FIAT Uno EP: Motor com falhas generalizadas

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Fiat Uno com injeção eletrônica IAW G7 estava com vários problemas, entre eles: Falhas na aceleração, estouros no coletor de admissão e marcha lenta oscilando.

CAUSA: Iniciamos os testes medindo a pressão, vazão e estanqueidade da bomba de combustível e verificamos também o sistema de ignição (velas, cabos, e bobinas), sendo que não foi encontrado nenhum problema nas peças analisadas. Partimos então para o rastreamento com o scanner da unidade de comando e ao verificarmos se havia códigos falhas gravados vimos que existia vários códigos, entre eles um nos chamou a atenção: “tensão baixa”.

Ao colocarmos o scanner em modo continuo vimos que o rastreador recebia todas as informações incorretas e malucas e notamos que o gráfico responsável pela tensão que alimenta a unidade de comando esta baixíssima, bem próximo de 6V quando o normal é acima de 12V.

Partimos então para uma analise do sistema elétrico do carro, e ao conferirmos a IMG_0221alimentação da central vimos que os dois fios responsáveis pelo aterramento da U.C.E estavam com uma resistência de 1,8 omhs o que é altíssima em comparação aos 0,5 omhs estabelecido como máxima.  Os fios responsáveis por este aterramento esta fixado na tampa de válvula do carro, e ao testa-lós chegamos a conclusão  que os terminais estavam em péssimo estado e isolando, ocasionando esta ala resistência.

SOLUÇÃO: Para solucionar o problema nós fizemos a troca dos dois terminais e para que não ficassem duvidas reforçamos a chegada do negativo a estes fios com um cabo de 2,5 mm direto do negativo da bateria até a tampa de válvulas.

Destas forma o problema foi resolvido.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Uno

Comentários

73 Comentários para “FIAT Uno EP: Motor com falhas generalizadas”
  1. joão dácio timoteo da silva disse:

    por favo q alguei me a jude. omeo carro e um fiat uno modelo mille ex; esta com defeito falhando nalenta ja levei em varios mecanico, ja foi trocado a sondalambiba o disco de embreagi os filtro de combustive as velas foi feito limpesa do bicos, e o defeito cintinua, se alguei pode me ajuda eo agradeso muto.

  2. Maky dos Santos disse:

    Eo chamo-me Maky dos dos <santos.sou electricista-mecanico de proficao. a dias recebi uma viatura de marca toyota avenis,a um cliente o carro deste sempre que tira ou desliga um terminal no born da bateria,quando volta a colocar o carro,nao funciona,ou melhor o star gira com o motor,mais este nao pega,segundo dono do carra ja lhe aconteceo isto mais de duas vezes,levou a um tecnico e disse que o carro estava descomandado ou descodificado,electronicamente,ele resolveo,o tenho de fazer,presizo,uma ajuda.agradeceria muito

  3. José Jaci da Costa disse:

    Meu tipo 1.6 Ano 95 ficou 2 anos parado,ao colocar para funcionar está me dando um trabalho, constatei que a Bba de combustível estava inoperante, (troquei a Bba), fiz limpeza no tanque Ok, meu problema agora é excesso de gasolina sobre o Bico injetor,Obs:já testei a pressão da Bba está com 1 bar, qdo ligo a chave de ignição transborda gasolina pelo um diafragma ao lado do Bico….Pode me ajudar em alguma dica??

  4. carlos disse:

    PORQUE QUE O FREIO DA FIAt,,CHIA TANTO,,QUE FAZER P NAO CHIAR

  5. Prezado amigos, tenho um pálio ano 97/98. Az vezes quando funciono ele acelera sozinho. Outra vezes em movimento acelera com a zoada zum, zum, zum. hoje ele não apresentou problemas.Mandei trocar a junta do òleo, e se encontra vazando, e a descasrga se encontra com um pequeno buraco. Gostaria de saber o motivo da aceleração e o problema que pode causar o vazamento de óleo.

    • Guilherme Lopes disse:

      Gelson,
      pela manhã quando o carro esta totalmete frio, é normal o motor aumentar a rotação um pouca para que o motor possa pegar facilmente e se manter ligado, mas se tivr acelerando muito a é necessario fazer um rastreamento para ver se encontra alguma anormalidade.

      • prezado lopes.

        é normal sim, o sensor de arrefecimento que faz com que o veículo fique um pouco acelerado depois normaliza conforme vai esquentando, a UCE então diminui o tempo de injeção normalizando a questão.
        abraço

  6. Gabriel disse:

    Tenho um Uno Ep, e de vez em quando, quando muda a temperatura ambiente, ele morre nas desacelerações.

    O que pode ser?

    Abraço!

  7. Boa Noite amigo, tenho um pequeno problema com meu
    marea 2.0 20valv.foi feito o motor tem aproximadamente dois meses,só que tem hora que ele da uma falhada na lenta, quando e pra fazer retomada falha também, outra coisa que esta ocorrendo é que esta descarrengando bateria parado na garagem, nada fica ligado, já foi feito analise de fuga nada detectado e o scaner foi feito no motor e também não foi detectado nenhuma anormalidade,sensor de massa, atuador de marcha lenta,sensor de rotação já foram trocado nada nomalizado. O que poderar ser?
    Se alguem souber me informe, ok!
    Muito obrigado.

    • Sr Silva.

      Um dos problemas do seu veículo pode estar no ponto de ignição, procure um técnico competente e de confiança para verificar, outro problema pode estar na própria bateria, pode estar com fugas entre placas, o scaner não vai acusar isto, verifique se o alarme do carro não está causando este problema de esgotamente prematura da bateria, alguma fuga entre fios na caixa de fusíveis.
      boa sorte amigo

      roberto ( zeradoeletronicaautomotiva@gmail.com)

  8. Marcelo disse:

    uno93/94 1.5alcool o carro esta falhando mas quando tiro a mangueira de ar que sai do caburador e vai para o sensor ele menhora depois de muito tempo .
    voce sabe me enformar por que?

  9. Olá 1

    Por favor, procure um técnico de sua confiança, acredito que o seu veículo necessita de uma boa revisão no carburador, mangueiras, pressão linha, vazão etc.

    boa sorte .

    roberto( zeradoeletronicaautomotiva@gmail.com)

  10. edson disse:

    Tenho um Palio 99 – 1.0 8 v Gasolina O motor dele esta com a marcha lenta ocilando, e dá estouros como se estive-se afogando quando tenta acelerar e não dá rotação alta de jeito nenhum, só dá rotação alta quando se acelera um pouquinho só no pedal do acelerador ai o motor enche de rotação. mas se acelerar direto o carro fica estourando e não vai de jeito nenhum, jà verifiquei as Velas e os cabos e a tensão da Bateria e já fiz limpesa dos 4 bicos, Gostaria de saber se a Sonda labda é responsavel pela mistura de ar e combustivel do motor e se ela pode fazer esse defeito acontecer.

    Aguardo um retorno

  11. Anderson disse:

    Tenho uma UNO EP 1.0 ano 95/96, apareceu a pouco mais de um mês um problema, do nada eu girei a chave, o arranque dava a partida, mas não girava o motor, tentei várias vezes, abrir a o painel de fusíveis retirava e colocava no mesmo lugar, e nada, minutos depois veio a funcionar, levei o carro num mecânico, passou o scanner e disse que era bomba de gasolina e filtro, acertou um problema, as rateadas da marcha lenta foi resolvida, mas continuava o problema, não ligava, e teria que dar tranco no carro para dar a partida no motor, pensei até que fosse a bateria, limpei os polos e os cabos, mas nada resolveu, levei num outro mecânico e disse que poderia estar no sensor de rotação, a qual poderia com “99% de chance” resolver o problema. Será que é isso?

  12. ESDRAS NUNES disse:

    meu carro é um fiat uno s ano 92, ele esta com um vasamento de oleo no motor, gostaria de saber se o problema é na bomba de gasolina

    • Paulo disse:

      Caro Esdras,

      Estou com o mesmo problema e já troquei tudo o q me pediram: Troquei o batente de baquelite que estaba trincado e troquei a bomba também, mas o problema continuou. Me falaram que poderia ser a pressão do óleo e então mandei limpar o suspiro e continua vazando.

      Se já encontrou a solução, por favor comente e me mande um email (paulorr64@hotmail.com)

      Grato.

  13. Ola amigão efetueia a troca da junta de cabeçote da minha Elba 92 1.iE e acabou quebrando o suporte do sensor de rotação
    por acaso vc teria alguma dica de como regular o suporte e o sensor

    grato

  14. dinho disse:

    quando passo macha a cacha balança ja troquei um cochinho mamis eu ñ sei o que é alquem pode me informar?

  15. paulo de araujo lima disse:

    tenho um marea 2.0 e a embreagem arriou um pouco quase que nao tem mais embreagem o que devo fazer

  16. joão dacio disse:

    caro amigo; guilherme lopes, a gradeso as suas informação. mais veja bem o q ja foi trocado. troque as velas ,a sonda lampida , osensor de possiçaão de borboleta o filtro de olio as bobinas de alta o bico foi feito limpesa no corpo de borboleta. a gora veja bem esta informação a um meis atrais a bateria do carro arior por completo altoca a bateria o carro passo a fociona normal sem falha, durante us trinta dias, cheguei a comenta com os mecanico q tinha ressovido oproblema mas o defeito volto a presenta dinovo so q quado desliga a bateria o carro fociona algus dis normal. se o amigo tiver algua informação eu a gradeso. um abraço e q deus a bençoi a você. e a todus os mecanico q participa deste saity.

    • Guilherme Lopes disse:

      João,
      já foi conferido a alimentação central?
      Peça seu mecanico para fazer os seguintes teste:
      1, desligar a bateria por um periodo de 60 minutos, após ligar funcione o carro e rode para ver se o problema foi sanado. ( este procedimento serve para retirar a eletricidade estatica da central)
      2. se o passo 1 não resolver, faça o seguinte: repita o passo 1, e após religar a bateria pessa seu mecânico para soltar as porcas de fixação de central e afasta-la da lataria do veiculo. Rode e veja se houve alguma mudança.
      Espero que tenha ajudado…
      não esqueça de interagir aqui nos comentarios pois as informações que você escrevem podem ser uteis para outros usuarios…

  17. wilson disse:

    tenho uma uno fire 2002 quando ligo e saio com ela comeca a estourar e falhar acelero mais nao desenvolve ai coloco em ponto morto dou uma acelerada bem alta umas duas veses ai ela para de falhar e estourar sendo que se eu parar o carro e desligar o carro quando ligo de novo
    acontece a mesma coisa

  18. edinho disse:

    Tenho um unu fire04,ele ta pesado para dar a partida e descarrega rapido a bateria,o que devo fazer ja que o problema apareceu depois que fiz a troca de oléo de 5.000km.Fico no aguardo de uma resposta obrigado.

  19. LORENA DE KASSIA disse:

    ola boa noite possuo um uno ep 96 e gostaria de saber qual e a vela de ignição correta para meu uno pois de uns dias pracá ele esta apresentando falta de potencia, no mais aguardo.

  20. carlos roberto disse:

    Gostaria de religar todos os dutos do corpo borboleta do meu uno. alguem tem um esquema do conjunto?

  21. marcelo disse:

    tenho um uno mille ex 99, sempre que o motor esfria e vou ligar ele, ele fica sem marcha lenta e depois que eu fico com o pé no acelerador por uns 2 minutos ele fica com marcha lenta !

  22. Márcio Renato da Silva disse:

    Tenho um uno 95/96 quando o carro começa a esquentar começa a falhar nas marchas baixas
    de 2° para 3° e as vezes na 4° marcha sempre na reduzida
    Quando o motor esta frio não apresenta o defeito
    Quando esta em movimento normal na 5° marcha não falha
    Já levei no mecânico diversas vezes o qual não consegui detectar o defeito
    A unica peça que foi substituida foi sensor de temperatura da injeção

  23. daniel borges disse:

    tenho um palio 97 passei ele no escanner detalhado, e percebi que a pressao do coletor estava em vermelho, estava muito alta, nao me lembro bem mas acho que estava uns 299, bem acima do permitido, isso pode ocasionar algum problema no carro, porque quando deixo o carro ligado em marcha lenta muito tempo ele apaga sozinho, tem alguma coisa aver.

  24. Tenho um palio Ed mil 8v 96/97 que está apresentando um problema estranho, quando dou partida ele demora resporder, e as vezes da até ums estalos, como se faltasse combustivel, levei no mecanico, e verificaram, o sistema de combustivel e não encontran nenhum problema , também não a problema no ponto da correia, nem no sistema de limentaçao , velas ,cabos etc…vç teriam alguma ideia.

  25. Pablo escobar disse:

    o meu uno pega anda e depois de uns minutos para e não pega mais, depois de uns 40 minutos volta a pegar o que será ? alguém pode mi agudar? o mecânico já fez limpeza de bico mais volta a ficar novamente

  26. Nei Mosael disse:

    Boa noite… Tenho um uno ep 95/96 o mesmo esta apagando do nada, so mantem a lenta prescionando o acelerador .

  27. SILVANO J SILVA disse:

    Tenho um FIAT UNO EP 1996 – Carro perde força em subidas e fica patinando, dando a impressao que vai perder a direçao, tendo que segurar o volante para fazer uma linha reta. Comecei a ter este problema a pouco tempo é normal para um carro 1.0 e com mais de 15 anos de idade, ou tenho que procurar um mecanico.

  28. ANDRE disse:

    Olá, tenho um Uno Mille EP 1996 e está com um problema que não sei onde possa ser. Bom, ele tem boa potência (dentro do normal), porém do nada, quando vou acelerar ele dá um corte grosso na aceleração chegando até dar um tranco nos passageiros, mas volta ao normal em seguida. Percebi também que quando estou com o pé fundo no acelerador em uma subida, ele corta com leves socos (quase imperceptiveis) para desenvolver as marchas. O que pode ser? Acho que pode ser a centralina que está operando em condições anormais, pode ser isso?

  29. junior mogi disse:

    tenho um uno 98 toda vez que esterco o carro ou ate mesmo em reta quando mexo no cambio da um estralo parece que atropela as engrenagem de alguma coisa em baixo do carro ja trquei coxinho do motor,cambio,braco com pivo da roda,e nada se alguem porfavor poder me ajudar fico muito grato,por favor me ajudem

  30. Ramão disse:

    tanho um uno 95\96 EP 1.0 ,ele ta gastando muito na cidade faz 4km com litro numa viagem longa ele faz 10km\ L acho muito poco ,troquei vela ,filtros .Sera que pode ser a bobina em mal estado pode ser o problema

  31. fabio, Goiania disse:

    , tenho um uno EP 96.ele esta com problema; quando piso fundo com ele parado,a luz da injecao acende e comeca a dar estouros e repicar sozinho a aceleracao. O que pode ser ?

  32. marciano disse:

    tenho um uno2008 falha muito e da tiro no coletor oque pode ser?

  33. Joan Coelho disse:

    TENHO FIAT/UNO MILLE SX 96/97, JÁ FIZ LIMPEZA DE BICO,TROQUEI FILTRO DE GASOLINA, VELAS, CABOS DE VELAS, PRESSÃO DA BOMBA 1 BAR E MEIO, FIZ LEITURA COM ESCANNER ESTÁ TUDO OK , MESMO ASSIM TROQUEI A CENTRAL E NADA…CONTINUA EM MACHA LENTA FICA FALANDO TIPO:ENGULHANDO,AS VEZES FAZENDO O SOM TIPO QUANDO CHEGA AGUA DE UM DIA QUE FALTOU ENTENDE? ME AJUDE POR FAVOR… Q DEUS ABENÇOE

  34. marcelo disse:

    boa noite, tenho uma
    uno up 95 1.0 com gnv , o problema é na parte da manhã ela fria o carro anda muito bem no gnv e quando esquenta ela começa a ficar presa sem força, já levei no mecânico e ele falou que era os tuchos enforcados e ele fez o serviço e o carro ficou bom, mais agora voltou a ficar preso de novo depois de um 5 meses gostaria de uma orientação, desde já agradeço….e também as machas 1 , 3 e 4 estão pulando, e eu dei uma geral e ficou normal, depois de 3 meses o cambio voltou a pular o mecânico falou que é a caixa de macha,será aguardo resposta. um abraço…

  35. Fabricio Junior disse:

    Ola pessoal tenho um fiat uno fire flex ano 2007 no qual troquei a junta do cabeçote a 4 dias, o mecanico na troca tirou cerca de 5 litros de agua / oleo de dentro do motor. No serviço foram trocadas velas, cabo de velas, junta de admiçao e de descarga. Opos a conclusao do serviço toda vez que vou tentar ligar o carro ao virar a chave o painel fica com a luz fraca o carro nao pega e fica fazendo uns estalos rapidos num rele q eu acredito estar ligado a ingeçao eletronica, que so param quando eu desviro a chave ou tiro o fusivel da ingeçao.
    Obs.: A bateria e nova e a tensao antes de virar a chave fica em torno de 12,63V e no momento que viro a chave ela cai para 7,6V.
    Me ajudem pois nao sei oq pode ser.
    Desde ja agradeço
    Fabricio.

    • preto disse:

      ola amigo vc deve verificar se a bateria nao esta rompida por dentro,tambem verificar motor de partida e cabos de aterramentos e positivo se nao estao isolandos espero que posso ter cido util ate mais

  36. gilberto ferraz disse:

    Tenho um fiat uno motor fire 2000,ele acelera sózinho,morre quando piso no freio e agora fica ratiando(parece que fica embolado),depois parece que desentope ,e,ele volta ao normal.Já troquei,censor da borboleta,motor de ponto,as duas bobinas,desentupi a peça da marcha lenta.Se puder me dar alguma dica eu agradeço,pois já fiu a bastante mecanicos e o problema sempre volta.Me indique uma loja especializada ou um bom mecanico.OBRIGADO

  37. adriano disse:

    meu uno é sx 97 1.0; quando passo de marcha o carro da um tranco trepidando e tambem quando redusso tirando o pé do acelerador; já troquei os calços do cambio a embreagem , e não adiantou.

  38. preto disse:

    ola amigos estou com um problema em um uno ex 1999 de um cliente, o carro pega bem deixando ele em marcha lenta funciona um tempo e morre ja troquei bubina,cabos,map,sensor temperatura,reles,sensor rotacao,bomba eletrica,sonda,tps,motor passo,ate central ele comesa funciona normal aquece um pouco o fio verm e az que vem da central e tras negativo com a caneta de teste vc ve que comessa a perder o sinal neg que alimenta o rele da bomba indo ate apagar o motor . o motor apaga vc da partida en seguida ele pega normal ja to ficando doido espero que alguem tenha solucao obrigado pela atencao

  39. Paulo Sérgio disse:

    Tenho um Uno 89 1.3, ele tem 4 marchas, mas a terceira está com problemas. Segundo o mecanico disse que por ser um carro antigo era melhor achar uma outra caixa de marcha e trocar, pois não compensava arrumar a minha. Resumindo, achei uma caixa de 4 marchas e outra de 5, será que o motor tem força suficiente para usar uma de 5 marchas ou é melhor deixar uma de 4 mesmo? pois lí em alguns lugares por ai que não fica bom uma de 5 pois perde desempenho.

  40. Everton Nunes disse:

    Boa noite..

    tenho um uno csl 1.6 93, motor argentino.
    Estou tendo problema em que o carro falha na lenta, chegando ate durante um percurso normal a aceleração cortar. Já fiz a troca da bomba de combustível. mas o problema continuou, percebi q a bobina fica muito quente e quando o carro para basta esperar um tempo que ele volta ao normal.
    Hoje pela primeira vez do nada o carro deu um tiro muito forte pelo escapamento parecia até que estava entupido.

  41. andre disse:

    ola amigo tenho um fiat uno ano 99 2,000 motor 1.0 o poblema e q ele esta com auto consumo pois estou fazendo no maximo 4 kl com um litro dentro da cidade e na estrada 11 ja levei em varios mecanicos e nada resolvido no ultimo mecanico q eu levei veija o q ele pediu q eu comprase som da labda bomba de combustivel bobina de ingniçao correia dentada filtro de oleo filtro de ar e filtro de combustivel entao comprei tudo isso novo e ele meteu escania e segundo ele nao tinha ndm um defeito de injeçao fez limpeza no bico e na injeçao e ainda mecobrou 100 reais de mao de obra e garantiu q tinha resolvido o poblema sai de la acleditando q tinha mesmo resolvido mais o carro agora esta fazendo no maximo 3 kl com um litro pois ja estou ficando louco co este carro por favor pesso ajuda de vcs abraços a todos e fica com deus

  42. moises disse:

    olá tenho um fiat tipo 1.6ie 1995, o problema é d consumo ou excesso d combustivel, não é vela, não oscila a lenta, náo é cabo,pega normal,mas prteia as vela,só dá no max 6.000 giros e corta,um sintoma, ao retirar a tampa, subindo o giro a borboleta-coletor,joga neblina de combust para cima, falta de potencia,frequentemente começa a tripidar mesmo em marcha pesada,tá fazendo média de quatro km por litro, me falaram em valvula presa, mas tenho receio d gastar a toa. podem me ajudar?

  43. Leandro disse:

    Bom dia Guilherme,

    Na sua publicação, vc informa como resolveu um problema no UNO EP utilizando um scanner.

    Poderia me informar qual scanner consegue averiguar o UNO EP? Eu vejo na Internet o cabo adaptador de 3 pinos do uno EP para saída OBD2, mas não sei se qualquer aparelho ELM327 consegue ler o protocolo desse carro. Tambem não encontrei nada sobre qual software deve ser utilizado.

  44. Meu tipo esta dando solavancos ao acelerar ,,,o que pode ser

  45. Marcos -Curitiba disse:

    Bom dia, meu uno EP 1996 apresenta a seguinte falha, primeira partida à frio OK, pega bem anda bem, o motor esquenta, começa uns estouros no TBI, o carro falha na arrancada ex: saída de semáforos, já foi passado scanner, trocado oring do bico mais não parou o problema, alquém pode me ajudar?

  46. carlos disse:

    amigo meu uno . 89 álcool 62 cv esta fazendo 5.6 p litro tem algum reparo esta pegando certinho mas bebendo

  47. Juliano disse:

    Estou com um uno 1999 e ele só se mantem ligado quando aumento a pressão no regulador ,deixando em 3,2 bar sendo que é em 1,2 .
    oque pode ser

  48. marcio disse:

    bom dia, tenho uma santana quantum 2001 motor ap mi 1.8 estou com um poblema q nao consigo resolver,ela estava boa,comprei faz uns 6 meses,tinha q fazer 2 coisas ,vazamento na bomba da direçao e estava esquentando,mais andava bem, por duas vezes quase ferveu mais quando acelerava baixava a temperatura,notei q a ventuinha estava ligando ocom 105 graus, troquei o interruptor do radiador e resolveu esse poblema ,no dia seguinte arrumei a bomba da direçao,e ao terminar o mecanico lavou para tirar o oleo, depois de andar alguns minutoos senti o carro diferente,nao respondia nas retomadas e estava tremendo,nao sei se foi do dia anterior pois ooo macanico bootou agua com o motor quente com o carro ligado,ai passei o scanner acusou sensor de detonaçao, tiramos os contatos vimos q estava cheio de agua,andei alguns dias sem o mecanico uniu os dois fios do sensor ,depois comprei outro mais nao adiantos oolhei o ponto colocamoos no to e vimoos q a marca estava dois dentes abaixo da tampa do distribuidor e estava com 15 graus, o mecanico disse q era 9 colocou tudo certo e nao adiantou, nao entendo pois antes andava bem como estava,troquei velas,doios bicos q estavam vazando, filotro de ar,e nada,notei q ao adiantar o ponto no distribuidor o carro anda melho volta as forças nas subidas porem fica sem lenta fica subindo e baixando rpm,ao atrasar fica lenta mais fica sem força,e fica sempre dando uns estouros no escape quando acelera e tira o pe ,e o motor fica pareece estar mancando um cilindro,ruim de pegar, tanto quente como frio virar umas 5 vezez,ai acho q afoga quando pega cheira gasolina no motor, me ajude o q pode ser.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: