VW Kombi 1.6 Mi / MP9.0 (97/99): Queimando a Bobina de Ignição

Publicado por Rogério Araújo 

Defeito: Esta Kombi 1.6 Mi (MP9.0) foi socorrida na rua por um mecânico que constatou a falta da centelha na bobina de ignição e tendo uma nova e original em mãos, tratou logo de coloca-lá, fazendo assim com que o veículo em questão conseguisse chegar até a oficina, com uma distância de quase 1 Km onde o defeito novamente ocorreu.

Diagnóstico: Ao tomarmos conhecimento do fato, testamos a primeira e a segunda(nova) bobina de ignição: estavam ambas queimadas. Então de posse do diagrama elétrico, iniciamos os testes no sistema de ignição com um multímetro digital:

Terminal 1 da bobina fio preto: havia 12V (+) ao ligar a chave de Ignição (sem dar a partida);

Terminal 2 da bobina fio verde: testamos a continuidade para ver se não estava interrompido o fio. Este vai até o pino 24 da Central de injeção.

Terminal 3 da bobina fio marrom: este fio é o aterramento (-) da bobina.

Os teste no sistema de ignição não apresentaram problemas.

bobina da vw kombi 1.6 queimando direto.Solução: Estando tudo em ordem, enviamos a central para um local especializado em centrais de injeção eletrônica, onde foi detectado o problema na própria central, que foi reparada e devolvida ao veículo. Outra opção lógica, seria trocá-la. Mas o problema realmente foi resolvido!

Nota: Verifiquei uma Kombi de ano 2006 com a mesma pinagem descrita acima, onde a única diferença era que esta 2006 tinha imobilizador. Kombi destes modelos ao queimar a bobina e após colocar outra no lugar o veículo funciona, observe se não esta havendo um rápido aquecimento da peça. Se isto ocorrer confira fiação, estando ok, mande verificar a central.

Tire suas duvidas na seção de comentários do Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Kombi,vw

Comentários

24 Comentários para “VW Kombi 1.6 Mi / MP9.0 (97/99): Queimando a Bobina de Ignição”
  1. olá pessoal,boa noite,muito bom mesmo o explicativo postado por vcs.
    foi de muita utilidade.
    é sempre bom termos estes site com esses questionamentos sobre problemas diversos em ambos os veiculos.
    vcs estão de parabéns.
    muito obg.
    abraços

    • rogerio disse:

      Francisco,olá!
      Nós, do Dicas Mecânicas é que agradecemos à você e à todos os demais leitores, pela atenção que nós é dispensada ao lerem nossos posts.
      Grande abraço.

  2. pablito disse:

    Bom dia eu queria saber porque a bobina do meu logus a cada dois ou ters meses tem que ser substituida pois a mesma queima ( não fucuina) eu já não agento mais o logus 1993 alcool ar;dir;completo AGUARDO URGETNTE RESPOSTA.

  3. Carlos disse:

    Tenho uma Kombi 93 furgão que herdei de meu pai e não troco ela por nada, a mesma estar apresentando o seguinte problema. Ao andar com ela huns 20 kms ela começa a falhar, mas isso só acontece no gás pois quando passo para gasolina ela volta ao normal. Já troquei a bobina, as velas, motor de arranque e nada, olhei fusíveis e estão em perfeito estado, fui em 5 mecânicos inclusive em oficinas especializadas em gás não consigo encontrar o defeito. Gostaria de receber de vc´s uma orientação pois não estou conseguindo resolver esse problema.
    Grato pela atenção
    Carlos

  4. LIMA disse:

    Meu Caro Rogério Araújo
    MEU NOME E LIMA E SOU MECANICO A 30 ANOS, GOSTO MUITO DAS DICAS QUE PESSOAS COMO
    VOCE COLOCAM NA INTERNET FAZENDO COM QUE AQUELAS PESSOAS QUE NÃO TEM UMA CONDIÇÃO FINANCEIRA MELHOR VENHA A TER INFORMAÇOES DESTA NATUREZA , PARABENS
    PELO SEU ESFORSO. SO RETIFICANCANDO UM PARAMETRO EM SUA DICA SOBRE A PINAGEM
    DO SEU ESQUEMA, VC. ESPLICA QUE O FIO (1 ) PRETO DA BOBINA E 12V, POS BEM NO MEU ESQUEMA O O FIO ( 1) E O – NEGATIVO O FIO (2) VAI PARA 24 DO MC E O FIO (3) VAI PARA LINHA
    15 DA CHAVE DE IGNIÇÃO E OS OUTROS DOIS FIOS VÃO PARA BOBINA DE IGNIÇÃO, SENDO ASIM SE EU FOR FAZER UM PONTO APONTO PELO SEU ESQUEMA EU NÃO CHEGAREI A UMA CONCLUÇÃO CORRETA. OK ME PERDOI SE EU ESTIVER ERRADO, NÃO SEI SE SEU ESQUEMA E O CORRETO OU SE O MEU E QUE E O CORRETO.

    OBS: MEU ESQUEMA FOI ADIQUERIDO PELA “CDTM ” (centro de desenvolvimento de tecnologia mecanica ) E É O DA KOMBI 1.6 (97-99) SISTEMA: MOTRONIC MP9.0 MPFS.
    UM ABRAÇO E QUE “DEUES ” TE ABENSOI.

  5. JOSE DANTAS DE SANTANA disse:

    TENHO UM FORD FIESTA 2001 ZETEC ROCAM E ESTAR COM UM PROBLEMA QUE NÃO CONSIGO DESCOBRIR O QUE POSSA SER, É QUE JÁ TROQUEI A BUBUNA DUAS ZEVES EM MENOS DE UMA SEMANA E SEMPRE QUEIMA, O CARRO FICA COM FALHAMENTO. PODE SER A CENTRAL?

    • Rogério Araújo disse:

      José Dantas, olá!
      Com relação à sua pergunta, pode sim ser a unidade de comando a responsável pela queima constante da bobina de ignição. Mas, seria importante conferir a fiação que alimenta esta bobina.

  6. VALTEN SILVIO disse:

    BOM DIA MEUS CAROS AMIGOS, LI A DICA SOBRE A KOMBI ,E NAO PODERIA DEIXAR DE RELATAR QUE JA RESOLVI UM PROBLEMA DESSE ;COLOCAVA A BOBINA NA KOMBI E ELA QUEIMAVA ,TESTANDO O CHICOTE A CENTRAL ESTAVA SEM TERRA FOI SO COLOCA-LO EO PROBLEMA FOI SOLUCIONADO

  7. Diogo disse:

    Boa tarde. Estou com um problemao, ja passei o scanner e nao acusou nada e as velas estao pretas, carbonizadas, porem ja troquei as velas cabos etc….e continuam pretas, o q pode estar causando isso?Obs: na estrada faço entre 13,5 e 14km/litro com o arcondicionado ligado e na cidade faz entre 7 e 8km/litro com o ar desligado. (Gol G3 1.0 16v 2001)

  8. Andre disse:

    Tenho uma kombi 1.6 ano 2000 injecao MP9, viajo regularmente com esse carro p o nivel do mar (litoral Paulista), sempre com funcionamento perfeito, porem precisei utiliza-la em altitude, fui para a cidade de Campos do Jordão SP, subindo a serra, quanto a altitude chega aos 1000 metros, ela tem uma grande perda de potencia, me obrigando a subir a serra em 1 marcha, e assim segue enquanto estou nessa cidade, quando desço a serra ela volta ao normal. Ja fui a concessionaria, passamos o aparelho e nada de errado foi gravado, verifiquei pressão da bomba de combustível e filtros. Voltei a subir a serra de Campos do Jordão, e o problema se repetiu exatamente no mesmo lugar. Não sabemos oque pode estar causando esse problema. Podem me ajudar?
    Obrigado.
    Andre

  9. alexandre disse:

    tenho uma kombi 99/2000 so pega fria ao funcionar 10 minutos.so no tranco

  10. alexandre disse:

    tenho uma kombi 99/2000.refr ar ate 5 dias atras estava funcionando bem.bateu o motor .outro mtor com os mesmos componentes,ficou bom apos 30 mintos ela perdeu a forssa e agora,fria pega na chave apos 5 mintos so pega no tranco a partida esta girando o motor normal,tem centelha normal na bubina e nos cabos de velas mas nao pega na chave

  11. alexandre disse:

    me desculpe esqueci de diser nao sou bom em rastriador peguei um rastreador emprestado de um amigo coloquei na kombi el acusou,avarias n.00537 008.00534 030.00523 030.00519 006.gostaria de saber qual os sensores tem estes numeros vce poderia me ajudar.bom dia

  12. Renato de Souza. disse:

    Boa Noite , Amigos!
    Tenho um APOLO 1.8 GL MOTOR AP. 91, GASOLINA- ELE VIRA NA CHAVE , DEPOIS DE ANDAR ALGUNS QUILOMETROS SE EU DESLIGAR ELE NÃO PEGA … TENHO QUE ESPERAR ALGUNS MINUTOS ( TIPO 30M/40 MIN ) OU ENTÃO EMPURAR JÁ MANDEI BOTAR NO PONTO DE NOVO ,( FIZ PARTE ELETRICA , FIZ MOTOR , EMBREAGEM , FREIO) NESTE PERIODO O CARRO FICOU PARADO SEGUNDO O MECANICO. PERGUNTO PODE SER A BATERIA ? BOBINA? POR FAVOR ME AJUDE , JÁ NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!!!!

    DESDE JÁ AGRADEÇO POR SUA PÁCIENCIA E COLABORAÇÃO ,
    SEM MAIS ,
    Renato de Souza

  13. genelucia de macedo coelho disse:

    Olá!

    Tenho uma kombi 2003, morava em São Paulo e hoje me encontro em uma cidade no Pernambuco onde não tem ninguem que mexe com veículos a injeção.
    Não aguento mas a kombi da problema e tenho que viajar 150km para tentar resolver.
    Ultimamente foi feito cabeçote,trocado ventuinha,suporte do alternador.
    tem um barulho de grilagem insuportável,está fraca perdendo aceleração,aquecendo alguma coisa no motor ,morrendo e engasgando sem força nenhuma até na reta.
    me ajudem por favor !Pelo menos para levar alguma dica para os burros daqui pois só tem curiosos e profissionais como vcs pra mim so na net ou ai ode estão.
    Espero resposta .Não quero ouvir que ja era o meu carro kkkkkkkkkkkkk

  14. leandro disse:

    comprei uma comb 1998/99 ela estar com volante do motor vilabrek com folga isto e normau /obrigad. aquard. resp]

  15. Bom dia

    Tenho uma parati ano 98 1.6 mi.

    O problema dela e que nao funciona uma vela .So fuciona com tres velas andando com dificuldades.
    Ja levei em varios mecanicos eles nao conseguem descobrir o defeito.
    Lembrando que este problema q apareceu apos batida ,no escapamento.
    Sera que esta batida podfe provocar falhas.Ja troquei ate o escpamanto e nao resolveu.

  16. Edson disse:

    Olá boa tarde, tenho uma Kombi 2009 com o seguinte problema.
    Ligo a chave de ingnição pela manhã com o motor frio, ela dá partida normalmente, porém, depois
    de um certo tempo, quando o motor esquenta, a partida já não mais responde. O painel todo
    liga, menos o motor.Já troquei o induzido, fiz toda a manutenção no alternador, troquei um sensor
    que fica embaixo do chamado miolo da chave de ingnição, e mesmo assim o problema não foi
    solucionado, o que voces me aconselham?
    Desde já obrigado.

  17. Fabio machado disse:

    Boa noite!
    tenho uma kombi 99 que esta com um problema, ela fica fraca na maioria do tempo, ja foi testado cabos de vela, velas, distribuidor, valvulas etc…, o estranho é que as vezes ela melhora derrepente, tipo, ta andando derrepente liga um “turbo”, e ela voa, ai segundos depois ela fica fraca de novo, tanto no gas quanto na gasolina, quando esta na gasolina sai um cheiro forte da descarga, conversi com um mecanico sem ele chegar a testar a kombi, ele me disse que pode problema na central de injeção, sera que é isto!

  18. manoel disse:

    gostei muito das dicas parrabens

  19. samuel barbosa disse:

    ola amigos tenho uma Kombi 2003 troquei a fiação da injeção ea bobina esta esquemtamdo o chicote da fiação da bobina estava se eu olando pela outra coloquei igual a atinga menma assim esta equentando,se vcs poder miim ajudar obrigado.

  20. roberval disse:

    ola pessoal bom dia, tenho um palio 99 que derepente parou de funcionar me deixando na rua tive que rebocar, foi reparado que a correia dentada estava boa,verifcou o sensor de velocidade,verificou a bomba de combustiveel boa,como testo as bobinas para ver se estao queimadas. ele da a partida normal mas nao pega o que faço para resolver o poblema me ajudem

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: