VW Saveiro 1.6 Total Flex 2009: Dificuldade de partida pela manhã

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Esta Saveiro chegou na oficina sem defeito aparente, mas o dono reclamava de uma enorme dificuldade para pegar de manhã chegando a ficar 10 minutos fazendo tentativas até que o carro funcionasse, mesmo assim o funcionamento só ficava bom depois que o motor esquentava.

                       Motor 1.6 flex saveiro

CAUSA:  Iniciamos os testes assim que o carro chegou, ou seja, ainda com a temperatura alta no motor . Fizemos testes elétricos, pressão e vazão da linha de combustível, e rastreamos com o uso do scanner, nenhum defeito foi encontrado, mas pelo fato de ocorrer o problema sempre pela manhã insistimos com o cliente para que deixasse o carro na oficina, desta forma poderíamos verificar o defeito pela manhã.

No outro dia  começamos rastreando com o scanner, demos partida e nada do carro pegar, tentamos por três vezes e nada. Conferimos no scanner se havia registrado alguma avaria e nada, colocamos no modo continuo  e para nossa surpresa  vimos que nos parâmetros do sensor de temperatura d’ agua estava registrando 109°, ou seja o motor estava frio mas o sensor estava enviando um sinal de temperatura de trabalho bem acima do que seria normal nestas condições.

                         sensor temp. saveiro1

SOLUÇÃO: Foi feito a troca do sensor e o carro voltou a pegar normal.

Neste caso o defeito ocorria pelo seguinte fato: ao dar partida com o motor frio a central faz uso da injeção de gasolina pelo sistema de partida a frio e injeta uma quantidade de combustível alta para que o carro tenha um bom desempenho com o motor frio e não tenha falhas, mas o fato do sensor de temperatura mandar uma informação de motor quente fazia com que a partida a frio não fosse usada e que a quantidade de combustível injetada fosse bem menor fazendo com que o carro demorasse a pegar.

NUMERAÇÃO DO SENSOR DE TEMPERATURA DA AGUA

MTE 5053

Iguaçu 802

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Saveiro,vw

Comentários

95 Comentários para “VW Saveiro 1.6 Total Flex 2009: Dificuldade de partida pela manhã”
  1. Willian disse:

    Oi eu tenho uma Saveiro 2001 e esta com problemas na partida.Voce gira a chave e o motor nao gira, segura um tempo ela girada e as vezes funciona, como as vezes nao da defeito.Ja troquei o comutador de partida e nada.Toda vez que da o defeito eu deixo a chave ligada e na frente do motor tem um plug do lado da bateria que vai para o motor de arranque e eu encosto ele no positivo o carro pega, entao eu acho que o automático e o motor de arranque estao ok.

  2. Banner disse:

    5ª Marcha não surte efeito

    Meus caros, tenho um Gol G3, 2000/2000, 1.6, 8v que há algum tempo (3 ou 4 meses) venho percebendo que a 5a marcha não está dando mais velocidade ao carro. É como se eu continuasse, no máximo, na 4a. O ponteiro trava em 80 e o giro do motor não passa dos 2000 rpm.A primeira, 2a, 3a e 4a estão OK. Será a caixa de cambio? TBI? Alguém tem alguma dica?

  3. Alberto disse:

    Olá. Meu Palio EL 1.6 8V 98/99, gasolina, apresenta um problema semelhante. Já levei para oficina 2 vezes e não conseguiram corrigir. Tenho dificuldades na partida pela manhã, porém o que pude perceber é que quando giro a chave, parece que está sendo injetada muita gasolina. Estava um cheiro muito forte e resolvi abrir a tampa e, realmente constatei. Como não estou com tempo para levar o carro para outra oficina, pela manhã eu giro a chave e aguardo 5 minutos para dar a partida, e tem funcionado assim. Depois que esquenta, pega normalmente. Antes de fazer esta parada de 5 minutos, eu tinha que afundar o acelerador e rezar para pegar, quase que arriando a bateria. Meu carro tem ar e direção hidráulica, mas mesmo assim eu acho que está consumindo muito, +- 7km/l na cidade. Minhas questões são: -Será que devo substituir o bico, o sensor de temperatura e a sonda lâmbda? Peço ajuda. Alberto, RIO/RJ/Jacarepaguá.

  4. a luz da injeção acedeu e não apaga depois que eu botei gnv no gol g4 flex.

  5. fernando curvelo de azevedo disse:

    TENHO UM GOL G4 ANO 2008 , ELE ESTÁ COM UM PROBLEMINHA NA PARTIDA DO MOTOR. QUANDO EU VIRO A CHAVE NO PAINEL DE ALARMES ELE MOSTRA TODOS AQUELES ALARMES EMBORA , AGORA , PRINCIPALMENTE QUANDO O MOTOR ESTÁ FRIO QUE VOU VIRO A CHAVE NÃO APERECE EPC E O DA BOMBA DE COMBUSTIVEL E NÃO CONSIGO LIGAR O CARRO . TENHO QUE VIRAR A CHAVE VÁRIAS VEZES PARA PODER ACENDER O EPC E PODER LIGAR O MOTOR. ISSO ,TAMBEM ACNTECE QUANDO PARO O CARRO E DESLIGO O MOTOR , DEIXO ESFRIAR E DEPOIS VOU DAR PARIDA NO MOTOR. O QUE DEVE ESTAR ACONTECENDO?

    • G. Lopes disse:

      Fernado,
      pessa seu mecânico para verificar o funcionamento do rele de potencia e conferir tambem a alimentação da central quando o defeito estiver acontecendo.

  6. minha saveiro 1.6 total flex 2006, oscila a lenta alguem sabe dizer oq é ?

    • G. Lopes disse:

      Marcelo,
      esta saveiro ta tendo alguns problemas com o sensor de temperatura da agua, o melhor a se fazer é o rastreamento para ver se não é ientificado o defeito.
      faça tambem uma limpeza no corpo da borboleta isso é muito importante.

      • Rafael Zimiani disse:

        Tenhu um problema com a oscilação de lenta da saveiro 1.6 total flex 8v .. assim que ligo ela fika
        oscilando a aceleração e quando saiu com o carro fica engasgando … Ja foi trocado filtro de gasolina e passado o rasther e o mesmo nau acuso nda …. se alguem puder me ajudar muito obrigado ….

        • ricardo jesus dos santos disse:

          minha saveiro2007 2008 quando abasteço com gasolina ela falha só com gasolina no álcool não ela funciona normal já ficou 5 dias na oficina e foi passado scaner varias vezes, ela ate pega mas quando vai sair é como se estivesse entupido os canos tenho q ficar acelerando ate limpar os canos

  7. valmir disse:

    alguem poderia me ajudar tenho uma saveiro 1.6 mi 2002 que fica ocilando na lenta na primeira partida e depois tenho que frear o motor para manter a aceleracao normal porem depois de algum tempo desligo a chave e ligo ela volta ao normal o que sera que acontece??

    • Guilherme Lopes disse:

      Valmir,
      já foi feito algum tipo de rastreamento?

      • valmir disse:

        guilerme o problema de oscilação do meu carro era sensorea trocados detonacao com temperatura ,agora o que acontece é o seguinte dou partida ele fica na rotacao baixa , desligo dou partida ele pega normal e fica rotacao normal como eu desligasse ele e ele resstasse algum sinal , o que acontece ?

  8. Vinicius amorim disse:

    Ola amigo, primeiro quero dar os parabens pelo site. eh de mta ajuda.
    Bom tenho uma saveiro 2000 1.6 g3. acho q ela ja foi turbinada.

    troquei o cabecote porq o anterior era de um santana 2000. estava a alcool mas falhando mto.

    decidi so colocar gasolina. esta um pouco melhor. mas, nao mto.

    Com cabecote enterior ela andava mto. agora ela nao passa dos 170km/h. e o giro nao passa dos 6000

    Duvidas:

    *ela ta jogando oleo pra fora em duas velas. e tb pela tampa do cabecote. oque pode ser?

    *e qual a melhor configuracao de bico injetor pra colocar nela? qual o codigo? e que diferenca causa codigos diferentes funcionando junto. tipo: lwp 024 e lwp 044?

    *tem diferenca entre bicos alcool e gasolina?

    *e porq antes com o cabecote anterior ela dava 220 facil e agora anda mto menos?

    *e porq o RPM corta afinal?….

    desculpe por tantas perguntas… mas creio que uma deve puxar a outra.. abraco amigo, agradeco desde ja pela antencao

    • Guilherme Lopes disse:

      Vinicius,
      a questão do cabeçote é que alem do alcool ter um desempenho em questão de potencia maior que o carro movido a gasolina, seu carro provavelmente tinha um cabeçote preparado o que devia dar alguns cavalos de força a mais do que o normal.
      o fato do giro ficar cortando é na verdade uma estrategia da central para proteger o motor, ou seja para que o giro não utrapasse uma quantidade que prejudicaria seu motor a central limita o giro tendo em base uma media que te da seguramça e ao mesmo bom desempenho, no seu caso proximo dos 6000 giros.
      já o fato dos bicos, não me recordo exatamente qual é o bico injetor certo para seu carro, mas isso você acha facilmente na internet. A questão da diferença que você encotra em um bico ou outro é a vazão, pois um carro 1.0 precisa de uma quantidade de gasolina menor do que um carro 1.6 por exemplo, por isso é sempre ideal colocar o bico certo para seu carro, pois no seu caso se colocasse um bico de um gol 1.0 você perderia rendimento e muitas vezes o motor até mesmo falharia.

  9. Rodnei disse:

    Olá, boa tarde tenho uma Kombi 1.4 2008 flex. Tenho sérios problemas com a partida pela manhã escuto apenas uma rápida injeção de gasolina mas não é o suficiente depois disso fico tentando até pegar. Aguardo ajuda.

  10. Anderson disse:

    Bom dia meu nome é Anderson, Tenho um gol mi97 8 valvulas e a cerca de dois meses começou a dar difuldades na partida quando ligo ele a 1ª vez pega normalmente mas quando chego ao meu destino desligo o carro e volto a ligar tem dificuldes na partida a unica maneira dele pegar novamente é pisar fundo no acelerador e depois de 1,2,3 tentaivas ele liga normal já mandei em duas oficinas e nada foi passado scaner, trocado antichama, cabo de bateria, relé da bomba de gasolina falei com um amigo ele me disse que pode ser o sensor de temperatura do ar o que vcs acham?

  11. rodrigo disse:

    tenho um gol g iv ano 2006 flex.quando mudo de combustível (apenas do álcool para a gasolina meu carro fica morrendo e denora muito a pegar – mais de 20 minutos). ninguém consegue achar o problema. ja fui em autorizada vw e nada. O QUE PODE SER??

    • Guilherme Lopes disse:

      Rodrigo,
      provavelmente a relação ar/combustivel esta travando, leve em um mecânico e pessa para ele apagar os parametros auto-adaptativos e depois fazer um reconhecimento forçado do combustivel.
      Espero que isto possa ajudar.

  12. jose gilber henrique disse:

    saveiro bate pino em marcha lenta motor 1.6 flex c/km 50.000 obs: defeito desde nova conc.nao sabe que fazer. pergunto cabeçote de carro a alcool/gasolina sao iguais? se nao qual a diferença. No aguardo suas respostas abraços obrigado.

    • Guilherme Lopes disse:

      Jose,
      diferença existe sim, coisas como material, tamanho da camara de combustão, taxa de compressão e outras coisas mudam. Mas os carros flex tem um motor meio termo entre gasolina e alcool.
      Você abastece sempre no mesmo posto? já tentou usar uma gasolina tipo adtivado V power.

    • Guilherme Lopes disse:

      Jose,
      diferença existe sim, coisas como material, tamanho da camara de combustão, taxa de compressão e outras coisas mudam. Mas os carros flex tem um motor meio termo entre gasolina e alcool.
      Você abastece sempre no mesmo posto? já tentou usar uma gasolina tipo adtivado V power, Para fazer um teste.

  13. Lucas disse:

    Olá!
    Tenho um Gol G4 Power 1.6 2008 que funciona normalmente, mas não acende o EPC ao girar a chave.
    É normal???

  14. Lucas disse:

    Gostaria de saber se o Gol G4 Power 1.6 TotalFlex 2008/2008 também usa o EPC, pois ao virar a chave não acende nenhuma luz com essa indicação. E a luz da pressão do óleo demora uns 30 segundos para apagar após o motor em funcionamento. Isso é normal?
    Espero que possam esclarecer minhas dúvidas.
    Obrigado!

  15. Maicon Capassi disse:

    Kra tenhu uma saveiro surf 2009 e tb está com o mesmo problema!! Jah levei várias vezes na agencia… o kra fala q feiz limpeza no corpo da borboleta e tals… ae passa uns 5 mêses começa d novo falhar a partida!! Ave a Vw é uma merda memu!

  16. aguiar .rt442 disse:

    meu gol g4 1.6 demora a dar partida com motor quente

  17. Dougas disse:

    Bom Dia. Tenho uma Saveiro surf ano 2008. 1.6. Ela funciona normal. Mais apos 5 minuto com ela ligada, ela ja liga a ventuinha, a temperatura fica normal. sempre no meio. mais a ventuinha sempre fica ligada quase direto com o carro ligado. Isso é normal ?? Obrigado!

    • Henrique disse:

      Buenas tchê…
      O fato mencionado deve a uma das duas coisas que vou falar agora…
      Vc possui ar em seu sistema de arrefecimento ou a sua válvula termostática está travada fechada.
      Deixe-a 20 minutos ligada e desligue-a. Ponha a cabeça dentro do cofre do motor, mais precisamente perto das mangueiras mais grossas do sistema de arrefecimento e tente ouvir se elas estão “roncando”. Em caso afirmativo, significa que a água está em ponto de ebulição dentro das mesmas. Neste caso é bem provável que seja sua válvula termostática o problema…

  18. Alfonso disse:

    Gostaria de saber por que meu gol flex 2008 não pega de manha de jeito,mesmo abastecido c/ gasolia,sera o sensor de partida a frio? obrigado no aguardo de resposta.

  19. Alfonso disse:

    já mande verificar em 3 oficinas nâo resolve. O rastreamento nâo identifica o defeito

  20. tenho uma savera 2002 quando do na partida ela liga mais depois desliga o que sera q ta acontessendo ?

  21. tenho uma savera 2002 quando eu jiro chave ela liga e depois desliga o que sera q é ?

  22. alessandro disse:

    bom dia tenho uma parati 1.6 total flex ano 2007 , com ar e direção hid. ela pega, mas alguns segundos morre, a bomba de combustivel para de funcionar,, ai ligo denovo e ela pega muito bem, funciona alguns segundos e morre. ontem eu troquei um rele de cor verde que fica em cima da caixa de fiséveis, e o defeito acabou.. porem depois tirei o referido rele e o carro continuou funcionando bem, desliguei e liguei várias vezes e ate andei no carro e nada!! gostaria de saber se eese relee da bomba e se posso deixar sem ele.. aguardo ajuda e muito obrigado..

  23. Antonio Marcos disse:

    Boa tarde, tenho um gol g4 flex 1.0, usei alcool durante um ano, nunca tinha dado problema, usei alcool anidro misturado com alcool comum mais ou menos 8 vezes porque era barato,resultado: o motor começou a falhar, levei na oficina , foi colocado o scam, feita a limpeza dos bicos e troca das velas, ai blz voltou ao normal. 5 meses se passaram e eu resolvi colocar gasolina pq o alcool ta caro, enchi o tanque e fui viajar 470 km, e o desempenho do motor continuou blz, fiz a media, deu 15 km por litro, até ai blz.;
    O problema é que tanto frio com quente, eu desligo o motor e depois de 20 minutos ele não pega na primeira partida, so na segunda ou terceira no massimo, ai pode dar 100 partidas que ele ta normal.
    Obs: ja foi trocado o sensor de temp, a pressão da bomba de combust ta blz, mas quando resolvi tirar a flauta e colocar um papelão por baixo percebi que um dos bicos fica vasando será que o problema é só esse, ou pode ter mais coisas. Lembrando que o carro ta otmo pra andar, é a partida que me incomoda. Eu gostaria muito que me ajudassem a descobrir esse problema. Desde ja, eu agradeço a todos pela atenção. Obrigado!

  24. vitor hugo disse:

    Olá parabens,pelo blog, difícil hoje em dia alguém disponibilizar tantas dicas certeiras como vcs fazem!
    Tenho um problema com a partida do meu gol geração 3 ano 2003 1.6 totalflex. com 84000km rodados,faço sempre as manutenções (troca de oleo,correias, freios eletrica etc) porem recentemente venho notando uma certa dificuldade de dar a partida de manhã ( ja troquei velas,reparo do motor de arranque e bateria nova ) Preciso ‘as vezes dar na partida tres vezes consecutivas mantendo um certo tempo o motor de arranque acionado para ele finalmente pegar!
    O que pode estar acontecendo? Confesso que ainda não mandei limpar bicos injetores,pois tenho receio ,pois aqui na minha região (sul do pará) é carente de mão de obra especializada e tenho medo de desregular tudo! o que sera que esta acontecendo?

  25. Luiz Roberto Vivaldini disse:

    OLA,
    KOMBI 2008 , NAO PEGA DE MANHÃ ,

  26. Rodrigo disse:

    Minha Saveiro 2005 flex não pega no alcool pela manhã quando está frio, chega a acabar a bateria, alguem pode me ajudar?

  27. marcio simoes disse:

    bom dia tenho uma saveiro surf 2009 flex ja troquei motor de partida coloquei um defletor . mas quando o motor esta quente nao quer pegar e isola . quando piso na embreagem ai e que nao pega mesmo ja troquei tudo bicos ;cabos e velas filtr de combustivel;bomba e outras coisa .espero que min ajude pois nao penso em min desfazer dela obrigado

  28. lucas nogueira disse:

    Olá. caro amigo sou mecanico estou com uma saveiro 1.6 flex 2005 . o cliente reclama quando ela esta quente a partida fica mais longa . media a pressão da bomba e a msm estava com 3 bar na linha e 8 estancada mas quando desliga o motor ela caia pra 0 bar . ja substitui a msm porem ainda estava com msm defeito troquei o regulador de pressão ainda continua caindo pra 0 bar. mas ela so apresenta o defeito quando o motor esta quente. vc desliga ela se ja der partida pega de emediato se deixar parada por dez minutos ou mais a partida ja fica mais longa mas pega sem problema. ai o cliente reclama ja inutilizei alarme fiz de td sera que vc tem alguma luz pra mim? desde de ja muito grato

  29. Altenir Regner disse:

    boa tarde colegas
    tenho uma saveiro 2002 mod. 2003 super surf 1.6 ap a alcool de fábrica. Quando coloco ela em ponto morto ao chegar em uma lombada, ou parar no farol, ela fica acelerada, e ao andar devagar por exemplo da segunda marcha, ela fica dando pinotes. Já troque as velas, cabos, limpeza de bicos, sonsor de temperatura, colocamos no scaner, tudo ok. mas na teoria, na prática nao tem como ficar regulada. Mecânico não sabe mais o que fazer. Se alguem puder ajudar agradeço.
    Att. Altenir – Maravilha – SC

  30. Geraldo disse:

    tenho um gol g3,quando eu ligo ele frio o carro pega normal mas quando ele está quente desligo o carro e passa uns 7 minutos ele ñ pega mais tenho que esperar que o motor esfrie ja troquei o tbi e o problema continua.
    levei no mecanico ele scaneou e ñ acusou nada uns falam que é a bobina de ignição e outros falam que é o sensor…o que eu devo fazer?

  31. gobia disse:

    tenho uma santana quantum (89)
    a partida a frio não está funcionando o que pode ser.
    obrigado

  32. Moisés disse:

    Olá! queria opinião de vocês, pois tenho um Gol GIV 1.6 power motor AP 4 bicos ano 2008, pois antes de eu levar o mesmo para revisão, o consumo dele na gasolina era de 12 KM/litros na cidade, hoje ele não esta fazendo 10 KM/lintros na gasolina dentro da cidade. Porem levei no mesmo mecanico novamente e ele disse que a media de consumo do carro esta correta. já passou o scanner varias vezes e não acha nada de defeito, fez limpeza dos bicos, troca de velas e nada de reduzir o consumo, levei ne outro mecanico e ele passou o scanner novamente e não encontrou nenhum defeito.
    Queria saber qual é a média de consumo desse carro na cidade e na estrada e se esta correto o meu carro fazer só 9.6 KM/LT na cidade e 11km/lt na estrada.

  33. marce leal disse:

    tenho uma saveiro g4 2007, e quando estou andando ela apaga de uma hora para outra, ja foi levada na oficina e escaneada 2 vezes e nao acham o problema . pode me ajudar ok, fort abraco

  34. Alexandre disse:

    O meu carro estava com defeito nesse sensor uma parati 2004 flex o carro as vezes pegava a lenta abaixava e depois o carro morria depois dava a partida e o carro funcionava normal mais a lenta ficava oscilando foi feito a troca pelo mecânico e o carro voltou a funcionar normal.

  35. Diogo de Malhalhaes Rocha disse:

    vamos ver se alguem pode me ajudar…
    tenho um corsa gsi 1.6 16v ele vem faz dias com esse proble pela manha ou pode ser quando o carro esta frio ele liga mas fica se falhando e desliga, para que isso nao ocorra eu fico acelerando ele ja levei em varios mecanicos e autoeletrica e ninguem conseguio descobri oque esta acontecendo.. desconfio do sensor de temperatura que esta com a tomadinha meia frocha..
    falei isso para os mecanicos eles me disseram que esse problema so ia da quando o carro estivesse quente que nao poderia ser o sensor..
    entao fico no aguardo para ver se um dos senhores pode me ajuda..

  36. aranha disse:

    Oi ´saveira ano 2000 gasolina 1.6 oscilando na lenta , o que pode ser ?

  37. tenho um polo ano 2009 ele está com o segunte problema. quando giro a chave de partida para virar o motor ele tem dificuldade para fucionar. isso acontece com mais frequencia quando estou andando com o a/c ligado ou quando desligo e ligo trava e alarme

  38. Ricardo Henrique Vitti disse:

    OLA pessoal tenho uma saveiro 2.0 2002, fui trabalhar um dia ai ao sair do trampo fui no estacionamento e percebi que a luz de freio estava acesa. entrei dentro do carro estava td desligado mais ela continuava acesa. enfim quando dei a partida o motor virava normal e a saveiro nao pegava mais
    alguem sabe o que pode ser?

  39. Mauricio Lopes Miranda disse:

    Bom dia. Tenho uma Parati AP 1.8 2005 e to com um problema de dificil solução. O ponteiro da temperatura mesmo com o carro quente fica parado no zero, de vez em quando ele marca normal principalmente qdo desligo e ligo o carro mas cai logo em seguida.Já troquei sensor, soquete, fui em vários mecanicos e elitricista e ninguem resolve. E ai alguem pode me ajudar?

  40. Andre disse:

    Boa noite a todos! Tenho uma saveiro 2004 1.6 totalflex e esta com o seguinte problema:
    Qdo o motor esta frio o carro pega e qdo chega nos 45 graus ele apaga e nao pega mais, só apos uns 30 minutos tentando ele pega e ai esquenta e depois de quente pega mais fácil. Ja rastreei e não deu nada. Acontece que esta cortando corrente das velas. Alguem pode me ajudar? Obrigado

  41. sergio reis disse:

    Tenho um gol g3 1.6 / 8 v flex 2005. O meu problema é na partida a frio, principalmente quando estou usando o etanol tenho que dar até 5 partidas para ele pegar e firmar o motor . Sera que o problema é no sensor de temperatura da agua ?

  42. wesley viana viana disse:

    tenho um gol GV 1.6 flex ele fica ratiando na lenta quando acelero ele da uma ratiada e depois dispara ja troquei vela e cabo de vela e bobina e ainda continua do mesmo poderia me dar uma sugestão agradeço a sua atenção

  43. mauricio lobo disse:

    Bom dia,
    Tenho um saveiro 2007 apos ligar o veiculo algum tempo ele aumenta sua aceleraçao e dispara e nao volta ao normal quando e desligado e liga de novo volta ao normal,ja limpei bico troquei velas cabo e nao foi solucionado o poblema gostaria de ter uma informaçao para ver o que posso fazer para tirar este defeito deste ja agradeço.

  44. rafael disse:

    Tenhu um problema com a saveiro 1.6flex 07 ela oscila marcha lenta e ratia quando começo a andar com o carro .. falhando bastante , ja troquei vela filtro de gasolina sensor da borboleta e nda .. alguem poderia me ajudar ?

  45. Francinaldo disse:

    Olá, tenho um gol g4 ano 2007/2008, com um de uso ano ele apresentou o defeito de dificuldade de pegar inesperadamente logo ele voltou a funcionar normalmente mas, após esses anos o defeito retornou e com mais frequencia todos os dias, já foi feito testes de prache (Bateria, cabo, etc,). Por favor você pode dar uma sugestão do que pode ser este falha ao ligar. Obrigado.

  46. Ronny disse:

    Tenho um gol g3 AP 1.6 8V, lavei o motor e 2 dias depois ele parou de funcionar, ja troquei a bomba, bobina, rotor, junta de cabeçote e nada, ja a alguns mese ele demorava um pouco p pegar
    do a partida ele inciste um tempo parece que vai pegar com duas velas e morre de vez por favor se alguem tiver uma ideia me ajudem

  47. lourival disse:

    tenho um gol 1.6 -gasolina -2003 , todo dia pela nanhã quando vou ligar ele naõ pega , so depois de muitas tentativas ele pega , ja troquei a tampa do distribuidor, troquei as velas , e ele continua apresentando o mesmo defeito. alguem sabe o que pode estar acontecendo.

  48. itallo disse:

    TENHO UMA PARATI 00/00 AP 1;6 QUANDO LIGO O FAROL OU LIMPADO OU MESMO O VETILADO O PONTEIRO SOBE PARA 130GRAU MAIS A VERTOINHA PARTI NORMAL JA TROQUEI CEBOLHAO TRO BONBA AGUA SENSO TEPERA JA BOTEI ADITIVO JA TROQUI O ALTENADO

  49. alex disse:

    tenho uma parati track & e field 2007 1.6 AP…ESTOU COM UM POBLEMA NA PARTIDA A FRIO DELA…ELE NAO TA ACIONANDO (FUNCIONANDO) MAS O ELETRICISTA FALO QUE O MOTORZINHO DA PARTIDA TA FUNCIONANDO..SERA Q PODE SER O SENSOR DA TEMPERATURA????OBRIGADO

  50. Diego Dreher Dexheimer disse:

    Tenho um Saveiro Super Surf 1.6 flex 2007/2007. Quando fria, anda muito bem, tem potencia, mas quando está muito quente, o motor fica sem potencia, dificultando na arrancada e ela esta consumi ndo muito combustivel. ALGUEM PODE ME AJUDAR.

  51. cristiano disse:

    ola amigos tenho um problema com uma parati 1.6 total flex ano 2008/2009 ela só incomoda pra ligar pela manha e com o motor frio passei o escaner e ela acuzou voltagem da bateria q enviava menor q 12 v troquei de bateria mas pela manha o problema perçestiu ela pega e imediatamente morre tenho q insestir ai ela pega só açelerando no ultimo ainda com o motor pulando ai assim q pega ela normaliza e enquanto o motor esta quente ou morno ela pega normal sera q pod ser o mesmo problema de sensor?agradeço desde ja por sua resposta

  52. janilton disse:

    sou mecanico tou com uma savero ela joga corrente e para quem puder mim ajuda eu agradeco valeu:

  53. jameson disse:

    ola….. tenho um gol 1.6 ap 2007 power , quando comprei estava ocilando rotação 3.500giros e depois morrendo…… troquei o sensor de borboleta pelo o da original magneti mareli 130 reais, só que ainda continua pela manha com o mesmo problema depois de varias chaveadas ligando o carro por varias vezes e acelerando as vezes ate andand com o carro, morre e ligo novamente e o problema para e o carro estabiliza a rotação e para de morrer ai depois mas tarde da outra vez no mesmo dia. o q pode ser, pode me dar uma dica ficaria muito grato.essse problema me tira a paciência

  54. Kesley disse:

    Olha minha tenho uma saveiro ano 2000 2.0 ela ta com o seguinte problema
    ela liga normal mais ai tem dia q se vai liga ela, ela nao pega ai o motor de arranque fika ligado mesmo com a chave desligada pra ele desliga eu tenho q dar uma batida nele com o alicate
    ai depois ela nao pega mais oq eh isso? obrigado

  55. ricardo jesus dos santos disse:

    tenho uma saveiro 2008 e quando abasteço com gasolina ela falha tenho q ficar acelerando ate limpar o escapamento e de manhã tem q ligar ela e deixar funcionando sem acelerar e no álcool funciona normal

  56. ricardo jesus dos santos disse:

    há e ta gastadeira faz a media de 10 tanto com álcool ou gasolina isso é normal todo mundo fala q os deles faz 14 15 e ai já aproveitando tenho um corsa Wind 1000 motor mpfi e faz 11 com1l tenho um colega q tem 1 amo99 e faz 15 com gasolina

  57. Iago Lopes disse:

    eu tenho uma saveiro surf 2006 , 1.6 , ela parece nao estar desenvolvendo muito bem , o Carro demora um pouco para ligar tbm e parece qe nao conssegue manter a aceleração parece estar muito Fraco , ex. de primeira se nao tiver aceleração ele morre , e a arrancada tem qe acelerar bastante tbm !
    e tem um ruido quando abro o capô o barulho parece estar vindo direto da correia ! eu comprei ela tem pouco tempo , não troquei nada ainda , isso Pode ser o Oleo e a corrente ?

  58. sandro jose ferreira disse:

    tenho uma saveiro 2007 1.6 flex motor com um marchalenta perfeita ,,,mais quando vou sair pra andar o motor nao tem força …ja foi verificado ponto do motor ….escap entupido ,,,,ate passei rastreador ,,,acusou sensor de fase,,,trooquei o sensor e o defeito continuou me ajude a resouver esse pobrema caros amigos ,,,,,,fico agradecido pela ajuda desde ja obrigado,,,,,

  59. thiago disse:

    Bom tenho uma saveiro cross 2011 com 23000 km rodados . coloquei gnv e veio um problema, no gas roda redondo, mas não liga na gasolina de maneira nenhuma. so passa pra gasolina quando o carro esta andando ou aquece um pouco. tenho uma duvida, quantas sondas lambdas a saveiro cross tem, 1 ou 2?

  60. jameson disse:

    galera meu carro travou comando, ai não sei o por q meu mecânico acha que foi o filtro que é pequeno da boch, só que ele já vinha acendendo luz de oleo principalmente se ligase ele em lugar enlderado, mas to achando que a bomba ta ruim. ocorreu o trvamento no comando. minha outra pergunta é gol 1.6 power AP tem luz de epc………

  61. paulo disse:

    minha saveiro ja foi trocado o sensor de temperatura o de cor azul e continua do mesmo jeito so depois de diversos solo e que pega e ai?

  62. paulo disse:

    troquei o sensor de temperatura d,agua e continua do mesmo jeito demora pra pegar pela manha

  63. Mario Cesar Calsavara disse:

    Tenho uma parati CL 1.6 MI, 98/99, a mesma é chipada no alcool, foi colocado um reservatorio p/ injetar, comprei ela já chipada, após 2 anos de uso começou a ter problemas pra pegar pela manhã. Troquei moto sesor, troquei vela, troquei cabo de vela, troquei sensor de temperatura, mas não acbou por completo o problema, melhorou, mas agora voltou a ter problema pra pegar. Pode ser alguma peça mecanica ? Ou chipar não é correto e o certo seria voltar a mesma a gasolina ???

  64. neto martins disse:

    estou com um gol 98 ap 1.8, com dificuldade na primeira partida, e quando pega fica dando falta e pipocando até firmar, depois que esquenta acaba o problema, ja fiz vários testes, velas, regulador de pressão, potenciometro, verifiquei ponto, medi a bomba ela não segurava a pressão, troquei não resolveu, entre outros muitos testes, alguem aí tem uma dica.

  65. Antonio disse:

    Meu golf 1.6 2011 esta apresentando umas falhas aleatoria na partida, ocorre mais con o motor quente. Quando dou a partida é como se ela isolasse, neste momento chega a acender a luz do abs. Depois tento novamente e carro pega numa boa.
    Ja lixei os 3 aterramento que fica embaixo da bateria mandei o eletricista olhar o motor de partida e nada de resolver esse misterio cabuloso. Eu creio que o abs não tenha nada a ver com a partida.
    O que devo fazer?

  66. jameson disse:

    olá. parabéns pelo blog, GOL 1.6 POWER AP 2006\2207 ontem troquei aqueles dois sensores da foto, e nada o carro continua morrendo com o carro frio, já troquei sensor de borboleta pelo original magnetti marreli , e o carro continua morrendo sempre com o motor frio, troquei também a válvula de partida a frio, já foi passado scanner e nada, o pior estou tentantado vender o carro e as pessoas se assustam quando ver o carro mancando querendo morrer, já foi olhado o ponto do carro tudo ok, pressão da bomba também tudo ok, já foi testado o atuador de macha lenta ok também, já estou ficando doido de raiva, já pensando quer é coisa seria pois sou o segundo dono dele, percebi que o antigo dono vinha trocando essas peças deles pois não eram mais as originais, e pelo fato de não achar o problema decidil vender igual a minha situação.

    queria saber se podes me ajudar pois já estou a ponto de enlouquecer com esse carro …assim as vezes faz com o carro quente também fica mancando querndo morrer poder ser parte mecânica…

    forte abraço jameson santos espero que possas me ajudar

  67. Alan Ap disse:

    Olá, tenho um Gol G IV 1.0, este quando está com o motor normal funciona e consigo andar sem problema algum. Entretanto, quando ando com ele e o motor esquenta, se desligar não funciona mais até o motor esfriar por cerca de 30 minutos. Ele até funciona se logo que desligar, ligar novamente, mas fica oscilando e pipocando a aceleração e o pedal do acelerador não responde, quando responde ou o carro morre ou acelera falhando muito. Alguma dica sobre o que pode ser o problema, pois limpeza de bico já foi feita, troca de cabos de vela. Será que pode ser alguma peça eletrica?

  68. valdir w disse:

    tenho uma saveiro 1.6 a alcool 2002/2003 ela esquenta de mais e bebe muito e nao passa de 100km pode ser em 4ou5 marcha o que pode ser

  69. leandro disse:

    Ola tenho uma saveiro 2009 flex uso apenas gasolina, quando dou a partida ela liga a ventuinha do motor e as vezes ainda falha um pouco pra pegar esta assim a um dia… o que pode ser? grato pela atenção!

  70. aurelino disse:

    boa noite tenho uma parati 2011 1.6 flex quando dou partida demora para funcionar a qualquer hora do dia da impressão que a vela do primeiro cilindro da frente para traz esta encharcando a vela retiro a vela e esta com muito cheiro de combustível troquei bico e velas novas e continua falhando o cilindro

  71. kairo disse:

    estou com um problema parecido so que nao e so partida pela manha meu sensor nao tem 4 meses e troquei o regulado de pressao e mesmo assim continua o problema de partida tenho que dar uma 2,3,4 partidas para pegar .oq tenho que revisar para descobri o defeito tenho uma parati surf 2008 1.6 flex

  72. ALICE disse:

    Olá, tenho um Polo 2007 e toda vez que vou liga-lo e o motor está frio, é necessário dar partida pelo menos umas 3 vezes pra ele pegar. O que pode ser?

  73. ademir borba disse:

    Meu golf 1.6 2011 esta apresentando umas falhas aleatoria na partida, ocorre mais con o motor quente. Quando dou a partida é como se ela isolasse, neste momento chega a acender a luz do abs. Depois tento novamente e carro pega numa boa.
    Ja lixei os 3 aterramento que fica embaixo da bateria mandei o eletricista olhar o motor de partida e nada de resolver esse misterio cabuloso. Eu creio que o abs não tenha nada a ver com a partida.
    O que devo fazer?

  74. ademir borba disse:

    Meu golf 1.6 2011 esta apresentando umas falhas aleatoria na partida, ocorre mais con o motor quente e as veze friuo tambem. Quando dou a partida é como se ela isolasse, Depois tento novamente e carro pega numa boa.
    Ja coloquei bateria nova, fiz serviço de motor de partrida e nada de resolver esse misterio cabuloso.
    O que devo fazer?

  75. felipe becker disse:

    Tenho uma saveiro super surf 2004, quando esta com o motor frio ela liga normal ando cerca de 1 a 2 km ela apaga, espero alguns segundos ligo de novo, ando mais um pouco e apaga, dai posso andar o dia inteiro que nao acontece mais nada. Ja levei em varios mecanicos passaram o scaner mas nao acharam nada. Alguem pode me ajudar?

  76. fernando disse:

    Tenho uma saveiro g3 2003, esta com problema de aumento de temperatura, pela manhã andei 5 km ai aumentou a temperatura, ja foi visto que bomba d´agua e termostatica não são o problema..

  77. Cristiano disse:

    Tenho um Gol GIII 1.6 power, ele funciona normalmente, depois de um certo tempo andando a temperatura ocila de 90 a zero grau de uma hora pra outra e vice versa e fica nessa ocilacao sem para , o que pode ser?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: