Para não Ficar na Mão, Revise sua Bateria Automotiva Antes do Inverno

Publicado por Guilherme Lopes 

O inverno além de trazer o frio traz também algumas dores de cabeça para os proprietários de automóveis mais desavisados, pois é nesta época do ano que tem temperaturas mais baixas que o numero de problemas relacionados a bateria automotiva aumentam consideravelmente. Com a queda da temperatura o óleo lubrificante fica mais denso e as folgas que existem entre as peças do motor diminuem, exigindo mais energia da bateria para que o motor entre em funcionamento. Este problema pode ser evitado com uma simples revisão da bateria.

carro-não-pega-no-frio

A revisão da bateria automotiva juntamente com a do sistema elétrico do veiculo (motor de partida, alternador e cabos elétricos) devem ser feitos juntos com a revisão periódica do automóvel, mas com a chegada do inverno uma atenção especial para a bateria tem que ser dada, pois com temperaturas baixas ela é mais exigida pelo motor e quando menos se espera você fica literalmente na “mão”. Isto na maioria das vezes acontece por culpa do proprietário, sendo que na maioria dos casos sua bateria já estava com sinais de desgaste que seriam facilmente identificados por uma revisão.

Em algumas situações a bateria automotiva já nos da alguns sinais que podem levar a problemas como descarregamentos na hora da partida, são eles:

  • Partida muito lenta pela manha (famosa partida pesada) e no resto do dia funciona normalmente,
  • Dificuldade de partida após usar por um curto período algum acessório eletrônico como: cd-player, dvd-player, vidros elétricos, ar forçado, luz interna e outros.
  • Alta exigência do alternador após as partidas,
  • Dificuldade na partida após poucos dias sem funcionar o motor.

Observar estes detalhes são essenciais para facilitar o diagnostico de possíveis defeitos na bateria ou em outras peças do sistema elétrico. Juntamente com a bateria outros componentes devem ser verificados para que se tenha uma total eficiência em todo o sistema elétrico, por isto na hora de revisar ou até mesmo trocar uma bateria siga as dicas abaixo:

  • Verifique se o alternador automotivo esta gerando energia suficiente para carregar a bateria, lembrando que esta tensão pode variar entre 13,5V a 14,5V.
  • Verifique o funcionamento do motor de partida, pois desgastes em suas peças internas podem prejudicar a partida do motor.
  • Verificar com um multímetro automotivo se não ha alguma fuga de corrente descarregando a bateria, a fuga máxima tolerada deve ser de 70mA, algo acima disto já pode influenciar no funcionamento da bateria.
  • Verificar possíveis quedas de tensão nos cabos positivo e negativo, isto é causado por uma alta resistência nos cabos ou nos terminais dos mesmos, sendo que esta resistência causa uma deficiência no carregamento da bateria e também pode prejudicar o funcionamento do motor de partida. A tolerância máxima para esta resistência é de 0,5 omhs.
  • Se for necessário substituir a bateria, verifique se a bateria nova esta dentro das especificações (Amperagem/hora Ah) recomendadas pelo fabricante do veiculo. O uso de baterias com “Ah” abaixo do recomendado pode reduzir muito a vida útil da mesma.
  • Procure sempre usar baterias de qualidade, pois elas são feitas com um melhor material o que aumenta a durabilidade da mesma além de proporcionar uma partida mais eficiente.
  • Verifique se o local no qual vai comprar a bateria da o descarte ideal para a bateria velha, pois este produto é altamente prejudicial ao meio ambiente.

    Leia também:

    Como instalar uma bateria automotiva

    Como Funciona Alternador Automotivo

    Dicas sobre Motor de Partida

A revisão da bateria é algo muito  importante e com a chegada das baixas temperatura esta revisão é essencial para o bom funcionamento do veiculo. Por isso fique atento e faça esta manutenção preventiva para que você não fique a ver navios na hora de funcionar o seu carro. Até mesmo porque não tem coisa mais chata que empurrar carro.

Já teve algum problema com sua Bateria? Comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Eletrica Automotiva

Comentários

21 Comentários para “Para não Ficar na Mão, Revise sua Bateria Automotiva Antes do Inverno”
  1. marcelo disse:

    minha bateria estar descarregando com freqüência.
    Já troquei por outra mais o problema e o carro.
    E um palio 99 com alarme mas acredito que não e o alarme que o descarrega.
    quando deixo de usar por um dia, seca a bateria totalmente.
    Quanto homes e normal entre o cabo negativo e positivo?

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcelo,
      acredito que seu problema esteja relacionado com fuga de corrente, pessa um eletricista automotivo para fazer o teste necessario para identificar se existe fuga e qual é seu valor. Com estas informações fica mais facil resolver seu problema.

  2. luiz carlos disse:

    gostaria de saber quais sao as melhores marcas de bateria.
    obrigado

  3. francisco disse:

    a minha bateria está com carga acima do normal, no multimetro marcou 16.46 e 17.63 funcionando.
    o que pode ser?
    e a partida está demorada, na verdade pra pegar tem que dar uma aceleradinha bem de leve.
    o carro é um punto 1.4 2008
    ja troquei cabos d vela, fiz limpeza de bico mas continua na mesma

    • Guilherme Lopes disse:

      Francisco,
      em relação a bateria é bem provavel que seu alternado esteja carregando em excesso e isso geralmente ocorre quando uma peça chamada regulador de tensão que vai dentro do alternador da problema.

  4. elzio melo disse:

    a lua da bateria celta acendeu, ja troquei a bateria e ela continua acesa, pode ser o alternador com defeito ? obrigado

  5. Douglas disse:

    tenho um fox 1.6 flex 2008 troquei a bateria e agora a luz da bateria fica acessa e não carregando a mesma o que pode ter acontecido?

  6. Luciano disse:

    Troquei a pouco tempo a correia dentada e o rolamento(tensor). Após isso notei que o carro demorava para pegar, acabei tendo que trocar a bateria. Mas a problema continua. Demora para pegar logo cedo e quando deixo o carro estacionado para trabalhar, no final do expediente ele não pega, tenho que pegar no tranco.
    Já troquei as velas, coloquei gasolina no reservatorio de gasolina, troquei oleo do motor, filtro de ar, mangueira do filtro de ar, e o problema continua.
    Meu carro é um celta life 1.0

    • Michel Peris disse:

      Luciano , melhor verificar se ao realizar a troca da correia o mesmo não saiu de ponto se estiver adiantado a partida vai ficar mais “pesada ” e difícil além de ter perda de potência e aumento no consumo de combustível

  7. meu carro esta com uma fulga ecessiva de corrente ja troquei a bateria,o alternador esta gerando bem, ja levei em varios eletricistas e nem um conseguiu achar o defeito a bateria e de 75 ah em 3 ou 4 dias com o carro parado descarrega por completa,sera que alguem pode me ajudar ae o carro e uma saveiro 1.6 mi…

  8. reginaldo pereira disse:

    tenho 1 palio 98 ed, bateria descarrega ,o limpador de parabrisa parou de fincionar, olhei o fusivel tava queiamo troquei , mais queima o fusivel, o q fazer. fico agradecido……….

  9. ana beatriz disse:

    Olá pessoal do dicasmecanicas!

    Fui ligar agora meu carro pra levar meu filho à escola mas o carro não pegou.
    Virei a chave, as luzes do painel se acenderam, fez um barulho estranho dentro do painel (tipo tec tec, e o ponteiro do cumbustível ficou subindo e descendo). Ah! E o motor nem sinal.
    Tentei mais duas vezes, e na última, nem as luzes se acenderam. O carro ficou mortinho.
    Meu marido queria logo comprar uma bateria e pôr no lugar pq disse que a do nosso carro (fox city 1.0 flex) jé tem mais de dois anos.

    Será que o problema é a bateria?

  10. EU TIREI A BATERIA DO CARRO PRA RECAREGAR ATE AI TUDO BEM MAS QUANDO A BATERIA JA ESTAVA COMPLETA A CARGA EU LEVEI ELA PRO CARRO E CONECTEI OS CABO NO SEU DEVIDO LUGAR ENSEGUIDA EU DEI PARTIDA VARIAS VEZ E OCARRO NÃO FUCIONOU SDE NDO QUE ELE ESTAVA FUCIONANDO CERTINHO FOI SÓ EU TIRAR A BATERIA DO LUGAR PRA RECAREGA ELE FEZ ISSO
    ELE UM OMEGA SUPREMA 2.0 O QUE VCX ME DIZ?

  11. ANO 1993 MODELO OMEGA SUPREM A GLS 2.0

  12. O QUE ACONTCE QUANDO EU TIRO A BATERIA DO OMEGA SUPREMA PORQUE EU TIREI E DEMOREI PRA COLCAR NO DEVIDO LUGAR E QUANDO EU COLOQUEI ELA NO LUGAR E EM SEGUIDA EU DEI PARTIDA E ELE NÃO FUNCIONOU E AI O QUE VC ACHA QUE DEVE TER ACONTECIDO?

  13. Renan Soares disse:

    Olá Preciso de sua ajuda…Tenho um kadett turim ano 90, e o marcador de gasolina so marca tanque cheio.Quando desligo a chave, o marcador desce e vai para a reserva, quando viro a chave, o marcador volta a marcar tanque cheio.
    Ja retirei os fios da boia e mesmo sem a boia, o marcador continuou dando tanque cheio. Me ajuda aí!!! Meu e-mail é renan.soares@mineracaocapuri.com.br.

  14. joel disse:

    caro amigos,ha 20 anos tenho som em meus carros e nunca tive problemas c baterias,ja que entendo um pouco e uso nos ultimos tempos amplif.digitais. em 2010 adquiri um golf sportline zero km a bateria q veio original foi uma heliar,qdo em alguns vem tbem moura…dai surgiram problemas q ate troquei a bateria por outra heliar .so q persistiram os problemas q sao os seguinte…primeiro esclareço q o veiculo nao tem fuga de carga e o alternador e de 90 amp.original e esta perfeito e tbem sou repres.de vendas e viajo qse tdo dia…o veiculo ao ficar mais de 3 dias sem funcionar nao pega nao dando nem sinal e fatos corriqueiros do dia a dia acontece sempre como ha pouco minhas filhas me esperaram dentro do carro p volta de 2 horas c o aparelho ligado baixo e a bateria descarregou tanto q nem as luzes do painel acenderam…observem q vale p as duas baterias . meus aparelhos sao um dvd pionner 4450 um amplif.roadstar 600 wrms 02 pares de a.fal.06 pol.e um sub de 10 pol.q estavam em outro veiculo c outra marca de bateria e nunca acontecera isto…ja e a quarta heliar q compro e sempre aconteceu tbem em outros veiculos…conto c ajuda de vcs…abraços.joel

  15. Marconi disse:

    Bom dia, tenho um palio EDX com trava eletrica e alarme e a bateria ta arriando de um dia para o outro ou em questão de horas ela ja foi trocada, ja mandeia arrumar o auternador ( ja faz 1 ano isso ) e tinha parado de descarregar, e sempre deixo o carro desligado com o alarme ativado, no começo do mes a bateria arriou, carregueia mesma e fechava o carro na chave sem ligar o alarme fiz isso a semana inteira ai eu fechei o carro acionando o alarme e no outro dia nada de ligar, carreguei dinovo a bateria e fechei o carro sem o alarme e a mesma descarregou em questão de horas, o que pode ser, Obrigado.

  16. Alan Johnes disse:

    Olá, tenho um uno mille fire flex 2006.
    Nos ultimos três dias apresentou um problema. Pela manhã tinha que tentar pelomenos três vezes para poder pegar, sendo que o motor funcionava mas apagava em seguida, e durante o dia pegava normal.
    No terceiro dia ele não pegou de jeito nenhum, eu giro a chave e nada, nenhum engasgo do motor.
    Eu verificava sempre o piloto da bateria, ela é moura e estava sempre verde, agora está preta.
    Será que as tentativas fizeram descarregar a beteria? O que poderia ter acontecido realmente para uma bateria com quase um ano de uso ter descarregado tão rápido?
    Obrigado.

  17. wiliam disse:

    tenho um polo 97 classic ele liga normalmente na chave porem não desliga o comutador e o tambor já foram trocados o que pode ser

  18. RENILDO JUNIOR disse:

    olá….gotaria de uma solução,,,um caminhão mercedes 24v está esquentando excessivamente o alternador o motor ainda frio mais o alternador esquenta fora do normal,,,

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: