GM Corsa MPFI: Ventoinha não arma

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Corsa MPFI estava com problemas no funcionamento da  ventoinha, ou seja, mesmo atingindo a temperatura de acionamento (100°c neste carro) o eletro ventilador não ligava, ocasionando o super aquecimento do motor.

CAUSA: Iniciamos os testes conferindo o sistema elétrico da ventoinha (fusível, rele, aterramento, conexões e fios condutores) sendo que nenhum problema foi encontrado. Como na linha Corsa MPFI o acionamento da ventoinha é feito pela Unidade de Comando, partimos para os testes na própria UCE.

O teste feito foi simples, como sabemos que após receber a informação do Sensor de Temperatura da Agua que a temperatura esta em aproximadamente 100°C  a Unidade de Comando aterra o pino A5, acionando o rele da ventoinha. O que fizemos foi simplesmente simularmos este aterramento do pino A5, ligando um fio condutor no terminal A5 e com a ignição ligada conectamos este fio na massa do carro (aterramento). Sendo que ao fazermos este teste a ventoinha funcionou normalmente, deixando bem claro que o problema estava na Unidade de Comando.

SOLUÇÃO: Neste caso foi necessário fazer a substituição da UCE, pois a mesma não estava mais fazendo o aterramento do pino A5.

Você já teve um problema como este? Comente no Dicas Mecânicas ou mande sua pergunta para o DM Respostas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Corsa,GM

Comentários

34 Comentários para “GM Corsa MPFI: Ventoinha não arma”
  1. edmar esteves disse:

    quando aparece esse tipo de problema,no corsa em minha oficina, iu bcliente nau tem condiçoes de gastar dinheiro com a uce.eo faço o seguinte.adapto um cebolao no mangote do radiador,com auxilio de rele auxiliar faço uma instalaçao totalmente independente da uce,sistema que sai mais barato para o cliente.vale tambem para a linha fiesta. ok galeraoficina tecnoauto- fortaleza-ce

  2. roberto disse:

    gostaria de saber um defeito na cx de fusivel do escort zetec,nao tem sinal temporizado no rele da bomba de combustivel?.

  3. anderson disse:

    ola tenho 1 corsa 1.0 e ocarro e a gas passou a injetar gas mesmo desligado ou seja vaza muito gas mas vaza noredutor aonde tem a valvula e ele ligado fica ratiando em alta naum e na gasolina naum ratia oque pode ser

    • Mauricio Mol disse:

      Você deve fazer um teste simples: pegue uma esponja com detergente passe a espuma em todo o sistema do GNV ( redutor, conexões dos tubos de alta e mangueiras), e veja onde está vazando. Depois de um reaperto nas conexoes de metais e abraçadeiras das mangueiras.

    • Wanderson disse:

      Amigo o problema esta no redutor de pressao, tire a mangueira q leva o gas p motor e passe a espuma p comprovar. Se fizer bolha, tem q reparar ou substituir o redutor e depois regular o carro com um analizador de gases. Abços

  4. anderson disse:

    ah estava lendo sobre o outro corsa e vou t falar o meu corsa tem o mesmo problema a ventuinha parou d arma e ja troquei 5 censores de temperatura etods eles pararao de funcinar por pouco nao queimei a junta como eu trabalho com o carro eu liguei um fio na bateria e ligo ela no botao ja ouvi falar do quit verao e seguro ah e oura o marcador da temperatura no painel parou de marcar o que que eu tenho q trocar

    • Mauricio Mol disse:

      No seu corsa a ventoinha é acionada pela uce através do sensor de temperatura, compre um kit verão e instale. leve a um eletricista bom que faça a instalação com rel,,e e fusivel.

  5. IDECI FERREIRA BARRETO disse:

    Meu corsa não estava funcionando dois bicos injetores. Pensei que fosse bico queimado. Retirei os quatro bicos injetores e coloquei os dois que não estavam funcionando no lugar daqueles que estavam funcionando e os que estava funcionando no lugar dos dois que não estavam funcionando. final da historia ficou apresentando o mesmo problema, ou seja, não era bico queimado. Comprei um anti-ferrugem ou anti-contato e apliquei nos contatos do modulo, sensores, rele etc. após uma hora encachei novamente os encache e o motor funcionou normalmente.

  6. IDECI FERREIRA BARRETO disse:

    Eu tenho um Celta ano 2002, motor 1.0, combustível gasolina. Acontece que ele funciona de repente corta a corrente da bomba. Verifiquei fusíveis, tentei identificar o rele da bomba, mas não conseguir definir qual é o da bomba de combustível. Eu imagino que possa se o rele. Quem estiver essa informação gloriosa por favor postar.

  7. MARCOS disse:

    TENHO CETA MOD. /02, QUE SO TA PEGANDO NO TRANCO

  8. Fernando Oliveira disse:

    Meu Corsa hoje depois de chegar de Suzano (peguei airton senna e marginal) quando fui encostar em casa a ré engatava mas não dava força pro carro, a ventuinha tava funcionando, radio farol etc, deixei ele um pouco desligado no portão de casa poucos minutos depois ele funcionou normal e guardei o que pode ser ? meu mecanico trocou a bobina dele a uma semana (nova).

    • geno disse:

      kkkk sou de suzano e tive um problema parecido sou de suzano tbm mas a garagem eu coloco ele de frente e começou a não segurar tbm
      passou um cara de moto e disse que tinha que ver se a bomba estava desrregulada mesmo tendo gasolina ele colocou mais um litro mais ou menos ele pegou de boa na mesma posição
      fui e completei no posto e agora eu sei que não posso deixar encostar nakela marca
      akele regular tudo
      bom 3 da madruga ta tenso o sono

  9. nilson disse:

    qual a quantidade que um bico injetor de um corsa 1000 injeta (25ml ou 35ml)

  10. Bruno Barros disse:

    Tenho um Corsa Super 99/00 – Sedan e minha Ventoinha não está armando o 2º estágio só funciona o 1º. Não posso nem pensar em ligar o Ar, pois quando ligo, o carro começa a aquecer rapidamente. A ventoinha arma o 1º estágio e quando é para aramr o 2º estágio ela para.
    Alguém sabe o q devo fazer?????

  11. mauricio disse:

    gostaria de saber tenho um corsa sedan e quando giro a chave de ignição sem dar partida o ponteiro da temperatura sobe ate o máximo e não volta a posição normal

  12. hildo disse:

    meu carro e um prisma so que ele estar com um poblema ele almenta a rotação quando liga ele fica alta o que e isso qual sensor esta com dfeito

  13. Marcio David disse:

    Tenho uma Pick Up Corsa ST 1.6 MPFI 2000/2000, e fico com o pé atrás pq no trânsito pesado a temperatura ta sempre na casa dos 95ºC, qndo passa um pouco disso a ventoinha arma normal, e a temperatura volta a ficar entre 93ºC e 95ºC, acho muito quente pois tive um carro da Ford no qual a temperatura chegava no máximo a 90ºC e estou preocupado. Maurício, qual a temperatura normal de trabalho da minha camionete? Na estrada e no trânsito? Abraço.

  14. Luiz Antonio disse:

    Boa tarde!

    Eu tenho um corsa premium ano 2010 flex, as vezes ele altera a aceleração na lenta e o motor esquenta só que o marcador de temperatura não marca e se eu persistir ele ferve e a ventuinha não liga, sai um cheiro forte de gás no escapamento derre pente ele volta ao normal, o
    que será que pode ser?

    Att:
    Luiz

  15. Thiago Nogueira disse:

    Boa tarde!

    Amigos, meu corsa (1.0, MPFI, 99) tem o mesmo motor e sistema desse na foto acima, gostaria de saber onde fica o sensor de temperatura que faz a ventoinha disparar e o sensor que faz o painel marcar a temperatura. Obrigado!

    Thiago N. Pereira

  16. fabio arce disse:

    tenho un corsa1.0sedam mpfi completo aquece muito o aero ventilador liga perto dos 95graus so que e o primeiro estagio so liga no estagio mas rapido quando ligo o ac se eu nao ligar o ar condicionado o carro ferve

  17. Giliarde boleta disse:

    meu corsa ano 97, apos liga-lo logo a ventuinha ja e acionada e depois de rodar 2 Km ele ja aquece chegando a temperatura de 90º c , acho que tem algo errado, mas nao sei se e a injeção ou cebolinha. o que vcs acham. obrigado pela atenção.

    • Guilherme Lopes disse:

      Giliarde,
      leve em um mecânico para verificar se a circulação de água no sistema de arrefecimento esta normal.
      Problemas na na circulação d’água podem provocar sintomas parecidos com este.

  18. JOSÉ DANTAS DE ALMEIDA disse:

    CORSA SEDAN 1.8 2007. O SEGUNDO ESTÁGIO DO VENTILADOR DO RADIADOR NÃO FUNCIONA. SÓ FUNCIONA O PRIMEIRO E QUANDO LIGO O AR CONDICIONADO ESSE VENTILADOR PARA DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS E O CARRO ESQUENTA ATÉ “EXPLODIR” SE EU EU NÃO DESLIGAR. SEM AR CONDICIONADO O VENTILADOR FUNCIONA NORMALMENNTE NA BAIXA ROTAÇÃO SEM PROBLEMAS, MAS SE EU LIGAR O AR O VENTILADOR PRA EM DEFINITIVO. O QUE SERÁ?

  19. alex disse:

    tenho corsa 1.6 mpfi gls 97, está com problema de refrigeração, a ventoinha não funciona ultrapassa os 100 graus , já efetuei a troca do sensor de temperatura, ela só liga se eu desligar a ignição e ligar novamente , será que o problema é na unidade de comando?

  20. Maiconmarchette disse:

    meu corsa95 quando eu ligo fica acelerado.e quando eu vou sair ele fica fraco.o quê pode-se??

  21. William disse:

    Boa tarde!

    Comprei um corsa 2002 1.0 o mesmo sobe a temperatura e apenas 3Km o pontero vai ate o 2° traço , isso é normal ou tem algum problema ? e tambem ainda não vi a ventuinha acionar ??

  22. ivanildo disse:

    ola bom,eu possui um fiesta 97 endura, e 1.0 eu ligo ele o ponteiro da temperatura e tambem ga gasolina vai ate o final,do nada o que sera e alguel sabe,e quando ligo os foroes aluz do painel apaga depois fica fraca.air quando desligo os ponteiro do arreficimento,volta rapido. No zero?alguem pode mim ajudar?

  23. alves disse:

    tenho um corsa 95 gl 1.4 , já troquei 4 interruptor que liga a ventoinha dentro de dois anos, alguem pode me dar uma dica , não acredito que estrague tanto assim esta peça.

  24. Kadette gls 98: A ventoinha está armando, más o marcador de temperatura as vezes chega próximo do vermelho e desce logo a seguir dando pequenos arrancos no ponteiro e as vezes o ponteiro sobe até o meio e desce. Parece que as vezes arma aos 100º e as vezes quase no vermelho. Desde já agradeço

  25. Emerson Assunção disse:

    Olá, tenho um corsa wagon 00/01, estou com dois problema e não tenho solução, um dos problemas “as vezes” ele fica acelerando sozinho, e o outro é o pior de todos, simplesmente ele depois de andar um pouco tipo +/-30km ou se passar um tempo rodando no transitoe desligar o carro, ao tornar a ligar o carro ele não dá partida, todo sistema elétrico funciona mas ele não dá partida, e depois do nada após alguns minutos ele resolve funcionar normalmente, já troquei o motor de partida e continua na mesma…HELP!!!

  26. carlisson passos souza disse:

    boa noite senhores,alguem me ajuda por favor?
    tenho um corsa mpfi 1.0 ano 98, esse carro aciona a ventoinha a 100 graus c com potencia minima o q nao faz com q a temperatura diminua em momento algum…ela so aciona na potencia maxima quando ligo o ac e mesmo assim a temperatura ainda fica entre 95 100,quando desligo o ac ela desliga juntamente sendo q quando comprei esse carro o ponteiro da temperatura nao passava do meio ja troquei ate a bomba dgua e o sensor…alguem pode me dizer qual a marca do sensor porque so encontrei mte e acho q nao e original.

  27. Elson disse:

    Amigos, bom dia! Eu tenho um corso milenium 2002 e moro em Bangu Rj. Como todos sabem aqui o calor é de fritar ovo no asfalto. O problema dele é com a ventoinha que só arma o 1º estágio e aquece quando eu pego engarrafamento. já comprei ventoinha nova, mas o problema continuam, não sei o que faço. Por favor alguém me ajude…. Obrigado!!!

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: