FIAT Motor 1.6 16V: Baixo desempenho quando quente

Publicado por Guilherme Lopes 

Dica enviada por Leonardo Gomes.
DEFEITO:o cliente veio até a oficina,informando que seu FIAT Brava tinha um péssimo rendimento com o motor aquecido,e parecia que o motor estava amarrado,sendo que esse problema se iniciou após retificar o mesmo.

CAUSA:Fizemos vários testes com o scanner,pressão de linha de combustível,sincronismo de correia,compressão do motor ,e tudo estava em ordem,começamos então a notar que a curva de avança se alterava bruscamente,com o motor aquecido, e o tempo de injeção ficava muito baixo, decidimos então partir para o teste de componentes.

Quando fazíamos um inspeção visual no sensor de detonação notamos que o bloco do motor havia sido pintado quando foi retificado e que o alojamento do sensor de detonação tambem tinha sido pintado o que causava uma resistência no contato entre a peça e o bloco fazendo com que a absorção das vibrações do motor pelo sensor fosse menor.

SOLUÇÃO: Retiramos o sensor e limpamos o local de fixação do mesmo e o carro voltou ao normal.

” O SENSSOR,NÃO RECEBIA O SINAL CORRETO DE DETONAÇÃO,E ATRASAVA O MOTOR,PARA NÃO SOFRER A TAL“BATIDA DE PINO´´. MUITO CUIDADO AO PINTAR BLOCOS DE MOTORES,E SEMPRE LIMPAR BEM ESE LOCAL.E DAR O TORQUE DE RECOMENDAÇÃO!!”

Leonardo Gomes

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,palio,Palio Week

Comentários

68 Comentários para “FIAT Motor 1.6 16V: Baixo desempenho quando quente”
  1. LEONARDO P GOMES disse:

    o veiculo renalt 1.6 16 v veio até a oficina no guincho,segundo o cliente,o motor veio a morrer derrepente sem apresentar nenhuma fallha de cilindro.fizemos varios e inumeros teste.bomba de combustivel,sensor de rotação,sincronismo de correia,escaniamos o veiculo e nada.e notei que o sinal do positivo dos bicos,apos a partida,era interrompido,e tambem o rele principal,não atracava e imaginei até seria imobilizador,mais não cortava o sinal dos bicos injetores e a luz do mesmo se apagava normalmente.então resolvi ligar um positivo direto nos bicos e o veiculo funciono normalmente porem o relé “ficava BATENDO DIRETO´´.então parti para testes“ÉSTATICOS´´pois dava de entender .que algo enterrompia o relé.então fui desligando itens por itens do motor,e dando partida pra ver se o mesmo voltava a funcionar.e para minha surpresa,quando desliguei o CHICOTE DA QUARTA BUBINA,MINHA “SURPRESA´´O MOTOR FUNCIONOU!!eu ligava matava o motor.e então,troquei a bobina e o motor funcionou normalmente.“DETALHE IMPORTANTE´´não é aconselhavél desligar componentes eletroeletronicos do motor em funcionamento de nehum veiculo para testes!!.e outro detalhe:esses veiculos renalt 16v,é aconselhavél trocar todas as bobinas,quando uma vier a queimar,pois elas vão queimando seguidamente uma por uma!!

  2. Polo disse:

    Estou com um vazamento de óleo no motor do meu Palio 1.0 ELX 16V fire. Isso aconteceu pouco depois de eu ter trocado o óleo e o filtro de óleo num posto. O empregado do posto estava com dificuldade em apertar o filtro e, nas suas tentativas, resolveu soltar os parafusos da tampa do motor que esqueceu de reapertar no final. Isso poderia ser a causa do vazamento? (o vazamento ocorre na parte superior do motor, logo não vem do filtro)

  3. Jaime Caboatan disse:

    Tenho uma fiat Marea, e vem acontecendo de morrer do nada. Ja levei no meu mecânico, e não conseguiu encontrar nenhum defeito. Nao dá sinal de nada, simplesmente morre. Ontem estava na marginal e ele deus duas engasgadas mais nao morreu. O engraçado que dá um tempinho de 15 a 20 minutos que ele pega normalmente. Por fvor se puderem me ajudar, eu fico muito grato.

    • G. Lopes disse:

      Jaime,
      pessa para conferir a pressão e vazão da bomba de combustivel. e faça um teste de abaão no sensor de rotação ou seja rastreie o carro e mexa o chicote para la e para ca, pra ver se alguma coisa acontece.

  4. luciano da silva disse:

    Tive um problema com o catalisador da minha palio, fazia uma barulho tipo de uma corrente arrastando, tirei o catalisador e vi que a comeia estava solta dentro dele. limpei o catalisador, praticamente está sem a comeia.

    De uns tempos pra cá meu carro perde desempenho e explosão na saida.
    me disseram que é o sensor de ratação.

    O que vc acha?
    sensor de rotação ou catalisador?

  5. Diogo disse:

    tenho uma brava 1.6 16v,e ela começou a falhar.levei na oficina e foram feitos todos os testes na injeção,inclusive na sonda e no map.porem foi detectado que o 4º cilindro nao funciona e o escapamento esta puxando o ar pra dentro.porem esse defeito é intermitente.gostaria de uma ajuda para poder sanar esse mistério.

    • mario disse:

      Cera vez eu tive um fiat tipo, que durante quase um ano do nada começava a falhar, levei em varios mecânicos, todos o passavam pelo computador e nada. Até ue um dia, um bom mecânico me disse para desligar a sonda lambida. Fiz o que ele pediu e o problema acabou, era ela que estava com defeito e não acusava no computador. Espero que lhe sirva esta infor~mação.

  6. Alexandre disse:

    Boa noite eu sou novo em uma oficina e o dono pegou um marea,ele veio sem funcinar o patrão me mandou arrunar o carro como eu gosto de arrumar carros que ninguem quer ,comecei sem scaner pois o dono não tem achei o sensor de detonação quebrado,sensor de rotação em curto,o modulo esta queimado,com isso tudo fui saber do dono que o carro estava em uma mecanica,então eu rezumo que eles tenham invertido a bateria,mas o pior e que eu sou novo na oficina e o dono acha que eu estou trocando muitas peça do carro e ele não pega esta semana eu estou em duvidas pois as bobinas eu acho que estão queinadas as cinco e ele acha que não eu fiz o teste do prinario tem resistencia e o secundario não tem vc acha com isso elas estão ou não queinadas

    • Guilherme Lopes disse:

      Alexandre,
      o secundario da bobina do marea deve dar uma resistencia em torno de 3 a 6 megaomhs.
      Nas bobinas do marea existe tambem um diodo de proteção que fica entre o terminal 2 da bobina e a saida da bobina onde é colocada a vela.

  7. pedro disse:

    tenho uma brava 1.6 16v o carro estava rateando levei ao mecanico e fiz limpesa de bico não adianto nada continuo rateando so na gasolina no gas não desmontouse tudo denovo fizemos outra limpesa e testamos a vazão na maquina tudo perfeito colocamos no carro e nada continua rateando ai o mecanico falo que tinha 2 bicos ruin e ele tinha colocado nas pontas seria o 1 e o 4 e pedil p eu comprar outros 2 bico e levar la não acreditei nele porque o bico estava perfeito na maquina como não funcionava no carro sai da ofcina e fui em outra de um amigo ligamos o carro e tiramos o1 cabo da vela cujo o bico estava ruin ai o carro continuo funcionando normal colocamos o cabo tiramos o 4 cujoo bico estava ruin mesmo resultado ai ele falou que realmente erra bico ai eu falei que fiz teste de vazão e deu ok ai ele falo entao que não erra bico ruin pois se ele funcionou na maquina teria que funcionar no carro perfeito testamos o chicote dos bicos e estavão com corrente testamos bomba de comb e tudo perfeito fechamos o retorno da bomba perfeito testamos o emulador do gas perfeito variador de avanço perfeito fui em bora retornei em outro mecanico ele refes o teste de cabo de vela na gasolina e no gas na gasolina mesma coisa os dois da ponta 1-4 não dava diferença quando tirado ai fizemos no gas quando vimos que no gas o 1 nao dava diferença quando tirado e o 4 muito pouca diferença ai ele falo que erra presão das vauvulas que na lenta o carro não tinha preçao por isso ele ficava querendo morrer ou ponto da correias e afirmou que não erra bico ai eu fiquei loco porque ninguem resolve levei em outro o (4 mecanico ja ) expliquei tudo que ja tinha feito todo processo ai ele falo que eu tinha que troca os bicos de posição para ver se eles ratecen em outra posição seria eles mas ele dice que nunca tinha visto um bico esta bom na maquina e ruin no carro ai eu falei porra da maior trabalho isso ai ele pedil que eu esperace ai veio e pedil para eu ligar o carro liguei e ele fez o mesmos teste tiro cabo coloco e mais nada e falo que erra a bobina que esta dando sen telha falsa erra so trocar e pronto o carro ia para de ratear e que não iria fica querendo morrer na lenta E AE O QUE VC ME DIZ DESSE POBLEMA RSRSRSR ME AJUDA NÃO SEI SE COMPRO BICO SE COMPRO BOBINA OU SE MANDO FAZER CABEÇOTE PARA DAR UM PASSE

    • Guilherme Lopes disse:

      Pedro,
      realmente você tem um problema e tanto, mas vamos por parte:
      1- se a vazão dos bicos na maquina foi igual para todos podemos descartar um defeito dos mesmos, ou seja se funciona na maquina tem que funcionar no carro.
      2- O problema das valvulas pode até ser mas para isso seria necessario fazer alguns testes para te dar alguma posição.
      3- já o problema da bobina é facil resolver, é só fazer uso de um centelhador e verificar se a centelha esta igual para todos os cilindros.
      Pedro, você já verificou as velas?
      é muito importante que as velas sejam originais do seu carro e estejam com a abertura correta, pois as vezes alteram a abertura da vela para que funcione melhor no gas, verifique tambem se todas as velas e cabos estão com a resistencia especificada pelo fabricante.

  8. guto disse:

    Bom Dia, tenho um Palio ano 2007 1.0 Flex
    pedi para que fosse feito limpeza de bico de injeção, mas ele esta vazando oleo, acredito eu que seja a junta do motor, gostaria de uma opiniao sobre o que deveria fazer????
    apenas trocando a junta resolveria, ou se tem mais algum item a ser visto para esse problema???
    Grato

  9. neuza disse:

    tempra 16v ano 95 a buzina começou a gritar apos uma curva e nao parou ate que foi desligada mas nao sei como fazer ela funcionar, deste ja agrdeço sua atençao.

  10. Paulo Sergio disse:

    Caros Colegas, estou com um problemao, se alguem tiver uma dica agradeço.
    Chegou na minha oficina um brava 1,6 16v 2000, sem pressão do oleo, o mesmo ja havia sido trocado bomba de oleo, consultei alguns colegas e achamos bom fazer o motor, então foi o que fizemos, levei na retificadora e foi feito tudo com peças originais tudo conferido ,certinho,montei o motor e a pressao frio vai 2 bar e quando esquanta cai a zero,troquei outra bomba de outra marca, troquei filtro de oleo e nada, abri o motor novamente e levei na retificadora para uma conferencia parace que tinha uma folga nas brozinas de mais e bielas, defeito na peças, troquei as bronzinas e conferido tudo, montei novamente, e novamente frio tem um pouco de pressao mas quando esquenta cai a zero,foi trocado buchas de comando auxiliares, feito valvulas tudo certinho, realmente nao sei o que acontece. Paulo Sergio Alvorada-RS

    • renato mecanico disse:

      paulo dentro dos seus comentarios penso que seria interessante fazer um teste de trinca no bloco, pois uma trinca quando o motor esta quente ela dilata abre e baixa vazao de oleo aumenta e a pressao cai a zero,acho que pode ter um trinca no bloco em algum canal de lubrificaçao.,tive um problema assim.

  11. MARCOS PALAZZI disse:

    Bom dia amigos!

    Tenho um Fiat Brava 1.6 16v ano 2001.
    Ocarro vem apresentando problemas de rotação quanto esta frio, e de vez em quando quanto esta quente e do nada o moter desliga.
    Ja troquei o atuador de velocidade, mas ate agora nao resolveu. Em cada mecanico q eu levo é uma coisa diferente, confio mais em vcs para me darem uma dica para solução do problema. Fico no aguardo e abrigado a todos.

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcos,
      este tipo de defeito é bem complicado de dar uma dica, se você tiver mais informações já daria para ter alguma ideia~.

      • marcos palazzi disse:

        Entao amigos… levei o arro a um mecanico q é amigo meu… pedi para ele trocar a carreia dentada e dar uma olhada pra ver se ele descobre alguma coisa sobre o carro falhar e oscilar…

        Ao trocar a correia ele percebeu q o carro estava fora de ponto, e os retentores e rolamentos tbm estavam gastos, entao trocou tudo (65,00 carreia, 190 terentores e rolamentos, 150 mao de obra)… Ate ai ja era esperado…. mas depois ele me ligou e avisou da bomba… tinha tres bicos injetores q nao estavam com a vazao correta e nem sentralizada, e cada vela do carro era de um modelo e fabricande diferente (225,00 cada bico, 40,00 jogo de velas0, tentou limpar o bico umas 10 vezes, e nada… entao teve q trocar mesmo… aproveitei e pedi pra fazer uma limpeza no fluido do radiador e colocar aditivo mais 60,00.
        Sei q no totas deixei 1.300,00 na oficina… o problema foi normalizado… parou de acilar e de morrer… isso ha se faz 1 mes…
        Mas ontem o carro comecou a falhar de novo… espero q seja so combustivel de má qualidade….
        depois eu retorno pra informar se era so o combustivel mesmo…

        Espero ter ajudado com a informação
        feliz natal a todos

  12. Rafael disse:

    Comprei um Palio 1.6 16v 97, e notei que o motor estava esquentando demais e o consumo de gasolina estava muito alto ele tambem e a gás, levei na loja eles disseram que era o cabeçote, entao madaram o cabeçote para retifica, trocaram radiador, testaram a ventuinha que estaca ok,
    porém ele continua esquentando muito. O que pode ser?

    • roni carlos disse:

      amigao tenho o mesmo problema e vi no site bravaclub q o problema pode ser o cabo massa e o terra da bateria para o bloco do motor, tem que trocar o cabo por um mais grosso trocar terminais e limpar areas de contato abraço

  13. Marco Aurelio disse:

    Tenho uma fiat palio weekend,1.6 16V 00. O carro esta funcionando muito bem em alta, basta parar num sinal e o carro simplesmente desliga. Em algumas situações ele liga outras não liga. Levei ao mecânico e informou que o problema esta no motor de passe.

  14. carolina disse:

    Bom , acabo de adquirir um Fiat Idea Essence, 1.6, 2010/2011, ele morre quando vou reduzir, e o problema é ocasional, já levei na concessionaria, passaram um scanner, fiz teste de rua com chefe da mecanica e nada, como sempre, o problema nao ocorreu com ele, trouxe o carro e achei que o problema era com a motorista, mas passei o carro para meu marido, morreu com ele também, e continua sendo ocasional, o que poderia ser?
    Help, o carro nao tem nem 400km…
    agradeço antecipadamente,

  15. Claudinei disse:

    Tenho ama Strada 1.6 16V 2001 que ta ruim de pegar. Ja acomteceu de pegar e logo morrer umas 4 vezes at´pegar meio falhando. Já troquei bomba de gasolina, atuador da lenta, lipeza de bicos ok, no scaner não apresenta nada, regulador de preção ok, os mecanicos ja não sabem mais o que pode ser. Ainda não foi mexido no sensor de rotação, podera ser isso?

  16. Julio disse:

    Olá pessoal, tenho um siena 98 1.6 16v, com um problema que esta me deixando maluco, quando giro a chave, demora uns 10 segundos para o motor pegar, e depois de uns dez minutos andando, o carro da umas” falhadas” nas retomadas e depois determinada temperatura o carro fica perfeito, levei na oficina e foram trocadas a bobina, sensor de detonação, velas, cabo de velas, conferido o ponto da correia dentada, no rastreamento nao foi encontrado nada anormal, mas o problema ainda persiste.

    Agradeço a quem puder me dar uma ajuda.

  17. Adriano disse:

    Tenho um palio Week 1.6 16 valv; No mês passado voltando de uma viagem o carro superaqueceu e tive de trocar um série de peças, incluindo dar passe no cabeçote, trocar os 4 bicos injetores, enfim, andei com o carro uma semana sem problemas, ontem o carro ameaçõu a esquentar de novo (a temperatura padrão do meu carro é o ponteiro ficar no meio do marcador de temperatura), parei e verifiquei que o carro estava quase sem água e ele estava fervendo, aguardei baixar a temperatura (mais ou menos meia hora) adicionei mais água e cheguei em casa, no dia seguinte fui verificar e o carro estava seco de novo, a tampa do reservatória estava rachada, comprei nova tampa, completei com água abri o suspiro para que saisse qualquer bolha de ar na tubulação de agua. Andei uns 12 km com o carro e a temperatura voltou a apresentar oscilação para cima (carro esquentando), parei o carro e vi que o reservatório estava seco de novo…. depois de disso vi que a água estava indo para dentro do motor, o oléo estava da cor de café com leite; Considerando tudo o que já foi feito, o que pode ser agora?

    Agradeço o auxilio dos amigos;

    • adriano disse:

      volte lá a onde vc fez o passe no cabeçote e pede para troca de novo a junta , pois foi queimada por isso a passagem de agua para dentro do motor.

  18. Claudinei disse:

    Gostaria de saber! Qual é o bico injetor da fiat strada 1.6 16v 2000-2001?

  19. fernando disse:

    tenho um fiat strada 1.6 16 vl ano 2000, quando tiro o pé do acelerador ele more, parece que nao tem lenta.

  20. fernando disse:

    fia strada 1.6 16 valvulas ano 2000, quando eu tiro o pé do acelerador ele more, parece o motor nao tem lenta.

  21. Leandro Metello disse:

    ola tenho um brava 1.6 16 e estou com o mesmo defeito do paulo sergio
    o carro esquenta e a pressao do oleo vai a quase zero, ja troquei 2 vezes a bomba de oleo e ja refitiquei o virabrequim que era original mais a pressao continua caindo quando o carro esquenta !! por favor sera que alguem pode me ajudar des de ja agradeço !! pode mandar a resposta no meu endereço excentric_poweracoustic@hotmail.com

  22. Luiz Henrique disse:

    Palio Week 1.6 16v 98, carro ruim para pegar, as vezes tem que dar uma 4 partidas; as vezes ao tirar o pé do acelerador o carro da “trancos”; a marcha lenta oscilava muito; por ultimo a marcha lenta estava em 3.000 3.500 o mecanico scaneou e nao achou nada. Desligou o chicote do motor de passo e regulou a marcha lenta manual o carro melhorou 90%, porém ao atingir a temperatura normal falha em marcha lenta e as vezes da uns trancos engatado ao tirar o pé do acelerador. O que poderia ser. Informo que o consumo esta um pouco alto na casa de 10,9 rodovia e 8 urbano, não abaixa oleo nem agua. O sensor de detonação é o da parati 2001. O que poderia ser?

  23. lilian pacheco disse:

    me foi oferecido um palio week 1.6, ano 03, porem alguns amigos estao me dizendo que nao vale a pena devido ao problema nesse motor 1.6, e pelo que li aqui, alguns reclamam de esquentar. Gostaria de saber se nao vale mesmo a pena esse carro, alguem pode me ajudar?

  24. wanderlei disse:

    tenho um uno 1.6 argentino ele tem um defeito q ninguem descobre quando o motor esta frio nao acontece muito so na 1 macha quando esta muito calor na saida ele comeca afazer como estivese faltando gasolina eda uns estouro no filtro tenho q para de acelera e acelera novamente ai e quando ele sai mei socho e muito ruim ja troqui o filtro sensor da lanbda sensor map bonba de conbustivel e nao acho o defeito o q pode se se algumas pessoas souber o defeito me informe por favor jafiz linpeza de bico tanbem

  25. richard disse:

    bom dia ! tenho uma doblo 2002,onde a mesma esta no mecanico,ela ja foi por queimar o junta ai foi feito cabeçote retifica correis e etc….,na segunda foi trocado a bomba dagua, e limpado as comeias do radiador, onde o mesmo esta esquentando muito, agora ele veio a passar agua para 1ºcilindro,mesmo que não faltou agua,ele falou que a isso foi por falta de agua,mesmo que so eu ando no carro,falei que isso não poderia ser,falei que so completei a agua no posto.
    estava na baixo nivel ,estava com carro ligado e completei.
    olha so o mecanico falou que por isso mesmo,pq eu completei,então não pode completar agua do carro ligado?
    e fim agora por ultimoque meu carro esta com pistão virado,isso pode ser? mesmo andando normal,como estava,so foi pq passou agua para cilindro.
    a
    ajunda ai,estou sendo enganado ou isso pode aconteser.

    obs: o antigo dono falou que foi feito motor.

    urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Edy disse:

    Bom dia …. Tenho uma pálio weekend stile 2002 1.6 16v. O carro Quando frio demora pra pegar … quando pega, a marcha lenta oscila… Andando c/ ele em baixa temperatura ele até anda bem…mas, quando a temperatura dele sobe, o carro perde potencia, parace que esta amarrado…alem disso ele falha também mas só quando quente. Quando estaciono ele ele fica lá um tempo parado… ao ligar ele liga e desliga… preciso acelerar ele pra ele funcionar, e mesmo assim… ele parece que afoga … chega até dar uns estouros no escapamento… nos comentários acima ví alguns depoimentos de casos parecidos …mas sem respostas … O que pode ser? … desde já, Agradeço

  27. lougan disse:

    Amigos tenho um renault clio argentino motor 1.6 ano 98/99

    ele funciona normalmente mas as veses eu sai com ele estacionava normalmente, mas quando ia sair o carro não pegava ficava só rem rem rem então eu mexia nos cabos de vela ele fucionava de novo só que agora ele fuciona no tranco mas quando acelero o motor morre (afoga) alguém poderia me dizer o que poderia estar acontecendo???

  28. Alessandro disse:

    Tenho um fiat Brava 1.6 / 16v, e está esquentando muito, o indicador de aquecimento do carro seta indo lá em cima, o problema pode ser a ventuinha. me ajuda aê.

  29. salomao disse:

    tenho um palio stile ano 2001 1.6 16 v. completo.
    esse carro ta com um problema , quando trafego em rodovia , e passo dos 130 k/h
    a frente do carro fica sem estabilidade , parece que os pneus ñ tocam no chão.
    ja troque as duas suspensões dianteira e trazeira , desde bandeja até batente ,
    e o carro continua sem estabilidade.
    na chuva desliza que nem quiabo . muito ruim .
    em ladeiras de 2 marcha o carro fiaca dançando a frente.
    alguém ttem uma resposta sobre isso . me responda por favor.
    eu uso roda liga leve aro 15, pneus 195/ 50
    aguardo e-mail de vcs .
    grato.

  30. Artur disse:

    Fiat brava 1.6 16v 2001, o carro geralmente quando estou reduzindo,lento ou parado o carro morre esse problema aumenta no gás com o ar condicionado ligado, para mascarar o problema tenho que manter o pé no acelerador…..reparei no site que tem outras pessoas na mesma situação. Alguem tem noção do que pode ta acontecendo?

  31. luiz libertinni disse:

    amigos tenho uma strada 1.6 16v 00/01 , meu problema e que o motor quando esquenta muito aparece a kuz de oleo do motor , porem o nivel do mesmo e normal , e motor faz um barulho anormal como se estivesse batendo, tudo isso ocorre quando o motor esquenta demais, me ajudem abraço a todos.

  32. Francisco Carvalho disse:

    Amigos, tenho um palio weekend 98 1.6 16V MPI, o carro pela manhã(motor frio) pega na hora, só que fica oscilando na lenta, fica ruim pra sair, etc atenho que ficar esperndo esquentar p ara poder sair, e sai aos galopes, até atingir a temperatura norma, dai funciona beleza. e está com o consumo muito alto, algo em torno de 4,9km com 1 litro. gostaria de alguma dica;
    pa. Ja conferi correia, esta OK, no scanner nao apresenta erro. o que poderá ser???????????
    antecipadamente fico grato.

  33. Ciça disse:

    Tenho um Fiat Doblô 1.6 16v 2002 gasolina. Após esquentar o motor, o carro pegava e afogava em seguida. Passei o Rasther, e nada constou; a bomba funciona bem, tem centelha, tem pulso nos bicos , troquei o sensor de rotação. Agora, depois de todas essas tentativas, o carro não está pegando mais. Nem quente e nem frio.

    O que faço?

  34. Andréa disse:

    Olá, eu estou prestes a comprar um palio weekend sport 98, completa e gostaria de saber o que vc acha deste carro, principalmente sobre o motor, pois dizem que é argentino e que a manutenção é difícil. Entre esse pálio e um gol special 2001, qual deles é o mais indicado? Preciso saber para fechar ou não o negócio ok,

    Um abraço,
    Andréa

  35. rafael de paula ferreira disse:

    tenho fiat pálio 1.6/16v ele esta tendo variação de aceleração quando esta na temperatura normal aumentando o consumo de combústivel oque eu faço?

    • Marcelo de Almeida disse:

      Rafael eu estou com o mesmo problema, vc consegui resolver?. ja troquei os sensores de rotação, limpei até os bicos, eu mexia em uns fios que vão para a central e o carro oscilava a aceleração, ai eu limpei os contados e mesmo assim continua, se vc descobrir me avisa.obrigado.

  36. joao disse:

    tenho uma estrada 1.6 16v quando na tenperatura alta começa a falha troquei sonda lanbida sensor de partida distribuidor cabo e vela os 4 bicos da ingeçao mandei fazer o cabesote bomba de conbustivo e bubina por favor alguem me ajude

  37. Ronie disse:

    Tenho uma doblô 1.6-16v 2002,toda vez que ligo o ar-condicionado acende a luz do óleo por alguns instantes,depois fica intermitente e após algum tempo ela apaga,não alterando o ruído do motor.Já substituí 2 vezes a cebolinha do óleo e não resloveu.Oque mais preciso verificar?Muito obrigado!

  38. Ronie disse:

    Doblô 1.6-16v 2002 com motor sem potência.Já foram substituídos as velas,colocado o motor no ponto,verificado a pressão da bombe de combustível.Oquê posso fazer para aumentar a resposta do motor,deixar o carro um pouco mais ágil?

  39. luciano disse:

    boa tarde

    tenho uma doblo cargo 2003 1.6 16v , a cerca de 6 meses quebrou a correia dentada ai fiz cabeçote e valvulas , o mecanico disse que deveria reformar o radiador pois apresentava pequenos vazamentos , fiz o que ele havia dito reformei o radiador , a partir disso o carro sempre ferve por outras duas vezes precisei plainar o cabeçote , não aguento mais , o carro esta em uma mecanica , ve ja o que esta acontecendo ele fica até 1 hora funcionando na marcha lenta sem esquentar , aciona a ventuinha perfeitamente mas a hora que anda com ele começa a jogar agua fora pela tampa do reservatorio , o que sera que pode ser , ja troquei a tampa do reservatório , o cabeçote fiz recentemente …… não aguento mais …..

    att

    luciano
    19-30446401

  40. Felipe seixas disse:

    Ola, Boa Tarde! Tenho um PALIO 97 16 v completo desde que compre ele a 5 anos atrás o carro faz um barulho no motor quando ando na gasolina, mas quando passo para gás ele para de fazer barulho. Ja levei em vários mecânicos uns dizem não é nada, que apenas o motor esta fora de tempo pois foi alterado quando instalado do gás, já outros dizem que é as válvulas batendo, eu fico na duvida porque se realmente fosse válvulas deveria fazer barulho também quando andasse no gás. alguém sabe e explica isso?

  41. Adir disse:

    Tenho um Golf 2000/2001 1.6 S.R, ja estou a quase 1 mes com esse problema, quando meu carro esquenta ele perde potencia e engasga as vezes, e se desligado demora a muito a pegar, as vezes é preciso virar a chave com o pé no acelerador. Já troquei velas, cabo de velas, junta do cabeçote (troquei 02 vezes)e a uns 6 meses atras retifiquei o cabeçote. Meu mecanico não tem ideia do que está acontecendo. e-mail adir.almeida@hotmail.com

  42. vera carvalho disse:

    tenho um palio 99 esta desligando do nada ja troquei velas cabos e bobinas porq ele e motor argentino e esquentando muito mim ajudem nao sei mais oq faço ele e injeçao eletronica nao sei se e problena na injeçao por isto desliga . obrigada espero q vcs mim ajudem

    • MARCOS disse:

      marcos disse:
      TENHO UM GRAND SIENA .NO COMEÇO TUDO BOM,DEPOIS DOS 07 MIL SO PROBLEMAS 01SUSPENÇÃO DIANTEIRA BATENDO .TROCO PESÇAS E FICO NA
      MESMA .02 ASSENTO DO BANCO DINTEIRO PARTIU TROCO AOS 07 MIL .E AOS 13MIL PARTIU DE NOVO .03 PROBLEMA A ENTRADA DE AR DO MEIO BARULHO,TROCO FICO NA
      MESMA.04 C/15 MIL ABAIXANDO OLEO,DISSE E NORMAL E BAIXO ENTORNO DE 1LT. PROXIMA TROCA CONTANDO O QUE EU COLOQUEI , MAIS O QUE ELES
      COLOCARÃO 1LTR .QUANDO A PROXIMA TROCA MEDI A VARETA E ESTAVA NA METADE. ENTÃO SOMANDO
      ABAIXO 1,5LTR . DISSERÃO QUE ESTA ESCRITO NO MANUAL QUE PODE CHEGAR 500ML A CADA 1000KL.COMPREI CARRO 0K PARA ABAIXAR OLEO. O 0800 DISSERÃO A MESMA COISA.A CONCORRENCIA EFERECE HOJE EM DIA MOTORES 16VL QUE NÃO ABAIXA OLEO.TEM MAIS ESTE MANUAL E PARA SE DEFENDER DO CONSSUMIDOR .05 C/15MIL AGUA DO RADIADOR ESTAVA SUJA .DISSE E NORMAL. JENTE CAI FORA DESTES MOTORES ETORQ.LAMENTO . ESTOU MAIS ARRAZADO COM A FIAT.A CONSSEÇIONARIA EMPURRA PARA FABRICA E A FABRICA ENPURRA PARA A AGENÇIA. TO FORA.
      Responder

  43. Neide disse:

    Tenho um palio 2003, 1000 8 válvula. Ele ta com um problema e o mecanico ja olhou e disse que nao encontrou a donde ta. o problema, quando esta en movimento , e precisa troca de marcha ele perde força vai quase parando, ai eu tenho que desligar e liga de novo pra ele voltar a rotaçaõ normal, isso na marcha em 1. se jogar uma segunda ele naõ aquenta. isso acontece só mente na subida. eu gostaria de saber o que pode ser? obrigado.

  44. oziel disse:

    Tenho um pálio weekend 1.6 16v stille depois que mandei fazer o cabeçote o carro começou a ter vários problemas, o que mais tá complicado agora é que o carro está morrendo ao pisar na embreagem para mudar de marcha, quando o motor tá frio não tem problema, mais quando esquenta não da pra andar morre toda hora que vai parar ou quando esta andando com velocidade baixa ao trocar de marcha. Sera que pode ser o sensor de rotação.

  45. oziel disse:

    Morendo pálio weekend 1.6 16v stille depois que mandei fazer o cabeçote o carro começou a ter vários problemas, o que mais tá complicado agora é que o carro está morrendo ao pisar na embreagem para mudar de marcha, quando o motor tá frio não tem problema, mais quando esquenta não da pra andar morre toda hora que vai parar ou quando esta andando com velocidade baixa ao trocar de marcha. Sera que pode ser o sensor de rotação.

  46. geraldo henrique teixiera disse:

    boa tarde,tenho um fiat doblo modelo 2002,1.3 16v,esta com um vazamento de oleo motor,e reparei q a mangueira do suspiro de ar esta rasgada,isto tem a ver com o vazamento de oleo???pois nao vi nenhum sinal de onde possa estar vazando.grato

  47. carlos disse:

    Tenho uma pálio Week style 2001 1.6 16 V ela não esta consumindo muito e também tem bom desenvolvimento, porém esta com cheiro insuportável na descarga chegando a entra no carro, já troquei a sonda lambida, o que pode ser ? Obrigado!

  48. joacir sousa disse:

    est ou com um problema de uns dias pra ca. Tenho um palio weekend adventure 2002 1.6 16v e ligo ele normal e saio mas quando motor esquenta e paro em algum lugar e vou ligar ele nao liga… ameaca pegar e nao vira. tenho que esperar uns cinco minutos esfriar e ele pega normal. o que pode ser? me disseram pra fazer um reforco no positivo da bateria ate o positivo do arranque mas nao sei se isso é ruim pro carro estando quente. me ajudem nao sei o que fazer e gosto muito do meu carro.

  49. Hallen Brenner disse:

    Tenho uma marea 2.4 com um defeito muito estranho o carro perde forca torque em baixo rpm principalmente depois de quente. Ja fiz de tudo no carro e realmente nao acusa nada no aparelho, e o motor esta no ponto. Ate coletor variavel desmanchamos pra ver se tinha entrada de ar falsa e tal. Montamos bem vedado e quando achamos que tinha resolvido o b. O foi só esquentar q voltou a ficar fraco novamente.

  50. Lucas disse:

    Boa tarde amigo, eu tenho um fiat brava ano 2000 motor 1.6 16v. Tenho dois problemas: Um é que o ar quente funciona mais muito mal, ele liga td certo mais não desembassa o vidro nem a pau. O Outro problema é que sinto uma diferença no torque do carro, ele demoro para responder isso quando a ventoinha liga sinto muita diferença de potência no pé. sei que isso não é normal a ventoinha se interfere na potencia não é tanto quanto estou sentindo.
    Levei no mecânica e informei que o carro dai uma fumaça de manhã pouca mais depois que o motor esquentou já era some, ele me informou que isso pode ser o selo do bloco do motor, procede isso?
    Obrigado.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: