Dicas de instalação da Bateria Automotiva

Publicado por Guilherme Lopes 

A Bateria Automotiva é um dos componentes mais importantes do seu carro e tem como principal função fornecer energia elétrica para o motor de arranque, unidade de comando e  sistema de ignição eletrônica possibilitando assim que o motor possa entrar em funcionamento, a bateria também tem a responsabilidade de alimentar todo o sistema elétrico do automóvel quando o motor não esta ligado. Apesar da instalação da bateria automotiva ser um procedimento simples, devemos ter alguns cuidados e seguir alguns passos para que não se tenha surpresas desagradáveis como curtos, descarregamentos e vários outros problemas causados por uma substituição errada deste componente.

Leia Também:

Para não Ficar na Mão, Revise sua Bateria Automotiva Antes do Inverno

Motor de Partida ou Motor de Arranque 

Alternador Automotivo

 

bateria-automotiva

Procedimento de instalação da Bateria para Automóveis

  • Instale somente o modelo de bateria recomendado pelo fabricante do automóvel, para isso consulte o manual do proprietário ou um catálogo de aplicações da marca de bateria automotiva escolhida por você;
  • Confira com teste de baterias se a mesma esta totalmente carregada (tensão acima de 12,3) e se não esta fora da data limite de venda, ou seja, se não passou muito tempo desde de a fabricação da bateria até a data em que foi efetuada a compra.
  • Desligue todos os componentes elétricos (faróis, setas, limpadores rádios, etc), antes de fazer a instalação.
  • Ao instalar a bateria conecte o cabo positivo primeiro e só depois de apertado conecte o cabo negativo( para retirar a bateria inverta este procedimento), sempre com o devido cuidado para que a ligação não esteja invertida, o que pode causar vários danos ao sistema elétrico do veiculo.
  • Verifique se o contato entre os terminais do cabos e os pólos da bateria esteja bom, a limpeza dos pólos e dos terminais é essencial para um contato melhor e não passe nenhum produto químico (graxa, óleo e outros) nos terminais.
  • Certifique-se que a bateria esteja bem fixada e se não ficou algum objeto (porcas, parafusos, chaves) que possa perfurar a caixa da bateria.
  • Após realizar os tópicos a cima confirme se o alternador ou gerador, motor de partida estão funcionando corretamente e se não há fugas de corrente que possam causar um descarregamento prematuro da bateria.

Se as dicas acima forem seguidas corretamente sua bateria automotiva será instalada sem nenhum problema e com certeza seu carro vai agradecer.

Você já teve problemas com a bateria do seu automóvel? Como foi resolvido?

Comente no Dicas Mecânicas

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Eletrica Automotiva,Materias

Comentários

24 Comentários para “Dicas de instalação da Bateria Automotiva”
  1. juliano disse:

    na hora de instalar o terminal na bateria e normal sair uma faisca tipo um contato se o carro nao tem som e com as portas fechadas ?????/
    ha o carro e um uno fire !!!!!!!

    • Guilherme Lopes disse:

      Juliano,
      é normal pois o carro tem outros consumidores de energia como por exemplo a unidade de comando, que são ligados direto na bateria automotiva.
      mas se for algo muito forte seria bom verificar se não ha fugas de corrente.
      Obs,: muitas vezes instalamos a bateria com a porta aberta o que causa uma faisca maior pois a luz de teto normalmente vai estar acesa.

  2. Alan disse:

    Existe a possibiliadade mesmo que remota de se tomar algum choque durante o procecimento de remoção e instalação da bateria?

  3. lucas julio disse:

    Pela manha, meu carro demora um pouco a pegar, nesta epoca do ano, é provavel que possa ser nao por conta da bateria, uma vez que o carro e semi-novo (2anos de uso), mas por conta do combustivel utilizado, neste caso o álcool (visto que o carro e flex)?
    É indicadao algum tipo de teste especial para a bateria, ou neste caso devo procurar uma auto-eletrica e pedir para dar recarga sem temor algum?

  4. cleidson m disse:

    A possibilidade é minima mas pode ocorrer, mas que possa machucar alguem!

  5. jose disse:

    olá, comprei fiat 1.4 e já substitui a bateria e agora está oscilando em marcha lenta, qual o procedimento. obrigado.

  6. Fabio disse:

    olá pessoal alguém pode me ajudar? tenho um Astra GL 1.8 Acabei de trocar a bateria por uma nova mais ela descarregou rapidamente procurei então um eletricista para verificar possíveis fugas de carga e o alternador, porém o mesmo após fazer vários testes não identificou nenhuma fuga de carga e segundo ele o alternador esta ok , o que pode estar acontecendo ?
    aguardo grato!

  7. Jose Antonio disse:

    Olá. tenho um Gol g2 97-Gasolina.
    Tinha uma bateria de 46Ah e era original. Troquei a mesma por uma Helliar de 60Ah.

    De uns dias para cá as lampadas do meu carro começaram a oscilar.

    Em marcha lenta a luz de conforto oscila, mesmo que eu acelere o carro.

    Na pista à noite eu percebo a lampada farol alto pulsar. Uso rele duplo e lampadas de 100Watts. Nao é xenon. Poderiam me dar alguma dica de onde começar a procurar o problema?

    Ja levei em varias auto-eletricas e ninguem acha esse problema.

  8. Diego disse:

    Tem um cabo de encaixe, do terminal positivo da bateria que desconectou, meu carro é um escort zetec glx ele é para que? E ligo em qual posição acho que tem D, E, F ?

  9. Marcellus Campelo disse:

    Amigo, tenho um Gol G4 1.0 2008 e pela primeira vez tentei trocar a bateria. Fiquei surpreso com a dificuldade, pois as chaves comuns não entram, nem tampouco alicate. Você pode dizer quais as chaves que eu tenho que comprar para poder trocar a bateria? A dificuldade porque ela fica sob uma peça de plástico próxima do para-brisa. Obrigado!

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcellus,
      para trocar esta bateria você vai precisar de uma chave 10 mm estriada e uma chave de biela (L) 13mm além de um pouquinho de paciência.
      O melhor é soltar primeiro o suporte que fixa a bateria e inclina-la para frente para que fique mais facil o afrouxamento dos parafusos dos terminais da bateria.

  10. fabiano disse:

    ola,tenho um gol bola 96plus,que esta com dificuldade na partida,um mecanico me falou que como ele ta queimando oléo,é a sonda lámina q detecta a fumaça por isso tenho q acelerar…que pra resolver so fazendo o motor.gostaria de alguma dica.obrigado.

  11. Rafael disse:

    Ola pessoal estou com um problema…instalei sem atencao minha bateria, e inverti os polos aff… agora a luz do painel nao ascende e mais nenhum componente o carro…. o q aconteceu quemei algo??

  12. Aloisio22 disse:

    Tenho um Palio 1.0 completo, ” inclusive com alarme,” mas mesmo assim nunca tive problema com bateria; mas troquei o som original de fábrica e passei a ter problema: notei que ao deixar o carro parado na garagem por dois dias, ao ligar percebi que a bateria estava zerada e com isso fiquei na mão. Tirei a bateria e solicitei uma carga rápida e voltou tudo ao normal: Pergunto, será que é problema do novo radio ou a bateria estar danificada? pois a mesma tem 15 dias de uso e estou na dúvida.
    Desde já fico muito grato pelas respostas e aproveito para parabenizar esta página.

    Atenciosamente,
    Aloisio22 do Rio de Janeiro

  13. pereirinha disse:

    ao trocar uma bateria pode desprograma algums assessórios como alarmes ou outros, isto é verdade ou mito?

  14. pereirinha disse:

    coloquei uma bateria, ao completar um ano e meio, o carro comessou a negar a partida levei numa alto elétrica o eletricista deaguinosticou e concluiu que, o gel da bateria tinha endurecido e quando o carro ficava em lugar como subida ou descida, o gel se deslocava dentro da bateria e isolava a corrente, sera que isto pode acontecer?

  15. Fred disse:

    Olá, tenho um palio 1.0 fire 2005/2006, a bateria da marca Moura recomendada para ele é a MI50ED ou MI40ED, mas posso instalar uma MI60GD? Caso consiga instalar teria algum problema com o meu alternador?
    Obrigado!
    Att
    Fred

  16. Juvenil Aparecido dos Santos disse:

    Eu substituí a bateria do meu carro por que ela estava vazando ,mas ele passou a não injetar mais e não quer pegar o que deve ser?

  17. toni disse:

    ola alguem que me ajude? tenho golf 2 88. troquei a bateria e agora aende uma luz levemente da bateria, quando nao ligo nada que nao descarregue a bateria a trabalhar o carro ao relelatim acende a tal luz da bateria e ta a carregar o alternador12.92V, ja troquei regulador e escovas veio numa peça so. o meu eletrecista dis que ta tudo bem diz para deixar andar asim. mas è so a noite que da pra ver. gosto muito do carro e tou pensar em abater um classico, tou mesmo na ultima, aguardo uma resposta de vcs que percebem. desculpem a massada.

  18. Ademir disse:

    Bom dia !!!

    Por favor, tenho duas perguntas simples.

    Qual a Corrente (amper) minima para dar partida no motor .
    Qual o valor máximo de” fuga de corrente” recomendado. ( meu carro apresentou 0,310 A)

    Ecosport 2012 1.6

    Obrigado

  19. jack disse:

    marca gol 16v. ano fabricação 1999,ano modelo 2000. desliga constantemente, estou dirigindo e de repente desliga. e tenho que rapidamente na chave e ligar outra vez. que faço. ninguém concerta isso. e também quero que quando tirar levemente o pé da embreagem que o carro desloque devagar antes de pisar no acelerador. onde o mecânico tem que mexer.

  20. PAULA disse:

    BOM DIA
    me ajude por favor ..tenho um palio 1.000 ano 97 ele quase não roda fica mais parado na garagem
    mesmo eu ligando ele dia sim dia não a bateria descarrega já troquei a bateria mais acho que a marca e muito fraquinha.
    Pensei em olhar o manual e ver qual a bateria indicada, pretendo comprar a bateria indicada será que resolvera esse problema ???

    em que parte do manual eu vejo qual a bateria devo usar e amperagem ???

    no aguardo
    PAULA

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: