Renault Clio 1.0 16V: motor morre derrepente

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Clio 1.0 16V (IAW 5NR) funcionava normalmente, sendo que do nada o motor apagava e quando ligávamos o carro novamente, as vezes o motor não acelerava.

CAUSA: Iniciamos os testes com o sistema elétrico, conferindo principalmente a alimentação da central e o aterramento (massa), mas não foi encontrado nenhum problema. Partimos então para o rastreamento do sistema de injeção eletrônica e d foi detectado algumas avarias, todas correspondentes ao corpo da borboleta (drive by wire) o que nos deixou com algumas duvidas.

Por já ter tido algumas experiências com este tipo de defeito principalmente em carros de montadoras francesas como a Renault, nós partimos para uma analise do sensor de rotação que neste carros vem causando muitos problemas parecidos pelo fato desta peça apresentar uma resistência muito baixa.

Ao monitorarmos o funcionamento do sensor notamos que quando havia uma falha no motor ou o mesmo morria era sempre por causa de uma falta dos sinal de rotação.

Sensor de rotação do clio 1.0 16v

SOLUÇÃO: Fizemos a troca do sensor e o defeito desapareceu.

Existe alguns mecânicos que fazem a limpeza deste sensor, mas Eu aconselho a troca do mesmo pois somente o procedimento de limpeza não da garantias de que o problema foi solucionado.

Já o fato de ocorrer gravações de avarias no corpo da borboleta é simples, quando à falta do sinal rotação por períodos rápidos   a unidade de comando acaba perdendo a referencia do posicionamento da borboleta o que causa a gravação de alguns erros, o que se deve fazer nestes casos é não se precipitar na troca desta peça e sim insistir com mais alguns testes é claro.

Código do sensor de rotação: 

Original: 7700101969, 7700875184B

DPL: 8184B

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Clio,Renault

Comentários

157 Comentários para “Renault Clio 1.0 16V: motor morre derrepente”
  1. PaUlo lopes disse:

    Legal forma que voces colocam a soluçao dos problemas, ajuda muita gente com problemas semelhantes.

    Para ficar completo. seria legal colocar o custo da peças, para se ter uma noção do custo de manutençao de determinados carros.

    Muito bom o site, parabens.

    Paulo

    • Guilherme Lopes disse:

      Paulo,
      o problema de colocar preços é a mundança constante dos mesmos, o que pode causar uma falsa informação no futuro.

    • walmer amaral disse:

      olá eu estou com um renault 1.6 16 valvulas que esta com este problema tá funcionaldo depois apaga. coloquei o sensor original da renalt e continoou com o mesmo problema… tem como alguem me dar um toque ai, e pode ser a central? obrigado

      • O meu clio 2002 ele pega cedo fica uns dois minutos ligado e depois morre e não pega mais será que por vc, ter tido problema com o seu não pode me dar uma dica.
        se ele ficar parado 2 ou 3 horas é bater na chave e pega, fica funcionando até uns 2 ou 3 minutos e depois morre eu pensei na bomba de combustivel só que se fosse ela ele não pegaria, não façio nem idea, do que pode ser.

      • alexsander disse:

        bem amigo tive o mesmo problema, troquei a bomba do combustivel … que estava fraca mas gastei no corpo de borboleta … tbi ..

        • gerci disse:

          meu clio estava com um problema e o mecanico falou comigo que este tipo de veiculo tem um sensor que quando ele super aquece ele desliga sosinho derrepente pode se isto desejo boa sorte

    • Fernando disse:

      tenho um clio sedan 1.0 16v como mesmo problema deste ai só q o motor desacelera andando troquei o senssor de rotação senssor de velocidade velas até calço d motor e caixa nada resolve ando 500 metro e o carro para de acelerar tenho q desligar e ligar novamente por mais ums 500 mt -pelo amor de deus alguem me de uma resposta que faço boto fogo nele ou tem solução obrigado……………….

      • Sergio disse:

        Estou com o mesmo problema no meu, vai fazer 8 meses… já levei a todos os mecanicos e ninguem resolve… já pensei em colocar fogo tbm… o carro perde o giro do motor e perde a velocidade, encosto o carro desligo e ligo, mas logo com alguns metros o problema volta… será que alguem pode ajudar?

        • moises disse:

          Eu tenho um Clio sedan 03/04. Perdia potencia e depois voltava. O problema segundo o mecanico era a bobina..era generica e realmente estava ruim…pediu para colocar uma Magnetti Marelli. 3 dias antes de trocar a bobina, começou a sair uma pequena fumaça branca do escapamento. Cheirei e tinha cheiro de oleo. Fui conferir o oleo e estava como um café com leite…toda agua que colocava no resrvatorio sumia. Resultado…queimei a junta e o oleo misturou com agua. SUGIRO NÃO ANDAR COM CARRO QUE ESTEJA COM PERDA DE POTENCIA. Procure um mecanico para descobrir o problema antes que se agrave. NÃO ANDE COM O CARRO

        • William disse:

          caraaaaaa.. não aguentoooo maiss HHAHAA.. o mesmo problema de mtos, coloco fogo, talvez… Ando com ele por cerca de 1km, ai estou acelerando, andando `60km p. ex, então semáforo, vou frear, e o que acontece.. tirando o pé do acelerador, acende a luz de pane elétrica, o motor acelera, e o carro fica lento lento lento, piso no fundo do acelerador ele não anda nada, se eu deixo ele sem acelerar com a marcha engatada, ele anda sozinho (bem fraco) mas anda sozinho, então preciso desligar o carro, ligar novamente, e andar. Parece loucura, quando do carona as pessoas me perguntam qq eu estou fazendo quando vou encostar para desligar o carro, isso se estou na pista da direita, caso na esquerda, desligo em movimento mesmo, horrível meu arranque vai ir para o espaço logo logo. Ajuuuudaaa!!!

          • Thiago Andrade disse:

            Boa tarde, cara leva o teu carro a um bom mecanico e pede para ele limpar a TBI, eu estava com o mesmo problema há uns 4 meses, então eu mesmo limpei a TBI e os meus problemas acabaram desde então.

          • thinao disse:

            olá tive esse mesmo problema com meu clio rt 2001 por um pouco não botei fogo no carro mas eu mesmo acabei resolvendo não troque nada no carro apenas o tbi que se chama corpo de borboleta apenas essa peça e pronto resolvido entra no mercado livre que vende umas com preço bom e confiavel novo é 1000 reais paguei 380 ja estou rodando 6 meses e estou feliz , nada de sensores de rotação ou detonação ou bobina ou vela apenas o tbi caso tenha duvida me liga 987646884 thiago

          • Heron disse:

            Olá, uma das causas pode ser o sensor de rotação, ele está localizado no câmbio, próximo ao
            motor próximo do volante do motor, quando o motor está funcionando o sensor monitora as rotações do motor e suas variações e o sistema por completo, se o acelerador for eletrônico uma
            pequena falha neste sensor reflete exatamente no acelerador que perde referência e então entra
            em marcha-lenta ou desliga o motor. Como o sensor está perto do volante do motor e ser magnético, toda vez que acionamos a partida e a embreagem liberamos limalhas de metal e pó que acabam sujando o sensor, para se ter uma noção ao olharmos o sensor o diâmetro de sua
            parte magnética onde a leitura é feita, equivale a ponta de uma caneta de 0,7 mm.

        • joao disse:

          apesar do carro meu e um cobalt 2013 esta com mesmo problema mecanico trocou o corpo de aceleraçao e alguns sensores ficou bom por uns tres
          meses volto o defeito voltei ao mecanico ele deu uma limpesa na injeçao eletronica ficou bom ja faz seis meses o mecanico disse que combustiveis dao muito esse tipo de estrago alem de acleraçoes inrregular do motorista mais que nao e normal um carro com 30.000 km ter que trocar o corpo de aceleraçao

      • Anderson paes disse:

        Retire a borboleta motorizada e confira se as engrenagens não estão quebradas. Vai ser preciso retirar o corpo de borboletas para efetuar tal verificação.

      • ademir disse:

        o problema q constatei uns tempos atras num renault foi q uns dentes das engrenagens do corpo de borboletas havia sido gasta ,e quando tirava o pé do acelerador ele não acelerava mais só desligando concertei os dentes da engrenagen e não tive mais problemas

        • Flávio disse:

          Ademir, já me deram o mesmo diagnóstico, porém, como bem falado aqui no fórum, a mecânica é salgadíssima.
          É possível apontares exatamente as peças quem tem que se reparadas e o preço? Necessita de mão de obra especializada ou qualquer pessoa com os mínimos de cuidados pode reparar?

          Agradeço desde já.

          Abraço!!

      • Marcelo disse:

        Boa tarde, tenho um clio 1.6 2002 que apresentou o problema de aceleração em que eu constantemente estacionava o veículo para desliga-lo e dar novamente a partida acontecendo também aproveitando o tempo do semáforo fechado para fazer o procedimento. levei o veículo na oficina e o problema estava no Actuador que estava muito sujo e após a limpeza resolveu o problema. aconselho tentar a limpeza ou a substituição da peça. eu gastei R$ 30,00.

    • joao disse:

      meu cobalt acontece a mesma coisa o mecanico trocou o corpo de aceleraçao e alguns sensores ficou bom depois de algum tempo voltou o problema deu uma boa limpesa na injeçao eletronica e ate agora ta bom segundo o mecanico os combustiveis tambem pode causar esses tipo de estrago

  2. augusto cesar disse:

    preciso de uma infomaçaõ ( O MEU RENAULT CLIO MODELO RETH 1.08V ESTA COM PROB
    LEMA DE FALHAMENTO NO MOTOR.)

    • valmir jorge de lima disse:

      oi amigo 0 melhor e passar o scaner p detectar falhas na bobina ou velas e bicos

    • alexsander disse:

      clio tem um problema no chicote que vai ate a central ,,, faz com que ele fique em 3 cilindros …. oxidacao nas ontas que liga na central …

      • Tochio disse:

        Tive muitos problemas com meu renalt clio 1.0 16v 2002; dava os mesmos defeitos descritos e a luz da injeção acendia cortando a aceleração, rastreando acusava falsa entrada de ar no coletor de admissão, troquei, o defeito sumiu por um tempo, mas, depois voltou a acusar o mesmo defeito, já tinha trocado velas,conector do sensor de rotação, limpei todos os contatos e terras, inclusive às vezes dava problema de código da chave; então resolvi fazer eu mesmo já que sou eletrônico, retirei o módulo de injeção, desmontei, resoldei todos os terminais dos circuitos integrados smd, e troquei um capacitor eletrolítico da linha do código e os defeitos desapareceram; abri também uma central de um pegout que tinham modificado para tirar o código e não funcionou, o mesmo capacitor estava “arrepiado”; não adianta medir no capacímetro, tem que trocar, mas o valor não é comercial, adaptei dois. Tochio 012992394464.

      • Tochio disse:

        Tive muitos problemas com meu renalt clio 1.0 16v 2002; dava os mesmos defeitos descritos e a luz da injeção acendia cortando a aceleração, rastreando acusava falsa entrada de ar no coletor de admissão, troquei, o defeito sumiu por um tempo, mas, depois voltou a acusar o mesmo defeito, já tinha trocado velas,conector do sensor de rotação, limpei todos os contatos e terras, inclusive às vezes dava problema de código da chave; então resolvi fazer eu mesmo já que sou eletrônico, retirei o módulo de injeção, desmontei, resoldei todos os terminais dos circuitos integrados smd, e troquei um capacitor eletrolítico da linha do código e os defeitos desapareceram; abri também uma central de um pegout que tinham modificado para tirar o código e não funcionou, o mesmo capacitor estava “arrepiado”; não adianta medir no capacímetro, tem que trocar, mas o valor não é comercial, adaptei dois. Tochio 012992394464.

  3. emerson ferreira nobre disse:

    tive esse poblema com meu renalt clio 16 v , ja troquei sonda labna , e o probrema voltou , estou sem acao , nao sei se troco sonda labna de novo ou essa borboleta . nao faz nem 2 meses que troquei sonda labna . pode me ajudar

    • fabio apolinario disse:

      prezado caso seu problema continue fvr entrar em contato. nao troque sua lambda veja meu canal youtube : funcionamento do fluxo ar/combustivel blz.

      tec manutencao de aeronas.

  4. andre disse:

    Caro,

    Agora sei qual o problema do clio sedam, ja levei 4 vezes a concessionario, e eles não identificam.
    O legal de colocar o preço da peça e do serviços e para se ter um ideia.

    abraços,

    Andre

  5. aloisio disse:

    Meu clio 1.0 16v quando o tanque está abaixo de 1/4, antes de chegar na reserva, (ainda tem combustivel no tanque) ele começa a falhar o acelerador, eu piso mais ele não acelera, como se eu nao estivesse pisando nada… ele já deu isso por duas vezes, ai quando eu piso até o final mesmo, parece que da entrada de ar, e ele morre. ai quando eu ligo, ele anda mais uns 100 metros e acontece de novo. mais ele nunca para por completo, fica nisso. estou em duvida entre a boia que está marcando errado ou como vi nesta pagina, agora estou em duvida no sensor de rotação tambem…
    ps. o problema passa assim que eu coloco pelo menos 5 litros de combustivel, tanto gasolina quanto alcool, o clio é um clio campus 09/10 modelo hiflex.

  6. Domervil disse:

    Tive esse mesmo problema no meu Renault Clio 1.6 16v 2002, levei no mecânico e ele fez o teste e trocou a sonda lambda e o corpo de borboleta e outras coisas. Funcionou depois de uma semana continuou o defeito mas depois voltou devono. Creio que o problema deve ser esse do sensor de rotação mas poucas pessoas sabem disso.

  7. Marcelo disse:

    Possuo um C3 que apresenta um defeito intermitente, ele morre do nada, o carro está com apenas 16.000 km rodados está muito novo e seu funcionamento não apresenta nenhuma anomalia, estou desconfiando do tal sensor de rotação, será que poder ser outra coisa? um relé por exemplo ou outro sensor qualquer ?

  8. alexandre disse:

    tenho um renault clio 1.0 16v estava andando normalmente com ele e ele parou derrepente nao quer pegar mais ja foi trocado o sensor de rotaçao foi feito teste na central e nada gostaria de saber se vcs tem alguma soluçao pra mim abrigado

  9. daniel santos de azevedo disse:

    tenho um clio 2001 reth completo e ele esta com defeito no velocimetro nao esta funionando e para completar ele esta ecendendo no painel a luz que indica stop ea a luz do oleo mais o oleo esta completo nao sei oque fazer obrigado pela ajuda

    • Anderson paes disse:

      Caso o motor não apresente barulho estranho ,teu carro pode estar com defeito no refil do filtro do oleo ,que pode estar quebrado perdendo pressão de oleo.

  10. daniel santos de azevedo disse:

    clio heth 2001 completo defeitos velocimetro nao funciona ea luz do painel do stop e do oleo esta eceza sendo que o oleo esta completo nao sei o que fazer comprei o carro para o meu dia a dia mas estou com medo de quebar o motor por favor precizo de ajuda obrigado

  11. valmir jorge de lima disse:

    0i tenho um clio 1.0 16v motor d4d 2004 _2005 o mesmo estava falhando ,levei no mecanico e foi trocado bobina,velas,limpesa dos bicos e calibragen dos mesmos .rodei 10.000km eo clio voltou a falhar , observei que 0 carro esta com muita espuma no oleo do motor e cheiro de combustivel na agua , e o nivel da agua baxou muito e a temperatura subiu .vale salientar ke uso oleo sintetico da ipiranga e rodei 9.500de novembro de 2010 ate 06 de marco de 2011 se alguen puder ajudar fico grato.

  12. cleiton regis disse:

    eu tenho um clio 2008 hiflex 1.6 16v e quando eli ta frio tipo de manha quando vou sair com eli tenho q deixar eli um pouco na lenta antes de acelerar pq si nao eli more,depois q eli ficou eskentando tipo um minuto dai posso sair de boa..
    se puder me ajudar aiii blzzz
    um abraço

  13. Edisom Nogueira disse:

    O meu renault esta me dando muito problema, não é uma mecanica muito facil de se encontrar acho que devo me desfazer do veiculo. aconcelho á todos quer tenham um renault 16v.

    • josivaldo figueiredo disse:

      amigo. tenho um renolt kangoo 1.0 16v, ele ta funcionando nol,almente derepente acende aluz da in geção e ele fica fraco, ja troquei, fiz motor porque tava queimando oleo,sanda lanbid,bonba da água fiz reparo no modulo troquei corpo de borboletae enada resolvido, não sei + o que faser

    • josivaldo figueiredo disse:

      amigo. tenho um renolt kangoo 1.0 16v, 2002 ele ta funcionando nol,almente derepente acende aluz da in geção e ele fica fraco, ja troquei, fiz motor porque tava queimando oleo,sanda lanbid,bonba da água fiz reparo no modulo troquei corpo de borboletae enada resolvido, não sei + o que faser

  14. Stanislaw disse:

    CLIO 1.6 16 V 2001 – Vejo que estes motores da Renault tem essa falha no DNA. Também tenho este problema no meu. Mecânicos trocam as bobina$$$ e velas, ele funciona um tempo e depois volta a falhar. E se o carro falha, você desliga e liga novamente , ele volta ao normal (até a próxima engasgada). Já notei que havia problema (mal contato) em uma das pernas do chicote que alimenta as bobinas ( já na 3ª ou 4ª geração de trocas ), mas penso que o defeito deve ser mesmo de leitura dos dados na central..
    Qualquer falha, ainda que ligeira, desnorteia o “cérebro” do motor e é preciso reiniciar ou reprogramar. Acho que a Renault deveria se preocupar com esse problema e reparar TODOS os veículos que apresentam esse defeito, ainda que estejam fora de garantia, para não avacalhar (ainda mais ) a própria marca. Há também que se considerar o risco que isto significa numa estrada em alta velocidade.

  15. guiamaraes disse:

    ola, tenho um renault kangoo 1.6 8v, 2001, tenho um problema que ninguem acha, ele anda normalmente, trabalho o dia todo com ele, qnd paro ele depois de umas 3 horas ele n pega, tem partida, aciona a bomba, mas n vai faisca pra bobina nem pros cabos de velas, porem depois de um tempo do nd ele pega, como se n tivesse acontecido nd, levei varias vezes no auto eletrico guinchado, qnd chega la, parece mentira, e bate na chave ele pega, sera que alguem poderia me dar uma dica???, fico no aguardo agradecido.

    • Antunes disse:

      Olá amigo, verifica o sensor de rotação.
      mas antes de trocar da uma olhada na fiação.
      http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=4&t=12795
      Abraços e boa sorte.

    • eli disse:

      tenho um kangoo 16 8v 2001, qdo ele nao pega eu desconecto o plugue do modulo e recoloco, dou uma lixada passo limpa contato e funciona uns tres meses sem dar problema. o plugue do sensor de detonaçao eu ja soldei direto, pois da problema de contato. eli

      • Lissandro disse:

        Tambem soldei o fio no contato do sensor no meu Twingo, pararam problemas intermitentes com essa peça. Inclusive muito caso de condenação do sensor possivelmente é só problema de conector. Ao contrário do que já li por aqui, este tipo de sensor é muito robusto. E a limpeza que mencionam é eficaz, sim, porque a ponta atrai metal (ferromagnético), pois este sensor trabalha com sensoreamento magnético. Um pedacinho de metal grudado ali vai bagunçar a sensibilidade do componente. Já aconteceu comigo. Funciona redondo nunca mais deu problema até hoje. Sem trocar o sensor.

        • rafael disse:

          realmente , tinha problemas no meu clio que não ligava e sempre dava uma limpada no sensor e funcionava uns meses, ultima vez passei um desengraxante em todo motor e principalmente ao redor do sensor e não voltou o problema ha muito tempo.

    • Zoraia disse:

      Já tive um problema desse com o meu carro, Renault Clio Sedan 1.0 16v, troquei o sensor de rotação e não adiantou nada, depois de muito buscar a solução, um parente que trabalha na Renault descobriu que era a caixa codificadora da chave, custa caro , mais ou menos R$600,00, mas encontrei um rapaz que sabe recuperá-la, gastei na época R$180,00 (início do ano). Nunca mais tive problema.

      • EDUARDO disse:

        MARAVILHA MEU QUERIDO, VC PODE PASSAR PRA NÓS O CONTATO DESSE SEU PARENTE POIS NÃO AGUENTO MAIS GASTAR DINHEIRO COM MECÂNICO QUE NÃO MANJA DO PROBLEMA GRATO.

  16. Luis disse:

    tenho um clio 1.6 16v e ha duas semanas atras quando accelerava a partir da rotação 0 e depois de quente parecia trabalhar em 3 cilindros, mudei as velas e achava ter resolvido a avaria mas hoje e depois de 1000Km feitos voltou a fazer o mesmo, da bafos no escape, treme, mas em andamento não se nota tirando uma ligeira falta de potencia.
    espero por uma resposta para solucionar este problema
    obrigada

    • Guilherme Lopes disse:

      Luis,
      foi feito algum teste nos cabos de vela? seria bom pois os mesmo podem esta ruins e ao você movimenta-los para a troca das velas os mesmo podem ter mascarado alguma falha.
      Pessa tambem para realizarem um teste de pressão e vazão da bomba de combustivel.

    • Antunes disse:

      Luis, boa noite.

      Da uma olhada por baixo do veículo e veja se o escapamento, mais precisamente o catalisador está incandecente.
      E possível notar também a alta temperatura no chão do carro, próximo ao freio de mão e ainda nos gases de escape. Com o motor quente, pede pra alguém acelerar e coloca a mão na saída, NÃO MUITO, e sente a temperatura dos gases, se estiver muito quente, pode trocar os cabos de vela que provavelmente são eles, mesmo que algum esteja ok, eu aconselho trocar todos.

      Espero ter ajudado,
      Abraços

  17. Antunes disse:

    Olá amigos, boa noite.
    Tive esse mesmo problema no meu Clio 1.0 16V 2001 motor D4D, o mesmo montado no peugout, (motor Renault).
    Referente ao problema do sensor de rotação, peço que tomem cuidado, não é necessário trocar na maioria dos casos, esse sensor é bastante simples para falhar a toa.
    O grande problema é a conexão do cabo, segue uma dica do tipo “lábio de suino” mas que em meu ponto de vista não afeta em nada o seu funcionamento, é um link do you tube, espero que ajude.

    http://www.youtube.com/watch?v=hOdKa8hZTKY
    http://www.youtube.com/watch?v=WBK4JBMpZIY

    Abraços

  18. amaury marques paiao disse:

    boa noite! TENHO UM CLIO 1.6 16v e as vezes ele demora para dar partida alguem poderia dizer o que é isto, fico muito grato se alguem poder me ajudar.

  19. Luidge disse:

    Boa noite!!!
    Tenho um Renault Clio 1.0 8V, ano 2000 e esta fora de ponto, ou seja, a posição das polias estão fora. Gostaria de saber como eu faço para colocar o motor no ponto? Qual a posição correta para colocar o motor no ponto? pois a polia do comando de válvula esta posicionada na marca da tampa superior da polia, mas a polia do vira-brequim não esta na posição correta. Como colocar no ponto?
    Atenciosamente obrigado aos amigos!!!

  20. Rafael Almeida disse:

    Prezados, bom dia!
    Zapeando aqui e ali, percebo que a maioria das queixas condizem. Tenho um Renalt Clio 1.0 8V 2008 e estou com o problema similar. Ele falha, perde a aceleração, e estrala muito. Levei em um mecânico amigo meu e ele disse que a sentelha de energia que sai da bobina ao chegar na extremidade dos cabos se perde, causando assim, a falha e consequentemente o estralo. Disse que a Renalt não vende os cabos avulsos e que eu terei que trocar também a bobina. Ele fez uns testes, chegou até a cortar um dos cabos e trocar por outro melhor. Disse que esse problema é comum pois os cabos são de borracha e o condutor dentro deles de metal, e que essa dupla não costuma ter uma vida útil satisfatória. O problema é que na minha cidade não tem concessionária Renalt e não agente autorizado. O que faço? Isso verdadeiramente procede?? toc..toc.. alguém ai pode me dar uma luz??
    Um salve a todos!!

  21. mazuk disse:

    so tenho uma coisa a dizer meu vcs são 10 show de bola faleu mesmo meu clio 16v da 1.0 ano 2005 esta perfeito graça as informações tecnicas de vcs adorei o profissionalismo estão de parabens.

  22. everton disse:

    Boa noite amigo,gostaria de saber se você pode me ajudar.Eu tenho renault kangoo 1.6 16v hi-flex 2007/2008,ele tava falhando quando o dia tava frio e quando eu pisava na embreagem para parar em um semaforo ele morria, quando o carro esquentava o problema sumia e o veiculo funcionava normalmente levei ao mecanico e ele não encontra o problema,ja rastreou o carro ja verificou vários itens e nada de resposta.Agora a situação ficou pior fui dar partida no carro hoje pela manhã e ele não pega por nada só fica girando e nada de pegar e da um cheiro muito forte de combustível.Se você puder me dar uma força fico muito grato.Valeu e boa noite.

  23. Edmárcio disse:

    Bom dia amigos.

    Tenho um Renault Megane, mas depois de algum tempo de uso ele começou acelerar por conta propria sou seja, p/ eu baixar a aceleração quando estou dirigindo tenho que dar uma acelerada p/ ele voltar a rotação normal.

    vcs teriam algumas dicas p/ mim.

  24. Lucas Leocádio disse:

    Pessoal, boa tarde.

    Meu Renault clio (2004) está com problema no corpo da borboleta, passei o computador agora

  25. robison de oliveira disse:

    Olá pessoal,
    Estou com um problema parecido, tenho clio 1.0 8v 2004 Authentic Gasolina. Já fazia um tempo que estava com a rotação oscilando e a uma semana começou a morrer derepente e ao tentar dar a partida levantava um cheiro ruim… Levei em mecânico de “confiança” ele me disse que parecia ser problema de alimentação “elétrica” do motor e ao mexer em alguns chicotes do motor o defeito “parou”… Peguei o carro da oficina funcionando e ao andar uns 20 km o carro morreu novamente e não pegou mais!!! Será que é o sensor de rotação??? Me ajudem……
    Obrigado

  26. Zoraia disse:

    Eu tenho um carro Renault Clio 1.0 16 v, e ele também do nada perde a potência e só melhora se eu religá-lo, só assim pega velocidade normal. Além disso se ficar algum tempo parado com o motor ligado, ele morre, sua marcha lenta está baixa. Por último ele explodiu a tampa onde fica o filtro de ar. Ele liga, mas fica fazendo barulho de pequenas explosões. O mecânico trocou as vela e limpou a borboleta, mas o barulho continuou ele disse que tem que trocar a bobina, mas eu já troquei a pouco tempo, será que ele está certo? Me dê uma orientação.

    Obrigada,

    Zoraia
    ,

  27. Biólos disse:

    Olá! Tenho um clio sedan 1.6 16v ano 2001 e tem problema de descofigurar, passo o scaner fica um balasso, chegou a fazer 18km/lt, mas logo logo passando dos 100km rodados ele se deteriora de novo e vai caindo o rendimento da ultima média geral que deu 16,7 p/lt veio caindo até 11,4 p/lt. To pensando em comprar um scaner para atualizar a cada 90km, já que é caro para fazer toda hora no mecânico. O mecânico me falou que é o fato de abastecer em diversos postos. Alguém me indique um modelo de scaner. Grato!

  28. denilson simoes disse:

    tenho uma kangoo 2001 1.6 8 v quando passo do 60km ou subo a lomba que o motor aquece bem pisso no freio ele apaga ou quando estou viajando preciso pisar no freio apaga mas na gasolina acontece tambem? sera sensor de lenta como posso testar se e isso mesmo

  29. denilson simoes disse:

    combustivel gnv ea kangoo mas na gasolina acontece tambem

  30. ivanildo moreira disse:

    ola, tenho um renault 2001 1.0 16v RT todas vz que saio ao esquentar o carro perde a aceleração tenho que parar desliga-lo e ele volta ao normal sera que alguem pode me ajudar, já fui em varios mecanicos e eles falaram que tenho que trocar o modulo do pedal não confiei muito.

  31. maffeller disse:

    olá amigos! Tenho um renaut clio 1.0 16v autentic 2005. surgiu um problema nele quando estava no trânsito: o carro do nada perde força e chega a dá um tranco e todos os instrumentos do painel oscilam. acende a luz de alerta da reserva do combustível, o velocímetro oscila para zero, acende varias outras luzes como se vc estivesse desligando o carro da ignição. ele nao chega a apagar. gostaria de uma dica do que seria pois eu nao tenho um mecânico de confiança e pretendo logo reparar este problema sem muitas dores de cabeça. obrigado
    .

  32. Lissandro disse:

    Limpar resolve se tiver um pedacinho de “ferro” grudado ali pois interfere com o sinal.
    Soledi o conector no sensor, sempre da mau contato

  33. samuel simoes disse:

    boa noite amigo,to com um problema no clio 2006 1.0 16v. ele anda muito bem e de repente ele apresenta um falhamento o velocimetro para de funcionar,demora um pouco cerca de 5 a 10 minutos e depois ele volta ao normal. já trocamos vela,cabo,olhamos aterramento,limpeza de tbi, ja foi passado o rastreador e ate agora nada foi localizado. creio que isso seja um problema da parte eletrica pois para afetar o velocimetro.

  34. Joyce Perazzo disse:

    Meu clio 2002 esta se falando as vezes, ele quase para …..e fica normal de novo. Sabes me dizer o que possa ser?

    Agradeço desde já a essa equipe competente de vcs!!!

  35. nubio disse:

    ola amigos tenho um Renault Clio 2001 sedan 1.6 16 v e do nada ele desacelera e sobe um cheiro muito forte de gasolina , e quando paro no semaforo as vezes ele morre assim q ligo ele de novo ele vai normal , mas isso incomoda bastante fui pra praia essa semana e eu em 5 marcha e ele desacelera e da um tranco . queria saber c alguem pode me ajudar , desde ja agradeco e obrigado pela atencao .

  36. Fabio disse:

    Possuo um clio sedan 2004 1.0 16v a gasolina . A duas trocas de óleos atras notei que o carro estava andando quase sem óleo, contendo apenas 1 litro do mesmo no motor. Porque isso acontece sendo que ele não vaza nada e nem fumaça. Ele esta com 126.000km e só uso óleo sintético. |Por favor me ajudem

    • Alex disse:

      boa noite eu tenho um clio 2000 8 valvula ele esta andando do nada ele apaga perde a força e corta direto ja troquei o censsor de rotaçao mas nao sumiu o problema obrigado alguem sabe o que é …… um salve pra vcs.

  37. michael disse:

    boa noite

    properietários de carros da renalt clio 1.6 16v 2001, gostaria de algum comentário pois estou me encomodando com o meu,, sensor de retação é a 4 quarta vez que estou trocando, ele morre do nada e não pega mais troco o sensor e o carro vai da 1 mês e quiema de novo alguem já passou por uma dessas ou conheceu alguém !

    atenciosamente

  38. Tenho um clio 2007, 1.6 que quando paro em uma esquina, engato a 1ª ele morre e qdo ligo ele dá partida, mas tenho que acelerar muito para andar…parece que não responde a aceleração. Já levei diversas vezes no mecanico, que diz ter verificado toda a parte eletrica e não encontra nada. Não é toda vez que acontece isto, mas já faz umas 3 semanas que estou andando assim, e com isto não tenho confiança para andar. Será que podem me dar uma luz sobre o problema?

  39. arnaldo disse:

    ola tenho um clio sedan 2005 e tem uma sigla com as letras SERV no painel que nao apaga e meu carro esta apresentando um defeito intermitente fica sem queimar dois cilindros isso siguinifica o que essa sigla SERV e se o defeito tem aver com essa sigla.

    • Gleison disse:

      Primeiro pode ser bobina queimada o meu tambem estava assim funcionava so tres cilindro,sensor da borboleta deixava entrar ar no sistema e custava a pegarque tem que ser trocada e por ultimo da uma limpeza no sensor de rotação resolve (eu prefiro trocar)

  40. Claudio Casimiro disse:

    Boa noite amigos: tenho um clio 1.0 8v 2000 troquei a bateria só que o motor da partida mas não pega e a luz stop não apaga, oquê pode ser?

  41. Junior disse:

    Tenho um clio 2001 1.0 16V RT, estoindignado com o problema na ignição estou com o carro a 2 semanas já troquei de mecanico ( gastei R$ 700,00 no 1º e 1.000,00 no 2º ) já troquei velas, bicos,cabos de vela, sensor da borboleta, etc…….., estou na vespera de viajar e o carro não fica bom, cheguei a uma conclusão o negocio e comprar carro nacional, estes importados tem peça e mão e obra cara e nunca chegam a detectar o problema com precisão. desabafo…. Abs. Trocarei em breve…..

  42. klenilson disse:

    tenho um clio sedan ano 2006 versao expression antes de parar de funcionar andando na baixa ele
    engasgava ficava ratiando porem agora nao pega de jeito nehum . ja foi olhado sensor de rotaçao ,reles fusiveis e alarme e nao funcionou oque pode estar ocorrendo desde ja agradeço

  43. josiane disse:

    Boa noite!
    Acabei de ler todo o post, eu e meu marido temos um clio 1.6 16v, nosso carro apresentou perda de potencia durante um viajem de férias. Como falaram ele não chega a morrer, mas fica bem fraco e temos que parar desligar e religar para voltar ao normal. Percebemos que em dias quente acontece com frequencia, o carro falha e a temperatura sobe. Trocamos as velas e nada fomos no eletrecista e nada foi acusado no scanner. Será que mesmo assim pode ser o sensor de rotação?
    nosso carro também tem problema no painel… os ponteiro de km e rpm ficam doidos e marcam errado e o cpu de bordo apaga. Alguém tem alguma dica do que pode ser esses problemas????

    desde já agradeço!
    Obrigada

  44. jose maria coimbra batista disse:

    tenho um renault kangoo 2000 1.0, 8 val.ele apresenta um defeito quando está rodando na estrada.derepente para de funcionar e acende o painel,daí dou a partida novamente ele pega e continua,e vai repetindo varias vezes.já troquei sensores de rotação,sonda lambda,sensores temperatura ,troquei velas bomba gasolina.que mais devo fazer?

  45. Mauricio disse:

    Olá para todos, eu também tenho muito problema com meu Renault Clio 1.0 2001 16 v.

    Essa é a terceira vez que levo para o mecânico por causa de problema na partida ou no motor.
    Dessa ultima vez ele estava demorando muito para pegar, eu dava partida varias vezes, só depois da quarta ou quinta partida ele pegava, isso a qualquer hora do dia. Também quando estava viajando, quatro vezes ele acendeu a luz no painel da injeção e o carro parava de dar aceleração e morria, tinha que desligar o carro esperar um pouco e liga-lo de novo, só dai ele pegava. Levei para o mecanico e ele me disse que era problema no Corpo da Borboleta do motor, só a peça foi 900,00 reais.

    Acho que vou vender meu Renault, o carro é bom, direção macia, freios abs, mas a manutenção para min é muito cara. Dessa vez fiz uma revisão completa nele, ficou em 2,000,00 reais, esta em ordem, mas vou optar por um carro mais popular.

    Abraço para todos.

    • Luiz Jorge disse:

      Boa noite à todos ,
      tbm estou com o mesmo problema que vc.Uns dizem que é o corpo de borboleta seu valor 900,00 e outros afirmam que é o sensor de rotação custa 65,00 na autorizada.Essa peça tem que ser original pois ela que interfere nos sinais levado ao sensor de borboleta.
      Vou estar trocando esse sensor de rotação e volto a dar notícias, pois o meu sensor é paralelo.
      Quem souber realmente do problema e tendo uma solução agradeço..
      Abç

  46. José Guimarães disse:

    Tenho um Clio 1.0 16 valvula, estou notando que a temperatura do motor está sempre alta. Já troquei a serpentina e a pane continua, o que devo fazer?

  47. Augusto disse:

    Nem sei o q dizer do meu Clio, é tanto problema que estou pensando em vender e comprar um Fusca, 147, alguma coisinha assim q com alicate e arame se arruma…

  48. dirlei disse:

    Bom dia, tenho um clio 2005/2006 1,6 16v, esta apresentando uma fallha muito estranha, dou a partida engato a re e de boa tudo certo, quando engato a primeira, do nada o carro engasga e morre, teima em pegar novamente, quando pega tenho q acelerar bastante, quemar enbreagem para arrancar, ja com o carro em movimento, nas trocas de marcha ele da uma engasgada, parece q perde força, porem nao morre. Alguem sabe o q pode ser isso? de uma coisa eu sei, renault numca +

    pensei ate que poderia ser a caixa decodificadora da chave ou o sensor de rotação. + nao sei nem por onde começar, vou arrumar e vender o carro, muitos problemas de dificil solução .

  49. Marcos disse:

    Olá pessoal.

    Tenho um Clio 1.6 16V 2001 que está com o seguinte problema.
    Quando o motor está frio (de manhã ou de tarde quando o carro ficou parado o dia inteiro no trabalho), ele pega normalmente na primeira tentativa. Ocorre que, quando engato para sair, ele engasga como se estivesse afogando ou a gasolina estivesse acabando. Após uns 30 segundos ele, finalmente, estabiliza a rotação e anda normalmente como se nada houvesse acontecido.

    O mecânico passa o escaner e nenhuma anomalia é apontada. Já troquei, sem sucesso até agora, o seguinte:

    - Cabos e velas, Sensor MAP, Sensor de marcha lenta, Sensor de rotação, Sensor de temperatura (nem sei mais o que eu já troquei). Além disso já limpei os bicos, sincronizei as válvulas (colocar no ponto) e por aí vai.

    Alguém saberia, ou teria um palpite do que poderia ser.

    Desde já agradeço a colaboração.

    Obrigado.

  50. Daniele disse:

    Olá…tenho um Clio 1.6 16 v gasolina 2001, o mecânico se tornou um consorcio porque todo mês tenho que pagar a oficina, todo mês acontece algo de estranho no carro. De repente ele não dá na partida aí quando mecho nos chicotes ele volta a funcionar e as vezes ele funciona normal. Depois disso ele começou a aumentar a aceleração derrepente e a gora ele pifou de vez a luz do cód fica o tempo todo piscando e nada de pegar na partida. Não aguento mais por favor alguem sabe me dizer o que pode ser??? já fiz troca de vela, bobina, sensor de rotação e troca de anéis etc…

  51. jose disse:

    qd solto o pedal da embreagem ela da um tranco no renault crio 1.6 1996 obrigado

  52. Velt disse:

    Eu parei o Renalt 1.6 16 v ele nao pegou mais,dai soldei os fios do sensor de rotaçao e nada de ele funcionar o que pode ser?

  53. luciano disse:

    tenho um renault clio 1.0 16 v esta pegando com muita dificuldade e esta soltando muita fumaça e esta fraco ao andar e fanhando muito o que devo fazer

  54. wagner disse:

    olá !!
    tenho um kangoo 2007/2008 1.6 16v, quando o motor dela estiver frio tenho que deixar esquentar no minimo 1 minuto sem tocar o pé no acelerador, mesmo assim muitas vezes qdo tenho de parar no sinal ela se treme toda e apaga. Ja foi trocado velas, as 4 bobinas e revisado cabo de velas, nada disso resolveu, e as vezes fica 3 dias sem dar nada disso, nao entendo.
    nao sei mais o que posso fazer. pode me dar uma dica ????

  55. Alessander disse:

    Pessoal socorro meu renault clio 1.0 16v 2001 está me deixando maluco, pois aparece uma luz de alta temperatura piscando no painel e o carro não pega de jeito nenhum, o mecânico consegue colocar pra funcionar, mas o defeito é algo intermitente e retorna no outro dia. eu já estou quase desistindo se alguém puder me ajudar eu estarei esperando os comentários. desde já agradeço a atenção de todos.

  56. jorge luis disse:

    tenho um clio r19 99 quando acelero ele funciona e corta q devo fazer já troquei o sensor de borboleta e nada me ajudem.

  57. carlos antonioduarte disse:

    renalt 1.6 16v. o carro não acelera mas acende a luz de injeção.escaniei o carro, mais a central não aceita escaniamento. O carro funcionava bem e derrepente apresentou defeito.

  58. kleber disse:

    comprei recentemente um clio 1.0 16v 2004 previlege, como sou vendedor andei bastante com o carro durante os 3 meses de garantia. Troquei por conta o sensor de rotação e arrumei o da velocidade.
    Percebi que o carro estava saindo uma fumaça branca, levei na concessionária onde comprei e eles me disserem que ia ter que fazer o cabeçote. O carro ficou 2 semanas na oficina, até ai tudo bem. Depois de pronto busquei o carro e comecei a andar, e logo notei que não estava legal. Ele começou a morrer quando saia na lenta nas marcha primeira, segunda e ré, eu tinha que sair acelerando o carro em alta para ele não afogar. E ficou mais ruim tbem para pegar na partida, sendo que na parte da manha quando eu ia sair ele pegava na primeira e tambem nao afogava, só começa a dar esses problemas depois que esquenta.
    Levei novamente na oficina, deixei o carro lá mais uma semana o mecânico mexeu em tudo disse que trocou a sonda lambda, e o modulo da injeção, me disse que tava resolvido o problema. busquei o carro e continua do mesmo jeito, reclamei e ele me disse que pode ser a gasolina que eu abasteci. Mas antes de fazer o cabeçote o carro não fazia isso.
    Obs: e ainda continua sainda uma fumaça branca, quando dou uma acelerada forte a fumaça sai meio preta, meu amigo disse que pode ser uma oleo que eles colocam quando faz o cabeçote.
    Peço ajuda para resolver esse problema, já estou ficando desanimado com o carro.

  59. tulio disse:

    oi pssoal o meu carro renalt clio hath 02/02 esta com um barrulho insurpotavel no rele de seta , ja verifiquei e nao tem nenhuma lampada queimada , o que seria isso ???????

  60. cristina pessoa disse:

    boa noite o motor do meu clio sedan 2004 1.0 meu mecanico falou q pifo q travou e vou ter q trocar poderia me ajudar a achar um motor moro em guarulhos sp muito obgada cris

  61. varlei disse:

    boa tarde tenho um peugeot 206 2001 e de uns dia pra ca ele falha na alta rotacao
    o ponteiro do conta giro volta pra tras anti horario toda vez que acelera ,na baixa esta normal
    mais se esticar a marcha corta

    • alexsander disse:

      sei carro ta perdendo forca … sensor de rotação indica a posição correta dos pistões para o momento exato de dar a centelha na vela,esse sensor vai na roda fônica ligada na polia do vira ou no volante do motor …. ele nao causa falhas ao andar carro liga ou nao liga … normalmente em primeira marcha perde forca ois sensor com defeito nao faz a leitura correta … pode ser corpo de borboleta ou melhor o potenciometro ..falhas, trancos, consumo elevado de combustível e queda de rpm sao causados pelo corpo de borboleta…

  62. gustavo disse:

    gostaria que voces postasem videos ficaria mais interesante obs as dicas de vcs
    saobem esclarecedoras

  63. andre freitas disse:

    olá, tenho um clio 08 1.6 16v previlege, qndo ta frrio engasga se coloco o pe no acelerador apos alguns minutos ligado ele nao falha e qndo estou andando piso no freio e apaga do nada ja troquei velas,bobinas ,potenciometro do acelerador , limpeza de bico filtro de gasolina e nada continua na mesma nao sei mais oqu faço gostaria de ajuda

  64. gerson disse:

    tenho um crio 2002 2003 1.0 8 v .quando eu começo a tirar o pé da embreagem ela patina e na subida ele ta meio fraco o que pode ser

  65. luis disse:

    Olá, comprei um Clio 03/04 1.0 privilégie 16V a 5 meses, estava voltando de viagem ontem e senti que o motor perdeu potência, olhei o painel de instrumentos estava normal achei que fosse combustivel mas nem tinha entrado na reserva, novamente senti que perdeu mais potencia ainda, e começou a fazer um barulho no motor, olhei o painel de instrumentos e acendeu o indicador de injeção, encostei o carro desliguei o veiculo esperei um pouco e liguei novamente o veiculo ligou mas não tinha força no motor para fazer o carro andar. Levei o veiculo no mecânico e ele mediu na minha frente com uma maquina que o primeiro e segundo cilindro estava sem compressão ele me falou que pode ter queimado a junta do cabeçote e para ter certeza teria que desmontar para verificar e tambêm ver o que causou isso. Por favor se tiver alquem que possa me ajudar fico agradecido!

  66. Wagner Barros Nunes disse:

    Tenho Renault Clio Sedan RT 1.6 16V 2001 – Gasolina

    Que me apresenta 3 incômodos.

    1º) Baixa muito rápido a água do reservatório do radiador. Ando cerca de 25km por dia (muito pouco) e baixa a água com menos de 1 semana. Tenho que ficar de olho, sempre.

    2º) Quando o fica fica um relativo tempo sem ligar o motor (acima de 30′), ele pega normalmente mas demora a aquecer. Parecendo caro a álcool. Se sair logo que liga, e certeza que engasgará, entretanto, não morre. Tem que esperar um pouco pra aquecer e depois ele “voa”.

    3º) Muito esporadicamente ele demora a pegar. Tem que ficar insistindo até pegar. Dá um sinal muito parecido com motor de arranque.

  67. Belline disse:

    Boa noite!
    Tenho um clio sedan 2004/5. O ponteiro de combustível esta abaixando muito rápido mesmo, coisa inacreditavel pra esse carro. não tem cheiro e nem vazamento aparente de combustível. tipo o ponteiro esta quase em meio tangue e andando 50km vai quase pra reserva.
    Alguem tem alguma dica?

  68. reginaldo disse:

    ola tuo com problema no corpo da borboleta do meu clio 2002
    no painel asende a luz da ingeçao tem conserto

  69. Eduardo C Oliveira disse:

    Tenho Renault Clio Sedan 1.6 16v 2006 e de uns 8 meses para ca ele vem apresentando um problema que quando ligo ele, enquanto ele não esquenta ele não para de morrer, se eu começar a andar com ele e diminuir a marcha pra parar num sinal ou fazer uma curva, ele morre, tenho q ta sempre acelerando, senão ele morre! Se ligar o ar então ficar pior ainda, ele começa a vibrar e morre, Ja foi trocado velas, motor de arranque, feita limpeza de bico, o problema some por + ou – 1 mês, mas depois volta tudo de novo! Quando ligo ele o giro fica alto, mas depois vai caindo até o carro morrer, mas quando ele esquenta fica normal! Me ajudem não sei mas o que fazer.

    • Eduardo Xavier disse:

      Olá Xará! procurando pela net encontrei seu post. Meu clio 1.6 16v também está com o mesmo problema. Já troquei algumas coisas e não resolveu. conseguiu resolver o problema do seu clio? abs

  70. Leandro rodrigues disse:

    Ola galera tenho um renalt clio 2001 1.0 16v ele tambem apresenta uma falha quando esquenta ele perde a força e acende a luz da injeçao mas ja me falarao que pode ser a sonda lambica que pode se a bobina a bomba de combustivel se puderem me ajudar fico agradecido morro em mg na cidade de claudio

    • Guilherme Lopes disse:

      Leandro,
      realmente todas as opções citadas por você provocam este tipo de sintoma, o melhor no seu caso é fazer um rastreamento com scanner automotivo para identificar qual é o codigo de erro que esta sendo gerado quando a luz de injeção acende. Com esta informação seu mecânico tera mais recursos para identificar o problema do seu Clio.

  71. manuel disse:

    Tenho um Clio II de 1999, a luz de óleo não apga, pretendia verificar o sensor de pressão de óleo, que poderá estar entupido.
    Pretendia saber onde fica esse sensor.
    O motor é o D7F
    Se puderem ajudar, agradeço
    Obrigado

  72. Anderson disse:

    Olá pessoal tenho um renault clio sedam 2004 1.0 16v o carro fica falhando na lenta quando vai sair entre 1500 e 2500 giros ele nao responde na hora que acelera o velocímetro fica oscilando isso quando ele nao para de vez nao sei mais o que fazer se alguém puder me ajudar obrigado

  73. Cassiano disse:

    Caríssimos,
    Imaginem vc ultrapassando uma carreta à 120 kM e seu carro “pipoca”, como explicar pra quem esta vindo atrás que vc não consegue velocidade porque teu carro é um clio 1.0 16V RT que está pondo em risco um monte de veículos ou se envolver em um engavetamento generalizado, e que vc não tem solução.
    Mas vamos à questão; Acende aquela luzinha amarela com um signo parecido com uma bobininha/resistência, o catálogo sugere problema elétrico, mas isto vai de mau contato nos blocos de conexão à uma leitura de alguma coisa em algum lugar.
    Falaram de borboleta, sonda lambda, mau contato, limpeza de bicos, cabos de ignição, problemas de leitura na caixa do segredo da ignição, sensor de rotação, reprogramação no “cérebro” etc, etc…, Existem particularidades pra cada falha comentada, enquanto isto vc vai pagando o salário do mecânico, e que nem sempre são honestos. O meu Clio tá me deixando preocupado; Acende a dita luzinha amarela, perde potência, não apaga mas pipóca como se perdesse compressão, perde velocidade, minha sogra se apavora, me irrito e não sei o que fazer. Como já citaram, desliga a chave e as vezes na primeira já retoma como se tivesse havido nada, a não ser o pânico, como o problema tem sido intermitente, vou fazer uma análise pelos ítens supostamente mais baratos.
    a) Verificação de fiação e conexões, blocos de contatos, chicote….
    b) Scanner/ reprogramação (acatar, $e for em conta, $ubstituições nece$$árias)
    b.1 verificar a qualidade do contato da chave de ignição ( já tentei usar a chave sempre na mesma posição, acho que estou delirando)
    c) Limpeza de bicos, uso gasolina comum e só mudo de posto qdo viajo.
    d) Vou reformar o velho Golf 96.
    e) desejo boa sorte à todos.

  74. Adilson Costa disse:

    Cara, tenho um Clio hatch RT 2001, e sempre que aciono a chave de setas ele corta a corrente elétrica e hoje pela manhã, em plena muvuca ele morreu do nada (tanque até a boca); sumiu tudo: deu um reset no relógio e no hodômetro parcial (zerou tudo); aí, como eu tava numa baixada, espetei uma 3ª marcha e dei um tranco de leve e ele pegou; andei mais 500m e o carro morreu de novo: mesma pane, painel totalmente apagado. Liguei para meu mecânico e ele disse que era sintoma de cabo frouxo da bateria. Parei numa oficina e o mecênico verificou que um dos cabos de fato estava meio frouxo. Mesmo após apertar o cabo que vai no polo da bateria (o cara não apertou a extremidade que vai na lataria nem o cabo do positivo), ao sair da oficina ele deu uma cortadinha de leve mas não apagou e pude chegar ao destino, sem que o problema fosse apresentado novamente. Imagina se eu estivesse viajando e esse problema ocorresse numa curva… o que é que pode estar acontecendo com o carro, eim pessoal?

  75. Valter disse:

    Olá amigos tenho um Clio 1.0 16vls. quebrou a correia dentada e afetou 12 vls. fiz a retifica, e depois de montado o carro saiu da oficina com muita fumaça tipo queimando óleo segundo o mecanico é que com o cabeçote novo da mais pressão por isso queima mais óleo ja tive outras opiniões gostaria de saber se alguem pode me ajudar abraços a todos

  76. william disse:

    socorro!!! tenho renaut logan defeito fica acelerado com ar condicionado ligado chega aos 2000 rpm sem ligar o ar funciona normarmente ja passei skaner nao consta nenhum defeito levo no mecanico ele fala que e ar condicionado e fica esse jogo de empurra ninguem resolve no forum nao vi nada igual por favor me ajudem!!!!

  77. simone pereira disse:

    Olá, Por favor, gostaria de pedir ajuda!!!
    # tenho um renalt clio 2002 1.0 16v:#
    ___ Ele se falha (se enbucha, e fica tripidando o cambio de marchas);
    ___ A rotação cai, ex: (se estou a 80 km vai caindo pra uns 30km) ponho em ponto morto e acelero,sai uma fumaça azul na descarga e aos poucos começa a recuperar velocidade;
    ___ E tá super gastador;
    ___ Passei o scaner , que condenou o corpo de borboleta;
    ___Então, troquei mas, por falta de recursos devido o custo ser muito alto, opitei por uma peça usada que mandei limpar;
    ___Apesar de ter diminuido as ocorrências do problema,não chegou a melhorar MAS DEPOIS DE UM MÊS FICOU MUITOOO PIOOOR! Socorro ! POis no momento estou sem condições financeiras ,pra poder ficar tentando encontrar o problema. MUITO OBRIGADA.

  78. Fernando disse:

    RENO É A PIOR MONTADOURO DO MUNDO DEIXA OS CLIENTES NA MAO CAMBADA SE SEM VERGONHA GASTEI MAIS Q O VALOR DO CLIO E NADA MUDOU

  79. meire disse:

    Tenho uma scenic 2001/2001 RXE 2.0 – 8CV, ela esta com duas luzes amarelas no painel que as vezes acende pesquisei no manual e diz que pode ser o freio ABS, só que agoro começoua as vezes acender duas luzes vermelhas uma do STOP e a outro o desenho do MOTOR procurei no manual e diz que pode ser referente ao oléo.
    Também tem o problema que ela esta falhando (os mecânicos não conseguem achar o motivo)
    Já levei na mecania fiz uma revisão gastei 3.000,00 e não conseguem resolver o problemas.
    Me ajudem estou vendendo mais hoje o mercado não esta para carro velho pois esta muito facil comprar carro novo estou desesperarda…

  80. Suelen disse:

    Olá.
    Tenho um clio 2007 privilege 1.6 16v.
    Eu não aguento mais levar ele no mecânico, trocar peças e o problema persistir.
    Eu vou lá, troco uma peça e ele funciona bem durantes um mês mais ou menos e depois o problema volta de novo.

    O que acontece com ele:
    - Falha no motor, quando está frio.
    - Giro baixo, eu subo a rua da minha casa, e quando chego na esquina, o giro caí e ele desliga, e assim vai até ele esquentar um pouco.
    - Depois que o motor está quente ele fica melhor, não bom, mais melhor.
    - Quando acontece isso, costumo fazer o que o mecânico chamou de “aprendizagem”, ando com ele um bom trecho mantendo uma velocidade constante sem utilizar o freio.
    - Depois que eu faço isso, normalmente ele melhora.
    - Quando ele está ruim, eu levo no mecânico, mais no caminho ele esquenta, e quando eu chego lá, já não tem mais a falha.

    Peças que já foram verificadas:
    - velas
    - bobinas
    - sonda lambda
    - corpo de borboleta
    - já foi alinhado a correa dentada
    - sensor de temperatura

    Na verdade, o meu marido conhece bem de carro, e já tentou vários testes, e nada…
    O mecânico que levamos é muito bom, especializado em Renault.
    E mesmo assim, esse problema persisti.

    Por favor, me ajudem…

    É um excelente carro, mais está ficando insuportável!!!
    Obrigada.

    • Sérgio disse:

      Aconteceu o mesmo com o meu, além de tudo que vc já olhou, ainda levei o cabeçote duas vezes para retífica. Persistiram os sintomas com leve melhora nos primeiros dias, voltando o defeito depois. Além do mais, apresentava elevado consumo, 10.3 estrada, na gasolina. 8.1 cidade. A melhora aconteceu no meu foi depois de constatar que a válvula termostática não estava vedando 100%, percebi que a temperatura baixava dois, três pontos na estrada. Depois que troquei a válvula termostática, o carro melhorou consideravelmente, e ficou bem mais econômico. Preço do reparo da válvula R$ 50.00. Motor 1.6 16v flex.

  81. Walter Bento disse:

    Temos um Renault Clio 1.0, ano 2000. Nele, o pista alerta do lado direito não funciona, nem quando normalmente acionado no botão, nem quando acionado o alarme Positron.
    Tenho receio que qualquer eletricista curioso fique futucando tudo, como já o fizeram algumas outras vezes e acabe ainda danificando outras partes.Portanto, contando com a experiência de algum amigo(a) preciso de ajuda para ter uma ideia mais objetiva de onde devemos buscar a causa, sem ter que mexer em partes desnecessárias e sem riscos de agravantes.

  82. ronalde disse:

    vlw vcs sao a minha alegria porque todos os clio de 99 a 05 apresentao o mesmo pobrema
    estou com um na minha garagem e outra pessoa trocou o corpo de borboleta duas dicas sençor do pedal algums ficam atras da bateria ou sençor de tenperatura ps passa por 4 estagio este pobrema
    1sençor de rotaçao
    2sençor de tenperatura
    3sençor de pressao absoluta
    4tbi nada mais e do q o corpo de borboleta
    peça o eletricista usar mais o multimetro
    tem coisa q o escaner nao conseque detctar por causa do pino 16 do modulo algumas
    tomadas nao le por nao ter

  83. marcos aurélio disse:

    tenho um renoult clio 1.0 16v notei que o motor perdeu potencia então fui ao mecânico troquei o sensor de rotação,sensor de detonação, e o carro continua perdendo potencia,qual a alternativa para o problema.

  84. meu Renaut 2002 fica sem acelerador em qualquer velocidade e so tirar o pe tornar acelerar fica normal ando as vezes dois ou tres dias volta perder aceleracão o que fazer
    Renaut clio 1.0 16 V

  85. alexsander. disse:

    30/06/2013.

    Bom eu tenho um Renault previlegio flex 1.6 16v 2008.

    o problema do carro é que na marcha lenta ele não segura o (RPM) 1000 sempre abaixo
    o carro fica balançando todo a luz do óleo começa acender ai acelero um pouco apaga a luz do óleo…..ai eu ligo o ar condicionado o carro morre de vez ….

    0 que eu percebi é toda vez que o motor esta quente quando liga a ventoinha ai que o carro começa a cair a rotação começa a balançar todo e as vezes morre.
    e também quando você anda bastante com ele vc para o carro ai vc vai ligar o carro ele fica falhando e demora a pegar..
    ai as vezes eu espero esfriar um pouco ai ele pega fácil…

    se alguém já teve um problema como esse e conseguiu resolver fico grato.. que me passe como que resolveu o problema…

    assim esse problema começou quando quemou a junta do cabeçote o mecânico trocou a junta
    e uma semana depois começou com esses problemas citado no começo.

  86. Eu tenho um logan 1.0 16v só fk morrendo já levei na autorizada mais nada resolveu, conclusão esse carro e uma merda na área de mecânica e muito caro ainda. Peco a vcs que faca como eu vende e compra um carro da fiat, ou volk e outros…

  87. WALTER BENTO DE FARIA FILHO disse:

    Alguém pode ajudar?
    Temos um Renault Clio 1.0, ano 2000. Nele, o pista alerta do lado direito não funciona, nem quando normalmente acionado no botão, nem quando acionado o alarme Positron.
    Tenho receio que qualquer eletricista curioso fique mexendo onde não é para mexer, como alguns já o fizeram outras vezes e possa causar ainda mais danos afetando outras partes. Portanto, contando com a experiência de algum amigo(a), peço ajuda para buscarmos mais objetivamente a(s) causa(s), sem ter que correr riscos de agraventes.

  88. faby silva disse:

    ola td bem? gostaria de fazer uma pergunta:
    eu comprei um renault clio 1.0 16v 2008em fevereiro 2013 o dono do estacionamento e o vendedor disse q tinha feito revisão mais ai no mes de junho a correia dentada estorou tava muito velha ai eu fui la falar com ele , ai disse que ele num tinha nada a ver com isso e o vendedor tbm. gostaria de saber se isso ta certo por que to gastando muito mandado retificar comprar as peças mão de obra.
    obrigada

  89. livio luis soares cardoso disse:

    Tenho um Renault Clio 2000/2000 mod. RT 1.6/8 v motor K7M e estou a mais de um ano sem utilizar o radio/cd player de fabrica. Motivo: não aparecem no display os dígitos para inserir o código de funcionamento. Isso acontece desde que houve um curto nos terminais do aparelho para chicote do display. Quando ligo o cd, a alavanca do remoto também não atua (através dessa alavanca é que se insere o código no display, além das funções de mudança de estações, controle de volume e do cd na troca das faixas). Já substitui: o display, o aparelho cd, a alavanca – e mesmo assim o defeito persiste (não aparecem os dígitos da senha no display). Consegui fazer o radio funcionar, mas de modo intermitente durante mais ou menos 2 min., depois fica sem som e é preciso desligar e ligar para funcionar do mesmo modo. Fui pedir auxilio á alguns técnicos e mecânicos, para saber se existe algum modulo que talvez tenha que ser reprogramado e todos disseram que não tem.

    Algum usuário ou técnico pode dar alguma “dica” de como resolver esse problema?

  90. CARLOS disse:

    MINHA KANGO FRIA UMA BLZA QUANDO ANDA 30 MINUTOS NO TRANZITO MORRE DO NADA. DAI DOU PARTIDA ELA PEGA E MORRE. MAS PEGA NORMALMENTE E TAMBEM NÃO FALHA

  91. Ricardo disse:

    bom dia, tenho um twingo e capotei não afetou nada na parte mecanica e elétrica mas depois que arrumei ele e fui dar a partida esta queimando um fusivel de numero 1 da caixa do mesmo ao lado da bateria , esse fusivel é um fio vermelho nenhum eletricista da região esta conseguindo resolver, me ajudem por favor, aguardo e agradeço desde já.

  92. fernando disse:

    Ola amigos tenho um clio rn 1.0 16v e quando ligo ele no tempo de frio ele nao dava acelreracao agora piorou ele mesmo depois de quente corta a acelerecao do nada e fica so em marça lenta quando estou em movimento desligo a chave e ligo novamente sem desengatar o carro dai ele volta a funcionar por mais um tempo ja troquei velas,bobina,bomba de combustivel regulador de pressao e nada alguem poderia me ajudar obrigado !!!!!!

  93. Ricardo Paes disse:

    Olá amigo, tenho um logan 1.6 de ano 2012 e comprei o carro zero km e fui colocar gnv pois sou taxista e nao tem como rodar somente no combustivel liquido, pois bem … nunca tive sossego com o carro, sendo q nao recebi ajuda da renault pq eu instalei o gnv …. resumindo o carro nao pega de manha, somente dando tranco , depois q ele liga fica funcionando normal …. mas todo dia é a mesma coisa , ele nao liga de jeito nenhum.. só no tranco, já troquei o sensor de rotação …. já nao sei mais oq fazer, alguem pode me ajudar ?

  94. Ali Tair disse:

    Boa Tarde! Tenho Um Clio 1.0 16V Autenthic, 2008, que vem apresentando (não com frequência), uma falha, que até agora, só tenho colecionado opiniões de mecânicos e nenhuma solução. Já me orientaram até a trocar a TBI (no chutômetro).
    Quando frio, se sair com ele antes que esquente, ao parar no semáforo, ele apaga. E ao ligar, se pisar no acelerador, ele corta o giro e se insistir em manter o pé, ele apaga.
    Notei, que o ponteiro da temperatura demora, (e muito) para subir e quando em movimento, fica próximo a inércia (frio).
    Vocês podem me dar uma dica, se isto é comum neste modelo? Se isto pode ser falha elétrica? Não sei mais onde levar o carro.
    Grato pela atenção.

  95. jailson disse:

    Boa noite
    tenho uma kangoo 1.0 16v, cujo tbi foi trocado em março de 20013, por perder força no motor, acende a luz de pane na injeção, e agora, veio a dar o mesmo problema, o tbi é original magnetti marelli, será que ele dura tão pouco tempo assim?
    meu kangoo tem gnv.
    grato

  96. Ariel Vieira disse:

    Boa noite,
    Tenho um clio expression 2004, a pouco tempo ele começou a acender a luz do óleo varias vezes, é muito rápido, a luz do óleo fica 2 sec ligada e apaga, isso é constante.
    Alguem ja teve esse problema?

  97. Marcelo disse:

    Bom dia!
    Tenho um Megane 2002 1,6 16v ja tenho ele já faz 8 meses, nos primeiros dias eu liguei ele para sair e eu andei 1 km e ele começou a pipocar e apagou, desliguei o carro e liguei de novo e voltou a funcionar nunca mais tinha falhado. Agora voltou a fazer a mesma coisa, ligo o carro de manhã para sair para o trabalho ando 40 segundo e ele apaga andando, para ter curto no corta corrente ou alarme, porem não tenho nenhum dos dois instalado no carro, encosto o carro ligo de novo e ele funciona como na estive acontecido. esta fazendo isso todos os dias com o motor frio, quando esquenta não da mais, porem quando preciso bater arranque com o motor quente ele não pega e desliga tudo o que estiver ligado, Exemplo display da quilometragem zera, rádio zera todas as rádios e apaga a luz do painel e só volta a funcionar com o motor frio.
    Levei no mecânico e ele falou que a falha era por causa da bomba de gasolina, trocou e o carro continua o mesmo, quanto a não pegar ele falou que era o arranque que colava quando estava quente.
    não sei o que fazer pois hoje esta de novo no mecânico para tentar resolver e tenho medo que ele troque um monte de peças que não precisa ser trocadas.
    alguem poderia me ajudar ou dar uma dica do que possa ser.

    Att
    Marcelo

  98. jurandi paulo disse:

    olá pessoal tenho um clio 1.0 16v 2005 privillege hatch o motor vira mais não acelera,o q devo fazer

  99. Helio Junior da Rocha disse:

    Ola amigos tenho um clio 1.0 16v 2004 ele começou a falhar desligo a chave ligo novamente ele volta a normal ai ando 1 mt solto o acelerador volta falhar troquei a tbi que estava com engrenagens gastas mas não adiantou a desconecto o sensor de velocidade e ele anda perfeito . Troquei o censor mas a falha continua.coloquei uma central usada e desbloqueada e ficou boa ate eu perceber que quando o motor ta frio ele não acelera e mais ta gastando muita gasolina e a luz da injeção que acendia no painel antes de ligar o caro ela não ta acendendo antes de dar a partida o motor .Auguem pode me ajudar por favor ja estou ficando doido um fala que sentral outro fala que é chicote mas ninguém resolve

  100. Roberto disse:

    Clio 1.6 16v 2006/07 – Morre na lenta e não pega, isso acontecia de 15 em 15 dias e não se descobria o problema; os mecânicos examinava as possíveis causa e o carro melhorava por uns dias e depois falhava novamente.

    Falei um mecânicos e li em sites (quatro rodas, etc), o sensor de rotação acumula uma sobrecarga e provoca esse problema; indicado é passar os dedos nesse sensor para eliminar essa sobrecarga. ou seja quando os mecânico mexiam nos sensores a sobrecarga do sensor de rotação era eliminada e o carro melhorava. Agora sempre que vou olhar água e óleo passo os dedos nesse sensor e o problema nunca mais voltou.

    Vou colocar um novo aterramento no bloco do motor, isso é para resolver de vez.

    Alguém já ouviu falar sobre essa situação?

  101. Edenilson Bonetti disse:

    Olá,
    Tenho um renault Clio,1.0 16v,quando estou andando com o mesmo,ele acende a luz da injeção e nãó acelera.Tenho que desligar a chave e ligar novamente,sendo que assim ele volta a andar,porém repeti o problema.
    Já passou o rastreador acusando o corpo de borboletas,ja fiz a troca do corpo de borboleta e o problema continua.
    Peço ajuda,aguardo pela resposta,pois não sei mais o que fazer,
    Desde já agradeço.

    Att. Edenilson Bonetti

  102. tenho um Clio 1.6.16v 2005 flex quando esta no álcool ele falha mais do que na gasolina, primeiro ligo de manha ele pega e depois de alguns segundos fica falhando, pode andar pouco ou muito e mesmo assim fica falhando parasse aqueles gol antigo a álcool, levei na autorizada mais nem eles detectou o problema, já foi trocado 4 velas, 4 bobinas, 4 bicos, bomba de combustível, kit completo de correia de acessórios e dentada, sonda lambda, todas as peças originais Renault, alguém pode me dar uma luz, já estou muito chateado com o problema.
    Se alguém puder me ajudar eu agradeço, fica aqui meu endereço geraldo.zatoni@atmosfera.com.br aguardo retorno ou melhor ajuda.

  103. Valmir Cruz disse:

    Tenho um Renault Clio RT 1.6 16V ano 2001
    Defeito apresentado, corta o giro em 4000 rpm aprox., não chega a apagar o carro, mas “engasga” e acende a luz de “Stop” e luz de “Temperatura”, foi trocada a central por uma descodificada de testes, todas as bobinas, velas, sonda lambda, sensor de rotação, bico injetor e sensor de temperatura e continua o mesmo problema, No scanner acusa somente sonda lambda, mas já foram trocadas por 3 marcas diferentes e continua o mesmo problema, agora com uma sonda original., Já passei por 4 mecânicos e nenhum resolveu, agora o carro esta numa mecânica especializada em carros Franceses, já faz uma semana, muitos testes e ainda não descobriu o defeito, também não sei mais o que fazer, mandei um e-mail pra Renault e ficaram de achar uma solução e orientar meu mecânico, vamos ver se eles honram com o prometido, parece ser um problema passível de recall, mas como poucos reclamam, eles acabam não fazendo recall e resolvem os problemas na medida que aparecem.
    Se alguém tiver uma dica, agradeço.

  104. everaldo disse:

    meu clio 1.0 16v mesmo em ponto neutro ele continua acelerando sem eu pisar no acelerador
    se estiver em movimento ele anda sozinho.quando desligo e relogo o carro ele volta ao normal, porem volta a se repetir o problema.alguem sa be o motivo desse problema?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: