VW Gol 1.0 16V: Dificuldade na partida a frio e marcha lenta oscilando

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Gol 1.0 16V com sistema de injeção eletrônica Motronic MP9.0 estava com a marcha lenta oscilando todo o tempo e com dificuldade para entrar em funcionamento quando o motor ainda estava frio.

CAUSA: O carro apesar de apresentar os defeitos citados a cima, tinha um desempenho aparentemente normal. Por ter uma dificuldade na partida a frio iniciamos os testes pelo sensor de temperatura da água, mas não foi detectado nenhum problema, começamos então uma bateria de testes como: teste de pressão e vazão da bomba de combustível, rastreamento, medição dos sensores de injeção eletrônica, entrada falsa de ar, limpeza dos bicos injetores e do TBI, ajuste básico e outros, tudo isso sem sucesso.

Ao conferirmos o sincronismo da correia dentada  vimos que a mesma estava fora do do ponto.

SOLUÇÃO: Ajustamos novamente o sincronismo da correia e a tencionamos de forma correta para que o problema não voltasse a ocorrer.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Gol,vw

Comentários

112 Comentários para “VW Gol 1.0 16V: Dificuldade na partida a frio e marcha lenta oscilando”
  1. elaine disse:

    ao ligar o carro ele dava partida mas não mantinha a aceleração, tive que fazer varias tentativas até que ele funcionasse normalmente. gostaria de saber se devo procurar um mecanico ou eletricista

    • Guilherme Lopes disse:

      Elaine,
      o melhor sempre é procurar um centro automotivo, pois nele você vai encontrar todo suporte tanto para mecanica automotiva como para a eletrica automotiva.

      • Claudio França disse:

        Meu caro Guilherme,
        O meu gol 1.0 16V está com difilcudade na partida a frio e todos os teste que voce fala acima no seu comentário, já foram feitos no meu, inclusive foi verificado o ponto da correia dentada e está tudo ok. Já não sei mais o que fazer, pois não posso parar o carro por mais de meia 45 ou 60 minutos, tenho que esquentar o carro pra poder sair. O que deverá ser?

    • Nilson disse:

      O meu Gol, tinha o mesmo Problema do seu Elaine! Troquei sensor de temperatura, conferi o ponto
      da correia dentada, medi a pressão da bomba e NADAA! Resolvi quando o levei num centro
      automotivo rastrearam pelo Computador e perceberam q tinha um bico travado, encharcando. Troquei e nunca mais mais tive essa Problema. BOA SORTEE!!!

  2. Pricio disse:

    Guilherme Boa tarde, tem algum passo a passo para ajustar o sincronismo da correia dentada ? Obrigado

    • Guilherme Lopes disse:

      Pricio,
      não tenho mas acredito que com uma boa pesquisa na internet você vai achar algo que possa te ajudar.
      De uma atenção aos foruns especificos para o seu carro.

  3. Evandro disse:

    Gol G3 1999/2000, os giros ficam oscilando quando ligo o ar condicionado em marcha lenta e o ar fica ligando e desligando ( o motor não desliga, só o ar ), só funciona o ar se acelerar ( o ar já foi verificado e está tudo ok ) já limpei o corpo, mas não adiantou nada, não sei se existe regulagem de entrada de ar no atuador desse corpo, já desliguei a bateria com a ignição ligada e religuei e não adiantou nada. Ao ligar o carro com o motor frio de manhã, sempre mantém os giros em 900 rpm e não o correto de segurar em 1500 rpm e descendo até os 900 rpm, ao chegar em 90º e sair com o carro, muitas vezes com o carro parado ele acelera sózinho a 1500 rpm em marcha lenta, depois de andar, volta ao normal, Agradeço sua contribuição!

    • Evandro disse:

      Resolví o problema de meu Gol G3 1.0 16V 99/00 !

      O ar condicionado ficava desligando e ligando em lenta, quando desligava o ar o motor funcionava perfeito.
      Solução resolvida: troquei o corpo de borboletas, e passei o Scanner para regular e tudo Ok.
      Obs. É melhor um corpo de borboletas remanufaturado em uma loja de confiança e já testado do que um novo de marca “paralela”.

      Outro problema foi em ligar o carro com partida a frio, tinha que acelerar senão os giros ficavam muito baixo quase o carro morrendo, depois de quente funcionava normal.
      Solução resolvida: troquei a BOMBA DE COMBUSTÍVEL e tudo Ok.

      Dica: Se o Gol 1.0 16V morrer a todo momento em lenta, provavelmente é o Anti Chama, troque que resolve.

    • Adriano disse:

      Evandro. Tenho um gol g3 2001. e estava com o mesmo problema que o seu. entao eu fiz uma coisa que achei na internet. 1° passo : tirar os cabos da bateria, primeiro o POSITIVO depois o NEGATIVO . 2° passo: encosta os dois cabos que ligam na bateria um com o outro e segura por aproximadamente 10 segundos ( FORA DA BATERIA ). 3° passo : recoloca os cabos na bateria de novo sendo o primeiro POSITIVO , com isso o sistema de injeçao irá zerar. 4° passo : ligue o carro sem acelerar , e deixa ele ligado até a ventuinha do motor ligar e desligar duas vezes. se isso nao funcionar, repetir o teste mais uma vez. daí é só andar. espero ter ajudado. abraço

  4. cleiton de oliveira disse:

    Olá tenho um gol 98 e ele está com duas velas encharcadas e de manhã ele pega mas em seguida fica engasgando até morrer acelerando em alta não falha mas qndo preciso do carro ele morre depois que esquenta vai que é uma beleza será que é velas? obrigado.á todos

  5. odair disse:

    comprei um gol g 3 ano 2000 16 v . mas troquei de motor coloquei um 8 v . passamos por todos os processo da modifiçao de 16 p /8 v . troca de xicote , modulo etc , mas agora o carro funciona , mas fica oxilando na marcha lenta . o que devo fazer ?

  6. marcio jose gomes disse:

    OLA ;TUDO BEM O MEU GOL 1.0 16V ANO 99/99 NAO ESTA MANTENDO A MARCHA LENTA ,JA TROQUEI OS BICOS E TAMBEM AS VALVULAS MAS ELE CONTINUA OSCILANDO ATE MORRER O QUE FAÇO .

    • luciano disse:

      caro amigo!!!!! tenho um gol 16v 1.0 99 4p…. levei um ferro da concecionaria onde comprei era de repasse.mas o carro e bom..economico faço 17 por litro na cidade..a jogada do cabeçote é porque ele esta com mal fucionamento.so vai resolver se vc colocar um novo..eu vou fazer isso vou colocar um cabeçote standar,e outra coisa.manda tirar a tela de proteção do pescador de oleo do carter,aquilo la nao serve pra nada…aumenta o volume de oleo nos tuxos ajuda bastante,o carro apresenta este barulho de valvula porque ja ta gasto,o meu fiz o cabeçote mas nao adianta.o negocio e colocar novo e usar sempre o oleo 5w-40 100% sintético.Nunca use outro o´leo ,vai da problema,,esse gol 16 valvula e carro bom,to me ferrando pra arruma, porque o dono antigo era um porco completo,nunca levou o carro pra manutenção..vou gastar mas nao vou me desfazer deste carro,,,o bolinha é bom….espero ter ajudado.abraço

      • Marcos Vinicio disse:

        Caro amigo, estou com problemas parecido com os demais colegas.
        O problema é que meu carro no gás é ótimo, ar gela, lenta ok, e não morre de jeito nenhum. Já na gasolina eu não posso tirar o pé do acelerador que ele morre, fica oscilando na lenta até que morre. Já limpei tbi, velas, cabo e nada, sendo que meu tbi é trocado, pode ser ele?. Me ajude por favor. Quero vender o carro e fica difícil.
        Grato,
        Marcos Vinicio.

  7. Juliano Lucena disse:

    Olá boa tarde, tenho um GOL G3 1.0 16V 2000 PRATA, tenho 5 anos que tenho esse carro e nunca tive problemas, ai do nada começou, somente de manha quando vou dar partida e o motor esta frio, ele nunca pega na 1º, somente na 3º, e quando pega ELA APAGA tenho que pisar e manter no contragiro em 2000 por 2 minutos, ai depois solto o acelerador e o contra gira dele vai a 300 400 500 600 700 800 ocilando ate chegar a 1000 que é o normal. Ai depois que esquenta o problema acaba, onde eu parar e der partida ele pega normal no contragira 1000.

    Quando faço a limpeza do TBI, e o motor esta frio ele pega na partida durante 2 semana de 1º e nao apaga ocilando o contragira de 300 400 500 a 1000 depois começa a historia anterior.

    Alguem pode me ajudar.

    • Emerson disse:

      Cara, meu carro é igual ao seu até a cor e o danado fazia a mesma coisa cheguei a trocar todo o sistema de iginição, varias lipezas da TBI o que não adiantou nada e agora o motor fundiu, meu conselho se livra dessa m!#$&*, antes que você tenha o mesmo destino que eu, ter que gastar em torno de 1500 pila para fazer esse motor.

    • Evandro disse:

      Juliano, já passei por esse problema ou silmilar, a 1ª. coisa que você deve fazer é procurar uma oficina especializada em bomba de combustível, se detectar o problema, é só trocar, gastei 110,00, nunca mais deu problemas, se trocar a bomba e persistir o problema, mande passar o scanner que provalvelmente seja o corpo de borboletas, se também detectar o problema, compre um remanufaturado já testado pela loja, você vai gastar entre 150,00 e 200,00 em SP/SP.

    • Fabio disse:

      Queria prestar minha contribuição, nunca tive problemas com meu gol 1.0 16v, mas nunca estouro 5mil km de troca de oleo, todo inverno troquei o antichama 22 reais, o gol forma uma bora entope o antichama, o que aumenta a pressão interna, amarra o carro, fica dificil de pegar, alem do acumulo residual de goticulas de agua do motor, o que desregula todo sistema com 20 30 mil km manda abrir o carter e limpar tudo meu gol tem 228 mil km nunca deu problema fazendo isso, vendi o mesmo e comprei um ibiza 2001 com o mesmo motor….

  8. ryu disse:

    então juliano o meu gol esta com o mesmo problema ;;;;;;;;;se vc conseguir resolver seu ploblema me da um toque ;;;;;;;;;ryu-alves@hotmail.com;;;;;;;se eu conseguir te dol um toaue ;;valeu

  9. Aline disse:

    oi queria saber qual eo oleo ideal para o motor do gol 1.0 16v 98l

    • gilberto matos disse:

      o oleo é 5w/40 sintetico

    • flavio disse:

      tem que ser olho semi simtetico ou sintetico

    • Tulio disse:

      Meu Fox acontece o mesmo, quando eu ligo leva muito tempo para pegar , quando pega leva um tempo para disparar o motor e dar aceleração , ai ele fica acelerado , recentemente ficou muito fraco chegando a não subir ladeira … to com poucas esperanças, Bomba de combustível testada e ok, passado o rastreador de defeito deu uma falha do sensor de rotação porém quando apresentou este problema o carro depois que pegava ele ficava bom sem problemas de oscilação ou falhas , então mecânico descartou a possibilidade deste sensor , o ponto foi verificado e esta ok, ou seja não sei mais o que fazer !!!

  10. fabricio disse:

    teno hum carro g4 flex a partida fria nao funçiona que faz funçionala ja olhei guaze tudo

    • gilberto matos disse:

      veja seu refil da bomba de combustivel se pressão abaixa? as vezes ela pode estar apresentanto perdas em manter segura a pressão ,caso não veja se consegui um novo corpo de borboleta para teste pode esta um pouco carbonizado.,

  11. fabricio disse:

    meu carro g4 nao funçiona a partida fria quero saber como funçiona guais são os componentes que liga a bombinha

  12. diego k. sanz disse:

    tenho um gol 2003 sport quando do a partida tenho q ficar acelerando varia vezes para ele poder afirmar mais mesmo assim ele morre quando do um toque no acelerador!!!
    fico grato se alguem puder me ajudar!!

  13. raphael disse:

    gol 99/2000 1.0 16v ele fica quando eu ando ele apaga só ai eu do na partida e ele peg novamente ja troquei bomba,limpeza de bico, tbi ,filto trocado tbm

  14. Anderson disse:

    Juliano,
    Gostaria de saber se já identificaram o problema do seu carro tenho um Gol GIII e o danado esta com o mesmo defeito , pela manhã sempre ao ligar ele tenho que dar um toque de leve no acelerador para subir o giro se não fica ascilando até cair e o carro morrer mas isto é somente na 1ª partida depois pega que uma blz, já troquei bomba de combustivel, regulador de pressão da gasolina, tampa do distribuidor, limpeza do corpo da borboleta limpeza no anti-chama mandei verificar cabos e velas, já passou por scanner e nada to começando a suspeitar que é defeito deste modelo mesmo.

    • Matias disse:

      Jovem tenho um gol power 16V geração III ano 2002, o meu carro começou com o seguinte problema, quando ligo de manhã fica oscilando só não apaga, tenho que acelerar pelo menos um minuto que ai o conta giro sobe para 1000, fiz limpeza de bico, troquei a bomba de óleo, troquei o pescador de óleo só que continua mesam coisa se puder me ajudar agradeço

  15. vantuil disse:

    Prezado,
    Tenho um gol 2000, G3,16 V,4 portas, direção hidraulica, e o problema e que quando ligo o ar condicionado e tenho que parar em um semaforo por exemplo o motor simplesmente desliga do nada .
    O que poderia ser este problema ?

    • Guilherme Lopes disse:

      Vantuil,
      alguma vez já foi feito uma limpeza do corpo de borboleta e depois a readaptação da peça?
      Este é um procedimento que se deve fazer sempre na linha VW com acelerador eletronico.

  16. Juliano disse:

    Então pessoal problema RESOLVIDO, como não era um problema tão grave como já tinha citado, continuei rodando tranqüilamente com o carro do mesmo jeito.

    O Problema só foi resolvido com a troca do TBI, paguei 150,00 em um usado. O TBI quando está em bom funcionamento, você liga a chave, e ele faz
    um barulhinho parecido com o da bomba de combustível(PARECIDO, NÃO O MESMO) e também mexe de leve o corpo da borboleta, mandei num mecânico muito bom, ele viu que o TBI
    não fazia nenhum barulho quando acionava a chave e nem mexia o corpo de borboleta, e no scanner o TBI VELHO mostrava que estava funcionando, zerava sua memória
    e fazia nova leitura,e continuava com o defeito.

    Trocou o TBI, FICOU ZERADO O CARRO, dou partida pela manha, caro já estabiliza na 1º a partida.

    • Jaefferson disse:

      Ola juliano aonde fica esse mecânico bom ?
      por que ta difícil achar mecânico bom nesse mundo
      os que eu passo so me enrola e não resolve o problema

  17. wandeley ribeiro disse:

    meu gol ano 99 motor ap esta consumindo muita gasolina e de manha cedo para funcionar ele ta com dificuldades e quando pega fica tremendo + logo normaliza.
    ja troquei o censor de tenperatura + continua do mesmo jeito.ook eu posso fazer?

    • Guilherme Lopes disse:

      Wanderley,
      já foi feito um rastreamento com scanner automotivo?

      • Rodrigo disse:

        Wanderley,

        Tenho também um Gol 1.6 motor AP (gasolina) ano 1999 com central Magneti Marelli 1AVB que apresentava os mesmos sintomas.

        Dê uma olhada em uma mangueirinha que vai do regulador de pressão (peça cromada de formato cilindrico que está presa ao distribuidor de combustivel (flauta) bem próximo à frente do carro, perto do coletor de admissão. Esta mangueirinha vai ligada do coletor de admissão propriamente dito ao regulador de pressão.
        No meu caso a mesma estava ressecada e furada. Foi substituída por uma nova e após este procedimento foi feita uma verificação nos cabos de vela e velas, distribuidor, limpeza do corpo da borboleta, verificação na valvula de ventilação do carter (limpeza) e depois de tudo pronto foi feito um escaneamento e feito o ajuste básico no corpo da borboleta bem como o ajuste do ponto de ignição.
        Saliento que apenas com a troca da mangueirinha o carro já voltou ao funcionamento normal e o consumo também já estava bem próximo do normal.
        O carro está ótimo depois de tudo feito!!!

        Espero ter ajudado. Boa sorte!!

  18. JULIANO disse:

    Tenho um GOL 1.0 16V 2001
    Na hora de sair na primeira marcha e na marcha ré ele fica sem força, eu tenho que ficar acelerando bastante para ele pegar força.
    A noite olhando cabo de vela com a luz apagada, vi que o cabo de vela estava como se estivesse dando curto por dentro. Apagava e acendia alguns feixes de luz.
    obs.: só em 3 cabos.

  19. Evandro disse:

    Pessoal, esse motor 1.0 16V VW, quando apresenta a oscilação em marcha lenta com o ar ligado ou ter que acelerar o carro com o motor frio para esbilizar a aceleração, se o bomba de combustível estiver ok, a capa do distribuidor estiver ok, cabos e velas estiver ok.

    Anote aí: 90% dos casos é o “corpo de borboleta” ( TBI ), se você limpou o corpo e não resolveu, pode limpar 20 vezes que não vai resolver, troque por um remanufaturado ( o usado também poderá apresentar defeito ) em uma loja de confiança ( já testado ), muitas vezes as avarias não são detectadas no Scanner, mas o corpo está com defeito, após trocar, é necessário regular o corpo no Scanner, senão não terá o efeito.

    Vantuil: Quase certo que seja o anti chama, se não for, poderá ser também o corpo.

  20. felipe disse:

    olá pessoal. bom , eu tenho um gol 97 1.0 16 v, ele tá com um problema de corte de aceleração , não está mantendo a lenta , hora acelerada hora morrendo , ascila demais tá sem aceleração nenhuma. passei no scaner acusou tbi , troquei e coloquei um novinho resetei a central , ficou bom uma semana e voltou todo o problema de novo . passei no scaner de novo e ainda acusa o tbi q acabei de trocar.
    o q eu faço agora ?? será que é a central ?? ou tem outro motivo ??
    por favor me ajudem ..
    obrigado !!

  21. Alessandro Miranda disse:

    Tenho um gol 1.0 16V ano 2000 a pouco mais de 6 meses, o carro aumenta a rotação sempre que troco de marcha ou quando vou parar o carro, se eu troco da1º marcha para 2º a + ou – 1600 rpm ele dispara sozinho para 2300 rpm, isso constatemente, tipo como se travasse alguma coisa!! Levei no mecanico de injeção, fez limpeza dos bicos, reset de erros que haviam na parte eletronica, ele falou que se não parasse iria colocar outro corpo de borboleta para testar, outro mecanico já me disse que pode ser o cabo do acelerador agarrando!! O que pode ser??

  22. ivan disse:

    ola tenho um gol 2001 1.0 16v , pega bem na partida so que morre enquanto esta frio depois normaliza . O que pode ser ?

  23. jacksã disse:

    tenho um gol 16v 1999!
    o carro se deliga em movimento! e demora um tempo pra eu conseguir ligar novamente.
    a lenta esta oscilando! chega a ate acelerar sozinho!
    o q pode esta ocorrendo?
    desde ja agradeço!

  24. Evandro disse:

    Pessoal, esse motor 1.0 16V quando acelera sózinho ou liga o Ar Cond. e fica oscilando, ou ao ligar o carro frio de manhã falhar até esquentar o motor, podem tentar uma limpeza no corpo de borboletas, se não resolver tente achar um remanufaturado em loja de confiança e trocar, depois regular no scanner, nunca mais você terá problemas, Ok !

    Boa sorte !

  25. Luiz Cezar disse:

    Bom dia! Meu Gol GIII 2005 1.0 8V está tremendo em marcha lenta. Observei nos cabos de velas que está vazando corrente( saindo faísca da vela pro motor).
    Obs: recentemente foi feita a limpeza de bicos, sonda, filtro de ar, troca de velas etc. E o carro está funcionando perfeitamente, inclusive nas partidas a frio, mas em marcha lenta e ponto morto, treme mais que Toyota velha… Percebi também que ao tirar os cabos e reencaixá-los, melhorou bastante o trem-treme, mas assim que saia uma faísca pra fora, logo o motor ficava oscilando e tremendo. Na sua opnião tenho que trocar os cabos pra verificar ou posso fazer algum teste antes de gastar esse dinheiro? Obrigado.

    • Luiz Cezar disse:

      Agora sim sei que vou ter que comprar cabos novos, porque fui tentar tirar um dos cabos hoje de manhã e quando puxei ficou metade dele quebrado na vela…Prejuízo de R$ 130,00…Mas fazer o quê? Valeu!

  26. alisson da silva araujo disse:

    pessoal tenho um gol g3 ano 2000 e estou com op seguinte problema,dou a partida normal o carro pega mas fica falhando piso no acelerador e fica sem força vai dando uns estouros pelo escapamento e o carro morre, dou a partida novamente e o carro não pega espero uns 20 minutos e ele pega sai se falalhando um pouco mais fica normal,estranho pois isso ocorre somente as vezes na maioria do tempo o carro fica normal isso só ocorre as vezes troquei velas e sensor de temperatura e nada oq pode ser obs: isso começou a ocorrer depopis q instalei o alarme cyber px da positron com sensor de presença será q pode ser esse alarme antes de instalar ele o carro nunca fez isso !!

  27. Lucas B disse:

    Ola. Comprei um gol g3 1.0 16v. Ele tem dificuldade de pegar tanto faz quente ou frio e na marcha lenta ele falha fica so em 3 silindros podem me dar um help desde ja agradeço. Meu email luqaxborges@gmail.com

  28. santiago disse:

    ola pessoal tenho um gol 1.0 16 val 2002 2002 esport eu mandei fazer o motor dele e ele tinha ficado uma blz ai comesou a falhar e ai comesou meu pesadelo levei de volta ao mecanico e ele disse que podia ser o cabessote ,entao mandamos o cabessote e nada trocamos a bobina e nada trocanos a gaiola e nada trocamos o modulo e nada ja nao sei mais o que fazer entao no comesso ele nao queimava o segundo celindro esse problema foi solucionado aparentimente ai entao o segundo bico e tipo assim quando vç deconecta o bico o motor ate desliga correto ai quando vç desconecta o segundo bico nao muda nada e continua falhando mas ele so falha na lenta quando asselera ele fica uma blz e quand vintuia assiona ai e pra chorar nao vai nem empurrando se alguem ja passou porisso me ajundem

    • Carol disse:

      Olá Santiago! Vc conseguiu resolver o problema do seu carro??? Tenho um gol igual ao seu e estou c o mesmo problema, tb já troquei as peças q vc torcou e nada. N sei mais o q fazer se vc conseguiu resolver por favor me informe o defeito! Desde já muito obrigado!

  29. Ricardo disse:

    Pessoal, li aqui muitos casos semelhantes ao problema que estou enfrentando a 1 mës com meu GOL 1.0 16V 1998.
    Geralmente acontece pela manhã, Na partida o carro pega normal mas percebo que falha a aceleração / injeção. Com isso mantenho o pé no acelerador para não deixar morrer (pois se morrer as próximas partidas serão difíceis). Também às vezes dá uns estouros pelo escapamento e mesmo acelerando o carro não reage e morre. Nas próximas tentativas nada… Para não descarregar a bateria dou um tempo. Esse tempo leva de 15 a 20 minutos e depois que a temperatura chega aos 85 / 90º a ventuinha dispara e ele começa a estabilizar, então posso tirar o pé do acelerador e até desligar o carro e tudo fica ok. À partir daí posso sair com o carro. Ele pode ficar desligado por horas e depois quando eu voltar a ligá-lo está tudo normal. O estranho é que no dia seguinte pela manhã tudo se repete. Itens checados : Tampa do distribuidor, rotor, cabos e velas. TBI limpa. Marcha lenta ok. Bateria trocada ontem (a anterior já estava no fim). Relês do módulo e da bomba de combustível; Sensor de Temperatura, substituídos. No scanner tudo ok. Só resta agora testar a bomba de combustível. Consultei um mecânico e ele me orientou a fazer o teste. Qdo. ocorrer o problema eu devo desconectar a mangueira de combustível que chega na flauta dos bicos e depois ligar a ignição (sem dar a partida) para ver se a bomba está enviando o combustível. Farei isso amanhã e depois postarei o resultado. Espero que seja o motivo dessa dor de cabeça misteriosa.

    • Guilherme Lopes disse:

      Ricardo,
      acredito que para fazer um teste mais conclusivo da bomba de combustivel vai ser necessario usar um manometro, pois se você realizar o procedimento que você mencionou, alem de ser perigoso, você pode ser levado a acreditar que sua bomba esta funcionando corretamente somplesmente porque saiu combustivel pela mangueira, sendo que na realidade o combustivel não deve simplesmente sair pela mangueira mas ele deve sair com uma pressão correta que vai variar de carro para carro.
      Esta pressão só pode ser medida com o manometro.
      O melhor a se fazer é levar seu carro em um profissional, para que ele realizer o teste de pressão e vazão da linha de combustivel.

      • Ricardo disse:

        Olá Guilherme,
        Fiz o teste, jorrou combustível. Concordo com você que não basta estar saindo o combustível mas sim medir sua pressão conforme a especificação do modelo do carro. Continuo com o problema e vou levar para um 3º mecânico verificar. Caso alguém tenha uma dica por favor postem aqui. Qdo. eu resolver o problema deixarei postada a solução. Obrigado.

    • RICARDO disse:

      TENTE TROCAR O SENSOR DE DETONAÇÃO DO MOTOR. VERIFIQUE SE O CHICOTE QUE PASSA POR CIMA DA CAIXA DE MARCHA E EMBAIXO DA BARRA DE DIREÇÃO, ESTÁ INTACTO. JÁ HOUVE COMIGO O ROMPIMENTO DESSE CABO E FOI UM SOFRIMENTO PARA DESCOBRIR OQUE FAZIA O CARRO FALHAR.

  30. reinaldo disse:

    tenho uma paraty turbo 2002,ela oscila e morre na marcha lenta,com dificuldade para funcionar,ja troquei bomba,filtro,bicos,velas,cabos,refil do sensor de fluxo de ar,correia dentada, e continua do mesmo jeito,ja levei em cinco mecanicos diferentes,e nenhum consegui detectar o problema,no aparelho caster,indica q ta tudo normal com o carro,tem dia que anda normal,tem dia q ta fraco,engasgando e morrendo,nao sei o q fazer, vcs podem me dar uma dica?

  31. gustavo farias disse:

    Tenho uma parati 1.0 16V., 1998, por desatenção minha o motor ficou sem lubrificação, e rodando, o mesmo veio a estourar o bloco, fiz a retifica toda do motor, porem o motor sofre vazamento e esquenta muito, chegando a ferver e sai muita fumaça, porem a temperatura registrar os 90º, sua
    marcha lenta tambem oscila muito chegando a fazer com que o motor venha a “morrer”, nao sei mais o que tento fazer, pois ja coloquei + de cinco vezes no mecanico para que ele possa detectar o problema, mas o carro volta do mesmo jeito. obs. o motor ainda está na garantia, por isso não mudei ainda de mecanico.

  32. PAULO EVANDRO DE FARIAS disse:

    Tenho um Gol 1.0 16v ano 98, dentre varios defeitos apresetados um me chama a atenção, o mesmo tem partida mas não funciona, observei que tem combustivel, tem entrada de ar suficiente para combustão e falta centelhamento nos cabos de velas, sendo assim verifiquei que no cabo de saida da bobina de alta tenção tambem não existe centelhamento, me levando a crer que já que existe 12v no pino 1 da bobina o pino 3 esta devidamente aterrado porem não tenho informação a respeito do nivel de tenção e pulsso no pino 2 da bobina, onde o qual venho aqui solicitar essa informação por parte de quem a tenha, desde já agradeço a colaboração.
    troquei a bobina e assim que liguei o motor funcionou por mais ou menos 1 minuto e depois apresentou o mesmo sintoma, me levando a crer que possa existir algum problema relacionado a informação e tenção que devera existir no pino 2 da bobina de inguinição que por informações anteriores deve esta conectado ao pino 24 da U.C.E, lembrando que tambem preciso de informação de como retirar a U.C.E para averiguação de possiveis mal contatos que possam ocasionar esse sintoma. Muito obrigado pela atenção.

  33. Marcelo disse:

    Tenho um Gol 1.0 16v ano 2000,Passei por TODOS esses defeitos cheguei ate fazer o motor. so resolvi qdo percebi que no distribuidor o sensor Rall estava rachado, fiz a troca do mesmo e passei o scanner pra apagar os erros verifiquei ponto e o carro ficou bom.

  34. Marcelo disse:

    quantos km um gol g3 1.0 16v faz com apenas um litro de gasolina no tanque

  35. Milton Pereira da Silva disse:

    Comprei uma parati 1999 1.0 16v fiquei 2 meses com problema no TBI ela fazia o carro morrer toda hora e não tinha marcha lenta,tinha que ficar acelerada foi em tres oficinas diziam que tinha trocar o TBI isto e, 400,00 reais certo dia tirei fora e abri a parte mecanica tinha uma mola emperrada, soltei a mesma e faz 4 meses que não tem dado problema.

  36. Milton Pereira da Silva disse:

    Comprei uma parati 1999 1.0 16v fiquei 2 meses com problema no TBI ela fazia o carro morrer toda hora e não tinha marcha lenta,tinha que ficar acelerada foi em tres oficinas diziam que tinha trocar o TBI isto e, 400,00 reais certo dia tirei fora e abri a parte mecanica tinha uma mola emperrada, soltei a mesma e faz 4 meses que não tem dado problema.

  37. Guilherme disse:

    gol g3 1.0 16v,,, o carro funciona normal até não esquentar quando começa a esquentar perto ali dos 90º ele começa morrer quando não esta ingatado, quando paro em algun lugar dai ele morrre, ligo normal e e dai ele vai, mas basta eu dar uma acelerada dai ele morre,,,, a uns 4 meses atraz fiz limpeza de bico, limpeza de tbi, decarbonização, troquei velas e cabos, e o óleo foi trocado tbm,,, mas neste mes o problema voltou a dar de novo ele morre quando esta em 90º e ventuinha vem a ligar só com o carro parado,,,e devez enquando liga normal,,, queria saber o que posso fazer ou se vcs sabem me informar o problema ,,,

  38. wagner antonio abreu disse:

    BOM DIA.GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM A RESOLVER UM PROBLEMA QUE TENHO NA PALIO
    WEEKEND 2004/2005,FLEX, 1.3, 8V. A ALGUM TEMPO NA PRIMEIRA PARTIDA ELA
    DEMORA UM POUCO PARA PEGAR,TENHO QUE DAR UMAS TRES PARTIDAS.ISSO ACONTECE DE
    MANHA E QUANDO FICA UM PERIODO LONGO SEM FUNCIONAR, JA TROQUEI VELAS,
    LIMPEZA DE BICO, REGULAGEM DE VALVULA, TROCA DA BOMBA COMBUSTIVEL, CABOS DE
    VELA. NAO RESOLVEU.FICO IMAGINANDO SE NAO PODE SER O REGULADOR DE PRESSAO DE
    COMBUSTIVEL. POR FAVOR SE PUDER ME DAR UMA DICA AGRADEÇO DEMAIS. SOU DE
    BAURU, FICARIA UM POUCO DIFICIL IR ATE A OFICINA. ATÉ MAIS.

  39. Juliana disse:

    Olá, tenho um gol g3 2001, estou com um problema nele que ninguem consegue resolver, foi feito revisão, trocados varias peças, limpeza de bicos, enfim, tudo. Quando o carro fica parado por mais de 12 horas ele falha pra pegar, e quando pega sai falhando, depois de um tempo ele funciona normal, tja passaram o escaner com ele falhando e não acusa nada. O que posso fazer? Obrigada

  40. aurisandro disse:

    estou com um vazamento dágua na peça que fica preza no tampão proximo ao distribuidor como é o nome da peça que eu preciço troca. agradeço desde já. ok

  41. leandro disse:

    ola tenho um gol 1.0 16v 98/99
    levei na oficina para trocar a bomba d’gua q krbou e ja aproveitei p mandar limpar o cabeçete e tirar os vasamentos agora ele n esta segurando aceleraçao e tambem esta vasando muita agua pelo escapamento oq pode ser???

  42. Jader disse:

    Meu gol 2003 nao kér pegar e geito nhum ele ameaça pegar mais corta quand dou partida.. o mecanico veio e tmbm nao conseguiu axar oproblema o q deve ser ? ja trocamos tdas as velas todos os cabos e nadaaa ainda.. se alguem poder me ajudar ficarei grato .. obrigado..

  43. adriano disse:

    tenho um gol 1.0 16v ano 2001,esta com problema na marcha lenta fica oscilando,ligo a chave e o tbi fica estralando e se jogando o q faço?

  44. fernando disse:

    boa tarde , gostaria de saber se o Sensor De Pressão Do Cabeçote Gol/parati 1.0 16v Turbo G3 pode cortar á igniçao pois estou na duvida se é isto ou outro chicote que pode fazer isto ( andando devagar fica cortando + em alta vai normal )

  45. reichter disse:

    Eu acho que gol 1.0 16 v a fabrica volks wagen fez este motor para rodar ate cinco mil km depois disto apare-se varios defeitos quer dizer se voce entende de mecanica ou eletrico serve para voce aprender mais ou dar servico para mecanico e dinheiro pois eu ja gastei 7.000 mil reais com este carro quem teve muito sorte eu desacredito e a pior tranqueira que volks fabricou ela por causa deste motor 1.0 16v ficou muito desacriditado o melhor partir para outra marca a volk wagwn so fabrica carro bom pra eles e para os paises de primeiro mundo eu vi la nos estados unidos porque os americanos exigem qualidade se nao eles devolvem tudo para estes alemaes ,no brasil aceita esta porcaria e muito caro, la fora carro de primeirissima volks e muito barato e bons os alemaes estao brincando com nos no brasil sinceramente sr rech comercio exterior sem/mais.

  46. FABIO JUNIO disse:

    TENHO UMA PARATI 98 16V A GAS ELA PEGA NORMAL MAS QUANDO A TEMPERATURA CHEGA AOS 60 GRAUS NÂO POSSO DESLIGAR PORQUE ELA SÒ VAI PEGAR QUANDO ESFRIAR OU SE EMPURRAR POR FAVOR ALGUEM PODE ME AJUDAR?………

  47. Tenho uma oficina mecanica, e meu problema é bem parecido c om os outros acima citados. Estou fazendo um serviço de um IBIZA com o motor 1.0 16v ano 2001 2002, e ele está apresentando este mesmo problema de marcha lenta. Quando eu dou na partida do carro ele fica variando sua asseleração entre 400 e 800 giros. Com pouco tempo ele normalisa, ele vai pra 1000 giros. Mas quando ligo o farou ou a ventuinha dispara ele cai de giro, q\ chega até morrer o motor, e quando eu ligo ar ele desliga de uma vez. Já rastriei, já troquei a sonda lambda, troquei o sensor de temperatura e também a bateria de 60 para uma de 70 amperes mas ele continua se apagando, não sei mas o que fazer. Se vcs poderem me ajudar em aguma coisa eu agdç. Obrigado por sua atenção.

  48. Alesson disse:

    tenho um gol g3 estava normal mais derrepente morreu e nao que liga mais nao passa corrente pra bubina o que pode ser.. se alguem souber alessonramos-@hotmail.com obrigado

  49. tenho um fox todo dia de manha o carro nao pega pra pegar de manha ele nao quer pegar

  50. Patricia disse:

    Será q isso é mal de GOL? O meu é 1.6 16v ano 99, e to lutando com o mesmo problema desde o ano passado!

  51. Mazur Mendes disse:

    Tenho um gol g4 2007/2008, recentimente esta apresentando falha ao ligar, tanto faz gasolina ou alcool, pra ligar só pega se eu ficar com o pé todo no acelerador mais ou menos 30 segundo fico com pega do motor de arranque se eu desligo pronto outra dificuldade se o ar esta ligado quando reduz ele apaga o fogo, levei ao meu eletricista de confiança, ele passou o dia todo limpeza dos bicos injetores, teste de pressão e vazão da bomba de combustível, troca do TBI, cabo de velas e velas , conferido o sincronismo da correia dentada, um tal de lambida, SENSOR DE DETONAÇÃO DO MOTOR sensor de temperatura, sensor de rotação, a epc nao acende nada por ultimo aluguei uma cental para teste e continuou o mesmo problema o rastre nao acusa nada, e agora?

  52. RODRIGO disse:

    Olá, meu gol 1;0 16v ta com um problema
    estou andando e do nada ele reduz a aceleração, reduzindo tbm a velocidade do carro, acontece mais quando eu troco de uma marcha para outra, oque pode ser

    valeu..

  53. Ednaldo Menezes disse:

    pessoal td bem?
    to com um probleminha em meu jeep willys 1975, ele ta com o original BF161, e carburado, e não ta segurando a marcha lenta. ja desmontei e limpei todo o carburador e limpei as velas. mas ainda ta na mesma. se souberem me falem, obrigado!! um abraço forte.

  54. thiago disse:

    ola eu tenho uma parati 2002 16v turbo e fiz o motor inteiro e agora eu nao consigo fazer ele funcionar direito ele fica so falhando e soprando no fiutro de ar oq pode ser.. eu estava andando com o sensor de fluxo de ar antes de fazer o motor e estava perfeito fiz o motor pq estava fumando um poko nao sei mais oq fazer vc acelera ele nao passa de 2 mil rpm e falha muito algum mecanico bom ai para tirar essa duvida minha.kkkk obrigado

  55. Samuel Dos Santos disse:

    Galera tenho um gol g5 2010 e no últimos dias estou tendo dificuldade para funcioná-lo de manhã, dou partida ele não firma e ainda faz um barulho estranho no motor depois de várias tentativas e após aquecer o motor ele se firma.
    Já fiz limpeza de bicos, tbi e nada adiantou , percebo que isso só acontece nos dias mais frios o que poderia ser ? se alguém souber me ajude por favor.

  56. fabio jr disse:

    ola amigo: eu tenho um gol bolin..95/ quando eu ligo ele dar a partida mais nao pegar eu obiservei bem e axo q nao é a bomba injetora dai eu estou axando q pode ser uma pessa q fika no carburador?/?????antes ele enjetava normal e parol derrepente me dar uma dica mano por favor.

    desde já eu agradeço:OBRIGADO…

  57. jeferson disse:

    óla tenho um gol 1.0 16v 2001, meu problema é que meu carro liga normal, depois que aquece, acontece o seguinte, quando eu aciono a inbreagem para redeuzir em um cruzamento a rotação cai e desliga, oq pode ser? desde ja obg.

  58. Paulo Alves disse:

    Olá! pessoal por favor se puderem me ajudar agradeço,pois já estou cansado de ser enganado por esses mecânicos. tenho um Gol 1.0 16v plus 2001, quando vou dar partida com o motor frio o carro fica osilando na macha lenta,depois estabiliza (não chega a morrer). mas enquanto ele estabiliza se eu tentar sair com o carro ele morre. uns mecanicos fala que é bomba de combustivel,outros falam que é correia fora do ponto,outros bico sujo etc… por favor me ajudem!!!!!!

  59. Wilson disse:

    Meu gol plus 95 1.0, do a partida normal mas o carro não liga. de tanto eu dar a partida, chego até fazer um barulho no motor.. será que pode ser o filtro de combustivel? desde já agradeço…

  60. marcio disse:

    tenho gol g4 2007 flex que travou a transmiçao na 1° marcha e nao volta de jeito nenhum.que posso fazer

  61. Luiz disse:

    GOSTARIA DE SABER SE O GOL G3 1.0 16V ANO 2001..FICA BOM A ALCOOL?

  62. wandyr disse:

    Bom dia tenho um gol g3 16v ano 2000 modelo 2001. Quando meu carro esta a um bom tempo parado ele nunca da partida de 1, so na segunda tentativa e as vezes da de querer morrer ai tenho q acelerar, e se eu quiser que pegue de 1 tenho que ficar forçando sua partida. Meu carro esta com 86 mil rodado, ja foi feito motor dele, depois do motor feito ja deve ter rodado uns 20 mil. Estou com mais 2 problemas em subida ele fica meio fraco se nao colocar a 1 nao sobe. E outro e que ele esta baixando o oleo, faz uns 2 meses que troquei e ja esta baixo.

  63. wandyr disse:

    Bom dia tenho um gol g3 16v ano 2000 modelo 2001. Quando meu carro esta a um bom tempo parado ele nunca da partida de 1, so na segunda tentativa e as vezes da de querer morrer ai tenho q acelerar, e se eu quiser que pegue de 1 tenho que ficar forçando sua partida. Meu carro esta com 86 mil rodado, ja foi feito motor dele, depois do motor feito ja deve ter rodado uns 20 mil. Estou com mais 2 problemas em subida ele fica meio fraco se nao colocar a 1 nao sobe. E outro e que ele esta baixando o oleo, faz uns 2 meses que troquei e ja esta baixo.

  64. leandro disse:

    bom tenho um gol mi 16v 1.0 quando ele esta frio ligo ele mas morre,p que funcione tenho q mater acelerando por uns 5 m ate q esquente depois disso pega normal
    ja troquei bomba de combustivel mecanico disse q e o tbi mas so olhou de longe assim n confio oq pode ser sera q pode ser o filtro de combustivel??

  65. flavio disse:

    tenho um gol g3 16v ano 2000 quando dou a partida de manhã ele não pega tenho que fica acelerando ums 1 minuto ai ele segura e não desliga queria liga sem fica acelerando ja fiz lipeza de bicos TBI troquei bomba de combustivele troquei varias outras coisas mas não resouvel
    eu acho que poder ser senso de temperatura
    bem eu troquei o ati chama hoje vou ver ser resouvel tava bem entupido de bora
    ser souber que que pode ser me fala ai valeu

  66. MARCELO disse:

    ESTOU COM POBLEMA NO MEU CARRO GOL 1.0 8V ANO 2002
    EU PISO NO ACELERADOR E ELE NÃO ACERAR O QUE PODE SER ALGUEM PODE ME AJUDAR
    JÁ PASSEI O SCANER ACUSOU O TBI CORPO DE BORBOLETA SENSOR DE FASE E SENSOR DE DETONAÇÃO ESTOU SOFRENDO ME AJUDEM ESTOU SEM CARRO JÁ FAZ 1 MES

    • MARCELO disse:

      ESTOU COM POBLEMA NO MEU CARRO GOL 1.0 8V ANO 2002
      EU PISO NO ACELERADOR E ELE NÃO ACERAR O QUE PODE SER ALGUEM PODE ME AJUDAR
      JÁ PASSEI O SCANER ACUSOU O TBI CORPO DE BORBOLETA SENSOR DE FASE E SENSOR DE DETONAÇÃO ESTOU SOFRENDO ME AJUDEM ESTOU SEM CARRO JÁ FAZ 1 MES

      EU MESMO COLOQUEI OUTRO TBI CORPO DE BORBOLETA MAIS, CONTINUA O MESMO DEFEITO AGORA PODE SER O SENSOR DE FASE OU DE DETONAÇÃO QUE ACUSOU NO ESCANER FUCIONA TUDO MENOS A ACELERAÇÃO

      POR FAVOR ME AJUDEM CARRO DE TRABALHO DESDE JÁ AGRADEÇO

  67. Ednaldo disse:

    Meu carro esta afogando,um cheiro de gasolina constante é um gol Plus 1.0 16 val. o que deve ser feito. se eu força a ligação por muito tempo , segurando na chave, ele até pega sem colocar o pé no acelerados, mas se eu pisar ele morre . quando ele pega ele fica exilando. qual o procedimento que tenho que tomar.

  68. Danubio disse:

    Olá meu gol é 1.0 16 valvulas turbo 2001 ele dá a primeira partidanormal más quando desliga ñ pega mais, é como se tivesse sem corrente ninguem conseg resolver o q pode ser ele só funciona normal depois de varias horas desligado grato!

  69. maura disse:

    tenho um gol g3 16v2001 estava morrendo não dava marcha lenta muito acelerado e engasgando troquei bicos sensor correia dentada e nada deu certo levei numa boa alta eletrica e descobriu que o defeito era no modulo arrumou e ficou ótimo paguei 400.00para consertar mas valeu ate o tbi foi trocado como não era voltou a peça velha

  70. Carlos disse:

    Boas,
    Tenho um seat cordoba a gasolina 1.4 16V GT de 1997
    Aconteceu agora o seguinte: fui a um mecânico fazer a mudança do kit completo da distribuição e após me entregar o carro, notei logo que a trabalhar em marcha lenta estava sempre a oscilar e a
    tremer. Já passaram 2 dias e é constante este problema. O mecânico diz que o trabalho que fez nada tem a ver com isto que está a ocorrer.
    Agradecia a vossa ajuda, por favor.
    Que será que posso fazer para que a marcha lenta estabilize e o motor trabalhe certo

  71. Eduardo disse:

    boa tarde amigo gastei uma grana no gol 1.0 16v 99 fiz tudo no motor tudo funcionou 2 dias ótimo no terceiro dia de manha ele afogou e não pega tem que tentar varias vezes sendo que os bicos foram todos trocados li no sua resposta acima sobre SENSOR DE DETONAÇÃO DO MOTOR sera que pode ser desde ja obrigado

  72. luiz disse:

    O meu gol g3 a gas esta cortando corrente oque fazer

  73. luiz disse:

    Eu mexo no sensor que tem no distribuidor ele pega

  74. Valmir disse:

    Boa TARDE, tenho um golzinho 16 v ano 99, gostaria da ajuda, o que acontece:
    geralmente no inverno, ha uma dificuldade na partida, depois que o carro pega, ando com ele e do nada ele morre, depois de tentar dar partida, com uns 20 minutos ele peg normal.
    troquei o corpo da borboleta, foi verificado todo sistema de injeçaõ no scanner e o carro continua do mesmo jeito, e até um transtorno, pois muitas vezes apaga em avenidas movimentadas,.
    Quem tinha o mesmo problema e conseguio resolver poderia me ajudar! desde já agradeço

  75. EBES M. SANTOS disse:

    meu gol g3 1.0 16v 1999/2000,nao sobe ladeiras com o motor frio,so depois de esquentar o motor por ums 10 minutos ele sobe, oque pode ser? ja troquei as velas e os cabos mas nao solucionou o problema,

  76. Maria disse:

    Boa noite. Tenho um gol2005 flex, a marcha lenta dele está tipo falhando. Tem vezes que vou ligar o carro e ele não pega. Coloco gasolina direto no carburador e nem assim. Outro dia…sai com o carro e rodei bastante…fui pra casa e depois de 1 hora eu fui sair de novo e nada do carro ligar. Depois de umas 6 hrs parado….fui dar partida e ele pegou. O que pode ser esse “falecimento subito” dele?

  77. Maria disse:

    Boa noite. Tenho um gol2005 flex, a marcha lenta dele está tipo falhando. Tem vezes que vou ligar o carro e ele não pega. Coloco gasolina direto no carburador e nem assim. Outro dia…sai com o carro e rodei bastante…fui pra casa e depois de 1 hora eu fui sair de novo e nada do carro ligar. Depois de umas 6 hrs parado….fui dar partida e ele pegou. O que pode ser esse “falecimento subito” dele?

  78. Eduardo disse:

    Bom dia, tenho um gol 16v 98/99 e as vezes não dá partida, a bateria está boa, o painel funcionando e acendendo, nenhum sinal diferente de alerta, e ocorre 2 vezes por semana e as vezes 2 vezes no mesmo dia. Ja verifiquei nivel do óleo, bateria, motor de arranque, partida, fio aterramento e nada, poderia me orientar?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: