Você faz manutenção preventiva?

Publicado por Guilherme Lopes 

Quem nunca se deparou com uma buzinada do carro de trás e logo depois a advertência ” dá seta seu F#@%$¨&*P%$”, e quem nunca ficou na mão por causa de um pneu vazio, que atire a primeira pedra. Isso é bem comum no transito urbano mas este inconveniente é algo que poderia ser evitado com  uma perda mínima do seu tempo, tempo esse que poderia evitar até mesmo uma autuação de transito.

                   mulher_com_carro_quebrado

Você já ouviu falar em manutenção preventiva? e em Check List? é amigo isto existe e não é de hoje que se fala que estes cuidados preventivos só te traz beneficio, uma lâmpada queimada pode se transformar em uma multa, um amortecedor estourado pode danificar vários itens da suspensão, um carro desalinhado pode acabar com seus pneus em poucos meses, e por ai vai, diria que isto é uma corrente do mau pois uma coisa ruim vai puxando a outra até que você procura uma oficina e toma aquele susto com um orçamento exorbitante. chck list

AS chances de você pagar um mico na rua pode ser bem reduzidas se  você segue um Check List por exemplo, aquela listinha com os itens a ser conferido em determinada quilometragem e que vem em todos os manuais do fabricante e que provavelmente você nunca léu, pois é então resolvi listar alguns item que você mesmo pode conferir em casa:

1: Ítens a ser conferido semanalmente;

  • Agua do radiador
  • Limpador do para-brisa ( palheta e agua do limpador)
  • Calibragem dos pneus
  • Nivel do oleo do motor
  • Buzina

2: Itens a ser conferidos mensalmente

  • Iluminação externa e interna, sinalização
  • Fluido da direção hidráulica
  • Itens de segurança (extintor, macaco, triangulo, cinto de segurança)

3: Itens a ser conferidos anualmente

  • Bateria
  • fusiveis

Além deste tipo de verificação deve-se tambem fazer uma visita periódica a uma oficina de sua confiança para que seja conferido itens no qual so é possivel fazer com o uso de ferramenta e com a experiência de um reparador é claro:

  • Sistema de freios
  • Suspensão
  • Funcionamento do motor
  • Filtros
  • E vários outro

Se você quiser ter mais informações sobre mecânica preventiva e baixar um Check list completo entre so site Carro 100%, neste site contem até um treinamento de mecânica básica bem legal.

Até mais…

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Materias,Segurança

Comentários

12 Comentários para “Você faz manutenção preventiva?”
  1. Rodrigo Alesssandro marques disse:

    Tenho um fiat uno mille Ep meu carro tem oscilação na marcha lenta e tem baixo desempenho, já troquei a velas, bobinas fiz limpeza de bicos, troquei o rotador de asceleração, e nada resolvido oque será que pode ser isso?
    alquem me ajude por favor.

  2. marcus disse:

    preciso saber se os amortecedores do focus 2001 pega no fiesta street 98??

  3. MURILO disse:

    Gostaria de saber com quantos quilômetros é feito a troca do filtro de ar, correia dentada e óleo do motor de um Fiat Pálio 1997 edx 1.0, transito urbano.

  4. gilmar disse:

    sim sempre, e nunca fiquei parado, nem pneu graças a boa sorte eu furei, mas nesse ultimo fim de semana enfrentei 5 pontos de alagamentos e foi um sufoco , depois segui mais 10 km ate´ chegar em casa, mas no dia dia seguinte quando liguei o carro , ele esta acelerado , antes de levalo-lo para a oficina queria uma opiniao, meu carro e´ um golf 1.6 MI , tenho ele ja faz 4 anos e nunca tive problemas.

  5. Israel Santos Vieira disse:

    boa tarde, tenho um fiat uno mille 1.0 4p, com ar.
    é normal baixa o nivel de água do radiador, completei a água em um dia no outro dia já estava quase zerado. é nomal?

  6. ola pessoal tenho uma brava 1.6 16v, e todo santo dia tenho que completar a agua do reservatorio do radiador. ja troquei= reservatorio de agua, tampa do reservatorio de agua, radiador, um cano de agua do motor, abraçadeiras, e duas mangueiras. cabeçote não é porque o desempenho do carro esta normal e tambem a agua não esta se misturando com o oleo, e nem saindo pelo escapamento. alguem me de uma luz.. obrigado

  7. gostaria de saber como troco a correia dentada da h1 turbo 2005alguem tem o esquema agradeço

  8. como eu nunca troquei deste carro gostaria de masi detalhes de troca

  9. Alex disse:

    Senhores

    Sou proprietário do veículo astra sedan 2007 e tenho percebido uma alta de temperatura dentro do carro principalmente em baixo do painel frontal entre as minhas pernas.
    O que pode estar ocasionando isso?
    Certo do seu pronto atendimento desde já agradeço.
    Atenciosamente
    Alex

  10. Muller disse:

    como saber se os amortecedores da minha sprinter estão estourados

  11. Guilherme Pereira disse:

    Bom dia!
    Tudo bem?

    Meu nome é Guilherme, sou assistente de marketing numa empresa especializada em peças automotivas.
    Me disponibilizaram há algum tempo uma pequena verba para fazer marketing digital. Parte desta já está comprometida, contudo sobrou um valor que quero investir numa parceria com sites sobre automóveis como o de vocês.
    A princípio, a parceira será de forma mais modesta, contudo dependendo do resultado, consigo negociar uma verba maior. Por isso, desejo saber quanto custa para anunciar no site de vocês e quais formatos de anúncios você disponibilizam?

    Para entrar em contato comigo basta usar o email contato@serraf.com.br, caso deseje ligar, o número é 11-3674-8001 ramal 177.

    Aguardo retorno, e abraços!
    Guilherme Pereira

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: