parou, mas mesmo assim a luz continuou piscando, olhei os fusiveis mas todos intactos: porque essa bendita luz acendeu se estava tudo normal?

  15. jose fernando disse:

    boa tarde,eu tenho um gol 1000 8v com motor at. após vários problemas decorrentes de uma alta de temperatura que ninguém descobria meu carro queimou a junta do cabeçote que trincou. eu tive então que conseguir um outro cabeçote que foi colocado no carro e este entra funcionou perfeitamente, porém o carro ficou “frouxo”. algumas pessoas me disseram que o cabeçote que estava no carro deve ter sido rebaixado por isso o carro tinha mais força; será que esta informação procede? e se for, compensa eu fazer o mesmo neste par que o carro volte a ser como era?

  16. juliano de lima disse:

    Tenho um gol 1.6 cl mi 98 comprei este carro a auguns dias e ele já estourou um amortecedor e começou um barulho parecido um grito fica assim nheeeeeiiiiiiiiiierrr o que pode ser correia dentada apertada demais ou outro problema no motor por favor me ajudem .obrigado

  17. juliano de lima disse:

    Tenho um gol 1.6 cl mi 98 comprei este carro a auguns dias e ele já estourou um amortecedor e começou um barulho parecido um grito fica assim nheeeeeiiiiiiiiiierrr o que pode ser correia dentada apertada demais ou outro problema no motor por favor me ajudem .obrigado .

  18. juliano de lima disse:

    Tenho um gol (98) mi cl 1.6 este carro e confiável da muitos problemas e quais sao se estiver que passar por tal problema ;Por favor quem souber me ajudem .Obrigado desde ja

  19. juliano de lima disse:

    Tenho um gol cl mi 1.6 motor AP 98 olhando esse monte de letras e números nem parece um carro mas sim uma formula secreta sera que tudo isso e bom ou ruim e este. Motor e bom e v8 ou 16 v alguem pode me dizer .obrigado

  20. wantuil pereira disse:

    tenho um gol 2004, quando ligo ocarro aparece um barulhinho como se fosse tititititi mecanicos me disseram que tenho que fazer o motor outros que é os tuçhos não sei o que fazer gostaria de sua opinião a respeito um bom dia agradeço

  21. Carla disse:

    Olá, tenho um Gol especial 2002,1.0, está com problema no motor, já foi feito o motor, retifica do cabeçote, limpeza do radiador e outras peças foram trocadas juntas, porém, o problema não melhorou faz o ruido de TEC TEC, mesmo depois de ligar continua com o barulho, agora trocamos os tuchos de válvulas o problema continua o mesmo, socorro já gastei muito, e o problema nunca é solucionado, o óleo que estamos usando nele é o sintético.
    Desde já agradeço pela atenção.
    ATT
    Carla Pereira

  22. Lu Alves disse:

    Depois que levei meu carro p troca de óleo, percebi que ele ficou com um barulho diferente no motor parecido com um ronco leve, ele ñ era assim, o óleo q colocaram foi o semi sintético, meu carro é um celta 1.0

  23. Jurandir disse:

    Ola amigos tenho um Gol G4 na primeira e segunda marcha quando acelera mais fazendo muito barulho sera que trocando os rolamentos vai resolver o problema? este GOl e 2008/2009 motor AP 1.6. Obrigado.

  24. Claudio disse:

    tenho um gol at 8v com um ruído alto no motor na frente do carro cinto que vem quando acelero aumenta correia e esticador novos todos coxins novos vi escapamento troquei o alternador cinto de leve na macha lenta a vibração funciona normal ele tem bomba de óleo de correte sera

  25. lucas disse:

    Em boa parte dos casos o problema esta na bomba de ole que nao lubrifica corretamente o motor. Tenho um gol 99 1.0 16v e apos levar em varios (mexanicos) encontrei um mecanico que me deu uma luz. Ele disse que se a bomba de oleo der problema e vc nn troca, o carro começa a fazer barulho e danifica o motor. O ideal e antes de tudo verificar a pressão da bomba antes de mexer no motor. Só assim entar partir para os outros componentes. Abraços.

  26. itacir do livramento disse:

    tenho um gol 1.0 8v 2005 começou um barulho diferente e pela manha ligo ele não da aceleração
    outro dia ligava e não acelerava , qual e o defeito me ajude por favor

  27. Hamilton Mesquita disse:

    olá, tenho um gol 1.0 8 válvulas ano 2003, quero saber se é normal quando estou viajando na 5ª marcha quando ele cai a velocidade abaixo de 80 ele faz um zunido o mesmo acontece quando estou na 4ª marcha para alcançar velocidade, no intervalo de 70 e 80 ele faz o mesmo zunido, quero saber se é normal ou tem algum defeito, pois mandei retificar o motor e mesmo assim o zunido continua, aguardo resposta.

  28. muito boa dica nos ajuda a sair de defeitos que perdemos muito tempo para descobrir obrigado

  29. Vicente J.G. disse:

    Olá colegas Tenho um gol Bola CL 1.6 MI Motor AP 96/97
    Estou com um problema, com a Luz de Óleo ascendendo no painel, detalhe, primeiro ela começa a piscar, quando eu paro no transito e fico em marcha lenta, e logo após ela ascende de vez e só apaga quando eu acelero o carro, outro detalhe acontece somente a tarde quando volto do trabalho pra casa e o veiculo esta quente , NA IDA DE MANHÃ (6:30 hs da manha) PARA O TRABALHO HÁ 18 KM DE CASA , ELA NÃO ASCENDE, E NEM PISCA, somente a tarde quando volto para casa, Já troquei sensor da luz de óleo três vezes e marcas diferente, troquei bomba de óleo uma vez, troquei sensor de temperatura da água duas vezes, troquei cebolão do radiador Não troquei sonda Lambda porque o mecânico testou e disse que ela estava ótima, foi feito rastreamento e não descobriu nada, a troquei também , óleo, filtro de óleo, filtro de AR , filtro de Gasolina e conferir o nível de óleo , a minha bateria também esta ótima , conferiu o fio da luz de óleo ate o painel e fusíveis.
    Me dê uma dica por favor!

    Vicente J.G.

  30. bobina de ignição nova e só emite faísca nos cilindros 2 e 3
    problema é no módulo?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: