VW Santana Quantum 2.0 MI: Dificuldade de partida

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Esta Santana Quantum estava com uma partida longa, ou seja, tinham que insistir com a chave virada para que ela pegasse sendo que o defeito era intermitente o que dificulta ainda mais o diagnostico.

CAUSA: Iniciamos os teste conferindo o sistema elétrico do carro ( bateria, alternador, cabos positivos e massa) e nenhum problema foi encontrado, logo após fizemos o teste de pressão e vazão do combustível e nada de errado foi detectado. Fizemos o uso do scanner, testamos ponto-a-ponto com o multímetro e tudo estava normal, após algumas tentativas trocamos o atuador de marcha lenta e foi então que observamos que ao desligar o carro o atuador não retornava para sua posição inicial o que prejudicava a partida.

              motor 2.0 mi1

Ao desligarmos o carro esta central entra em “power lacht” ou seja ela fica energizada por algum tempo para que  ela possa refazer alguns cálculos e recolocar o atuador na sua posição de partida, este sistema é mantido pelo relé de potência e o que estava acontecendo era que o relé não estava ficando atracado para que a central ficasse energizada fazendo com que a U.C.E. não entrasse em power lacht o que dificultava a partida em alguns momentos.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição do relé e do seu soquete por esta apresentando oxidações nos terminais, desta forma o problema foi resolvido.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Santana,vw

Comentários

293 Comentários para “VW Santana Quantum 2.0 MI: Dificuldade de partida”
  1. Paulo Roberto de Moura Macêdo disse:

    Defeito interessante.
    Meu Santana Quantum ( 1.8 / ano 2000) apresentou pela 2ª vez um defeito elétrico intrigante.
    Ha 5 dias, liguei pela manha normalmente o motor. Este pegou normalmente, sem indicar bateria fraca. Pegou de imediato e rodou por apenas uns 3 segundos morrendo em seguida. Morreu realmente, tudo literalmente, todo o barramento elétrico do carro aparenta que foi desacoplado. O ponteiro do RPM , que é de passo, ficou parado em 1000rpm. Tudo sem energia, sem luzes, sem buzina, sem alarme, sem trava, painel totalment desligado, chave de ignição totalmente inoperante na posição girar o motor . Nada elétrico funciona.

    Pergunto, é algum defeito carcterístico desta linha? Meu caroo ja esta com 9 anos. A bateria que girou o motor normalmente pode entrar em curto interno e apagar todo o barramento do carro?. Regulador de voltagem entrando em pane ( brindo algum componente semicondutor) pode desligar todo o barramento do carro.

    Este carro não sei se tem o sistema de imobilização, nocaso , tendo, este pode de alguma forma apagar todo o sitema elétrico do carro?

    O mais interessante é que no dia seguinte (deixei o carro parado e somente fui fazer algo nele no dia seguinte ) girei a chave e tudo voltou ao normal, normalíssimo. andei dois dias com ele sem problemas.

    Ontem, ocorreu tudo novamente. Fui ligar para sair , em 3seg pane total semalhante a anterior mas, hoje pela manha ja não ligou como anteriormente.

    Alguem pode dizer algo sobre este comportamento elétrico?

    • G. Lopes disse:

      Paulo,
      este tipo de defeito ocorre sim, e no seu caso me parece ser falta de aterramento ou seja mal contato entre os terminais e a lataria do carro ou entre o polo da bateria.
      no seu carro existe um cabo negativo que sai da bateria é conectado na lata bem proximo a mesma e depois é ligado ao bloco do motor, de uma conferida se não a sinal de mal contato nos terminais.
      e lembrando que o mesmo tipo de defeito ocorre com os cabos positivos.

    • dayson silva de souza disse:

      Ola amigo, meu santana quantum 98 está sempre queimando o fusivel das luzes interna, e quando almento a luz do painel, o marcador de temperatura sobe e fica piscando a luz vermelha, mas o carro não fica aquecido, e quando abaixo a luz do painel, o ponteiro de temperatura volta ao normal.O que pode ser amigo, você pode me dá uma dica?obricado.

    • Marco disse:

      Estava com o memso problema, e por incrivel que pareça era bateria, foi substituí-la sanou tudo

    • Mauricio Mol disse:

      Este problema não está relacionado ao sistema do imobilizador, pois o mesmo corta o sistema de ignição e alimentação ( combustível). Pode estar ocorrendo falta de corrente na central de fusíveis e reles , esta central recebe através de fios vermelhos de bitolas grossas corrente direto da bateria.

    • Neusival disse:

      Boa noite! eu tenho QUANTUM 200 1.8 tbm e ela apresentou esse mesmo problema, na primeira vez, apanhei até, chamei um eletricista amigo meu e depois de um dia inteiro, checamos a conexão junto aos polos das baterias, e estava zinabrado, foi só remover e resolveu tudo, uma outra vez, apresentou o mesmo problema, só que dessa vez foi um parafuso que fixa os cabos do lado positiva da bateria (chamo de jacare ), dai foi só aperta e depois disso ja tem mais de ano e nada! espero que ajude

  2. Angelo disse:

    olá tenho um santana 1.8 mi e quando estou andando com ele acelerando e quase parando em um sinaleiro .. isso depois de rodar por algum tempo … e simplismente corta o giro do motor como se o carro fosse morrer … por alguns segundos o motor continua funcionando mas.. não adianta acelerar e o carro morre ..l. batendo na partida ele não pega tem que esperar um pouco acho que pra esfriar algo .. troquei vairas peças compradas na VW original tais como … bobina, tampa do distribuidor, rotor, cabos de vela, vela motor de passo, sersor de borboleta, sensor de temperatura tanto o da injeção como o do painel, beteria moura, sonda lambda, filtro de ar, filtro de combustivel, comutador de ignição aquele que vai atraz da ignição, medimos a bomba de combustivel, foi conferido as tubulações, mediram também a compressão do motor de tudo ok, fiz limpesa do corpo da borboleta, troquei o rele 13, foi conferido o ponto com a pistola… ele é a alcool … troquei tambem valvula solennoide de partida a frio… anti-chama, verificaram os chicotes da centralina… troquei o cabo terra … da bateira… e mesmo assim o problema continua .. andando com o carro depois de algum tempo ele apaga… por duas vezes tentei dar um tranquinho com ele andando e fuincionou mas.. agora não resolve … o que poderia ser isso … é um problema intermitente … as vezes da e outra não …
    desde ja agradeço e aguardo reposta .. se for possivel madar por e-mail tambem .. obrigado …

    • G. Lopes disse:

      Angelo,
      realmente você esta com um problemão e fica até dificil de dar alguma dica pois já foi feito tudo no carro.
      O que posso fazer é dizer sobre um teste que pode te ajudar ou não pois não sei se já foi feito.
      pessa para seu mecânico medir a tensão na bomba de combustivel no exato momento que se da o defeito.
      a tensão na bomba não pode ser menor que 12V com o carro ligado.
      boa sorte

      • ronny disse:

        vc trocou tudo menos uma coisa!!! vc trocou a tampa do distribuidor , mas não trocou o distribuidor, pode trocar que seu problemas estara resolvido. tenho um santana e ele apresentou o mesmos problema, mesmo ele ele mandando faisca para a bobina, qndo ele esquentava ele morria e nao pegava mais, tinha que esperar algum tempo ate que esfriasse bem, ai sim ele pegava, ai troquei o distribuidor e o problema acabou…. espero ter ajudado

    • wesley disse:

      So pode c 2 coisa o alternado ou o fio dele q ta solto,ou o atuador de marcha lenta

    • Daniel disse:

      O meu carro teve o mesmo problema,o carro em movimento desligava.
      Troquei o comutador de partida que vai junto ao miolo da chave de ignição e resolveu o problema,
      Este problema acontece devido ao desgaste do miolo.

    • Renan disse:

      Ola, vc conseguiu resolver o seu problema Angelo? Estou passando pelo mesmo tenho um santana gl 2000 I 93\93, ele morre “parece que esta afogando” cheira gasolina. Valeu

  3. Angelo disse:

    o ano dele é 2002

  4. Angelo disse:

    olha G. Lopes ja medimos a tensão da bomda e esta tudo ok! o carro tem gnv e o problema tambem da no gnv .. me disseram que poderia ser valvula presa ou sensor hall … sera que pode ser .. ??? tenho que descobrir o que é isso .. agora vou dar uma de teimoso .. não vou vender o santanao … se souber o que pode ser me ajude… desde ja agradeço obrigado !!! e aguardo resposta . se descobrir te mando também …

    • André disse:

      meu santana 96 injeçao MI, desligava andando e encontrei uma mangueira do civo freio rasaga e derretida complicando a mistura de ar ou algo asil, resolveu,serve talaves para os problemas aparecidos quendo desliga andando. depois que esfria funciona embora falhando,talves revisao no sistema de mangueira ajuda, nao tenho palavras tecnicas porque nao sou mecanico mas para mim ajudou.

  5. Silvio Cesar Martins Vieira disse:

    Tenho um Santana MI2000 99/00, algum tempo atrás tive uma pane seca e acionei os caras da seguradora, me mandaram um tecnico de moto com duas baterias a primeira estava fraca demais e não virou o arranque a segunda o infeliz do tecnico inverteu a polaridade eu não vi e quando virei fumaçou a centraleira, queimou alguamas luzes do apinel, alternador, bateria, enfim tive um prejuizo enorme, mas consegui ajeitar pela seguradora. o caso é o seguinte depois que aconteceu isso tudo agora quando estou dirigindo independente da velocidade e da marcha, acende as luzes amarela e vermelha do painel os ponteiros de
    RPM e velocimetro ficam na posição 0 “não funcionam, mas o carro não morre logo depois volta tudo ao normal. gostaria de saber se o problema é grave já que é intermitente. como posso resolver este problema. obrigado desde já.

    • G. Lopes disse:

      Silvio,
      esta parecendo que o problema esta no painel. Procure um bom profissional e de uma olhada para que o defeito não se agrave.

    • elisa disse:

      Silvio Cesar , você conseguiu resolver este problema no seu carro estou com o mesmo problema.

    • Adriano Griep disse:

      Estou com um santan que est;a apagando o o painel quando estou andado e logo volta ao norma, igual ao defeito que voce relatou. Gostaria da saber se ja conseguiu resolver, caso já.Como foi ?

      • zenildo disse:

        pode ser que o painel esteja desprogramado se o painel for digital provavelmente ele esta. leve em algue que trabalhe com painel e mande fazer o teste um dos indicativos para ele esta assim !!! talvez funcionará somente o marcador de temperatura …..espero ter ajudado

    • Adriano Griep disse:

      ESTOU COM OMESMO PROBLEMA NO PAINEL DO MEU SANTANA, CASO JÁ TENHA RESOLVIDO O SEU, SE PUDER ME DIZER QUAL A SOLÇaO FICAREI MUITO GRATO.

    • joao disse:

      pois olhaa silvio se se vc ainda nao conseguil resolver seu problema .
      vou ti dar uma uma dica nao sei se vai ser ese tipo de defeito mais vamos ver ..
      bom olhaa procure um eletreçista de confiança …. e pede pra ele olha oo fusivel do sensor de veloçidade ou seje ele seria o mesmoo rpm e tanbem da setaa sertoo ou podi ser ke ele esteja contando alimentaçaoo quando o carro se movimentaa ou tanbem pode ser ke esteja em curto o cchicote do seçor de veloçidade ou sendor tanbemm ..
      valeu se der sertoo me respondaa abrasso boa sortee ai .. ..

  6. angelo disse:

    olá G. Lopes sou eu novamente ainda não descobri o defeito do meu santana troquei recentemente o sensor de velocidade e um rele vermelho que segundo o eletrecista estava com solda fria… tambem troquei o comutador de ignição que fiaca atraz da chave… e o carro continua apagando em movimento e parado também … troquei tambem a bobina .. e as outras peça citadas no comentáio anterior … apenas não troquei um rele que esta com a numeração 167 e é de cor cinza… o sensor hall e o sensor de pressão absoluta que fica do lado da tbi … sera que pode ser algum desses ?? pois o resto ja troquei tudo ,,, todas peças originais vw.. e não aparece no escaner .nenhum erro … sepuder me ajudar …

  7. wagner rodrigues disse:

    Ola tudo bom, tenho um santana, motor 2.0mi. um belo dia desses fui sair com o carro e simplesmente o carro morreu! chamei um amigo mecanico para dar uma olhada, ele examinou e eu tambem e chegamos a uma conclusão; que o defeito poderia ser o sensor hall. Detalhe esse e meu primeiro carro a injeção. sinceridade odeio os carros a injeção , mais tudo bem,( meu carro anterior era uma marajó e nela eu montava e desmontava o motor brincando ou seja,intendo um poco de mêcanica) voltando ao assunto, o carro simplesmente nao pega ja olhei fusivel, reles,terminais,conectores,ja aranquei o modulo e coloquei de volta no lugar derrepente poderia ser um mal contato. o que acontece nao esta vindo pulso na bobina arumei outra coloquei no lugar e nada ai eu fiz um teste para ver se era a bobina que estava ruim, e esta por fim estava sentelhando mais quando se coloca no carro ela nao funciona vem corrente mais não vem pulso. ja procurei em varios saites para ver o esquema de ligação para poder entender o esquema de ligação da bobina,mais não obtive sussesso. e siceridade tenho medo de levar em algum eletrecista poi não tenho ninguem de confiança! vc deve saber como é vem um vem outro ai começa a querer trocar tudo! sera que vc poderia me arrumar um esquema de como e ligado o sensor hall a bobina se tem algum modulo de igniçao , ou e o proprio modulo que faz, a função (por que na marajó era bem simples sensor modulo,módulo distribuidor , distribuidor velas e no carro a injeção como funciona lhe agradesseria muito , se pudesse me ajudar.

  8. gerusa ribeiro da silva disse:

    eu tenho uma saveiro 2001 e pela manha fui tentar liga ela so que com presa eu peguei a chave reseva que nao e codificada e tentei da partida por varias vezes no carro e o mesmo pegava mas em seguida moria pensei que fose a bomba de combustivel mas so meia hora depois e que pecebi que estava com a chave reseva sen codificacao entao peguei a chave codificada e tentei da partida mas a mesma nao liga ficando con o incone da chave piscando no painel gostaria de uma orientacao como proceder neste caso desde ja obrigado.

  9. wagner rodrigues disse:

    vc por acaso tem algum esquema de ligação mostrando a ligação do distribuidor para a central desdeja fico muito grato pela sua atençao muito obrigado.

  10. angelo disse:

    olá g. lopes sou eu novamente proprietário do santana dos comentários acima… hoje levei o carro em um cara que diz que apenas faz regulagens em sistemas de injeção e GNV … e para nossa surpresa o defeiro apareceu pela primeira vez com o kaptor conectado… era a sonda lambda que eu havia trocado que estava travando de vez em quando .. não sei porque o emulador de sonda derrepente depois que o carro esquenteva parava de funcionar .. ele fez os ajustes e aparentemente resolveu os parametros no captor voltaram a ficar bons … e ativos … e agora é rodar pra ter certeza de era só isso … troquei nele bobina, cabos de velas, velas, rotor, tampa do distribuidor, sonda lambda, sensor de passo, sensor de borboleta, sensor de velocidade, sensor de temperatura da injeção, filtor de ar e combustivel, fis limpesa de bicos e do corpo da borboleta, medi compressão do motor, medi bomba de combustivel, troquei regulador de pressão, comutador de ignição, reles da bomba, rele de ignição, e outros reles… bateria, mandei testar o alternador… e nada disso resolveu ..pois era um defeito intermitente … vc andando com o carro … ele simplismente morria … podia dar a partida que ele não pegava ai tinha que esperar um pouco e ele funcionava … bom é isso passai por aqui pra dar uma resposta quem sabe pode ajudar mais alguem … falow w obrigado pelas dicas …

  11. Sergio disse:

    Ola…tenho um quantum ano 99/00, e aconteceu que el enao fica na lenta, somente em 3000 rpm direto, foi trocado o motor de passo….o que devo fazer?
    desde ja agradeço..

  12. angelo disse:

    Olá G. lopes … outra coisa que ele trocou também foi o sensor hall .. e o carro agra aparentemente esta perfeito senti ate que ele esta mais firme e ainda com pequenas ocilações na lenta do GNV .. mas. nada que incomode ….demorou mais o carro ficou bala … falow

    • Fabricio disse:

      Fala ai….
      Se esta com oscilações na marcha lenta limpe com descarbonizante o corpo da borboleta, pois fica sujo provocando essas oscilações.
      Retire o mangote que sai do filtro de ar, acione o acelerador com a mão abrindo a borboleta, e de um spray ao redor da borboleta.
      Se quiser visualizar entre no youtube e digite doutor carro limpeza de TBI.
      Espero que resolva pois comigo resouveu um abraço…

  13. Adimilson disse:

    Tenho um santana 2.0 2000 adquirido em março 2009. Ele apresenta um problema que até agora não consegui profissional que resolva. Podem me ajudar?
    Problema: Depois de uma viagem longa, a partir de 80 km, depois de desligar o motor ele não dá mais partida. É preciso aguardar uns vinte minutos daí ele dá a partida novamente. Troquei bateria, comutador, rotor e etc.

  14. vicente de paula gomes disse:

    tenho um santana 99/2.0-tenho tido problemas com a partida(com o carro frio).
    fui a concessionaria reauto volkswagen e, apos a analise constataram que o radio, marca buster estava descarregando a bateria. foi feita uma modificação no circuito, de maneira que o radio apenas funcionaria com o carro ligado. alem disso, aproveitando que vou viajar, solicitei uma revisão geral eletro-mecanica.
    ao sair com o carro, surpresa!, ele morreu e não quis pegar. foram tres horas de chateação até que meu mecanico atuou no circuito cabo se vela/ rotor e ocarro chegou em casa. vou devolve- lo à concessionaria para que façam o trabalho com profissionalismo. vou anexar estes comentarios e quem sabe eles aprendem sobre carros da propia marca.

    • G. Lopes disse:

      Vicente,
      realmente tenho pegado alguns defeitos com radios desta marca e quando o cliente não faz a troca do aparelho damos algum jeito fazendo o serviço que foi feito no seu carro ou instalando uma chave liga/desliga na alimentação do radio.
      Já o que ocorreu com você é um caso bem esquisito mas espero que consiga resolver sem maiores dores de cabeça.

  15. cristian beserra pinheiro disse:

    estou com varias duvida comprei uma parati completa ano 1999 1.6 gasolina ela vem apresentano problema na sua parte de injeçao ja troquei a bomba de gasolina e o modulo da injeçao mais continua o problema quando ando com o carro ele começa a cortar a gasolina e morre tambem e demora a pegar depois levei em outro mecanico e ele disse que pode ser o sensor de rotaçao sera que e essa e minha duvida

  16. osvaldo disse:

    ola tenho um santana quantum 96 e a marcha lenta esta subindo e descendo a toda hora o que pode ser este defeito quando estou viajando que vu para a rotacao do motor acelar muito depois baixa e fica assim, ultimamente ele esta consumindo muito

  17. osvaldo disse:

    ola, eu novamente tenho notado que meu santana quantum 96 esta consumindo , moro a 400 km de salvador bahia quando encho o tanque vou para la numa velocidade de 100 a 90 km por hora as vezes passo para 110 km quando rodo uns 130 km ja comsumiu um quatro de gasolina sera que ta consumindo muito eu gasto meio tanque da para salvador, outra coisa tambem quando e pela manha que vou ligar o carro ele começa a embolar nao dispara certo ate o motor esquentar depois fica normal o que poder , grato osvaldo

  18. osvaldo disse:

    # G. Lopes on dom, 27th dez 2009 18:02

    Osvaldo,
    faça um rastreamento do sistema de injeção que é bem provavel que vai gravar o defeito.
    isto esta parecendo sensor de temperatura ou atuador da marcha lenta, nesta ultima resposta sua queria saber qual o sensor de temperatura e

  19. Marco Antonio disse:

    Tenho um santana quantum 2,0 97 pela manhã ele é ruim para pegar mas quando esquenta posso desligar e religa-lo apos varias horas que pega no estalo, mas pela manhã é um sacrificio, já troquei a vela, mnt no arranque, a bomba de combustivél esta legal, será que esta fora do ponto? qual será o problema e como resolvo?

  20. osvaldo disse:

    queria saber de vc esse sensor de temperatura e um pequeno que fica no mangote e este regulador de pressao fica a onde

    • G. Lopes disse:

      Osvaldo,
      o sensor de temperatura da agua fica na carcaça da valvula termostatica ( onde v ai conectado duas magueiras grossas) e o sensor é azul.
      o regulador fica na flauta dos bicos injetores é uma peça cromada e fica bem na ponta da flaauta.

  21. noedir bononi disse:

    boa tarde, por favor onde fica o rele e o fusivel da buzina da parati 97, e tem como dar manutenção em uma buzina, como faço para saber se ela esta queimada?. desde ja agradeço..

  22. Rubens disse:

    Tenho uma Quantum 93 a alcool. Em Janeiro de 2009 tive que trocar bateria e bobina da Bosch que apresentaram defeito. Apos 03 meses de uso a bobina da marca Bosch começou a esquentar e sair uma resina dentro para fora dela. Fui até a loja e trocaram a bobina. Apos 02 meses da troca aconteceu a mesma coisa. Procurei um eletricista e o mesmo fez varios testes e disse que o problema é na bobina, defeito de fabricação segundo ele. Onde comprei a bobina eles alegam que problema é sobre carga na bobina. Outro detale é a bateria que em 11 meses de uso apresentou defeito e foi troca. Levei ao eletricista segundo ele está carregando normal. Como fico sabendo se é sobre carga na bobina ou não? Sera que tem algum componete do carro que esteja causando estes problemas na bobina e na bateria? Desde de já agradeço.

  23. osvaldo disse:

    ola,meu santana quantum queimou o painel de instrumento ele e simple marcador de velocidade relogio nao digital , estou comprando outro so que este que estou comprando tem contagiros,relogio digital,marcador km digital o que marca as distancia nao e o de velocidade nao gostaria de saber de vc se vai funcionar tudo no meu carro o vendedor dise que nao tem problemas nenhum mas por favor me tire esta duvida

  24. ROBSON disse:

    tenho um santana 1.8mi e ele esta oscilando na marcha lenta troquei o atuador da marcha lenta e nada correia dentada o ponto esta com 9graus alguem pode me ajudar pois to pra ficar doido a e foi passado o aparelho e nao deu nada por favor me ajudem

  25. catia regina disse:

    Sem querer coloquei a chave do lado contrario na ignição da saveiro 2001 e o carro nao liga, o que devo fazer, existe alguma alternativa, algum esquema de códio para acabar com a falha. Estou necessitada é urgentíssimo, será que algém pode me ajudar????? SOCORRO!!!!!!!

    • G. Lopes disse:

      Catia,
      com certeza não foi isso que ocasionou o problema até mesmo porque chave de carro não tem lado certo.
      pessa um bom mecânico para conferir seu carro, pois o que ocorreu foi coincidencia

  26. osvaldo disse:

    ola,meu santana quantum queimou o painel de instrumento ele e simples marcador de velocidade relogio nao digital , estou comprando outro so que este que estou comprando tem contagiros,relogio digital,marcador km digital o que marca as distancia nao e o de velocidade nao gostaria de saber de vc se vai funcionar tudo no meu carro o vendedor dise que nao tem problemas nenhum mas por favor me tire esta duvida e que estou querendo comprar este painel sera que vai funcionar

  27. Elisandro disse:

    Boa Tarde!
    Comprei um santana 2.0 sport 1990, e agora não faz um mes que estou com ele
    ele desliga por conta, tipo pode estar andando em qualquer marcha que ele simplesmente apaga e fica só piscando a led da bateria, e pra fazer pegar novamente tem que pisar no fundo do acelerador e bater ignição… já to cheio tá loco.. já fui eletrecista, que fez testes em toda parte elétrica e disse que não era, me indicou um mecanico de carburador, onde fui tirou o carburador limou trocou a agulha, regulou lenta etc… e ficou tudo ok, mas dois dias depois voltei ao ponto de partida, se alguém souber de algo agradeço a colaboração…

  28. osvaldo disse:

    nao ha mais resposta para nos

  29. olá,G. Lopes tenho uma pergunta ? tenho uma santana quantum 1.8 ap a gasolina ano 1995 de um bico ele esta ocilando muito na marcha lenta já levei em vários mecânicos e eles nunca conseguem solucionar o defeito sempre falam que isto ou aquilo o que vc acha que pode ser segundo eles o motor. com partida demorada e sempre que acelero eu sinto que ele parece que não esta respondendo o eu penso no acelerador. Desde jà Agradeço (se possível me envie resposta por email )

    • Guilherme Lopes disse:

      Nildalmo,
      è bem comum neste modelo de carro problemas com entrada falça de ar, modulos de som instalados ao lado da central de injeção, e problemas com regulador de pressão furado.

  30. Cláudio Cesar Monteiro disse:

    Tenho um santana 2002/2003 gasolina e gnv e tenho tido problemas para regular o carro tanto na gasolina como no gnv.a bomba de gasolina para de funcionar de uma hora para outra e derrepente volta a funcionar sem que precise fazer nada os mecânicos que levei estão tendo dificuldade em resolver o problema já substituir cabos, velas, troquei um modulo simulador de bico e relê que para a bomba para a mesma não continuar a funciona rodando no gnv

  31. decio disse:

    boa noite, adquiri um santana evidence 96 motor 2.0, percebi que quando ando com o carro ele esta normal, mas ao dimiuir a velocidade ou parar ele fica um pouco ecelerado, levei ao mecanico e ele passou o scanner, apontou defeito no sensor de velocidade. esse defeito pode ocasionar esta aceleração incorrete? obrigado

  32. Rodrigo disse:

    Olá pessoal.
    Bem, meu caso é o seguinte:
    Tenho um santana 1998 motor AP 2000 com injeção MI, em certos momentos o carro fica dificíl de pegar. PAra ligá-lo se tenque insitir e ficar com o pé no acelerador, após pegar, o carro da cheiro como se estivese afogado e falha um pouco. Trocamos a bateria mas desconfio do regulador de pressão, visto que filtro de combustível, bomba e etc estão bons. Em certos momentos ouve-se um rangido na tubulação de combustível na fase de pressurização inicial do sistema, depois para, como se ela estivesse vibrando. Também de uns tempos para cá, quando você liga o carro na fase fria ele fica acelerado, tipo 2000 mil RPM, penso na fase do afogador, mas o problema é que mesmo depois de quente, quando você esta chegando em um farol em acelereção e larga o carro em ponto morto (a chamada banguelinha), o carro volta a se acelerar, as vezes se acelera e desacelera, mas se você o segura na marcha até a aceleração baixar, o caro fica normal. Não é sempre que o defeito se sucede, quando se anda um pouco com o carro, tipo 30KM, o carro funciona normal. JA trocamos atuador de marcha lenta e as juntas do coletor de admissão, corpo de borboleta e ressetamos a central eletrônica, mas o carro continua com o defeito. Vocês ja pegaram algo assim? Desde ja agradeço.

    • Rodrigo disse:

      Olá amigos.
      Fiz a limpeza do corpo de borboleta e troquei o regulador de pressão pois estava realmente danificado. O carro esta muito melhor, comprei também o sensor de temperatura da água para injeção(o azul) mas ainda não o troquei. Mas mesmo com o regulador novo o carro as vezes não pega, só na 2ª tentativa ou 3ª mas não da mais cheiro de afogado e nem se precisa pisar no acelerador. O carro não se acelera mais mas notei outro defeito que me intrigou. Quando desligo o carro fica um zunido vindo da bomba, tipo uma abelha que se houve sentado no banco do motorista, fica um tempão assim mas depois desliga… Isso acontece de vez em quando. há um relé para a pré bomba não é? Podem me dizer qual sua posição pq desconfio dele. Pq se fico ligando e desligando a chave de repente para. Queria saber se é normal também que o motor fique nos 70 graus e no asfalto abaixo disso com o A\c ligado, sem ele o carro vai até os 90 100 graus normal…. Vlw pela força galera…

    • RODRIGO... disse:

      AMIGO…
      JÁ TIVE ESSE PROBLEMÃO NO MEU CARRO.TROQUEI TUDO QUE POSSA IMAGINAR…
      SOLUÇÃO FOI TROCAR IDROVACUO.
      DAI MELHOROU.

  33. marcelo disse:

    Tenho um santana 2006, 1.8 alcool original, ao qual tem ocilação na lenta, ficando sempre acelerado, já troquei motor de passo e nada, coloca no aparelho não apresenta defeito.

    • Fabricio disse:

      Se esta com oscilações na marcha lenta limpe com descarbonizante o corpo da borboleta, pois fica sujo provocando essas oscilações.
      Retire o mangote que sai do filtro de ar, acione o acelerador com a mão abrindo a borboleta, e de um spray ao redor da borboleta.
      Se quiser visualizar entre no youtube e digite doutor carro limpeza de TBI.
      Espero que resolva pois comigo resouveu um abraço…

  34. francelio machado disse:

    Olá,tenho um santana 2003 1.8 a alcool e ele está com a marcha lenta totalmente desregulada,não baixa de 2.000 RPM, e as vezes quando eu ligo ele funciona por uns dez segundos e depois morre de uma hora para outra.Qual pode ser a razão?Agrradeço desde ja e aguardo resposta.
    Obrigado!

  35. Leandro disse:

    Olá Guilherme Lopes…

    Preciso de sua ajuda.

    Estou auxiliando um amigo no reparo de diversos problemas elétricos em um Santana, ano 1990. Felizmente já conseguimos solucionar alguns deles, porém todos relacionados a itens de conforto, como vidros e travas elétricas. Já no que diz respeito ao funcionamento do motor, até o momento encontrei apenas um problema que impede a partida, mais precisamente no circuito responsável pelo correto funcionamento das bombas de combustível.

    Sei pouco sobre mecânica e também elétrica de automóveis, porém possuo um bom nível conhecimento em eletrônica em geral, por isso consegui resolver alguns dos problemas, como dito acima, porém para este em especial, precisarei de ajuda de alguém com experiência nesta área em especifico.

    Este modelo de veiculo possui duas bombas de combustível, ambas ligadas ao mesmo positivo de alimentação, que chega até a um relé, este por sua vez, somente é acionado quando giro a chave até a segunda posição, ou seja, no momento da partida, quando as bombas são acionadas.

    De acordo com algumas indicações e uma pequena pesquisa que fiz sobre o assunto, as bombas devem ser acionadas por um pequeno período de tempo, no momento em que a chave foi girada, na primeira volta, antes da partida, para que possam levar combustível até o motor, enchendo as mangueiras, caso estiverem vazias.

    Isso procede?

    Tive alguns veículos com injeção eletrônica que realmente trabalhavam desta forma, pois quando eu girava a chave, escutava o barulho da bomba em funcionamento. Já os carros mais modernos me parecem que não funcionam assim.

    Como dito acima, o fio que leva a alimentação até as bombas fica ligado ao um relé, porém um que possui vários terminais e funciona como três relés independentes. Consegui identificar um fio que leva alimentação até o terminal de acionamento do relé, este por sua vez, só é acionado no momento da partida. Encontrei também outros dois fios de acionamento, no entanto nenhum deles recebe corrente elétrica, nem no momento do acionamento da chave, nem quando dou a partida.

    A questão principal é entender que parte especificamente faz este acionamento temporário das bombas, quando a chave é girada. Eu deduzi que se trata de um circuito que calcula o tempo necessário de acionamento ou alguma sonda que detecta que o combustível chegou até onde deveria chegar e por sua vez, desliga as bombas. O que acham?

    Também acredito que este circuito aciona o relé em questão, para ligar as bombas.

    O maior problema é encontrar este circuito. Alguém teria uma idéia?

    Ainda não tive tempo de seguir todos os fios de acionamento do relé e até o momento, acredito que um deles me levará até este circuito em especial. Caso alguém possa me dar alguma dica, seria de grande ajuda.

    Desde já, muito obrigado e um grande abraço a todos.

  36. Leandro disse:

    Amigo, já resolvi o problema. Era somente um relé temporizador.

    Grande abraço.

  37. alexandre mendes disse:

    como e ligado o ponteiro do rpm do santana 1989 gls alcool pois nao esta funcionando obrigado

  38. marcio disse:

    estou com um versalles ano 94 e o bico nao funciona ja foi subistituido e nada o carro so funciona com o simulador ate a cntral foi trocada e nada .

    agradeço

  39. Cassius disse:

    Olá! Tenho uma parati 2.0MI 98/99, e desde que comprei ela vem apresentando um problema até agora não resolvido. O carro de repente, seja frio ou quente, começa aapreentar o sintoma de tampa de distribuidor suada, fica falhando, mancando o motor, e quando acontece com ele andando normalmente é na redução, quando vou passar num quebra-molas e vou reduzir pra segunda ele morre. Já troquei quase tudo: sonda, tampa do distribuidor, rotor, cabos, velas, motor de passo 3 vezes, bomba de gas., um bico que não era original, chegaram até a retificar o motor por dizerem que estava com pouca compressão. Não sei mais o que fazer pois cada mecânico diz uma coisa e propõe trocar mais um tanto de peças. Tem alguma dica boa, estou pensando em trocar a centralina, ou um banho de sal grosso resolve, porque deve ser uma entidade, rsrsrs. Obrigado desde já.

    • Rodrigo disse:

      Amigo, vocês ja testaram o Maf ou senor de massa de ar? Este defeito parece muito com o defeito deste sensor, teste ele, mas lembre-se de que sensores costumam falhar em certos momentos principalmente pelas correções feitas pelas centrais eletrônicas atuais. Faça um teste, fale com seu mecânico, o substitua e saia a andar paar ver se melhora, verifique também o sensor de temperatura da água aferindo seu funcionamento, mas não o do painel, o da injeção. Basicamente pela minha experiência seria estes dois sensores o que eu trataria com prioridade antes de mexer em algo mais. Espero ter ajudado.

  40. andre gomes disse:

    oi mano, meu santana com o carro no gnv,fica com a bomba ligada?oque pode ser? onde fica o rele da bomba? aguardo ajuda

    • Fabricio disse:

      Bem amigo procure um eletricista, e peça para ele instalar um relé para disativar a bomba quando o carro estiver no GNV, isso é barato de 30 à 40 reais e evita que sua bomba queime, já passei por isso e tomei um prejuizo….
      Abraço….

  41. Fabricio disse:

    Tenho 99/00 1.8 apresenta partida longa mais isso é intermitente, Li o problema logo no inicio, e gostaria de saber qual o relé que posiciona o atuador de marcha lenta para partida e onde fica localizado pois meu problema pode ser esse, se alguém poder me ajudar agradeço….

  42. marcos disse:

    minha santana quantum 96 fica armando o rele da bomba direto ai o carro não pega pois assim que ligar o contato a bomba aciona e depois tem que para mais ela não para ja troquei o rele e nada desde ja agradeço e peço que me ajudem com uma dica

  43. osvaldo disse:

    voce poderia me dizer qual e o rele de potencia do santana motor 2.0 e a onde fica ele

  44. adhemar disse:

    tenho uma marajo 89 a alcool, o motor esta apagando quando paro no sinal ou para dobrar uma esquina,ja deixei ele acelerado mas nao adianta, teriam uma dica de que poderia ser a causa deste problema? obrigado.

  45. Ronaldo Moka disse:

    Troquei a bateria de minha kombi 1.4 flex 2008.e não ligou mais, aguardei os 30 segundos com a chave ligada so depois dei a partida do motor.
    ficou um tec tec no rele da bomba, troquei e o novo a mesma coisa pulsei o rele manualmente e ele joga combustivel , a bomba esta funcionando bem assim, quando viro a chave não para de fazer este barulho no rele, e o motor não liga.
    agradeço alguma ajuda.Detalhe o carro estava ligando normalmente,so depois da troca da bateria.

    • Ronaldo Moka disse:

      Resolvi o problema. desliguei a cx de comando e religuei, voltou a funcionar normalmente.

      • Guilherme Lopes disse:

        Ronaldo,
        a kombi flex esta dando muito este tipo de defeito, principalmente quando a bateria é desligada. Algo a fazer é o que você fez e geralmente da certo, ou retirar a mangueira do suspiro do motor e dar a partida tambem costuma resolver.

  46. leandro disse:

    olá!, oq seria o relé de potência do atuador
    o meu santana também está apresentando osilação
    e demorando à dá partida.
    será que tenho que trocar o atuador?

    • Guilherme Lopes disse:

      Leandro,
      rele de potencia e atuardo de marcha lenta são peças distintas. o melhor é você ir ao um mecânico para que possa ter mais informações.

  47. ozéias disse:

    santana quantum ano 93 2.0 gasolina
    motor falha,acende a luz da injeção eletronica,a bobina esquenta mas ja foi trocada por uma nova da marca boch. e quando o carro desliga não pega mais, as vezes o motor da contra por favor me envie uma solução desde ja obrigado…
    ozéias – sapucaia do sul / rs

  48. marcos pereira disse:

    Olá tenho um a quantum glsi 2.0 1993 automatica andei cerca de 300km a 140km/h com oleo ok na medida ao chegar no destino estava sem um gota de oleo isso é normal? quando rodo na cidade com velocidade curta o consumo é normal!e tb a noite qd ligo os farois a rotação cai quase morre o que deve esta a acontecer desde ja agradeço

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcos,
      normal não é. mas para te falar algo só vendo o carro. Leve em um mecânico para ver superficialmente o que esta acontecendo pois pode ser até perigoso ocorrer algo mais grave.

  49. claudioney disse:

    Olá, tenho um Santana Quantum 2.0 95 Injeção analógica Bosch multiponto. Carro GNV e Gasolina.
    Quando eu ligo ele, a lenta fica normal por poucos segundos e logo vai para 2500, 3000 rpm, na medida em que o motor vai chegando nos 70 graus a lenta vai baixando ate ficar nos 1000rpm quanto atinge os 70 graus, se usar o ar condicionado e a temperatura baixar de 70 graus, volta o defeito.
    Este defeito apareceu após a troca das juntas do motor (junta cabeçote, junta coletor admissao e junta coletor escapamento e junta da tampa de válvulas).
    Vela, cabo de vela, tampa do rotor, rotor, motor de passo da lenta, sensor de temperatura, tudo novo.Este defeito é identico tanto na gasolina quanto no GNV.
    Agora também foi conferido o ponto e limpeza do TBI, o defeito continua.
    Correia dentada e tensor desta correia também trocados.
    Aguardo sua ajuda,muito obrigado.

  50. lailton araujo lima disse:

    bem eu tenho um santana 2.0 1999/200 eu estou tendo um problema serio com ele quando estou dirigindo ele meio que engasga nao sei se foi o combustivel que coloquei so sei que ele vai engasgando e perdendo a forca ja parei umas vezes no acostamento ai quando eu ligo ele funciona normal sera que e a gasolina ?

  51. Sérgio HB disse:

    Olá.

    Santana 2005. Meu carro apresenta o seguintes problema,
    -Relogio do painel desligo ou queimo
    -Rotação ao desligar o carro permanece em 1000 RPM ou não rotação que foi desligado
    -Se eu ligar a luz do teto o carro dispara aquele alerta de porta malas aberto
    -Luz do portamalas não liga mais.

    Aconteceu o seguinte, fui conectar o novo radio no carro, pois os terminais erão os mesmos,
    o radio não ligo, fiz um teste no terminal do carro que liga o radio e o mesmo não apresentava voltagem, então resolvi religar a bateria, quando eu percebi que o relogio do carro não mais funcionava, gostaria de saber oque pode ter acontecido e oque. Obrigado

  52. Eduilson Freitas de Azevedo disse:

    Tenho um santana quantum 98 quando roda bastante ela não pega, e parou de mandar combustivel ,que podeser

  53. odair disse:

    oi boa noite
    Tenho um santana 2002 1,8 a alcool meu o carro é show mas ta me irritando já tem ves q ele fica acelerando sosinho tipo etou andando com ele ai piso na embreagem para parar em ves de cair para a lenta ele sobe é mais vai lá em 2000 rpm e fica oxilando comecei a perceber q principalmente quando a temperatura vai subindo ele fica assim mas depois de rodar um pouco ele para esses dia estava fazendo uma linpeza nele tal quando fui dar a partida n pegava chamei um eletrecista amigo meu e ele encontrou um segredo um botao q sem querer eu acionei e ai meu fi n pegava mesmo mas como o botao estava meiu com defeito ele falou q era melhor tirar e colocar outro mas como n tinha outro ficou sem, vixe presisava ver o carro ficou otimo n oxilava por nada umas tres semanas ficou bom agora começou oxilar novamente se puder me ajudar ficarei grato valeu abraços…..

  54. elisa disse:

    oi,estou com problema na minha quantum 2000 1.8 ela desliga o painel todo quando estou dirigindo não tem marcação de combustível, nem da velocidade, nem temperatura enfim apaga tudo mas continuo dirigindo e depois volta novamente mas não desliga o carro ele funciona normalmente só que dirigir assim numa rodovia não dá. o que pode ser alguém pode me ajudar por favor.

    • Adriano Griep disse:

      eSTOU COM OMESMO PROBLEMA NO PAINEL DO MEU SANTANA, CASO JA TENHA RESOLVIDO O PROBLEMA DO SEU ME DIGA O QUE FOI, PARA ME AJUDAR.
      DESDE JÁ AGRADEÇO.

      • andré disse:

        o meu tambem tava assim ,vc tem que resoldar cada ponto do conector da placa(aquele que conecta o chicote).sendo que para isso e presiso desmontar o painel.obs:vc vai precisar de um sugador de solda

  55. admar telles disse:

    tenho um santana 95 injecao 4 bicos a gasolina de manha ele engasga por cerca de um kilometro depois volta ao normal ja foram feitos todos os testes e por tres vezes que fiz sempre da tudo ok. por favor se alguem puder me ajudar desde ja agradeco.

  56. admar telles disse:

    ja troquei cabo de vela coloquei velas com 3 pontas troquei sensor de temperatura ja foi feito rastreamento e mesmo assim continua engasgando de manha por cerca de 1 kilometro depois volta ao normal como se nao tivesse nada.muito obrigado a todos.

  57. Cesar Kazuya disse:

    Possuo um Santana GLSi 1994, quando ligo a ar-condicionado o motor fica oscilando e o ar-condicionado fica ligando e desligando, porem quando fica com o pé no acelerador pisando bem leve para manter a rotacao o ar fica ligado, agora se eu mudo para GNV nao precisa ficar acelerando que o ar-condicionado funciona normalmente, ja limpei o corpo da borboleta e troquei o atuador a marcha lenta e o defeito continua.

    abracos cesar.

  58. RASFABIO disse:

    Boa tarde pessoal!
    Eu tenho um santana 2000 glsi 1992 e tenho observado que em altas vibraçoes como ruas esburacadas ou calçamentos muitos irregulares mesmo o carro estando em movimento se eu reduzir ou colocar em ponto morto decendo na banguela o carro morre, apaga mesmo e eu tenho que ingrena-lo rápidamente para voltar a funcionar, não tem jeito vibrou demais o carro morre. O que acham que pode esta acontecendo, qual seria o problema? obs: a lenta desse santana esta sempre em 1000rpm.

    • Cesar Kazuya disse:

      Ola, em resposta a sua pergunta, consegui resolver o problema, era no sensor de posição da borboleta não estava mandando o sinal correto para a central. Agora respondendo ao seu problema, com certeza é um problema eletrico em algum de seus atuadores, verifique se nao tem nenhum fio rompido ou terminal com mal contato no atuador de marcha lenta, bobina de ignição, atuadores que fazem o motor parar, agora caso você esteja com o pé no acelerador mantendo uma aceleração mais alta o motor morre, caso não verifique principalmente o seu atuador de marcha lenta pode ser que ele não esteja abrindo, agora se mesmo acelerando ele morre então pode ser problema no chicote eletrico, verifique principalmente os terminais, por via das duvidas, desconecte todos os terminais dos atuadores e sensore e passe um spray limpa contato, lembrando que vc deve fazer todos esses procedimentos com o motor desligado.

      Obs. detalhe melhor a forma que o carro morre, ele morre repentinamente ou começa a falhar e depois morre. Depois ele liga facil ou fica afogado.

      Abraços Cesar Kazuya

  59. Carlos disse:

    Bom dia! Tenho uma Quantum 97, 1.8 que nunca pega na primeira tentativa, porém sempre pega na segunda e de estalo, o que pode ser. O outro problema é que após pegar faz um barulho de metal rodando em seco, parece vir do motor de arranque, e depois para. Pode me ajudar? Obrigado, Carlos.

    • Alexandre Frauche disse:

      Antes de efetuar a partida, ligue a chave e espere as luzes amarela e vermelha do painel apagarem. Qto ao barulho do motor de arranque, pode ser problema no bendix ou bucha.

  60. Edmilson venancio vitor disse:

    boa tarde tenho um santana 2002 motor 1.8 alcool e coloquei nele o kit flex , um módulo automático o motor aceitou muito bem nada de falhas pega bem de manhã coloquei tb injetador de gasolina; pois vamo lá pro defeito; de um mes prá cá quando dou a partida de manhã ele pega más não fica na lenta; ele morre ; tenho que ficar acelerando até q ele esquente prá ter lenta ; por causa do alcool não é , pq ele era normal quando passei ele á álcool,e onde eu moro é muito quente nessa época ; será q não tem um sensor que o carro fica acelerado quando está friu ? e depois q esquenta ele normalisa a lenta ? POR FAVOR SE ALGUEM TEM ALGUMA SUGESTÃO ME AJUDA

  61. marcus disse:

    boa tarde! tenho um santana 94 gli 2.0 e quando comprei o antigo dono me avisou que o alarme original de fábrica (aquele que aciona quando voce abre ou fecha a porta) estava desligado e mandei instalar um alarme da kron. tempos depois quando estacionei em uma rua fechei a porta até o segundo estágio da chave e a trava eletrica da porta do carona nao fechou e quando foi fechada manualmente o alarme original do carro desparou , tirei o cabo da bateria , reboquei até a minha casa e estou pensando em um modo de dasativar o antigo alarme. o que faço e como faço!

  62. cido biten disse:

    santana ano 89 acool apresenta defeito injeta a gasolina pega bem mas nao ta puxando alcool do tamque sera que e a bomba

  63. Edson disse:

    oi sou eletricista estou com um defeito ke esta me deijando careca santana 97 kero saber onde vai o fio ke sai do distribuidor .fio negativo distribuidor de 3 fios.fis um jampiom no fio negativo com o negativo da bateria o carro pegou . mas depois de uns 10 minutos o carro morreu e fui ver tinha keimado o fusivel da bomba pra onde vai o fio negativo ke sai do distribuidor ?

  64. Alexandre B. Silva disse:

    Ola´ conheci seu site no google , e acho que com sua experiencia vc pode me dar uma luz pro meu problema . Tenho um Santana Evidence 2000, ano 1996 . tive um problema com o motor de passo , que o carro ocilava a rotaçao , fiz limpeza com descarbonizante , e ficou otimo . mas meu problema é o seguinte , tenho alarme instalado marca defender tech com bloqueador , e um radio cd da pionner que funciona mesmo com o carro desligado . de uns tempos pra ca´ esta´ocontecendo o seguinte: saio com o carro normal , se eu andar + ou – uns 40 minutos , se eu desligar o carro , e tentar dar partida , nao acontece nada , as luzes do painel acendem normal mas o carro nao da igniçao , nao escuto nada – nem motor de aranque , simplesmente nada , se der tranco no carro , sei que e´errado o carro pega , descobri no achismo , que se eu desconectar o terminal negativo do carro por uns 10 minutos , o carro volta a pegar de novo , minha bateria e´de 55 amperes delco sera´que pode ser o alarme , existe algum teste que posso fazer , por favor me de uma luz !!! OBRIGADO !!!!

    PS: alternador carrega normal – bateria carga normal , o que pode ser ?

  65. gilberto disse:

    ola amigos tenho um santana ano 92 motor gasolina EFI motor quando esta quente desligo uns 10minutos e não epga mas só depos de 30 minuto ele pega ja procurei varis profissional de injeção e nada foi achado anormal gopstria sbare se alguem saber me informar o defeito , peças trocas sensor temperatura, bobina ,velas,cabo de detonação ,bateria por favor alguem me informar o defeito obrigado.

    • Alexandre B. Silva disse:

      cara, pode ser o arranque , veja uma coisa , do lado do borne positivo da bateria tem um fio com um conector macho – femea , veja se este nao esta´quebrado , caso nao esteja , faça um teste , desconecte este terminal , este mesmo terminal vai para ligaçao do motor de arranque , arrume um pedaço de fio , pode ser destes que fazem ligaçao de som , descasque as .duas pontas do fio , coloque uma perna deste fio no conector e isole ele com fita isolante , va´ la na igniçao e vire a chave no primeiro estagio – as luzes do painel ficam acessas , verifique se o carro esta´em ponto morto , va´ la´ onde vc fez a ligacao do fio e pegue a perna do fio que ficou solta e encoste no terminal positivo da bateria , se o carro ligar e´ defeito no miolo da ignicao . se nao ligar e´motor de arranque ok !!!!

  66. jairo disse:

    bom dia, estou com um problema em um quantun 97 1.8.
    ela ficou parada um tempo no latoeiro, agora nao pega, quando da a partida da sinal da que vai pegar, ai o motor da um trancada e volta a girar, ja testamos toda a eletrica e ta tudo normal, o que pode ser? obrigado.

  67. camila maciel disse:

    oi .
    comprei um carro santana 2.00/ano 1994 direção eletronica . e não entendo nada bemque tento , queria saber qual e o tipo de oleo ideal á usar , pois o carro não tem manual do proprietario .já tomei conhecimento de que são 3 tipos . agradeço

    • Alexandre B. Silva disse:

      ola´ camila !!! bom seu carro tem o motor mais antigo que o meu , ele tem tuchos mecanicos – o meu santana ano 1996 tem injeçao eletronica – e o seu e´carburado , quanto o oleo tem que ser mineral 20W 50 , escolha uma boa marca . quando for trocar o oleo se trocar o filtro . coloque 4 litros , sem troca do filtro de oleo 3,5 litros . ps : visite o site : http://www.vwsantana.com.br . la´ tem boas dicas sobre este maravilhoso carro . se quiser vc pode se associar , nao paga nada e´ gratis !!! assim que vc se associar tem uma pagina de download . com o manual do santana !!!! ate´ mais !!!

  68. João Raimundo pinto disse:

    no meu santana 1996 1997 esta com algum problema,esses dias acabou a gasolina mas depois ele ficou com algum problema na parte eletrica ele ñ funciona depois ele ñ deu mais sinal a parte eletrica esta ruim na parte da seta esta muito acelerada e limpador do para-brisa esta lento e a luz do painel do velocimetro inteiro esta ruim.Na sua opinao qual é o problema

  69. João Raimundo pinto disse:

    o meu santana é 1.8

  70. Carlos disse:

    Boa Tarde!
    Tenho uma quantum 97 1.8 gasolina/GNV. Saí com ela ontem normalmente. Hoje, quando fui sair para trabalhar ela morria sempre que eu parava de acelerar, tanto na gasolina quanto no GNV. Agora ela está parada na garagem pois não posso jogar no ponto morto pra parar no semáforo por exemplo pois ela morre sempre, ou em qualquer outra situação que eu tenha que colocar em ponto morto e parar de acelerar.
    Peço por favor que alguém me ajude, gosto do meu carro, mais toda hora eu tenho que gastar com algum defeito e o bolso não está mais aguentando. Às vezes da vontade de levar pro ferro velho.
    Obrigado,
    Carlos.

  71. Edney disse:

    Boa Tarde, tenho um Santana 96/97 q fica armando o rele da bomba e não pega, só depois de um tempinho q o rele aciona uma vez so e ai pega normal. O defetio é intermitente, ora aparece ora não. Já troquei rele da bomba e rele aux da injeção. Vc tem alguma ideia do que pode ser? Obrigado!

  72. GILBERTO disse:

    ola amigos dos site consegui resolver defeito do meu santana apresentado levei varias oficinas mecanica e auto eletrico equipada injeção e não achei o defeito apresentado por ser injeção antiga é dificil achar um ´profissional qualificado fiquei indiguinado ai resolvir comprar uma injeção completa e eu mesmo fui trocando peças por peças ate achar o defeito foi simples o sensor de temperatura estava no carro é novo mas não original a temperatura ocilava e manda va sinal mas gasolina motor quente ai o carro afogava troquei e o peças e não dar mas problemas ,e agora tenho venda ou troca algo interesse KIT COMPLETO DA INJEÇÃO MOTOR GASOLINA 2.0 modulo, 4bicos,flauda ,bomba de perssão ,chicote do modulo ,coletor injeção ,medidor fluxo do ar completo,sensor temparatura,bobina ,mangueras e muitos mas peças ESTOU VENDENDO O KIT quero recuperar uma parte do dinheiro investido fone contato 011 34527540 gilberto

  73. Marcio disse:

    Boa noite,
    Tenho uma santana GL 2000 ano 93 efi aconteceu o seguinte:
    Ao dar partida ela pegava e logo o carro queria morrer, eu acelerava e ele ficava normal, depois passou a nao pegar mais, entao fiz varios testes desligando sensores, pois poderia ser algum mau contato, entao desliguei o sensor de temperatua da enjecao eletronica e ensistindo com o pe no fundo do acelerador o motor pega e anda quase normal, mas se eu conecto o sensor de temperatura ele morre, entao tento dar partida, quase pega mas nao segura a aceleracao e morre, por favor me ajuda com esse defeito.

  74. beto disse:

    Bom dia,tenho uma parati 2.0 completa ano 2002 motor ap ,comprei ela já com um defeito e já fui há uns 6 mecânicos e nenhum deles resolveu o problema, quando ando muito com ela ou seja quando ela esquenta bem e que a desligo, depois viro a chave e só acende as luzes do painel e ela não pega e nem da sinal,ai pra ela pegar tenho q deixar ela esfriar ou pegar um pedaço de fio qualquer e encostar à um cabo descascado,. que pega do motor de arranque à ignição

  75. beto disse:

    complemento da parti acima;
    que pega do motor de arranque à ignição e encostar a outra ponta no positivo da bateria

  76. sebastiao divino disse:

    ola.tenho um fiesta 1.6 flex e gnv 2005 ele esta com um defeito guan do roda menos de50 km no gnv epassa para a gasolina ele funciona normal.mas guando roda mais de 150 km no gnv na rodovia epassa para a gasolina ele fica engasgando na baixa rotaçao so depois duns 10 a15 km rodado na rodovia na alta ele volta ao normal. na sua opiniao qual e o poblema.

  77. ricardocesar disse:

    salve amigos! tenho um santana 89 bato na chave ele não da nenhum sinal , já troquei motor de partida , comutador e a bateria é nova oque pode de ser ?

  78. William disse:

    Tenho um santana 2000i GLS, 1992, automatico. A ventoinha liga do nada, quando desliga o carro, é só dar uma volta no quarteirão e parar o carro, ela fica ligada por horas, só que tem semanas que não acontece, ela liga quando atinge a temperatura, e desliga normal quando abaixa. O problema é quando se desliga o carro, obs o carro é a gasolina.

  79. eduardo luis disse:

    ola pessoal poderia me dizer quem poderia me ajudar q adquiri um santana 92 gaso e2.0dependo dele para trabalho mas agora necessito do esquema eletrico do modulo e das partes eletricas do mesmo agradeço a todos q me puderem me ajudar por favor.

  80. marcelo disse:

    ola amigos
    Tenho um problema meu santana ano 2002 alcool o meu carro queima a bomba de combustivel direto já troquei umas 04 vezessó bomba original este ano já passei no teste do computador não da nada fala que ta tudo bem pressão da bomba na semana passado queimou de novo levo para trocar fa teste e apresenta sircurto aberto já gastei um bom dinheiro em mecanica já troquei regulador de pressaõ meu carro ficou 2 semana na porto seguro fazendo analise paara ver o defeito ninguem encontra nada alguem já teve este problema.

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcelo,
      você tem costume de andar com o nivel de combustivel baixo? pois isso diminui consideravelmente a vida ultil da bomba de combustivel.
      Seria bom verificar tambem se não há nenhuma obstrução na linha de combustivel, como: filtro de combustivel entupido ou mangueiras entupidas.

      • marcelo disse:

        já fiz de tudo não teve jeito já troquei bomba de combustivel / filtro de combustivel / cabo de vela / sensor de rall/ sensor de map / sensor de temperatura do motor / rele da bomba de combustivel / vela novas / distribuidor / caximbo do distribuidor / limpeza dos bicos / regulador de pressão quando passa no computador não acusa nada so gasta dinheiros to ficando de saco cheio deste carro se algum já teve algum problema igual a este me ajuda.
        Problema e este vc esta andando com carro dando um role e ai carro perde a força vc pensa que queimou bomba vc leva no outro dia na oficina o mecanico faz teste na bomba ela esta nova com força total bl ai vc vai embora para casa no caminha acontece de novo vc volta no mecanico como eu ja tinha comprado 03 bomba nova para caso de queimar na rua pedir para mecanico trocar colocou uma bomba nova bl fiquei feliz agora não vai dar mais problema adivinha embora para casa acontece mesmo problema então qual sera o problema se alguem tiver uma ideia ai me fala não queria trocar o carro.
        Obrigado

      • marcelo disse:

        Beleza guilherme ate que fim consegui arrurar o meu carro gente sabe o que era a flange do tangue de combustivel esta em curto gastei muito com mecanico nimguel achava o defeito eu mesmo que achei dei uma de curioso foi mexer na bomba quando eu colocava mão sai uma faisca dentro do caixinha selado da flange trouquei fiz um rola de uma 2:00 hs na quebrada não deu nada ate que enfim.

        vai uma dica
        Abraços a todos

  81. warley disse:

    tenho um santana 2.0 1993 comprei ele a alguns meses e desde entao venho observando que quando eu desliga o carro apos sair com ele depois de alguns segundos os ventiladores do radiador ligan e ficam quase 8 minutos ligados gostaria de saber o que pode ser ja procurei varios eletricistas e mecanicos e alguns me disseram que e normal mas outros nao sabem o que pode ser Desde ja obrigado

  82. Orlando Bosso Filho disse:

    Tenho um Versailles 1996, monoponto, gasolina. De uns tempos para cá começou não pegar, se não pegar na primeira rodada do arranque não pega mais, sómente depois de 30/40 minutos.
    Troquei velas, rotor, tampa do distribuidor, bomba de gasolina, ressoldei todos os reles, e não resolveu nada. Foi tambem removido o TBI, trocado juntas e feito limpesa completa, trocado o filtro do bico injetor. Nada de funcionar. Se pegar na primeira funciona legal. Parou por uns 5 minutos, dá a partida, se não pegar na primeira não pega mais. Ouço a bomba funcionando ao ligar a chave.
    Parece que está afogando. Grato.

    • Guilherme Lopes disse:

      Já testou o bico para ver a vazão?
      sera bom tambem verificar o estado do regulador de pressão. Verifique se o mesmo não esta furado.

      • Orlando Bosso Filho disse:

        Boa noite.
        O problema de não pegar parece ter sido resolvido com a troca do sensor hall.
        Agora estou enfrentando outro problema. Frio está uma maravilha, esquentou começa a falhar até parecer estar fora de tempo, pipocando e estourando. Onde fica o regulador de pressão do
        versailles 1996, 1.8, monoponto? Grato.

  83. Daniel disse:

    Por favor o conector do atuador da marcha lenta do meu santana 2.0 ano 2000, quebrou e perdir a posição de cada fio, e ai eu comprei outro conector só que as cores dos fios não batem com a original.
    Por favor tem como vocês me passarem a posição de cada fio.
    As cores do chicote são: (branco/ faixa vermelha) (branco/ faixa preto) (marrom/ faixa vermelha) (marrom/ faixa amarela) (grato)

  84. eduardo disse:

    ola pessoal agora estou com outro problema o velocimetro na funciona e ja troquei o sensor de rotaçao ou velocidade
    q eu faço me ajudem por favor obrigado

  85. tenho um santana mi 97 ja troquei velas atuador de marcha lenta linpei os bicos ja toquei ate o tbi mas não resolve o poblema não regula a marcha lenta não aguento gastar mas dinheiro com mecanico por favor me ajudem antonio marcos

  86. ola tenho um santana 95 gnv casolina estou entaõ ele estar com a luz de temperatura só acessa e naõ apaga , mesmo eu tirando o fio da valvula de temperatura fica acesa estou ficando doido , muitas pessoas dizem que e painel ja troquei ficou do mesmo geito voces podem me ajudar , há e o marcador estar sempre para baixo .

  87. Eduardo disse:

    Tenho um santana 97 mi, neste domingo tirei o carro normalmente da garagem estacionei em frente de casa, entrei pra fazer algumas coisas e depois de uma hora foi pegar o carro e nada, dei na chave mais nem sinal. A unica forma foi pegar no tranco, verifiquei bateria e a principio tudo porem só dando um tranquinho pro carro pegar, poderia ser o motor de partida já que alguns dias o carro estava ando umas falhas sempre ao dar partida tipo pegava na terceira ou quarta vez.

    • Guilherme Lopes disse:

      Eduardo,
      pelo seu relato acredito que possa ser o motor de partida, mas antes verifique se quando ocorre o problema o sinal enviado pelo contato de ignição esta chegando corretamente no motor de aarranque.

  88. elisa disse:

    meu santana quantum apaga tudo quando estou dirigindo e depois volta ao normal de repente já troquei o alternador e isto começou depois que levei o carro para fazer balanceamento das rodas se alguem puder me ajudar eu agradeço.

  89. Bruno dos Reis disse:

    Olá; Tenho santana cli 96 e tive problema com uma lavagem do motor que realizei devido ao estado que se encontrava depois de viajar por estrada de terra em época de chuva. Mas voltando ao problema, entrou água na tampa do filtro de ar e acabou entrando na tbi, retirei a tbi, fiz limpeza troquei o reparo e montei, tudo como já havia feito em outra oportunidade, mas dessa vez o carro não pegou de jeito nenhum. Pergunto, quando entrou agua na tbi o carro fico engasgando, teria a água entrado no motor? e isso poderia ser motivo por não estar dando partida?

    • Guilherme Lopes disse:

      Bruno,
      depende da quantidade de agua. Mas no seu caso acredito que possa ter havido outro problema como, molhar alguns conectores importantes para o funcionamento do motor. No santana tem doi conectores de 5 fios que ficam proximos do TBI e que são muito importantes para o funcionamento do motor, verifique se eles não estão molhados, pois isto pode causar um isolamento dos terminais fazendo com que o carro não pegue.

  90. pauloacr disse:

    Bom dia
    tenho um santana 2000 1.8 mi fiz uma viagem e apos rodar aproximadamente 100km tive que reduzir em uma barreira policial, pois bem, na hora da retomada notei que o carro falhou, aliviei o pé e prossegui,deu mais umas falhadas e parou de falhar… na volta a mesma coisa enquanto deslanchando ia na boa, era só reduzir que na hora da retomada falhava e permanecia por um tempo depois melhorava…
    Já troquei bomba de combustivel Bosch, velas Bosch, filtro de combustivel novo, testei resistencia dos cabos de vela (ok de acordo com o fabricante) resistencia da bobina (ok tbm) Detalhe no teste da bobina da primeira vez que testei tive a impressao de que ao medir a resistencia primaria meu mutimetro teria apagado como um pequeno curto, apos ligar o carro medi e deu certo as especificações (????)não entendi a ja conferi tambem os aterramentos e tudo ok tambem.
    desde já agradeço qualquer ajuda

  91. Davi disse:

    Tenho uma Quantum 96, de um tempo pra ca, tenho tido problemas em dar partida, em qualquer hora do dia, uma coisa que chamou atenção foi um relé, que esta aquecido pela manha, mesmo o carro estando desligado por horas ou dias, segundo o mecânico este relé é do limpador do para-brisa, nao interfere na partida, mas retirando ele e deixando esfriar, coloco de volta e o carro funciona normalmente, mas é so andar com o carro que nao pega mais. o que tem haver este relé com a partida do carro, o motor gira, mas nao pega. Outra coisa é a bomba de combustivel que quando viro a chave, a bomba injeta por um tempo e para, mas ha dias que nao para de injetar, e nao pega. Cada mecânico diz uma coisa.
    Podem me ajudar?
    Agradeço

    • pauloacr disse:

      Davi vc tem certeza de q esse rele é realmente do limpador ???
      faz um teste…tira ele e tenta ligar o carro, ou melhor presta atenção se sem ele a bomba vai injetar, pois em um mapa da caixa de fusiveis do meu santana o relé que la se dizia tbm do limpador de para brisa era na realidade o segundo estagio da ventoinha do radiador.
      faz esse teste depois vc me fala.
      A falando nisso o defeito do meu carro era o sensor map acredito eu, pois depois de feito tudo o q eu ja tinha citado na pergunta, retirei caixa de fusiveis reapertei todos os conectores e troquei o tal sensor ficou zero bala.

      • Davi disse:

        Oi Paulo, obrigado pela dica, realmente não era somente aquele relé que estava com problemas, este também estava danificado, fiz o teste e achei 2 relés estragados. Mas nao era só ele, foi trocado tambem outro relé que estava completamente solto por dentro. Que ajudou a esconder o real problema. troquei os dois relés. E o carro funcionou normalmente.
        Acabei nao descobrindo qual a funçao do relé que dizem que é do limpador. mas vou fazer mais testes para descobrir, para que serve realmente.

        Obrigado pela ajuda!

  92. eduardo luis disse:

    Ola boa noite pessoal peço ajuda sobre a lampada q ascende da injeçao do meu santana 92 doiss ponto zero a 1 primeira injeçao q saiu peço ajuda de como poço descobrir e como dos defeitos da injeçao porque nem quem mexe com isso esta dificil desde ja obrigado meu mail é edugrisalho@hotmail.com

  93. Cassio Antonio Rinhel disse:

    Colocar um modulo flex no santana mi 2000 ano 1995, faz com que a bomba de combustivel queime com o uso de alcool?, é necessario trocar a bomba que é a gasolina pra uma especifica?
    Grato pela atenção.

  94. Sérgio disse:

    Alguem pode me ajudar?
    Tenho um santana 99 e ao tentar instalar o rádo, conectei algum fio errado e o fusível do rádio quimou e troquei, para minha surpresa, o carro naõ que mais funcionar, liga o painel e quando dou partida apaga tudo como se tivesse com a bateria descarregada. Troquei a bateria a menos de dois meses, o que pode ter causado.

  95. Alessandro disse:

    Meu santana apresenta o mesmo defeito relacionado acima,como e onde fica esse rele de potencia?

  96. Péricles disse:

    BOM DIA !
    MEU SANTANA 2.0 MI1997 NAO ESTA CIRCULANDO A AGUA PARA REFRIGERAR O MOTOR. JÁ FOI VISTO E NAO TEM VALVULA TERMOSTATICA, A BOMBA DÁGUA TAMBEM ESTA BOA . PODE SER PARTE ELETRICA ?

    • kleber roberto lauriano disse:

      verifique possiveis entupimentos,radiador e manqueira de retorno.

      • GILBERTO DAMMSKI disse:

        Caro Péricles,
        Tive um problema similar com uma caravan 6cc que esquentava quando aumentava a velocidade e resfriava um pouco quando diminuia a velocidade. Depois de muitas idas e vindas identificamos que a mangueira de retorno do radiador que deveria ter uma mola de reforço interna (estava corroída/ quebrada) permitindo que a mangueira restringisse o fluxo decorrente do vácuo formado pela sucção da bomba d´água. Não sei se pode ser o seu caso, mas vai a dica!

    • Alexandre Frauche disse:

      Se a água ñ está circulando, pode ser o radiador obstruído. Mande limpar ou substitua.

  97. marco aurelio disse:

    boa noite…estou presisando de uma ajuda para indentificar dois defeitos no meu santana quantum 93 2.0 alcool gnv ….ele esta as vezes ratenado e já foi verificado velas,rotor,cabos,bubina,distribuidor,caixinha reguladora e etc…na eletrica,será que as valvulas podem estar com crostas provenientes do gnv?

    o outro problema é que ele demora a pegar no gas ,tendo na maioria das vezes que engetar gasolina para pegar mais segurando na chave e demorando um pouco….indentifique que a entrada do gas no meu carro e um pouco distante,na entrada de ar do carro,na tubulação do filtro de ar …pode ser isso?ficaria muito grato por uma a juda …..uma otima noite …

  98. jose fernando da silva disse:

    tenho um saveiro 98/99 esta com problema ao ligar ele pega e apaga emediatamente e aluz do incone da chave fica piscando sem parar.

  99. jose fernando da silva disse:

    ja troquei a bomba de gasolina,coloquei um rele atuador de marcha lenta novo, ficou a mesma coisa peguei o rele velho de novo e coloquei de volta.

  100. Candido disse:

    amigo to com problema com meu santana, começou cortando combustível na alta e perder força, mandei fazer uma revisão foi trocado bobina, tampa do distribuidor e rotor, jogo de velas e cabos, censor mapiem e não reouveu! mandei fazer a injeção e limpeza de bico também não reouveu, começou a morrer ache que foce bomba de combustível porque eu desconectava o chicote e conectava novamente el pegava mas não andava muito e morria de novo e quando ele morria a bomba de combustível ficava fazendo barulho continuo, hoje troquei a bomba completa e o problema persiste, auguem pode me ajudar !…

    • Guilherme Lopes disse:

      Candido,
      verifique o funcionamento do sensor hall, esta peça pode ocasionar defeitos semelhantes aos descritos por você.

    • Cláudio disse:

      Olá Candido!…
      Olha, não sei se vai ajudar mas a algum tempo eu tive um problema parecido com meu santana, ele cortava na alta, daí tinha que parar esperar alguns minutos e pegava de novo. Não sei se o seu modelo é igual ao meu, mas o meu tem uma caixinha de plástico quadrada chamada ( desborbulhador ) que fica ao lado da bomba de combustivel externa, esse desborbulhador furou dando entrada de ar quando estava em alta, com a substituição foi resolvido o problema.

  101. Alexandre disse:

    ae pessoal do Santana.
    Eu recomendo um site bom, muito bom para nós proprietarios de Santana.

    É o Santana Faher Club.
    Neste site, possui varios esquemas eletricos do carro, mecanica, Manual do proprietario.

    Deem uma visitada…!!!
    Abçsssssss

  102. GILBERTO DAMMSKI disse:

    Santana 92 GLS 2000 I- Motor não pega. Levo ao mecânicos (alguns) me devolvem o carro funcionando, passados alguns dias o problema reaparece. Conclusão, os mecânicos mexem em diversos itens o problema desaparece e passados alguns dias reaparece da mesma forma. Já foi trocado, bobina, tampa do distribuidor, rotor, cabos de vela, velas, sensores (não sei exatamente quais), e nada ! Quando bato na partida não escuto barulho na bomba de combustível. Soltando as mangueiras no coletor de admissão vem gasolina, porém parece não ter pressão. É normal? Já tive problemas com esse carro quando o motor apagava em viagem. Neste caso o motor só funcionava com o tanque cheio, quando chegava na metade o problema aparecia. Foi resolvido com a troca da bomba, porém sem ter sido identificado defeito em testes realizados com a mesma ! Aguardo dicas de vcs, pois já não sei mais o que fazer !

    • Cláudio disse:

      Olá Gilberto!…
      Você já resolveu o problema com seu Santana?, pois eu também tenho um GLSI 92 a álcool e estou com o mesmo problema, o carro apaga de repente, injetando gasolina pega mas morre em seguida, ás vezes fica semanas bom mas quando menos espero ele apaga, os sintomas são de bomba de combustivel, até foi instalada uma nova ficou bom na hora mas logo voltou o problema, daí foi instalada a velha de volta, da ultima vez foi feita uma varredura na parte elétrica mas tudo estava ok, quando ocorre o defeito os sintomas são de baixa pressão de combustivel. Caso você tenha acertado seu carro me diz qual era o problema, vai saber se não é o mesmo do meu.
      Obrigado.

    • Alexandre Frauche disse:

      Qdo o corre esta anomalia a luz de injeção piscas ou acende ? Se positivo, pode ser um mal contato, ou um dos fios do sensor de temperatura danificados, digo, quebrando.

  103. mauricio disse:

    hola amigos… tenho um santana 1.8 2002 a gasolina… ele tem um barulho exquisito como si fuese a correia solta… ele em relenti ou ascelerando nao faz barulho… agora em uma ladera em ponto morto pasado os 25 km/hr mas o menos …comenza… nao e podido achar o defeito.. leve a uma oficina.. pero nada resolvido… o tecnico aplico po de carbobno na correia.. pero nada… e muito exquisito… em ponto morto em uma decida comenza a fazer barulho.. pegando velocidade… que pode ser?? me da uma dica favor!! obrigado.

  104. damasio disse:

    ola colegas tenho uma versailles royale, ela tem um prblema que ate agora nenhum mecanico conseguio resolver.. ela falha continuamente , acelera e desacelera sozinha , sera que tem soluçao sem falar que bebe mais que tudo .. ajuden-me..

  105. Ramon disse:

    Ola,Bom dia.
    Tenho um Santana 1996,motor cli 1.8,com motor de injeção de um bico só.
    E a um tempo meu carro fica oscilando a aclereração, as vezes to parado do farol,ai do nada o carro sobi a aceleração a uns 3.000 rpm e fica por um tempo essa roação ai novamente do nada a aceleração baixa a uns 400 rpm chegando a quase morrer,fica todo tremendo,e fica nessse sobe e desce giro.
    Me ajudem,o que sera que pode ser ???
    já levei em varios lugares e as pessoas falam que esta tudo normal.mas sempre o defeito volta.
    me ajudem obrigado

  106. tito vitorino disse:

    meus irmao me dao ajuda tenho stana 2.0.2000 mais omacha lelta voze pochas o cabo omotor nao para tu acereras mais vem com falhas ja trogui velas nada o que faso o podero do olho nao apaga,omotor commesa aquecer ,pesso uma ajuda aos meu irmao que o mesmo stana.o ao mec.

  107. Genival Tavares de Almeida disse:

    Tenho um Santana Quantum ano 1994 motor 2.0, gasolina e Gas ando sempre no gas a uns quatro meses ele não funciona na gasolina, levei para oficina fizeram todos os testes, bico ingetor bomba de combustivel cabo de vela e nada, tudos estava ok, porem me informaram que era o modulo de iguinição, o interessante é que quando passo para gasolina ele não pega, porem quando coloco no gas ele pega, rodo a chave para gasolina ele fica funcionando porem ao acelerar ele corta o combustivel, alguem poderia me dizer ser realmente o modulo de iguinição faz isso realmente?

    Genival

  108. aroldo pereira oliveira disse:

    bom dia !!
    tenho uma quantum 94 1.8 1 bico tenho tido muitos problemas com a injecao,ela apresenta muita oscilacao em marcha lenta e quando piso no freio ela quase sempre morre, quando nao morre o giro dela vai la em cima,foram trocados o sensor de posicao da borboleta e o sensor de marcha lenta,e fiz um rastreamento no modulo e nao acusou nada…amigos de peco a ajuda de voces para o meu problema.
    desde ja agradeco pela atencao:
    att aroldo

  109. Elizandro disse:

    Ola comprei um santana 2004 1.8 a alccol, ele fica baixando e subindo a lenta quando ta andando e tira o pe do acelerador tem vez que apaga e quando acelero rapido ele engasga ja troquei velas, o mecanico testou atuador da marcha lenta sensor de borboleta limpou aquela peça da borboleta (nao sei o nome) e nao resolveu, a luz do oleo as vezes acende e as vezes apaga. o mecanico falou que ele tava com ponto muito atrasado e que pode ser problema no motor que a lenta fica assim que vai ter que fazer o motor. sera que pode ser isso mesmo?

  110. jose roberto costa -tatui sp disse:

    boa tarde,tenho uma quantum 2.0 1993,gnv e gasol. carburada,gostaria que alguem me ajudasse,ja levei em varias oficinas especializadas em gnv e não consiguiram deixa-la economica a media na cidade ,não ultrapassa os 80 km e na estrada 110,com bujão de 15 m3.utilizando carburador 3e,ja foi inutilizado o estagio 2 do carburador,para ver se ficava mais economica,não adiantou.alguem pode me ajudar?Aguardo a resposta.grato pela atenção

  111. renato disse:

    tenho um santan 1998/99 esta com um sintoma que nao consigo solucinar, o veiculo em marcha lenta fica falhando muito como se um ou dois cilindro estivesse falhando derrepente ele começa a variar a rotação e nao consigo acelerar o veiculo mas derrepente ele acelera mas falhando mas em altas rotações ele mantem normal, com o tempo foi trocado sensor de borboleta, motor de passo, MAP, limpeza do TBI, sensor de temperatura, trocados os bicos velas e cabos de velas rotor e tampa do rotor.
    Feito tambem a leitura do sistema de injeção eletronica prlo Kaptor, com uma coisa interessante de vez enquando o sensor de oxigênio fica indicando falha. Com isso foi dado uma atenção especial na leitura do sensor pelo computador verificou que dava um letura da sonda de 128 e se mantia e depois de uma aceleração muito alta ele subia para 254, pelo pouco conhecimento que tenho a sonda deveria ficar variando tanto em marcha lenta quanto em altas rotações e de acordo com alguns manuais ela varia de 115 a 140. Será que com seu conhecimento vc poderia dar alguma informação pois ja estou cansado de trocar peça.

  112. João Paulo de Lima disse:

    Estou com um santana 2.0 mi ano 97 e já não sei mais o que fazer nesse carro. Quando rastreei o veículo acusa código 282 motor de passo sem sinal, coloquei uma lampada de prova e vi que não vai sinal nenhum no motor de passo, além disso só vai sinal negativo nos outros sensores (MAP, Sensor de posição,etc.). Já troquei o motor de passo, medi a continuidade dos fios do conector até os pinos da central, troquei a central por outras duas usadas e ainda assim o defeito continua, conferi o ponto.Já troquei o MAP, Sensor de temperatura, Sensor de posição, contato de ignição, desliguei o sistema de alarme da central e nada de resolver o problema. O pior é que de vez em quando o carro oscila a marcha lenta e vai sinal no motor de passo. O que poderia estar causando este problema de falta de sinal?

  113. Dennys aragao budziak disse:

    Olá, tenho um ford royale 2.0 94 injeção gasolina ,após o dia em funcionamento normal,desligo o carro;no dia seguinte tento ligar o carro, e a bateria estar descarregada, notei que o sensor de marcha lenta fica em 12v até descarregar a bateria já troquei a peça e continua com mesmo problema, a bateria é nova e o alternador esta ok; o que pode ser. aguardo.

  114. carlos disse:

    amigo possuo um santana evidence 2.0 mi 98.
    ha alguns dias troquei a bateria do carro pois a que estava nele ja estava fraca .
    coloquei uma nova , esse dias atras ele começou a ocialar a aceleração dele querendo morer.
    o estranho e quando ligo o ar condicionado ele morre .

    o que pode estar acontecendo.

  115. carlos disse:

    Amigo Boa Tarde!

    possuo um santana evidence 2.0 98 que esta com um problema estranho.
    ele esta ocilando a aceleranção fica querendo morrer , tenho que ficar acelenrando pois a aceleração ocila de 0 a 1000 .

    o que pode ser

  116. Alexandre disse:

    Ola pessoal…Tenho um santana 2001/2002 e estou com um problema chato que não consigo resolver..
    Minha suspensão dianteira esta quebrando o batente direto ja é o terceiro que coloco..troquei amortecedores e o kit completo e nada..fiz alinhamento,balanciamento,cambagem…quando ando em paralelepipedo então que a coisa fica feia mesmo …parece até escola de samba…ja fui em três mecanicos…ja fui na loja onde comprei os amortecedores e eles disseram que esta tudo ok.(paguei um mecanicio para tirar do carro e levei na loja)..o batente que comprei é original..
    levantaram meu carro e nao veem nada de errado…
    o que fiz recentemente foi trocar a barra estabilizadorar ..a minha estava empenada..troquei por uma usada…porem boa…por favor me ajudaem…..

    eu vou nestas casas que mexem com suspenção..eles colocam defeito em tudo só pra ganhar um cascalho…só Jesus na causa….

    ante mão obrigado e que Deus abençoe a todos…

  117. Ericsson Martins disse:

    Boa noite, gostei da dica,pois bem gostaria de uma grande ajuda, eu tenho um GOL 99 injeção 4 bicos com GNV, a alguns dias atras, o carro começou a ratear , ate então bem pouco, dei algumas aceleradas no pe e o carro rateou mais ainda, bem o carro ja estava com um barulho no cabeçote, um amigo mecanico disse que era a junta do cabeçote que havia queimado,pois bem eu tenho um santana 93 GLSI com injeção 4 bicos( a famosa injeção burra)e GNV , o que fiz retirei o motor do santana e coloquei no lugar do motor do gol, aproveitando todo o sitema de injeção do gol, a unica coisa que mantive do motor do santana foi o distribuidor e os bicos pois os bico ficam preso direto no cabeçote, mantive os bicos do gol na adimissão, para vedar qualquer vazamrnto de ar, e liguei os bicos do santana, eis a questão mas não estou ultilizando os bicos pois estou ultilizando o GNV, o que contece, carro ligou mas sem força acelerava e ele não respondia tiei ele no pontorava o pe e ele morria, coloquei no ponto e tal mas as vezes ele tenta pegar mas nada depois fica virando sem aparencia nenhuma de que vai pegar, poderia se o atenuador?

  118. Elivelton disse:

    Olá, tenho um santana 94, ele esta apagando logo depois de ligar ele e não volta a pegar depois a não ser que de um tranco nele ou coloque gasolina direto n carburador, ele tem um carburador de um bico só, e as x quando esta andando e paro na sinaleira ele apaga e não pega mais, as vezes tbm corta giro andando e para e só depois de um tempo para poder ligar de novo. oq deve ser isso ja levei em 2 mecanicos e não sabem me dizer oq é.

  119. DARCI disse:

    TENHO UM SANTANA 90 QUANDO PARO DE ANDAR A VENTUINHA NAO ESTA LIGANDO,AI ESPEREI ALGUM TEMPO ELE PEGOU,NO OUTRO DIA FUI LIGAR NAO PEGOU.AJUDEME

  120. Elvis disse:

    Ola Pessoal, preciso de ajuda tenho um santana 94 ap injetado, ele falha muito eu acelero e não tem resposta do motor, porem se eu tirar a mangueirinha do sensor map ele da uma boa resposta soh que fica em alta rotação mesmo sem acelerar, em torno de 2 a 3 mil rpm. estou andando com ele com esta mangueirinha desconectada, e esses dias o carro esta apresentando este mesmo problema agora mesmo com a mangueira desconectada, mas somente quando engato a 2a de primeira nao falha soh que quando desacelero e para engatar a 2a marcha ele não retoma aceleração, tenho q ir pisando muito levemente para conseguir velocidade, jah para a 3a eh normal. alguem pode me ajudar com isso não tenho muito dinheiro para trocar tudo como alguns fizeram.

  121. bom amigo gostaria de uma dica tenho quantum 2.0 evident mi meu carro ñ pega na chave de iguinição troquei comutador o altomatico mesmo assim nada eu coloquei um fio no altomatico para ligar na bateria sera q tem algum poblema na parte eletrica poderia me ajudar por favor dar uma orientação é q ñ tenho mais o manual do caroo foi roubado (seria o rele) poderia me dar uma dica qual seria se for o caso .

  122. Clarismar disse:

    Prezados amigos, tnho um santana 95/95 gasolina e GNV que demora um pouco pra pegar quando o carro esta frio, mais quando o motor esta quente pega na primeira virada. será se eu trocar os cabos e as vela resolveria? qual seria a referencia das velas que devo colocar? e a dos cabos? agradeço e bom dia a todos.

  123. silvio disse:

    tenho um santana quantum ano 90, e estou com problemas : já troquei ate o carburador e não resolveu.ele esta muito fraco na estrada, ele perde potencia muito rápido. não sei o que faço , nem os mecânicos que mexeu não resolveu . ele era muito forte e agora ta uma lesma . alguém pode me ajudar ?

  124. josé gregorio disse:

    tenho um santana 98/2000, quando ele esquenta ele para de funcionar, e só pega depois que o ventilador para de funcionar.

  125. ERINALDO disse:

    BOA NOITE TENHO UM SANTANA 1991 ,MOTOR CARBURADO ,E ESTOU COM O SEGUINTE PROBLEMA:ELE NÃO PEGA DE PRIMEIRA,TROQUEI TODO SISTEMA DE IGNIÇÃO,MENOS O AVANÇO,NA VERDADE ELE DEPOIS QUE ESQUENTA FICA BOM,MAS QUANDO DESLIGA PASSA ALGUNS MINUTOS ELE NÃO PEGA DE PRIMEIRA, TAMBÉM ESTA TREMENDO MUITO.

  126. tito vitorino disse:

    ola tenho um satana 2.0 2001 sai de casa dempois 3kls parei desliguei o carra mas quando liguei ja nao pegava mas detei varias vezes nada tirei os tupos de casolina nao chegava nois enjetores vi os fucivostudo bem mas sera que abomba nao esta boa ou tem mais uma coisa que esta fazer que nao pega>?por favor me ajuda quem ja deve com esta dica nao sei como fazer.

  127. silvio disse:

    Olá,gostaria de saber qual a numerção serta do bico injetor santana quantum ano 96
    motor mi 2.0 gasolina

  128. JOAQUIM disse:

    Boa noite, o meu carro é um santana 2001, o meu alarme é original mas parou de funcionar, a lâmpada do combustível e temperatura fica acesa as vezes direta e some tudo, ( velocímetro, conta giro, etc…) gostaria de saber se tem alguma coisa a ver com o alarme, e se eu trocar a centralina isto é: a caixa amarela que está localizada abaixo do porta luvas se resolve se volta a funcionar o alarme, ou se eu tenho que colocar outro alarme, e mandar fazer uma revisão no painel ?? cada um fala uma coisa, não quero levar em curiosos mais está faltando profissionais no mercado, alguem pode me ajudar ficarei MUITO GRATO, aguardo contato, Joaquim

  129. JOAQUIM disse:

    Boa noite, o meu carro é um santana 2001, gasolina e GNV 2.0, o meu alarme é original mas parou de funcionar, a lâmpada do combustível e temperatura fica acesa as vezes direta e some tudo, ( velocímetro, conta giro, etc…) gostaria de saber se tem alguma coisa a ver com o alarme, e se eu trocar a centralina isto é: a caixa amarela que está localizada abaixo do porta luvas se resolve se volta a funcionar o alarme, ou se eu tenho que colocar outro alarme, e mandar fazer uma revisão no painel ?? cada um fala uma coisa, não quero levar em curiosos mais está faltando profissionais no mercado, alguem pode me ajudar ficarei MUITO GRATO, derrepente alguem passou pelo mm problema e pode me dar uma dica, da mesma forma poderei ajudar também, aguardo contato, Joaquim
    Responder

  130. Luiz Carlos disse:

    Boa noite, tenho um Santana Quantum 98/99, que está apresentado mal funcionamento, quando ligo o ventilador as vezes funciona, o mesmo acontece com o ar condicionado. Quando deixo a chave na posição ligado, sem dar a partida as vezes o sistema funciona, e ao dar a partida o sistema ventilador e ar param de funcionar, se eu desligar o carro e repetir o mesmo procedimento já não funciona mais, algumas vezes notei que rodando com o carro e depois de passado um bom tempo e deixando o sistema na posição ligado ele volta a funcionar derepente. Quando está funcionando ele esfria normalmente em todas as velocidades. Alguém poderia me ajudar com alguma informação, desde já agradeço.

  131. peterson disse:

    amigos tenho uma quantum 97 com 64000 sou o segundo dono, comprei em fevereiro com 61000, já troquei a bomba de d`água, só que a bomba de combustivel fica acionando com o carro desligado, tirei o fusivel quando acionada e chave desligada e o zumbido do funcionamento continua, a algfun tempo atrz as luzes no painel do indicador do combustioves e temperatura acionaram e não apagão mais com o carro em funcionamento, voç~es acham que devo trocar de eletricista?, sim porque este por mim morre de fome…. hahahaha…….

  132. peterson disse:

    quantum 97-ap 2000 luzes do painel, combistivel e temperatura ficam acesas com o carro em movimento e quando desliga a bomba de cobustivel fica fazendo um zumbido, mesmo quando tiro o fusivel. sem falar no eletricista que não sabe o que esta acontecendo, o que fasso devotrocar de eletricista? hehe..

  133. ANDERSON disse:

    preciso do manual de proprietario do santana ano 95,1.8-GLI,quem tiver este me envie obrigado.

  134. luiz rosa disse:

    ola,tenho uma quantum 1990 ela custa pegar de manha,mais quando pega fica meio querendo apagar,e se eu desligo o motor ela nao pega mais,ja troquei o retificador do alternador mais o problema continua , quando desligo ela nao pega parece que nao carrega a bateria,alguem pode me dizer o que deve ser por gentileza.obrigado se puder me responder e me enviar para meu email agradeço…

  135. JRSILVA disse:

    Boa tarde a todos , gostei muito do site muito esclarecedor.
    Bem a minha dúvida é a seguinte tenho um santana 2002/03 1.8mi alcool e GNV eu li alguns comentários porem sem resposta o carro não liga de primeira , quando frio só depois de muito insistir quando roda esquenta , pega sempre de primeira , já troquei velas , cabos , rotor , atuador e eu consigo escutar o barulho do reservatório de gasolina injetando porém todo dia há 6 meses é a mesma coisa, o carro fica parecendo que vai pegar , já levei no mecanico para fazer um scanner e nada… acredito que possa ser um problema intermitente algum fio solto…anda bem tanto no alcool quanto no GNV o problema todo é só ligar o carro pela manhã.

    Aguardo comentários.

    Obrigado.

  136. Celso disse:

    Meu santana 2000 GLSI 2.0 1993 está acontecendo o seguinte. ele estava funcionando normal, quando derrepente apagou e não pegou mais, somente fazia q ia pegar, mais não segurava. no outro dia ele funcionou normalmente mais quando andei uns 6 KM parei e desliguei o carro , demorei alguns isntantes e quando fui sair de novo o carro fazia q ia pegar e não pegava, junto com 2 mecânicos, olhamos tudo, se estava chegando combustível, se tinha sentelha, fizemos todo o procedimento de costume, e o carro não pegou. Quando foi no outro dia o carro funcionou, e dai acelerei o motor a quatro mil giros, daí a luz da injeção piscava quantro vezes e parava, mais quatro vezes e parava então deixei ele funcionando por uns 3 minutos e ele apagou novamente, como se estivesse isolando. pesquisei essas quatro piscadas e na tabela falava que era o sensor de detonação ou unidade de comando, trocamos o sensor de detonação,e vimos q o velho estava realmente quebrado, ele demorou a pegar mais funcionou e parou de piscar a luz da injeção, ele funcionou bem daí rodei uns 25 km e no outro dia quando estava tirando ele da garagem, deixei o carro morrer e dai não pegou mais isso pela a manha. A tarde ele pegou e daí consegui chegar em casa de novo, mais agora ele ta assim, hora pega hora não pega e não ascende mais luz alguma, daí tiramos a central e abrimos ela e nela está tudo certo nem cheiro de queimado tenhe, será q vocês podem me ajudar por favor. desde já agradeço.

  137. Eudes Pereira disse:

    Tenho um santana 96. O hodômetro está quebrado. queria saber se sai mais em conta colocar um painel usado ou troca as engrenagens do mesmo.

  138. fabio da silveira torres disse:

    meu santana 2.0 ano 00/01 sobe o marcador de temperatura do painel e o carro não está quente.

    • Gervazio Degan disse:

      Verifique se o liquidometro (indicador de quantidade de combustivel) tambem indica mais do que realmente tem no tanque de combustivel, pode ser o aterramento da bateria, verifique os cabos que saem da bateria e todas suas conexões, veja se não estão oxidados.

  139. Carlos Sarmento disse:

    Tenho um santana sport 93 , a pouco tempo foi feito uma revisão geral, foi trocado velas, cabos, correias, efetuado limpeza nos bicos, mangueiras e etc. Após a revisão notei que a marcha lenta dele caiu um pouco, gerando uma certa tremedeira no carro que antes não havia, porém o carro nãq morre. Fui viajar com ele e então a certo ponto da viagem o carro perdia a aceleração mesmo eu pisando até o fundo no acelerador, a impressão que deu foi que o carro tinha vida propria pois quando eu segurava o acelerador no máximo ele ficava na marcha lenta e acelerava e desacelarava por conta própria, então voltei de guincho até o posto, o impressionante é que quando o mecânico foi verificar o problema ele não apareceu, e andando pela região onde moro ele não aparece, acredito que é necessario longas viagens ou aquecimento de alguma peça, pergunto ? alguem poderia me ajudar a solucionar o problema.

  140. andre amorim disse:

    eu tenho um santana ano 95 modelo cli, entao o problema dele é que toda vez que eu acelero ele ele corta, tipo eu piso fundo no acelerador e ele nao acelera, ate quando eu estou devagar, e ele esta com um barulho no motor, um tic tic tic tic tic tic bem rapido, e a luz do oleo aparece o tempo todo mesmo com oleo cheio (mas eu to tendo que colocar oleo todo mes por que ele esta acabando muito rapido) por favor me ajude o barulho so ta que aumenta… obrigado

  141. gilson nei disse:

    ola pessoal tudo bem? eu tenho uma santana quantun mi 1.8 ano 1995,gostaria de tirar uma duvida com alguem.bem ,ha alguns meses atraz os pneus do meu carro estavam gastos,reparei que o pneu dianteiro lado direito estava gasto somente a metade,entao fui a uma loja especializada no ramo e o funcionario me orientou a fazer a substituiçao dos mesmo,o que logo fiz de imediato,foi-se feito tambem,alinhamento,balancimento e tb cambagem,mas agora percebi que o problema nao foi sanado,pois o pneu novo tb esta apresentando o mesmo defeito e começou a gastar somente a metade novamente,entao voltei ao local e o funcionario me explicou que o motivo seria porque os pneus seriam remold.seria verdade? por favor me indiquen o que fazer.agradeçendo desde ja,obrigado!

  142. Tenho Santana 2000MI ano 2000, a marcha lenta esta irregular , acelera e desacelera automaticamente, troquei os sensores de marcha lenta, não resolveu. Alguem pode ajudar-me.Estou pensando em trocar o modulo central.

  143. Telles disse:

    Caros amigos.

    O meu Santana 96, 2.0 a gasolna apresenta o seguinte problema: quando viajo à noite e ligo os faróis, o rádio e o limpador de para-brisa ao mesmo tempo esses aparelhos param temporariamente e depois funcionam novamente e ficam fazendo isso repetidas vezes. Quando desligo os faróis e deixo apenas com as lanternas acesas ele funciona normalmente. Mandei o carro ao eletricista que disse serem os cabos elétricos. Fez uma revisão nos cabos, a potência do motor melhorou, o sistema elétrico parece novo depois da revisão nos cabos, a economia de combustível também, mas o problema continua. O que poderá ser?
    Certa vez, há já alguns anos, eu fui dar a partida e os faróis não acenderam e o eletricista trocou o comando de ignição (onde acionamos a chave) e tudo voltou ao normal. Será que poder ser a mesma coisa?

  144. Edimar disse:

    Boa tarde!!!
    tenho uma Quantum 2.0 glsi, ja troquei fluxo de ar, modolo ficou 2 meses na oficina, ocorre o seguinte apos rodar alguns dias ela para do nada e so pega meia hora depois quando pega, oq posso fazer???
    valeu!!!

  145. ge disse:

    oi..tenho um santana e o defeito dele e quando aciona o ar condicionado ele vai 1000 rpm depois que vc desliga ele fica louco a marcha lenta e as ventuinhas não deliga ………aguem pode me ajudar agradeço desde ja obrigado

  146. ge disse:

    oi ge novamente meu santana é 2002 2.0 mi gasolina

  147. Marco Deschamps disse:

    Tenho 1 Santana quantum Gl 2000i ano 1994, adoro este carro, mas troquei o coletor e o mecânico não fez o serviço direito, e vaza ar entre o coletor e o escape, pergunto este problema além de consumir mais combustível interfere na leitura do sensor que fica posterior ao vazamento, e posso ter ploblemas maiores? pois agora parou de funcionar o velocimetro e o hodometro, tem alguma coisa a ver?
    E quando eu corrigir este problema e ele estiver bem regulado, qual seria a média ideal de consumo deste carro?

    Agradeço desde já, 1Abraço!

  148. Diego disse:

    Tenho um santana sport 2.0 ano 1993 injeção eletronica, ultimamente quando desligo o carro e depois de um tempo vou ligar ele de novo o carro não pega, ja fiquei na rua umas 5 vezes, levei ao mecanico e ele falou que poderia ser pressaõ da bomba de combustivel, foi verificada a presão e estava normal, levei ao eletrecista que falou em rele de potencia foi trocado e depois de um tempo o carro voltou a apresentar o mesmo problema, então desliguei o alarme pq podia ser um mau contato, e continuou ruim. o ruim é que em todas as vezes que levei o carro ele foi funcionando normalmente, hj fiquei na rua de novo o carro só pega depois de um certo tempo. falei com o eletricista de novo e ele me disse que com certeza era o sensor hal, que ha três meses atras eu troquei tambem, mas ele disse que a marca era fajuta e que tinha prazo de validade, então falou do sensor hal da bosch, ´so que ele só é vendido com o distribuidor inteiro.Estou com medo de comprar essa peça e o carro continuar com o defeito, Aleguem me ajude.
    obrigado

  149. Carlos Eduado disse:

    Olá pessoal..
    estou com um problema q está mim tirando o sono
    tenho um santan 96 gasolina e GNV de alguns dias pra cá ele tem mim deixado na mão
    simplismente hora pega horanã pega
    sempre q desligo tenho q esperar por vários minutos para poder ligar de novo
    noto q sempre q fás isso não ouço um relê istalar
    dou um tempo e quando abro a chave e o relê estala ele pega logo em seguida
    eletricista passaram horas medindo e testando correntes, relês, bico, bateria,cabo de vela
    ob: foi trocado o relê da bomba, o módolo central e o defeito saiu para minha felicidade
    mas tudo q é bom dura pouco.
    no meu caso durou 24 horas e o defeito estava de volta e dessa vês pior antes eu esperava ums 5 ou 6 minutinhos agoras eu espero por horas para ele voltar a pegar
    $600 reais jogado fora
    !! ALGUEM MIM AJUDEM POR FAVOR !!

  150. Diego disse:

    Tenho um santana sport 2.0 ano 1993 injeção eletronica, ultimamente quando desligo o carro e depois de um tempo vou ligar ele de novo o carro não pega, ja fiquei na rua umas 5 vezes, levei ao mecanico e ele falou que poderia ser pressaõ da bomba de combustivel, foi verificada a presão e estava normal, levei ao eletrecista que falou em rele de potencia foi trocado e depois de um tempo o carro voltou a apresentar o mesmo problema, então desliguei o alarme pq podia ser um mau contato, e continuou ruim. o ruim é que em todas as vezes que levei o carro ele foi funcionando normalmente, hj fiquei na rua de novo o carro só pega depois de um certo tempo. falei com o eletricista de novo e ele me disse que com certeza era o sensor hal, que ha três meses atras eu troquei tambem, mas ele disse que a marca era fajuta e que tinha prazo de validade, então falou do sensor hal da bosch, ´so que ele só é vendido com o distribuidor inteiro.Estou com medo de comprar essa peça e o carro continuar com o defeito, Aleguem me ajude.
    obrigado

  151. AMARAL. disse:

    tenho um santana 98/99. oscila na lenta ja troquei o sensor mais não resolveu. que devo trocar ou fazer pra solucionar esse problema?

  152. Adans disse:

    Boa noite pessoal , comprei um santana glsi 92 automatico 2.0 de uns tempos pra ka ele começou dar um problema de manha ele funciona normalmente mas depois q esquenta eu desligo ele mas depois de uns 10 minutos ele pega e morre e tenho q forçar a partida com o pe no acelerador dai ele funciona normalmente mas de uns dois dias pra ka ele do nada começa a falhar e apaga de vez ele ate ameça de funcionar mas tem q dar muita partida para ele funcionar normalmente ja troquei bomba bubina filtro de combustivel os dois censor de temperatura e nada ne resolver a unica coisa q aparentemente deu uma melhorada foi no momento q dei uma atrasada no ponto do distribuidor mas nao esta 100% por favor me ajudem !

  153. Hugo disse:

    Tenho um santana 99/00 2.0 estou andando normalmente qd derrepente ele trava todo o painel, velocimetro, marcador de combustivel, o da temperatura as vezes volta ao normal ou depois que o desligo ele.
    meajudem o que pode ser???????

  154. nei de oliveira disse:

    olá amigo! tenho uma santana quantum 93, acontece que quando ando em um trecho que causa vibração, noto que o carro se corta e se não manter uma aceleração alta,o carro morre,se desligar logo em seguida preciso dar partida duas vezes pra funcionar.é só andar em lugar que causa vibração que ele se apaga,obrigado se poder me dar alguma dica.obrigado.nei

  155. fernando disse:

    tenho um gol gti 1992 e ele esta apresentando dificuldades pra pegar na hora da partida e tb começou a falhar qdo esta em movimento ja levei em ummecanico e ele nao descobriu o q era …vc poderia me dar uma noçao de o q poderia ser

  156. Tiago disse:

    Saudações a todos, antes de tudo quero elogiar o criador deste e site e toda sua equipe de colaboradores, realmente este site é muito útil e bem elaborado; Parabéns!!!
    Agora vamos lá a minha dúvida, espero que alguém possa me ajudar. Possuo um Santana ano 99 mod. 2000; motor 1.8 gasolina ( não possui kit gás) e está em ótimo estado de conservação; há alguns meses atrás tive um problema com ele a qual ao ligá-lo e acelerar o contador de giros não chegava nem a 20rpm, o motor “embolava” parecia que perdia pressão e depois “desligava” , nem conseguia sair como carro; levei a um mecânico e ele verificou: Velas, cabo das velas, sonda Lambda, rotor do alternador e até usou o scanner; ele utilizou um equipamento para medição de pressão da bomba de combustível e não houve alteração; no final segundo ele o problema era a sonda Lambda, foi feito a troca; o carro até ficou bom mas dias depois voltou a dá o mesmo problema, decidi então trocar a bomba de combustível e aí não tive mais este problema; semanas depois aproveitei para trocar as Velas, cabos da Vela, tampa e rotor do distribuidor; mas há algum tempo venho notando que o carro está tipo que perdendo potência para certas situações, por exemplo fui subir uma ladeira vinha a um certo embalo e no meio dela tive que engatar a 1ª marcha , pois nem de 2ª ele conseguiu, isso me espantou pois um carro como este , ter que apelar para a 1ª marcha é estranho e já tive outras situações de subir uma ladeira ainda mais ingrime e subir até de 3ª marcha; realmente não sei o que pode estar acontecendo nessas últimas semanas com o carro; combustível acho que não é pois abasteço em posto de minha confiança. Gostaria da orientação e dicas dos colegas para este meu problema
    Obrigados a todos e sucesso aí sempre.

  157. Julio Cesar R Dias disse:

    amigo tenho um santana 1.8 mi ano 2001 meu carro tem dificuldade de pegar de manha durante o dia ele pega bem mas de manha pega falhando as vezes tenho que por o pé no acelerador se não ele não pega eu sou mecânico já revisei o ponto ta ok passeio o captor nele não apresenta defeito algum coloquei o manometro nele preção e vazão ok regulador ok o defeito é só pela manha depois
    que ele funciona pega sempre bem não tem oscilação na marcha lenta nem apaga nada,bateria nova da marca bosch, fio de aterramento novo, rotor novo, velas novas, tampa do distribuidor nova,
    alternador troquei o regulador e a ponte retificadora coloquei original, bicos fiz limpeza no ultra som corpo de borboletas descarbonizei, só não troque os cabos de velas pois no multimetro estão com a resistencia ok gostaria de uma ajuda se possivel

  158. Roberto disse:

    Tenho um santana 1.8 MI 2000 ano 2000 a gasolina. Depois que fiz o motor, o carro vem apresentando um problema em dar a partida quando ele está frio. Giro a chave e o carro demora pra pegar.
    Já troquei regulador da lenta; velas novas; bicos limpos, mas o problema continua. Depois que o carro esquenta, ele pega normalmente.

    Alguem poderia me ajudar?

  159. Ola amigos tenho um Santana 2.0 mi gasolina ano e modelo 2000, tenho problemas com a partida pois demora mais tempo para pegar tenho que insistir segurando a chave mais tempo nosegundo estagio para pegar aí depois que o carro liga ele fica embolando com o giro do motor na faixa de 700 a 800 rpm depois de 2 minutos para. Quando quente fica assim novamente e um cheiro forte de gasolina crua no escapamento. Já troquei cabo, vela, rotor,tampa do distribuidor, regulador de pressao, sensor de marcha lenta,sensor map, testei o positivo e negativo sendo substituído ps terminais do positivo pois estava quente demais quando o carro ficava muito tempo ligado, bateria nova de 75 AP moura, sonda nova pela 3′ vez. Estou com vela de iridium pois por ser melhor na queima do combustivel achei que mudaria e nada mudou na marcha lenta. Quando rastreado o kaptor 2000 não aqusa nem um código de falha. Já na tela de gráfico o tempo de injecao fica com 3.75 e 4.15 com o ar ligado e a sonda só chaveia quando o rpm fica entorno de 3000 rpm na  marcha lenta sempre fica com malha aberta. Já tb testei a vazao dos bicos e fiz limpeza e nada mudou. Estava usando cabo de vela mas de 8.8 mm e o mesmo ficou com os terminais e tampa do distribuidor com oxidação na cor verde achei que era umidade porém como isso se o motor sempre quente? Lembrando tenho problema com dificuldade na partida e marcha lenta sempre com a sonda acusando malha aberta ou seja dando esseso de combustivo, voltando a chavear somente em 3000 rpm para cima e consumo alto. Lembrando tb troquei,regulador de pressao,filtro de ar de combustivel, oleo e filtro de oleo( 5w30 100% Sintetico. O que devo fazer para fazer a sonda chavear na marcha lenta e não ficar mais só chaveando com o rpm em torno de 3000 giros, assim eu fico com um consumo alto em marcha lenta que até atrapalha quando desligo ele quente para ligar novamente. Alguém pode me dizer qual é a ref dos bicos pois tem varias aplicações como um que serve no 1.6 e 1.8 álcool e um 2.0 gasolina já tem outro que só serve no carro a gasolina 1.8 ou 2.0 gasolina. Amigos solicito ajuda obrigado.

  160. Edcarlos Vagner disse:

    Boa noite, tenho uma santana 2000mi (sem gas) ano 2002 e a aprox 2 meses vem apresentando um problema chato as vezes não pega. Pela manhã pega ótimo, porém basta rodar uns 20 minutos parar e desligar o motor, pronto já não pega mais e quanto pega é falhante ( queima incorreto). Me falaram que era o regulador de pressão. Troquei, melhorou pois antes era uns 15 min para pegar agora é uns 5 min. A bomba tem 6 meses de comprada.
    Alguém sabe dizer se tem e onde fica este tal rele de posição deste carro?

  161. katia regina disse:

    AMIGO,BOA NOITE ESTOU PRECISANDO DE AJUDA TENHO UM SANTANA 2000MI A GASOLINA, FOI FEITO O MOTOR DO MESMO E DEPOIS DISTO O CARRO DEPOIS DE FUNCIONAR POR ALGUM TEMPO ELE COMEÇA A EXPLODIR (PARECE ATÉ TIRO)E PARA DE FUNCIONAR, JÁ TROQUEI VELA, ROTOR E O COPO DO DISTRIBUIDOR. ME AJUDE POR FAVOR.

  162. jorge disse:

    boa noite eu sou de pirassununga e tenho uma santana quantum eu tive q trocar o carburador dela até ai td bem ai hj depois de um dia de troca ela acendeu a luz amarela no painel e agora nao pega mais eu voltei o carburador antigo mais mesmo assim nao pega já tentei dar tranco e nada oque será q pode ser ? ela da partida mais na pega obrigado

  163. Julio Cesar disse:

    Tenho um santana ano 1999/2000. a dois anos ; E ele so anda ; como -se estivesse queimando tres cilinrdos. ja troquei todo o tipo de peça possivel .E continua do mesmo jeito .Troquei bomba gas.filtro gas,regulador de pressao;atuador,velas,cabo de vela e tambem o distribuidor, gostaria de algum auxilio

  164. rogerio anastacio de lima disse:

    ola…. estou com problema alguém pode me ajudar…

    tenho um santa 98/99, 2.0 ap.,….. e preciso de uma peça que sai do filtro de ar …. com um mangueira de ar quente… chamado AQUECEDOR DA VÁLVULA DO SCAPE .. DO SANTANA MODERNO…. SE ALGUÉ TIVER PARA VENDER ME AVISE…

  165. ALLAN MOREIRA OLIVEIRA disse:

    Ola amigos tenho um santana 2.0 mi ano e modelo 2000 gasolina,gostaria de uma grande ajuda.
    Meu carro demorava de pegar ai troquei cabo,vela de iridium,rotor,tampa do distribuidor,sensor de temperatura da injeção e do painel,sonda coloquei uma de cada marca,filtro de combustivel,filtro de ar,limpei e medir os bicos,verifiquei o aterramento e o ponto e mesmo assim ele continua acusando malha aberta na marcha lenta sendo que a sonda só chaveia com 3000 rpm.demorava de pegar so que depois que troquei a bomba de combustivel parou ja testei o map e vazao dos bicos.Nao sei mais o que vazer. abeçote faz issso, valvula sem acentamento ou carbonizada.ou ponto adiantado???? Ha lembrando uso uma bateria de 75hp da moura e um alternador de 90hp novos. quando em marcha lenta se tem um cheiro de gasolina muito forte, como se tivesse queimando crua a gasolina.Alem de ter um consumo alto.lembrando que uso um comando 077 e mesmo com o original ele ficava assim.

    Obrigado.

  166. carlos moretti disse:

    oi boa tarde,tenho um santana 96 2000 mi ele anda muito bem enquanto esta frio,esquenta ele vira uma galiha encharca ,falha e fica muito amarrado oq sera ? espero uma resposta obg.

  167. carlos disse:

    Tengo un VW Quantum 2.0 gli 1995 con problemas en el motor de arranque (burro), como nunca lo tuve que arreglar no se como está ubicado en el motor y desde dónde es más cómodo sacarlo para repararlo, agradeceré la información y algún plano o foto para orientarme. Muchas gracias.

  168. Alexandre Souza disse:

    Tenho um Santana GL2000i a gasolina/ GNV, injeção eletrônica. Acontece que ele não consigo mais ligar na gasolina e quando ligo no gás ando alguns metros e ele queima o fusível do sistema de injeção eletrônica. Me respondam o que pode estar ocasionando isso,ao menos para eu ter uma idéia e não seja enganado por um desses espertos que costumam dizer e o problema é bem mais grave. Desde já agradeço pela atenção de todos.

  169. fernando hd disse:

    Ola eu tenho um versales 91 e a noite eu estou reparando que o farol esta oscilando a sua intensidade, nessas horas que acontecem esses “surtos momentâneos” de uma vez só o painel fica muito mais claro, o farol aumenta a intensidade, o carro perde potencia. as vezes o som que esta desligado se manifesta, eu to achando que é regulador de voltagem do meu alternador, alguem pode me dar uma força, abraço.

    • Guilherme Lopes disse:

      Fernando,
      realmente os sintomas descritos por você é de problema no regulador de tensão. Leve a um eletricista para medir a tensão gerado pelo o alternador do seu carro.

  170. Luciano disse:

    Boa noite! Estou com um problema no meu santana 95 um bico só. Não esta indo sinal de pulso para o bico mas na bobina tem faisca. Alguem pode me ajudar!! Desde ja obrigado a todos!!

  171. fernando disse:

    Tenho um santana 2001 1.8 Álcool, quando o motor esta frio o mesmo pega com facilidade e quando esta quente não adianta tentar que não vira fica arrastando, arrastando. Quando o mesmo volta aficar frio ele pega normalmente. O que pode ser já que meu carro esta apenas utilizando GNV e o sistema de sensor de marcha lenta foi trocado por um sistema manual onde a regulagem de entrada de ar e feita manualmente? pode ser cabeçote?

  172. Bruno disse:

    Boa tarde amigão, o meu problema é igual a esse da sua matéria, mas a questão é a seguinte, eu tenho um gol quadrado, nele eu instalei injeção eletronica da santana quantum 2.0 gasolina ano 97, eu na realidade, preciso saber onde, qual Rele e como é feita a instalação desse rele.

    Vlw

  173. EDSON disse:

    TENHO UM SANTANA GL 2000 I GASOLINA HORA PEGA HORA NÃO PEGA (PARTIDA)
    VI DICAS NA INTERNET SOBRE O RELE DA INJEÇÃO, QUE ELE FICA COM MICRO FISSURAS POR ISTO NEGA NA PARTIDA, MINHA DUVIDA É
    ONDE FICA ESTE RELE?
    EU ACHO QUE É DO LADO PASSAGEIRO, ATRAS DO PORTA LUVAS
    POR FAVOR ME AJUDEM!

  174. EDSON disse:

    O SANTANA EM QUESTÃO E 1996/96
    PROBLEMAS NA PARTIDA

  175. Josimar nunes disse:

    Boa tarde. Santana quantum 97 1.8 mi. Aceleração oscila, as vezes quase morre e logo após aumenta e vai voltando ao normal aos poucos, quando diminui-se a velocidade, para passar em um quebra-molas por exemplo, com a marcha engatada, ele acelera tanto que não preciso pisar no acelerador por uns 2 minutos., Quando estou ganhando velocidade (3º ou 4º marcha) o carro ratia com se faltasse combustível, então tiro o pé do acelerador e volto a acelerar e ele ( o carro) obedece, logo após acontece a mesma coisa e repito a operação até que ele chegue a uns 90 Km/h. A + – uma semana a ventoinha do painel do ar condicionado começou também a dar problema, só ligando depois de um tempo ( as vezes 10 min, as vezes 30 min) e a luz interna ( cortesia) as vezes acende qdo abro a porata (qualquer) as vezes não e , as vezes qdo acende, demora um tempão , 10 min + – ,para apagar. Alguma dica?

  176. Carlão disse:

    Boa noite,pessoal ,vamos ver se alguem me ajuda.Tenho um santana gls 92-gas/gnv.Tenho enfrentado um problema intermitente de vazamento de gasolina junto aos bico/flauta, esguicha gasolina do nada,em janeiro ultimo,conseguir visualizar,parecendo sair do bico,fizemos testes não acusou o vazamento,mas mesmo assim troquei.Agora dia 10/03/13, voltou a vazar, o carro está na oficina e não apresenta o defeito. Pergunto: alguém já teve este problema ou sabe o que é e como resolver,adoro o santana, mas já estou ficando careca, com isso.Se continuar assim mesmo com dó,só vai me restar vender o bonitão. Por favor alguem me ajude.Obrigado e um abraço a todos

  177. Horlando disse:

    Boa tarde, tenho uma quantum 92 gls 2.0 estou andando derrepente ela para,ja troquei algumas peças mas nao resolveu, a central ja foi soldada. O que devo fazer? Grato.

  178. Alexandre disse:

    Tenho um Santana 1996/1997. Quando o tempo esfria o carro fica engasgando ate o motor esquentar , e quando esta calor nada acontece. Ele fica em área coberta o tempo todo, tanto em casa como no meu trabalho. Estou precisando de ajuda. Pois já levei em uns 5 (cinco) mecânicos e todos falaram que e a válvula termostática. (Já troquei 2 – e ainda continua). Já estou achando que o carro esta passando frio aqui no Rio de Janeiro – kkk. Desculpe a brincadeira – Mais estou precisando de AJUDA.

  179. Andre Alessandro Stein disse:

    Tenho quantum 2001 1.8, normalmente quando ligo pela primeira vez ele demora para pegar.. se parar e dar partida novamente ele pega na hora.. alguem pode me sugerir algo?

  180. Wagner disse:

    Meu Santana ano 2001 2.0 AP depois de fazer uma lavagem por baixo, começou a engasgar, então fui no distribuidor sequei e o problema de ficar ratiando parou, porém na marcha lenta o carro ficou meio doido, caindo a rotação e subindo, este problema apresenta mais quando sai com o carro e depois para! Meu carro está há 1 semana e meia parado na oficina e os mecânicos já trocaram o autuador de marcha lenta inclusive botei original, e disseram que já fizeram de tudo e o carro não tem nada. Estão suspeitando agora do módulo, porém um amigo mecânico aui do trabalho falou que pode ser o sensor hall? Peço ajuda sobre o problema e desde já agradeço.

  181. adenilto disse:

    Boa noite
    gostaria da seguinte informação qual o bico injetor indicado para o Santana quantum 97 motor AP 2.0 a gasolina, se e o IWP024 ou IWP044 porque tenho que trocar urgente, e não sei qual e o coreto.
    Deis de já agradeço
    Adenilto

  182. erick disse:

    santana 89 gasolina tem afogador ?

  183. Daniel disse:

    Boa Noite, amigos tenho um santana 1.8 00/00 que apresenta um defeito de partida quando ele esquenta, daí depois de um tempo e uma certa insistência ele resolve funcionar e um fedor enorme de combustível aparece. Já troquei a bomba, relê da bomba, chicote e não sei mais oque fazer, teria como me passar uma dica para o meu caso?

  184. demetrius disse:

    Boa noite amigos!
    Gostaria de saber onde consigo SCANNER para santana 2.0 ano 97 e gol special 1.0 ano 2000.
    Verifiquei que esta matéria publicada, relaciona-se com o mesmo santana que eu possuo.
    Um forte abraço e obrigado antecipadamente

  185. claus disse:

    senhores comprei uma quantum2001 linda e estou com problemas nao funciona no gnv e nem na gasolina ! ja levei em 20 mecanicos e nada resouveu? fiz tudo k pude ms nda resouveu! tive as 3 grs da quantum n sei o q fzer?

  186. claus disse:

    c ningem quiser ajudar nao da nada sempre resolvi tudo sozinho! nem k fassa tudo desde motor a eletrica ! ai digo k to com carro 000000!

  187. andre lucas disse:

    tenho santana 2.0 gasolina ano 2000, coloco a chave e giro sem dar a partida, o painal ascende normalmente, porem quando giro para dar a partida nada acontece…
    troquei o comutador, alternador, bateria e atuador de marcha lenta, fiz manutenção no motor de arranque porem o problema persiste. será que pode ser o miola da chave que esta com folga?

  188. Francis Jr disse:

    bom dia, tenho um santana 98/99, ele esta muito acelerado e do nada cai a aceleração, tem hora q ele funciona normal e tem horas q ele acelera sozinho. se eu andar mais que uns 20 min com ele parar e desligar o motor e logo apos entre uns 5 min ligar o carro novamente ele fica assoprando o motor, tipo tentando afogar o carro sozinho….ja troquei sonda lambda, cabos de vela, velas, tampa do copo destribuidor, cruzeta, bomba de combustivel, verificamos a pressao da bomba, verificamos a tensao da bateria, limpeza de bico, conferimos o ponto tbm. e o problem ainda continua. alguem pode me ajudar ?

  189. amigos bom dia, e normal a carcaça da central ter 12volts na sua parte esterna. se algum amigo puder me responder fico grato

  190. BOM DIA AOS COLEGAS!

    TENHO UM SANTANA ANO 98 E GOSTARIA DE SABER COMO TIRAR O BARULHO DO PAINEL DO CARRO?

    VALEU….

  191. laercio disse:

    g lopes meu caro eu tenho um santana mi 2.0 de 1999 e quando estou andando com ele e passo dos 80 kh ele começa tripida muito ou sacudir muito forte gostaria de saber se vc tem uma ideia do que pode ser ou uma dica desde já agradeço a atenção e fica na espera da sua resposta se puder mandar pro meu Email agradeço!!!

  192. CELSO ANTICO disse:

    Boa tarde,tenho um santana 2000mi 1996, já aconteceu várias vezes da bomba de combustível ficar sem corrente por troca de fusível ,quando fui instalar um bloqueador etc , só que quando ligo o carro fica com marcha lenta muita baixa e até morrendo o carro ,depois de alguns dias usando o carro ele vai ficando normal .gostaria saber porque isto acontece ? obrigado

  193. Boa noite . Fiquei dez dias sem ligar meu carro um satana 2000 1.8 alcool ap ano 1999. quando cheguei a bateria descarregada sanei o problema coloquei combustivel e fui ligar o carro para poder sair com ele e o carro nao pegou . giro a chave mais o carro nao pega de jeito nenhum . o que pode ser.

  194. Freitas disse:

    Boa tarde! Tenho um santana exclusiv ano 98 e estava com um problema intermitente no arranque. Hora ligava e hora nem dava sinal. Troquei uma pecinha de plástico que fica atrás do miolo de ignição e não resolveu. Levei em um eletricista que acabou trocando tudo por dentro dele, ou seja, induzido, porta escovas e o automático. O carro ficou bom durante alguns dias e agora quando ligo o motor o arranque fica girando junto com o motor mesmo que eu desligue a chave. Já fui lá na frente e desconectei o fio positivo que passa perto da bateria e ele continua ligado mesmo assim e só para quando que. Gostaria de saber o que fazer já que o eletricista, que eu acredito não ser um bom profissional, me sugeriu arrumar outro arranque. Desde já agradeço a atenção aguardando uma resposta em breve porque estou desesperado com esse problema.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: