Sistemas de injeção eletrônica Bosch (2º parte)

Publicado por Guilherme Lopes 

No ultimo post do Dicas Mecânicas demos inicio a uma serie de artigos sobre os sistemas de injeção eletrônica que foram desenvolvidos pela Bosch. Neste capitula vamos falar sobre mais três sistemas Bosch, mas se você ainda não leu a primeira parte deste artigo clique no link a baixo:

Sistemas de Injeção Eletrônica Bosch (1° parte)

central motronic

Sistema Motronic

O sistema de injeção Motronic é um sistema que trabalha com uma válvula injetora para cada cilindro, ou seja, é um sistema multiponto. Diferentemente do LE-Jetronic que comanda somente a parte de injeção de combustível, a Monotronic tem incorporada a sua unidade de comando o controle do sistema de ignição e utiliza de sonda lambda para efetuar a regulagem da relação Ar/Combustível.

O sistema Monotronic é 100 % digital e vem com com a lâmpada indicadora de avarias e uma memoria de adaptabilidade, os carros com este modelo de U.C.E. que não vem com distribuidor  tem seu centelhamento comandado pela central que calcula o memento certo de liberar a centelha com base nos parâmetros do sensor de rotação. O Motronic também vem com o comando da válvula de  canister, que faz o reaproveitamento dos gases provenientes do tanque de combustível, fazendo com que o nível de poluição diminua.

Sistema Mono Motronic

No sistema Mono Motronic a existe somente um bico injetor para todos os cilindros, e o combustível e injetado no coletor de admissão.

O corpo de borboleta é uma das partes mais fundamentais quando o sistema utilizado é o Mono Motronic, pois é nela que vai o bico injetor, atuador de marcha lenta, sensor da borboleta, sensor de temperatura do ar, componentes estes que são importantíssimos para o bom funcionamento do motor. Esta central também e responsável pelo sistema de ignição sendo que o que difere o Motronic do Mono Motronic é a quantidade de bicos injetores.

Sistema Motronic ME7

No sistema Motronic ME7 o que chama mais atenção é o fato da aceleração ser efetuada através de uma borboleta de comando eletrônico, o famoso acelerador Eletrônico (Driver By Wire), e a “regulagem” do funcionamento do motor ser feita baseada no torque, ajustando assim os parâmetros de todo o sistema de injeção e ignição.

Ao pisar no pedal do acelerador e com informações adicionais de outros sistemas do carro como: ar-condicionado, ABS, eletroventilador do radiador e outros, a central ME7 interpreta a intensão do motorista e determinada o torque necessário para satisfazer a necessidade do mesmo, definindo assim a estratégia a ser usada pelo o sistema de ignição e injeção, para que o motor tenha o desempenho esperado.

Por fazer uso de uma estrutura modular de software e hardware o ME7 pode ser configurado de acordo com a necessidade de cada carro. O uso do sistema de acelerador eletrônico reduz o consumo de combustível do motor além de melhorar e muito a dirigibilidade do veiculo.

No próximo e ultimo capitulo desta serie vamos saber um pouco mais sobre os sistemas mais modernos lançados pela Bosch.

Mais Comentadas

Este artigo foi arquivado em Bosch,injeção eletrônica,Materias

Comentários

11 Comentários para “Sistemas de injeção eletrônica Bosch (2º parte)”
  1. marcone disse:

    FIESTA NAO JOGA SENTEILHA NA VELAS JA TESTEIO SENSOR DE ROTAÇAO ESTA PEFEITO TEM CORRENTE NA BOBINA DE SENTEILHA SENTRALINA ESTA BOA

  2. douglas disse:

    oi tenho um gol g3 2005 1.0 8v totalflex vem apresentando defeio logo de manha para ligar o mesmo fica repicando demora pra pegar e as vezes nem pega, mas quando consigo liga-lo o mesmo depois de uima boa acelerada pegar facilmente nunca utilizei alcool no mesmo cuido muito bem da sua manutenção, levei num mecanico e ao passar o rastreador acusou que era a centralina de injeção, gostaria de saber se pode ser isso mesmo, se posso confiar no rastreador e se adianta trocar a centralina pois nao sei se pode ser defeito numa outra peça mecanica que esteja desregulando a centralina.

    obrigado aguardo a resposta.

    • Bonnytec disse:

      Olá Douglas! Para que você fique mais tranquilo vá a outras oficinas e faça orçamentos, pergunte por que está ocorrendo o problema. Verifique se todas as oficinas visitadas falam a mesma coisa. E procure saber qual é a garantia lembrado que cada diagnóstico tem que ser descrito com todos os detalhes no orçamento, onde você assina concordando com a execução do serviço. Verifique se a oficina emite nota fiscal, pois será com a mesma que você poderá reclamar seus direitos como consumidor caso o carro venha dar problemas dentro do prazo de garantia.
      Você está coberto de razão ao suspeitar de um diagnóstico, pois nem sempre uma resposta dada por um scanner é causado por um determinado sensor ou atuador ou até mesmo o módulo. Boa sorte!

  3. Claudio Sales disse:

    OLÁ TENHO UM PALIO ANO 2000 COM MOTOR 1.0 E QUANDO ELE ESQUENTA COM POUCOS MINUTOS DEPOIS DE LIGADO ELE MORRE APAGA O MOTOR AS VEZES QUANDO DA PARTIDA DE NOVO ELE LOGO FUNCIONA E ASVEZES TEM QUE ESPERAR UNS 30 MINUTOS PARA ELE ESFRIAR MAS LOGO DEPOIS APRESENTA O MESMO DEFEITO DE NOVO.

    POR FAVOR ME AJUDEM

  4. Marcelo Campos disse:

    ola ,tenho um gol g3 2001 1.8 gasolina ,ele apresentava defeito na hora de liga ,dai quando ligava ele saia um pouco de fumaça do escape mas depois ficava normal ,quando arranca ele da uma falhada .ai eu troquei vela ,cabos de vela ,rotor ,tampa do rotor ,limpei os bico ,fico bem melhor,anda mais .mas ainda quando arranca ele ele falha parece que vai morre e ele gasta demais ta fazendo 4.6 por litro quando comprei ele fazia 10 cara tem alguma dica pra mim o q eu posso manda ve.muito obrigado aguardo resposta

  5. es. com um grande plobl. em minha ofic. cfa 16 1.6 val o mesmo nao sai sinal na dis.mem para os bicos ja subis. distribuidor comple e assim mesmo nao tem sinal o sistema nao trabalha com rotacao saida do distribuidor 4 fios sendo pos ok negaivo ok fio sinal bicos n fio sinal bomba bobina ok modulo de poencia ok mais nao em faisca ja estou pens que pode ser a central cm ploblema na sendo um carro comum para se ver andado pelas ruas fica dificil de execuar ouros testes se alguem iver uma solucao me informe fico grato desde ja abss…

  6. Milian Auto Peças disse:

    Bom dia, estamos com um comando eletrônico da bosch cuja a referência é 9.140.010.071 e não sabemos informar de qual carro é, você me responder de qual carro seria? Grata.

  7. marcelo cavalcanti disse:

    ola tenho uma omega suprema com a luz de injecao acesa e o veiculo nao pega eu troquei o modulo de injecao só que veio com o no final diferente isso muda o numeral é 0261200368 e o que eu coloquei é 061200376
    alguem tem alguma sujestao grato

  8. mateus disse:

    Boa noite e por que tenho um gol g2 16v e ele ta pesado para pega na hora da partida e tbm tem um bico quebrado so que eu acho que o meus cabo de vela tbm pode ta trocado a posição e tbm as velas sao novas sera que pode se a tampa do distribuidor,alguem pode me ajudar obrigado.

  9. Celso disse:

    Gostaria de saber se um motor que apresenta sintomas de estar precisando de ser retificado o mesmo fica sem marcha lenta ( acelerado ) e não tem regulagem, só após o referido reparo no motor ( retificar o mesmo ) gostaria de saber se procede a informação.

  10. Adilson disse:

    Bom dia tenho uma parati 16 v. turbo c/ injeção motronic 23.02.01 e o fio vermelho do sensor de velocidade que entra no modulo soltou-se , e parou de funcionar o velocimetro, e o problema é saber em qual daqueles pinos o fio entra?

    Att. Dilson

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: