Peugeot 307 Automático: Direção Ficando Dura (Pesada)

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: O Proprietário deste Peugeot 307 com cambio automático nos relatou que a direção ficava dura de repente, como se o motor estivesse desligado. Este problema não ocorria a todo momento, mas quando acontecia o colocava em situação de perigo, pois ficava muito difícil fazer curvas principalmente em baixas velocidades.

Outras Dicas: 25 Dicas de Procedimentos Mecânicos e Elétricos Para seu Carro

Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns

O que é Drive By Wire?

motor peugeot 307 automatico

DIAGNOSTICO: Iniciamos os teste verificando o nível de óleo da direção e foi notado que o nível estava muito abaixo do normal. Completamos  o óleo e partimos para um teste  de rodagem, após alguns minutos de teste o defeito ocorreu, ou seja a direção ficou dura.

Retornamos para oficina e começamos a verificar o sistema de direção. O Peugeot 307 em questão utiliza uma bomba de óleo eletro-Hidráulica para fazer o bombeamento do óleo de direção e por já ter um histórico de problemas neste modelo bomba  decidimos testar o seu funcionamento.

Local bomba direção peugeot 307 automatico

Primeiramente foi realizado os teste elétricos e vimos que o motor elétrico deste conjunto estava recebendo energia normalmente mas mesmo assim não entrava em funcionamento. Notamos também que os conectores elétricos estavam completamente sujos de óleo. Retiramos a bomba de óleo hidráulico para uma analise mais detalhada e ao desmontarmos  logo vimos que o anel de vedação que vai instalado no reservatório do óleo hidráulico estava danificado, ocasionando um vazamento.

O óleo que vazava do reservatório atingia o conector elétrico da bomba provocando um mau contato (isolamento), fazendo com que o motor elétrico para-se de funcionar. Isto prejudicava todo o sistema de direção, ou seja, fazia com que a direção ficasse dura.

bomba-de-direco-hidraulica-peugeot-307-eletro-hidraulicaSOLUÇÃO: Foi feito a substituição deste anel de vedação do reservatório e também a limpeza dos conectores do motor elétrico. Após este reparo o problema não ocorreu mais.

Gostaria de salientar que nem sempre o reparo desta bomba eletro-hidráulica é simples assim, em alguns casos podem ocorrer vazamentos internos ou até mesmo a queima do motor elétrico, podendo ser necessário efetuar a troca da bomba completa.

Deve-se ter também, muito cuidado na hora de comprar esta bomba, pois por ter um valor elevado  muitas pessoas recorrem a peças usadas ou recondicionadas. Não que isto seja errado, mas como esta peça é muito problemática, você pode trocar seis por meia dúzia. Por isto verifique sempre a procedência da peça e tente conseguir ao menos 30 dias de garantia, pois assim você terá tempo suficiente para verificar o bom funcionamento do sistema de direção.

Gostou desta Dica ou ficou alguma duvida? Deixe seu comentário no final desta pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em 307,Pegeout

Comentários

68 Comentários para “Peugeot 307 Automático: Direção Ficando Dura (Pesada)”
  1. kleyton disse:

    Boa tarde a todos.
    Meu Auto esta com este problema, vou começar a fazer os testes agora..
    Assim que eu resolver, volto e publico para informar a todos se resolveu o problema.

    Um abraço a todos.

  2. DAVID CODA disse:

    Muito bacana essa troca de informações,é aprimeira vez que entro nesta pagina e gostei muito,parabens a seus idealizadores,e atodos aqueles que contibuem,espero tambem qualquer hora dessas poder contribuir,POIS NO NOSSO RAMO NINGUEM SABE TUDO. parabens.

    • Guilherme Lopes disse:

      Nós ficamos felizes por ter gostado do Dicas Mecânicas e com certeza sua contribuição é bem vinda.

      • Allan Castro disse:

        tenho um 307 SW 2007 e estou com problema na direção Hidraulica.
        Ja foi verificado bomba q esta ok
        nao apresenta vazamento e o oleo sempre no nivel
        Ja foi feito limpeza nos conectores e nada.
        O sistema de hidraulico funciona e para de repente. so funciona apos horas do carro desligado.
        E nem volta a funcionar as vezes
        Ja levei em varios mecanico e eletrecista.
        Moro em Uniao da Vitória – Pr e aqui nao tem autorizada Peugeot.

  3. fernando luiz disse:

    Meu Peugeot está apresentando esse mesmo problema, vou levá-lo a uma oficina agora pela manhã e torcer para que seja só problema de mal contato dessa bomba.

  4. Phillipe disse:

    Bom dia, percebi que a minha direção está um pouco mais dura, ou seja, geralmente você consegue girar ela só com uma mão e a minha para isso exige um pouco mais de força, verifiquei barulhos no motor da direção e nivel do óleo mas estão normais, isso é normal? o que pode ser analisado para não ser enganado por mecânicos?

  5. Cláudio disse:

    Comprei um 307 ano 2006 modelo 2007 recentemente e o mesmo está apresentando este problema. A revendedora disse que vai consertá-lo, mas a dica foi boa pois vou verificar se a bomba será de boa procedência para não pifar rapidamente, ou mesmo logo que acabar a garantia. Muito boa a dica. Obrigado.

  6. Eduardo disse:

    Olá. Tenho um Peugeot 307SW 2005 2.0A. O BSM tem a numeração 9659741880 e não vi no mercado um BSM com tal numeração. Não verifiquei ainda se o anel de vedação está comprometido, mas o que acontece é que com uma “pancada” em cima do BSM a direção eletro-hidráulica voltou a funcionar por uma meia hora. Isto é comum, mesmo que o problema seja do outro lado (direito), já que o BSM fica do outro lado? Qualquer orientação é bem-vinda.

    PS: Quando a direção elétrica se perde, por vezes, o meu som (Pioneer) também desliga.

  7. FABIO Souto disse:

    Senhores meu peugeot esta com o mesmo problema, porém o Mecanico que esta cuidando dele disse que precisa do retentor nessas medidas: “16 extero retentor por interno 7,8 mm, retentor”
    Porém disse ele que nao acha essa peca para comprar,
    Pelo amor de Deus me ajuda?!

  8. BOM DIA,ESTOU COM 1 PEUGEOT 307.O TELECOMANDO SÓ FUNCIONA PERTO DO CARRO..GOSTARIA DE SABER QUAL A frequencimetro para ver se esta correta ou baixa
    onde fica O SENSOR para medir a frequencia.
    OBRIGADA

  9. Rafael disse:

    Guilherme, como posso testar a minha bomba sem a presença do carro, direto na bateria? Ela possui um conector de força (alimentação 12v) e outro de comando com 9 pinos que se comunica com outros dispositivos do carro que também não sei quais são. Você teria um manual ou passa-passo para liga-la? e quais os equipamentos ligados a ela?

    No aguardo,
    Muito bom o seu site.

  10. Rafael disse:

    Como posso testar essa bomba sem a presença do carro, ou seja a bomba e a bateria? ele possui dois conectores mas não se como ligar. Você sabe como posso ligar?

  11. Bruno disse:

    Gostaria de saber aonde comprou o anel de vedação? Fico no aguardo. Obrigado, e parabéns pela iniciativa. Um abraço a todos.

  12. Fernando disse:

    Adorei essa dica. O meu peugeot havia apresentado o problema, e quando levei na oficina, o mecânico informou-me, sem olhar o carro, que teria que substituir a bomba elétrica.
    Contudo, acredito que o problema esteja nesse anel de vedação, visto que a direção às vezes funciona e às vezes não…
    Vou novamente na oficina solicitar a verificação desses itens, principalmente o anel de vedação e o nível do óleo.

  13. Graziele disse:

    Meu Peugeot 307 está com esse mesmo problema, sabem me indicar locas de confiança em São Paulo para realizar esses testes e consertar?

  14. edinei disse:

    Queria agradecer o empenho de todos que participaram desta materia.

  15. roberto doingues de oliveira disse:

    Tenho um peugeot 307 1.6, ano 2008 e ocasionalmente a direção apresenta ruidos como se estivesse raspando em alguma peça do veículo, principalmente em baixas velocidades.

    Qual pdeve ser o problema ?

  16. Debora disse:

    Meu Peugeot passion 2011/2012 esta com 13 mil Quilometros esta apresentando esse problema….
    Um carro zero apresentando um problema desse ????
    Na concessionária querem me cobrar um abuso… Vou acionar meus diretos

  17. Donizete Esteves disse:

    Olá, atuo na remanufatura de bombas eletrohidraulicas, ofereço produtos com garantia de 3 a 6 meses com parcelamento dos valores… também tenho partes e componentes eletrônicos para reparração destes itens além do curso de remanufatura de bombas eletrohidraulicas.
    Parabéns pela iniciativa…

    • Praxedes disse:

      Migo, minha direção de repente endurece, e depois volta, você sabe me dizer algo, já procurei e não tive respostas ainda.

    • Osvaldo Woellner Jr. disse:

      Prezado Donizeti. Tenho uma Peugeot 307 SW mecânica. A direção ficou dura por um instante 2 ou 3 vezes na prazo de 10 dias. Agora travou de vez. Não vi vazamento algum nela. Será que mesmo assim pode ser o anel de vedação? Agradeço se alguém conseguiu consertar, enviar a dica para mim. Como é feriado, meu carro está na garagem até dia 06/01/2014.

    • Emerosn disse:

      Boa tarde!

      Troquei a bomba a 3 meses e já deu pau d novo, qual o contato que faz a remanufatura da bomba?

      Agradeço!

    • Sergio disse:

      Boa tarde , como entro em contato com voce, estou no parana comprei um 307 2006 mod 2007 , faz uma semana e apresentou este problema , fico no aguardo

    • Jones Ferreira disse:

      Donizete, estou com o mesmo problema, gostaria de saber como faço para comprar os retentores, a bomba foi desmontada e um mecanico disse que era eles meu zap 21975756566

  18. peugeot
    307 2.0 barulho na caixa de direçao de ambos os lados
    quando estou parado mexendo para a direita e para a esquerda de vagar escuto o barulho te teque teque .
    nao esta vazando oleo a direçao esta funcionando bem
    levei a um consecionario disserao que tem qui trocar a caixa da direçao so que o valor e abiçurdo
    tem outra soluçao . para isso .
    estou trocando a correia dentada com os rolamentos tambem a nessecidade de trocar a bomba d.agua de circulaçao o carro esta com 65000 km .
    aonde eu encontro amortecedor de qualidade para esse veiculo sem ser na concecionaria
    po riquanto obrigado .

    • Praxedes disse:

      amigo comprei amortecedores turbo gás Cofap no mercado paralelo em Natal e troquei, minha caixa de direção estava barulhando e meu mecânico tirou-a e fez um recondicionamento em um torneiro mecânico na cremalheira, ficou ótimo gastei por volta de R$ 200,00, o que ainda esta com problemas é minha direção elétrica-hidráulica que endurece em baixa velocidade e não descobrimos o que é.

  19. Eu já tive um 206 e nunca mais pretendo ter um peugeot …

    Na hora da manutenção é de chorar …

    Eu não conseguia achar peças e quando achava era somente original com um custo muito alto …

    Parti para um GM …

  20. Praxedes disse:

    Ola, tenho um 307 2004 rallye e esta com o mesmo problema porem sem vazamentos, fui a um mecanico que com minha autorizacao abriu a bomba e nao vimos nada errado, a conselho dele, decidimos montar a minha bomba e ele vai verificar com um amigo pra colocar outra pra teste.
    alguma informacao a mais posto e se tiverem tambem ajudem
    Obrigado

  21. junior disse:

    Estou com p Peugeot 307 sempre pela manha ele esta com a direção faz barulho pela manha .
    Constatei que o nivel de oleo esta muito abaixo do nivel vou tirar o oleo e colocar outro ,se ficar bom eu comunico, a todos

  22. as informações foi muito importante já coloqui no g+

  23. ONDE ENCONTRAR A TAMPA DO TANQUE DE GASOLINA DO PEUGEOT 307 AUTOMATICO RALLYE ANO 2004

  24. valdomiro gois disse:

    gostaria de saber se a bomba d’água do 307 sw automatico 2005 se e de aluminio antes de comprar obrigado…

  25. patinho disse:

    hj desmosntei junto com meu mecanico a boma eletrica do peugeot 307 e vereficamos que a placa estava molhada de oleo , vamos trocar o anel de vedção , obrigado pela dica

  26. ANDERSON disse:

    Olá tenho um Peugeot 206 16v 1.0 2001 direção mecânica, quando ando alguns quilômetros com ele ou pego um transito pesado a direção fica dura quase indirigível. Aí tenho que parar e espera esfriar o motor pra direção voltar ao normal, mas logo volta a endurecer… Alguém tem ideia do que pode ser ???

  27. Jose Ap. da Silva disse:

    Bom dia.
    Comprei um peugeot 206 fline 1.4, 2006/07 e o mesmo ainda esta semana, começou a apresentar o seguinte problema: Ao sair do acostamento, percebi que ele “rangeu” quando virei a direção, apartir dai, sua direção ficou pesada, ora pesa, ora não, observei que o óleo da direção está normal, porém não e oleo para direção (observado), não há nenhuma correia quebrada, pode me ajudar?

  28. Sipliano disse:

    Problema de fusível do ventilador. Fusível derrete na caixa de fusíveis, mas não queima. Ventilador interno deixa de funcionar. Ventoinha do ar deixou de funcionar. Me ajudem na solução. Grato. Ahh sim, pegeout 306 1.8 16 v 98/99 passion 4 portas

  29. andre rosa disse:

    Ótima dica, é exatamente o que eu estou tendo de problema com o meu carro.

    Gostaria de saber onde comprar este anel de vedação,

    ele é específico para esta peça ?

    abs

  30. Roberto disse:

    Tive esse mesmo problema…

    Olá, tenho um Peugeot 307, 2009/2010, Presence Pack, 1,6 – 16v. A alguns dias tive um problema de aterramento frouxo o que fez a bomba eletroidráulica da direção parar de funcionar e também todo o lado direito do carro (lampadas, farol e pisca), pelo qual aquele aterramento era responsável. O aterramento foi reapertado e tudo voltou a funcionar corretamente exceto por um problema.
    Agora quando eu desligo o carro, depois de alguns minutos nada funciona, ele perde todas as funções como por exemplo o acionamento do alarme, desconfigura o computador de bordo, etc. Tudo isso volta a funcionar normalmente quando ligo a chave.

  31. celso janiques disse:

    Bom dia.
    Tenho um peugeot 307 1.6v 2004. estou com o mesmo problema na direção. quando comecou achei que era problema de ole completei e vi que todas as vezes que bato no puraco ele volta e vai embora.
    vou tentar limpar os conectores da bomba.
    grato.

  32. souza disse:

    bom dia, tenho um peugeot 307 2005 e a direçao esta ficando dura,anda um pouco e solta e volta a endurecer..preciso de ajuda…obrigado

  33. rafael disse:

    meu peugeout 3007 griff 2.0 2007 esta com problemas na direcao eletrica, pois ja troquei a bomba e nao resolveu, qual seria a medida que deveria tomar agora, trocar a bsm? pois se botar a bsm com o mesmo numero vai se comunicar coretamente com a bsi? aguardo resposta. obg

  34. Henrique disse:

    Olá, estou exatamente com este problema, você sabe me dizer se é simples encontrar este anel de vedação? Desmontagem da bomba requer quais tipos de manuseios e cuidados?

    Obs: Excelente sua iniciativa em expor soluções para outras pessoas, continue assim.

    • Guilherme Lopes disse:

      Herinque,
      Este procedimento é complicado, já encontrar o retentor não é difícil desde que na sua cidade tenha uma loja especializada em retentores.
      Em alguns casos o melhor é comprar outra peça mesmo que seja usada.

  35. Renan Macedo disse:

    Bom dia Guilherme.
    tenho um Peugeot 307 2005/2006 automático e está apresentando o mesmo defeito.
    gostaria de saber o contato da sua oficina.

    obs: parabéns pela iniciativa de expor a solução dos problemas

  36. Fernando disse:

    Bom dia.
    Eu tenho um peugeot 208 que está com 23.000 Km, sua direção é elétrica e hoje pela manhã ela estava dura, mas depois voltou ao normal. Conversando na concessionária eles me disseram que é normal, que por ela ser elétrica as vezes acontece isso que ela tem que fazer uma leitura novamente.
    Me falaram para quando acontecer isso eu virar a direção totalmente para a esquerda, e depois fazer o mesmo processo para a direita e andar a 60 km/h é o suficiente para ele fazer a leitura do sistema.
    Gostaria de saber se isso é verdade mesmo, pois fiquei meio assustado.

  37. Diego disse:

    Qual óleo usado no peugeot para direção eletro-hidraulico?

  38. Troquei as patilhas e discos de freio do meu 307 sw 2003 2.0 a lampada do painel ABS esta acessa e o painel acusou anomalia no abs.
    Alguém pode me ajudar ?

  39. Marcel Martins disse:

    Tenho um Peugeot 307 Feline 2.0 automático 2008. Quando paro o carro, e vou colocar o cambio no P eu ouço um chiado nas trocas que só para quando entra no P, se parado eu coloco na Ré, no Neutro ou em Drive, ele continua a fazer esse chiado, tipo um ziiiiiii.. Para apenas quando entra no P….

    Consigo notar isso apenas quando o carro está parado na garagem e após estacionar, em movimento não ouço (não sei se pq no movimento o chiado é ocultado por outros barulhos).

    Alguém sabe dizer o que pode ser?

  40. Ana disse:

    Ola tenho um peugeot 307 ano 2006, ha dois meses a direção começou a pesar e endurecer rapidamente, sem a possibilidade de mexer a direção. Dai quando desligava e ligava o carro novamente a direção voltava ao normal. Tentaram “restaurar” a bomba e nao conseguiram, daí comprei outra bamba de direção e nada resolveu. O que mais posso fazer? Me ajude

  41. claudio castro disse:

    Meu carro esta com vazamento do fluido reservatório para o radiador, não encontro de onde vaza para dendro do carro, já procurei mais não encontro nada só o marca se fluido no tapete do lado do motorista. Marro pejout feline 2008. se possível dicas desde já agradeço e boa semana para todos.

  42. luan disse:

    O meu ta com o mesmo problema relatado exatamente igual, me pedirão pra fazer um Scanner, mais vou a uma mecanica e pedir pra fazer esse procedimento e caso der certo pessoal volto aki abraço.

  43. Anselmo Melo disse:

    Meu 307 está apresentando exatamente esse problema. Ontem quase me envolvi em um acidente por conta disso. Resolvi pesquisar antes de leva-lo ao mecânico e tive a felicidade de encontrar essa página com a dica acima. Obrigado por compartilhar.

  44. Sergio disse:

    Ola pessoal, tenho um 307 automatico 06/07 que começou a apresentar este problema, a direção fica totalmente dura, porém somente após a temperatura do motor chegar em torno de 90 graus, quando aciona a ventoinha, daí em diante endurece e às vezes volta ao normal repentinamente, mas logo volta a endurecer. Já fiz a limpeza e troca de óleo, bem como não está apresentando vazamento no sistema. Alguma solução?

  45. adriano de souza disse:

    oi!tudo bem essa troca de infomaçao e bom sou mecanico tem como vcs me dar uma luz.
    estou com um peugeut 307 1.6 16v ele gira o motor mais nao pega,chega combustivel mais nao tem centelha.
    ja coloquei outra bobina mais na resovel ja testei o sensor de rotaçao mais nao e o q pode ser me ajudem.obrigado

  46. Cleber disse:

    olá,

    tenho um peugeot 3007 e o motor da ventoinha esta com problema aonde posso encontrar lugar bom e barato para comprar?

  47. Mirian disse:

    Boa tarde, meu Peugeot 307, 2008 está c problema na direção(BOMBA eletro-hidraulica). Como a peça e cara e difícil, o mecânico propôs adaptar uma bomba hidráulica. Será q isto eh possível? E o preço eh diferente? Obrigada

  48. Luciano Pezzi disse:

    Parabéns pelas explicações.show. Queria uma equipe honesta e profissionais desta na minha cidade. Em outras ocasios o mecânico trocaria o anel de vedaçao e cobrava o valor da bomba sem trocar.

  49. sergio costa disse:

    carro c4; ano 2008, Direção ficou dura .
    Queria saber se tem algum rele de acionamento da direção eletro hidraulica, medi a tensão no borne de chegada da bomba (14v), mas a bomba aparenetemente não liga , sera que tem alguma coisa sendo monitorada pela central de processamento.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: