Ford Ka/Fiesta/Courier: Problemas no ar quente

Publicado por Guilherme Lopes 

Um problema muito comum que esta ocorrendo nos modelos Ka, Fiesta e Courier da montadora Ford é falhas constantes no funcionamento do Ar quente, oferecendo muitas vezes um desconforto para o proprietário pois em alguns casos o ar quente fica ligado direto, fazendo com que a temperatura dentro do carro fique alta o que incomoda muitos motoristas. Tive a pouco tempo a felicidade de resolver um problema como esse em um Ford Ka e vou relatar para vocês o que foi feito para consertar este defeito. Lembrando que o funcionamento é o mesmo para o Fiesta e para o Courier.

DEFEITO: Ford Ka com o ar quente ligado direto.

CAUSA: Em primeiro lugar testamos o sistema elétrico da chave que comanda o funcionamento do sistema de ventilação forçada, para isso foi necessário retirar o painel das chaves seletoras (foto 1) e fazer os testes no comando referente ao ar quente, mas nenhum problema foi encontrado.   

       Foto 1

ar_quente_ford_ka 

Partimos então para o segundo passo que neste caso é o teste da válvula de ar quente ( para comprar esta peça clique aqui), esta Válvula é que controla a passagem de água quente proveniente do motor para a colméia que fica dentro da caixa de ar do carro. Esta peça fica localizada debaixo da grade de proteção que fica abaixo do para brisa (veja na foto 2 e 3), e para ter acesso a válvula é necessário retirar a grade e uma proteção de plástico que vai por cima da válvula.

Clique nas imagens para ampliar:

                                 Foto 2                                                               Foto 3

Capa_de_proteção_ford_kaValvula-do-ar-quente-ford 

Ao fazermos as medições na válvula vimos que nela chegava energia suficiente para que a mesma funcionasse e mesmo assim nada ocorria, o que caracterizaria uma falha da peça. Retiramos a válvula para realizarmos os testes na bancada, e ao desmontarmos este conjunto vimos que ela estava danificada.

SOLUÇÃO: Fizemos a troca da válvula de ar quente, e o problema foi resolvido.

Este defeito ocorre com freqüência nestes carros da Ford, mas vimos que não é algo muito dificil de resolver.

Você já teve este tipo de problemas? Comente do Dica Mecânicas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em courier,Fiesta,Ford,Ka

Comentários

140 Comentários para “Ford Ka/Fiesta/Courier: Problemas no ar quente”
  1. Erick disse:

    Muito bom esse site, estou sofrendo com o problema a mais de 6 meses e tem gente que me fala pra dsmontar o painel !!! Otima dica, tenho ctza que vou resolver esse problema !!!! Obrigado

    • kentakk disse:

      caro erick. Na verdade nao precisa desmontar o painel e sim aquela grelha que fica no limpador de parabrisas e essa valvula fica debaixo dessa grelha no caso do fiesta.

  2. lourival razzolin disse:

    o meu carro e um fiest 2001 ele costuma ficar ascelerado ja mandei limpar osensor de lenta mas nao adiantou minha bateria estava ruim apos troca-la a lenta normalisou apos algum tempo voltou a asselerar sosinho novamente sera que vou ter que trocar o sensor de lenta o qual deve custar em torno de uns tresentos reais

    • Soane Portela disse:

      Amigo, sofri com esse problema até me aconselharem trocar as velas.
      Andei em tudo quanto é mecânico e sempre diziam que o problema estava no sensor de lenta.
      Até…que um santo senhor que ouviu o meu queixume numa dessas oficinas, me chamou de canto e disse ter um Fiesta igual ao meu (96), e que teria resolvido o problema com uma simples troca de velas.
      Cada caso é um caso mas, comprar uma peça desnecessariamente é uma pancada.
      Se não for as velas, ao menos vc fez sua revisão nesse item.
      Valeu!

    • Antonio disse:

      Olá amigos, tenho um ká 2001 e toda a vez que ponho ele para andar fica acelerado. O rpm aumenta conforme o veículo se desloca sem ao menos eu acelerar o carro. Acho isso estranho pois há um consumo desnecessário de combustivel. alguns mecanicos acham isso normal no ká. Será que a Ford iria soltar motores com este problema na rua sem ao menos resolvê-los? acho difícil. alguem poderia me ajudar nesta questão?

    • eduardo disse:

      Se o gerador que carrega a bateria de seu carro estiver carregando acima da voltagem estabelecida
      no manual, pode ser essa a razão do defeito.

  3. Daniel disse:

    Tenho um fiesta street 1.0 e vez ou outra começa a sair ar-quente dentro do carro, mesmo o ar-quente não estando acionado (moro em Fortaleza, ar-quente definitivamente é algo que não precisamos aqui). No manual isto é citado dizendo que é normal (mesmo o sensor de temperatura do motor ainda estando longe da faixa central?). Vou dar uma verificada na referida válvula.

  4. Fernando disse:

    Pessoal essa dica foi muito útil. Tenho um ford Ka 2007 e estava exatamente com este problema. Levei na oficina e pedi que verificassem essa válvula e depois da troca dela o problema foi sanado.

    Obrigado.

  5. anderson disse:

    ola,tenho um ford ka 1998 e estou com o seguinte problema:o ar quente funcionava as vezes e agora parou,o que pode ter acontecido?levei em 2 lugares para pegar orçamento um me cobrou 500,00 reais e disse que elepoderá ficar bom e o outro me cobrou 800,00 e eu achei caro. é caro 800 ou não?

    • zago2008 disse:

      Anderson, não sei se vc já resolveo o problema, mas enfim; eu tive esse mesmo problema, só que no meu caso além do ar quente o desembaçador traseiro tb não funcionava. Na época tive que trocar a central eletrônica, e com isso o ar e o desembaçador voltaram a funcionar.
      Eu acabei não pagando nada pq quem fez a troca foi o picareta que me vendeu o carro, mas se eu tivesse que pagar por uma central nova, parece que sairia em torno de 600 reais.

  6. Anderson Sergio disse:

    Eu sou dono de um Ford Fiesta Street 2001/2001, eu tenho problema com o ventilador interno do veículo, quando chove é um sofrimento dentro dele, com o calor e com os vidros embaçados, não pega nada, eu giro giro os botões e ele não pega, isso pode ser problema de fusível? e o que devo fazer para sanar o problema?

  7. Paulo disse:

    Gostaria de saber qual é a tensão que a placa eletrônica do controle do ar quente do motor endura,manda para a válvula quando está na posição frio,meio e quente.A válvula do meu estava quebrada,fiz a troca da mesma e agora o carro está esquentando mesmo o botão na posição frio,acho que a placa eletrônica não está normal,pois quando eu ligo o carro já escuto um barulho da válvula com o botão na posição frio e ela está recebendo mesmo assim 12v,no meu entender na posição frio a tensão em cima da válvula não deveria ser zero?Fico no aguardo e desde já grato a vcs,

    • adriano disse:

      e daí paulo,quando a valvula recebe 12v ela fecha a passagem da agua,com 6v fica meio aberto e 0v abre totalmente a passagem da agua que circula pelo radiador do ar quente,se ela continua aquecendo verifique a tensão no plugue da valvula,pois o positivo vem direto do fusivel e o negativo vem do comando, e e´ele que faz variar a tensão, verifique tambem as mangueiras de entrada e saida que podem estar invertidas

  8. adriano disse:

    boa noite amigos.meu nome é adriano, tenho uma auto eletrica em brusque sc,sobre o ar quente da linha ford,em muitos casos a bobina da valvula entra em curto, danificando a placa do comando, que infelismente não é vendida separadamente,somente o comando completo, o que encarece muito o concerto

    • valney disse:

      adriano, estou com esse problema na minha placa, a nova custa 510,00 vc me informa se tem como eu isolar o ar quente a fim de não usá-lo mais? pois, eu temo trocar a placa e ela fechar curto novamente aí já vai mais quinhentos. me informe por fv pois o meu kazin ta uma sauna, fui em alguns eletricistas mas eles estão colocando muitos empecilhos, e na minha cidade só temos 3 oficinas eletricas.

      • paulo ramos disse:

        para vc isolar a valvula do ar quente basta cortar as mangueiras de entrada e saida da valv. e emendar as mesma com um pino de pistao usado que vc consegue nas oficinas e coloca abraçadeiras dai a agua quente nao circula pelo painel interrno vai direto pelo motor. e isso ai e custo zero

  9. lamartine disse:

    meu carro e um fiesta endura e a embreagem não esta pegando, e quando pega fica pesada o que faço pois o mecânico não achou o defeito. e verdade que a embreagem deste carro e automática?

  10. Ricardo Gomes disse:

    Você sabe se existe outra possibilidade de o ar entrar dentro do carro, porque eu troquei a peça conforme você instruiu, mas continua entrando ar quente no meu Ka.

  11. Hugo disse:

    Tenho um Ford KA 2008/2009 e está com este problema. Ontem ao tentar ligar a ventilação me surpreendi com um vento altamente quente, que mesmo com o ar condicionado ligando dava pra esquentar rapidamente um bife.

    Achei que estivesse com um problema no sistema de arrefecimento e já ia agenda com um mecânico para fazer a troca do reservatório, fluido e água.

    Mas graças a este post, já sei qual é o problema e já solicitarei a correção do mesmo, evitando gasto desnecessário com o arrefeimento que troquei a menos de 6 meses.

    Muito obrigado pela dica.

    Sds,

  12. Adriane disse:

    Meu carro também esta com esse problema; esta saindo ar quente direto e nao gela o ar condicionado.

  13. Wanderson disse:

    Ola !!! tenho um ford fiesta 1.0 ano 2005 , que depois da troca do refil da bomba de combustivel, e da troca do cabeçote começou a apresentar um consumo excessivo de combustível,fui ao mecanico troquei as velas, os cabos de velas, limpou os bicos injetores e o problema persiste o carro faz absurdos 7 km/litro de gasolina , qual pode ser a razao do problema?
    Desde ja agradeço a atençao!!!

  14. wanderson disse:

    Foi realizado o rastreamento e nenhum defeito foi encontrado, foi verificado outros componentes como sonda lambda e nada tbm. Qual deve ser a razao do consumo excessivo? Este e um tipo de defeito comun neste modelo?
    Desde ja agradeço a atençao

  15. wanderson disse:

    obrigado pela dica

  16. WAGNER disse:

    Tenho um fiesta sedan 1.6 ano 2007/08, e minha esposa tem um ford ka 2008/09,,o ford ka dela ja foi trocada a valvula de arrefecimento,,,,e a valvula do ar quente tbem ja era,,,,pedi p o mecanico desativar a valvula,,,,assim ela n encomoda mais,,,,,,,,mora em CAMPO GRANDE-MS,,,a necessidade de ar qte por aqui é muito raro…..o meu fiesta tbem ja apresentou problemas c a valvula de arrecefimento,…..penso que esta na hora da ford repensar sobre esses equipamentos, ja que os casos existem bastante, se pesquizar na internet,,,todos v
    ào ver q da p assustar a qtidade de pessoas reclamando…..

    • Guilherme Lopes disse:

      Wagner,
      relamente a ford deveria fazer algo, sendo que este defeito acontece a muito tempo e com uma frequencia enorme. Vou ver se consigo obter alguma resposta da propria montadora sobre este assunto, para que a mesma possa expor sua posição.

  17. Lilian disse:

    Eu mandei em um mecânico perto de casa e ele não achou nenhum problema no ar quente! Não é sempre que ele fica com o ar quente ligado sozinho… e quando levei ao mecanico pra variar não estava quente. Nem preciso falar que ele não me levou a sério!
    Vai ser bem legal eu chegar lá e pedir pra ele trocar a valvula de ar quente…
    Vou tentar obrigada….

    • Guilherme Lopes disse:

      Lilian,
      existem defeitos intermitentes, mas é claro que se deve fazer testes antes de trocar a peça. Os de defeitos na mecanica automotiva são resolvidos mais facilmente quando o defeito esta presente, pois isto facilita e muito o diagnostico.

  18. Alexandre Alipio da Costa disse:

    ola eu troquei a valvula do ar quente e continua saindo o ar quente mesmo com o botao no ar frio,
    ao medir a voltagem no plug que vai encaixado na valvula o multimetro marcou 8v,na placa do painel medio 4.4v no ar gelado no meio entre a ar gelado e quente 2.2 e no quente 0.
    gostaria de saber se com essas informaçoes alguem pode me ajudar?

    • GILSON TIAGO disse:

      como vai alexandre tudo bem com vc?
      bem eu tambem estou com o mesmo problema que o seu veiculo.
      foi troca a valvula de ar quente ,o botao na posição frio marca 8v e na posição quente marca 13v
      essa medição e no fio da valvula negativo,porque o outro fio tem 12v apos chave.porfavor
      se vc ja resolvel o seu problema me de uma ajuda por favor muito obrigado fica com DEUS,estarei ancioso pelo retorno.

  19. Sergio Luis disse:

    Olá, o meu sistema de ar quente não está esquentando, será que pode ser a válvula, ou a chave seletora do comando do ar quente? Como fazer para retirar o comando eletrico sem danifica-lo, se alguém puder me responder eu fico agradecido!

    • Guilherme Lopes disse:

      Sergio,
      para uma resposta precisa somente testando pessoalmente, mas com certeza o indice de defeitos é bem maior na valvula do que no comando eletrico. Para retirar comando seria melhor que você levasse em um eletricista pois é chato para retirar.

  20. Valter disse:

    Ola, bom dia,
    Gostaria de sabre sobre um problema com o ford k 2003, 1.0
    Bem o problema é que a suspenção fica fazendo barulho quando passo em ruas esburacadas ou de paralelepipedo, lembrando que este problema começou á mais ou menos 3 meses, pouco tempo após eu trocar a caixa de direção, retornei ao mecanico e me disse que era os batentes do amortecedor, após feita a troca melhorou um pouco mais não resolveu, então o mesmo me aconselhou a mandar lavar a parte debaixco do carro com oleo de mamona ?
    Isso vai resolver o meu problema ou sera outra peça que terei de trocar.

  21. Éder disse:

    Olá gostaria de se tem como desativa a valvula de ar quente, pois no momento não tenho dinheiro para a troca da mesma

    Obrigado

  22. Danielle disse:

    Oi. Tenho um Siena Fire 2002, volta e meia, aparece as avarias ja mencionadas, e quero um carro que nao me de trabalho. Ou que pelo menos que nao me surpreenda com tantos problemas. Estou sempre conferindo oleo, agua, etc. Faco as revisoes regularmente e o minimo que poderia ganhar em troca e a nao-preocupacao com problemas nele. Queria comprar um Fiesta Sedan. O que poderia me dizer de positivo e negativo nele? E mais uma: me indicaria um que nao me desse tanto problema sabendo que sou cuidadosa? Obrigada.

  23. Fabio disse:

    Pessoal, tenho um ka 98 com 140 mil km, ele anda apresentado um problema estranha, quando esta muito quente e pego transito a embreagem nao funciona, eu acelorro o carro e ele nao sai do lugar, achei que era embreagem pois nunca troquei, mais quando o carro esfria ele volta ao normal, o que pode ser?

    desde ja agradeço

    • fausto disse:

      Meu caro,esta embreagem é hidraúlica e é conjugada com freio!Ou seja o fluido que alimenta os freios,são os mesmos que alimentam o hidraúlico do da embreagem!Faça uma troca do fluído que “dot 4″,esta é a especificação do fluído à ser trocado,não serve outro ok?Um abraço e boa sorte!

  24. Soane Portela disse:

    Tenho um fiesta 96/Endura.
    Ocorre que, quando acelero o carro trava como se estivesse rebocando um caminhão.
    Já levei para limpeza dos bicos, troca de filtros, e mesmo assim o cara trava.

  25. Andreza disse:

    tenho um frod ka 2008/2009 e esta com o problema o ar não desliga fica ligado direto como um carro novo pode ter esse problema leveina ford e eles queria cobrar um valor de R$ 800 reais como o problema e da ford e ainda tenho que pagar esse valor que absurdo estou insastisfeita com a ford se cada vez que o carro tiver esse problema de fabrica e as pessoas tiverem que pagar é melhor andar a pé….

  26. custodio jose da silva disse:

    eu estou presizando do esquema de ijeção eletronica do ford ka 2009 e não encontrei na internet gostaria que se voces tiver e puder me enviar por email ficarei muito grato o carro foi batido e o modulo bloqueou partida bomba de combustivel e fisca da bobina ja conferi todos atrramento testei todos fuziveis e o modulo ja foi concertado o chaveiro ja foi para codificar a chave mas não da comunicação com o equipamento

    • César disse:

      Na lateral do carpete nos pés do passageiro, à frente da porta, tem um “buraco” no carpete, enfie o dedo lá dentro e aperte o botão vermelho.
      É um interruptor inercial de impacto, que desativa o sistema de ignição e a bomba quando o veículo sofre um impacto forte.
      Acredito que você já deva ter resolvido o seu problema, mas fica a dica para outros.

  27. custodio jose da silva disse:

    o carro e um ford ka 2008 mod 2009 motor zetec completo

  28. ricardo disse:

    ola pessoal tenho um POLO CLASSIC quando rodo com ele por muito tempo no verao chego quase a cozinhar. Pode ser o mesmo problema ????????????/

  29. Ricardo disse:

    No meu POLO CLASSIC 98 com ar condicionado funcionando NORMAL, alguem pode me AJUDAR ???????????/ OBRIGADO

  30. Daniel disse:

    Pessoal, alguém sabe como faço para testar a central de comando???

  31. Jimmy disse:

    Bom, o meu é um Fiesta 2001…
    E como diz a materia, o proprietário sofre com essa falha da ford.
    O grande problema é que mesmo trocando a valvula, nao consegui resolver. Segundo o eletricista, o problema esta no comando, simplesmente desligamos os ar para que nao fique quente, a questão é: onde compra esse comando, quanto custa, acredito que só na ford tem e que o valor é cerca de 600 reais, mas sera que vale apena?

    O eletricista disse tbm que o comando queimou pq a valvula queimou, será que houve curto?, quemou em uso.

    abraço a todos

  32. Sergio R. Manzini disse:

    Com relação ao ar quente do Ka e Fiesta, o que me impressiona é que desde que sairam esses carros que o problema existe e nada muda. Já troquei a válvula de ar quente, já troquei a válvula que controla a temperatura do motor. Sábado agora eliminei o ar quente pois a válvula quebrou de novo. O mecânico me disse que tem feito essa eliminação todos os dias. Até quando a Ford vai continuar fazendo essa palhaçada com os consumidores ?

  33. OI galera eu tenho um kadett quando frio o motor funciona tranquilo mas quando ele está quente fica oscilando um tempo depois volta ao normal creio que o consumo está acima do normal peço aos amigos kadeteiro se por ventura poderia me informar qual seria o problema deste carro

  34. Carlos disse:

    Tenho um fiesta 1.0 2006 e estou com problemas e ninguém resolve. meu carro andou dando uns aquecimentos,a ventoinha pegou fogo,comprei uma recondidionada,troquei valvula termostatica e sensor da msm,troquei a junta do cabeçote,já troquei reles e oq acontece agora:o carro eu ando a distância que for e ele não aquece,mas quando desligo o motor e o ligo em seguida a temperatura está elevada e a ventoinha arma no 2º etágio!! oq faço?

  35. antonio m disse:

    meu ford ka 2003 tambem está c/df no ar qt. a ford deveria pela qt de reclamacões repensar a respeito desses problemas. qd falo c/alguem sobre estes casos me sugerem sempre; compre um carro da GM que não tem esses defeitos!!!

  36. Nara disse:

    Eu tive este problema no meu Ka, mas optei por inutilizar o ar quente. segui a orientação do mecânico.

    • Guilherme Lopes disse:

      Nara,
      esta é uma opção muito usada, pricipalmente por ser pouco utilizado no Brasil por termos um clima na maior parte quente, alguns optam por inutilizar o ar quente.

  37. Belotto disse:

    Oi pessoal,

    A questão do defeito da válvula do ar quente do Fiesta, mostrada no início desta página, é realmente comprovada no meu caso. Possuo um Escort L – 92, o qual não possui sistema de bloqueio da água que vem do motor e que aquece o ar dentro do carro. O sistema original do Escort funciona com um damper que desvia o ar do radiador de calor localizado debaixo do painel do veículo, porém o mesmo aquece constantemente e conduz este calor para o interior do Escort. Eu adaptei a válvula de ar quente do Fiesta no meu Escort e funcionou bem por cerca de um ano, sendo que a mesma apresentou o defeito citado na matéria acima, ou seja, o defeito independe do modelo de veículo.
    Observando seu funcionamento, acredito que a queima da bobina do solenóide de acionamento da válvula seja precoce devido ao fato de que a válvula é submetida ao calor da água quente proveniente do motor, somada ao calor gerado pela sua própria bobina do solenóide de acionamento. O fio esmaltado utilizado ou o eixo de acionamento não devem estar aguentando o regime de trabalho.
    A Ford deveria rever a qualidade deste solenóide, aumentando sua classe de temperatura. A válvula custa cerca de R$ 70,00 , sendo agregado aí mais a mão de obra de troca. Os proprietários destes veículos não estão dispostos a sustentarem mais este custo periodicamente, sem falar no incômodo de ter a ventilação aquecida em pleno verão.

  38. Sergio Camellini disse:

    Olá pessoal. Mais um para fazer parte do time.
    Tenho um Ford Ká 2004 e recentemente o “clima esquentou”.
    Um eletricista disse que era a válvula de ar quente (R$ 50,00 de mão de obra e mais R$ 130,00 da peça). Consegui comprar em auto peça por R$ 80,00 (6 meses de garantia). Após trocada o ar continua super quente.
    Começaram então fazer experiência com meu carro. Um acha que a válvula está danificada (“afinal, criança nova também morre”. Belo comentário). Outro acha que o transistor da placa queimou quando a válvula falhou… ” Troco o transistor e funciona tudo certinho”. Mais R$ 110,00 e nada do ar parar de esquentar.
    Eu já estou me esquentando…
    “Vamos testar a válvula”: Funcionando… (graças a Deus esta criança não está morta).
    Estou desconfiado que as mangueiras de água foram invertidas. Isto influi no funcionamento da válvula ? Qual a posição correta detas mangueiras ? A mangueira que está conectada no bocal do lado direito (do lado em que fica a válvula, propriamente dita) deve ser conectada em que lugar no cabeçote ?

    Senhores, necessito de uma ajuda urgente, ou com este calor dos últimos dias vou acabar derretendo.

    Obrigado.

    • Rafhael Silveira disse:

      Sergio, faz diferença sim a entrada e saida. Vendo a válvula de frente, com o capô aberto, a entrada se faz pelo lado direito e a saida do lado esquerdo.

      Se ligar invertido, fica quente o tempo todo.

      NO meu caso, coloquei uma valvula de esfera entre a saída da termostática e entrada da válvula, assim, caso a válvula falhe, tenho um sistema de emergência.

      O transistor, quando falha, não fecha o circuito e assim só saira ar quente.
      Para contornar este problema, é possivel ligar em paralelo com o fio negativo do plugue da vávula, um fio que vai até o negativo da bateria com uma chave liga e desliga no interior do carro. Assim, se o transistor do painel do ar quente falhar, basta ligar a chave instalada e o circuito será fechado, fazendo a vávula funcionar.

      • kenji disse:

        ola Rafhael! Teria como me dar as dicas da valvula de esfera que fiquei interessado, a principio estava pensando em colocar uma tubulacao em forma de “H” para que boa parte da agua voltasse direto para o motor e outra para o ar quente. Gostei da sua ideia.
        Como relacao a aquele fio negativo ligando direto a bateria, mas isso nao jogaria os 12volts encima do solenoide? Pois ouvi dizer que o solenoide nunca recebe os 12volts direto, que no maximo seria 8volts. Pode confirmar isso pra mim? Obrigado!

        kentakk@yahoo.com

      • kenji disse:

        Raphael. Acho que esta valvula que vc colocou eh um suicidio. Pois ao fechar a valvula de esfera a agua na circulara nem no ar quente mas tambem nao circulara no motor e nem no radiador externo, fundindo assim o motor do carro. Vc alem desta valvula precisa colocar um outro desvio da agua.

    • Rafhael Silveira disse:

      Vendo a carcaça da termostática de cima (tem que tirar a caixa do filtro de ar), novamente de frente para o carro, o plug final é o de retorno da água, e o do meio é o que sai e entra do lado direito da vávula (entrada da válvula).

  39. Carlos disse:

    Tenho um focus 1.6 2006/7 motor rocan gasolina /GNV com 245000km rodado e de uns 2 meses para ca não vai ele falha na marcha lenta e esprode e morre e fica dificil para pegar
    e não deslancha fica amarado estou ficando louco pois sou taxista e trabalho com ele.
    Quando em baixa e vç acelera ele engasga e morre e rodando em baixa rotação ele esprode
    Já o levei em varias oficinas no escanner aparece tudo normal e o carro falhando já foi até na
    ford. Já troquei velas cabo de velas bobina bomba de combustivel bicos injetores e foi feito cabeçote e o defeito esta la firme. Não sei mais o que fazer vçs podem me ajudar caso necessario posso levar o morribundo até vcs.
    obrigado.

  40. kenji disse:

    ola. Eu tenho uma ecosport com 4mil km rodados. Mas desde zero notei que sempre que deixava na ventilacao notava que sempre vinha um bafo de ar quente. E no meu outro carro sem ar condicionado isso nao ocorre. Creio que isto significa que a valvula deve estar aberto direto.
    Alguem pode me dar uma luz.
    Pois se nao arrumar isso temnho que ficar com o ar condicionado ligado o tempo todo. Haja dinheiro…

    • César disse:

      No Ecosport não existe esse sistema mostrado neste artigo, ele vale somente para os modelos antigos de Fiesta até 2002 e Ka até 2008. O seu Ecosport e os Fiesta e Ka mais novos tem somente desviador, não existe válvula. Inclusive neste artigo, mostraram a foto do painel de um Fiesta novo e as demais fotos de um Ka antigo.
      No caso do seu carro pode ser que o cabo que controla as portinholas desviadoras de ar tenha escapado, quebrado ou distendido; verifique.

      • kenji disse:

        ola Cesar. Se nao tiver a valvula e somente o desviador, ai eh palhacada… Pois se aquela agua quente entrar dentro do compartimento do painel interno isso ira ficar mais quente que o o inferno que o diabo tanto gosta. Entao estou pensando em colocar um desviador externo com algumas valvulas fisicas para fazer a agua retornar direto sem passar pode dentro do painel interno.

  41. kenji disse:

    Alguem conhece este autor o Rafhael? pois ele falou sobre uma valvula de esfera. Alguem sabe como instalar esta valvula e onde comprar?
    Segue o posto do Rafhael:

    Author: Rafhael Silveira
    Comment:
    Sergio, faz diferença sim a entrada e saida. Vendo a válvula de frente, com o capô aberto, a entrada se faz pelo lado direito e a saida do lado esquerdo.

    Se ligar invertido, fica quente o tempo todo.

    NO meu caso, coloquei uma valvula de esfera entre a saída da termostática e entrada da válvula, assim, caso a válvula falhe, tenho um sistema de emergência.

    O transistor, quando falha, não fecha o circuito e assim só saira ar quente.
    Para contornar este problema, é possivel ligar em paralelo com o fio negativo do plugue da vávula, um fio que vai até o negativo da bateria com uma chave liga e desliga no interior do carro. Assim, se o transistor do painel do ar quente falhar, basta ligar a chave instalada e o circuito será fechado, fazendo a vávula funcionar.

  42. caldas disse:

    ja troqueque e i a valvula e continua direto acho que e aplaca como testala

  43. LIANE disse:

    Possuo um Ford courier, 2007/08, motor zetec, que o ar condicionado gela muito bem, ao ponto de embaçar o vidro na regulagem máxima, portanto ao equilibrar a temperatura no seletor, do nada, ele começa a aquecer excessiva ao ponto de assar qualquer pessoa no seu interior, quando desligo e deixo apenas na ventilação o processo de aquecimento continua.Quando abri o caput, verifiquei que na válvula de ar quente, o magote da esquerda que vai em direção ao pára-brisa (tendo como referencial eu de frente para o caput aberto, olhando para a peça) possui uma umidade junto a abraçadeira com a válvula.Pode ser isso? Por favor me responda, pois já estou ficando enlouquecida. Sendo que alguns dias atrás troquei todo o arrefecimento como manutenção do veículo e colou a válvula retentora , tive que trocar a válvula , com isso o módulo não reconheceu a peça e tive que levar na autorizada para apagar a luzinha do painel , a partir daí o ar condicionado agora pensa que é um microondas e quando ele resolve, vira freezer.

  44. o meu carro em volvimento na estrada começa entrar ar quente dentro do carro memo delisgado
    ai tem que fechar os divisores e começa a sair perto do vidro quem pode me ajudar crato

  45. zago2008 disse:

    Olá Guilherme,

    Tive esse problema que você relatou; a minha válvula parou de funcionar e o carro virou uma sauna. Quando eu tirei a proteção de plástico pra trocar a válvula, eu vi que na verdade o chicote estava desconectado da válvula. Reconectei o plug, e agora o carro não esquenta tanto quanto antes, mas acho que está esquentando um pouco ainda.
    Dúvida: Isso tem a ver com a posição em que o botão do painél se encontrava na hora em que eu reconectei o chicote? Exemplo: A válvula estava aberta, como se o botão no painel estivesse no ar quente, mas na hora que eu reconectei o chicote o botão estava na posição de ar frio. Isso pode causar algum conflito?
    Tenho um Ka 2005.

    Valeu
    abraço

    • kentakk disse:

      acho que o projeto foi mal feito. Sempre esquenta um pouco, é so colocar a mao fora da janela e notar que o ar la fora é mais frio que o ar que sai do painel.
      A solucao seria fazer mesmo um desvio com tubulacao que passe por fora e colacar uma valvula para desviar o fluxo da agua.

  46. alfredo disse:

    meu ka é 2003 estou com esse problema do ar quente, fica insuportavel dentro do carro,, se ligo então o ar fica demais quente, pergunto só uso para desembaraçar o vidro em dia de chuva, tem como desligar o ar quente pois não uso, só ligo para os fins acima descrito
    obrigado p/resposta

    • Guilherme Lopes disse:

      Alfredo,
      geralmente quando o propietario quer desabilitar o ar quente é feito um ligação das duas mangueiras do ar quente ou seja a mangueira de entrada e de saida são unidadas por uma conexão de ferro.

    • kenji disse:

      Alfredo! Eh ai que vc se engana. O ar quente embassa mais ainda o vidro em dias frio e chuvosos. O ideal para desembacar o vidro eh ligar o ar condicionado tanto deixando entrar ar quente ou frio. De preferencia ar frio. POIs o ar condicionado condensa toda a umidade do ar.

  47. kenji disse:

    Me disseram que na ecosport nao tem essa valvula. Tem somente o desviador o que acho ruim, pois a gente sente aquele bafo dentro do carro qdo o motor esta quente.
    Sera que da pra colocar esta valvula eletrica na ecosport e um botao liga-desliga. Ou seja jogar 12volts direto no solenoide? Alguem pode confirmar isso pra mim? Grato.

    kentakk@yahoo.com

  48. kentakk disse:

    alguem sabe informar se é possivel colocar esta valvula na ecosport? Pois pelo que me disseram a eco nao tem essa valvula. Tem somente um desviador mecanico, ou seja, somente uma portinhola que abre e fecha. Mas isso deixa o carro um forno no verao.

  49. zago2008 disse:

    Válvula trocada e problema resolvido. Paguei 71 reais na válvula em uma auto peças daqui de Curitiba (Santa Felicidade Auto Peças), sendo que a concessionária queria me cobrar 160 reais pela válvula mais 190 reais pela mão de obra…
    Valeu Guilherme, abraço!

  50. Eustáquio disse:

    Meu Ford K ano 2007 está com um componente da placa de controle do ar quente/condicionado, queimado. Não consigo ler a nomenclatura impressa no componenete(transistor de potencia que controla a válvula do ar quente) porque ele “estufou”. Será que alguem poderia me enviar uma foto desta placa controladora? Obrigado. A concessionária deu o preço de 500,00! Meu eletricista quer trocar apenas o componente queimado.

  51. kentakk disse:

    alguem por acaso teria uma dessas valvulas queimadas para me arranjar???? pois na minha eco que nao tem essa valvula estou pensando em colocar, mas vou eliminar a bobina do eletroima e fazer um jeito mecanico de abrir e fechar. Pois minha eco no calor é horrivel, a gente sente o cherinho de ferro quente dentro carro mesmo com a portinhola fechada.

  52. THIAGO disse:

    é bem facil testar se está funcionando a valvula:
    1 – desconecte a valvula das mangueiras;
    2 – ligue o carro e coloque a ventilação no frio;
    3 – pegue a valvula na mao a assopre no lado direito dela, lado que entra o ar quente(ao soprar não pode passar ar para o outro lado da valvula);
    4 – alterando para o quente, deve-se passar ar ao soprar com a boca mesmo.

    Pronto, assim pode saber se a valvula está funcionando.
    Porem ainda tenho uma duvida, para saber se o controle do painel está funcionando, oq fazer???
    quero testar com um multimetro, mas ainda não o fiz para saber se está passando corrente certa. E pode ser tbm fusivel, ou não????
    Gostaria de tirar essa duvida e saber qual fusivel que devo trocar, se for isso mesmo!!!

  53. Eduardo Pontes disse:

    Boa tarde amigos tenho um fiesta 2001 e do nada o carro começou a vazar agua ai fui ver estava vazando agua de uma junto de plastico duro que une todas as mangueiras tanto do ar quente quanto do ar frio ? Gostaria de saber se isso é comum e se existe algum outro tipo de conexão mais forte para unir essas mangueiras . Valeu.

  54. Thiago disse:

    Eae pessoal, mais um para o grupo…
    Percebi uma problema que não é na valvula acredito eu, e gostaria de saber se alguem pelo amor de Deus me ajudar.
    Medindo com um multimetro o plugin que liga na valvula passa os 12volts normalmente, porem não fecha a valvula… a valvula esta funcionando pois pego ela e ligo na bateria e ela fecha!!!

    Algume pode me ajudar por favorrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não aguento mais!!!

  55. adalberto disse:

    quantos voutes tem que mandar para ligar a valvula do arb quente

  56. Mayara disse:

    Meu ka 2007 está esquentando tbm.

    Fiz alguns testes com meu noivo e o que acontece é o seguinte:

    Com o carro ligar o ar fica insuportável de quente. Desconectamos o chicote do seletor de temperatura do painel e ainda continuava quente.

    Com o carro desligado e com meia chave virada, o ar lentamente se esfria e fica na temperatura ambiente.

    Acredito que possa ser a válvula mesmo, pois quando o carro está desligado não há fluxo de água quente vinda do motor.

    A única coisa que acho estranho é que este problema apareceu do nada, quando o ar quente nem estava ligado.

    Aguardo comentários.

    Obrigada!

    • kentakk disse:

      é a valvula mesmo. pois nao adianta desligar o chicote porque a valvula se abre quando nao tem alimentacao nenhuma, ou seja, qdo vc desliga o chicote ele nao tem alimentacao e vai ficar aberto sempre e a agua quente vai ficar sempre entrando no lado de dentro do carro. Coisa de projeto portugues. Ai… Jesus….

  57. Deivison disse:

    Tenho um Ford ka Image 2002 completo, ele é 1.0 e tem kit gnv, não sei o que está acontecendo pois o mesmo está ficando muito acelerado quando ando no gnv, quando paro no farol ele parece que vai voar, fica na faixa de 2.500 rpm as vezes chegando até 3.000 rpm, só acontece quando ele esquenta, já fiz o teste andando na gasolina e não aconteceu o mesmo, acelerou também, mas foi pouco,não sei se é apenas coincidência, mas começou a acontecer isso depois que o cabo da bateria se soltou e ele apagou no meio da rua.
    o que devo fazer neste caso, o que pode ser ?
    Há, a bateria é de 45, o normal não é a de 60 ?

  58. Luiz Jorge disse:

    Caros amigos

    Estou com esse problema no meu Forda ka mod.2008/2009 começo a jogar um ar quente para dentro carro sem ar estivese ligado . e quando ligo ar condicionado o ar quente continua saido.

    mas valeu a dica vou fazer isso

    bom site

  59. Thiogo disse:

    boa noite meu carro é um ford fiesta 2003 (carroceria nova) e o problema dele é o seguinte: o carro liga normalmente porém ao ser ligado não funciona farol, ar condcionado, limpa vidro, nem sobe e nem baixa os vidros eletricos ou seja não funciona nada da parte eletrica tendo que esperar cerca de 5 minutos com o carro ligado para que tudo volte a pegar. você teriaalguma dica para mim por favor….. que deus o abençõe.

  60. Valdecir disse:

    Realmente esse problema é normal nos Fiestas. Tive um Fiesta Endura e aconteceu esse problema do ar quente ficar acionado direto, a solução foi na troca da válvula, hoje estou com um Fiesta Sedan Mod. Mexicano e também aconteceu o mesmo problema e a solução também se deu na troca da válvula.

  61. antonio marcos disse:

    amigos minha ecosport 1.6 xlt 2004, esquentou que ferveu, mandei dar um passe no cabeçote, trocamos a junta do cabeçote, troquei a valvula tesmotatica com a carcaça, troquei a tampa do reservatorio, e as vezes a ventoinha dispara e não para mais, chegando o ponteiro da temperatura chegar no vermelho, a agua do reservatorio começa a evaporar, o carro não pega mais. so que abrindo o capo ddo carro notamos que o motor não esta em uma temperatura muita alta. o que posso fazer??? e so chega acontecer isso quando o ventoinha dispara e não desliga mais, fica direto.

  62. ezequiel disse:

    Boa Noite! Tenho um FORD FIESTA FLEX 1.0 2008/2009 e percebo que ao ligá-lo ele apresenta um barulhinho como se estivesse serrando alguma coisa. Gostaria de saber o que ocasiona esse barulho,pois preciso viajar com o carro e temo ser alguma coisa grave. Desde já agradeço.

    • Guilherme Lopes disse:

      Ezequiel,
      Este barulho geralmente esta relacionada a dificuldade de lubrificação do motor provocado por: Oleo abaixo do nivel, oleo incorreto ou problemas mecanicos como: deficiencias da bomba de oleo.

    • Guilherme disse:

      boa noite, é o esticador da correia dentada… abraços..
      ps. esse barulho acontece geralmente com o carro com o motor geralmente ainda frio durante os primeiros 5 a 7 segundos de partida.

  63. KEBINHO disse:

    bom saite viu valeu o probrlma pensei q era seriu mas nao e qem vez esse saite e muito legal e gosta de ajudar os outros q DEUS pode ajudar seu saite muito e ter muito vizintates

  64. PHR disse:

    Amigos, realmente o site com estas dicas me aliviaram em enorme dor de cabeça!!!
    Falha na válvula, troquei sem muitos problemas, eu mesmo kkkk… os mecânicos que se cuidem .
    Grande abraço a vcês, aqui deixo a recomendação do site a todos que tem um ford, abraços do PHR

  65. Christian Lagreca disse:

    Possuo um Escort L ano 93 (europeu) com motor CHT 1.6. O carro funciona perfeitamente bem e está com velas, cabos (todos da marca NGK), filtros de combustível, ar e óleo, tudo novo. Só rodo com gasolina aditivada e troco óleo e filtro na metade do tempo recomendado (faço a troca a cada 2500 km).
    O carro não fuma, não baixa óleo e a marcha lenta está perfeita. Ele nunca engasga, não falha, pega ao bater a chave e está com o ponto e ar regulados, tudo correto, porém está fazendo 6 km/l, o que considero muito para um carro com motor CHT 1.6 e ainda mais nas excelentes condições em que o motor se encontra em termos de condução. Pelo que sei, o CHT 1.6 é tido com um motor bem econômico. Eu acredito que deveria fazer entre 9 e 10 km/l.
    Eu dirijo de forma bem tranquila, sem dar arrancadas ou aceleradas bruscas, uso o acelerador de forma bem contida e trafego geralmente em quarta marcha na maior parte dos percursos.
    Gostaria de saber o que pode ser o problema do alto consumo do meu carro de acordo com a descrição acima.

  66. jose donisette viana disse:

    Tenho um ford fiesta endura ano 98,a entrada de ar quente so funciona na regulagem numero 4(sao quatro regulagens),quando ligo o ar quente ,o marcador de temperatura e da gasolina comecam a subir,parecendo que o tanque esta cheio,a tambem quando eu ligo a seta para a direita os ponteiros do marcador de gasolina e de temperatua tambem comecam a subir,quando dou seta para a esquerda eles so ocilam,nunca vi isso na vida,alguem poderia me ajudar.

    • Guilherme Lopes disse:

      José,
      seria bom levar seu carro a um eletricista automotivo para que o mesmo confira o aterramento do painel, pois este tipo de defeito é bem comum quando o aterramento do painel esta ruim.

  67. Jonas Lima disse:

    oi eu tenho uma courier 2009 que nao funciona o ar quente.
    ele nao esquenta ja foi trocada a valvula citada no problema do ka, tambem ja foi testado a parte de comandos do ar quente na frente do painel.
    gostaria de receber alguma ajuda pois ninguem encontra o problema
    desde ja obrigado

  68. marcio disse:

    tenho um ford ka 97 clx 1.3 quando eu comprei ele a o ar quente tava desativado agora depois de um tempo resolvi ligar foi trocado a valvula e colocado o filtro do ar… ficou bom, só que antes fazer o ar funcionar denovo a velocidade 4 já não estava mais funcionando, se alguem aí souber o que pode ser, me de a dica. obrigado

  69. Itamar Pereira disse:

    Parabens pela excelente materias; comprei um Uno Mille i.e 95 com ar quente, mais não funciona, como localizar a valvula do ar quente

  70. Leandro disse:

    Mais um KA (2003) para o grupo das Saunas!!!!! Por enquanto a única solução é chegar o mais rápido possível no destino para não dar tempo de cozinhar la dentro!
    Incrível, mas a ford deveria se pronunciar e fazer um recall!!!
    Vou colocar no site do reclameaqui!
    Muito obrigado pelas dicas aqui postadas!
    Vou tentar trocar a válvula.
    Abs

  71. Christian disse:

    Galera. Meu Ford Ka Endura 99 nao funciona o ar quente e acredito que seja esta historia da Valvula do Ar Quente que se encontra por aí na casa dos 80 reais. È facil para trocar sozinho? Procurei na net e nao achei nenhum tutorial…..

  72. Gil disse:

    o ar quente troquei a peça e bele mas, nao consigo rregular a intencidade de ar quente e meu ventilador so funciona no 4 1,2 e 3 nao da sinal, na verdade o botal de regular a temperatura roda e nao altera a mesma.
    courier

  73. Amaury Fernandes disse:

    Minha filha tem um Ka 2008/9 com o mesmo problema no ar quente. Vou procurar solucionar através das dicas lidas no site. Outro problema crônico no Ka e a fragilidado do reservatório de agua do radiador, o qual já foi trocado 5x em apenas 4 anos. Kd a FORD-SE que não se pronuncia?

  74. jeferson disse:

    Tive um problema no ka 2007, quebrou o encaixe da mangueira do ar quente, vazou toda a aguá do reservatório e do motor, ocasionou um batimento de válvula e perca do cabeçote, isso em menos de 20 minutos, por falta de um medidor de temperatura,,

  75. ADRIANO disse:

    Boa noite!
    Acabei de comprar um KA GL 1.0 2003/2004 e o ar quente não desliga nunca. Levei na concessionária Ford e me disseram que era a válvula do ar quente que estava com problema, então fizeram a troca da válvula e o problema continua. O que deve ser?
    Um abraço e obrigado pela atenção!

  76. Rodrigo Gabardo disse:

    Pessoal, há umas 2 semanas precisei trocar a valvula de ar quente do meu Ká 2005 e há exatos 3 dias no meio da rua, sem mais nem menos o ar quente voltou a sair do painel, deixando meu carro uma sauna… levei novamente na oficina acreditando q estava na garantia, mas agora disseram que o problema era no comando… isso pode acontecer? Dar problema nas duas peças praticamente no mesmo instante?

  77. Fabio Dias disse:

    otima essa dica,
    tenho um ford ka 2005/2006 que não esta funcionando o ventilador interno como faço para ter acesso a ele é pelo painel ou pela grade de proteção no parabrisa onde tem acesso ao filtro de ar.
    desde ja muito obrigado, e continue postando essas dicas é muito bom.

  78. PAULO CESAR disse:

    Boa tarde tenho um Ford ka 2009 / 2010, e o mesmo esta tento este mesmo problema, de sair somente ar quente no sistema de ventilação, e isso ocorre até quando o mesmo não é ligado, minha pergunta é esta peça ( Valvula do Ar Quente), estando com problema, este problema pode afetar o motor do carro?

  79. Edna disse:

    Eu tenho um ford ka e estou com esse problema de sair ar quente mesmo estando desligado a chave,mas com essas dicas vou resolver meu problema ……muito obrigada….

  80. Gilson disse:

    Cara, obrigado… eu mesmo vou fazer a troca… agradecido mesmo!!!

  81. Leonardo disse:

    Olá amigo, procurei um local adequado para perguntar, mas não achei, espero que não tenha problema postar minhas dúvidas aqui.
    Tenho um KA 99 endura e gostaria de saber se o sensor de temperatura tem a função de acionar a ventoinha ou simplesmente acusar alta temperatura no painél. Também gostaria de saber onde está localizado este sensor no motor, pois minha ventoinha demora pra ligar e desconfio dele. Obrigado

  82. Minha irmã enfrenta esse problema no ford Ka a bastante tempo, e até agora ninguém conseguiu arrumar este defeito.
    Ótima dica, vou passar o link pra ela dar uma olhada nesse artigo, e assim ela poderá dar fim a este incômodo!

  83. CARLOS disse:

    estou com esse problema em um fiesta 97, depois que a válvula foi trocada o que tenho que fazer?

  84. Danilo disse:

    Olá amigo, bom dia!

    Você saberia dizer qual é o consumo de corrente desta válvula de ar quente? Estou adaptando ela em outro carro e preciso saber deste dado. Muito obrigado!

  85. RENATO DA SILVA TIAGO disse:

    estou com esse problema de saída de ar quente…
    insuportável…fica saindo um ar quente mesmo com ar condicionado ligado…tem algum perigo?
    o que fazer???hoje é domingo.

  86. Djalma Paes Barreto disse:

    Olá amigos do Dicas Mecânicas, é a primeira vez que visito este site e achei muito legal PARABENS. Estou com alguns problemas com meu Ford Ká 2009/10, o primeiro é o ar quente e o segundo é o ventilador do radiador funcionando o tempo todo quando o motor esquenta, disse isso ao mecânico e para solucionar o primeiro problema ele desligou um dos canuites que circula a água e outro ele ligou direto, isso resolveu o problema do ar quente mas não resolveu o problema do ventilador e o carro fica acendendo a luz de temperatura e eu tenho que parar toda vez que isso acontece até o carros esfriar o motor. Não confio mais no mecânico, o que faço? Um abraço e obrigado pela atenção.

  87. Sergio disse:

    Boa noite pessoal tenho um fiesta estreet 2005 com este mesmo defeito no ar quente, a dois meses troquei a valvula de ar quente devido a um vazamento agora o carro não para de sair ar quente fiz um teste com uma lampada no conequitor que liga na válvula com obotão na posissão frio a lampada acende na posissão quente a lampada apaga sera que o defeito é da valvula.

    • Paulo Machado disse:

      Amigo, de duas uma, ou o conectar que você testou não está perfeitamente conectado(menos provável), ou a válvula nova está com defeito e terá que substitui-lá. Na montagem preste atenção para que a mangueira d direita da válvula seja a que envia água pro ar quente. Boa sorte

  88. José Roberto Couto disse:

    tenho um ford fiesta sedan 2009 e ele apresentou um problema no velocimetro,esta apagado. gostaria de receber uma dica sobre o que possa ser..desde já agradeço

  89. José Roberto Couto disse:

    tenho forde fiesta sedan 2009 e ele apresentou um problema no velocimetro ele apagou todo! gostaria de receber uma dica do que possa ser…desde ja agradeço

  90. fabiano disse:

    BOA NOITE A TODOS

    MIL DESCULPAS POR OCUPALOS COM UMA PERGUNTA , MEU FIESTA SEDAN COMEÇOU A SOLTAR AR BEM QUENTE NO PARA BRISA , ME ACONSELHARAM A TIRAR DE USO A VALVULA DO AR QUENTE , POIS CASO CONTRARIO TERIA QUE DESMONTAR O PAINEL , O FIZ , MAS VI EM SEUS COMENTARIOS QUE É FACIL TROCA-LA POR CIMA , MAS PARECE QUE VAZOU AGUA PROXIMO DO PEDAL , O QUE PODE SER ALEM DISSO ???SE COLOCAR OUTRA VALVULA NÃO PODE VAZAR POR DENTRO DO VEICULO????

  91. Alonso disse:

    Então troquei esta válvula conforme falado porem ainda continua saindo um ar quente, gostaria de saber se pode ser outro problema.

  92. antonio disse:

    a minha ecosport 2006/7 ela de repente parou de funcionar eu tentei da parias partida mais nada adiantou levei no guincho no outro dia la em casa ele funcionou o que pode ser , ele ja tem 97,000 km rodado, um mecânico falou que e a bomba de combustivel pode ser?

  93. alexsander dos santos arruda disse:

    Boa noite, tenho um fiesta 2007 as vezes ele falha a aceleração que não consigo nem sair do lugar com ele quando eu ligo o ar condicionado ai que ele não anda fica tão fraca que da raiva até uma tartaruga tirou um sarro vc pode me ajudar obrigado

  94. olá meu fiesta 2008 não esta funcionando o ar , vc liga e não sai vento nenhum o que séra que esta acontecendo, ja testei os fusivel e não é nenhum , o que séra ???

  95. vanderlan disse:

    amigo,quando eu ligo o ar do meu focus 2003,ele começa a gelar,mas depois de alguns minutos o ventilador do painel vai diminuindo a velocidade ate parar e nao funciona enquantoeu nao desligo e espero alguns minutos,ai eu ligo novamenteele funciona durante alguns minutos e novamente para o que pode ser ?????

  96. cleonerson disse:

    BOm dia!
    tenho uma courier 98 zetec, quando estou andando com ela, ela da um estouro e morre.
    Outro problema e que nao quer funcionar na gasolina, o motor ate vira, mas depois morre.

  97. Vitor Oliveira disse:

    Pessoal,

    São muitos comentários não consegui ler todos.

    Alguém sabe a média de custo nas mecânicas para arrrumar isso ?

    Estou passando pelo mesmo problema :(

    Grande abraço;

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: