Lâmpadas Xênon Proibidas pelo Contran

Publicado por Guilherme Lopes 

Agora é pra vale!!! As Lâmpadas Xênon estão definitivamente proibidas pelo Contran (conselho Nacional de Transito). A resolução 384 que trata do assunto, foi publicada nesta terça-feira (07/06/2011) no Diário Oficial da União. A alegação para esta proibição é a Segurança.

Leia Também:

Qual o Melhor Alarme Automotivo?

Kit Xenon a preço de banana

farol-com-lampada-xenon

A resolução 384 que proibi o uso de Lâmpadas Xênon, joga um balde de agua fria nos apaixonados por este dispositivo. Segundo o Contran os kits Xênon foram proibidos por motivos de segurança, pois este tipo de lâmpada gera uma iluminação até três vezes maior que as lâmpadas convencionais, podendo assim causar o ofuscamento da visão dos motoristas que estão no sentido contrario o que  em alguns casos pode provocar acidentes.

lampadas-xenon

Segundo o Contran só serão permitidos o uso das Lâmpadas Xênon os veículos que tiverem este dispositivos em seus projetos originais, carros novos que forem lançados com o Kit  também estão liberados, pois os mesmos já passaram por aprovação.

Estes dispositivos chegaram a ser proibidos no ano de 2009, mas foram liberados por uma regulamentação que estabelecia a intensidade da luz emitidas por elas. Mas o que se viu nas ruas foi bem diferente, pois nos mercados paralelos eram lançados a cada dia  lâmpadas mais potentes e as mesmas eram instaladas sem descriminação, ou seja, em qualquer veículos seja preparado ou não para receber as Lâmpadas. Isto acabou despertando a atenção do Contran novamente, que optou pela proibição definitiva.

As lâmpadas xênon que viraram uma febre para os amantes do Tunning agora pode render uma multa de R$ 127,00, além de perder 5 pontos na Carteira de Habilitação. De acordo com o Contran os acessórios conhecidos como “mascaras de farol” também foram proibidos na mesma resolução.

Você tem Lâmpadas Xênon no seu carro? Qual é sua opinião? Comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Noticias

Comentários

26 Comentários para “Lâmpadas Xênon Proibidas pelo Contran”
  1. renatux disse:

    Finalmente isso !
    Não aguentava mais ficar ofuscado por essas malditas lampâdas sem ajuste de foco…

    • dudu disse:

      Realmente, os ilegais ofuscam.Agora me diga, quem quer legalizar seu xenon, dentro da lei e de padroes estabelicidos, agora não podem mais.isso é justo? quem tem xenon legalizado como eu, com lavador de faro re ajuste eletrico de altura do facho, sabe q este farol é muito mais q apenas um item de play boy, mais sim um item de segurança.Quam ja dirigiu um carr c xenon numa rodovia sabe do q estou falando.acho errado o uso indiscriminado do xenon, mais tbm acho errado a proibição de quem quer regularizar.

    • Jeremias disse:

      Se olhar pra ele é obvio que vai cegar. Isso acontece até com o farol legalizado e o normal.
      Tudo pra eles poderem taxar o item, não pela sua segurança.

      Engana-se quem pensa que esta córgia de ladrões preocupa-se com a segurança. Se a segurança fosse sua preocupação iriam pressionar o governo federal para melhorar nossas estradas, as quais tenho certeza que todos conhecem muito bem.

      Vê-se exemplos de tantas coisas a serem mudadas, mas continua-se a mexer em algo inútil.

    • Rafael Mincato disse:

      Não sou contra o uso do Xenon se o farol for bem regulado com o foco bem para baixo.
      O problema é o uso indiscriminado, de 4 e até 6 lâmpadas em um mesmo carro.
      Enquanto o nosso povo só pensar em tirar vantagem um do outro, nunca teremos um país correto, justo e ético.
      Outra coisa que deveriam olhar com mais atenção é sobre carros rebaixados, que ficam atrapalhando o transito. Se quer rebaixar, faça-o, mas ande na mesma velocidade que os outros carros, independente se vai raspar ou estragar a suspenção. Ninguém tem a obrigação de tolerar motoristas que desrespeitam e atrapalham os outros.

    • jackson disse:

      Meuu que merda fizeramm tenho xenon legalizdo dentro dos padrão da leii que merda é essa de proibir porque eles não vão axar mais o que fazer . isso é coisa das montadora que vão montar carros com xenon de fabrica e vao cobrar 10 vezes do valor original do kit xenon =\

  2. ronaldo disse:

    as lampadas super brancas tambem sao proibidas pois tenho em meu carro gol gts uma 50/60w

    • Guilherme Lopes disse:

      Não. Esta resolução 384 trata somente de lampadas xenon, as lampadas super brancas ainda não foram proibidas. Mas ja ha casos de autuação no uso de lampadas 100/90w, pois elas são de uso off-Road (fora de estrada) e por terem uma intensidade de luz bem maior que as lampadas de 60/55w.

  3. Walter disse:

    Acabei de colocar duas lampadas super brancas na minha moto (hornet) de 6000 w. 50/60
    também é proibido? ou posso viajar sem problemas. Agora estou em dúvidas se volto a antiga
    ou levo na mala para torcar se me pararem. Obrigado

    • Guilherme Lopes disse:

      Walter,
      não sei se ilegalidade nisto, mas as lampadas para motor são de 35/35w e tenho um amigo que foi multado por esta usando uma de 60/55w, mas não sei se foi por pura implicancia do guarda de transito ou se isto é realmente proibido.

    • walter disse:

      povo tenho um voyage ano 90, e coloquei lampada super branca no farol e no farol de milha , e ainda nao ilumina muito bem diz ai que que custa liberar o xenon , pois tem muita gente usando ja muita gente mesmo….

    • adriano disse:

      cara fika tranquilo que as lampadas super brancas ainda nao sao proibidas e sua moto tem a potencia da minha que é de 55/60 entao nao ha ilegalidade nisso

  4. marinho neto disse:

    Tenho um novo uno 2010, gostaria de saber qual é a “maior” lampada q posso instalar neste carro e dentro da legalidade. Sempre viajo a noite e não acho tão boa como a q veio (original) no meu palio 2004!! (até hoje em uso)

    Favor enviar tb para o e mail as respostas
    marinho_neto@supercabo.com.br

  5. Deivid Passos disse:

    Acho uma grande palhaçada!!!! Pois os faróis bem regulado não atrapalha nada, os faróis com lampada normais desregulado atrapalha igual um farol alto ou com Xenon desregulado, qual a diferença dos originais de fabrica a regulagem??? mas um motivo para a grande fabrica de dinheiro.

  6. Jurandir Silva disse:

    Com relação a proibição da lâmpada de xénon do farol tudo bem, porém eu havia trocado somente a lâmpada branca da lanterna do farol para cor azul (similar cor xénon) , muitos amigos disse que eu não poderia usar a lampadinha azul na lanterna do farol, na dúvida voltei para a lâmpada branca mas a dúvida permanece pode ou não pode?

  7. Alan disse:

    tenho no meu carro, no milha e no farol baixo xenon, e no auto luz branca e nao vou tirar p… nenhuma, ta proibindo tudo nessa merda.

  8. thiago disse:

    Eu tenho um audi,com luz de xenon no farol de milha, em cima e luz branca.eu vo tira antes de toma multa de 127 reais e nen perde 5 pontos na habilitação

  9. Otilio disse:

    NA IDADE MÉDIA O BANHO TAMBÉM FOI PROIBIDO NA ESPANHA POIS FAZIA AS PESSOAS PEGAREM PNEUMONIA.

    UMA PENA EM PLENO SÉCULO 21 AO INVÉS DE LEGALIZARMOS COM C.R.I.T.E.R.I.O.S SIMPLESMENTE PROIBIMOS.

    SINAL DE QUE O CONTRAN É UM ÓRGÃO INÚTIL QUANDO O ASSUNTO É NORMATIZAÇÃO, HÁ MUITO O CONTRÁN PROVA SUA INCOMPETÊNCIA INDO CONTRA TUDO O QUE É DECIDIDO NO MUNDO PELOS ORGAOS REGULAMENTADORES SÉRIOS.

    SE É PARA PROIBIR PURA E SIMPLESMENTE, SE SÓ É PARA USAR O QUEM VEM DE FÁBRICA NAO PRECISAMOS DE ÓRGÃOS REGULAMENTADORES.

    SOU A FAVOR DA EXTINÇÃO DESSE ELEFANTE BRANCO E INÚTIL QUE É O CONTRAN.

    EM TODO MUNDO ACESSÓRIOS E EQUIPAMENTOS APROVADOS POR ÓRGÃO DE PESO E MEDIDAS E POR ENGENHEIROS PODEM SER USADOS NOS VEÍCULOS SE A INTENÇÃO É FAZER UM UPGRADE CRITERIOSO, MENOS NO BRASIL.

    EM CONTRAPARTIDA O CONTRAN APROVOU RAPIDAMENTE O KIT DE PRIMEIRO SOCORROS E O EXTINTOR DE 5 ANOS, PARA MIM O MERCANTILISMO E O IMEDIATISMO SÃO VISÍVEIS.

    EXTINÇÃO DO CONTRAN JÁ, QUE VENHA UM ÓRGÃO INSENTO, TÉCNICO E ÚTIL PARA A SOCIEDADE.

  10. adriano disse:

    gente eu tambem achei um absurdo do contran proibir as xenos. voçes que tem o item ja percebeu que ele bem ajustado é bem mais eficiente que a lampada de halogenio?
    a verdade disso tudo que os fabricantes nacionais de lampadas estao ficando procupados por que a xenon alem de dar um visual legal no seu auto ou moto estava ficando mais barato acada tempo que passa. tanto faz halogenio ou xenon com um mal ajuste pode causar ofuscamento. o contran devia regulamentar e fiscalizar e determinar para cada veiculo um limite de medida kelvin para cada um automovel e motos e se passar da medida pagasse a alteraçao de sua potencia kelvin exemplo : moto 6000k se passar 8000k 25 reais, carro 8000k se passar 10000k 35 reais eu sei que quem gosta do item nao ia doer isso é só um exemplo e dos valores tambem me desculpe se ofendi alguem só quiz dexar claro que se tivesse trabalhando no contran ia votar para a regulamentaçao segura valew fui!!!

  11. Daniel diipak disse:

    Parabéns para o povo brasileiro é isso que merecem, pois esquecem de cobrar ou de conhecer em quem votam. não tem conscientização de zelo ao próximo no transito.
    mas não se preocupe, vocês verão muito xenon nos carros dos ricos ou em filmes. kkkkk…
    e não fiquem bravos comigo, eu disse alguma mentira?
    só lamento por nós que tínhamos este equipamento de segurança de forma correta e tivemos que tirar(eu ainda não tirei todos,rsrs).

  12. João disse:

    Tem algumas dessas lâmpas não sei se são meidi im Paraguay, ou mau reguladas deixa que vem no sentido contrário totalmente cego, principalmente na rodovias vicinais onde não tem entre as faixas de rolagem por canteiros!!!

  13. Will1aM disse:

    Ainda não tirei do meu corsa e nem vou tirar, não acho que atrapalha ninguém, agora é logico que se a pessoa que vem em sentido contrario olhar direto para o farol do meu carro vai ficar cego.

    Se fosse o Xenon que matasse nas estrada poderia tirar o que tem no meu carro, mais a muito mais coisa importantes a ser feita e ninguém faz nada…

  14. almir disse:

    o que pode observar,todos tem o mesmo problema com veículos que trafegam no sentido contrario ao nosso.Isto aconteceu comigo e resolvi reclamar,mandei um EMAIL para o CONTRAN.Fico feliz que autoridades competentes ainda se preocupam com a segurança de seus demais.Grato a todos que trabalham no CONTRAN e para aqueles que se sentirem como eu,RECLAME,pois ainda temos bons profissionais nesse nosso BRASIL.abraços a todos…..
    OBS.:toda e qualquer adaptação mecânica,elétrica ou eletrônica em automóveis,vem agregada de projeto e pesquisa,testes e outros fatores que,somente profissionais competes em cada area pode definir a qualidade do produto e sua funcionalidade correta.

  15. kaduuko disse:

    bom acho uma besteira esse negocio que o xenom cega,porque o que ofusca sim e a regulagem nao a lampada ,tanto faz xenom ou lampada normal se desrregulado vai ofuscar ,independente do tom de luz . se a pessoa coloca uma iluminacao no carro e para melhor visualizar os buracos que tem na pista , iso e mais uma forma de tirar dinheiro do povo , se com ela ou sem ela eles mutam,porque so com luz vigia nao se pode andar mais no crepusculo, ja fui multado com lanetrnas e milhas acessos por falta do farol baixo estar deligado , agora com ele ligado tambem multam o melhor e pagar as taxas do carro e andar a pe e isso que nos resta.

  16. júnior disse:

    Acho uma puta da sacanagem proibir o uso das lâmpadas de xenônio se é para proibir então que valesse para todos pois tiram dos pobres e deixam os ricos usarem o problema é que a xenon caiu no gosto do povo e esse bando de politicos corruptos arrumaram uma forma de só os ricos usarem é sempre assim fiquem felizem por essas bostas que vocês votaram mas como o amigo ai em cima disse fiquem felizes pois vocês vão continuar vendo as xenon nos filmes e nos carros de bacana a sim já ia esquecendo no meu celtinha tambem de tem na media, alta e milha que se dane não vo tirar…………

  17. emerson disse:

    É só dirigir ou pilotar com Xenon e sem o Xenon e verás a diferença entre ambas não há nem comparação é mais que um item estético , por isso que eu quebrei as regras e instalei logo 8.000k nas milhas e nos faróis do fox e também na minha tenere.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: