VW Kombi 1.4 Flex (IAW4FB): Sem potência e falhando

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Esta Kombi estava falhando muito e com uma potência bem a quem do normal. Foi nos relatado que o defeito se iniciou logo após o carro sofrer um super aquecimento.

CAUSA: Iniciamos com o teste de pressão e vazão da linha de combustível e nenhum defeito foi encontrado, passamos para os testes do sistema de ignição e notamos que os cilindro 2 e 3 não havia centelhamento.

Conferimos então os cabos e as velas e os mesmos estavam sem problemas, ao fazermos os testes na bobina vimos que no terminal 3 da mesma não havia pulso e justo este terminal corresponde ao lado da bobina que envia centelha para os cilindros 2 e 3. Fizemos então um teste de continuidade nos fios da bobina e todos estavam normais (terminas da central correspondentes aos fios 1 e 3 da bobina são os 63 e 64) ou seja a central é quem não estava enviando o sinal.

Para não restar duvidas pegamos a U.C.E. da Kombi com defeito e e colocamos em outra e automaticamente o defeito se transferiu.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca da central e o defeito foi sanado.

Este defeito ocorreu provavelmente por um curto no chicote da bobina, pois quando houve o super aquecimento o chicote estava encostado no motor fazendo com que os fios derretessem o isolamento dos mesmos causando o curto.

OBS.: Sempre procure a causa do defeito pois neste caso por exemplo poderíamos ter perdido outra central, se já não soubêssemos que o problema que iniciou tudo isso estivesse sido resolvido.

Veja também:

VW Kombi 1.4 Flex: Marcha lenta oscilando

VW Kombi 1.4 Flex: Consumo alto de combustível

VW Kombi 1.4 Flex: Morre e não pega mais

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Kombi,vw

Comentários

32 Comentários para “VW Kombi 1.4 Flex (IAW4FB): Sem potência e falhando”
  1. Kleber disse:

    Olá,
    Tenho um Gol 1000 16v, vinha achando ele meio frouxo e troquei velas e cabo, mas não resolveu.Resolvi então tirar o cabeçote.Na retifica tive que escher 4 furos da passagem de água que estava corroído, troquei os retentores,dei uma geral.Pra minha descepção não funcionou, o carro continua frouxo, tá com um barulho parecendo tuxo mas segundo o mecanico não é. De vez enquando está encharcando um cilindro.A única coisa que não troquei ainda foi a bobina.Peço a ajuda de vcs para esclarecer esse mistério.

  2. andre disse:

    tenho uma kombie 2001 1600 ela more toda hora se tira a mangeura do mapp ela nao more si coloca devouta ela more se desconequita o plugi do sensor de temperatura de ar ela nao more mas nao da muita rotasao ja troquei o atuador de macha lenta e fica osilando si coloca o mapp se fica sem a mangeira do mapp ela anda normau

  3. Renata disse:

    Boa tarde! estou com uma kombi/06/07 1.4 flex e esta acendendo no painel a luz do EPC. gostaria de saber o q isso significa. Obrigada!

  4. KRAUZEN disse:

    ELA FUNCIONA UNS QUINZE MINUTOS E DESLIGA SOZINHA
    ANTES DE LIGAR A VENTUINHA KOMBI
    AO FUNCIONAR ELA LIGA NORMAL

  5. eduardo disse:

    ola amigo tenho uma kombi 1.4 flex e estou com um problema troquei o cabeçote dela colocando a junta de ferrro aki em sao luis-ma so tem dela e o carro fica vasando oleo e agua direto entre ocabeçote.vc pode me dizer se existe junta de amianto para ela ou me da uma sugestao para eu resolver meu problema nao sei mais o que faço!!!!!

  6. Marcos Rodrigues disse:

    Bom dia amigo Estou com o seguinte problemão na minha Kombi escolar 1.4flex. 2010/2011.
    *Abasteço com gasolina posto Ipiranga
    * Motor não super aqueceu
    *A mesma começa a falhar e vai perdendo potencia, mas não morre (Não acende nenhuma luz no painel) piso na embreagem e acelero e constato que não falha na aceleração, ai você para a Kombi e ela normaliza sozinha e segue viajem normal. Esse defeito é intermitente e não acusa nada quando colocado o Rasther.
    * Kombi falha tanto na alta e na baixa.
    *Já troquei Bobina, cabo de vela, velas, bomba de combustível, Sonda lamina, Limpei os bicos, Troquei filtro de combustível, troquei roda fônica, MAP, Limpei corpo de injeção, conferi chicote (curva antes do tanque de combustível) para ver se havia algum curto e nada, isolei imobilizador.
    *E o defeito continua

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcos,
      um diagnostico a distancia é sempre complicado, mas vou dar aglumas dicas que talvez possa te ajudar.
      1: verifique os terminais do conector e da tampa da bomba de combustivel tanto externamente como internamente. Este conector costuma esquentar muito e provocar isolamentos nos terminais.
      2: Verifique a alimentação eletrica da bomba de combustivel, e observe se a tensão eletrica não cai quando o defeito ocorre.
      3: confira o rele da bomba de combustivel.
      4: Confira o aterramento do carro: quedas de tensão podem provocar varios tipos de problemas.
      5: se o problema persistir teste sua central em outra kombi e verifique se o problema persisti.
      Espero ter ajudado.

    • igor disse:

      Pode ser a central então.

  7. Wagner Mello disse:

    Olá,,,possuo uma Kombi 1.4 modelo 2009 flex,,,o meu problema é o seguinte: Na noite anterior guardei o carro na garagem normalmente, e na manhã seguinte, ele não pegou mais,,,o motor de arranque vira normal,,,mas o motor não dá partida de jeito ajgum,,,,Obs.: Tanque pela metade, óleo OK,,,,a minha dúvida é, será que tem a ver com aquele reservatório que fica do lado oposto ao do tanque de combustível,,será que ele tem que estar sempre cheio???

    • Guilherme Lopes disse:

      Wagner,
      se seu carro estiver abastecido com alcool é necessario que o reservatorio de gasolina da partida a frio esteja completo para que o carro de a partida corretamente.

  8. Wagner Cunha disse:

    Tenho um Spacefox, quando o marcador do nivel de combustível indica 1/4 +ou- , a marcha lenta ocila e o motor para de funcionar mesmo com aceleração.Após é só ligar e ele pega na hora e continua normal, instantes depois volta a dar o defeito.Isto passou a acontecer depois que substitui a boia do tanque de combustível , pois ela estava marcando errado, será que pode ser a boia ?

  9. mauricio disse:

    tenho uma kombi 2008 e ela acende a luz do EPC só quando chove, e perde completamente a aceleração perde a potencia.

  10. marcos disse:

    Bem estou com essa kombi a 6 meses 2009/2010 agora começou a falhar troquei as velas os cabos estão bons a falha dela parece que é igual quando as velas estão ruins depois que ela esquenta quando desligo e dou nova partida ela pega e segundoos morre isso em duas três partida depois ela pega normal passei no auto eletrico de um amigo ele passou o aparelho e nada acusou ele me recomendou que troca da sonda lambda ,mais fico em duvida de gastar 200 reais em uma sonda e não resolver o problema tem hora que ela anda sem falhar tem momentos que falha principalmente em estrada na velocidade de 90 100 km em 4 marcha pode me ajudar foi limpo o local que vai a borboleta da entrada do filtro tbm .desde já grato

  11. amarildo disse:

    minha kombi 2008 1.4 flex não tem força para subir, vc passa um quebra molas, eu sou escolar deve estar com 800KG, e tem uma subidinha dos cem metros , de primeira ela custa, mais custa a subir , no porta malas fica muito quente, um mecanico fez eu trocar a embreagem, (330,00 mais 100,00 de mão de obra e nada) o outro fez eu trocar os cabos todos, as velas todas e o filtro combustivel (212,00 de peças e 100,00 de maõ de obra e nada ta do mesmo jeito fraca , fraca) vcs podem me ajudar urgente pois trabalho de de 2 a 6feira. obrigado amarildo

  12. andre disse:

    trabalho de mecanico na prefeitura de minha cidade,tem uma kombi1.4 flex 2010 que parou de funcionar ,ela naõ acende as luzes da ingeçaõ quando ligo a chave,sera que a central queimou.

  13. andre disse:

    tenho uma kombi 2010 flex 1.4,ela parou de funcionar,agora naõ acende as luzes da injeçaõ no painel sera que a central queimou ,tento passar o aparelho nela mas naõ tm jeito pq a central naõ funciona o q devo fazer.

  14. augusto fernando da silva disse:

    tenho konbi ano 2010 com poblema de arrefecimento ja troquei vauvula temostatica bomba d.agua sensor da ventoinha e o carro comtinua na mesma teria alquma orientacao agradeço augusto

  15. augusto fernando da silva disse:

    konbi ano 2010 1.4 flex poblema temperatura ja trquei vauvula temostatica bomba d. agua sensor do ventilador nada adiantou chega as mangueiras ficam com uma presao inorme peço orientaçao muito obrigado augusto petropolis e.do.rio

  16. Wagner Caetano disse:

    Estou com problema Fox VW 2008/09 está com 50.000 ele falha na baixa e alta velocidade ,mais na alta a partir de 100km,velas foram trocadas , cabos já testados, borboleta (TBI) ,refil combustivel,central eletronica etc… nada resolve já deixei na concessonária , quando desliga o sensor velocidade fica normal estou rodando assim já tem uns 1000 km, favor me dar uma dica.
    Desde já agradeço. Wagner

  17. jorge disse:

    quero saber onde fica o sensor de velocidade da kombi 1.4 flex 2007.

  18. thiago lemes disse:

    ola, estou com uma kombi 1.4 2006, na fiz o motor ela rodou 3 dias perfeitamente, o escapamento entupiu o catalizador e o condutor continuou rodando com ela ate o motor começar a ratiar, já substitui o catalizador, removi o cabeçote, troquei velas ,cabos ,bobina, bicos, roda fonica, tudo conferido no rasther nao apresenta nada, ela rateia o cilindro 2 e 4, a centelha de ambos e fraca em relaçao ao 1 e 3, so falta testar a unidade de comando. thiagolemes.21@hotmail.com
    espero que vcs me ajudem abrigado

  19. misinho disse:

    minha komb flex quando acelero ela e la para mas so para na gazolina e no gnv ela fuciona normalqual o defeito?

  20. christian marcus vieira disse:

    Tenho uma kombi 1.4 flex 2010 ,e estou com um problemao ,ela fica acendendo toda hora a luz do oleo,ja troquei a bomba de oleo,o pescador ,a cebolinha do oleo botei original,ja fui no auto eletrico e nada ,continua acendendo ,estou com medo de o vira brequin nao estar lubrificando corretamente ai e aquele problemao ,gostaria que por favor vcs me ajudassem com alguma dica,obrigado.

  21. nivaldo disse:

    Tenho uma kombi 1.4 flex 2010 ,e estou com um problemao ,ela fica acendendo toda hora a luz do oleo,ja troquei a bomba de oleo,o pescador ,a cebolinha do oleo botei original,ja fui no auto eletrico e nada ,continua acendendo ,estou com medo de o vira brequin nao estar lubrificando corretamente ai e aquele problemao ,gostaria que por favor vcs me ajudassem com alguma dica,obrigado.

  22. edgard disse:

    Bom dia ! Tenho um fiat marea 1.6 16v ano 2006 mesmo motor do palio, que falha o motor depois de 1 hora andando com ele debaixo de um sol forte.

    Meu carro liga normalmente, pega de primeira sem sofrimento, o problema que estou tendo com ele é o seguinte.

    Quando a tempo está abaixo dos 26 graus em são paulo eu posso andar com o meu carro a vontade 2 horas seguidas que meu carro não falha.

    Mas se a temperatura estiver a cima dos 26 graus em são paulo meu carro depois de 1 hora andando começa a dar umas falhas estranhas, como corte de combustível o carro engasga perde a rotação e segura como se eu estivesse pisando no freio, para voltar ao normal tenho que desligar e ligar novamente o carro, não acusa luz nenhuma no painel e o carro não morre ele simplesmente segura e não acelera mais, desligando a ignição e esperando um pouco ele volta, quando acontece esse sintoma em vias rápidas tenho que manter o carro abaixo de 2 mil rotação e no máximo a 70km hora para o carro não falhar.

    OBS: Em tempos frio meu carro não da nenhum tipo de problema.

    Já levei em dois mecânico, o carro passou por Scanner já testou vazão da bomba e nada foi constatado, já coloquei cabos de vela NGK novo vela de ignição novo e bobina nova.
    Mas o problema ainda continua.

    Poderia me dar alguma dica ? Já levei em duas oficina e ninguém descobre o problema já fizeram diversos testes já deixaram o carro ligado por 1 hora e deram uma volta e o problema não aparece. Como devo proceder para tentar solucionar esse problema?

    Meu carro tem um cilindro com problema, pois meu carro já aqueceu, pretendo fazer a retifica agora em 2013, se o problema fosse esse cilindro ele deveria falhar independente da temperatura ambiante, como informei a cima quando não está muito quente eu posso até viajar para a baixada com meu carro que não da problema.

    Obrigado.

  23. wagner disse:

    ola tenho uma kombi 2009/2010 quando completo o tanque ela começa falhar e se tiro ums 10 litros funciona normal,oque sera

  24. Marcos disse:

    Tenho uma Kombi 2008 motor flex que quando piso no pedal do freio ele emperra embaixo e tenho que puxar com o pé para ele voltar. Já troquei o relé do freio, mas o problema persiste.

  25. Rodrigo Alves disse:

    Bom dia ! Minha kombi ´do ano 95, motor 1.6, com funcionamento muito bom. Mas
    começou a ficar fraca, ou seja da partida e funciona bem,mais quando engreno para sair ela perde a pressao e nao desenvolve ,um simples viaduto ja é motivo de sufoco, preciso por em 1º marcha.
    aguardo, obrigado

  26. erito batista oliveira filho disse:

    duvidas obrigado pela dica

  27. rodrigo AB disse:

    estou com um problema estou com uma kombi 2006 1.4 e ela funciona perfeitamente mas ela nao tem força para subir um pequeno morro vc pode me ajudar

  28. roberto palhano disse:

    tenho uma konbe ano 2010 e ela ta com poblema de aquesimento eja troquei a bonba de agua e tirei avalvola termostatic e troquei a junta do cabesote e rezervatorio e nao consigo resolver o poblema de aquesimento

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: