VW Gol AP1.8 Mi: Marcha lenta alterada

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Gol 1.8 mi (IAW 1AVB) estava com a marcha lenta oscilando e o indicador de temperatura do motor estava com a marcação alterada.

 CAUSA: Foi iniciado o diagnostico com o uso do rastreador e na verdade não foi preciso Gol 1.8 mimais do que isso, pois logo foi visto que o sensor de temperatura da água estava enviando informações incorretas para a unidade de comando e para o painel.

SOLUÇÃO: Foi substituído o sensor de temperatura da água e o defeito foi solucionado.

Você já teve um defeito como este? Comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Gol,vw

Comentários

112 Comentários para “VW Gol AP1.8 Mi: Marcha lenta alterada”
  1. Alvaro disse:

    Olá! não consegui comentar no caso do golf gti turbo fraco em subidas, por isso falo aqui. Tenho um golf gti 2002 c/ acelerador eletron., cambio manual, Controle tração ESP e está MUITO fraco nas subidas e retomadas de baixa velocidade, o carro SÓ anda DEPOIS que a turbina começa assubiar (encher), já levei em 2 mecanicos e o carro não acusa nada no raster!! Não sei mais o que fazer, por favor me deem uma dica?

    • Guilherme Lopes disse:

      Alvaro,
      já foi feito algum teste na pressão da bomba de combustivel?

      • Alvaro disse:

        Sim, estava com 2,8 bar, filtro verificado também normal, colocamos gasolina aditivada, fizemos o teste com raster e notebook e nada, o carro não acusa defeito, mas continua sem força nas saídas de lombada, retomadas e subidas, na subida íngime sem embalo, tem que voltar até 1ºmarcha, depois que o turbo enche vai forte, nas trocas de marcha acelerando forte, ele segura e deslancha forte novamente, sabe se o golf gti tem comando de válvulas variável, verifiquei que tem um tipo de sensor do lado da polia do comando?

        • Alvaro disse:

          Imprimi seu caso do Gti e levei no mecanico e ele falou que testou a vazão também conforme sua dica no site, mas não cheguei a ver como estava…

          • Guilherme Lopes disse:

            Neste caso acho que a distancia seria quase impossivel dar mais dicas.
            Espero que resolva logo este problema e não esqueça de postar aqui no Dicas Mecanicas qual foi a solução.

  2. RODRIGO D ORIGINAL D SUZANO disse:

    OLA ALVARO,VERIFIQUE QUANTO A VAZAMENTOS NA DESCARGA FAZENDO ASSIM PERDER FORÇAS EM BAIXAS ROTAÇOES POREM EM ALTAS ELE ESTABILIZA.VERIFIQUE TB REGULADOR DE PREÇAO,UMA VEZ QUE NAO FOI DETECTADO NO RASTER SIGNIFICA QUE OU O PROBLEMA EH INTERMITENTE OU EH UM PROBLEMA MECANICO,NESSECITANDO DO TESTE PASSO A PASSO.NOS DE MAIS DETALHES PARA QUE POSSAMOS AJUDAR.VLW

  3. LUIS MARCONDES disse:

    tenho um gol bola 1.8 ap 96 e estou a ponto de ficar louco, pois a temperatura está muito alta, não chegando a ferver, com o ponteiro marcando 3/4 no painel, proximo dos 110 graus, não ferve, mas o capô dá pra fritar um ovo. já troquei cebolão 2 vezes, válvula termostatica 2 vezes e depois tirei a válvula, sensor de temperatura do painel e da injeção, troquei também o radiador, as manqueiras, não vaza água e nem mistura com óleo, mandei fazer o motor inteirinho ( cabeçote ), mandei aferir a painel, coloquei aditivo no radiador e já estão tirando sarro do meu carro, que comprei em 1996 zerinho. ME AJUDEM, ESTE CARRO MARCAVA A TEMPERATURA POUCO MAIS DE 1/4 POR MUITOS ANOS E AGORA, ESTÁ PARADO NA GARAGEM DE CASA. OBRIGADO, LUIS.

    • Guilherme Lopes disse:

      Luis,
      já feito uma verificação no estado da bomba dagua? pois com o tempo as palhetas vão se desgastando, o que pode provocar aumento de temperatura pois a circulação da agua fica comprometida.

    • Anderson Allein disse:

      Boa tarde Luis,
      não sou mecânico, mas, meu Gol 97 1000 também apresentou o mesmo problema, na época o sensor de temperatura (gasolina), trabalhava na faixa de +/- 90° a 80°, foi substituido por sensor de temperatura (álcool), este trabalha na faixa de +/- 80° a 70°, lógico a ventuinha liga e desliga mais vezes, porém, mantém a temperatura mais baixa.

      espero poder lhe ajudar depois de tanto tempo! att

    • marcio disse:

      olá luis, confere a bomba dagua, as folga o rotor dentro dela e a agua nao circula direito,ok, se resolver me fale

    • Joás disse:

      Luis,

      Faça o teste do cabo negativo da bateria, quando ruim a temperatura sobe o tempo todo.

    • Joao Wisniewski disse:

      Meu carro estava assim, fervia, e não sumia água, troquei tudo, inclusive o mecâncio depois que eu mesmo resolvi o problema. Tirei o cabeçote e mandei plainar, devia estar empenado, pois nunca mais tive problemas.

    • silvio disse:

      Tchê, pode ser o catalizador quase entupido, isso quando aquece faz o motor perder força e esquentar…

      • Davi Lara disse:

        Cara, o probleminha que tivemos aqui, Gol 1.8 CLI, temperatura aparentemente tudo ok. Desmontada a bomba de água paleta trincada e duas aletas quebradas. Efetuada a troca e temperatura estabilizada! Bom conferi-lá igual o amigo de cima citou!

  4. Bruno disse:

    Olá, tenho um Gol 1.8 Mi 2001, e ele de um tempo pra cá vem apresentando uma dificuldade na primeira partida do dia, ele nunca pega na primeira, qdo pega fica engasgando e em seguida normaliza, levei no mecânico e medimos a pressão da bomba, e em lenta, com o motor quente ela ficava em 2,5 bar, e qdo acelerava ela batia nos 3,0 bar, dae ele me disse que isso era normal, e que tinha que deixar o carro lá pra ele ver o que era… e vendo essa matéria agora, lembrei que meu sensor de temperatura está bem oxidado na parte debaixo, cheguei a tirar o conector e passei limpa contato, qual será o meu problema, meu pai tinha uma Saveiro 1.6 mi que tava começando com o mesmo problema, uma obs: o barulho que faz dele ingetando gasolina antes da partida, está com falhas, não está lisinho como era antes… Desde já agradeço o espaço

    • Guilherme Lopes disse:

      Bruno,
      verifique tambem o rele da bomba de combustivel…

      • Bruno disse:

        Eu tirei o relê dele nesse último sábado e reforcei todas as soldas dele, mas não resolveu não, eu fiqueii com a mão em cima dele, e ligava e desligava a ignição e ele parece desrmar e armar normalmente, troquei também o regulador de pressão e o sensor de temperatura, creio que seja a bomba mesmo, pois as vezes mesmo na partida quente, ele não segura a lenta, dae se dou uma aceleradinha ele segura e dae em diante fica normal, só as vezes dá umas falhadas em troca de marcha.

  5. valeria k.domingo disse:

    ola sempre tive muita vontade de aprender a dirigir,meu pai ensinou a mim e ao meu irmão em um caminhão,ele aprendeu eu não,depois ele foi se aperfeiçoando em uma escania carraca 12 marchas ai eu desisti,mas hoje tenho mas tempo e um desejo muito grande de aprender,por isso que entrei neste site,pra ver se dar alguma ultilidade,no meu aprendizado conto co a colaboração dos amigos um forte abraço.fiquem com Jesus Cristo em vossos corações.

  6. leoni de sa disse:

    estou com um gol 1.8 ano 96 tsi…com dificudades na partida guando friu.fica ocilando um pouco guando ligo o ar ai desliga d vs, ja testei vasao presao ,realizei cadastramento da uce com o ponto ot, sensor d borboleta motor de passo ,sonda velas bico e nada oq fasso .auguen pode m ajuda.desd ja agradeso.

  7. Eder disse:

    Boa tarde,tenho um gol 1.0 16v turbo 2001,a bateria foi retirada do carro pra fazer a troca da embreagem,blz,quando eu fui buscar o carro o mecanico disse:
    _”ligue a chave no contato,mas nao de partida,espere 5 minutos,depois de a partida.” ta fiz isso,e normal,depois mais tarde eu percebi q quando eu desengatava o carro o marcha lenta fica oscilando entre 9000 e 8000 giros,so q,quando o carro para totalmente e le da mais duas osciladas e estabiliza no normal q é 9000 giros,e se eu so solta o freio em uma decida sem emgrenar marcha ele volta a oscilar.
    notei q isso ocorre a partir de 10 km/h e a 0km/hnao faz nada .
    PODEM ME AJUDAR???

    • Guilherme Lopes disse:

      Eder,
      tente fazer a limpeza do corpo da borboleta e depois realizar o procedimento de ajuste basico.

    • Anderson Allein disse:

      Eder,
      tente fazer um teste com o corpo da borboleta novo ou de outro carro. Alguns mecânicos tem o costume de procurar “bicho papão” dentro do motor de passo do corpo da borboleta (tampa localizada do lado esq.), provocando alterações de comando, nesta referida tampa possui um lacre preto em cima do lado direito, se não tiver este pontinho preto vc avhou o “bicho papão”.

      FIQUE DE OLHO!!!!!!!!!!! att

  8. Mizael disse:

    Prezados,
    Tenho um Gol 1.8 MI Turbo, a 3 dias percebi que o carro está com a marcha lenta baixa.
    Hoje o carro está sem lenta nenhuma, chega a morrer. percebi que a ventoinha liga antes do ponteiro chegar a uma determinada temperatura que ligava antes desse problema.
    O sensor da borboleta está normal, velas, cabos, distribuidor e bobina também.
    Estou querendo trocar a valvula termostatica, pois percebo que em alta na estrada ele fica aquecido, as vezes tenho que parar na estrada para ele normalizar a temperatura pois se deixar ele pode ferver.
    Seria o sensor de temperatura ou a válvula termostática? ou alguma outra peça?

  9. Eduardo Reffatti disse:

    Guilherme , possuo um gol bola 96 1.6 que ta com o seguinte problema e não to conseguindo soluciona-lo vou tentar relatar ok : em viagem com velocidade de 110 a 120 km td bem na retomada de aceleração ele da umas falhadas muito curtas tbm não é sempre andando na cidade quase não se nota mas qd vai pra estrada aí sim ja levei para o mecanico e nada constatou . ja trocamos tampa ,rotor ,cabos ,velas,só não foi trocado ainda a bomba ele tbm oscila as vzs a marcha lenta de repente ela ta boa chega numa esquina ela ta la em cima aí volta a baixar do nada espero que o Amigo tenha alguma ideia do que possa ser fico no aguardo ok grande Abraço!

  10. marcelo disse:

    olá, tenho um gol 96 .1.6 e quando vou sai com ele com motor frio ele acelera sozinho ,na marcha ele acelera sem q eu acelero quando ele esquenta aí ele fica normal …ja troquei sensor da lenta ,sonda lambda ,sensor da tenperatura ,velas ,limpeza no tbi e continua mesmo assim. grato pela resposta obrigado..

  11. diogo cesar disse:

    olá galera boa noite, gostaria de obter uma dica se possivel tenho um golf 06 – 1.8 e o carro fica variando, e oscilando entre 1000 e 2000 rpm, já troquei o autuador de velocidade, e agora o mecanico falou que pode ser a valvula lambida depois de passar o captor (escaner) e o cosumo de combustivel esta muito grande, se não for a valvula oque pode ser ???

  12. Juliano Ribeiro da Rocha.. disse:

    Olá Eder,Sobre seu assunto,se o ajuste básico da borboleta de aceleração não resolver,faça um teste,desligue o sensor de velocidade,que se encontra do lado esquerdo da caixa de marchas,(o mesmo ocasiona esse tipo de problema quando em movimento o veículo)..

  13. Juliano Ribeiro da Rocha.. disse:

    Olá Diogo Cézar,quando o scanner acusa sonda lambda(não válvula lambda),ele não esta ‘dizendo’ que o mesmo está danificada,após fazer testes na sonda lambda e não constatar nenhuma irregularidade,passe a fazer uma checagem completa,como teste de pressão e vazão de combustível,sensor de temperatura do motor,e conferir,a válvula do canister(que se travar aberta,poderá ocasionar consumo de combustível)

  14. Juliano Ribeiro da Rocha.. disse:

    Olá Eduardo Reffatti,ja veículos com esse tipo de problema,a maioria era bico injetor sujo…mas seu carro é carburado ou injeção?

  15. Anderson Allein disse:

    ai galera!
    vamos ver se algué pode me ajudar … Tenho um gol at1000 8v 97, quando vou esticar a 2° marcha e demais, o motor não desenvolve (parece q corta o combustível). Agora é q vem a dúvida, já levei em um mecânico conseituado durante as falhas e na leitura do scaner não apresentou problemas, portanto não quis trocar o sensor de LÂMBDA, recomendado pelo mecânico.

    aguardo sugestões… att

  16. ricardo disse:

    trocou quase tudo, verifique a tampa do reservatorio e mangueiras

  17. F disse:

    Boa Tarde.
    Estou com problema no: mod.: gol GLI 1.8 ano: 95.
    O problema é q ele fica acelerado, as vezes qdo estou andando, ele da uma pequena cortada ai depois fica acelerado 2 rpm, ai desligo a chave ai ele volta ao normal, ñ é sempre q acontece, mas qdo ele da uma cortadinha ai ele fica acelerado…

    aguardo resposta, grato até o momento

    • otoniel disse:

      olá f;
      meu gol é do mesmo modelo que o seu e está com o mesmo problema com relação a marcha lenta, as vezes fica até 2 RPM TBM, PRINCILPALMENTE QUANDO ESTA EM MOVIMENTO, quando desligo a ingnição, volta ao normal a 1 RPM e depois persiste em voltar a oscilar a marcha lenta.
      Ja troquei a correia dentada;
      correia do alternador;
      cabo do acelerador;
      filtro de oleo;
      óleo;
      e tbm o ATUADOR DA MARCHA LENTA [{motor de passo}, por favor, se encontrou a solução, me responda de volta, aguardo retorno, obrigado…

  18. ROBSON TOMAZ disse:

    caro amigos tenho um gol 1.6 motor ap quando estou 5 macha ou 80 km e preciso muda de macha brucamente ou coloco em ponto morto o carro morre bostaria de uma ajuda para que posso resolver esse problema .

  19. fabio kcond disse:

    Eu comprei um gol g2 95, que foi adaptado para 4 bico,gasolina.
    Quando em marcha lenta ele fica acelerando e desacelerando
    constantemente e quando eu acelero ele parado o motor da uns
    estourinho no escapamento assim que ele ta chegando no ponto de marcha
    lenta.e tambem da umas pequenas cortada no motor quando acelero.
    att!!

  20. jorge wellington disse:

    ola bom dia ,assim espero que vçs me ajudem ! tenho um santana 90 ,motor ap ,1,8 fizemos to o motor ,virabrequi novo std, troquei bateria bubina de igniçao ,bomba de consbustivel,distribuidor mas com todos os acessorios trocados o carro perde força nas subidas ,espero que me ajudem

  21. rogerio rodrigues disse:

    Tenho um gol 1.8 mi central avb tenho um poblema que nao consigo resolver
    ate 100 km por hr ele fica normal acima disso quando mantenho ele corta do nada
    ja andei com manometro de bomba nao e bomba ja troquei sensor ral sensor de passo
    sensor tps bubina cabos vela sonda e nao resolvi o pobleca casso alguem ja tenha tido esse poblema e solucionou favor me endicar algo

  22. cristiano m. costa disse:

    Bom dia,tenho um vw polo classic ano 98 motor ap 1.8mi,tenho enfrentado um problema que so acusa quando chove ja verifiquei escoamento ,distribuição mas naõ consigo solucionar o problema quando chove o carro anda um pouco e depois começa a perder a força e para não pegando mais,apos um tempo retorna a pegar , seguindo assin ,estou desconfiado da bobina ou cabo de ignição,quero trocar mas tamben não sei qual a correta,o misterio e porque so en dia de chuva que parra,desde ja agradeço a atenção.

  23. Graciliano Moreira Gomes Nunes disse:

    Bom dia!
    Tenho um gol 1.6 mi cl 98/99 que vem oscilando a lenta, tudo começou quando levei a um mecânico da minha cidade para trocar a embreagem, quando peguei o carro ele estava acelerado, pessei que fosse pelo fato da embreagem, no dia seguinte levei novamente ao mecânico e ele me disse que poderia ser bico intupido, levei a outro mecânico, ele fez o rastreamento e nada, apenas um pouco fora da lenta normal e trocou o atuador da marcha lenta (falando que estava estragado), peguei o carro e beleza, a noite o problema continuou, o carro não mantia a lenta e morria, levei novamente no mecanico e ele fez o teste com atuador de marcha lenta de outro carro e comprovou que o problema estava na central ou no chicote, fez a limpeza do zinabre que tinha, trocou o chicote e o carro ficou perfeito, mas 3 dias depois ele voltou a oscilar e agarrava em certo ponto que poderia tirar o pé do acelerador que o carro mantia acelerado e quando parava ele acelerava e voltava ao normal o tempo todo. Semana passada percebi que a lenta quando esta alta se ligar o Ar do carro, farol, som o consumo da energia da bateria, faz com que temporariamente a lenta cai, gostaria de saber o que possa ser o problema do meu carro, pois tem uns 4 meses que troquei: vela,cabo de vela, filtro de combustivel e o carro estava beleza, após trocar a embreagem é que o carro começou com esse problema, cerca de 2 meses atras. Obrigado

  24. morrisom disse:

    olá pessoal. chegou pra mim um gol turbo 1.0 falhando na alta rotação, tem arrancada mais parece que corta quando continua acelerar. checamos o turbo esta em perfeita condição , a stargate do turbo funcionando bem. o que pode ser????

  25. Alberto disse:

    Dê uma limpeza na lâmbida. E substitua o sensor de temperatura.
    Certa vez meu gol apresentou esse defeito e o mecânico foi preciso em resolver.

  26. wanderson disse:

    ola amigao pesso uma ajuda pra vc ,eu tenho um golf 2.0 glx a gasolina um belo dia deixei acabar a gasolina dele na rua e estava andando muito com ele na reserva e de uns dias para ca eu percebi que o carro esta acelerado e a marcha lenta fica ucilando e o carro fica acelerado e vc sabe me dizer oq deve esta acontecendo ? ate mais abraçao

  27. marcelo m disse:

    Ola tenho um polo classic 99 a gaz e a gasolina a alguns dias levei meu carro a oficina pois meu carro estava sem marcha lenta o mecanico trocou motor de passo, sensor de marcha lenta,
    o carro estabilizou a marcha lenta porem nao pega de manha na gasolina e depois de andar alguns klm no gaz ao passar para a gasolina o carro nao funciona e quando funciona apresenta um problema como se estivesse engasgando so depois de muitas aceleraçoes ate o fim e que ele comeca a deslanchar mesmo assim engasgando um pouco.

  28. Lindomar disse:

    ola colegas… gostaria de dividir com vcs a soluçao que um colega meu “mecanico” encontriu para o meu gol 1.0 16v 97/98 o carro estava ocilando na marcha lenta e depois de alguns minutos apagava e nao pegava mais, e algumas vezes ao tentar acelerar afogava, depois de 40min parado funcionava. pois bem foi efetuada a troca do rotor tabem conhecido como “cachimbo” estava totalmente estragado assim o carro parou de ocilar e falhar bele. e no caso de ter ficado muito tempo parado e sem a bateria talvez seja necessario zerar a ( u.c ) pois a (u.c) comanda “gerencia” todo o sistema da injeçao eletronica ( sensores, atuadores) super facil.

  29. alberto disse:

    Marcelo, esse tipo de defeito poder ser na bomba de combustível que em alguns veículos tem que ser trocada todo o conjunto e não apenas o refil. Verifique no site da Bosch o catálogo de bombas. Seria bom também verificar o sensor de temperatura e o sensor que fica preso no tubo da descarga.
    Espero ter contribuido para esclarecer suas dúvidas

  30. Augusto disse:

    Olá tenho um polo 1.8 mi classic 99, após efetuar a troca da bateria a lenta do carro esta variando entre 1000 a 4500 rpm o que pode estar acontecendo?

  31. ellan disse:

    tenho uma parati 98 1.8 ela fica oscilando muito na lenta e as vezes quando ando a menos de 60km por hora ela corta e falha e preciso acelerar mais ou tirar o pe do acelerador que fica normal denovo. sera que pode ser o sensor da posiçao da borboleta?

    • Guilherme Lopes disse:

      Ellan,
      já foi feito algum rastreamento com scanner automotivo.

      • ellan disse:

        amigo ja efetuei o teste sim. no teste da tudo normal. depois que troquei as velas ele melhorou um pouco o corte diminuiu, mas as oscilaçoes continuam o chato e que tem hora que fica certinho a 950rpm tem hora que fica acelerado e hora que fica oscilando entre 1500 a 2000RPM. e outra coisa ja troquei o sensor de temperatura e o motor de passo junto com os conectores e tbm limpei o corpo borboleta que por sinal estava muito sujo e verifiquei a conexao da UCE usei limpa contato.
        o mecanico acha que pode ser o sensor posiçao borboleta hoje vou la denovo fazer esse teste se der certo posto o resultado. mas se vc tiver alguma ideia e so falar. obrigado!!

  32. adriano aparecido felix disse:

    boa tarde tenho um gol g 2 98/99 1.6 mi esta occilando mrcha lenta e acelera sozinho andando na baixa ja troquei sonda lambida atuador de macha lenta corpo de borboleta velas sensor de temperatura e nada resolvel sera que poderia me da uma solução por favor estou ja desanimando

  33. Alberto Carvalho disse:

    A vida como ela é:
    Hoje gastei R120,00 em peças para o gol 1.6 ap power flex, tudo porque a aceleração começou a oscilar. Troquei eu mesmo o sensor de temperatura e defeito continuou. Aí então levei até ao mecânico que após conectar o scanner 2 constatou-se que o motor de passo da magnete marelli código 404.391.02 estava com defeito. A peça foi susbstituída. O veículo está funcionando perfeitamente.
    Espero ter contribuido.

  34. Alberto Carvalho disse:

    gol 1.6 ap power flex 2004/2005

  35. Julio disse:

    Olá, tenho um gol bolinha 1.0 i ano 95 mod. 96, estou tendo o seguinte problema: quando vou subir uma lomba simples em 3ª marcha o carro perde muita potência, mesmo com um pouco de embalo e a outra é que após o carro ter andado muito e esquentado o motor, quando paro em ponto morto, o mesmo liga a luz vermelha do óleo e sua lenta começa a tremer o carro, o que pode ser, sendo que a temperatura está normal, e o óleo está novo e no nível?
    OBS: por favor me passe o retorno também por e-mail, pois é mais fácil o acesso.

  36. paulo henrique disse:

    olaqueria saber o ponto de destribuiçao do passate alemao 6 cilindro!?e como faser o a destripoiçao.vlw aee

  37. Alberto Carvalho disse:

    TENHO UM GOL 1.6 AP FLEX 2004/2005 QUE APRESENTOU ESSE PROBLEMA DE OSCILAÇÃO DA MARCHA LENTA QUE SÓ FOI RESOLVIDO APÓS A TROCA DO CONJUNTO MOTOR DE PASSO DA MTE 986.507 EM SEGUIDA O MECANICO COLOCOU O KAPTOR 2000 E ZEROU O MODULO CENTRAL.
    APROVEITO PARA DAR A REFERENCIA DA BOMBA D’ÁGUA DA URBA QUE É UB628 POLI V, PARA MOTOR COM DIREÇÃO HIDRAULICA.

  38. Marcelo disse:

    Amigos, tudo bom, eu preciso de uma ajudinha com o meu Gol Gli 1.8 96. Sempre de manhã quando eu vou dar a partida eu viro a chave e escuto a bomba de combustível funcionar e dou a partida e pega de primeira e ai normal, mas nos últimos meses eu notei que quando viro a chave do contato na segunda vez (por exemplo viro a chave que acende as luzes do painel e depois desligo e viro a chave pela segunda vez) e vou dar a partida o carro pega só que a rotação fica bem baixo em torno de 800 rpm, e se eu desligar o motor, fica muito difícil de fazer pegar e fica engasgando e depois que deixa ligado o carro durante 3 a 5 minutos e desliga e liga de novo, fica normal, já foi trocada bomba de combustível, relê da bomba, filtro de combustível, mas continua igual.

  39. Alberto disse:

    É PRECISO PASSAR PELO SCANNER 2 PARA IDENTFICAR O DEFEITO E/OU SE NÃO É O MOTOR DE PASSO da magnete marelli código 404.391.02

  40. Alberto disse:

    VERIFIQUE TAMBÉM O ROTOR SE ESTAR COMPATÍVEL COM O ANO MÔDELO DO CARRO, VELAS DE IGNIÇÃO, CABOS DE VELAS, LÂMBDA, BICO POIS PELO VISTO SEU CARRO É MONOPOINT.

  41. diego disse:

    tenho um polo 1.0 16v 2002/03, estou com problema na marcha lenta, ja foi feito o cabeço trocado o corpo de borboleta e nada quando o carro esquanta a marcha lenta ate que estabiliza entre1000 e 900 contagiros mas frio ele liga e morre logo em seguida.O que sera que pode ser ja que foi trocado todas os possiveis problemas ( cabeçote e corpo de borboleta ) preciso de uma solução?
    o que faço?

  42. Marcos disse:

    Tenho um Cordoba 1.8 1987 com o mesmo problema de oscilação da marcha lenta. Alguem tem alguma dica para me dar?

  43. Marcos disse:

    Tenho um Cordoba 1.8 1987 com o mesmo problema de oscilação da marcha lenta. Alguem tem alguma dica para me dar? Fui a uma auto elétrica e me disseram que não iriam mexer porque já haviam tentado resolver o mesmo problema de um outro Cordoba e mesmo trocando o ATUADOR DA MARCHA LENTA

  44. Lucas disse:

    Bom dia amigos blz preciso d um help rsrs tenho um gol bola ap 1.6 mi fui dar partida nele fez um estouro (tipo como se estivesse estourado uma mangueira com pressão) apos isso o motor ficou muito acelerado oq e precisor fazer ? Grato desde ja !!!

    • Guilherme Lopes disse:

      lucas,
      verifique se a mangueira do filtro de ar não se soltou. O melhor é levar em mecanico de sua confiança para fazer uma avaliação.

  45. Roo disse:

    Ola tenho um gol gts 1.8 eli já está com injeção…… o meu problema é que de de vez emquanto eu ligo e o carro fica um uns 2000giros no motor parado…… oque isso pode ser??

  46. Luciano disse:

    Cordoba 97 ap 1.8 injeção monoponto

    Meu carro oscila muito entre 8000 e 20000 rpm, as vezes vai pra 40000

    Já levei no mecânico ele trocou o atuador marcha lenta, sensor borboleta, velas, rodor, tampa distribuidor,lavou o tdi,bomba gasolina

    Mesmo assim um mês depois o problema voltou, o que pode ser? Nao estou confiando muito em mecânicos mais pois parece q nao sabem o q realmente e o problema.

  47. Sebastiao Rubens disse:

    Tenho um gol 1.8 motor ap,8 valvulas.Ano 94/95.
    Estou andando normalmente e derepente do nada o carro fica muito acelerado.já mexeram e não resolveram o problema.

    No aguardo.

  48. saimon ribeiro disse:

    olá amigos, tenho um gol 10 16v turbo 01/01, estou com problemas, o mesmo nao segura marcha lenta e as vezes morre, quando andando, entre 2000 e 3000 rpm o carro comça a socar, o mesmo fica com o freio pesado, a turbina esta ok, troquei o corpo de borboleta juntamente com o sensor q fica junto ao mesmo, sensor maf também,bomba de combustivel,regulador de pressão, bobina, cabos, velas, limpeza de injeção, gostaria que alguem desse um auxilio… obrigado a todos

    • Alan Patric disse:

      ola tenho um gol 99 16v eu vinha andando a uns 3000 giros as vezes ele socava tmb ate apagava um dia fique empenhado ele pegava e apagava tava bem louco troquei tudo bobina cabos e etc… era o tau censor rau vai dentro do distribuidor coloquei um originau comprei no desmanche nunca mas fez nada.abraço.

  49. Ulisses disse:

    ola tenho um gol 1.8 mi 1999, quando dou partida com o carro frio ele fica acelerado até esquentar bem o motor e ligar umas duas vezes a ventuinha, depois fica normal. o que será que esta acontecendo ? se alguém puder me ajudar agradeço.

  50. Alberto Carvalho disse:

    VERIIFIQUE O SENSOR DE TEMPERATURA, MAS ANTES DISSO É PRECISO O MECÂNICO PASSAR O SCANNER E LIMPAR A MEMÓRIA DO MÓDULO CENTRAL.

  51. Alberto Carvalho disse:

    VERIFIQUE O SENSOR DE PASSO POIS ELE É RESPONSÁVEL PELA MISTURA DE AR. PASSAR O SCANNER PARA ZERAR A MEMÓRIA.

  52. Bob (de Suzano) disse:

    EU TENHO UM VERSAILLES 1.8GLi E TAVA COM UM PROBLEMA DE ACELERAR SEM QUE EU PISASSE NO PEDAL.
    O MECANICO QUE EU LEVEI É DE TERCEIRA GERAÇÃO DE MECANICOS, O AVÔ, O PAI E AGORA ELE… RODRIGO… ESSE MECANICO RESOLVE…

    ELE RESOLVEU… O PROBLEMA ERA A BORBOLETA DA ENTRADA DE AR GASTA, ELE ME MOSTROU, TINHA UMA FOLGA, QUANDO EU PARAVA NUM SEMÁFORO O CARRO ACELERAVA ATÉ UMAS HORAS… AS PESSOAS ACHAVAM QUE EU IA SAIR CANTANDO PNEU…

    RODRIGO ALCANTARILLA.

  53. Alan Patric disse:

    ola tenho um gol 99 16v 1.0 o ponteiro da temperatura sempre ia ate 75 graus + ou -agora eu saio ando uns 2 km e ele vai ate uns 85 graus mas nao passa dos 87,ja troquei sensor da temperatura valvula termostatica e nada a agua circula normau parece na lenta mas ele sobe muito rapido a temperatura oque pode ser .obrigado.

  54. guilherme pereira disse:

    tenho um gol 1.6 ap (ano 1995) injeção 1 bico.

    Comprei esse caro faz 3 meses, já levei na agência 2 vezes, pois deis de quando eu tirei o carro da agência ele fica com a acelaração variando, você da uma acelerada de leve e ele sobe a aceleração de depois cai, o carro não morre mais passa perto disso. Foi trocado 2 vezes o atuador de marcha lenta e nada resolvido, depois levei no meu mecânico, ele disse que era fios desencapados da sonda lambda e outras peças que poderiam dar interferencia na injeção. Mais agora o problema voltou, ficou bom uns dias e agora voltou, toda vez que eu dou uma esticada ele fica acelerado depois, as vezes eu desligo e ligo novamente e melhora, preciso de uma ajuda, pq to quase vendendo o carro por causa dessa simplicidade que ninguém consegue resolver. Lembrando que foi passado 3 vezes nos rastreadores de injeção, e nenhum problema foi identificado. Obrigado

  55. Evan disse:

    Olá,tenho um GOL GL 1.8 1993.Raridade mesmo.
    Hoje ele está com 25 mil km originais.Ele apresenta um problema.O carro só anda na cidade mais dai já dá para ter uma idéia,acelero o veículo e ele demora para desenvolver…mais assim muito mesmo, parace um carro 1.0, sem brincadeira.Essa semana mesmo fui fazer uma pequena viagem com ele para testar,nossa ele cai drasticamente na subida tb,não sei o que acontece.por isso fiz revisão preventiva troquei correi dentada,ponto da ignição,bomba de gasolina,cabo de velas e velas tb foram trocadas…Não sei o que fazer…me falaram do catalizador entupido mais aparentemente está normal,tb sobre o carburador que é weber eletronico será que pode ser isso,embreagem…?? Poderiam me ajudar dar uma luz…O que estaria acontecendo com esse carro?FORTE ABRAÇO

  56. saimon ribeiro disse:

    olá amigos, tenho um gol 10 16v turbo 01/01, estou com problemas, o mesmo nao segura marcha lenta e as vezes morre, quando andando, entre 2000 e 3000 rpm o carro comça a socar, o mesmo fica com o freio pesado, a turbina esta ok, troquei o corpo de borboleta juntamente com o sensor q fica junto ao mesmo, sensor maf também,bomba de combustivel,regulador de pressão, bobina, cabos, velas, limpeza de injeção, gostaria que alguem desse um auxilio… obrigado a todos

  57. Golzera disse:

    Boa noite.
    Tenho um Gol 1.6Mi 98/99, módulo 1AVP. Tudo foi revisado, o mecanico reseta injeção, e o carro fica ótimo, lenta segurando sem oscilações, ligo o AC e ela sobre pra compensar, perfeito. POREM, após uns 4 dias de uso, o carro volta a cair a lenta em desaceleraçõs, ou mesmo com marcha desengatada, de qualquer forma a lenta cai aos 500rpm e sobe…. Ja foi feita a limpeza da TBI completa, bicos, corpo de borboleta, pressão de bomba e etc, trocado velas, cabos, rotor e tampa da distribuição e sonda lambada. O carro sai da oficina otimo, fica em média 4 dias bom e depois a lenta cai, ja fui mais de 5 vezes ao mecanico, tudo medido e dentro dos parametros, Por favor, caso alguém tenha uma dica, será bém vinda!!! Seria o caso de bateria ruim?? Aparentemente ta boa…

  58. Adriano luis rockenbach disse:

    Tenho um gol 99MI 1.8 motor ap,bem o que deu pra ver tudo mundo que um carro desses está com problema na marcha lenta,o meu carro de manhã não segura a marcha lenta,ele se apaga toda hora,depois de um tempo volta normal,só que tem uns dias ele começa a oscilar e se acelera por si, e esse problema já faz uns dois anos ele vai e volta já levei vários mecênicos,troquei o atuador da marcha lenta ,fiz limpeza nos bicos,limpei o tanque de combustível,troquei filtros troquei o sensor da temperatura,e o sensor da injeção etc.Estou precisando uma dica.obrigado

  59. Leonardo disse:

    Ola… to c/um problema parecido na minha parati motor ap 1.8, ela demora mto p/dar partida, principalmente qdo o motor está quente, c/o motor frio isso quase não acontece.
    Foi feito vários testes na linha d combustível, bomba, reg. pressão, flauta, bicos… recentemente foi feito regulagem e limpeza d bicos, o scaner não acusou nada, foi trocado as velas e filtros d ar e combustível, o krro tá c/óleo novo e esse problema persiste… por favor me ajudem!
    PS: Eu particularmente to axando q pode ser sensor d temperatura, porem o mecanico disse q normalmente qdo é o sensor o krro falha, tem um cheiro forte d combustível no escape ou então tem dificuldade d partida a frio. No meu caso essas situações não acontecem!

  60. Wesley disse:

    Cara estou com um gol 98 e ele ñ esta segurando marcha lenta quando eu ligo ele fica ocilando e as vezes desliga e tbm quando eu estou andando e piso no freio ou reduzo as marcha ele apaga e tbm q fico parado ele sobe o giro do motor ate o ponteiro chegar no 5 ou mas ai logo em seguida o motor apaga vc poderia me ajudar e falar oq eu podera esta fazendo para solucionar o problema desde ja agradeço

  61. Guilherme Henrique disse:

    Tenho uma saveiro 2007/2008 g4, ela ta oxilando a aceleração, colok no ponto morto ela fica muito acelerada, i eu não consigo achar o problema. o que pode ser isso ?

    • Fabio silva disse:

      Olá Guilherme, boa tarde. não sou mecanico, mas sou curioso e as vezes consigo solucionar os problemas do meu carro sem ir a um mecanico. Pois bem, meu carro já ficou assim, e troquei o sensor da borboleta e ficou zerado. Faça um teste, quando o motor ja estiver bem aquecido, desligue o plug que conecta no sensor da borboleta, se for problema no sensor, a aceleração vai baixar na hora.

  62. Fabio silva disse:

    olá pessoal, boa noite.
    Estou com uma duvida, e gostaria que se possivel alguem me ajudasse. Não sou mecanico, mas gosto de identificar os problemas de meu carro e concerta-los quando é possivel.
    Pois bem, tenho um santana 97 ap 2.0. A alguns dias, fiz uma viagem na roça e passei por uma estrada de terra muito acentuada, com uma serra de uns 4 km e quando estava quase chegando no final, obeservei que a temperatura estava subindo alem do costume, então acelerei para ganhar mais velocidade e aos poucos a temperatura baichou. No outro dia, fui tentar identificar algum problema e o que pude perceber foi que a segunda velocidade da ventuinha não estava funcionando. Verifiquei os fusiveis e estavão ok, mas não consegui identificar o rele da segunda velocidade. O cebolão é novo, mesmo assim tentei ligar direto pra testar e a segunda velocidade não da nada. Alguem ai, pode me dar uma dica de como identificar o rele da segunda velocidade, numero de serie ou algo assim?
    Desde já agradeço.

  63. sheferson disse:

    tenho um gol 1.8 ele fazia 12 com um litro mas agora faz 10 ou ate menos com um litro ,gostaria que me ajudasse .abrigado

  64. ricardo costa disse:

    Tenho uma Parati GIII 1.6 ano 2000/2000, a mesma tá oscilando a aceleração da marcha lenta, quando parado. Se o carro ta frio a aceleração fica quase falhando, se o carro ta quente ela fica subindo a aceleração. Tem alguma dica do que posso fazer para consertar isso? Gosto muito das dicas do site e sempre estou olhando para ver as novidades. Muito obrigado

  65. Jose Aclecio disse:

    Tenho um gol 1.6 ap que esta ocilando a aceleração de for que chega a ficar piscando a luz do olho e chega a apagar tambem.. já foi trocado bobina d inguinição, cabo, velas sensores de lenta e mesmo assim o defeito continua… o que fazer agora….. grato

  66. joão disse:

    tenho uma parati e ela acende a luz do oleo quando coloca no ponto neutro já troquei a bomba de oleo de pescador e anida continua ascendendo. abraço a todos!

  67. rodrigo disse:

    olá boa tarde, tenho um golf 1.6sr, está com a lenta ocilando e a primeira partida (a frio) pega normal, e depois do motor quente, demorar para pegar, tenho que bater arranque tres vezes até ligar, foi trocado, sensor de temperatura, mas nao resolveu, no scanner na acusa nda, sonda tb é nova, o que poderia ser? bomba é nova e regulador de fluxo foi trocado tb, .abraço

  68. luiz ricardo disse:

    tenoho um gol bola 1.8 a alcoou ano 95 ,ja mandei para varios mecanicos e nao resouverao o meu problema ,o carro fica ocilando a macha lenta ,tem hora que asselera d um mes.quando piso no aselerado de uma ves ele falha ja troquei sensor d temperatura .sensor d borboleta .sonda lâmina desentupi o corpo d borboleta ftem fiiz test na central troquei o rele da bonba troquei os cabod d vela troquei vela troquei a bonba d combus mas o carro nao melhora nao sei mais o que fasso da vontade d por fogo nessa bosta ,c vc tem a solucao me ajude pelo amor d deus

  69. livio ricardo disse:

    tenho um apolo 1.8 básico,ele anda normal ,mas quando eu subo ladeiras ou quando esta carregado ele fica cortando e desliga,só liga depois de uns minutos,ja troquei a bobina,coloquei uma resistencia para não esquentar a bubina,limpeza de carburador e nada,ja troquei as velas ,cabos,e nada,ja nem sei o que faqzer mais o que pode ser,( o carro fica cortando,desliga e só liga depois de minutos,anda normal e se pizar ele corta denovo.

  70. ricardo disse:

    oi tenho um gol 16v turbo 2001 quando troca de marcha a aceleraçao sobe e a lenta as vezes oscila bastante ate morrer.. no raster nao acusa nada .. oque pode ser

  71. Isaac Ribeiro disse:

    Prezados,

    Tenho um Gol 2004 Geração III 1.0 completo (AR+DIR+TRAVA) 4 portas. Quando o carro está em ponto ou morto ou marcha lenta a luz do óleo acende. Alguém poderia diagnosticar o problema.

    Ats, Isaac

  72. Laurence Casarin disse:

    Olá estou arrumando meu Gol 1.8 Mi 2001 Sou curioso, comprei o carro e estava falhando um cilindro, depois de conferir a junta estava queimada, retiramos o cabeçote foi feito retifica e colocamos uma junta de aço, depois de 4 dias rodando o carro ferveu e passou óleo para o radiador, checamos o cabeçote trocamos a junta por uma comum e mesmo assim o carro esta fervendo, colocamos válvula termostática que não tinha troquei bomba de água, sensor de temperatura da central e mesmo assim continuava subindo a temperatura testei o carro rodando com o Scaner Kaptor.com a temperatura chega nos 107° voltei e verifiquei que o BuBo de Temperatura do radiador estava errado era de 1 velocidade estou instalando o original de duas velocidades, Logo mais colorei o resultado.

  73. bruno disse:

    amigo , to com um gol aqui 1.8 ap central bcm eec-IV , a marcha lenta dele esta alto , pode ser problema na central e qual possivel problema na central o processador??

  74. Leonardo disse:

    Prezado amigo,
    Tenho um santana MI 1.8 2003 que acontece o seguinte defeito:
    o carro do nada aumenta o giro para 1200 e depois volta para 1000, e fica nesse ciclo intermitente.
    ja troquei sensor da bomba d’agua e o problema persiste
    ja troquei o motor de passo e nada.

    Pode ser o sensor da borboleta, que fica preso aonde tem o tbi?

    aguardo resposta!

    obrigado

  75. evandro disse:

    bom tenho um gol atlantas 1.6 1 bico e o carro fica acelerado no ultimo foi trocado o atuador de marcha lenta e sensor de borboleta e nada resolveu trocado as mangueiras de ar todas por novo feito a limpesa na tbi e bico trocado o filtro regulado a pressão de bomba de combustivel e nada continua acelerado ja nao sei mais o que fazer …alguem pode me ajudar…

  76. CICERO MARCOS disse:

    caro amigo do dicas mecanicas preiciso urgentemente da ajuda de voces, pois tenho um gol 1.8 mi ano 99/00 gasolina estou tendo problemas com o tempo de injeção e com a marcha lenta ja foi trocado algumas vezes o sensor de marcha lenta trocado sensor map sensor de temperatura da agua para injeção mas sempre permanece esse mesmo sintoma eu sou o propietario do carro e trabalho em um centro automotivo sempre estou aqui quebrando cabeça com os mecanicos daqui mas até agora nada resolvido ja estou desgastado com tudo isso e gostaria muito de um exclarecimento tecnico mas apropiado a respeito. aguardo resposta …

  77. rogerio disse:

    tenho um gol g3 ap mi que esta ocilando na aceleraçao apos alguns minutos ja fiz teste no modulo ja troquei sensores de detonaçao sensor map sensor do tbi o carro continua dando o problema esse problema ja vem dando a 3meses ja tambem fiz o cabeçote do carro e nada

  78. Rodrigo disse:

    Olá ,amigos!
    Tenho um golf 95 1.8 gl, quando ele esquenta e eu desligo e depois de algum tempo tento religar novamente ele não funciona.
    Já levei a alguns mecânicos que ate conseguem uma solução momentâneo ,mas depois de algum tempo o problema volta. Já mandei remapear o modulo, troquei bomba de combustível e ate o potenciômetro .
    Estou ficando de cabelos brancos ,Por favor será que alguém pode me ajudar??

  79. gonzales disse:

    gol 1999/2000 ,marcha lenta oscilando.Troquei tbi e nada,escaniou nada.Gostaria de saber os valores corretos da resistencias da bobina desse gol.1999/2000 16V 1.0 gasolina.grato

  80. gilson disse:

    Olá,tenho um gol bola 95 as vezes em marcha lenta o carro ate morre,ou entao da um cheiro forte de gasolina como se tivesse afogando,e qdo estou a 120km/h,perde aceleraçao da falta de combustivel.tem alguma dica para q possa resolver esse problema?

  81. Rafael Santos disse:

    Pessoal, boa tarde, tenho um gol bola 96 1.6 com injeção de 1 bico e estou com o problema, se eu der partida com o motor frio a marcha lenta fica normal mas se o motor esquentar e eu desligar o carro e ligar de novo o giro fica lá em cima e se sair andando depois de 1km mais ou menos o giro volta a ficar normal, e isso se repete todas as vezes que dou partida com o motor quente. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?? Desde ja agradeço.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: