VW Gol 1.6 96: Motor não pega

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Gol motor 1.6 (EEC IV) estava com defeito intermitente ou seja do nada ele apagava e não pegava mais, voltando a funcionar algum tempo depois.

CAUSA: Como este é um defeito bem comum na linha VW com central EEC IV partimos logo para o teste da alimentação da central e da bomba de combustível que é feito pelo rele de potencia. Notamos que quando acontecia o defeito faltava alimentação na central o que impossibilita o carro de entra em funcionamento.

Fizemos o teste então no rele de potencia e constatamos que o mesmo esta com defeito.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do rele de potencia e o problema foi resolvido.

O rele de potencia é um rele verde que fica localizado embaixo do porta luvas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Gol,vw

Comentários

222 Comentários para “VW Gol 1.6 96: Motor não pega”
  1. luciano disse:

    neste relé é muito comom (solda fria).abçs.

    • por favor preciso de ajuda …eu tenho um gol bola 1.6 motor AP e ele esta desligando o carro em movimento …pois ele quando esta frio ele funciona normalmente ,mais quando esquente fica oscilando e desligando , eu já fiz limpeza de picos ,já fiz troca de válvulas,e já ate troquei o atuador de macha lenta , e nada dele ficar bom…..aguem pode mi orientar por favor ?

    • jorge disse:

      tenho um gol plus 1.0 16v power ano 01/02,em movimento o carro cortou toda energia e morreu,as luzes do painel apagarão,dava partida mas nao pegava,tive que tirar um rele debaixo da caixa de fusivel e fazer uma ponte com dois fios no lugar dos terminais,ai a luz do painel acendeu,o carro pegou mas não desliga se não tirar os fios,sera esse rele ou outro que não esteja mandando energia para ele.

  2. helder disse:

    tenho um gol power 2007 flex, meu carro pra andar é uma beleza perfeito, vc pisa no acelerador ele atende rapidamente, o problema é a hora que vc tira o pé do acelerador, o motor apresenta ter um retrocesso, ele da um tipo de um corte, e volta funcionar perfeito novamente, vc passando o scaner , não encontra o defeito, pelo scaner está tudo funcinando normal, já fui em varios mecânicos ,fizeram todos o tipos de teste que vc possa imaginar, até agora não consegui deste defito, já troquei os tre s sensores do corpo da borboleta, até mesmo o corpo da borboleta, sonda lanpda, coferiu ponto, bobina ,cabo de velas,sensor de temperatura, coxim de motor cambio, e nenhum desses mecanicos condenou o modulo, não sei mais o que fazer, por favor me deem uma solução. obrigado.

    • Luiz Carlos Ribeiro disse:

      Os veiculos injetados quando se tira o pé do acelerador com a marcha engrenada, a UC corta o acionamento dos eletro-injetores até a rotação do motor estar na marcha-lenta, ai aciona os injetores novamente. ésta programação na UC é para economizar combustivel.

      • Claudio disse:

        Essa função da ECU é chamada de cut-off. Tem a função de cortar o combustível quando o carro está engranado sem pisar no acelerador e com rotação acima de 1500 rpm (na injeção EEC-IV). Abaixo dessa rpm, mesmo sem pisar no acelerador e mesmo acima da rotação de marcha lenta, os eletroinjetores já enviam algum combustível para o motor, portanto não é em qualquer rotação que o cut off funciona.

    • joaquimpassos disse:

      foi trocado os amortecedores do gol geracao 3 ano 2005 mais solta com frequencia as porcas dos amortecedores ja fui varias vezes para apertar as porcas no mecanicos segundos eles isso e normal para o gol gostaria de saber isso e normal agradeco um abraco

    • landio disse:

      pode ser a bomba de combustivel

    • darlei disse:

      e o pedal do acelerador

  3. Paulo disse:

    Bom dia!

    Tenho uma parati bola 1996, gli 1.8, algum tempo esta apresentando defeito no sistema de injeção eletronica, na pista anda meio amarrada, quando esta com o motor frio, a partida funciona normalmente, saio com o veículo normalmente, percorro mais ou menos 1,0 Km do trabalho a minha casa, derrepente o motor desliga e não pega mais, quase descarrega a bateria e não pega, abro o capus do motor e viro a rordana onde fica preso o cabo do acelerador ate o final, depois entro no veiculo e dou a partida, pega normal, é incrível, so vendo para acreditar. Cansei de mandar na concessionária da Wolkswagem, o mecanico fez o teste e esta tudo normal, ja trocou o que aparentemente era necessário, não acusa defeito, não sei mais o que fazer. De algum tempo atrás, até o ventildaor interno não funciona. Será que pode ser problema no rele da bomba ou solda em caixa de fusível. Poderiam me ajudar ?
    Obrigado.

    • vendedor profissa disse:

      esperimenta trocar de carro!

    • Land disse:

      Minha Parati 1.6 CLi tinha esse problema, desligava do nada em plena rua. Depois de várias tentativas para dar a partida, lembrei que no dia q instalaram o alarme o rapaz disse que se acontecesse alguma emergência era pra desligar a chave que foi colocada estrategicamente dentro do painel, acessada por debaixo da direção. Enfiei a mão por trás do painel e desliguei a chave do alarme. Aí pegou normalmente, fui numa auto-elétrica e mandei remover o alarme e nunca mais deu esse problema.

    • castilho_alex disse:

      bom dia, minhas sugestões são partindo do barato e simples, o terra da bateria, câmbio, motor e demais limpe bem os terminais e reaperte bem, verifique a solda da caixa de fusíveis e retire os fusíveis um a um pois podem estar com mal contato(folga no encaixe dos mesmos), o relê de potência localizado no painel abaixo do porta luvas, há um defeito comum devido a frequência de uso ele vai trincando as soldas dos componentes eletrônicos solde um a um novamente, (após testar o relê soldado se persistir troque-o) A dificuldade de resolver o defeito do veículo pelos mecânicos geralmente é causada devido os mesmos não serem informados de alguns detalhes como instalação de alarme, corta corrente, sistemas de áudio e vídeo, bem como manutenção corretivas como retifica de motor, funilaria, troca de “cod chave” e outros, assim ao seguir uma sequencia de reparo anote e teste a cada passo, comece pelo simples e barato, só compre se tiver certeza que vai resolver, pois seu veiculo vale a pena…

    • ewerton disse:

      amigo passe o rasther 2, ligue a cha sem dar na partida, navegue até o sensor de rotação se ele estiver bem acima da leitura normal troque o sensor de rotação, pois o mesmo faz leitura errada, antes disso rastrear com motor frio e tambem veja o sensor de temperatura

      abraço.

    • glauber disse:

      entao meu gol tinha quase o mesmo problema mas assim vc ja esperimentou ver o rele de combustivel pois ele é responsavel pelos cortes de combustivel meu gol agora so tem 2 problemas era rebaixado e entra agua no cano do repiro do combustivel e um problema com os farois mas mas axo q pode ser rele tambem.

    • darlei disse:

      se ele gira e nao pega olhe o rele debaixo da porta luva um verde
      abra ele resolde a placa ou troqe pode ser ele

  4. roberto ricardo dos santos leal disse:

    gol 1999 ap-8v gasolina. quando ele atinge a temperatura de funcionamento 90 graus na hora de dar a partida faz um barulho como fosse um calço hidraulico. já foi feito cabeçote. leveram o carro a vários mecanicos e a maioria afirma que o barulho e no motor,mas ninguém diz precisamente o que poderia ser esse barulho.
    desde já obrigado.
    roberto.

  5. paul wollace disse:

    tenho um gol bolinha 1995 motor ap 1.6 a gasolina!!
    o carro falha muito, parece que corta o combustivel, se acelera de uma vez, ele da uma engasgada e depois acelera.
    uma coisa curiosa, é que quando esta em uma descida, com o carro engatado, mas sem acelerar so no embalo, na hora da retomada ele engasga, parece estar com excesso, não sei é essa a impressão!
    detalhe: cabo de vela, filtro de combustivel, velas, troquei o fio terra que vai no motor, ja foi feito uma limpeza de bico, a bomba eu troquei a um tempo, coloquei recondicionada, mas a vazão dela esta normal, ja foi medida, por favor, alguem tem uma resposta para esse defeito?
    desde ja obrigado!

  6. thiago paz disse:

    amigo tenho um gol cl 1.6 mi 1998 ele quando esquenta agente desliga ele e ele nao quer pegar, mais ai se agente insistir dando uma partida bem longa ele pega, mais pega falhando e com cheiro de gasolina bem forte ja troquei todos os reles fiz limpeza dos bicos do sistema de injeçao troquei todos os filtros, so que este carro pasou mais de 3 anos queimando gas ai eu tirei o gas e deixei na gasolina ai o problema começou, sera as velas ou o cabeçote?

    • alexandre disse:

      Tenho um gol e esta acontecendo o mesm problema que o seu qual foi o defeito encontrado no seu quando esquenta fica com dificuldade para pegar e pega falhando.

      • Roger disse:

        Ja tive um problema assim ,so que com um gol 97 , o regulador de pressão que fica no final da
        (flauta) dos bicos estava perdendo pressão pois ele tem que manter uma pressão 3 bar e qualquer
        coisa ,não me recordo , mesmo com o motor desligado ,porque ? para quando ligarmos o motor
        ter pressão nos bicos ,caso contrario até a bomba pressiona a tubulação vai demora a pegar o motor.

    • Pfeffer disse:

      Amigo, faz o seguinte, quando desligar o carro abre a tanpa da tbi(carburador), e verifica se o bico nao fica pingando, ai ele encharca a cabeça do pistao (afogando), e vem a impressao que é quando o carro tá quente, mas na verdade com o passar do tempo essa gasolina evapora, e pega rapidamente.

  7. pablo disse:

    tenho um gol 1,6 1996, quando o carro esta frio ele morre e os primeiros quilometros o carro engasga muito a ponto de perder sua força, a medida que o motor aquece o defeito desaparece, já levei a varios mecanicos mais cada um da um diagnostico diferente.

  8. pablo disse:

    detalhe o motor é gasolina

  9. gilberto de oliveira disse:

    tenho gol g3 1,8 2001 ap 8v quando ele ta frio fica normal quando atinge 90graus fica fraco igual carro mil ja medi pressao da bomba ta file vela ta file cabo sensor de temperatura

    • Guilherme Lopes disse:

      Gilberto,
      a bobina tambem já foi testada?
      seria bom verificar tambem se não ha problemas no aterramento, pois este tipo de problema se agrava quando o carro esta quente, teste tambem a alimentação eletrica da bomba de combustivel a mesma deve apresenstar uma tensão acima de 12,5v.

  10. douglas ayres maia disse:

    tenho um gol 1000 mi 2001.Ele joga oleo no filtro de ar e escorre pele coletor de adimisao.acho q vem da valvula de anti chamas,do respiro do moto.o mecanico manda limpar direto.o q fazer com esse vazamento de oleo?

  11. oi tenho um gol 1.0 16v power 2002/2003 ela esta jogando oleo pra fora pela tampa ja troquei a tampa e o copo que fica embaixo da tampa + ele ainda continua a jogar oleo com muita presão pra fora qando ele esquenta me falaram q era ecesso de oleo + ele até com pouco oleo vaza oleo, e tem uma luz acendendo a epc no painel do meu carro gostaria de saber como faço pra resolver isso pq ja levei em 3 mecanicos diferentes e nenhum sabe como resolver.

    • Guilherme Lopes disse:

      Rey,
      já foi verificado se a mangueira de ventilação do carte (blue by) não esta intupida?
      Realmente deve ser conferido o nivel de olleo e se o problema da luz epc não é sujeira no TBI (corpo da borboleta) leia o pos dicas de mecanica do gol, aqi tem uma dica que fala sobre a sujeira no TBI.

  12. Natália Diniz disse:

    Estou com um problema intermitente no meu Gol G4, modelo e ano 2007! Há dias em que, depois de passar muito tempo parado, quando vou dar a partida no carro, ele apenas dá solo e não pega de jeito nenhum. Só volta a pegar depois que giro o corpo de borboleta manualmente (com uma chave de fenda peço a alguém para girar a borboleta) ao mesmo tempo em que dou a partida. Aí o carro volta a funcionar e passa dias sem dar o problema. Depois de uma semana mais ou menos, ele começa a cismar novamente. Meu carro já foi a quatro oficinas diferentes, e nenhuma conseguiu dar jeito. Já gastei aproximadamente R$2.000,00 e nada! Eis as peças que já troquei: Bomba de partida a frio, Sonda lambda, cabo de velas e velas, sensor de temperatura de água, antichamas, mangote da saída de ar do motor, já fiz a limpeza do TBI, já fiz a limpeza do sistema de injeção eletrônica, o computador do carro já foi trocado, óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar…. e nada disso resolveu!

    Alguma sugestão? A informação mais importante é que girando a droga do corpo de borboleta o carro volta a funcionar perfeitamente, como se nada tivesse acontecido. Não aguento mais este problema… por favor, tentem me ajudar. Obrigada de antemão.

  13. Claudio Salicio disse:

    Tenho um gol 95 ap injeção EEC-IV. O problema é a marcha lenta acelerada, em torno de 1000 rpm, mas as vezes travando em 2500 rpm. Já foi trocado o motor de passo, sensor de posição de borboleta, resetada a injeção, mas o problemas presiste. Um detalhe é que às vezes a marcha lenta volta ao normal, por isso descarto a entrada de ar falsa. Penso que pode ser o relé de potência, pois quando desligo o carro, após uns instantes ouço o relé desarmar. Se ligar o carro em seguida, a marcha lenta está normal, voltando a travar em alta rpm após algum tempo.
    Obrigado pela ajuda.

    • davi disse:

      Olá Claudio, também tenho um gol 95 1.8 AP e estou com o mesmo problema seu… é um saco!! já troquei motor de passo e sensor da posição da borboleta tb. Volta ao normal quando troca e depois de um ou dois meses volta o problema. Caso tenha conseguido solucionar seu problema entre em contato por favor, pois já to quase vendendo o carro por causa disso!!! abraços

      Davi Becker – BH

      • Claudio disse:

        Davi, eu também moro em Bh, mas viajo muito a SP pois minha familia é de SP. Bom, até agora o problema parece que está resolvido, não sei até quando. Tive um gasto muito grande, trocaram de tudo e aconteceu o mesmo que com seu carro, depois de um tempo o problema voltava. Estive recentemente em um mecanico no interior de SP, uma oficina muito conceituada. Quando ele viu o sensor de posição da borboleta, apenas pela marca, que disse ser paralela, ele falou que o problema estava nesse sensor. Eu ainda argumentei falando que era novo, mas ele disse que mesmo novo, essa marca paralela não era compatível com a injeção e com o tempo dá problema. Fiz o que ele disse e coloquei a Magneti Marelli (original). Na mesma hora a marcha lenta ficou perfeita e até agora não tive problemas. Vamos ver até quando, mas com certeza o problema é o sensor de poisção da borboleta, pois foi só trocar e a marcha lenta ficou boa. Abraço.

      • Pfeffer disse:

        coloca atuador de marcha lenta mecanico e desliga os chicotes da tbi, tenho um gol ap 1,6 96, tinha esse problema. esse atuador mecanico é um regulador de ar para a tbi do carro, ai vc regula conforme a lenta desejada.

  14. leonardo disse:

    tenho voyage 83 motor ap alcool ,ele esta muito pesado na partida e as vzes não pega e tem que dar tranco para ele pegar sera motor de partida?

  15. tenho um santana 1999 1.8 na semana passada sai pela manha e a tarde quando fui sair novamente notei o funcionamento anormal e vi que estava saindo muita fumaça branca pelo escapamento ; parei e abri o capu do carro e vi alguns respingos de oleo em baixo do coletor de admissão um pouco a direita . levei na oficina e foi trocado as velas limpeza de bicos regulagem . andei um pouco com o carro mas estava do mesmo jeito , voltei a oficina e o mecanico me disse que eu tenho que trocar a centralina . levei o carro pra casa e limpei todas as mangueiras do coletor ficou bom por poucas horas .
    detalhe ; o oleo aparentemente normal a agua tambem oque pode ser ?? junta do coletor de admissão ? junta do cabeçote ? ou realmente a central pois junto com a fumaça um cheiro forte de gasolina ? muito obrigado !

  16. Greyciane disse:

    Tenho um Gol 1.0 16V O problema é o seguinte:Logo pela manhã dou a partida,saio e faço o percusso normal do trabalho.Quando desligo o carro e vou dar a partida,o carro na pega mais.Isso só acontece quando o carro está quente.Já troquei as velas,cabo de vela,alternador,bateria e anti-chamas e nada resolveu.Saio de dentro do carro e abro o capus e tiro a mangueira do TBI e logo em seguida dou a partida e o carro pega novamente,as vezes tem aceleração e em outras não.Não sei o que mais fazer,por favor me ajudem?

    • Luis Miguel disse:

      tenho um gol 1.0 16v Mi e acontece o mesmo problema…. ja fiz alguns reparos no motor de arranque e resolveu por alguns meses, mas sempre volta o problema… as vezes espero por uns 15 min e o carro pega normalmente, mas nem sempre funciona…. gostaria de saber qual a causa desse problema.

      • Luís Miguel disse:

        aparentemente meu problema foi resolvido… levei o carro em outro mecânico, ele me disse o seguinte: – O problema esta na bucha do motor de arranque (desculpe se estou falando os nomes errados.. não entendo muito dessa parte), é o seguinte: normalmente são colocadas umas buchas q tem um arco de aço e por baixo cobre… ai quando esse aço se desgasta o motor fica ruim de pegar quando esta quente… o certo é por a bucha q é toda de cobre para q isso não aconteça.

        foi isso q ele me disse, aparentemente o motor de arranque esta ótimo agora, faz 1 mes q troquei a bucha… gastei R$60,00 apenas…. sendo q em outros mecânicos havia gastado fortunas e tudo a toa…. espero q tenha ajudado… mas uma vez desculpas se usei termos errados!!!!

    • Rogerio disse:

      Oi Greyciane
      Estou com o mesmo problema e não consigo resolver.
      Vc resolveu ???

  17. marcelo disse:

    tenho um gol g4 ano 2007 e mod.2008, estou com problema no epc e nao consigo resolver, quando ao ligar a chave a luz da gasolina juntamente com a do epc apos alguns segundos apagava antes mesmo de dar a partida apos oscilaçao da aceleraçao em marcha lenta observei que essa luz do epc nao mai apagava e so quando dava partida, fui em varia oficinas e ao passar o aparelho um dos mecanicos me informou que havia um problema detectado e que provavelmente alguem fez algum reparo e nao apagou a memoria pois provavelmente nao tinha o aparelho. Gostaria de saber realmente qual a forma correta da luz do epc aparecer no painel.

    • Paulo Aldinei disse:

      Olá Marcelo, sou mecãnico e já tenho um certo tempo de oficina e posso dizer que a luz EPC só apaga depois de dada a partida, Ela só fica apagada se o motor morrer, então desliga-se a chave e liga novamente e ela acende. Se ao dar a partida ela permanecer acesa, é sinal que à um defeito presente. Se repararmos o defeito e não resetar a memória da UCE, a luz apaga mas o defeito permanece registrado como falha passada.

  18. Tenho um gol 1.o 16Vv Power e ultimamente a parte interior do habitáculo está esquentando muito, o calor provém do cambio o vai até o local aonde encostamos a perna para pisar no acelerador (a lateral do painel abaixo dos botões do ar e do porta copos) Meu câmbio está com óleo completo. Porque está esquentando ?

  19. Junior disse:

    Gol 1.0 power 16V 2002. Meu carro pega fácil na primeira partida de manhã, depois de horas parado ou quando desliga e liga em seguida. Mas quando esquenta o motor, especialmente em dias de muito sol, o carro fica ruim para pegar depois de uns 20 minutos parado. Acontece as vezes dele pegar com dificuladade e morrer em seguida, pegando normal em seguida. Não entendo isso! Já fiz de tudo no carro, cabos de vela, bobina, velas, sensor de temperatura, limpeza de bicos, teste da bomba de combustível, regulador de pressão, teste do corpo de borboleta etc. A luz do EPC nunca acendeu. Desconfio de rele de potencia ou injeção.

  20. leandro disse:

    a bomba de combustivel no funciona pois nao cega tensao nescessaria nela como posso resolver e um gol g4 2006

  21. Laurinei disse:

    meu carro passou por troca da junta do cabeçote, ou seja foi retificado, e depois de pronto, apresentou vazamento na tampa do oleo do motor, na lateral, o mecanico colocou a tampa completa nova e junta nova depois disso, e um vazamento continuou, pq vazaria se esta é nova e a junta tambem?

  22. Elisio S. Rodrigues disse:

    Tenho um VW Parati Cl 1.8 MI ano 1997, recentemente apresentou problema no funcionamento, do nada o motor apagava e após uns 10,15 minutos voltava a funcinar até que parou e não funcionou mais. Fiz teste em módulo, bomba, bobina, relés e nada foi resolvido.

    Após algum tempo fiz teste no SENSOR HALL OU SENSOR DE ROTAÇÃO, este fica localizado dentro do distribuidor, possui três polos 1 positivo, 1 neutro(0) e outro negativo, o polo negativo que envia sinal para o módulo estava com defeito. Tive um gasto com apeça de R$59 e eu mesmo troquei e o motor funcionou de primeira.

    DICA: Alguns mecânicos dizem que se deve trocar todo o distribuidor por causa deste sensor, é mentira pois, é facilmente removido e instalado o outro mas, é claro que deve ter um mínimo de conhecimento devido a necessidade de remover o distribuidor e provávelmente irá afetar o “ponto” do motor.

  23. RENATO disse:

    OLÁ TENHO UMA PARATI ANO 99, ESTA COM A PATIDA LONGA QUANDO PEGA FICA ENGASGANDO, SO DAR UMA FIRMADA NO ASSELERADOR AI FIRMA ,QUAL PODE SER O DEFEITO JÁ TROQUEI VELAS CABOS DE VELAR MAS O PROBLEMA PERSISTE. 0 MOTOR E AP 1.6 ….

    • Paulo Aldinei disse:

      Olá Renato, voce deve primeiro verificar se o regulador de pressão da linha de combustivel não está furado, ele fica na torre de bicos proxima a capa da correia( É aquela peça que sai uma mangueirinha e entra no coletor de admissão), se tiver ok, verifique a pressão da bomba do tanque, as vezes ela demora a atingir a pressão necessária para o motor pegar.

  24. Bom dia….acho que estou com o mesmo problema de algums colegas acima…..ja inclusive eliminei no meu alarme o bloqueio da bomba de combustivel….mas ainda esta INTERMITENTE….o carro pega e se eu tiver de parar para resolver algo depois de 5 minutos….sera uma surpresa de ele pegar senao devo aguardar um tempinho e tentar novamente……e pode ate nao dar problema o dia inteiro….é imprevisivel….como pude ver acima poderia ser o RELE DA BOMBA DE COMBUSTIVEL….que pretendo comprar e trocar e continuar a fazer o TESTE antes de liberar no ALARME…..meu carro é uma PARATI 1.6 1996 ATLANTA GASOLINA….seria mesmo o rele VERDE ??????…..inclsive as vezes penso ate pode ser o rele….afinal quantas e quantas partidas ja dei nesse veiculo desde 1996…..apesar de estar com apenas 101.000km e ser tratado como diriamos a PÃO DE LÒ…..só gasolina aditivada…..troca de óleo e filtro a cada 2000km e super revisado….JÁ AVISO….NAO VENDO NAO.rssssssss…agradeçp sua atençao

  25. david disse:

    minha parati anda uma beleza quando esta fria; quando ela esquenta ela fica morrendo . o que pode ser .

  26. marcos disse:

    DEFEITO: Este Gol motor 1.0 com kit 1.6 e central BCM do gol 1.6 AP esta com defeito intermitente ou seja do nada ele apaga e não pega mais, voltando a funcionar algum tempo depois e esta bebendo muito 7 km por litro.
    CAUSA: Então quando o carro apagou fizemos varios teste; no rele de potencia, bico, colocamos uma bomba externa e nada então o eletricista pegou um aparelho e mediu sinal que aciona o bico e constatou que o sinal que esta chegando no bico esta fraco por isso que o carro apagau.

    SOLUÇÃO: Ainda não foi solucionado mas o eletricista vai ver a instalação eletrica.

    Sera que pode ser o filtro de gasolina interferind?

    • Claudio disse:

      Amigo, o sinal que chega no bico é um pulso negativo enviado pela ECU. O outro fio é positivo e 12v. O pulso negativo faz o bico pulsar, abrindo e fechando. Deve-se tomar cuidado ao fazer esse teste pois se ligar um multímetro nos dois fios voce pode danificar a sua central. No máximo é medir o fio positivo e verificar se está com 12v. Nunca colque o multimetro nos dois fios ao mesmo tempo.

  27. Marcos Antonio disse:

    O meu gol tambem estava assim e levei no eletricista e fizemos teste em:
    - bomba de gasolina
    - rele da bomba
    - bico
    - central
    - distribuidor, cabos e velas
    - bobina
    - motor de partida
    O motor agora não pega de jeito nenhum e o eletricista falou que so resta olhar a instalação eletrica.

  28. Tenho um gol 1.o 16Vv Power 2001/2002 O POBLEMA DELE É QUE QUANDO ELE ESTA FRIO ANDA QUE É UMA BELEZA MAS QUANDO ESQUENTA E ATIGE A TEMPERATURA 90 GRAU , ELE TRAVA NÃO ANDA ANDA FICA MUITO LENTO PERDE TOTALMENTE A FORÇA, ALGUEM PODE ME AJUDAR A ACHAR O DEFEITO, OBRIGADO

  29. Assis disse:

    Bom dia amigos, estou entrando no ramo da manutenção automotiva mais precisamente no ramo da injeção eletronica. Ontem mesmo chegou um gol 1.6 96 com o seguinte problema:
    A lenta ocilando muito, segundo o proprietario já foi feito limpeza de bicos, trocado reles de potencia e da bomba, filtro de combustivel e bomba de combustivel.

    retirei a tampa do filto de ar e em seguida seu alojamento, desconectando as mengueiras de ventilação do carter e a magueira fininha que está ligada ao corpo de borboleta, abaixo da borboleta, a aquela valvula que fica dentro do alojamento do fitro de ar (que eu não sei o nome) e o interessante é quando desliguei essa mangueirinha do lado da valvula a aceleração voltou o normal, será que realmente o problema é está valvula. Deixei a mangeira desligada pois na minha cidade não encontrei está peça. Alguem por gentileza poderia me explica a sua real função.

    • Claudio disse:

      Olá amigo. Não sou mecânico de profissão, mas estudo sempre que posso a respeito. Tive muitos problemas com meu gol ap 95 injeção monoponto e aprendi alguma coisa a respeito. Entre outros problemas, tive uma situação parecida com a sua, de oscilação de marcha lenta.

      Na verdade, você precisa passar o scanner para poder detectar algum problema registrado na ECU. Pode ser várias coisas, sensor de posição de marcha lenta, atuador de marcha lenta ou até sonda lambda. Por esse motivo, não vale a pena trocar peças sem ter certeza, a menos que voce tenha a peça para apenas poder fazer algum teste.

      Voce deve ter desconectado a mangueira do canister, se voce fez isso dará uma entrada de ar por essa conexão e a aceleração irá aumentar, mas isso não vai resolver seu problema. Se voce desconectou a outra mangueira, a mais grossa, desligou o sensor map. Também dará entrada de ar e a marcha lenta vai ficar muito ruim. O carro vai apresentar muitos problemas sem o sensor map ligado.

      A primeira providência é passar o scanner.

      • ROBERTO disse:

        tenho um gol ano 96 quando o motor esta frio nao quer pegar de jeito nenhum mais quando esta quente pode da partida varias vezes ele pega ja troquei os 2 relès ja fiz limpeza no bico ja troquei as velas mais o problema ainda existe por favor mim ajudem.

  30. Alex disse:

    Eu tenho um gol 1.6 MI ano 96, desde que comprei quando vou sair com ele com motor frio assim q piso no acelerador ele falha, no final do ano passado mandei fazer o cabeçote dele ja que o macânico disse ser a causa, o carro ficou muito pior, tem dificuldade de pegar e quando pega falha muito até o motor ficar quente, com o motor quente não vem a falhar mais, e sinto também cheiro de mistura rica quando funciona frio!

    • Assis disse:

      Amigo Alex, mande verificar o sensor de temperatura da agua ACT, pois o mesmo é responsalvel por enviar sinal com a real temperatura do motor para que a central corrija o tempo de injeção. Veja temperatura x tensão x resistência para o sistema em questão.

      DADOS

      Temperatura grau 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10
      Tensão Volts 0,5 0,6 0,8 1,0 1,3 1,7 2,1 2,6 3,1 3,5
      Resistência KW 2,10 2,80 3,80 5,40 7,70 11,00 16,20 24,30 37,30 58,70

    • Assis disse:

      E ai amigo Alex já resolveu o problema? qual foi a solução?

    • jurocha disse:

      vc já realizou o teste de estanqueidade dos bicos injetores ,pois peguei um gol que o bico pingava
      um pouco depois de pressurizar a linha de combustível. vê a pressão da linha e o regulador tb.

  31. andre disse:

    amigo tenho um gol gti 1996 ap 2,0 ele esta jogando oleo na tampa de oleo e respiro nao esta entupido o que pode ser no respiro ele nao joga so pela tampa

  32. cristiano curvelo disse:

    olá, tenho um golf 2.0 ano 2001. gaz e gasolina. quando saio com o carro de manha ele tem a força de uma carreta, apos alguns minutos quando a temperetura sobe um pouco ele perde a força e vIra um fusca ano 66 mod 1200

  33. celio santana disse:

    oi meu nome e celio tenho um gol 2005 g4 moto ap o poblema e o sequinte ele quando frio ele funciona que e um beleza mas quando despara a ventuinha 2 vezes ele do nada ele apaga,quando vc dar na chave ele funcio mas apaga rapidamente,vc da na chave mas ele apaga nao sei o que fazer mas ,o mecanico ja trocou a bomba de gasolina e nada condenou a central e nada troquei o senso de temperatura e nada mesma coisa me ajuda por favo

  34. Paulo disse:

    tenho um gol 1000 95 MI sempre que estou andando com ele e tiro o pé do acelerador e piso na embreajem ele apaga, porem oresto do funcionamento esta normal a lenta tambem esta normal o que pode ser?

  35. Cesar Gomes disse:

    Tenho uma parati CL 1995 modelo 1996 motor AP gasolina. Quando ela atinge velcidade acima de 90 km/h começa a engasgar, seja na 4ª ou 5ª marcha, a ponto de desligar o motor. O que pode ser?

  36. silvio disse:

    tenho um gol 94, e o mesmo só tem um defeito que ate hole nao consegui resolver, ele passa alcool pro oleo do motor, ja condenaram a bomba tres vezes, so gastei dinheiro e ainda nao resolvi.
    pelo amor de Deus deem me uma resposta.

    obrigado silvio/ montes claros

    • kleber disse:

      ola silvio,se oseu motor e ap,verifique se o coletor de admissao nao esta gelando nas aceleracoes,isto e causado pelo entupimento do homogenizador,ou a falta da valvula termostatica ou mesmo o seu travamento aberta.se nao for verifique seu carburador ele pode estar encharcando.

  37. maurilio dias disse:

    tenho um gol power 1.6 2005/2006, ele anda e corta o motor, anda mais um pouco e corta ou fica um bom tempo rodando e apos começa o problema, se morre dou na partida pega e volta a funcionar, outro problema q perde potencia e logo apos morre. ja foi trocado a bomba nao resolveu alguem pode me ajudar nao quero ficar levando em mecãnicos e ficar trocando peça no achometro.

    • Fabrício disse:

      Olá amigo!
      Queria saber se seu problema foi resolvido?
      o meu carro tabém tá do mesmo jeito,já estou perdendo a cabeça com ele e aindanão descobriu o defeito.
      Se souber me avisa por favor.
      ABRAÇOS!

  38. sabrina disse:

    Pessoal,meu esposo e eu compramos um gol 99 mod. 2000 direção, injeção, etc. levamos direto para o mecânico que por sinal disse que estava tudo ok com o carro, só tivemos que trocar os óleos, porém agora o carro não quer pegar de jeito nenhum, o mecânico passou o computador nele e não acusa problema algum. o que vcs acham que pode ser?

  39. sabrina disse:

    obs: só por garantia o mecânico trocou as velas e colocamos uma bateria nova

    • sabrina disse:

      caros colegas obrigada pela não resposta ao questionamento, o problema já foi solucionado, era o fio terra que estava quebrado, fazendo com que a central não reconhecesse o sensor de posição da borboleta. Abraços e espero que minha experiência sirva de auxílio para alguem.

  40. Anderson disse:

    Olá pesoal !!
    tenho um Escort SW ano 97 16 Valvulas e ultimamente ele vem apresentando um problema estranho, quando ele passa muito tempo exposto ao sol a partida não funciona de jeito nenhum
    o que poderia ser ?
    desde já obrigado !

  41. Anderson disse:

    Olá Guilherme !!

    ele não dá partida de jeito nenhum, pode girar a chave o quanto quiser que ele não pega !
    só pega quando eu o coloco na sombra e depois de algum tempo ele esfria !

    • Guilherme Lopes disse:

      Anderson,
      o mehor seria conferir o aterramento e os cabos positivos para ver se não tem nenhum mau contato, só então partir para uma revisão no motor de arranque.

  42. Anderson Martins disse:

    Muito obrigado pela dica Guilherme !!
    vou começar por ai mesmo!!
    valeu !!

  43. Cristiano disse:

    Pessoal estou com um problema semelhante ao que muitos estão enfrentando e tbm não encontrei solução para meu caso, que é o seguinte. estou andando com meu Gol2001/2001 MI plus e derrepente ele apaga e não pega mais.
    Tive esse problema a primeira vez no dia seguinte quando troquei as velas troquei em casa, a +ou – duas quadra de casa apagou e naum pegava por nada, liguei para um amigo que me iria me rebocar até minha casa afinal estava a duas quadras de casa, no meio do caminho resolvi tentar o não recomendado tranco, o carro funcionou e não apresentou mais esse problema.achei que fosse uma pane eletrica ou qualquer coisa sem explicação que acontece. isso foi mais ou menos em agosto de 2010. esse ano precisei retificar meu cabeçote fiz ele inteiro e agora depois que tirei ele da oficina ele uma vez por semana morre andando e não pega mais aconteceu mais 4 vezes depois que fiz o cabeçote a primeira vez deixei ele na rua da empresa no outro dia o mecanico veio bateu na partida e pegou depois de mais de 12h parado, a segunda vez esperei uns 10 minutos bati com o pé no fundo e pegou a terceira vez tive que injetar gasolina virando a chave a e voltando umas 10 vezes bati e pego, hoje mais uma vez tive que descobrir um jeito novo de fazer ele funcionar girando achave de ignição e bombando o acelerador isso depois de 20min parado.
    Lembrando que desde a primeira falha até mandar retificar o cabeçote, fiz troca da tampa do sitribuidor, rotor, velas como mensionei anteriormente, limpeza de bico, tbi corpo de borboleta tudo preventivemente,
    Não tenho a minima ideia doq eu pode ser, pelo que vi em relatos anteriores grandes chances de ser o rele de potencia. Agora onde fica o rele de potencia do Gol G3 MI PLUS 2001/2001.
    Agradeço desde já os comentários e parabenizo o site dicas mecanicas.

    • Guilherme Lopes disse:

      Cristiano,
      em primeiro lugar eu faria um teste de pressão e vazão da bomba de combustivel e se possivel quando o defeito estiver presente. Só depois partiria para coisas como rele de potencia….

  44. URGENTE NÃO AGUENTO MAIS ; Tenho um gol 95 motor cht carburador 1000 ,quando chove ele anda bem mais quando para ,eu desligo e não liga mais demora muito depois ele liga o que seria me ajudem ja levei em varios eletricistas ja troquei cabos de velas, vela , bobina de ignição, rotor da tampa do distribuidor e continua assim ME AJUDE POR FAVOR

    • jurocha disse:

      olá flávio vc já observou se a bobina do seu carro não está ficando quente ? qualquer coisa quando
      ocorre o defeito vc pega um pano molhado e coloca nela espera uns 5 minutos e vê se funciona se não for ela vê a caixa de igniçao ,aterramento dela , e negativo

  45. MARCOS disse:

    Tenho um problemão, mas que parece a coisa mais simples do mundo. Pelo menos devia ser. Porém não há mecanico ou eletricista que ache o defeito. O problema é parecido com os demais aqui postados. É o seguinte:
    Pela manhã dou a partida e o motor funciona tranquilamente. Porém, depois de andar algum tempo, as vezes até estacionando e saindo normalmente, o motor ou apaga em movimento, do nada, ou não dá liga mais depois que se dá a partida.
    Interessante é que, como aconteceu com alguns neste POST, após aprox. 1 hora volta a funcionar normal como se não houvesse problema algum !! Até mais algum tempo voltar a dar o mesmo problema.
    Mecânico diz que é problema elétrico. Eletricista diz que é mecânica.
    Ainda não tive a sorte de o carro dar problema na frente do mecânico. Esse é outro problema.

    Alguma sugestão. Agradeceria muito.

    • kleber disse:

      ola marcos , voce nao especificou que veiculo e o seu,mas este problema pode estar sendo causado pelo comutador de chave.por favor envie mais detalhes.

  46. johnny disse:

    Bom dia gostaria de tirar uma duvida tenho um gol 1.6 1996 cli ele esta apresentando um defeito meio que desconfortavel ele so esta pegando quando injeto gasolina direto no carburador ele é injeção eletronica ja fiz repado em toda a injeção porem o defeito ainda persiste depois que ele esquenta ele pega de boa porem se ficar muito tempo parado tenho que repetir esse processo de injetar gasolina alguem poderia me dar uma dica do que pode estar acontecendo?
    sem mais desde ja agradeço a atenção.

    • Claudio disse:

      Amigo, se seu motor tem injeção, voce não coloca gasolina no carburador, mas no corpo da injeção. Seu problema necessita de um diagnóstico mais detalhado, mas muitas vezes as oficinas dizem que fazem reparo na tbi e não fazem grandes serviços, costumam fazer uma limpeza meia boa no corpo da injeção e no bico. Essa tbi do gol monoponto lembra de fato um carburador, e apresenta problemas parecidos, como empenamento da base. Dê uma olhada nisso e também na parte de velas, cabos, rotor do ditribuidor e tampa do distribuidor.

  47. claudio disse:

    tenho um gol 95 motor cht o moto as vezes acelera sozinho e depois de um tempo dez acelera e volta a acelera mesmo com o motor quente acontece já foi trocado o motor de paço e não resolveu vocês podem me ajudar

    • Claudio disse:

      Verifique o sensor de posição da borboleta. Ele pode ser o vilão da história. Muitos trocam o motor de passo, mas se esquecem de ver o sensor de posição da borboleta. Se for trocar, apenas coloque original, não adianta colocar outros, mesmo que sejam de primeira linha, pois vai dar problema.

  48. fernando disse:

    gol cli sempre quando estacina por algum tempo ai da partida vira e não pega depos de um tempo tenta de novo ai pega ai não se sabe quando mais torna a fazer de novo eu queria uma dica por favor

  49. Assis disse:

    Boa tarde, amigos estou com problemas em um gol 1.0 16v 2000, rotação lenta está normal até quando não usa o ar, pois ao ligar o ar a rotação cai e o ar desligar e fica acoplando e desacoplando. Algem tem alguma ideia do que seja.

    obrigado ! fico no aguardo.

  50. claudio disse:

    to com um problema ,tenho um voyage 88 ele quando esquenta o motor de partida arrasta e não pega

  51. Fernando disse:

    olá amigo tenho um gol ano 98 MI 1000 porém com motor 1.6 AP multponto não sei o tipo de estrategia, minha bronca é a seguinte para você liga o motor tem que esperar a bomba pressurisar, do contrario a aceleração aumenta e fica oscilando alto e baixo e não para,então desliga-se o motor retira-se o conector eletrico do corretor espera um pouco e reconecta e liga, funciona normal outra coisa está emitindo um cheiro terrivel de mistura rica principalmente em altas rotações, não é queima de óleo é de exesso de combustível já troquei 2 corretores,más dei uma mancada mexi na ponta do corretor,aí foi que lascou tudo desrrosqueei a ponta e fechei completamente desliguei o conector e abri um pouco a borboleta tava até bom más a fumceira agora tá pior,quanto mais acelera mais fumaça entra no carro,aliás dá pra recuperar o corretor,agradeço se puder me ajudar.

  52. jose severino da silva disse:

    MEU CARRO TA COM UM GRANDE PROBLEMA É UM GOL 1.6 ELE ERA 1.0 FOI TROCADO OS KITS APARECEU UM PROBLEMA Q NINGUEM CONSEGUE RESOLVER QNDO EU LIGO ELE FICA OCILANDO ACELERA SOZINHO JA FOI FEITO LIMPEZA NO TBI COLETOR JA FOI TROCACADO JA FOI FEITO TESTE NO SENSOR DA MARCHA LENTA JA FOI TESTA DO MOTOR DE PASSO ALGUMA SJUNTAS JA FORAM TROCADAS E O PROBLEMA CONTINUA QNDO EU LIGO ELE A ACELERAÇÃO VAI LA EM CIMA DEPOIS CAI QUASE MORRENDO QNDO EU SAIU NA RUA A ACELERAÇÕA AUMENTA SOZINHA E FICA BEM ACELERADO Ñ SEI O Q FAZER MAIS

  53. marcelo secco disse:

    galera tenho uma gaiola com motor ap 1,6 bielinha seguinte ja coloquei bateria nóva fis motor de partida completo ja tentei mecher no ponto ta tudo certo só que friu ele pega normal mas depois que ele chega com a temperatura entre70e90 graus ele nm pega mais só que eu to usando gasolina nos pistoes a alcool me falarão q pod ser isto alguen me ajude ja estou a ponto de vender a gaiola por causa disso

  54. anderson marion disse:

    tenho um gol 95 mil plus 95 tem um vazamento no carter ja troquei duas vezes a junta mas continua vazando

  55. Renato Silva disse:

    Caríssimos,
    Tenho um Gol CLI 1.6 1996, motor AP, carinhosamente apelidade de “ATARRACADO”!
    Pois bem,
    Este “Atarracado” tem apresentado os seguintes problemas e me dado muita dor- de-cabeça:

    - Marcha lenta internitente (hora acelrada, hora lenta demais quase no ponto de desligar o motor, hora normal);
    - Perda de potência nas arrancadas (principalmente quando o motor está frio);
    - Perda de potência acentuada quando em altas rotações;
    - Muitas vezes parece não haver corrente elétrica suficiente para manter a alimentação da queima da mistura no motor.

    Já levei à várias oficinas, onde sempre me dizem as mesmas coisa, mas os problemas nunca são solucionados!

    Já foram feitas:

    - Troca de relé (o “verde” citado em outras postagens) – o qual sempre tenho um de reserva na caixa de ferramentas;
    - Limpeza de bico e troca de reparos de bico;
    - Reset da central de injeção eletrônica;
    - Troca de filtro da bomba de gasolina;
    - Troca de velas e cabos de vela;
    - Troca de mangueiras (que elimina a possibilidade de haver entradas de ar).

    Além disso, como é de procedimento normal para estes reparos, foi feito o rastreamento completo do sistema de injeção eletrônica, mas nada foi constatado, e o problema persiste!
    O que posso fazer (além de trocar o carro ou por fogo nele de uma vez, rsrsrsrs)?

  56. vitor hugo disse:

    Por favor,preciso de uma ajuda antes de levar numa oficina,visto que onde moro a mão de obra (mecanicos) não são muito tecnicos. Tenho um GOL GERAÇÃO 3 1.6 com 84300km ANO 2003, TODO DIA PELA MANHÃ É PRECISO MANTER O MOTOR DE ARRANQUE EM CONTINUO ACIONAMENTO ATE QUE ELE PEGUE? FAÇO MANUTENÇÕES PERIODICAS JA TROQUEI VELAS BATERIA, FILTROS OLEO POREM O PROBLEMA PERSISTE! O QUE PODERA SER?
    sds vitor parauapebas pará

    • Roberto DIAS disse:

      tambem tive esse problema que foi resolvido trocando os reparos da bomba de gas pois a gasolina voltava para o tanque e as mangueiras ficavan secas , por isso demorava para fazer preção nos bicos.

  57. ricardo disse:

    tenho um gol 98 motor ap 1.6 8vavulas, o poblema e levou um esquento mais nao queimo a junta e apareceu que ao ligalo a paeu uma batida no motor gostaria de saber o poblema se e os tucho ou pino do pistao

  58. Tony disse:

    GOL MI PLUS 97 – PANE : ESTA FUNCIONANDO NORMAL , DE REPENTE O MOTOR PARA E NAO PEGA MAIS DE JEITO ALGUM , BATERIA OK ,FUEL OK , TUDO NORMAL.
    SOLUÇÃO PARA RESOLVER A PANE : TIRO AS TRAVAS DA TAMPA DO DISTRIBUIDOR , E VOLTO A RECOLOCAR NO LUGAR . O MOTOR PEGA NORMAL .
    COMO RESOLVER O PROBLEMA ? OUTRO DETALHE : NOTO QUE A TAMPA DO DISTRIBUIDOR ESTÁ MUITO QUENTE ,APESAR DE FUNCIONAR O MOTOR POR 3 OU 5 MINUTOS .
    AGRADEÇO A TODAS AS DICAS .

  59. Roberto DIAS disse:

    Ola amigos! Tenho gol pawer g3 1.6 a gasolina c/ 93 cv e c/ 90.000 km ano 2003, Ele pega bem e anda bem so que tenho notado um barulho que parece vir dos bicos , uma ligeira perda de potencia e ocilação na marcha lenta . Oque pode estar ocasionando isso?

  60. Paulo disse:

    Olá,
    pessoal, se alguem aí conhece por favor me ajudem..
    comprei um gol 1.6 cli ano 96 usando gasolina …
    Problema 1: No visor, o lugar onde deve mostrar quanto tem de gasolina está sempre no 0 ou próximo de 0. Cheguei a colocar 20 reais de gasolina num sábado, o visor chegou próximo do 1 e já ficou baixo, quase nem subiu.. andei muito pouco só perto de casa, não mais que 40 km em uma semana e coloquei mais 20 reais mas continua batendo no 0.
    Será que é algo como bóia da gasolina? é caro pra arrumar isso?

    Problema 2: Deixo 1 dia sem ligar e já não liga, só no tranco descendo a rua e olhe lá, me falaram que a bateria tava nova, mas já nao sei… hoje liguei de manhã no tranco e andei um pouco e guardei… agora anoite tentei ligar e nada.
    Será que é a bateria mesmo que tá ruim? ou seria a gasolina que acabou (não sei pois ta no zero direto).. Se for a bateria é fácil comorar uma e trocar sozinho? e s for a gasolina, será que 40 reais de gasolina só dá pra andar uns 40 kilômetros?
    to procupado.
    Alguem tem noção de quanto esse carro faz por litro? e quantos litros cabem no tanque?

    Valeu!!!

    • anderson marion disse:

      paulo tenho um gol 95 bola o tanque dle é 55 litro .Mas é so levar a um eletrecista que ele olha para vç a bomba de combustivel e testa asua bateria nao te cobra nada se ele vor camarada valeu

  61. murilo disse:

    OI amigo mecanico me manda um email. murilo1922@hotmail.com é o seguinte minha panpa não pega a não ser com o acelerador no fundo. qual o proplema? de de ja agradeço. e espero tua resposta por email. abraços.

  62. Ze carlos disse:

    moro em vilhena-Ro tenho um gol ano 93 .1.8 canela. ele apresenta seguinte defeito , quando coloca 130 pra frente ele esquenta, ou seja ele ferve. si anda até 100 por hora ou 110 ele fika normal . ja troquei tudo ki vcs penssa, radiador ,bomba da agua , cabeçote ,bloco coloquei vauvula termostatica .
    si alguem tiver alguma dica me avisa por favor.

  63. Luiza disse:

    Ola

    Alguem pode me dar uma dica? Tenho um Gol MI Plus 1997 , gasolina.

    O prolema é o seguinte, está piscando no painel onde marca a temperatura do motor. Sai com o carro e 2 dias depois quando fui sair, não pegou, parecia que estava faltando gasolina.
    Obs. Tem corta corrente e alarme. Será que o corta corrente está me causando este problema?

    Agradeço

  64. Ivan Almeida disse:

    To com um problema parecido, é um Gol Cli 1.6 96, não acontece constantemente, mas algumas vezes ele perde a lenta, apaga e em torno de 3min volta a funcionar normalmente. Notei a luz do painel, da bateria acendendo algumas vezes, bem fraca e a energia do carro caindo, até as luzes de iluminação do painel quase apagam, após algumas aceleradas, rodando, ela volta a ficar com a energia normal.

    Será que poderia ser tudo causionado por esse relé?

  65. ademilton disse:

    ola pesual to precisando de uma informacão, tenho um gol power 2006, 1.6 – 8V , ta sem bateria ja a 2 dois meses, quando eu coloca a bateria eli vai funciona normalmente, OBRIGADO.

  66. Jean Conradi disse:

    DESAFIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tenho uma parati bola GLi 96, gasolina, mono ponto.
    Fria, assim q saio da garagem: um aviao!
    O Problema: começa a pifar, ratear em medias rotações, meia aceleração(se nao tirar o pé, vai fifando até morrer) no primeiro km de manha, cfe vai esquentando…
    Foi trocado/verificado: bomba gasolina, reles, modulo de injeção, rotor, tampa distr., sensor hall, cabos de vela, velas, sensor temperatura, sensor borboleta, bico injetor e um módulo que fica ali perto do motor do limpador de para-brisas q nao sei o nome.

    Nao mudou nada….algué me dá uma dica?

  67. Rodrigo disse:

    Eu tenho um gol1995 motor AP 1.6 e está morrendo na lenta, já foi feita a limpeza de bico, conferido o funcionamento da bomba injetora, e do sensor de posição da borboleta, mas o problema continua. o que pode ser?

  68. Claudio disse:

    Tenho um VW Pointer 1.8 GLI 95, o problema q enfrento é na partida, quando dou partida á frio ele pega que é uma beleza, mas se for dar partida nele após uns 20 minutos que desliguei, ele não pega de maneira alguma, chega a acabar a bateria de tanto dar partida que não pega, fica um cheiro enorme de gasolina no motor, se tentar dar partida assim que desliga-lo ele tambem pega sem problemas, o problema é se ficar parado uns 20 minutos mesmo. Já troquei o relê da bomba de combustivel, os cabos de velas, o rotor do distribuidor e o reparo do bico injetor e nada, o problema continua. Alguem poderia por favor me ajudar?

    Desde ja agradeço.

  69. Guilherme Crocia disse:

    O meu Fox 2004 1.0 Flex (97.000 KM) após algum tempo andando em alta velocidade, tipo em rodovia, perde potência e “mata um cilindro”, ficam queimando apenas 3. O interessante é que basta desligar o motor e ligar novamente que volta ao normal. Com o AC ligado eh que fica ruim mesmo. Qdo acelero pra fazer uma retomada ele dá umas engasgadas perto de 3.000RPM e eu escuto o relé estalando.
    Ah… Na cidade, se eu desligar e depois de uns 20 min. ligar denovo, pega de primeira e após alguns segundos a rotação cai até morrer. Ligo novamente e fica normal denovo.
    Já troquei bobina, velas e cabos de velas; limpeza de bico e TBI.
    Por favor, algém me ajuda!?!

  70. Geraldo Elias disse:

    Olá amigos
    Tenho um gol power total flex 2005 e está consumindo muito combustivel, enquanto ando na cidade 7 por litro. ninguem até agora descobriu o problema.so falam que esta normal. mas no manual do fabricante consta que o normal seria 13 por litro na cidade. alguem pode me ajudar desvendar esta duvida?

    abraços Geraldo

  71. porfavor me responda porque a ventuinha do meu gol ano 1996 não esta ligando como devo proseder para a ventuinha ligar ja foi verificado o cebolão e a agua e mesmo assim a ventuinha não quer ligar,me ajude a resolver ou entender o problema, muito obrigado desda ja os meus agradecimentos.

  72. Porfavor pesso que me ajude a ventuinha do meu gol ano 1996 cht não esta ligando ja verifiquei o cebolão ea água no painel nada acusa, me ajude a entender como fazer funcionar a ventuinha do mesmo tou sem saber,desde ja o meu agradecimento espero ajuda

  73. Meu carro e ano 1996 gol ja verifiquei a cebolinha da ventuinha ja olhei a água no painel não acusa nada o que pode ta acontesendo e de que forma posso solucionar o problema, me ajude como proseder com o meu carro

  74. helio barbosa quixaba disse:

    caro amigos preciso de ajuda de vocês,,,

    tenho um gol bola cli ano 94/95 que esta queimando o fusivel numero 22,
    começa a pegar e apaga.
    dar partida e não pega mais,,,,
    abraços,,,,,

  75. Fernando garcia disse:

    Olá,tenho um gol 1996 plus cht, nos primeiros minutos de rodagem do meu carro ele apresenta umas engasgadas parece ate que corta o combústivel e depois volta ao normal ate em 3 marcha ele engasga ….gostaria de saber se algum ja passou por isso? e se pode me dar uma ajuda…ja fui em 4 mecanicos e o problema persiste, obrigado

  76. miguel disse:

    tenho uma gaiola com motor 1.6 mi e está acontecendo o sequinte quando liga pega e more depois de insistir tudo fica normal já na trilha o motor morre do nada ao bater arranque ele pega e morre depois de algum tempo sem fazer nada voltou a funcionar combustivel chega na flauta filtro novo motor com dois terras modulo isolado reles isolados não sei mais o que fazer

  77. Coelho disse:

    tenho um gol 1.0 cht e ele pega bem acelera bem mais quando arranco ele logo perde a força ai tenho que apertar a embreagem e acelerar mais quando tento arrancar de novo ocorre o mesmo problema. será que não é carburação?

  78. reinaldo gued disse:

    meu carro parou de pegar na partida no tranco meia volta pega na hora ja troquei bobina cabo de vela agulha do carburador ap 1.8 alcol oque poderia ser?

  79. Adilson disse:

    Tenho um Pointer que ficou parado por muito tempo, Apos troca da bomba de combustivel que engripou e queimou o carro não funciona mais não tem partida já foram efetuados os teste nescessarios e trocadas os principais componentes, a TBi completa foi colocada em outro veiculo e funcionou ,tenho dois modulos que tambem foram testados e não apresentaram problemas em resumo o motor não funciona mesmo injetando o combustivel direto no coletor, não dá trancos ao girar o Distribuidor durante a partida e o mais interessante é que tem Faisca nas velas. Ao que parece é que o combustivel não chega até as velas.
    O ultimo mecanico que apanhou do bichinho disse que poderia se um problema de baixa compressão devido a aneis preso ao cilindro não ocasionado a explosão. Se alguem puder dar alguma sugestão será bem vinda pois todos procedimentos para fazer o motor funcionar já foram feitos, só resta mesmo abrir o motor…….. será mesmo o problema da baixa comprerssão?
    Agrdeço a todos desde já.

  80. Luis disse:

    Bom tenho o seguinte problema tenho uma saveiro 1.6mi 2000/2000 o defeito: quando ela esta frio …ela andar normal….quando esta quente ela não tem força para sair dos lugar já troquei vários sensor e não viro nada….só q ela so apresenta este defeito as vez……o que pode ser …..

  81. Paulo disse:

    Estou com um problema no meu carro, um gol 1000 94 cht, que está com o seguinte problema: ao virar a chave, o carro não injeta gasolina para o carburador, quando tiro o filtro de combustivel antes da bomba de combustivel e faço sucção com a boca, a gasolina vem, qual defeito pode estar acontecendo? Já limpei velas, os componentes da ignição e nada do carro pegar. Peço uma orientação.

    Obrigado

  82. evandro disse:

    olá! li varios comentário e o problema é idêntico ao do meu carro!
    tenho um gol bola 95 e ele apaga do nada, tento fazer ele pegar novamente ele parece que afoga e demora a pegar, quando pega ele solta muita fumaça preta e um cheiro de gasolina crua, também perde a força e engasga na retomada. o problema é intermitente e já fiz quase tudo que podia, só não troquei de carro! troquei sensor de temperatura,bico,relé,motor de passo,sensor de posição de borboleta,verifiquei o fio terra, e a parte eletrica. a bomba ta com a pressão certa. não sei mais o que fazer, se alguem conseguiu resolver o problema por favor me avise!

  83. gerson dias disse:

    Ola amigos!
    O meu problema é o seguinte : Tenho um gol bola 95 e não esta chegando corrente na boia de combustivel aí ela não marca o nivel de combustivel né. já descobri que o fio positivo é um marrom co lista preta mais só nao sei de onde ele vem para descobrir o que esta cortando a corrente já liguei um positivo direto da bateria e o marcador foi lá em sima. e tambem não esta marcando a temperatura mais a ventuinha esta funcionando normalmente.

    GRATO!

  84. Caros amigos, após uma colisão na porta do passageiro, o carro passou por manutenção na Oficina e agora não vem faísca na Bobina de forma alguma. Já olhamos e testamos outro sensor de rotação, Cabos de vela, Bobinas e Módulo com o Code e chaves configurados, mas não vai. Será que vocês podem me dar alguma dica ?

    Grato
    Veículo: Crossfox 1.6 ano 2011/12

  85. Estou com um problema na parte eletrica de um gol motor cht onde ao tirar o cabo da bobina que leva ao distribuidor o mesmo não sai sentelha e não pega ja olhei o rele de potencia os fusiveis entra corrente nos conectores da bobina e o danadinho não pega, se existir aalgum amigo reparador que ja teve esse defeito pela frente sera posivel me dar a dica como resolveu obrigado a todos.

  86. Ana Lúcia disse:

    Estou com um problema no meu carro um Renault CLIO 2000, comprei a alguns dias, só que quando o carro fica exposto ao sol ele não pega de jeito nenhum, tenho que esperar o sol ir embora ai ele pega normalmente, as vezes deixo ele na sombra por até 2 dias sem ligar e quando vou liga-lo ele pega na primeira, mas se o deixo por um momento no sol, mesmo depois de já te-lo ligado ele não pega mais, será que alguém tem uma idéia do que possa ser?

  87. alex disse:

    boa tarde ! meu amigo tenho um gol power 1.6 2006/2007 e ele funciona normalmente mas quando estou andando com ele ele corta o funcionamento e ai apos algum tempo volta a funcionar voce pode me ajudar ja fizemos o teste da bomba de combustivel e nao é a pressao dela esta boa o que pode ser percebi que a hora que ele esquenta que acontece isso.

  88. PAULO EVANDRO DE FARIAS disse:

    Olá, tenho um Gol 1.0 16V ano 98 e sola mas o motor não funciona, verifiquei q falta o pulsso no pino 2 do conector da bobina de inguinição e por isso não á sentelhamento nos cabos de vela, por isso não funciona, gostaria de saber qual a origem desse pulsso, para poder localiza o defeito e se possivel o esquema de ligação, se passa pela caixa de fusivel.
    quando abro a chave chega 12v no pino 1 do conecto da bobina e o pino 3 esta devidamente aterrado, e a bobina já é nova, e de vez em quando o carro funciona acelero e por minutos e depois para e n pega mais.
    Tentei retira o conecto do automatico do motor de partida, imaginando que ao girar a chave de inguinição mesmo sem solar o pulsso aparecesse, mas não aparece e não gera alta tenção, ao reconectar e o motor girar solando apareceu o pulsso e o motor funcionou, e porque mesmo solando normal o pulsso some? essa pergunta responderei se tiver a informação de onde nasce esse pulsso. Muito obrigado pela atenção aguardo resposta.

  89. Tomaz disse:

    Meu carro não tava pegando. Depois que li esta dica fui lá e apertei o relê e o carro funcionou. Fui na loja e paguei 12 reais no relê e troquei. Problema solucionado.
    Este tutorial me fez economizar uma grana.
    Parabéns pelo trabalho.

  90. augusto disse:

    meu carro queimou um cabo de velas e tava acedendo a luz do oleo dai eu coloquei um cabo de velas ja usado. ai ele tava rodando normal mais a luz do oleo acedendo, depois do nada fui sair cm ele e ele nao quis pegar na chave. auguem sabe o motivo sera qe é o cabo de velas ou a oleo???

  91. Pedro Henrique disse:

    SOCORRO AlGUEM…..Meu carro ja trocaram 4 vezes a bomba de combustivel, ja troco os relés, ja troco sistema de distribuição, ja passo na rhaster, a ja fez tudo e faz 7 meses q to com esse problema do nada ele começa a falhar desliga, dependendo num liga mais, dependendo se eseprar ele liga e quando liga as vezes falha ou as vezes volta ao normal, alguem sabe me ajudar to vendendo o gol pq anum aguento mias mais mesmoaq ssim queria resolver!!

  92. Paulo Ricardo disse:

    Boa Noite, tenho um gol 95 CHT 1000 com kit 1.6. O motor sempre funcionou bem mais de uns tempos pra cá está com um problema que ninguém resolve, o motor ao ligar falha muito e quando vc sai com o carro ele acelera e de desacelera sozinho e isso fica até o motor esquentar bem. Já limpei cabeçote, troquei sensor de posição da borboleta, sensor de temperatura, bomba de combustivel, sensor da marcha lenta e até a borboleta, mais não resolveu. Alguém me ajude!!!!

    grato

  93. luis disse:

    ola pessoal to com um problema com meu voyage 83 1.6 alcool ele começou esses dias com um problema de nao subir oleo para comando de valvula ai depois de um certo tempo ligado voltava ao normal o oleo subia para comando ai blz mas só que agora nao sobe mais nem depois de um tempo ligado nao sei oque fazer alguem ai pode me dar uma idea…

  94. Miqueias disse:

    Tenho um carro da marca GOL G3 1.6 Motor AP. ano 99 2000 Completo
    Problemas : Quando da apartida demora pegar estando ele frio ou quente. Reparos Feitos: Troca cabo cabos de velas e as velas, limpeza de bicos e TBI e troca de filtros e nao funcionou. Tambem existi roido na correia POLY V. foram trocados Tensor correia e varios tipos de manutenção no determinado local do ruido. Outro problema: quando passo por poças d’agua a luz indicadora da bateria acende no painel e a direção fica pesada. Pois ja recorri ha varios mecanicos e nao foi solucionado.

  95. david silva disse:

    tenho uma parati 97 1.8 mi dou a partida normal quando o carro esquenta as vezes de bobeira ela morre do a partida ela pega o que fazer ? ja foi limpado os bicos trocado as velas trocados os filtros

  96. Paulo disse:

    Olá!
    Tenho um gol g3 ano 2000, 1.6, 8v, a alcool, motor AP que engasga muito quando frio, depois que esquenta normaliza. Estava sem a valvula termostática, coloquei, melhorou o tempo para esquentar mas continua engasgando muito e consumo elevado, na cidade faz cerca de 5km/l e na BR de 10 a 12km/l. Já fiz limpeza de bico, corpo da borboleta. Passei scanner 2x e não apresentou onde está o defeito. Depois que esquenta, ou seja, depois que ele atinge +/-90º normaliza e o carro não apresenta engasgue. O problema é que toda vez que vou saír tenho que ficar esquentando e isso está incomodando além de aumentar o consumo. O motor foi feito a 1 ano e ainda não rodei 10.000km. Velas, cabos etc, tudo novo. Acredito não ser problema de bomba de combustível, pq o problema só apresenta quando está frio. Ele até anda enquanto frio mas fica engasgando muito. Quando acelero ele engasga que chega travar devido a engasgada que dá, depois anda normalmente. Não sei mais o que fazer! Um mecânico amigo meu me disse que tem como resolver esse problema chipando a central. Pergunto o que devo fazer para resolver esse problema e se chipando a central resolve? Mas eu não quero tirar a originalidade do carro, quero apenas resolver esse problema de engasgue!
    Outro mecânico me disse para chipar o carro para gasolina, ou seja, passar o carro para gasolina apenas chipando ele (a central), mas não sei se posso fazer isso, pois tenho receio de dar problemas no motor haja visto que é motor para alcool e não para gasolina. Tem mecânico que não quer nem saber, fala pra fazer, que não vai dar problema, mas depois a gente faz e se ferra! Alguém poderia me ajudar?
    Obrigado!

  97. Aldair disse:

    Gol CL 1.6 CHT Gasolina Ano 90
    Apaga do nada. se estiver funcionando, diminui a tensão em todo sistema elétrico, se desligar nesse momento, não pega mais na chave. Se apresentar o problema já desligado, ou em repouso, também não vira, como se tivesse sido estacionado com com alguma coisa ligada, como rádio ou farol por exemplo.

  98. Aldair disse:

    Já troquei o alternador.

  99. michel disse:

    caro colega tenho em passat 81 1.8 ap o carro ta bom na lenta fica nos 1000 , dou umas aceleradas
    e ele mantém , mas quando eu ando e coloco no neutro no semafaro , ele cai o q sera …

  100. ALTIERIS disse:

    tenho 1 gol gt 86ap a alcool a bubina esquenta com 20 minutos de funcionamento do motor ja troquei vela cabo de vela tampa do distribuidor rotor bubina bochi e continua o mesmo o q pode ser

  101. carlos disse:

    tenho gol 2001 8v so pegava no gas troquei o motor da bomba de combustivel pegou na gasolina depois nao pegou mais em nenhum combustivel o qie devo fazer

  102. Elvis R.Silva disse:

    Possuo um GOL bola 99 1.6 MI à álcool. Acabei de substituir a bomba de combustível, e de alguns dias pra cá o carro vem andando bem, mas do nada ele apaga dando a impressão de que queimou a bomba de combustível. Após alguns minutos aciono a chave novamente e ele volta a funcionar. O que pode esta acontecendo?? Obrigado!!

  103. FELIPE disse:

    Gol MI 97/98, andando com o funcionamento do motor perfeito, mais derrepente apaga, eu do a partida e ele não pega, ai espero mais ou menos 1 minuto e ele pega normal como se nada tivesse acontecido. O problema é que ele não tem hora para acontecer. Já troquei a bomba de combustivel e filtro, o carro tem alarme acho que pode ser pois o alarme parou de funcionar e ainda nao tirei ele. ALGUEM TEM ALGUMA DICA???????? ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!

  104. marcelo disse:

    tenho um escort europeu ano 96 monoponto.acontece que quando ligo de manhã ele pega e logo a seguir desliga,tenho que ligar novamente e ele firma,mais acontece que ele sem esquentar passa para o gnv,na gasolina ele mantem uma rotação acima de 1.100 rpm e depois quando esta quente e que começa a estabilizar,mais quando saio com ele fica mantendo a aceleração em 1.100 rpm, e quando esta na gasolina fica saindo cheiro forte na descarga,ja troquei vela ,cabo de vela o motor de passe ja foi testado pelo mecanico e nada adiantou.peço orientaçaõ

  105. leonardo bernardo disse:

    Tenho um Voyage 87 motor AP 1.8, esta quase me deixando maluco, ele não roda nem um mes sem dar problema, já troquei algumas pçs e nada, ele costuma ficar uma semana sem dar problema,mas na hora que mais preciso ele não funciona, pode bater a chave à-vontade, com isso ele só afoga, agora o mecânico pediu para trocar a caixa de inginição, tentamos colocar uma paralela, e nada!!! Como compramos a paralela condicional, retiramos novamente para devolver, e colocamos a antiga, e o carro funcionou só que não tenho confiança nele, pois posso desligar ele e ele não funcionar mais o que devo fazer?

  106. charles disse:

    Tenho um gol 1.6 ap, adaptado em um gol chaleira, troquei o oleo, filtro de oleo, filtro do combustivel os dois, jogo de junta do carburador, enfim, tudo para parar de “engasgar, falhar” mas agora ele funciona, e sai uma fumaça pela entrada de ar, em cima do cabeçote, me descupe a ignorancia, nao sei explicar bem, mas eh uma entrada que tem acesso direto ao filtro de ar por uma mangueira. enfim, sai muita fumaça e fede, oq eu faço ? agradeço desde ja pela ajuda. Charleas

  107. tiago disse:

    quando estou com meu gol cht 1.0 em alta rotaçao ele começa a engasgar parecendo falta de combustivel ai eu dou uma pedalada ele injeta so que volta a engasgar

  108. tiago disse:

    e outra coisa isso e mais frequente quando eu chego aos 110 km ele chega morre so que depois de um tempo volta ao normal se eu acelerar pouco ele nao faz

  109. josé mário disse:

    parati ano95 motor ap 1.6 . tem dificuldade de pegar de manha motor frio, esquentou o motor , sem problema, este carro não e injeção eletronica . E sim ignição eletronica, carburação ja foi verificada . estamos pensando em problema eletrico, sendo que o motor quecido o problema acaba, aproximadamente 5 a 6 horas o carro parado o problema volta .

  110. boa noite, qual a medida de um cabeçote do gti 2000 132 mm é uma medida boa ainda

  111. Matuzalém disse:

    Gostaria que me ajudasse meu carro ficou 1 ano parado apos sofrer uma colisão de frente com outro fiz toda a funilaria e mecanica. Mas hoje ele apresenta um problema que ninguem consegue descobrir, de manhã ele funciona normal a noite tambem mas a tarde quando pega muito o calor do sol ele perde a força não passa da velocidade de 20KM MAS NAO APAGA SO PERDE A FORÇA E SO DEPOIS QUE EU DEIXO ELE NA SOMBRA QUE ELE VOLTA A FUNCIONAR NORMAL .
    O QUE FAZER ME AJUDE NESSA
    DEUS O ABENÇOE

  112. Vinicius disse:

    Caros amigos da Dicas Mecânicas , tenho um chevette 88 SL gasolina , mas estou com um problema , eu ligo ele e quando eu piso fundo no pedal do acelerador ele fica super acelerado , não é a lenta pois ela esta toda para fora , isso aconteceu depois que eu fui limpar o carburador , por favor se alguém puder me ajudar vlw galera .

  113. Vinicius Charles disse:

    Tenho um fox 1.0, 2003 a gasolina, quando o dia está quente ele não pega. e também quando fica exposto ao sol, de manhã quando vou sair ele pega normalmente mas se deixo ele exposto ao sol ou ele não pega ou tenho que insistir muito para ele pegar, o que será? Já troquei vela, cabos de vela, limpei bicos, troquei bobina e ele não melhorou. “Dica” ele está injetando cerca de oito segundos seguidos. Já levei em umas dez oficinas e ninguém solucionou o problema, podendo me ajudar, de agradeço.

  114. Yan disse:

    Tenho um gol bola 2003 – 1.0 – 8V, está acontecendo comigo o seguinte, estou andando normalmente, do nada o carro para, parecendo que corta o combustível, tento ligar o carro mais o carro não funciona, no outro dia o carro pega perfeitamente como se tivesse acontecido nada……..alguem pode me ajudar

  115. marlon disse:

    Pessoal estou com um problemao aqui com meu bolinha 95 alcool
    Ele anda falhando em baixa rotacao…….ai quando pisa no acelerador ele engasga e demora a desenvolver…..e hoje dei partida nele pegou bem ate…..ai fui arrancar e ele se falhou e apagou….depois disso nao quiz pegar mais….virei arranque ate matar a bateria e nao pegou….injetei gasolina e msmo assim nao pegou…so dava uns estouro ja levei no mecanico ele passou no scanner e nada detecou me ajudem obrigado

  116. marlon disse:

    o motor é ap e monoponto

  117. Ivania disse:

    Ola estou com uma parati 1.6 mi 97 na minha oficina: cliente disse que apagou na rua e não pegou mais. Ja fizemos varios testes e nada de resolver, ela agora pega redondinha anda ate bem, porem quando desliga afoga e não pega mais. (cabos, velas, bomba de comb, reles todos ja aferidos) por favor preciso de uma luz.

    • Guilherme Lopes disse:

      Ivania,
      já foi conferido se o regulador de pressão não esta com a tomada de vacuo furada? Quando esta peça esta danificada, a gasolina passa por este furo e vai direto para admissão afogando o carro principalmente em partidas com o motor quente.

  118. jsilvanio disse:

    ola eu tenho um passat alemao 2003 2.8 v6 e ele a primeira partida ele pega bem depois ele quando fica quente da a partida e ele corta a centelha e a corrente dos bicos espera alguns minutos e pega novamente oq pode ser isto

  119. naldo disse:

    amigo boa tarde tenho um Gol cl 1.8 mi ele ta com um problema quando passo de 130km a temperatura passa do meio ae eu folgo o pé do acelerado ele volta o normal o que deve ser ?

  120. tenho um gol bola CLI 1996, acontece o seguinte com o carro , eu saio com ele normalmente,paro e as vezes quando vou dar partida ele não funciona e acendem todas as luzes do painel e motor não chega a virar pega se der um tranco , e depois de algumas horas ele viro a chave ele pega normalmente .
    Já levei o carro em diversos auto elétricos e não conseguem achar o defeito , já mexeram no motor de arranque , trocaram o comutador fiz um uma adaptação com rele para ajudar dar a partida , e isso então peço a ajuda de alguém para resolver esse problema pois quando mais preciso do carro ele me deixa na mão , não sei mais o que fazer.

  121. edson disse:

    olá pessoal, preciso de ajuda se alguem sabe me informa…tenho um gol g4 1.0 2006 pw e acabou de ser retificado e apareceu um problema com ele, liga normalmente e ao passar um tempo, que ando uns 8 km e ser paro em algum luga e desligo ele não pega…o que sera?

  122. Luciano luiz disse:

    Tenho gol bola 95 motor ap 1.6 8v,a quase um ano o motor faz um barulho tipo batendo sempre,só que não esta fumando,não baixa oléo fora do normal e não perde potencia,ainda é bastante economico,ja me disseram varios tipos de problemas,pistoes gastos,valvulas e tuchos,queria saber qual seria mais provavel,ou sera que precisa fazer o motor todo,ou tentar resolver o problema isolado,como a maioria dos mecanicos falaram?obrigado.

  123. jameson disse:

    o´la pessoal tenho um gol 1.6 ap power 2007, e quando ligo pela manha ele perde rotção e morre, fica assim por varias vezes , ando alguns klm com ele assim e depois fica normal, logo deposi continua a baixa rotação e morre. troquei o sensor de borboleta e continuo a fazer o mecanico indicou desligar a bateria e depois de 24 hrs religar a bateria ligar o painel por uns 30 segundos deligar a chave e ligar denovo por uns 30 segundo e depois ligar….. vou fazer isso amanha e se continuar a fazer o mesmo problema ……… o q devo fazer se alguem teve um problema desse pode me ajudar que é horrivel isso….

  124. eliel fernando disse:

    oi pessoal tenho um gol 1.6 mi 98 completo o defeito é o seguinte o carro quando ta frio é uma beleza mais quando ele dispara a ventoinha 2 vezes comesa a fica fraco sem arrancada da varios buracos nas trocas de macha ,principalmente em subidas, se vc para numa subida e for sai ele ñ sai de vez da um buaraco na assecelaraçao e depois concegue ir mais so quente q faz isso ja foi limpado os bicos medido a praçao de bomba ponto da correia dentada ,cabos de vela e vela çao novos igniçao tudo novo e catalizador tbm novo passado, o aparenho e ñ tem um unico sensor fora da faixa detale entrigante passando a pistola de ponto no carro ele so asseita com 15 graus ou mais se colocar 10 graus q seria o serto para o carro ele ñ sai nem do luga alguen me ajuda por-favor ha outra coisa quando ligo o ar-condicionado ele da menos buracos na assecelaraçoa mais se para numa subida continua bem fraco desde ja agradeço quem puder me ajuda se descobri o defeito falo pra vcs abraços fiquem com deus….

  125. paulo disse:

    Tenho um Fox Route 2008 nunca deu defeito, mas agora pintou,e eu preciso humildemente da ajuda dos nossos amigos. Pois, meu Carro parou. A bomba de combustível ta funcionando normalmente foi testada, quando vira a chave o painel ta normal, ele quer ligar mais não vai gasolina, troquei todos os fusíveis não adiantou nada. Liguei a bomba com um fio alternativo direto da bateria para bomba (com toda a segurança) o carro funcionou normal, mas, quando desfaz o procedimento e volta o normal o motor não vira. Testei a corrente no conector da bomba não tem corrente alguma. 9Vou dar um exemplo é como se tivesse alguma coisa que cortasse o combustível tipo anti furto ta ligado). Preciso da ajuda dos nossos paceiros e amigos abraços. obs. tenho alarme pósitron mais esta sem a trava só funciona o botão do chaveiro o antifurto é desativado não sei se tem relação.

  126. paulo disse:

    Ai galera! Boa, da uma dica ai por favor, a pergunta é, onde esta localizado o relé da bomba de combustível do fox 2008. Alguém tem o numero dele, se tem manda pra mim, desde já agradeço.

  127. Matheus disse:

    Bom dia, tenho um Gol 1998 1.8 motor AP, toda vez que o dia fica nublado(úmido) ou chove, é difícil de pegar, e quando pega, ele fica cortando bastante, até que morre e tem que ficar varias vezes dando partida até ele pegar, o que pode ser?

  128. edvaldo melo silva disse:

    oi boa noite tenho um gol bola 95 motor cht to com um problema nele q ningm consegui resolver todos os lugares q eu fui só trocam as peças e eu gasto muito mais nao resolve o problema , bom é assim ele falha muito em lenta e tbm todas as vzs q piso na embregm ele afoga ou q eu ligo ele ele funciona por um instante e afoga falha muito, ja foi trocados todos os sensores cabos e velas tampa e rotor bubina e continua o msmo algm pode m ajudar agradeço desde já

  129. edvaldo melo silva disse:

    e tbm colocando ai foi feito o motor dele a um ano atraz e a uma smn trokei até a valvula termostastica nisto ele andou bm por tres dias parecia até outro carro mais ai volto o problema de novo falaram p mim q pode ser problema no xicóte mais bom preciso de respostas concretas

  130. LEANDRO disse:

    leandro. ola pessoal tenho um gol 97 mi o motor de arranque funciona mas o carro nao que pegar o que sera, por favor me ajudem.

  131. Maria do carmo disse:

    Tenho um voyage 2009/2010 1.6 Alguns meses atras ele começou com um problema de nao querer pegar pela manha , pela tarde , so queria pegar a base do empurrão ,eu tinha que girar a chave umas três ou quatro vezes para poder pegar , em janeiro 2013 levei ele para o mecânico olhar , ele trocou : carbo,filtro de ar,filtro de combustível,fez limpeza de bico, trocou jogo de vela, anti chama, e o óleo do motor, quando foi agora em maio 2013 cinco meses dps, o carro começou o mesmo problema ai ele trocou :carbo,filtro de ar,filtro de oleo,oleo do motor, anti chama, e fez a regulagem do motor ele ja verificou se é a bateria mas nao é a bateria esta em boas condições , so queria saber se alguém aqui ja esteve com o mesmo problema e nao resolvel ,ou se resolvel de outra forma trocando outras peças etc. detalhe ele me mostrou fotos que o carro esta jogando oleo para fora e nao sei o que fazer , aguem ai pode me ajudar ?

  132. pls disse:

    boa noite,tenho um gol 92 quadrado motorCHT 1.6,quando está frio a lenta funciona normalmente,mas assim que esquenta um pouquinho ele acelera e fica açelerado,grato

  133. ivan disse:

    tenho um gol bola 96 1.6 cli (um bico só), e ele estava cortando, um eletricicista, mandou que eu trocasse sensor de temperatura, rele de injeção (embaixo do painel lado passageiro), sensor do corpo de borboleta, eu troquei, ficou uns dias um pouco melhor, mas com uma semana, o carro voltar a apresentar o defeito, o carro está andando normalmente qdo piso um pouco mais fundo ele desacelera dando solavancos, então tiro o pé um pouco e cutuco de novo e fico desse jeito, cortando e firmando, as vezes ele firma e vai embora, e o consumo está altissímo, e observando por baixo percebi que o escapamento está trincado no coletor , entre o segundo e o terceiro duto do escape que sai do do cabeçote, seria esse o meu problema? ou somente isso não seria o suficiente p ocasionar este defeito? ah, e agora tem um rele fazendo click, click o tempo todo, em baixo do painel, tbém do lado do passageiro, mas não é o da injeção, é o do lado.Alguém pode me ajudar?

  134. Tiago disse:

    Olá, tenho um VW Gol 2005 1.6 motor AP ele esta com problema de funcionamento, na lenta fica oscilando a aceleração chegando a morrer, quando esta transitando costuma perder força. Já foi rastreado e não descobriu nada, foi trocado velas, cabo de velas, sonda lambda, limpeza dos bicos, bomba de combustível e nada resolveu, peço ajuda dos senhores para me informar se conhecem a solução.

    Att

  135. massai barreto disse:

    oi… tenho um gol 1.6 ap 97/98, meu mecanico fez o motor duas vezes e nao resolveu o motor bateu a tereira vez por falta de lubrificaçao pricipalmente na quarta biela e a borracha do filtro de oleo foge do lugar e o oleo sai todo, o que fazer ? onde sera o poblema.

  136. Lea disse:

    Ola meu gol 1.0 at 8v esta batendo biela, cuanto custa arrumar…

  137. Josué marcos disse:

    Boa noite!

    Tenho um escort sapão 1993 carburação estou andando ele desliga o motor sozinho injeto gasolina pelo o injetor mais não pega, já troquei a Bubina ,troquei o carburador ,fui até o auto elétrico verificou a afiação mais não encontrou nada .
    levei até o mecânico também informou que o motor esta ok, sempre apagar quando o carro esta quente ,suspeito que seja o sensor Hall,alguém pode me ajudar.

  138. Tenho uma saveiro 2001 g3 1.8 e ela esta consumindo de mais com 50 reais de gasolina ela só fais 40km

  139. ed Silva disse:

    Olá bom dia,meu carro Palio 2003 1.0 durante uma lavagem no motor o modulo foi molhado dai o carro não queria pegar,após limpar e secar passou a funcionar mas ,no dia seguinte começou apresentar alguns problemas dai foi feito um rastreamento e foi notado a saida queimada mas ta dando partida só que a ventuinha não funcionava ai o mecanico instalou uma cebolinha e passou a funcionar,mas ta com outro problema quando desligo o caro a bomba do tanque de gasolina continua funcionando dai o mecanico sugeriu instalar outra cebolinha,eu gostaria de saber se esta instalação não pode prejudicar meu carro. Tambem foi sugerido levar a um chaveiro para ele recuperar o modulo,mas pelo preço que estão cobrando acredito melhor comprar um novo mas no momento não é possivel gostaria de saber se posso instalar outra cebolinha até poder comprar outro modulo.Agradeço

    • ed Silva disse:

      Olá ainda aguardando resposta mas incluo aqui gostaria de sabver se é possivel recuperar o modulo quando apresenta estes problemas se é seguro

  140. eduardo disse:

    Tenho Gol GTI 16v 2000 g3 ele esta funcionando quando ve apaga ficando sem corrente nas velas e dando alarme sensor de rotação já troquei duas vezes sensor de rotação inclusive ultima vez coloquei original e o problema continua apaga parace que tem corta corrente aguem pode me ajudar so volta a funcionar retirando os 3 reles que fica em baixo do porta luvas e recolocando novamente inclusive tambem já substitui os reles ..

  141. Coaraci junior disse:

    Boa noite,

    Possuo um gol g4 1.6 ap power ano 2006/2006, ele está apagando em movimento ou parado em ponto morto. A qualquer temperatura o motor desliga, percebo que antes de apagar o motor ele fica amarrado, como se estivesse pesado o carro até q o motor desliga. Porem as luzes dos faróis ficam acesas, o som tbm. Percebo tambem q antes de apagar e a rotação zerar ele dá umas engasgadas, como se morresse em movimento e conseguisse pegar “no tombo”. Só q depois dessas falhas o carro começa a morrer. Quando morre a primeira vez, é so desligar a chave e ligar de imediato q responde. Porém, da segunda em diante tenho q esperar um certo tempo para q ele pegue. Já troquei os cabos de vela, as velas, os filtros de óleo, combustivel e ar, foi feito a limpeza do bico, bomba de combustivel. Além disso td, ele apresenta um atraso para responder a aceleração. foi realizado os testes com o manômetro, testes com o programa Rashter Pc e nada encontrado. O carro ficou das 9h as 17h ligado, não morreu e nada foi detectado… Foram descartadas a possibilidade de ser bomba de combustível e sensores.
    OBS: qdo o motor morre os ponteiros caem, mas as luzes indicativas não acendem. so depois q paro totalmente o carro q as luzes do painel acendem.

  142. celio disse:

    tenho um gol ano 1994 motor ap 1.6 .ja troquei os cabo de vela , as velas a bobina.mesmo assim o carro da problema.saio com o dou partida dou partida normalmente ando uns três quilometros e ae começa a falhar muito ,teve vezes de até parar.ae quando o carro esfria o motor liga normalmente.gostaria que tivesse uma alma boa pra resolver meu problema!!!!desde de já agradeço!!

  143. Rogerio disse:

    Boa tarde,

    Tenho um gol ano 93, motor 1.6 CHT, à gasolina, e o problema é que o motor está superaquecendo demais, acredito não ser normal, ao contrário do que me foi informado.
    Obs: Toda parte mecânica foi refeita. Agradeço se tiver alguma ajuda.

  144. Alan Ap disse:

    Olá, tenho um Gol G IV 1.0, este quando está com o motor normal funciona e consigo andar sem problema algum. Entretanto, quando ando com ele e o motor esquenta, se desligar não funciona mais até o motor esfriar por cerca de 30 minutos. Ele até funciona se logo que desligar, ligar novamente, mas fica oscilando e pipocando a aceleração e o pedal do acelerador não responde, quando responde ou o carro morre ou acelera falhando muito. Alguma dica sobre o que pode ser o problema, pois limpeza de bico já foi feita, troca de cabos de vela. Será que pode ser alguma peça eletrica?

  145. Fernando Schieferdecker disse:

    Tenho um Gol CL 94 CHT 1.6, esta com dificuldade na partida quando frio, após ter ligado o carro e sair com ele, e quando chego ao meu destino paro o carro e desligo, cerca de 4 horas depois vou eligo ele pega na primeira, agora se ficar de um dia para outro tem dificuldade na partida

  146. marcelo disse:

    oi por favor alguem me da uma dica tenho um gol 94 cht ele so fica com 1 cilindro funcionando parece que o escapamento ta no carburador nao sei o que fazer mais

  147. bom dia, tenho um gol 95 1.6 1 bico só, deu um problema e ferveu o cabeçote, foi trocado o cabeçote pois o cara da retifica falou que as guias das valvúlas estavam gastas, ai colocou um cabeçote recondicionado meu carro ficou amarrado não tinha força, e gastando muito combustivel, por ex antes ele fazia 12, 13 km por litro agora faz 7, 8 no max, ai entrei em contato com a retifica novamente expliquei o que esta acontecendo, trocaram novamente o cabeçote por outro cabeçote não recondicionado, continua a mesma coisa com um pouco mais de força e gastando muito o que pode ser?

  148. Piter disse:

    gostaria de saber se a bomba de combustivel do gol GTI serve no gol 1.6? pois estava pensando em trocar a bomba do meu 1.6 ele esta ficando fraco , e não faz muito tempo que troquei a bomba…poderia me esclarecer essa duvida???

  149. jorge luiz mendes de almeida disse:

    tenho um gol g4 2009 funciona normalmente mas derepente para e não dá partida mais será o mesmo caso do relé de potencia foi substituido a bomba e continuou a avaria , fiz a troca da bobina e cabos de vela , limpeza de bicos , me ajudem por favor .

  150. humberto disse:

    Tenho uma parati 1.6 motor ap ano 95/96 ela esta passando alcool para o oleo de motor, e so trocar a bomba de combustivel q ue para mas nao demora um mes ela queima a bomba de combustivel de novo voltando passar alcool para o oleo, ja fizemos o teste no carburador e ja levamos em varios mecanicos e nao conseguimos resolver o problema se alguem souber me ajude por favor.

  151. Rodolfo disse:

    Olá Amigo. Sou mecânico e na minha oficina estou tendo problemas com um VW Fox /1.6 / 2006
    sistema de injeção ME7.5.10. Esse carro chegou até mim falhando e apresentando problemas. Troquei a bobina e inicialmente o carro ficou bom só que depois de um tempo ele morre e não pega mais, ai depois pega de novo. Agora ele morreu e não pega mais. A bobina não gera centelha e já troquei o sensor de rotação e verifiquei se está chegando o positivo na bobina e verifiquei os fusiveis e está tudo ok.
    Você poderia me ajudar? OBRIGADO

  152. Angela Patricia Mochiutte da silva disse:

    tenho uma saveiro 2000 e tem um problema ela tem dia que fica uns dois dia sem dar defeito tem dia que ela fica no sol e ela apaga a quilometrage do paineu enao pega so pega e afoga so pega na hora que ele asende a quilometragem oque pode ser

  153. João - Avaré disse:

    Boa noite amigo.
    Creio que vc resolveu meu problema. Meu Gol 96 as vezes não pegava (mas dava partida). O eletricista me desligou o alarme (para testar). E o mecânico trocou a bobina (para testar). Não resolveu. Percebi que não ligava a bomba e na partida não gerava faíscas no cabo para o distribuidor. Navegando na internet, cai aqui no seu site.
    Retirando o relê, percebi que haviam soldas com mau contato. As resoldei, e aparentemente o defeito foi resolvido. Vc aconselha trocar este relê? Sei que pelo uso constante, os contatos se desgastam.
    Um abraço e muito obrigado.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: