FIAT Uno 1.6 MPI: Motor Falhando e Perdendo Força

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este FIAT Uno 1.6 MPI (Bosch Motronic) estava Falhando muito nas acelerações e perdendo potência. Além de esta acendendo esporadicamente a luz que indica anomalias no sistema de injeção eletrônica.

Veja Também:

FIAT Uno EP: Motor com falhas generalizadas

Uno 1.0 sx gasolina; Buracos na aceleração

DIAGNOSTICO: como a luz de anomalias estava ascendendo iniciamos os testes com o rastreamento utilizando o scanner automotivo e ao acessar a memoria de erros da unidade de comando (UCE) Foi encontrado um código de falhas indicando “defeito no sensor de detonação”.

uno-mpi[8].jpg">sensor-detonacao-uno-mpiDe Posse desta informação iniciamos os testes no próprio sensor de detonação e logo vimos que o mesmo estava gerando informações incorretas para a central, fazendo com que a UCE altera-se o Avanço de ignição (mas especificamente neste caso o avanço esta sendo atrasado) de forma descontrolada gerando assim as falhas descritas acima.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do sensor de detonação e o problema foi resolvido.

Código do sensor de Detonação do FIAT Uno 1.6 MPI

MTE 7008

Problemas graves como este provocados por esta peça são bem raros por isto em muitos casos nem damos muita atenção a este sensor, mas neste caso o scanner foi simplesmente fundamental para um diagnostico rápido e eficaz. Se não fosse por ele a solução deste defeito, sem duvidas, iria durar um tempo considerável.

Se já teve um problema parecido ou tem alguma duvida sobre esta dica, comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Uno

Comentários

37 Comentários para “FIAT Uno 1.6 MPI: Motor Falhando e Perdendo Força”
  1. leandro disse:

    eu estou com um palio 2005 e ele tem hora q pega e tem hra q nao pega ,ja passei o aparelho nele + ñ detecta nada sera que pode se o sensor de rotaçao,pq nao e bomba nem rele e ele tem corrente centelha nas velas normal.

  2. Tenho um Gol 2002/3 gasolina e gás, o motor perde a força e a aceleração, acende a luz com as letras EPC as vezes funciona normal mas de repente perde a fôrça, não aceita aceleração e não passa de 30 Km/h as vezes chego desligo o motor depois quero sair e ele não pega, por favor me dê uma dica.
    Att. Abraão Moreira

  3. Christian Junio disse:

    Olá. Tenho um Pálio Adventure 2001/2001, 16V 1.6, e sempre ao coloca-lo de ré na garagem, sinto um forte cheiro de gasolina na descarga. Ao colocar minha mao na descarga, ela ficou com respingos semelhantes a uma borra, que ao serem esfregadas, somem. Ja troquei as velas há aproximadamente uns 6 meses, e recentemente troquei um bico injetor e foi realizado regulagem eletronica. Gostaria de saber o que pode ser e como poderia solucionar, ja que percebí que ta gastando mais do que deveria. Obrigado

    • eduardo montenegro disse:

      olá amigo vc conseguiu resolver o problema do forte cheiro de gasolina do teu palio, pois tenho um tb e esta com o mesmo problema…

      • luiz carlos monteiro disse:

        meu mille cheirava gasolina forte em algumas situações de manobras,revirei o carro todo até que achei um vazamento no tanque de combustivel,náo é nenhum tipo de mangueira rompida, simplesmente o respiro fixado no tanque se rompeu com a propria vibração do carro, o defeito é na junção no tanque que é de metal,tirei o tanque mandei soldar retirando a boia para melhor ventilaçao da hora da solda alem de uma boa lavada antes para nao ter perigo de explosão. problema resolvido

  4. Christian Junio disse:

    Olá, meu veículo Pálio Adventure 2001/2001,1.6 16v, está com um barulho tipo ” tec tec tec” que geralmente aparece ao dar partida, hora some, hora aparece. Ja foi feita a troca de óleo por um MAGNATEC 15w40 da castrol. Foi tambem realizada a regulagem do motor, porém o barulho persiste. Gostaria de informaçoes a esse respeito, e de como poderia soluciona-lo. Abraços

  5. carlos disse:

    um palio fiat adventure 1999/2000 .
    esta paresentando varios problemas relacionados a perda de força no motor chegando quase sempre a morrer todas as vezes que tento subir uma ladeira ..e o motor vai ficando tão sem acelração e força que chega a parar mesmo
    apaga .
    ai tem q descer a ladeira de ré e tentar pegar um embalo para subir mas no meio da ladeira repete tudo de novo ..
    e mesmo andando no plano ele tambem apresnta falahas e nao passa de 80km p/h
    levei num mecanico quelevou num eletronico eltricista e
    o mesmo falou que tinha que trocar uma regua que nao estava funcioando direito ,,mas que havia trocado umas tomadas e que havia melhorado..
    mas tinha que trocar a tal regua e a sonda..
    porem quando sai da oficina ja a noite
    quase nao consegui chegar em casa o carro morreu varias vezes e na ladeira fiquei quase a noite
    tentando entrar na garagem que fica bem no meio de uma ladeira..
    ka é o terceiro mecanico e eltricista que levo e ele nao resolve

    o carro é equipado com kit gaz e é a gasolina..
    ele apresenta as falhas tanto no gaz quanto na gasolina..
    queria se pudessem me indicr um local qu e resolvesse isso de vez sem ser um curioso a mais..
    ta dificil
    ha e ele falou que os bicos que estao no carro nao sao dele,, porem ei o carro em locais de “confiança”
    e me falou que os bicos são quase imposssiveis de se encontrar para comprar ..
    tanto o bicos quanto a tal regua e sonda…
    entao goSTARIA DE SE PUDEREM ME INFORMAR E DAR SOLUÇOES E APONTAR ONDE PODEM ESTAR OSPROBLEMAS…
    pq o carrro esta assim …
    e se é tão dificil mesmo encontrr as tais peças e se estas peças seriam mesmo responsaveis pelo mau desmpenho do motor
    obrigado

  6. Auri Robison Avila disse:

    Bom dia, eu tenho um uno smart 4p 2001, 1 mês atraz fiz uma manutenção pois comprei ele a 4 meses e como dependo dele para trabalhar resolvi ver se tinha algo estragado, pois bem troquei 2 amortecedores dianteiros, vela, cabos de velas, limpeza no radiador com troca do liquido de resfriamento, sensor de temperatura, bomba do combustivel , limpeza de bicos, e após isso meu carro começou a dar problema semelhante esse acima, sempre quando falha é quando reduz marcha para passar em quebra molas e sinaleiro, mas o problema não é diario aparece de vez em quando e no final de semana começou a ligar a luz da injeção eletronica e bateria, porém na manha seguinte quando levei na eletrica para passar no scanner estava tudo normal e o scanner não achou nenhum registro de falhas. o que fasso, oque pode ser?

  7. Paulo Sérgio disse:

    tenho um uno98ex, como obtenho o código do defeito sem o escaner. Muito obrigado!

  8. marcio disse:

    TENHO UM FIAT UNO MILLE ANO 2000/2001.ELE SEMPRE ACENDE A LUZ DE INJEÇAO QUANDO ESTA EM MOVIMENTO ,,O CARRO PERDE A FORÇA MAS NAO CHEGA A MORRER..TODA HORA ACENDE O CARRO PERDE A FORÇA ,APAGA E VOLTA AO NORMAL..E´´ ASSIM SUSSSE CIVAMENTE..NAO AGUENTO MAIS VER ISSO .JA PASSEI O ESCANER VARIAS VEZES MAS NINGUEM ACHA O PROBLEMA.. O QUE SERA´´??

  9. osvaldo souza disse:

    Ola tenho um carro da marca fat tipo ano 1995 1.6 ie que derrepente parou fizemos os testes e costava que a bomba de compustivel nao tinha forca para injetar trocamos a mesma porem o carro guando esta adando aprenta uma falha perde a forca qual a dica?

  10. Trindade disse:

    Pessoal tenho um palio 2005 1.0 flex. Percebi que nesses dias, exporadicamente o carro aumenta a velocidade do nada, como se o motor recebesse um “nitro”. O que pode ser? obrigado pela ajuda.

    • claudistone disse:

      ola meu amigo! seu carro esta com um defeito proviniente da bobina !uma vez que a bobina nao funciona corretamente muitas das vezes ela punciona cetelhas em diversos forças.quando joga fraca o carro falha ,quando joga muito o carro normaliza!seu carro de fato pode esta sefrendo esse tipo de corte de corrente nos celindros ,fazendo o carro almentar e diminuir a velocidade .
      quando falta centelhas da bobina , ocarro desacelera ,quando joga carrente ele acelera .mais nao descarto tambem a bomba de conbustivel.abraços !

  11. junio kar disse:

    quais procedimentos devo fazer para testa sonda lambida com multimetro

  12. willhams disse:

    tenho palio 1.5mpi,quando esta chovendo ocorre perda de potencia do motor,qual seria provavel causa

  13. Willian disse:

    Olá, amigos…
    Parabens pela matéria… Sou proprietário de um uno 1.6 mpi ano 95 (mesmo modelo da matéria) e meu carro está apresentando o mesmo defeito descrito, só que no meu caso a luz da injeção fica acesa direto e o motor falhando muito e perdendo força… será que seria problema no sensor de detonação? um amigo meu comentou sobre um tal de sendor map…? esse sensor map é o mesmo sensor de detonação?

    Obrigado

  14. Washington disse:

    Ola amigos… tenho um uno 95/96 1.6 mpi consumido em exesso, acho que esta fazendo 4km por litro, ratiando dando trancos na marcha fraca, e oscilando na lenta. Ja faz mais de tres meses que esta na oficina mecanica, troquei todos os sensores, detonacao, rotacao, map,atuador de marcha lenta, sensor da borboleta, velas por fim troquei a centralina…. e ninguem consegue resolver o problema.
    O mecanico diz que fez teste na bobina, sonda lambida, etc, e que so pode ser centralina. nao sei o que fazer mais! Alguem me ajude!

    • luiz carlos monteiro disse:

      tive o mesmo problema seu com meu mille 93,2 mecanicos que levei só trocaram pecinhas e o carro depois de 2 meses o defeito voltou, simplesmente troquei de mecanico,ache um que só trabalhe com carburaçao e injeção,fica em média 250,00 mao de obra e peças de reposição, outra dica-combustivel em posto de confiança.

  15. lucia disse:

    tenho um uno mpi ano 95 injeção eletronica, perdendo força.

  16. luiz carlos monteiro disse:

    olá- tenho um mille 93 gasolina,as vezes o mesmo morre sozinho ,ou nao pega, depois de muita analiza achei um mau contato em uma peça a qual nao sei o nome, ela liga 2 conectores que saem e entram na centralina da ignição,solto os conectores e recoloco novamente pelo menos 2 vezes, dai ele pega,será a vibração,ou esta peça que não sei o nome deve ser trocada ?

  17. Wilson Silva disse:

    Bom dia a todos.

    Tenho um Palio/00 EX. Recentemente, quando ele esquenta, acente a luz da bomba de combustível e o motor perde potencia, chegando a morrer, como se estivese com uma ou mais velas queimadas. Levei a um mecanico, ele passou o scanner e diagnosticou como sendo uma das bobinas de ignição, fizemos a troca mas o carro continua com o mesmo problema. agora não sei o que fazer, o que pode ser??

  18. joel disse:

    Meu carro um tipo 1.6, está gastando de mais combustivél, além ter um cheiro muito forte de enxofre e luiz do bico injetor fica ligado diréto.

  19. carlos michel disse:

    tenho um uno 1.6r 92/92 carburado meu problema e que ele sempre apresenta um o dor forte pela descarga chega a arder a vista tambem sai uma fumaça preta coloquei um carburador novo as vezes a rotação dele cai ai dou umas bombadas no freio e as vezes ela fica normal.alguem pode me ajudar,ele trabalha bem na alta o problema e mais na baixa

  20. Daiana Ferreira da Silva disse:

    BOA TARDE . TENHO UM UNO 1.5 R 88 A ÁLCOOL FOI FEITO O CARBURADOR TEM MARCHA LENTA MAIS QUANDO COMEÇA A ACELERAR COMEÇA A CORTAR E PERDER A FORCA , GOSTARIA DE SABER PORQUE !

  21. mario roberto koenigkam soares disse:

    tenho um uno 94 – 1.6R
    estou intrigado com a situaçao e se os amigos puderem ajudar-me por favor respondam pelo email
    mariokoenigkam@yahoo.com.br
    ha combustivel / ha centelha / comprensao esta otima / referencias de ponto exatas.
    carro estava funcionando normalmente ate que comecou a ratear e nao pegou mais.
    vale lembrar que tenho conhecimento de mecanica e eletrica de veiculos mas este do meu carro nao estou sabendo resolver.
    por favor ajudem
    obrigado e feliz 2013

    • Alexandre disse:

      verificou se tem algum bico aberto ou valvula empenada, ja peguei caso que a compreensão estava boa mas a valvula ruim ou pistão furado..
      o excesso de combustivel pode ocasionar um calço hidraulico e consequentemente furar o pistão..

  22. Amigos, tenho um uno EX 2000 gasolina, andou por 2 anos a GNV, e retirei o GNV, o problema que ele perde a aceleraçao e força , ja troquei as bobinas, as velas os cabos , desliguei o sensor de temperatura , testei bomba, vazão e pressão, esta ok, 1,1 pressão, 2,7 vazão , ja aumentei a pressão, para 1,5 atraves do regulador. e mesmo assim continua do mesmo jeito. O que notei é que quando aparece o problema , o carro esta com o motor ja aquecido. e quando desligo a chave de ingnição ele volta ao normal, mas em seguida volta o problema. não consigo subir uma ladeira nem mesmo em primeira marcha. será que isso tem jeito ?.

  23. JOSE ESDON DUARTE disse:

    a minha luz epc eta acesa não sei se foi a gasolina com agua

  24. omeu carro gol esta acendendo não sei se é a gasolina cruim que coloquei

  25. wesley disse:

    tenho um fiat mille UNO 1.6mpi e tenho um problema que ele tarda em funcionar por mais que bombea o acelerador e nao regula a acelaraçao, tem vez que acelera muito e tem vez que nao mantem si eu tiro o pé do acelerador.
    oque pode ser???? sera problema de vela????

    abraços a todos.

  26. Alexandre disse:

    fiesta 1.0 zetec rocam 2004 perde força em subidas de 3 marcha não passa dos 50 km/h o que poderia de ser já testei tudo que achei possivel, ja pegou algo parecido?

  27. alesandro disse:

    tenho um uno 1.6r ano 91 gasolina ele esta com problema , o motor foi retificado, basicamente novo, para dar partida tenho que deixar o afogador ligado durante 1 minuto quando fica quente e uma beleza mas quando fica parado uns 10 minutos tenho fazer o mesmo procedimento e motor esta no ponto, só o porem o distribuidor tem que esta um pouco acima dos 16 graus se não falha me de uma luz

  28. douglas disse:

    meu veiculo siena fire 1.0 quando ligo acende a luz de injeção e perde potencia e fica funcionando em ponto morto, as vezes passo dos 80km h e acontece a mesma coisa, levo no mecanico e acusa corpo da borboleta, já troquei e continua o problema o q devo fazer, existe algum aparelho que revela a verdadeira peça onde esta o problema, sem trocar todas as peças

  29. kassius klay disse:

    ola eu tenho um uno 92 1.0 e ta aconteçendo o seguinte ele nao tem força para subir uma ladeira mesmo sendo pouca ne um cruzamento por exemplo nem posso emtrar porq ele nao arranca como deveria e notei que ele anda esquentando muito gostaria de saber a opiniao de vcs oq pode ser ??

  30. moreirra disse:

    estou com um problema em meu brava 2001 1.6 16v que e o seguinte voce esta andando normalmente nele de repente ele corta a ignição e more como se estivesse acabado o combustivel ja foi trocado a flauta um bico e a bomba, mas nao resolveu poderia me ajudar. grato

    moreira

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: