Fiat Palio, Palio Weekend, Brava 1.6 16V: Partida do motor muito longa

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Fiat Palio 1.6 16V (Dica valida para toda linha FIAT 1.6 16V) estava com uma partida muito demorada, principalmente quando o carro ficava um período de mais de 30 minutos desligado.

motor-palio-16v

CAUSA: Por já ter conhecimento de vários problemas como este na linha 1.6 16V da Fiat, nós decidimos iniciar o diagnostico com os testes de pressão, vazão e estanqueidade da bomba de combustível. Ao ligarmos o motor foi obtido uma pressão e vazão normal (pressão 3 bar e vazão acima de 700 ml/minuto), o que já era esperado pois o funcionamento do motor após ligado não apresentava nenhuma anomalia. Após desligarmos o motor notamos que a pressão na linha de combustível que deveria permanecer acima de 2 bar caiu rapidamente para 0 bar o que não é normal.

Ao analisarmos superficialmente toda linha de combustível (bomba de combustível,filtro, regulador de pressão,  canos e mangueiras, flauta, bicos injetores) não vimos nenhum problema, mas ao retirarmos a flauta para uma analise das peças que à compõe, vimos que o tubo de retorno (imagem a Baixo) que fica na parte interna da flauta estava trincado, causando a perca de pressão da linha de combustível quando a bomba era desligada.tubo-retorno

Tubo de retorno: fica na parte interna da Galeria de Bicos Injetores (flauta)

Esta queda na pressão provocava a demora na partida, pois quando se acionava o motor a bomba de combustível tinha que encher toda a linha de combustível até o mesmo chegar aos bicos injetores.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do Tubo e após novos testes foi observado que pressão agora se mantinha acima de 2bar com o motor desligado, solucionando o problema.

Este defeito é muito comum e geralmente ele é causado por um manuseio incorreto da flauta, seja na troca do regulador ou no aperto excessivo das conexões onde vão as mangueiras de combustível. Como este tubo de retorno é muito frágil, qualquer vacilo na hora de executar um serviço como os citados a cima pode provocar a trinca da peça, prejudicando a partida do motor que precisa de uma pressão inicial na linha de combustível para que o funcionamento seja facilitado.

Já teve algum problema como este? Comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Brava,fiat,palio,Palio Week

Comentários

169 Comentários para “Fiat Palio, Palio Weekend, Brava 1.6 16V: Partida do motor muito longa”
  1. Boa noite! Tenho um Palio Weekend 1.6 16 98/99. Quando o motor do carro está frio, a partida acontece imediatamente, portanto não é bateria. Quando o motor esquenta, a partida fica pesada, como se a bateria tivesse arriada. Motor de arranque? Ou algo relacionado ao motor do veículo?

    • Juliano disse:

      ..bom,o mais provável é induzido do arranque !!!mas tbm,é preciso verifikar outras coisas

    • deivid disse:

      quando acontecer o problema da partida ficar pesada, com um multimetro na escala de resistencia, messa entre o borne negativo e o motor de partida, a resistencia não deve ultrapassar 5ohms… caso acontecer, vc tem um problema de cabos… a melhor forma de resolve, é pegar um fio de 2,5milimetros, ligar do borne negativo da bateria ate o parafuso do motor de arranque… nesse caso vc eliminara a r esistencia que existe no aterramento do seu motor de arranque..

    • Ariel Nhouncance Daltrini disse:

      Pessoal, uma dica simples e funcional….
      Tenho um palinho 1.6 16v 97 e tinha o mesmo problema….
      seguinte, um super mecanico me deu a dica, tirar o sensor de termostato do motor, fica ao lado direito do motor quando vc olha ele de cima de frente pro capo, ele tem um conector, seu carro nao liga, vai la na frente, desconecta ele, gira a chave e pronto, ligou, so ir na loja de pecas e trocar ele, custa uns 40 conto, resolveu meu problema, mas ai vai um aviso, tem validade, troquei 1 ano depois de novo, hehehehhee….

      obs. nao andar com o termostato desligado, desconecte, ligue o motor e vai la na frente e conecta de novo, hehehehhee…

      Abraco, espero ser util!!!

    • Franklin disse:

      Estava com problema de superaquecimento em engarrafamentos, após mt pesquisa
      em foruns resolvi trocar o resistor (0,30h) que fica ao lado da ventoinha do radiador e resolveu o problema do superaquecimento e a partida ficou normal mesmo com o motor quente.

    • luis carlos disse:

      ola, tenho um palio 1.6 16v com o mesmo problema que o seu!! e a causa mais provavel e falta de aterramento no mor!! ja levei para verificaçao e foi contactado esse defeito! e tens que contar que o venturina do motor tconsome bastante energia, espere ale paar de funcionar ai sim de a parda!!

    • eduardo disse:

      tive este problema e resolvi da seguinte forma, retirei o motor de arranque dei uma reforçada nos cabos dei uma limpeza nele com óleo diesel só por fora nem abri ele e antes de colocar fiz uma limpeza também no local onde ele é parafusado estava cheio de óleo grudado coloquei no lugar e não apresentou mais o problema.

    • fernando disse:

      falta de aterramento

  2. Marcio disse:

    Já tive um problema semelhante.
    Mas não era o tubo de retorna na flauta, foi o tubo dentro do conjunto da bomba, ou seja, quando dava´se partida no caro a bomba funcionava e não levantava a pressão porque a mangueira interna estava tricada e a gavolina não ia para os bicos com pressão.
    Trocada a mangueira, o problema foi resolvido.

  3. tirolli disse:

    tenho palio1.6 16v 97 ja fiz o motor completo ,com troca do cabecote, todas as pecas interna, o motore de arranque, so o o filhodap………………… nao pega quando esquenta ? ja troquei os terminais de bateria , a propria duas vezes,arranque, nao mais o que faco . sera que tem solucao por favor me ajude.

    • marcelo disse:

      verifique o sistema de arrefecimento tive um problema assim e era o radiador que estava entopido

    • Reinaldo disse:

      cara esse motor de partido do palio é foda mesmo, mas tem uma solução que vc vai ficar despreocupado, faça uma troca por um motor de partida completo por um motor completo BOSH, não vai dar no seu carro existe uma adptação que ele fica perfeito e vai acabar com esse problema de quando esquentar não pegar.

    • André Palazzo disse:

      Boa noite . Tenho um palio 1.6 16v e já tive esse problema é só você fazer o motor de partida. Que volta a pegar mesmo quando quente.
      Agora estou tendo um outro problema o motor do carro não segura ligado é preciso ficar sempre acelerando e as vezes aparece no canto esquerdo do painel uma especie de injeção o que será q pode ser? Se alguém souber por favor me ajude..

      • Victor Jesus disse:

        Se o carro tiver GNV, é normal aparecer aceso a luz de injeção depois de um tempo, e também pode responder sua dúvida, se possuindo o GNV, pode ser o variador de combustível do gás (vá a uma convertedora de combustível – preferencial na mesma onde foi feito o serviço do seu veículo). Mas se não tiver GNV, procure um mecânico que entenda de injeção, pois pode estar havendo um algum problema no módulo de injeção ou TBII. Se o motor estiver trabalhando redondo, descarte suas dúvidas quanto a velas e cabos. Espero ter ajudado.

      • InmCarvalho disse:

        O meu palio weekend 1.6 8v estava com mesmo problema, ligava , depois de um tempinho aparecia no painel uma luz vermelha do bico injetor, tive que apenas trocar uma mangueirinha fininha que manda gasolina pro motor, ela estava ressecada, e as vezes vazava por ela.

      • Cleiton disse:

        Sensor de fase quebrado …!!

    • fernando disse:

      falta de aterramento, verifique o fio de aterramento que vai até o motor.

  4. geuzinilton disse:

    como fazer para colocar o comando de valvulas e o motor no ponto [ palio weekend 1.6 16 valvula 98 ]

    • camilo de lelis matos disse:

      olha GEUZINILTON,para acertar o ponto do motor 1.6 16V,é imprescindível ter as ferramentas apropriadas para executar o serviço,e além disso ter um bom conhecimento sobre a sincronização desse motor,caso contrário mesmo com as ferramentas ele não fica 100%. qualquer dúvida sou mecânico. camilodelelismatos@hotmail.com

      • thonilho disse:

        fiz o motor do ecoesport e na hora de botar para funcionar ele nao funcionou nao pegou
        nem a pal pois estava tudo certo mais ele nao pegou, e agora o que e que eu faço?

      • griga disse:

        fiz o motor de um ecoesport e ele nao quiz pegar
        mudei os cabos de velas mais nada deu certo
        e agora o que e que eu faço por favor mim ajudem .

  5. rogerio disse:

    palio 1.6 16v passei um pedaço com esse motor cuidado apos fazer o cabeçote venho um outro defeito motor de arranque foi feito tres vezes so depois que colocou novo da bosch do marea acabou graça a deus o motor vira muito pesado so colocando um motor de arranque com mais força deu certo.

  6. CLEBER disse:

    BOA NOITE! ESTOU COM SIENA 1.6 16V FOI FEITO RETIFICA DO CABEÇOTE MONTEI O MESMO COM TODOS OS DETALHES. ESTA NO PONTO CORRETO TEM COMBUSTIVEL TEM SENTELHAMENTO NOS CABOS DE VELAS MAS ELE SO ESTOURA NAO COLETOR DE ADMISSAO COMO SE ESTIVESSE COM CABOS TROCADOS. PODE SER DEFEITO ELETRICO?

  7. Juliano disse:

    ..Olá galera do dicas mecânicas…eu peguei um pálio weekend com o mesmo problema,porém o carro não subia giro.Feita as analises no sistema de combustivel percebi que havia uma abraçadeira na mangueira de retorno de.Quando vc soltava a abraçadeira o carro quase morria e não subia giro,quando apertava a mangueira o carro normalizava.Retirei o regulador de pressão e constei que já haviam trocado o mesmo,mas quando tirado o regulador percebi a flauta rachada bem no pé do regulador…trocado a flauta resolvido o problema.

  8. Douglas disse:

    Oi , tenho uma palio wekend preta ano 1998 , e hontem aconteçeo uma coisa que fiquei muito preucupado antes de levar no mecanico queria saber oque -ppode ser isso hontem estava andando com ele na rua mais ae acontçeo que feis um barulho estranho no motor como de alguma coisa quebrando ae parei o carro e vi que o motor fico penço para o lado direito do carro e ficou um barulhao ae quando olhei em baicho do carro tinha um peça grande fica perto do filtro de oleo que deceu , sabi veio pra baicho , queria saber oque poder ter aconteçido , espero que nao seja nada serio , por favor me rESPONDA

  9. cristina de oliveira disse:

    oi…eu tenho palio weenkend 1.6 16v: 2002 ele está com problema na partida ele não pega na primeira vez, as vez na segunda, só depois de muita aceleração que ele pega, e quando esquenta si desligar não pega mais levei na concessionaria e foi trocado o motor de arranque, eles diz que na primeira partida do carro do dia tem k so girar a chave por 3 vezes depois dar a partida, queria saber se isso e normal me responda por favor porque e a primeira vez q eu tenho um carro da fiat, sei k faz um mês k peguei o carro e ele ja voltou pra concessionaria tres vezes com esse problema
    espero resposta obrigada

  10. Fabrizio disse:

    Boa Tarde!!! eu tenho uma palio weenkend Adventure 1.6 16v 2002 e ela quando fica horas sem ligar começa o problema, ela dá partida mas o motor não funciona parece q corta combustivel tipo assim.
    Depois d varias tentativas ela afoga e depois d um tempo volto ao tentar ligar e ela até pega fica uns
    5,6 segundos e morre. e depois de 7,8 tentativas de partida o motor funciona legal com mó cheirão de gasolina…oque pode ser ? Me ajude.. obrigado

    • rodrigo disse:

      pode ser a bomba de combustivel que não esta enchedo o sistema, quando gira a chave até a metade espere a bomba parar de trabalha, é um barulho tipo o esguinche de agua ligado, quando ele para vc gira o resto da chave, então se não ligar pode ser a bomba de combustivel mesmo.

    • Fabio W disse:

      Abraço a todos e Obrigado pelo acrecimo preciosicimos sobre mecanica Meu carro é um Linea mais como achei aqui por acaso GOSTEI . E vou tentar dar uma dica simples . Muitos tiverão carros carburados que até fazia uma grande diferênça em acelerar o carro na sua PARTIDA. A vida corrida do Dia a Dia nois entranha e as veses não temos tempo para ligar o carro . Carro com Injeção tem seu tempo sua velocidade. E simples Vire a Chave do carro até acender o painel Ai você ESPERA por 5 SEGUNDOS e depois vire a chave para a sua partida * Todas As Veses* D tempo para ele se atualizar a clima temperatura e se for flex ao tipo de combustivel OK . Já casos da pessoa não saber ligar o carro e ficar com ele ruim o dia Inteiro ruim ,não soube ligalo nenhuma das vezes .
      ***** Na Vida Tudo Tem Seu Tempo . abraços

    • marcos... disse:

      bomba de gasolia ou regulador de pressao ki fica na ponta da flauta!

  11. Marcos Ranquine disse:

    Meu motor está com barulho de tucho batendo, como posso resolve-lo, e o carro está um pouco acelerado mesmo quando parado?

    • Cleiton disse:

      Mande por um Bardhal ou SPa que resolve ,quanto a marcha lenta alta eh so verificar la no pe do cabo do acelerador la no motor e por a regulagem no começo ,o motor regulará sozinho !!

  12. paulo roberto disse:

    Meu siena stile 1.6 16 v está com o mesmo problema, funciona normal até notei falhando um pouco, só que se desligar, custa muito a pegar, às vezes demora mais de 15 minutos a ligar novamente.
    Foi feita a limpeza dos bicos, trocada do tubo de retorno dentro da flauta, regulador de pressão de combustível, filtros de ar e gasolina, funcionou 2 dias e voltou a dar o problema.Se desligar não volta a funcionar. Voltou para a oficina.
    Agora o mecânico tá dizendo que tem q trocar a flauta TODA ! já ví que não vai conseguir achar o defeito.
    Se alguem tiver alguma dica AGRADEÇO MUITO !

    • OLÁ
      Tenho uma palio weekend stile 1997 1.6 16 valvulas
      quando estou andando com luz acesa ou som ligado se desligar ai não pega, da a impressão que a bateria arriou, tem que esperar o motor esfriar uns 20 minutos ai ela pega normal, se estiver com o motor desligado posso ficar com o som ligado a vontade que ligou pega na hora.

  13. Luis Rogério disse:

    amigos tenho uma duvida comprei uma palio weekend 1.6 16 v ela pega mas quando engata e vai sair morre , ai tem que dar partida e ficar acelerando e parece que vai morrer mais sai ,só que dai a marcha lenta parece que fica alterada por alguns minutos isso é normal?

    • JOAO disse:

      OLA EU TAVA COM O MEMSO PROBLEMA NO MEU BRAVA, CHEQUEI OS BICOS, TAVA UM TRAVADO E OUTRO COM 20% A MAIS DE INJEÇÃO, SUBSTITUI OS DOIS, ANTES TINHA UM PROBLEMA DE FICAR TREMENDO EM MARCHA LENTA ACHEI QUE COM TROACA DOS BICOS TUDO EQUALIZARIA MAS CONTINUA TREMENDO E MORRE DE VEZ EM QUANDO QUANDO PEGA TRÂNSITO PESADO, É IRRITANTE, ALGUMA SOLUÇÃO? ALÉM DE TACAR FOGO

  14. JULINE disse:

    Tenho uma Strada 1.6 16v 2002, ligo a chave e funciono o carro + ao acelerar ele para, o que pode ser? Por favor me respondam. Desde ja obrigada.

  15. Sérgio disse:

    Boa tarde, tenho um palio 97 ed, e todo dia de manha é uma briga para faze-lo pegar, dou a partida e depois de muito tentar ele funciona, as vezes o motor de arranque até para de funcionar tendo que deixa-lo descansar por uns minutos, o que pode ser?

    Agradeço desde já.

    Sérgio

  16. edson viana disse:

    tenho um palio weekend 1.6 16 estou com problema quando ele esquenta não pega ja troquei enduzido bateria radiador ja não sei mais o que fasso me ajude. obrigado

  17. ALLYSON disse:

    Olá! tenho uma brava 1.6, o problema é o seguinte::: quando o carro está com o ar ligado e a temperatura externa está abaixo de 36º o motor não aquece, mas quando passa disso a temperatura sobe, notei tbm que o segundo estágio do ventilador não é acionado em momento algum do funcionamento do ar, tive um problema de aquecimento e troquei o relé da ventuinha, mas não sei se do segundo estágio é separado, se alguém souber onde ele fica, eu gostaria de troca-lo de repente pode ser este o problema.

    desde já muito grato pela ajuda

  18. Jorge Freitas disse:

    Ola,
    Estou com um problema no meu brava 1.6 16v 99/00:

    A luz de indicação de pressão de óleo ( bombinha com uma gota na ponta na cor vermelha) fica acendendo, mas o curioso é q não acende direto, ela fica como se estivesse com mal contato, bem fraquinha e piscandinho bem rápido, oq pode ser?

    Eu tenho um problema grave com mecânicos, eles sempre erram nos sintomas do carro, um ex: meu carro paro de pegar do nada, falei com o mecânico, veio a minha casa e diagnostico bomba de combustivel, ignição, velas cabos de velas e módulo, “porra”? Eu perguntei, mas tudo isso?
    Ele respondeu: “claro esses carros são muito complicados”, enfim, eu mesmo em um fim de semana fuçando na net descobri o problema, a trava/botão de segurança da bomba por algum motivo aciono, apertei o botão e vualaaaa, eis q o carro funcionou perfeitamente, agora essa maldita luz piscandinho, se eu for no mecânica é bem capaz de dizerem q o motor fundiu, kkkkkkkkk

    Nada contra mecânicos, mas não tenho bons antecedentes, enfim ajudem aí por favor…

    Obrigado desde já

    • digão disse:

      olá tudo bem a todos vou falar de um motor de pessima qualidade q e motor 1.6 16v palio w ano 98/99 q nao bom o nosso colega massiel fala bem entra na justiça contra a fiat q fica fabricando motor 1.6 16v no mercado brasileiro e os legos ficam comprando esse carro ai no começo e tudo maravilha quero ver da qui uns dez ano vai lá vende né?

  19. ELIETE REIS-SALVADOR-BA disse:

    fui subir uma ladeira na 2ª, não foi, tive que descer de ré, qual foi o problema?
    eu teria que engatar a 3ª marcha ou o palio 2000, 1.0, não tem força suficiente pra subir determinadas ladeiras?
    estou aguardando resposta.

    • renato disse:

      ELIETE,passei pelo mesmo poblema. O meu carro é um pálio 1.0 8v 2001,gnv,gasolina.
      Sendo que eu tinha pego o carro há poucos dias. Mas as informações obtidas é que pode ser
      pela quilometragem rodada,teria que fazer retífica do motor. Não é só na subida não tem arrancada
      ele cai a força. Tem também o enclinamento e o peso do carro.
      Eu tenho feito o seguinte quando não tem outro jeito pra não subir coloco velocidade ou subo em primeira.
      Espero que tenha ajudado.

  20. Welington disse:

    Boa tarde!! Tenho um palio 96 16 V. e a braçadeira da mangueira do retorno da gasolina trincou. Vc sabe onde posso encontrar? Liguei para autorizada e eles disseram que não tem mais. Como como arrumar?

  21. venancio disse:

    tenho um siena troquei todos os snseres e carro continuo aquecendor

  22. JOAO disse:

    OLA TENHO UM BRAVA 00/01 SX 1.6 16V DESDE 2006 4 ANOS, O MOTOR DEMORA PEGAR PELA MANHÃ OU QUANDO ESTA DESLIGADO AO ALGUM TEMPO MESMO QUENTE, TENHO QUE DAR UMAS TRES OU QUATRO PARTIDAS, OUTRO PROLEMA É QUE EM PONTO MORTO O CARRO TREME A ROTAÇÃO FICA EM 800 E 900RPM, É COMUM ISSO? RECENTEMENTE ELE FICA MORRENDO APÓS ALGUMA PARADA NO TRNÂNSITO, É O QUE ME DEIXA MAIS IRRITADO E INSEGURO, JA TROQUEI TUDO QUE IMAGINAR, SONDA LÂMBIDA, SENSOR MAP, VELAS, CABOS, SENSOR DE MARCHA LENTA, DISTRIBUIDOR, REGULADOR DE VOLTAGEM, CHEQUEI O PONTO, ALTERNADOR, CORREIA TODAS, JA GASTEI UNS 5000,00 EM PEÇAS ESTE ANO E AGORA ESSE PINTO NÃO PASSA NA CONTROLAR.

    • Fernando disse:

      Tem certeza que o ponto do motor está correto ?. Pois a maioria dos mecânicos não possuem ferramentas adequadas para este motor como o fasador de comando, muito difícil eles acertarem o ponto pms corretamente sem a ferramenta com relógio comparador…sei lá , me mande um email… fcs905@gmail.com

  23. JOEL disse:

    olá… tenho um palio97 1.6 16v e tenho dificuldade de dar partida quando esquenta… já verifique que quando isso ocorre a bomba de combustível não é alimentada (zero)Volt.
    Já troque o comutador da ignição, ficou bom por 2 dias. Já troquei a bobina, e os terminais da bateria, ficou bom por 2 dia.
    a resistência do negativo da bateria 0,3 ohm. Já passei scanner , tudo ok. Troquei a bateria melhorou um pouco ,mas não resolveu. Troquei o negativo bateria sem sucesso.

    quando está frio a bomba de comb pressurizar normal e a partida e normal.
    aguardo dicas……… grato.

  24. JOEL disse:

    olá… tenho um palio97 1.6 16v e tenho dificuldade de dar partida quando esquenta… já verifique que quando isso ocorre a bomba de combustível não é alimentada (zero)Volt.
    Já troque o comutador da ignição, ficou bom por 2 dias. Já troquei a bobina, e os terminais da bateria, ficou bom por 2 dias.
    a resistência do negativo da bateria 0,3 ohm. Já passei scanner , tudo ok. Troquei a bateria melhorou um pouco ,mas não resolveu. Troquei o negativo bateria sem sucesso.

    quando está frio a bomba de comb pressuriza normal e a partida é normal.
    aguardo dicas……… grato.

  25. edvaldo rodrigues disse:

    meu brava 1.6 16v ano oo/01,quando ligo o carro pela manha ele fica falhando e tremendo, mas o rpm fica em 800 giros normal nao oscila,e olha que o motor foi feito inteiro com peças originais fiat,ele esta agora com 800 km depois de fito o motor, o k sera essa tremedeira e depois que esquenta fica normal,me ajudem.

    • anderson disse:

      tou com uma brava 1.6 16v de um problema derepente ozilando e falta de aceleramentos tipo eceso de combustivel ja testei bomba tps bobina bicos regulador de pressao map agora restou modulo e sensor de rotacao pode ser lgumas desta falta

  26. cidnei paranhos silva disse:

    o problema do meu carro fiat palio 1.6 16 valvula 1996 , quando ligo o mesmo na gasolina ele fica variando a aceleraçao ,ela aumenta e diminui . mais quando eu passo para o gas , no começo esta tudo bem fuciona uma maravilha mais quando o carro passa um tempo ligado acende uma luz vermelha no painel com se fosse um desenho de uma bomba e o carro começa a perde a foça , então eu desligo o mesmo e ligo novamente e elel volta ao normal , muitas veses faço o mesmo prosseso em coso ele ate morre ,mais quado eu o ligo novamente ele volta ao normau depois começa tudo de novo.

  27. ola,tenho um uno mille 2004 que para voce fazer pegar só acelerandu-o e a marcha lenta é muito baixa que o carro não consegue ficar muitos segundos ligados,quando eu deixo a lenta alta pizando no acelerador e logo desligo,depois não preciso acelerar para ele pegar,já troquei atté o corpo de borboleta.me ajudem

  28. Daniel disse:

    olá , tenho um palio 97/98 1.6 16v , sempre tive problema com o alternador resolvi comprar outro alternador coloquei o do brava 105 amp da boch quando retirei o carro do alto eletrico estava normal carregando 13.8 V liguei meus xenom e o som e o ar caiu para 13.4v ate tudo ok fiquei muito feliz , mais quando cheugei em casa que fui medir denovo estava em 12.1v fiquei louco desliguei o carro depois de umas 2 horas quando o carro esfriou tornei ligar denovo e estava medindo os 13.8v deixei o multimetro ligado e aos poucos quando o carro estava esquentando a tensão vai caindo ate chegar em 11.5V nao aguento mais ja gastei 500 reais e nao resolvi nada alguem pode me ajudar . Grato Daniel

  29. cleiton disse:

    Boa tarde!

    Tenho um palio ed 98 1.0 8v e recentemente tive um problema de aquecimento, devido a este problema fiz a troca do cabeçote, porém começou a aprensentar o seguinte problema:
    quando o carro esta frio ele parte normal, mas não queima o 1º cilindro fazendo com que o motor fique rateando, mas quando o motor aquece o cilindro funciona porém quando desligo e tento liga-lo novamente ele demora muito tempo pra partir e muitas das vezes só parte se estiver pisando no acelerador. O mecanico disse que era tucho estrangulado, sendo assim levei o carro pra retifica que me vendeu o cabeçote, lá foram regulados os tuchos e o problema continua o mesmo, e agora o eles disseram que o problemba é anel de segmento e que teria que fazer retifica da parte de baixo do motor. E agora o que realmente pode estar acontecendo com o meu carro?

  30. renanrenan disse:

    ola pessoas, tenho uma strada 1.6 16 v 99 ta com um problema serio, quado esquenta ela nao pega ja troquei motor de aranque cabo de velas as velas comutador codigo da chave um monte de coisas por favor me ajudemmmmmm???????????????????????????

  31. renan disse:

    Tenho uma strada 99 1.616v ,tam um problema de q quando esquenta nao pega ja gastei uns 900reaIS NAO AQUENTO MAIS ja troquei comutador cabos de vela as velas codigo da chave baterias me ajudem GENTE POR FAVORRR

  32. hugo niteroi disse:

    tenho um palio wekeend 1.6 16v que e um horror ja fiz de tudo no carro quase me levou a falencia tenho um problema cronico de partida ,frio ele e uma beleza pega que o arranque chega a gritar mas quando esta quente aff, ai sai de baixo se nao tiver ninguem pra ajudar empurrar eu to morto entao ja foi feito de tudo so de arranque eu fiz 11 vezes ate que entao resolvi comprar um bosch mas a miseria do defeito continuou ,entao comprei ate outro motor achando q defeito poderia ser de motor na hr de virar … preciso de uma ajuda urgente pois nao to aguentando mas sofrer .SE ALGUEM TIVER UMA SOLUCAO FICO AGRADECIDO

  33. Rafael disse:

    Por favor, comprei um Palio Weekend Adventure Stile 1.6 16v, ontem, o carro dirigindo do nada morreu e desde então não pega mais, algumas vezes a luz da injeçao pisca, acende e nao apaga, tem vezes que apaga. E quando o motor está quente, quando ele morreu, fica tudo pesado, o arranque parece cansado, meu carro é de 1997 e só tem 82 mil KM reais marcados. O que pode ser, o que posso fazer? Gostaria de dicas e macetes para esse tipo de motor.

    • Reinaldo disse:

      Dê uma olhada no sensor de rotação que fica em baixo do carro, o meu tava assim gastei uma grana da pow tentando um monte de coisa e nada, quando troquei o sensor de rotação o carro ficou filé.

      • Rafael disse:

        Era isso mesmo, quase que fiquei decepsionado… troquei o sensor de rotaçao e o de detonação, mais 50 conto do eletricista, tudo resolvido, gastei tudo 210, ams o problema parou, agora o meu carro na chuva nada mais que aquaman… agora o problema é que o marcador de temperatura sobe muito, mas o carro não esquenta, tipo, ta na temperatura normal, mas o ponteiro tá lá em cima, já foi trocado cebolinha, e outras coisas no motor, me falaram que o instrtumento está com defeito. Será?? como posso testar??

        • Lázaro Callou disse:

          Rafael, você conseguiu resolver esse problema do ponteiro? Possuo um Palio Wekeend, 2000, 8 válvulas, e depois de um jato de água n motor o ponteiro ficou assim, a temperatura do motor baixa e o ponteiro topado!
          Agradecido.

  34. jorge freitas disse:

    olá, tenho um fiat brava 1.6 16v, o carro esta falhando muito principalmente quando esta frio, demora a pegar, em alto giro esta chocho (como estivesse com bomba ruim, dando falta) e gastando muito, foi trocado velas, filtros (combustivel, ar) passado pelo escaner e medidor de pressão de combustivel, tudo normal, a unica coisa q o mecanico achou anormal, foi exatamente a queda brusca da pressão após desligar o motor, ele indicou trocar sensor map, regulador de pressão entre outras peças, to meio confuso… suponhamos q esteja com o mesmo problema, a trinca nessa peça causaria o alto consumo e falha ? ta falhando muito qdo pega, só depois de alguns minutos com motor ligado ele fica estavel em baixa rotação… se for fazer uma retomada forte ele engasga e fica chocho…..

    obrigado desde já

    • jorge freitas disse:

      pessoal levei novamente em outro mecanico, ele deu uma volta no carro e depois fez a leitura com scanner e acusou taxa da injeção e map alta, segundo ele é sintoma de correia fora do ponto, ou cabeçote com problema, será q está correto o diagnostico… alguém por favor…..

      obrigado

      • Mauricio Queiros disse:

        Boa noite, Jorge olha a pessoa que passou o scanner em seu carro mau a mosca, pois TI alto e Map fora de faixa indica valvula um uma lijeira abertura onde deveria estar totalmente fechada, na fase de compressão, realmente deve se verificar ponto de correia, caso correto, remoção de cabeçote, qualquer coisa estou a disposição (11) 8840-5157

      • Mauricio Queiros disse:

        Boa noite Jorge, bem a pessoa que scanneu seu carro acertou na mosca, pois TI alto e MAP fora da faixa indica valvula aberta quando deveria estar fechada, na fase de compressão, neste caso deve-se verificar o ponto da correia, caso esteja correto tera que fazer a remoção do cabeçote, qualquer coisa estou a disposição (11) 8840-5157

        • jorge freitas disse:

          boa tarde mauricio, valeu pela dica cara, vou pedir para verificar o ponto da correia, ou curiosidade q aconteceu foi q em outra oportunidade fiz outra leitura com outro mecanico q disse o sensor de temperatura estava lendo errado ocasionando o acionamento precosse da ventoinha, troquei o sensor por se tratar de uma peça barata, agora as vezes fica com ventoinha ligada tanto tempo q chega arriar a bateria, aconteceu 2 vezes, o problema q to até com medo de abrir o cabeçote e ficar uma fortuna…. vamos ver oque vai dar… obrigado de qualquer forma…..

        • jorge freitas disse:

          dae mauricio blza?

          então cara,mandei por a correia no ponto, o mecanico tinha todas as ferramentas necessarios, tudo, aquele relogio de regular, enfim… ficou outro carro, ele tava amarradão, agora já deslancha facil… só a lenta q continua a mesma coisa… ela firma em 900 de giro mas ela fica dando um leve tranquinho, uma leve falhada…. será q devo passar novamente o aparelho e resetar o sistema?

          abraços valewww

  35. Adriano disse:

    Olá, meu problema é na partida: meu palio é weekend 1.6 16V 1998 e ele só da partida as vzs qdo eu afundo o pé no acelerador, só na chave não pega nem ferrando, o que pode ser? Obrigado!!!

    • cleber do carmo disse:

      bom dia amigo,ate hoje eu estava com o mesmo problema meu palio weekend 1.6 16v 99 peguei 3 opinioes neste site,nao sou mecanico tenho noçoes olhei a mangueira de retorno de combustivel estava com uma roptura minima,passei um isolante e pronto o carro esta estalando na chave.valeu.(o mecanico nunca olha isso fale com ele)

  36. alipio disse:

    tenho uma marea 1.6 16v estava com partida demorada, troquei a bomba não resolveu, fiz limpeza não resolveu a flauta estava ok, so resolveu quando troquei o regulador de pressão da bomba,fica dentro do tanque deu certo.

  37. bersin zzzzzzzzzzzz disse:

    amigo tive seria no passado estou com esse problema num motor de partida do fiat tempra eja descobri vc terrar que retirar o motor de partida para verificar e achar o problema quando vc abrir o motor de partida verifique a situasao das duas aruelas que tem na cabessa do emdusido e dua aruelas de um material estranho se elas se desgastar o indusido comessa a pegar na carcasa aonde fica localisado as escova em auguns cassos o pesual que fas ese tipo de ser viso usa uma aruela de plastico nao pode tem que ser as dua iguais dese material que infelismente nao sei o nome se o indusido nao tiver carcaSEANDO AS BOBINAS TAMBEM NAO ESTIVER CARCASEANDO eas escovas estiver boas etodos os cabos estiver bem apertados sem dar fuga so pode ser isso abrasso

  38. leonardo disse:

    amigo, tenhu uma palio weekend deste modelo, no meu caso é o seguinte, reparei ultimamente que ao tirar os 2 cachimbos do cabo de vela de cima da bobina, alem da centelhar ser menos rapida, o carro morre, mais caso ( uma de cada vez) mais si eu tirar as 2 de baixo ( uma de cada vez) ale da centelhar ser mais rapida do que as de cima o carro nao morre ! axo que esse seria o meu problema apos ligar o carro as vezez tanto quente como as vezes tanto frio, eli fica com dificuldade ao ligar praticamente como um motor de barco hehe, e tem horas que pega direitinho !! ja levei em uns 10 mecanicos e ngm descobriu, ja trokei bonba de combustivel, filtro, cabo de vela vela, e bobina, e tudo continua no mesmo, quando giro a chave o carro tenta pegar fika fraco todo tremendo e morre quando acelero pra pegar força. nao aguento mais gastar dinheiro. !!!!!!

  39. johnnyjba disse:

    Boa tarde, tenho um brava sx 2001/2002 1.6 16v, gostaria de saber se ele tem o regulador de pressao dentro da flauta ou onde fica ele…e se o meu brava tem filtro de gasolina e onde fica se tiver?

  40. Rafael disse:

    Eu tenho uma Palio Weekend 97 e estou com problema, acho que é de aterramento, quando ligo a luz de posição os leds dos botões no painel, do farol de milha e desembaçador traseiro, às vezes eu aperto o do farol de milha e liga os dois, e raramente quando aperto o botão do retorno do ar ele acende, mas na maioria das vezes ele apaga inclusive os leds do botão do ar-condicionado. Outra coisa, meu ponteiro do marcador de temperatura sobe muito, mas o carro tá normal, foi feito testes trocado cebolinha, cebolão, mônica e cascão, nao sei mais e um mecânico falou que pode ser problema no painel de instrumentos. O que eu posso fazer, será que é problema de aterramento??
    Um problema que costuma acontecer algumas vezes com motor ainda frio, é que quando acelero e depois vou freando num quebra bola, a rotação do carro baixa muito até às vezes desligar o carro. O que pode ser também?

  41. Luiz Libertinni disse:

    amigos tenho uma strada 1.6 16v 00/01 , a mesma quando esquenta acende a luz do oleo , sendo que o nivel esta normal, e começar a fazer um certo barulho diferente no motor , ah isso so ocorre quando o motor esta quente depois de roda um tempo , me ajudem

  42. claudio disse:

    oh amigo tenho uma strada 2001 ,1.6 16v e é u seguinte quando fria ela pega numa boa. . .mais é só ela esquentar que para de funcionar ..a bateria eh nova ..foi trocado o induzido que estava em curto ..o que pdi ser ?

  43. ademir disse:

    tenho um ford ka 2001 quando o motor esta frio dou partida ele faz um barulho estranho sõ quando esta frio quente fica normal o que deve ser

  44. Abreu disse:

    bom dia preciso saber o nome da peça que aparece na foto inicial, e a que conecta a mangueira azul, fiquei sabendo que poderia ser regulador de pressão… se conseguirem me ajudar desde já agradeço.

  45. dionisio disse:

    tenho um carro siena 98 1.6 16v ele anda direto con asseleraçao muito alta quando tenho que parar no sinal ele elva para 20 a rotaçao gostaria de ter uma dica

  46. Braum disse:

    Tenho um palio 16 valvula q quando ta frio pega q é uma beleza mas quando esquenta ñ pega.Já fiz motor de arranque bateria e nada. Q devo fazer?

  47. wildson disse:

    tenho palio 96 1.6 16v,o carro não passa corrente para o motor já troquei varias peças,sensor de rotação ,detonação ,bobina,passei scaner e nada de se resolver.Esse problema aparece ele frio ou quente pode andar o dia inteiro sem apresentar o problema ai bum ele não quer pegar e o motor de partida gira normal,dá um tranco e ala o carro pega,quando ele apresenta o problema só pega no tranco e depois funciona normal,chega a ficar dias sem apresentar o problema,não sei o que eu faço

  48. griga disse:

    montei o motor de um gol cht e ao bota o carro para funcionar o oleo
    nao subiu normal pois era muito pouco para lubrificar e agora o que eu faço
    boto fogo no bicho ou vendo para a sucatar

  49. Rogerio disse:

    Ola,gostaria de saber qual a dica quando o veiculo com esse defeito , for um marea ( 1.6 16V ) pois o mesmo nao possui o tubo de retorno na flauta,e nem filtro de combustivel.

  50. Zé Roberto disse:

    Pessoal hoje fiquei muito triste vcs acreditam estava andando com PALIO ADVENTURE 2002 quando derepente estoura a correia do ALTERNADOR!!!! MAS ISTO NÃO FICA POR AÍ ELa ENTRA ENTRE A CORREIA DENTADA E PERDIR O CABEÇOTE !!!!!!!!mas a correia era nova pode quebrar assim tão facil alguem tem uma opnião para que possa novamente confiar neste carro estou chateado poxa o motor estava redondo…….

  51. Paulo Sergio disse:

    Tenho um brava 2003, tá com dois problemas, um é quando vou dar a partida que o carro ta frio o carro não pega de primeira tentativa parece que a bateria se estivesse arriada, pois quando o motor está quente pega de primeira , agora apareceu outro defeito, quando giro a chave a luz code não se apaga, não consigo dar a partida, mas quando volto a chave e ligo novamente pega de primeira. já levei em vários mecanicos,um fala que motor de arranque, outro fala que bomba de combustivel, outro fala que é no modulo, outro fala que tenho que fazer outra chave, não sei por onde começar.

    • Cleiton disse:

      Era de esperar esses defeitos da fiat pois nesses tempos a tecnologia dos carros estavam chegando no Brasil ,,,ja vou falando que nao vai ser facil voce arrumar ,o meu carro é um palio weekend com os mesmos atributos do seu e ele começou dar esses defeitinhos tambem pois levei num mecanico meia boca e ele ligou e desligou a chave umas 15 vezes e depois ele mandou eu desligar a bateria e ficar um dia desligado e ligar novamente o problema foi resolvido nunca mais deu defeitos nessa questao ,depois questionei com ele e ele disse que qnd acontece isso o computador do carro uma vez desligado e ligado novamente acontece tipo uma reiniciaçao do sistema ,e foi essa a explicaçao dele em todo caso foi resolvido e nem paguei por isso ,,espero que ajude !!

  52. rafael disse:

    tenho um brava 1.6 16v 2002/2003 apagou depois q dei a ré e engatei a primeira e nao pegou mais o q pode ser ?

  53. junio disse:

    Então é isso vou mandar olhar, tenho um pálio 97 1.6. Meu problema agora é na válvula termostática aquele caninho de plastico dela quebrou a rosca completamente e o mecânico diz que tem que trocar a válvula termostática inteira e ela custa 280 reais, um outro disse que o carro roda perfeitamente sem ela mas eu fico com o pé atraz de tirar se ela fosse desnecessária a montadora cortaria custo e a retiraria. se alguém tiver uma ideia ai me manda um Email eu agradeço deis de já.

  54. massiel cabral de souza disse:

    Ola, pessoal nós deveriamos nos juntarmos e entrar com uma ação contra a fiat, por que esses motores 1.6 16 valvulas da fiat dar vários problemas e ela não nos chamam para fazer um recall, e nós que ficamos ai tentando dar solução que não é nossa obrigação e sim dos engenheiros da fiat que estudam tanto para nos fornecer um motor cheio de bronca. Vamos procurar o Ministério Público para termos uma solução digna. Podemos também fazer um campanha negativa contra esses motores q

    • rubens disse:

      ola,o motor não é ruim ,o grande problema da fiat são fornecedores de baixa qualidade que orçam as peças a preços baixos e usam materiais de origem ruins e duvidósas fazendo com que as pessoas que possuâm esses veiculos desacreditem no projeto, eu possuo uma palio weekend à 8 anos e os problemas que tive com esse veiculo foram todos com qualidade de fabricação das peças principalmente ás de plástico que por trabalhar em uma fabrica de autopeças vi muita falcatrua nos materiais usados e quem paga no final eo cliente final ou seja nós, se tiver enteresse em resolver seus problemas com palio weekend 1.6 16v é so falar comigo conheço bem esse veiculo e é pau pra toda obra!

      • erico disse:

        Amigo to comum problema tenho umapalio wekeend 1.6 16 stile bem motor de aranque novo troquei a coreia do alternador pq tava fazendo barulho dai meu alternador fico ruim medi com um multi teste e ele fica mandando 9,8v 10 v 12v 14v depois cai pra 9,4 e assim por diante oque pode ser…

  55. Douglas Barbudo Silvestres disse:

    Olá pessoal tenho um plio 96 acabei de trocar a centrakina na áutima semana pois estava oscilando a marcha lenta, peguei o carro na última semana e 3 dias depois ele não liga mais ascende as luzes do painel arma bomba de gasolina etudo mais mais não pega, o que pode ser preciso de ajuda

  56. Marcio disse:

    Amigos tenho uma palio weenkend 2001 quando fica um periodo maior de uma hora desligada quando vou dar a partida custa a pegar, já medi a presão da bomba de gasolina e o mecanico disse que esta normal. Será que a bomba pode estar com algum problema intermitente ou será algum outro ploblema?

  57. Marcos Augusto de araujo disse:

    Gostaria de sber onde eu posso encontrar a régua que prende os cabvos de velas do Pálio 1.6 16 válvulas

  58. Marcius Duarteq disse:

    Pessoal, preciso de uma ajuda.

    Não consigo selecionar o ar frio do meu sistema de ventilação. desmontei a frente do painel e vi que está tudo conectado. Mas não vi do outro lado do cabo. Somente sai ar quente e preciso andar com o botão de circulação interna acionado senão fica soprando ar quente o tempo todo. Inclusive prejudica o rendimento do ar cond.
    Como posso checar e resolver isso ????

    Obrigado !

  59. Alex Lira disse:

    Bom dia!Tenho uam palio Wekeend Stile 1.6 16 v, de uns tempos pra cá percebi que a partida estav pesada as vezes nem pegava , fui ao mecanico no Butantã e foi trocado o automatico do motor de arraque, após 20 dias o carro apresentou o mesmo problema….as vcz não é sempre não pega na partida pela manhã…no tranco pega facilmente…levo o carro lá e o cara não consegue achar problema algum…passa aparelho..ve bateria…alternador e nd….o pior que quando levo lá parece uma coisa….ele bate na partid avarias vezes e poega normalemente…a solução foi fiocar com o cartão dele e ligar quando acontecer novamente pra poder ir ao meu socorro e descobrir o problema….alguém sabe o que pode ser?

  60. dionisio disse:

    tenh.o carro. siena 1.6 16v e.o motor eo motor de partida ñ faz funcionar o motor ja troquei induzido porta esc.ova e buchas

  61. bira disse:

    tenho um palio 1.6 16 valvula no gnv ele anda bem mais quando passo para a gasolina ele afoga, me ajude ai.

  62. glauciano disse:

    bom dia tenho uma palio ano 2000 motor mpi,no gas o motor funciona sereninho,mas na gasolinha chucalha abesa alguem podi me da uma dica doque pode ser.uns diz que é regulagem de tucho outros dizem que caskilho,estou meio perdido.

  63. anderson disse:

    ola pessoal, comprei uma marea 2006 1.6 16v e quando ligo ela com motor frio bate um pouco de vauvula ,e normal isto? ou tem algum poblema . se alguem puder me ajudar , agradeco muito.

  64. Ana Paula disse:

    Tenho um Palio 96/97 1.6 16 v, está apresentando um problema que após 20 ou 30 minutos em funcionamento a temperatura sobe rapidamente e ao desligar demora a dar partida,enquanto não esfria não funciona.Qual será o problema?

  65. Paulo disse:

    Boa noite,

    Tenho um Fiat Brava 2022 1.6 16V.
    O passador da correia dentada do meu carro estourou, ou seja, comeu todo fazendo a correia soltar.
    Troquei todas as correias do carro e fiz o cabeçote e troquei as 16 válvulas. O problema é que o meu carro não esta segurando na lenta, quando ligo o carro morre, e mesmo quando esquenta, fica oscilando e às vêzes morre quando eu tiro o pé do acelarador, É horrível dirigir assim. Rezumindo, levei para um lugar que faz check-up no carro e diz o dono que pode ser o meu cabeçote. Falei com o mecânico que comunicou ao cabeçoteiro, que achou estranho, pois é raro isto acontecer. O mecânico ficou de ver se pode ser a correia dentada que não foi colocada direito, ou se ficou froucha, isto deixaria o carro fora do ponto. Olhando o site de vocês, têm vários exemplos como o meu de marcha lenta irregular ou morrendo, e nenhum deles diz que o diaginóstico é defeito do cabeçote, diz que é correia mal colocado ou outros motivos.
    Pergunto a vocês se procede o que falou o dono da loja de injeção eletrônica, pois diz ele que testou vários componentes no meu carro com um scaner e que ficou faltando fazer o teste no cabeçote, mais como ele estava muito atolado de serviços, duvido que ele tenha feita todos os testes. Pois em nenhum momento ele falou de correia. Vocês podem me dar alguma orientação?
    Obrigado.

  66. celso disse:

    ola,pessoal, tenho brava 1.6 16 ,alguem pode dar uma dica ,quando no momento que que vai ligar a ventoinha o ponteiro da tenperatura sobe ate o vermelho e so liga o primeiro estagio nunca liga o segundo estagio ,alguem pode me dar uma dica,obrigado.

  67. Wagner Bruno disse:

    Amigo tenho uma Palio weekend motor 1.6 16v. Estou com esse mesmo problema de (funcionamento).
    Quando passo muito tempo sem Funcionar – Ele fica com dificuldade para peguar de primeira, tenho que descolar para pode funcionar belezinha.. nesse processo eu percebo os seguintes detalhes, A bomba funciona blz, porque eu escuto ela ligando mais percebo que não puxa a gasolina até os bicos, porque a luz da bomba de injeção no painel fica acionada direto até eu da uma descolada e o carro funcionar blz então a luz se apaga — Dai eu posso desligar e ligar sem problema” que Ele funciona tranquilo..
    Eu fiz a pouco tempo um serviço de bicos, tinha um bico travado, e funciona blz — so ficou com esse problema.

    Bem eu estou precizando saber se terei algum problema em instalar Gás Natural no carro. Pois ele esta com o consumo la em cima — Se alguem pode me ajudar agradeço”

  68. mauricio disse:

    motor ferio funciona quente nao e um palio 16v 1.6

  69. Isnaldo disse:

    tenho um Palio Weekend 1,6 16v ano2000 desde que peguei este carro percebo um problema da marcha lenta não fixar em 900rpm oscila até o carro Morrer ,e quando ligo o Ar Condicionado tenho que mante-lo acelerado quando paro em um sinal ,já limpei bicos ,corpo de borboleta ,e filtro e continuo com o carro morrendo ,se algum colega passou por isso aceito uma sugestão

  70. marcelo disse:

    tenho uma palio weekend 97 que madei fazer o alternador e comprei bateria nova as vezes a luiz da bateria acende e uotras não mas não esta caregando a mesma.

  71. sidney disse:

    Boa noite

    Tenho um pálio economy 2010, quando dou ré a luz acende as vezes….quase nunca, já comprei até as lampadas….mas não era….o que será? Como eu posso resolver este problema?

    Muito obrigado

  72. Henrique disse:

    tenho um palio wek adventure 2002/2003 16 16v quando eu vou ligar o meu carro ele só pega praticamente na 3 partida isso pode ser qualquer hora do dia ou da noite qual será o problema fico no aguardo

    • Daniel disse:

      tenho mesmo problema Henrique um palio wekeend adventure 2002/2003 16 16v quando eu vou ligar o meu carro ele só pega praticamente na 3 partida isso pode ser qualquer hora do dia ou da noite qual será o problema fico no aguardo

  73. João Almeida disse:

    Oi pessoal, to com um problema com meu brava. Do nada o carro não quer pegar, a luz da injeção não ta acendendo nem a bomba de combustivel funciona, ja verifiquei os aterramentos e nada. Alguem tem uma diga pra me ajudar. Os mecanicos que conheço estão chutando pra todo lado, cada hora é uma coisa, se é pra adivinhar tento eu né.

    Agradeço antecipadamente

  74. Henrique disse:

    Tenho um palio 1.6 16v ano 99/00 que apresentava um problema de partida longa, levei para o mecânico e o mesmo fez alguns testes e detectou problemas no sensor de temperatura e na bobina, feito a troca dos itens o problema não parou e agora ele esta acelerado quando esquenta. O que pode estar acontecendo?

  75. douglas disse:

    tenho uma brava elx 1.6 16v. 2003. Quando ligo a chave o ventilador e o ar condicionado disparam ja troquei o modulo do ar q fica atraz do porta luvas, mas o defeito continuou do mesmo jeito testei o modulo em outra brava e ele funcionou normal, queria saber a opnião de vocês sobre o que poder ser o problema com meu carro.

  76. Luis Alberto Tavares disse:

    Prezado amigo, tenho uma Pálio weekend 1.6 / 16v /98/99. O problema é que já fiz o motor desta pálio, contudo quase sempre tenho problemas de aquecimento, principalmente quando pego engarrafamento. o que pode ser? já troquei há mais ou menos 1 ano o sensor de temperatura. Quando o carro aquece a ventuínha não arma ! o problema é do radiador ? Pode me ajudar ?
    obrigado!

  77. Diego Fernandes de Assis disse:

    Bom dia pessoal,

    Tenho um palio Adventure 1.6 16V 2001/2002 e ele está desligando toda hora, se eu andar com muito tempo depois que ele esquenta parece que quando começo a acelerar ele parece que esta engasgando e começa a cair a rotação até desligar….parece estar engasgando..
    Fui no mecanico fazer um rastreamento e foi constatado problema no bico ejetor 01.. alguém poderia me dar um dica…??

    Obrigado

  78. Christofer disse:

    Olá tenho um palio economy 2010 e sempre queima o fusivel que liga o velocimetro e a luz de freio sempre queima, eu troco o fusivel e sempre queima, o que pode ser?

  79. Renata companhone disse:

    Olá. Tenho umpálio weekend adventure 2002/2003- escuto um ronco dianteiro no lado esquerdo tanto quando acelero e quando tiro o pé do acelerador. Ninguém escuta esse ronco, mas eu já invoquei. Já troquei amortecedor, barra de direção. Mas o ronco permanece. Por favor alguém pode me auxiliar, pois não aguento mais visitar oficinas, gastar e pior não acaba o barulho. E pior sou mulher então já viu né.!!!
    Só falta eu sanar esse problema para o carro ficar redondo.
    Obrigado desde de já.
    Sou do Rio de Janeiro- por favor me respondam.

  80. gilson marcio disse:

    Ontem enviei uma pegunta uma duvida alguem pode mim ajuda por favor

  81. David Gutierrez disse:

    ola. tenho uma fiat brava 2001 1.6 16 v , comprei ela a cinco meses , era de uma senhora que mandou fazer o motor a cerca de um ano e esta com 10.000 km, no inicio o carro estava perfeito mas a dois meses o carro apresenta o problema de morrer toda vez q tiro o peh do acelerador, isso acontece tanto com o carro quente ou frio, andando e as vezes parado tmb, so que esse problema nao ocorre o tempo todo de repente o carro esta perfeito e do nada fica ruim a marcha lenta as vezes fica a baixo do normal ate morrer e as vezes fica limpinha nos 900 giros, conheco muita coisa de mecanica e nao sou leigo no assunto mas sei que esse motor eh delicado, segundo as notos fiscais foi feito o motor inteiro com pecas standard o cabecote retificado, cabos velas e bicos trocados junto com o sistema de alimentacao ( mangueiras) inclusive a bomba de combustivel oleo e ate o motor de arranque ao todo foram 5 mil de pecas e mao de obra, uso pouco o carro e a partida funciona perfeitamente tanto frio quanto quente, pega na primeira, ela nao engasga nao falta forca e o consumo eh bom, nao aquece acima do normal, portanto nao creio q seja sensor de marcha lenta bobina velas ou cabos …obg pela atencao e se alguem puder me ajudar eu ficarei muito grato.

  82. Pessoal,

    A minha Strada 1.6 16v estava com o mesmo problema, mais segue a solução:

    A parte da manqueira que conectar na bomba de combustível dentro do tanque estava mal colocada, e nela tinha fulga de combustível e tb pressão…. resumindo trocando a mangueira e a colocando corretamente resolveu o problema… aproveitei e troquei a bomba de combustível que era paralela, e pela mão de obra valia a pena trocar.

  83. Ah, um outro detalhe, testei hoje em outro carro fiat com motor 1.6 16v…. o motor só dá partida quando a luz de combustível (uma vermelha que parece uma mangueira de reabastecimento com um pingos) acender no painel…. então para não forçar o carro atoa, faça assim:

    Gire a chave no primeiro estágio que vai ligar a parte elétrica.
    Deixe esta luz acender e estão gire a chave no segundo estágio que o carro vai dar partir.

    Se vc girar a chave direto pode notar que o mesmo só dá partida quando esta luz acende…. deve ser alguma característica deste tipo de carro. ok

    Ah, já tive vários carros, e digo que este motor da fiat é muito forte, vale a pena a compra, porém somente deveria ter para quem gosta de manter o carro com a manutenção 100%,

  84. vinicio disse:

    boa tarde tá difícil de achar um alternador de palio weekend 1.6 16v 97 completa o que eu já gastei dava pra comprar um outro um cara de um ferro velho disse que o da palio 8v argentino é o mesmo quem puder dar uma força desde já obrigado.

  85. joão disse:

    tenho um palio 1.6 16v 97 que ao acelerar quando esta quente ao chegar em 2500 rpm ele acelera sozinho ao ao deminuir um pouco ele cai de vez pode me ajudar desde ja agradeço….

  86. Daniel disse:

    Alguem pode me ajudar tenho um palio wek adventure 2002/2003 16 16v quando eu vou ligar o meu carro ele só pega praticamente na 3 partida isso pode ser qualquer hora do dia ou da noite qual será o problema fico no aguardo

  87. massiel cabral de souza disse:

    Ola pessoal eu tenho uma palio week 1.6 16 V. e realmente é complicado lidar com esse motor eu já tirei a válvula de temperatura prq

  88. massiel cabral de souza disse:

    Ola pessoal eu tenho uma palio week 1.6 16 V. e realmente é complicado lidar com esse motor eu já tirei a válvula de temperatura prq aqui no Ne. a temperatura é de rachar. já meche no arranque prq é difícil de pegar o macete e vc voltar um pouco a chave ai ela dar partida o eletricista disse q os motores 16 v palio faz isso. Agora eu prometo a vcs q vou dar um jeito nesta subida de temperatura muito alta, nem q eu tenha de fazer um buraco no capô ou adaptar um radiador maior já q a fiat não nos ajuda a dar uma solução comprou agora te vira cara.

  89. tony-ap disse:

    olá, meus amigos, tenho um pálio 1.6 16 valvulas 2001 motor argentino segundo o meu mecanico, esse carro ao ser ligado sobe drasticamente a rotação do motos sem precisar acelerar e quando o motor esquenta oscila muito parece q está engasgado, rsrsrsrs, a temperatura sobe rapidamente e aquece o motor, o consumo de combustivel tá em torno de 5 quilometros pra um litro de gasolina. bem esse problema na asceleração e o mecanico disse que é o corpo de borboleta q nao presta, nao tenho muita esperiencia com esse tipo de carro e espero que voces possam me ajudar, desde ja muito obrigado.

  90. rubens disse:

    entrar em contato comigo conheço bem esse carro

  91. Rafael Limido disse:

    Bom dia, Tenho um palio 99 elx 1.5 motor argentino eles dizem, ta um problema que “técnico” nenhum arruma, vamos la, a primeira partida do dia pega de primeiro é uma beleza, ok anda o que precisar andar o problema é a hora que precisa desligar o carro, ai ele não pega mais fica girando o motor parecendo quando o carro está sem gasolina, ai esperamos uns 10 minutos afundamos o pé no acelerador e adivinha o carro pega, mas tem que deixar um intervalo senão nada faz pegar. Já troquei peças, limpei bicos e nada a unica coisa que tem dado certo é o pagamento do mecânico pois o resto nada funciona rsrsrsrs. Já viu algo parecido para me dar uma luz no que devo fazer?

  92. Roberto disse:

    Tenho um palio adventure 2009 que faz um zoada no motor ,acionando algo,qdo se abre alguma porta e isto vem descarrengando a bateria .Gostaria saber se alguém sabe qual o problema.

  93. Silvio disse:

    Tenho um Fiat Brava 2000 motor 1.6 16v. Retifiquei esse motor em Outubro de 2012. Estava funcionando bem, porem agora esta com um problema intermitente as vezes ele fica fraco sem forca entao deixo ele parado por 1 ou 2 dias e ele volta a funcionar normalmente. Paro em algum lugar demoro 2 horas, quando saio esta fraco nao consegue subir e mal anda no plano.
    Levei no mecanico, porem quando estava chegando la o problema desapareceu, nao troquei nada ainda apenas medi com um multimetro cabos e bobina estao dentro do especificado.
    Alguem pode me ajudar…Obrigado

  94. João Sant' Anna disse:

    Tenho uma Pálio Weekend Sport 97 -1.6 16v que apaga constantemente , andando a qualquer velocidade, a luz da ignição acende e vou verificar no motor alguma coisa, aperto em todos os pontos que tenha fios e a luz volta a acender inclusive giro os fixadores na bateria. Já gastei muito dinheiro com mecânicas. É muito triste sair de casa com a incerteza de que o carro vai dar ou não problemas. Na última vez , descobri que o mecânico colocou um redutor dentro da mangueira de retorno.O problema continua e a tristeza mais ainda.

  95. Rogério disse:

    Boa tarde. Tenho uma strada adventure 1.8 16v Etorq. A primeira partida do dia ela funciona normal, porém após andar com o carro e parar por cerca de 30 minutos, a partida fica longa. Já fui até a concessionária e fizeram limpeza de bico, troca de vela, filtro e etc…, porém não resolveu o problema? Retornei na concessionária e fizeram outros testes e me informaram que seria a bomba de combustível, porém não tinham para fazer a troca. Será que realmente pode ser a bomba?

  96. Tatiane disse:

    Estou com um Palio Fire Economy 2011/2012. A luz da injeção esta acesa e quando da partida ele queima o fusivel de 15 amp. O que será que esta acontecendo você pode me Ajudar?

  97. Elzir disse:

    fiat bravo estar solando eh nao ligar

  98. Murilo disse:

    Estou com um problema na minha Brava 1.6 16v..depois de ligado, quando o carro atinge a temperatura padrão a ingnição é cortada e desliga, porem todas as luzes no painel continuam acesas. Estando engatado e em movimento…

  99. miguel disse:

    ola!eu tenho um fiat brava 2001,e me parece que o 1°cilindro nao esta funcionando pois ja verifiquei a vela e o cabo e estao bons,e no painel fica acesa a luz de injeçao e o carro ta fraco pra andar,o que pode ser?eu consigo arrumar em casa mesmo ou so um mecanico?

  100. adalton disse:

    Boa noite pessoal,em um bate papo com um amigo,este me relatou que é possivel adaptar um motor 1,4 flex palio em um palio 97/97 1.6,verdade ou mito desde ja agradeço a resposta.

  101. renir disse:

    tenho palio 97 1.6 16v esquentava não pegava troquei a bateria resolveu o vendedor discutiu comigo ,faça um teste com outra bateria emprestada antes de gasta primeiro,desconectar o sensor de temperatura pode se todo teste sem gasto e importante. tenho im problema cheiro de combustivel dentro do palio quem poder ajuda agradeço

  102. lengo disse:

    oi tenho um brava 2001 sx 1.6 16v e a correia do alternador nao aquenta andar 15 kilometro e assim que o carro aquece ela arrebenta ,,ja troquei os rolamentos ,bomba de agua ….e nada continua arrebentando ,o que sera

  103. Marcelo disse:

    prezados , tenho uma palio weekend 98 , em determinado momento , por exemplo vou a bastecer
    quando vou ligar o carro ele não da a partida , acende tudo porem não liga , tenho que dar tranco ,
    o que pode ser ?

  104. Cleverson disse:

    Ola, tenho um Linea HLX 1.9 09/10, está com 46 mil Km. Esta dando um problema na partida as vezes, quando giro a chave ele tenta ligar mas morre (da como se foce um “meio giro” na partida), tenho que bater umas 3 vezes pra ligar. Depois que liga é tranquilo, vai embora, e não acontece mais. Isso não sempre, geralmente acontece quando ligo e desligo o carro varias vezes no dia. Isso esta me deixando preocupado.

  105. leonel disse:

    ola.estou com problemas no meu palio 97 1.6 16v , ja fiz cabeçote, correia dentada,tensor velas ,cabos de velas,bomba de combustivel,filtro de combustivel,baterias,pois bem o problema dele comessou quando o engate rápido de gasolina deu paú.eu tirei o engate e fiz ligaçaõ direta usando uma abraçadeira . depois disso, ele comessou a dar defeitos.como acender a luz de injeção e dar cortes rápidos ou seja falhar, de uns dias para cá ele esta pior. de manha com motor frio é um sufoco, ele pega e morre. ai tenho q aguardar uns minutos e tentar de novo,se ele pegar tenho q segurar acelerado até esquentar um pouco, e msm assim as vezes ele morre do nada. seja andando ou quando diminuo para um cruzamento.ai começa tudo de novo. aquele sufoco.ja levei em 2 oficinas e passaram o scanner e nada foi detectado.o problema continua não sei mais q fazer.alguem tem idéia do que possa ser. aguardo resposta att leonel.

  106. Guilherme disse:

    Poisé amigo possuo tmb uma Palio 98/98 Modelo Stile Muito Linda !!.
    e o mesmo Problema já Troquei Bateria, Cabo de força do motor de arranque, só o motor de arranque amanha vai ser o 5 induzido que troco, e é sempre ele.
    se alguem puder me ajudar!
    envie-me mensagem no meu e-mail
    guih_parisotto@hotmail.com
    Agradeço desde ja se alguem ajudar.

  107. davison disse:

    prezado amigo , tenho palio wenkend 1.6 16v quando dou a partida ele funciona , mas nao firma aceleraçao fica tipo rateando , so firma o funcionamento acima de 1500rpm

  108. ola o que pode ser … quando aperto manqueira de retorno carro funciona normal ,se deixar livre vira vira e nao pega

  109. renata disse:

    oi gostaria de saber se o brava hgt 1.8 16 ano 2001 tem o filtro do combustivel ? e onde fica obrigado

    • Guilherme Lopes disse:

      Renata,
      o filtro de combustível faz parte do sistema de combustível de todos os carros. No caso, o filtro esta próximo ao tanque de combustível na parte de baixo do carro.

  110. Juan disse:

    Bom dia
    Estou com problema dificil de resolver num Palio weekend 1.6 16v 1997. O carro foi feito motor a 50mil km atras passado para 0.60. Agr a pouco tempo o carro so tem piorado, esta fraco tanto na gasolina quanto gnv, esquenta muito e muito rapido, visto que esta sem valvula termostatica. Foi trocado radiador,bomba dágua, junta do cabeçote, cabeçote medido pela retifica e nao esta morto, escapamento verificado e nao esta entupido, eletroventilador, cebolao, rele e resistor do ar novos. A primeira ligada do dia é muito longa, algo que nao era assim, mas depois de 2 min trabalhando se desligar e religar liga no tempo de partida normal. As vezes quando um pouco acima da temperatura normal de trabalho o carro demora a ligar, como se acusasse bateria fraca, sendo que esse carro esta rodando com 2 baterias. Outro detalhe é que se deixar a chave virada sem ligar o carro, após um certo tempo a luz da bateria começa a piscar intermitente. Todas as mangueiras verificadas, ponto verificado inumeras vezes com ferramenta correta. As vezes o carro da forte cheiro no escapamento, mas é raro esse cheiro. Gostaria de uma ajuda. Isso é um defeito só ou são varios defeitos? Alguem ja viu isso? Pois estou nessa novela a 4 meses

  111. Donner disse:

    ola pessoal….me foi oferecida uma palio weekend 1.6 ano 2000. Voces sabem me informar a respeito da mêcanica deste carro?. fiquei bem interessado, mas já ouvi falar que o motor é argentino. Isso seria um problema?

  112. carlinhos disse:

    tenho uma palio wekend stly ano 99 1.616v tenho um problemao com este carro ele nao tem forca principalmete em subidas ou quando acelera ate o fim ela encolhe ja foi ferificado tudo o que vocs possam pensar ponto bomba sensores polia do gira acusou sensor de detonacao comprei na fiat e ainda acusa o masmo no computador foi testado ums tres modulos da injecao ai fica pior tem ums que o carro nem pega ja nao tenho mais que fazer o carro nao abaicha ole es tudo perfeito to querendo e passar pra frente

  113. jefferson disse:

    gente boa noite.

    meu carro esta com 2 problemas quando dou partida pela manha ele fica hehehehem e não pega e caba descarregando a bateria e ainda não encontrei o problema, o que fazer .
    e outro problema é que quando esta na estrada andando ele acende a luz da injeção e ele tipo que desliga o carro por uns 3 segundo e volta conseguimento, palio 1.6 16vv 96…por favor me ajudem ai meus amigos….

    boa noite galera da net….

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: