FIAT Brava 1.6 16V: Motor Vira mas Não Pega

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este FIAT Brava 1.6 16V (IAW1AF) dava partida normalmente mas o motor não entrava em funcionalmente, sendo que este defeito era intermitente, ou seja, não ocorria a todo momento. O Cliente também relatou que  ouve casos em que o  carro simplesmente morria e não pegava mais.

brava-motor-16v

DIAGNSTICO: Quando este carro foi trazido para ser reparado o mesmo estava funcionando perfeitamente, por este motivo iniciamos os teste básicos como teste de pressão e vazão do combustível, rastreamento com scanner automotivo, testes elétricos e do sistema de de ignição (velas de ignição,cabos de velas e bobina) com o intuito de encontrarmos alguma alteração no funcionamento do motor, mas nada foi encontrado. Partimos então para  os testes ponto-a-ponto utilizando o multímetro automotivo e ao iniciarmos os teste do sensor de rotação percebemos que o mesmo estava enviando um sinal muito fraco.

Apos verificarmos se a distancia entre o sensor e roda fônica estava dentro do recomendado, retiramos o sensor de rotação para medirmos sua resistência e vimos que ele estava com uma resistência bem acima do normal que neste casos deveria esta entre 0,7 KΩ a 0,9 KΩ. Fazendo com que o sensor enviasse informações erradas para a unidade de comando.

SOLUÇÃO: Para solucionar este problema foi necessário efetuar a troca do sensor de rotação.

Codigo do Sensor de Rotação do Brava 1.6 16V

N° Original: 46476975 / 55187332 / 55189515

N° MTE: 7056

Como vocês podem observar nesta dica o defeito foi resolvido sem que o carro estivesse apresentando o problema reclamado pelo cliente. A melhor forma de descobrir defeitos intermitentes é testando as peças individualmente com um multímetro, mas em muitos casos o diagnostico não será tão fácil como este pois existe situações em que nem este tipo de procedimento pode resolver o problema, necessitando assim que o defeito ocorra para que o mesmo seja solucionado. Por isto a paciência tanto do Profissional que esta efetuando o diagnostico quanto do proprietário do carro é essencial  para que  o problema seja resolvido.

Já teve um defeito intermitente no seu carro? Nos diga como o mesmo foi solucionado. Para  isto deixe seu comentário no final da pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Brava,fiat

Comentários

76 Comentários para “FIAT Brava 1.6 16V: Motor Vira mas Não Pega”
  1. Andrea Mass disse:

    Bom dia, tenho um Siena EL 2010, comprei uma bateria nova e ao instalar, o carro começou a falhar e os botões dos vidros ficam piscando, e quando aperto para subir eles sobem um pouco e param, aí tenho que apertar novamente, sobem um pouquinho e param. O que posso fazer para regular ele?

    obrigado desde já.

    • Guilherme Lopes disse:

      Andrea,
      no caso dos vidros é bem provavel que seja necessario fazer o procedimento de calibragem dos vidros. Procure uma casa de acessorios automotivos para que façam este procedimento para você, ele é bem simples.
      Agora o fato de seu carro começar a falhar após a troca da bateria já fica mais dificil dar uma dica.

    • Abel disse:

      tire os conctores da unidade de comando com o cabo negativo da bateria desligado. e quanto ao falhamento..verifique velas, cabo de velas ou combustivel aduterado.

    • boa tarde andrea!

      seu problema e simples de resolver levante os vidros ate o fim depois segure os dois interruptores por 5s e pronto seus vidros vao funcionar normalmente. quanto a falha entre em contato comigo no email: amarildo_fiatnapoly@hotmail.com

  2. Clesimar Gurgel de Amorim Júnior disse:

    Observe se o modelo possui sistema anti-incêndio, este, qndo em pane, corta o envio de combustível ao motor, causando o efeito relatado.

  3. Mario disse:

    Boa tarde, comprei um Fiat Palio 1.0 2012 Flex, com pacote ar, dh e vidros. O carro não tem mil km e está apresentando o seguinte problema:
    Com o ar condicionado ligado, deixando em marcha lenta, a rotação cai bem abaixo das 1000 rotações e o motor morre. Se desligamos o ar, o motor funciona normalmente, porém a rotação ainda fica pouco abaixo das 1000 rotações.
    A solução seria o TELECARREGAMENTO DO MÓDULO???? O carro está há 6 dias na concessionária e até agora não identificaram o problema.

  4. Carlos Roberto disse:

    Olá caros amigos mecanicos, estou com um problema no carro de um cliente complicado nunca peguei algo deste tipo; veículo Escorte sapão ano 95 1.6 monoponto motor AP. Defeito; pela manhã o carro entra em funcionamento normalmente sem falhas anda bem, o cliente vai ao trabalho o carro fica o dia ineiro parado mas ao ligar o carro no final do dia ai a surpresa o carro começa a falhar como se estivesse dando falta de combustível, detalhe o defeito só ocorre em dias quentes. Testes pressão e vazão de bomba normal, sensor de temperatura do motor e temperatura do ar bico injetor ok parte elétrica sem novidades, sonda lambda ok só resta o módulo alguem ja pegou algum defeito semelhante que possa dar uma dica.

  5. David disse:

    Boa Tarde, tenho um PALIO EL 1.5 96, ele estava com a luz da injeção acesa direto mas estava funcionando normalmente,aí ontem quando eu fui saí liguei o carro a luz aparecia e depois se apagava aí morria, ou a luz se apagava e quando ecendia morria..as duas coisas. me ajude ai amigo… AGRADEÇO!!

  6. obrigado pela foca informação sobre as digas do fiat. mas tenho outro caso e do fiat ducato 2.8disel já substitui a bomba de gasóleo e a placa mas o carro não pega, já não tenho boas ideia sobre a mesma viatura.

  7. marcelo disse:

    devido a uma falha mecanica foi resetada a centralina de umaplio adventure 2005 flex depois disso ela nao reconhce mais o code o q fazer?

  8. marcelo disse:

    palio adventure 2005 flex funicona na media de dez segundos bem e dpeois parece q corta tudo fica na lenta afogando e injetando gasolina pura por q nao abre a tbi e nada mais funicona.

  9. André disse:

    possuo um brava sx 1.6 16 ano 2001. meu problema é que o A/C ficar armando e desarmando com o carro tanto em marcha-lenta quanto na alta. já troquei o filtro secante, pressustato e fitro anti-pólen, porem o problema persiste. levei a um mecanico que com os medidores de pressão disse não se tratar de entupimento, e que “provavelmente” não é o pressustato com problema (comprei de um amigo que disse acreditar estar funcionando perfeitamente) pois quando o A/C arma, ele gela com vontade. o mecanico acredita ser problema na injeção eletronica, que manda parametros errados à central e por isso desarma o ar. vcs acham isso possível?

  10. Rafael disse:

    Boa noite! Tenho um Corsa Classic 2005, ele esta com um problema parecido com este do Fiat Brava. As vezes consigo dar partida outrora não, já troquei bomba combustível, bateria, motor de arranque, mas nada resolveu o problema. Poderia me ajudar?

  11. Ricardo disse:

    Saudações a todos do dicas mecânicas.

    Meu nome é Ricardo e sou proprietário de um Fiat Brava SX 1.6 16 valvulas.

    O carro tem apresentado falhas, tipo quando falha cilindro, tem momentos que fica bom, em outros fica péssimo.

    Foi testado pressão da bomba que esta normal, foi trocado sonda lambda ( apresentou problema no scanner), foi trocado cabo de velas e velas novas.

    depois de tudo isso continua falhando e as vezes fica bom. o que será? vou levar ao mecânico novamente na segunda feira, ele disse q vai testar bicos, pressão nos cilindros, mas nao falou nada da bobina…será que pode ser a bobina?

    agradeço se alguém tiver dica.

    Grande abraço a todos.
    Ricardo

    • Renan disse:

      Ricardo, quando você descobrir o problema do seu, se descobrir, pois estou nessa peleija há mais de ano, já cansado de deixar o meu na concessionária, você nos diz aqui qual é o problema, blz? O meu não pega de primeira nem com reza forte. No início o problema era intermitente, mas agora é diário e, mesmo assim, ninguém da autorizada consegue identificar o problema para corrigi-lo. Já entrei em contato com a Central L’único, com a FIAT, com diversos sites de proprietários, com todos os blogs, matérias e relatos sobre caso semelhante e ninguém tem a solução. Acredito que a solução seja me desfazer dessa bomba, passando adiante e NUNCA MAIS comprando outro FIAT

  12. daniel disse:

    tenho uma s10 motor a gasolina quando ela esquenta ela nao anda de jeito neehum parece que ela esta com os freios de mao acionados oq pode ser e ela e movida a gnv tambem

  13. jose marcos disse:

    possuo uma weekend 1.6 16v 2001,ando com ela e ao desligar não pega mais,as vezes quando passa algum tempo ele pega,troquei sensor de rotação mas não deu resultado.se algem souber como posso resolver por favor me ajude.

  14. j. quintela disse:

    bom dia amigos. tenho uma skoda carrinha GLXI de 1996 1300 c.c, começou por desligar o motor em andamento normal, pegava de novo entre a 3º e a 8º ou 9º tentativa, isto ao fim de alguns km. de viagem, sobretudo quando parava na portagem de autoestrada, no arranque parava logo, ou saíndo da A.E. e já na estrada nacional ,desligava logo o motor e várias vêzes. neste momento nem 100 metros anda sem fazêr o mêsmo, só que agora já não pega, só após tentar de empurrão e engatar a 2º mêsmo não pegando assim, já pega á 2º tentativa de ignição com chave, estranho não. já substitui a bobine de indução limpei quase todos os contactos, cachimbos das velas, contactos do distibuidor. já não sei que mais fazêr, por isso estou pedindo uma opinião válida, mêsmo sabendo que A´distãncia não é fácil. um obrigado a todos deste que sendo português e´filho de brasileira do rio , Guanabara, freguesia de Santana.

  15. Douglas Barbudo Silvestres disse:

    Olá a todos, tenho um palio 96 troquei a centralina na últiama semana e 3 dias depois o carro não pega mais , preciso de ajuda Douglas

  16. problema resolvido.tenho um siena 2002 elx 1.0 fire. estava apresentando problema de aquecimento e tambem de perder a aceleração.a rotação nao passava de 1000 rpm .muitos mecanico disseram que eu teria que trocar o modulo da injeção eletronica e o chicote.foi trocada lambda e resolveu o problema.

  17. estou com um fiat premio motor argentino 1.5 a alcool quando dou partida ele liga e em segida desliga mesmo quando ja aquecido nao tem forca para manter o motor girando ja troquei bateria, bobina, tampa da ignicao,cabos de velas,as quatros velas,rotor,bomba de combustivel,mangueiras,pescador,troquei carburador mas continua o problema alguem pode me ajudar agradeco……

  18. luciano disse:

    bom dia pessoal, tenho um pálio 99,ex com a seguinte situação.
    ao ligar o mesmo fuciona normalmente, porem á um periodo curto de deslocamento quando
    desligo o veiculo e tento acionar novamente ele não fuciona e tenho que esperar uns 15 min para que volte a funcionar. agradeço a atençao e aguardando alguma solução

  19. Luciano Garibaldi disse:

    Olá Boa tarde amigos, tenho um renault clio 1.0 16 v ano 2001. Seu defeito é interminete hora ele pega e hora não, geralmente quando esta muito frio ou quando fico mais de 12 horas sem ligar, ele não pega faz tudo certinho bate bem, acende todas as luzes e apaga, bateria é nova mais o carro não pega e quando penso que ele não vai ligar ele liga normalmente por favor me ajude.

  20. Cristina disse:

    O meu Mareá 1.8 16v 2001 esta me deixando louca, quando vou liga lo demora para pegar , são no minimo umas 5 partidas para ele pegar ,ja levei para ver e me condenaram o meu modulo mas ñ acho que seja isso. porque no painel aparece tudo normal,e a chave code acende e logo apaga ,vcs poderiam me ajudar ? Oque devo fazer ?

  21. roberto disse:

    estou com uma picape estrada no mecânico, para retifica , foi fetificada mais ela não pega, tudo funcional normal mais não pega, ó mecânico diz que é a acentral que quinol, isso e pocivel? se é ela mesmo ela tem concerto? obrigado!!!

  22. marius disse:

    eu tenho o problema do motor rodar mas nao pega,melhor as vezes pega e vai logo abaixo,ja trocai o injetor mas o problema persiste.o que sera?podem ajudar me?ah….tenho um fiat bava 1.400.12v de 96.comprimentos

  23. marius disse:

    ah…antes de trocar o injetor nao pegava mesmo,e tive a ver se a bomba de gasolina funciona.ela funciona mas parece me que as vezes nao manda gasolina como deve de ser.disculpa os erros a escrever.sou romeno e nao sei escrever muito bem.obrigado!:P

  24. jorge disse:

    Tenho um Marea SW 1.8 16v 99/00, foi trocado o variador de fase de 1.8 para 2.4, óleo e o filtro também, foi limpo os bicos, sai da oficina com carro ligando e pegando na 1ª tentativa, depois começou a não pegar e média na 3ª tentativa em ligar o carro ele pega, quando desligo é sempre uma nova supresa se vai ligar na 1ª ou na 3ª vez, já aconteceu de fazer aquele barulho de “explosão ” no cano de descarga e pegando normalmente.
    Estou sem informações sobre o problema.
    Aguardo retorno
    Obrigado

    • Tiago disse:

      Bom dia, Jorge!

      Meu amigo, tenho uma marea 1.8 e estou com o mesmo problema.
      Já troquei chave, bomba de combustivel e sensor de rotação….mas o problema ainda persiste.
      O do seu carro foi resolvido? o que era meu amigo…pode me ajudar???

  25. João disse:

    Bom dia,
    Tenho um Fiat Brava 1.6 16v, Fizemos o motor inteiro com peças de qualidade, porém, após todo o motor montado não conseguimos dar a partida. O motor parece querer pegar mas não pega.
    Alguém teria alguma diga ou ja passou por isso? ja testamos Bomba, sensores, velas, cabos de vela. Pode ser que deixamos passar algo despercebido.

    • Diego Cancelier disse:

      Ola verifique a posição dos cabos de velas, na bobina tem os numeros que indicam a posição exata de cada cabo, a sequencia das velas começa do lado da correia dentada Ex: 1 2 3 4.
      Se não resolver vc faz um reset do modulo de ingnição, vai em uma auto elétrica que sabe o que fazer. Espero tert ajudado. Tenho um brava tambem mas o meu esta falhando quado esquenta um pouco ai derepente ele firma e vai ai corta de novo e assim continua se puder me ajudar agradeço.

      • allan meyer disse:

        possivelmente seja um problema de ponto do comando,tenho um brava 1.6 e ao trocar a correia dentatada o mesmo ficou muito ruim de partida (longa) e sem força frio quando aquecia melhorava porem beberao , comprei a feramenta de fazagem e conferi o ponto e encontrei o comando da valvula do escape atrazado, refeito a fazagem o carro ficou melhor porem tambem conferi o tubo do retorno de pressao da flauta dos bicos e a mesma se encontrava trincada com isto provocando a queda de presao ja que quando e testado a bomba de combustivel a presao era dentro do padrao poren dentro da flauta caia a presao subistituido o tubo o meu carro ficou ok

    • angelo disse:

      tubo de retorno com trinca ele fica dentro da flauta e e facil de trocar custa em media 40.00

  26. carlos castilho disse:

    Olá parceiros, comprei um Brava a pouco tempo, e logo fiz uma revisão para poder andar sem problemas, foi feita a limpeza de bicos, troca de velas, troca de cabos de vela. Mas de vez em quando, ocorre uma falha em baixa rotação, em torno de 2 mil giros, mas dando uma forçada no acelerador, ele anda normal. Essa falha ocorre quando vc menos espera. Na estrada é a mesma coisa, vc esta a 80 km/h. ele pode começar a falhar, mas é só forçar um pouco, a mais de 100, que ele anda normal de novo. Por isso eu pergunto, o que mais eu deveria revisar, para tirar essa falha, fico no aguardo, obrigado.

    • Joares Almeida disse:

      Tive um problema parecido verifique se os bicos que esta usando são realmente original pois troquei certa vez me colocarão um com mesma vazão mas pulso menor mais o menos isso fique um bom tempo ate resolver li desejo sorte

  27. Rafael Santarém disse:

    Olá amigos, tenho um palio weekend 1.6 16v 1998, quando eu deixo ele por um período que ele esfrie não consigo mais ligá-lo, o motor vira mas não pega de jeito nenhum, chega ao ponto de a bateria quase arrear. Oque pode ser?ja levei o carro em varios eletrecistas e mecanicos.

  28. Jean Pierre disse:

    Tenho um Brava SX 1.6 16v 2001 e ele acende a luz de CODE e não pega. Quando a luz apaga, libera a luz de injeção e o veículo funciona normalmente. Já foi verificada a chave, central do code, sensor de rotação e sensor de fase e estes não apresentaram problemas. O veículo não apaga depois que liga, se desligar e ligar, funciona normalmente, só que se deixar 05 minutos desligados, não funciona até o motor esfriar. De uns tempos pra cá, passou a superaquecer e percebi que não estão armando as ventoinhas. O que faço?

    • jose Rodrigues disse:

      Tenho fiat brava 1.6 16v 2002, o probelma e q a luz code fica acesa e aluz d injeção apagada,o veiculo não pega, qndo a luz code acende e a d injeção tbm, entra em funcionamento,O q pode ser?

  29. claudemir disse:

    Tenho um santana 92 2.0 GLSi, este carro teve u8m problema crônico, eu ligava andava um pouco e e o carro morria, dava umas partidas pegava e depois de alguns metros, morria novamente.
    Levei a umas três auto elétricas, fiz reparo até na central eletrônica, troquei três bombas de Combustíveis, filtro de combustível e nada resolvia, até q levei numa alto elétrica próximo de minha casa e viram q minha bomba esquentava demais e por isso ela falhava e não mandava combustível , fizeram os testes e era mal contato na pré bomba. Alívio.

  30. otoniel disse:

    olá tenho uma doblo 1.6 16v e depois de uma troca da correia dentada, e a retifica desse motor, o carro quando chega a 100c° o motor de arranque jira pesado quando muitas das vezes ele não pega, já foi trocado induzido, bubina de campo, porta escova altomatico e o problema persiste.alguns eletrecistas dizem que o problema é no cabeçote, já foi trocado a junta do cabeçote novamente e trocado a correia dentada novamente e nada o problema persiste

  31. Janderson Oliveira disse:

    Olá pessoal,

    Tenho um fiat brava sx 1.6 16v , o motor funcionava. troquei o sensor pela manhã, e a noite o carro voltou com o mesmo defeito, o sensor de rotação em curto, o que pode está ocasionando esse curto, alguma dica?

    Desde já agradeço.

  32. joao disse:

    tenho um siena 2002 16v 1.0 qro ver esse ter soluçao monte de mecanico ja tentou resouver o problema mais niguem colocou o carro pra pega . troquei aneis de seguimentos casquilho de biela mandei o cabeçote pra retifica montei o cabeçote colocamos no ponto com aqlas vareta de primeira ele pegou so que n tinha aceleraçao acelerava e continuava na mesma mais depois nem pegar ele nao quis mais da partida explodi mais nao pega por nada qria uma ajudaa de vcs aiiii urgente

  33. Heleno disse:

    ja peguei uma brava 1.6 16v q moria as vezes e pegava enseguida normalmente.
    Defeito encosto do vira (meia lua) tinha fundido sumiu ai o vira de movimentava pra frente e pra traz, fazendo que o sensor de rotaçao nao fizece a leitura.

  34. Emerson disse:

    Bom dia,

    Eu tenho um brava 1.8 16v quando dou a partida nele pela manhã sinto que o motor gira com um pouco de dificuldade porem quando o motor esquenta e passa dos 90 graus o carro não pega mais na partida, ele apresenta um barulho como se estivesse com a bateria fraca porem não é bateria pois a mesma tem muita carga…

    o que pode ser???

  35. izinha disse:

    Ola Amigos Da fiat Brava 1.6 16.v Ele demora a pega depois Que da partida anda fica fraco Perde A força Morre so pega Qundo empurro E dou Tranco Ou deixo Esfria Ja troquei Vela Sensos de rotaçao correia dentada Esticador oleo filtro Mas nao cosigo Anda Com Ele E um carro muito Bonito mais estou Passando vergonha em Empurra ele Ja levei no mecanico mim Falhao Que e o motr De Arranque Oque Devo Fazer Pra Resolver esta situaçao favor Responder

  36. jose Rodrigues disse:

    Bom dia,tenho um Fiat Brava 1.6 16v 02,o problema e o sistema mobilizador,as vezes a lampada code do painel fica acesa e da injeção apagada o veiculo não entra em funcionamento,mas qndo a lampada code se apaga,mas a lampada do sistema d injeção continua acesa o veiculo entra em funcionamento,levei em um mecanico mas não solucionou o problema,obrigado desde ja.

  37. kleber felix disse:

    ola,tenho uma brava 2001 1.6 16v . o meu problema è um seguinte quando ando muito com o carro e paro e desligo no contato ai eu tenho que esperar esfriar para dar na partida e pegar. o que pode ser esse problema.

  38. Adnan disse:

    Boa noite pessoal, hoje passei por um bocado, tenho um stilo sporting 1.8 e co

  39. Adnan disse:

    Boa noite pessoal, hoje passei por um bocado, tenho um stilo sporting 1.8 e com o carro em movimento o mesmo morreu e nao pega por nada, ja verifiquei a bomba de gasolina e esta normal, ele nao tem nenhum alarme simplismente nao pega…. Me ajudem porfavor.
    Obrigado

    • Wagner disse:

      Olá Andam

      Gostaria de saber se resolveu o problema do seu Stilo, e como resolveu, Pq estou passando pelo mesmo problema, aconteceu neste final de ano e estou com o carro parado, ainda não seu oque fazer, se vc puder me ajudar !!!

      Abraços

      Wagner

  40. wellington disse:

    eu tenho um fiat brava 1.8 hgt e ele só pega na 3° partida……isso é em td hora qu for ligar ele, eu queria que alguém me ajudasse com uma informação, pois isso vai acabar com a minha bateria nova….

  41. Joseval disse:

    Olá! Tenho um Brava 1.6 15V 2001. O ponteiro de temperatura começou a registrar valores maiores. Uma verificação com equipamentos eletrônicos mostrou funcionamento normal (90-95 graus). As luzes (ou vigias) da injeção e fiat code acendem exporadicamente e a luz do hodômentro está apagada já algum tempo. O desempenho e consumo são normais para a idade e sugeriram a troca do painel de instrumentos (usado/revisado 600 reais). Acham que uma vistoria completa na concessionária seria o ideal? ABS!

  42. janete pereira disse:

    O meu problema ainda nao foi resolvido ! ja esto em panico e muito triste com meu carro que e um siena serie ouro 30 anos completao da fiet .O painel ta reiniciando e nao da partida ja foi em 4 oficinas e oproblema continua trocarao jogo de velas, chicote de injesao dizem que ja coferiram fios de aterramentos ja rastrearam 4 veses e nao acusou nada ! ja trocou a bateria e o sensor que marca combustivel ja fizeram limpeza de bicos ja nao sei mais o que fazer ?

  43. dengo disse:

    olá, o problema é: ás vezes , meu brava sx 1.6 2002 no painel acende a luz code,dou partida e pega normalmente,mas quando eu engato a ré o carro morre.Depois de alguns minutos com a chave marrom tento dar partida e ele soa a buzina de alarme 3 vezes depois dou partida engato a ré e funciona.Alguem pode me dizer que tipo de anomalia seria esta
    Aguardo alguma resposta.obrigado.

  44. eduardo disse:

    MEU BRAVA 1.6 2001 COMEÇOU FALHANDO , PRA PEGAR NA PARTIDA TEM QUE DAR UMAS 4. TEMPO DEPOIS COMEÇOU A DEMORAR MAIS PRA PEGAR COMO SE NÃO TIVESSE GASOLINA, E QUANDO PEGA FICA PIPOCANDO FALHANDO COMO SE ESTIVESSE COM GASOLINA SUJA OU COM AGUA E ATRAS NO ESCAPE CUSPIU OLÉO PRETO, ATÉ SUJOU O PARACHOQUE. ONTEM JA NÃO PEGOU MAIS , NEM NO TRANCO. ALGUEM TEM IDÉIA???

  45. Wagner disse:

    Olá Adnan

    Estou com o mesmo problema no meu Stilo, será que vc já resolveu o seu e será que pode me ajudar ?

    Abraços

    Wagner

  46. leandro matheus disse:

    boa tarde, tenho uma brava 1.6 16 e ela esta com um problema parecido com esse relatado!
    o bendito problema acontece de vez em quando, simplesmente quando vira a chave a luz de injecao eletronica nao apaga e o carro nao pega de jeito nenhum, cheguei ate arriar a bateria tentando pega-lo. Algum tempo atras ocorria esse mesmo problema, levava em um mecanico e o mesmo rastreava e nao conseguia nenhum resultado, ate que um dia coincidentemente a luz acendeu com o carro andando normalmente e ele perdeu a forca e eu estava passando perto da oficina, ai ele rastreou e descobriu, nao lembro o nome da peca mais na foto no comeco da pagina da pra ver( e essa que liga os cados de vela) troquei a peca e o problema aparentemente acabou, mais agora voltou com forca total… sera que o problema voltou pq a pessa era paralela, ou sera que e outro problema?? por favor me ajudem.. obrigado

  47. gidelson disse:

    ola! meu brava ta fazendo isto ai. as vezes pega e logo em seguida morre. começou aos poucos este defeito. como localizo o sensor de rotação.

  48. carlos disse:

    temhp um brava 1,6 16v , q aoresentou problema de super aquecimento, notando q a ventuina parou de funcionar, mandei logo q fosse substituida, e 10 minutos apos tirar o carro da oficina, o pontiro acusou novamente superaquecimento, e a ventuina nova nao havia disparado.
    outro problema é que o motor só srgura na segunda vez que dou a partida?
    qual pode ser o problema?
    ABRAÇOS

  49. onde fica localizado o sensor de rotação do brava 2001?

  50. Evandro disse:

    Ola amigo tenho um fiat tipo 1.6 ano 94 mod 95 bom meu carro esta com um defeito na partida tem dias que funciona normal tem horas que eu dou partida nele e ele não funciona as vezes dou varias partida e depois de muito tempo ele funciona as vezes não funciona ai passo a dar um tranco e ele funciona ando com ele até o destino desejado paro e desligo e depois ligo novamente na chave e ele funciona tem veses que ele esta ligado parado no transito ele corta e morre dou na partida e não pega so pega no tranco o q pode ser o senssor de rotação por favor me de uma solução.obrigado.

  51. juan disse:

    Hola Sres.Socorro! tenho um Brava 1.6 SX 2001. Troque todas a pecas do motor o motor foi feito retificado do motor faz 30 dias, nao presento nenhum problema ate hoje. 1* ocila rotacao em marcha lenta. 2* apos rodar 1 hora o mais e desligar o motor, nao volta a ligar, o painel de control liga mais no da partida. 3* em varias ocasiones presento no painel de control alarma de problema de injeccao e o motor fico super forcado, seniores socorro. ia leve meus problemas a mais de 5 mecanicos lo unico que fasen e tirar dinhero.

  52. cleverson santana disse:

    Ola tenho um BRAVA 1.6 16V 2001, e o mesmo apresenta falhas de vez em quando em baixa rotaçao 1, 2 e as vezes 3 marcha, quando acelero mais forte ele para, lembrando que nao é sempre que ocorre isto, ja troquei velas, cabos bobina fiz limpeza de bicos e nada! nao sei mais o que fazer!
    lembrando tambem que as vezes quando falha da um estouro como se fosse de carro carburado! bem estranho nao sei se esse barulho e no escape ou onde é! me ajudem por favor!

  53. ANDERSON disse:

    estou com brava 1.6 16v ruim pegar quando pega,pega falhando,estourando nao anda,esta com codico de defeito rele( central).

  54. andre disse:

    ola! eu tenho uma ducato mutijet 2010 eu levei para um mecanico ele disse que era na bomba de alta commom rail eu troquei mas agora ela pega e para,pode ser no sensor de rotaçao ?

  55. miguel disse:

    ola!eu tenho um fiat brava 2001 1.6 16v e ele esta com uma falha no 1º cilindro mas eu ja verifiquei a vela e o cabo do 1º cilindro e os outros cabos e velas tambem e estao bons mas so o 1º que esta falhando e a luz da injeçao fica acesa direto e o carro esta meio fraco,o que pode ser?eu consigo arrumar em casa?

  56. walter disse:

    olá,também tenho um brava 1.6 16válvulas. e apresenta os mesmo defeitos dito acima,e já não sei mais o q fazer.cansei de dar granas para mecânico e não resolverem definitivamente.se alguém saber de boas noticias me avisem.abraços.

  57. walter disse:

    Tenho uma mareia 2.4 20valvulas as vezes ela nao apaga a luz do bico injetor e nao pega na partida e no tranco ela pega oque devo trocar

  58. lean disse:

    tenho um brava hgt 1.8 16v a poucos dias troquei o sensor de fase, mas antes ele apresentava um certo problema. eu dava partida e não pegava a luz da injeção só piscava melhor acendia e logo apagava e este problema voltou desta vez levei no mecanico e ja passou o aparelho e não
    consta nada e o defeito continua como posso reparar este e por onde começar….

  59. angela disse:

    boa noite,tenho um palio 16 val.motor mpfi . não concigo dar a lenta o que pode ser feito,mi ajude

  60. Everton disse:

    Ola tenho um palio 1.0 mpi ano 99, ele esta me apresentando o seguinte defeito : Quando viro a chave espero dar o barulinho q ejeta a gasolina ai viro a chave pra da partida e não liga, tento varias vezes, e as vezes nem espero o barulinho e msmo assim não pega, e tem dias que ele pega normal de primeira mas quando desligo e tento liga ele de novo e não liga mais, ai só no tranco pra faze pega, Alguem sabe me dize o que pode ser isso ?? por favor me ajudem obrigado !!

  61. jailton gonçalves disse:

    olá, amigo tenho uma strada 1.6,16v ano 2002, ela estava jogando fumaça com moto frio, fiz retífica troquei retentor válvula aneis de siguimentos ,bielas e as vávulas, ficou bom por cinco meses,mas começou a fumaçar e jogando água. preciso de uma orientaçao.obrigado!

  62. sergio silva de carvalho disse:

    tenho um fiat brava ,corta a corrente tanto no gas como na gasolinao que pode ser ja troquei bobina ,cabo de vela as velas mandei consertar o modulo não sei mais o que fazer , por favor me ajudem

  63. Fabiano disse:

    Boa tarde amigos, estou com um problema no meu stilo 1.8 16V 2004, ele da partida mas não pega de jeito algum, já foram feito testes nos bicos e tem voltagem correta, não estão entupido, bomba de gasolina esta mandando gasolina com quase 4KG, já troquei corpo borboleta que um dos 3 mecânicos que já passou disse que era, já verifiquei code da chave e modulo, modulo tudo funciona, se joga o spray direto no carburador ele funciona em quanto joga o spray se para ele desliga, parece que alguma coisa esta cortando o combustível. Mas até agora ninguém consegue resolver, já faz 1 mês que sai de uma oficina e vai para outra e nada. Por favor se alguém puder me ajudar. Se alguém resolveu o problema como meus amigos logo ai acima por favor relate

  64. Rudinei do Paraná disse:

    Olá pessoal tenho um brava hgt 1.8 2001 recentemente eu troquei o sensor de tensão dele e agora ele simplesmente corta a corrente e morre o motor dando partida ele funciona normalmente lembrando que esse defeito só acontece na rodovia, será que tem alguma relação com o sensor de tensão que foi trocado esses dias
    se alguém puder me ajudar eu agradeço

  65. erasmo paulista disse:

    Opa blz galera tenho um brava 1.6 16v liga i morre a bomba e nova original boch consulmo alticimo i falha so anda na ponta do dedo si pisa afoga m ajuda ai galera abraco

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: