Renault Clio 1.0: Motor vira mas não pega

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Clio ( IAW 5NR) chegou a oficina rebocado, seu proprietário nos informou que o carro morria e não pegava mais, sendo que o defeito era intermitente, ou seja, hora acontecia hora não.

CAUSA: Logo quando iniciamos os testes notamos que quando o defeito acontecia a luz de injeção também não ascendia, o que nos levou a uma duvida no sistema de alimentação da unidade de comando. Testamos e limpados os cabos positivos e aterramento do carro e nada aconteceu, partimos então para os testes no rele que alimenta a central e não foi encontrado defeito, mas algo nos chamou a atenção pois quando mexíamos no chicote do rele o carro voltava a funcionar.

conector clio

Ao fazer uma analise mais aprofundada no chicote vimos que o problema estava no conector que liga os reles de comando à central e  bomba de combustível, ao resto do chicote da injeção eletrônica.

conector oxidado clio

SOLUÇÃO: Foi feito a desoxidação dos conectores macho e femêa do chicote, o problema foi resolvido.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Clio,Renault

Comentários

182 Comentários para “Renault Clio 1.0: Motor vira mas não pega”
  1. fernando disse:

    tenho uma renalt kagoo motor pega mas nao acelera e a luz de ijeçao nao apaga

    • bruna disse:

      Tenho um reno Logan,as duas luzes do marcador de gasolina estão acesas direto,e a luz do freio de mão.o que pode ser??

    • silvio disse:

      boa tarde a todos estou com um clio 2003/2004 em minha oficina esse chicote da foto acima um cachorro arrebentou ele alguém saber informar cores de fios que se encaixam? ou alguma foto detalhada?grato!

    • Adão disse:

      Tive um problema parecido. era pior porque o carro funcionava por alguns minutos parava e não pegava mais. clio 2007. Já estava desesperando. até que um mecânico pediu pra comprar um SENSOR DE ROTAÇÃO. Pronto resolveu na hora. Custa uns 80 reais pela internet.

  2. Jairo Silva disse:

    Meu carro é um Renault Clio, ano 2000, 1.6, 8v, motor K7M.
    É um excelente carro que não me dá problemas. Entretanto, tem uma coisa que acontece com ele que, ainda, ninguem conseguiu me explicar: Ele está andando normalmente, e derepente, é como se tivesse cortado a corrente ou o combustível e verifico que 2 luzes acendem no painel (temperatura e freio) e no mesmo instante ele volta ao normal.
    Outra hora, já observei que é quando passo por lugar de trepidação, o motor começa a falhar ou engasgar.
    Já olhei vários contgatos e fiações e não vejo nada anormal.
    Se puderem dar alguma dica ficarei grato.

  3. marcelo disse:

    Estou c/ problemas sensor de velocidade Renault clio sedan, ñ marca velocidade, mas notei que de vez em quando no travamento das portas ele volta a funcionar por instantes e para, o q deve ser ?

    • Wagner disse:

      POde ser exatamente o que voce disse. Sensor de velocidade. Problemas de mal contato ou na fiação. Custa por volta de R$ 80,00 e até pode ser instalado em casa, se voce souber onde fica. Na dúvida procure um mecanico.

    • cicero dantas disse:

      caro amigo,comigo aconteceu a mesma coisa….basta trocar o sensor de velocidade ,nem precisa de um mecanico,vc mesmo troca,é tipo uma cebolinha acoplada no bloco do motor,com dois fios ligados…boa sorte…

  4. alexandre disse:

    ola estou com um renault clio 1.0 16v na minha ofcina, ele chegou rebocado , meu cliete disse q estava andando derrepende ele parou nao quis pegar mais fiz alguns teste e reparei q vem corrente na bobina quando liga a chava só q nao joga centelha nos bicos a msm coisa vem corrente mais nao pulsa ja troquei o sensor de rotaçao coloquei uma central e nada gostaria se vc pode me ajudar abrigado !!!

    • Cleiton disse:

      Alexandre

      Você solucionou o problema de seu renault? O meu está com o mesmo problema…

    • luis disse:

      tente trocar a antena q acoplada na barra de direção. eu peguei o mesmo defeito na oficina pois só então por informação de amigos resolvi o problema

    • anderson disse:

      Bom dia. Estou com meu clio na oficina com este mesmo problema. É o conector da bomba de combustivel, mas fora isso há uma oxidação na rosca da tampa e também tem que ser verificado se a bomba não está danificada.

  5. valmir jorge de lima disse:

    0i tenho um clio 1.0 16 v 0 mesmo esta falhando e subiu a temperatura e tamben observei k o oleo conten muita espuma e cheiro de combustivel na agua

  6. denilson silveira disse:

    Tenho um RXE 2.0 8V 2000 e a partida tem sido um problema para mim. O carro chega a ficar 4 dias sem ser ligado e qndo dou partida pega na primeira. Depois disso é uma incognita, as vezes pega na primeira mas, na grande maioria fico ali batendo na partida, uma, duas, tres vezes até pegar. E não é só isso, tem vezes que pega e a rotação não estabiliza, fica oscilando até apagar. Qndo acontece isso não é possivel sair com ela pois a impressão que dá é que esta afogada pois acelerar é impossivel. Se deixar ela parada por algumas horas volta ao normal. Já levei em uma mecânica especializada RENAULT e após um dia inteiro de testes não conseguiram me dizer o que acontece.

    • hc consultor disse:

      Boa Tarde!!
      A minha scenic fico do mesmo jeito, troquei o regulador de pressão do combustivel e tudo voltou ao normal.
      Boa sorte.

    • Grigory Lima disse:

      Kra, o meu clio 2010 1.0 16v ta com o mesmo problema uma praga isso, tem vezes que pega de primeira mesmo frio, mas tem vezes que pega o carro desligo o carro por 10 minutos as vezes e nao pega por jeito nenhum fico uns 5 minutos forçando o carro a pegar e pisando no acelerador e mesmo assim as vezes nada, o que fico mais com raiva e que comprei o carro zero.

      • Geraldo disse:

        Motorista com mais de 50 anos em atividade já acostumou a “relar” o pé no acelerador ao acionar a partida, ai o problema; A Central se ofende com essa intromissão e antes que o carro afogue corta o combustível. Depois a gente fica culpando o sensor de rotação que junto ao chicote e conector intermediário é uma verdadeira M……

  7. nilson disse:

    renault 1,6 8v ano 99 potenciometro ou censor borboleta da regu masfica

  8. nilson disse:

    renault 1,6 8v ano 99 potenciometro ou censor borboleta da regu mas nao fic por muit tempo

  9. Edileuza Oliveira disse:

    Bom dia !

    Pessoal muito obrigada em primeiro lugar pelo site.
    Eu estou para comprar um Renault Clio 2000 mais to com medo de me dar mal, já li sobre o defeito internitente de horas pega horas não, da codificação da chave. Gostaria de um conselho sobre comprar ou não esse carro.

    Atenciosamente
    Edileuza Oliveira

    • Carlos Wagner disse:

      Realmente,
      tenho um clio 2001, comprei zero quilometro, e sempre foi nas revisões na concessionário. Só tenho a dizer. Não presta !!! pois, mesmo indo só na loja especializada, ele apresentou um vazamento na cabine, em dias de chuvas que nunca solucionaram, e há anos tenho problemas com a chave codificada. Sempre que preciso o carro resolve não funcionar. Manda pra loja especializada e arrumam, porém é certo o defeito voltar, porém eles dizem que não é nada, entretanto, na hora que mais preciso fico na mão.

      • luiz carlos disse:

        vc tentou trocar a bateria?ela influencia direto no caso de não pegar,tentou chave reserva?a principal tende a perder o cincrinismo com o imob.
        por ultimo e definitivo, retire o fio do sensor de rotação do sistem e passe um fio coaxial,por fora.

  10. vercidino paim disse:

    ola tenho renault clio sedan 2001 rn 16v quando ligo vai a 2500 depois se acalma as vezes estou andando bem acende todas as luzes do painel e o bicho apaga,mecho nos fuziveis proximo da bateria e funciona,levei no mecanico o cara nao sabe o que e,a ventuinha pra liga so se anda 500km sem para,a temperatura dependendo do engarrafamento vai a 100 dissem que e normal gosaria de uma orientaçao se der desde ja agradeço.

    • Wagner disse:

      De cara é evidente que você tem um problema de mau contato no seu carro.
      Quanto a ventoinha
      1 Se o sensor de temperatura não estiver bom, pode ser que ela não ligue.
      2 Se o relê de primeira velocidade não estiver bom, ela só vai ligar quando o motor estiver quase no limite.
      2 Se a valvula termostática não estiver abrindo corretamente, provalvelmente sua ventoinha também vai demorara para ligar.

      espero ter ajudado

      tive o mesmo problema de aquecimento no meu carro.

  11. ALEXSANDRA disse:

    Tenho um Renault Clio 2002…A temperatura de sobe …quando chega a certa velocidade….quando passamos de 80km….começa a dar alta…
    Nenhum mecanico…descobriu…o pq….e nao quero mandar pra a autorizada por causa do preço

  12. Janice disse:

    OLá, meu nome é Janice.
    Tenho uma Scenic RXE 2002 – 2.0 automática
    ESta apresentando um defeito que aparece sem mais nem menos dia sim, dia não. As marchas custam a trocar e dá uma espécie de afogamento e um barulho de um soco e depois volta a andar normalmente com a troca de marchas, esse defeito tem sido constante.
    Ha outra coisa ainda mais sinistra que ocorre é ela perder a força e simplesmente andar a menos de 20km (se arrastando) em pleno transito das 18h.
    Esses acontecimentos ja estão me deixando de cabelos em pé, cada um dia uma coisa… ja troquei o tensor de borboletas, ja teve reajustes neles mesmos e não sei mais o que fazer….
    Soube na ultima oficina que levei que o carro está com a caixa não original Renault e que tem oleo mieral na caixa, o problema pode ser este? É só trocar e tá tudo resolvido?

    Tens alguma indicação do que pode ser?
    Aguardo e agradeço desde ja por sua atenção.

    • Wagner disse:

      Vamos por partes. Perda de potencia pode ser muita coisa. Sensor de rotação, Sensor MAP, bomba de gasolina, biscos sujos/entupidos/inoperantes, velas, bobina etc.
      O óleo da caixa de cambio deve ser SINTÉTICO de especificação 75W80 de QUALQUER fabricante. Acontece que a Renault recomenda o óleo da Elf, que não é dos mais baratos.
      Quanto ao problema de portencia, vá a uma oficina e passe o scanner para descobrir qual peças está com defeito porque no chute fica muito caro.

  13. gilar carvalho disse:

    quero que alguem me diga se e facil trocar o sensor de velocidade sem precisar levar no mecanico, eu mesmo gostaria de trocar.obrigado.

  14. lane disse:

    Ola, tem 2 semanas q comprei um Renault clio sedan 2001, o mecanico de confiança falou q o carro tava ok, mas p minha surpresa na semana seguinte sai c o carro e parei num sinal, quando fui passar a marcha 1 , ela nao entrou, tentei passar a 2 e nada o carro faz um barulho estranho, tive q chamar o guincho…o q sera q aconteceu…alguem pode me dizer se e homocinetica ou cabo de embreagem ou problema de cx de marcha.Preciso de uma resposta rapida, pois o rapaz da revendedora vira ver o carro e segundo ele a garantia e de cx de marcha e motor.Nao tenho como arcar c o conserto agora.

  15. Sidnei Santos disse:

    Olá !
    Meu carro é um Renault Clio, ano 2003, 1.6, 16v, motor K7M.
    Já estive em alguns mecânicos e ninguém detectou o problema
    Ele está andando normalmente, e derepente,
    é como se tivesse cortado a corrente ou o combustível
    e verifico que 3 luzes acendem no painel (combustível(pois o marcador vai a zero e depois volta ao normal) , temperatura e freio), e ainda zera o marcador de km parcial e no mesmo instante ele volta ao normal.
    Eventualmente ele falha em baixa rotação e da uma engasgada, não morre roda normalmente.

    Já olhei vários contatos e fiações e não vejo nada anormal.

    Se puderem dar alguma dica ficarei grato.

  16. felipe vargas es disse:

    bom dia, tenho um renault clio sedan 1.6 16v 2006 semana passada resolvi desligar o carro no engarrafamento, quando o transito começou a andar tentei ligar o carro de novo e nada, reparei q a luz da temperatura e a do oleo ficava piscando no painel quando girava a chave, chequei o nivel da agua estava normal, bateria tem uns 6 meses de uso,bom depois de uns 20 min tentei ligar novamente e pegou ta assim ate hj normal sem nenhuma dificuldade, o que pode ter acontecido? outra coisa e seguro eu trocar a correia dentada somente com 60000km? obrigado parabens pelo site.

    • williams disse:

      olá, comprei um renalt clio sedan 2005 1.0 16v. As vezes quando paro desligo o motor e vou ligar novamente, ele não pega dou um tempo e ai depois ele pega. só que onten esse tempo foi muito longo o que deve ser ja que as velas são novas o cabo de velas e a bobina de ignição…

  17. Claudio B Novais disse:

    Tenho um Renault Clio1.0 16v ano 2001, que esta funcionando normalmente ,mas quando paro e demoro um certo tempo para ligá-lo ,ele pega e morre algumas vezes,e tem hora que não pega,então eu espero +ou- vinte minutos e ele pega,o que seria? obs: o defeito ocorre mais a noite e com o tempo frio.
    alguém saberia me orientar sobre este problema?

    • Marcelo Mendes disse:

      Isso é bem tipico de sensor de rotação, algumas vezes, pode acontecer de ser o sendor map também, tive problema parecido nos dois sensores, somente o scanner pode detectar com precisão, mais se você tiver na rua, vale a pena tentar desconectar o sensor map que fica em cima do cabeçote e tentar dar partida, se for ele o carro pega, mais vai ficar extranho para dirigir, pelo menos vc consegue ligar, se não der certo, tentar dar uma batidinha no sensor de rotação, muitas vezes funciona, depois vc para numa oficina de confiança e pede para olhar.

  18. vanderlei de souza disse:

    tenho um clio 1.0 2001 2002 rl ta fasendo espuma no oleo oque eu faso

  19. gilmar disse:

    comprei um clio sedan 1.0 16v 2003 e nao tem o manual do proprietario, gostaria de saber a que rotaçao tenho que efetuar as trocas de marchas visando desempenho e economia.

  20. EVANDRO disse:

    TENHO UM RENAULT CLIO 2001, ELE GIRA MAIS NÃO PEGA. O ELETRICISTA ME DISSE QUE É O MODULO. ELE ESTA CORRETO?

    • Maxwel disse:

      Evandro,
      Antes de trocar qualquer peça, verifique o fusível de 30 A (MEMO INJ) se está bom ou não;
      Preste atenção quando voçe ao girar a chave (sem dar partida) se escuta o ruído da bomba de gasolina funcionando ecaso não escute o ruído, provavelmente a bomba de gasolina não estrá sendo alimentada (sem tensão), então verifique o relay de partida da bomba de gasolina se tem a voltagem correta e caso tenha, então verifique o estado (funcionamento do relay) do relay;
      Estando tudo acima normal, verifique a resistência do sensor de rotação e caso a resistência esteja normal, emntão verifique a continuidade dos fios do conector que vai no sensor de rotação (o conector é de péssima qualidade e as vezes não faz contato e o conector ´com dois fios é mais caro que o próprio sensor que custa em torno de R$ 60,00 na autorizada e o conector em torno de R$ 89,00),
      Dentro da caixa de fúsiveis ao lado da bateria, existe um conector branco grande (localizado abaixo do suporte contendo 4 relays pequenos pretos e um deles é o relay da bomba de gasolina) que as vezes os contatos oxidam e não permitem que o relay da bomba de gasolina receba a alimentação da bateria para dar partida na bomba de gasolina e o carro então não dá partida (gira mais não parte).
      Se tudo acima estiver correto , verifique se a luza da injeção no painél de insrumentos fica acesa e caso não fique faça um teste com scanner d qualquer jeito para verificar (auxiliar) melhor na busca do reparo.

  21. EVANDRO disse:

    ONDE FICA O SENSOR DE PARTIDA DO RENAULT CLIO 2001?

  22. Bruno disse:

    boa noite precisava de uma ajuda para um renault clio de 96 1.2
    o que acontece é que em frio o carro custa muito a pegar e por vezes nao desenvolve.
    o que poderá ser ?
    ja troquei velas , limpei o corpo de admissao , limpei o motor passo a passo , troquei filltro de combustivel mas o sintoma continua.

    quente pega bem , o que me despista para a bomba de gasolina , bobine e sensor de rotação

    alguem ja teve algo igual?

    se alguem me puder ajudar agradecia imenso .

    brunogoncalves23@gmail.com

  23. Alisson gustavo disse:

    estou com um clio chegou funcionando na oficina e tirei o cilindro prara reparo
    quando coloquei de volta ele pegou uma vez so, agora quando ligo a chave o rele de
    bomba fica tipo rele de seta me de alguma dica…

  24. Adriano disse:

    Tenho um clio 1.0 16v. dia 31 apagou motor virava mas não ligava foi trocado sensor PMS, ao retornar para casa, ficou super acelerado sem tocar no acelerador, parei por mais ou menos 40
    minutos voltou ao normal, será problema no sensor ou no acelerador? ainda não retornei ao mecanico.

  25. eder torres bonfim disse:

    este problema acontece toda vez que eu lavo o carro no mais isso não ocorre, quem poderia me ajudar?

    http://www.youtube.com/watch?v=TmZXhoTc0m8
    http://www.youtube.com/watch?v=74uBj8s-pKA

    • renan disse:

      tenho um renalt 2001 1.0 16 v, ele funciona, nao tem aceleração e quando acelera raramente da estouros alguem pode me ajudar, ou alguem sabe qual é o fio que alimenta a tbi na saida da central? obrigado

  26. Edson B disse:

    Olá. Possuo um clio RL 1999 (Argentino) 1.6, de uns tempos para cá o mesmo começou a apresentar os seguintes defeitos:
    -dificuldade para o motor pegar ( motor de arranque gira mas não há a partida do motor), esclarecento que estranhamente isto não acontece com o motor totalmente frio ou quente, acontecendo após o carro ficar desligado após dez ou mais minutos
    -depois de várias tentativas o motor pega, porém a lenta fica oscilando e o motor acaba morrendo em várias oportunidades, além de ficar dando uns solavancos.
    Já levei em duas auto elétricas, inclusive passou por diagnóstico (mapa) que não acusou nenhum defeito. Também troquei a bomba de combustível. carro não possui chave codificada.
    Que ráios de defeito é este?

  27. aline disse:

    CARRO PERDE FORÇA ASSIM QUE DA A PARTIDA
    oi gente venho aqui desesperada já por uma ajuda. meu carro quando dá a partida pra sair ele falta força vc acelera mas ele nao responde, fica coisa de 30segundos a 1 minutos assim depois que ele recupera a força nao para mais,somente se desligar.

    já gastei uma quantia de 4 mil reais encima desse carro e não vejo o problema resolvido.

    o carro é um clio 2000 1.0

    segue as peças que ja foram trocadas.

    Bomba de oleo
    jogos de pistao
    jogo de anel
    jogo de junta do motor
    jogo de bronz
    bielsl
    retentor de valvula
    rolamentos da roda dianteira
    ” roda traseira
    jogo de pastilha
    foi feita a troca de oleo
    filtro de oleo do motor
    kits de friçao plato disco
    correia do alternador
    vareta do oleo
    retifica nas duas partes do motor encima e embaixo.
    troca de cabeçote.
    jogos de fios de velas
    velas
    correia dentada
    filtro de ar
    e filtro de combustivel

    * desculpa o erros de peças escrevi oq entendi no papel.

    se alguém puder me dizer oq esse carro tem, ou pelo menos dá uma opniao ficarei agradecida tenho a impressao de que o mecanico nao tem a minima ideia do problema do carro

    • Rodrigo disse:

      – olá aline..
      Seguinte no seu caso peça para um mecânico de confiança seu dar uma olhadinha no aterramento da injeção, todo veiculo com inj. eletrônica possui um cabo de aterramento para toda a central,, o meu clio estava com o mesmo problema e por mais que passacemos no scaner e tudo mais não acusava falha e quando acusava constava os sensores.. ou seja .. com o aterramento mal fixo ou partido todos os sensores ficam malucos não deixando assim que o scaner possa detectar o problema…

      espero ter ajudado no meu caso deu certo..

      ;)

    • Eli ferreira disse:

      Sonda lambida concerteza..troca e vai ver que o problema vai acabar.

  28. bruno disse:

    boas , esse sintoma que se queixa já me aconteceu a mim e resolvi com o sensor de PMS (sensor de ponto de cambota) exprimente com um , quase de certeza que resolve..

  29. marcio disse:

    boa tarde, tenho um renault clio, e nesse momento ele nao liga, percebo q a luz da temperatura q fica no painel , fica piscando e nao apaga, nao sei o que acontece?

  30. Ileson Iost Bengua disse:

    Meu carro estava oscilando a rotação levei ao mecânico e fiz limpeza de corpo de borboleta continua do mesmo jeito o mesmo me informou que tenho que passar o scaner e resetar o modulo para solucionar o defeito ele está correto clio/ rt 1.0 16 v 2001

  31. sidicley disse:

    boa tarde poden me ajudar por favor tenho um kangoo 2001 8v o funcionamento esta normal so q asveses quando vou dar a partida ele nem da sinal de pegar tenho q dar partida pelo menos umas 20 vese ai do nada ele pega ( o funcionamento quado ele pega e normal com se nada tivesse acontecido estou fivando louco me ajudem)

  32. claudionor aquino disse:

    tem um clio tr 1.0 16v 2003.
    o motor sola mas não funciona , ja é a segunda vez que ocorre este defeito. oque pode estar acontecendo?

  33. Valdecir disse:

    Oi onde posso comprar a apostilha da parte eletrica do carro renault clio 16 v 1.0.
    Tenho conhecimento na linha gmb.
    Preciso conhecer a parte eletrica deste carro renault . Para resolver alguns problema e tem conhecimento.

    Se pode me ajudar agradeço.

    Abraço Valdecir marques dos Santos

  34. pepekly disse:

    comprei um senic 2004, quendo ando nele o indicador da kilometrage A PAGA QUANDO DESLIGO E LIGO O CARRO O MACADOR VOLTA O NORMAL, MAIS QUANDO ANDO APAGA NOVAMENTE FICRREI GRATO PELO CONSSELHO

  35. Marcos disse:

    Tenho um clio 2004 4p 1.0 16v, e começou a açender a luz do airbag, acende e apaga, aleatoriamente, o que poderia ser..

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcos,
      o primeiro passo é fazer o rastreamento com scanner automotivo do Air Bag, para identificar qual o erro esta sendo gerado quando a luz se ascende. Com esta informação seu mecânico vai conseguir realizar um diagnostico mais eficaz.

  36. Alexandre disse:

    Boa tarde, tenho um RENAULT MEGANE RT 1.6, de uns dias para cá o velocímetro começou a falhar.Ex: Estou dirigindo normal e o velocímetro está funcionando perfeitamente e do nada ele cai a zero, e mais tarde volta a funcionar. Fica assim a viagem inteira.OBS: O conta giros do meu carro, desde que eu comprei nunca funcionou.Obrigado

    • Danilo disse:

      Tive o mesmo problema com o velocímetro do meu Clio 2001, simplesmente limpei o conector do sensor de velocidade (atrás do motor próximo a parede corta fogo/ escapamento), porém o conta giros do meu carro também não funciona e não consigo achar onde fica o sensor dele, se souber por favor me avise!

  37. Jorge disse:

    Quando ligo o meu Clio 2001 1.0 16V a luz da Ignição acende algumas vezes apaga no entanto quando acende o carro perde a força e algumas vezes desliga, já troquei velas, cabos de ignição sensor de rotação e não resolveu descobri que tem uma manqueira que sai do motor e parece algo como respiro ou suspiro a mesma tem uma conexção com uma caixa preta que fica proxima da roda so lado direito dianteiro quando desconecto a mesma a luz apaga como resolvo este problema.

  38. Leandro Muniz disse:

    Olá, tenho um renault clio 98 1.6 8v rl ( importado) com ar, quando o carro esta quente ele não quer pega depois de algum tempo quando esfria ele pega ( fica parecendo que a bateria descarregou), ou seja rodo com o carro durante 20 a 30 minutos, paro desligo, ligo não pega. tenho que esperar esfriar. E também a luz da injeção não apaga. Por favor amigos me ajuda. Abraço Leandro.

  39. Cleber Marins disse:

    Renaut clio 1.0 8v rl/99

    A exatamente 1 ano este carro queimou a junta do cabeçote, na época o mêcanico refez toda aprte de cima colocando um cabeçote novo.
    Hoje ao ligar o carro percebi que o motor esta vibrando muito,perdeu a força,esta rateando,já revifiquei o oléo ( foi trocado a três meses ),aguá esta tudo ok.
    E não esta enfumaçando.
    Aguardo alguma dicas dos amigos.

  40. Leandro Santos de Oliveira disse:

    Cara o meu estava com o mesmo problema mais vai por mim nao e o chicote e o motor de arranque pega um martelinho e da uma matidas nele e tenta ligar, isso e temporario tem que ser trocado o motor de arranque.

  41. Andreia disse:

    Tenho um Renault CLio 2001 1.6 16v e há uma semana ele tem me deixado na mão. A primeira vez ia ao trabalho parei para abastecer (gas. aditivada) num posto desconhecido, cheguei no estacionamento e o manobrista me ligou pra voltar lá pois o carro tinha morrido e não ligava, chegou a perguntar sobre o segredo do combustivel. Comprei o carro há 2 meses e não tem segredo. Ele anda uns 15km e se morre ou se desligo e depois tento dar partida ele não liga, como se a gasolina tivesse cortada ou mesmo como se o tanque estivesse vazio, mesmo o tanque estando cheio, preciso deixar o carro desligado 10 minutos para conseguir dar partida. Hoje além de ficar 25 minutos parada no posto de gasolina, quando finalmente deu partida no meio do caminho as setas e o pisca pararam de funcionar!!! O que é isso? nessa época do ano, difícil conseguir um mecânico. Obrigada

  42. Ricardo disse:

    Boa noite!
    Tenho uma Scenic 2002 e ultimamente o velocímetro não marca a velocidade do veículo. Alguém pode me onde está localizado este sensor? Obrigado

  43. carlos disse:

    boa noite! tenho um clio sedan 1.0 16 valvulas . ele liga certinho mas de repente acende um luz amarela no simbolo que parece uma aranha, ai o carro pede a força como se estivesse engasgando o que pode ser.

  44. Antonio disse:

    Meu Renault Clio ano 2001, a algum tempo teve uma pane e nao pegava na partida de jeito nemhum e no painel ficava piscando uma luz pequena vermelha, arrastei a um eletricista que apos uma semana me devolveu o carro funcionando porem a luz continuava a piscar mesmo com o carro deligado.
    desde entao esta luz nao apagou mais….ocorre que agora o carro esta a doi s dias parado e nao pega na partide de jeito nenhum, estou com vontade de colocar fogo e enviar as fotos para a Renalt, de tanta raiva que estou.
    so pra ter uma ideia, ja troquei motor de partida…200,00 + bateria nova 150,00 + 560,00 do primeiro conserto que nao deu em nada…. uma verdadeira fortuna sem resultados.
    Alguem tem alguma dica que possa me auxiliar.?

    desde ja agradeço.

    • wilson disse:

      a luz que pisca no centro do painel e
      a espia da codificaçâo

      como funciona
      quando liga o painel ela acende e logo depois apaga (codificaçâo perfeita)
      ao ligar o painel ela ficar piscando rapidamente defeito no code
      principal defeito chip da chave queimado

  45. Roque Sergio disse:

    Bom dia, estou vendo ai que eu não sou o unico com problema no Renaul Clio 1.0 16V sedan ano 2001, que adora pegar uma pirraça, de forma intermitente ele não pega de jeito nenhum, tento umas 3 vezes e nada, ai espero uns 20 minutos, tento de novo e ele ressuscita, funcionando normalmente comno se nada tivesse acontecido, levei a concessionaria e eles falaram que o carro precisaria dormir lá, (nem sabia q carro tambem dormia), levei em outras oficinas, passa rastreador e não tem informação nenhuma a respeito, supondo-se que então não tem defeito, esse fim de semana ele pegou uma pirraça definitiva, até agora não consegui fazer funcionar, fiz algumas das coisas sugeridas como limpeza de oxidação de cabos, já troquei sensor de rotação, de temperatura, e por ai vai, gostaria de pedir se alguem tem alguma sugestão q ue agradeço desde já poderia tentar fazer, tenho dois amigos q tinham um Logan e um Scenic e venderam os mesmos por causa desse mesmo problema, será q a Dignissima Renault ainda não conseguiu soluciionar isso? obrigado.

  46. Roque Sergio disse:

    complementando as informações da outra mensagem, informo que a bomba de gasolina tem pressão sempre acima de 3 bares, chegando a 4, e tambem faz o ruido caracteristico de funcionamento quando se liga o carro, e na hora que o carro funciona anda normalmente sem engasgar, com potencia normal.

  47. jorge disse:

    Pergunto se depois de trocar o sensor de rotação tenho que zerar o modulo e reiniciar .

  48. fabio disse:

    bom vamos por parte estou com um Renault r19 ano 94
    foi feito a troca uc central,..ficou tudo ok,até uma meia hora.depois parrou como se tivesse acabado gasolina.foi .trocado sensor rotação,agora nao houve centelha nem injeção já de uma olhada em cada fusível esta tudo ok.. ja baixei esquema mas nem um parece do esquema do Renault r19 desde já meus agradecimentos pela sua paciência

  49. Daniel Carlinni disse:

    RENAULT CLIO HATCH 1.0 8V 2003

    Boa Noite, solicito dica referente PARTIDA, ao dar partida no veículo o mesmo não completou e não ligou, ouço quando aciono a chave, o sinal da bomba, mas não completa. A primeira vez que ocorreu desconectei os cabos da injeção e conectei de novo, em seguida pedalei e funcionou, mas na segunda vez não deu certo. Obrigado qualquer dica !!!!

    • Guilherme Lopes disse:

      Daniel,
      é possivel que seu motor de partida esteja com defeito, o melhor a fazer é levar em um eletricista para que seja feito os testes necessarios no motor de partida.

  50. Junior disse:

    tenho 206 com motor renault 1.0 16v, a correia arrebentou dai empenou as valvulas, as valvulas foram trocadas e depois de montando o 2 cilindro nao funcionou mais, foi trocado velas, cabos, bobinas, limpeza de bico e nada!! o cilindro tem compressao, alguem ja passou por isso?

  51. Leonardo Barbosa Martins disse:

    Boa noite,

    Comprei um Clio Sedan Autentique 2005 1.6 16V. Saí com ele ontem da concessionária parei em um posto para abastecer e quando fui dar partida no carro… nada, acendiam as luzes do painel, farois, o vidro funcionava mas não dava a partida. Quando eu giro a chave a luz da bateria que estava acesa se apaga e ele não dá sinal.

    O Frentista do posto tentou fazer uma chupeta mas não deu certo o carro só pegou no tranco. Hoje chamei um mecânico aqui, ele disse que a bateria estava sem água ele levou para carregar colocou e o carro funcionou de primeira depois fui ligar novamente e NADAAAA.

    O que poderia ser? Segunda vou levar o carro de volta a concessionária para eles se virarem e solucionarem o problema.

    Abraço,

  52. Raik Roberto disse:

    olá eu trabalho em uma oficina como ajudante em niterói,nos estamos com um clio 1.0 ano 2000 que quando vamos ligar ele pela parte da manhã o TBI da um estouro e é lançado contra o capô o que pode está acontecendo?

    OBS:praticamente tudo foi trocado no carro até tiramos o catalisador pensando que ele poderia esta entopido.

  53. Albino disse:

    Carissimos srs, tenho um kangoo 2000/2001. O velocimetro oscilava e troquei o sensor de velocidade. Voltou a funcionar porem de forma arbitraria. Levei-o a local que só mexem com velocimetros aqui em Bragança .Pediram-me um preço absurdo, depois de testes , Disseram-me que teriam que desmontar o painel inteiro. Bom, depois disso, o velocimertro parou de vez. Por favor, podem me ajudar? Que Deus os abençoe pela grande ajuda que prestam a todos nós… Albino

  54. Albino disse:

    troca do sensor de velocidade

  55. adriano disse:

    ola,
    tenho um clio 1.0 16 v 2005/2006, vem apresentando alguns problemas que nao sao descoberto, tipo:
    *veiculo em viagem perde força e nao acelera mais, desligo e ligo em imediato e volta a funcionar, nem chego a parar o carro nao, so desligo e religo na chave.
    *dentro da cidade veiculo sem força, principalmente quando ligo o ar condicionado, nao responde aceleraçao de forma alguma e as vezes morre, desligo o ar condicionado e melhora um pouco,
    alguem sabe alguma dica, o que devo trocar , ja troquei bobina e filtros.
    aguardo e agradeço

    • edmilson disse:

      Isso acontecia comigo !!!
      Teria que limpar o corpo da borboleta ou trocar !!!
      limpar sai muito mais barato ..
      Só pra ter certeza passe seu carro no scanner .
      pois se optar por trocar o corpo sai por uns R$500 ou + ,
      tem um video no youtube com doutorcarro explicando !!!

  56. otto disse:

    A linha de veículos é uma referencia francesa de qualidade, o clio Em referencia é um veiculo de poucos defeitos em eletrônica, quero que fique claro que a maior parte dos defeitos acima mostrado pode ser algo simples : ANTES DE TROCAR QUALQUER DAS PEÇAS ACIMA CITADA, VERIFIQUE SEMPRE OS TERMINAIS DE CONFECÇÃO, ESTES MUITAS VEZES ACABAM OXIDANDO, E COM A TEMPERATURA QUE O MOTOR GERA, CAUSA UM EFEITO DE RELAXAMENTO TERMINAIS, ASSIM OCORRE O MAL CONTATO. Espero que venha ajudar.
    abraços.

    OTTO

  57. ciel disse:

    meu clio arrebentou a correia a posibilidade de nao ter enpenado valvulas

  58. oigres disse:

    tenho um renault 19 rn 1.6 1995
    ele cortou a corrente em movimento e não pegou mais ;
    ja troquei a bobina rele de alimentação olhei os fusiveis e nada
    um colega me dice para ver se tem alimentação no modulo ,
    mas não consigo saber qual é o fio de alimentação vc poderia me ajudar
    obrigado!!!!

  59. oigres disse:

    tenho um renault 19 rn 1.6 1995
    ele cortou a corrente em movimento e não pegou mais ;
    ja troquei a bobina rele de alimentação olhei os fusiveis e nada
    um colega me dice para ver se tem alimentação no modulo ,
    mas não consigo saber qual é o fio de alimentação vc poderia me ajudar
    detalhe funciona o bico de inj tem corrente na bbubina mas não da pulso o que pode ser ?
    obrigado !!!!!

  60. fiori disse:

    clio 1.0 2001 8v. troque a bomba da injeção, as velas e cabos e até o sensor de rotação mas o carro conrinua com o seguinte problema ( não pega de primeiro, e quando pega fica falhando, e se pisar no acelerador ele morre. I AI ?

  61. Ola! Estou com um problema com meu Scenic 2000/01. De uma hora pra outra ele desembestou a gastar combustivel, quando comprei ele fazia 14 km/l na estrada e agora ele tá fazendo apenas 7km/l. Não sei mais o que fazer, já limpei bicos, troquei velas, troquei bomba, troquei filtro de combustivel, já passei pelo scanner e o mecanico disse que está tudo normal, não sei mais o que fazer, já é o terceiro mecanico que levo pra tirar uma segunda opiniao mas a resposta é sempre a mesma, que o carro esta normal, porem continuo com o mesmo problema e o pior é que ele nao apresenta falha, cheiro de combustivel, anda normal. O que pode ser? Se alguem souber o que poderá ser me avise por favor. Desde já agradeço!

  62. paulo almeida disse:

    amigos boa tarde!
    tenho uma kangoo 1.0 16v! A DOIS DIAS ATRAS COMEÇOU AO LIGAR DE MANHA A FRIO DEPOIS DE APAGAR LUZ DE IGNIÇAO (RESSISTENCIA) COMEÇA APISCAR A LUZ DE IGNIÇAO E FICA SEM ACELARAÇAO!!DESLIGO E LIGO OUTRA VEZ E FICA BOM ,POR VEZES VOLTA OUTRA VEZ PODE SER DE EMEDIATO OU PODE LEVAR HORAS SEM FAZER!!
    AQGORA COMEÇOU A FAZER COM MAIS FREQUENÇIA DESLIGO E LIGO POR VEZES FICA BOM ,OUTRAS VEZES FAZ DE EMEDIATO!!
    PODERIA ME AJUDAR ?
    SEM OUTRO ASSUNTO
    PAULO ALMEIDA

    • Vinicius Oliveira disse:

      Caro Paulo, Estou com o mesmo problema e venho visto DIVERSAS reclamações deste tipo na web…

      Sinceramente, não sei o q fazer.

      Abs e caso descubra, avise ao amigo.

      Vinicius

  63. MAGNO disse:

    Quando estou com meu CLIO 1.6 16v parado ligado e puxo o freio de mão ele acende a luz de óleo e ao soltar o freio de mão ele apaga.O que seria?dia seguinte roda a chave mas o carro não dá partida
    a chave gira o motor engata e engasga.

    cmrcastanon@hotmail.com

  64. Francine disse:

    Olá, Tenho um Renault Clio 2001 …
    Hoje ascendeu uma luz no painel que de acordo com o que li nos foruns é de algum problema no carro.
    Parei no posto para verificar e a água do radiador e óleo estava ok.
    O frentista só encheu a água do limpador de para brisa.
    Ao ligar o carro, a luz havia se apagado.
    Será que é a falta de água do limpador que fez ela se ascender??

  65. rubens disse:

    esto com problemas ja fais meses quando ligo carro aceleraçao fica muito alta so baixa quano atemperatura sobe e quando aventuinha liga apois aventuinha deligar é que arotaçao baixa leva max de 05 minutoa a 08 minutos carro scenic 1.06 16 vav.
    tabem quando esto andando em rodovia longa tabem acontece.

  66. Andre Bher disse:

    Boa noite , seguinte, acabei de dar umolhada na publicação , tenho um Clio 1.0 8V 01/02
    está parado, pois, não encontram o problema , ele faz exatamente o que diz, ele não pega de jeito nenhum, só as vezes, no tranco, ou rebocado, ele sempre teve esse problema, nunca foi encontrado uma solução exata, eu sempre mexia nesse conector do Chicote, e ele funcionava, agora de um tempo para Cá, ele parou de funcionar, e quando ele funciona, Fica falhando, como se funcionasse um Cilindro a menos, mais não morre, mais se desliga, ele não funciona mais, oque será pode ser?

  67. JEANE CRISTINA disse:

    Possuo um Renault R19 1.6, mas toda vez que o clima esfria ele não pega, no verão liga normalmente, de primeira, quando esfria giro a ignição, o arranque funciona o motor gira, mas não pega, o arranque e a bateria são novos. Alguém pode me ajudar?

  68. jullyemerson disse:

    fiz o cabeçote do scenic rxe 16v 2004 do partida mas nao liga
    me ajude ja ten 3 meses q tento

  69. carlos disse:

    Ola galera, tenho um clio 1.0 16v. modelo RN a rotação do motor oscila muito. levo em um mecanico mas ele diz que o veiculo não apresenta nenhuma avaria quando passa o aparelho. já troquei a bubina os cabos de vela o TDI e nada é 30 dias bom. Agora ele ta jogando óleo do motor na adimição . mas o motor não fuma, não sai fumaça no escapamento só um cheiro muito ruim. oque eu faço.

  70. Jorge Luis Sampaio disse:

    Tenho um renault laguna 2.0 8v ano 94/95 seu funcionamento e normal porem quando reduzo simplesmente apaga total e as vezes ao tentar ligar apos este apagão não da nenhum sinal

  71. celio silverio da silva disse:

    Boa noite .
    Tenho um carro da marca renault ( scenic 2001/2) e estou passando por um problema,que
    está dificil de resolver.
    Dou partida normal, mas ele não pega e a luz do imobilizador não permanesse acesa.
    Obs: o sensor de rotação poder interfirir neste caso.
    Pois passei (Rhaster) e não conseguir reprogamar com o codigo de arranque e não
    me informa qual o problema.
    Caso tenha um comentário gostaria de saber.
    Desdejá agradeço mpela atenção

  72. celio silverio da silva disse:

    Tenho um scenic 2001/2 e de um dia para outro o mesmo parou de funcionar.
    Da partida normalmente e não pega.
    pode ser o sensor de rotação ou modulo de ignição.
    Obs:Não consigo reprogamar com o codigo de arranque,omesmo me diz que está invalido.
    Casot tenha algum comentário por gentileza me infome.
    Desde já agradeçio pela atenção

  73. ricardo critico disse:

    amigos mecanicos tenho uma kangoo express ano 2000 1.6 8v motor k7m.muito boa a camionete
    ate entao,fiz uma limpeza de bico e troquei a bomba de conbustivel e o regulador de pressão tudo por minha propria conta.pois é!!mais nao ficou boa ela tá gastando muito muito mesmo na media de 3 a 4 por litros de gasolina.essa camionete nao era assim por isso resolvi fazer as trocas das peças.O QUE SERA QUE TA ACONTECENDO?sera que coloquei mal a bomba de gasolina e ta escapando pressao?mais ela nao perde a pressao ao andar.sera que os bicos na hora de limpar travaram e manda gasolina direto?mais ela nao afoga e da a partida normal.pois é SERAS tem bastante mais priciso de uma opiniao de um profissional nao aguento mais parar no posto de gasolina. ate entao agradeço

  74. João Carlos disse:

    Já pesquisei para todo o lado, perguntei ao meu mecânico e não consigo achar nenhuma lógica no comportamento do meu Citroen Berlingo que já tem 6 anos na minha mão e há cerca de 1 ano começou a apresentar um comportamento estranho. Já tentei relacionar o fato com a velocidade, com o nº de kms rodados, com o frio, com o calor e nada. Com o carro em andamento lento ou rápido, sem qualquer aviso, o ponteiro do velocímetro cai de repente para zero e o carro fica “amarrado”. Ou seja, acelero, mas ele não deslancha. Pode ficar assim 4, 5 ou 20 kms. De repente pode voltar ao normal mas também pode continuar amarrado até em casa. Pode acontecer só uma vez ou duas durante a viagem. Como disse, já tentei desligar luzes, ar, parar e retomar, reduzir, mas não encontro um padrão para esse comportamento. Já ouviram falar disto? Podem me ajudar?

  75. luciano faria disse:

    amigos tenho um clio 2010 1.0 equando estou andando com ele e ligo o ar condicionado, o velocimetro para de funcionar desligo o ar e ele volta normalmente alguém tem idéia o que pode ser??

    • Rodrigo disse:

      - Caro Luciano

      - No nosso Caso o problema e simplesmente o carro. tbm possuo um renault Clio 2005 1.0 8v ja troquei 3 x o sensor de velocidade (obs: Na autorizada renault ) e ate hj ninguem conseguiiu fazer o velocimetro funcionar de vezas x vai as x cai logo depois começa a marcar de novo .. é um problema.. ja gastei dinheiro e nada foi resolvido.. acabei por abandonar este detalhe e deixei assim mesmo .. o problema e no passar em lombadas eletronicas e ate mesmo tentar tirar a média do carro por que quando ele não acusa a velocidade tbm para de contar a kilometragem.

      .. no meu caso não resolvi mais se alguem mais tiver alguma observação agradeço.

  76. Fabio Dias disse:

    Boa noite pessoal,

    Tenho m Renault clio 1.0 8v ano 2002.
    1- O carro quando bato na chave ele demora de pegar mais quando bato na chave pela segunda vez ele pega rapido somente em um toque,

    2- Fica fraco quando faço retomadas de 2º marcha e depois fica normal bem rapido.

    3- Logo quando ligo ele sai um pouco de fumaça e depois para, principalmente pela manhã na 1º partida.

    Já tquei o sensor de rotação qua estava ruim ele não pagava
    limpei os bicos
    toquei os cabos e velas
    troquei os retentores de vailvulas
    anel e pistões são novos da metal leve
    filtros são novos
    bomba de combustivel zerada da bosch
    Passo o scaner e nada.O que pode ser? me disseram que os sensores do TBI da borboleta pode fazer isso.
    E por que sobe muito oleo pelo anti-chamas?

    Alguém pode me orientar?

  77. Weliton Sousa disse:

    Meu filho tem um Renalt Clio Sedan Alizè 05/05 e, coisa de dois meses, deu problema na bomba de combustível. Trocou, ficou bom, mas apareceu outro defeito: pela manhã, para pegar é um sacrifício. Ele dá mais de vinte partidas e do nada o motor funciona. As partidas posteriores são tranquilas.
    Ele foi ao mecânico, que disse que o problema era um bico sujo. Limpou e… nada. O problema persistiu. O mecânico condenou a bombinha de ejetar casolina, mas fez o teste e ela estava funcionando. Condenou o combustível e meu filho trocou de posto, mas o probema continuou. Até que hoje (13/10) o mecânico deu o veredicto de que o problema é na central de comando. Meu filho ficou preocupado em ter que trocar uma peça tão cara.
    Antes disso, resolvi postar aqui para ver se alguém passou por algo semelhante, pois estou achando que o correto seria trocar de mecânico.

  78. Dystech disse:

    O que pode acontecer quando um Renault Clio Yahoo 1.0 8v, gira mas nao pega porem qndo fecho curto direto no motor de arranque ele pega normalmente, ja foi trocado a parte eletrica do miolo da chave, bomba de combustivel…

  79. adonio clarindo da silva disse:

    eu tenho clio 2003 guando estou andando com ele ponteiro km cai para o porfavo me ajuda com este probrema clio 1ooo 16 v obrgado

  80. Willian Teixeira disse:

    Renault Logan 2009 hiflex De manhã ou quando fica sem ser ligado por umas tres horas ele só pega depois de Rodar a chave e ficar acelerando por uns trinta segundos ou mais. desde ja muito obrigado

  81. Karen disse:

    Tenho um clio 1.6 16 v 2001 e com o carro em funcionamento, desligou do nada, as luzes do painel apagaram. Quando abri o capô senti um cheiro de queimado. Abri a tampa da caixa de fusíveis e vi que parte da caixinha que comporta os 2 fusíveis de 60 amperes derreteu e um dos fusíveis também: Minha dúvida é se vou ter que trocar tudo ou só a caixinha com defeito, até porque tem vários fios conectados a ela que não sei aonde vão dar e um deles derreteu bem na base. Se alguém puder me orientar, agradeço!

  82. Ana disse:

    Olá,tenho um renault clio 1.0 16 v ano 2002.
    Estou com o seguinte problema,ela anda normalmente e quando paro e depois vou ligar ele não ligar, chega a demorar horas pra voltar ao normal.Depois disso a luz da injeção eletronica fica acessa e apaga depois de um certo tempo.
    Me disseram que era o alarme q estava travando, porém troquei o alarme e o problema continua.Isso não ocorre sempre,mas é sempre quando eu mais preciso do carro.
    Alguém saberia me ajudar?
    Já me disseram que pode ser o sensor hall.

  83. Kennedy Britto disse:

    Tenho um Clio 1.0 16v ano 2000, o motor estava muito sujo então resolvi lava-lo..
    Ainda lavando tiver que muda o carro de local (depois de ter lavado o motor) o carro ligou normalmente, mas depois de um tempo não ligou mais.
    Assim como eu ‘ Outros irão ter problemas como esse ‘ seria bom se tivemos algumas resposta para tirar duvidas.
    Tipo cuidados ao lavar o motor..
    E caso aconteça esse problema o que deve ser feito ( limpa os contatos? Quais? )

  84. Natan disse:

    Tem um Clio Sedan 2003/2004.
    1.0/16v
    Ele pega normal ta andando Normal.
    devez enquando ele Custa pega Fico Insistindo ate ele pega mais demora.
    Tem hora q pega normal.
    Oq pode ser isso sera?

    (esqueci de algum detales) :D

  85. Victor disse:

    Tenho um logan 09 1.0 de manhã na primeira partida ele demora pra pegar gira e não pega, quando pega não sobe a rotação mas só na primeira partida. Sera que alguém pode me passar uma dica.

  86. Marcio Oliveira disse:

    Lopes,

    Muito boa a sua dica, me ajudou demais, pois o meu pai tem um Renault Clio1.0 16v ano 2006, e o mesmo estava engasgando e falhando a partida. Sua dica foi de ouro e me ajudou muito.
    Fiz o procedimento indicado e percebi que a bateria tinha um pó branco isolando e os chicotes estavam com uma gosma cortando a corrente. Eu fiz sozinho a limpeza e carro parou em definitivo o problema. Valeu!

  87. Dysraelle Moy disse:

    Temos um Clio RL Yahoo 2001 1.0 8v, em algumas vezes na manha seguinte o motor vira mas nao pega batendo na chave (ja foi trocado o miolo da chave a parte eletrica no caso) so que quando fazemos um curto (jumper) no arranque ele vira e pega de primeira… e se desligar e ligar na chave ele pega normalmente. isso aconte qndo fica parado um tempo ou na manha seguinte… alguma luz sobre isso?

  88. António disse:

    Tenho 1 kangoo 1.2, que há 2 dias quando vinha em andamento normal, começou a perder a potência até que ficou a trabalhar como se estivesse apenas em 2 cilindros.Ao dar ao arranque do motor, ele pega logo à primeira tentativa, só que depois fica a oscilar e custa-lhe a desenvolver qualquer das velocidades. Se alguém me puder dar umas dicas, fico desde já muito agradecido. Bem haja.

  89. Celso A.D. disse:

    Ola, tenho uma bomba 1.6 – 8v – 99 na garagem (clio),que quando aquece, falha e parece que vai morrer…se morrer e o motor estiver quente, o motor de arranque nao gira….pra voltar, tenho que desligar a bateria e reconectar…..porém qdo faço isso, o sensor de rotação endoida….achei
    o site, e pelo que vi….acho que ao inves de trocar todas as peças…..penso que é melhor trocar o carro……abs a todos.

  90. elissandro costa de morais disse:

    meu ar condicionad demora muito a armar,ja fiz tudo revisao ,gaz,limpeza,tudo,mas quando entro no carro e ligo o ar demora muito a armar,alguem pode me ajudar?

  91. fabio disse:

    tenho um renaut clio 1.6 8v ano 1996 nunca tive problema mas agora a bomba eletrica queimou eu a subistitui sendo que o carro nao esta pegando ja verifiquei e esta injetando combustivel mas parou de ir corrente pras velas caros amigos alguem pode me ajudar a solucionar este problema obrigado.

  92. laudelina disse:

    meu carro e renault clio 2001 ele nao da a partida foi rastriado e acusou o censor de rotaçao foi trocado e nao fusionou,rastriou de novo e acusou imobilizador,o mesmo foi retirado e o mesmo estava cheio de agua o enoxidor toda placa do imobilizador,me disseram que era comum essa pessa entrar agua,foi retirado o imobilizador por que o carro fusiona sem ele,e tambem tiraram a central para fazer um procedimento que eu esquece o nome .foltaram com a central e o carro nao funciona,ele ta centelhando o bonba de gasolina ta injetando,e o carro nao pega ,tiraram as velas elas estavam molhadas,secaram e deram a partida,o carro quase pega mais nao funciona,retiraram as velas e o estavam molhadas o que pode ser esse defeito,por que ele estava funcionando depois de uma chuva muito forte com raios ele ficou sem alarme e sem funcionar,a meu carro nao tem ante furto o meu alarme e so pra travamento de portas aguardo resposat com urgencias ,obrigado

  93. Tenho um clio 05/05 e o unico problema que estou tendo é mau contato com o ponteiro de temperatura…hora ele funciona hora não, alguem ja passou por isso, sabem como posso resolver este problema? grato pela atenção.

  94. plinio disse:

    estou com problemas no esquema da correia do alternador do clio 1.0 16v 2008, vcs podem me ajudar?

  95. Ricardo disse:

    Bom dia,meu problema e o seguinte..tenho um clio 1.0 16v de 2001 e estou com um problema que os mecanicos por aqui nao sabem resolver,seguinte:quando pego o carro com o motor frio ele vai normal sem falhas,mas quando o motor esquenta(quando o ventilador do radiador funciona)acende a luz de injeçao e o carro perde potencia,nao passa de 2500 rpm e para atingir a velocidade de 60 kl e quase impossivel…ja levei a trez mecanicos e nada de resolver o problema,o primeiro falou que tem que mudar o corpo da borboleta,o segundo falou que tem que mudar o sensor do acelerador,o terceiro falou que provavelmente e o modulo que comanda toda a injeçao,nao sei o que fazer,pois cada mecanico fala uma coisa diferente e com orçamentos de valores muito altos….alguem ja teve esse problema???

    ps:lembro que so da problema quando o carro esquenta ao ponto do ventilador do radiador ligar,porque antes disso o carro vai normalmente,seja parado ou em circulaçao…

  96. Fernando disse:

    bom dia!!!!! galera preciso de uma ajuda!!!
    tenho um Renault Megane rt, Alizé, 2001, completo!!!
    levei o karro na oficina para trocar bomba d’agua, correia dentada, tensor, e esticador!!!!
    o karro xego la normal, os mecanicos eskeceram a chave ligada e descarrego a bateria, ai motaram as peças e fizeram um enxerto com outra bateria!!!!
    mas agora o carro nao pega de forma alguma, fika girando o motor e nao pega de forma alguma!!!!
    oq pode ser?
    aguardo

  97. roberval disse:

    boa amigo gostaria de saber se as bubinas do clio 1.6 16v tem regulagem?

  98. Jorge c da silva disse:

    Bom dia tenho uma scenic RXE 2.0 ano 2000 modelo 2001 retirei um fuzivel erado e ocarro não pegou mais e aluz de bloqueio a pagou depois disto e não ligou mais gostaria de uma dica para rezolver isto e a localização do do imobolizador da mesma para ver se esta tudo certo pois eu não o acho já procurei e nada des de já muito obrigado um abraço !!!

  99. Maria da Graça disse:

    Boa noite!
    Li algumas das respostas as perguntas feitas e talvez tenha perdido a resposta que me interessa.
    Tenho um Clio 2010 modelo 2011 1.0 , 16v.
    Ocorre que, eventualmente, ao ligá-lo a chave vira, mas não dá a partida. Consigo escutar o barulhinho como se estivesse injetando, mas fica nisso.. Após umas três ou mais tentativas é que o motor pega.. Não adianta acelerar, pega “quando quer”.
    Estou com o carro há quase 3 meses e fazem 3 semanas que o problema surgiu.
    Mecânicos, disseram-me que para poder solucionar, o carro deveria apresentar o problema na presença deles… e aí?
    Agradecida

  100. José disse:

    Estou com um problema no meu clio 1.0 16v 2005. As vezes aparece um problema de acender a luz da injeção e o carro perder muita potência. Acredito que trava em 2.500 RPM. Dai desligo a chave e ligo o carro novamente e as vezes para, em outras preciso fazer algumas vezes. Alguém sabe como resolver este problema?
    Obrigado

  101. renato disse:

    tenho um clio sedan 1.6 16v e resolve nao funcionar de manha quando esta frio!!!qual sera o prblema dele….obrigado

  102. carlos disse:

    olá acabei de trocar a homossinetica do meu clio rn 2001 e continua estalando , o mecanico disse que é a borracha k esta nova demais será ? me ajudem

  103. Wallace disse:

    Bom dia!
    Tenho um Clio 2001 e estou com um probleminha…quando ligo o carro ele não pega de estalo,quando pega parece que é ejetado pouco combustivel ele rateia e dá uns estouros tipicos de carro a gás,depois desenvolve normalmente,e quando está andando falha,parece cortar o combustivel e o carro está andando travado? alguem pode me ajudar…

  104. Aireton disse:

    Bom dia!
    Tenho um Renaul Clio 1.0 16 v 2003, ele apresenta irregularidade na marcação de velocidade, hora marca hora não. Também a bateria DO CONTROLE QUE ABRE AS PORTAS NA CHAVE ORIGINAL VIVE SE DESCARREGANDO, NÃO SEI SE O BLOQUEADOR QUE COLOQUEI ESTÁ CAUSANDO ESSE SINTOMA. TENHO OBSERVADO NESSES ÚLTIMOS DIAS QUE A TEMPERATURA DO MOTOR VEM AUMENTANDO.

    CASO POSSAM ME AJUDAR, AGRADEÇO DESDE JÁ!

    UM ABRAÇO A TODOS E BOA SORTE!

  105. olá pessoal, tenho um clio 2002 1.0 16v, esse carro iniciou um problema há um mês atrás, fui ligar de manhã e nada, somente arranque que funcionava, testei : bobina, sensor de rotação, fusíveis, bomba, tentei fazer as codificações com a chave e nada, no outro dia eu desliguei a bateria e liguei novamente e o carro pegou, quando desliguei ele não ligou mais, e também ligava se girasse a chave com o botão da trava pressionado!!!
    beleza fiquei assim ligando o carro com o botão da trava pressionado por um mês, ontem eu desliguei e ele não pegou mais nem com macete da chave, nem zerando com a bateria nem nada ,somente arranque… cai gasolina, mas não tem centelha, não é a bobina… alguém pode me ajudar????

  106. watson vieira da rocha disse:

    Ola Boa Noite eu tenho um renault clio 2007 ele esta apresentando algumas falhas quando estou dirigindo ..como se estivesse engasgando …isso acontece sempre quando troco de marcha…ja levei no mecanico e ele ja trocou a bomba de gasolina ..ja fez limpeza nos bicos e trocou as velas mas ainda e falha continua Obs no painel nao acende nenhuma luz…informando alguma anormalidade…Segundo o mecanico o meu carro esta com problema no modolo..

    Esta correto isso ?

  107. fabricio disse:

    ola,

    tenho um RENAULT CLIO RT 99 e percebi que ao dar a partida ele fica muito fraco, e outra questão é o alarme, em dias de chuvas quando estou andando o alarme começa a disparar cortando a gasolina e me deixando na mão, alguem sabe como resolver isso?

  108. carlos disse:

    por favor tenho um clio 10. 16 valvulas ano 2002/2003 . o mesmo esta apresentando um defeito no acelerador ele marca a velocidade quando quer! as vezes o velocimetro marcA A VELOCIDADE MAS DEPENDENDO DA VELOCIDADE OU SE FAÇO UMA CURVA O MESMO PARDA DE FUNCIONAR, AS VEZES NEM FUNCIONA OUTRAS FUNCIONA E PARA VOCEIS PODEM ME AJUDAR,JÁ ME DISSERAM QUE E´UM SENSOR PROXIMO AO CAMBIO AJUSTE PODE SER ISSO E QUAL O PREÇO !1 POSSO FAZE-LO SÓ , É FACIL OU PRECISO PAGAR.,OUTRA COISA MINHA BOMBA DAGUA ESTA VAZANDO ME DISSERAMQUE NÃOEXISTEM REPARO QUE TENHO QUE TROCA-LA , MAS VÍ NO MERCADO LIVRE REMANUFACTURADA , SERIA USADA OU PODE SER CONCERTADA,.???!!!!

  109. MoisesATJ disse:

    Boa Tarde, estou com problema em meu painel, o velocimetro, conta giro, marcadores de combustivel e temperatura e o contador de kilometragem, alem de tudo, a iluminação do painel não acende.
    o estranho, e q sinalizadores de setas e farois, estão funcionando corretamente.
    gostaria de saber, o sensor de velocidade influencia em alguma coisa?
    Qual e o rele ou fusivel q alimenta o painel? para eu poder fazer os test?
    Meu carro e, Renault Clio Pri. 04/05 1.0 16V D4D.
    para maiores informações, envio fotos por e-mail.
    meu e-mail e: moisesatj@gmail.com

  110. Formiga disse:

    Amigos gostaria se possível alguns de vocês me orientasse sobre alguns problemas que esta acontecendo com o meu carro, tenho um Clio RN 1.0 8V 2000 ele fica falhando o motor, fica perdendo potencia e quando acelero ate o fim para ele responder o escape dá um pipoco e com algum tempo andando ele fica normal. JÁ TROQUEI Bomba de combustível, cabo de velas, velas, fiz limpeza de bicos. A ultima vez que andei nele ficou perdendo força e notei uma suadinha, tipo suando. Não queria desfazer dele, pois gostei por ser um carro conservado. Grato se alguém puder me ajudar.

  111. salomão disse:

    boa noite amigos tenho um clio 1.0 16 99/2000 parei na garagem fucionando normal com duas semana fui liga ele mais ele não fucionou o motor gira mais não tem corente nais vela fiz o teste colocando uma chave de fenda do cabo para o terra do motor para ver a centela nao tinha linpei o sensor de rotação e nada alguen pode mim ajuda por favor fico grato

  112. salomão disse:

    boa tarde meu renault clio ele não que pega eu obicevei que não esta chegando voltagem na bobina eu liguei a chave e com um teste eu midi a voltagm mais não tem os 12 volte na fiação já verifiquei os fuzives peço ajuda aguem desde já um abraço

  113. sousa disse:

    boa noite
    tenho uma clio 1900 disel
    a uns tempos a carriha começou a fazer muito fumo branco as vezes se ao por a trabalhar e o motor começava a salusar e ia a baixo depois pegava mas o motor nao tinha a força normal passadas umas semanas ia em andamento e o motor começou a fazer aquele barulho grosso igual ao que faz em fria mas ele estava quente e o motor perdia força…
    nao sei o que fazer ja foi ao mecanico ele desconfia do sistema de injeção mas nao me disse nada de concreto….

    agora ate tenho medo de andar com ela
    o que acha???
    obrigada

  114. Boa TArde eu tenho um Renault Clio 1.6 16V e ele não da a partida levei no eletrecista ele pediu a chave reserva porque provavelmente havia descodificado a principal com a chave reserva pegou e ele foi carregar a bateria (que estava sem carga e sem agua) entrou em curto e agora com a bateria nova colocada não funciona com uma chave e nem a outra fui chamar um chaveiro para recodificar e ele falou em torno de 450 reais, tenho alguma outra solução?

    E também meu velocimetro funciona hora sim hora não

  115. Luiz disse:

    Boa tarde tenho renaut clio 2002 o painel de instrumentos só liga totalmente com sol bem quente ai funciona velocímetro temperatura e combustível gostaria de uma dica .“Obrigado´´

  116. Luiz disse:

    Boa tarde tenho renaut clio 2002 o painel de instrumentos só liga totalmente com sol bem quente ai funciona velocímetro temperatura e combustível gostaria de uma dica .“Obrigado´´Não existe comentario deste defeito

  117. wagner faber disse:

    ola rapaziada!! tenho um clio sedam 2001 rt 1.o 16v—-meu carro esta com um consumo muito alto,apos um dia depois de mandar no mecanico e raztriar o mesmo falou que deveria trocar o modulo de injeção,so que fiquei na mão ,pois o carro ascendeu a luz de ignição e eu perdi a aceleração!!!!–lembrei que estava com a gosolina na reserva ,e quando subi uma ladeira o painel acusou nivel baixo de comb. e apos perdi a aceleração!!tem alguma relação???para diminuir o consumo ja troquei os 4 bicos cabos e bobinas ,mas não adiantou!!podem me dar uma luz!!!??/

  118. chaveiro ilheus disse:

    estou com um renault clio 2001 1.0 chegou na oficina rebocado sem funcionar e sem o chip de codificaçao refizemos a codificaçao mas nao funciona notamos que a luz do code nao acende e nao dispara a bomba de gasolina

  119. cesar disse:

    clio 1.0 2001 16v da a partida mas nao liga ja testamos o alarme corta corrente, bomba de combustivel, a bobina e os cabos, sensor de rotaçao, porta fusivel e nao foi encontrado nada oq que pode ser

  120. Marcelo Nunes disse:

    Boa tarde
    Tenho um Clio 1.6 8v RT 2000 e ultimamente está acontecendo algo estranho, o carro fica acelerando sozinho. As vezes saio com ele e não acontece nada, já outras quando paro no farou a aceleração vai lá em cima 2000, 3000 rotações e fica lá….. As vezes parece que estou “chamando” alguém pro racha por que a rotação sobe e desce sozinha. Alguém pode me ajudar? Alguém já passou por isso?
    Grato,

  121. Jorge disse:

    Boa noite! Campeão, gostaria de te pedir uma ajuda. Tenho um renault clio sedan privilege 05/06 hi-flex, ótimo carro, bom torque e etc. Porém observei que quando eu chego numa via de alta velocidade, desenvolvo o carro e quando chega a 100,00 e 110 km/h parece que eu cheguei no último estágio da velocidade, parece que ele não vai mais aguentar. O meu motor é um 1.6 16v.
    Obs: Será que o problema é embreagem, pois preciso trocar o mesmo devido o colar que faz barulho quando eu aciono o pedal. O carro sobe uma ladeira em 2ª, 3ª e se forçar até em 4ª porém numa reta se esticar não passa dos 120 km/h sem se esgoelar.
    Pergunto se alguém já teve esse problema, Pois vejo relatos de pessoas que já atingiram até 200km/h sem esforço com o mesmo motor?
    Porém fora isso, o carro está ótimo.

  122. job gomes disse:

    meus amigos eu tinha um problemão quanto ao aquecimento no meu clio,
    levei à um eletrecista e o mesmo instalou um acionamento manual da ventuinha
    de refrigeracao com um botao colocado embaixo do volante. Quando aquece e ela
    nao liga automaticamente eu aciono e pronto a temperatura cai rapidamente.
    gastei r$ 50,00. safo rapaziada.

  123. Eliel disse:

    Eu gostaria de saber qual a localização do rele do sistema da bomba de combustivel do clio

  124. paula cristina, disse:

    oi;estou com um problema e gostaria q vcs me ajudassem!tenho um polo sedan 1.6/8v 2006 na minha oficina,q foi feito o motor completo,e depois de montado para funcionarmos nao pega:ele vem corrente no plug da bobina mas nao da igniçao nas velas.o q pode ser ,me ajude a desvendar o misterio?

  125. OLIVAL disse:

    Senhores, preciso de ajuda.
    A minha correia dentada perdeu dentes e as valvulas empenaram. Fiz todos os reparos necessários. O motor foi colocado no ponto, ligou normalmente, contudo, em seguida perdeu força até morrer e não pega mais. É comum que o motor saia do ponto com a correia esticada? Será que pode ser problema no sensor de rotação? Achei estranho pq pegou normal, contudo com rotação um pouco baixa.

    Obridado aqueles que puderem me ajudar.

  126. Cristiano Bueno disse:

    ola pessoal, tenho um clio sedan 2001 1.0 16 v, não sei o que é mas quando estou andando normalmente de vez enquando acende aquela luz amarela de sistema eletrico e o carro não acelera mais o que sera?

  127. pfadelli disse:

    Olá,
    Tenho Renault Clio 2003/2003 1.6 16V (gasolina), de alguns dias para cá estou com dificuldades em dar a 1a. partida do dia!

    Ao virar a chave, aguardo alguns instantes, e viro…ele faz o barulho do motor, mas nada!

    Em algumas tentativas, virei mais de uma vez a chave (sem dar a partida), e quando eu a dei, funcionou!

    Hoje foi um caos, demorou muito… e ligou! Sem explicações!
    E observo que é sempre em dias com a temperatura mais amena.

    Obrigada

  128. lucas lopes disse:

    tenho um renault clio 2002- ligo ele e fica na lenta se falhando e quando piso no acelerador ele nao responde(nao acelera)… meu mecanico disse para trocar a central… se puder ajudar… obrigado

  129. vilmar ney da silva disse:

    estou procurando portinhola do tanque do tanque do renault clio sedan

  130. joaoponez disse:

    preciso de um auxilio dos colegas
    renault clio 1.0 16 valvulas não pega
    não chega corrente nem na bobina nem na bomba de combustivel
    examinado aterramentos, fusiveis, sensor de rotação
    agradeço muito a quem der uma ideia do que possa ser
    obrigadoe que DEUS os abençoe

  131. Anderson disse:

    boa tarde eu tenho um Renault clio 2005 1.0 16 v. e as vezes eu viro a chave e ele não pega!!!!! ai tem q esperar um pouco dar uma pisada no acelerador e voltar a acionar a partida!!!!! porque isso acontece?

  132. Paulo Roberto disse:

    Boa tarde a todos.
    Estou com um problema, tenho um Renault Clio sedan 1.0 16v 2004/2005, e o mesmo a um mês atrás eu estava dirigindo e acendeu a luz da injeção eletrônica, levei no mecânico e o scanner dele acusou o corpo da borboleta (o meu corpo de borboleta tava com a engrenagem gasta e onde moro não consegui encontrar o kit só com as engrenagens), levei a peça nova, ele trocou e a luz apagou, sai com o carro, andei uns 300m e a bendita luz acendeu de novo, voltei no mecânico e o scanner acusou novamente o corpo da borboleta, voltei na loja, troquei a peça e aparentemente o defeito tinha sumido, rodei com o carro uns 4 dias e voltou a acender a luz da injeção, ele colocou a minha peça velha e a luz sumiu, devolvi a peça que tinha comprado e consegui arrumar o kit de engrenagens pro corpo original do carro, o cara colocou a peça no lugar e a luz apagou, porém quando acelerava o carro a luz acendia de novo, nisso tudo eis o que o mecânico fez no carro:
    1 – arrumou o corpo de borboleta (trocou as engrenagens);
    2 – trocou o potenciometro;
    3 – testou o sensor de rotação (colocou um novo e nada);
    4 – limpou os conectores e sensores;
    5 – revisou todos os contados do módulo e fez limpeza;
    6 – revisou a sonda lambda (está ok);
    7 – limpou o interruptor da direção hidraúlica;
    8 – testou o sensor de temperatura (está ok também);
    9 – limpou os conectores próximo a caixa de bateria (acho q é o chicote se nao me engano);

    Depois de tudo isso o carro continua na mesma, ando a luz acende, viro e volto a chave e o carro anda um pouco e accende de novo, agendei na Renault pra ver se eles conseguem diagnosticar o problema, mas alguém por ai já passou por um perrengue desses? Ah, e o carro agora tá fazendo um barulho meio estranho tipo como se tivesse alguma coisa “rodando” em falso.

    Um grande abraço a todos

  133. gilmar disse:

    oi alguem pode me ajudar ligo o painel do reno clio RL mas não liga a luz de bateria sendo que ele tem bateria o que devo fazer

  134. gilmar disse:

    RENO CLIO 8V FABRICADO 2002 /2003 MOTOR 1.0 DEIXOU DE APARECER A LUZ DE BATERIA NO PAINEL O QUE FAÇO

  135. Edison disse:

    Bom dia amigo !

    Possuo um renalt Clio expression, ano 2003 no qual comprei de um Leilão e a principio o defeito que ele apresenta é Parar o velocímetro do nada e retornar a indicar (intermitente) Agora alem disso ele quando frio não pega na primeira e estoura o escapamento e não firma a rotação,após umas 4 tentativas quando ele pega fica amarrando ao acelerar (a uns 70 Km/h) como se tivesse faltando combustível ou brecado,quanto e mais acelero mais ele amarra.
    Já limpei conectores do Módulo,limpei o conjunto do corpo de borboletas e nada,só não limpei bicos e nem troquei velas

    O que poderia ser isso ? Obrigado !

  136. Simon disse:

    Bom dia!

    Tenho um Clio 1.6 RL 1999, nas ultimas duas semanas o carro começou a falhar, no começo foi pouco só que agora aumentou e a luz da injeção fique acedendo direto. Quando é de manhã o carro fica botando boneco pra pegar, depois de umas três tentativas que eu fico acelerando ele pega direito, sem falhar. Só que quando ando uns 600 metros (+ -) ele começa a falhar demais. Não sei se foi combustível batizado, já sequei o tanque e coloquei a gasolina aditivada, no inicio ele deu pequena melhorada mais depois voltou a falhar novamente. Preciso de uma dica, que alguém me ajude! Agradeço desde já !! Fico no aguardo

  137. monteiro disse:

    olá, eu tenho um renalt do ano de 1999 e ele não acende as lanternas dianteiras e nem traseiras, muito menos os farois, e detalhes: nem o alerta nem as setas tambem não funcionam. tudo isso aconteceu depois que o carro passou por uma enchente, alguem me ajude o carro esta todo apagado e os fusiveis estão todos bons

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: