Tempo de injeção X Sinal da sonda lambda

Publicado por Guilherme Lopes 

Na reparação de veículos como em todas as profissões existe técnicas que se bem aplicadas facilitam e muito o trabalho, o teste de tempo de injeção X sonda lambda é um deste procedimentos que nos da meio caminho andado para diagnosticar um possivel defeito no funcinamento do motor.

Leia Também:

Sonda Lambda: Saiba Mais

25 Dicas de Procedimentos Mecânicos e Elétricos Para seu Carro

Vela de Ignição: Tipos de Defeitos mais Comuns

                       Fangio

O sinal da sonda lambda (sensor que mede o nivel de oxigênio nos gases do escapamento) é medida em milivolts (mV) e varia entre 50 a 900 mV de acordo com a concentração de Oxigênio nos gases, por sua vez o tempo de injeção (TI) é medido em mili-segundos e corresponde ao tempo que a válvula injetora (bico injetor) fica aberta ou seja o tempo que a Central (U.C.E) permanece com o bico energizado para que o combustível seja pulverizado dentro da câmara de combustão.

O TI (Tempo de Injeçao):é calculado pela central usando como base as informações dos sensores espalhados pelo motor, e alterado a medida que a sonda lambda envia um sinal informando que ocorreu uma alteração na mistura ar/combustível. Esta correção ocorre a todo momento sendo ignorada somente quando a sonda ainda não atingiu sua temperatura de trabalho (300 C°), em acelerações em plena carga ou em desacelerações. Quando a central recebe um sinal menor que 300 mV ela entende que a mistura esta com pouco combustível ( mistura pobre) quando isso ocorre a central aumenta o tempo de injeção para que haja a estabilização da mistura, e quando a U.C.E recebe um sinal maior que 600 mV a mesma sabe que a mistura esta com mais combustível do que ar (mistura rica) fazendo com que o TI abaixe para corrigir a mistura.

Se dominarmos estas informações acima podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico, são elas:

  • Tempo de injeção normal e sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV:Se o TI estiver dentro da faixa especificada pelo modelo do carro e a sonda estiver variando a tensão entre o maximo e o mínimo, podemos dizer que a mistura ar/combustível esta sendo bem controlada. 
  • Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 600 mV:  neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por.

-Correia fora do ponto,

-Catalisador entupido, (leia esta dica:Chevrolet Montana 1.8 Flex: Baixo Desempenho e Motor não Abre Giro)

-Regulador de pressão furado,

-bico com vazão acima do normal,

-problema no sistema de ignição (peças como velas, cabos, etc. ruins)

- outros..

 

  • Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:

-Problemas de baixa pressão na linha de combustível.

-Bicos injetores sujos.

-entrada de ar falsa

-outros.

Todos estes parâmetros podem ser obtidos com o uso de um multímetro, basta o mesmo ter a função de mili-segundos, ou até mesmo com um scanner você pode conferir estes dados.

Gostou desta dica? quer acrescentar alguma dica ou ficou alguma duvida? use a sessão de comentários no fina desta página do Dicas Mecânicas, que fica no final da pagina.

 

    -

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Materias

Comentários

137 Comentários para “Tempo de injeção X Sinal da sonda lambda”
  1. ricardo disse:

    meu corsa wind EFI 1995 1.0 esta sem continuidade no fio+ do sensor de temperatura da agua oque eu faço pois o mesmo so pega com o pedal do acelerador no final do seu curso

  2. EDSON PEREIRA DOS SANTOS disse:

    Boa noite amigos, gostaria de uma grande ajuda. Preciso regular os tuchos de minha kombi ano 98 gnv/gasolina. Só que eu não tenho o manual, gostaria de saber se vcs tem este manual e se podem mandar por e-mail pra mim. Ou então me falem a medida que eu faço, pois eu tenho as laminas de calibragem.
    Muito obrigado. Aguardo respostas!!!

  3. Marcelo Okamoto disse:

    Tenho um Palio Weekend 1.6 16V 98/98,e estou insatisfeito com o alto consumo de combustivel dele,por isso estou querendo instalar um kit de conversao de combustivel,mas nao tenho muitas informações sobre o assunto a duvida seria se relamente eu estaria economizando ou se estaria detonando de vez o meu carro?Visto que o carro está com média de 5.5km/litro, na cidade e de 7.0km/litro na rodovia,já me disseram até que poderia ser catalizador entupido,por isso nao sei o que fazer.ajudem por favor…obrigado…

    • G. Lopes disse:

      Marcemo,
      não sou fã destes kits, creio que seria mais viavel verificar qual o defeito do carro pois esta medio esta bem abaixo do normal.

    • gabriel disse:

      boa noite eu lhe aconselho que troque sempre a cada 10.000 Km filtro de combustivel e filtro de ar e vaja a calibragem das velas de ignição ou a troca do mesmo com isso você tera um carro mais economico,simplis e facil.

    • robson disse:

      boa noite amigo persa para verifica u ponto du seu carro esta consumindo muito

    • ADRIANO disse:

      CARO MARCELO TENHO UM PALIO 1.6 16 VALVULAS COMPLETO NA GASOLINA ELE BEBE UM POUCO MAS O SEU ESTA BEBENDO MUITO O MEU DESDE 2005 QUE TEM QUITI GÁS NATURAL O QUITI DE GÁS NATURAL TEM QUE SER COMPLETO COM VARIADOR DE AVANÇO REGULADOR DE BICOS ETC SO PRA VOCÊ TER UMA IDEIA O SILINDRO DO MEU É DE16 METROS PARA ENCHER CUSTA 24 REAIS ELE FAZ 240 KILOMETROS VALE APENA O KITI GÁS

  4. lucileia disse:

    depois de uma troca de oleo 5w30mobil ,ele ficou fumasando e perdeu um pouca da potencia pelo o escape, logo ensequida eu fis nova troca ,oleo lubrax 20w50 . voltor a desenvolver normal mais a fumasa continuou. com cheiro de velA QUEIMA

  5. glayson cezar maia disse:

    ola amigo estou com um gol total flex ap 1.6 que ta o seguinte vc funciona ele pega normal o funcionamento mas com poucos minuto funcionando ele começa alterar o ti tempo de injeção e começa a trepidar as chega ate a morrrer causado pelo exesso de combustivel ja chequei o map ect central sonda lanbda e nada gostaria de ter uma luz

  6. Carlos A. Brandao disse:

    ola,boa tarde!
    tenho um palio 1.6/16v 98 e ele fica rateando qndo atinge sua teperatura normal.
    os cabos de vela,as velas,a bobina,sensor de temp. da agua,temp. do ar e o sensor de posiçao de borboleta sao novos,pois troquei a poucos dias.mesmo assim ele ainda rateia.faz isso qndo acelero,mas dpois de atingir alta rotaçao volta ao normal.o q pode ser a causa desse problema…
    o consumo aumentou bastante,e ele da um barulho tipo explosao.
    obrigado!
    conto c a ajuda d vcs!

  7. Willian Ferreira disse:

    Olá, tudo bem? Gostaria de uma ajuda por favor, tenho um palio 96 1.6 16 valvulas, e estou com um problema a 1 ano já. Meu carro depois de esquentar um pouco ele começa a oscilar a marcha lenta, já troquei atuador de marcha lenta, sensor atuador da borboleta e cabos etc..
    E assim mesmo não resolveu nada, agora depois de muita pesquisa propria vi que os fatores batem com o defeito da sonda lambda.
    E realmente um dia bati o escapamento e se desprendeu bem na saida do motor, então gostaria de saber se provavelmente seria isso a sonda lambda?
    Sem mais agradeço desde já…

  8. junior disse:

    tenho um palio 1.6 16v 96/97,a dois anos tento resolver um problema que ja passou na mao de dois mecanicos e tres eletricistas,o carro depois que esquenta nao pega mais ,vira pesado como estivesse com a bateria fraca,tenho que esperar cerca de 20 minutos pro carro virar normal ,ja abri o arranque tres veses,troquei todos os cabos que vao pro arranque,bateria.etc… ajude me por favor,valeu….!

  9. Mariana disse:

    Bom dia ! Amigos estou com 1 problemão !!!! Tenho 1 Classe A, e ela vive falhando, perde força até chega a morrer…. Já levei em vários lugares e ninguém acha o defeito… mecanico ou elétrico, troquei 1 mangueira q estava furada me disseram q era entrada de ar falso, o problema persiste… Será o caso de trocar a asonda ?

  10. Raimundo ferreira disse:

    Olá, tenho um palio EDX 1.0 96, quando estou com 4 pessoas o carro perde força e para fiz limpeza de bico e troca de filtros porém não resolveu o problema e o carro está com gasto excessivo de combustível. (gasolina) fazendo 7.5 por litro.
    Foi cogitado pelo mecânico a possibilidade de ser sonda lambda.

    Obrigado!

  11. JOSE CARLOS disse:

    Oi tudo bem ,Eu tenho um passat Alemão 95 Aut.ele esta com problema na aceleração na segunda marcha ,se pisa um pouco mais ele perde a força o giro do motor cai tenho que tirar o pé para retomar a força,já olhei sonda lambda ,sensor de rotação,sensor de força sensor maf,TBI ,só não olhei a bomba de gasolina ,quan ligo ele mantem entre 8 e9 mil RPM não segura em 10mil giro que é o normal

    • Guilherme Lopes disse:

      Jose Carlos,
      O melhor no seu caso é fazer um teste de pressão e vazão da bomba de combustivel. Pois se todas as peças que você falou estão funcionando corretamente, só falta desconfiar da bomba. Faça um teste e veja o que acontece.

  12. acelerador eletrônico pálio 1.8 flex não aceita comando no pedal depois do motor aquecido. A luz de anomalia acende. O corpo da borboleta foi trocado e o defeito persiste.O rastreamento indicou falha no modo ETC de emergência.O que significa?

    • Guilherme Lopes disse:

      Geoge,
      Provavelmente seu motor esta super aquecendo ou o sensor de temperatura esta com defeito , e por uma estrategia de segurança a central corta a aceleração para proteger o motor. isto se for etc de emergencia agora se for epc a historia é outra.

  13. Roberto disse:

    Boa noite. Tenho um passat alemão 96, mecânico. Desliguei o carro um dia de noite, no outro pela manhã, o carro não funcionava. Diagnóstico: Bomba de combustível. Aí começou minha dor de cabeça. O sr. da oficina recomendou que eu recuperasse a bomba por conta da dificuldade de obtê-la. Fiz. O carro funcionou, fui embora. Com poucos dias, o mesmo defeito. Troco a bomba, por uma bomba de Cherokee diesel. O carro não morria mais, mas ficava fraco e na segunda marcha, eu precisava parar, passar a primeira para ele continuar. Tirei a da Cherokee e coloquei uma bomba universal. O carro não me deixa no prego, mas continua com a mesma esculhambação. Não acho essa bomba, o carro já tá sendo mais mexido que não sei nem o que e como resultado, vão aparecendo defeitos que ele não apresentava. O que eu faço?
    Peço uma ajuda porque já querem vender o carro aqui na minha casa e não quero passá-lo para frente. Quero ficar com ele. Abraço e agradeço desde já. PS: o sistema de escape foi todo avaliado, não há furos, nada. Tud em perfeito estado. Falaram que poderia ser catalisador entupido. Acho difícil, pois na Europa, o mesmo carro roda cerca de 250.000km e não apresenta essa defeito. O meu tem 96.000km, único dono e sei toda manutenção que é feita nele. Abraço, pessoal!

  14. douglas soares disse:

    ola, boa noite…tenho uma saveiro 99, 1.6, ja coloquei no scanner,mas não resolveu, troquei a sonda tbm mas nào adiantou, no scanner aparece sinal muito forte da sonda, o que pode ser, muito obrigado desde de ja…

  15. serv car disse:

    meu problema com a regulagem tempo injeçao x sonda lambda os dois sinais estao alto TI 5.66 SONDA 978

  16. cristiano andrade disse:

    Boa noite, tenho um Gol G3,motor AP 1.6, e a lenta fica oscilando quando esquenta. Já troquei as juntas do coletor de admissão e TBI, verifiquei possíveis entradas de ar falsa pelo hidrovácuo e respiro, troquei o motor de passo, mas continua. Ponto está normal, mas se atraso ele para de oscilar. Alguém tem uma dica?

  17. Flavio Carvalheira disse:

    Tenho uma Palio Weekend Adventure 1.8 8v flex 2005 e ha mais de ano enfrento um sério problema de consumo. Alguns problemas/fatos foram notados após a troca da bomba da embreagem (coincidentemente ou não):

    1. Aumento do consumo, sendo que o carro está fazendo o mesmo consumo com qualquer combustível (álcool ou gasolina), entre 5 e 5,5km/l na cidade com ar o tempo todo;
    2. Demora de quase 1 segundo para baixar a rotação, durante as trocas de marchas;
    3. Durante algumas trocas de marcha, principalmente quando solicito mais do carro, ele passa quase 2 segundos para de fato responder (levantar a frente), fica como se eu não estivesse acelerando;
    4. Desde que começou com este defeito, tenho andado basicamente com álcool (já que ele consome a mesma coisa, o álcool é bem mais em conta), e curiosamente desde então ele não mais solicitou que eu completasse o nível de gasolina no reservatório de “partida a frio”.
    5. Das vezes que enchi o tanque somente com gasolina, o carro fica muito difícil de pegar pela manhã (como se tivesse encharcado), e o exala um cheiro muito forte pelo escape;
    6. Algumas vezes em rotação baixa ele fica dando “pinotes”, principalmente na primeira marcha.

    Durante este um ano de anomalia, eu já efetuei a troca das velas, limpeza dos bicos, troca de todos os filtros, substituição da sonda lambda, porém nada disso resolveu o problema.

    Eu já li em alguns posts que a parte de “pinotar” em marcha lenta e não responder direito ao acelerador tem a ver com o potenciometro do corpo da borboleta destes motores GM/Fiat 1.8. Não sei se influenciaria também na questão do consumo e de não estar reconhecendo o combustível usado (é o que parece com a questão de consumir a mesma coisa no álcool e na gasolina), mas não sei mais o que fazer.
    Já levei em duas oficinas diferentes (todas bem conceituadas) e nenhuma conseguiu resolver o problema.
    Muito obrigado pela ajuda!

    • Ivan disse:

      Tenho um palio fire 1.3 flex que está apresentando os sitomas identicos ao carro di Sr Flávio Carvalheira,estes:
      Tenho uma Palio Weekend Adventure 1.8 8v flex 2005 e ha mais de ano enfrento um sério problema de consumo. Alguns problemas/fatos foram notados após a troca da bomba da embreagem (coincidentemente ou não):

      1. Aumento do consumo, sendo que o carro está fazendo o mesmo consumo com qualquer combustível (álcool ou gasolina), entre 5 e 5,5km/l na cidade com ar o tempo todo;
      2. Demora de quase 1 segundo para baixar a rotação, durante as trocas de marchas;
      3. Durante algumas trocas de marcha, principalmente quando solicito mais do carro, ele passa quase 2 segundos para de fato responder (levantar a frente), fica como se eu não estivesse acelerando;
      4. Desde que começou com este defeito, tenho andado basicamente com álcool (já que ele consome a mesma coisa, o álcool é bem mais em conta), e curiosamente desde então ele não mais solicitou que eu completasse o nível de gasolina no reservatório de “partida a frio”.
      5. Das vezes que enchi o tanque somente com gasolina, o carro fica muito difícil de pegar pela manhã (como se tivesse encharcado), e o exala um cheiro muito forte pelo escape;
      6. Algumas vezes em rotação baixa ele fica dando “pinotes”, principalmente na primeira marcha.

      Troquei a sonda lambda,pois foi detectado no scanner,mas permanecem os sintomas.
      O Flávio já conseguiu resolver o problema dele?
      Alguém consegue me ajudar ?
      meu email ivancyan@hotmail.com

    • Bruno Reis disse:

      Olá Flavio e sobre a sua Palio Weekend Adventure 1.8 8v flex 2005 eu tenho um siena 1.8 2005 flex que está apresentando a mesma falha que você relatou na sua Weekend eu queria saber se você conseguiu resolver o problema e se conseguiu o que você fez para resolver ? talves pode ser a solução para o meu.

    • Flavio disse:

      Boa tarde, Gostaria de saber se vc resolveu o seu problema com a palio weekend, pois tenho o mesmo problema, gostaria da sua ajuda. Obrigado

  18. andre silva disse:

    corsa 96 1.0 monoponto dando ecessoe esta fraco ja fiz cabeçote ja troquei tps ja regulei o bico troquei abomba regulador de preçaõ sensor de tenperatura da ingeçao e continua dando acesso meda uma ajuda ai porque ,ja naõ sei mais oque fazer.

  19. Marco disse:

    Boa tarde !

    Tenho um Corsa 2000 1.0 8V, foi passado no aparelho Raster e detectou que o tempo de injeção está muito alto (entre 2150 – 2500 ), ja testou o sensor MAP e trocou a sonda e quando acelera, a sonda lambda vai acima de 7000, isto esta muito estranho e ninguem concegue detectar o problema. vcs poderiam me ajudar?

    Obrigado !

    Sds,

    Marco

  20. Luis antonio disse:

    Tenho um Passat alemão ano 99 automatico à pelo menos 2 anos otimo carro mas quando começou a acender e a emitir o sinal do Abs eu mandei trocar as lona de freio,mas o sinal não apagou mais,pois é so girar a chave no contato e lá está ele. Em seguida trocamos todo o oleo do sistema de freio,mas não obtive resultado. Na primeira partida ele não da sinal mas é so o carro esquentar ele não desaparece, gostaria de saber possivel solução
    Outra é quanto a aceleração, pois quando estou em movimentoe tiro o pé do acelerador a rotação cai e chega a desligar o motor , já troquei bomba de combustivel mas nada adiantou, Preciso de uma solução para este probrema pois as peças não são baratas. GRATO .

  21. MARCELO SILVA disse:

    BOM PESSOAL…. TENHO UMA SAVEIRO 1.6 ANO 99
    USO ELA PRA SOM…..POR ISSO TENHO 3 ALTERNADORES DE 120 AP.
    QUANDO ESTOU FAZENDO FESTINHAS (RSRS) TIPO O CARRO FICA NA MACHA
    LENTA UMAS 2 HRS DIRETO PARA MANTER AS BATERIAS….DIREPENTE CAI DE 1000
    GIROS PARA UNS 400 GIROS…. E NÃO ADIANTA ACELERAR Q ELA NÃO ACEITA
    PASSEI APARELHO E DEU SANDA LAMIBDA….COMO JA TROQUEI VARIOS SENSORES AGORA ESTOU COM MEDO DE TROCAR + ESSE..BOM É ISSO AI
    DESDE JA AGRADEÇO A TODOS VALEUUUU

  22. paula disse:

    tenho uma parati 1.0 16 val 1999 ,ja troquei bomba de combustivel e ela ainda morre ,me ajude nao sei mais o que fazer

  23. paula disse:

    tenho uma parati 1.0 16 valvulas 1999, ja troquei a bomba de combustivel e ela ainda morre,me ajude

  24. MARCOS disse:

    tenho um corsa 1.0 mpfi 4 bicos ano 97, estou com um proplema cabeludo.
    ele perde potencia, passei o scaner , ele dis que e a sonda, circuito aberto
    nao sei mais o que fazer, troco o modulo?

  25. ivana monteiro disse:

    oi pessoal,gostaria de uma ajuda com um uno sx 1997 que esta com a luz da injecao acesa depois que fiacao da sonda encostou na chaparia do carro e queimou o fuzivel de alimentacao da bomba.Foi trocado o fuzivel alimentacao da bomba ,alimentacao voltou carro pega mas a luz da injecao fica acesa e no scanner aparece sensor de posicao da borboleta e sensor de temperatura que ja foi trocados apaga a memoria aluz apaga e o carro nao pega. Desliga a ignicao a luz acende e o carro pega normal mas a luz continua acesa.Espero que eu tenha conseguido esplicar o defeito e receber alguma ajuda.Obrigado a todos

  26. Jose Antonio Bastos disse:

    Tenho um Corolla 2003, que acabei de fazer o motor. De manha se nao esquentar o carro ele nao anda. Tenho que esquentar ate a temperatura atingir 25% da marca central. Isso ocorre tambem durante o dia se ele ficar muito tempo parado. Nao se tem algo a ver com a sonda-lambda, porem precisei soldar um dos fios do chicote que estava apenas enrolado.

  27. Jose Antonio Bastos disse:

    Corrigindo o email anterior e ja-bastos@uol.com.br

  28. Higino de Jesus disse:

    Olá moçada, alguém pode me ajudar?
    Tenho uma savero 2003 e o consumo de combustivel aumentou muito, levei ao mecanico e ele mandou trocar a sonda lambda, pois a mesma está com defeito.

    Tenho receio de comprar e não resolver , pois a peça aqui em Manaus é muito cara R$ 420,00.

    Será que é essa peça mesmo???????????

  29. ruan disse:

    se a sonda lambda estiver ruim o consumo de conbustivel do carro aumenta?

    • Guilherme Lopes disse:

      Ruan,
      com certeza pois a sonda é super importante para o controle da injeção de combustivel, quando a mesma envia um sinal incorreto para unidade de comando a mesma calcula o tempo de injeção de combustivel usando estes dados, o que em muitos casos pode fazer com que a central aumente o tempo de injeção causando um maior consumo.
      O que devemos observar é que na maioria dos casos o deifeto não esta na sonda lambda mais sim em outros componentes do motor.

  30. EDUARDO disse:

    AMIGOS PRECISO DE AJUDA…. TENHO UM PALIO 98 COM UM PROBLEMA , COMEÇOU ACENDENDO A LUZ DE IGNIÇAO NO PAINEL, E MORRENDO LOGO EM SEGUIDA, UM MECÂNICO AMIGO ACHOU SER A BOMBA, TROQUEI O REFIL, E NADA, CHAMEI UM MECÂNICO PRA VERIFICAR O PONTO E ESTAVA TUDO OK, ACHOU SER O REGULADOR DE VOLTAGEM TROCOU E NADA,,,,, CONTINUOU APRESENTANDO UM EXCESSO ABSURDO DE COMBUSTIVEL, PASSOU O SCANER, ACUSOU SONDA LAMBDA, TROQUEI E NADA, TROQUEI AS VELAS E NADA, MEU MECÂNICO NAO ACHA O PROBLEMA….. ALGUEM PODE DAR UMA LUZ…. FICO GRATO

    • Guilherme Lopes disse:

      Eduardo,
      pelo que relatou o carro esta funcionando novamente, mas com excesso de combustivel, certo?
      se for isto você pode esta conferindo se não há bico injetor travado aberto, é comum este tipo de bico dar problema.

      • EDUARDO disse:

        Olá Guilherme obrigado pela resposta…. olha o que tenho a dizer é que não sei qual o protocolo que usam para checagem de um problema….. mas meu carro precisou passar por 4 oficinas isso é 4 guinchos sem contar que troquei a bomba de gasolina, filtro de gasolina, o sensor de rotação, o sensor de temperatura, cabos de vela, velas, troca de chip e processador do môdulo de injeção , três trocas de oleo e filtro, pelo excesso de combustível que desceu para o carter até que………… em uma luz o ultimo mecânico quase jogando a toalha resolveu testar o sensor MAP………… Bingo…… aleluia sei lá…a ultima troca, o motor funcionou redondinho. Fiquei espantado e pasmo com a falta de preparo dos profissionais em diagnosticar um problema, acho que deveriam rever seus conceitos pois todos pareciam super seguros no que diziam e eu só gastando dinheiro, sem diagnosticar nada, na verdade eram TROCADORES DE PEÇAS….. assim até eu rssss……..
        abraços amigo

    • marcos sc disse:

      veja se a mangueira do map n esta entopida ou aterramento do motor

  31. laercio disse:

    meu tigra as veses demora para pegar,principalmente quando desligo o motor e demoro um pouco para dar nova partida,depois que pega é uma maravilha; gostaria que alguem me desse uma luz sobre este poblema que fas o carro demorar para pegar?

  32. ricardo antunes sgarbi disse:

    ola tenho um calibra da gm e persebi que de um tempo pra ca ele vem consumindo de mais 5km na cidade e 8 ou 9km no asfauto.troqei o filtro de gasolina e a bomba melhoruo o problema q ele tinha q nao pegava na primeira mais continua gastando bastante o cano de descarga dele e modificado e a sonda lambda esta estragada isso eu verifiqei com serteza pois esta qebrada .eu tive em vectra gsi cujo motor era o mesmo e esse carro fasia até 13.8 no asfalto e 9 na cidade. qero saber se esses problema q eu relatei soa a razao do auto consumo do meu carro . desde ja agradeso.

  33. victor disse:

    ola pessoal tenho um gol bola 96 cli 1.8 o carro é excelente mais o consumo de combustivel esta muito alto e quando ligo de manha ele falha muito e sob um cheiro estranho gostaria de saber o q devo fazer pra melhorar esses aspectos

  34. Greg disse:

    ve se vc pode me ajudar tenho uma xj 97 a dois anos e ela sempre foi muito beberrona media 3,5km/l cidade e 6,5km/l estrada andando de boa tenho oficina e trabalho com mecânica a mais de 20 anos mas devido ter poucas xj e outras na minha cidade que é São Vicente
    comecei a conhecer o carro só quando comprei a minha depois de um grande desfalque na minha conta devido o grande gasto de combustível resolvi declarar guerra a xj logo que comprei o carro fiz uma pequena revisão oleos filtros etc… testei os sensores e tudo ok mas a uns 15 dias atras quando comecei a revirar ela do avesso achei o sensor de temperatura do ar queimado dando uma resistência infinita achei q tinha resolvido ne!!!mas q nada continuava gastando muito comprei um hallmeter instalei e ai começou a aparecer mais coisa logo que ligo o carro a resposta da sonda é de 1,1v normal ai começa a aquecer e vai estabilizando cai para 0,8v 0,6v ai despenca para 0,1v 0,0v na 1° sonda ai começa aquele cheiro de gasolina no escape pq com a informação de mistura pobre o tempo de injeção aumenta muito o mais engraçado é se eu desligar o fio que leva informação ao modulo e deixar só a sonda ligada direto no hallmeter ela trabalha normal em media 0,6 0,7v basta ligar o fio que vem do modulo na sonda cai para 0,0 0,1v a das umas variadas até 0,3 mas predomina 0,0v o fio que vem do modulo quando não esta ligado a sonda me da uma leitura de 3v é normal???na 2° sonda a leitura é normal será que o modulo ta com problema????abri todo o chicote até o modulo mas não achei nada….onde posso conseguir informações técnicas para comparar tenho aquele manual de reparo xj mas as informações não são especificas em relação a parâmetros de do modulo….ve ai oq vc acha ja to pirando….mas vou ganhar essa guerra rsrrrsrsr!!!!falow abraço….

  35. Jean disse:

    Quero saber quantas sondas labdas são usadas no corolla 96 1.8 16V???
    E de quantos fios elas são???

  36. emerson lai disse:

    cara tenho um passat alemão 95 ele ta com os seguintes sintomas o giro dele tá em 7,5 não sobe nem a 8 e tá parece embrulhando oque pode ser mais provavel que seja obrigado

  37. Everson Thomaz de Assis disse:

    Tenho um corsa sedan joy 2003, quando estou dirigindo as vezes aparece no painel um desenho de um carro com uma chave de boca e ai não posso ultrapassar 4000 mil giros que na 5° marcha na velocidade de 110Km/h o motor começa pular e enquanto não abaixo a velocidade e os 4000 mil giros não para de pular e não desenvolve a aceleração. Alguem pode me ajudar? Pois todos dizem que é problema de módulo de injeção, havendo necessidade de substitui-lo. Preciso ter certeza, porque a troca do mesmo fica muito caro

  38. devaldo disse:

    tenho um palio 96 1.0 em vez em quando ele afoga do nada o que pode ser
    ja troquei atualizador de macha lenta sonda lambda regulador de pressão bobina velas e nada

  39. tenho um fiet uno 2009 modelo 2010 ele de poucos dia começou uma exprosa no escape parecendo bomba o que pode ser esse tipo de defeito

  40. SANDRÃO disse:

    FALA AÍ PESSOAL,TENHO UM ASTRA SEDAN 1.8 8V ALCOOL E ELE ESTÁ SEM FORÇA,AO FUNCIONA-LO ELE DEMORA UM POUCO LIGAR O MOTOR EU JÁ MANDEI FAZER O MOTOR DELE,O MAQUINA FICOU NOVINHA O ÚNICO PROBLEMA É ESSE ELE FALHA MUITO DÁ UNS PIPOCOS NA DESCARGA FEITO BARULHO DE FOGUETINHO O QUE SERÁ?

  41. wendell gois xavier disse:

    peço carecidamente uma ajuda um toc especial do especialista pós eu comprei um classe A 2000 é o seguinte o carro ta normal ando quando esquenta ele começa a perde força ate corta a gasolina e o carro morrer quando eu volto a chave e ligo novamente ele fica normal vou me bora e cada vez mas ele vai perdendo força tem vez que ele nao passa de 20 km quando desligo a chave e ligo novamente ele volta o normal ando ando ae vem de novo fica sem força e morre.
    att. wendell xavier peço carecidamente uma ajuda e desde ja sou grato . P A R A B E N S… pela iniciativa do site

  42. EVANDRO E SOUZA disse:

    Amigos, tenho um siena 2003 1.8 só gasolina e o manhenho sempre com a manutenção em dia com cabos e velas novos, mas de alguns dias para ca vem apresentando baixa potência qdo acelero e sobretudo nas subidas. As vezes tenho que acelerar como se fosse em um motor 1.4. Não estou entendendo. É um motor gm 1.8 e ele deveria ser muito mais forte.
    Preciso de ajuda.
    Muito grato e no aguardo de um retorno seus.

  43. Gilmara disse:

    Olá, como faço para adaptar a sonda universal Bosch 4 fios no Corolla 2003 1.8 – 16v?

    Comprei uma sonda lambda da bosch c/4 fios, o vendedor disse que é universal, porém as cores não correspondem ela tem 1 cinza,1 preto e 2 brancos, a que está no carro é da DENSO tem 2 fios pretos 1 branco e 1 Azul.

    Alguém em qual ordem eu devo ligar os fios?

    Abraço.

  44. Gustavo Otenio disse:

    Bom dia senhores, é o seguinte, estou com um passat 95, motor ap 2.0 automatico. o carro da partida mas o motor nao entra em funcionamento. com o scanner mostra o TI alto, cerca de 35m/s o carro afoga e nao pega. ja foram testados:
    sonda;
    sensor de fluxo de ar;
    sensor de temperatura de agua;
    sensor de temperatura de ar;
    sensor de rotaçao;
    corpo de borboleta;
    pressao bomba de combostivel 2.5 bar e 6.0 bar com a mangueira estrangulada;
    continuidade de todos os fios ate o modulo;
    detalhe com a mangueiora de combustivel estrangulada (quase totalmente fechada) e com o corpo de borboleta em +- 6% o carro pega e funciona liso, se abria a mangueira apaga na hora e se soltar o acelerador tambem. me ajudem pois ja estou pra ficar louco. desde ja agradeço

  45. MARCOS disse:

    OLA ,,MEU UNO SMART 2000,ACENDE E APAGA A LUZ DA INJEÇAO TODA HORA ,.NAO AGUENTO MAIS VER A LUZ ACENDER E APAGAR ,,O CARRO PERDE UM POUCO A FORÇA QUANDO A LUZ ACENDE E QUANDO ELA APAGA ELE VOLTA AO NORMAL. E´´ ASSIM ATE´´ QUANDO ESTA NA MARCHA LENTA ..O QUE PDE ESTAR ACONTECENDO???POR FAVOR ME AJUDEM ,JA FIZ LIMPEZA DE BICO E NADA RESOLVEU.

  46. Boa Noite, caros amigos…
    Bueno, então, possuo um escort 96 1.8… Carro impecavel, comprei do meu tio que foi unico dono, tem 51 mil km, a questão é a seguinte, comprei um radio, mandei instalar, OK.! Se eu ligo o radio ele toca TODAS AS MUSICAS TRANQUILAMENTE, se eu estou andando com o carro o som se desliga O.o ou se reinicia, ou a musica tranca e mesmo eu removendo a frente do som continua trancada lá, somente resetando para normalizar, achei que fosse o radio, então comprei outro, mandei instalar e o problema persiste… Não sei mais o que fazer, levei em 3 eletrecistas na minha cidade e nenhum “filho da mãe” resolve, alguém tem alguma idéia? Ou já passou por problema semelhante, aguardo contato. PS.: O carro só possui alto falante nas portas e no suporte do bagagito, todos pequenos…

  47. … E mais um detalhe, já foi refeito o “aterramento” e o positivo vem direto da bateria O.o

  48. fabiano disse:

    muito bom essas dicas tenho um uno 1.6r mpi é uma novela pra andar
    eu pisso ele demora pra responder e agora até me alegrei anotei as dicas vou dialogar com meu mecanico com base nas dicas de vcs para ver si resolvo isso abraços

  49. cristiano disse:

    tenho fox e baixo rotacao e saida do cano de escape aqueci ate fica em brasa parece que vai pegar fogo

  50. Edson Lima disse:

    você tem Sonda Lambda para o Toyota Corolla ano 2006 , 1.6 , 16. válvulas??

  51. marcio disse:

    tenho uma kombi 2011 mod 2012, ela quando esta andando na cidade perde a aceleração e morre, dai eu espero um tempo e ela pega novamente ja fui em três oficina mas ninguem faz o problema sumir até mesmo a autorizada não deu jeito, ela so faz quando ela esta quente, o que eu faço ?

  52. geiflan disse:

    Boa noite,amigos, eu tenho um siena 1.6 16v. e esta bebendo muito e ta muito fraco.esta fazendo 4km por litro,o que eu faço?

  53. silvanio batsta disse:

    tenho uma palio weekend adventure 1.8 8v flax 2005/2006 troquei o escape dela porquer estava furado e estava ficando fraca , porem ela melhorou e depois caiu um pouco da potencia guando eu acelero muito na subida . ela ficou parecendo que estar escapando o ar , porem não estar. por favor manda um dica para mim .obrigado !!

  54. edmilson disse:

    boa tarde gostaria de saber porque a luz da injeção fica acendendo e apagando quando viro a chave e quando começa piscar nem adianta dar partida queo carro não pega gostaria de saber se tem alguma coisa haver com a sonda meu carro é um gol g3

    • Guilherme Lopes disse:

      Edmilson,
      geralmente quando a luz de injeção ascende o melhor procedimento a ser feito é o rastreamento, pois com este teste é possível verificar qual o motivo desta lampada ascender, facilitando muito a manutenção do seu carro.

    • valmir disse:

      oi este defeito pode ser o cod da chave esprementa a chave reserva

  55. Cledenilson disse:

    tenho um astra 1,8 a alcool, ele esta cortando giro muito facil em 2 marcha 70 km em 3 marcha 100 km e em 4 marcha so 130 km isso é normal????

  56. alberto disse:

    estou com um santana mi 2.0 97.e o mesmo acusa mistura rica 900ma travado na lenta.quando acelero o carro o valor oscila para 100,200,300 etc.sonda lambda nova.a antiga tinha o mesmo sintoma.ja troquei tps,atuador,sensor temp agua,sonda lambda,sensor map coloquei um usado e ficou a mesma coisa.as velas nao ficam carbonizadas.se alguem puder dar uma luz a gente agradece por aqui.grato

    • Guilherme Lopes disse:

      Alberto,
      tem algumas coisas que você ainda pode verificar:
      Pressão do combustivel alta
      Regulador de pressão furado
      Vazão dos bicos injetores
      e por ultimo se nenhum destes itens estiverem com problema, verifique com o scanner se o tempo de injeção não esta muito alto, pois isto também pode ser um defeito da central.

      • alberto disse:

        ola guilherme!!um detalhe que eu nao postei e que o cara que fez a retifica do motor santana mexeu no parafuso ajuste batente corpo borboleta no dia que fui retirar o carro.peguei algumas informaçoe na net e ajustei para 0,70 e resetei a centralina agora a sonda esta atuando mas quando o carro esquenta ela trava novamente em 900ma e so volta a funcionar com o carro em movimento.depois de feita a retifica eu ainda nao rodei nem 1000 km,tambem observei que as velas do cilindro 1 e 2 estao um pouco meladas de oleo.sera este o motivo da sonda ficar travando em 900ma ??grato e no aguardo

  57. MAIKEL disse:

    OLÁ PRECISO DE AJUDA, TENHO UM COROLLA 2003 1.8 E JÁ É A TERCEIRA VEZ EM 7 MESES QUE EXECUTO A LIMPEZA DOS BICOS… QUANDO LIMPO FICA BELEZA DURANTE 2 MESES, DEPOIS COMEÇA A FALHAR NOVAMENTE… O QUE TENHO DE FAZER, PROCURAR OUTRO MECÂNICO OU COLOCAR BICOS NOVOS?
    POR QUE ESTÁ SUJANDO CONSTANTEMENTE… JÁ TROQUEI DE PPOSTO, SÓ ABASTEÇO EM POSTOS CONFIAVEIS E O PROBLEMA CONTINUA…
    AGRADEÇO.
    MAIKEL

  58. nelis camargo disse:

    tenho uma montana 1.4 conquest 2008/2008 unico dono. aos 6 meses de uso apresentou falhas na alimentacao, ja que ao firmar determinada velocidade o motor parecia que cortava o combustivel, pequenas oscilacoes e continuas. se a velocidade fosse mantida o problema ia aumentando, se acelerasse o motor voltava ao normal. tirei o catalizador, troquei tbi duas vezes, cabos ce vela, todos os bicos e estou indo para mais uma oficina troRtcar o sensor map. conto com sua colaboracao.

  59. Manoel Antonio Souza da Cruz disse:

    tenho um corsa 94 1.0 EFI sempre acusa o mesmo problema a luz de advertência acende acusado uma mistura muito rica ,já foi trocado o catalisador, sonda lambda nova eo defeito persiste, o mecânico adianta e atrasa e vcorrige o ponto e nada de melhorias peço-lhe que me ajude . ateciosamente manoel.

  60. manoel antonio souza da cruz disse:

    tenho um corsa e.f.i 1.0 ano 94 esta dando o seguinte defeito a luz de advertencia acende quando fico parado em um farol e só apagando depois de algum rodando ou se desligo e torno a ligar o motor fiz o teste relampago e acusa o codigo 45 (mistura muito rica) e a todos os mecanicos que levo trocam isso ou aquilo e volta a dar o mesmo problema ja foi trocada a sonda,sensor de temperatura,diafragma do regulador de pressao, catalisador,e nada adiantou nao sei que fazer peço-lhe ajuda . atenciosamente manoel.

  61. ANDERSON disse:

    boa tarde a todos, estou com uma palio strada 1,6 16v sistema iaw abg,
    o carro fica com tempo de injeção alto e sonda mistura rica, cerca de 900 milivolts ,já fiz de tudo,
    conferi bicos, ponto, troquei sonda ntk, tps, iac e aterramento nada deu certo. vcs tem algum palpite do que possa ser?

  62. alberto disse:

    outro detalhe que observei e que o meu santana 2.0 gasolina esta com 4 injetores stk114 da stoik e na tabela eles sao para saveiro,parati 1.8.entao estive pensando.sera que a centralina esta aumentando o tempo de injeçao na marcha lenta para compensar a falta e causando a mistura rica ??porque o carro em movimento na carga a sonda esta atuando.

  63. marcos disse:

    a luz da injeção fica aceza direto o que posso fazer

  64. marcos disse:

    tenho um kadett gl 1.8 alcool a luz da injeção fica acesa direta o que posso fazer

  65. anderson disse:

    tenho um honda civic lx 2002, acontece que quando ando cerca de 20km ele comeca a afogar, passei o scanner nele acusou parte de injeçao, troquei o sensor de rotaçao dele mas continuou o problema, voces ja pegaram algo do tipo, pois nao sei se troco a bomba de gasolina agora

  66. Jean Faber disse:

    Boa noite!
    Tenho um corolla 96 e estou com um problema ele esta sem potencia pela manha quando ligo pela 1º vez no dia ele fica falhando até morrer e se eu deixar ele parado muito tempo ele falha e morre também! O que deve ser esse problema???

    ATT

  67. Deny disse:

    Boa tarde, tenho uma ford courier 2000/2000 motor 1.6 rocam, quando está em marcha lenta o motor fica normal, quando engato para arrancar o carro fica fraco e falhando, tiro o pé do acelerador volta ao normal, torno a pisar no acelerador o carro não desenvolve e quanto mais piso mais fraco fica… já troquei a bobina, cabo e velas (tudo original), só acontece isso quando rodo em dias muito quentes no transito de anda e para, oque pode ser? Será que é a sonda lambda?!
    Agradeço desde já!!

  68. felipe disse:

    quando liga o carro a luz da anomalia apaga quando acelera o carro a anomalia em seguida acende, colocamos o escani e da sinal rpm incorreto. corsa B sedan 1.0 8 .v 2002 .

  69. Jenildo disse:

    Ola amigos. tenho uma Cherokee 2.7 a diesel
    2004. está acontecendo o seguinte
    a luz da injeção não apaga
    passei a maquina e acusou
    sensor de massa de fluxo de ar
    troquei e dei um apaguei da memoria
    liguei o carro e continuou acendendo
    será cabos de fiação?
    não sei o que fazer, pois isso está afetando o giro do motor
    pois só vai até 3.000 mil giros.
    o que fazer?
    pois o carro não foi aprovado na inspensão por isso.

  70. joaquim disse:

    meu mercedes 220 cdi sport já teve problemas com centralina, levoou duas no espaºo de seis meses e agora não pega nem dá sinal nenhum, mudei bateria e ficou na mesma sem pegar nem dar sinal ..que poderá ser…ui

  71. hélio disse:

    tenho uma tucson 2008 16 valvulas 2.0 , se eu apertar um pouco mais o acelerador ela empaca não anda , em uma subida é que não vai mesmo ja troquei vela , troquei tbm a bomba e o defeito continua vc pode me ajudfar . obrigado !!!!

    • Lourival disse:

      Bom dia amigo, gostaria de saber se você já solucionou este problema, pois estou com este mesmo problema com minha Tucson.

    • RAFAEL NUNES disse:

      Amigo tenho uma 07/07 automática e fica assim depois de uns 40minutos com o ar ligado…. vc resolveu seu problema? peço que me ajude por favor

    • RAFAEL disse:

      Amigo tenho uma 07/07 automática e fica assim depois de uns 40minutos com o ar ligado…. vc resolveu seu problema? peço que me ajude por favor

    • volmar disse:

      Também tenho uma Tucson 2008 2.0 e está com este problema. se pisar mais falta força e não vai. você já teve solução para a sua? se puder me ajude ..

  72. Vinícius disse:

    Ola amigo.. Tenho um palio 1.4 fire 2010 e ele apresenta um problema de falha. Quando está na gasolina, acende direto a luz de falha no motor / falha na injeção e do ABS mas falha bem pouco ou nem falha, mas quando colo etanol falha muito, perde força e quase não anda.. e depois de 1 min. ou 2 acende as luzes que falei e funciona normal.. mas depois de um tempo volta a falhar. Já foi trocado velas, cabos de vela e filtro de combustivel. Foi passado no raster mas nao consta nada.. e ainda continua acontecendo.
    Será a sonda lambda?

    o amigo pode me ajuda? grato..

  73. Ricardo disse:

    UMA CORREÇÃO : CORREIA FORA DE SINCRONISMO jamais faria a central de injeção diminuir o TI e sim aumentar, O Modulo de injeção leva em consideração o sinal do MAP (Sensor de Pressão ) que nessa situação estaria informando valores acima do normal, consequentemente elevando o TI.

  74. Hamilton disse:

    Ola boa noite!tenho um palio 96 Ele ta morrendo as vezes ta fraco ta consumindo muito e esta muito acelerado na lenta ja troquei velas cabos filtro de conbustivel e nada me ajudem por favor!

  75. Vitor Rodrigues disse:

    Boas tardes, tenho um Fiat Uno (999) de1993, está dando problemas, não indica praticamente nivel de CO e também não indica valor Lambda, já troquei a sonda Lambda por uma nova , o sensor de temperatura de água, a cabeça de injecção , panela de escape e continua sem apresentar os valores referidos acima, agradeço a vossa atenção e se alguém me poderá informar qual o possivel problema, obrigado desde já

  76. elmo disse:

    ola amigao sou eleticista autos estou com um ESCORT EUROPEU ANO 93 CARBURADO MOTOR CHT NAO PRESTA FUNCIONAMENTO JA TROQUEI O DIRTRIBUIDOR DE IGNICAO COMPLETO COM CX BOB ETC ,O DISTRIBUIDOR ANTIGO DELE ERA DE 3 FIO COLOQUI UM DE 2 COM CAIXA 6 PINOS , ELE JA QUEIMOU 2 BOBINA A IMPULSORA K VAI DENTRO DO DISTRIBUIDOR ………….AGUARDO SE ALGUEM TIVER UM EMAIL K EU POSSA TIRAR OUTRAS DUVIDA ME MANDE …..AGRADECOS

  77. Edinho disse:

    Tenho um Gol GIII 2000 16 v. Na baixa o motor fica quadrado na alta responde bem, troquei cabo vela, medi a a injeção ta tudo ok mas continua quadrado, limpei a Valv sonda e o problema continua !!! pode me dar outro diagnóstico por favor ?

  78. anderson luiz disse:

    tenho uma strada adv 1.8 16v acendeu a luz da ingeçao direto fui a concesionaria fiat 4 vezes quando sai de la ta apagada corigiu o poblema ando 30km acende o carro fica sem força nao aguento mas ir a uma concesionaria e nao resolveo que eu faço

  79. alex disse:

    boa tarde. amigo estou com problema no meu palio. ano 2006/2007 luz da enjeção acessa. já troque velas cabo de velas sensor mapim sondalambida já fiz linpesa de bicos sensor de tenperatua. já não sei mais o que fazer… aquardo resposta. muiti obrigado

  80. ofina22 disse:

    boa noite, otimas dicas.e possivel dar dicas dos carros franceses.desde ja obrigado.

  81. Reinaldo disse:

    Tenho uma tucson automatica e por várias vezes na estrada ela corta a aceleração e se pisar no acelerador ela para, desta forma se faz nescessário apenas tocar no acelerador e ela prossegue apenas até a segunda marcha. Ja foi feito varios teste e não estão conseguindo descobrir o defeito, e dentre os reparos já trocaram bomba de combustivel, filtros, bicos e ainda nada, pois no haster nada acusa, o que pode ser? Muito obrigado se me ajudarem tucson 2.0 ano 2007 automatica.

  82. Pablo Caballero disse:

    Boa tarde! Tenho um Palio Weekend Stile 1.6 16V 98 a gasolina e gostaria de saber o que pode estar acontecendo quando o tempo de injeção está alto (5.66) e a sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV, pois está morrendo na reduzida quando está frio, apresentando consumo alto (7 km/l) e cheiro forte. Obrigado!

  83. David melo disse:

    Tenho um Ford ka 2009 1.0 8v motor zetecrocam
    Eli pega os quatro cilindros mais em sequida eli falha e nao acelera ai eu desligo um bico ai eli des para.

    Por favor alguem mi ajuda

  84. airton disse:

    E quando a sonda le normal os sensores tambem e o tempo de injeçao continua alto?

  85. EVERSON disse:

    TENHO UM CORSA WIND98 8V COM SEGUINTES PROBLEMAS QNDO MOTO ESQUENTA A PARTIDA DA UM SOLO IMENSO E FICA ENCHARCANDO OU SEJA JOGANDO MUITA GASOLINA PRA AS VELAS… JA VERIFIQUEI BOMBA OK, TROQUEI REGULADOR DE PRESSAO , COMPRESSAO DO MOTOR OK…
    OQ FACO AGORA AJUDEM-ME AGRADEÇO

  86. maurilio disse:

    tenho uma palio weekend adventure 2005 1.8 8v e a luz da injeçao acende o mesmo perde a força ou apaga ja testei tbi, troquei cabo de vela e vela, central, chicotes, limpezas nos plugues da tbi e do pedal do acelerador, gostaria de saber se tem alguem com esse mesmo defeito e como conseguiu resolver???

    • alexandre disse:

      Maurilio, em relacao ao palio weekend 2005 1.8 q vc postou q apresentava problemas de funcionamento, vc solucionou? Me conte como pois tenho esse mesmo problema, obrigado.

  87. roberto disse:

    to com um gol 1.0 97 8v tava com problema na sentral de injeção o carro estava em 80 100 kmh começava a cortar ai tinha q aliviar o pé para normalizer.
    so q agora esta com uma falha.(regulagem de sonda lambida 1)e o cliente saiu assim msm
    mas esta gastando muito combustivel,oque poderi ser. obrig

  88. Walter disse:

    Amigo, tenho uma Marea 1.8 16 2003, ela passou a apresentar um problema, ela entra em módulo de emergência, ou seja, ela está andando e derrepente pisca a luz da injeção ou desliga o motor do nada… mas, antes logo ao liga-lo, ele aciona a ventoinha e não desliga mais, fica dando excesso de combustível que dá para sentir as gotículas pelo escapamento. Já foi trocado sonda lambida, sensor de temperatura, cabo de aterramento, relê do ar condicionado, verificação de fusíveis, reparos da bomba de combustível, e até agora nada! Espero que você tenham alguma dica que possa me ajudar.

  89. dimas miranda disse:

    boa noite agora à tarde rastreei uma estrada 1,3 8v. 2005 estava con todos os parametros normais exeto o tempo de injeçao que normal seria no maximo 3,2 estava com 7,8 verifiquei pressao da bomba está com3,2 bar como o cliente estava com pressa e queria saber a razao do alto consumo pedi para que ele voltase no sabado para ter tempo de pesquisar as causas provaveis se voces puderen me ajudar com mais informaçoes eu ficarei muito grato dimas

  90. Eai tudo blz , tenho um problema com p meu tipo ie ,,,o bico da injeçao esta travando aberto .coloquei novo e ainda esta com o mesmo problema …o que pode ser ….

  91. edson disse:

    minha cherook tava parada a 6 anos.o motor pega bem anda uns 800 metros e corta combustível gostaria que me ajudem a fazer o que para que fique normal

  92. Gilmar disse:

    O meu corsa ficou coom o desempenho legal mas o problema naum era no sensor de temperatura era o catalizador entupido mas ele continua falhando na arrancada e eu ja troquei as velas voces tem alguma dica pra mim?

  93. DENISE disse:

    OLÁ!!!!!!!!! TENHO UM PALIO WEKEND ADVENTURE 1.8 2006, NAO AGUENTO MAIS GASTAR COM ESSE CARRO NINGUEM DESCOBRE O Q ELE TEM. A LUZ DA INJEÇÃO ACENDE, PERDE A FORÇA MAIS ISSO ACONTECE SÓ NA BAIXA QUANDO PEGO ESTRADA DIRETO SEM PARAR NÃO ACONTECE NADA SO SE EU PEGAR ENGARRAFAMENTO, QUANDO ACONTECE ISSO DESLIGO E LIGO NOVAMENTE ELE VOLTA AO NORMAL. JA FIZ JUNTA DE CABEÇOTE, TESTEI O CORPO DA BOSBOLETA, TROQUEI OS BICOS, E ATE PEDI PRA VE O CORPOM DA BORBOLETA E NADA ATE AGORA TEM BICO Q TA JOGANDO E OUTRO NAO ME AJUDE POR FAVOR NAO TENHO COMO GASTAR MAIS

  94. Ermelindo L Oliveira disse:

    Olá Guilherme,
    Possuo um gol G3,2003 8v, recentemente meu carro estava com funcionamento ruim, quando ligava sua lenta caia, fazendo o motor vibrar insesantemente, parecendo que iria morrer, levei para a oficina de injeção eletrônica, o profiss. realizou limpeza nos bicos, verificou velas, substiui os cabos e substitui a sonda lambda, alguns dias ele funcionou normalmente, mas agora o problema apareceu novamente o problema, só que agora durante seu desenvolvimento,quando ultrapassa os 60km/h, retornei ao profiss. e me disse que o problema é na Central. Tenho minhas dúvidas?? Será esta a solução?

  95. eduardo disse:

    tenho uma tucson 2007 ´por varias vezes ela perde a aceleraçao derrepente, cai de 100kmh para 60kmh ja troquei bomba, sonda labda, filtro e nada, nao sei mais o que fazer pois no raster nao acusa nada simplismente nenhum defeito, pesso uma ajuda por favor!

  96. eduardo disse:

    tenho uma tucson 2007 ´por varias vezes ela perde a aceleraçao derrepente, cai de 100kmh para 60kmh ja troquei bomba, sonda labda, filtro e nada, nao sei mais o que fazer pois no raster nao acusa nada simplismente nenhum defeito, pesso uma ajuda por favor! obrigado.

  97. Gabriel disse:

    acho que o mecanico me colocou mal a correia de distribuição , num focus 1800 tddi , o carro não corresponde .
    existe algum video ou informação se nos ensine a verificar se o motor está a ponto ?

    Obrigado

  98. rosemar disse:

    tenho uma palio weenkend 1.8 flex, ja faz 2 meses, que derepente parece que o motor ficou fraco, parece carro 1.000 ou ate pior… ja passou por 6 oficinas e nao conseguem descobrir.
    quando saio na 1ª e joga a 2ª em diante o maximo que chega e 80 km… o giro do motor vai ate 4000… nao sei o que fazer

  99. Ivo silva disse:

    Bom dia ; caros colegas: Estou com um Fox 1.0 flex com 45.000 Km que esta um pouco fraco , coloquei a minha ferramenta de escanear ; (não é uma ferramenta de top mas quebra o galho é um innova3160 ,)e percebi que a voltagem da sonda fica em 15mv direto , sem variação . troquei velas, cabo, filtros e troquei a sonda (original) . Resultado , quando passei o aparelho de novo para conferir , vi que estava a mesma coisa isto é travado com 15 mv . O que pode ser , tem alguma forma de testar isso para sabem onde esta o problema . desde já agradeço . Abraço.

  100. Adilson p de freitas disse:

    Olá, tenho um santana quantum 2.0 ano 96 só posso ligar ele sem acelerar, pega só na lenta ao pisar na acelerador ele morre como se estivesse faltando combústivel tem que deixar funcionando na lenta por 6 minutos após isso fica normal + com oscilações na lenta, isso pode ser o que…

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: