Alternador Automotivo

Publicado por Guilherme Lopes 

O Alternador automotivo é um gerador de corrente elétrica. Ele transforma energia mecânica em elétrica e tem a função de carregar a bateria automotiva, alimentar os equipamentos elétricos instalados no veiculo, além do sistema de ignição eletrônica e injeção eletrônica quando o motor estiver em funcionamento. O Alternador é movido por uma correia e necessita de uma rotação X (variando de modelo para modelo) para o mesmo começar a gerar eletricidade.

Leia Estas Dicas Também:

o que é um motor de partida

Dicas de instalação da Bateria Automotiva

 alternador-automotivo

Ao fazer a manutenção do alternador automotivo é necessário conhecer bem os componentes que integram esta peça, logo a baixo você vai conhecer seus principais componentes:

Componentes do alternador Automotivo:

estator ESTATOR: Tem como função criar corrente elétrica. O estator é constituído por um conjunto de bobinas isoladas entre sie  fixados em um conjunto de laminas de aço. Para a geração de energias estas bobinas necessitam de um campo magnético produzido pelo rotor.

Os defeito mais comuns que ocorrem nos estatores são os curtos-circuitos entre as bobinas e as laminas de aço o que impede o mesmo de gerar energia. Geralmente estes curtos ocorrem por envelhecimento do verniz, falhas na hora da montagem e atritos causados pelo rotor.

rotor ROTOR: O rotor tem a função de formar um campo magnético que tem como resultado a produção de corrente elétrica. Ele é constituído de um eixo de aço com um bobina enrolada no seu interior, sendo que a quantidade de fios de cobre desta bobina aumenta ou diminui de acordo com a capacidade que este alternador tem de gerar energia.

Os principais defeitos que encontramos no rotor é o curto-circuito entre os fios da bobina, o que provoca a diminuição ou até mesmo a a ausência total da capacidade de gerar corrente elétrica. No rotor também é encontrado o curto-circuito com a estrutura de aço o que também inutiliza a peça, geralmente estes defeitos são causados por envelhecimento do isolamento dos fios de cobre ou por manuseio errado da peça.

placa-retificadora PLACA RETIFICADORA: A placa retificadora ou placa de diodos transforma a corrente alternada que é produzida pelo alternador automotivo em corrente continua usada para repor a carga da bateria automotiva e alimentar os outros consumidores de energia do carro.

Os defeito mais comuns que encontramos nesta placas são a presenças de diodos queimados, o que atrapalha o funcionamento do conjunto, sendo que em alguns casos a luz indicadora de bateria no painel fique levemente acesa, nestes casos a única solução é a troca do componente.

regulador-de-tensao REGULADOR DE TENSÃO: O regulador tem como função proteger os equipamentos que fazem uso da energia gerada pelo alternador controlando a tensão produzida em qualquer regime de rotação do motor e limitando esta tensão para que não haja picos de corrente elétrica, o que pode causar danos nos consumidores elétricos. Ele também impedindo que a bateria automotiva sofra sobrecarga. Existem reguladores mecânicos, multifunção, eletrônicos e híbridos dependendo de cada alternador.

Os Problemas que geralmente se encontra nestes reguladores, são desgastes de escovas o que prejudica o funcionamento correto do alternador, nestes casos é necessário a substituição do regulador sendo que que em raros modelos é possível  a trocar somente das escovas. Também encontramos reguladores de tensão que não conseguem mais fazer o controle da tensão gerada deixando assim que a bateria e os consumidores recebam um excesso de carga ou que recebam pouca energia. A maior parte destes problemas são causados por desgastes do próprio componente.

rolamentos ROLAMENTOS: Os rolamentos tem a função de facilitar a rotação do rotor diminuindo o atrito e geralmente são encontrados dois rolamentos um em cada ponta do Rotor.

Os principais defeitos encontrados nos rolamentos de alternador são ruídos e travamentos dos mesmos, defeitos estes na maioria das vezes provocados por desgastes da própria peça, mas em alguns casos podem ocorrer problemas na montagem dos mesmos. A única solução é a substituição dos rolamentos defeituosos.

O alternador automotivo é um dos componentes mais importante do sistema elétrico pois sem ele seu carro dependeria somente da energia acumulada na bateria o que te daria em alguns casos poucos minutos, por isso sempre que encontrar alguma anormalidade como: dificuldades na partida do motor, variação na iluminação das lâmpadas de farol, forte odor vindo da bateria, luz de bateria no painel acesa ou levemente acesa prure rapidamente alguma oficina com elétrica automotiva para que se verifique seu funcionamento, pois se o problema for no alternador ficar na rua com seu carro é questão de tempo.

 

Você já enfrentou algum problema relacionado com o alternador do seu carro? Comete-o no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Eletrica Automotiva

Comentários

148 Comentários para “Alternador Automotivo”
  1. Olá Gostaria de receber informação como posso aumentar a voltagem de um gerador de um excort que não esta gerando a tensão soficiente para carregar a bateria

    • Guilherme Lopes disse:

      Jose,
      pode começar conferindo se o aterramento e os cabos positivos que ligam o alternador a bateria esta ok.
      Em alguns casos é necessario instalar um cabo positivo auxiliar para melhorar na condução de energia até a bateria do seu carro.

      • MACÊDO disse:

        boa tarde!
        eu, tenho um gol G4 1.0 e o alternador não está gerando. troquei a bateria e nada adiantou, o carro parou de funcionar do mesmo jeito. o que devo fazer?
        Agradeço desde de já!!!

    • para aumentar a tensão, aconselho trocar o alternador por outro de maior capacidade de carga.
      boa sorte

    • alexandre disse:

      boa tarde.vc tem que primeiro verificar todos os cabos,terra eo corrente ,se eles estiverem bem apertados ai vc ,pode fazer um reforço de cabos.obs,não coloque um cabo fino.use um cabo de 16mm,ai sim terá um reforço adequado com o que vc pede,

  2. Marcelo disse:

    Olá, tenho um Corolla 2003 automático. Quando ando com o carro e ele chega ao ponto de temperatura normal de funcionamento, parece que o alternador começa a emitir um ruídos, chiados, como se algo estivesse rondando a seco. Fui em um auto elétrico, fez a troca do regulador de tensão e dos rolamentos, porém o defeito continua. Isso só acontece quando o carro está em “D”, engatado. Suspeito do alternador por que quando em D, se eu acender o farol alto e pisar no freio, o chiado aumenta um pouco, dando a impressão que o sistema elétrico está utilizando mais energia do que o alternador pode gerar.
    Porém ao ligar o carro pela manhã não há problema algum.
    Poderá ser problema no induzido ou no rotor interno, tipo solda fria. ? Obrigado

  3. alberto disse:

    É possível substituir o regulador de voltagem do alternador do gol 1.6 power flex 2004/2005 por um outro regulador de amperagem superior sem comprometer o sistema elétrico?

  4. alberto disse:

    gol 1.6 power flex motor ap. 2004/2005
    É possível substituir o regulador de tensao do alternador bosch 0124315018 kcb1 14v 70A por um regulador de tensão de 90A?
    É possível substituir o alternador bosch 0124315018 kcb1 14v 70A por um alternador bosch 0124325042 kcb1 14V 90A, no mesmo veículo?
    Qual a quantidade de giros mínima para que o alternador envie carga para a bateria?

    • Guilherme Lopes disse:

      Alberto,
      possivel é mais para que seu alternador gere mais energia ele não depende só do regulador, pois na verdade o que ria a energia no alternador é o trabalho do estator e do rotor.

      • Adospeed disse:

        Da capacidade de geração de energia do alternador, do consumo elétrico do carro, existe sobra de geração de energia, poderia utiliza-la para acionar outro dispositivo elétrico instalado no carro, qual seria essa margem de sobra? seriam 12V a quantos amperes ?A

  5. Nem um e nem outro, o problema com certeza está na correia ou polia com desgaste, quando aquece aparece este defeito, já vi vários hondas e corolas com este problema.
    Teste o sistema de carga para conferir, depois verifique as polias e correia.
    boa sorte

    roberto
    zeradoeletronicaautomotiva@gmail.com

  6. Dulce disse:

    Tenho um palio Weekend – ano 2002 e a alguns meses de vez em quando fazia um barulho (tipo um apito), levei ai mecânico que me disse que era da direção hidráulica, que não tinha maiores problemas se não consertasse de imediato, o que poderia acontecer é o carro ficar sem direção hidráulica (o que não aconteceu até hoje).
    Agora começou a fazer um barulho mais forte e constante, ele acompanha a aceleração do carro e não parou desde ontem.
    Passei em um mecanico apenas para saber o que poderia ser e ele me disse que deve ser o alternador, porém ele não mexe na parte elétrica.
    Hoje fiz uma pequena viagem inadiável, e Graças a Deus correu tudo bem com o carro (porem com o barulho direto) – não houve qualquer alteração que eu notasse na parte elétrica do carro, tudo funcionou normal.
    Outra observação é que quando viajo e tenho que descer a serra (sentido para a cidade de Santos), sempre acende a luz no painel da ignição eletronica, e é só passar a serra ela apaga, e acontece somente na descida, nunca aconteceu na subida da serra, não sei se tem alguma coisa a ver.
    Vocês podem me dar uma dica do que realmente pode ser, o que tem que ser feito e o custo aproximado deste serviço e peça?
    Obrigado desde já.

    Dulce

    • alexandre disse:

      se o barulho aumentou vc pode estar com algum rolamento roncando,peça para seu mecanico de confiança retirar acorreia e verificar o mesmo para não danificar o seu alternador ou outros equipamentos que a correia passa

  7. Alberto disse:

    Dulce, leve seu carro em um mecânico da sua confiança e descreva pra ele o que está acontecendo com seu automóvel. Visto que existe a possibilidade de ser a bomba de combustível, sujeira na lâmbida. Quanto a parte elétrica num eletricista de auto solicite uma preventiva no alternador. Seria bom que na oficina onde você contratar o serviço tenha o SCANNER AUTOMOTIVO.
    DEUS É FIEL!

  8. Osvaldo Brito disse:

    Olá, tudo bem!?

    É verdade que quanto mais alta for a rotação do motor, mais rápido o alternador recarrega a bataria?

    • Guilherme Lopes disse:

      Realmente quando o giro do motor aumenta a capacidade de gera energia que o alternador tem tambem aumenta.

    • Gil Guilherme disse:

      Oswaldo:
      Na verdade essa informação não procede. Todo alternador possui uma peça que se chama REGULADOR DE TENSÃO. O trabalho do regulador é manter a tensão sempre constante, independente da rotação do motor.
      Nos carros que possuem dínamo, como em alguns fuscas, brasilias e kombes antigas, era comum a bateria acabar descarregando pelo fato que nesses dínamos necessitavam de uma velocidade maior para conseguir carregar a bateria, ou seja, quando esses carros estavam em marcha lenta,parados ou em baixas velocidades a bateria não recarregava, coisa que não acontece com os alternadores.

  9. dalilo vicente dos santos disse:

    ola tenho um fusca com sistema elétrico de ignição com alternador recentemente troquei os rolamentos e o rotor ,mas atualmente a luz indicadora do pinel continua acendendo ,quando o motor esta em alto giro ela permanece um pouco acesa sera que o rotor esta com problema?

    • alexandre disse:

      peça para o mesmo que fez o serviço, para verificar as escovas se elas estão boas,se as mesmas estiverem boas,manda verificar a correia.se continuar troque o regulador de voltagem

  10. francisco disse:

    tenho um santana 2002 taxi, no momento so funciona no gaz (gnv) ,quando esquenta nao pega, tenho que deixar efriar p/ ligar. troquei tudo no arranque, bateria nova,60 amp. que esta dando sinabre . oque pode ser.
    obrigado

    • alexandre disse:

      o sinabre que vc ve no terminal e o polo que está vasando o liquido dá bateria,se a mesma estiver na garantia procure a revenda para troca,caso a mesma já estiver fora da garantia.coloque um pedaço de esponjas no bornes e coloque não vaselina ou gracha .recomendo colocar óleo de motor que além de lubrificar não impede de mais tarde venha dar mau contato .

    • Andre disse:

      Aconteseu isso comigo no tempra 2.0 16v esquentava quando desligava naum peva ate esfriar troquei o bendice do arranque melhoro ensiguida deu pane no automatico troquei mato a charada n sei se e seu caso

  11. Rafhael disse:

    Olá, gostaría de adaptar um regulador externo do mercedes em outro alternador. Como é possivel fazer esta adaptação?

  12. asaphe rafael barbosa disse:

    eu estou com um baita problema no alternador do meu carro já levei mais de 5 vezes ao eletricista para arrumar a peça porém sempre volta a apresentar problema que e ou na placa retificadora ao no regulador de enérgia, por esse motivo quero saber se tem a possíbilidade de adptar outro alternardor de outro carro que seja mais forte já que o meu carro e um peugeot 306 xn ano 1997 1.8

  13. Bruno disse:

    Caros, tenho um Fiat Marea e de alguns dias pra cá ele vem passando por problemas no alternador. A bateria que estava no carro foi trocada pois sofreu sobrecarga e acabou colando as placas. Já levei em uma auto-elétrica e foi feita a troca do Indutor (rotor), rolamentos e regulador de voltagem, porém o carro continua acendendo a luz indicadora de bateria/sistema elétrico no painel. O que mais pode estar havendo?

    • Guilherme Lopes disse:

      Bruno,
      Foi feito os testes na placa retificadora? Problemas nesta peça tambem podem causar o acendimento da luz de bateria.
      Retorne no seu eletricista para verificar novamente o funcionamento do alternador, lembrando que este tipo de serviço tem garantia de 3 meses.

  14. everton disse:

    tenho um kadett ipanema estou precisando de ajuda na instalação do alternador dele ,ja perdi uma bateria e a outra esta descarregando muito rapido não sei se foi instalado certo .
    se alguem estiver um esquema e puder me enviar eu agradeço.

  15. Ronaldo Angelim Soares disse:

    Olá tenho um gol 1.0 16v turbo 2001 ,quando frio fica sem aceleração ,tenho que esperar uns 10min. para conseguir aceleração o que posso fazer?

  16. ubirajara arruda disse:

    tenho um clio 1.0 16v quando chega a noite tenho que ligar os farois sinto que a cada coisa que faço como acionar os piscas ou qualquer outra coisa eletrica os farois sofrem de perda de luminancia a todo o movimento que faço inclusive o motor a noite sofre com sensivel perda na potencia?

  17. orlando clamam disse:

    Boa noite, tenho um ibiza 1.0 16v, sinto que em lenta ao acionar algum equipamento elétrico o carro apanha o giro desce e se estabiliza, quando ligo o ac… ele fica ligando e se desligando, parece que o carro perde a força no sentido elétrico. se vc acelerar quando o ar se religa o carro apaga como afogado.. se desligar o ar funciona normalmente mas com a baixa de rotação sempre que acionar algo elétrico. A Tbi e nova e original, o compressor tambem foi revisado.. fica a duvida o que é o problema no sistema eletrico, ja mediram o regulador… ele fica entre 13.6, quando e acionado algo eletrico cai a 12.6 e retorna. queria uma luz sobre o problema…

    • Orlando Clamam disse:

      Caro amigo, fiquei meses com o mesmo problema, cansado de ficarem me logrando, eu mesmo parti pra luta, e adivinha, algo simples, porem que nenhum mecânico ou eletricista percebeu, descobri o cabo que sai da central e leva energia ate a bobina estava derretido e oxidado, o motivo ninguem sabe diz o mecanico.

      Trocar todos os 3 fios da bobina ate a central, aproveite verifique outros cabos, e coloque um fio mais grosso troque os conectores, meu problema acabou carro perfeito. cheguei a trocar tbi, alternador e nada resolvia… custo dos fios + mao de obra e conectores 100 reais.

      custo desperdiçado em outras peças sem solução torno de 900 reais…

      Da uma olhada espero que isto te ajude.

  18. Allan disse:

    Boa tarde,

    Meu problema é semelhante ao de cada um acima..rs
    Tenho um Gol 1000i, 96 – motor CHT, que já é mais fraco que outros 1.0, e de algum tempo pra cá vem apresentando variações de potencia. Com o carro em movimento, do nada começa o barulho (semelhante a um assovio), vem um cheiro estranho pra dentro do carro, a energia fica forte e o carro segura, ai de repente fica tudo fraco novamente e o carro anda sem tanto esforço.
    Acredito que possivelmente o que estragou o alternador foi o sistema de som, que eu utilizava muito alto e as vezes descarregava a bateria mesmo com o carro andando. meu pai desacredita disso até hoje..rs

    Bom, espero que possam me ajudar.

  19. edson disse:

    tenho um kadett que da um barulho de valvula quando chego em uma alta rotação é perigoso?é caro para arumar?

    • Daniel disse:

      Cara tenho um e aconteceu isso tambem, é que o esticador de correia do kadett, nao é fixo ou seja ele trabalha , tem uma mola que estica o bicho, ai a mola volta e fica batendo, nao tem problema nenhum, é que me incomoda esse tipo de coisa, o que tem que se fazer é girar a bomba dagua pois ela é excentrica e ajuda a esticar a correia, ai para esse tipo de coisa, mas nao é todo o mecanico que faz isso, geralmente eles dizem que é esticador ruim….blz

  20. jeff disse:

    Olá …tenho um ford verona 1991, e de vez em quando a luz do alternador acende …e fica por um tempo …e dpois apaga , por coincidencia ou não , faz pouco tempo troquei a correia do alternador ..será que pode acontecer por falta de ajuste ?? Obrigado.

  21. jeff disse:

    Olá …onde aciona a luz de ré do verona 91, pois o mesma esta com defeito e não acende os dois lados , isso quer dizer que é no acionamento no engate da marcha ,,,onde fica , como posso arrumar em casa mesmo ,…obrigado ??

    • Gil Guilherme disse:

      Jeff:
      Vc já verificou as lâmpadas se não estão queimadas?
      No caso, se o motor do seu Verona for AP, o interruptor da ré é uma peça com fio que fica em cima da caixa de marcha.
      Espero ter ajudado!

  22. ola tenho uma passat 99.a uns dias fui pegar no carro e ele nao pegava,dei um encosto de bater”ia ele pegou.comprei uma bateria nova,no outro dia nao pegou.levei ao mecanico para resolver o problema e para meu espanto tinha por baixo do banco do condutor cheio de agua.agora o carro anda e no outro dia ja nao anda,carrego a bateria ando ,no dia seguinte ja nao anda o que sera”

  23. Marcos disse:

    Meu corda Wind 96/97 não está funcionando o farol baixo ao voce ligar ele ja vai direto para luz média ou farol alto em ambos os lados ja troquei fusivel e lampada e nada adiantou algum de vcs pode estar me ajudando a descobrir qual o problema ?

  24. joaquim disse:

    tenho um gol 1000 e usa um alternador boch e o defeito dele é o seguinte assim que ligo os faroes a luz de bateria acende levemente no painel e isso em rotaçao superior a lenta agora na lenta a luz quer se apagar mas mesmo assim fica acessa e dificil de ver agora ja troquei o estator , placa retificadora ,e regulador e agora penso em trocar o rotor para ver se consigo resolver este problema ,o senhor sabe me informar qual é este defeito e como posso resolver ou trocando o rotor ja resolve aguardo a resposta se poder me ajudar abraços

  25. Sérgio M.V>Boas disse:

    Boa noite pessoal,
    Tenho ford fiesta motor endura 97 1.0:o que acontece é o seguinte quando ligo as setas
    ou p/ esquerda ou direita …aciono o pedal de freio dispara as setas.Por que ocorre isto?
    Alguém me ajuda?

    Agradecido Vilas boas

  26. Claudia Simone disse:

    Tenho uma Parati 07/08, De vez em quando em movimento ela perde totalmente a potencia, perde a aceleraçao e quando volto a liga- la nao pega de primeira entao acelero bem forte, porem fede muito combustivel ms depois de de muito acerelar ele vota ao normal. Com isso ja levei a varios mecanicos e nada foi descoberto oque fazer.

    Cláudia

  27. nick disse:

    ola tenho um fiesta 1.0 – 2011 flex 4 portas e gostaria de saber como faço para mudar meu alternador devido nao puchar mais carga do que a bateria original de frabica e tenho a necessida de uma amperagem maior devido aos acessorios e assim colocar uma bateria mais potente com um alternador compativel e assim acaba com meu problema voces dispoe desse alternador e quanto custa ?

  28. judson eder aguiar disse:

    Descuidei, o regulador gastou a escova, gerou excesso de energia, bateria secou e não pegou mais carga. Acho que perdi meu alarme/trava positron, pois está disparando. Já desconectei e conectei de novo a central e consegui fazê-lo funcionar, mas quando andei c/ o carro voltou todo o problema, ele apitou diferente e disparou. Será que tem conserto? Alguém pode me ajudar? (Gol 96)

  29. edemar disse:

    tenho um fusca, e nos ultimos dias de vez em quando ele não quer pegar, não dá sinal nemhum, examinei o comutador da ignição, bateria normal.num dia desses aconteceu isso e então fui lá no automático e dei uma batida e ai ele pegou normal. acabei verificando os cabos da bateria e um deles estava com bastante zinebre. Hoje mandei então para uma autoeletrica para ver no motor de arranque e o cara vai e me troca o regulador de voltagen do alternador alegando que estava carregando demais e as placas da bateria endurecem, então depois de algun tempo ela se estabilisa e o arranque volta a funcionar. pelo pouco que entendo acho que não tem nada a ver com o arranque, mas sim comprometer a vida da bateria. espero uma explicação. obrigada.

    • alexandre disse:

      uma coisa não tem nada a ver com a outra,a bateria quando endurece as placas e porque ficou muito tempo parada,como vc usa seu carro todos os dias ela tem que funcionar.peço para vc levar sua bateria numa casa especialista em bateria,se constatarem ela boa parte para verificar novamente se o regulador esta mandando a carga normal que e entre 13,4 a14,4,verificados os mesmos e todos estiverem narmais,vc peça para verificar os cabos de preferencia o terra tanto da bateria como o do arranque

  30. rossano disse:

    ola……amigao, tenho um escort conversivel 1.6 88 cht e o alternador dele e muito fraco para o bicho……. coloquei uma bateria de 75 amp e preciso agora trocar o alternador para um de 90 amp….. dizem que o do santana antigo serve…… podem dar uma dica de como instala-lo corretamente????? aguardo…

    • alexandre disse:

      o que acontese e que vc tem que verificar os suportes,se os mesmos derem então vc pode fazer sua adaptação.cuidado que vc vai colocar um corpo estranho no seu carro porque corpo estranho.quando colocamos algo que o fabricante não recomenda podemos ter a infelicidade de algo sair errado.peço para vc antes de modificar olhe os terminais da bateria para ver se não estão esquentando,isso pode fazer com que a bnateria receba uma carga diferente

  31. Edison disse:

    Olá! Acho que preciso trocar a bateria do meu carro que parou de funcionar e ao verificar a bateria vi que já passou do tempo de vencimento e não está funcionando carregá-la. Então ia comprar uma igual mas ao conferir o manual percebi que a amperagem original era menor…se continuar usando a de amperagem maior posso estragar o alternador?

    • alexandre disse:

      jovem quando os carros saem de fábrica eles colocam baterias de menor amperagem isso significa custo benefício.não sei qual eo seu carro mais recomendo colocar uma bateria de 60 ah,para que vc tenha uma partida boa e possa aproveitarmais o seu som com seu carro em descanço

  32. Meus prezadíssimos profissionais,auto didatas etc,etc, DEUS ABENÇÔE todos!!!
    Tenho uma parati 1.6 Mi 97 que parou de acender a as luzes de ré.Fiz todos os testes e as luzes acendiam. mas quando colocava o sensor no seu lugar essas não acendiam. Comprei um sensor novo porém o problema continua e pior ainda:nem com positivo e negativo juntos. Preciso de ajuda.
    Sei que DEUS É FIEL!!!
    Pinheiro Filho

    • alexandre disse:

      já verificou se o fusivel está queimado.esse eo primeiro passo,se o fisivel estiver bom ,vai até afiação do sensor e jampéie os fios,pessa para alguém verificar se a luz está acesa,se tambem não funcionar ,possa ser que um, dos fios possa estar enterrompido.

  33. montei motor de um vectra ,pois o mesmo nao quer dar partida

  34. Roberto disse:

    Boa Noite, gostaria de uma ajuda por favor. Tenho uma palio 97Ed e ontem fui ao mercado comprar fraldas e o carro funcionou bem porem quando voltei do mercado 30 minutos depois o carro pegou normal, quando fui sair do estacionamento (5 minutos depois) o carro desligou e o painel ficou com a luz fraca e depois de 3 tentativas de ligar o painel apagou todo não dando nenhum sina de correntel, apenas acendia a lampada do salão quando abria a porta. Fui ver a bateria ele estava muito quente em cima dela pelo lado do cabo negativo. Fui ao mecanico e ele colocou uma bateria e o carro parecia pesado mas ligou por 3 vezes (ele disse que era a bateria que estava ruim) acreditei nele, porem ele colocou uma maquina nos bornes da minha bateria após ele tirar a bateria dele e eu vi aparecer 14,8 (ele disse que havia passado de 15 mas eu não vi) e ele disse que o regulador de tensão estava passando carga demais para a bateria e que eu teria que troca essa peça tambem. E isso mesmo ?? uma observação que tive e que as vezes a luz do salão ficava com intensidade diferente mas não tinha nada a ver com acelerar mais ou não.
    Obrigado pela ajuda
    Roberto
    roberto.dable@gmail.com

  35. luiz disse:

    ao ligar o carro com um multimetro o alternador carrega 13,90, quando o motor esquenta ele nao carrega os 13,90,carrega 13,60, 13,50 e quando acelera em vez de aumentar ele perde e ligando o ar o farois ele cai para 12,90

    por favor se poder solucionar esse problema ou algumas dicas de como resolver fico muito grato

    meu carro é um escort sapao , motor ap 1.6i com alternador de 55 e bateria de 65 amp

    obrigado.

  36. luiz disse:

    alternador revisado, chicote até o motor de partida novo

  37. MAURO ALTOÉ disse:

    O carro é um Monza 1998. defeito apresentado, ele funciona e de repente perde potência. Eu desligo o carro, retorno a ligar e o carro fica normal , e assim se repete o poblema o carro anda pouco, mais anda.
    Já foi trocado bomba de combustivél , filtros, velas, cabos,bubina, corpo tbi, bico injitor, todo o combustivél ,e a central eletrônica. E o defeito persiste há uma semana. Á voltagem dos sensores
    está nomal.

    • cARLOS disse:

      BOA NOITE…gostaria de o ajudar mas estou com o mesmo problema no meu mini1000…dou a chave ele pega a trabalhar mas nao fica a trabalhar certo mas por vezes de tanto insistir vai ao nornal 3ou4segundos e volta a falhar e quando vai ao normal tento arrancar mas ele falha e nem arranca, ja afinei os platinados e ficou bom mas no dia seguinte estava igual ja meti velas esta igual,o que sera?nao me pode ajudar?

  38. andre luiz disse:

    boa noite, eu gostaria de saber porque o farol do meu carro kadet fica alternando da um clarão forte e baixa e o linpador de para briza o ponta gira tbm e a luz do paineu fica ocilando fazendo a mesma coisa que o farol.o conta gira fica 10.000 a luz do painel fica baixa depois o conta gira vai a 20.000 e ai da aquele clarão o que poderia ser sera que é problema do alternador? obrigado aguardo a resposta ! andre.

  39. egon disse:

    ola,pessoal,tenho 1 santana ano 2000,quando ligo o motor do mesmo,as luzes,farois,luz interna e painel começam a oscilar e não param, sera bateria ou não esta gerando suficiente? por favor me ajudem. obrigado.

  40. alsina disse:

    Olá , gostaria de uma ajuda de vcs….tenho um Kadett sl com ar e gnv , A SETA PAROU DE FUNCIONAR DE UMA HORA PRA OUTRA E A LUZ DA CAIXINHA DO GNV QUE FICA DENTRO DO CARRO PROXIMO AO VOLANTE TAMBEM NAO ACENDE E PERCEBI QUE O CARRO ESTÁ PERDENDO FORÇA. o QUE SERÁ ISSO !?!?1 ME AJUDEM !!

  41. luciano chaves disse:

    ola amigo estou com dificuldad de estalar um alternador bosch no meu chevette. oq e( b+ e d+. ) nele nao tem escrito negativo. no alternador q tinha no carro estava escrito( +e -) e lampad .) como eu faso para estalar sem danifica meu carro

  42. marcelo disse:

    ola gostaria de saber se o alternador funciona quando o motor e ligado ou precisa da luz do painel para ativa-lo, me falaram que o alternador precisa que a luz do painel esteja funcionando ou o alternador nao ira funcionar(a luz da bateria esta queima). Tenho um fox ano 2010, 1.0, flex, Obrigado

  43. antonio disse:

    ola amigo tenho uma roda dagua no sitio gostaria de colocar um alternador p/ gerar 12v p/ carregar uma bateria p/ ligar mais ou meos um cosumo de 50amp. como fasço a ligasaõ grato

  44. antonio disse:

    ola amigo tenho uma roda dagua no sitio gostaria de colocar um alternador p/ gerar 12v p/ carregar uma bateria p/ ligar mais ou meos um cosumo de 50amp. como fasço a ligasaõ grato

  45. rodrigues disse:

    olá,
    gostaria de uma sujestão, fiz um orçamento para manutenção do meu alternador corsa 1.6 hatc 97 abaixo:
    rotor do alternador R$ 132,00
    regulador de voltagem R$ 60,00
    rolamento 24,00
    rolamento 16,00
    e mb 80,00
    totalizando R$ 312,00, este orçamento está dentro da realidade ou devo procurar um outro ?

  46. rodrigo disse:

    Boa tarde ! me chamo Rodrigo Fereira, tenho um escort xr3 ano 86, e depois de analizar todos as peças que fazem parte do alternador, notei que o que o verdadeiro problema do meu carro, porque sempre que colocava a bateria, descarregava rapidamente, por falta de conhecimento comprei outra bateria novinha, e o que aconteceu ? descarregou kkk.
    o maior preciso ligar o meu velho querreiro, mais a esta dificil encontrar um bom mecanico ou eletricista, já troquei de profissionais, porque uns faziam pouco caso do meu problema efim
    vou comprar um multimetro, para verificar, e gostaria de saber como posso proceder daqui por diante ? muito obrigadi !

  47. edi disse:

    tenho um corsa 99 e a luz da bateria acende fraquinha o q pode ser.

  48. lu disse:

    uma dica de onde comprar um alternador pela net. honda civic 99?

  49. luciana disse:

    Bom dia!
    bom, meu carro é um Celta 2007, quando eu ligava, ele estava fazendo um barulho estranho, que parecia um ciado com um ruído, meu marido falou que era problema na correia, em fim, qd eu passei por uma lombada o carro começou a fazer um barulho tipo, a correia do alternador soltou, então eu parei e olhei em baixo do carro, e reparei que acorreia estava solta, existe uma peça que se chama esticador, que tem dois parafusos, e é vital para segurar essa correia, bom acontece que um parafuso soltou, e o outro qubrou dentro, a peça esta inteira e a correia tb, o fato de eu ter ligado o carro para entender de onde vinha aquele barulho, pode ter empenado tudo é? e o carro pode ser levado para uma oficina mais proxima dirigindo?

  50. Jose augusto disse:

    gostaria de saber como se faz um pisca pisca alternado em duas lampadas, ou seja quando pisca uma lampada outra se apaga e vice versa, falam que é um pisca baiano, vou fazer isto num caminhao vw12v

  51. Osman de Oliveira Lima disse:

    Tenho um MONZA SL/E 89 a gasolina, que apos a 4º marcha depois de rodar alguns quilometros, o carro para de funcionar.
    O mesmo da solo,sende o painel, mas não pega. So alguns minutos apos é que consigo liga-lo.
    Fui em varios mecanicos, troque: VELAS, BOBINA,FILTRO DE COMBUSTIVEL,REGULADOR DE TENSAO e PLACA RETIFICADORA do ALTERNADOR, LIMPEZA GERAL DO CARBURADOR, e o defeito continua. Que devo fazer?????

  52. Edison Oliveira disse:

    Meu carro (Escort 90 1. 6 L ) comecou a dá sinal de bateria franca (já tinha uns 4 anos essa bateria celada). A noite, quando sair para dá um rolé, ao acender o farol, notei que a luz interna do painel ficou mais fraca. Entendi que fui a acabei que nãoe estava legal. Então comprei outra e rodei por 2 dias, inclusive com farol ligado durante a noite para poder verificar como andava a carga da nova bateria.
    No 3º dia, verifiquei que ao dar a partida no carro, ele fez um barulho comum de bateria franca e no 4º dia, quando sair no carro para dar outro rolé, acendi o farol e num percurso de 10km, o carro quase morreu totalmente, dando sinal de bateria no final de cargo.
    Cheguei em casa, desliguei o carro e liguei em seguida, para verificar se iria ligar novamente, mas deu sinal de bateria descarregada. Simplesmente não ligou.
    No dia seguinte, fui tentar ligar novamente e não funcional, mas de qualquer forma, a luz do painel já estava mais forte, mas mesmo assim não dá sinla de partida.
    Assim, pergunto: onde poderia estar o problema?
    Seria caso de alternador para refazer ele todo?
    Seria caso de apenas regulador?
    Como posso solucionar.
    Muito obrigado.

    Edison

  53. jonatas souza disse:

    A bateria do meu carro não esta pegando carga, com motor em funcionamento retirei a bateria e o mesmo apagou no mesmo instante, isto quer dizer que o alternador esta com problemas?

  54. Anderson disse:

    BOA TARDE GALERA TENHO UM SCORT XR3 2.0I EUROPEU CONVERSIVEL, JA LEVEI NA AUTO ELÉTRICA VARIAS VEZES POR ELE ME DEIXAR NA MÃO, MECANICOS ME DISSERAM “ISSO É A ELÉTRICA” AGORA CHAMEI OS CARAS Q FIZERAM A ELÉTRICA E ELES DISSERAM Q MEU ALTERNADOR QUEBRO, DIS ELE Q É DE 90 AMPERES, MAS QUANDO LIGAVA FAROL ALTO VIA Q AS LUZES DO PAINEL ENFRAQUECIAM SEI Q É UM CARRO VELHO, MAS GOSTO DELE, INCLUSIVE O PISCA ESQUERDO E O A LUZ DE NEBLINA LIGAM QUANDO QUEREM, ME AJUDEM DESDE JÁ OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  55. Oswaldo Deangelo disse:

    Caros Amigos, boa tarde!

    Meu filho tem uma Parati 2003 1.6 turbo, o alternador está com ruido excessivo nos rolamentos.
    Preciso saber a descrição dos rolamentos para poder substituir.
    Poderiam ajudar?

    Oswaldo
    Poá – SP

    • Guilherme Lopes disse:

      Oswaldo,
      A variedade de alternadores é muito grande, sendo que usados até mesmo marcas diferentes no mesmo carro, o que dificulta passar esta informação.
      Mas após retirar os rolamentos fica bem mais fácil identifica-los, pois os mesmos possui o codigo gravado na carcaça.

  56. charles disse:

    tenho um versallies ele tem un alternador de 90 anperes foi trocado o rotor eo estator ha e caixa de tençao só que ele esta dando 140 amperes direto e ta estorando a bateria
    oque pode ser alguen pode me ajudar

  57. washington disse:

    Olá,boa noite meu amigo! Por favor da uma força ai pra mim; Tenho um kadett Ipanema ano 94, o problema é que a bateria nao esta carregando,a luz fica acessa no painel,mim falaram pra dar uma carga lenta nela, eu fiz isso e continuou acessa e aguentou 1 dia e arriou de ves. Chamei um eletricista e ele so levantou o painel e deu uma olhadinha basica e ja mim disse que era problema no auternador e que as peças é importada e pra arrumar fica no minimo 100 reais mais pode chegar até 300. É normal esse preço? E da pra identificar o problema assim de primeira so olhandpo e sem colocar nenhum aparelho pra saber si estar ou nao funcionando o alternador? Outra coisa,mim falaram que si estiver algum fio tocando na lata pode ocorre fuga de energia e por isso nao segura a carga, e ele mim disse que si algum fio tocar na lata o carro pega fogo,verdade isso? Por favor amigao mim responde aii,é meu primeiro carro e nao entendo cuase nada estou aprendendo muito aki na net com vcs..

    Grato: washington miranda

    Abraço!!

    • Guilherme Lopes disse:

      Washington,
      a luz de bateria no painel não indica necessariamente um problema na bateria mas sim no alternador. Quando o alternador passa a não carregar ou carregar com deficiencia a bateria em alguns casos esta luz acende indicando um falha no alternado. Por este motivo quando a luz de bateria esta acesa o diagnostico fica mais facil.

  58. Gilberto disse:

    Olá tenho um corolla 2010/2011 quando acento o farol a luz do painel fica fraca o que pode ser………. aguardo

  59. Luiz Alberto disse:

    Comprei um Ford Fiesta 97 1.0 queria Saber se Posso Trocar a Bateria Dele de 55 AP Por
    outra de 60 AP pois Quando o Carro Morre e Aciono o Motor o Radia se desliga Obs. Mais
    logo em seguida o radia liga de novo ,Trocando por uma de 60 AP sera que vai Parar este
    pobrema ou Não adianta e em dias muito Quenti quando ligo o Ventilador interno ele se
    enfraquece logo. ou seria Melhor Colocar uma Bateria Auxiliar.

    Grato Luiz
    Fco. Morato S.P

  60. apacont disse:

    Antigamente era possível trocar somente as escovas do alternador de voltagem, e hoje, um Palio 2006/2007 por exemplo, vem com alternador blindado? É necessário trocar a peça inteira o dá para trocar só as escovas?

  61. daniel disse:

    tenho um palio e ele acende os faroletes quando piso no freio o que faço

  62. daniel disse:

    palio 2003 ja verificamos os chicotes as lanternas suspeitamos da chave de ceta quando pisamos no freio acende os faroletes e o painel o que faço o que pode esta ruim

  63. cidão chevette disse:

    eai irmão td bem gostaria de saber que tipo de adaptação tem que ser feita para instalar o alternador do astra 120 amp. no chevette ano 90

  64. ola tudo bem…. tenho um honda civic 1993 hidramatico carro muinto bom, porem vem apresentando um problema que nao estou conseguindo resolver, com o carro parado e ligado funciona perfeitamente bem com a temperatura normal e ventoinha disparando quando necessario, mais com o carro em movimento tudo muda principalmente em subidas pois o carro perde a força e a temperatura sobe muinto proximo do vermelho a ponto de ferver mesmo com a ventoinha funcionando, e quando pego uma reta ou descida a temperatura volta ao normal………(ja me informaram que poderia estar fora de ponto porem foi alterado o ponto tanto para um lado quanto para outro e nao deu certo, estou com o sensor de velocidade queimado porem ja estava acontecendo esse defeito muinto antes da queima do sensor… desde ja agradeço

  65. jaqueline menezes disse:

    Ola…preciso de uma ajuda..tenho um renaut clio..e ele esses dias ta demorando p ligar, e hoje ele não quiz ligar por nada, ai dei tranco e pegou, depois q desliguei e fui ligar de novo e nada, nao ligou e foi feito chupeta nele e mesmo assim não quiz pegar, só pegou no tranco de novo….será que é a bateria?? ou pode ser o alternador?? Pois as luzes de dentro, farol acendem normal..ontem achei ate q era problema na partida….por favor, me ajudem..e devo levar em uma auto elétrica para arrumar?? obrigada desde ja

  66. Ronilson Silva disse:

    Bom o meu é seguinte: Eu tenho um clio 01 que a luz da bateria esta ascendendo e correia gritando e ressecando. Dei uma olha por alto e constatei que minha polia esta um pouco empenada. o eletricista mais proximo da minha casa de efetuou o conserto mais nao botei fé nao pois ele trocou o rotor e as escovado regulador e o defeito é esse agora: o carro esta gerando 13.5 mas ao ligar os consumidores cai pra 11.9. O que eu faço por favor é um tédio dirigir sem som, sem ar… Se nao for pedir muito gostaria que me mandase a resposta por email.. No aguardo obrigado gente….. ronilsonsilvamao@yahoo.com.br

  67. Gil disse:

    Olá tenho um Palio weekend 98, que vem apresentando um problema de bateria descarregando a cada dois ou tres dias que fica parado,ja troquei a bateria e o problema continua, será que é o alternador que não está carregando direito ? Levei ao eletricista que disse estar havendo uma fuga de carga mas não descobriu aonde,o que faço? Se puderem mandar sugestôes para meu email agradeço.

  68. Gil disse:

    Olá, tenho um Volkswagen Loggus ano 1995 modelo Wolksburg o qual está apresentando o seguinte problema: o carro parado com o motor ligado ele acelera sózinho indo a 2000 rpm o que dura alguns segundos e depois cai para 1000 rpm, o que pode estar fazendo isso acontecer ?

  69. jorge heraldo disse:

    gostaria de saber se existem alguns calços do alternador do monza 91 ar e direção e o alternador fica junto com bomba DAGUA esticador e polia do eixo do motor, e as duas polias do alternador e do esticador ficam se encostando e acabam arrebentando todas as correias que coloco, será qque é algum calço do alternador que está deixando ele desalinhado?

  70. ailton neves disse:

    boa noite, tenho um uno 1.5R já troquei tres baterias, ja mandeii mexer no alternador;e sempre está dando probrema da bateria não pegar carga; o que poderá ser. me de uma atençao por favor.

  71. raimundo disse:

    estou na contruçao de um mini baja sem partida eletrica. q as unicas coisas q irao precisao de energia serao o painel e o sistema de iluminaçao. queria saber se um alternador eh necessario. e se for ele ej uma carga a mais na rotaçao do motor??

  72. jandy lucio disse:

    boa tarde . tenho um kadett 96 meu problema e o seguinte. o xicote das fiaçoes do alternador, temperatura, oleo e injeçao anrolou na mocinet arrebentando tudo , e eu queria saber si vcs tein um diagrama ou algo que podem me ajudar a saber como remontar essas fiaçoes desde ja agradeço.

  73. Kelma disse:

    Bom dia, Srs.,

    Acabei de comprar um VITARA JLX 97/97 aut.. Acontece que qdo. dirigia-o acendeu uma luz amarela no painel escrita “check engineer”. Em seguida o carro parou. Chamei o mecânico que diagnosticou problema na bateria. Troquei-a, mas a luz continou acendendo qdo. em movimento. Levei-o novamente ao mecânico que referiu problema no alternador, sugerindo troca. Em caso de não encontrar o original qual outro colocar? Se colocar um de maior amperagem tem problema? Vai exigir maior consumo de combustível? Por favor ajude-me!! Obrigada!!

  74. Flavio André disse:

    Ola, deixei minha S10 estacionada próximo ao meu trabalho, e a mesma após alguns minutos entrou em curto o alternador, é possível o alternador entrar em curto desligado? ou provavelmente pode ter acontecido que um fio possa ter encostado no outro?

    • Guilherme Lopes disse:

      Flavio,
      é mais provável que o cabo positivo do alternador estava encostando em alguma parte do motor que esquenta muito. Desta forma o isolamento do cabo derrete e fecha curto com o motor.

  75. onildo macedo de oliveira disse:

    Desejaria saber porque quando piso no pedal de freio a lampada do gerador do painel acende um pouco? O carro é um opala 88 comodoro tá me ajudem!

  76. Jose leilson disse:

    gostaria de receber alguns Email para ganhar mais conhecimento sobre a mecânica e sistema elétrico e injeção eletrônica traabalho em uma usina de açúcar e alco em alagoas

  77. Antonio disse:

    Boa tarde, Peugeot 307 variando tensão (sempre para cima). Regulador de voltagem trocado, porém apesar de ter melhorado, não resolveu o problema totalmente. Será que o alternador pode gerar tensão que o regulador não tenha capacidade de limitar? Ou devo considerar que o regulador comprado, da Valeo, original do carro, mas comprado no mercado paralelo, estaria com defeito?

    • Felipe disse:

      Amigo,

      Se há variação de voltagem e o conta giro fica louco, a peça a ser substituída é a placa de diodos…. porem se o conta giro não ficar louco a peça a ser substituída é o regulador de voltagem.

  78. Mara disse:

    Olá! gostaria de saber se uma recarga de bateria com os pólos invertidos, ocasionando uma sobrecarga, poderia queimar o regulador de voltagem, a placa retificadora e o estator? ou alguma dessas peças poderia ter queimado em função da bateria estar seca, ou por algum outro motivo?

  79. WILSON SIMOES disse:

    Prezados
    O meu Gol GTI 89, depois que voltou da retifica, quando esquenta ele fica pesado pra rodar, desde o início foi assim inclusive para ligar tiveram que colocar duas bateria pois estava pesado, forçei a barra e acabou batendo biela voltou pra retifica, fiz tudo de novo, e ainda troquei induzido do arranque, bateria, verifiquei ponto mas o carro continua pesado pra ligar quando esquenta, ACHO QUE FIZERAM BOSTA NA RETIFICA AQUI EM CAMPO GRANDE – RJ , IMAGINO QUE O CABEÇOTE ESTEJA REBAIXADO DEMAIS

  80. Douglas disse:

    Boa noite;

    Tenho uma nissan 2.8 frontier 06-07, troquei o tensor dela a alguns meses, e agora o mesmo barulho que ela apresentava na epoca voltou( parece algo solto no motor). Além desse barulho, ela apresenta um outro, bem alto, que parece estar vindo do alternador. Antes de começar esse ruído, ha alguns dias atras, enquanto eu estava dirigindo ela ascendeu algumas luzes no painel por alguns segundos e depois se apagou( isso ocorreu umas duas vezes). O barulho que parece vir do alternador fica mais evidente quando ligo o ar condicionado, com ele desligado as vezes nem percebe-se barulho algum. Gostaria de informações a respeito, principalmente de quais peças devem estar defeituosas e qual site eu encontraria essas peças na internet por um bom preço.
    Desde já agradeço

  81. Rafael de Souza disse:

    Tenho um gol g3 e ele esta fazendo um barulho na bomba hidraulica isso pode fazer o alternador parar de funcionar??

  82. camila disse:

    Boa noite… estava dirigindo a parati do meu sogro, e cheguei em um ponto, parei e desliguei. porém quando fui ligá-la novamente ela deu um pipoco na parte da frente e não quis ligar mais. e agora so pega no empurrão. quando toca na chave pra ligar ela fica como se estivesse rodando a seco. o ano dela é 98, completa (ar, direção, etc). não sei o que é, gostaria que me ajudassem.

  83. Ângelo Dirceu disse:

    Bom dia, tenho um Corsa Classic 1.6 completo 2003, e depois de passar em um buraco a correia do alternador se rompeu ai eu troquei e dps de andar com o carro alguns kilometros ela se rompeu novamente o que pode ter ocorrido? e tbm quando piso no freio tem um barulho estranho acredito eu que são as pastilhas gastas, mais esse barulho pode ser tbm alternador ? Desde já fico grato e aguardo resposta.

  84. EDER disse:

    OLA AMIGO TENHO UM CLASSE A 160 DA MERCEDES BENS
    TIVE PROBLEMA COM O ALTERNADOR, POIS CARRO NÃO LIGAVA MAIS,
    SUBISTITUI POR UM OUTRO QUE É USADO, PORÉM DEPOIS DA TROCA
    MEU CARRO FICOU COM UM ZUNIDO QUANDO ANDO, É UM ZUNIDO QUE NEM
    UM ASSOVIO PERMANENTE QUANDO O CARRO ANDA, OU ATÉ MESMO PARADO, SERÁ QUE PODERIA ME AJUDAR….
    OBRIGADO

  85. Evaldo disse:

    Olá, tenho um xr3 ano 94 com um alternador BOSCH de 95 ampéres. Estou tendo problemas com aumento de voltagem, percebo que o farol ilumina mais forte, o radio para de funcionar o ventilador do ar cond aumenta a rotação. Já é o terceiro regulador que eu troco e depois de algum tempo esse defeito volta. O regulador colocado é de 75 amperes. Pelo alternador ser de 95 amperes, não será esse o problema? ou não tem nada a ver ??

  86. tiago pinto de melo rego disse:

    ola amigo, eu gastei um nota em manutenção de alternador, e agora resolvi o problema , compreii um fuzil e a cada mal profissional vou faze la comer gramas pela raiz.
    obrigado.

  87. Eliomar Maia disse:

    boa noite gostaria de saber, eu tenho um renault clio 2004, e o meu auternador de 75 amp esta com um diodo com problema, se eu colocar outro auternador de 90 amperes tem algum problema

  88. toni disse:

    bom dia sr.s.
    tenho golf 2 1.6 td de 1988 e tenho um problema,no alternador quando troquei de bateria andei com condensador meio marado depois coloquei um condensado com escovas este novo que pus nao tem comutador, mudei tanbem a correia do alternador, e agora acende a a luz de bateria sò quando ta ao relantim sem nada a consumir bateria marca 12.92 ja fui a varios electecistas eles dizem que ta tudo bem para deixar andar. o que faço?
    obs: tenho que tirare a instalaçao dos vidros eletricos hà frente do meu lado ja ta manual , e outro enctra automatico. agradecia vossa copreensao de me ajudar.
    OBRIGADO.

  89. Eurico Almeida disse:

    Olá, gostaria de uma informação , tenho um motor diesel de quatro tempo,a dúvida é: como faço a ligação elétrica do alternador incluindo o tacômetro ou contador de giro eletromecânico,posso usar qualquer alternador ou existe um específico para este tipo de motor?

    Obrigado

  90. Geancarlo Mesquita disse:

    boa tarde amigos, a mais ou menos 3 dias venho enfrentando um defeito ”vai e vem” no meu gol G4 1.0 2006, a luz da bateria piscando no painel, e queda repentina da tensão (tenho voltimetro no no painel). o que me intriga é que não é um piscar estilo mal contato, e sim um piscar constante, como se fosse um alerta ou algo do tipo. durante o tempo que pisca, a tensão cai pra 12V imediatamente, e para de piscar e retorna aos 14.4V depois de umas aceleradas fortes. Outro detalhe: Nesses 3 dias que citei, rodei bastante e nem sempre tive o problema, aparentemente surge conforme o modo de dirigir: se rodar devagar, sem passar dos 3 mil giros, não acontece. mas se esticar um pouco mais e chegar aos 4 ou 5 mil giros, a luz acende imediatamente. Com o carro na garagem deixei o mesmo ligado por alguns minutos e a tensão se manteve nos 14,4V, porém o alternador parece esquentar bastante… seriam as escovas ? (que são incorporadas ao regulador de voltagem) ou outro problema mais grave ? desde já agradeço

  91. Anderson Rodrigues disse:

    Boa noite tenho um honda civic 2002 e gostaria de saber se posso colocar nele um alternardor 14 volts grato pela resposta.

  92. Erivaldo Souza disse:

    bom dia,tenho um fusca ano 75,mas ainda é dinamo,quero adaptar um alternador de monza,como devo ligar os fios do dinamo no alternador? Sou um pouco curioso,sei fazer penos reparos,trocar augumas peças,mas parte eletrica do dinamo ainda não sei,alguém pode me ajudar???

  93. francisco disse:

    ola. so uma pergunta qualquer alternador automotivo tem controla de carga, imaginemos quando a bateria esta carregada o alternador continua mandando tensão e corrente como se estivesse carregando ou tem algum sistema que para a carga?

  94. dener paz disse:

    Ola temho corsa classic 2010 modelo 2011 foi feita uma chupeta com os cabos invertidos.derreteu os cabos qe vai para alternador e o arranque. Colou o fio qe da partida junto. O eletrecista refez o chicote e tirou o arranqe trokou o porta escova e o induzido o carro pegou nao demonstrou falha no alternador e nem na parte da injecao do carro mas qando desligo uparece qe o impulsor de partida fika deslizando…e nao vira o motor mais.. O qe pode ser?? Obs:o induzido era recondicionado! Na banca de teste funciona normal o qe vc acha?? Desde ja agradeço!!

  95. Leandro Dias disse:

    Alternador para o Omega 3.0 6 cc (automatico) 93/94
    Delco Remy

    Qual outro que da certo?
    tem de algum outro carro que serve?

  96. Rogério Neves disse:

    Bom dia !

    Tenho um Ford Ka 2003 motor zetec, de uns tempos para cá quando ligo a luz da bateria pisca e faz uns estralinhos, mas o carro pega normal e funciona normal, depois de um tempo rodando com o carro qdo paro e ligo novamente não apresenta esse problema, mas não é sempre as vezes volta a apresentar mesmo rodando um pouco…
    O que pode ser ?

    Obrigado !

  97. michele disse:

    ola tenho uma fiat tipo 1.6 8 v ele esta com um defeito esta descarregando a bateria de um vez e tambem nao ta carregando meu meconico falou que é o alternador mais to achando estranho pq o carro so pega se esteve frio e ta quendo me vende um alternador usa de uma templa por 400 reais sera que meu alternador tem jeito fica caro ele acho estranho pq sem o carro ta liga ele mediu e ta carregando com ele ligado nao carrega nada e quando a gente liga o carro a luz da bateria tem que acende e depois apaga ai ta carregando normal e ta apagando entao nao sei o que fazer pedem me ajuda com alguma opinião desde ja obrigadoo

  98. REINALDO disse:

    Olá, tenho um Corolla seg 2003 automático. Quando ando com o carro e ele chega ao ponto de temperatura normal de funcionamento, a luz de bateria acende mas tudo continua funcionado normalmente inclusive a tensão do alternador que já medi e não altera, porem quando pego a estrada e o motor esfria um pouco a luz apaga ou se eu parar u]o carro um pouco? Ficou assim depois que pintor deu uma chupeta na bateria, alguem já passou por esse problema e saberia qual o defeito? Fui em um auto elétrico e lá não encontraram nada, Agradeço por qualquer dica.

  99. Gean disse:

    Olá tenho um Verona 93 1.8 gasolina carburado AP e estou com um pequeno problema é que quando o motor está em marcha lenta e eu ligo a lanterna farol ou milha a rotação do motor cai
    bastante o eletricista testou o alternador e falou que ele esta bom foi trocado o regulador e nada
    se a rotação do motor estiver em 950rpm e liga a ventoinha e lanterna o alternador altera o carregamento de 14.4 para em média 12.5 não sei o que fazer será que o alternador esta condenado agradeço pela ajuda.

  100. Kleber disse:

    Boa noite amigos eu tenho um gol quadrado 1000 cht 94, cujo o alternador esta me dando muita dor de cabeca, o problema e a luz da bateria que pisca bem fraquinha quando a bateria esta completamente carregada mas quando ligo algum consumidor eletrico ela apaga e ele carrega normal ja medi a tensao e corrente que ele gera esta tudo normal, eu ja substitui a ponte retificadora, o regulador de voltagem , o rotor os rolamentos so falta o estator mas agora estou com medo de fazer mas esse gasto e nao resolver, alguem ja passou por isso? Me deem alguma dica por favor desde ja muito obrigado.

  101. joao vitor disse:

    Estou com problema no alternador. Quando uso gasolina o alternador gerar corrente normal entre 13,40 a 13,80, mas o problema ocorreu quando uso o GNV o alternador só gerar 12,20 a 12,40, quando ligo o ar condicionador, ja sabe, cair para 11,70 e descarregar a bateria.
    Qual seria o problema nesse caso.
    agradeço pelo colaboração…

  102. inocencio disse:

    Tenho um peugeot 206 e troquei a direcao mecanica por uma hidraulica semi-nova.so que aumentou a temperatura do carro isso e normal?qual motivo?

  103. Olá.Tem um Gol 97 Mi.Ele está com o farol muito fraco,que peça devo trocar?!O rele?!Ou o problema é outro?

  104. Ramirez Lopes disse:

    Boa tarde, tenho 1 chevette ano 86 SL e queria saber se eu posso trocar o alternador por outro onde possa ter mais corrente, e qual seria esse alternador? isso daria resultado? pois a bateria que tenho nunca está com carga suficiente para alimentar o som do carro, sempre tenho que desligar o som e ligar o carro para carregar a bateria, alguém pode me ajudar nessa dúvida?obrigado.

  105. Emerson Santos disse:

    Prezados, Tenho um Ford KA GL Image 2002 Completo e o mesmo vem apresentando um problema muito estranho. O alternador deixa de gerar corrente em altas rotações. Esta é terceira vez que paro o carro na auto-elétrica para verificação. 1º) Começou sem gerar a 6 mil RPM e diminuindo a faixa onde parava de gerar até pifar completamente, então, foi trocado o rotor que não possuía mais pistas para as escovas, trocados rolamentos e escovas. 2º) O sintoma foi o mesmo até parar de gerar novamente, aberto alternador feito limpeza ressoldados contatos o estatos com placa retificadora. 3º) O problema se repete, descoberto durante uma ultrapassagem quando o carro atingiu 6 mil RPM o led de bateria acendeu e só apagou quando a rotação baixou. Realizei vários testes com o carro parado e acelerando até os 6 mil RPM e o led acende. Coloquei um voltímetro na bateria e constato que a tensão é de 13,8 volts e quando acelero até a faixa informada e o led dá sinal a tensão cai para 12 volts. Alguém saberia informar se a falha pode ser causada pelo regulador de tensão? Obrigado.

  106. carlos branco disse:

    Bom dia amigo,meu vectra 97 quebrou o rolamento do alternador,tirei fora desmontei e troquei os rolamentos (da uma mão de obra arrumada), emfim montei,não carregou, troquei o regulador, pois quando ligo o fio da lampada a mesma não acende,so que regulador novo e a lampada apaga, porem notei que não estava carregando normal,regulador novo c/ defeito,coloquei outro dai esta carregando 13,5 vts, detalhe quando engato RÉ ou piso no freio a luz bateria acende ao longe,oque pode causar esta anomalia? um abraço, boas festas,que Deus abençõe a todos,

  107. eurony disse:

    levei meu alternador no eletrecista ele trocou os rolamentos, regulador de tensão, o rotor e mesmo assim o alternador não esta carregando minha bateria oq pode ser?…..troco primeiro a placa de diodo ou o estator?
    o carro estava parado uns 3 anos agora fiz o motor inteiro dele e surgiu esse problema no alternador.

  108. eurony disse:

    tenho um corsa 1.6 motor mpfi…acabei de fazer o motor inteiro dele coloquei bateria nova …a hora q dei a patida vi q o alternador nao esta carregando a bateria… levei no eletricista ele trocou o rotor os rolamentos e o regulador de tensão mas mesmo assim não resolveu nada oque posso trocar primeiro A placa de diodo ou O estator??? obrigado

  109. bruno disse:

    boa tarde!
    eu, tenho um gol G2 1.0 mi ap e o alternador não está gerando. troquei a bateria e nada adiantou, o carro parou de funcionar do mesmo jeito so pega no tranco mais se eu deixar ele parado um tempo ir la e ligar ele funciona e quando estou andando com o carro a bateria não carrega o que devo fazer?
    Agradeço desde de já!!!

  110. valdomiro porfirio de moura disse:

    Ola amigos tenho um corola 2004 e esto problema, ele so gera assima de 1000 rpm,ja troquei estator,pomte retificadora,regulador de voltagem,ja soldei os cabos de bateria,mas não gera.
    voces tem auguma luz que me der .Obrigado.

  111. joao disse:

    Amigos,

    Tenho uma Ranger 2008 gasolina / gnv , que hoje tem 50000kms. A ford faz a ranger na argentina e por isso muitos componentes nao comprados de fornecedores locais. O alternador eh um deles.
    Em julho do ano passado começei a ter problema de carga na bateria a ponto de ter que ser rebocado. Mandavaa bateria para a heliar eles mandavam ela de volta carreada e testada sem nenhum problema. Fui ao eletricista ele fez o teste com uma maquininha e disse que o alternador so estava gerando 11,36V , que nao carregava nem a bateria, portanto nao suportaria ar condicionado acessorios etc….
    Me ofereceram retificar o alternador por 850,00 com 6 meses de garantia.
    Tinham que tirar o meu pois nao havia base de troca pelo fato de ser um alternador importado e raro.
    Resolvi correr atras de um novo e depois de muito pesquisar achei em sao paulo uma empresa que importa da INDIEL fabreicante do alternador PRESTOLITE nA ARGENTINA.
    Com o frete para o Rio de Janeiro saiu por 940,00. Nao havia o que pensar, um alternador novo, original com 6 meses de garantia,( so por curiosidade , na autorizada da FORD me cobraram R$6.000,00 pelo mesmo alternador).
    Instalei o alternador e voltei a rodar. Apos 3 meses e meio/ 400km de uso urbano começam a aparecer os mesmos problemas, Mando carregar a bateria ela aceita carga perfeitamente. Novamao paulo. Na quira que retirei o alternador do carro reparei um cabo que deve ser o terra pois so ha duas ligaçoes, uma tomadinhha q se encaixa no regulador de voltagem e um cabo unico com uma capa protetora na ponta como uma capa de vela emborrachada.
    Este cabo estava com esta capa protetora derretida, uma peça plastica isolante que encaixa na carcaça do alternador estava derretida e deformada,
    Vou receber o alternador consertado ou trocado mas mina impressao e que algggo no circuito eletrico do carro esta causando o defeito no alternador.,
    O que poderia fazer este terra aquecer e derreter a protecaode borracha, derreter a peça isolante junto a carcaça, e fazer o alternador para de carregar???? Nao quero estraggar o alternador novamente.
    Obrigado a todos,
    JOAO

  112. Cristiano. disse:

    Olá gostaria de saber que consigo colocar um alternador maior em um carro para que o mesmo faça a função de geral energia para duas baterias a do carro e a do SOM seria possivel e o alternador daria conta de abastecer as duas baterias se comprometer o sistema, ou preciso fazer alguma alteração a mais ??? Obrigado. Fico no aguardo.

  113. Carlos alexandre gomes disse:

    Meu nome e Carlos.
    Estou com uns problemas com o meu monza, acertei o motor de arranque e o carro esta pegando legal,. só que depois de um tempo a BOBINA esquenta , ai corta a corrente e o carro não pega mais; o que fazer? será que tem solução! a outra coisa e que as lampadas de ré estão ascendendo assim que vira a chave,. e ficam acesas direto . o que será.

  114. thiago vinicius de almeida ribeiro disse:

    celta 2002 ao desliga a chave a luz vermelha pisca e desliga da bateria o que pode esta acontecendo que sinal e esse normal nao e porque ja testei outro celta 2002 e ao desliga a chave a luz da bateria nao pisca
    obs ja coloquei uma bateria Nova porque a outra havia descarregado totalmente levei no eletricista ele informou que o carro esta gerando normal que so era nessecario troca a bateria mas a bateria subistituida so tinha 4 mes de uso o eletricista disse que a mesma era marca ruin problematica era Turbo 60a subistitui por tudor 60a
    mas a questao e porque a luz da bateria pisca quando desligo o carro

  115. nildo disse:

    meu problema é o seguinte, tenho um gol g3 2002 um tempo atrás á luz da bateria acendeu e ficava acesa direto ai fui no eletricista e ele verifico e era o rele e aproveitei e troquei os rolamento tbm e de um mês dpois á luz volto acender no painel e outra quando o ventilador dispara os faróis quando tá ligado cinto q da uma queda de energia que chega até ficar fraco á luminosidade e gostaria muito da ajuda de vcs desde já obg…

  116. cleber carlos disse:

    oi bom dia tenho uma sprinter 310 e o regulador de voltagem dela , queimou o eletricista trocou e queimou de novo qual será o defeito real dele ? por favor me ajudem desde já obrigado

  117. erick disse:

    Bom dia . tenho um corolla seg 2004 me parece que deu uma pane elétrica . o cambio não sai da posição P os vidros setas ar condicionados painel não funcionam . e fica acesa a luz da bateria no painel mas o carro da partida e ja verifiquei os fusível e não estão queimados . pode me ajudar ?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: