Sistemas de Injeção Eletrônica Bosch (1° parte)

Publicado por Guilherme Lopes 

A Bosch é uma das pioneiras no desenvolvimento de sistemas para injeção eletrônica baseando em mais de 100 anos de pesquisas, o que assegurou para a Bosch a liderança do mercado no seguimento de injeção eletrônica. Por ter esta importância na historia automobilística  nós do Dicas Mecânicas resolvemos iniciar uma serie de artigos sobre os sistemas de injeção eletrônica fabricadas por esta incrível empresa a Bosch.

Você pode obter mais informações sobre o funcionamento da Injeção eletrônica nos links a Baixo:

Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Estratégia de Funcionamento (parte1)

Conceitos básicos de Injeção Eletrônica: Sensores (parte 2)

injeção eletronica

Tipos de Injeção Eletrônica

Basicamente existe dois tipos de sistemas de injeção eletrônica, vou dar um breve descrição dos modelos pois o intuito da serie não é os tipos de injeção disponíveis mais sim os sistemas que a Bosch desenvolve.

Monoponto: O sistema monoponto se destaca por ter somente uma válvula injetora para todos os cilindro do motor.

Multiponto: No sistema multiponto existe um bico injetor de combustível para cada cilindro do motor.

Sistemas de Injeção Eletrônica Bosch

Sistema LE-Jetronic

No sistema LE-jetronic o combustível é injetado no coletor de admissão por um comando eletrônico, que fornece para o motor a quanri9dade de combustível exata para suprir a necessidade dos diversos regimes de funcionamento do motor.

A central LE-jetronic recebe sinais com informações precisar, sobre as condições de funcionamento do motor, estes sinais são provenientes de vários sensores que estão espalhados por diversas localidades do motor. De posse destas informações a unidade de comando  calcula adequadamente o tempo de injeção, também conhecido como TI, este comando e feito por um sinal elétrico direcionado para as válvulas injetoras.

Na U.C.E. com sistema LE-jetronic os bicos injetores são acionados todos ao mesmo tempo, ou seja, simultaneamente.Este é um sistema de injeção analógico, sendo que isso o impossibilita de guardar em sua memoria possíveis erros que possam ocorrer no sistema.

A LE-Jetronic não possui lâmpada de anomalias e o sistema controla apenas o sistema de combustível.

No próximo texto da serie vamos conhecer os sistemas:Motronic, Mono Motronic, Motronic ME 7.

Ate mais…

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Bosch,injeção eletrônica,Materias

Comentários

42 Comentários para “Sistemas de Injeção Eletrônica Bosch (1° parte)”
  1. douglas o. borges disse:

    tenho um fiat tipo 1.6 mpi 96,ele tem dificuldade para dar partida a frio,ele demora para pegar e quando pega o motor fica balançando ate firmar, ja foi trocado as velas,os cabos de velas,a bobina de ignição,feito limpeza nos bicos de ingeção,verificado a pressão da bomba de combustivel e ainda assim não resolveu,o que devo fazer, OBRIGADO

    • Leônidas mota rocha disse:

      Possibilidade de falha Tipo 1.6 válvula de temperatura da água de arrefecimento com defeito.
      Sensor de temperatura do ar.pressão de combustível baixa.

  2. Alexandre disse:

    Cara nao to conseguindo ajustar o tempo de injeção da kombi, quando ando nela fica dando umas cortadas sem desenvouver fica pinotando passo o rastreador ele acusa (COD:561-falha no ajustamento da mistura)o q devo fezer?

  3. Vinicius disse:

    Como fazer para certificar que o medidor de fluxo de ar instalado no carro esta correto.Dados Santana Sport ano 93,tipo de injeção LE-Jetronic,câmbio manual,gasolina,o P/N instalado é 0280202136.

    • Guilherme Lopes disse:

      Vinicius,
      o melhor é ter em mão um catalogo de peças e confirmar se o numero original bate com o fornecido pelo catalogo.
      fazendo uma pesquisa na internet você vai encontrar muitos catalogs disponiveis para pesquisa.

  4. Sueli disse:

    Boa tarde,

    Tenho um tipo 1.6 injeção eletronica, te duas coisas que ainda nenhum mecanico conseguiu descobrir para mim… São os seguintes, dentro do carro cheira a dioxido de carboni( gasolina queimada) e o outro problema tem um luz vermelha da no painel da injeção que demora algumas horas quando eu ando derrepente ela acende.

    Se poderem me dar uma dica eu agradeço aguardo seu retorno.

  5. Jose Antonio disse:

    Bom dia !
    Tenho um Tipo 1.6ie, que interrompeu dirrepente como se tivesse faltando gasolina, então trocamos o refil da bomba ,diafragma ai não quis pegar mais, não esta injetando gasolina no bico quando tiramos o bico e cai um pouco de gasolina no tbi ele pega e depois apaga, ja verifiquei o terra do modulo, a bomba esta jogando gasolina normal, ja testei os senssores.
    Alguem pode me ajudar?

    • claudinei caciolato disse:

      verifique se a bomba de combustivel esta com as polaridades envertida, positivo com negativo.
      abraços.

    • Jose Antonio disse:

      Ja passei por isso, ao trocar o refil da bomba, fazendo teste p/descobrir o defeito ivertemos os dois reles da bomba e iguinição que fica um ao lado do outro, niguem descobria o defeito quando tive ai deia de inverter a posição dos reles, foi batata o carro pegou na hora , veja isso

  6. EZEQUIElL disse:

    tenho um honda civic 93 e ele tem tem um problema na ijeção eletronica que nao consigo resolver , quando viro a chave no contato a luz da injeção acende para fazer a leitura
    so que ela nao apaga em seguida e o carro nao funciona, as vezes demora ate meia hora para a luz apagar, so quando a luz apaga que o carro funçiona. ja levei em varios mecanicos e nao resolve o problema . o que eu faço alguem pode me ajudar??????

  7. ernadio santanna ignacio disse:

    gol power 1.0 16v , o motor tem compressão nos quatro cilindros , centelha bem e os 4 bicos estão injetando , mais o carro não pega de jeito nenhum, poderia ser o catalizador entupido , uma vez que o motor esta soprando no tbi

  8. alexandre amaral disse:

    tenho uma injecao monoponto analogica e quero faser a instalacao mas nao sei como faser para instalar no meu ap 1.6 existe algum manual de istalacao e como faço para adiquirir. obrigado pelo espaço.

  9. claudemir disse:

    Tenho um santana 2.0 GLS I – 1992.
    Quando ele esquenta e le morre do nada, aí dou partida e le pega, depois de alnguns minutos e apaga de novo, quando vou ligar ele não pega e quando pega, fica flahando e derrepente ele estabiliza. O meu mecânico disse q pode ser o regulador de pressão. Já troquei velas, cabos de ignição.

  10. Jose Roberto disse:

    Eu tenho um honda civic aotomático 1993 e ele começou acendendo a luz de anomalia no painel. Agora não esta indo corrente na bomba e nen nos bicos injetores. Ja verifiquei com a lãmpada de texte para ver se ia corrente,só vai no marcador da boia.

  11. ronaldo disse:

    tenho um tipo 95 e a luz da ijesao depois de alguns seundo com o carro ligado a luz acende e nao apaga devo levar pro eletricista ou eu mesmo consigo arrumar ………………..
    e porque eu mesmo mexo nele por causa do valor da manutensao oque eu devo fazer…………
    um abraço e ate mas.

  12. marcus venicius disse:

    eu tenho um kadett gsi 92 e nao consigo regular a sua lenta ja troquei cabos de vela, vela, bobina, foi mechido no distribuidor, troquei o sensor de detonaçao, que alias eu desconecto e o carro segui funcionando nao se apaga, foi mechido no ponto, no frio ele de manha aumenta a rotaçao quando liga e depois cai e se desliga, ai tenho q fica acelerando ate fica quente, depois sai nele e ele fica oscilando ( fica se soqueando na lenta e na alta melhora um pouco mais tambem se soqueia) nao sei mais o que troca!!

  13. marcos disse:

    meu tempra parou do nada pois a bomba de gasolina nao funcionava segundo um tecnico estava com 1 bar de pressao ,entao troquei,levei para testar tambem o sensor de rotaçao e estava ok esta com 2 meses, o carro pega e depois de 5 a 10 min morre nao vem faisca alguna pelos cabos o que será o tempra é injeçao,duas bobinas to ficando louco .

  14. reginaldo (reginho) disse:

    Luz da injeçao eletronica do celta 1.0 VHCE 2010 fica acesa
    e nao consigo apagar no computador e aparece o codigo 141 . Ela ate apaga mas
    depois de alguns 15 segundo ela volta a acender .
    Alguem tem uma soluçao . um abraço a todos

  15. edmilson disse:

    ola tenho um celta motor vhc tive que troca a tampa da bomba de combustivel dai em diante ele demora pra pega as vese ele pega e em seguida ele apaga ja troquei a bomba e continua pode me da uma dica obrigado!

  16. fabio disse:

    to com problema com modulo do golf 180cv ele ta acelerado total q pode ser q aconteceu ??? vcs podem me ajudar por favor

  17. zenildo disse:

    estou com um fox 98 coloco escaner tudo estar normal sem nenhu codico de falha na saida sai muito bem mas quando ultrapassa 40 km começa a falhar e nao passa de 100kmh o que fazer para resolver este problema mim ajudem

  18. cristiano lopes disse:

    oi amigo bom dia.
    tenho um bolinha 95 ,1.6 ap a alcool,esta dando excesso de combustivel no primeiro cilindro, depois de dar a partida ele afoga e fica quase 40 ml de combustivel dentro do primeiro cilindro,
    ja condenaram o cabeçote,a junta,dizem que a valvula nao esta fechando.
    estou meio confuso tenho experiencia em ford maverick 4 6 e 8 cilindros mais de injeçao confesso que sou devagar por isso venho recorrer a sua ajuda.
    meu problema e que o carro da excesso de alcool no primeiro cilindro.
    pode me ajudar
    obrigado desde ja amigo.

  19. kleber disse:

    tenho um brava 2011 mod 2012
    quando eu ando com ela e depois eu desligo ela ,eu tenho que esperar um pouco
    para dar na partida para pegar o que pode ser isso
    valeu

  20. jose tarcisio da silva cardoso disse:

    comprei um santana 2.0 GL e quero trocar o carborador por um sistema de injeção eletronica onde eu encotro este sistema completo.

  21. Ismael falcão disse:

    Tenho um vw polo ano 98 estou com um defeito que esta me tirando o sono e o seguinte :
    ele funciona normalmente guando esta frio depois que esquenta ele de uma hora para outra para de funcionar ai eu verifico a bobina de ignição ela esta muito quente coloco um pano molhado encima para esfriar logo depois ele pega mais tem um outro defeito durante o funcionamento ele morre du naa dou partida hora pega facil hora deomra o por que ja troquei a bobina so que não e original pois ta dificil de encontrar a original ja troquei as bobinas e o defeito e o mesmo

  22. JOAO disse:

    Diafragma Regulador Pressão Tipo 1.6 DANIFICADO COM TEMPO PODE TER INTERFERENCIAS NA LUZ DA INJEÇÃO ELETRONICA VARIANDO ACENDENDO E APAGANDO E FALHA DE INJEÇÃO E CARRO ENGASGANDO OU MMORENDO MOTOR ???

  23. emerson bassuli disse:

    ola
    tenho um gol gl 94 a alcool carburado e comprei um kit injeção do gol mi e preciso saber se tenho que trocar a central para uma que seja alcool ou só trocando os bicos do kit injeção para alcool funciona?
    obrigado

  24. Mário Pinto Furtado disse:

    Tenho uma S10/BRAZER 2001, ando alguns km na BR o sinal de injeção eletrônica devo ir numa oficina autorizada da CHEVROLET para verificação do problema. Obrigado

  25. Elizandra disse:

    Olá,Bom dia !
    Gostaria de saber,qual é a injeção do santana ano 1997 simples,2.0 e gasolina e 102 cv,seu modulo e o sistema ? Ele não tem relógio de rpm.
    Obrigada !

  26. Elizandra disse:

    como saber se meu carro é 1.8 ou 2.0 ? visto que comprei na garagem como 2.0,so que ele é muito economico e possui 102 cilindradas.
    desde já,agradeço

  27. anderson disse:

    ola amigo, estou com um problema (saveiro 1,6 ap 99) ligar pela manha o carro acelera e vai a 2,000 girus e depois de 1 minuto ele fica ocilando. entre 10 e 20 já troquei sensor de lenta e sonda lambda , estou perguntando pois não passei ele no escâner , fica uma pergunta se eu trocar uma peça da injeção eletrônica pela mesma original sou obrigado a passar pelo escâner para tirar erros?

  28. gilvando disse:

    como faço pra apagar a luz de injeção da kombi 2010 quando esta em movimento ela acende e fica piscando?

  29. emerson alves disse:

    tenho um santana 2003,ele esta oscilando e quando ele esquenta ele apaga ,ja troquei atuador de marcha lenta ,bomba de combustivel sonda, lambida,velas,rele de potencia,cabos de velas etc
    nao foi resolvido ate agora detalhes ja passei em varios mecanicos.
    se puderem me ajudar agradeço desde de ja obrigado.

  30. Breno Ribeiro disse:

    quero compatilhar com dicas e perguntas tbem

  31. isaias disse:

    Tenho uma FIAT TIPO 95 1.6 IE, E NÃO ESTOU ACHANDO O BICO INJETOR DA BOSCH(ORIGINAL).
    EXISTE ALGUM OUTRO CARRO COM O MESMO MODELO DE BICO? QUAL ?
    DESDE JÁ LHES AGRADEÇO

  32. pedro rezende disse:

    eu tenho um Santana 93 2.0 4 bicos as vezes os bicos param de funcionar o que poderia ser já verifiquei os fusíveis e nao estão queimados ,poderia ser algum rele ou sensor se puder me dem uma dica . obrigado .

  33. escova disse:

    ola amigos tenho um monza analogico nao saia centelhas da bobina entao abri a central e observei um tremendo gato gato nao uma onça ai fui ao ferro velho e comprei outra central depois de estalada o carro pegou mais esta madando muito combustivel encharcando as velas e o carro nao pega mais aquem pode me ajudar

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: