Mercedes Benz Classe A190: Motor falhando em qualquer regime

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este A190 (VDO MSM 1.1) estava com perda de potencia e falhando muito além de uma resposta lenta nas acelerações,  o que estava dificultando o uso carro.

mOTOR A190

CAUSA: Inicialmente fizemos os teste de pressão, vazão e estanqueidade da bomba de combustível e nenhum problema foi encontrado, logo após fizemos o rastreamento do sistema de injeção eletrônica e foi encontrado uma avaria na sonda lambda. Antes de testarmos a sonda individualmente decidimos verificar as velas e a bobina de ignição (neste carro os cabos de vela e a bobina é uma peça só) que ficam localizadas na parte de baixo do motor (veja na foto a baixo), ao retirarmos as velas fomos logo percebendo a causa dos problemas as velas estavam completamente desgastadas e carbonizadas, além de tudo estava com um jogo de velas de ignição que não eram indicadas para o modelo ao modelo do carro.

bobina ingnição a190 Velas a190

DEFEITO: Foi feito a substituição das velas, desta vez pela vela especificada para o modelo (Bosch FR8KTC) e o funcionamento do motor voltou ao normal.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em A190,MB

Comentários

49 Comentários para “Mercedes Benz Classe A190: Motor falhando em qualquer regime”
  1. jorge marcos disse:

    Bom dia srs.!
    Estamos tentando corrigir um falhamento e pane num A190,foram feitos alguns procedimentos,como, rastreamento ,troca de bobina e velas,filtro de comb.,sonda lambda,etc.
    a principio ficou bom,depois apresentou novmente o falhamento em alta,cchegando até ir perdendo força,até apagar.Pdem nos dar mais alguma dica?

    grto,
    Jorge

  2. Fabio arantes disse:

    ocorre na classe a 160 ano e modelo 2000 ao dar a partida pela manhã leva alguns minutos tentando umas 10 a 15 vezes, ja foi trocado bomba, filtro, velas, limpesa de bicos e nada vi no computador que tem um proplema com o sensor de fluxo de ar, agora gostaria de saber como resolver isso? onde fica este sensor, se vende so o sensor ou o modulo de injeçao todo.
    obrigado e no aguardo

    • junior disse:

      troca o rele da bomba de combustivel só isso que eu te falo

    • henrique j.p disse:

      o sensor fica fixado , soldado na placa do módulo, pode ser trocado sim até por outro usado em condições de uso , basta retirar um e resoldar outro .é necessário abilidades com eletrõnica para executar o serviço. Não é necessario reprogramar nada.
      Este sensor você encontra em desmanches (procure no mercado livre) custa de r$500,00 a1,000,00
      este sensor possui dois filamentos muito finos e f´rageis ,são de cristal(vidro) com uma finissima resistencia fixada sobre ele,se estiverem quebrados ou muito sujos nao funcionara.

  3. celiane disse:

    bom dia tenho um classe a ele fica falhando toda hora ..oq pode ser …gostaria de uma ajuda…obrigado

  4. luis al;berto disse:

    Srs.tenho um classe A160 ano-modelo2000-2001,de repente comecou a falhar na baixa,troquei bobina,velas,sensor do freio, aferi a pressao da bomba 5,2, limpei bico,e nada de ficar bom , oque devo fazer ?

    • rogerio disse:

      isso é uma borra que se forma nos motores dos mercedes classe A 160/190

      oleo antigo vai criando uma camada dentro podendo accarretar em danos maiores

      aconselho a fazer a limpeza do cabeçote e do carter deixar o cabeçote em banho quimico para remoção total das borras , nao tentem produtos milagrosos q dizem fazer descabonização sem abrir o cabeçote , pois corre risco da sujeira travar dentro de algumas partes ,

      tbm pode ser feito o teste do corpo de borboleta por essa borra as vezes ela fonciona mal ai é mais simples um wd ja resolve limpa bem e testa , um produto muito bom depois de feita a limpeza e ocorrer tudo bem é a troca de oleo usando um semi sintetico mobil e coloca um vidro de militec recondicionador de metais , o motor vai parecer zero

  5. toninho disse:

    Olá boa noite? preciso de uma ajuda! vocês pode me dizer tenho um classe A 190 troquei a bobina de ignição pois estava queimada o 3 cilindro mas a nova nem faisca quer dar mais o que poderia ser, e onde se localiza o sensor de rotação por só obrigado e aguardo resposta.

  6. Kadu santiago disse:

    Bem tenho uma Classe A 160 1999 que quando chega aos 3500, 4000 rpm falha e não passa desta potencia , quando acelero fica falhando, os mecânicos já trocaram velas mas não esta adiantando ..

  7. EVA VILMA disse:

    Tenho uma A-190 semi automatica 2001. Ela esta acendendo a luz ESP/BAS no painel e depois disso quando engato a marcha aparece F, e não engata..oque pode estar acontecendo?

    • vitor disse:

      esse problema que mostra a letra F no painel so acontece com os modelos semi automaticos ( eu tenho um ano 99 ) , tem que ser trocado o sistema AKS do veiculo. Deve ficar em torno de 1500 reais peca + mao de obra .

  8. Marnei Fernandes disse:

    Olá Pessoal

    Tenho um Classe A 160 ano 2000, e tive um problema com a seta de luz, gostaria de um contato para comprar uma outra e preciso também de amortecedor.
    Desde já agradeço.

    Marnei Fernandes

  9. claudio disse:

    bom dia, tenho classe a 160 01/02 ele parou de funcionar e levei em um mecanico e ele me disse que teria que fazer o motor. fez um barulho de correia batendo, ele disse que foi a corrente que arrebentou e empenou as valvulas, vc tem ideia de quanto fica pra fazer este motor ou alguem que faça este servico? obrigado

  10. Cristiane Melo disse:

    Boa Tarde, tenho ha um més uma Class A 2000/01, troquei o oleo coloquei o recomendado por fabricante( sintetico).
    Todos os dias pra esse carro ligar e uam tortura morre parece que corta agasolina sei lá ,liga e desliga tenho que tentar umas 5 ou mais vezes oque pode ser li algumas perguntas acima e me parece que todos os carros tem ou tiveram esse problema….Me ajude por favor , me apaixonei pelo carro mas esse problema esta me tirando o sono….
    Grata

  11. Eduardo disse:

    Galera Alguem pode me aJudar Queria Eliminar o Sensor de fluxo de ar classe a 160 Alguem Sabe Como Ai ???

  12. MARIA FERREIRA GARCIA disse:

    Tenho uma classe a 190 automatica ano 2001 e aparece o F e cai na marcha de emergencia não sei o que fazer. Alguem pode me dizer o que é.

    • CLAUDIO disse:

      Tenho um CLASSE A 190 AUT. Inacreditavelmente e com 45 dias após compra-lo, o carro entrou na marcha de emergência, levei na divena o cara tentou reprogramar na computador deles (na época 80 pau só pra passar o scaner ), nada resolveu, acredito que não seja com todos mas no meu caso R$ 7.500,00 pagaram um novo câmbio, leva na autorizada que em outros casos uma simples reprogramação resolve…agora o problema do carro tem sido esse que o troço fica fraco nos piores lugares possíveis fazendo que selvagens gritem e buzinem fazendo desgostar do carro completamente, ja estou imaginando a próxima preocupação…deve ser me livrar dele…o…

    • FERNANDO VALLE disse:

      Leva em uma oficina que ele da o reset e vai zerar o modulo e ela vai responder tudo certo;se der algo errado na hora do reinicio do modulo ;o técnico vai dizer oque será.

  13. Andrea Costa disse:

    Estou para comprar um Mercedes-benz ano 2005 Classe A A-160 Classic. gostaria de saber se é um bom carro e quais os seus problemas

  14. felipe disse:

    estou com um problema o carro funciona mais morre e n pega mais e no scanner acusa tps aberto prq

  15. cefas disse:

    Classe A 190, 2005, o carro a medias velocidades fica oscilando lateralmente como se chacoalhando lateralmente, somente ocoorre quando esta tracionando.. Alguma dica?

  16. ALMEIDA disse:

    Boa tarde eu tenho uma classe a spirit, que quando eu entro em uma curva um pouco rápido e dar uma travada nas rodas dianteira,
    Auguem pode me ajudar neste problema

  17. Anderson disse:

    Boa tarde,
    Tenho um Classe A 160 – 2004/2005 e há alguns meses ele começou a desligar/parar em plena via, é assustador… todas as luzes se ascendem e o carro desliga estando em qualquer velocidade, seja 40km por hora ou 80km por hora.
    Agora ele também encontrou uma outra forma de dar problema, eu acabo de estacionar o carro, desligo ele e alguns minutos depois retorno e ele não pega mais, tem que deixar ele esfriar e só umas 2 ou 3 horas depois ele volta a funcionar simplesmente virando a chave.

    O Mecanico já fez de tudo, trocou sensor de rotação, velas, até rolamentos e o problema não é resolvido.

    Alguem tem alguma dica ? Obrigado.

  18. Sergio Henrique disse:

    Sr.(s)eu tenho uma classe a 160 ano 99 , que esta apresentando falhas em quanto o motor esquenta , ai quando eu acelero ela custa a desenvolver, troquei as velas , a bobina , mas nao adianta!?oque eu devo fazer?

    obs: se o cano de descarga estiver furado ou bambo , pode acarretar esta falha?

    aguardo resposta…..obrigado!

  19. adriano bonadia disse:

    bom dia tenho um classe A 190 2000 X 2001
    ESTOU COM PROBLEMA NA LIZ DE RÉ , NÃO ENCONTRO A PERINHA SE ALGUEM SOUBER ONDE FICA ME DIZ. DES DE JA OBRIGADO.

  20. Leandro V F Maniero disse:

    Olá. Tenho um Classe A 190 que falha em rotação média para alta enquanto em movimento, Quando tiro o pé do acelerador morre o motor. Ligo novamente a ignição e fica estável em rotação baixa. Quando volta a se movimentar e sobe a rotação em movimento começa a falhar de novo, repetindo todo o processo. Já troquei bobina e sensor de rotação e melhorou mas não resolveu. Vcs poderiam me dar alguma sujestão do que pode ser? Obrigado.

  21. Gracie disse:

    Tenho um classe A 190 2001 e está falhando sempre.Vai para a oficina e sempre a TBI está suja.Faz-se a limpeza ela volta a funcionar quase normal,pois percebi que a potencia do motor está baixa,uso ele aproximadamente um mês e logo começa a falhar e perder potencia (atingindo o máximo de 20Km/h.
    Foi trocado as velas deste vez junto com a limpeza do TBI.
    Alguém pode me ajudar????

  22. Dionisio Manuel Milice disse:

    boa tarde, tenho um Mercedes a160, quando engato uma mudanca aparece a letra F e nao aranca. obrigado

  23. cristiano disse:

    bom dia comprei uma classe a 2000 160 e ela começou a acender a luz( Bas ESp)e falha ai desligo a chave rapidinho e ja ligo ela para de falha sera que e velas ou a sonda lambda

  24. sergio pfefferle disse:

    bom dia, queria uma informaçao sobre a mercedes benz c280, cambio automatico

    antes de trocar o leo da tranmissao, eu tinha centelha, agora, depois de trocar o oleo e o filtro, nao tenho mas sentelha,
    existe algum sensor, que corta a corrente na caixa?

  25. levi de oliveira disse:

    gostaria de fazer a troca do jogo de velas, mais me parece muito compricado, devido ao local onde se encontra, teriam uma dica ou uma maneira que não fosse tão dificil? obrigado.

    • Alan disse:

      Com relação a troca de velas é bem simples, desde que tenha as ferramentas especificas, vai precisar de uma chave torque 12 mm para soltar a bobina que é presa por 2 parafusos bem facil de visualizar e uma chave de vela longa 16mm e uma catraca o processo é bem simples e tem bastante espaço para trabalhar. espero ter ajudado. att.

  26. roberto disse:

    tenho uma 190 semautomatica,que troquei o cambio e esta arramhamdo quando passo a primeira e a segunda marcha,as outras estao normais,lembrando que vou trocar a bobina de iguiniçao que esta ruim,o carro pode estar desprogamado,o atuador esta em otimo estado,a caicha tambem me ajudem por favor amo meu carro,ele e meu braço direito……..

  27. MARIA FERREIRA GARCIA disse:

    Tenho uma classe a 190 automatica 2001, quando coloco a chave na ignição dou o primeiro giro normal ai quando tento ligar ela não liga fica um barulho tec tec tec…………

  28. Marcos Fernandes disse:

    Tenho uma classe A 160 ano 1999 semi automatica , é um execelente carro so que agora comecou a falhar como se trabalhasse com 3 pistões isso foi logo após colocar gasolina aditivada em um poto de pouca confiança. Pergunto > pode ser velas ou sujeira nos bicos? obrigado.

  29. agnaldo disse:

    Olá, tenho um mercedes classe a 160 e de uma hora para outra começou a bater valvulas,descarbonizei carter e cabeçote porem o batimento das valvulas continua, alguem tem alguma dica.

  30. LAURA disse:

    Por favor, tenho uma Classe A 160 Semi-automática, ano 99, e há uma semana ela acendeu a Luz BAS/ESP e ABS, e só apagava qdo desligava o carro. Então, resetei o carro, virando o volante para a esquerda e direita, e apagou as Luzes. Bom, só que agora, um dia de manhã, em pleno trânsito, acendeu a LUZ SRS e a marcha não engatou e Apareceu a temida letra F. Desliguei todo o carro, paguei tudo, fiz novamente o Reset de volante e o carro funcionou normalmente como se nada tivesse acontecido. Ontem aconteceu novamente a mesma coisa, só que acendeu a Luz SRS e BAS/ESP juntas, repeti o mesmo procedimento, e ele novamente funcionou normalmente. Agora fico preocupada de uma hora ele não funcionar. A impressão que tenho é que está faltando energia da bateria, mas ela é nova e indicada pela Mercedes p/esse carro. O Módulo AKS foi feito em dezembro do ano passado, e me lembro que qdo ele deu problema, todas as luzes do painel ficavam acesas, entrava o F e o carro não andava mais. Nem sei o que fazer….gostaria de uma luz, pois é tão dificil uma pessoa que sabe trabalhar nesse carro……e que não queira a nossa alma como forma de pagamento…..Obrigada pela atenção…Aguardo uma resposta.

  31. kamila disse:

    tenho uma classe a 190 , de vez enquando falha como se tivesse afogada , mesmo pisando no acelerador nao anda , e agora nao liga mais virando a chave acende todos as luzes do painel mais nao da partida

  32. joel silva disse:

    minha classe A A 160 APARECEU aletra F no painel detale e nao esta passando marcha alguem pode mim ajudar

  33. vava disse:

    ola tenho uma actyon sports diesel ela esta soltando muita fumaça escura nas aceleraçoes cgegando ao ponto de chamar atençao ,em si esta funcionando normalmente,gostaria de saber por onde começo corrigir este problema;obg

  34. Adriano Gomes disse:

    Boa tarde, efetuei a troca da bomba de gasolina em minha classe A 190 e após isso a mesma não pega mais na primeira partida, as vezes são necessárias 4 partidas para ela pegar, o que será que ocorreu, sendo que antes da troca ela pegava perfeitamente?
    Obrigado.

  35. robson disse:

    sensor de pressao da mercedes classe a 160 ano 2000 mod 2001 se estiver ruim faz o carro falhar ate nao andar porque levei meu carro no mecanico e o mesmo falou que o sensor esta ruim,porque o carro fica falhando e as vezes nem anda me ajudem ai ok,obrigado e abracosss…

  36. robson disse:

    E o mecanico nao passou em nenhum aparelho sera que e essa peca mesmo,pode ser alguma outra,que ele falou que tem que trocar o sensor de pressao de oleo para saber se a bomba de oleo esta ruim,mais ai eu vou ter que gastar um dinheiro para comprar o sensor para saber se a bomba esta ruim,ai fica dificil ne,me ajudem ai ok obrigado.

  37. WILLIAM disse:

    MEU CLASSE A ESTA FUNCIONANDO EM TREIS CILINDROS,EU JA TROQUEI AS VELAS E AINDA CONTINUA . COMO EU TESTO A BOBINA E E QUE PODE SER MAIS.

    OBRIGADO

  38. Anderson disse:

    Olá,tenho uma A190 ano 2001 e preciso de uma dica,de manhã com ela fria ela é normal,mas quando aquece perde potência,só volta a ficar boa no dia seguinte pela manhã.Ja troquei velas,bobina,sonda lambda,filtro de combustivel e filtro de ar,também fiz um teste no sensor MAF pegando emprestado de outra classe A de uma amigo..ja não tenho mais idéias,a propósito ja mandei passar o MB Star e nada acusou.Ficaria muito feliz com qualquer idéia,abraços.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: