VW Parati 1.6 95: Motor falhando em baixas rotações

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Esta Parati 1.6 (EEC-IV) falhava muito em baixas rotações e o carro estava preso ou seja não desenvolvia uma boa velocidade.

CAUSA: Foi testes em todo o sistema de ignição (velas, cabos de velas e etc.) e nenhum defeito foi encontrado nos nestas peças, foi medido a pressão e vazão da linha de combustível e todos estava normal, decidimos então verificar a válvula injetora e logo vimos que o do bico injetor estava com o funcionamento comprometido.

Fizemos a limpeza para que fosse feito novo teste, mais o bico não reagiu a limpeza.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do bico injetor e o defeito foi resolvido.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Parati,vw

Comentários

45 Comentários para “VW Parati 1.6 95: Motor falhando em baixas rotações”
  1. CLEOMENES LOBÃO disse:

    Tenho um Paraty 2005/06 1.8 e está fazendo em torne de 7,6, gostaria de saber como proceder para que possa beber muito, pois me falaram que ele tem que fazer 12 por litro.

    • Guilherme Lopes disse:

      Cleomenes,
      esta questão de consumo é super relativo ao perfil do motorista, mas supondo que você faça uma direção economica ou seja que não seja agressiva seu carro pode esta tendo algum tipo de problema. É bem comum estes modelos da vw perder a referencia de relação ar/combustivel o que acaba alterando o consumo, o melhor a se fazer é levar em uma oficina de sua confiança para que faça uma avaliação.
      abraços

  2. luiz paixao disse:

    eu tenho uma parati 1.6 G III ano 2002/2003 (álcool), e desde que comprei esse carro, só tenho dor de cabeça…, eu já fiz de tudo, e até o momento nenhum mecânico conseguiu resolver o problema, que é aceleração constante, o carro acelera sozinho e chega a ir a 3.000rpm e quando cai o rpm ele fica oscilando entre 800 rpm a 1200 rpm ou seja, não mantém uma constância. olhem só o que já troquei nesse carro:
    1 – sonda lambida
    2 – tampa do distribuidor
    3 – rotor do distribuidor
    4 – cabos de ignição
    5 – velas
    6 – sensor de passo (03vezes)
    7 – sensor mafi
    8 – bicos injetores
    9 – bomba de combustivel
    10 – verificação da central (está ok)

    fora isso, já mandei limpar os bicos (umas 04 vezes), vazão dos bicos, pressão dos bicos, estanqueinidade, vazão e pressão da bomba de combustivel…
    Já fiz os cabeçotes a 10 meses atras, e agora troquei de mecânico, e o mesmo falou que tá com falta de pressão no cabeçote e por causa disso não consegue manter a aceleração correta., porém eu questionei-o pois o cabeçote já foi feito… e o mecânico anterior me garantiu que não é esse o problema.
    e Agora o que eu faço? meto fogo no carro?rsrs…
    eu só uso peça original, não faço economia em peças paralelas para o carro.. vcs podem me ajudar?

    att

    luiz

    • M. AUTOMOTIVA disse:

      Caro amigo , digo a vc que pode haver ai um erro de sincronismo da correia dentada e tambem de uma conferida no aterramento pois é muito importante que esteja bem feito para ter um bom funcionamento eletronico.
      Espero ter ajudado

    • Mayckon disse:

      Luis e o sguinte tenho uma parati 2004 também esta assim fiz limpeza de bicos mandei da uma geral troque o sensor da borboleta e nada. Voltei no mecanico e ele deu uma olhadinha sabe o que era, um fio que estava arrebentado proximo o sensor da borboleta ali tem umas conexão de uma verificada ali e vê se não tem algum fio desconectado. O meu pai também tem uma parati 2001 1.8 a gasolina e também estava assim ai ele mexeu na lenta que fica proximo ao sensor da borboleta onde tem um fio conectado, e so voçê desconectar o fio tirar a peçinha e regular ela, ela é tipo rosqueada ai tu vai controlando ela. ou tira ela e liga o carro ai tu vai ver. e só isso não adianta tu tá levando nesses mecanicos e vão e mexem em tudo e voçê fica gastando a toa. vai por mim só que a parati é assim todas parati tem esse problema so que vou te dar um conselho parati e um dos melhores motores nao va querer trocar de carro e pegar outro tu vai se incomodar a tua parati voçê ja conheçe e outro carro tu vai pegar nem procedencia tu sabe as vezes tu pega com problema na transmissão na caixa de marcha q não da para saber de imediato ou carro batido. tenta fazer isso que te mandei abraços

  3. José disse:

    Tenho uma parati 1997 1.6 MI a gasolina. O carro pega normalmente anda um certo tempo derrepente o motor desliga então tenho que esperar um certo tempo tipo esfriar alguma coisa e pega nomente . Já troquei o relé que fica embaixo do porta luva não adiantou. verifiquei que com o ar condicionado ligado o problema apewcia com mais frerquencia, Não usp mais o ar , desliguei também o ventiladot melhorou por um tempo, mesmo assim voltou o problema. Responda wlwtrecista ou mecânico? Não sei mais o que fazer.

  4. Alceu Rodrigues disse:

    Defeito Parati 2003 1.6 Gasolina – Rotação subia demasiadamente até 2000rpm até o carro esquentar e então o consumo caiu de 12km/l para 8km/l. Ocorreu após troca de óleo e filtro no posto de gasolina, então após levar no mecanico, descobrimois que uma magueira que puxa ar apos o filtro de ar estava solta e estava fazendo vácuo (não sei exatamente o que faz essa mangueira) então reconectamos a mangueira e o problema da rotação sumiu e o consumo voltou ao normal. Fez sentido após a troca de óleo, pois o mecanico retirou a tampa do filtro de ar e acidemtnalmente desconectou a mangueira gerando o problema.Pessoal compartilhei para ajudar quem sabe alguém, que está com mesmo problema!!!

  5. rodrigo disse:

    ola tenho um fiat uno mpi 2003 ele fuciona mormal marcha lenta quando acelero para sair com ele ele da uns tiro no tbi
    tem hora que ele perde a força
    e acende a luz anomalia podem me ajedar
    ja testamos bomba bico

  6. Solano Hiratomi disse:

    tenho parati 1.6 total flex 2007, modelo 2008 track field
    quando acima de 100km/h, mesmo acelerando não passa das 3000 rpm
    qual seria o problema

  7. Wandelei disse:

    Bom Dia.
    Tenho um Golf 1.6 MI, no começo ele fazia de 10 a 11 Km com 1 Litro, mais agora ele esta fazendo 8Km,
    As vezes quando faço curva para a esquerda ele pifa, parece que o carro corta a gasolina, e ele
    esta meio amarado, não esta andando muito. Ja olhei freios, rolamentos, velas, cabos, partes eletronica e não acharam nada.
    Poderia me ajuda a solucionar o problema?
    aguardo retorno.

  8. Euripedes disse:

    Gostaria muito de receber dicas, se possivel no email, pois trabalho em uma oficina, e gostei muito de suas dicas, e se eu poder ajudar em alguma coisa tamo aqui.
    Abraço Euripedes.

  9. Junior disse:

    Ola. Tenho um gol 96 1.8i e ele falha quando esta frio mas depois que esquenta ele melhora, mas ainda assim acho que ele não esta com toda sua potencia. O que pode estar ocorrendo?

  10. wilson disse:

    tenho uma paraty bola clube 1.8 ela só para na lenta depois que esquenta , na hora que acelera ela da falta e na hora que acelera bastante ela fica estourando no escapamento e tbem depois fica variando vcs pode me ajudar? GRATO

  11. André disse:

    Olha só! Tenho uma saveiro 95 a qual apresenta uma falha quando vou viajar.Dentro da cidade anda normal, mas quando vou via jar e ela está acima de 100 km/hora ela falha e soqueia até apagar.Então vou para o acostamento fico uns cinco minutos bato a chave ela pega anda mais uns 5 a 10 quilometros e começa tudo de novo.Observação ela é carburada.O que devo fazer, não queria me desfazer dela , pois, é relíguia de família.

    • Guilherme Lopes disse:

      Andre,
      em primeiro lugar seria bom verificar o funcionamento da bobina de ignição. Pois se o problema é quando esquenta, existe uma grande chance de o defeito esta nela.

  12. Ednaldo disse:

    Tenho uma parati 1.6 flex 09/10 com 7300 km rodados, quando abastecida somente com alcool, pela manhã ela fica falhando como se ficasse um cilindro sem funcionar. Já foi feita limpeza de bicos, troca de velas e troca do atuador da marcha lenta mas o problema persiste. O curioso é que quando do seu primeiro funcionamento do dia ela fica falhando e acende a luz da injeção. Mesmo com a temperatura dela no ideal a falha continua. Só depois de umas boas esticadas ela limpa e funciona normal, voltando o problema só no primeiro funcionamento do dia seguinte. Se eu não esticar, mas deixar ela desligada por uma hora o carro volta a funcionar normal. O erro encontrado na injeção foi falha do segundo cilindro, daí fiz a limpeza dos bicos que não resolveu, troquei as velas e não resolveu. E no scanner não sei o que está acusando agora.
    Preciso de ajuda! Ninguém conseguiu resolver o problema. O carro já está a mais de uma semana na autorizada!

  13. morcegao disse:

    ola tenho uma parati 1.6 ap ja mandei verificar a injeçao e foi trocada a sonda lambda atuador de marcha lenta e ela acelera sosinha e o consumo e bem auto praticamente 6por litro guando esta parada ela volta a aceleraçao normal ja nao aguento mais vou vender e comprar um dodge v8 pois o consumo e o mesmo

  14. morcegao disse:

    ola ja mandei uma pergunta sobre uma parati que esta consumindo 6 por litro alguem pode me ajudar pois nao aguento mais !

  15. Jose Carlos Marques disse:

    Olá, bom dia, estou com problema na partida frio de meu vw parati ano03 motor AP1.6 a alcool, preciso orientações porque toda manhã ao sair tenho dificuldade p/ da partida no mesmo, que devo fazer p/ solucionar o problema?

  16. Emerson disse:

    Olá! tenho uma ranger cabine dupla motor 2.3 16 válvulas, se alguém já ouviu falar de alguma pick up 1000, é essa aí que é a minha! o que acontece é que o motor na gasolina vai se arrastando e é um sacrifício, quando você afunda o pé no acelerador em vez dela levantar a frente e ter potencia para arrancar com a violência que esses motores duratec tem, você sente até ela cair a frente e vai se arrastando. Já foi trocado bomba de combustível (original da ford), ja foi limpo os bicos, trocado cabos de velas, velas, bobina, filtros de combustível, de ar e óleo, foi feito cabeçote geral com troca de todas as válvulas e retentores, ja foi passado o escaner (tudo ok) medido pressão de bomba, trocado sonda lambida só não foi trocado ainda os sensores desse motor já que o escaner não apresenta nem um erro que justifique. Se alguém tiver alguma idéia que possa me ajudar agradeço aos amigos.

  17. Fabio disse:

    Ola como vai?
    Tenho uma Parati 1.6 gasolina 2003
    to com um problema, ela ta demorando muito pra desenvouver quando ta quente, e gasta demais
    e as x afoga quando estou arrancando. quando o motor esta frio e uma belesa mas quando esquenta fica uma bosta vcs tem ideia do que seja o problema ?

  18. reinaldo disse:

    mandei um e mail para vcs e até hoje naõ tive resposta!

  19. Brauiio Farah disse:

    Tenho uma Parati Bola 1999 1,6 MI com direção , comprei a um ano e acho um bom carro esta com 131.000 KM originais , mas ela nao tem força de marça a Re . quando preciso utilizar a marcha re em locais um pouco mais ingremes fico preocupado poque a Parati embola aceleração , treme e não sobe . Sendo que de primeira ela vai . Porque ela Vacila na Ré . Ja tive um Fuscao 1600 , um Passat 1.6 a re nestes era forte e firme . Será que a re na Parati 1999 e mais fraca que a primeira ? A embreagem e nova . Gostaria de saber tambem quantos graus de adiantamento do ponto de Igniçao a Parati 1999 a gasolina deve ficar e 12grus ou 16 graus muito obrigado , uma Feliz Pascoa a Todos

  20. Brauiio Farah disse:

    Em relaçao a Parati 1999 com pouca força na re ja foi trocado , velas , correia Dentada limpesa de bicos , o suporte da caixa e do motror estão bons o que será que faz ela ficar com pouca força na re ?

  21. Rogerio disse:

    Tenho um santana 96 2.0 mi onde pode ser a fallha estoura escapamento morre quando para dificuldade pegar depois

  22. magnolia santosa disse:

    por favor tenho uma parati 97, que ultilizo com gasolina e gnv, depois qque foi desmontada para chaparia e pintura só funcionar no gnv, esta aceleradissima e não aguento mais os mcânicos que hoje só ficam tentando adivinhar o problema com troca de peças que eles imaginam que vai da certo , mim ajude .

  23. tenho uma porcaria de gol power 8 valvulas que quando ligo o ar condicionado o mesmo fica apagando o fogo o fogo em rotacao baixa porem o mesmo se desenvolve normalmente em rotacao alta.ja fiz limpeza de bicos,limpesza do sensor mapi,troquei o corpo borboleta,passei o computador e o mesmo nao acusou nada!e ae?toco fogo na porcaria?

  24. tenho uma porcaria de gol 2004 2005 motor power 8 valvulas que quando ligo o ar condicionado o mesmo fica apagando o fogo em rotacao baixa porem o mesmo se desenvolve normalmente em rotacao alta.ja fiz limpeza de bicos,limpeza do sensor mapi,troquei o corpo borboleta,passei o computador e o mesmo nao acusou nada!e ae?toco fogo na porcaria

  25. marcos roberto aurelhano disse:

    tenho uma paraty 94 1.8 completa com direçao e hoje voltando para casa derrepente o carro perdeu a força e não andava mais aí parei e tentei sair novamente e quando acelerava o carro ía perdendo a força e não andava dinovo tudo isto sendo que o carro estava normal. Obrigado.

  26. roberto disse:

    tenho parati 94 : so uso o gas. devido carburador n/funciona muito fraca quauquer ranpa so vai em primeira o que posso fazer .ja foi melhor

  27. Saúl disse:

    irmaos, aqui de Moçambique, tenho um VW polo 1.4 de 16v e tem um defeito, nas manhas ou quando está bem arrefecido, fica totalmente sem relatim ou uma rotacao bem baixa, troquei velas, filtro de gasolina óleo e filtro de motor e nada, continua na mesma, mas depois de aquecer volta a normalidade. Oque será que está havendo com ele?

  28. Deivid disse:

    Tenho uma parati 2003 a álcool e GNv o carro quando liga fica acelerado até 6.000 rpm começou a fazer isso depôs de um estouro q deu, antes de fazer isso ela se falhava até a temperatura chegar a 90

  29. CARLOS disse:

    boa tarde…
    possuo um gol geração 5 , 1. 0
    oque acontece éo seguinte quando minha aceleração chega à 60km por hora a acelaração cai e o contagiro não passa de 3rpm simplesmente trava.
    e quando consigo chegar à 80km por hora a aceleração não passa de 4 rpm
    e quando chego a 100 km por hora não passa de 5rpm
    detalhe quando caio a rotação o ponteiro do contagiros faz um barulho tipo um tic aí sobe e cai de novo e faz outro tic.
    lembrando que ja fiz a troca do cabo e da vela

  30. MARTINS disse:

    Boa noite…
    Tenho uma Parati 1.6 ap 1999, o problema é que ela ta fazendo uma media de 8 km/l na cidade, na estrada ela fez bem, uma média de 15.7 km/l. Acho que ela esta gastando demais, o que pode ser? Sempre reviso ela, tudo em dia. Obrigado.

  31. alex disse:

    bom dia tenho uma parati bola 98 1.0 16 v gasolina esta bonitona ela so tem um problema tem que esquentar se nao ela morre

  32. toninho disse:

    bom dia;
    tenho um voyage gti 90 que fica o tempo todo falhando na marcha lenta, e dá a imprensão que
    tem um cilindro parado; já troquei velas,cabos,jg de juntas do carburador,rotor e tampa do dis-
    tribuidor mas o defeito persiste,porém na rotação alta,ele melhora um pouco mas na baixa,age
    como se tivesse somente três cilindros trabalhando,OQUE PODE SER?
    obs: ele é à alcool. obrigado pela atenção!

  33. thiago disse:

    tenho uma parati track & fild 1.6 2007 ela gasta muito levei em varios mecanicos e até agora ninguem consiguiu achar o de feito ja fiz limpeza nos bicos troquei tudo q tinha q troca mas não adianta ela não faz nem 5km dentro da cidade quando vou ligar ela fica sempre falhando custa a pegar.O QUE PODE SER ISSO

  34. leonardo moraes disse:

    Amigo bom dia, tenho uma parati trackfield 2007/2008 1.6 flex.
    E estou tendo um grande problema com ela, o carro esta quase sem força na maioria das vezes.
    Ja troquei .
    * velas
    *cabos de velas
    *filtro de combustivel
    *limpei os bicos
    *foi retirado catalizador.
    *filtro de ar

    E nada resolve o problema. esta semana estive na autorizada e fui informado pelo consultor técnico que poderia ser o modulo de ignição, sendo que na autorizada eles não tem o mesmo para fazer o teste e nem por encomenda. veja se pode me ajudar pois não aguento mais esta situação.

  35. Olá. Possuo uma Parati 93 AP 1.6 gasolina com 110.000km já fazem 4 meses e desde que a comprei foi trocado o kit de embreagem (por uma Sachs), embuchamento do carburador (carro de manhã custava a pegar e constantemente consumia toda bateria e não ligava. Agora está ok), troca do regulador de tensão do alternador,filtro de combustível.Noto que, tanto com o farol baixo quanto com o alto que, hora ilumina normal hora fia mais fraco sem que eu alterne os faróis. Voltei no eletricista ,ele conferiu e disse q bateria estava sem água e que por isso ela não estaria sendo recarregada direito, forçando o alternador.Observei também que o motor, às vezes, acelera sozinho e que pra mim o carro está com desempenho fraco. Está fazendo media de 9-10 km/l em estrada andando tranquilo a 90-100km/h.Não sou de pisar muito e nem de esticar demais as marchas. Qto a parte mecânica e elétrica o que acham q posso pedir para a oficina conferir? Obrigado

  36. Mateus Lima disse:

    Olá amigo! Tenho uma parati atlanta 96 1.8 , e ela apresenta este problema, e ele some quando coloco 4º ou 5º marcha, ela fica soluçando parece que tem algo falhando, já gastei mais de 1.500 reais e não conseguiram resolver, você acha que pode ser o bico? tem ideia de quanto fica para consertar? agradeço desde já!!

  37. Gabriel Benato disse:

    Boa noite,
    Estou com um problema tenho um gol cl 1992 motor cht 1.6 original a álcool,
    Ele está falhando de mais, tipo eu saio com ele coloco 2 marcha e ele da umas engasgadas e depois volta, porém para é que o carro está preso não desenvolve direito não sei se é carburador sujo, velas ou pode ser algum problema mais grave vocês tem alguma sugestão?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: