Chevrolet Corsa 1.0 8V MPFI – Motor Vira Pesado e Não Pega

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Chevrolet Corsa 1.0 8V MPFI (Multec Delphi) chegou na oficina no reboque. Ao darmos partida no carro, o mesmo virava pesado e não entrava em funcionamento. Conversamos com o proprietário do Corsa e ele nos informou que havia feito varias tentativas de funcionar o carro no tranco.

Leia outras Dicas do Corsa:

GM Corsa 1.0 MPFI : Motor morrendo nas desacelerações

GM Corsa MPFI: Desempenho baixo

Família Corsa MPFI: Falhando e marcha lenta oscilando

corsa-mpfi-nao-pega

DIAGNÓSTICO: Iniciamos os teste no sistema elétrico do veiculo, para identificarmos o motivo pelo qual o motor virava pesado, foram testados: cabos elétricos, motor de arranque e ao testarmos a bateria foi visto que a mesma estava apenas descarregada.

Ao darmos partida no Corsa com outra bateria o motor virou normalmente mas ainda não entrou em funcionamento. Fizemos então outros testes como: pressão e vazão da bomba de combustível, rastreamento com scanner automotivo e nada foi encontrado, porem ao verificar o sincronismo da correia dentada, notamos que a chaveta que fixa a roda fônica estava danificada. Desta forma o sensor de rotação gerava um sinal incorreto para U.C.E, prejudicando todo o funcionamento da mesma.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição da engrenagem do virabrequim, pois é nesta peça que vai fixada a chaveta. Após a troca o carro Corsa voltou a funcionar corretamente.

O problema deste Corsa possivelmente foi decorrente das varias tentativas de funcionar o carro no “tranco”, este tipo de procedimento é muito perigoso, principalmente quando feito por uma pessoa inexperiente. Por este motivo nosso conselho é não fazer o famoso “tranco” e se for urgentemente necessário, que seja feito por alguém que tenha experiência, como por exemplo seu mecânico.

 Gostou desta Dica ou Tem alguma Duvida? Deixe seu comentário no final desta Pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Chevrolet,Corsa

Comentários

47 Comentários para “Chevrolet Corsa 1.0 8V MPFI – Motor Vira Pesado e Não Pega”
  1. Robson disse:

    TEnho um wind 95 1,0. ja troquei velas,rotor,tampa de distribuidor,bobina de igniçao,bomba de combustivel,filtro de oleo e ar,e mesmo assim quando o motor ultrapassa os 90° ele corta a corrente e apaga,ai tenho q esperar uns cinco minutos pra ele dar partida,a sonda lambda esta com uma rachadura no encaixe ,nao sei mais o q fazer,o pod estar acarretando isso?

  2. janete elsique bueno disse:

    tenho um carro corsa /95 esta com problema ,quando ligo ele ás vezes não pega e quando funciona ele não tem força,não tem aceleração.Oque será o defeito?

    • Amadeu disse:

      janete não sou nenhum fera mais provavelmente seu carro esta fora de ponto,leve num mecanico especializado e peça pra ele dar uma olhada no ponto do seu veiculo!tem alguns profissionais que trocam a correia e não fazem corretamente ocasionando isso!

  3. edivaldo disse:

    adorei essa dica com isso vou aproveitar na minha profição \\\\ se nesecita de troca de informação tenho conhecimento em injeção eletronica citroem pejoo nacionais

  4. edinardo disse:

    meu corsinha é um 99 wind de uns tempos pra ca ele tava dando uns cortes na velocidade ate que um dia apagou d vez, chamei um colega eletricista ele olhou os fusiveis e trocou um que tava queimado, ficou blz, mas fui fazer uma viagem quando estava voutando a luz da injeção ascendeu umas tres vezes, e o carro de uma hora pra outra perdia a velocidade eu tinha que tirar o pe doacelerador um pouco ai acelerava de novo ele começava a desenvolver de novo mas fez isso por varias vezes no trajeto o que pode ser, agradeço, Edinardo.

  5. Delcio disse:

    Olá meu nome é Delcio.
    Tenho um corsa wind 95 efpi eque , retifiquei a parte de baixo do motor à 5 anos ,e agora ele estava soltando muita fumaça(fumando). Estava porque , fui ligar ele hoje , dei a partida ele acendeu as luzes do painel , fez um barulho e nao pegou .o que pode ter acontecido.o que posso fazer ?
    obrigado.

  6. Rafael Costa disse:

    Boa tarde Tenho um corsa mpfi 1.0 98, que queimou a central eletrônica, como estava quebrado ganhei uma de um corsa sedan que não sei o modelo, coloquei no local e funcionou, mas ao passar do tempo o carro esta bebendo muito, só pega se eu acelerar até o fundo e quando pega o giro vai la no alto como se estivesse ainda com o pé até o fundo no acelerador, depois de alguns segundo que cai a rotação mas não fica estabilizada. Já limpei o corpo borboleta, os bicos, troquei as velas, a bomba de gasolina e continua do mesmo jeito. Vocês sabem me informar o modelo correto da central deste carro, ou esta que tenho atende ele? Peguei emprestada a do meu irmão que também tem um corsa do mesmo do meu só muda o ano de fabricação que é 96, mas percebi que ficou filé o funcionamento, a lenta estabilizou e o andar do carro melhorou 100%, será que posso procurar uma central do modelo da dele? Obrigado, se possível responda pro meu email também.

  7. Kayo Enzo disse:

    gente não sei oque aconteu com o meu carro da marca corsa MPFI hach modelo 98 1.0 hoje a noite eu estava subindo uma ladeira nao muito alta ele começou a perder a força so que eu fiquei muito preocupado e desliguei o carro na mesma hora e joguei por acostamento apos 15 minutos depois do acontecimento voltei a ligar novamente nao pegou mas nao estava dando partida no motor eu ligava e desligava nada as luzes do painel tudo funcionava luz de freio de mao pisca alerta luz do motos buzina alquem de voces sabe qual o defeito? 10 ponto pela resposta fico grato.

  8. Marcos disse:

    Tenho um corsa 97 wind 4 portas, as vezes ele escapa a 5 marcha na pista.

  9. Rafael Costa disse:

    Boa noite, você poderia me informar o modelo correto da central eletrônica do corsa 1.0 mpfi ano 98?
    A minha queimou e coloquei uma de corsa sedan, funcionou, mas a algum tempo esta apresentando falhas e pra dar a partida no motor tem q acelerar até o fundo e quando pega acelera sozinho como se ainda estivesse com o pé até o fundo no acelerador e aos poucos vai caindo e fica na lenta meio desregulada e esta bebendo muito tambem, coloquei a central de um outro corsa igual o meu ano 96 e funcionou bem, normalizou tudo, sera que posso usar da mesma dele?

  10. Freitas disse:

    Tenho um corsa 95 1.0. ele as vezes demora a ligar, morre toda hora e quando acelera ele parece que falha e morre. Obs ele estar queimando oleo. Levei no mecanico e ele disse que eu tenho que fazer o motor pos a fumaça oriundo da queima do oleo estar engasgando o carro. Se eu fizer o motor fica legal, vale a pena, quanto eu devo gastar em média. Será que é isso mesmo? Agradeço desde já a resposta.

  11. robson disse:

    tenho um corsa wind 95 1.0 50cc,já á alguns dias ele vem tendo problemas de não acender o painel na hora da partida,e agora ele acende o painel mas não pega e ainda afoga o que pode ser o problema dele,se puderem me responder o mais breve possivel ficarei muito grato,pois já estou perdendo a paciencia com o mesmo.

    • Dll disse:

      Realmente é muito difícil diagnosticar à distância, pois pode ser diversos fatores…
      Eu tenho um wind 95/96 1.0, q talvez por “dar no tranco” (pois o mesmo morria inexplicavelmente diversas vezes, sem q nenhum mecânico identificasse o problema), do nada ñ quis peger de jeito nenhum… e novamente: nenhum mecânico identificou o problema.
      Resumindo: O problema era a bubina e um fusível queimado, q me custaram algum tempo para identifica-los como sendo o problema.
      Não estou dizendo q este é o problema do seu, mas…. acho q ñ custa tentar.

  12. fernando rodrigues disse:

    tenho um corsa 95 1.4 GL ja levei o mesmo em 3 oficinas de confiaça niguem resolveu o problema .defeito o carro perde a força falha ate morre as vezes nao pega mais a luz de injeção acende passam o aparelho e nao acusa nada .ja troquei bomba de gasolina,regulador de pressão,tampa do distribuidor,rotor,velas,filtros,limpeza de bicos,o defeito persiste não sei mais o q fazer.sem mais obrigado

  13. Carlos Monteiro disse:

    Boa noite!
    Tenho um corsa super 96, a um mês foi feito o motor todo, só que o carro começou a ratiar voltei ao mecanico e o mesmo me informou que a vela tinha molhado, por causa de combustivel ruim, então ele limpou a vela e colocou, o carro melhorou seu funcionamento mas ao acelerar o carro até o fundo saiu uma fumaça preta que o mesmo me informou que seria por motivo da gasolina ruim e não por causa do motor. gostaria de saber se isso procede?
    Desde Agradeço!

  14. samuel disse:

    boa noite tenho um corsa super 95 1.4 fui trocar a correia dentada dele e tinha pulado pelo menos 6 dentes sem esplicaçao mas agora ele nao quer pegar ele da a partida fica dando um barulho agudo.fiz tudo serto como aprendi no curso de mecanica so que nao sei o que pode esta acontecendo sera que teri que trocar todas as vauvulas e retificar o cabeçote??

  15. etinho disse:

    parabéns por essas dicas com com um corsa quer não pega de jeito nem um vou pegar essas dicas para ver seu consigo colocar para funcionar

  16. alciomar disse:

    tenho um corsa wind 94/95 faz tempo que tem um problema e continuo andando com ele, tem muito consumo de combustivel,os sintomas dele são; não segura na lenta basta tirar o pé do acelerador para se apagar não fica em ponto morto,quando vou ligar parece que o motor esta pesado e se não pega na primeira quando tento a segunda ele afoga,já foi feito diagnostico e nada foi encontrado,seria o sonda lambda?qual o provavel defeito dele?é um misterio para os mecanicos que levei.

  17. prafrente disse:

    A materia acima é muito boa, pois os carros a injeção eletronica so deem dar tranco em carater de muita emergencia.
    Será possível editar a maneira correta para tal; pois as tres vezes que tive que usar o tranco foi por causa do fusivel queimado e o alternador não carregava a bateria e foi a noite não tinha mecanico.

    este exemplo é apenas para que possamos ter a forma correta e fazer um tranco.

    Muito obrigado

  18. marcos antonio disse:

    meu corsa estava com mal contato no farol ,meu sublinho deu regulada mas depois fui ver que a buzina o pisca alerta a luz interna não estava funcionando sera que algum fúsivel queimo

  19. raphael henrique dos santos disse:

    meu corsa é 1.0 anos 95 epfi, 50cc, troquei sensor borboleta ,s ensor map, velas cabos de vela, sonda lambda, bateria, fiz o motor todo recente e o carro simplesmente não liga! na verdade tava ligando beleza frio, ai era dar um voltinha e pegava pesado quando pegava… tipo afogava, já perdi a paciência com meu carro tá todo filé ai quando vou vender ele não pega….tá foda já levei em 3 mecanicos diferentes.

  20. edmar mesquita disse:

    tenho um corsa gls 16 v ano 1998,, tava normal ,de repente começou a perder potençia e falhar dando tranco.hora firmava,hora rateava.o que pode estar acontecendo?
    agradeço toda ajuda.abçs

  21. debora fabiana disse:

    tem uma semana que meu corsa wind 96,parou de funcionar,eu fui sai dei partida ele quiz pegar mais não tinha forca,dei tranco 3 vezes e nada,o mecanico veio ve e disse que tenho que fazer o motor vou gastar mais de 2mil reais estou desesperada porque não tenho condicoes de gastar tudo isso e moro num lugar de difilcil acesso é tudo longe.

  22. wanderley alves de oliveira disse:

    Ola amigos peço a ajuda de voçes encarecidamente fiz o motor do meu corsav wind 95 1,0 efi no inicio do ano comprei tudo o que o mecanico pediu mas desde entao o carro so pega com miuta dificuldade e quando pega tem que esperar firmar a aceleraçao primeiro entao mandei em outro mecanico e ele me disse que o motor esta mandando presao execiva no tbi e vai ter que fazer retifica denovo mas o motor nem baixa oleo,enta me de uma dica e preciso realmente fazer o motor denovo em menos de 6 meses de uso socorooooooooooo

    • wanderley alves de oliveira..to kom seu mesmo problema..sou mecanico fiz meu motor hà uns 6 meses e ele só pega acelerando e quando pega .pega ruim e bebendo de mais e muito froxo…no nosso aparelho só daa SISTEMA OK..ja nao sei oq fazer mais..ja trokei ate o cabecote dele i ta do mesmo jeitoo

  23. nei disse:

    tenho um corsa wind 2001 a alguns dias meu carro vem tendo problemas como luz de freio , injecao eletronica , e bateria acendem ao mesmo tempo a aceleracao vem ocilando e de uma hora pra outra o carro moreu e nao da nem sinal na hora que tento dar a partida oque posso fazer [ desde ja agradeso ]

  24. julio cesar cipriano disse:

    caro amigo comprei um corsa mpfi 1.0 98 sedan e eu moro em um bairro ingreme e meu carro quase naum subiu a rua ele naum ta falhando mais na subida naum tem força alguma eu subi a 20 km gostaria de saber o que eevo fazer.desde de ja agradeço a atençao.obs:muito bom esse site valeuuuu!

  25. jean pierre disse:

    tenho um cadet ano 94 a gasolina a algum tempo ele vira pesado mas não pega, ele esta na minha garagem e as vezes em tentativas ele funciona já troquei cabos de velas e velas, vocês podem me dar algumas dicas?

  26. renato augusto disse:

    oi bom dia eu tenho corsa 98 e ontem eu tirei as velas e joguei um oleo lubrificante e coloquei devolta nos seus lugares mais ao sair e ficou enguiando sem forcç iai o q fazer?

  27. Marcos Eduardo disse:

    Tenho um corsa sedan mpfi ano 99 e só pega na 3ª virada de chave e já foram trocados os componentes: velas, cabo de velas, limpeza de injeção e bateria é nova e o alarme já foi desligado, após funiconar o estado é perfeito e segue normal mais é só esfriar que permanece da mesma forma pois tenho medo de estraga o arranque.

  28. Marcos Eduardo disse:

    Tenho um corsa sedan mpfi 8v ano 99 e só pega na 3ª virada de chave e já foram trocados os componentes: velas, cabo de velas, limpeza de injeção e bateria é nova e o alarme já foi desligado, após funiconar o estado é perfeito e segue normal mais é só esfriar que permanece da mesma forma pois tenho medo de estraga o arranque.

    Responder

  29. gente sou mecanico..tenho um corsa wind 96 com sistema de injecao EFI MONOPONTO..ja fiz o motor dele i nada de parar de beber..no nosso aparelho só daa SISTEMA OK…n sei oq fazer+..ja confirie o ponto..troquei o cabecote..o distribuidor e as vezes ele pega sem acelerar e quando nao pega demora parece afogado e quando pega rateia ate melhorar..só ki ta mt froxo e quando meto uma segunda sem forçar a primeira ele rateia até pedir a terceira..só quer andar detonado..já nao sei oq fazer com esse carro..me ajudem ai…ahh trokei a valvula de pressao tambem..dxei ele queimando com 1 bar..original komo vem da GM.só ki retorna apenas quase 1 bar..ja regulei de todo jeito kom o manometro e nao retorna mais ki isso..só menos de 1 bar.

  30. ispia auto eletrico disse:

    boa noite amigos senpre observo as suas dicas é de grande valia tem mim ajudado muito,parabens pela vossa capacidades e compartilhar Deus vos abeçoe muito.

  31. alexandre jesus disse:

    prezados.

    tenho um corsa semi automatico de fabrica, o mesmo deu problema no modulo de contyrole de embreagem.
    liguei para a grande minas aqui em bh e a mesma informou que não tem a peça em estoque e que tem que abrir um pedido e deixar um sinal na casa para que eles possam pedir a fabrica, sem previsão de entrega da mesma.
    coloquei o carro numa oficina Indicada pelo um amigo meu e eles conseguiram arrumar uma peça remanufaturada em SP, colocamos a mesma no carro e funcionou bem por dois meses, agora o carro esta acedendo uma luz de ingeção e o carro não esta tendo forças para andar.
    ele furou o cano de descarga ( isto tem aver com o redimento do carro ?) estou conseguindo colocar as marchas e tudo mas ele esta demorando um pouco para ganhar velocidade.
    pelo o que relatei o que devo fazer?

    alexandre

  32. Julio disse:

    Boa tarde a todos, tenho um Corsa GL EFI 1.4 Ano 1995, muito bom o carro. Só tem um problema quando tiro o pé do acelerador ele fica dando soquinhos, tipo indo pra frente e pra trás.

    Gostaria de saber se pode ser o sensor da posição da borboleta.

    Obrigado.

  33. pedro donizete do amaral disse:

    qual o amperes do rele do corsa wind 2001 da bomba de combustivel que fica ao lado da porta do passageiro

  34. pedro donizete do amaral disse:

    quantos amperes e o rele da bomba de combustivel do corsa wind 2001

  35. Raimundo pina disse:

    boa noite amigos pressiso de ajuda !tenho um corsa classic .1.o. 2005 esta todo revisado .hja mandei Rastria .mas nao acusa nada . esta bebedo muito e 7km .por litro de gasolina se nao ascelerar muito cinao nao da nem 7

  36. brian disse:

    olá meu corsa 1.o mpfi 60 cv ano 2000 hatch 4 portas as vezes demora pegar,na primeira partida do dia pega uma beleza,quando frio,mais depois de andar e parar vou ligar ele gira varias vezes daii pega e fika tipo “afogado por uns 5 a 10 segundos depois normaliza a lenta.seá q pode ser velas? motos de arranque com escovas gastas? bicos sujos? regulagem de lenta ? fiz o motor faz uns 3 mil km será q tem algo a ver ?
    agradeço muito a resposta pois levei ao mecanico e nao adiantou de nd

  37. Ana Maria Rodrigues disse:

    Estou com este carro um Corsa Wind 1997,fazem uns 90 dias,viajei uns 130 km.Desliguei o motor,ao tentar funcionar d novo ele nao pegou mais,acend as luzes da sinal e nao pega.Ao verificar a correia dentada estava quase sem os dentes,troquei mas mesmo assim nao pegou.Sera q pod ter afetado o comando d velas.Ele e 8valvulas.Por favor me ajudem estou fora d minha cidade,e nao conheço um mecanico em quem confiar.Obrigada.

  38. Pedro Meister disse:

    Amigos, sai de férias deixei corsa classic 2008 na garagem beleza, quando voltei a bateria tinha arriado, fiz uma chupeta com outro carro, vira beleza mas nao pega, tem gasolina e nao mostra nenhum defeito no painel, voces podem me ajudar? Agradeço e aguardo. Pedro.

  39. manoel disse:

    o meu fiesta 1996 esta cem asceleração pode da uma dica de que seja

  40. Francisco Sena disse:

    Olá amigo, tenho um corsa milenium MPFI 8v 2001, uso Gasolina/GNV e pela manhã não pega!
    me ajude!?
    Francisco.

  41. meu corsa wind 97 1.0 ele só pega no tranco ja troquei a bateria o altenador esta carregando certo

  42. meu corsa wind 97 1.0 ele só pega no tranco ja troquei a bateria o altenador esta carregando certo oque será que esta acontecendo

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: