FIAT FIRE : Volante vibrando muito

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este é um defeito bem comum na linha FIRE principalmente no Palio e Uno. O que ocorre é uma forte vibração no volante quando o carro esta em marcha lenta, e quando se acelera o problema acaba.

Veja Também FIAT FIRE com problemas ao buzinar.

CAUSA: Após uma conversa com o cliente foi nos passado que o defeito se iniciou depois de uma troca de embreagem e que já foi refeito o serviço para ver se solucionava o problema e nada.

Iniciamos o diagnostico observado se não havia alguma parte do escapamento encostando na estrutura do carro, foi achado alguns partes dando contato, mas mesmo após resolver este defeito a vibração continuou. No entanto notamos que o suporte da caixa era novo e ao entrarmos em contato com o proprietário ele nos relatou que tinha sido trocado junto com a embreagem, quando questionamos a qualidade da peça ele nos falou que era paralela.

                             Suporte da caixa fire

Partimos para o teste neste suporte e quando afrouxávamos o parafuso que o prende, a vibração parava.

SOLUÇÃO: Substituímos o suporte paralelo por um original e o problema foi resolvido.

                            Coxim original fire

Esta não foi a primeira vez que resolvemos este tipo de problema na linha FIRE, por isso tome muito cuidado com peças paralelas pois o preço muitas vezes não compensa principalmente quando se trata de coxins, buchas, suportes, pois estas peças são muito exigidas pelo carro e defeitos como o citado acima certamente vai acontecer.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,FIRE,palio,Siena,Uno

Comentários

51 Comentários para “FIAT FIRE : Volante vibrando muito”
  1. quero saber se voces tem um dvd, ou um curso com dicas de diaguinostico na injeçao eletronica avançado, no computador, ja trabalho na ares, de ves enquanto pegamos uns pepinos. 062 39546680. suspencap serviços automotivo.

  2. eclair disse:

    olá preciso de ajuda!

    conprei em 2007 um palio flex zero ,até agora ótimo ! mas nos dois ultimos dias tive que enpurrar pra pega ,dai liga desliga o dia inteiro mas logo no outro dia denovo naõ pega a chave vira mas naõ pega e sai um cheiro de afogado com gasolina ,mas estou uzando alcool. dai pensei se engasga com gasolina talves seja a bateria que naõ tem força pois ainda é a original ,dai coloquei uma nova enprestada pra ver ,fui feliz hoje ele pega que nada o coitadinho naõ pegou denovo . que será que pod ser me ajude tenho medo de gastar muito .

    ATT: Eclair

    • G. Lopes disse:

      Eclair,
      esta havendo algum problema no sistema de partida a frio,
      pessa seu mecanico para verificar a bombinha do reservatorio e a valvula.
      verique o sensor e temperatura da agua pois o mesmo esta trabalhando com uma temperatura errada.

    • alex disse:

      é problema em alguma fulga de corrente se vc tem radio pode ser nele mais vai ate um eletricista que pode ser talves o motor de arranque que pode etar em curto .

  3. Flávio Andrade disse:

    Boa tarde!

    Meu Uno 2008 apresenta este mesmo problema, porém sou primeiro dono. Começou com 15.000 km. Levei-o numa concessionária e me disseram que poderia ser os pneus que estavam deslocados. Desisti de mexer com eles e levei em uma boa oficina. Refizeram o alinhamento e o balanceamento e o problema sonou. Agora com 50.000, problema voltou acontecer. Troquei os pneus com 45.000. Mas mesmo assim não resolveu o problema. Realizo o balanceamento e alinhamento e resolve por uns dias, mas depois volta. Será que posso ter o mesmo problema relatado acima. Muito obrigado

    • alex disse:

      se as rodas for de ferro essas rodas foram construidas com uma camada muito fina de ferro na regiao a onde apertam os parafusos entao ao apertar com aquelas maquinas pneumaticas elas danificam a centralizaçao dos parafuzos fazendo o carro vibrar e tambem pode ser um pouco na parte do alinhamento o caster adiantamento da roda em relaçao a outra no plano vertical a regulagem se encontra em um terminal ligado na barra estabilizadora o caster do seu carro tem que ser no minimo +230 POSITIVO para nao vibrar tnto assim.

  4. sou mecnico linha leve eu estou com gol 1.0 16 v com sumindo muito combustivel ja fis de tudo mas não comsigo fazer economisa quero uma ajuda por favor

    • alex disse:

      tire o jamper e passe a lampada de ponto pode ser ponto da correia dentada ou o ponto do distribuidor fora o jamper pode ocilar o ponto na lampada.

  5. sou mecanico de linha leve; eu estou com problema com um gol 1.0 16 v ele esta gastando muito , ja fiz tudo limpei os bico e virifique a sonda lambid,oque devo fazer por gentileza me- de uma orientação. desde ja muito obrigado……

  6. EDSON disse:

    SOU DEFICIENTE E COMPREI UM FIAT UNO ANO 86 TA BEBENDO MUITO TA FAZENDO MEWNOS Q 4 COM UM LITRO E QUANDO ESQUENTA N PEGA MAIS E AS VESES FRIO ELE SO PEGFA NO TRANCO ELE E ALLCOU OBG AGRADECEREI AS DICAS E SEU SITE E DE MAIS PUBRICAREI EM MEU BLOG

    • Raphael gonzaga disse:

      infelizmente carro a alcool nunca foi sinonimo de economia, ele bebe mesmo,
      pelo q sei carro da fiat entao de mais de vinte anos, nao fica atras, seu carro precisa da classica revião de compra, troca de oleo e filtro (esta ja esta contaminado por execo de combustivel) troca de velas cabos, tampa e rotor, troca de filtro de ar e combustivel e todas as mangueiras de lona q possam estas ressecadas. depois temos q dar um carinh especial no seu carburado, por ser alcool este nao deve estar muito bem, sendo as vezes necessario sua troca. se ao realizar isto sua media nao melhorar infelizmente e caso de um retifica de cabecote, ou meia sola para poder rodar mais um pouco e trocar por um modelo mais novo, dependendo da sua deficiencia o ideal seria um monza hidramatico por ter direcao hidraulica e nao ter embreagem a pedal. boa sorte.

  7. francisco satiro disse:

    eu tenho um yno 97 e en vez por outra ele acelera, ou seja quando fica em neutro, se colocar qualquer macha e volta funcionar normal ja troquei o sensor de macha-lenta,o de borboleta mas cointinua do mesmo jeito ,min dê uma dica

    obrigado:

  8. jefferson disse:

    tenho um uno mille i.e 96 e a aceleraçao ta variando muito hora fica acelerado hora a aceleraçao baixa e quando eu piso no acelerador o carro tipo engasga chega cair a rotaçao tem alguma dica sobre tinha resolvido um problema que ele tava aqui pelo site q ele hora pegava e hora nao era o rele que fica debaixo do porta luvas do lado do modulo mais antes de eu trocar o rele ja tava com a acelereçao com essa variaçao se poder dar dicar para me ajudar agradeço e parabens pelo site muito bom

  9. Comprei um SIENA 1.4 Fire com 1000KM o nivel de óleo passou do max com 2000KM o nivel continua subindo com 3000KM resouvir drenar o exesso o mesmo continua subindo na concessionaria me informarão que o problema e Combustivel,não acreditei.Isto não é um problema de injeção o sistema hoje controla o inicio de injeção o tempo de injeção.me parese queá uma falha no tempo de injeção de combustivel.o combustivel não queima toalmente e o mesmo desce para o carter.

    • alex disse:

      é problema em algum dos bicos que o motor em alta faz dar exesso e o combustivel desce em cima dos pistoes dando uma quantidade a mais de oleo .

  10. osmar pinheiro costa disse:

    Tenho um UNO FLEX com ar, ano 2006, fiz a revisão da parte de suspensão e ao atingir 100 Km/h o volante começa a vibrar, gostaria de saber qual é o principal problema?
    Atenciosamente,

    Osmar

    • florisvando disse:

      osmar pinheiro costa disse:

      10 de janeiro de 2011 às 18:04

      Tenho um UNO FLEX com ar, ano 2006, fiz a revisão da parte de suspensão e ao atingir 100 Km/h o volante começa a vibrar, gostaria de saber qual é o principal problema?
      Atenciosamente,

      florys

      Responder

  11. Marcello Campello disse:

    Bom dia pessoal. Quem poderia me dar uma dica ou postar fotos sobre como trocar a resistencia do eletroventilador?? Pois meu Palio estava funcionando o ventilador e derrepente parou me disseram que é uma tal de resistencia com tres velocidades pois só funciona no carro agora na velocidade 4. Gostaria de ver onde fica essa peça pois eu mesmo trocaria .
    muito grato a todos e uma ótima semana.

  12. roberto disse:

    to com um pobrema no meu uno 95 elx 1000 mecanico fes o motor mas naosei que acontece que quando esquenta a aceleraçao aumenta muito quando piso no acelerador ele morre

    • Raphael gonzaga disse:

      este carro possui caixa ecobox por ser carburador eletronica, seu mecanico deve ter invertido alguma mangueira, ou fio das solenoides deste carburador. no mais uma boa limpeza e regulagem do carburador, ja q com motor novo este tem q ser revisado tambem.

  13. EDUARDO disse:

    boa tarde,

    tenho um palio fire 2002 8v, e recentemente troquei a embreagem pois a mesma faz um barulho(tipo grilando) quando piso.Uma vez quando fui alinhar o carro o rapaz acabou jogando um pouco de oleo na parte da embreagem na frente onde fica o motor e ele me disse que é sujeira que cai neste local, vcs poderiam me ajudar.
    no aguardo e obrigado.

    eduardo

  14. LUIZ disse:

    Olá!
    tenho um uno 2004 duas portas PIT BULL, acho que o problema dele é nos componentes da direção, ao passar por uma rua ruim ele parace que tem um jogo nas rodas ou nas partes da direção em baixo dá eté para se houvir o barulho, até hoje nenhum mecânico soube resolver o problema e parece que nem sabe do que estou falando. Já foram trocas algumas borrachas em baixo do carro na parte da frente e não resolveu nada a toda suspensão é zera, será que pode ser a caixa de direção?

  15. Daniela disse:

    Boa tarde, tenho um uno fire 2005 e ele esta com um barulho de batida ou alguma coisa solta em baixo, tbm quando passamos a 1 marcha ele parece que não quer sair do lugar e depois se forçar ele sai de uma vez, ja levei em 2i mecanicos e eles não descobrem o que é? mes passado troquei os bicos e kit de embreagem será que tem algo a ver.

  16. Natanael Dos Santos Silva disse:

    tenho um fiat uno 2003 fire, de vez em quando ele fica acelerando sem eu estar pisando no acelerador…
    oq esta acontecendo??
    desde já agradeço.

  17. Natanael Dos Santos Silva disse:

    tenho um uno mille 03/03 fire, de vez em quando ele fica acelerando sozinho sem eu estar pisando no acelerador…
    oque está acontecendo??
    desde já agradeço.

  18. LÚCIA JANIMEIRE disse:

    Urgente. Meu fiat siena fire flex, com direção hidráulica, estar com problema na caixa de direção, quando faço a curva a direita ou esquerda, a direção não volta, estar com direção mecânica,. O que pode estar acontecendo. Ajudem-me … se possível ainda hoje de manhã. Preciso viajar para ganhar meu p~qo de cada dia.

  19. Patrick disse:

    Meu carro é um palio 1.4 está com o mesmo problema desse tópico!

    Gostaria de saber qual nome dessa peça?

  20. Marcia disse:

    Bom dia!!! Comprei um Palio Fire Economy 2012/2013 e que está com 60 kms rodados. Depois que o motor esquenta o volante começa a vibrar… ontem parecia que o carro todo tremia e isto somente ocorre em ponto morto. Como você diz que isto é um problema normal na linha fire, pergunto terei que aguentar isso para sempre? Ou será alguma problema no motor?
    Desde já agradeço.

  21. ALFREDO disse:

    Tenho um uno básico 2007, porém o carro oscila a lenta qdo em neutro em movimento, qdo pára, ele estabiliza. Se eu acelero, na retomada dá uma cabeçada, se folgo o pé ele dá outra cabeçada. Já levei em mtos mexânicos e da parte dianteira troquei exatamente TUDO, menos a caixa de direção, coxim da caixa é o segundo que troco sem estourar, o último, colocaram AXXON pq não tinham o original. Passei o diagnóstico nele e não acusou nada depois de resetado, antes estava oscilando apressão no cabeçote ou coletor, E AGORA OQUE EU FAÇO, FORA TROCAR O COXIM POR UM GENUÍNO?

  22. Régis Damiani disse:

    Olá, tenho um uno fire 03/04 que puxa muito para direita e ao dar ré puxa para esquerda, também treme a direção depois de 100km/h. Não tem folga na suspenção, já troquei rodas e pneus fiz geometria e balanceamento 3 vezes e o problema continua, alguém tem alguma dica, obrigado!

  23. Anderson disse:

    ola amigo tenho um palio 2008 fire a direçao esta tremendo em porto morto gostaria de saber se é normal pois o carro esta com 40mil km e trepida muito em neutro quado acelero para.

  24. olair schuh disse:

    Ola amigos troquei o kit da embreagem da minha s10 2.8 2001
    o volante o disco e o plato , agora ela fica vibrando ate atingir uma certa velocidade ai para de vibrar ai se aumenta a velocidade ela começa a vibrar de novo ai se aumenta mais a velocidade ela alinha o mecanico disse q e normal mas ele só pode estar louco , se alguem tiver uma solução m e ajude um abraço a todos.

  25. amilcar disse:

    olá estive olhando uma dica de vçs a respeito da vibração no volante no uno fire iaw 17 e nas dicas vçs dizem que a falha encontrada foi no suporte da caixa e olhando pelas fotos postadas não consigo decifrar onde exatamente esta peça se encontra e que suporte da caixa é

    no aguardo agradeço

  26. Edson disse:

    Ola, amigo tenho um Ford Fusion ano 2007 e ele tem uma vibração horrivel cinto no pedal no banco, nos espelhos retrovisores e até no painel, ja troquei varias buchas da suspensão, trizetas, coifas, braços cubos de rodas alinhamento normal e tecnico e ele continua vibrando e também come os pneus rapidos do lado interno não sei mais o que fazer estou decpicionado tanto com o carro quanto com os mecanico o que posso fazer?

    um abraço aguardo um retorno seu se possivel

    ATT: Edson

  27. Junior disse:

    tenho um fiat uno economy 2012 (modelo antigo), com 14mil km rodado, e desde qdo peguei ele na agencia reparei que ele começou a vibrar o assoalho em aceleração a cada 20km até os 100km.
    ex.: 1a marcha – 20km, 2a. -40km, 3a.-60km, 4a.-80km, e a pior 5a.-100km. Essa é de lascar!! Levei varias vezes na agencia reportando o defeito, e nunca conseguiram resolver, vindo com aquela conversa que isso é tipico do uno. Tem alguma dica de como resolver esse problema?

  28. AUGUSTO SÉRGIO disse:

    MEU PAI COMPROU UM SIENA 98 16V 1.6 QUE QUANDO NOS O LIGAMOS COM O MOTOR FRIO O CARRO MORRE E SO CONTINUA LIGADO SE ACELERAMOS SO DEPOIS QUE ELE ESQUENTA É QUE O CARRO FICA FUNCIONANDO NORMALMENTE SEM ACELERAR . JA LEVEI O CARRO EM UMA OFICINA O MECANICO TROCOU O SENSOR DE LENTA E FUNCIONOU POR UM SERTO PERIODO DE TEMPO MAS DEPOIS O PROBLEMA VOLTOU !

    POR FAVOR SE VC PODER ME DAR UMA DICA EU AGRADEÇO!

  29. Vander disse:

    Troquei catalisador courier 03 depois disso carro ficou vibrando, seria problema no catalisador?

  30. carlos silva disse:

    Amigo boa noite , tenho um uno fire 2001/2002, porem quando ando s ai com ele ele fico com cheiro forte de copmbustivel no carro , nossa dai quando paro o veiculo eu vou ate o tanque e tiro a tampa , dai sai aquela compreensao de ar de dentro para fora..forte..eu pergunto , como fui a oficinas e disseram que era normal de todos os unos. amigo mim de uma soluçao , por email , fotos , sei la to perdido..uns dizem que é o suspiro, outros dizem que é o canister..nem sei o que é isso…socorro !!!

    attt : carlos silva

  31. Orlando disse:

    Tenho um Palio Fire flex 8v ano 2008/2009, após uma regulagem de valvulas, o carro voltou com uma trepidação no volante, e painel interior quando parado, foi trocado sonda lambda, jogo de velas, cabo de vela, motor de passo, sensor de borboleta, mangueira de respiro da tampa de valvula e anti-chama que estava entupido, e os filtros (ar, combustivel e óleo), todas as peças substituidas por originais.
    Agora á pouco tempo outro mecânico analisou, e disse que “pode” ser coxim laterais ou de suporte do cambio, e disse que só faz a troca por coxim originais FIAT, que por sinal concordo plenamente com ele por peças originais.
    Gostaria apenas de ter meu carro como era antes…
    Grato pela atenção

  32. Olá à todos,

    Tenho um Uno 95/96 com uma vibração no volante, lataria (portas e painel) e pedal de acelerador, fortíssima ao atingir os 90 km/h. Não posso passar dos 80 km/h. Já coloquei quatro pneus novos, alinhei e balanciei mas o problema continua. Vocês podem me ajudar?

    Desde já agradeço, aguardando resposta.

  33. Anderson Felipe disse:

    Olá tenho um siena 2000/2001 motor fire e ele esta puxando para esquerda quando chego a 40, comprei faz pouco e o mecânico me cobrou 530 para trocar a correia,geometria e troca de óleo, ( além de me mandar botar o óleo errado ele ainda me entregou o carro incompleto ) levei nele várias vezes uma luz em forma de motor vermelha acendia e permanecia e de repente sumia, ele sem saber disse q “poderia” ser mal contato no chicote, além disso o carro puxa para esquerda, levei para fazer balanceamento e geometria e o rapaz disse q eu primeiro devia arrumar o setor pois estava frouxo, deixei pago a geometria e balanceamento ( pois infelizmente inventei de levar minha mãe junto) e fui na tal oficina especializada onde me taxaram de 400 a 600, o q faço o procedimento é simples? porque c for levarei o carro no 1º mecânico safado q cobrou e não finalizou o serviço lembrando q preferi manter distancia pois me conheço e numa discussão e uma ofensa da parte dele eu não esitaria em o agarrar pelo pescoço, agradeço pela atenção e espero ancioso pela opinião do amigo.

  34. saulo disse:

    olá tenho um Palio 2007 e estava com um certo barulho na direção, levei no mecânico e troquei as articulação não resolveu, depois troquei os coxinhos e a caixa de direção completa, o barulho e a folga continua do mesmo jeito o que poderia ser?

  35. LUIZ HENRIQUE disse:

    Eu tenho uma FIAT UNO ELX ano 1995, já fiz limpeza e troquei todas as peças do carburador, mesmo assim meu carro no dia seguinte custa a pegar, o motor tenta pegar mais demora , mas depois de pegar fica numa boa o dia inteiro , o problema só volta a apresentar no dia seguinte, oque pode ser ?

  36. Elizeu Lima da Silva disse:

    Amigos, tenho um siena 2005/2006 fire flex e gnv 1.0 8 v, meu grande problema e o seguinte perda de potencia e estouro como se o carro fosse carburado, já troquei as velas, cabos e bobina de ignição,obs : todas originais NGK e BOCH, melhou muito mas continua com perda de potencia e raramente estoura, outrossim já fiz tambem regulagem das válvula. me ajude por favor, obrigado.

  37. gleison inacio disse:

    bom dia
    tenho um omega 3.0 e o volante treme muito quando chega 70 a 80 km depois quando chega nos 100 km ele treme mais estabeliza ja fiz alinhamento e balanciamento em dois lugares difirentes e ñ resolveu
    obs: barra da direção nova e original, amortecedor novo, kit amortecedor novo rodas novas pneus zeros balas

  38. Celso disse:

    Olá amigos,

    Tenho um pálio Economy 2009 e está apresentado oscilação no volante na marcha lenta. Aparentemente o motor fica oscilando e acontece a transferencia da oscilação para o volante e carroceria.

    Tudo começo quando o mecânico colocou na TBI aquele liquido para descarbonizar ” acho que foi Fluido W40″. Foi colocado em excesso e o carro chegou a falhar e querer apagar.

    Depois desse dia, o carro nunca mais voltou a funcionar corretamente na marcha lenta.

    Após este evento e com finalidade de resolver o problema, foi trocado velas, cabo de velas, limpeza dos bicho, limpeza da TBI, troca da sonda lambari… E nada resolveu… Apenas joguei dinheiro fora..

    Quando o scaner é colocado no carro não apresenta nenhum tipo de problema, mas, a trepidação no volante incomoda bastante.

    Podem a judar a solucionar o problema ?

    Abs,

    Celso

  39. matheus disse:

    tenho um fiat mille 2005 mod 2006, sempre que preciso buzinar nao funciona, me dizeram que preciso trocar a parte inteira do volante

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: