Teste Simples para Verificar a Quantidade de Álcool na Gasolina

Publicado por Guilherme Lopes 

Muitos problemas que afetam o bom funcionamento do motor de seu carro estão relacionados com a qualidade do combustível usado por ele e na hora de fazer um diagnostico em um veiculo não se pode ignorar esta informação. Quem nunca ouviu esta frase “Meu carro estava ótimo, foi só abastecer naquele posto que ele começo a falhar”. A Gasolina adulterada pode causar inúmeros problemas no seu carro: falhas, baixo desempenho, consumo excessivo, queima da bomba de combustível, diminuição da vida útil do filtro de combustível, entupimento dos bicos injetores e até mesmo a quebra do motor.

Veja Também:

Você faz manutenção preventiva?

Peças para seu carro. Só na Porta da Esperança…

Velas paralelas?! Tô fora…

gasolina-batizada

São muitas as substancias usadas para “batizar gasolina” e entre elas esta incluso o álcool. No Brasil a Gasolina pode ter uma adição de álcool de no máximo 24% e um volume acima disto já é considerado adulteração. Para verificar se o teor de álcool não esta acima do normal existe um teste muito simples e que vamos explicar passo-a-passo para você:

Teste Para Verificar o Teor de Álcool na Gasolina

teste da gasolina1- Tenha em mãos um recipiente transparente e graduado com no mínimo 500ml, se for uma proveta a visualização fica melhor.

2- Coloque neste recipiente 100ml de gasolina retirados do tanque do carro a ser testado.

3- Adicione a esta gasolina 100ml de agua.

4- Agite bem até que os líquidos se misturem,

5- Deixe o recipiente em repouso sobre um lugar plano e nivelado e aguarde que a gasolina se separe, até apresentar claramente dois fluidos de coloração diferente.

6-Após a separação dos líquidos, vai haver na parte de baixo uma mistura de álcool e agua, meça o volume desta mistura e subtraia  100ml que representa a agua que foi adicionado inicialmente.

O que sobrar após a subtração da agua é a quantidade de álcool que foi adicionada na gasolina testada, lembrando que o valor correto deve ser aproximadamente 24ml, ou seja, 24% dos 100ml de gasolina retirados do tanque.

Veja um exemplo onde este teste foi usado: Uno 1.0 sx gasolina; Buracos na aceleração

Lembrado que este teste funciona quando a desconfiança de que a adulteração foi feita com álcool, pois existem adulterações mais difíceis de serem detectadas feitas com a adição de solventes, para estes caso os testes realizados são mais sofisticados e geralmente realizados em laboratórios especializados.

Já teve problemas com combustível adulterado? Comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Materias

Comentários

7 Comentários para “Teste Simples para Verificar a Quantidade de Álcool na Gasolina”
  1. Alan disse:

    Ola, boa tarde, trabalho em um posto de gasolina em sjc, seu teste está errado, é necessário que adicione à água cloreto de sódio equivalente a 10% (sal de cozinha), após misturar as duas substancias gire a proveta aproximadamente 10 vezes, deixe de repouso por aproximadamente 10 minutos afim das substancias se separarem, logo após a gasolina ficará na parte superior e a mistura de cloreto de sódio e água ficará abaixo, conte quantos meniscos à da solução de cloreto de sódio até a gasolina, logo multiplique por 2 e adicione 1, dai vc saberá exatamente qual é o percentual de álcool em relação a gasolina. Ex. (11×2=22+1=23%)

  2. sergio luis disse:

    Meu gol 2004/2005 1.0 8 valvulas de vez em quando acontece de quando ligar, estando em marcha lenta morre o motor quando o acelador e precionado.

  3. renato soares disse:

    Tenho um UNO WAY 1.0 EVO – 2010/2011 – e ele grila, bate pino, faz um barulho ridículo… é mais ou menos como se eu estivesse
    arrancando o carro na terceira marcha…
    E quando o ar condicionado está ligado o barulho aumenta mais ainda.
    Então fiz várias reclamações na concessionária da FIAT, através do site, através do 0800, e me falaram que é uma característica do carro; que ainda a Fábrica
    não tinha solucionado o problema; e que tal ruído está previsto no manual do veículo.
    Fizeram um teste no meu carro e falaram que não tinham nada prá fazer, com relação
    ao barulho….
    Gostaria de saber se vcs já têm alguma reclamação nesse sentido.
    Abraços, Renato.

  4. fernando cabral disse:

    temos nos deparado com varios problemas destes aqui na minha regiao , alem de alcool em porcentagem alta outros que nao sabemos definir o que sejam .

  5. darlan disse:

    tenho um corolla 2000 1.816v, ele sempre que estava em uma velocidade acima de 100k/h ele falhava,levei para um mecanico ele disse que era as velas eo cabo das velas troquei mais não resolveu, o carro continua sem força, conssumo elevado e falhando bastante na rodovia. aonde posso mexer para resolver esse problema?muito obrigado

  6. Alain disse:

    Boa tarde, Srs. Tenho um uno 1.0 97/98 young, o carro em baixa rotação anda bem, mas ao chegar em 110Km/h acende a luz da injeção e não passa dos 120 Km/h, esse é o unico problema que ele tem em relação ao motor, espero contar com a ajuda dos srs. desde já grato.

  7. tarleis disse:

    tenho uma strada 2003 fire 1.3, e quero melhorar o desempenho do carro, gostaria de saber se posso desviar o respiro do motor da admissao para o ambiente, pois retorna gases aquecidos, fazendo com que o ar se expanda, e o motor vai admitir menos ar?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: