Fiat Uno Economy Flex: Problemas na partida a frio

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Fiat Uno Economy Flex, estava com uma dificuldade enorme de pegar pela manha quando o mesmo tinha em seu tanque um porcentagem maior de álcool do que de gasolina, sendo que após o motor funcionar o carro não apresentava mais problemas.

image CAUSA: De inicio fizemos os testes no sistema elétrico (bateria, alternador, aterramento, motor de arranque e cabos de alimentação) do Fiat Uno e não foi encontrado nenhuma irregularidade. Como o problema só ocorria quando o motor estava frio, ou seja, quando a central de injeção fazia uso do sistema de partida a frio, partimos logo para os testes no conjunto deste sistema. Verificamos o funcionamento de todas as peças relacionadas a partida a frio (bomba do reservatório, válvula, rele e fios) e não encontramos problemas, logo depois acionamos todo o conjunto manualmente  pelo rastreador e todo o sistema funcionou perfeitamente.

Como já havíamos eliminado qualquer possibilidade de problema no conjunto de peças da Partida a frio, iniciamos os testes na unidade de comando que é quem faz o acionamento desta função do motor. Ao fazermos o rastreamento em modo continuo (tela do rastreador em que se tem as leituras do sistema de injeção em tempo real) notamos que a relação ar/combustível estava em 13,6/1, o que seria ótimo para um carro a gasolina, mas como o cliente nos informou que o seu Fiat Uno estava abastecido com álcool, nos levou a acreditar que esta era a raiz do problema.

SOLUÇÃO: Com o uso do Scanner fizemos uma adequação na relação ar/combustível para algo em torno de 9.0/1 que seria o especificado para o álcool. Demos partida e o motor funcionou perfeitamente e foi possível ver o sistema de partida a frio injetando a gasolina que fica no reservatório para que o carro funcionasse.

Para que vocês possam entender melhor esta dica, vou explicar algo sobre a partida a frio:

reservatorio de partida a frioA central só utiliza este sistema nos carros flex, quando a quantidade de álcool é superior que a de gasolina, porque nestas condições a partida do motor é mais dificil pois o álcool precisa de uma temperatura superior ao da gasolina para que o motor pegue bem, por isso a unidade de comando injeta uma quantidade de gasolina para que o carro pegue sem problemas, porque a gasolina funciona melhor que o álcool a baixas temperaturas. Como a unidade de comando deste Uno Economy havia travado a relação ar/combustível em 13,6/1 a central entendia que havia uma maior parte de gasolina no tanque de combustível, o que dispensaria o uso da partida a frio, mas como o carro estava abastecido com 90% de álcool o mesmo tinha dificuldade de pegar quando estava em baixas temperaturas.

Já ocorreu algum defeito assim com seu carro? Comente no Dicas Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,FIRE,Uno

Comentários

116 Comentários para “Fiat Uno Economy Flex: Problemas na partida a frio”
  1. Tiago Tomaz disse:

    Olá. Tenho um siena 97 1.6 16v que comprei há pouco tempo. O carro tem um probelma desde quando eu o comprei. Marcha lenta oscilando, motor trepidando, uns arranquinhos como se eu estivesse dando pequenos toques no acelerador(problema que aliás aumentou há alguns dias e de tão forte os arrancos chega a fazer um barulho no cambio)e as vezes o motor morre. O motor é relativamente novo. Foi retificado a +ou- 1 ano e meio na mecatron uma das retificas mais bem conceituadas do Brasil. Já troquei velas, cabos, filtros, óleo, correa, tensor, fiz limpeza de tbi, e o problema continua. Ao passar pelo scaner acusou chicote da injeção. Ao conversar com o eletricista ele disse ser pouco provável ser no chicote da injeção, pois, se fosse a luz do painel acenderia. Ele disse que só pega o serviço se for para fazer tudo, trocando peça po peça até achar o defeito. Por último ele faria o teste no chicote completo. Essa é a condição para ele dar garantia do serviço. Ele disse ainda que trocar o chicote logo de cara não seria uma boa idéia pois o mesmo custa caro e, achar um usado em boas condições é muito difícil. Além do mais a mão-de-obra para trocá-lo ficaria em R$150,00. Enfim, não tenho todo esse dinheiro. Gstaria de uma dica para ir mais direto ao ponto. Por enquanto esou andando no carro assim mesmo, mas tenho medo de danificar outras partes. Por favor se alguém puder me ajudar ficarei grato.

    • Guilherme Lopes disse:

      Tiago,
      já foi conferido o sensor de rotação, seria bom tambem conferir se a distancia deste sensor esta de acordo com as especificações tecnicas pois ele é regulavel e é bem comum ele ficar a uma distancia maior do que o permitido o que causaria algumas falhas parecidas com as que você informou.

  2. magali disse:

    trabalho em uma locadora de veículos e sua maior frota é de gol geração 5.
    Pois bem, não tem 1 carro destes geração 5 que não de problema quando o tempo muda.
    è só esfriar um pouco e pronto lá vai um funcionário socorrer o cliente, já reclamamos para a montadora para a concessionária, e parece que isto só acontece conosco.
    É um descaso, um carro tão caro e só esta dando problemas.

  3. Tiago disse:

    Olá. Tenho um siena 97 1.6 16v que está com um problema persistente. Ele está dando alguns solavancos no início das acelerações e também nas desacelerações. O problema fica mais nítido quando eu piso bem de leve no acelerador ou dou duas pisadinhas. já fiz limpeza de tbi troquei os cabos de velas e nada. Há algum tempo ele ficou alguns dias sem a bateria seria isso? E também, nao sei se tem a ver mas é bom citar que o farol e as luzes do painel ficam oscilando no rítmo em que oscila a marcha lenta. Por favor se puder me dar uma dica, pois eu nao tenho nenhum mecanico de confiança e em todos q eu levo els einventam outros defeitos pra me arrancar dinheiro e não arrumam o que eu quero. Se puder me ajudar, obrigado.

    • Guilherme Lopes disse:

      Tiago,
      você os cabos de vela, certo. Já foi substituido as velas? nem que seja com velas usadas para que se faça um teste.

    • Escort SW disse:

      Limpe ou troque o Sensor de temperatura do Ar (ACT), Limpe ou troque o Sensor MAP ou MAF. Dica. Limpe com um cotonet de ouvido, mas cuidado que o s dois sensores são muito senssiveis, se tremer a mão um pouquinho quebra a linha que é muito fina do MAF ou MAP, e tambem do sensor ACT. Feito isso o problema será resolvido. Boa Sorte.

  4. Rogério Rodrigues disse:

    Comprrei um astra zero km a 15 dias e no primeiro abastecimnto enchi o tanque com alcool, rodei uns dois km antes de parar o carro. No dia segjintte quando fui dar a partida foi aquele parto para pegar o carro, perdi uns dez minutos, até o motor pegar, fui imediatamente até a lojá e fizeram uma reprogramação do sistema par 99% de alcool já que estava com 45% de alcool, só que a central não esta aceitando essa programação, ao rodar alguns km ele volta para em torno de 60% de alcool e com o motor frio tenho que bater varias vezes na ignição para o motor pegar. Fizeram alguns testes como troca da sonda lambda, sensor de temperatura e mais uma que não me recordo, chegaram a conclusão que pode ser um problema no coletor de admissão , agora estou aguardando a mais de uma semana essa peça chegar do estado vizinho de SP. A minha pergunta é se vocês tem alguma idéia de outro motivo que possa estar causando esse problema, essa adequação da mistura que vcs. fizeram no uno é a mesma programação que a loja fez no meu caso?
    Obrigado.

  5. rodrigo disse:

    Bom dia,
    Amigos, tirei o mille economy zero km em julho/2009. Aos 7.500km tive que levar o carro à autorizada para limpeza de bicos e TBI. Hj com 15.445 km, o carro vem apresentando o mesmo problema: falhando em marcha lenta e pequenos solavancos na hora de arrancar em 2ª e 3ª marcha. Será que a cada 7.500km vou ter que gastar com limpeza de bico?? É tão ruim assim o sistema de injeção?? Abasteço sempre no mesmo posto Ipiranga à 3 anos e nunca tive problemas com outros carros.
    Agradeço a atenção!

    • Guilherme Lopes disse:

      Rodrigo,
      nunca vi este tipo de problema com tanta frequencia. Já foi verificado cabos e velas de ignição?

    • Marcelo disse:

      Olá tenho um Palio Fire Economy tirado em março de 2009 também, e tenho o mesmo problema, de tempos em tempos, começa a falhar perde força, e todo lugar que eu levo fala pra fazer limpeza de bico. Faço e dois dias depois começa a falhar e vai piorando com o tempo. Agora ele está com 31500 km, e continua com o mesmo problema, mesmo com a revisão de 30.000 km na concessionária.

      • Abel disse:

        Meu amigo estávamos com esse mesmo problema, já queriam trocar até meu distribuidor, o problema foi resolvido trocando um simples cabinho, o SENSOR DE ROTAÇÃO só isso, acabou o sofrimento

  6. Marcos Silva disse:

    Comprei um C3 GLX 1.4 Flex ano 2011 com 9 mil Km. Sai da concessionária (carro revisado e tudo) e abasteci somente com gasolina. Mesmo assim tenho tido dificuldades na partida à frio. Para pegar somente acionando o acelerador. Dei uma olhada no reservatório e ele tava vazio. Completei, mas mesmo assim a dificuldade continua. Agendei uma revisão para a próxima segunda-feira, mas achei isto muito estranho, não acha?

  7. william disse:

    Bom dia! tenho um palio fire 2002 16v, o motor não permanece na marcha lente, fica proximo dos 1000rpm e vai caindo até morrer. Foi rastreado e apresentou defeito no sensor 2 ,cat. mas eu não sei qual e este sensor. Poderia me informar? Obrigado.

  8. sam disse:

    Fiat seu carro esta na garantia mas nao descarte a possibilidade de trocar o posto que abastece , e pedir um diagnostico dos parametros de seu carro pode esta

  9. Rogério Rodrigues disse:

    O meu problema com o astra relatado acima ainda não foi resolvido a concessionária não consegue achar aonde esta o problema, já trocaram o modulo de injeção, boia do tanque, sensor de temperatura, chicote, o carro continua apresentando o problema, não reconhece quando se coloca so alcool no tanque e dai as partidas pela manha se tornam bem dificeis.
    Gostaria de ter alguma outra idéia de aonde pode estar o problema, sinceramente
    Obrigado.

    • Anderson disse:

      Olá Rogério, tenho um astra que está com o mesmo problema que o seu na época que você posto, conseguiram consertar o seu carro? Gostaria de saber pois ja levei varias vezes na concessionária e não conseguiram resolver até agora,
      Obrigado.

  10. Romulo disse:

    Comprei o Novo Uno. Estou com a versão 1.0 vivace com AR e DH. O carro só faz 5,7km/l com etanol e 7,0km/l na gasolina, utilizando ar-condicionado. Já levei o carro à concessionária para verificar: fizeram a limpeza nos bicos e passaram o scanner. Foi diagnosticado que o carro estava normal. Deu uma taxa AF (acho que é a relação ar/combustível) de 12,0 (O tanque estava 50% de etanol e 50% de gasolina). Hoje estou utilizando 25% de gasolina e 75% de álcool e consumo está em torno de 6,5km/l. Mesmo assim, considero o consumo alto. Será que essa taxa AF de 12 está adequada? Grato, Romulo.

    • rogerio disse:

      boa noite , o carro flex é uma opçao que o motorista tem para abastecer ,ou vc abastece com gasolina ou abastece com alcool ,nao se deve ficar misturando ,sendo q funciona , mas em relaçao a consumo vc vai ter problema , se vc optar pelo alcool pode esperar um aumento de 50% no consumo, devido a relaçao A/F que é em torno de 9:1(nove particulas de ar por uma de combustivel)na gasolina é em torno de 13:1 na gasolina vai economizar mais ,agora tem que considerar o tamanho do carro e peso ,para um motor 1.0 com ar e direçao acretito que nao vai economizar muito nao.

    • Carbonari disse:

      Eu também comprei um novo Uno 2011 exatamente igual ao seu, anda como uma Towner e bebe como um V8, um absurdo !!

      Levei 5 vezes na concessionária, reclamei na fábrica, fizeram todos os testes possíveis, reprogramaram a central várias vezes e me disseram que está tudo OK, o carro é assim mesmo.

      Tenho um Uno antigo e um Siena 1.0 2011 (adquirido no mesmo dia do novo Uno), os dois andam muito mais e consomem muito menos que o novo Uno.

      O novo motor EVO é muito ruim e um dos problemas de desempenho está no acelerador eletrônico, você pisa de uma vez e ele acelera suavemente (parece um bicho preguiça) e isso é realmente perigoso em certas situações.

      Se você não se incomodar em andar na direita e gastar muito combustível, o carro é excelente.

      A garantia vence em Dezembro de 2011 e certamente vou substituir a central eletrônica por uma de alta performance, com certeza vai melhorar.

  11. Romulo disse:

    Comprei o Novo Uno. Estou com a versão 1.0 vivace com AR e DH. O carro só faz 5,7km/l com etanol e 7,0km/l na gasolina, utilizando ar-condicionado. Já levei o carro à concessionária para verificar: fizeram a limpeza nos bicos e passaram o scanner. Foi diagnosticado que o carro estava normal. Deu uma taxa AF (acho que é a relação ar/combustível) de 12,0 (o tanque estava com 50% de etanol e 50% de gasolina). Hoje estou utilizando 25% de gasolina e 75% de álcool e o consumo está em torno de 6,5km/l. Mesmo assim, considero o consumo alto. Será que essa taxa AF de 12 está adequada? Grato, Romulo.

  12. Helton disse:

    Boa Noite!!! Tenho a pouco tempo um fiat siena 1.6 16V 98 e o mesmo vem apresentando
    alguns problemas: Marcha lenta oscilando, uns arranquinhos como se eu estivesse dando pequenos toques no acelerador e as vezes o motor morre e também partida longa. O veículo tem um problema ainda maior, o alto consumo de combustível com um consumo médio entre 6,5 e 7km/L. O motor é relativamente novo, já troquei velas, bomba de combustível, cabos, filtros, óleo, limpeza de cárter, correa, tensor, fiz limpeza de tbi, e o problema continua. Ao passar pelo scaner acusou algumas pequenas variações que não sei quais são, mas não detectou nenhum defeito. Ao conversar com o mecânico ele disse ser a unidade de comando, pois segundo ele disse que colocou uma unidade de um outro veículo e os problemas foram corrigidos. Ele também trocou alguns fios e cabos e conectores elétricos que ficam na parte de cima do motor para tentar resolver o problema da partida longa mas não adiantou!
    Poderia me ajudar? Obrigado!

    • magno disse:

      amigo teria que ver se quando o problema ocorre corta o sinal de algum bico injetor, necessitaria de uma canetinha de teste para fazer, caso corte pulso do bico, verifique tambem o pulso da bobina se vai cortar, caso sim, seu carro deve ter um problema de interferencia eletromagneticca geralmente causada por bobina de ignição, velas e cabos de velas, e ate mesmo a central de injeção eletronica.

  13. bENEDITO disse:

    Oi!
    tenho um Uno 2006 flex e fui informado pelo mecanico que ao trocar de combustivel gasolina/alcool devo andar com o carro por 20 km sem desliga-lo para que a centralina reconheça o novo combustivel sob pena de o carro ficar difícil de pegar de manhã além de aumentar o consumo.Essa informação procede?Poderia,por favor, explicar isso melhor?

  14. Benedito disse:

    Oi!Uno flex 2006-tanque com gasolina-Fiz limpeza de bicos e o mecanico disse que quando eu mudar para alcool devo ligar e desligar a chave,sem dar partida,
    por dez vezes senão o módulo não reconhecerá o combustível o que acarretará consumo excessivo e dificuldade de pegar de manhã.É isso mesmo ou eu entendi mal?

  15. Luis de Castro disse:

    Tenho um marea weekend 1999 , 2.0 , 20 valvulas.O mesmo esta toda hora superaquecendo.Levei ao mecanico que me informou que ele esta sem a VÁLVULA TERMOSTÁTICA.qUERO SABER SE É NORMAL SEM ESTA PEÇA O BOM FUNCIONAMENTO?

    • edison c santos disse:

      |Luiz, o Marea (e o Tempra) vivem dando problema de superaquecimento e se não for resolvido levam o motor pro beleléu e a conta fica bem salgada. dê uma olhada nos anúncios das retíficas de motor e vai reparar que eles até tem planos especiais para o Marea, de tantos que aparecem por lá. se eu fosse voce procuraria um bom auto-elétrico e solicitaria a revisão de todo o sistema de arrefecimento (radiador, válvula termostática, líquido de arrefecimento, mangueiras, eletro-ventiladores,etc) e se possível pediria a instalação de um sistema preventivo que acione a ventoinha tão logo a temperatura chegue a X graus (eles sabem a temperatura correta). não sei se voce está em são paulo-sp e se o site permite a divulgação mas eu fiz esse serviço na cardeal arcoverde, em pinheiros, logo após o cemitério são paulo; a loja é de ar condicionado automotivo mas o Alexandre é fera e nunca mais me preocupei com a temperatura do motor. sucesso. edison.

  16. antonio garcia louzano disse:

    tenho um palio fire flex 8v 1.0 2005 ele demora pra pegar de manhã na partida fria ja troquei o sensor de temperatura ja foi regulado pra alcool e mesmo assim ele demora pra pegar e quando pega ele afoga

  17. Ronaldo disse:

    Tenho um Palio Young 2001 e de uns tempos prá cá ao ligar ele de manhã ou com o carro frio, ele sempre morre na primeira partida, na segunda, preciso pisar algumas vezes no pedal do acelerador para ele acelerar e depois disso o carro trabalha normalmente, sem engasgar ou perder força.
    Hoje notei que o óleo estava baixo e completei com mais 1/2 litro, pois quando foi trocado o óleo não prestei atenção e a pessoa que fez a troca colocou somente 2/5L no carro, quando o correto seriam 3L. Segundo o mecânico isso poderia fazer o carro morrer de manhã ou quando frio, mas não seria o determinante do problema.
    Esse problema só acontece com o carro frio, seja de manhã ao sair de casa, seja no final do dia ao sair do trabalho.
    Levei ao meu mecânico de confiança e o mesmo está desconfiando da bomba de combustível, porém não percebo nada de anormal nem com a aceleração do carro e nem com o consumo.
    Alguma outra dica?

  18. fabio disse:

    Trabalho em uma locadora de veículos, temos dificuldade em controlar o combustível que o cliente vai usar (os carros são flex) como proceder no caso de partida a frio ? Pois a regulagem da central varia , como vou fazer , os carros ficam com dificuldade de funcionamento de manhã se não tiverem com o combustível programado.

  19. abmael disse:

    tenho um fiat uno 2006 flex. ha um tempo só abasteço alcool no carro, mais atualmente estou com um problema no carro, fui colocar gasolina e ele naõa reconhece mais, fica engasgando e apagando o tempo todo. ja rodei com mais de um tanque e o problema continua, sempre engasgando e apagando, oque pode ser o problema, pois ja foi em varios mecanicos e o problema não foi achado, esta tudo normal. oque pode ser, a central? sera que desprogramou? podem me ajudar?

    • Guilherme Lopes disse:

      Abmael,
      já foi feito o reset do paramentros autoadaptativos, e após feito a adaptação forçada do combustivel, no seu caso gasolina?
      Estes procedimento são todos feitos pelo scanner…

  20. LUCIANO disse:

    OLA! TENHO UM MILLE ECONOMY 09/09, E UM PROBLEMA QUE ACHO SER NA QUESTÃO CAIXA DE MARCHA,POIS O MESMO ANTES DE CHEGAR NA TEMPERATURA DE FUNCIONAMENTO TEM UM ZUMBIDO ALTO.(PODE SER CORREIA)NÃO E CORREIA. E ALEM DO ZUMBIDO A CAIXA DE MARCHA RONCA FORA DO NORMAL MEU MACANICO ACHA QUE E SO LUBRIFICAÇÃO.O QUE SERA?

  21. jose disse:

    boa noite eu tenho um corsa 2006 flex . so que ele esta consumindo a gasolina da partida fria mesmo eu usando so gasolina È normal?

    • Guilherme Lopes disse:

      Jose,
      se você usa somente gasolina isto não é normal. Verifique se não existe vazamento ou se a valvula da partida a frio não esta aberta o tempo todo.

  22. Rosangela disse:

    Boa tarde!
    Tenho um Uno Mille Economy 2009 e estou tendo problemas com o compartimento de partida frio, o combustivel do reservatório começou a vazar, quando vi a luz acessa fui ao posto e enchi novamente o reservatório, no dia seguinte quando fui dar partida no carro, ele estava vazio, e no chão, bem próximo de onde é a saida de óleo do carro estava todo respingado de gasolina e o carro custou a pegar pois estava abastecido com alcool. Fui até um centro automotivo e fiz a troca do compartimento que aparentemente estava rachado, sai de lá achando que havia resolvido o problema, passei no posto enchi o compartimento novamente, porém no dia seguinte o carro continuou falhando na partida, foram 3 tentativas para conseguir funcioná-lo e o cheiro de gasolina estava fortíssimo, porém desta vez a gasolina não vazou e nem acabou como antes da troca do compartimento, mas quando eu dou a partida no veículo não escuto mais o barulhinho que fazia quando o carro injetava gasolina no motor, voltei ao centro automotivo e eles passaram o scanner e configuraram o carro para rodar com alcool, mas o problema persiste, não sei mais o que fazer, e foi só a temperatura ambiente cair para o carro não pegar de jeito nenhum, hoje fiquei mais de 40 min e desisti, tive que pedir ajuda. O que pode ser este problema?

    • Guilherme Lopes disse:

      Rosangela,
      eles conferiram se o sistema de partida frio esta funcionado, para isto é só testar as peças individualmente: eletrobomba do reservatorio, valvula de partida a frio e rele de partida a frio. Se todos estes componentes estiverem funcionando corretamente, é acionar o sistema de partida usando o scanner se este teste tambem funcionar o problema pode ser uma programação da central.

  23. ZILTON disse:

    Tenho um Fiat Uno Way, 2010 mod 2011. a luz da ignição fica acesa, e as veze apagada, com ela acesa o carro leva varios metros para desenvolver a velocidade, depois dispara normal, ja levei na fiat, disseram q nao tinha nada anormal. falaram que era combustivel alterado, troquei para gasolina aditivada e continua o mesmo problema. O veiculo só tem 3.500 Km. Essas concessionárias não resolvem nada Brione Valença.

  24. alexandre disse:

    ola colegas estou com o mesmo problema na minha strada 2005 pra ligar de manha tem q da umas trez viradas na chave e bomba o acelerador sera que se eu for em um auto eletrico e pedir para aumentar o tempo de injecao de gasolina da partida a frio melhora num guento mais essse fiat saudades da minha saveiro q deus a tenha kkkkkkkkkkkk obrigado

  25. Maria Luiza disse:

    Olá! Bom dia. Muito obrigada por ter postado essa publicação. Caiu quase como uma luva no meu caso.
    Mas como não sei como resolver o problema, gostaria de uma opinião.
    Comprei há 2 meses um fiat uno flex, ano 2007 usado. No 1º mês a luz de anomalia da injeção eletrônica só acendia quando eu estava num percurso de descida e sem acelerar, e logo se apagava, mas desde o 2º mês ela tem acendido constantemente, em percurso normal, com aceleração normal. No manual diz para não andar muito tempo com esta luz de anomalia acessa, então quando eu parava o carro, mesmo que o marcador da temperatura nem estivesse no meio, a ventuinha ligava. Levei ao mecânico, que me disse que o problema era com o censor de temperatura (o que uma coisa tem a ver com a outra?!?) e que a luz de anomalia não mais acenderia.
    Só que agora, além da luz de anomalia continuar acendendo, não sei o que foi feito, que o carro simplesmente não quer dar partida! Para sair a 1ª vez no dia, tive de tentar dar partida durante 10 minutos até finalmente ligar! Nisso acendeu a luz do óleo, a luz da bateria…
    Bom, o carro está abastecido com alcool, mas o reservatório está com a gasolina correta.
    Não sei o que faço. Tinha um problema e agora tenho dois!
    Antes dele mexer, o carro dava partida de 1ª apesar de eu esperar um pouquinho para sair pois ele estava fraco. Mas agora nem isso.
    Por favor me ajude! Preciso de um “norte” para poder levar em outro mecânico.
    Obrigada, desde já.

  26. Antonio Celso Pereira Chaves disse:

    Tenho um Fiat Palio Economy 2010/2010 que está saindo da garantia de fábrica dia 21 próximo, com um problema semelhante e no momento o veículo encontra-se na autorizda pela 6ª vez (isso mesmo sexta vez) pois nas 5 anteriores não resolveram nada. Dizem que o defeito não acontece com eles e o equipamento (certamente algum scaner “da vida”) não indica nadfa…
    O defeito é intermitente e é o seguinte quando ocorre. Normalmente na 1ª partida do dia, ligo a chave, sem acionar o motor de partida, dou o tempo regulamentar para que seja feita toda a leitura pelo módulo de tudo que ele tem (ou deveria) que “ler” e quando giro a chave o motor pega mas parece que “um cilindro não está funcionando”… o motor fica com um funcionamento totalmente irregular, aos saltos. Normalmente eu desligo, dou um tempinho e tento uma segunda partida e nesta eu consigo um funcionamento normal do motor. Recentemente o memso problema já ocorreu (por 2 vezes) uma segunda vez em um mesmo dia, mais exatamente à noite , com a temperatura ambiente já bem baixa, tal como quando das partidas iniciais pela manhã quando o problema ocorre.
    Alguém pode me ajudar, quer dizer, ajudar a mim e a concessionária e a Fiat, pois não quero ter de levar o carro lá uma 7ª vez… em uma das vezes o veículo ficou lá por 3 dias e em uma outra por 8 dias e nada… de antemão agradeço as dicas e informações.
    Se quiserem me contatctar meu e-mail é celso_chaves@yahoo.com.br

    • marcos disse:

      O meu tb e palio economy com 2000km só e na primeira partida liga normal, porem qdo saio e vou ligar de novo demora bastante a funcionar, mas nao e sempre ja levei tb e nada disseram, rodaram bastante e nao viram esse defeito que ja ta irritando..

  27. William (A.E.L.) disse:

    Trabalho no ramo de Auto Elétrica e Injeçao Eletronica e estou tendo muitos problemas com veículos flex…Essa semana mesmo estou com uma strada 2005 que chegou aqui falhando,logo dei o diagnostico que era vela .Ja aproveitando que o carro nunca tinha sido feito manutençao alguma propus ao fregues q fizesse uma limpeza de bico e troca de filtro de combustivel e ele aprovou,mas ,qdo meu funcionario foi tirar as mangueiras para soltar a flauta onde vao os bicos injetores ele esbarrou na valvula de partida a frio quebrando uma das saidas da mesma ,imediatamente foi colocada outra e o carro ficou normal enquanto quente,a partir dai começou o problema,de manha nao pega..Passei o scaner ,fiz a adaptaçao pra alcool e mesmo assim ela nao esta injetando de manha dando trabalho pro cliente funcionar o carro e consequentemente pra nós ja que qdo ele chegou aqui o carro estava falhando mas de manha sempre pegava na primeira e agora nada…
    Ja fiz todos os testes possiveis ,ate coloquei o sensor mergulhado em um copo com gelo pra ver se injetava e funcionou perfeitamente ,mas por mais que esteja frio,no carro ela nao liga a partida a frio….
    Obs:a valvula foi colocada a propria pra esse carro segundo a tabela e o sensor ja foi trocado por um novo
    Se puderem me dar uma luz agradeço desde ja…..

  28. Gutto disse:

    Tenho um uno 2005 não é flex para ele funcionar com o motor frio tenho que acelerar para ele poder disparar meu meânico ja escaniou e acusou falha no sensor de temperatura coloquei um novo e o problema continua deixei alguns dias ele assim sem resolver o problema e agora alem deste problema ele esta com uma aceleração muito alta as vezes tenho que parar o motor pois a aceleração fica em alta rotação não sei mais o que fazer por favor me ajudem….esqueci de falar ele não falha nem perde força alem do sensor já troquei velas,filtro de combustivel e verifiquei pressão da bomba de combustivel me ajudem por favor.Valeu

  29. Rosângela disse:

    Sou a Rosângela que postou no dia 11 de abril, e vendo o comentário do Antonio Celso, lembrei que o problema do meu carro simplesmente era, a mangueira que injeta combustível no motor que estava solta, isso foi descoberto depois de ter trocado o recipiente em que o mecânico alegou estar rachado, ter passado o scanner por mais de 5 vezes e ter ficado com o carro parado três vezes na garagem, quando chamei um mecânico de minha confiança e ele com um passar de olho conseguiu detectar que o carro não tinha nenhum defeito e sim uma mangueira solta, era por isso que o combustível do recipiente caia todo em menos de um dia e o scanner não detectou nenhum problema, acho que as concessionárias não estão tão preparadas para atender os clientes com a qualidade anunciada, além dos preços elevadíssimos.

  30. Flávia disse:

    Tenho um Uno flex 2008 , e de manhã nos dias frios ele não quer pegar, viro a chave e espero injetar a gasolina e dpois viro completamente e nada, nem faz o barulho que vai funcionar não sei o que está acontecendo, levei para revisão tem menos de 5 dias. O que faço?

  31. wesley darling disse:

    oi boa tarde eu tenho um siena 2001/2002 motor 1.3 16v fire, a +ou- tres meses meu carro ao sair de manha fica fraco e tipo (pipocando) e se eu ñ acelerar um pouco e arrancar ele do jeito que está ele morre, isso ocorre sempre quando o carro esta frio e depois que ela esquenta o problema acaba ja troquei muitas peças e o problema persiste, um amigo me disso que poderia ser o cabeçote queimado.
    alguem tem alguma opinião para esse tipo de problema pois ja esta me irritando muito
    desde ja agradeço

  32. Mauricio Falcão disse:

    Prezados, Meu uno é um 2003/2004,

    Troquei o motor dele , colocando um de uno economy, juntamente com TBI e seus senhores! so e seus chicote de instalção!

    Estou precisando saber a pinagem correta do sistema partida a frio!

    Do tipo , o sinal que vai para valvula solenoide e a bomba do partida frio!

    por acaso os senhores teriam um diagrama desta central 4AFB.UE

    FICO NO aguardo

  33. Mauricio Falcão disse:

    Ola , boa noite!

    Prezados, eu estou com o problema parecido, ! eu preciso saber a numeração da pinagem da central que manda o sinal para valvula solenoide e a bombinha que fica no reservatorio!

    Meu uno é um 2003, mais fiz uma modificada em todo seu sistema de injeção!

    A central dele uso uma do economy mesmo, que é a 4AFB.UE
    se vocês tivessem o esquema dela eu agradeceria!

    Obrigado!

  34. Adilson Cardeal disse:

    Boa noite!
    Tenho um uno 2007 e ele pela manhã pra pegar demora muito . A gasolina da partida fria não baixa o nivel, fica sempre cheio. É normal? Me responda.
    Grato: Adilson Cardeal

  35. marcio disse:

    oi boa tarde eu tenho uma idea 2007 1.8 e agora abasteci com alcool ( antes estava abastecida com gasolina) mas a partida a frio ta demorada tenho que dar várias vezes na chave para o motor pegar escuto a injeção de gasolina, tem gasolina no reservatório de partida a frio, um mecânico de uma autorizada me disse que na troca de combustível de alcool para gasolina ou vice-versa eu tenho que virar dez vezes a chave de contato para adaptar o sistema ao novo combustível, mas isso não é automático isso é verdade nunca ouvi falar. alguém me ajude por favor desde já agradeço….

  36. diego disse:

    Bom dia,
    Tenho um uno mille 2010/2011 e geralmente quando o carro esta frio a ré do carro não entra, Quando esse problema acontece a ré só entra com carro com motor desligado e recentemente descobri que se eu soltar a embreagem devagar chega um ponto que ela entra tambem

    alguem já teve esse problema ou um parecido

  37. edson disse:

    comprei um uno novo 2011 e ja esta na autorizada o bichinho não quer pegar nem a pau no alcool não sei na gasolina, e tambem osila muito a marcha e morre muito me ajudem.

  38. edson disse:

    comprei um uno novo 2011 e já estou com problema de partida e oscilação na marcha lenta e tambem tem hora que a rotação do motor sobe derrepente e tem hora que quando ligo o mesmo tenho que dar 6 ou mais partida ta dificil mesmo pois comprei um carro de 34 mil reais e tomei certinho esta muito dificil pois o carro esta na autorizada a 4 dias para teste.

  39. Karla disse:

    Boa tarde!
    Tenho um classic 2008 flex com o problema parecido com deste Uno, porém a diferença é que tenho dificuldades em dar partida pela manhã quando esta com o tanque abastecido com gasolina é preciso umas 04 tentativas as vezes até mais. Quando esta com alcool consigo de primeira. Já verificamos o reservatório que fica a gasolina aditivada e esta completo. O que pode ser? Nos ajude desde já obrigado.

  40. antonio carlos disse:

    tenho um gol flex 1.0 2006 começou a apresentar dificuldade para pegar de manha. o carro só esta sendo abastecido com gasolina. Na ultima semana não pegou mais levei a um mecanico passou o scanner detectou que central entende que no tem alcool, por isso o carro não pega

  41. Chaveiro disse:

    tenho um uno 2009/2010 economy pois o econometro qdo o veiculo esta em movimento chega no amarelo é congela nem vai nem vem qdo para o carro volta para o branco, ja troquei painel sençor de velocidade, que pode ser?

  42. Nívea disse:

    Olá, tenho um Fiat Uno Mille Fire ano 2007 modelo 2008 Flex e há uma semana venho enfrentando uma via cruxis, porque há cerca de 20 dias levei o carro para oficina, pois ele estava apresentado problemas para ligar pela manhã, vindo a funcionar bem o resto do dia. Ele também estava estancando quando ligava o ar em marcha lenta. O mecanico disse que ele estava queimando apenas tres valvulas e o problemas era na parte computadorizada. Pois bem, o conserto foi feito e passei 15 dias rodando normalmente, mas o defeito voltou e o carro era um deus nos acuda para ligar pela manha, voltei a oficina e o mecanico disse que não estava encontrando o problema, dizia que eu não estava sabendo dar a partida (tenho o o carro há dois anos e meio) e tive que ligar o carro pela manhã na frente dele para qu ele admitisse que havia algo errado. Enfim, após uma semana de espera ele algou o problema poderia está na bateria, desligou a mesma e disse que ia reconectá-la hoje (03/10/2011). Quando liguei para saber se o carro estava pronto, ele veio com uma notícia péssima, que seu funcionário havia invertido os pólos da bateria e QUEIMADO o alternador. Sempre levo o carro nessa oficina e nunca tive problemas, mas agora estou desnorteada, porque não entendo de mecanica e não sei o que fazer. O dono disse que assumia o conserto pela falha do funcionário, mas fico com medo de sair mais algo errado. Pois eles admitem que não acharam o problema inicial. Moro no interior de Pernambuco e essa é a maior oficina da região. Gostaria de alguma dica. Obrigada.

  43. Ed disse:

    O meu gol G5 tem os mesmos problemas, nos dias frios quando vou dar a partida (etanol), eu ouço a bomba da gasolina da partida injetando, e quando eu viro toda a chave, alem do barulho da bomba, eu ouço outro barulho, e o carro não pega. Nota: ja faz tempo que a gasolina do reservatório da partida não baixa, já tem uns 4 meses….

  44. Ed disse:

    Uma dúvida; gostaria de saber a relação ar/combustível do gol G5 2009, levei o mesmo ao mecânico, ele scaneou, e no entanto ele me disse que estava tudo Ok, que poderia ser algo na parte física dos componentes, lendo este post, eu acho que poderia me solucionar o problema, não só o meu, mas também de muitos outros com o mesmo problema.
    Se eu souber a relação ar/combustível certinho, talvez me solucione o caso, e lembrando, meu gol é 1.0 8v, e está fazendo só 7km por litro.

  45. gilson emilio disse:

    tenho uma kombi flex 2007 , a mesma deu um problema que ela da a partida mas não consegue pegar parece que alguma coisa bloqueia a corrente , so pega se colocar gasolina direto no corpo da peça igual carborador , mas abomba de gasolina esta sendo acionada e ninguem consegue descobrir o defeito

  46. Ana Paula disse:

    Olá
    Gostaria de relatar o ocorrido com meu Uno em torno de 15 dias venho tendo dificuldades ao dar partida no carro, o que observei que sempre o sensor de temperatura esta abaixo, a principio me disseram que poderia ser gasolina adulterada depois descartaram a hipotese atraves do rastreamento. Porém o problema persiste as vezes ocorre outra vez não o carro pode estar com quente ou frio o problema pode ocorrer.
    Sempre abasteço com gasolina pois o alcool não esta compensando. Não sei dizer se pode ter algo a ver mas foi muita coencidência apos ter colocado pela primeira vez gasolina aditivada o mesmo começou a dar este problema.
    Alguém pode me ajudar…

  47. Ygor disse:

    Ola tenho um Fiat Palio Economy Flex 2010/2011, quando ligo o mesmo pela manhã o mesmo fica com uma variação da acelerção vibra muito trepidando depois estabilizar fica normal alguem sabe informar por que isso estar ocorrendo? ou quais os posiveis defeitos ou falhas?

  48. RINALDO disse:

    EU TENHO UM PALIO FIRE ECONOMY 2010, ANDO NA MEDIA POR ANO UNS 5000KM, JA FIZ EM QUASE DOIS ANOS DUAS REVISOES, RESPEITANDO A CADA 6MESES A TROCA DO OLEO E FILTRO, ULTIMAMENTE ESTOU OBSERVANDO QUE AO LIGAR O CARRO SEMPRE NA PRIMEIRA PARTIDA A FRIO O MESMO VIBRA TODO E APOS UNS 10SEGUNDO VOLTA AO NORMAL,EU ANDO SO A GASOLINA,MAS NO RESERVATORIO A PARTIDA A FRIO POSSUE GASOLINA ADITIVADA, MAS FAZ UM ANO QUE NAO TROCA ESTA GASOLINA, PELO MENOS O SENSOR DE NIVEL AINDA NAO ESTA ALARMANDO NO PAINEL, SERA QUE NA PARTIDA A FRIO ESTA INDO ESTA GASOLINA DO RESERVATORIO PARA INJEÇÃO E COMO ESTA VENCIDA,POIS FAZ MUITO TEMPO PODE ESTAR INFLUENCIANDO NA PARTIDA. OBRIGADO AGUARDO A TUA RESPOSTA.

  49. luciano galdino.guarabira pb disse:

    olá bom dia, estou com uno flex 2007 tem hora q nã pega. ja revisei o sist injeçao ,a bomba combt est ok, passei o rasht entã acusa bobina´1e2 coloquei a mesma,sensor rotaçã, apaguei a menmoria.eliberei o carro. no dia seguinte o cliete ligou dizendo q estava com omesmo problema.obs ja verifiquei o chicot. será q pode ser a central. quem souber de alguma dica me ajude por favor. obrigado…….luciano de Guarabira pb [INJETCAR]
    13/11/11

  50. Fabio disse:

    Boa Tarde, tenho um Siena El 2012, com os mesmos problemas falha ao ligar pela manha no alcool, tenho que dar varias partidas, não desenvolve velocidade e a luz de injeção fica piscando no painel, já levei duas vezes na autorizada e o Consultor tecnico sempre fala que é combustivel, já troquei de posto, mas sempre que abasteço com alcool, volta a dar esse problema, faço tudo o que está no manual, quando abasteço e mudo o combustivel rodo com ele no minimo 15 minutos para reconhecer o mesmo, ontem coloquei só alcool ele estava na gasolina funcionando perfeitamente, mas hoje pela manha já foi um parto para ele pegar, não sei mas o que faço, o carro está com apenas 2.500km, o carro é praticamente zero estou decepcionado com a FIAT pelo que vejo parece ser um tipo de RECALL no modulo de injeção porque todos os companheiros do site estão com os mesmos problemas, já fiz uma reclamação no site do RECLAME AQUI mas a FIAT não faz nenhum pronunciamento sobre o caso, um descaso com o consumidor.
    Valeu espero ajuda

  51. marcos antonio disse:

    Boa noite, tenho um palio economy flex 2011/2012 e um 97 edx, sendo que o antigo não da problema e esse novo fez 472km hoje e só tem 3 meses de uso e acontece de ter horas que demora a ligar, de manha liga normal, quando saio na hora de dar a partida de novo costuma demorar a ligar e isso irrita muito, ja coloquei gasolina no reservatorio e nada já coloquei alcool e nada levei na concessionaria ficou a manha inteira e nada descobriram mas rodaram 23km , coisa que nunca rodei em um dia. Já estou meio arrependido desse carro porque o meu veho e uma beleza e esse negocio de alcool e gasolina acho que nao funciona não. O pior e que não penso mais levar em concessionaria parece que nao entendem nada inclusive tiveram a coragem de falar que palio 97 e carburador….

  52. Francisco disse:

    Boa noite pessoal!
    Tenho um Fiat Siena ano 2010/2011, já vai fazer 2 anos, comprei zero. Ele vem apresentando um problema misterioso já faz ums dois mese. na primeira partida do dia o carro não aceita partida como se o motor de arranque não girasse, ás vezes tenho que pisar fundo no acelerador e segurar a chave para ás vezes pegar. Qdo ao funcionar o problema desaparece. Mas no dia seguinte vem o mesmo problema. Já levei no mecânico duas vezes e a resposta que tenho é que o veículo não tem nada…. Alguém poderá me ajudar?
    Alguem já teve no seu veículo algo dessa natureza?

    Obrigado!
    Francisco

  53. Fernando disse:

    Tenho um fiat uno 88 e procuro mante-lo sempre em dia com sua manutenção, porém, o farol direito deixou de funcionar a luz baixa, já fiz o teste e lâmpada está com seu funcionamento ok. Que fazer?

  54. jose batisa de araujo disse:

    Gostaria de saber se a partida a frio do carro flex precisa está cheio, mesmo se só uso gasolina no meu carro.

  55. Mário Braga disse:

    Boa Tarde,Tenho um Uno Mille 99/2000 EX,que ao ligar de manhã ou mesmo quando ele está frio,custa muito a pegar,tenho que afundar o pé no acelerador e ficar esquentando até ele parar
    de falhar e passar aquele cheiro de mistura ar/combustível mal feita(mistura rica).Depois que
    esquenta,ele fica normal,mas é só ele esfriar que o problema volta.A impressão que dá,é que ele fica afogado.Já foi mexido no sensor de rotação,no ponto da correia dentada,foi olhado o corpo de borboleta,trocadas as velas e nada,por favor me ajudem.Fico aguardando uma resposta.Obrigado.

  56. eduardo disse:

    bom dia,tenho um celta 2003,e estou com um serio problema,toda vez q vou sair com o carro com o motor frio ando 50 m e ele morre,então tenho q desligar esperar um pouco e ligar novamente para funcionar e poder sair mais depois disso ele acaba ficando fraco ate esquentar,sem contar o barulho q o motor fica fazendo ja foi visto o sistema de marcha lenta mais não acusou nada,ate trocar o sistema de valvulas ja foi trocado. a unica maneira de isso não acontecer é ligar o carro e esperar ele esquentar,so q meu carro é a gasolina nem flex é.gostaria de uma dica para o q fazer obrigado.gostaria de receber a resposta no email tambem obrigado

  57. Rildo Simões disse:

    Tenho um uno mille economy fire comprado em setembro de 2010 e agora está com 49.000 km. Estou com um problema com as mesmas características do tópico principal, quatro ou cinco tentativas, acelerando, até o motor não encharcar mais . O problema não é só pela manhã, basta que o carro fique desligado por mais de 5 minutos que a partida volta a ser difícil. Só que eu só abasteço com gasolina e quase sempre aditivada. Pensei que poderia ser combustível adulterado e há duas semanas enchi o tanque após ele está quase seco e adicionei um aditivo, melhorou um pouco, mas por poucos dias e já está do mesmo jeito novamente.

  58. José disse:

    Boa noite:
    Eu tenho um 1.0 Flex Chevrolet Classic 2010 e meu problema é o sistema de partida a frio, isso acontece o tempo todo e mais no inverno. Uma vez que o motor funciona o dia todo e fazendo bem, mas mesmo problema ocorre novamente na manhã seguinte. Eu preciso de solução para este incomveniente irritante.
    José
    Assunção-Paraguai

  59. cleomir disse:

    bom dia,
    tenha uma parati 2007/2008.que a partida a frio estava desativadada com válvula selenoide quebrada ,e não funcionava .
    troquei a válvula mas não funcionou o sistema testei a bomba da reservatorio não esta queimada ,coloquei gasolina mas não hove resultado ate o momento .
    testei a chegada de tensão na bomba e não chega nada dela para ativala , ja procurei na internet o diagrama elétrico que comanda a partida a frio , mas naão hove resultado so acho do gol 1.0
    gostaria do diagrama ou saber qual e o relé que comanda esse sistema ,pras mim indentificar o relé coreto.

  60. Sebastião Gonçalves brum disse:

    tenho um fiat idea 2009, com 30mil km, ele começou a ter dificuldades para para partir a frio, como estava abastecido com alcool, troquei para gasolina, mas não adiantou, durantes os testes descobri que se eu tirar o cabo terra da bateria e recolocar, ele pega na primeira, mas tenho que faser isto todo dia, por favor me ajudem.

  61. Mauricio Silva disse:

    boa tarde, tenho uma auto eletrica e me deparei com o mesmo problema, travamento na relação ar combustível só que meu scanner não me da a possibilidade de alterá=lo, gostaria de saber qual scanner voçe usou, grato.

  62. Valéria disse:

    Boa noite!
    Comprei um Palio Fire Economy 2010/2011 e está com muita vibração. As vezes qdo ligo parece estar com baixa rotação e logo após funicona normalmente. Esta vibração também ocorre quando estou parada em sinal de transito. Também tenho notado qdo estou na estrada que ao atingir a velocidade entre 80 e 90 km o carro vibra bastante, mas se estiver com velocidade de 100 km ou mais não vibra. Já fiz alinhamento e balanceamento só por fazer pq vibração parado não é problema de alinhamento e balanceamento. Não comprei o carro zero, já estava com 12.500 km, mas é um carro de boa procedencia, hoje está com 14.500. Não estava querendo levar em concessionária pois muitas vezes só cobram caro e não resolvem nada. Costuma atrapalhar outras coisas. Alguem saberia me dizer o que pode ser este problema?
    Obrigada!

  63. alexsandro disse:

    tenho um uno 2006 flex,quando eu viro a chave com a luz apagada ele faz o barulho da bomba da gasolina normal,e pega com facilidade,mas quando estou andando ele perde a força e acende a luz da bomba de gasolina no painel,mas logo apaga e volta a andar normalmente.mas quando viro a chave para dar a partida com a luz ligada,o barulho da bomba de gasolina fica diferente e só pega depois de varias tentativas e mesmo assim ele vai dando umas cortadas e acendendo a luz da bomba no painel,me ajudem pois já levei em uma mecânica e auto elétrica e o mesmo não achou defeito nenhum. me ajudem por favor?

    • Guilherme Lopes disse:

      Alexsandro,
      Esta luz que esta acendendo é a luz de anomalias, por isto o melhor é fazer um rastreamento para identificar qual erro esta sendo gerado quando a luz acende.

  64. jonathan disse:

    amigo tenho um palio fire1.4 flex 2006 comigo esta acontecendo o seguinte: só abastecia o carro com gasolina sendo que toda vez que ia ligar o carro com o motor frio ele demorava pra pegar e só pegava quando eu pisava no acelerador sendo que acontecia o seguinte o carro ficava falhando e dava um cheiro ruim dava a impressão de estar afogado, levei o carro para a oficina foi feito a varredura com Scanner e a regulagem estequiométrica estava para o álcool foi refeita a regulagem para gasolina o carro funcionou bem por uns 5 dias e voltou a apresentar o mesmo defeito, voltou para a oficina e ao passar o Scanner novamente a regulagem voltou para o álcool lembrando que eu só abasteci com gasolina. O mecânico pediu para que eu fizesse um teste, abastecesse com álcool para ver se o problema ia parar, fiz isso o carro parou de dar mau cheiro e falhar nas partidas com o motor frio mas por outro lado quando vou ligar ele morre 3 ou 4 vezes ate normalizar o funcionamento. já não sei o que fazer. se puder me ajudar agradeço abraço.

  65. Cole disse:

    Tenho um siena elx 1.4. e tenho andandado a 1 ano e seis meses só com gasolina e portanto o indicador do luz do tanque da partida a frio está sempre ligado. É possível que ainda tenha gasolina velha no tanque de partida a frio e tubulação ? Se ainda tiver gasolina velha, como eu faria para retirar essa gasolina da tanque e da tubulação ?

  66. Vinicius disse:

    Olá,
    Tenho um Punto ELX1.4, e hoje pela manhã o carro não ligou de jeito nenhum.
    Ele estava só com alcool e com gasolina no reservatório de partida a frio.
    Chamei um mecânico amigo meu, e ele colocou um pouco de gas. na boca do carburador*(aquele debaixo da tampa plástica), porque a partida a frio não estava injetando.
    O que será que aconteceu? Porque ele não injetou gasolina para pegar?
    Obrigado

  67. Heidy disse:

    Olá, meu carro é um Palio Economy e apresentou o mesmo problema. Entretanto, como é intermitente e ninguém descobriu o que estava ocorrendo, continuo com ele, ora bom, ora com problemas na partida fria. Essa dificuldade existe desde que o comprei. Fui parar com ele na concessionária (no período da garantia) diversas vezes, mas, depois de um tempo, o problema voltava. O problema é que isso já me fez ter até que rebocar o carro pq não pegava de jeito nenhum (no estacionamento do supermercado na antevéspera de Natal, à noite, com a mala cheia de compras), mas depois, no dia seguinte, passei a maior vergonha quando pedi para o mecânico da seguradora diagnosticar o meu carro na minha casa, para que eu pudesse instruir uma ação que eu pretendia mover contra a Fiat, já que havia cerca de 1 mês que eu havia feito a revisão dos 45 mil Km. Quando ele ligou o carro, ele pegou! Aff. Enfim, ninguém resolveu nada, mas, hoje, o carro tá pegando, sabe Deus até quando rs.

  68. sidnei disse:

    bom dia amigos,tenho um siena 97, 1.6 16v,sempre com motor frio ele morre muitas vezes ,por exemplo quando acelero e depois tiro o pé,a rotaçao cai tao baixo que ele morre,isso só acontece quando esta frio,depois com 1/4 de temperatura ja nao da problemas.alguem pode me ajudar:?

  69. Adenilson disse:

    Olá tenho um palio 2010 que comprei a poucos meses, e verificando o painel vi que estava sujo por dentro, então desmontei o painel com cuidado, mas quando montei de novo o ponteiro do econometro deu uma descida e e ficou em baixo, quando eu ligo o carro ele sobe, mas não vai até a marca amarela se for o caso. Tem solução?

  70. djan karimai disse:

    quando dou partida estando ele quente ou frio, a partida fica meio que deslizando, ouvi comentários que seria o “benis” com defeito, me desculpe se o nome não escrito assim… meu carro é um uno 2010 economy flex completo… gostaria de obter uma opinião de voces se puderem… agradeço…

  71. MARCOS PADRÃO disse:

    TENHO UNO MILLE FIRE FLEX 2006 , POSSUO O CARRO A 1 ANO E NUNCA COLOQUEI ÁLCOOL POIS NÃO ME INTERESSA ANDAR NO ÁLCOOL, MAS VEM OCORRENDO ESTE MESMO PROBLEMA PARA LIGAR O CARRO DE MANHÃ, OU ATÉ MESMO DEPOIS DE ALGUMAS HORAS…TENHO NOTADO QUE O FILTRO DA O SISTEMA DE PARTIDA A FRIO ESTÁ SECA , SERIA PROBLEMAS BA BOMBA INJETORA???

  72. leandro diogo barbosa disse:

    ola!! tenho um celta 06/07 flex e estou com um problema na partida a frio.ja levei em dois mecanicos e eles nao descobriram problema eu foz um teste e o motorzinho do reservatorio manda gasolina para valvula solenoide normalmente,porem nao passa da valvula como se ela nao abrisse , mais a mesma esta funcionado quando ligada na bateria.minha duvida tem alguma coisa que aciona somente a valvula pq no scaner nao consta nenhum defeito.ja nao sei o que fazer , eu pensei em ligar a valvula direto no como motorzinho do reservatorio isso traria algum problema.fico grato pela atençao!!

  73. Edaurdo disse:

    Olá boa tarde tenho um Palio Edx 97; o mesmo apresenta um defeito,quando estou andando com o mesmo ele não apresenta nenhum defeito mais quando eu paro o veículo por uns 20 minutos e vou dar a partida novamente ele não pega; já troquei o automático do arranque dele e as bobinas e mesmo assim ele continua com este defeito,e agora quando vou ligar ele pela manhã o mesmo não pega mesmo estando frio;OBS: quando esquenta e paro por 20 minutos e resolvo dar novamente a partida nele não pega e quando frio pela manhã também não quer pegar o que pode ser por favor me ajudem com uma solução. OBS: Para que eu possa andar com o veículo tenho que dar a partida direta no mesmo o que pode ser ?

  74. Tenho um carro flex e so uso gasolina. o reservatorio de partida afrio foi contaminado com água. que problemas posso vir a ter com isso?

  75. Jucélio disse:

    Olá por favor responda pra mim, estou com um palio 1.0 flex ano 2010, não pega pela manhã: tenho que por gasolina direto no tbi,

  76. Macelo Santos disse:

    Eu tenho um Uno Mille 2006 fire flex., e toda vez que eu vou ligar pela manhã ele pega e depois para, fica tremendo falhando, aí quando eu acelero ele fica normal, e fica com um cheiro forte de gasolina, já troquei a gasolina do resavotorio e nada o que será que tá acontecendo.

  77. Gleycon Schneider disse:

    Olá, tenho um mille 2009 economy flex, é um carro que somente eu dirijo e cuido das trocas de óleo e manutenção, tem quilometragem alta em torno de 105.000 mas nunca apresentou grandes problemas. Há uns seis meses tive problemas de vazamento na bomba d água que foi trocada e ficou tudo certo. Agora a bomba voltou a fazer um barulho, voltei a oficia e trocaram novamente. Assim que saí da oficina notei algo de estranho, a temperatura subia até o ponto correto como sempre, mas ao andar com o carro o ponteiro baixava e numa viagem curta de 50 km chegou a baixar dois pontos e acendeu a lâmpada da injeção do painel. Imediatamente parei o carro e abri o capô, com ele ligado observei o nível da água e que mesmo com o marcador de temperatura abaixo da ideal a ventoinha continuava funcionando. Observei também que provavelmente a válvula termostática estava aberta devido a temperatura da mangueira inferior. Aguardei alguns minutos a temperatura subiu indo até o normal e a lâmpada apagou. Bom, na volta para casa notei que eventualmente o ponteiro baixava um pouco novamente, coisa que nunca aconteceu com o carro, sempre ao chegar ao ideal se mantinha neste ponto. No dia seguinte voltei a oficina relatando o ocorrido, o mecânico fez os testes e disse que o sensor de temperatura estava com problemas e o trocou. Acontece que agora eventualmente acontece do marcador de temperatura baixar novamente mesmo em baixo desempenho do motor. Voltei a oficina e o mecânico uso novamente um equipamento que acho que se chama kaptor e me disse que marcava “sistema OK”. Confesso que depois deste episódio perdi a confiança no carro e agora fico com receio quanto a temperatura, não sabendo se está realmente na ideal. Alguém poderia que alguma idéia do que acontece? Será que o mecânico está enganado, será que pode ter colocado um sensor ou uma bomba diferente do modelo original? Ele é uma pessoa do qual já fiz alguns serviços e indico também para alguns amigos. Aparentemente não tivemos outros problemas. Desculpem o tamanho do e-mail, Agradeço a todos. Abraços.

  78. Flavio disse:

    estou com um problema num corsa flex1.4 2008 aluz de injeção que parece uma chave fixa no lado esquerdo do painel fica aceza. e passamos o parelho consta injetor de partida fria conferimos mas não é. alguém pode nos dizer .

  79. gloria mello disse:

    Tenho um novo uno way 2011,2012 quando usava gasolina o carro pegava bem de manhã, agora uso álcool e tenho dificuldades de funcionamento pela manhã, já levei na fiat três vezes para verificar a partida a frio e disseram que estava tudo ok, ms não me conformei com essa resposta.Agora já acabou a garantia, onde devo leva-lo?

  80. George Kaspar disse:

    TENHO UM PROBLEMA EM UM UNO 2006, A LUZ DA INJEÇÃO ESTÁ ACESA DIRETO FOI FEITO VARIOS TESTES E CHEGARAM A CONCLUSÃO QUE É O RELÉ DA BOMBA DE GASOLINA PARTIDA A FRIO, O RESERVATÓRIO ESTA QUEBRADO MAIS PRECISAMENTE A PARTE DE PLÁSTICO QUE DAR AS CONEXÕES DAS MANGUEIRAS, SERÁ ESSE O PROBLEMA QUE TA GERANDO.

  81. dio disse:

    sim tenho um palio 2009 e o mesmo tenho dificuldade em funcionar ele pela manhã já testei todos os componentes da partida a frio todos estão em perfeitas condiçoes de funcionamente ,acredito q a central ñ esta enviando sinal negativo para o relê .assim ñ injeta gasolina para o funcionamento frio.

  82. antonio moreira filho disse:

    obrigado pelas respostas obtidas assim precisar de resposta eu entrarei em contato obrigado pelas respostas fiquem com deus e até breve.

  83. obrigado pelas respostas obtidas assim que precisar entro em contato com abraços fiquem com deus e até breve

  84. thiago barbosa disse:

    ola meu nome e thiago tenho um uno 2006 fire flex na maioria das vezes ele apresenta um problema na partida ai eu dou um tranco nele mas mesmo que ele nao pega no tranco eu dou a partida na chave ai ele pega mas quando deixo ele parado um bom tempo coisa de 2 horas mais ou menos ele nao pega de novo ai eu repito todo esse processo ate pegar
    me ajudem por favor eu nao sei mais o que faço . valeu

  85. Olá tenho um Ford Ka Flex 2010/2011 está com aproximadamente 41.500 km rodadose estou abastecendo com álcool e colocando gasolina no reservatório como moro em Curitiba quase todo dia de manhã está frio e sempre um dia da semana quando vou dar partida no carro não consigo tenho ficar tentando, hoje mesmo acho que tive que dar uns 10 vezes na partida para ele pegar e quando pegava não dava nem 1 minuto ele morria, fiquei acelerando ele um pouco e sai, quando ia arrancar e engatar a 2 ele ficava lento e dava uns soquinhos, tinha que acelerar bastante para não morrer, depois de uns 10 minutos andando ele ficou normal, será que é algum problema de vela, bico? não faz nem 3 meses que troquei a bateria dele… esses dia mesmo coloquei gasolina no reservatório. o que pode ser será??

  86. Cleiton disse:

    O carro se desprograma sozinho para alcool. sendo usado gasolina. Na hora da partida fica afogado e sai fumaça. O q pode ser o problema?

  87. andre disse:

    tenho um uno 2006 as veses eu do umas 10 partidas e ele não pega ai as veses do nada ele pega normalmente raramente ele da esses problemas é mais a primeira partida de manha mesmo , espero ajuda obrigado ..

  88. cristiano disse:

    Boa tarde.

    Estou com um problema no sistema de partida a frio, pois ando no alcool, e recentemente eu troquei a gasolina do meu reservatorio por uma gasolina aditivada, depois disso o meu carro custa a pegar na parte da manhã, tenho que bater na chave umas 4 vezes. sera que queimou algum sensor? tipo o de sensor de temperatura a frio? me ajude por favor!!! não sei o que eu faço.

  89. Ivan.PR disse:

    Olá Amigos
    tenho um Siena 2003/2004. Não sei o que acontece o módulo para de passar corrente para o relê principal e não aciona a bomba de combustível (pela 2ª vez)
    alguém pode me ajudar!!!

  90. Vanessa Dantas disse:

    Boa noite, tenho um gol 2010 g5 já foi trocada vela, e recentemente boia do combustível, e mesmo assim continua oscilando um pouco por exemplo se tiver meio tanque eu acelerar um pouco ele da uma baixadinha se eu diminuo a velocidade ele sobe denovo no pontinho do meio tanque. Att Vanessa.

  91. Paulo Cezar Gaspar da Silva disse:

    Bom dia amigo, comprei um Palio Economy 2009/2010 com ABS e AIR BAG,fui fazer o seguro e não passou na vistoria porque a luz do ABS não acendia,disseram que eu teria que fazer o conserto e retornar,então pocurei um auto elétrico o funcionário retirou um fusível e colocou de volta ai começou a acender luz do Air Bag e não apagou mais só que a do Abs continua apagada me aconselharam a levar em um oficina para passar o scanner,chegando o funcionário
    andou com o carro e disse que freio ABS estava funcionando perfeitamente não tinha nenhum
    problema então ele me disse que era só passar o aparelho e resetar o sistema que voltava ao
    normal porém o aparelho não conseguia fazer a conexão com o sistema conclusão continua com o defeito.

    Como resolver este problema?

    • Paulo Cezar Gaspar da Silva disse:

      Bom dia amigo, comprei um Palio Economy 2009/2010 com ABS e AIR BAG,fui fazer o seguro e não passou na vistoria porque a luz do ABS não acendia,disseram que eu teria que fazer o conserto e retornar,então pocurei um auto elétrico o funcionário retirou um fusível e colocou de volta ai começou a acender luz do Air Bag e não apagou mais só que a do Abs continua apagada me aconselharam a levar em um oficina para passar o scanner,chegando o funcionário
      andou com o carro e disse que freio ABS estava funcionando perfeitamente não tinha nenhum
      problema então ele me disse que era só passar o aparelho e resetar o sistema que voltava ao
      normal porém o aparelho não conseguia fazer a conexão com o sistema conclusão continua com o defeito.

      Como resolver este problema?

  92. Bruno disse:

    Boa tarde,
    Possuo um palio fire 2005/2006 o mesmo durante a semana em geral fica parado, só é religado de 3 em 3 dias.

    o carro esta no alcool mas possui gasolina aditivada no reservatorio mas quando vou ligar demora muito, chego a dar ate 4 partidas na chave o carro nada.
    Derrepende em uma partida ele pega de uma vez dai para frente com o motor mais quente não tenho problemas o carro funciona perfeitamente.
    Pode me ajudar?o que poderia ser?

  93. Alan Johnes disse:

    Olá, tenho um uno mille flex 2006, em alguns momentos de temperatura muito baixas meu carro não pega, sendo que está abastecido 100% com gasolina, só depois de muitas tentativas consigo liga-lo.
    Pensei que seria a gasolina velha no tanque de partida a frio, troquei a gasolina e o problema continua, o que seria. sugestões por favor.
    obrigado.

  94. Rudney disse:

    Boa tarde. Desculpe reviver o tópico, mas estou procurando um auxílio com meu carro, um modesto Fiat Premio 1994 CSL 1.6.

    Fiz uma série de reparos no carrinho, troquei peças que estavam quebradas ou com defeito e no modo geral, ele está muito bom. Mas a partida a frio parou de funcionar de vez.

    Isso ocorreu depois que eu troquei aquela régua de botões que, para o meu carro, possui um botão que quando ativo, liga a partida a frio. Quando damos a partida com esse botão apertado, a luz do painel da partida a frio acende e ouvimos a injeção em funcionamento.

    Quando troquei a régua de botões, a posição do botão da partida a frio é diferente (no novo é o primeiro e no original, era o quarto), imagino que por causa da posição, esteja acionando outra função agora. E nessa régua nova, não há as posições do terceiro e quarto botões.

    Ou seja, tenho que corrigir agora no chicote que é ligado na régua. Ou há outra alternativa? Quero deixar da maneira original, funciona bem e eu não esperava que fosse dar esse problema. O que fazer? Help me!
    Abs

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: