GM Vectra 2.2 98 MPFI: Marcha lenta acelerada

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Ao chegar na oficina logo se notou a forte aceleração deste Vectra e a marcha lenta só normalizava depois de um bom tempo com o motor funcionando.

CAUSA: Fizemos o rastreamento e notamos que o Sensor deposição da  Borboleta ficava enviando uma tensão alta quando o defeito se apresentava. Fizemos os testes no sensor e o mesmo se mostrou com um bom funcionamento, quando fizemos estas medições logo identificamos o defeito pois ao pedir para que acelerassem o carro notei que ao soltar o pedal a borboleta ainda se mantia aberta e só se fechava quando puxávamos o pedal do acelerador.

Retiramos o cabo e constatamos que o mesmo estava sem lubrificação e duro,fazendo com que  a mola da borboleta não conseguisse empurrar o cabo de volta para que assim a borboleta fechasse por completo.

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do cabo e o problema foi resolvido.

Veja Também:

GM Vectra 2.2 99: Morre em desacelerações

Como obter o código de falhas do ABS do Vectra /96

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em GM,Vectra

Comentários

36 Comentários para “GM Vectra 2.2 98 MPFI: Marcha lenta acelerada”
  1. Genivam disse:

    tenho um vectra .a marcha lenta esta boa,mas quando acelera ele nao anda,ele corta a aceleraçao e fica estourando,ele nao passa da marcha lenta.voces poderiam me ajudar,obrigado.

  2. cristian disse:

    Também trabalho em injeção, e hoje apareceu um vectra 97 2.0 8v, com problema de engasgar e gastar combustível demais segundo o proprietário, coloquei o scanner nele e me informou que a sonda lambda estava dando mistura pobre e que o controle de enriquecimento não está funcionando. verifiquei em minha enciclopédia de injeção fiz os testes e sempre o problema se referia mais a central de injeção, porque a mistura fica sempre pobre, e o tempo de injeção aumenta quando acelero mas em marcha lenta fica estável.

    Fazer os testes de alimentação na central ou trocar a sonda para ver noque vai dar?

    • G. Lopes disse:

      Cristian,
      geralmente a sonda sempre é marcada pelo scanner pois é ela quem identifica alteraçãos na mstura ar/combustivel, mas o problema em 90% dos casos não é nela.
      verifique a alimentação da central e se não ha entrada de ar falsa, ponto de correia tambem é bom ser conferido nestes casos.

  3. milton disse:

    tenho um vectra 2000/2001 CD 16V manual
    gostaria de saber porque quando ligo a/c a temperatura passa de 80 para perto dos 100graus voces pode me dar uma dica

  4. Adão Domingues disse:

    Bom dia meu camarada.
    O meu carro é um vectra 97 2.0 injeção eletr. 8 v. a GNV e GASOLINA.
    o carro estava funcionando somente com o gas,fui ate o posto colocar combustivel e coloquei gasolina pois o tanque estava vazio.ao dar a partida para ir ao outro posto colocar GNV o carro soltou uma grande quantidade de fumaça e não funcionou.Nem na gasolina e nem no gás.
    Ao abrir o capô foi observado que na junta do coletor da descarga saia um vestigio de gasolina crua e o carro não mais funcionou.Retirei a mangueira de gasolina que vai para o motor e aguardei alguns dias para a evaporação e o carro deu sinal de funcionar no gás.Gostaria de conhecer as possiveis causas do problema

  5. Tenho um vectra 98/8 cd 16v 136cv ele e 2.0 ou 2.2? de manha so pega[faz um barulho tipo arranhado qdo pega.] se der um toque no acelerador; depois ja em movimento quando piso na embr p frear,acelera em ate quase 2000 rpm e as veses ate apaga.[nao e toda vez que acontece]ja foram feitos testes com aparelhos e rasters mas sem nenhum resultado. podem me ajudar? conto c vcs. grato pelas atencao…

  6. cezar augusto disse:

    Tenho vectra 2000 2.2 mpfi gasolina e gnv.Meu problema que o rpm (lenta)ao ligar oscila entorno de 500rpm, depois fica entorno 1400rpm na gasolina, no gnv oscila ao ligar depois fica estável em 900rpm.Já troquei sensor de borboleta, atuador de lenta, sensor de rotação , verificar o ponto, passar no kaptor e limpar o corpo de borboleta.E mantém o problema , não sei mais o que fazer. Se puderorientar. Obigado!

  7. amauri o. santos disse:

    tenho um vectra 2.2 8v millenium gasolina 99/00.
    a luz da injeçao eletronica as vezes fica acesa por muito tempo e falhando a acelaraçao,troquei o filtro de combustivel porem nao resolveu.pode me dar uma dica do que seja.
    att. amauri.

  8. ALEX SILVA disse:

    TENHO UM VECTRA 1995/1996, ULTIMAMENTE A TEMPERATURA FICA EM 95° C E SOBE QUANDO O TRÂNSITO FICA LENTO, CHEGA 97° C. ESTOU ACHANDO QUE ALGO ESTÁ ERRADO, EMBORA TENHA TROCADO A VÁLVULA TERMOSTÁTICA E ESTA VARIA DE 1 – 88 A 83° C, 2 – 95 A 90.
    AGRADEÇO A ORIENTAÇÃO PARA O CASO.
    ABRAÇOS

    • Ricardo disse:

      Bom dia amigo!
      Você pode dar uma conferida no
      nivel da agua,pra ver se o nivel esta baixo,
      mais se nao for
      isso de uma olhada
      na tampa do reservatorio de àgua,
      pois se a mesma estiver vasando
      minima coisa ele altera a temperatura
      chegando a mesma ate a temperatura
      máxima,espero ter ajudado!
      Boa sorte.

  9. anderson oliveira disse:

    bom di atenho um vectra 96/97 CD 16V 2.0 , e todo momento a luz de injeção acede no painel ja levei pra realixar o rastreamento e sempre acusa como defeito a sonda lampda , mais ja troqui a mesma por 2 vez e continua acedendo e no rastreamento vala que a sonda landa lanpda não esta conectada mais esta tudo conectado , algue poderia me ajunda muito obrigado a todo e que Deus abençoe a todos

  10. agnaldo disse:

    estou comprando um vectra 2.2 cd 16v gostaria de sua opiniao

  11. Felipe disse:

    Quero agradecer a toda a equipe que tem o cuidado de lançar informações aqui nesse site…

    Muito bom saber detalhes de nossos GM’s rs…

    já vai estar nos meus favoritos o Site..rs

    Animo a continuarem a editar aqui informações do vectra 2.2 8v, preciso muito delas, pois a manutenção do nosso amigo não é barata rsrs….

  12. fernando da silva disse:

    Tenho um fiesta 1.0 motor zetec rocam, 2003, tentei passar n contorolar e acusou um indice de coc, 1.01 sendo o maximo 1.0 e fui reprovado, como faço para reduzir isso, pois tambem quando acelero o ponteiro do conta giros na hora da deseleração desce e da uma paradinha e fica na posicão normal, e tambem o carrro na subida fica muito fraco dando pra subir só vzio. por favor me de uma dica, obrigado.

  13. fernando da silva disse:

    tenho um vectra 2.2 1999 gnv e gasolina, a marcha lenta fica ocilando um pouquinho o q devo fazer, obrigado.

  14. rodrigo disse:

    bom dia, eu tenho um vectra 94/95 e estou tendo problema nas marcha 1º e 2º o que pode ser?

  15. valdeir sanatana disse:

    tenho um vectra 98/99 e ele está engasgando muito, de uma hora p/ outra ele muda de rotação e sobe um cheiro muito forte de combustivel . quando ligo o AR e o farol a luz da bateria acende o que devo fazer nos dois casos?

  16. andre goncaves frabetti disse:

    eu sou mecanico tenho um vectra 2.2 98 eu ja troquei o atuador da marcha lenta; o sensor da marcha lenta abre e fecha ;sensor de temperatura ; ja troquei tudo . de manha eu do partida ele que afogar e fica doda ora acelerando e cortando eu nao sei mas o q faco

  17. tenho vectra 98 perguta depois que fis manutençao na descarga do mesmo, passei a ovir um ruido cantando como se tevesse seco alguma coisa nao e dentro do motor desconfio que seja o guia da correia , porque quando acelerro a cantoria aumenta quando tirro o pe diminue o burrulho auguem pode medizer o que pode ser? fico muito grato obrigado

  18. leandro disse:

    Caros boa tarde,
    Tenho um vectra 97 gls 8v o que ocorr é, o carro quando chega a temperatura de 90 graus liga a ventoinha normal mas ele perde potencia até morrer. Desligo a chave e dou partida novamente e funciona… mas com a temperatura alta ele continua afogando.. obs ele nao ferve, ventoinha e refrigeracao funcionam normal.

  19. karyjo londrina disse:

    tenho u vecao 99 meu velocimetro e contagiro parou de funcionar antes ao ligar o contato os dois subia e descia agora eles ficam tremendo e nao sai do lugar desmontei os painel e descobri um capacitor vazando troquei ai voltou a funcionar mais ao ligar o contato eles nao sobem igual antes e as vezes nao funciona os dois

  20. Eric disse:

    tenho um vectra ano 98 2.2 8v,as luzes do painel parou de acender já olhei fusível relé e nada tem de errado com os mesmos o que sera que está acontecendo, sera que alguem pode me ajudar pois nem saiu mais de casa a noite com ele por conta disso.

    • carlos disse:

      amigo Eric deve ser o regulador que tem proximo a chave que liga o farol,e so rodar para cima e para baixo ele regula a intensidade das luzes do painel, do escuro ao mais claro,espero ter ajudado

  21. LUIS CARLOS SILVA E SOUZA disse:

    TENHO UM VECTRA 98 M E TENHO NOTADO NELE UMA ACELERAÇÃO FORA DO NORMAL 23– RPM MAS, QUANTO COLOCO O CHICOTE ( TROCO) O CARRO FICA COM A ACELERAÕA A 900 RPM , O QUE É NORMAL, NÃO É MESMO ? ATÉ AI TUDO LEGAL MAS, A LUZ DE ANOMALIA FICA ACESA DIRETO. ME DIGA QUAL REALMENTE É O CHICOTE CORRETO PARA COLOCAR NO SENSOR DE MACHA LENTA >?????. SEM MAIS AGRADECO E ESPERO A SUA VALOSA RESPOSTA.

  22. antonio disse:

    tenho um vectra 2.2 8v ano 2000 e não sei mais o que faço porque já troquei sonda, sensor temperatura da injeção, bobina, regulador de pressão, cabos e velas e problema persiste. as vezes ele funciona suave e outras vezes vibra demais que dar pra sentir no banco e no painel tremendo como se um cilindro falhasse ou fora de ponto. coxim não é porque já troquei! se alguem poder me ajudar serei grato!!!

  23. felipe disse:

    sou mecanico e estou com um astra que quando eu do a partida o giro vai a 20.500 quente ou frio, ja troquei motor de passo, sensor de borboleta, fis a limpesa do tbi e de bico, ressentimente fis o motor e cabessote e o defeito continua. sera que vcs podem me ajudar?

  24. tiago disse:

    meu vectra 2.2 parou de funcionar no gnv e so ta funcionando no gasolina o que pode teracontecido porque aconteceudeuma hora pra outra.se poder me esclareser

  25. pimenta disse:

    meu vectra 2.2 8v ta com um problema quando ligo de manha as vezes sai uma fumaça branca no escapamento e agora comecou a fivar acelerado e engasgando muito e outro dia notei que q tenperatura jegou em 100 graus e a ventuinha nao acendeu olhei as mangueira estavam duras com ar dei um tenpo e tirei a mangueira do retorno e o ar saiu e a ventuinha acionou o que pode ser tudo isso e as vezes quando paro o carro na garagen sobe um cheiro forte de gazolina e o carro ta muito gastao

  26. sergio patricio disse:

    Bom dia,tenho um vectra 97/98 8 valv, gasolina/gnv.
    O mesmo atualmente tem apresentado os seguintes defeitos:
    -A aceleração esta oscilando
    -Tenho escutado uns estalos no motor passo.
    -nas reduções de marcha o veículo morre–nas acelerações tenho notado o veiculo um pouco preso.
    Amigo retifiquei o cabeçote deste veículo,troquei coreia dentada,sensor de borboleta,sensor de rotação,motor passo cabos de vela da marca ngk,e outro problema ,quando ligo este veiculo a ventoinha funciona e fica em funcionamento direto parando somente ao desligar o veiculo.
    Caso possa dar uma dica sobre os possiveis problemas agradeço desdes já.
    Obrigado.

  27. valter junior disse:

    ola estou comprando um vectra 97 completo 2.2 ele gasta mais que o 2.0 ou nao pois vou usar ele para viajar a trabalho

  28. Paulo Correia disse:

    Olá, tenho uma S10 2.2, foi a gás, mas o retirei e retifiquei o cabeçote, no entanto, ao montá-la ela apresentou problemas posteriores na injeção, ou seja, ela liga muito facilmente mas quando se acelera ela não responde, não progride o rigo. Já troquei bico de injeção, sensor de rotação, cabos de vela, velas, e o ratreador não acusou nada. O mecânico diz que fará um teste na central de injeção ainda. Esse defeito apareceu já na primeira saída da oficina enquanto ela estava funcionado. O que poderia ser?

  29. ronaldo disse:

    ola tenho uma ipanema 2.0 mpfi 98 que ta apresentando um falha no motor em alta ela nao falha mas na lenta fica tremendo e muito fraca ja troquei velhas, cabo,limpeza de bicos ,filtro de conbustivel, e nada gostaria de recebe algumas dicas por favor obrigado

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: