FIAT Uno EP 96: Falhando e marcha lenta instâvel

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Ao darmos uma volta com este Uno vimos claramente o problema que ocorria, pois o mesmo falhava, dava solavancos, tiros na admissão e outros defeitos mais.

CAUSA: Fizemos vários testes neste carro: Rastreamento com o scanner, teste de pressão e vazão da linha de combustível, sistema de ignição (chegando a substituir algumas peças), teste ponto-a-ponto e monitoramento dos sensores com o uso do multímetro, vazão dos cilindros, teste e limpeza dos bicos injetores e nada foi encontrado.

Fizemos até a substituição da central para ver se resolvia o problema e nada. Ao entrarmos em contato com o cliente para fazer alguns questionamentos o mesmo nos informou que a única coisa que o carro tinha de adaptação era uma chave liga/desliga que era usada como mata motor (corta corrente e outros nomes que não me lembro no momento), como não tinhamos mais o que fazer, decidimos investigar a tal chavinha.

De inicio notamos que a mesma estava instalada no positivo da bobina e para a  nossa surpresa quando mexíamos este interruptor o problema sumia e depois voltava. Ao retirarmos a chave para mais alguns testes notamos que a mesma estava com os contatos bambos fazendo com que houvesse cortes momentaneos na alimentação da bobina.

SOLUÇÃO: Fizemos a substituição da chave e o problema foi resolvido.

Decidi colocar este post no Dicas Mecânicas para mostrar que problemas relativamente facéis podem nos da uma mão-de-obra terrível e que até profissionais competentes  podem sofrer com estes detalhes, pois o mesmo carro já havia passado por dois centros automotivos da região sendo que os dois desistiram de averiguar o problema com mais tempo e paciência.

veja também:

FIAT uno 97: marcha lenta alterada, falhando e alto consumo

Uno 1.0 EP: Falhando em acelerações

Uno 1.0 sx gasolina; Buracos na aceleração

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Uno

Comentários

55 Comentários para “FIAT Uno EP 96: Falhando e marcha lenta instâvel”
  1. LEANDRO CAMARGO disse:

    BOA NOITE, QUERIA UMA DICA SUA TENHO UM GOL BOLA CLI 1.6 1996 E CHIPEI ELE A ALCOOL, MAS ATE ENTÃO AS VEZES ELE MORRE SOZINHO E AS VEZES FICA ACELERADO, TERIA COMO FAZER UM RESET DE MÓDULO OU COISA ASSIM?…COLOQUEI UM INJETOR NELE MAS MESMO ASSIM NÃO FICOU MUITO BOM NÃO…POR FAVOR ME DÊ UMA DICA..MUITO OBRIGADO

    LEANDRO

  2. jose arnaldo da silva filho disse:

    Olá boa tarde, gostaria em saber como se apaga a luz de manutenção no painel do ford Ka. Obrigado

  3. Mano Santos disse:

    Favor informar preço da bomba de combustível uno fire 2002
    preço da mão de óbra p trocar.

  4. Mano Santos disse:

    Preciso do preço da bomba de gasolina do uno fire 2002 c mão de óbra p
    troca.

  5. Paulo disse:

    Ola
    tenho um gol cli 1.6 bola
    ele ta todo descontrolado
    eu ligo a ceta ele injeta gasolina
    e nao acende nenhuma luz do painel
    sera que tenho que refazer o chicote
    ???grato

  6. WARLEN disse:

    Achei muito bacana essa sua ajuda para nos dar um direcionamento quando nos deparamos com algumas cituações como estas obrigado e parabens pois tem me ajudado muito.

  7. tenho um fiat uno 99 ex, a luz fica da injeção fica acesa direto , quando o mecanico consegue apagar pelo scanner o carro ñ funciona , ai retornamos a chave e tentamos novamente ele funciona com a luz já acesa novamente, a marcha lenta fica oscilando até o motor parar, quando a ventilação dispara ele normaliza e ñ morre mais, esse problema é só na marcha lenta na alta ele corria normal , agora ele começou a cortar corrente derrepente e ñ pega mais , somente funciona quando trocamos a caixa eletronica porem é por um curto espaço de tempo que ele funciona ai tenho que passar uma moeda nos contatos da caixa para poder ele funcionar novamente . já foi verificado sensor mapi, sonda lambida, sensor de borboleta e aterramento, tenho a impressão que o bico está injetando demais, preciso de uma orientação para dar pro s mecanicos daqui pois todo mundo tá apanhando do carro . abraços !

  8. Vander de Faria Ribeiro disse:

    Olá, eu tenho um fiat Uno EP 96 injeção eletrônica de um bico. Estão faltando algumas peças (algumas mangueiras) que ficariam ligadas ao TBI que controlariam a marcha lenta do carro. Ele está funcionando, mas na marcha lenta ele varia e às vezes chega a morrer. Eu moro em São José dos Campos SP, gostaria de saber onde em minha região seria possível encontrar uma oficina que consiga resolver esse problema e onde eu poderia comprar as peças que estão faltando.

  9. Diego bM disse:

    Boa Tarde possuo Um uno elx95 que nao esta afirmando na lenta e quando vc vai reduzir ou parar numa preferencial ele apaga o q poderia ser?obrigado

  10. Sergio Santos disse:

    Tenho um fiat uno EP 1.0 97. Desde qdo o comprei, essa carro sempre apresentou problemas de pouca força na arrancada e motor “morrendo” quando o colocava em ponto morto e o carro estando em movimento. Um eletricista já verificou a corrente elétrica e o mesmo falou que o problema não é de energia e nem com as velas. Também já verifiquei a bomba de combustível e esta tudo normal, porém o TBI já foi verificado várias vezes, porém sem os equipamentos de teste. Agora, o problema de pouca força se agravou, pois o carro não tem força em um aclive, uma vez que quando acelero muito e o carro começa a subir, começa também a perder força e “morre”. O que posso fazer para tentar resolver esses problemas?

    • Guilherme Lopes disse:

      Sergio,
      na bomba de combustivel foi verificado a pressão e a vazão tambem?
      pois muitos mecanicos so conferem a pressão, o que pode causar falhas no diagnostico.
      se foi medido os dois, você sabe informar qual foi as medições?

  11. ola,tenho um uno 96 i.e. ele esta apresemtando falhas em marcha lenta as vezes acomtece as vezes nao, e com solavamcos quando em aceleraçao alta a falha desaparece o q pode esta acomtecemdo,.espero que alguem ajudeme.obg.

  12. nilton disse:

    estou com problemas no meu uno 95/96 ele só é ignição eletronica ao dar a partida o motor vira mais não pega.já troquei o sensor de rotação por um novo (sou mecanico)o que posso fazer para resolver meu problema?aguardando respostas..

  13. oldair moraes da silva disse:

    comprei um siena ex ano 2001 e estava circulando com o carro quando tentei passar a marha ela não entrou tentei varias vezes e nada, foi me dito que seria a embreagem gostaria de algumas dicas de vocês. o carro tem kit gás, ar condicionado , vidro eletrico nas portas da frentre e travas.outras informações : O pedal da emgreagem estava normal não pareceu estar diferente.E o que eu posso falar pois entendo pouco de mecanica.

  14. JUECIDO disse:

    MEU UNO 93 MOTOR 1.5 INJEÇAO DE UM BICO ESTA COM UM DEFEITO QUE ESTA ME DEIXANDO LOUC QUANDO LIGO ELE FICA ACELERADO DEPOIS QUE ELE ESQUENTA ELE VOLTA AO NORMAL OQUE PODE SER QUE ESTA ACONTECENDO POR FAVOR ME AJUDA

  15. leonardo disse:

    bom dia, tenho um uno 2010/2011, meu primeiro carro, eu só estou usando etanol nele, não tenho conhecimento em manutenção, mecanica de carro, e vai minha pergunta: o carro esta oscilando, a luz fica piscando no painel, que diz respeito a alguma avaria no sistema de injeção, o carro esta com força reduzida, sinto que ele naum desenvolve, o que pode ser? se eu colocar uma tanquiada de gasoline resolve, lubrifica sei la, naum tenho conhecimento, em manutenção do veiculo, agradeço a atenção.

  16. Fhagner disse:

    Tenho um celta spirit 2005, comprei o mesmo há pouco tempo e qunado estou ligando o ar-condicionado em marcha lenta o veículo começa a cortar, daí tenho que tirar o pé do acelerador para voltar ao normal. Gostaria da opinião de alguém, obg!

  17. DIEGO MORAES disse:

    Boa tarde tenho um MILLE EP ANO 1996 1,0 , ele ja mandei mandei em uma oficina mecanica ja foi trocado a parte de baixo do sistema de injeção todinha desde tbi valvula injetora de combustivel os conectores e mangueiras que injetam gasolina e ar.
    Deu uma melhorada muito boa mas quando passo em um quebra mola e vou arrancar ele da uma engasgada , e quando ando de primeira marcha devagar tambem engasga.

    Seria cabos , bobinas ou sonda lambda se tiver?

  18. sergio carlos disse:

    tenho um uno 95 1.0 ep ,ele esta gastando muito combustivel 6 por 1 litro o que pode ser feito para diminuir o consumo essessivo?

  19. Donizete dA Silva disse:

    tenho um uno ep 96, eu desliguei o motor, e depois não concegui funcionar ele mais, tive que rebocalo até minha residencia,no outro dia levei no mecanico o problema era o rele queimado então trocamos o mesmo, e o problema foi resolvido,e ocasiona a queima dos reles,gostaria de saber pra poder me previnir e não tornar a queimar o rele que da muita raiva.

  20. Donizete dA Silva disse:

    modelo do uno ep 1.0 a gasolina 4 portas ano 96

  21. Carlos Roberto disse:

    Tenho um uno EP 96, monoponto. Algumas mangueiras do corpo borboleta não estão ligadas e nos últimos 6 meses, o carro começou a ficar instável a marcha lenta aumentando dessa forma o consumo de combustível. Outro fato interessante, é que se perder a primeira partida aí o carro demorra a funcionar nas partidas seguintes. Como eu sou um sujeito conservador e gosto das coisas tudo original, gostaria de saber como faço para a máquina sanar este s problemas e reconectar estas mangueiras aos seus devidos lugares. Obrigado!

  22. Roger disse:

    Pelo que vejo as unos sofrem desse mal… tb tenho uma Ep 95/ sempre varia a rotação do motor. Ja troquei vela, cabos, sensor de rotação… agora me mandaram trocar o sensor de marcha lenta… todo mundo apanha e ninguém faz o carro funcionar direito sempre com aceleração alta pq na medida certa quando arma a ventoinha ele morre. Será que vou ter que jogar o carro fora?

    • mauricio disse:

      meu caro amigo a solução é muito simples. basta vc mesmo em casa abrir o tbi e limpa-lo. Pega uma chave de fenda e com um paninho ucha a espia do ascelerador e passe o pano em volta da superficie da chapinha. vai resolver muito esse seu problema.Pois ha sugeiras em volta da mesma que fica em volta tampinha que abre e fecha o seu ascelerador. espero ter ajudado. valeu;

  23. carlos roberto disse:

    Esiou com um problema desde que comprei um uno EP i.e. O carro está rodando bem, porem preciso reconectar todas as mangueiras do sistema de regulagem da marcha lenta do carro. achei algo em alguns site mais não foi suficiente. Eu preciso de um esquema que me oriente de como colocar sa tais mangueiras desde as elerto válvulas até ao corpo de borboleta pois nada está ligado. O corpo de borboleta tem varias saidas e eu não sei pra onde vai cada saída dessas. Fco no aguardo de suas respostas. Muito obrigado!

  24. Bom dia,tenho um uno fire2004/2005 ele na marcha lenta quando parado fica ocilando parece e as vezes o carro chega a morrer o que pode ser.Ja foi trocado a bobina uma vez que quando ela esquentava o carro ficava sem partida e sem força.Obrigado aguardo resposta.ednan-tiago@bol.com.br

  25. Emilio Carlos de Godoi disse:

    Bom dia!
    Tenho um uno EP 96, o TBI dele é aquele com capsula na borboleta aceleradora e as eletrovalvulas ligadas a capsula.
    Recentemente fiz o cabeçóte do carro e desliguei estas mangueiras e não me lembro qual é a correta posição das mangueiras, quando o veiculo está frio não abre a aceleração de geito nenhum demora para esquentar e mesmo quando esquenta o carro melhora mais ainda fica meio amarrado é dificil em subidas e jamais me arrisco nas ultrapassagens e está beberrão coisa que nunca foi.
    Se vocês puderem me mandar fotos ou o esquema das mangueiras ou até mesmo alguma sugestão eu agradeço.
    Faz muito tempo que eu não mexo com FIAT e devia ter marcado as mangueiras mas , por esseso de confiança não marquei.
    Desde já lhe sou grato.

  26. luciel arantes araujo disse:

    Bom dia amigo. O problema do meu uno ep 96 é aparentemente similar ao relatado no site, porém, foi substituido até a central, mas antes trocaram o bico, regulador de voltagem, teste nas bobinas, etc. No final melhorou um pouco, porém com uns dois meses depois já começa a acender a luz de injeção e cortar funcionamento, aparentemente dá muita passagem de combustível. O consumo tb ficou muito elevado. Gostaria que me desse alguma dica de como proceder. Todo problema começou qdo meu mecânico retirou o cabeçote para manutenção já que o carro estava queimando óleo. Após o mesmo ser retificado e montado , não deu funcionamento . Desde j´[a agradeço

  27. swamy santos disse:

    Bom dia.
    Tenho um UNO ED 95/96 um ponto de injeção, que está com problema no atuador da marcha lenta. Ou seja, está muito acelerado e, consequentemente, consumindo mais.
    O problema é que não encontro a peça para comprar aqui em Vitória/ES. Vc pode me dar uma opção onde encontrar essa peça?

  28. erinaldo alves de sousa disse:

    eu tenho um fiat uno 2002, ele estar com um problema muito serio, quando eu estou andano nele ,as vezes ele acelera sozinho, e obrigado eu desligar o carro, so falta estorar o motor

  29. kleber roberto lauriano disse:

    bom pessoal,eu gostaria de postar uma dica pra voces,sobre um fiat doblo.eo seguinte,esse carro chegou nas minhas maos,depois de passar por varias oficinas.o cliente reclamava de baixo desempenho, o carro nao tinha força,ele demorava pra responder o acelerador.ja haviam feito limpeza de bicos,trocado velas,cabos das velas,filtro e pre filtro de combustivel,porem sem sucesso.analisando o carro com a ajuda de um scaner,estava tudo dentro dos parametros.entao resolvi conferir o sincronismo da correa,tambem estava certo.mas mesmo assim teimei em desmontar a correa para verificar o estado das polias dentadas,e para minha surpresa a polia inferior da ponta do virabrequim,estava com sua chaveta avariada quase roçando,atrasando assim o ponto do motor.feito a substituiçao da mesma e resincronizado o motor,o problema foi resolvido.espero ter ajudado alguem com essa dica.valeu??

  30. alexandre disse:

    tenho uno mile ep 96 ja mandei fazer uma limpeza na injeção uma descarbonização o carro continua cosumido muito o carro qundo estar de macha lenta ele dar uma s arracada começa a falha as ate mesmo ele morre não aguento mais estou pesando ate vende

  31. João Santos disse:

    Estou com um Uno EP 96 com um defeito intermitente de garnde oscilação na marcha lenta, e quando está assim, o carro começa encolher em todas as marchas! É como se fosse corte de corrente ou alimentação. às vezes é preciso parar, colocar a primeira marcha e acelerar para voltar a andar. Já foi chacado bico, bobinas, cabos etc. A tensão no terminal do chicote do bico injetor, está em 1 volts. Não teria q chagar alí no mínimo 11.5 volts? Se puderem me ajudar, desde já fico agradecido.

  32. joaquim blaas disse:

    comprei ha 6 meses uma doblo advent 05, motor gm,com gnv.logo nos primeiros dias o acelerador ‘negava fogo’( tipo um carro qdo vai acabar a gasolina),acontecia 3 a 4 x ao dia, sempre acompanhado do acendimento da luz da injeçao no painel..bem, fiui a loja que me vendeu o carro e disseram-me que era só fazer uma limpeza no tbi e trocar o plug acoplado ao corpo de borboleta, fizeram e o carro andou tres dias bem. no quarto dia pós reparo, ‘pau de novo’, procurei outros especialistas e me recomendaram a troca do tbi e reconfiguração do modullo, a loja, depois de ‘muito choro’ pagou o concerto, pois foram 1200 reais, problema sanado? só por 5 meses…..começou td de novo tudo de novo…pergunto, vou ter que trocar esta peça cara a cada 5 meses, absurdo?o que poode estar causando isso?(dizem que gnv agrava o problema)..alguem que tem doblo/motor gm 1,8 pode me ajudar?com experiencioa similiar passada?dizem que este probleam e comum na doblo desta ano, existe uma forma mais economica de resolver

  33. Sandro Alegro disse:

    Boa tarde, tenho um uno sx 97 e tem ar condicionado mas não esta funcionando, pois, não coloquei gas nele.Gostaria de saber se eu mandar tirar todo o aparelho o consumo de combustivel dimunui porque ele ta muito gastão.Obrigado

  34. ronaldo disse:

    tenho um fiat tempra ano 96 o mesmo se encontra parado na garagem por que não consigo dar partida no carro.verefiquei toda a parte eletrica ,mais não chega a corrente nos cabos de velas.preciso de uma ajuda .poderia de dar uma dica

    Obrigado

  35. jose leilson barbosa salgueiro disse:

    tenho uma hyllux 2006 com injecao
    moto sola e não pega gostaria de saber o que pode ser.porfavor

  36. jose leilson barbosa salgueiro disse:

    para mi foi muito importante entrar no sait dicas mecãanicas . obrigado pelas dicas
    para mi foi um sonho ter encontrado este sait

  37. jorge vergas disse:

    olá meu caro,
    o meu uno ep95 toda vez q eu subo uma ladeira em velocidade e vou reduzi a marcha ele morre. e o meu tanque de gasolina só anda cheio. o q será ?

  38. Ronaldo disse:

    Olá.
    Tenho um Uno EX 1.0 MPI Álccol e o mesmo está apresentando vários problemas:

    - Consumo Alto
    - Motor sem força, claramente perceptível principalmente em subidas.
    - Marcha Lenta oscilante
    - Estouros no coletor

    Um belo dia o motor ficou em 3 cilindros então foi testados os bicos injetores e constatado que os bicos injetores não são os apropriados (nenhum dos 4) pois o dono anterior deve os ter trocado e colocou um filtro esportivo também. Pelo que me informei os bicos que estão nele são na verdade para a linha VW 1.8 Quando ele tava com o filtro esportivo fazia uma média de 10 km/L mas agora tá fazendo 7 pra menos.
    Retirei o filtro esportivo recentemente e coloquei o sistema de ar original mas continua tudo igual. Não tenho conhecimentos em mecânica mas penso que os bicos devem ter uma vazão maior do que deveria, e a admissão de ar não é suficiente. Mas este é só um dos problemas, gostaria de algumas dicas para que eu possa ir por eliminatória tentando sanar o problema e também para ficar mais por dentro para ajudar com alguma informação ao mecânico que vai desatar esse nó. Grato.

  39. aloisio disse:

    tenho um gol bola 97 8v mi esta oscilando e ja troquei muitas peças e nao deu jeito

  40. wilson picco disse:

    Olá amigos tudo bem com vocês. Sou proprietário de um uno Ep 95, e após muitas vez levar em oficina por motivo de falhar muito e eles trocarem as velas e ficar bom por algum tempo , comecei eu mesmo a limpar estas velas e mexendo nos cabos de vela descobriu que onde encaixa o cabo no distribuidor da esquerda estava com muito zinabre (sujeira verde ) no conector.
    porque está criando esta sujeira?

  41. Filipe Zambrano disse:

    Olá, tenho um uno, EP 96, e estou exatamente com o problema descrito acima, ja levei meu carro parra dois profissionais e não foi solucionado o problema e varias peças foram trocada gerando assim um alto custo, meu carro continua falhando, dando estouros, alto consumo, e praticamente impossível de andar, o ultimo mecânico, um profissional conceituado e competente desistiu, tive que ir pra casa só em primeira, não sei mais o que fazer. mas com as dicas vou ver os aterramentos .

  42. ubirajara disse:

    meu carro uno 96 esta oscilando a marcha lenta e quando o carro roda um certo tempo ou esquenta o ponteiro do combustivel desce e perde a força se acelerar começa a dar roncos alto e sobe um cheiro de combustivel e o carro so sai no reto se parar de acelerar ele desliga depois de uns 20 minutos ou quando esfria volta ao normal.

  43. alfredo carvalho disse:

    tenho um uno ep 96 com seguinte pane as vezes o motor morre e só funciona no momento que se vira o arranque p/ dar partida e logo morre,já troquei bomba , revisei a fiação e o problema continua, testei a central trocando com outro uno g7 11lc , troquei bico e nada desde já obrigado por alguma dica que leve a solução.

  44. marcio disse:

    boa noite amigo eu tenho um fiat uno mille ano 96 motor fiasa 1,0 o problema e o alto consumo de combustível já foi feita revisão no tbi bico injetor motor regulador de pressão e nada ele ta fazendo na faixa de 8 km com um litro de gasolina preciso de umas dicas de vocês se não vou gastar meu salario só com combustível desde já agradeço

  45. wesley mendes disse:

    ola!
    tenho um fiat 147. ele falha mto nas subidas e nas aceleracao
    gostaraia mto k vcs me ajudacem, ah resover este meu problema,
    eu nao sei ok fazer.

  46. willian disse:

    boa noite.tenho mille 1.0 ano 99 e carro no ponto morto acelera sozinho.esta falhando quando se acelera mais forte e fede muita gasolina ja queimada de escape.o que tenho q fazer?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: