GM C20 4.1MPFI: Carro falhando e sem potência

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Esta C20 estava falhando muito nas acelerações e com um desempenho muito baixo, chegando as vezes a não subir ruas com uma inclinação mais acentuada.

motor C20CAUSA: iniciamos o diagnostico pelo teste de pressão e vazão da linha de combustível e tudo se apresentou normal,partimos então para o teste do sistema de ignição e não foi encontrado nenhum problema nos cabos e nem na bobina, mas ao retirarmos as velas para fazermos uma inspeção   visual foi visto que as velas correspondentes  ao 3° e 6° cilindro estavam molhadas de oleo e muito carbonizadas.

Colocamos duas velas boas para ver se sanava o problema mas depois de algum temo o carro voltou a falhar. Retiramos as duas velas e notamos que havia ocorrido o mesmo fato anterior. Decidimos então fazer uma análise interna do motor e logo ao retirarmos a coletor admissão ( foto abaixo) vimos que o mesmo estava tomado por oleo principalmente no canal dos 3° e 6° cilindro o que caracterizava uma passagem de oleo nestes cilindros.

admissão suja de oleo

Ao fazermos uma verificação dos retentores de válvulas foi detectado o defeito nos mesmos retentores dos cilindros citados acima.

Cabeçote C20

SOLUÇÃO: Foi feito a troca dos retentores e os serviços que acompanham esta troca , trocamos tambem as velas e o defeito foi resolvido.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em C20,GM

Comentários

41 Comentários para “GM C20 4.1MPFI: Carro falhando e sem potência”
  1. eduardo disse:

    Possuo um diplomata ano91/92,6cc a gasolina,carburador 3E horiginal, andando com GNV. As velas usadas são resistivas,o mesmo apresenta falhas constantes (costurando) .O que devo fazer; pois foi feito uma recente regulagem no GNV por pessoal preparado!

  2. marco amtonio do prado disse:

    ola sou marco ,tenho um omega 4.1 95 altomatico ,comesou a acender a luz do super, e parou de passar marcha no altomatico. passamos o aparelho foi constatado uma falha no rele de força, mas o eletrecista nao concegue localisalo. pois cotinuei andado parecia mal contato porque as veses parava e o carro ficava bom novamente,mas o broblema se agravou mais o carro ficou fraco e queimou duas solenoide. troquei as mesmas mas ainda nao parou de ascender o s como solucionar . obrigado

  3. Francisco disse:

    Srs. tenho uma escosport 2.0 16v 2005 4wd e tenho um problema semelhante a este, só que não é sempre que acontece a falta de aceleração e perda de força, isso acontece de vez em quando porém ja passei em uma oficina e passaram o scanner e não encontraram nada, as velas estão boas e foi trocada cabos de velas e filtro de combustivel, qual poderia ser o meu problema e onde consigo encontrar uma oficina que possa resolver esse problema.

    chagas

  4. Joel Bonotto disse:

    Olá sou Joel e tenho um Omega 4.1 97, ele está falhando, mas não é sempre somente devez em quando, dai foi trocado o sensor de temperatura da água que constatou problemas e depois as velas, mas na 4ª vela foi visto que estava encharcada de oleo, mesmo trocando elas ele falha as veses, dai sai sábado passear e em uma reta estiquei 3ª 4ª e + ou- 195km/h em 4ª dai coloquei a quinta e deixei correr tambem acabou a reta, só que depois deste pau ele não falhou mais está redondinho. o que pode ser? Fico no aguardo grande abraço Joel. Estancia Velha RS

  5. Alexandre Willy disse:

    Astra ano 2000, 2.0 16v gasolina, so abasteço aditivada, o carro ta fraco nas arracadas, nao puxa, pelo escapamento percebo que sai de vez em quando fumaça e toda vez que paro vejo que tem agua saindo do escapamento, e agora a 2 semana deu a loca no conta giro ele acelera sozinho fazendo o carro esgasgar, se piso no acelerador ele demora uma eternidade pra responder

  6. Alexandre Willy disse:

    astra 2000, 2.0 16v gasolina, a lenta esta desregulada e me falaram que a peça letronica chamada atuador custa caro, alguem sabe me dizer quanto custa original e uma paralelo e se conpensa por a paralelo

  7. Ronaldo Ferreira disse:

    Tenho um omega 4.1 / 96 – ultimamente troquei os 6 bicos por novos, ele melhorou muito, porem, o consumo aumentou muito o que poderia ser? inclusive ando também no gas, antes no gas com 16 m3 (r$ 23,00) rodava uns 130 km, agora so da até 90 km, e na gasolina 5 ou 6 na cidade e 10,5 na estrada hoje na cidade 4 e estrada 8, gostaria muito de saber o que pode estar causando maior consumo. Já retifiquei o motor – torqueios 6 bicos?, fico no aguardo.

    Muito obrigado.
    31 – 9971.2302
    Ronaldo

    • Clodoaldo disse:

      Ola meu amigo ja passei por esse problema ,no meu caso observei que aqueles suportes do bico aqueles branquinhos que tem um oring em volta que vai na base do coletor ,descobri que ao montar avia dois deslocado um pouquinho dando entrada de ar ,que aumentou o consumo do meu ,retire eles e reinstale de volta bem encaixado com vaselina,no meu caso foi esse o problema,espero telo ajudado. Omega 4.1 96

  8. ricardo noesse disse:

    ola tenho um omega 95 4.1 ,quando chega nos 3.000 giros ele corta e nao vai de davagar anda normal esta bebendo muito e dificil de pegar quando frio , o que posso fazer a respeito,fico no aguardo ,obrigado ,,,,,

    • Cleber disse:

      Ricardo eu também tenho um Omega CD 4.1 95 E quase fiquei louco com o mesmo problema!
      No meu troquei o sensor de temperatura da injeção o que estava no meu carro era o sensor preto esse sensor vai no 96 em diante! O que vai no 95 com ventoinha viscosa é o sensor azul!
      Aí no scanner a temperatura já mostrou normal antes oscilava muito! E esse sensor é comum dar problema no Omega 4.1 e quando a gente vai comprar os caras sempre mandam o preto!
      Esse sensor com defeito dificulta a partida e aumenta o consumo, só aí já ficou outro carro!
      E quando testei melhor a bomba de combustível que já troquei, Quando eu acelerava pouco o carro ela dava pressão normal, mas quando eu acelerei tudo ela perde pressão! Por isso que até os 3 mil RPM acelera normal e depois disso para! Vou retirar a bomba pra ver por que não tem vazão se é defeito na bomba ou se está obstruído o pré filtro dela aí eu falo vocês! Abraço.

  9. RUBENS disse:

    tenho uma blazer 4.3 v6 ano97, esta falhando ja troquei velas e cabo mesmo assim continua falhando, ja me disseram que poderia ser injeção alguem sabe como se desmonta a injeção.
    ou alguma outra dica, valeu rubens

  10. gil disse:

    bom dia, como regular as valvulas do omega 4.1 o meu mecanico tentou regular e nao conseguiu agora o carro ta fervendo e sem força se possivel me passe um radio me explicando nao sei mais o que fazer. gil . sao jose dos campos celular 12 8814-5725 nextel 119* 74812

  11. Clodoaldo disse:

    OLA BOA NOITE GALERA,TENHO UM OMEGA 4.1 96 COM 120.000 RODADOS, O QUE ACONTECE E O SEGUINTE MEU CARRO FALHA EM 1200 RPM SOMENTE, TODOS OS GIROS SAO PERFEITOS JA TROQUEI TUDO QUE IMAGINAREM,ENCOSTEI UM OUTRO OMEGA IGUAL MEU TIREI TUDO E PASSEI PRO MEU E FALHA QUANDO PASSA POR 1200RPM NO ESCANER NAO DA NADA , PASSOU BONITO NA CONTROLAR COM 0.00 DE C.O. EM LENTA E 0.03 DE C.O .ACELERADO ,QUANDO ESTOU NO TRANSITO ANDANDO DE BOA FICA DANDO COICE NO CAMBIO TERM QUE PIZAR PRA PARAR,TEM MAIS DOIS 4.1 COM ESSE PROBLEMA QUE NINGUEM RESOLVE. ALGEUM PODE ME AJUDAR QUE JA TOU LOUCO POD ME LIGA A COBRAR 011 7882 80 37 ID 105*135590

  12. Dalmiro disse:

    Meu omega esta com problema de “tucho gripado”, logo na primeira partida de manha, ele fica falhando até o (os) tucho (s) se “encherem” de oleo.
    Vou trocar os tuchos e gostaria de saber como faço para regular as valvulas depois q monta-lo.
    Meu omega é 6cilindros e não tem rotor eh o mesmo modelo da “C20 4.1 mpfi” a distribuição eh direto da ijeção para a bobina! obrigado!

    • Clodoaldo disse:

      Ola amigo o que vc pode fazer e o seguinte monte os tuchos novos ,arranque as velas coloque no pms no seguinte 153624,ao colocar no primeiro pms encoste o balancim de modo que eles nao afundem com a vareta ,faça isso em todos os cilindros e de a partida sem as velas e tire o chicote da bobina , o motor girara livre enchendo os tuchos,de umas cinco parrtidas de mais ou menos 8 a 10 segundos mas com intervalo de tempo para nao esquentar o motor de arranque,apos isso confira todos os pms e veja a folga das varetas com os balancins,a regulagem e simples aperte o parafuso do balancim de modo que eles encostem na varet ,veja se a vareta gira livremente com a mao,se nao girar a valvula fica presa e perde potencia,se precisar de ajuda me ligue 011 7882 80 37 id 105*135590 OFICINA PEGADA MOTORES E ACESSORIOS ESPECIAIS rua jurubatuba 185 Vila Pires Santo Andre.

  13. lucinei disse:

    boa tarde amigo fis o câmbio do omega 4.1 mas tem uma luz no painel que quando ele começa entra es marcha ela começa a piscar e um s ai ele perde a potencia e as marcha começa a retora sem obrigado

  14. orlando disse:

    Oláaa tenho um kadett ano 1992 modelo 93, ando normalmente com ele sem problema, a não ser quando o motor começa a esquentar e acionar a vintoinha, ai o motor começa perder potencia, toda vez que o motor começa esquentar o carro perde a potencia, alguma ídeia por favor??? já foi trocado a vela e o modulo rei…

  15. rover guidotti disse:

    bondia estou comproblema no meu astra 99 comesou a sim ele estava somindo a agua do radiador acabei descobrindo que estava indo para o olio mandei abrir a parte de cima estava com as junta estorada este cara fes para mim troquei olio e filtro andei uma hora com ocarro comesou a falhar dar ums estouro e comesou perder aforsa tive que puchar ai cheguiei en casa so deu tenpo de tirar acorda do carro dei uma en purradinha pegou so que esta saindo faisca nos cabo de vela , e tanbem mandei aplainar atanpa c poder me responder obrigado sou de pelotas um abraco …

  16. Adriano disse:

    Meu carro é um omega 4.1 cd 1995,já troquei pastilhas,fluído de freio com máquina apropriada já testei o hidrovácuo,cilindro mestre e a luz do abs ñ apaga, antes o carro era painel digital segundo o antigo dono disse, e foi subistituido por um analógico com o marcador de 220km/h sabendo que do omega neste ano é o painel de 260km/h,ñ sei se o painel tem alguma imformação que faça parte do abs,creio que ñ, mas ñ tenho certeza,quando comprei o carro ñ havia lampada no lugar do abs e sendo assim á coloquei e ñ apagou mas,com excessão de um dia que se apagou quando dei partida no carro e andei 700 metros elogo após está distancia voltou a ascender. O freio sempre foi duro, e por uma vez troquei uma valvula que fica na mangueira que se conecta no hidrovácuo e parecia que tinha dado uma melhora, mas acho que ñ foi melhora foi apenas a vontade de me ver livre deste pesadelo,o estranho é que o abs funcionava normalmente quando eu pisava no freio com caráter de urgencia,o pedal trepidava e as rodas dava a impessão que ia travar mas ñ travava. Queria saber se tem alguma dica para que eu possa testar o abs em minha casa e se tem alguma tabela de código se tiver por gentileza me envie, ví no site a do vectra mas ñ ví a do omega 4.1 cd 1995.já enviei está pergunta para outro site que ñ me respondeu, no aguardo quanto antes. Muito obrigado pela atenção.

  17. alcione disse:

    meu palio 2002 1.0. continua sem força apesar de ter trocado tudo, tudo, fiz motor gasteri 5 mil, passei por 6 mecanicos. me mandaram vender….sera que é pela conexao com o gas apesar de so colocar gasolina aditivada…a fiat pode me responder… o fusca nao tem isso

  18. josé bernardo da silva silho disse:

    olá eu tenho um omega cd 4.1 95 hidramatico automatico e eu não estou conseguindo o coletor de admissão . eu já comprei 2 pares de coletores e nem um deu está dando muita entrada de ar e pipocando já troquei a junta do coletor . mas é porquer oletor não está vedando . eu gostaria de saber quau é o codi deste coletor para este omega obrigado.

  19. Odin disse:

    -Clio 1.6 8 válvulas. Segundo cilindro falha com vela, cabo, corrente passando. válvulas não estão presas, não joga água no óleo, não aparece água no escapamento, não assopra na água do radiador, estou precisando uma idéia.Pode ser válvula queimada? Junta? óleo na vela? a vela não queimando fica suja.

  20. Odin disse:

    -Clio 1.6 8 válvulas. Falha com bobina nova, vela nova, cabo idem, tampa, rotor,corrente passando, ñ percebi óleo branquear, água no escapamento, nem válvula presa. Estou em dúvida. Agradeço a atenção.

  21. giuliano disse:

    olà tenho kadet 92 pega normal mas quando estou andando começa a falhar acelero e nÃo ACOMPANHA A ACELERAÇAO ja troquei bubina, rotor,e o caneco da distribução velas e cabo de velas e não adiantou o que pode ser me mande uma resposta por favor obrigada .

    • bom meu amigo pelo oque vc me descreveu pode ser o comando de ingniçao parte de baixo.. Ou troque as mangueiras do combustivel des do tanque ela pode ta meio q intupita ou ressecado com tempo ..isto ja pode resolver .. Blzzz

  22. Antonio disse:

    Boa noite tenho um omega gls 4.1 6 cilindros ele ta com um problema na questão temperatura tem vez q chega ate 105 108 graus recentemente tive que trocar uma das partes de plastico na lateral do radiador pois a pressão foi muita e trincou e essa já e a segunda vez as ventoinhas estão funcionando normalmente mais eu não sei o que tem acontecido já troquei a válvula termostática duas vezes e ela vive travando por isso decide tira-la a principio o motor tava ate bom mais depois voltou a ficar temperaturas altas não precisa andar muito com o carro ele esquenta rápido demais quando dá 100 graus as ventoinhas disparam e ficam ligadas mais se continuar andando a temperatura não abaixa acaba q se a pressão não trincar alguma parte de plastico o motor desliga sozinho depois quando esfria ele liga normalmente sinceramente já levei em vários lugares e não conseguiram detectar o defeito detalhe e q o ar condicionado dele não esta funcionando

  23. Roger disse:

    ola ! cara eu comprei um omega 4.1 e quando comprei o cara me dice que tinha mandado trocar a junta do coletor pois estava vazando ar e q recentemente tinha mandado trocar, porem teria comessado a vazar denovo ! gostaria de saber se isso pode ser um problema sério ou posso andar com ele assim claro q apenas por um periodo pequeno pq estou sem vérba pra mandar trocar essa junta, e outra coiza amigo, acendeu uma lizinha no painel e ainda ñ sei interpretar muito bem oq ele me mostra , é um (F) NO MEIO DO PAINEL vermelho as vzs ele some! as vzs aparece, agradeço se poder me orientar um pouco, e se tivé como me conceguir tipo um mapa pra eu ver todas as funções do painel digital do omega 96 4.1 ; agradeço!

  24. Marcus disse:

    Tenho um Voyage 1.0 8V ano 2009/10 FLEX, na segunda feira 24/12 completei o tanque com etanol, rodei dia 24, 25, dia 26 desci pra Praia Grande, dia 27 e 28 dei um rolé na baixada e estava tudo bem com o carro, depois estacionei e só peguei o carro na hora de ir embora no dia 01/01/2013, ai assim que dei a partida começou a falhar e sem força nenhuma vim embora pra São Paulo no maior perrengue, subi a serra em 3ª marcha, pensei que era combustivel ruim, parei em um posto e coloquei etanol aditivado más não resolvel, sendo que a 15 dias atrás fui e voltei de Florianópolis com 10 horas de viagem para ir e mais o que andei por lá e mais 10 horas pra voltar e não teve problema nenhum, o que fazer?

  25. Robson disse:

    Ola amigos estou com pepino grande tenho omega 4.1 troquei a bomba de oleo e o comando de valvula mas o oleo só chega até o filtro e nao passa para cima a bomba é da schadek nova
    o que sera que ta acontacendo? o carro funcionava normal até trocar o comando e a bomba .
    Fiz alguns teste e o oleo chega com muita pressao até o filtro e nao passa p cima para os balancim alguem pode me ajudar no aguardo robson

  26. bom dia amigos.. estou com um problemas eu andei durante um ano com meu omega 4.1 com o hidrovacuo estragado e o freio ficava duro e claro aii ontem troquei o hidrovacuoo fico tudo certo mas me parece que o abs nao fico 100 por cento sera que foi porque eu andei muito tempo com o hidrovacuo estragado deu algum defeito no abs ??

  27. Ramos disse:

    Tenho um omega cd 96 aut., quando ele esquenta parece que ele perde um pouco de força o que sera , tem que colocar mais oleo no cambio aut. e como que faço para medir o oleo de cambio,,,fico no aguardo se alguem poder me ajudar eu agradeço. um detalhe depois que o cambio esfria fica normal forte de novo…

  28. edleno de oliveira disse:

    Tenho uma caravan 4.1 6Cc coloquei Gnv e o carro ficou funcionando 2 cilindros mal pode me orientar sobre .

  29. Bruno Bezerra disse:

    Esse problema é comum tanto na C-20, quanto no Omega!.

  30. gleison inacio disse:

    boa tarde tenho um omega 3.0 mecanico ele as vezes da umas cortadas em que o carro das um pulos fortes isso so em segunda e terceira o que pode ser
    obs: cabos e velas novo da ngk, rotor do distribuidor novo e original gm carro foi conferido o ponto esta ok, combustivel testado ok enchi ate o tanque para rodar bem mas mesmo assim ñ parou me ajuda ai aqui ninguem acha o problema

  31. VANDRO disse:

    OI AMIGO TENHO UMA BLAIRER 2001 E ELA ENTRA A MACHA MAS NÃO ANDA SO SE EU ACELERAR MUITO E SE EU LIGAR ELA ENGRENADA PARECE QUE ESTA NO PONTO MORTO AI EU ACELERO MUITO AI ELA COMESSA A ANDAR NÃO PASSA DE 20KM
    ME AJUDA. OBRIGADO

  32. otavio umezu disse:

    tenho uma silverado 4.1 tirei o sistema de gás e passamos ela a gasolina mas não aceita aceleração se acelerar rapido ela apaga se for lentamente ela vai ate os 7000 giros ja troquei a bomba de gasolina filtro atuador da marcha lenta fiz a limpeza dos bicos e troque a central meu motor foi todo refeito tá com 3000km o que pode ser amigo obrigado

  33. otavio umezu disse:

    amigo tenho uma silverado 98 4.1 gasolina e gnv motor novo com 3000km refazemos todo o motor retiramos o gnv e trocamos bomba , filtro ,limpamos os 6 bicos trocamos o atuador da macha lenta rastreamos o motor e nao encontramos nenhum defeito .no gnv funciona normal mas na gasolina nao aceita aceleraçao . mas quando funciona o motor fica acelerado em 2000 girus se vc acelerar devagar ela aceita mas se acelerar rapido o motor embola ate apagar o que devo fazer amigos

    • Carlos disse:

      Vc já verificou o potenciômetro da borboleta TBI pois pelo jeito ele não está adiantando o ponto quando e acelerado e afogando. Olha também o sensor MAP .

  34. marcos a s s disse:

    galera, tenho um omega gls 95 6cl, ele ta muito ruim para pegar e quando pega funciona normal , e derrepente começa a falhar, observei que a ultima bobina para de mandar corrente para a vela ai o motor fica como se estivesse em 4 ou 5 cilindros ai fica orrivel, por favor se alguem sebe do meu problema me ajudem sou grato.

  35. marcos a s s disse:

    obs a bomba e nova, foi feita a limpeza dos bicos , as trocas das velas e cabos, segundo o vendedor falou que são originais

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: