Motor de Partida ou Motor de Arranque

Publicado por Guilherme Lopes 

O motor de partida, também conhecido como motor de arranque, é um motor elétrico de corrente continua, que vai montado na caixa de marchas dos automóveis, e tem como finalidade girar o volante do motor para que o mesmo atinja uma velocidade mínima de 50 RPM fazendo com que o motor do carro consiga as primeiras explosões e assim passe a funcionar por si só. Este giro inicial é conseguido por meio de um acoplamento do motor de arranque ao volante do motor através do deslocamento de um pinhão de engrenagem que se encaixa no volante e transfere o giro do arranque para o motor de explosão do carro.

motores de partida

Existem inúmeros tipos de motores de partida e de variados tamanhos, marcas, potencia, mas geralmente o principio de funcionamento é o mesmo e as peças que o constituem variam pouco, logo abaixo você vai ler um resumo das partes mais usadas para a montagem de um motor de arranque:

Peças que  compõem os Motores de Partida:

SOLENÓIDE: São dois enrolamentos feitos geralmente de cobre e são unidos um ao outro e montados no inteiros de um cilindro de metal. Quando estes enrolamentos são energizados os mesmos funcionam como um imã.

AUTOMATICO: São contatos que funcionam como um interruptor por onde vai circular a quantidade de corrente elétrica necessária para o giro do motor.

CONJUNTO DO SOLENOIDE: É a união do automático e da solenóide e vai localizado na parte de cima do motor de arranque e tem a finalidade de movimentar o núcleo de ferro acionador.

NÚCLEO DE FERRO ACIONADOR: É um cilindro de ferro que possui uma cavidade em uma de sua extremidades para que seja feito o encaixe do garfo, ele tem a função de fazer o fechamento do automático e movimentar o garfo.

GARFO (ALAVANCA): É uma haste que vem em forma de Y, vai conectado no núcleo de ferro acionador e transfere o movimento de avanço deste núcleo ao conjunto do pinhão.

CONJUNTO DO PINHÃO (BENDIX): tem como função  transferir a rotação do motor de arranque para o o motor a explosão por meio de um sistema de engrenagens.

CONJUNTO DO COMUTADOR: É formado por mancal, tampa traseira, porta escovas, molas espirais e base do comutador. Tem como finalidade interligar eletricamente o induzido ao enrolamento de campo além de proteger, centralizar e isolar algumas peças.

CONJUNTO DO ESTATOR: Tem a finalidade de criar um campo magnético fixo que ira induzir o rotor. Geralmente é formada pela carcaça que tem no seu interior as sapatas polares ou uma bobina de campo no caso dos modelos mais antigos.

ROTOR (INDUZIDO): É um conjunto formado por um carretel cheio de ranhuras onde vai enrolados fios condutores em formato de espirais. Este carretel é montado sobre um eixo que tem em uma de suas extremidades algumas estrias que se encaixam na parte interna do pinhão, na outra extremidade vai montado um coletor, onde vai ligado as extremidades dos fios condutores. O induzido dos motores de partida tem como função transformar energia elétrica em energia mecânica giratória.

Possíveis Defeitos do Motor de Arranque

motor-de-arranque

1- Não há o acionamento do motor de partida:

A) Cabo de linha 50 (contato de ignição)  interrompido;

B) Enrolamento da bobina de chamado aberto;

C) Isolamento do induzido com o aterramento (massa);

2-Não há acionamento do motor de arranque mas ouve-se um estalo:

A) Bateria automotiva descarregada ou mau contato nos terminais da mesma;

B) Carbonização do contato de carga do automático;

C) Mancais danificados fazendo com que o induzido fique travado e não rode;

D) Curto circuito no enrolamento do motor de partida;

3- Acionamento do motor de arranque mas com um ruído fora do comum:

A) Sapatas polares frouxas raspando no induzido;

B) Induzido fora do centro, causada por quebra dos mancais;

C) Destes do pinhão ou cremalheira gastos ou quebrados;

D) Motor de partida frouxo ou mau fixado;

E) Mola de retrocesso quebrada;

F) Embuchamento dos mancais desgastados;

4) Falhas intermitentes no acionamento do motor de arranque:

A) Mau contato no automático;

B) Coletor do induzido excessivamente sujos ou falhas no enrolamento do induzido;

C) Gastos excessivos das escovas ou quebra das molas do suporte de escova;

5- Ocorre o acionamento do motor de arranque mas o motor a explosão não gira:

A) Garfo desconectado do pinhão;

B) Dentes da cremalheira do motor quebrados;

C) Pinhão quebrado;

Os  Motores de partida são peças que necessitam uma atenção especial em revisões pois o funcionamento inicial do carro necessita exclusivamente dele, por isso procure um elétrica automotiva de sua confiança e faça as manutenções preventivas nesta peça para que eventualmente você não tenha surpresas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Eletrica Automotiva,Materias

Comentários

313 Comentários para “Motor de Partida ou Motor de Arranque”
  1. alexandre marin disse:

    meu escort esta com o motor de arranque pesado quando frio,quando esta quente pega normal,detalhe ele esta no ponto correto,me ajudem obrigado.

    • Guilherme Lopes disse:

      Alexandre,
      Tem dois fatores comnus neste tipo de caso:
      1- Problemas com a Bateria do carro, muitos defeito de bateria como: falta de corrente de partida, ocorrem com o motor frio, pois é quando se exige mais da bateria.
      2- problema no aterramento ou até mesmo na alimentação positiva do motor de arranque.

      Estes dois problemas são facilmente detectados por um eletricista.

      • marcio luis moreira da silva disse:

        passei oleo de cozinha nos terminais da bateria verifiquei as conexoes conectei um fio femea no macho do arranque onde tem dois machos conectei nos dois ate que em um funcionou este fio estava solto!!se fosse ao mecanico ele iria cobrar uma nota para fazer isto

      • alex disse:

        meu carro gira o motor pesado e nao pega, mas só quando esta quente, de manha e pega na boa?

    • Daniel disse:

      Alexandre,

      Meu está com o mesmo problema, o seu já foi resolvido? Se já como ?

      Obrigado.

    • boa tarde amigos,gostaria de uma ajuda de voces tenho um gol ap 1.6,97 quase todas as vezes que ia dar partida ele fazia um barulho assim craaap paresse que tinha alguma coisa raspando dentro mas pegava normal.quando foi um dia fui dar partida ele so fez asim tec.e nao pegou.ai meu colega trouxe um chupa cabra e colocamos na bateria ele pegou mas quando tirava o chupa cabra que desligava o motor ele nao pegava.ai levei ao mecanico e ele falou que a bateria estava fraca ai trocamos segundo ele ia tambem resolver o problema do barulho.e passou alguns dias sem o barulho aparecer, de repente voltou dinovo.um colega me falou que poderia ser as escovas do benis,sera se e isso mesmo?
      obrigado.

      • Josadaque disse:

        o problema esta no automatico que quando você dá a partida ele cola.
        Dica: desmonte o automatico faça uma limpeza nele com uma lixa fina depois passe um puco de graxa na parte interna do automatico não muito depois monte e coloque pra funcionar. ja tive este problema e como meu sogro é mecanico ficou mias facil resolver.

        • Mauro disse:

          Tenho uma kombi carroseria, ano 96 eu tento dar partida e só escuto ta, ta e não pega o que seria, pode ser o automático, gostaria de ajuda por favor.

  2. Marcio disse:

    Meu carro é um Fiat uno mille eletronic, ano 1994, e já estava com um barulho estranho no motor de arranque ha algum tempo. Quando se dava a partida, funcionava normal, mas logo em seguida, se escutava um barulho estranho no motor de arranque, até que ele parou de funcionar. Tenho dúvidas do que tenha acontecido. Por favor se possivel me mande uma resposta, para eu saber mais ou menos o que aconteceu.

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcio,
      provavelmente o seu motor de arranque estava rodando junto com o motor, e como o motor gira em uma rotação bem superior ao do motor de partida ele acaba estragando. Geralmente este tipo de problema é causado por falha no contato de ignição ou até mesmo no automatico.

    • fernando disse:

      tenho um carro igual o seu, mesmo ano e estou com mesmo problema gostaria de saber o que você fez para resolver teve que trocar o motor de arranque ou tem conserto? obrigado

  3. junio disse:

    meu gol 8v g4 1.0 no giro da chave para a ignição do veiculo ao inves de entrar o motor de arranque acontece apenas um som “tec” e não acontece nada.Ele pega depois de algumas tentativas e as vezes se mesmo depois de virada a chave e ter ocorrido o som eu a mantiver virada.

    • Guilherme Lopes disse:

      Junior,
      Pelo que você descreveu é bem provavel que o problema seja no motor de arranque, leve em eletricista de autos pois este tipo de defeito é simples de detectar.

      • Katabrush disse:

        O meu Gol Quadrado também ta acontecendo a mesma coisa. O problema idêntico ao do Junio.
        O problema é intermitente. Quando giro a chave, tem certas horas que ele da apenas um estalo (TEC). Já trocado o Motor de arranque dele e, mesmo assim, continuou com o mesmo problema.
        Isso pode ser alguma outra coisa?

  4. junio disse:

    completando o comentario ja foram feitos teste na bateria.Obrigado pela atenção.

  5. Lucas Rodrigues Ferrari disse:

    Tenho um Palio 1.6 16V 1997, ao dar partida cedo quando o motor está frio pega normalmente, mas depois que o carro esquenta, ao desligar o carro e ligar novamente o motor de partida fica pesado dando a impressão que a bateria está fraca, mas a bateria está OK. Podem me dar uma dica do que pode ser ?

    • Mohammad Tassin disse:

      Tenho um Subaru com o mesmo probulema, quando está frio ele arranca normalmente, mas depois de aquecer o motor ele nao arranca, demora, so depois de muitas tentativas e que arranca. Acontece tambem quando o carro fica muito tempo exposto ao sol… o probulema e com o motor de arranque ou com a bateria? AJUDEM-ME

      • carlos garros disse:

        oi..analizei a situaçao e creio que seu problema é
        porta escovas com buchas…

        • gabriel disse:

          ou na bubina pois quando esquenta em demasia num gera centelha e concequetimente não pega

          • Marcelo Lopes disse:

            Bom dia.
            Tenho um palio 96 que parou de repente de dar partida, nem com outra bateria funcionava, só mesmo no tranco, então achei que fosse o motor de arranque, tirei fora o motor de arranque e testei
            ele direto na bateria e ele realmente não virava apenas dava um tranco para frente, desmontei ele e vi que as escovas estavam em bom estado então resolvi colocar de volta no lugar e levar num mecânico. Depois de montado fui tentar dar um tranco para funcionar e percebi que o carro não engatava mais marchas. Será que escapou alguma coisa na hora de tirar ou colocar o motor de arranque?
            Desde já agradeço a ajuda.

    • Binho Lee disse:

      LUIZ HENRIQUE, se ainda não resolveu seu problema de “aqueceu o carro não liga” segue a solução: primeiro, troca de mecanico e eletricista, depois substitua o cabo negativo que sai da bateria e vai para o motor de arranque, ligue um segundo cabo no polo negativo da bateria ao motor; pronto resolveu seu problema de “aquece e não liga”. quanto ao seu segundo problema pelo que vc falou está parecendo que é o motor de passo (regulador de marcha lenta). tive um problema identico, gastei muito dinheiro com mexanico e mexistas, acabei resolvendo sozinho.

    • paulo21 disse:

      pode ser o induzindo ou falta de lubrificação ou ou as buchas estão ruins

    • zaoar disse:

      meu fox modelo 2004 quando vou ligar o motor vira pesado,tento algo emtorno de 5 minutos ai ele gira normal e pega, mas quando por mais uma duas vezes normalmas quando vou tentar fazer funcionar novamante da impressao motor pesado

  6. marcos anre disse:

    tenho um kadett 93 a gasolina quando em funcionamento encontrasse acelerado e oscilando muito acelera volta constantemente o que pode ser esse problema

    marcos andre – itaguai -rj

  7. Rogério disse:

    Tenho um Palio Weekend 2002 1.3 16V e o motor de arranque fica pesado quando o motor tá quente. Quando frio, pega com facilidade. Já fiz esse arranque duas vezes em anos.

  8. Luis disse:

    Boa tarde.
    Tenho um fiesta 97/98 motor 1.0 endura efi e gostaria que me esclarecessem 3 dúvidas.
    1º) O carro andava normal até que queimou a bomba de combustivel, o mecânico trocou a bomba e falou que o chicote estava muito curto, o carro continuou a funcionar e parar, fui em outro mecânico expliquei o que tinha acontecido e ele mandou trocar o plug do chicote da bomba, ele trocou o chicote que tinha 5 fios e colocou um de 4 fios, 1 fio foi eliminado, este procedimento foi correto?
    2º) Agora meu carro só funciona quando quer. Eu giro a chave de manhã com o motor frio, aí ele pega na hora retornar para casa eu giro a chave de ignição e o motor não pega, só faz um estalinho, ele injeta a gasolina normal e chequei a bateria e a injeção, está tudo ok, só que agora o carro só pega quando está frio ou no tranco. O que eu devo fazer?
    3º)Tem uma tampinha do lado do motorista bem lá em baixo, é uma tampinha quadrada ela se soltou e ficou no chão, quando fui colocar ela no lugar vi que tinha um plug solto, achei o lugar de encaixar e encaxei, é uma peça preta com um botão VERMELHO está escrito first inertia swict 970-612b, o botão estava para cima e ficou só liguei o plug , mas mesmo assim o carro no inicio funcionava normalmente. Na verdade este botão tem que ficar para cima ou para baixo? Ele funciona dos 2 jeito.
    MUITO OBRIGADO.

    • eduardo disse:

      isso so pode ser bobina, quando o carro esta com bateria ok, ejetando combustivel normal e so pega quando ta frio é pq a bobina ja era tenta fazer um teste vc mesmo asssimmm….. quando o carro tiver quente pegue uma sacola e gelo coloca na bobina com o carro desligado e assim que a bobina fica fria da partida se funfa é isso…. espero ter ajudado. ( a nao sou mecanico e sim mexanico).

      • amaury disse:

        Meu amigo oseu problema é muito simples esse botão e do dispositivo da bomba quando da problema na mesma ele e acionado automaticamente, aperte-o e ele não tera mais problema de não ligar.

  9. andre disse:

    como e ligado a fiaçao no arranque kombi flex?

  10. andre disse:

    como ligar os fios no arranque da kombi flex? obrigado pala atençao

  11. celso massahiko ishi disse:

    ola gostaria de saber sou eletrecista tenho um auto eletrico tenho um serio ploblema quando reparo o motor de partida apos der partida escuto apenas um clik coloco um rele auxiliar resolvo o caso mas nao gostaria de colocar o rele pois o original nao tem gostaria de saber se e regulagem do induzido obrigado

  12. lucio dias disse:

    meu carro fiat premio, o motor de arranque ao ligar o carro frio demora a pegar,e fica fazendo um barulho tec tec. guando ele esquenta esse barulho acaba e ele pega rapido o motor e Argentino

  13. Andrei dos Santos Basílio disse:

    Tenho uma kombi 1.6 estava funcionando normal de manhã quando sai para trabalhar ela não pegou estou desconfiado que seja motor de arranque pois escuto um estalo quando viro o motor e não dá nenhum sinal, estou certo? se eu der um tranco o carro vai funcionar?

  14. gilson medeiros disse:

    tenho um gol 96 1.6, quando ligo a chave o motor de arranque não liga e só da um clik, ja testei, esta tudo bem fora do motor.o que pode ser?

  15. J .Wanderley .V disse:

    estou c/ um problema, tenho um siena 1.6 16v ano 1998.
    ele esta c/ 318000km sem abri a parti de baixo, o cabeçote ja foi mexido por alta temperatura, mas o que me levol a escreve aqui é o fato que eu levei o carro em alguns eletrecista e não ter resovito o meu problema,
    é que o carro quando esta quente ele vira pesado e o motor não pega, tenho que espera o motor esfriar, ai ele funciona.
    Falaram que era falta de aterramento e mexeram lá colocaram o fio terra e não resovel, paquei, eu achoi caro e não resovel, os proprio mandaram eu compra bateria, eu acho que não a lojica, porque quando o motor esta frio ele vira normau,depois que colocou o fio terra no motor de arranque ele esta virando melhor mas quando esta frio ! algue tem um resposta p/ este problema? obrigado wanderley.

    • Guilherme Lopes disse:

      Wanderley,
      há algumas coisas que você ainda pode fazer, como conferi os cabos positivos e se não há isolamentos nos terminais da bateria. Já foi feito alguma manutenção no proprio motor de arranque?
      pois a defeitos parecidos com este causados por induzidos e outras peças internas do motor de partida.

  16. luis disse:

    tenho um palio 1.6 16v quando esta frio ele da partida normal sendo quando eli esquenta comessa a dar partida pessada ok pode ser isto serar que e o motor de arranque qual devo colocar

  17. Osmir disse:

    Meu carro é um Siena 1.0 16v modelo 2002. Quando ligo a chave da ignição o motor de arranque não liga ou não gira, só dá um clik.
    E quando eu seguro a chave da ignição por um tempo na posição de partida o carro pega.
    O que pode ser?

  18. rafael disse:

    oi tenhu un gol g3 16v a bateria estava fraca fui da tranco nao pego ai fui e peguei uma bateria nova ai nao pego carro virei a chave a gasolina injetva tudo mas o motor de partida nao pego ai so pega no tranco agora oq sera que aconteceu ?

    • Guilherme Lopes disse:

      Rafael,
      já foi testado o motor de arranque individualmente?

    • Paulo Bezerra disse:

      tenho um gol G3 97/98 Rafael e quando esquentava não pegava . Troquei a bateria e nada, troquei o automático,também nada,tirei o induzido e tive dificuldade para soltar do conjunto bendix porque tem que ter uma ferramenta que é tipo um tubo, que se coloca na ponta mas antes tem que tirar a tampa que fica na ponta com uma chave de fenda e bate para dentro então a peça (o bendix)solta da mola Anel que fica na cava do eixo igual a dos outros tipo mais antigos) e tem que tirar essa mola(anel) com uma ou duas chaves de fenda de ponta fina ,na verdade um conhecido tirou para mim porque eu não tinha a mínima ideia, procurei saber aqui e não consegui por isso é estou detalhando (tentando ajudar)troquei também não era, no final tirei o cabo de encaixe do automático coloquei um terminal fêmea em um cabo encaixei no 50 do automatico e encostei no positivo da bateria com a chave ligada,. o carro virou na hora e todas as vezes que tentei então retirei a a tampa e percebi que o defeito era no cabo que estava mal emendado

  19. Adenizio disse:

    tenho Omega 93/2.0 alcool o carro começou a parar derrepente apaga o painel corta ignição volto a chave dou partida e volta a funcionar, outro dia apagou tudo e tinha partida, troquei o relê da injeção mas não resolveu,tenho cobos de velas novos 10mm velas novas, será Alarme o original está desativado tenho um positron com presença, e som com dois modulos caixa de trio sub 12 corneta twiter, Alguem já passou por algo semelhante,.

    • andre disse:

      adenizio tbm tenho um omega 2.0 alcool com problema semelhante no meu caso sei que e’ o rele da injecao que esta com mau contato mas antes disso ocorria a mesma situacao mas era compressao do motor vc pode estar verificando junto a uma oficina e fazendo a afericao

  20. Vicente disse:

    Meu Gol 1.8 94 estava com um problema no arranque só quando o carro já estava quente, frio ok sem problemas. Dava um tec tec e nada , as vezes ficava mudo, depois de trocar o automático várias vezes e não resolver foi colocado um induzido de outro arranque e acabou o problema com o carro quente, só que surgiu um outro problema com o carro frio, fazia um zuimm !!, e então o eletricista disse ser o Bendix , daí coloquei o Bendix desse outro arranque e voltou o problema do tec tec só com carro quente. Por desencargo de consciência vi o aterramento, estava perfeito mesmo assim lixei bem e apertei denovo e não adiantou nada. Pode ser esse Bendix que está ruim ? Só dá com o carro quente, o induzido que está é o mesmo que tinha resolvido o problema c/ carro quente. O Bendix com problema pode fazer esse tec tec também quando o carro está quente ? Com carro frio nada de anormal .

    • Guilherme Lopes disse:

      Vicente,
      o bendix (impulsor de partida) tem um defeito bem proprio que é o zuum, e somente este defeito que esta peça tem… Já o tec-tec pode ter varias causas como: falta de aterramento, cabo positivo com resistencia, induzido, suporte de escovas, automatico.
      Foi conferido o embuchamento do motor de partida? Pois este é um dos problemas mais comuns no seu carro, principalmente a bucha que vai na caixa de marcha, pois a mesma é dificil de ser trocada e muitos eletricistas deixam de trocar para evitar o trabalho extra.

  21. Vicente disse:

    O detalhe é que nem sempre acontece , só as vezes tipo, ao parar o carro depois que chego em algum lugar e quando vou ligar depois de um tempo as vezes faz o tec tec e as vezes não, se insistir ele acaba virando. Tudo só com o carro já depois de ter rodado, ou seja com ele frio não acontece , muito difícil. Não sei se é sintoma de Bendix , ou outra coisa !!

  22. Edson Robel disse:

    Boa Tarde!!

    Tenho um Siena à gasolina 2004 e ocorre o seguinte: ligo a automóvel e na primeira vez ele pega normalmente!! depois quando chego no serviço,que eu desligo o carro tento ligar o carro novamente e ele não pega;passadas umas quatro horas eu vou lá;dou partida e ele pega normalmente!já teste i a bateria e esta esta boa.
    Quando eu dou partida e ele não pega faz um barulho como um tec ,mas bem macio!!

    Por favor me deem uma orientação! estou perdido…

    Edson Robel

    • Guilherme Lopes disse:

      Edson,
      pessa a um eletricista para conferir o aterramento do motor e tambem o cabo positivo que alimenta o motor de partida. Seria bom tabem verificar o proprio motor de arranque, pois peças como suporte de escovas, induzido e automatico causa defeitos como este.

  23. Vicente disse:

    Guilherme eu fui no eletricista e ele me disse que meu problema poderia ser resolvido se ligasse um relê direto da bateria que alimenta o arranque, e assim a corrente chegaria mais forte para acabar com esse tec tec, já vi relatos aqui mesmo que resolveu, já é a segunda pessoa que me fala isso, chegamos a conclusão de que não é problema no arranque e sim na alimentação, ou seja corrente não chega suficiente, mas isso também pode ocorrer só quanto o carro tá quente, pois com ele frio não dá o tec tec, vc acha que poderá resolver se colocar esse relê alimentado direto da bateria, o eletricista fez um teste com um cabo da bateria direto no arranque na hora que deu o tec tec e não falhou nenhuma vez , e me provou que o problema não era arranque, tem sentido esse teste ?

    • Guilherme Lopes disse:

      Vicente,
      realmente a instalação de um rele de partida melhora muito o acionamento do motor de partida e se seu eletricista fez este teste e deu certo é bem provavel que vai resolver seu problema.
      Boa sorte e não esqueça de nos deixar informado.

  24. Vicente disse:

    Eu tenho um Voyage também e noto que as vezes ao ligar o carro o arranque ameaça agarrar bem de leve mas nada de perceptível, só se ficar muito atento , vc acha que pode ser o bendix que não recua rápido, o eletricista deu uma pressão maior na mola do automático para tentar melhorar , ou a bucha da caixa, pois nesse carro a caixa está fora por acaso pois estou fazendo um serviço no túnel e queria já aproveitar e trocá-la só que não tem nada de errado nela , está perfeita e sem riscos, até tenho a bucha nova mas não sei ser será um serviço desnecessário pois como falei a bucha está perfeita , vc acha que isso pode ser a mola do bendix já fraca, ele não agarra mas as vezes se escuta bem de leve uma demora na volta do bendix, meu medo é isso aumentar e depois ter de retira-lo para reparar pois esse Voyage tem ar e não é tão simples como carro sem ar , talvez um bendix novo seria a solução ou é a bucha e repetindo , está perfeita sem qualquer vestígio de desgaste. ok.

    • Guilherme Lopes disse:

      Vicente,
      as buchas devem ser trocadas sempre que o motor de partida for reparado, no seu caso a bucha da caixa é que tem o maior indice de problemas, mas o melhor é trocar as duas.

  25. Junior (RJ) disse:

    Olá preciso de ajuda.
    Tenho um verona 94/95.
    Quando viro a chave o arranque está pesado quando viro com o motor frio. Depois dele ligado o motor liga facilmente.
    Gostaria que alguém pudesse me ajudar.

  26. Afonso Teilos disse:

    Poxa vida, eu tenho um saveiro ano 89 modelo 90, hoje cedo fui ligar o carro para trabalhar
    e nada, girei a chave de ingnição e não aconteceu nada, só um barulhinho tec., eu pergunto
    a vocês, é dificil tirar o motor de arranque do saveiro, será que eu dou conta, ou terei que chamar
    um eletricista automotivo. Outra pergunta se eu empurrar o carro será que ele pega?

  27. Vicente disse:

    Coloquei o relê de partida hoje pela manhã. Rodei o dia inteiro com o carro e não fez nenhuma vez aquele te tec ao virar ao ligar o carro, eu desligava o carro e ligava , esperava esquentar, daí ligava , rodava e parava no local, e aí ligava depois de um tempo, enfim nem sequer fez o tec tec .Parece , que resolveu mesmo !! Vai a dica para que já passou por isso, nem tudo que parece ser, talvez seja a causa do problema, O eletricista mesmo me contou que já fez em uns 10 santanas a mesma coisa e nenhum voltou mais lá. Solução 100% garantida, Instalação e um relê de partida na tomada que vai para o arranque, elimina-se a tomadinha cinza e entre as pontas dos fios instala-se um relê de 50 amp. ligado direto na bateria tanto no positivo e no negativo, ao acionar a chave de ignição ele arma e joga uma corrente mais forte no arranque, eliminando qualquer falha. É CERTEIRO !!!

  28. Vicente disse:

    Guilherme, a respeito da bucha do Voyage como havia falado, a mesma encontra-se em perfeitas condições sem vestigio algum de desgaste, ranhura , nem sequer tem riscos. Minha pergunta é a seguinte: Será que o retorno do bendix pode estar demorando um pouquinho pelo mesmo já estar já comprometido, pois o eletricista deu uma pressão maior na mola do automático para ajudar nesse retorno, eu mostre para ele e me disse não ser nada de mais porém meu medo é com o tempo começar a aumentar esse retorno e ter de retirar para fazer o reparo, é tipo vc liga o carro e o bendix parece ainda estar na cremalheira depois do carro ligado mas muito de leve mesmo, as vezes faz , as vezes não faz por isso Guilherme que acho não adiantar mexer na bucha da caixa pois ao meu entender se ela fosse a origem o problema faria sempre pos já estaria gasta, me corrija por favor ! não sei mas é complicado olhei e a mesma está perfeita , pode o bendix comprometido apresentar esse problema que demora a retornar ?Obrigado.

    • Guilherme Lopes disse:

      Vicente,
      o bendix não causa este tipo de problemas.
      A parte do eixo que o bendix vai instalado esta lubrificada? O contato de ignição esta retornando rapidamente?

  29. Vicente disse:

    Sim está lubrificado, o contato retorna rápido também, é bem leve isso acontece as vezes e não sempre.O eletricista também falou de ser falta de lubrificação, mas tá tudo ok.O caso do Gol que fazia aquele tec tec, sanou mesmo após a instalação do relê, não fez mais esse tec tec.

  30. rock sousa disse:

    meu ford ka nao pega ?
    mas olhei já o filtro de comb, a bateria as fiaçâo as conecçâo as partes de fuziveis
    ou seja ele tem virada mas queima,o que poderar ser?

  31. Guilherme disse:

    Guilherme,
    Tenho um gol GTI 89 e o motor de partida começou a giras em falso em alguma partidas, eu precisava dar 4 a 5 partidas ate ele virar o motor. Troquei automatico, bendix, escovas, resoldei o induzido e continua virando em falso, agora nao vira o motor de jeito nenhum… será que o bendix do
    GTI 89 é maior? meu capo positivo nao está em boas condiçoes mas ele avança e gira…. axiste alguma regulagem de angulo de avanço do bendix? depois que troquei tudo nao consigo fazer ele virar o motor.

  32. Vicente disse:

    Guilherme, eu estou montando o meu Voyage e resolvi já que a caixa está fora trocar a bucha do arranque. O mesmo foi trocado o induzido. Coloquei um original bosch e lá mesmo já trocaram a bucha da tampa perto do porta escovas e levei a da caixa para trocar depois.Vc pode me dar uma dica como tirará-la da caixa e como colocar, Lá na bosch me falaram que para colocar é só debastar um cabo de vassoura tipo um tubo cônico e vou batendo até facear na caixa, agora e para tirar a velha ? Vc tem uma dica pois não tenho o extrator e não compensa, só para usar uma vez, comprá-lo, entendeu.

  33. GILSON disse:

    Boa tarde, ocorre um problema no meu gol 98, 1.6, MI CL, direção hidraulica, ao liga-lo pela manha ou a primeira vez no dia ele so liga na terceira ou quarta tentativa, e quando liga o motor fica fazendo um barulho como se tivesse girando aos poucos e so depois ele gira normalmente, acredito que isso possa danificar precocemente o arranque com o tempo, sendo que o arranque é novo. Desde de ja agradeço sua colaboraçao.

  34. José disse:

    boa noite. tenho um scort 96 europeu,há 5 meses mandei fazer o motor de arranque,mas de uns meses pra ca quando giro a chve pra dar a partida na sequencia faz um barulho estranho,um som de arranho. o que pode ser?

  35. Noé disse:

    Olá boa tarde, tenho um Escort LX . De manhã quando aciono a partida ele pega bem. depois de um certo tempo que rodei com o carro estaciono e depois de uns quinze vinte minutos quando vou dar partida ele demora a pegar. o motor parece estar pesado ou coisa assim. obrigado.

  36. Tenho um Fiat Prêmio 1989, motor Argentino a alcool, e quando vou dar partida, o mesmo pega normal, depois que esquenta, não pega mais. Aí tenho que empurrar.
    Às vêzes, não pega nem quando está frio, mas a batería chega a virar o motor de arranque até esgotar.
    Cheguei a trocar os terminais dos fios da batería, verifiquei todos os outros fios, e estão todos em ordem.

  37. mauri disse:

    ola boa noite. tenho um gol g III motor AP 1.8, e quando aperto o botao improvisado( pois a ignição ta com problema) e o carro pega o arranque faz um barulho muito alto. antes de leva-lo ao eletrecista gostaria de saber se tem como me dar uma previa do problema e se tem como resolver sozinho abrçs

  38. MARCINEI disse:

    MINHA PARATI 89 DEPOIS QUE ESQUENTA VIRA PESADO E NAO PEGA .

  39. Rogério Maciel disse:

    Tenho um Ford Escort Zetec 1.8 16v ano 98 com problemas semelhantes aos já citados por alguns dos colegas aqui. O arranque não vira de jeito nenhum! Antes dele “morrer” por completo comoçou a fazer uns barulhos estranhos, parecia que tinha areia (no arranque) e que estava seco. Igual cachorro quando ouve fogos de artifício e quer entrar em casa a qualquer custo e fica arranhando a porta desesperado. É, acho que deu pra entender! (rsrsrs) Ao contrário do que alguns citaram, o meu tinha dificuldades para pegar somente a frio, demorando a dar sinal mesmo com a chave virada e ligava somente depois de várias tentativas. Bateria parece estar ok, toda a elétrica está normal, somente o arranque não funciona mais. Seria um caso de troca ou um simples reparo poderia resolver? Ressaltando que não entendo “bulhufas” de parte elétrica! Agradeço desde já a quem fornecer uma resposta satisfatória e agradeço também pelo concedido. Valeu!

  40. alfredo jr disse:

    troquei as escovas e as buchas do motor de arranque e ele as vezes funciona e as vezes não
    .quando o motor esquenta ele não funciona de jeito nenhum. porque será isso? gol 98 1.08v

  41. Rinaldo dos Santos disse:

    Olá. tenho um escort 93 sapão 1.8 gl motor AP.
    o motor de partida deu um problema e troquei por um recondicionado,até que o motor tava virando bem, ,mas com um barulho estranho,reclamei ao fornecedor e ele me deu um outro,
    tudo instalado mas o motor de partida não virava,ficava apenas fazendo barulho,tipo assim,tactactactactac.,levei no eletricista,ele tentou explicar para minha esposa e ela não entendeu nada,acabou colocando um relê para auxiliar o motor de partida,porque isso acontece? e esse relê,é normal colocar para auxílio do motor de partida?,ou o meu motor de partida está com problemas? se puder me ajudar vou ficar muito agradecido.
    Valeu…

  42. Vicente disse:

    Alfredo , eu estava com esse problema no meu Gol GL 94 1.8, quando o carro esquentava o motor de arranque não funcionava no meu fazia um tec tec e não virava. Troquei automático, não resolveu, troquei o induzido, bendix, nada resolveu, o problema continuava daí o eletricista disse que resolveu o mesmo problema em vários santanas e gols colocando um relê de partida que arma com a corrente direto da bateria e joga em cima do arranque para aumentar a tensão. Resolvemos testar no meu carro, NUNCA MAIS TIVE PROBLEMAS, pode fazer isso Alfredo que é batata. Tenho certeza que vai resolver.
    Vicente.

  43. Ricardo disse:

    Bom pessoal meu caso é com um tipo 96, ele sempre pegava apesar do motor de partida nunca atingir altos giros, ele sempre foi preguiçoso mesmo principalmente com o motor quente, agora giro a chave e nada, nada mesmo! as luzes no painel não perdem a força, nem tec nem zuiiim nada é como se não houvesse motor de partida, alguem já viu um caso desses? Desde já obrigado a todos.

  44. Cleyton Soares disse:

    Bom dia! Tenho um golf 2002 e toda a vez que eu dou a partida ele faz um barulho estranho……..(rrrrgghhh), tipo algo arranhando….o que será??
    Acho que é no motor de partida…..mais o que pode ser?

  45. Rodox disse:

    Eu tenho um fiat palio young 2000. eu passei numa enchente,e chegou a molhar o motor , mas eu deixei o carro ligado ate ele secar. depois de uma semana o motor de arranque esta dando uns tecs antes de ligar. masw isso so acontece qdo o carro esta com o motor frio. eu gostaria de saber o que aconteceu com a peça? obrigado

  46. valdete disse:

    montei o motor de partida, mas ele esta girando
    ao contrario os imãs não estão correto
    e não sei o que esta acontecendo

    • Guilherme Lopes disse:

      Valdete,
      Foi trocado a carcaça onde esta localido os imas?
      pois existem carcaças de determindados modelos que são identicas porem fazem com que o motor de arranque gire em sentidos opostos.
      Geralmente o sentido da rotação esta indicada por uma seta na propria carcaça.

  47. ROBERTO CIPRIANO DE OLIVEIRA disse:

    Boa noite , sou Roberto , tenho um gol quadrado GL AP 1.8 ele demora um pouco para pegar na partida , porém pega , mais qdo esquenta as vzs não pega , tenhouma chave auxiliar que faz com que ele pegue sem girar a chave na posiçao de partida , digo ontem ele deu duas partidas e agora somnte o relê se ouve ele não quer dar mais partida , nem com a chave auxiliar direto na bateria , seria o motor de partida sera que ele faleceu, vcs podem me dar alguma dica , fico grato

  48. ROBERTO CIPRIANO DE OLIVEIRA disse:

    desculpe o email anterior ficou faltando um j , o correto é este , grato.

  49. ALEX disse:

    EU TENHO UMA PALIO WEKEEND 99,FOI FEITO O REPARO NO MOTOR DE PARTIDA,AI TEVE Q\TROCAR O AUTOMATICO.FICO ÓTIMO,FOI FEITO TODOS OS TESTE E ELE ESTA PERFEITO..MAIS AGORA O PROBLEMA É Q\QUANDO DA NA PARTIDA E VOLTA A CHAVE ELE FICA COMO SE TIVESSE CONTINUANDO A DAR A PARTIDA NA CHAVE!!AI TEM Q\DESLIGAR A BATERIA PARA ELE PARA….ME DER UMA LUZ POR FAVOR,UNS FALA Q\É O RELE DE PARTIDA,JA OUTROS FALA Q\É A CENTRAL..EM QUEM CONFIAR..

  50. FABIO disse:

    TENHO UMA TWISTER 2003 E O MOTOR DE PARTIDA TA COLANDO SEMPRE QUE LIGO ELA,DAI EU DESLIGO TUDO MAS O MOTOR FICA LIGO E SO PARA QUANDO EU DESLIGO O POSITIVO DA BATERIA,JA TROQUEI O RELE E NADA DE RESOLVER ESSE PROBLEMA JA VOU NO TERCEIRO RELE E NADA ESTOU COM A MOTO PARADA PQ NEM O MECANICO TA SABENDO RESOLVER. TODA VEZ QUE LIGA A MOTO O MOTOR DE PARTIDA DA A PARTIDA MAS NAO DESLIGA QUANDO A MOTO PEGA ELE FICA LIGADO ATE QUE EU DESCONECTI O POSITIVO DA BATERIA. O QUE MAS PODE CAUSAR ISSO FORA O RELE.FICAREI GRATO PELA AJUDA DE INFORMAÇOES QUE VCS PODEREM ME DAR OK?

  51. valdemir disse:

    OLA AMIGO, FIZ A EMBREAGEM DO MEU PEUGEOT 206 2003 1,0 16V.
    NA OCASIAO O MECANICO TROCOU TB O VOLANTE DO MOTOR(TUDO NOVO).DEPOIS DE UM MES
    O BENDIX COMECOU FALHAR ,DEMOREI TROCAR DANIFICOU A CREMALEIRA,ABRI O CAMBIO
    E VIREI A CREMALEIRA, (DO OUTRO LADO PERFEITA).,COLOQUEI UM BENDIX NOVO, E O PROBLEMA CONTINUA .(COM MENOS INTENSIDADE ) A DUVIDA É; SERA QUE A CREMALEIRA
    NAO É A DO PEUGEOT(UMA DE OUTRO CARRO DARIA CERTA ALI?)OU SERA A MARCA DO BENDIX QUE EU COMPREI ? MEU MOTOR DE PARTIDA E O DA VALEO.
    AGUARDO UM DICA SUA NO MEU E-MAIL TB OK .

  52. Danielle disse:

    Galerinha, me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!

    Tenho um siena el 1.6 ano 1998, modelo 1999.
    Ele está com problema de partida. Ele ameça a pegar e não pega.
    Tanto é que se de um tranquinho já pega(sei que não pode, masssss)
    Alguns anos atrás, falaram que era a chave pq tem secreto, troquei.
    Depois por 4 vezes (detalhe, menos de 2 anos) falaram que era o motor de arranque, troquei. Bomba de combustível, troquei. E quando passa a máquina (esqueci o nome) fala que é sonda lamina tb troquei.
    Resolve por algum tempo (no máximo 6 meses, exagerados) e depois volta tudo de novo.
    Estou até dexistindo do carro, pois direto está dando problema… Não aguento mais…
    O que deve ser???

    Desde já agradeço

    Danielle

  53. francisco disse:

    tenho uma parati 95 carburada quando o motor esta na temperatura normal de funcionamento eu seguro o pe no acelerador em uma certa rotacao ai eu desligo o motor e quando esta quase morrendo o motor vira ao contrario ja foi teste ponto de ignicao centelhamento bobina de ignicao teste do carburador ponto de correia

  54. Roberto disse:

    Olá tenho um kadett gsi mpfi 2.0 conversivel quando fica de um dia para o outro geralmente não pega, as veses nem algumas horas e nem sinal de partida, para funcionar so fazendo uma direta ou dando um empurrão. Já troquei o automatico e a bateria e mesmo assim fico na mão de vez em quando oque eu será???

  55. valdenir disse:

    tenho um ford ka 98 estou com um tanho problema meu arranque não consegue virar o motor do carro já troquei varias peças do arranque e nada acontece somente barulho,o bendix é novo ele atua sobre a cremalheira mas não gira fica parado em cima da cremalheira e faz um barulho dentro do arranque já troquei até de eletrecista e nada resolve o que devo fazer nesse caso?

  56. manoel disse:

    Prezados Senhores,

    Tenho um vw/fox 2011, o mesmo apresenta (não é constante) ao girar a chave de ignição “um” barulho (tec), mas funciona normalmente. Procurei a concessionária, mas fui informado entre detalhes técnicos que o funcionamento é desta maneira. Aguardo opinião.

    Grato
    Manoel

  57. jose wilton disse:

    tenho uma brasilia ano 80 vw e ja fis o teste no arranque individual e fucionol coloquei e nem fas istalo nenhum a luz acende e apaga quando faco a partida, fis a chupeta e nada depois vi que era o terra e ai fis a chupeta e pegou porq a bateria ja estava fraca, quando carregou nao pegou agora sim fas o estalo tac tac e nao pega. Sera que é a bateria fraca ainda? ou o terra que nao esta bem aterrado? obrigado

  58. junior disse:

    meu carro e um logus, ficou parado 40 dias quando fui dar a partida so se houve um tec o que poderia ser ja que funcionava antes perfeitamente.

  59. junior disse:

    guilherme bom dia.
    ja coloquei outra bateria para testar eo mesmo nao vira e tambem verifiquei se esta vindo corrente e esta normal.

  60. Rafael disse:

    Tenho gOL G4. Ele tem 79.000 km e é de 2006. Ocorre que ele muitas vezes só peaga após a 2 ou 3 partida, sobretudo qd coloco gasolina ao inves de alcool. O que pode ser?

  61. erick disse:

    tenho um ford fiesta 97/98 motor 1.4 que está com um problema no motor de arranque problema este: bateria esta carregada tem contato mas quando giro a chave ele começa a fazer um barulho estranho e não pega, outra quando ando com o carro em dias de chuva ele também não pega só depois de um tempo acho que quando seca alguma coisa ele pega normalmente, mas agora to com esse problema e o carro só pega empurrando.

    • jeferson disse:

      Amigo tenho um fiesta 96 e sofro com ele em dias de chuva, mas este problema e facilmente solucionado, basta comprar um limpa contato e localizar as juntas eletricas, pois estas molham e não passa corrente por este motivo o motor perde a acelaração.

  62. nuno disse:

    boa tarde o motor de arranque do meu nissan primera fazia um ligeiro ruido nos dias frios de manhâ , mandei reparar , mas o elctricista ao montar o motor enganou-se a montar uma das tampas que separa a parte mecanica da electrica , e o motor agarrou .
    ele desmontou novamente e meteu a tampa no posiçao correcta, testou novamente e ele trabalhou ok.
    acontece que 3 dias depois ele ja faz um barulho que parece que se vai desmontar , voltei lá e ele disse-me que o bendix está a saltar muito cedo e o motor fica a rodar em vazio, mas que não tem problema.
    será mesmo assim ?
    eu acho que ele se vai estragar a qualquer momento.

  63. andré disse:

    olá, tenho um gol g3 1.0 16v, o meu carro ta com um problema viro a chave ele ler a chave mais quando dou a partida ele nem da sinal de vida sendo q acende tudo direitinho no painel as vezes ele pega, até achei q era o alarme dele q nao tava deixando ele da apartida mais me falaram q pode ser o motor de arranque me ajudem por favor..obrig

  64. ricardocesar disse:

    tenho um santana 2.0 1989 já troquei motor de arranque,comutador e mesmo assim o não da nenhum sinal de ligar , oque pode ser ?

  65. carlos Alexandre disse:

    meu carro citroem 1.8 16v ano 2000 no comesso ele passava um tempo e virava o arranque agora ele não vira so pega no tranco e depois que eu desligo ele da estalos parece que vai pegar sera que é arranque o que pode ser no arranque sera que é pouca coisa

  66. lukas disse:

    bom dia ,tenho um astra sedan 2001 estou com ele faz um mes,e o motor de arranque dele fechou curto e torrou,mandei em uma oficina para arrumar e foi colocado um novo motor de arranque e tambem trocado o comutatator de partida,porem ,faz uma semana que as pessas foram trocadas e ele fechou curto novamente torrando o motor de arranque!!o que pode estar acontecendo??? se foi trocado o comutator de partida nao era pra ter acontecido isso,pois a funçao dele e essa nao deixar que a chave continue acionando o motor de arranque ,para que o mesmo cortea corrente e nao feche curto??sera que o problema esta relacio nado com o miolo da chave??pode ser isto????e se for quanto aproximadamente fica pra arrumar??desde ja agradeço pela atençao!!

  67. Mauro disse:

    Tenho um Fox 2010 motor 1.0 e as vezes quando dou a partida ouço um estalo muito forte que vem do motor, o interessante que o carro pega normalmente mas este este estalo tá ficando mais frequente. O que pode estar ocorrendo?

  68. margarete disse:

    oi,tenho um celta life 2005,estacionei,desliquei o carro e quando retornei a ligar,deu um barulho tipo uma serra eletrica e ficou d 2 a 3 min assim e nao ligou mais.o q pode ser?obrigada

  69. Daniel disse:

    Tenho uma Fiorino 94 1.5ie, ao dar partida de manhã o motor de arranque fica pesado não girando parecendo que a bateria está fraca, isso acontece pelo menos uma vez por semana, depois fica pegando normalmente durante o dia todo já que trabalho com entregas. Já foi verificado bateria está ok, aberto arranque trocado escovas, automatico está ok, induzido verificado e está ok, aterramento verificado está ok, cabos da bateria ok. Já fui em 03 auto-eletrico e não descobrem o que é… Me ajudem a solucionar esse problema. Grato.

  70. VICTOR disse:

    BOA NOITE
    TENHO UM MONZA 89 A ALCOOL, AS VESES QDO VOU DAR PARTIDA NÃO GIRA O MOTOR, SÓ ASCENDE A LUZ DA CHAVE, MAS NEM SINAL DE PARTIDA, É DIFICIL DAR O PROBLEMA,MAS ACONTECE,
    DEPOIS DE UMAS TRES TENTATIVA AI SIM PEGA PARTIDA, PODE ME AJUDAR A SABER O QUE FAZER.
    OBRIGADO.

  71. Vicente disse:

    GALERA. VAI DICA CERTEIRA. NO GOL QUADRADO, SE ACONTECR DE AO TENTAR LIGAR O CARRO SÓ FAZER TEC NO ARRANQUE E DEPOIS DE INSISTIR , LIGAR, ISSO GERALMENTE COM O CARRO QUENTE.
    SOLUÇÃO – COLOCAR UM RELÉ DE PARTIDA DIRETO NA BATERIA E MANDAR CORRENTE PARA O ARRANQUE, NUNCA MAIS VAI ACONTECER O TEC TEC. NO MEU GOL RESOLVEU MESMO, JÁ TÕ RODANDO UNS 6 MESES E NUNCA MAIS ACONTECEU ESSE TEC TEC PARECIDO COM AUTOMÁTICO RUIM, ANTES TROQUEI TUDO E NADA RESOLVIA, SÓ DEPOIS DA INSTALAÇÃO DO RELÉ QUE ACABOU !!! É CERTEZA DE 1001 % RESOLVE MESMO O TAL DO TEC TEC !!
    VICENTE/RJ – GOL GL 1.8 AP 94 ALCOOL.

    • Neilor Anderson disse:

      Excelente seu comentário… essa é realmente a melhor solução! Muitos gastam $$$ cifras até perceberem que um simples improviso pode resolver o que uma concessionária não consegue. VALEU (carro frio pegava normal, esquentava até uma temperatura que fizesse o acionamento da ventuinha, ai… meu amigo… o carro quente não ligava, emitia apenas um tecc. Com o relé auxiliar no motor de arranque, tudo mudou. Agora é só alegria).
      Escort Hobby 1.6 gasolina 93/93 (Oh carro bom! Se dá manutenção… agente mesmo arruma fácil).

  72. Paulo Martinelli disse:

    Meu Motor de Arranque vira devagar quando o motor do carro está quente(Parece que a bateira está fraca, só que não está). Quando está frio pega de primeira.

    • Guilherme Lopes disse:

      Este defeito pode esta ligado a problemas de mau contato no aterramento do veiculo os nos terminais dos cabos positivos.
      Após constatar que não a problemas de mau contato, o melhor é revisar o motor de arranque, quando este tipo de defeito é no motor de partida, na maioria das vezes o defeito se encontra no induzido.

  73. suellen disse:

    ola tenho um verssales 1.8 gl quando esta em movimento ele corta e desliga em qualquer lugar espero uns 5 minutos em seguida ele aciona a bomba e volta a pegar.e deu problema no motor de arranque sera q o problema no motor de arranque e seguido dessas falhas?quando trava muito bato no motor de arranque ele volta a pegar por alguns dias logo depois para de novo isso tem uma semana o q faço obrigado des de ja o q mais me interressa e saber pq corta sera q e a bomba ou painel de fuzivel obrigado ??!!

  74. Felipe paranhos disse:

    boa noite amigo o meu carro peugeot 206 1.0 16v não esta pegando, eu liguei ele pela manhã para tirar da garagem e pegou normalmente, estacionei ele na rua e desliguei, quando tentei ligar novamente o carro não pegou mas, só no tranco, o motor de partida não esta dando sinhal nenhum, não esta fazendo nenhum barulho, funciona tudo normalmente, liga o painel, as lanternas, levanta os vidros, só na hora de dar a partida que o motor de partida não funciona, ja testei a ignição ja vi que esta chegando corrente no motor de partida, só não funciona, oq deve ser? sera que queimou o motor de partida? mas não deu nenhum sinal, simplismente parou de uma hora para outra. tem como eu abrir ele e testas alguma coisa? me ajude por favor.

    • Guilherme Lopes disse:

      Felipe,
      se a alimentação do motor de arranque esta normalo problema só pode esta nele, um provavel defeito para este tipo de sintoma é isolamento das escovas.

  75. Gabriel R disse:

    Bom tenho um Corsa Wind 96,dou partida aparentemente o carro parece que vai pegar,tipo ele faz o barulho parecido do motor mais esse barulho não é FOrte e o carro não pega ele não esta pegando nem no tranco,o que poderia ser ? será que o carro tem corta Corrente ? Grato.

  76. thiago disse:

    prezado, boa noite.

    tenho um monza 87 – 2.0, eu tento virar o carro mas esta pesado para virar, parece que a bateria esta arriando, mas quando coloco a bateria em outro carro, esta funcionando normalmente. o que pode ser, ja comprei escova novas, induzido novo… ????

    • Guilherme Lopes disse:

      Já foi conferido o aterramento do motor e da lataria? Pois é bem comum este de defeito ser causado por falta de negativo no motor de arranque.

  77. Carol Miron disse:

    O meu carro estava com problema apago na rua e não pegou mais,tiramos a mangueira de gasolina e constatamos que a bomba não estava mandando gasolina,trocamos o filtro e a bomba,alias o refil da bomba o mecanico colocou uma “injection parts”,e o carro começou afogar coisa que nunca tinha acontecido ai sangrava o carro e ele funcionava,constatamos que o mecanico não encaixou bem um dos conectores do bico enjetor,resolveu e parou de afogar,agora mais de um mes depois o carro simplesmente morre e se desliga sozinho e depois de muitas tentativas ele volta a pegar,já revisamos a parte eletrica esta otimo,mas a bomba esta mandando combustivel quando quer acredito que ele apague por esse motivo,resolvemos trocar o refil da bomba novamente por um original da bosch,você acha que é esse mesmo o problema me disseram que essa injection parts é uma porcaria,ela pode ter estragado outras coisas do carro,ja trocamos o sensor de rotação e agora o mecanico disse que queimo o rele de partido….troca troca peça e nunca funciona?
    o que mais pode ser?
    Obrigada pela atenção e aguardo ajuda please.

  78. telmo disse:

    boa noite,,,,,eu tenho um saxo 1.5 diesel,,,e ao ligar a igniçao nao da sinal de arranque.mas eu dando uma pancada no bendix e ao mesmo tempo dando á igniçao ele ja pega…. so pode ser do bendix????ja o desmontei e reparei k as escovas tbm ja nao se encontravam nas melhores condiçoes…

  79. natália disse:

    tenho um gol 1.08v ano 2000 com ar, dei uma volta até ao banco depois ao supermercado e quando dei partida o carro não quis pegar,deixei pegar carga ai depois voltou a funcionar. uma vez o carro parou próximo ao sinal,depois empurramos e ele simplesmente funcionou. Já levei a um mecânico o rapaz fez todos os procedimentos, olhou a bateria,e toda a partir elétrica.Eu comuniquei a ele que já tinha colocado uma bateria nova,e não entendia o porque do mesmo está falhando.ele disse que era um cabo ,pedi para colocá-lo e ele disse que lá não tinha, que ia mandar fazer,lá vende também peças,perguntei se eu poderia sair no carro normalmente e ele disse que sim,ele disse para eu voltar outro dia.Depois o carro não apresentou mais as falhas,passado uns meses, voltou a apresenta as mesmas coisas,coloquei uma peneira no tanque de combústivel pois não tinha.Foi feito uma regulagem nas velas.Eu sei que parece um texto mais e o que está ocorrendo,qual procedimento eu devo fazer e boa tarde.

  80. Márcio Keller disse:

    Amigos me ajudem por favor, tenho um Palio Wekeend 99 1.6 16v. Quando ligo com o motor frio o arranque vira normalmente, mas após o motor esquentar ele vira pesado como se a bateria estivesse descarregada. Já troquei o arranque, revisei aterramentos e nada, o eletricista diz que pode ser cabeçote, eu estou desconfiando que pode ser ponto de ignição pois peguei esse carro de um amigo e o carro estava na oficina trocando a correia dentada. Desde que o carro é meu que acontece isso. Me ajudem pelo amor de DEUS, não aguento mais empurrar carro. Grato pela atenção de todos.

  81. Fernando Fernandes disse:

    Tenho um Palio Fire 1.0 2005/2006 Flex. Quando o carro tá frio, sem eu ter rodado muito nele, o motor pega facilmente. Porém se eu rodar com ele, pelo menos uns 20 minutos, desligar e depois tentar ligar, o carro não pega. Quando dou partida na chave, liga toda a parte eletrica, porém o motor nao funciona. Só pega se empurrar de 2ª marcha. O que pode ser? Motor de arranque?

  82. RODRIGO disse:

    Pessoal vejam se podem me ajudar: Tenho um Palio ED 97, mes passado estava andando com ele normal de repente parou. Tentei ligar novamente, virei a chave e nao dava sinal algum, apenas ficava fazendo um barulho tec tec tec ao virar a chave. Dois dias se passaram e virei a chave e ele pegou de novo, quando consegui coloca-lo pra dentro de casa. Entao chamei o mecanico e foi arrumado o motor de arranque e tambem o alternador. Agora estava andando com ele e aconteceu a mesma coisa, não liga, viro a chave e fica fazendo tec tec, o que pode ser???

  83. sandoval disse:

    tenho um gol 86 essa semana fui dar partida e nao pegou,assendiao painel e tudo so fazia uma espesie de tchic e nada pode ser o motor de arranque ou pode ser outra coisa?aguardo resposta.obrigado

    • carlos garros disse:

      oi sandoval.. esse tchic é do automático empurrando o bendix para a cremalheira
      e o problema é teu motor de partida.(escovas,bobina,ou induzido)leve em um
      eletricista…ok?

  84. miriam disse:

    oi eu girei o volante do carro do meu esposo com o carro desligado pra arrumar as rodas ,escultei um estalo fui tentar ligar o carro ele não ligou a chave nem girou no contado estava travado vcs pode me ajudar descobri o que aconteçeu,,,obrigado

  85. miriam disse:

    esqueçi de dizer é um carro automatico,muve da toyota 2008

  86. JOSAFÁ ADOLFO disse:

    BOA NOITE PRA TODOS,

    MEU CARRO ESTAVA NORMAL.
    ATÉ EU LIGAR A TARDE APÓS DEIXA-LO O DIA INTEIRO DESLIGADO, QUANDO LIGUEI A LUZ DA BATERIA FICOU ACESA CONSTANTEMENTE, QUE SRÁ QUE ACONTECEU?
    AGUARDO RESPOSTA: CORDIALMENTE: JOSAFÁ ADOLFO, RECIFE pE

    • Guilherme Lopes disse:

      Se luz da bateria esta acesa provavelmente é problema no alternador.
      Leve em um eletricista para uma avaliação.
      Este tipo de problema pode esta ligado a muitas coisas:
      regulador de tensão;
      placa retificadora,
      fio da lampada partido

  87. Fernando Fernandes disse:

    Ae galera, levei meu carro na oficina e descobri o que era. Não era o motor de partida. Segundo o mecanico, esta tudo em ordem, novo e em perfeitas condições. O problema do meu carro era o alarme que estava cortando a corrente quando ligava/desligava. !!!

  88. RONILDO disse:

    TENHO UMA D-20 JA FAZ DIAS QUE QUANDO DOU PARTIDA ELA FAZ UMA ZUADA ESTRANHA
    JA VIREI A QUEIMALEIRA, TROQUEI O O EIXO BENIS E DEPOOIS DE UM TEMPO VOLTA A FAZER A MESMA ZUADA.

  89. ADALMIR disse:

    BOA NOITE. TENHO UM ASTRA 2.O 8V MODELO 2000. QUANDO LIGO A IGNIÇÃO NA 1ª TENTATIVA O CARRO NÃO PEGA MAS NA 2ª TENTATIVA PEGA NORMALMENTE, O QUE SERA ISSO?

  90. Marcos disse:

    Boa noite Guilherme!Tenho um escort zetec 97glx completo,faz quase 1 ano que tento soluçao
    para o problema dele e nao consigo resolver,:ja fiz o arranque,troquei o comutador de partida,os
    reles atras cx de fusiveis e o que fica junto a bateria,foi colocado fio direto do arranque (sem passar pelos reles e fusiveis)no chicote de partida,ja passou na mao de 4 eletrecistas e ninguem consegue resolver.Sintomas o carro vira arrangue 10 vezes e 1 nao sem dar nenhum
    sinal nas luzes do painel e barulho,tanto motor frio ou quente acontece.
    Por favor se puder me orientar,obrigado!

  91. Eduardo disse:

    Tenho um Palio 2002/2003 e começou a dar o seguinte problema;

    Viro a chave de partida e acende o painel normal, o vidro desce o farol liga porem o motor não liga.

    Algumas vezes liga normal e outras ele não liga.
    Faço pegar no tranco e posso danificar outros componentes.

    Por favor alguem pode me ajudar?

  92. luiz carlos monteiro filho disse:

    olá guilherme- tenho um uno mille 93-gasolina, notei que de uns dias para ca no frio o motor virava pesado , depois dava a impressão que o motor de pertida virava e deslgava sozinho, outro dia deu um clic só pegou depois que dei umas pancadinhas no automatico, agora depois de 2 dias nao pega mais, vira muito lentamente dando a impressão de bateria fraca, mas tudo funciona quando desligado, buzina, lanternas, será bateria ou arranque ?

  93. Walter disse:

    Tenho uma saveiro 98 1.6 Mi, quando o motor esquenta ela não dá partida, se eu voltar a chave na ignição e der partida novamente ela pega, já troquei automático e o comutador e nada, o que devo fazer?

  94. lucas disse:

    ola gostaria de saber de vcs como faco p resolver um problema com o meu fox 2009,
    ja levei em varias consecionaria da bahia e nehuma resolveu o tam problemas todas alegal q
    por ser o motor 1.0 e ter direcao e arcondicionado e normal quando eu girar o volante todo o
    motor desligue sozinho .
    obs: observei outros fox 1.0 com ar, dir e nao acontecia a mesma coisa me ajudem por favor

    obrigado : lucas salvador bahia

  95. wenilson disse:

    meu carro não pega, só ta pegando no tranco e ta dando o estalo
    o problema só vai ser resolvido no eletricista ou da pra mim fazer alguma coisa ?

  96. sergio jose disse:

    Amigos tenho um Gol 1.0 16v ano 2002 que estar com poblema a 6 meses e nao consigo vesolver o poblema, Quando o motor estar frio ele dar partida normalmente quando aquece ele nao dar partida é nessesario muitas tentativas ou esperar esfriar para ele dar partida.
    Se alguem puder me ajudar eu agradeço!

    Obrigado!!

  97. Carlos C10 disse:

    Gostaria de saber se possivel, quando o motor de partida aciana a cremalheira mas não da partida o mesmo fica patinandoe estralando o que pode ser.

  98. marcio disse:

    Boa tarde, pois tenho um peugeot 206 1.6 ano 2000 completo, de uns tempos pra ca tenho percebido um defeito q percistia assim , as vezes quando ia dar a partida esperava encher a bomba de combustivel e o travamento das portas e girava a chave pro funcionamento do motor , mas tinha vezes q ele nao girava, mas estes dias atraz nao usei o carro no domingo e na segunda feira pela manha fui dar partida e nao consegui mais nada nao funcionou o motor , ligava tudo no painel ativava as travas, ligava o radio, achei q fosse o motor de arranque , tirei ele eu mesmo e levei a uma auto eletrica , mas antes abri ele e vi q as escovas estavam gastas e muito sujo por dentro dele , mas fora na morsa ele girava , mas mesmo assim mandei pra auto eletrica e eles trocaram as escovas e o montaram e testaram ele, pois chegando em casa coloquei ele no carro e mesmo assim nao girou , achei q podia ser a abateria entao chamei um amigo ele ele trouxe o carro dele e colocamo pra funcionar o meu carro com as duas bateiras entao ate ai achei q pudesse ser um problema na bateria e coloquei uma outra , mas ainda nao nova mas com mais amperagem pois a minha bateria eua uma bosh de 55 amperes comprada a 2 anos atraz e coloquei uma emprestadas de 60 amperes tb bosh em perfeito funcionamento , e funcionou muito bem , mas mesmo assim quando forcada em varias partidas ele apresenta o mesmo defeito nega o giro do motor , percebe-se q aciona o automatico engrena o bendix mas nao gira , ai experimentei soltar o carro so um pouquinho e giro a chave ele funciona , sera q e so casualidade neste caso ou sera q tem algum outro defeito alem do eletrico tb , ou sera q ainda tenho um motor de arranque ruim , me ajudem se puder pois , nao quero ficar trocando tudo nao , ( obs…. minha bateria em todos testes q fiz em varias empresas de baterias com aquela ferramenta q parece um carregador de bateria ele assume no ponteiro do relogio acima dos 330m.a eu acho) obrigado amigos se puderem me ajudar o quanto antes a devendar este misterio ficarei grato …………….

  99. Taibo disse:

    Tenho um golf 4 motor 1.8 caixa automatica,tirei a caixa para trocar vedante que deixava escapar oleo,quando voltei a montar o carro so andou 2km e nao aceita mais engrenar nenhuma nao arranca nem no D nem no 2.ajudem me o k faço é a segunda caixa a montar e sempre sai com 2 pernos da prença partido.

  100. elizeu marques disse:

    ola amigo tenho um motor de partida que nao consigo rezolver o seu defeito ja fiz tud troquei induzido dele as buchas beniz automatico garfo tudo que vc possa pensar troquei a bateria dele so que ele nao vira quando vc da partida parece que patina o benix e fais um barulho muito chato e nao pega se vc enciste algumas vezes ele nem da mais partida no carro so que vc coloca a bateria em outro carro ele da partida normal as vezes com muito custo ele ate chega a dar uma partida mais isso e com muita luta oq eu faço me diz

  101. wagner jansel disse:

    Olá, tenho um gol g3 1.6 com ar 2000, ao girar a chave o motor de partida faz uma barulho sec e longo mas ao tentar de novo o mesmo liga normalmente, um mecanico me falou q trocando somente o “benix” ele já é resolvido. Esse serviço é confiável?

  102. rony disse:

    bom dia, tenho um corsa 2000/2001wind, quando dou a partida no motor de arranque, a corrente ta indo la encima, e cabo ta aquecendo muito alem do normal o q pode ta acontecendo.
    ha e quando o mortor ta quente ele demora pegar. flww

  103. Eduardo disse:

    Tenho um Gol G3 2001 Plus… de vez enquando ele não pega…mas ele nem dá aquele normal TEC TEC … simplesmente você gira a chave e nada…todas as luzes acendem e a bateria é nova…até parece que está com a corrente cortada…as vezes após girar a chave umas 5 a 8 vezes ele pega…mas na maioria das vezes só no tranco…o pior é que depois que ele pega, chega a ficar de 15 a 20 dias sem apresentar o defeito, utilizando o carro na mesmas condições.

    O que poderia ser ?

  104. david maceio disse:

    tenho um celta 2004/2005 vhc a gasolina, e to com um problema parecido ponho a chave na ignicao abro espero a injecao disparar e na hora de ligar nao pega, tento 3 a 4 vezes ai pega o carro, o que deve ser o automatico,?

  105. ivanildo disse:

    como resolver o jogo que tem na alavanca onde passa a marcha meu carro e um
    fiesta 97 .

  106. cristian disse:

    ola tenho um voyage 84 tenho um problema q ninguem consegue resolver
    quando ta com motor frio ele pega na hora mas quando ta quente elefica virando arranque bastante tempo para pegar.ja troquei carburador ´:bobina de ignição eja levei pra 3 mecanico
    que nao conseguirao resolver

  107. Armando disse:

    Olá. Meu santana 96 resolveu nao funcionar de vez em quando.
    Misteriosamente estaciono o carro em algum lugar e quando volto o maldito não funciona, ele vira a chave ascende todas as luzes, quase pega e……nada. As vezes com muita insistencia o carro pega bem instavel quase morrendo e depois estabiliza. Na ultima vez que o carro nao funcionou chamei um socorro da auto eletrica,ele simplesmente entrou no carro e deu a partida normalmente, como se o mesmo nao tivesse apresentado nenhum defeito a 20 minutos atras. O carro está numa auto elétrica a dois dias e eles não conseguem achar o defeito, e muito menos simular o defeito.
    O que pode ser que esta causando isto? Estou enlouquecendo sem minha condução. Agradeço desde já pela sua atenção.

  108. Rodrigo disse:

    Bom dia !
    Meu corsa 95 motor 1.4 quando ligo, ele fica acelerado e quando ando com ele e acelero de inicio a aceleração dele cai muito depois ela começa a acelerar de novo e com carro desligado ele ta descarregando a bateria pode ser problema com aterramento do carro.

    Obs: Ja levei no eletricista disse que o carro ta carregando legal ja fiz limpeza de bico ja troquei velas troquei sensor tps e manqueiras, filtro de conbustivel.

    O que mas pode ser me ajudem ai desde ja agradeço vlw.

    Rodrigo

  109. Karl disse:

    Troquei pessoalmente o comutador de ignição do meu Logus 96.
    Estou achando que ele está em posição errada, porque sempre depois de 2 ou 3 dias a Bateria descarrega.
    Ao recolocar a Bateria depois de uma carga, mesmo sem chave na ignição, escuto um barulho perto da injeção.
    Isto é normal ?
    Muito obrigado

  110. marcos disse:

    boa tarde amigos tenho um peugeot ano 1999 ,é um acrro bom mas quando da defeito so Deus para ajudar ja o levei no mecanico ja foi trocado varias peças ja o levei na auto eletrica ja trocou cabos nao tem mais o que trocar pois meu carro so pega empurrando se parar tem que empurrar novamente , passa corrente normalmente ,motor de partida foi trocado ,bateria ok , existe algum outro ponto de partida que devo mandar olhar Obrigado

  111. marcos disse:

    Boa tarde amigos tenho um peugeot 99 esta com um problema que nem o mecanico resolve e nem o auto eletro o carro nao pega ja foi trocado todas peças apara teste e nao pegatem que empurra-lo ai segue enfrente ao para nao pega mais , por favor tem alguma outra peça de devemos olhar ou trocar
    Obrigada

  112. luiz henrique disse:

    Boa tarde! tambem tenho um palio 1.6 16v motor torque ano 96, quando frio pega facil mas quente pareçe que a bateria esta fraca pois ate enfraqueçe as luzes informativas do painel. ja foi feita troca de bateria e motor de arranque gastei 450,00$ o problema continua. o que poderia ser? APROVEITANDO OPORTUNIDADE, FIZ RETIFICA DESTE MOTOR MAS ELE NÃO ACEITA LENTA AFINADA FICA SEMPRE DANDO UMAS TREMIDAS, TROCAMOS TUDO ATE NA CENTRAL FOI FEITO REPAROS TEM UMA ENGRENAGEM MAGNETICA QUE FAZ LEITURA DA LENTA TAMBEM FOI FEITA SUA TROCA, A PEÇA PARECE ORO, SUA MEDIDA DE 28 MILIMETROS MUITO DIFIÇIL DE ACHAR, NEM ASSIM SOLUCIONOU PROBLEMA. O CARRO RESPONDE BEM ACELERAÇÃO MAS A LENTA DEIXA A DESEJAR. OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA SE POSSIVEL.

  113. Cristiane disse:

    Oi bom dia, Tenho um Gol bolinha ano 98 1.0, de uns dias pra cá tem dado problemas na hora de ligar, a bateria é nova (o rádio do carro está funcionando normal), mais outro dia fiu ligar e nada a chave gira mais o motor não dá nem final, está fazendo um barrulhinhos no volante, e o som do alarme está diferente, qdo aperto o alarme o som está diferente e faz barrulho no volante. Outro dia meu marido empurrou pra tras e pra frente e pegou. Mais agora ele não está pegando mais, nem sinal.

    Por favor me ajudem. Obrigada.

  114. Paulo disse:

    Amigão, tenho um passat 86 iraquiano a gasolina que antes não era assim, mais agora logo pela manhã com o carro frio, bato a chave para liga-lo e ele pega mais fica falhando como se fosse carro a alcool…

    me disserem que poderia ser carburador…

    mandei recondicionar e ficou muito bom, mais o defeito permace´e já fiz varios testes como vela, bubina, caixa ingnição, cabo de vela enão sei maiso que fazer…

  115. Vicente disse:

    O meu Gol tava com um problema parecido. Quando frio pegava legal , mas só de dar uma volta no quarteirão e esquentar ficava fazendo um toc toc e parecia ser o automático, as vezes pegava e as vezes fazia esse toc toc , depois de insistir muito mpegava. troquei tudo que tinha direito , até o arranque e não descobria o defeito.Finalmente meu eletricista disse se colocasse um relê de partida ligado no positivo da bateria e mandando para o arranque ia acabar, ele já tinha feito em uns 5 santanas com o mesmo sintoma. Foi tiro em queda, apoós colocar o tal relê nunca mais aconteceu o problema. Já se fez uns 9 meses e até agora tá filé , sem stress. é certeiro esse relê resolve mesmo.

  116. LUIZ HENRIQUE disse:

    Boa noite, tenho um palio 1.6 16v ano 1996 motor torque, ele quando aquece dentro normal não pega com facilidade, ja fui ao eletrecista e retifiquei o arranque, segundo ele agora terei que comprar outro arranque da bosh, isso procede? os arranques originais de fabrica não durao tanto assim?. ESSE MESMO CARRO TAMBEM APRESENTA UM PROBLEMA DE FUNCIONAMENTO, MARCHA LENTA FALHANDO COMO SE TIVESSE UM BICO SUJO OU VELA FALHANDO. FOI FEITA RETIFICA TOTAL DESTE MOTOR E NEM ASSIM O PROBLEMA FOI RESOLVIDO, TROQUEI VELAS, CABO, BOBINA, ATE UMA ENGRENAGEM MAGNETICA JUNTO COM SENSOR DE LENTA, ESTA ENGRENAGEM FICA JUNTO A CORREIA DENTADA E SEU DIAMENTRO DO EIXO E DE 28 MILIMETROS, COISA RARA DE ACHAR, ATE NA CENTRAL FOI FEITO REPAROS POIS SEGUNDO ELETRECISTA JUNTO AO MECANICO ELA ESTAVA EM CURTO.MESMO DEPOIS DE GASTAR TANTO O CARRO CONTINUA RUIM NA LENTA FICA MANCANDO MAS ACEITA ACELERAÇÃO NORMALMENTE. SERA QUE PODEM ME AJUDAR. DESDE JA AGRADECO.

  117. cristina disse:

    Olá,tenho um Kadett 97 já troquei o alternador comprei uma bateria nova só que ele está com problema pois ligo ele e ao sair não posso confiar pois quando paro com ele e depois vou ligar ele fica como se estivesse descarregado a bateria mais ao verificar a bateria ela está carregada só que ele não liga mais o que será?

  118. jobar marin disse:

    C meu carro etiver com motor de arranque pifado,sera possivel o carro apagar ou uma coisa não tem nada a ver com a outra???Tipo, meu carro ta com o arranque pifado e fasso o mesmo,pegar no famoso “tranco”,por causa do arranque pifado ou queimado ele apagaria???

    Muito obrigado!!!

  119. Alexandre Macedo disse:

    Prezado. Gostaria de receber caso tenha a vista explodida da tranca de direção que fica na coluna do volante do fusca fusca. Grato

  120. Alexandre Macedo disse:

    Prezado. Gostaria de receber caso tenha a vista explodida da tranca de direção que fica na coluna do volante do fusca fusca. Grato alexandre

  121. Priscila disse:

    Olá, pessoal meu carro é um gol g3 16v nunca tinha acontecido isso ,liguei o carro e não deu partida o carro não pego o que pode ser? Se algué poder me ajudar agradeço!

  122. leo disse:

    Tenho um gol g IV 2006, estava chegando em um estacionamento de supermercado quando ainda nao havia parado, com o carro em movimento, ele derepente desligou, quando o carro parou totalmente ache que so havia estancado, mas quando tentei ligar, o carro ate deu sinal de pegar normal, mas no entanto não pega de jeito nenhum. Voce liga na chave, ele faz o barulho de ligar, mas não pega, o que pode ser isso??

  123. Junior disse:

    Olá!

    Mwu carro é um vw apollo motor AP 1.8,quando o carro está frio pega de primeira pode estar o frio que tiver sem problemas,mas quando o carro esquenta tá é um parto não pega de primeira tem que ficar dando na partida até ele pegar parece que o arranque vira mais devagar,detalhe o carburador foi todo retificado,as velas,os cabos e a bobina novas (bosch)me falaram que é o arranque que quando o carro esquenta ele se dilata e fica pesado para girar será que é mesmo.
    Depois que o carro esfria pega de primeira.

  124. Kleber Takahashi disse:

    Tenho uma Caravan 85 6cc a alcool, com o motor de arranque Delco Remy novo, só que quando ligo o carro faz um barulho de cremalheira, mas como não estava fazendo esse barulho antes de fazer todo o motor de arranque, eu não sei o que pode estar acontecendo. Obs: o motor está bem fixado e todos os cabos estão ligado corretamente.

  125. carlos alberto disse:

    tenho um clio 2002 quando giro a chave o motor nem fais barulho de ligar o que pode ser

  126. quando eu giro a chave o motor nem gira, aue pode ser

  127. meu carro e um renoult clio 2002 quando ligo o carro o motor nem gira o que pode ser

  128. José Cícero disse:

    Peço informações sobre mototr de partida.

  129. José Cícero disse:

    As informações é sobre escovas de motores de partida.
    Onde posso encontrar ditribuidores em Recife – PE

  130. Romeu Honorato disse:

    Ola bom dia, tenho um peugeot 206 1.0 16V 2001, ele teve problema no arranque levei no eletricista
    ele trocou o carvão e o carro voltou a dar partida novamente, só que, quando o tempo esta frio o carro custa a pegar “mas da a partida normalmente” , as vezes nem pega, ai tenho q dar um tranco nele de leve.Obs mas ele so custa a pegar de manha e quando esta frio e só na primeira partida, depois o restante do dia pega normalmente, levei no mecanico essa semana ele me disse q era a bomba de gasolina q estava fraca troquei mas não resolveu o problema, entao quando esta calor o carro pega normalmente, tempo frio nao pega de jeito nehum pior q carro a alcool.Poderia me ajudar?

  131. kassio disse:

    Tenho um gol 1.000 95/96 – CHT 8 válvulas.
    As vezes ele falha enquanto estou andando e as vezes não liga. Tem arranque mas não liga.
    Em outras vezes, tudo transcorre normalmente.
    Troquei velas e cabos, limpeza de bico e filtro do tanque de combustíveis, acertei o ponto.
    O que pode ser?
    Grato.

  132. adivilson borges disse:

    comprei um astra 99 completo mais ja troquei 3 baterias,nao tem consumo e alernador carrega normal cada 2 ou 3 dias a bateria descarrega completa. ja levei em 4 auto eletricas e ninguem descobre a doença dele, geralmente descarrega de noite quando estaciono no meu trabalho e de manha depois de 12hrs parado nao pega. dou um tranco ou faço chupeta com outra bateria e ele funciona normal.as vezes o motor da bomba da direçao faz um barulho forte como se liga se uma turbina, como um ventilador aumenta de velocidade. estou pensando em instalar uma geral para desativar a bateria sempre que paro. preçiso urgenta de ajuda. abraço

  133. Bruno disse:

    qual é ordem do cabo de vela de um versallies 2.0? AJUDE-ME POR FAVOR .

  134. milena silva disse:

    oi pessoal preciso urgente de ajuda, tenho um corsa 96 ele pega normalmente
    quando ando mais ou menos 5 km ele para sozinho e tenho que jogar
    o carro pro acostamento ja passou por 3 auto eletrica ja foi trocado a
    bomba de gasolina foi feito limpesa de bicos toda vez que morre acende a luz de
    anomalia da injeçao limparam a menoria e nada me ajuda por favor
    eu so pego todos os dias as 16 hs para buscar filhos na escola
    estou preocupada pois ando 16km todos os dias e ando em rodovia.
    O que sera que acontece? Made resposta pro meu email, obrigada

  135. Caio disse:

    Tenho um Logan 1.6/’16v ano 2008, primeiro quebrou a caixa de marcha tive que trocar, mas logo depois quando vou ligar o carro faz um barulho muito alto, creio que seja no motor de arranque, tenho que troca-lo ou da para consertar?

  136. Josy disse:

    Olá,

    Tenho um peugeot 206 que está com dois problemas. O 1º é que sempre aparece no visor anomalia anti-poluição e o carro fica fraco, para do nada. Já levei em vários mecânicos e ninguem conseguiu resolver este problema. Já gastei mais de 1.500,00. Nesta semana logo cedo fui dar partida e não funcionou. Levei no mecânico e ele disse que o problema agora é outro, motor de arranque, só que em menos de dois meses eu já tinha trocado. O mesmo está cobrando mais R$280,00. Por favor, não aguento mais gastar tanto dinheiro e ninguem consegue arrumar este carro. Podem me ajudar?

  137. hebert disse:

    meu bendix travou e eu queria saber como que eu fasso para trocar essa pessa?

  138. hebert disse:

    é um logus 93

  139. Leônidas disse:

    Olá galera, vou dizer a minha experiência quanto à este problema que me assombrou por 1 mês. O veículo quando frio ligava de primeira e no estalo, sem erro algum, era muito rápido, bateu a chave e ligou. Mas quando esquentava, ele simplesmente não virava mais, parecia que a Bateria tinha ido pro espaço. Vamos aos dados:

    VEICULO: SPACEFOX 2006/2007 CONFORTLINE

    - O primeiro sintoma do problema foi detectado quando fiz uma viagem a pouco mais de 1 mês de cerca de 800KM, ao chegar no destino, parei o carro em frente ao apartamento onde iria me hospedar, daí desliguei o carro, e aí vi que eu tinha uma garagem, então precisei religar o carro 2 minutos após a chegada, ou seja, o motor estava muuuuito quente, depois de rodar 800KM, simplesmente não virou, o motor de arranque ficou tão pesado que parecia que a Bateria tinha caído.

    - Pois bem, não insisti no arranque, passados uns 10 minutos, bati a chave, e logo ele virou, mas ainda pesado, quase que não virou.

    - Pensei comigo, a bateria deve ter ido pro espaço, pois como eu posso ter andando 800KM e chegar aqui e ela descarregada. Não tem como!

    - Bom, lá nesta cidade, o carro não apresentou mais este problema, andei por diversas vezes, mas não sei precisar se precisei religar o motor ainda quando quente.

    - Depois retornei à minha cidade, outros 800KM. E nem percebi o problema novamente.

    - Porém umas 2 semanas depois, aqui dentro da minha cidade mesmo, o carro conseguiu me deixar na mão 2x na rua, com o mesmo sintoma aprensentado na viagem que disse acima.

    - Daí decidi levá-lo a um mecânico

    - Vamos aos fatos agora então… HEHE chega de história!

    —– Ao chegar na mecânica elétrica de minha confiança, um “novato” que eu não conhecia, começou analisar o veículo, mas como era de manhã cedo, e a mecânica elétrica fica a pouco mais 100 metros de minha casa, o veículo nem teve tempo de esquentar para apresentar o problema, e o mecânico “novato” começou a realizar os testes de voltagem da bateria e outros testes, e nenhum problema foi detectado. Ele bateu na chave por mais de 15x e o veículo pegava de primeira sem problemas. Mas aí eu perguntei a ele.. Como que pode esse carro estar me deixando na mão? Daí ele começou a fuçar lá novamente naqueles aparelhos que demonstram voltagem, e viu que minha bateria é perfeita “MOURA” com 1 ano de uso, tudo impecável, com carga máxima e testes de stress da bateria suportando normalmente quando exigida com um equipamento que não sei o nome. No final ele disse: “o problema é a frente do seu aparelho de som”, eu fiquei abismado, e disse, “faz 4 meses que comprei isso”, “será que é esta merda que tá me deixando a pé mesmo?”, ele respondeu: “é, a frente está roubando carga da bateria, pouca mas está roubando”; Ele me perguntou se ao parar eu retiro a frente do som, e eu disse que nunca tirava, pois jamais paro o carro em via pública, sempre em garagens, daí ele falou: “é esse o problema, pode começar a tirar a frente do som que não vai mais ficar a pé”

    —– Fiquei pensando naquela solução que o “novato” sugeriu sobre o som, e de raiva, não liguei mais o aparelho por 2 semanas, e o carro não apresentou mais o problema, porém sempre andando em distâncias curtas, não aquecendo o motor suficientemente.

    —– Até então, precisei fazer uma viagem curta, e sem o bendito som, e voulá, o carro parou novamente!!!! GRRRRRRR!!! Não acreditava no que acontecia, tive que pegar o carro no “tranco”.

    —– Cheguei à conclusão que se o motor esquentasse muito, era fato de ele não pegar novamente, pelo menos até ele esfriar.. Então, pensei.. Eu preciso chegar na mecânica elétrica com o carro apresentando o problema, para que os testes sejam feitos no mesmo momento, para que o mecânico possa detectar a fonte do transtorno. E foi o que fiz!!!

    —– Às 7 da matina, já enjuriado com o veículo, peguei ele, e fui “acelerar” pelas rodovias próximas à cidade, só de “terceira marcha” e “quarta marcha”, e pensando “agora vamo ver se esse desgraçado vai pegar na frente do mecânico… Ele vai esquentar bunito dessa vez… Então, rodei por cerca de meia hora forçando o equipamento a se aquecer o máximo que pudesse, e quando senti que o veículo já bastava de quente, corri dali mesmo para a oficina elétrica…

    —– Chegando lá, logo já enfiei ele lá dentro da oficina, onde ele poderia ficar parado por um tempo, sabendo que se eu o desligasse ele não iri mais funcionar.

    —– O mecânico “novato” estava lá na porta, e um mecânico “experiente”, digamos um “Lord”

    —– Desliguei o veículo, e falei, na frente dos dois: “AGORA ELE NÃO VAI PEGAR”

    —– Bati na chave e num é que o maldito PEGOU de prima?

    —– Falei logo com o mecânico, “PQP!!!! Esse carro tá de sacanagem comigo”

    —– O “experiente mecânico” falou: “espera, desliga novamente, e espera 1 minuto, e tenta ligar novamente”

    —– Dito e feito, o “CARRO NÃO VIROU MAIS”

    —– Nesse momento eu tive um alívio, “AGORA ESSE DESGRAMADO DEU PROBLEMA NA FRENTE DOS MECÂNICOS, AGORA ELES VÃO TER QUE DESCOBRIR O QUE É”

    —– E de cara já tentamos virar a chave cerca de 5x e o motor pesadíssimo nem respondia, e logo fizemos um teste de STRESS na bateria, que acusou que a sua carga estava perfeita, “CHEIA”

    —– Foi testado a voltagem com o veículo desligado, e tentando virar a chave, e demonstrava nos aparelhos que a bateria ainda assim, estava apta a virar o veículo..

    —– O “novato” mandou eu acender o farol, e bater na chave, e o veículo quase que se apagou totalmente, inclusive os faróis…

    —– O “novato” chegou à conclusão que era a bateria que quando aquecia, não estava “amperando” o suficiente…

    —– Mas o “experiente” disse: “NÃO É A BATERIA”

    —– Eu disse: “É O QUE ENTÃO DIAXO???”

    —– É o motor de arranque, está digamos “FROUXO”

    —– Deixe o veículo aí que iremos desmontar algumas partes para ver o problema..

    —– Logo estava na minha hora de ir para o trabalho, e deixei o infeliz lá…

    —– Na tarde mesmo daquele dia o mecânico “experiente” me ligou dizendo: “seu carro tá pronto”

    —– Eu pensei: “PQP!!! O cara nem me passou o orçamento, tô ferrado!!!!”

    —– Cheguei lá e tinha uma notinha das peças que o mecânico substituiu dentro do motor de arranque, pregado no para-brisas do veículo.. E constava os seguintes itens:

    —– “ESCOVA DE ARRANQUE”, “BUCHA BOSCH”, “BUCHA RETENTOR” e óbvio “MÃO DE OBRA”

    —– No precinho de R$152,00

    —– Logo fui a procura do mecânico “experiente” e ele logo me disse, era aquilo mesmo que te disse, a bateria está perfeita, fiz os testes com os cabos, e nada de errado, quando abri o seu motor de arranque, ele estava “feio” “muito feio”, trocamos as partes constantes na nota, e você pode ir lá virar a chave pra ver a diferença.

    —– Então pessoal, posso dizer: quando fui lá virar a chave parecia que tinha tirado o carro novamente da concessionária novo, pois eu já até havia me esquecido como era o som do motor de arranque zerado… Senti a diferença já no primeiro momento, o som mais fino, liso, e levinho de virar, e nenhuma luz do painel, e nem interna do veículo “diminuía” com o acionamento da partida, ou seja, o motor de arranque tava leve!

    —– Bom já fazem alguns dias, e já fiz o mesmo teste de aquecer o motor, parar e depois de alguns segundos bater na chave, e o carro tá pegando leve e de primeira…

    —– Acho que o “experiente” fez um bom trabalho, e espero que quem leu este texto chato até aqui, tenha paciência, que o problema do seu carro irá aparecer…

    Abraços a todos!

    • Guilherme Lopes disse:

      Leônidas,
      Realmente o modelo de motor de partida que vai instalado no seu carro, ocasiona alguns problemas assim. As buchas deste motor de arranque (principalmente a do focinho) se desgastam muito rapidamente provocando um maior atrito das peças internas do arranque e consequentemente dificultando a partida.
      Fico feliz por ter conseguido solucionar seu problema e agradeço pelo seu relato, com certeza ele vai servir para outras pessoas que visitam o Dicas mecânicas.

  140. vinicius disse:

    BOA NOITE QUERO OBTER UMA RESPOSTA,TENHO UM CARRO VECTRA 95 TIVE QUE TROCAR A PLANETARIA E A ESCOVA POREM MEU CARRO DEU PARTIDA.NEM PASSOU DUAS SEMANA MEU CARRO ACENDE O PAINEL MAIS NÃO DA PARTIDA ,O QUE DEVE SER O PROBLEMA SE AS PEÇAS E SUPER NOVAS.AGUARDO RESPOSTA.

  141. osvaldo disse:

    Galera, boa tarde.

    Tenho um Gol G2 98, e comprei usado do meu cunhado.
    Eu pego o carro todo dia, pra não deixar o coitado parado, enquanto o seguro não sai, o problema, é que as vezes, ele simplesmente não liga, acende as luzes do painel, a bateria é nova, mas o carro simplesmente não liga, se eu saiu, deixo ele parado um tempo, ele resolve pegar. o que pode ser? o mecanico falou que pode ser motor de arranque, mas que eu precisaria deixar o carro para ele olhar, se não poderia ser desperdicio desmontar o motor e não ser ele.

    Outra coisa que tem acontecido, é ativando ou desativando o alarme, as vzes alguma das luzes de seta ficam “travadas” acesas, me obrigando a ligar e desligar até que apaguem.

    Obrigado.

  142. Henrique disse:

    Olá, tenho um clio 1.0 8v 2005 e ao dar a partida com o motor frio, faz um barulho/arranhada do tipo “nhééééé”. Depois, com o motor quente não faz, suspeito de algo no motor de arranque, seria algum reparo simples de se fazer? Poderia me dar uma dica? Obrigado

  143. Rafael disse:

    Boa tarde,tenho um Civic 2001 MT,ele veem apresentado o seguinte problema,de vez em quando,eu bato a chave para liga-lo e nada acontece,dou um pequeno tranco o carro pega normalmente,logo apos o tranco,eu o desligo e ligo novamente na chave normalmente,mas,se deixar passar um tempo tempo,se bater na chave ,ele nao liga,ou seja,nao ha sinal o motor de arranque,so pra constar,não ha problemas com a bateria ou fusiveis, isso esta me deixando louco,ja que vi que o motor de arranque do modelo do meu carro custa em media 700,00,enquanto o de um new civic é quase a metade do preço,se alguem puder me dar uma ajuda,ficarei muito grato,abraços

  144. Marcos Cardoso disse:

    Boa tarde,

    Tenho um escort europeu ano 96, tem ocorrido o seguinte problema com meu carro, à cada 4 meses tenho que trocar a balança, por último me foi dito que o problema estava no amortecedor, troquei os amortecedores e quinze dias depois as duas balnças foram pro saco, sempre compro do fabricante COFAP, se alguem puder me dar alguma dica agradeço, pois está complicado resolver esse problema.
    Foi feito após a troca dos amortecedores e pivos, todas as outras peças do conjunto de suspenção estavam OK. e também foi feito alinhamento, balanceamento e cambagem.

    Obrigado,

  145. fernando disse:

    tenho um celta ano 200 ele quando vou ligar o painel fica fraco e o carro n liga pode me ajudar

  146. Fagner disse:

    Li o depoimento de Leônidas e é igualzinho ao meu! Porém, tenho um fox 1.6 2010/2011 e após uns 2 meses de comprado vem apresentando estes mesmos sintomas.
    Já levei 3 vezes na concessionária e lá não identificam um problema, dizem que está tudo OK!
    Só fiquei intrigado com uma coisa! Será que com tão pouco tempo de uso um problema deste tipo pode acometer um veículo com apenas 5000 Km rodados?
    Quando viajo e ele aquece, ao girar a chave parace que não tem motor de arranque! E a uns 20 dias atrás amanheceu com a bateria zerada!
    Alguém pode me ajudar?

  147. carlos ferreira disse:

    Ola tenho um polo 2002 e ele apresenta o memo defwito ja citado,de manhã ele pega normal,dai eu rodo um pouco e estaciono e quando vou ligar ele não pega,fica como se o motor estivesse pesado,gostaria de saber se um rele de partida resolveria,ja testei a pressão da bomba,bateria e está tudo normal.

  148. Pâmela disse:

    Olá tenho um Ford Ka 1998 endura-e efi…… e recentemente estava com problemas na parte eletrica (bateria, alternador etc) foi para concerto voltou ok.. passou os dias ai ontem meu marido foi trabalhar com o carro foi e voltou normalmente mas quando foi ao médico de tarde ele me disse que o carro não queria dar partida acendia as luzes do painel tudo normalmente, mas que o carro não pegava e que deu uma pane no alarme do carro…gostaria muito de saber a opinião de alguém sobre as possíveis causas.
    Desde já agradeço.

  149. EDSON disse:

    QUERO SABER SE UM CARRO COM INJEÇÃO ELETRONICA, QUANDO FICA EXPOSTO AO SOL POR MUITO TEMPO, PODE TRAZER ALGUM DEFEITO

  150. geisa disse:

    Boa tarde gostaria de uma ajuda tenho um ford ka 98 ele começou a dar problema comeuçou a ficar fraco e engasgar, troquei o cabo as velas e a bomba de gasolina ficou tudo ok pensei que o problema tivesse sido resolvido mas passado um tempo o carro deu pani não pegava de jeito nenhum levei no mecanico e erra a bomba de gasolina novinha que um outro mecanico instalou errado e queimou a tampa. Ele arrumou e o carro ficou belezinha mas passou um tempo continuou o mesmo problema ficou fraco não tinha força pra nada quando ia ligar ele de manhã parecia que ele ia morer aceleração muito fraca depois forte e logo uns minutos ficava normal. Passou um tempo ele estava fraco levei no mecanico e ele trocou um negocio que passa o combustivel ficou zerado com uma força total mas 3 meses pra ca ele voltou a ficar fraco ja troquei cabo, velas, limpeza de bicos mas continua na mesma o que pode ser?

  151. Daniel disse:

    tenho um opala 92 o motor de arranque estava com as escovas gasta subistituir e ele funcionol e parol o automatico empurra mas o induzido não roda e aquece o cabo quase derrete

  152. boa tarde.

    tenho um corsa hatch 2005 completo, e depois de um dia de chuva pesada…funcionando corretamente, estacionei em minha garagem e não pegou mais… ele tenta pegar…mas não vai…começa a dar um “pipocos” no cano de descarga… já troquei bateria e nada tambem.
    O que pode ser ?

    desde já agradeço.

  153. Anderson disse:

    Bom. O carro quando está com o motor frio ele pega normalmente, depois de andado alguns quarteirões de distância, se ele for desligado não pega mais, mas se empurrá-lo ou tentar empurrar, ele pega normalmente, há suspeitas que seja algum mal contato na parte elétrica. O que posso fazer para resolver isso?

  154. Anderson disse:

    Fiat Palio 96: quando está com o motor frio ele pega normalmente, depois de andado alguns quarteirões de distância, se ele for desligado não pega mais, mas se empurrá-lo ou tentar empurrar, ele pega normalmente, há suspeitas que seja algum mal contato na parte elétrica. O que posso fazer para resolver isso?

  155. André disse:

    Boa noite, olha tenho um palio 2001 fire quando passo de marcha se faz um estalo até de vez enquando quando giro o volante, o que pode ser?

  156. Alvaro Eustaquio dos Santos disse:

    Bom dia, tenho um Gol 8V 1.0 e quando frio ele pega normal, ja quando aquece ele não pega, dou o primeiro acionamento le normalmente, quando dou a partida da como se não tivesse bateria e apaga todo o painel.
    Se vocês puderem me ajudar ficarei muito agradecido!

    Álvaro Eustáquio dos Santos

  157. paulo21 disse:

    bom dia alguem pode me falar onde fica o rele de seta da iveco/;]

  158. Silvia disse:

    Tenho um gol G4 2006 e de uns tempos pra cá o barulho do motor esta igual ao da brasilia. O que pode ser o problema?

  159. romário disse:

    meu gol quadrado esta com o pinhão passando direto rodando sozinho,sera que esta gasto.

  160. marcelo disse:

    ola, tenho um corsa, e quando ele fica muito tempo exposto ao sol nao pega e jeito nenhum na partida, tenho q abaixar os vidros e esperar um tempo, ate pegar. o que poderia ser o problema?
    obrigado

  161. artemio disse:

    tenho um escort hobby 96 1.0, o fio da solenoide de lenta da parte elétrica se rompeu, sendo assim, eu o isolei. depois notei que a luz do painel correspondente a bateria ficou acesa. ter isolado o solenoide pode ter trazido algum dano a bateria?

    Desde Já Obrigado!

  162. artemio disse:

    olá tenho um escort hobby 96 1.0, o fio da solenoide de lenta da parte elétrica se rompeu, sendo assim, eu o isolei. depois notei que a luz do painel correspondente a bateria ficou acesa. ter isolado o solenoide pode ter trazido algum dano a bateria?

    Desde Já Obrigado!

  163. David Rodrigues disse:

    Boa tarde, eu tenho um fiat uno eletronic modelo 1995, algumas vezes quando eu paro o carro ele simplesmente não liga! Isso me é estranho pois a bateria é nova de uma marca de qualidade, o alternador funciona e todos os componentes do carro recebem energia ( painel, vidros elétricos, travas elétricas ), e apenas e simplesmente o carro não dá nenhum sinal de vida. Somente depois de um bom tempo ele liga e isso quando eu mecho em alguns fios de contato, mas nem sempre.
    o que pode ser isso? Desde já agradeço.

  164. vanderlei disse:

    bom dia ; tenho um corsa classic 1.0 , 2003 se eu fica mais ou meno uns 3ou4 dias sem liga a bateria arreia isso é nomal ? o quer pode ser (o carro tem alame )mais nada. obrigado .

    • Guilherme Lopes disse:

      Vanderlei,
      a duas possíveis causas para este tipo de problema:
      1- Bateria com problema;
      2- Fuga de Corrente, geralmente provocada por algum consumidor eletrico (alarme, dvd player, rastreadores, etc) com defeito.
      o melhor é levar a um eletricista para que o mesmo avalie uma destas duas opções.

  165. Rafael Miyadeira disse:

    Ola,
    Tenho um Escort Sapo 1.8i Alcool Ano 94. Estou andando normalmente com ele, mas quando vou parar em algum lugar, tanto semáforo ou etc, ele ameaça morrer. Ai ele volta ao normal depois. Não sei o que eh. Ja fiz de tudo para resolver esse problema mas ele persiste. Se vocês puderem me ajudar, ficarei muito grato.

  166. mauricio disse:

    eu tenho um logus vw 94 motor ap 1.8 coloquei um motor de partida novo original e ele ainda ta insolando nao pega na partida o que sera?

  167. jean disse:

    Bom Dia

    Tenho um problema com meu ecosport.

    Quando vou dar a partida o motor de arranque faz aquele barulho como se tivesse arriado a bateria e o painel se apaga por completo, só religa o painel depois de volta a chave a posição original e ligar novamente.

    Lembrando que ja coloquei outra bateria mas o problema continua, será que meu alarme esta bloqueando a ignição???

  168. Mamoel disse:

    Olá, tenho um fiai uno eletric 94, e quando ligo a chave houve um barulho que parece que vem do motor, o barulho que se houve é tec-tec, e amenta quando aumenta a rotação, o que será isso? motor de arranque ou pino de biela? Por favor se alguém souber me ajude?

  169. CRISTIANO disse:

    TENHO UM GOLF GLX 2.0 1997 COMPLETO E COM ALARME ORIGINAL DE FABRICA …..TEM VEZ Q VOU DAR PARTIDA ELE COMEÇA A DISPARAR O ALARME….O QUE PODE SER ?
    POR FAVOR ME AJUDE …MSN >> CRIS_LOBO_1996@HOTMAIL.COM

  170. tati disse:

    oi tenho um corsa ret 1,4 ano 1995 coloquei alarme e corta corrente estava tudo normal derrepente o alrme comecou a corta a corrente mesmo estando destivado ..e agora nem consigo virar a chve pq nao liga o carro o que devo fazer

  171. jose manoel disse:

    comprei um nissan marchi sr 1.6 pela manha ao dar partida o carro em marcha lenta, segundo depois ele da um estalo e sobe a marcha ate atingir o ideal, pergunto, esse estalo e normal ou e defeito?

  172. Sérgio Marinho Schuch disse:

    Prezados Amigos do Clube do Fusca..
    Estava com problemas no motor de arranque do meu Fusca
    1300 1978. Eu levei meu fusca numa elétrica e me foi cobrado
    o seguinte: Porta escovas genericas 101/4 R$ 26,00
    Automático Genérico R$ 59,00
    Mão-de-obra R$ 65,00
    TOTAL: R$ 150,00
    Nesta mão-de-obra está incluido
    fazer pegar o carro que não era ligado a 1 ano.
    Funcionou beleza…pergunto: PAGUEI O PREÇO JUSTO?
    Muito obrigado..Sucesso a todos os Fuscólogos…

  173. marcelo disse:

    tenho uma parati 1986 plus, foi retificado o motor dela inteiro faz dez dias, e trocou o motor de arranque tambem, colocou outro (o dela estava ruim), ai começou meu martirio, quando desliga o carro a luz de oleo fica acessa, e a bateria que nao estava boa tambem foi trocada por uma novinha, mas o problema continua, se eu nao desligar o polo da bateria com o carro desligado, o carro so pega no tranco, se ficar o carro desligado por dez minutos sem desligar a bateria, fico sem partida, ai so no tranco, tudo isso começou quando trocou o motor de arranque, serioa ele o defeito ou instalaçao incorreta?

  174. meu gol g3 esta arriando a bateria,meu alternador esta funcionando bem mais quando desligo o carro naum demora muito e ja descarrega a bateria pode ser o motor de arranque isolndo e roubando carga?

    ele soh ameaça no motor de partida mais naum vira?

    pode me ajudar?

  175. bruno felix disse:

    boa noite eu tenho um fiat uno ano 99 acabei de fazer o motor de arranque mais quando eu ligo o carro a luiz do painel acende mais quando eu viro a chave a paga a luiz eo motor nao dar partida so consigo ligar o carro dando tranco alguem pode me ajudar a resolver este ploblema

  176. Delmar disse:

    tenho escort xr3 1.8 ano 90 quando giro a chave nao liga acende as luzes do painel mas
    nao da o aranque quondo da demora ate ligar o motor , as vezes da tec tec quando giro
    a chave o que pode estar acontecendo.

  177. vanceci disse:

    ola amigos tenho um santana 93 mas ele deu um defeito , o defeito e partida quando ela estar fora do local fuciona bem quando coloco no lugar nao funciona mais, tiro de novo volta a funcionar, tem conrrete tudo certo solto os 3 parafusos afasto a partida da urna ela pega,quando, eu encosto NAO PEGA. o que esta acontecendo abraço?

  178. Sebastião disse:

    Bom dia amigos,
    Estou com uma ranger xlt 2007 – 3.0 eletronic, que não pega quando assiono a chave de ignição, começa dar uns estalos e a luzes do painel ficam piscando e o carro não liga. A bateria é nova, será que é o motor de arranque. Eu posso dar um tranco para que o carro pegue?

  179. Paulo disse:

    Tenho uma Saveiro MI 1.6, gasolina, 1998/1999, quando com motor frio pega normal, mas quando o motor esta quente, tenho que dar umas tres partidas seguidas para ela pegar, já mandei verificar a central e ficou na mesma, alguem tem idéia do que pode ser???

  180. Ednei disse:

    Boa noite, tenho uma ecosport 1.6 2004 que esta com um defeito no bendix do motor de partida, as vezes ele gira em falso e não consegue girar o motor, desmontei o motor de partida mas não estou conseguindo retirar o bendix estragado do eixo pois tem uma trava que não sei como retirar, alguém pode me ajudar?

  181. marcos disse:

    tenho um escort sapão 96,estou com dois problemas,o primeiro é que quando vou dar partida as vezes as chave gira a luz do oleo e bateria acende mais nao da partida,ai tento algumas vezes ou deixo ele dar uma decidinha e solto a embreagem e ele pega,e as vezes pega normal na chave este problema acontece com certa frequencia,e a outra é que o marcador de temperatura sobe mais o caro nao esta esquentando a ventuinha liga normal,oque pode ser nos dois casos,alguem pode me ajudar.??

  182. Michel Duran disse:

    È galera imaginava não passar por isso, mas, passei, o que aconteceu… Fui para o trabalho com meu carro ate aew td bem, nesse mesmo dia saí mas cedo do trabalho e eu iria buscar minha esposa no trabalho dela, eu fiquei com o ventilador do meu carro ligado por algum tempo, ate aew td bem, deu a hora pra eu buscar minha esposa, busquei ela, fomos fazer um lanche, dentro do carro, e retornei a ligar o ventilador, na hora de ir embora, ptz não, o motor não girava, desconfiei que talvez seria bateria, arrumei uns amigos na rua, damos chupeta, tranco e nada, deixei o carro próximo de oficina, chegando la pedi ao eletricista para carregar a bateria, por si carregou mesmo assim não pegou, desconfiaram q fosse falta de gasolina, mas o tanque estava cheio, e continuou com o mesmo problema, aew desconfiei do arranque, eu havia colocado a mão no arranque e ele tava quente saindo uma fumacinha, pelo que vi dos comentários acima eu mesmo posso resolver e economizar pq o eletricista cobrou 60 pila só pra tirar do lugar, ou seja, mão de obra, eu cunhado passou pelo mesmo problema, mas ele disse que a suposta escova, nao se dizer sé está certo, estava suja, ele limpou e continuou td legal, ache que colou ou coisa parecida, qualquer coisa aew me ajudem.

  183. Michel Duran disse:

    Há meu carro é um Suzuki Swift 95.

  184. matheus disse:

    ola tenho uma iveco daily e ao dar partida ele vira bem mas nao vira nada do motor apenas um barulho de algo arrastando dai se tira o caro do lugar com 5 marcha engatada pega perfeitamente

  185. sandro disse:

    meu carro e um logus 96, eu coloco a chave na ingniçao ligo acende normal mas nao da partida o que eu faço.

  186. tenho um monza classic 86. ele da partida mas não pega. coloquei ele no ponto certo.coloquei uma nova bateria .troquei o rotor a bobina nova. por favor se voçê saber algo pra me ajudar e poder me fala eu agradeço.já tentei fazer-lo pegar no tranco mais nem assim ele pega. as vazes no tranco ele pega mas fica cortando a acelerãção. mas eu penso que se ele tem bateria nova não precisa de tranco certo? então oque pode ser?

  187. jair alves bueno disse:

    tenho uma palio weekend 1.6 16v e que quebrou o focinho do arranque e um dente do bends.
    levei na auto eletrica e eles trocaram as pecas quebradas e montaram novamente porem quebrou o focinho novamente ja por tres vezes e eles dizem que é a cremalheira mas nela nao ha nenhum sinal de anormalidade ….e agora oque pode estar acontecendo?

  188. Francis disse:

    tenho um palio fire 2008, e minha pergunta é mais de curioso, eu posso trocar um motor de partida do palio por um do celta por exemplo apenas para mudar o barulho da partida ?

    • Guilherme Lopes disse:

      Francis,
      isto vai depender de muitos fatores para que der certo, como:
      Tamanho do fucinho do motor de arranque
      quantidade de dentes e tamanho do impulsor.
      furação da carcaça e varios outros detalhes.

  189. noany disse:

    tenho um corolla 2007 e ele não quer ligar ou seja quando eu viro a chave , antes pelomenos ele fazia um barulho agora nem isso mais ele faz e o pior é que ele travou de uma forma que não responde mais o sinal da chave que o liga, não funciona o freio ,nem a marcha . Ele a 2 dias atraz não estava assim estava ótimo. Me ajudem o quê o meu carro tem .Obrigada.

  190. Melquy disse:

    olá boa noite.Eo que dizer de um spacefox 07/08?Ja revisei 5 x o motor de partida,e passa tres ou quatro dia pegando facil depois começa tudo novamente?tipo como se a bateria tivesse quase descarregada,mandei olhar cabos,bateria,etc e tudo ok.um detalhe é que tanto faz frio pela manhã como quando esta quente,ora pega excelente como não tivesse nada,mas de repente la esta,o mesmo problema, so que percebi que quando rodo no centro da cidade e ligo com mais frequencia percebo que ele apresenta mais o defeito.

    • Rafael s disse:

      Ola Melqui vc ja resolvel o defeito com seu carro?
      Va ate seu eletricista e peca pra ele conferir o ponto
      mecanico se esta correto se ok
      diga para dar a partida no motor
      sempre posicionando o PMS
      e neste que faz o defeito deste motores 1.6
      Tambem teste aperca de tensao dos cabos da bateria se necessario solde os terminais
      dos cabos.se puder me conte oque aconteceu depois disso tudo.grato

      • Melquy disse:

        Boa Tarde Rafael,Desculpe o atraso da resposta,por um lado foi bom porque semana passada arranquei o MP novamente,depois de alguem falar q só outro motor de partida,mas nao satisfeito com o diagnostico,procurei outro eletricista que testou ate o induzido e nada de defeito,logo apos teve a ideia que voce falou:colocou no lugar o MP e soldou todas os terminais,Só que antes de chegar em casa, la estava o defeito novamente,nao sei mais o que fazer,so me resta essa opçao que vc me deu de rever o ponto mecanico para ver se é isso mesmo,que pode ser que quando foi trocado a correia dentada nao o fizeram corretamente.

  191. Cristiano Romualdo disse:

    Ola! To com um problema no meu corsa 05 hatch 1.0.Viro a chave p dar ignição.No primeiro momento parece q ta com a bateria descarregada,então permaneço com a chave virada e o motor de arranque começa a girar lentamente e vai aumentando a rotação até pegar.
    OBS:Não sei pq, isso geralmente acontece qnd lavo o carro ou pega chuva.Se eu lavar o carro pela manhã ,no outro dia pela manha qndo eu for ligar ele vai dar o defeito acima,

  192. Vinicius Soufern disse:

    Boa Tarde.
    Tenho um GOL GV 1.0 TREND 09/09, e há duas semanas ele vem apresentando um sintoma estranho: liga normalmente e ao ligar o ar condicionado escuto uns estralos no motor e, ao que me parece, acontece uns solavancos. Daí eu desligo o ar e o problema dá uma amenizada.
    A bateria está nova e os cabos como as velas foram substituídos há um ano.
    Já dei uma olhada nas conexões e ao que me parece não há problemas aparentes…
    O quê pode ser?

    Obrigado!

    • Vinicius Soufern disse:

      MILAGROSAMENTE O DEFEITO FOI SANADO.
      BASTOU EU MUDAR O POSTO DE ABASTECIMENTO E ABASTECER SEM DEIXAR O TANQUE FICAR A BAIXO DA RESERVA…
      É QUE COMBUSTIVEL RUIM PODE ATACAR ALGUNS COMPONENTES DO TANQUE E DEMAIS CONEXÕES, QUANDO ISSO OCORRE PEQUENAS PARÍCULAS SE DESPRENDEM E ACUMULAM NO BICO INJETOR…
      NÃO TENDO COMBUSTÍVEL PARA QUEIMAR A CENTELHA ACENDE, MAS NÃO OCORRERÁ A EXPLOSÃO, POR ISSO O BARULHO DA CENTELHA (ESTRALINHOS) E O SOLAVANCO NO MOTOR (UMA ESPÉCIE DE DESBALANCEAMENTO, JÁ QUE CADA EXPLOSÃO DEVERIA SE DAR A CADA 90° DENTRO DE UM CICLO, E UM DOS INTERVALOS PASSA A TER 180°).

      GENTE, QUEM TIVER PROBLEMA PARECIDO, FAVOR NÃO SE DESESPERAR. MUDE O COMBUSTÍVEL (POSTO DE CONFIANÇA), SE NÃO FUNCIONAR É PORQUÊ DENTRO DO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO AINDA HÁ BASTANTE SUJEIRA. QUEIME A SEGUINTE MISTURA: 1/3 DO TANQUE EM ALCOOL (MAIOR PONTO DE IGNIÇÃO) E 2/3 COM GASOLINA ADITIVADA (O ADITIVO SERVE PARA LIMPAR O SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO). cOM ESSA MISTURA DÊ UMA “ESTICADA” NO CARRO (5-6000RPM). PARA MIM DEU CERTO…

  193. Odair disse:

    Olá!Boa tarde! O meu problema parece lago de outro mundo. Meu Kadett efi-1.8, bateria zerada, motor tudo ok, mas tem um problemão sério. Quando está na sombra de manhã, de dia, bateu a chave pega a partida que é uma beleza. Contudo, se ele fica no sol, aí a coisa complica. Ela dá o sinal de ligar a chave, mostra todos os avisos no painel, acende luz e tudo mas não dá sinal de vida da partida. Nada, nada mesmo. Creio que seja o motor de arranque, mas não tenho certeza. Na busca de um fato parecido e pela ajuda de vocês, aguardo a resposta e agradeço antecipadamente a consideração.

  194. Ailton Cesar disse:

    O ima do do campo magnetico soltou descolou ,do motor de partida ,colando o ima,ele volta a funcionar?

  195. Danilo disse:

    Fui dar partida no meu Voyage 85 e quebrou o miolo de ignição, comprei outro cilindro, como faço para trocar ?

  196. Alessandra disse:

    Olá,

    Eu tenho um Santana 89, AP Álcool, já fiz inúmeros reparos, e no momento ele simplesmente não liga, quando giro a chave, apenas o painel acende. O que eu devo fazer?
    Obrigada

  197. daniel disse:

    meu fiat uno 87 ligava normal trokei a bateria dele limpei as velas tentei ligar hoje de manha nao pegava coloquei gasolina e allcool injetei gasolina no carburador dele pra pegar ele pegou duas vezes mas depois que tntei pela terceira nao liga nao fas nada

  198. luciano disse:

    o problema do meu logus me parece ser no motor de aranque, ligo na chave, oq não está funcionando. Quando ligo a chave da um estalo como se fosse dar partida, e nada gostaria de saber se pode ser o motor de arenque o automático Obs coloquei um motor de aranque de gol já que o de logus é difícil de se achar e mais fraco.

  199. ivo rangel de souza disse:

    Gol 88 motor AP 1.6 Há 2 meses fiz revisão no motorr, com troca de 4 pistões, anéis e válvulas, além de reparos no cabeçote. O mecânico me entregou o carro com o ponto atrasado, pois no ponto correto a partida ficava muito pesada, pediu para ir ao eletricista verificar o motor de arranque, este me informou não haver problema na parte elétrica. Como o carro não deslanchava com o ponto atrasado,pedi para acertar o ponto, agoras piorou, o carro não anda, segura muito, não deslancha, falha muito e quando esquenta fica dificil para pegar. Pode ser realmente algum defeito do motor de arranque? Já não sei a quem procurar, se outro eletricista ou outro mecânico. Agradeço pela atenção.

  200. ROSANGELA disse:

    Olá, tenho um Fox 2005 1.0 e na hora da partida ele está raspando más o carros funciona melhor, devo levar ao auto elétrico, pode ser algum problema futuro, me ajudem, Obrigada.

  201. fabio figueiredo disse:

    OLA, PESSOAL … BOA TARDE !
    ESTOU DURO ESTA E A VERDADE, TENHO UM TIPO 95 E QUANDO VU DAR PARTIDA ELE NAO PEGA E PARECE QUE ESTA DESCARREGANDO, FAÇO PEGAR NO TRANCO E ELE PEGA, QUANDO EU ACELERO ELE ATE 3OOO MIL GIROS A BATERIAL VOLTA A CARREGAR O QUE FAÇO ….
    QUEM PODERA ME DAR ALGUMA DICA, FICO GRATO DE CORAÇÃO, MTO BOM ANO A FAMILIA DE TODOS GDE ABS FABIO

    • Rogger disse:

      ola o que pode estar ocorrendo pode ser o regulador de voltagem que fica no alternador , e uma caixinha que fica na parte de trás vc vai precisar fazer a troca. espero ter ajudado.

  202. andre vidal disse:

    bom dia, estou com um probleme de bateria, ja troquei 4 baterias nova em meu carro (chevett 80) e no plazo de 1 ou 2 semanas elas descarregam, comferi o motor de arranque e o de partida, eles foram recondicionados e gastei quase 400 reais para isso, e mesmo depois disso coloquei outra bateria nova e ela descarregou em 5 dias. o que faço, até estou desistindo do carro, pois esta dando muito gasto…
    sera que tem corrente roubada me ajude..

  203. CLEBER disse:

    Boa tarde
    gostaria de saber se posso obter uma informação.
    Tenho uma parati 89 1.8 gasolina, porem quando viro a chave para dar a partida, ouço um pequeno estalo e nada acontece, acende as luzes no painel e o motor não parte, o que pode ser motor de arranque ou bateria, já que medi a tensão na saída e marcou 10 volts e não 12 volts?.

    Grato.

  204. argos marinho disse:

    BOA NOITE
    MEU CARRO UMA PREMIO 92 MOTOR 1.6 ARGENTINO ESTA COM UM PROBLEMA ELA NÃO DA A PARTIDA QUANDO GIRO A CHAVE ACENDE TUDO SÓ QUE FICA FAZENDO UM BARULHO DE TEC QUANDO TENTO DAR A PARTIDA ME FALARAM QUE É O MOTOR DE ARRANQUE SO QUE TENHO MEDO DE TROCAR O MOTOR DE ARRANQUE POR OUTRO E NÃO SER PRECISO, POIS ENCONTRAR OUTRO MOTOR DE ARRANQUE NÃO É MUITO FACIL DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO OBRIGADO

  205. Mauro Ribeiro disse:

    Bom dia. Tenho um Volkswagen Fox 1.6 , 2010, automatizado, quando frio o motor de arranque gira normalmente mas quando o motor aquece ou o dia esta muito quente o motor de arranque gira devagar, as vezes ate para, depois de alguns minutos tento e aí o motor de arranque gira normalmente e o o motor do carro pega e funciona normalmente, a bateria é nova, dede já, muito obrigado.

  206. Vinicius Rod disse:

    Olá , bom dia.
    Gostaria de saber , retifiquei meu motor é um siena 1.6 16v ano 1999, quando retifiquei o motor ao mesmo tempo coloquei um motor de arranque novo, apos isso o motor de arranque quando partida do motor em repouso(fria) funciona tranquilo , mas quando o motor está quente ou tenho que parar por alguns minutos e ligar novamente o motor ele gira lento , dai tenho que esperar um tempo para esfriar o motor e ligar o carro , o mecanico que retificou o motor disse que poderia ser problema na bateria mas se ele liga na partida fria quente nao seria mais facil ???

    obrigado

  207. Camila Ribas disse:

    Tenho um novo gol 2011/2012 1.6 que apresentou problema ao dar partida,ele arranhava e precisava algumas tentativas para fazer pegar.levei ao mecanico q falou q o problma era na peça de arranque do motor,efetuou uma limprza na peça mas alegou q estavaa mesma precisavea ser substituida.mas como a peça estava em falta teve q montar d volta e esperar.chegar.mas depois dessa limpeza nao ocorreu mais o problema.sera q era só limpeza msm?

  208. antes de tirar o arranque do carro nao esqueçar desligar polo possitivo da bateria se nao voçe mesxanico pode queimar induzido do arrangue desmacha prestando atençao pra nao amontar errado,compra embuchamento e as escovas solda as escovas no lugar certo nao estragar o serviço

  209. miquéias disse:

    olá, tenho uma parati quadrada 92 ela estava dando partida normal, até que um dia acabou a bateria na parte da manhã por eu ter dado umas partidas longas e precisei dar um tranco, desde então quando eu dou partida eu sinto o motor pesado como se a bateria estivesse fraca, foi feito o teste na bateria e no alternador está tudo OK a bateria é nova, porém um colega disse que poderia ser o motor de arranque será esse o problema ?? grato.

  210. leo disse:

    Tenho um corsa 1.8 2004, ele não está dando partida apenas faz um ( tec) quando ligo a chave. a bateria está com carga (verde) será o motor de arranque? problemas no alarme do carro podem afetar outros componentes do carro como motor de partida?

  211. Junior Menezes disse:

    Oi boa noite a todos… Tenho um Fiat pálio ED 1997 1.0 8v … Meu carro estava dando um problema que quando eu rodava uma grande distância e desligava o carro, ao ligar ele não dava a partida… acendia o painel porem não dava partida… Fui dar a partida direto no motor de arranque com uma chave de fenda e deu uma espécie de um curto circuito, saiu fumaça e cheiro de queimado… Depois disso meu carro só funciona no tranco, não dar partida de jeito nenhum… Preciso de Ajuda…

    MUITO OBRIGADO !!

  212. jorge santos disse:

    Tenho um gol GTi 1991 que está sendo o pesadelo dos mecânicos. Pois bem vamos-lá. Troquei o volante do motor a cerca de um mês, pois o mesmo, apresentava alguns dentes da cremalheira gastos. Com isso, estourei 2 arranques. Como o carro é turbo, fui orientado a colocar o motor de partida do santana 2.0 Bosch, pois aguentaria mais o tranco. Aproveitei e fiz a troca da bateria. Mesmo após todos esses procedimentos, o motor não vira. No início, ainda virava algumas vezes ( lá pela terceira ou quarta tentativas). O que pode estar acontecendo? Anterior a tudo isto, o carro pegava de primeira, mesmo com esses arranques descartáveis. Se poderem me dar uma ajuda, agradecido. Sempre é bom colher conhecimentos.

  213. Importante sabermos coisas com estas. Dicas assim podem nos ajudar na hora do aperto e não sermos enganados pelos eletricistas desonestos. Como sempre seus artigos vão direto ao ponto.

    Grande Abraço

  214. Uelington Souza disse:

    Tenho um palio 96 EDX, 8 VÁLVULAS, viro a chave mas ele não pega o painel acende, injeta gasolina e mesmo assim o carro não liga, só pega no tranco, já levei ao mecânico e ele passou o rastreador e não achou nada, revisei a bomba de combustível e o motor de arranque, ficou um tempo sem dá o problema mas agora voltou a não querer pegar. Me ajudem, já não sei oque fazer.

  215. Arthur Rocha disse:

    Socorro!!! Arrumei meu arranque que tava com o cabo carbonizado e agora o carro fica ligado o painel direto!!! O que sera que ta acontecendo ? quando do partida o carro não desliga mais nem girando a chave!! Me ajudem por favor. Obrigado OBS: POASSAT 86/87.

  216. Castelini disse:

    Amigos, tenho um fiesta 2002, estava andando normal, ontem fui ao centro da cidade e voltei tudo normal, chequei em casa tudo funcionando, hoje a tarde fui sair com o carro, o mesmo sem bateria nenhuma, nem sinal de nada, bateria totalmente descarregada.será que foi o frio ou outro problema?, antes o carro estava ótimo,saia durante o dia a noite, tudo bem, no outro dia durante o dia ia sair era só girar a chave e o carro pegava sem problemas, o que pode estar acontecendo?

  217. jorge moraes disse:

    O problema é no motor de arranque da Minha moto, meu mecânico falou, que os ímãs do motor soltou, qual a cola eu devo usar para fazer a recolagem?? Tem a possibilidade de fazer isso?

  218. edio sacussler disse:

    tenho um celta flex 2008, o motor de arranque fica ligado quando tiro a chave da ignição, o que pode ser,so depois que desligo a bateria que ele se desliga , ja levei em uma auto eletrica , melhorou por um tempo e agora voltou , me ajudemmmmmmmmmmm

  219. marcio antônio de azevedo disse:

    Tenho um voyage 1.6 2010 que quando esquenta fica virando pesado,ja fui no eletrecista varias vezes e não consegui resolver o problema ja fiz o aterramento do motor coloquei um arranque novo bateria nova revisei os cabos e continua o mesmo problema o q pode ser me ajudem não aguento mais gasta dinheiro atoa.

  220. Ivan Pimentel disse:

    Boa tarde amigo, tenho um astra 2003 e as vezes quando vou virar o carro ele só da um estalo, cada vez que viro a chave ele estala (não da vários estalos em uma só virada), e do nada ele as vezes pega de primeira, as vezes quando ele dá estalo eu fico virando a chave repetidamente e rápido, e do nada ele vira o arranque, você sabe o que pode ser?

    Abraços,

    Ivan Pimentel

  221. paulo sanches garcia disse:

    boa noite tenho uma parati 91 pela manha o motor fica pesado para pegar e com o motor quente pega bem ,ja torquei a bateria e nao resolvel oque pode ser obrigado

  222. celso ribeiro disse:

    Tenho uma mercedes sprinter 310 e quando aciono a partida faz um som tipo tac e nao aciona o motor depois de algumas tentativas ele pega e toda vez que ligar e a mes ma coisa temque ter varias tentativas desde ja agradeco

  223. Eric disse:

    Troquei de bateria a pouco tempo ppois minha bateria tinha morrido…depois disso quando ligo se esta com radio ou farol ligado da como se morresse a bateria….dai dsligo tudo e bato chave e da um estalido na frente e começa a puxar corrente devagar e daí pega…e as vezs mesmu quando nao tem nada ligado radio ou farol da o mesmu problema…nao da sinal nenhum mas liga as luzes do painel mas nda…dai começa a pegar corrente aos poucos e liga…a bateria é nova… E foi exatamente quando troquei por uma outra q tinha morrido de vez…oq pode ser?

  224. josé luis disse:

    olá eu tenho um escort europeu motor ap 1.6 ano 94,e ele não vira arranque não da partida na chave,liga todas as luzes do painel ligam mas o carro nem sinal de ligar ,tenho fazer pegar no tranco sempre,troquei peças de ignição e continuou o problema ,sera que é automático do motor departida?

  225. samuel disse:

    amigo vê se você pode me ajudar moro no interior e não tem como levar o carro até uma alto elétrica, meu irmão fez uma ligação em 24 volts no ford ka ,do meu pai, não sou eletricista más sou formado em eletrônica e tenho conhecimento em componentes eletrônicos.com o multimetro medi os cabos, o cabo do alternador e outro cabo que não sei para onde vai estão em curto com o terra. gostaria de ter uma noção para onde vai este outro cabo é um cabo grosso seria de muita ajuda se tivesse o esquema elétrico do mesmo ou algo que eu pudesse me basear
    o carro é um ford ka 98

  226. Rogger disse:

    ola o que pode estar ocorrendo pode ser o regulador de voltagem que fica no alternador , e uma caixinha que fica na parte de trás vc vai precisar fazer a troca. espero ter ajudado eu nao sei no carro de vcs mais no meu essa caixinha de voltagem fica nesse lugar sugiro que vcs pesquise a de vcs flw

  227. SIDNEY GONCALVES disse:

    No meu GOL G4 2008 ocorre o acionamento do motor de arranque mas o motor a explosão não gira. Consigo fazer pegar somente pisando no acelerador e acionando o motor de arranque ate pegar. Quando pega sai uma fumaça com cheiro forte parecendo que tava afogado. Pode me ajudar amigo? Será que é problema no motor de arranque mesmo? Acabei de fazer retifica no cabeçote, tava funcionando normalmente o carro, pegando no estalo. andei 3mil km ai começou a dar esse problema agora.

  228. tenho um fusca 74, motor 1600, viro a chave e não da nada mais passa um tempo ele pega mesmo quente e frio,a luz do painel acendem normal ja vi todos os fios estão muito bem apertados sera pode ser no ‘comutador’ da chave ,,,, outra duvida a luz de óleo fica acendendo quando esta andando com o carro sera porque.,,, presiço muito da sua ajuda…

  229. olivier barbosa disse:

    eu tenho um gol quadrado motor CHT 1.6 quando dou a partida o motor de arranque fica estalando e nao pega o que sera isso porfavor me de uma resposta para o meu problema

  230. Fernando Schieferdecker disse:

    Ola tenho um Gol CL 94 CHT 1.6, motor gira mais não pega, depois de varias tentativas ele pega, se eu andar com ele e depois de 2horas ele pega na primeira sem problemas mas se ficar 6horas parado, cerca de 4 ou 5 tentativas, quando comprei o carro o dono anterior dele disse que eu tinha que pisar varias vezes no acelerador para pegar. Sara que pode ser no carburador o problema? o qual a causa mais provável do problema?
    Coloquei Bobina nova, cabos de vela, velas, bateria nova e continua o mesmo problema.

  231. dirceu disse:

    meu carro é um peugeot 206 ano 2001, pois esta com problema na hora de dar partida eu giro a chave e o carro acende o painel mas na hora da partida não da partida.
    o que pode ser?

  232. Boa atarde tenho um weekend Adventure 1.6 16 v quando ligo o carro tenta pegar mais fica fazendo um barulho como se fosse desmontar e nao pega tireio arranque e troquei os dente as pastilha e nada sem o motor de arranque o tombo ele pega mais quando coloca ele faz o barulho e nao pega me diseram que e o bendix o que deve fazer.

  233. paulo disse:

    tenho uma citroen jumper motor 3000cc 160 cavalos …quando esta fria pega bem mas quando dou a ignicao com ela mais o menos quente so pega ai a decima vez ……alguem sabe o que sera a bateria e nova

  234. Fernando Pires disse:

    Pretendo trocar o motor de partida da Kombi, por um motor de partida com focinho (mancal)
    O original, não tem mancal no lado do bendix, pretendo adaptar um outro motor de partida que tenha mancal…
    Sabe me dizer qual motor daria certo?

  235. Pérsio Herbst disse:

    Tenho um Renault Express e preciso retirar o motor de arranque para manutenção. Posso eu mesmo faze-lo com algumas dicas, por favor. Obrigado.

  236. nito disse:

    ola tenho um citroen xsara exclusive …e minha duvida ta no benix do motor de arranque..o meu original parou de funcionar e nao teve mais concerto..ai o eletrecista pediu um outro a uma loja, só que desde que instalou o novo começou um barulho estranho..barulho de ferro ralando em ferro ou seja o benix parecia nao casar na gremalheira,levei de volta a o fulano e dic qe com um tempo o barulho pararia só que nao,ai se passarão um ano e meio e o motor de partida deu pau levei a outro profissional e ele disse que o benix tinha zuado,,, beleza la vai eu outra vez mexer no benix…só qe dai eu percebi que tinha gastado os dentes gremalheira, para o meu desespero,,,afz,,,levei o carro pro mecanico e ele disse qe teria qe troca-la,trocamos coloquei um motor de arranque bosch e o maldito barulho continuou…levei e o cara colocou outro arranque e mesmo assim nao resolveu…mexanico como sou,,,falei pra ele tirar o arranque outra vez e verificar a quantidade de dentes que havia no benix…contamos e tinha 9 dentes…..agora quero saber se um de 10 dentes vai resolver pois esse eletricista nao tem o de 10 dentes…..alguém poderia me ajudar?

  237. paulo disse:

    amigo gostaria de saber se pode me ajudar? eu tenho um vectra cd 95 e quando esquenta ele nao pega, eu mandei arrumar o motor de partida troquei a bateria e problema ainda continua, se poder me ajudar eu agradeço …. obrigado att…..

  238. matheus disse:

    o que fazer quando o motor de arranque gira junto com o motor

  239. matheus disse:

    eu tenho uma brasilha 78 ela não da partida pela inguinição dou partida com uma chave de fenda direto no arranque quando o motor pega o arranque gira junto com o motor . o que fazer para dar partida pela inguinição , e o que fazer para que o arranque não gire junto com o motor.

  240. Ronaldo disse:

    Eu tenho uma Brasília 1978 e não consigo dar partida pela ignição, fecho um contato direto no motor de arranque e ela pega, com isso o motor de arranque gira junto com motor. O que fazer para os dois casos? Qual o fio certo que vai no arranque seja os da bateria ou o da ignição? Estou precisando da minha brasília para trabalhar me ajudem….

  241. Ronaldo Alves disse:

    Eu tenho uma Brasília 1978 e não consigo dar partida pela ignição, fecho um contato direto no motor de arranque e ela pega, com isso o motor de arranque gira junto com motor. O que fazer para os dois casos? Qual o fio certo que vai no arranque seja os da bateria ou o da ignição? Estou precisando da minha brasília para trabalhar me ajudem….

  242. Fernando Negrão disse:

    amigos, tenho um siena el ano 2012 com o seguinte problema intermitente.
    as vezes quando vou da partida o motor de arranque demora pra virar, como se a bateria intivesse fraca, o motor de arranque nem gira, mas se vc segurar a chave 1 segundo os 2 ai ele vai e gira, como se a energia estivessse demorando de chegar ate o motor de arranque.
    este defeito é intermitente, fica ou 3 dias normal e ai do nada ele aconteçe, quando ele aconteçe e liga ai se vc desligar o carro e tentar ligar de novo ele pega normal.
    ja troquei bateria e continua a mesma coisa. estou pensanso num mal contato de algum aterramento. o que me dizem sobre esse defeito?
    grato

  243. Adriana Bonfim disse:

    Bom, vou tentar explicar o problema do carro do meu esposo, o carro estava ok até então, viajamos 130km de Indaiatuba p são paulo, paramos no posto de gasolina e pronto, nossa kombi 2005/gasolina n quis mais pegar, ele teve q dar um tranco, a partir daí só´funcionava no tranco, pensamos primeiro q era o alarme roubando carga e etc..pois ao acionar a ignição o carro acendia todas as luzes mas n dava sinal, nem barulho nem nada. Ficamos com o carro assim, dois dias depois ao acionar a ignição as vzs ele funcionava e as vzs não e as vzs fazia um zunido e n funcionava.
    Resolvemos então n arriscar pegar a estrada e levamos em um “mecanico de confiança”, onde o mesmo disse q o alternador não estava passando carga para bateria e q tivemos sorte de chegar la.
    O problema é que ele trocou induzido, placa de n sei oq alternador, escova e advinha…o carro continua co problema, só que agora ele vira pesado liga e muitas vzs tem q fazer mais de 3 tentativas para ele ligar.
    Ja gastamos mt dinheiro e n sabemos mais oq fazer.
    Poderia nos informar qual seria o problema….

  244. Marcelo Miranda disse:

    tenho uma F400 com motor Ford e tenho problema com a partida dela diariamente ja fis de tudo
    bateria nova alternador revisado motor de arranque mas com poucos dias volta o mesmo problema
    teria um jeito de turbina a partida dela ?

  245. Johnny disse:

    Boa noite galerá espero q possam me ajudar, tenho um gol g3 16v ao tirar a bateria do carro e colocar devolta vc bate a chave ele faz uns “tec tec” e os ponteiros balançam enfim o q esta acontecendo ?? E o q devo fazer reverente a isso…!!?? Já me disseram pra tirar os contatos e por novamente mas pra q fazer isso ??

  246. willian disse:

    como eu faço para inverter o sentido de rotação do motor de partida de minha moto fazer???

  247. Jonas horschutz disse:

    Boa noite tenho um voyage 88 1.6 nao pega quando giro a chave so faz um tec no rele que fica em cima da caixa de fuziveis nao faz barulho nenhum no motor de arranque troquei comutador de partida e continua o mesmo problema, tem um rele perto da bateria que aperto ele o motor roda normal tem faisca boa, gasolina injetada direto no carburador e o afogador ta puxado ,limpei todos os terminais da bateria do motor de arranque, troquei todas as velas rotor caneca do distribuidor o carro esta no ponto mesmo assim nada do motor pegar

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: