Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns

Publicado por Guilherme Lopes 

A Vela de Ignição tem a função de conduzir a alta tensão gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e em seguida gerar a centelha (faísca elétrica). A centelha por sua vez provoca a queima da mistura ar-combustível que esta comprimida dentro da câmara de combustão. A Vela de Ignição apesar de ter um funcionamento relativamente simples é uma peça fundamental para o bom desenvolvimento do motor do seu carro e ela esta diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e a liberação de gases poluentes. Por estes motivos o bom funcionamento desta peça é essencial, mas muitas pessoas só dão conta disto quando o problema já esta crítico.

Para facilitar no diagnóstico de defeitos nas velas de ignição, nos do Dicas Mecânicas listamos  para nossos leitores alguns dos problemas mais comuns que ocorrem com esta peça tão importante:

Tipos de Defeitos que Ocorrem na Velas de Ignição

As imagens deste texto são somente ilustrativas

vela-normal Normal: A base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e o desgaste do eletrodo central seja pequeno. Isto indica que o motor esta em bom funcionamento e que a vela de ignição esta dentro das especificações do fabricante.   

 

 

 

vela-desgastadaDesgaste Natural : Mesmo em condições corretas de uso a vela de ignição vai ter um desgaste natural provocando a erosão do eletrodo central. Esta erosão ocasiona o aumento da distancia entre os eletrodos e consequentemente ha uma dificuldade maior para a formação da centelha.

 Sintomas: falhas na aceleração, principalmente em subidas e retomadas e dificuldade na partida do motor. 

 

vela-de-ignição-residuo-de-chumboLeve Resíduo de Chumbo: A o surgimento de manchas amareladas com aspecto fosco e brilhante entorno do isolamento do eletrodo. Quando a temperatura da câmara de combustão aumenta estes resíduos de chumbo tendem a virar condutores elétricos prejudicando o funcionamento da vela. Este tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível e obviamente isto indica  um combustível de péssima qualidade.

Sintomas: falhas em alta rotação.

vela-varbonização-seca-fuliginosaCarbonização Seca ou fuliginosa: A cabeça da vela de ignição fica coberta por uma camada fuligem preta e seca. As Causas para este problema são varias: combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorreta, filtro de ar sujo ou obstruído, excesso de combustível.

 Sintomas: Dificuldade na partida do motor quando frio, falhas no motor em marcha lenta.

 

vela-desgaste-dos-eletrodosDesgaste excessivo dos eletrodos: Este defeito é causado pela presença de de aditivos corrosivos no combustível e no óleo lubrificante. Geralmente este problema é decorrente do uso de combustível adulterado.

Sintomas: Falhas na aceleração e dificuldade na partida.

 

 

foto vela ignição defeito superaquecimento Superaquecimento: A fundição parcial do eletrodo central pode ser provocada por diversos fatores. A causa mais comum é o uso de velas de ignição incorretas, fazendo com que a câmara de combustão chegue a temperatura extremamente elevadas, ocasionando combustão por incandescência.

Sintomas: Falhas no motor, baixa potencia e em alguns casos pode ocorrer danos graves ao motor.

 

vela ignição residuos impurezas sedimentação Impurezas ou Resíduos: O surgimento de um camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa. Este problema é causado por aditivos no óleo lubrificante e combustível adulterado.

Sintomas: Ignição por incandescência, danos ao catalizador, baixa potencia e danos ao motor.

 

 

vela ignição defeito eletrodos fundidosEletrodo Central e  Eletrodo-massa Fundidos: A fundição dos eletrodos é provocada por uma alta temperatura na câmara de combustão e este problema é decorrente do uso de vela de ignição incorreta (muito quente) e combustíveis adulterados.

 Sintomas: Falhas no motor, potencia abaixo do normal, sérios danos ao motor. Quando a vela chega a este estado dificilmente o motor não foi prejudicado. 

 

vela igniçao defeido isolamento trincadoBase do Isolamento Quebrado: Geralmente a quebra deste isolamento é provocado pelo uso de ferramentas inadequadas, principalmente na hora de regular a folga entre os eletrodos. Este tipo de defeito no isolamento faz com que a centelha (faísca) salte do eletrodo central direto para a carcaça da vela de ignição, sem passar pelo eletrodo-massa.

Sintomas: Falhas no motor, problemas na partida.  

 

Ao analisar os defeitos acima é possível notar que muitos problemas são provocados por combustível adulterado e por aplicação incorreta das velas de ignição. Por isso sempre certifique-se da qualidade do combustível que é colocado no seu carro e sempre que seu mecânico for substituir as velas do seu automóvel, confira no catalogo de aplicações ou no manual do proprietário qual o modelo de vela de ignição é indicado pelo fabricante do veiculo.

Veja este Vídeo Explicativo Sobre Velas de Ignição e Seus Códigos

Quando for necessário trocar as velas, utilize sempre peças genuínas ou de qualidade reconhecida, pois existem muitas peças falsificadas no mercado e isto pode lhe trazer prejuízos no futuro.

 Veja estas dicas com problemas provocados por esta peça:

 Velas de Ignição Paralelas?! Tô fora…

 Ford Royale 2.0 95: falha nas acelerações

FORD KA 1.0 96: Baixo desempenho e falha nas acelerações

Uno 1.0 EP: Falhando em acelerações

A instalação do jogo velas deve ser feita com o uso de ferramentas especificas e sempre respeitando o torque indicado pelo fabricante da peça na hora do aperto final. Por isto se você não tiver conhecimento e o equipamento necessário, não se arrisque e deixe que um profissional automotivo faça esta troca. Você já presenciou algum defeito provocado  por velas de ignição? Comente no fim da página do Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Materias

Comentários

80 Comentários para “Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns”
  1. Darci Hiladio Muniz disse:

    caro amigo venho através deste pra tentar resolver o problema do meu carro que ja troquei de tudo que faz parte da injeção eletrônica e continua acender a luz ,ja troque bico;sonda lambda,sensor de borboleta,motor de passe;sensor da temperatura;central do modulo;emfim nao tenho mais oque fazer este defeito somente na pista em alta velocidade 80 a 100 km por hora meu amigo se puder me ajudar dando uma dica eu agradeço deus abeçoe vcs meu carro é um uno 93 1.5 ie gas obrigado abraço

    • Gerson disse:

      já foi feito algum rastreamento com um scanner automotivo, pois quando a luz de injeção eletronica esta acesa a central gera uma codigo indicando a provavel razão do problema.

    • Ricardo disse:

      darci trabalhei muitos anos na fiat tive varios problemas iqual a este os engenheiros da regional me diziam que este e um recurco da central de ingecao de diaginosticar um mudanca de parametros ou um poder de se autoadaptar entao ela acende a luz espia eles digem que e normal verifique a valvula termostatica o veiculo anda nesta velocidade a temperatura cai abaixo do estabelecido e a luz acende boa sorte

    • osande disse:

      caro amigo eu tambem comprei um honda civic 2000 que veio com o mesmo problema que o seu e tambem fiz limpesa de tbi limpeza dos bicos e outras coisas mais,vc sabe que muitos mecanicos aproveitao desta cituaçao e acaba nao resolvendo o problema e alguns condena ate o motor do carro.o meu no inicio so acendia quando esquentava e com o ar ligado,mas com o decorrer do tempo foi ficando pior e nem precisava ligar o ar,bastava o carro esta quente ate mesmo pelo sol.
      fui em uma mecanica e me dis vc ja trocou as velas eu disse foi a unica coisa que nao troquei.entao tente trocar.
      meu amigo as velas que estavam nao era do carro e estava pessima troquei por uma original do carro ou seja recomendado pela honda e o problema foi para casa do…k ficou file e uso o ar o tempo todo e nunca mais acendeu essa maldita luz de igniçao.espero ter ajudado um abraço.

  2. Darci Hiladio Muniz disse:

    caro amigo venho através deste pra tentar resolver o problema do meu carro que ja troquei de tudo que faz parte da injeção eletrônica e continua acender a luz ,ja troque bico;sonda lambda,sensor de borboleta,motor de passe;sensor da temperatura;central do modulo;emfim nao tenho mais oque fazer este defeito somente na pista em alta velocidade 80 a 100 km por hora meu amigo se puder me ajudar dando uma dica eu agradeço deus abeçoe vcs meu carro é um uno 93 1.5 ie gas obrigado abraço

  3. Caio Eduardo disse:

    bom dia, tenho uma corrier 2002, esta apresentando um problema que nem o mecanico esta conseguindo resolver, vou explicar, entro no carro dou partida, após uns 5 minutos de partida o carro começa a falhar, e falhar, até que para, para voltar a funcionar preciso desligar e ligar a chave e dar partida novamente, após mais uns 3 minutos o problema se repete, antigamente era somente quando o carro esquetava que apresentava o problema, agora é direto, o mecanico trocou a bomba de combustivel para testar e ver se era esse o problema, agora ele diz q

  4. Caio Eduardo disse:

    continuando o comentario… o carro ja foi e voltou varias vezes ao mecanico será que isso pode ser algum problema nas velas ?

    obrigado.

  5. Tenho um corsa 98/99 e as velas foram trocadas mas mesmo assim ela fica encharcada sera que os aneis que estão desgastado

  6. carlos costa disse:

    Estou entrando em parafusos. Tenho um Logus motor AP 1.6 monoponto que está com 110.000 km e comprei zero km, só tive bons momentos com esse carro e somente um mesmo mecânico que faz a manutenção. Mandei trocar a correia e o tensor do carro e ao funcionar, começou a falhar. Já foi analizado todo o sistema de injeção, trocou um novo bico (Weberr 500.01) original e o defeito continua. Melhor explicando, funciona perfeitamente e após alguns minutos, começa a trepidar o motor, falhar a aceleração e até apagar o motor, que fica todo encharcado. Mesmo com este defeito, viajei mais de 100 km e na estrada com alto giro funciona bem, mas quando em descidas longas, mesmo engatado e sem estar acelerando, quando retomo a aceleração nas subidas ele começa a falhar e apaga o motor e fica encharcado. Já foi feito todo o diagnóstico das peças eletronicas e nada foi encontrado, inclusive foi trocada a central por uma outra idêntica e nada resolveu. Hoje, em casa, resolvi consultar a internet e deparei com seu site e vi que talvez os senhores possam ajudar com esta pane cega. Concluindo, ja foram trocados filtros, sensores, bico injetor e testes eletrônicos de todo o circuito. Pensei agora que talvez possa ser problema de rotor ou até mesmo a tampa do distribuidor. Fico agradecido por ajudarem-me.

    • Guilherme Lopes disse:

      Carlos,
      analisando seu relato é bem possivel que seu carro esteja injetando combustivel em excesso. Você já conferiu a pressão da bomba de combustivel com o manometro?

      • Ailton disse:

        O problema está na junta de tampão. Algum defeito na face do cabeçote. Proporciona pequena passagem de vapor d’agua que se envolve a mistura da queima. Seu carro já rodou com GNV? Se vc já tentou de tudo !

    • Ricardo disse:

      Carlos Costa,

      Os veículos VW não possuem lâmpada de anomalia do sistema de injeção e por este motivo fica complicado resolver sem um rastreador ou ter a paciência de procurar ponto a ponto os valores dos diversos sensores a fim de verificar alguma anomalia. Já peguei um logus que acusava diversos defeitos no rastreador e a solução foi a troca do relé de injeção, localizado na coluna de direção (atrás do volante) pois os defeitos apresentados pelo carro parecia com o seu. Deve-se atentar aos relés pois os mesmos costumam apresentar defeitos intermitentes ou verificar se existe sensor com medida travada (eles variam conforme temperatura e utilização do motor).
      Espero ter ajudado.

      Ricardo Assunção, BH/MG

    • rafael disse:

      Carlos, aconteceu a mesma coisa com o meu logus. Ele comeca a falhar quente. Quando friu, funciona normal. O meu mecanico ficou muito tempo para descobrir e percebeu que desregulagem da injeção monoponto do carro. Ela estava injetando a mesma quantidade de combustivel quente e friu. Apresentando estas falhas no funcionamento.

    • claudemir disse:

      ola carlos, sou Cristao, graças a Deus, tivemos o mesmo probleminha que vc teve, andemos 530:km sofrendo haha! e nesse periodo oramos e oramos, levamos ao mecanico, e cada um deles pensava uma coisa, me lembro em cada subida, tinha que reduzir ate a 1 marcha, e assim tinhamos que ir para o acostamento ahahaha e nisso nos iamos dando risada e tentando solucionar, depois que andemos aprox 200 km depois que chegamos ao destino, continuamos a procurar o problema, e começei a orar, para que Deus abrisse nossos olhos :D derrepente, a soluçao, o combustivel estava indo para o carburador, so que nao ia suficiente, o combustivel voltava para o tanque, so que foi simples Jesus fez meu irmao lembrar que ele avia tirado a tampa que tampava o retorno e quando tampamos ficamos muito feliz, haha tinha um palho novo atraz de nos so que alcançamos 145km e ele ficou para traz faz assim tampe o retorno que leva para o tanque assim o carburador recebera combustivel suficiente para nao engasgar ate mais obrigado

    • cicero disse:

      Amigo e a todos, parem de amarrar seu carro na descida, deixe seu carro livre em todas as descidas que encontrar,afinal de conta você economiza combustível, e o veículo anda livre .Tem mais dicas a marcha 1 ,2,3, não é necessário esticar acelerando igual um desesperado na cidade acelerem muito somente em hora de sua segurança correndo perigo como bandido correndo de policia.Parem.

  7. marcos aurelio disse:

    minha parati engasga quando acelero ,só firma se eu ficar acelerando direto ,motor cht 1,6

    • Ademir andré disse:

      Marcos,meu cunhado tambem teu uma parati cht 1,6 e ela engasgano começo mas em compensação é muito economica. Acredito que se ela for carburada, ela esteja com os esguixo menor no primeiro estagio.

    • paulo disse:

      marcos trocas as velas e da uma olhada na bobina ve se esta passando corrente

  8. DELSON DIAS MOREIRA disse:

    meu carro com falhana aceleracao principalmente em subidas e dando muito arancos

    • Guilherme Lopes disse:

      delson,
      é bem possivel que seu problema possa esta relacionado ao sistema de ignição (velas de ignição, cabos de vela e bobina de ignição).

  9. edilson disse:

    oi tenho um fiesta 95 o problema e quando estou andando ha 80 ou 100km/h o carro nao morre mas quando eu pego um congestionamento ou ando 50/60km/h o carro apaga andando oque pode ser e entao eu tenho que parar o carro e esperar o motor esfriar obrigado pela atençao

  10. Ademir andré disse:

    Tenho um passat 88 motor ap 1.8 alcool,estou com um 2e,comando 49G e coletor dimensionado mas o escape é original. Cabos de velas novas da dayco,tampa distribuidor nova e velas da bosh. O problema é que nao esta andando e o consumo é elevado. O alcool aqui no sul é uma agua,entao to abastecendo ele meio a meio com gasolina. Ja baixei os esguixos e atrasei um pouco o ponto e melhorou muito o desempenho. Tenho duvidas se tambem tenho que por uma junta no cabeçote e qual seria o tipo e o diametro já que o cabeçote já foi uma vez pra retifica! Valeu

  11. Thiago Germano disse:

    minha moto (twister) liga normal … mais se eu ligar e desligar em seguida ela não liga mais
    e se eu parar de acelerar assim que eu ligo ela morre e acontece a mesma coisa( ela não liga mais )

    agora ela esta falhando o motor … quando volta a aceleração ela da um tiro e acelera normalmente
    em alta ou baixa rotação … acontece de forma aleatoria

    pode me ajudar amigo ?

  12. Dalmo disse:

    tenho uma saveiro saveiro 1.8 2000/2001 – gas.
    porque mesmo não usando a ar condic. o para-brisa embaça e quando uso o ar as vezes embaça no lado de fora?

  13. Valdir Urbaneja disse:

    Manha Weekend 1.5 ano 97 está subindo oleo para as velas. Eu soube que o problema
    pode ser aneis ou retentores de valvula, porem os mecanicos dizem que nao adianta a
    troca, que é necessário fazer o motor.
    É VERDADE OU POSSO MANDAR TROCAR OS ANEIS.
    oBS. Eu coloquei tuchos, ai para de molhar mas nas saidas, o motor dá uma falhadas, depois
    normaliza.
    O QUE FAZER, POIS VOU VENDER O CARRO.

    OBRIGADO E UM ABRAÇO

  14. Rogério Nunes disse:

    Boa noite! Tenho um Escort L 91, Motor CHT 1.6 a Gasolina. Gostaria de saber se essas velas mudariam alguma coisa em seu desempenho, consumo… Essas coisas… O mecanico aqui da minha cidade, disse que não daria diferença alguma. Poderia me explicar? Obrigado desde já!!!

  15. almirjsb disse:

    tenho um gol 2003 moto1.0 power
    Quando ligo o carro funciona normal, quando passo a 1.marcha tenho que segurar o pe na embreagem e soltar ao poucos e acelerando devagar para ele sair se nao ele morre, dai eu acelero e consigo sair, mas todas as vezes que para no sinal ou em lombada ou cruzamento tenho que fazer o mesmo processo ,dai ele sai tremendo todas as vezes que saiu de 1.marcha…

    JA TROQUEI AS VELAS,OS CABOS DAS VELAS, FIZ LIMPEZA DE BICOS, REGULAGEM DE INJEÇAO ELETRONICA,FIZ LEITURA NO APARELHO RASTREADOR E NADA…
    NAO SEI O QUE FAZER,POIS OS MECANICOS DIZ UMA COISA,OUTRO DIZ OUTRA….PEÇO QUE ME AJUDEM….AGRADEÇO. FIQUE COM DEUS.

  16. daniel disse:

    ola tenho um carro tipo 1.6 94 ,e não esta injetando na injeçao eletronica ja verifiquei a bomba de gasolina e esta mandando gasolina normalmente .gostaria de saber o que esta acontecendo?

  17. NILTON DIONISIO DOS SANTOS disse:

    Boa tarde

    Levei minha Zafira com 35 mil km e além da revisão pedi para trocar as velas na concessionária Carrera. O mecânico não conseguiu tirar três delas e disse que corre o risco de danificar a rosca no cabeçote. Reagendei a visita mas estou temeroso de que o problema aumente.
    Jamais imaginei que teria problemas deste tipo, principalmente por ter comprado um carro Zero KM.

    Alguém já passou por isto?

    Nilton

    • andre disse:

      Pois é, a minha tambem é 2011, só uso alcool. Prendeu duas velas, uma saiu ok, outra veio danificando parte da rosca, a vela entra com dificuldade mas dá aperto ainda, lamentável.
      Pelo que li quem usa alcool tem que tirar as velas a cada 15mil km para limpa-las.

      A rosca tem reparo, não precisa desmontar o motor, mas tem que ser um mecanico que tenha uma maquina de sucção para tirar a limalha de aluminio que fica dentro do motor.

  18. Odenilson gomes disse:

    estou satisfeito com este ensinamento me fez entender o defeito do carro o que seria de nós se não fosse estas dicas.

  19. Ricardo disse:

    daniel tem que ver quando chega de pressao na saida se for monoponto 1bar multi 3bar se tiver isto e bico ou valvulas injetora boa sorte

  20. graziela disse:

    Tenho um siena 03/04 1.8,q ta me dando um trabalho…ele ta falhando a aceleraçao e fica so morrendo…ja troquei tudo q vcs podem pensar:os bicos,o TBI,a sonda,a bomba de oleo,correia e tensor …tudo mas tudo…e o problema continua…nao sei mais o q fazer????gostaria da ajuda de vc

  21. angela disse:

    oi! tenho um fiesta ano 2004 motor 1.0 que começou com problema de molhar as velas, dai foi colocado novas, mas continuou foi trocado o termostato e continuou meu carro já foi olhado por tres pessoas diferentes e ninguém coseguiu achar o problema. funciona um pouco uso algumas vezes dias,, eu desligo funcionando, quando vou sair no outro dia não funciona.
    Da ultima vez liguei deu dois tec tec e morreu. por favor me ajude ..obrigado!!!

  22. angela disse:

    no aparelho de injeção elletronica mostra tudo ok

  23. Jose Ricardo Ribeiro Gomes disse:

    Caro colega Tenho um Fiat Palio 2001 Fire e o mesmo apresenta problema de Acelaração e Luz acendendo quando eu ligo o carro tem hora que a acelaração fica normal e tem hora que tenho que desligar ai a Luz da Injeção da (02) toques apagando e acendendo ai lgo ele fica normal e aluzinha apaga normalmente o mecanico passou o teste computador e acentral dividiu a programação eviada ficou normal e o sistema foi aceita pela central, apenas acusou que o carro estava funcionado mais apresentou um bloqueio da chave segurança bloqueiado como se o carro estivesse desligado só que o carro estar funcionando normalmente.quando ligo o botão de Arconcionado ou o de Ventilação o carro começa a falhar, e anoite quando ligo na Luz alta o mesmo deixa de acelerar podia me dizer alguma coisa quanto ao assunto mencionado. sei que existe algum problema na instalação, isso pode ser algum dos problemas a instação eletrica com problema? aguardo uma resposta muito obrigado

  24. geraldo disse:

    ola bom dia galera tenho um corsa 1.6 8v ano 97 mod98 com ar e gostaria de saber qua a maneira de trocar o coxim do motor do lado do passageiro qual o procedimento.

  25. César Augusto disse:

    Boa noite! Tenho um Fiat Tipo 97, e de repente o mesmo começou a falhar, o motor funciona em descompasso, não apresentando bom desempenho, e ainda, com baixa potência. Levei o mesmo ao mecânico que condenou o veiculo, mas não acredito que seja este o problema, tendo em vista que isso aconteceu de “uma hora para outra”. Parece que o mesmo funciona em três velas apenas.
    Aguardo!

  26. cabral disse:

    Olá! Tenho um corsa wind ano 95 com motor 1.0 EFI, quando piso rápido no acelerador ele morre e quando acelero devagar ele acelera normal! O que deve ser?

  27. MARCOS martins disse:

    TENHO UM ASTRA 2003 ALCOOL,LIGO ELE E FICA OSILANDO ,A ACELERAÇÃO
    MAS QUANDO ESQUENTA FICA NORMAL oque pode estar acontecendo
    So quando ligo,e fica parado muito tempo

  28. Ivan disse:

    Caros amigo, tenho um corsa 1.6 ano96, o que acontece é o seguinte, ele liga normar, anda varias horas sem dar problema, mais quando desligo após rodas um bom tempo, ele demora um pouco pra pegar, eu viro a chave e nada, ai eu espero alguns segundos e ele liga, isso é normal ou é alguma pani?
    obrigado.

  29. ANTONIO FAUSTO disse:

    BOM DIA, TENHO UM PALIO WEEKEND 1.6 16V 2000/2000 STILE, JÁ TIVE ALGUNS PROBLEMAS E TIVE QUE TROCAR A JUNTA DO CABEÇOTE E FAZER RETÍFICA 2 VEZES. RESOLVI TIRAR A VÁLVULA TERMOSTÁTICA E COLOCAR O KIT VERÃO, LEGAL? PORÉM O QUE ACONTECE AGORA. QUANDO O AR ESTA LIGADO E NO ENGARRAFAMENTO A TEMPERATURA PASSA DO MEIO E COMEÇO A FICAR NERVOSO, QUANDO DESLIGO O AR, A TEMPERATURA ABAIXA PARA 1/4, TAMBÉM OBSERVEI QUE O NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR ABAIXA, COMO ESTIVESSE SECANDO, POIS NÃO TEM MARCA NO CHÃO DA MINHA GARAGEM, ME AJUDEM.

  30. wellington disse:

    tenho um passat 99 tipitronic motor 1.8 20v que estava funcionando normal de repente não quer mais pegar, liga mas não pega de jeito nehum, ja limpei os bicos e nada.por favor se poderem me dar uma dica agradeço

  31. marcos disse:

    tenho uma zafira 09/10 o mecanico não consegue tirar as velas tem alguma idea

  32. João Carlos disse:

    Tenho um palio 1.0 16 V Fire (01/02), que esta com +135.000 km rodados, onde o mesmo vive subindo óleo em uma das velas (sempre a mesma), foi feita diversas trocas de velas e inclusive foi feito a parte de cima do motor, porém após rodar cerca de 600 km o problema voltou, poderiam me dar uma luz do que realmente é

  33. SERGIO disse:

    BOM DIA TENHO UM GOLF 1.8 95 ELE ESTÁ ME DANDO UMA DOR DE CABEÇA DANADA,ELE ESTÁ FALAHANDO CORTANDO,DANDO EXERSO DE GASOLINA DANDO AQUELAS CABEÇADAS QUANDO ENGATADO.JÁ TROQUEI BOMBA DE COMBUSTIVEL,SENSOR DE TEMPERATURA,CABO,VELA,FIZ LIMPEZA NA SONDA LAMBDA NÃO SEI MAIS O QUE FAZER ESTÁ ORIVEL PARA ANDAR,POREM O DEFEITO É INTERMITENTE ORA SIM ORA NÃO O QUE SERÁ?AGRADEÇO.

  34. SERGIO disse:

    BOM DIA! GOSTARIA DE SABER SE O GOLF 95 1.8 TEM RELÉ DE POTENCIA E QUAL O DEFEITO QUE ELE APRESENTA?

  35. thiagotonole disse:

    boa noite tenho um gol bolinha 99 1.6 MI do nada o carro morre ja levei no mecanico ele olhou trocou algumas peças mais mesmo assim ele continua morrendo se alguem souber o que acha que pode ser me avisem abracos a todos…

  36. Sebastião Pereira da Costa Sobrinho disse:

    fiesta endura 1.3 monoponto espanhol, fiz o motor e na primeira partida não funcionou, verificando o bico injetor notei que um pino estava souto, serrá que trocando o bico resolverei o problema?

  37. antoniio angelo da silva disse:

    mandei o meu siena p/ mecânica e mecheiro no motor, na direção hidráulica, carro todo, e parte elétrica, depois de alguns meses que o carro estava com eles finalmente ficou pronto, mas, vem com problema na parte elétrica; o carro demora a pegar ao virar a chave na ignição. o que poderia ser? – agradeço se me responder.

  38. o que pode ser quando o meu carro demora a pegar quando viro a chave de iginiçao. me responde por var. obrigado.

  39. Marcelo Paixao disse:

    Estou com problema no palio weekend,esta acendendo uma luz amarela com uma chave desenhada,então parei o carro e quando fui voltar a ligar o carro ja não mais pegava.Alguém pode me dar uma luz?

    Obrigado!

  40. ROBERLAN disse:

    OLA TENHO UM PASSAT VILLAGE 86 POIS ELE ESTA COM O SEGUINTE PROBLEMA EU VIRO A CHAVE ELI PEGA MAS QUANDO EU SOLTO A CHAVE ELE MORRE O QUE SIGNIFICA ELI DAR A PARTIDA MAS QUANDO SOLTO A CHAVE ELE CORTA FUI NO MECANICO ELE FALOU QUE NAO ERA PROBLEMA NA PARTE MECANICA DO CARRO QUERIA SABER SE O PROBLEMA ERA NA IGNIÇAO DO CARRO OU NA PARTE ELETRICA POIS DESCONFIO DO MODULO DE IGNIÇAO ELETRONICA .

  41. Flávio fortunato disse:

    BOA TARDE!!
    EU ENHO UM TEMPRA 94 8V. QUE APRESENTA FALHAS E AFOGAMENTO JÁ FOI FEITA REGULAGEM DE CARBURADOR E COM O CARRO PARADO FUNCIONA COM A LENTA OCILANDO E QUANDO ANDA FALHA NA CELERAÇÃO ATÉ AFOGAR E MORRER ,O MECANICO DISSE Q Ñ É CARBURADOR ., O QUE PODE SER?

  42. Danielle disse:

    Olá! Gente, será que alguem tem uma luz p/ meu problema? Tenho um Fox, 1.0, 2011, 8mil km. Em abril troquei o som na própria concessionária porque tinha corroído não sei como. Um mês depois o carro começou a tremer, levei lá e disseram ser gasolina adulterada ( estranho porque abasteço há anos no mesmo posto petrobras com toda minha família), mas troquei as velas. Um mês depois, mesmo problema, eles limparam as velas. Mês seguinte, mesmo problema, disseram que uma das velas quebrou, trocaram. Mês seguinte, limparam a ignição toda e trocaram a bateria ( estava com vazamento após um ano apenas). Mês seguinte, limparam as velas e esvaziaram o tanque. Agora estou com o mesmo problema! Já fui seis vezes na concessionária, sei que não é a gasolina até porque já fiz um teste e com esse estresse todo ando colocando só aditivada, mas ele batem nessa tecla porque é o mais facil ne. Alguém tem idéia do que pode ser isso? Muitoo obrigada! Estou perdida.

  43. Francisco disse:

    olá! Tenho um verona ap1.8 ano 90 e uso só 2 vezes por semana, retirei as quatro velas para ver o estado e notei a vela do quarto pistão estava totalmente encharcada de oleo e as outras estavam secas. O que pode ser esse encharcamento?

  44. orivaldo m lopes disse:

    tenho um eco e começou aparecer um problema, se acelerar rapido o carro da uma fahada logo apos eu usar um combustivel duvidoso,e ao colocar shel pawer o problema continuou, oque pode ser, obrigado se for atendido

    • Guilherme Lopes disse:

      Orivaldo,
      o primeiro passo é conferir o sistema de ignição, ou seja, cabos de velas, velas de ignição e bobina. Sintomas como falhas, na maioria das vezes estão ligados a estas peças.

  45. ELIÉZER disse:

    Bom dia, estou com problemas com minha S-10, motor 2.4, ano 2000 mod. 2001, quando ando um pouco e desligo, e após certo tempo, ao voltar a ligá-la, apresenta às vezes uma falhação, luz de injeção acende, forte cheiro de gasolina e fumaça branca com respingos de gasolina na saída do escapamento, e depois de algum tempo com motor ligado estabiliza, passados alguns dias volta o problema, notei que vazava gasolina nas proximidades da penúltima vela, gostaria que me ajudasse, obrigado.

  46. roberto disse:

    ola tenho um palio 97, olha ele ta falhando muito pode pisar tudo no acelerador que falha, o mecanico disse que as velas esta enxarcada de gasolina mas ninguem me diz o que esta acontecendo, o que sera que pode ser, ah e ele treme quando ta em ponto morto

  47. Andreia disse:

    Tenho Corsa 98 ele deu problema que ele não funcionava decubrimos que erra modelo que passa informações para ligar carro cobrei outro troquei voltou funcionar agora ele está com um problema ele está perdendo força quando estou andando com ele tenho que acelerar mas
    para ele subir o que sera que está acontecendo chaveiro falou que passou maquina nele deu codigo 93 ?

  48. Rubens martins disse:

    Boa tarde!
    agradeço pelo site, o qual tem ajudado bastante;Parabens!
    tenho um fiat tipo 1.6ie/95 ; a correa dentada rebentou (02) dentes com o carro rodando imediatamente o motor começou a falhar e perdeu potencia consegui chegar ate a garagem acerca de uns 3kms,chamei o mecanico expliquei o ocorrido e ele ja trouxe uma correa e assim fez a troca; o motor esta no ponto correto mas, falha em baixa rpm e morre; ele aumentou a aceleraçao mais a falha continua so em baixa rpm: PERGUNTO: a bobina de igniçao é nova,as velas tambem (originais);sera q queimou a junta do motor? ou enpenou alguma válvula ou o mecanico nao é 10? vcs podem dar uma(s) dica(s)?
    PT: ANTES DA CORREA DANIFICAR O MOTOR ESTAVA PERFEITO OK!no aguardo.grato!

  49. jose luiz disse:

    bom dia estou com um fiat palio ano 96 motor mpi troco as velas ponho vela nova ando +ou – ums 1000 metros queima 2 velas sera sensor de rotação o motor foi todo reticado se auguem poder mi de uma dica obrigado

  50. Gilmar Soares disse:

    Tenho um gol 1.0 bolinha 96 Motor CHT 8 V – quando passo da 2ª marcha para a 3ª , a aceleração falha. O que pode estar acontecendo?
    Desde já agradeço a resposta.

  51. francisco americo marques disse:

    tenho um palio 1.0 ,e já algum tempo estou percebendo que ele perdendo força nas subidas,na maioria só suba em primeira marcha,que devo fazer?

  52. Gilberto Filho disse:

    Por favor alguém poderia me ajudar? Tenho um Prêmio 93 1.5 injeção e o problema é o seguinte:

    Ligo o carro tudo ocorre normalmente, começo a andar e o carro começa a engasgar. Daí um pouco acende a luz da injeção e funciona normalmente. Parece meio louco mas, quando a luz tá apagada o carro fica fraco mas, quando a luz acende fica tudo normal.
    Por favor me deêm uma dica antes de levar a um desses mecânicos que só sabem arrancar dinheiro da gente. Obrigado.

  53. carlos disse:

    bom dia

    Comprei um fiat siena fire 2012 e com 4000km passou a falhar e acender a luz da injeção eletrônica , levei diversas vezes na concessionária e só me diziam que era falha na queima de combustível, tanto levei que “descobriram” que 02 velas estavam com a porcelana trincada, trocaram as velas mas 20 dias depois o carro começou a falhar novamente e disseram que trincou mais uma vela, nunca vi isso principalmente em carro novo!!! Não conseguem resolver o problema, o que poderia ser?

    Abraços

  54. Cesar disse:

    Prezados recentemente fiz uma manutençao de praxe em meu carro que estava com 40.000 Km. Tive que trocar velas, cabos, filtros, oleo, e descarbonização. Ao trocar as velas o mecanico deparou com as mesmas oxidadas em funçao de utilizar somente alcool e teve que retirar o cabeçote para retificar as roscas das velas pois duas delas sairam com a rosca.
    Peguei meu carro em uma sexta feira. Trata-se de um vectra automatico. Nao andei nem 20 km com o carro no final de semana. Na segunda feira quando fui viajar com o carro pela manhã andei cerca de 120 km e o carro na estrada ao pisar no acelerador por volta de 120 km/h apertei o kiker embaixo do acelerador o que elevou o giro e ao chegar em 140km/h o motor simplesmente explodiu. Fiquei sem freio por causa do vácuo mas consegui parar pois estava em uma subida.
    Voltei no mecanico e o mesmo diz que nao trata-se de nada que ele fez e eu tenho certeza absoluta que foi alguma cagada que o mesmo fez e deu calço hidráulico. Tive que comprar um motor novo parcial inclusive com o cabeçote. O que os especialista me dizem? Pode ser que a medida da vela ao injetar as roscas ficou muito para baixo o que forçou a cabeça do pistão? A parte de baixo simplesmente explodiu, o terceiro pistao desintegrou, nao sobrou nada. A defesa do mecanico é que quebrou o parafuso da biela do terceiro pistao. Em um carro com 40.000 km?? Conta-me outra. O que voces acham?

    • andre disse:

      Pois é, fui trocar as velas de minha zafira 2011 e uma delas esta quase estragando a rosca. Pois bem, pra quem usa alcool, retire as velas a cada 10mil km para limpa-lás. Caso contrário, dá essa merda toda. Ou passe para a gasolina.

  55. Parabéns pelo artigo. Dicas como essas podem ajudar muito motorista inexperientes a identificar falhas e não serem enganados pelos mecânicos trambiqueiros. Parabéns pelo ótimo conteúdo de seu site. Estarei seguindo tendo em vista que tenho um blog relacionado a automobilismo. Dicas de mecânica são sempre importante. Grande abço

  56. levi disse:

    as velas estâo emferrujadas o que pode ser

  57. Junior disse:

    Caro amigos,tenho um fiesta espanhol ano 95,1.3ja fiz de tudo para curar a falha no motor quando este esta em alta,mas nao sei mais o que fazer,ja troquei velas,bobina etc ,por favor alguem ja passou por isso? ele começou a ficar assim depois que quebrou a corrente de distribuiçao e foi substituida,porem foi colocadop no ponto certinho e revisado o ponto depois,mas nao acaba a falha,o que faço alguem sabe me dizer?

  58. nicio antonio de almeida disse:

    vela da ignicao pode melhorar o fuciomamento do carro motor zetex 1.6 v

  59. nicio antonio de almeida disse:

    meu carro esta falhado e escort perua mw 16 v motor zetex se fizer uma lipesa nas velas pode resolver. ou nao adianta fazer lipeza nas velas

  60. gol 95 encharcando as velas e nem esta fumando qual seria a causa desse problema. fico grato a quem poder me ajudar valeu

  61. Carlos romeu Alves costa disse:

    O veiculo est´queimando as velas de ignição, chega a derreter o eletrodo, o que poderia causar esse problema., o veiculo é um gol MI a alcool

  62. MAURO LÚCIO PICOLI disse:

    BOM DIA.
    GOSTARIA DE SABER SE PODE SER INSTALADA VELA DE 3 ELETRODOS EM GOL 1995
    MOTOR AP GASOLINA

  63. Antônio Carneiro disse:

    Tenho uma Pálio Adventure 2008/2009 1.8. Mandei para regular motor o trocar as velas semana passada, pois estava “rateando” ou trepidando quando da troca de marchas, mesmo na estrada. Foi feito o procedimento. Ocorre que um dia após retirá-la, a lâmpada da ignição passou a ligar quando atingia 4.000 RPM, com ela parada ou andando, e cortava o motor, seja, limitou o funcionamento a 4000 rpm. Além de tal situação, está sem força e tração, mesmo em 1ª e 2 ª marchas. Na leitura do scanner da defeito de sensor de ignição, que foi trocado, mas o problema continua. Agora, a lâmpada amarela liga em diversas situações, o funcionamento do motor continua limitado a 4000 rpm, totalmente sem força, a ponto de não conseguir subir a rampa da minha garagem em 1ª marcha. Alguma dica ou sugestão?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: