Renault 1.6 16V: Motor vira mas não pega

Publicado por Guilherme Lopes 

Esta dica foi enviada pelo colaborador do Dicas Mecânicas, Leonardo Gomes.               

DEFEITO: O veiculo Renault 1.6 16V veio até a oficina no guincho, segundo o cliente, o motor veio a morrer de repente sem apresentar nenhuma falha de cilindro.

Leia Outras Dicas da Renault: Renault Clio 1.0: Motor vira mas não pega, Renault Clio 1.0 16V: motor morre de repente

CAUSA: Fizemos vários e inúmeros teste: Pressão e vazão da bomba de combustível, sensor de rotação, sincronismo de correia, rastreamento com o uso do scanner e nada. Notei que o sinal do positivo dos bicos, após a partida, era interrompido,e também o relé principal não atracava, imaginei até que seria o imobilizador, mas não cortava o sinal dos bicos injetores e a luz do mesmo se apagava normalmente. Então resolvi ligar um positivo direto nos bicos e o veiculo funcionou normalmente porem o relé “ficava BATENDO DIRETO´´, iniciei uma serie testes“ESTÁTICOS´´pois dava a entender que algo interrompia o relé. Fui desligando itens por itens do motor, e dando partida pra ver se o mesmo voltava a funcionar, e para minha surpresa, quando desliguei o CHICOTE DA QUARTA BOBINA, O MOTOR FUNCIONOU!! eu ligava a bobina novamente e o motor morria.

SOLUÇÃO: Troquei a bobina e o motor funcionou normalmente.

“DETALHE IMPORTANTE´´não é aconselhável desligar componentes eletroeletrônicos do motor em funcionamento !!.e outro detalhe:esses veículos Renault 16v, é aconselhável trocar todas as bobinas, quando uma vier a queimar, pois elas vão queimando seguidamente uma por uma!!

Gostou desta dica ou ficou alguma duvida? Comente no final desta pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Clio,Renault

Comentários

171 Comentários para “Renault 1.6 16V: Motor vira mas não pega”
  1. manoel cicero straioto disse:

    troquei o miolo da partida do mneu peugeot 206 agora ele da partida viara tudo mas nao pega oque faço agora

  2. cozza disse:

    estou com um clio 1.0,16v, o proprietário desligou o veiculo e quando foi sair ele pegou mas ficou sem acelerador, este trouxe o veicula no guincho, quando fui testar ele pegou normalmente, após desliga-lo novamente este não pegou mais e o escaner não entra para fazer o diagnostico, e a luz da injeção ficou fraca e piscando.

    • Guilherme Lopes disse:

      Cozza,
      provavelmente esta havendo uma deficiencia na alimentação da central ou ate mesmo defeito na mesma.

    • Cristiano disse:

      Ola amigo. o defeito desse veiculo esta no sensor de rotação pois o mesmo não recebe sinal correto, tente colocar dois pingos de estanho nos pinos do mesmo para que fiquem mais grosso e encaixar melhor no cabo se não resolver substitua o mesmo

  3. neto disse:

    absteci um dia antes gasolina comum, dia seguinte mandei lavar o carro,e não pegou mais,apesar por favor me informe

  4. fernando disse:

    tenho uma renault kagoo ela pega mas nao acelera troque todas as valvulas porque quebrou a correia dentada coloquei no ponto com as feramentas apropiadas

  5. Julio Noronha disse:

    Srs.,

    No meu caso, o meu clio 1.6 – 16 valvulas, tive problemas no modulo injetor, levei a um conhecido e o mesmo consertou por R$180,00, se nao desse teria que gastar R$ 1.500,00.

    J Noronha

  6. walmer amaral disse:

    o gente blza quem como alguem me dar um toque eu tenho um renault 1.6 16 v o motor tava funcionaldo de repente desligava.. comprei um sensor de rotatividade original.. e continoou com o mesmo problema pode ser a central …. mi da uma forca ai .. obrigado

    • Santinho disse:

      Quando o motor do Renaut Clio, 1,0 está desligando e demora para ligar novamente. Verifique o motor da bomba de gasolina, pois quando vira a chave dá para ouvir o motorzinho da bomba. Recomenda-se trocar o motor da bomba de gasolina. Fica embaixo do banco traseiro do lado direito. Para abrir tem que girar, e limpe bem, pois pode cair sujeira quando abrir.

  7. ALAM disse:

    Bom dia
    Percebi que vcs conhecem defeitos cronicos de muitos modelos de carro.Estou interresado em comprar um PEUGEOT 307 1.6 16V ano até 2005,Vcs tem relatos de muitos problemas deste carro?,é verdade que é o mesmo motor que a CINTROËN e RENAULT ULTILIZA? ,já ouvi falar muito mau deste modelo.
    Por favor,me passe informações

    • Luiz disse:

      Olá, bom dia.
      Primeiramente, o motor 1.6 16v que a Citroën utiliza tem a mesma origem que o motor que a Peugeot utiliza.
      O motor 1.6 16v Renault é da própria marca, e é tido pela crítica como um pouco superior ao da PSA Peugeot-Citroën, pois fornece mais torque em baixas rotações e maior torque máximo, tanto na gasolina como no álcool, além de maior potência máxima no álcool.
      Todo motor pode dar defeitos e, se você pesquisar, encontrará usuários reclamando de diversos motores de diferentes marcas.
      Mas os motores franceses 1.6 16v são muito elogiados pela crítica em geral, tanto pela sua força como pela sua durabilidade.
      E a minha experiência com esses motores foi muito boa: tive um Mégane 1.6 16v que rodou 160 mil quilômetros sem apresentar defeito algum no motor, e um C3, também 1.6 16v, que rodou mais de 100 mil sem apresentar defeitos.
      Eu recomendo a compra.

  8. rubens santos andrade disse:

    meu carro é um clio sedan 2001, 1.6 16 valv. cont. sempre coloquei combustivel (gasolina) aditivada. porem a 3 meses eu coloquei comum em um bosto qualquer. apartir dai começou a falhar. as vezes. porem agora ele falha constantemente até na lenta. ligo e aos poucos vai perdendo aforça a desligar . quando aondo ele cai a rotação . tendo até que para e religar outra vez. fui ao mecanoco e ele disse que é sonda lambida. . como posso ter certeza? e gostaria de saber aonde fica localizada essa sonda no motor. . abrigado e abraço

    • Sergio Recife disse:

      Não tem nada a ver, o problema provavelmente está no sistema de injeção. Leve a uma oficina especializada para testar corpo borboleta, central e chicote eletronico. Além disso verificar bobina e velas.

    • Meu clio 1.0 16v completão é adoravel, só que ele derrepente deu para desacelerar mais não desliga ja tinha feito tudo até promeça para são cristóvão,na RENALT .mandaram trocar tudo quanto éra senssor que tava tudo danificado vela cabo boibina praticamente meu carro éra sucata , foi então que levei em um mecanico de fundo de quintal e ele escaniou o motor resultado mandou trocar o senssor de velocidade q tava quebrado estou com ele zeradinho gastei 35,00 e meu clio voltou a dar alegrias -fica a dica o senssor de velocidade comanda praticamente tudo , e os sintomas são os mais estranhos qualque um se confunde . abraço a todos e bom proveito deste belo carro .

  9. Carmelo disse:

    Olá, tenho dificuldades em dar a partida no clio 1.0 16v, tem horas que ele pega e horas que não quer pegar, isso é aleatório, não tem dia para acontecer, seja calor ou frio. O combustível que eu coloco é Shell, e o carro é modelo 2011. Já levei na concessionária, eles restauraram o sistema da injeção e normalizou, agora voltou a apresentar o defeito. Alguém sabe o que pode acontecer e como posso resolver isso? Obrigado

    • MR.BIM disse:

      os veiculos eletronicos,as vezes se voce ligar a chave e ja de partida nao da tempo de ser feito a leitura voce desliga a chave liga novamente aguarda alguns segundos e sim de a partida!

  10. Caros amigos eu gostaria de contar com ajuda de vocês para tirar uma duvida e tentar resolver meu problema, bom eu tenho uma Renault scenic 1.6 16 v ano 2000 ela começou a apresentar uma falha no motor, que quando eu estou em deslocamento com o veiculo é como se desliga-se a alimentação do motor e religasse, e da aquele tranco em movimento.
    E quando o carro esta parado, e com o motor ligado ele chega a desligar o motor do veiculo, ai eu tenho que dar partida novamente e volta a funcionar e em algumas vezes a falha e tão rápida que eu só percebo por conta do conta giros, é como se falha-se a energia do motor por um segundo!

    Bom desde já muito obrigado.

    • cristiano disse:

      Cara, eu tenho um clio sedan 1.6 16 2001, que esta com o mesmo problema já fiz de tudo, mas ninguém resolve, quando conseguir solução por favor me diga.

      obrigado e abraço.

      • Carmelo disse:

        Meu caro, infelizmente a RENAULT precisa evoluir nos testes dos veiculos de entrada da marca, pois os defeitos vão além do acabamento, cada veículo zero Km que sai para as ruas brasileiras apresentam diversas panes eletricas e mecânicas.
        Estou parcialmente satisfeito com o veículo da marca, depois de comprar um Clio 2011 o defeito aparentemente normalizou, fiz diversas visitas à concessionária, mudei o combustivel, o mecânico pediu para não misturar, pois quando fica muito tempo no tanque a mistura alcool/combustível ocorre mudança de fase e o módulo da injeção não reconhece. Então, encha o tanque somente com 1 tipo de combustivel, ou alcool ou gasolina. Coloquei por um tempo também a Podium para “limpar” os bicos e o motor.
        Agora estou usando a gasolina da Shell, V Power e parece que está normal.
        Antes de ligar o carro pela manha ou a noite, espere uns 10 segundos com a ignição em ON.
        Se nada disso resolver vá a concessionaria e peça para dar um RESET na injeção eletrônica, após isso, continue a fazer como te falei. Sempre use combustível de boa procedência e também uma dica que aprendi, quando for dar a partida vire a chave até o final, ouça o motor de arranque e volte a mesma devagar, cuidado para não fazer como se estive ligando o carro que já está ligado.

        • Josiê Freitas disse:

          Caros colegas,
          tenho um clio hatc ano 2006, 16 v, com o motor frio, ao dar partida ele funciona normalmente, porém, quando tento acelerar o motor apaga, isso ocorre até que o motor esquente. alguém tem uma dica. já troquei velas bobinas e realizei a limpeza dos bicos e continua ocorrendo. além disso não existe outro defeito no modelo.
          grato e espero contar com a ajuda dos amigos..

          • Marco disse:

            Tenho um Clio sedan 1.6 16V flex, ele tem esse mesmo hábito de dificultar a partida em dias frios tipo abaixo de 18º C, mas normalmente eu ligo a ignição ele injeta a gasolina dou a partida e já fico acelerando em 2000-2500 RPM durante 1-2min. (se deixar o giro cair ele apaga) daí ele esquenta e pronto, só que durante os primeiros 10 min. a aceleração é mais demorada, felizmente é só no frio, fora isso é um excelente carro. Se não for um problema mais sério que vá se agravar essa dica vai funcionar pra você.

    • toninho disse:

      pode se o fusivel que fica do lado das bateria debaixo do banco….

  11. sandra araujo disse:

    meu renold clio é 1.0 16 v, estou com a luz do stop e oleo acendendo no painel so quando ele esquenta, levei ao mecanico e ele trocou a coifa da caixa e completou o oleo, so que continua acendendo a luz no painel, e quando subo na minha garagem o oleo saiu limpinho no chão, pelo amor de eeus o que faço? levo la e o mecanico diz que esta tudo certo, me mandou lavar o motor estou com medo, pois dizem que este motor e dificil de lavar e da defeito.

  12. Mario disse:

    Tenho um renault clio 1.0 16v 2004 e já troquei a bobina com os cabos da vela 3 vezes. O carro liga, porém fica falhando. É comum ter que trocar esta bobina?

  13. allyson disse:

    ola pessoal eu tanho um tenho um peugeot 206 1.0 16v e de vez em quando ela nao pega , isso acontece de vez em quando, nao vem nem faisca nas vela ja troquei bobina duas vezes, alguem pode saber o que e….obrigado a todos

    • Guilherme Lopes disse:

      Allyson,
      seria necessario fazer testes no sensor de rotação quando acontecer o defeito, pois tem uma boa possibilidade de ser ele que esta com problemas.
      Mas realmente fazer alguns teste seria melhor.

  14. kassio disse:

    ola peesoal, tenho um megane 2000 1.6 16v, eo problema eh o seguinte. o motor de partida qeuimou , andei un dois dias ainda dando tranco pra pegar soh que agora ele acenfe a luz de antiarranque e naum pega mais. jah troquei o arranque mas naum adiantou, o kaptor 2000 naum achou o problema.
    alguem pode me ajudar???

  15. kassio disse:

    ola peesoal, tenho um megane 2000 1.6 16v, eo problema eh o seguinte. o motor de partida qeuimou , andei un dois dias ainda dando tranco pra pegar soh que agora ele acenfe a luz de antiarranque e naum pega mais. jah troquei o arranque mas naum adiantou, o kaptor 2000 naum achou o problema.
    alguem pode me ajudar???
    P.S no dia que parou de funcionar ele estava com puco combustivel mas jah foi reabastecido

  16. Vinicio disse:

    Boa tarde

    Tenho um RENAULT SCENIC RXE 2.0 8 valvulas, e em menos de 5 meses a chave dele descodificou 3 vezes, gostaria de saber se sabe de alguma solução para isso

    Ja troquei sensor de rotação, mandei revisar o alternador, a bateria dele esta pegando carga normal, então caso saiba de algo, por favor me informe

    Att:

    Vinicio

  17. robison.. disse:

    boa noite ,,pessoal..
    trabalho com baterias de auto , troquei a bateria de um renaultt scenic que estava em curto, logo apos a luz do stop e da injeção ficaram acessas, um colega passou o scanner e acusou bobina ruim foi substituida mesmo assim as luzes ficaram acessas o cliente esta reclamando que foi a troca do terminal de contato da bateria que provocou esse problema..

    o renault e 1.6 scenic, agradeço pela ajuda

  18. toninho disse:

    mandei lavar o motor da scenic 1.6 16v ano 2000 e ela cortou toda corrente dos bicos das bobinas
    nao passa corrente o mecanico trocou a centra desbroqueou nandou fazer testes na mesma e nada
    trocou o imobilizador sensor detonaçao testou os reles e nada olhou os fucivesis nao passa corrente. o que faço ????????

  19. paulo francisco de oliveira disse:

    eu tenho um renalt clio 1.6 16v ele bateu a parte de baixo do motor eu vindo do mato grosso e o meu carro esta divisa com o mato grosso. fui ate uma oficina pra tirar o motor e eu trazer para curitiba para fazer o motor o mecanico me disse que esse carro e cheio de sensor se eu tirar o motor desligar os fios na hora que eu colocar ele desprogama a chave de partida e eu prescisaria trazer o carro na renalt pra codificar denovo.. e isso mesmo o tem uma maneira que eu possa mandar o mecanico tirar o motor pra que eu possa trazer pra curitiba pra arrumar.. me informe por favor ……ATENCIOSAMENTE-paulo

  20. sandro disse:

    Estou com problema em um renault RT, vem sinal para a s velas e liga a bomba, mas os bicos não abrem?????

  21. clio 2001 gasolina disse:

    o carro nao pega de manha , fica piscando a luz da temperatura e nao pega ,o que eu faço ,ja levei em varias auto eletricas e ninguem nunca nem ouviu falar deste problema ,espero uma resposta, por favor.

  22. Leandro disse:

    Posso desligar a bateria do renault clio ?
    1.0 16 v

  23. marcelo silva disse:

    estou com renault megane 1.6 16v nao vai positivo nos bicos

  24. marcelo silva disse:

    duvida? chegou na oficina renault megane 1.6 16v 2000/2000 nao chega positivo nos bicos , tem centelha normal, bomba tambem esta normal, rastreamos ele , e da falha no relé principal nao estamos conseguindo acha esse relé

  25. Paulo F. disse:

    Possuo um Megane 1.6 16v flex 2007. O carro já fez vária vezes o “reset” na central na concessionária, porém, o defeito persiste: cheiro fortíssimo de catalisador, falhas em dias frios (até aquecer) e um pouco de cheiro de gasolina. Ao que tudo indica, a mistura está rica. Levo o carro na concessionária, fica 2 ou 3 dias bom, e tudo volta novamente. Foram trocadas as velas e o carro passou várias vezes pelo scanner sem constatar nada. Um mecânico de fora da Renault disse que a programação da central tem um problema crônico de dar mais vazão à gasolina. No alcool, a dificuldade é praticamente inexistente. Não cheira catalisador e demora só um pouco para esquentar. Qual sua sugestão?

    • jorge luis disse:

      tenho um megane 2006 tambem com o mesmo problema , será que se eu abastecer só com alcool vai resolver o problema , porque com gasolina é muito forte o cheiro de catalizador e sai fumaça como se tivesse afogado, preciso de uma opinião ,jé to quase vendendo ele por causa desse defeito

  26. rodnei disse:

    Boa noite, acabei de comprar um Kangoo 2001 , 1.6 8v ele queimou a junta do cabeçote.
    Eu levei em um mecânico conceituado da minha cidade , só usei peças originais , o serviço ficou muito bom,porém eu dou partida demanhã e tudo ok , depois q esquenta o carro não pega mais e fica como se estivesse com a bateria fraca ou fora de ponto. Voltei à oficina e a parte q cabe ao mecânico está ok. O rádio tambem está pedindo um código.
    Não sei o q fazer

  27. Souza disse:

    Já troquei as 4 bobinas+velas do meu clio 1.6 16V 2005, porém 2 duas voltou a dar problema, e foram trocadas novamente, então no momento tenho no carro 2 de um fabricante e 2 de outro fabricante, hoje no entanto, deixou o carro na oficina com o mesmo problema. Acredito que será trocado novamente o conjunto bobina/vela de algum pistão. Será que o problema é usar somente um tipo de combustível.. no caso alcool..?? Alguém já teve este problema parecido, pois estou preocupado, pois quando as velas saírem da garantia, como farei… ??

  28. cristiano roberto disse:

    olá, galera.
    EU TENHO UM LOGAM 09-10 1.0 16V
    COMPREI ESTE ANO . MAS APESAR DE SER UM CARRO NOVO,
    NAO PEGA DIREITO NA PRIMEIRA PARTIDA DO DIA USANDO GASOLINA ,
    ELE SÓ PEGA MELHOR NO ETANOL
    JÁ ESTOU COM MEDO DE TER FEITO UM MAL NEGÓCIO.
    O CARRO ESTÁ COM 30 MIL RODADO
    AGRADECO SE TIVER RESPOSTAS .

  29. ANDREZA disse:

    Olá, tenho um MEGANE FLEX 2010 e tem 40.000KM rodados e agora esta dando pane elétrica, primeiro ascendeu aluz do air bag e este nao foi usado, pois bem no dia seguinte apagou, porém o vidro do carona nao funciona o vidro do motorista as vezes sobe direto e o radio bloqueou, alguém pode me ajudar???

  30. jose carlos disse:

    ola alguem pode me orienta.. troquei a roela do parafuso do bojo de oleodo renault clio e continua vazando o que devo fazer…

    Att,
    Jose Carlos

  31. Jorge disse:

    Boa noite
    estou com um problema e uma duvida, tenho uma Scenic 1.6 16V , e do nada o carro funcionar, achei estranho e no outro dia pela manha quando dei partida funcionou, levei ate a mecanica
    foi feito o scaner e o mecanico disse que estava tudo ok. porem o problema estava na codificação da chave do carro…achei estranho ele dizer que isso acontence devido a chave ter caido no chão ou bater a mesma…o carro ja esta a 4 dias na mecanica para ser codificado novamente..!!!

    isso é real mesmo..?? é normal acontence…???
    Desde ja agradeço.. e fico no aguardo..

    Jorge Souza

  32. ALESSANDER disse:

    alguém pode me ajudar? Eu tenho um Clio RT 1.0 16v 2001, eu andei normalmente com ele durante o dia, a noite quando fui liga-lo a luz de temperatura ficou piscando e o carro não quis mais pegar.

  33. VITOR KIMIECIH disse:

    Tenho um scenic sportway 2006/2006 flex e à vezes que ao dar partida ele não pega e fica um cheiro fortissimo de catalizador.
    à vezes que mesmo andando ele morre sozinho e faz isso tambem…..quente ou frio.
    Eu tenho que pisar fundo no acelerador e dar a partida..ae ele pega meio que engasgado até firmar e vc continuar rodando com o carro….ae pára o problema do nada….do mesmo jeito que apareceu….e ae fica dias…meses sem acontecer….derepente faz de novo…..o que poderá ser ??

  34. lissa disse:

    Ola pessoal tenho um renault clio sedan 2003 1.6 16v simplesmente ele deslica sozinho. e quando bato a chave ele nao liga. ja mandei em varias oficinas e passaram no aparelho e nao da nada…preicso de ajuda pois nao sei o que possa ser.

  35. paulo disse:

    tenho um clio um 1.500 a dissel 16v eu vou a andar normal com o carro de repente ele me corta a velocidade e vai para as 20 mil rotaçoes e vou com o acelerador no fundo e ele nao passa das 20 mil retaços gostava que alguem me ajudase a rezolver este problema obrigado

  36. Marcos disse:

    Possuo um renault clio sedan privilege 1.6 16V ano 2003 modelo 2004, há seis anos coloquei GNV, me arrependi, o carro nunca ficou 100%, mas dá pra economizar.
    Vem apresentando os seguintes problemas:
    Faz um barulho quando está frio e ligo o carro (ratatatata), o barulho para e o carro funciona normal. O mecânico me disse que é problema de falta de pressão do óleo.
    Em qualquer subida as luzes do stop e do freio acendem, piscam e depois apagam. o carro continua fuincionando e nem rateia o motor.
    O carro fica sempre muito acelerado.
    As velas 1 e 4 têm ficado muito sujas de óleo e quando isso acontece, em engarrafamentos e quando a temperatura chega um ou dois tracinhos acima da metade no sensor, o carro começa a morrer, até que não pega mais, parece que a bateria não tem carga suficiente para virar o motor.
    Quando o carro esfria um pouco, volta a funcionar normalmente, e vira normal na chave.
    Limpo as velas e o carro volta ao normal, tenho que fazer isso uma vez por semana, mas está piorando.
    O mecânico me disse que tenho que fazer a parte de cima do motor. retíficar cabeçote, trocar comandos de válvulas. Tenho receio de fazer isso, gastar demais e não resolver o problema e ainda sugirem outros devido ao desgaste do motor que ja está com mais de 180.000 Km rodados.
    As 04 bobinas e as 04 velas são novas, a correia dentada, esticador e etc também são novos.
    Alguém pode me ajudar?
    Vale a pena mexer no motor?
    Existe algum componente que com a temperatura possa causar o corte da corrente, impedindo de virar o motor?
    Há algo a fazer ou devo vender o carro?

  37. etenes disse:

    olha eu tenho clio 1.0 16 v 2010 ele fica ocilando cuando esta quete gostaria de resposta obrigardo

  38. Daniel Matos disse:

    Olá, estou com um problema no meu Clio Sedan 1.6 16v ano 05/05, ele tem falhado, perda de potência e as vezes nem quer pegar, isso é intermitente, foi feita limpeza do corpo de borboleta, bicos injetores, sonda lambida e sensor de temperatura e rastreamento que deu ok. Mas o problema persisti, vi nos comentários de muitos aqui o mesmo problema, não troquei as bobinas pq o mecanico garantiu q elas estão boas.
    Grato pela atenção de todos.

  39. FERNANDO disse:

    MEU SENIC ESTAR COM A LUZ KILOMETRGEM APAGANDO QUANDO ASTOU ANDANDO POREM SO A DO PAINEL FICA LIGADA E OS NUMERROS SOME TODOS FICARREI GRATO PELOS CONSSELHOS

    • Caro Fernando, o seu problema deve estar dentro do Painel de instrumentos, você mesmo pode resolver pois só vai precisar de uma chave T20 e desmontar a capa do cockpit depois soltar tres parafusos do painel de instrumentos, após retiar o painel do local, vc desconecta os conectores cinza e vermelho que têm suas travas de acionamento circular que sai sem auxilio de ferramenta alguma. Depois vc retira SOMENTE a tampa traseira do painel de instrumentos e ai vc verifica para parte de tras do display tem dus linguetas que precisam estar travadas, se uma delas estiver destravada acontece mau contato do display e não funciona. para encaixar a trava é só puxar com o dedo até escutar um pequeno clic. Lembre-se de desligar a chave antes de desconectar o painel. se não resolver, vc vai ter que levar a um especialista de painel. aproveite para levar enquanto está desmontado.

  40. roger disse:

    À todos os donos de motor 1,6 16V da Renault: não lavem NUNCA o motor!!! É pedir para dar defeito nas bobinas, e cada uma custa R$ 201,00 na concessionária.

  41. Leandro Muniz disse:

    Olá, tenho um clio 98 1.6 8v com ar. Ele so pega quando está frio, ou seja rodo com o carro por mais de 30 minutos, paro para comprar algo e quando volto em 2 ou 3 minutos o carro não da partida tenho que esperar por 30 a 40 minutos. Por favor amigos me ajudem.

  42. gilberto disse:

    ola tenho uma renaut rt 19 e estou com um serio plobrema sempre qdo vira a direçao para o lado esquerdo em baixa velocidade o carro morre queria saber se vcs pd me ajudar pois cada mecanico me fala uma coisa. fk grato se vcs poderem me ajudar

  43. van disse:

    ola tenho um citroen xsara picasso 2.0 quando ele esquenta de vez enquando ele pisca a luz do oleo, somente nas arrancadas do semaforo ou de um pare,levei ele em uma oficinas nao autorizadas(boca de porco), troquei 2 vezes a bomba de oleo primeiro coloquei uma paralela ,depois uma original nova, e mesmo assim o problema persiste,levei até a autorizada da citroen e fizeram todos os testes e nao encontram nada, simplesmente nao sabem oque é
    desde ja obrigado

  44. John John disse:

    Olá, Tenho um Clio Sedan RL. 1.0, 16v 2002/2003. Comprei o carro recentemente e ainda tô na garntía dos 90 dias. Fiz a Troca de Oleo(O antigo dono no tinha feito há anos), coloquei Gasolina aditivada. Comeze a andar na estrada e cuando o carro chega a 80kms/h e pasa para 5 marcha, no panel de controle aparece o sinal do modulo de injeção e stop. Por medo tenho que reduzir a velocidade ate 60 ou 70 km/h (chato pra estar na estrada) é preciso ficar em 4ta marcha tudo o tempo va todo normal(não acende nehuma sinal do panel). Qual sera o problema..os bicos ou carro precisa de uma descarbonização…que recomendam..Obrigado

  45. Juvenal disse:

    Olá, estou com um problema, chegou na minha oficina um renault scénic 1.6 16v. O carro chegou funcionando, estava muito acelerado e ratiando. O proprietário falou que tinha mandado lavar o carro, só que o rapaz lavou tambem o motor. Resultado: Falei pro cliente que precisava tirar as velas para secar, assim foi feito. só que quando instalei as velas e consequentemente as bobinas, o carro não pegou mais. Alguem aí já passou por isso? e pode me ajudar?
    desde já, os meus agradecimentos.

    • olá Juvenal. disse:

      comigo aconteceu a mesma coisa. troquei as bobinas e as velas e resolveu este problema, porém, agora o rádio não liga. está pwdindo um código após apresentar um defeito na caixa de marcha. Começo a pensar que o custo/benefício do meu carro está em risco, já que o defeito da caixa de marcha ainda não foi resolvido com as trocas das peças, que não ficaram baratas. quem pode me ajudar con
      m o código?

      grande abraço.

      Sandra Lopes.

  46. osmar disse:

    meu clio 97 eu ligo ele ele pega normal mas quando está perto de ligar a ventoinha ele da uma cortada na corrente ,mas não apaga ,mas se eu apagar ele ,não pega mais só se esfriar .motor 1.6 8 valvula com ar.

  47. Dani disse:

    Olá, tenho um clio sedan rn, ontem quando dei a partida estava normal, alguns segundos depois o relório e o contador de kilometragem zeraram e os vidros fecharam sozinhos. fora isso nada ocorreu e o carro continuou funcionando, o que pode ser?

    Abraços

  48. Fabiano disse:

    Boa tarde, tenho um clio 1.6 16v 2005/2005 hi-flex , ele apresenta esse mesmo problema, ele afoga quando estou proximo de parar no semaforo, e demora cerca de 5 minutos para voltar a ligar, e tambem o cambio fica tremendo bastante, ja troquei as bobinas, as velas e fiz limpeza nos bicos, e o problema continua, obs: depois que o alcool subiu o preço passei a usar somente gasolina, e o carro parou de afogar, mas continua tremendo muito e parece que afogar a qualquer momento, continuo usando somente gasolina, mas gostaria de resolver o problema, se alguem puder ajudar, Grato.

  49. Elaine disse:

    Olá pessoal, estou com um baita problemao, tenho um renault clio 06/07 1.0 16 v, e ele morre do nada! ja troquei a bomba de gasolina, limpeza dos bicos, troca do filtro do oleo, troca do oleo, bomba, fiação, tirei o alarme que o mecanico informou que estava em curto; e ainda esta com o mesmo defeito!! estou muito desesperada, pois so ando em rodovias e o carro morre do nada em movimento!!! ja levei em varios mecanicos, ja passaram no scaner ,mas nada foi resolvido… Podem me ajudar por favor!! Desde ja agradeço

  50. Marco disse:

    Tenho um Clio sedan 1,6 16v 2003 e gostaria de saber se é normal a direção hidraulica ser tão dura, diferente de outros carros que ja tive..

  51. Jhonny Leidens disse:

    Ola amigos! Estou com um problema, tenho um renault megane 2000 modelo 2001 rxe 2.0 8v. E acontece que quando dou a partida a chave não volta e o motor de arranque vira junto. então pessolhes ajuda pois não sei o que fazer, nem a onde levar o carro,se da para trocar so a mola ou toda peça? Por favor ajude-me. desde ja obrigado.

    • Guilherme Lopes disse:

      Jhonny,
      é necesario levar seu carro a um eletricista automotivo para que o mesmo identifique se o problema é no contato deignição ou no cilindro da chave.

  52. juscelino disse:

    estou com um renaut mégane 2.0 8v com plobema na aceleração. chega somente a 3.000 rpm já verifiquei, pressão da bomba, sensor map,

  53. beto disse:

    Estou com um peugeot 206 1.0 16v que chegou no reboque apos apagar em uma enxente. a bomba funciona porem não tem centelha nas velas,coloquei uma bobina para teste e um sensor de rotação novo e o problema persiste,ao retirar o filtro de ar observei que tinha agua dentro do alojamento.obs:ao ligar a iguinição tem sinal positivo na bobina porém quando da partida este sinal simplesmente desaparece e o motor não pega. se alguem puder me ajudar desde já agradeço.

  54. imario disse:

    eu tenho um carro 16v conto o motor esquenta os tucho pade muito qu é

  55. mauro disse:

    Renault Snenic – 2003 1.6, 16 valvulas!
    Foi tirada a bateria e o carro não pega, quem pode me ajudar??!!
    Desde já agradeso!!

  56. mauro disse:

    Renault Scénic – 2002 1.6, 16 valvular.
    Troquei a bateria do carro e não quer mas ligar,
    alguem já passou por isso??!!
    Desde já agradeso!!

  57. Marcelo disse:

    PRECISO DE AJUDA, FIZ UM REPARO NO MOTOR DO MEU CLIO 99 1.6 E O MECANICO DEIXOU FLOXO UM TAL DE SENSOR DE TEMPERATURA QUE FICAVA PRESO A MANGUEIRA DE AGUA, RESUMINDO O SENSOR CAIU E SAIU TODA AGUA E NÃO MARCOU AQUECIMENTO, ANDEI UM TEMPO E MOTOR DEU UM ESTOURO SAIR FUMAÇA BRANCA E NÃO PEGA MAIS, GIRA MAS NÃO PEGA, O QUE ESTRAGOU???

  58. marcus disse:

    eu estava andandando normalmente no meu csenic 1.6 16v quando ele perou o motor de uma hora para outra olhei a correa dentada e estava normal. so que a partida esta sem compresão. oque pode ser? sera que o comando quebrou ou podeser outra coisa?

  59. davi caminha disse:

    Tenho uma senic 201 modelo 202 que esta com problema no ventilador que nao deveria ligar quando bate arranque e fica ligado direto só desliga quando desliga a chave novamente . Este é o ventilador que deverian esfriar o motor. Por favor me ajudem pois na cidade que moro nao temos mecânicos especialisados nesta marca eles ficam tentando adivinhar oque tem o carro e nós pagando sem ter. Desde já agradeço.

  60. davi caminha disse:

    Esqueci de dizer que minha senic é 16v 1.6

  61. Edson disse:

    Meu veículo é um Renault Clio 2000. O sistema antiarranque está com problema. Fica piscando a luz do painel. A chave da ignição está com defeito (soltou o chip da placa eletrônica), mas, antes disto o problema já persistia. O alarme pifou e, pelo que me parece, ativado; ou seja; não consigo desativá-lo pelo controle remoto. Aí ficamos com a ilusão que o sistema antiarranque ou a chave estão com defeito.
    Para recodificar a chave fica em R$450,00 correndo o risco do defeito não ser dela.

    Gostaria de remover o alarme, e consequentemente o sistema antiarranque (acabando com o sistema code). É possível? Qual circuito terei que “jumpear” no veículo, que alimenta o módulo do alarme?

  62. Giam-RJ disse:

    Tenho desde 0Km, um Renault Clio Sedan, 2006/07, 1.6, 16V. Tenho tido dificuldades na partida, as vezes ele pega e outras não, somente empurrado. Já troquei as velas, correia dentada e testei a bateria que está boa. Um mecânico falou-me que eu teria que trocar o motor de partida, outro disse-me que teria que trocar os cabos do motor de partida.
    Alguem tem dicas sobre o assunto, pois, fico na dúvida, tentando resolver o problema, e gastando com itens que não tem nada haver.
    Abs
    Giam

  63. GILDO disse:

    tenho um clio 1.0 16v, 2004. nun determinado dia da semana, ao sair com o carro o mesmo começou a falhar tipo, eu acelerava e ele nao respondia. em seguida, assim como fosse falta de gazolina, voltava ao norma. nesse dia andei quase que normal
    no dia seguinte, após usa-lo, mesmo que falhando( pouco), no final da tarde parou em definitivo. No mecánico a princípio teria dito que poderia ser gasolina. Após disse que poderia ser o corpo da borboleta sujo, e por final disse que teria que trocar a TBI. gostaria de ter opinioes ante de investir R$ 700,00 na peça.
    obrigado
    Gildo

  64. marcelo maciel disse:

    tenho logan 2009, em ponto morto ele vibra muito, a ponto da alavanca de marchas ficar balançando, regulei as velas pois ele possui gnv, melhorou bastante, mais apos um mes voltou apresentar mesmo problema,talves calço da caixa esteja tambem ruim,gostaria tambem de saber se tem como regular os tuxos ,pois o motor faz muito barulho, e tambem vibra muito, o logan 1.6 8 valvulas

  65. cleitiane disse:

    tenho um Renault senic 2004 2,0 16v mandei lavar o motor e ele não funciona o acelerador alguém tem uma dica

  66. renato eléticista disse:

    estou com uma scenic 1.6 16v, que não pega, ligo ô contato ô rele principal ataca e desliga normal, mas na partida não ataca e não tem pulsu nos bicos, ô scanner acuza presente falha de alimentacão, revisei todos fusiveis estão todos ok e a luz da injecão apaga normalmente. o que faco agora.você pode me ajudar , pode tambem me conseguir ô esquema eletrico. á más uma coisa a luz do code apaga normal. obrigado

  67. celso carvalho disse:

    Caros colegas reparadores automotivos, muito obrigado pela publicação da dica foi muito útil outro dia me deparei com um problema parecido num renault19, ele virava no arranque mas não pegava, testamos a bobina tinha corrente mas não faiscava nas velas, os bicos injetores a bomba de combustivél tudo perfeito,mas o que salvou foi quando li que deveria tirar o cabo da vela, tirei o da terceira vela e para minha surpresa o carro voltou a funcionar, desliguei reconectei o cabo e o carro seguiu funcionado normalmente então agora minha duvida é quanto o que será que tinha acontecido? e como se resolveu?, o carro funciona normal e não trocamos a bobina nem os cabos, se alguém quiser compartilhar agradeço, obrigado.

  68. alberto disse:

    ola amigos!!!!possuo um santana 2.0 mi 97 e tenho uma pequena duvida.
    mandei fazer o motor completo,mas quando o motor esta quente e tento sair em primeira sem pisar no acelerador,somente soltando a embreagem lentamente, a luz de oleo da umas piscadas.isto e normal??grato e no aguardo de alguma resposta.

  69. andre menezes disse:

    estou com problema com meu clio e gostaria se possivel vcs possam me ajudar. o que acontece meu clio começou a algum tempo a elevar a temperetura e õbservei que a ventoinha não estava armando então liquei o ar condicionador e a ventoinha armou e a temperatura normalizou então fui ao mecanico e ele me pediu para comprar o sensor de temperatura mais mesmo assim continuou com o mesmo problema então ele tirou o valvula termostatica mais mesmo assim o problema continuou então como ja estava tarde ele colocou a valvula e fui para casa com o ar ligado para voltar no outro dia para ele continuar mechendo então quando chequei em casa disliquei o ar e quando fui quardar o carro vi que a ventuinha estava armando normal, ai começou ficou funcionando normal uns 15 dias depois vindo do trabalho quando parei em um transito vi que a ventuinha não estava armando novamente então liquei o ar e fui para casa e quardei o carro no outro dia quando fui trabalhar estavo normal e asim esta ate agora um dia esta normal e outro apresenta o problema. se possivel me ajude e me desculpe se não consequi ser muito claro. desde ja muito obrigado!
    Responder

    • andre menezes disse:

      estou com problema com meu renault clio 2004 1.6 16 e gostaria se possivel vc possa me ajudar. o que acontece meu clio começou a algum tempo a elevar a temperetura e õbservei que a ventoinha não estava armando então liquei o ar condicionador e a ventoinha armou e a temperatura normalizou então fui ao mecanico e ele me pediu para comprar o sensor de temperatura mais mesmo assim continuou com o mesmo problema então ele tirou o valvula termostatica mais mesmo assim o problema continuou então como ja estava tarde ele colocou a valvula e fui para casa com o ar ligado para voltar no outro dia para ele continuar mechendo então quando chequei em casa disliquei o ar e quando fui quardar o carro vi que a ventuinha estava armando normal, ai começou ficou funcionando normal uns 15 dias depois vindo do trabalho quando parei em um transito vi que a ventuinha não estava armando novamente então liquei o ar e fui para casa e quardei o carro no outro dia quando fui trabalhar estavo normal e asim esta ate agora um dia esta normal e outro apresenta o problema. se possivel me ajude e me desculpe se não consequi ser muito claro. desde ja muito obrigado!
      Responder

  70. paulo cleber disse:

    ola boa tarde a todos, tenho um renault clio 2003 sedan 1.6 16v, levi no mecânico pra trocar o suporte do coxin do cambio e ele me queimou toda eletrica do carro… ja mandei arrumar o modulo de injeção ja troquei o painel de intrução, agora falta arrumar a BSI que esta queimada e o modulo do alarme … quero saber se alguem tem o esquema eletrico desse carro pra me arrumar ou vender,

  71. alexandre disse:

    ola galera vamos ver se algunm de vcs possam me ajudar:
    tenho um scenic megane rt 99-2000 estava batendo tudo no motor porem andava normalmente sem falhas andando normal, decidi fazer o motor ai veio os problemas mabdei fazer o cabeçote e a parte de baixo tudo novo polias bomba dagua,bomba de oleo e mais intens que nao me recordo agora.quando retirei o carro da oficina ai veio os problemas:
    quando ando com ele frio o carro da umas falhadas leve como se cortasse gasolina comecei a prestar atençao pensando que era falhas tipo de bobina vela essas coisas mas o motor parado acelerando ele nao falha nenhum cilindro,porem resolvi trocar os intens abaixo:

    4 bobinas novas originais
    1 sensor de rotaçao
    limpeza nos 4 bicos
    troca do refil de bomba de combustivel ( boch )
    filtro de ar novo

    o mecanico disse que minhas velas estao boas sera que esse problema vem da sonda lambda to com receio de comprar e nao ser ela eu na verdade nao sei se ela faz agir com esse problema esquentando o carro o carro aparenta o problema mais forte paracendo o carro estar afogado ou faltando combustivel.ahhhhh detalhe as vezes soco o pé no acelerador o carro volta ao normal porem começa tudo de novo.
    amanha vou no mecanico scanear se eu resolver o problema deixo esse link fechado caso alguem estiver com esse problema tentar fazer o que fiz .

  72. alexandre disse:

    entao fui no mecanico ele verificou o bico e tinha um com numeraçao diferente ele colocou na maquina e calibrou e ficou show de bola a mega rssss

  73. Carlos disse:

    Tenho um Peugeot 206, ano 2005. O carro depois de andar por algum tempo começa a falhar e acende a luz da ignição, fica alternando… funciona bem….volta a falhar. Noto que isso acontececom a temperatuira perto dos 90. Isso também acontece com o carro ligado estacionado. Já troquei a bobina… peça original…. eu tenho uma desconfiança que pode ser o sensor de temperatuda do motor…..informação errada para a ignição eletrônica.
    Alguém poderia me ajudar….

  74. matilde disse:

    gostaria de saber onde se localiza, no motor, a válvula termostástica do clio 1.6 16v 2005 e se há possibilidade de trocá-la em casa?! obrigada

  75. Anderson Mendes disse:

    Bom dia!
    Gostei das dicas, não sei se é o meu caso.
    Pela manha o scenic liga normalmente e fica em alta rotação.
    Depois que esquenta demora para baixar a rotação se for desligado, não liga.
    Tenho que esperar esfriar um pouco para depois ligar, tento dar partida e ele fica quase conseguindo, porem apresenta sinais de bateria fraca. Já troquei a bateria e o problema continua.
    Sera que pode ser as bobinas?
    Obrigado pela atenção.

  76. Anderson Mendes disse:

    Scenic Megan 1.6 16v

  77. OCEONE ALVES disse:

    OCEONE ALVES:
    Tenho um senic 2000/2001 e o veículo apresentou o mesmo defeito acima descrito, ou seja , se dá a partida e o veículo não funciona, porém uma das bobinas de ignição foi substituida alguns dias, devido falha no funcionamento, mas agora após alguns dias o veículo apresentou esse defeito diferente do outro, começou a falhar de forma que o motor dasva retrocesso no funcionamento e agora dá a partida mas não funciona, levei um mecânico e o mesmo cosatatou que não tem corrente de alimentação na bomba de alimentação , mas tem corrente nas bobinas , pergunto o que pode ser?

  78. OCEONE ALVES disse:

    meu senic é 2000/2001 2.0 8v

  79. josenildo disse:

    Oi estou com meu logan 1.6 8v,quando acelero em movimento verifico um ronco ,toda vez que acelera.O que pode ser?Grato.

  80. sergio ricardo disse:

    estava saindo com o carro renaut clio 1.0 16V ele morreu do nada aí da partida e nao funciona
    testei a bomba a presão estava 3.2 bar e 2 de vasão
    percebi quando ele esfria ele pega mais logo em seguida ele apaga e não pega mais coloquei um sensor de rotacão novo mais continua o que faço?

  81. VALDECIR LUIS KRUSINSKI disse:

    Renault Clio 2010 acende luz no painel (injeção) e não apaga so gira o motor de arranque, depois de 2 horas a luz apaga, e o carro funciona, porque?

  82. jaison disse:

    Tenho um SCENIC SPORTWAY 2009 1.6 16v ele esta com uma falha que apresenta por exemplo durante um dia todo ele fica sem força alguma parece estar com escapamento entupido(já levai em uma casa de escapamento e esta tudo correto)não tem código de falha algum,já troquei bobinas ja fiz de tudo,ai derrepente do nada carro fica bom por uns 04 a 05 dias e volta a acontecer de novo que pode ser isso,alguém ja pegou algum caso assim?

  83. IDECI FERREIRA BARRETO disse:

    Boa tarde para todos
    Gostaria de uma resposta sobre defeito de um veiculo Renault Clio 1.6 16V ano 2007
    Eu estava dirigindo o referido veiculo de repente parou de funcionar verificando percebi que as vezes chega corrente nas bobinas mas não sai faísca nas velas outras vezes não passa corrente
    Procurei na internet o sistema elétrico do referido veiculo mas não encontrei
    Gostaria se fosse possível alguém informar sobre ligação elétrica da central até relé ou fisivel e bobinas das velas de ignição

  84. DEBORA disse:

    Tenho uma Renault Scenic 16v 2001, mandei pra lavar o carro e lavaram o motor, começou a falhar e depois normalizou, porem a luz STOP e BATERIA permaneciam acessas, agora o carro não da partida mais, liga todas as luzes do painel, dipara o alarme e não tem força pra dar partida. O que pode ser?

  85. rodrigo (vitoria es) disse:

    olá amigos tenho um renault clio sedan 2003 e o mesmo também esta com o problema de virar o motor e nâo pegar , conferi a bomba de combustível e ela esta injetando normalmente será que pode ser também a bobina ?

  86. Edison Moraes disse:

    Tenho um renault scenic 1,6 16 valvula ano 2003/2004 e o mesmo vem apresentando um problema quando motor está aquecido ele tende a morrer em baixa rotação.
    Gostaria que alguém me orientasse o que fazer diante do problema.

    grato.

  87. Paula Jackeline disse:

    Olá estou querendo adquirir um carro, pesquisei vários e fiquei indecisa entre o Peugeot e o Renault. Olhei o Peugeout 206 1.0 e 307 1.6 e o Renault Scenic RT 1.6 16v ambos ano 2003. O que vc tem a me dizer sobre estes carros, qual o melhor em consumo de combustível, estabilidade, manutenção em geral? Aguardo a resposta…

  88. alcionei ferreira barbosa disse:

    estamos com problema em um carro senike de falha , ano 2005 1.6 16 valvulas em funcionamento em baixa rotasão se acelerar levemente de vagar ele nao morre se acelerar rapidamente ele morre em alta rotasão ele vai so em baixa que ele morre quando acelera rapidamente tipo meio que ele afoga . ja testei bomba de combostivel que esta com tres bar e meio ja troquei as vela e ja testei as bobinas ja limpei os bico nao sei mas oque fazer

  89. pedro cassiamani dos santos disse:

    estou com problema de airbag num megane 2010 2.0 flex, a luz fica acesa no painel, ja troquei todos os componentes, menos o sensor de impacto ele usa o sensor de impacto e onde é fixado.

  90. Valmir Zanini disse:

    tenho um megane dinamique 1.6 16v 2008. ocorre que as vezes quando esta com o motor frio, dando a partida ok, porém quando piso no acelerador o carro apaga e se ligar e pisar no acelerador sai uma fumaça com um cheiro muito forte pelo escapamento. preciso de sugestoes pois ja troquei velas, bobinas, limpeza do TBI, e nada resolveu. desde já agradeço pelas respostas.

    • Marcus disse:

      Meu carro tem o mesmo problema, passei a usar álcool e ele pega que é uma beleza. Porém ao usar gasolina… até o seu rendimento piora. E detalhe, meu consumo é melhor a álcool que a gasolina.

    • Ari jr disse:

      Mesmo problema tenho um megane Expression 1.6 16v 2007. ocorre que as vezes quando esta com o motor frio, dando a partida ok, porém quando piso no acelerador o carro apaga e se ligar e pisar no acelerador sai uma fumaça com um cheiro muito forte pelo escapamento. preciso de sugestoes pois ja troquei velas, bobinas, limpeza do TBI, e nada resolveu. desde já agradeço pelas respostas.

      UP

  91. Valmir Zanini disse:

    há detalhes, depois da primeira partida demmora para pegar.

  92. celso reis disse:

    Tenho um clio 2003, quando eu ligo o carro dá partida maios não pega´será que falta corrente?
    tem algum sensor que provoca isso?

  93. daiana disse:

    Bom dia!!! O meu pai é mecânico e ele pegou em renault scenica 2003 16 valvula 1.6 para fazer revisão,e navisão foi trocada a correia dentada,e com todas as chaves e ferramentas adequadas, depois de instalada a correia o motor não gira,o que fazer!!!

    Aguardo resposta urgente!!!

  94. walmir ferreira dos santos disse:

    ola tenho uma scenic 2.0 2000 que oscila a lenta entre 1 e 2.5 derrepente morre. o que aconteçe, o que póde ser?

  95. Leonardo Resende disse:

    Amigos em primeiro lugar quero elogiar este espaço que ajuda muito pessoas como eu que somos leigos. Tenho um renault clio sejam 2005 1.6 16 . Ele está com 153 mil quilômetros e muitas peças originais ainda. Ele começou apresentar o seguinte problema, ele aumenta a aceleração sozinho e quando acelero ele morre na hora. Sobe a rotação e se acelerar morre. Já troquei vela, bobina, sensor de rotação, fiz limpeza de bicos o mecânico passou o scaner e nada acusou. O carro e meu ganha pão. Espero que possam me ajudar. Obrigado

  96. Marcus disse:

    Estou precisando com urgência de uma foto ou esquema ilustrado do sistema do acelerador eletrônico e seus conectores do clio 1.6 16v. Se alguém tiver por favor me mande.

  97. pedro costa disse:

    ola tenho uma scenic 1.6 16v 2001 que deixou de trancar e destrancar as portas pelo control remoto depois ativou o inmobilisardor a luz piscava muitos o carro noa trabalhou mais eu mandei desativar e a luz ja esta apagada e ele pega so que nao e sempre ja vi todos os censores e reles esta tudo bem sera que e do control remoto nao trabalhar …….eu rodo a chave ele da sinal de pegar e vai abaixo de novo e mais 6 ou 7 e depois pega e trabalha bem e pega bem 2 ou3 vez bem e depois faz igual ……..fico muito agradecido se me ajudarem com este problema obrigado

  98. quebra chave disse:

    porq sera que minha senic 1.616v comecou a grilardonada

  99. carlos r. branco disse:

    citroen vira arranque e não funciona,mesmo jogando gasolina no tbi,oque pode ser?

  100. ednilsom disse:

    eu tenho um renault scenic dci 1.9 do ano 2004 o motor funcionava tudo normalmente so que houve falha no poulet de gambota e danificou a correia troquei a correia mas so que agora nao pega ou seja da aqueles zzzzz de aranque mas nao liga …me ajude…

  101. Ari JR disse:

    Tenho um Megane 1.6 16v flex 2006 Modelo 2007 e abasteço com gasolina. Adquiri o veículo em 2011. Depois de uns 4 meses começou a apresentar o problema de cheiro fortíssimo de catalisador, falhas em dias frios (até aquecer) e um pouco de cheiro de gasolina. ….fui ao mecânico…trocamos sonda…bobina e velas…e continuou o problema…passou por scaner e não apresenta nada. O mecânico disse que pode ser o modulo com problema…pois o sistema reseta para Alcool…
    Existe manutenção para o Modulo? como é que pode um equipamento eletrônico não aceitar programação ….E vi que esse problema não é só comigo pois vi outros relatos na internet com o mesmo problema…Não é um caso para Recall?
    Abraço!!!

  102. Moises disse:

    Olá.Tenho um renault megane 2008,2009 1.6 16v.Ele apresenta um defeito quando eu ligo o carro,as vezes não tem força na aceleração fica ucilando,fora o cheiro forte que parece ser catalizador ,que permanece pelo resto do dia.Quanto ainjeção é só quando liga o carro não tem força,depois estabiliza.Obrg

  103. Juliano disse:

    No painel do scenic 2000 com a chave ligada fica piscando uma luz vermelha no centro do painel
    e o carro não pega qual será que é o defeito.

  104. marcelo disse:

    me tirem essa dúvida! scenic 1.6 2001 falhando , mecânico trocou 4 bicos comprados mercado livre original iwp143 por 69,00 cada , carro ficou fraco e suspeita de bico não ser original , oque para mim é original ,pois são idênticos magnet marelli . Mas a dúvida é ! qual seria o bico correto ! o iwp 143 ou o iwp 026 que é o que estava no scenic , alguns dizem que são iguais , já algumas tabelas mostram diferenças mínimas na vazão . quem se habilita a dar uma resposta fatal !

  105. alexsander disse:

    boma dia a todos , eu tenho um logan 2008 1.6 16.

    o problema que vem apresentando , é quando o motor fica quente bem quente , ai eu tenho que dar uma freiada no carro o carro morre , a luz do óleo comessa acender ai eu tenho que segurar a rotação do motor , a 1000rpm. eu tiro o pé do acelerador , ai volta dinovo a luz do óleo acender o carro querendo morrer , ai vou ligar o ar-condicionado ai que carro morre mesmo . e quando morre vou dar patida o motor de arranque gira bem pesado.
    isso tudo só acontece com o motor bem quente , com o motor friu não acontece nada..
    espero que alguém de vcs me ajudem ..obrigado.

  106. MÔNICA AMÂNCIO DE MIRANDA disse:

    Por favor preciso de ajuda meus amigos, venho trocando as bobinas do meu carro renault scenic 2003 por três vezes desde que comprei há um ano e meio acredito que deveria durar mais tempo ou será que essa frequência de troca é o certo, o carro perde força e fica como se fosse uma kombi o barulho da aceleração, além de trocar as bobinas que a máquina acusa estar com problemas também troco o sensor de detonação. Agora por último estão me dizendo que pode ser o módulo o que faço para saber o correto, tem como testar o módulo para ver se o problema é nele. Obrigada, aguardo por uma resposta.

  107. MÔNICA AMÂNCIO DE MIRANDA disse:

    Esqueci de informar que o carro é 1.6 16 válvulas.

  108. João disse:

    Olá pessoal, é o seguinte, o meu clio 2006, 1.0 16 v, só dá partida depois de bater arranque umas 4 vezes e às vezes sai engasgando. Depois que saio do trabalho pega normalmente. Na oficina fizeram limpeza de TBI, sensor, troca de velase filtro de gasolina. Nada adiantou. Espero que possam me ajudar. Obrigado.

  109. wagner disse:

    tenho um megane 1.6 16v 2001 que quando esquenta da trabalho para pegar depois que esfria um pouco pega como se nao tivesse problema nenhum alguem tem alguma dica e o ar condicionado tambem parou de repente ja verifiquei fuzil e gas esta tudo certo tambem preciso de alguma dica

  110. dimas miranda disse:

    boa noite estou com um renault clio 2002 1.6 16v parou derrepente verifiquei o pulso da bobima nao tinha troquei o sensor de rotaçao e nada verifiquei pressao da bomba ok li uma dica gostei muito vou aplicar o que li depos volto a comentar o resultado obrigado e até segunda

  111. nelson nascimento disse:

    Bom dia!!! Tenho um renault megane 2007 ele estava com problemas na partida, morria na rua do nada pesquisei em varios sites e nada, fui em varias oficinas e ate na autorizada e tambem nada ate que descobri atraves de uma pessoa com um megane que perguntei se ele tinha problemas com o carro ele falou que ja teve e tudo foi resolvido trocando o sensor de rotaçao… troquei o meu e tudo resolvido gastei 180,00 com a mao de obra…tudo resolvido quem tiver com esse problema e so trocar (sensor de rotaçao)….

  112. Alexandre disse:

    Ola
    Tenho um clio sedan 1.0 16v e ele não pode sair na chuva,pois logo na partida seguinte ele não da partida.A lampada do sistema code começa a piscar e é só dor de cabeça dai em diante.
    O que fazer nesta situação?
    Mando retirar o sistema code e ele fica sem proteção ou troco de marca de carro?
    Tô farto de dor de cabeça.

  113. ricardo. disse:

    bom dia. Tenho um renaul scenic 1.6 16v 2002. Tem dias que de manha cedo o motor gira mais nao pega…..ou demora a pegar. So acontece de manha e nem sempre. Ao longo do dia pode dater a qualquer hora que ele pega. Posso ligar de manha…e depois so ligar a tarde de novo…e so bater a chave e pegar. Mais de manha ele faz isso sempre.

  114. Claudio disse:

    Meu clio 1.0 2000, já fiz limpeza de bicos, tbi, troquei as 04 velas, cabos, foi tirado pra ver as valvulas, testado e tudo normal, só que o carro não tem força na primeira e segunda marcha, uma subida é bem ruim, ja numa rodovia a terceira quarta e quinta consigo velocidade 120 tranquilo, levei em 04 mecanicos e ninguem resolve, ja gastei tanto podem me ajudar o que pode ser ?
    obrigado!!

    • Santinho disse:

      Troque o kit de embreagem que resolve, pois quando está com aproximadamente 120.000 km da esse problema, o motor funciona normal, mais não tem potência para subir ladeira e não sai bem de 1ª e 2ª marcha.

  115. fabricio disse:

    Parabéns pelo vídeo, muito explicativo e claro! Tenho uma dúvida, tenho um renaut symbol 10-11 1.6 8v, recentemente troquei as velas (40.000km), contudo antes disso e depois ele estava e segue tendo dificuldades em partidas com mudança de clima (sul). Hoje pela manhã fui dar partida e ele pegou na 3ª, fico pressionando e soltando o acelerador. Si uma fumaça branca no início com cheiro forte. Carro único dono e abasteco apenas COM GASOLINA ADITIVADA SEMPRE DO MESMO POSTO (de confinça). Tendo em vista o carro ter quase 3 anos, pode ser este problema, seu carro é 1.0 (do vídeo). É aconselhado fazer este teste (não prejudica o motor tirando uma vela de funcionamento?) Forte abraço e parabéns novamente! 

  116. Edison disse:

    Olá amigos,
    Tenho um renalt clio 1.0 16V porem de um tempo pra cá fica dificil de pegar pela manhã,dá estouros no escapamento e demora para ficar normal, quando estou andando com ele,parece que falta combustivel fica parecendo que estou acelerando e freando ao mesmo tempo (amarrado) Alem do mais,o velocimetro oscila intermitente funciona e para a partir de 70 Km/h.
    Já limpei TBI más não resolveu. O que poderá ser ?

  117. Júlio cesar disse:

    Tenho um renault senic 2001 1.6 16 v e foi batida lado esquerdo mas ja arrumei só que agora nao quer pegar e na batida acionou o air bag do lado direito

  118. Helio Ramos disse:

    Bom dia!!

    Tenho megane Dynamique 1.6 16 valvulas 2007, e acabou dando Pane Eletrica, não funciona nada da parte eletrica ou seja Ar, vidros, Painel, radio, ar condicionado nada oque pode ter acontecido se alguem passou por esse problema por favor me responder qual seria, no agurdo de respostas…

  119. Helio Ramos disse:

    Esqueci de informar ele da partida normal consigo andar c o carro!!!

  120. JEANN disse:

    Boa tarde, Amigo ,
    Tenho um Logan 2008/09 , excelente carro por sinal, peguei ele usado com 58000km e o antigo dono me falava que so usava Gasolina. Como acho o Alcool mais vantajoso no preço/desempenho e consumo, abasteci o tanque e notei que o reservatorio de Gasolina (no Capô), não durava nem um tanque de 50l , tendo q abastece-lo 2x a cada tanque de 50l. O reservatorio e bem pequeno não cabe sequer 1litro , aproximadamente 900ml bem cheio. Ai que vem o misterio : Usando alcool no tanque e Gasolina Aditivada no reservatório, saio com o carro e quando preciso parar em algum lugar já com o motor quente,desligo o mesmo, e em um intervalo de poucos minutos preciso ligar o motor novamente ele tem enorme dificuldade pra pegar, necessitando de dar a partida pressionando o pedal do acelerador como se o mesmo tivesse “afogado”…e falha a rotação por uns 30 segundos ate estabilizar… agora se depois de desligado o mesmo “esfriar” pega de primeira normalmente.
    Usando Alcool no Tanque e NÃO ABASTECENDO O RESERVATORIO DE GASOLINA, tenho uma certa “dificuldade” somente para primeira partida de manha, tendo que acionar a chave por uns 8 segundos. Mas depois independente se desligar o motor quente ou frio ele pega de primeira sem “afogar” ou qualquer oscilação/dificuldade partida.
    Meu receio e andar abastecido com Alcool e sem Gasolina Aditivada no Reservatorio e o tempo de 8 segundos com a chave ligada na primeira partida de manha acionando o reservatorio Vazio…
    Abraço.

  121. ramon disse:

    possuo um Renault clio 1.6 8v 2000, com 160 mil km. depois que troquei o óleo ele passou a apresentar falhas na aceleração, vibração e quando ligo o ar condicionado as rotações passam das 4000 rpms. já levei a vários mecânicos , diversos scanners mas ninguém conseguiu resolver a questão. gostaria da sua ajuda

  122. Sandro Kano disse:

    Pessoal boa noite, tenho um clio 1.6 16v, quando ligo a marcha lenta segura quando o carro esquenta a marcha lenta tende a se estabilizar, mas ela vai la em baixo sega quase morrer já trocamos o famoso sensor atuador da marcha lenta e nada agradeço qualquer ajuda!!!!

  123. Claudio disse:

    Eu tenho um Renault Clio 1997 Argentino e está com falta de corrente na bobina sem corrente no distribuidor ,o que devo fazer?

  124. rafael disse:

    Ola pessoal, tenho uma Kangoo 16v 1,6 , que quando paro na sinaleira o giro cai e ele morre, quando a temperatura sobe depois de uns 20 minutos de funcionamento não acontece o problema.
    Ja troquei o tão famoso sensor de rotação, revisei pressao bomba combustivel ,velas , e por final troquei todo cabeçote, pois tinha desgastes no comando e tuchos…. gastei uma banana ja e nada adianta, como vou vender deste jeito um carro que se o cara der uma volta o motor apaga, hehehe

    Alguem tem uma dica

  125. rafaela sousa disse:

    olá pessoal!
    tenho um Clio 2005 flex. . quando saia ele morria e não queria pegar mais dava tranco e ele pegava
    lavei o motor ele só morria depois o motor gira e não pegar o que pode ser??

  126. suzy pacheco disse:

    Renault clio 1.0 16v 2002 não bate arranque?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: