GM Monza 1.8 93: Alto consumo de combustível

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Monza 1.8 (multec 700) a gasolina estava com um consumo excessivo de combustível.

CAUSA: De inicio foi conferido as velas de ignição e os cabos de velas e os mesmo não apresentaram problemas, logo após fizemos o rastreamento do sistema de injeção eletrônica e vimos que todos os parâmetros enviados pela central estavam normais.

 tbi do monzaPartimos então para os testes na linha de combustível testando a pressão e vazão da bomba de combustível e a mesma estava com uma pressão de 2,2 bar e uma vazão de  1,2 L/min (litros por minuto) o que é considerado normal. Ao retirarmos o bico injetor para uma avaliação da vazão do mesmo vimos que estava estava dando uma medição bem acima do normal. Ao conferirmos a numeração do bico injetor constatamos que o bico que estava instalado no carro era o do Monza a álcool e por isso a vazão estava muito alta para um carro a gasolina.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do bico injetor do motor a álcool para o correto que neste caso era para o motor a gasolina, desta forma o consumo ficou normal.

Você tem um Monza? Qual defeito ele já apresentou com você? Comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em GM,Monza

Comentários

31 Comentários para “GM Monza 1.8 93: Alto consumo de combustível”
  1. marcio nunes disse:

    naõ tenho um monza mais queria tanto saber aonde eu posso comprar um manuaul que me oferece dados que me indica quando um bico esta erado em um carro e tambem que as velas estão tambem eradas pois em um curco que eu fui mos dizemos que velas erradas e tanbem sem resistencia um carro injeção eletronica não funciona bem eu sou um apremdis de mecanico e cada dia eu aprendo mais eu tenho uma oficina com mais dois irmão queria tanto que voces ne ajuda se moro em morro agudo região de ribeirão peto aonde o nosso sepe 14640000 agradeco por ler essas palabras ass ; marcio nunes rua; 7 de setembro 1037

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcio,
      nos catalogos de aplicação de marcas como bosch, MTE, NGK você consegue este tipo de informação. Estes catalogos estão disponiveis nos sites das marcas, ou faça uma consulta por estes catalogs que fica facil encontrar.

  2. Leandro Castro disse:

    Uma dica, o bico injetor do Monza a alcool, tem a parte superior, onde é conectado o chitcote, na cor branca, e, o a gasolina, tem a cor azul esverdeado claro.
    Abraços.

  3. Josué Lopes disse:

    Bom dia! Tenho um Monza 92 SLE 2.0 ie Alcool a mais de 15 anos. Ele sempre fez 5 km por litro na cidade e 8 km na estrada. Um belo dia fui viajar e não prestei atenção e o frentista encheu o tanque com gasolina ao invés de Alcool. Nos primeiros kms o carro se portou bem, mais qdo cheguei a uns 60 kms notei o carro sem força. Parei em um posto da Policia Rodviária e descobrí o erro do frentista. Então fui parando e completando o tanque com alcol. Resultado… o carro bebeu demais e gastei um bocado para vazar a gasolina até o final. Meu problema então é que depois disto tudo, meu carro passou a fazer 3 km na cidade e 4 na estrada. E parece que um bocado de alcool está saindo pelo cano de descarga. Troquei velas, cabos de velas e rotor e não adiantou. Alguém podería me dar uma ajuda sobre este problema. Obrigado.

  4. alex disse:

    tenho um monza 89\90 desde zero , mas andaram mechendo na mecanica e agora ,gostaria de saber qual o carburador correto dele monza sle 4portas com ar a alcool e saber se me lembro bem a 20 anos atráz eu pensei ter visto uma bilha dentro do carburador e não vejo mais ?nesta época ele era mais economico na cidade .fico decepcionado ,porque não encontro esquemas dele nem elétrico nem informações do propio modelo agradeço se me disser onde acho .

  5. Jorge Nogueira disse:

    Boa Tarde !!! Possuo um fiat Palio 97 gasolina e gnv .Ele apresenta os seguintes problemas:

    Ao aquecer o motor do carro , o motor de arranque não gira.
    Ao ligar o ar condicionado, o carro fica pesado, como se estivesse com o freio de mão acionado.
    Consome muito, para se exemplificar, possuo 2 cilindros Gnv, de 8 m³ e só consigo atingir 148 km.
    Nas retomadas de velocidade, após reduzida para se passar em um quebra molas, o carro não desenvolve, somente após aliviar o acelerador e acelerar novamente.

    OBS: O cabo positivo de alimentação do motor de arranque está oxidado, vou trocá-lo para a solução nº 1.

  6. Eduardo de Almeida disse:

    Boa noite

    Preciso de ajuda!!! Tenho um GM Monza GLS 2.0, ’95 e ele está fazendo 5,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.
    Sei que o Monza não é um carro económico, mas também não precisava exagerar assim. Já fiz tudo que tinha fazer, fiz limpeza de bico, velas, filtros, etc, porém ainda continua neste exagerado consumo.
    Por favor, como posso resolver isso?

    Obrigado.

  7. walterson disse:

    Ola, tenho um monza 92 mpfi 2.0 a tempo atras ele deu um defeito de não pegar, mas virava o eletrecista trocou rotor, sensor hall, cabo de vela, tampa do destribuidor, dois depois ele deu o mesmo defeito não chegava carga no destribuidor, vim a descobrir depois de duas semanas enguiçado que era o conector da bubina, troquei ele ficou bom hoje em dia vira e mexe ele faz a mesma coisa não chega carga na bubina, depois que mexe muito nos fios e no cabo da bubina derrepente começa a vir carga, e depois de um tempo andando ele explode e falha, fica muito bom na alta. se alguem puder me dar uma luz agradeço desde ja. obrigado

  8. maicon disse:

    ola eu tenho um monza 650 2.0 93 so que o danado bebe feito um demonio lembrando que ele ta chipado a alcool mais os bicos injetor continua a gazolina sera se eu pasar ele a gazolina ele ficara um pouco mais economico pois ele faz 4 na cidade e 9 na pista obrigado

  9. PAMELA disse:

    Estou com problemas no meu kadett 2.0/1998 levei a oficina e mandaram para eletrica ai estao trocando a central mas so esta queimando!mexeram em toda a parte eletrica e nao acharam nada ja trocaram bobina e mais algumas peças e tambem nao resolveu,o que poderia ser????

  10. Angelo Cabral disse:

    Amigo,
    Tenho um monza 2.0 sl/e 92. pergunto: é possivel por um bico de 1.0 no omza e funcionar bem ou o que pode acontecer com ele

  11. vagner mallmann disse:

    tenho um monza 90 1.8 allcool quebrou o distribuidor mas ja nao era o original fica sempre fora do ponto gostaria de saber qual a numerçao original que vem no distribuidor

  12. Pergunta: Qual a numeração do bico injeção do monza 93 gasolina?

  13. denilson disse:

    meu monza 1.8 sle 91 ta fazendo 4km p/ litro de alcool, é possivel deixalo mais economico?

  14. paulo disse:

    olá .tenho um kadett 1.8 sle a gasolina ,alto consumo de gasolina,ele fica so em meio estagio do acelerado se pisa no fundo ele falha e morre.troquei bomba ,velas cabos sensor da barboleta sensor map,sensor da temperatura medirão presão da gasolina ta tudo ok ,limpei o bico…ja levei numas 10 mecanicas e não conseguem resolver…tem horas q ele fica normal e sem demora ele volta a falhar .se puder me ajudar agradeço

  15. danilo disse:

    Eu sou danilo, comprei um monza 87 a alcool , e queria saber se tem jeito de usar so gaolina . E se tem como adaptar injesao eletronica no monza 87 . Obrigado pela atensao .

  16. Osvaldo Chantal disse:

    Bom dia,

    Tenho 01 monza 93 gasolina as vezes deixa de pegar na partida, pois da arranque normal
    mais falta faisca na bobina, acho que alguma alimentaao faz com que não sai faisca já troquei já tudo que tinha de trocar. até chegar na bobina tudo novo e contiua o mesmo problema.

  17. eduardo disse:

    ola tenho um monza EFI a gasolina ano 92 já verifiquei varios pontos troquei ate a bomba de combustivel mas as vezes ele falha e só aumentar a rotação que ele para preciso de uma solução urgente.

  18. eduardo disse:

    com quantos bar deve ficar monza 2.0 de um bico?

  19. marcelo disse:

    bom dia eu tenho um monza 86 alcool gostaria de saber se da para adaptar enjesao nele se fica bom se dininui o consumo e mais ou menos quanto gastarei para esta adaptaçao obrigado !!!!!!

  20. Fernando Ablas disse:

    Tenho uma Ipanema 2.0 sle que está consumindo muito combustivel, gerando outros problemas.
    A ipanema esta fazendo 3 k por litro a Alcool
    Alguém tem ideia do que pode ser, bomba nova,bico novo testado, o que pode ser?
    Agaradeço desde já a todos
    envie email informando fas.telhados@gmail.com

  21. Jefferson ramos disse:

    Tenho um Monza 93 SLE 2.0 Alccol Original, já passou por três oficinas e não acharam o defeito do alto consumo, medi e esta fazendo 3km / litro, troquei ja estas peças e não acharam o defeito, peço ajuda a quem ja passou pelo mesmo problema: PEÇAS JA TROCADAS:
    Cabo de velas, jogo de velas,correia do alternadoR, sensor de temperatura,módulo HEI,bobina impulsora distribuidora, valvula termostata, mangueira tomada de ar, sensor MAP, motor passo, chicote bomba combustivel, e bico injetor …..

    • FERNANDO GOSN disse:

      confira pressão na linha de combustivel = 2bar. se tiver mais verificar obstrução no retorno ou regulador de pressão. conferir ponto de ignição = 10 graus apms com motor quente e ab do conector de diagnose fechado, conferir se o coletor de admissão esta aquecendo, com motor frio aquece com a resistencia na parte de baixo do coletor, com motor quente a agua do radiador passa por ele e o aquece ver se não ta obstruido. ver valvula termostatica 92 / 107 graus, fazer teste. velas BPR6ES. resetar o modulo de injeção, ajustar co para 2.50 volts com multimeto etre o pino do meio do potenciometro de co e o negativo da bateria. ver valvula do hidrovacuo , mangueira e o proprio hidrovacuo. ver ajuste da borboleta do tbi = 1.5 mm de abertura em repouso.

  22. Mauricio disse:

    gostei da dica , com identificar se o bico é gasolina ou álcool do meu monza

  23. estou com monza 93 2.0 gasolina foi trocado tudo sai andnado mas quando desliga nao pega mais troca alguma peca e volta a funcionar

  24. adilson disse:

    boa tarde tenho um monza 93, mas derepente ele começou a tossir quando acelero e estoura no escape quando tiro o pé do acelerador, e está consumindo muita gasolina. O mecânico disse que são as mangueiras do carburador, mas não resolveu o problema, disse que tá faltando peças, gostaria de ter um manual das mangueiras pra eu mesmo verificar. agradeço muito se resolverem meu problema. Um abraço. adilson.

  25. Jorge Luis disse:

    Olá, tenho um monza 94 que quando dou a partida fica com cheiro muito forte de gasolina como se estivesse afogado e o mesmo não dá a partida de jeito algum. e o 2º é que quando estou em movimento por algum tempo, entra um calor pelo assoalho perto do freio de mão, e na parte inferior do assoalho perto dos pedais fica um calor insuportável como se estivesse pegando fogo no motor.

    Desde ja agradeço qualquer ajuda.

    Abraços

  26. raphael marques disse:

    qual a marca e modelo desse carburador?
    estou precisando comprar os reparos mais na loja so me vende se eu tiver a marca e modelo.

  27. Fernando de lima disse:

    Boa noite, tenho um monza 93 ele esta gastando muito ele esta fazendo cinco km por litro o posso fazer para ele gastar menos?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: