GM Monza 93: Quando esquenta o motor não vira

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Ao darmos partida neste Monza com o motor frio ele pegava normalmente, mas era só esquentar que o motor virava pesado, chegando as vezes há nem funcionar.

CAUSA: Iniciamos os testes pela bateria, conferimos o nivel de carga e não foi encontrado nenhum problema, conferimos o alternador e tudo estava ok. Ao tentar dar partida direto no motor de arranque  não tivemos nenhum resultado.

Antes de retirar o arranque Eu faço um teste que muitos reparadores esquecem de fazer que é o teste de aterramento do Motor de Partida, ao conferir o sistema de massa do carro notamos que o aterramento da lataria estava ok mas o do motor estava deficiente (1.2 omhs) e no arranque estava ainda pior ( 3.4 omhs). Sendo que esta resistência só aparecia nestas proporções com o motor quente. Ao conferirmos os cabos negativos notamos que o terminal do cabo que é fixado na caixa de marchas estava bambo e muito oxidado.

SOLUÇÃO: Foi feito a limpeza e a solda dos terminais nos cabos e o problema foi resolvido.

É sempre bom  lembrar que os cabos tanto negativos como positivos saem de fabrica somente com os terminais pecados, e isto é um grande causador de problemas principalmente no aterramento. Por isso sempre quando tenho um problema assim, soldo as pontas dos cabos para que fique algo mais confiável.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em GM,Monza

Comentários

39 Comentários para “GM Monza 93: Quando esquenta o motor não vira”
  1. G. Lopes, concordo plenamente contigo. Limpar somente o terminal no fio ou então colocar um terminal novo, pode resolver na hora, mas o defeito retorna igualmente. Já, quando há a solda no terminal, além de um serviço impecável, o problema é “r e a l m e n t e” sanado.
    Sucessos!

  2. ALEX disse:

    Ola, eu tenho uma S10 2.2 96- estou com o seguinte problema a bobina de ignição queimou ai o eletrecista colou uma outra mas o modelo nao era o mesmo e teve que inverter a posição da ignição o carro funciona normal mas toda vez que da partida a frio vira pesado as vezes nem pega acaba com a bateria seria o motor de partida ou a bobina??? …ele me afirma que nao e a bobina que causa isso …

  3. PARANÁ disse:

    sou morador de Curitiba, mandei trocar algumas peças do monza, aconteçe que na cidade o carro ta andando normalmente, sem apresentar qualquer problema, ocorre que por duas vezes fui para o litoral, e no retorno o carro não sobe a serra de geito nehum, ou melhor as duas vezes subimos em cima da carroceria de um guincho da concessionaria. quando começa a subir a serra começa a falhar e não tem força.
    o meu mecânico já fez de tudo e não encontrou o defeito, o que devo fazer, é lógico que primeiro tenho que trocar de oficina mecânica, agora para qual?

    gostaria da ajuda de voces no sentido de tentar me solucionar este problema ou me indicar aqui em Curitiba alguem que realmente conheça do assunto.

    agradeço a ajuda de voces.

    • G. Lopes disse:

      Paraná,
      tem alguns problemas no monza que podem causar este defeito, a falta de sincronismo na correia dentada e o ponto de ignição são alguns deles, o outro e pressão e vazão da bomba de combustivel baixa.
      vá em um mecânico que seja copetente é claro, e pessa para conferirem estes itens..

  4. Américo Abreu disse:

    Reparei um motor da Mitsubishi l200 e foi necessario rectificar a cambota após de montado não pega o que será

  5. Gilberto Ponsoni disse:

    Este site me foi de muita utilidade, mas não estou conseguindo resolver um problema.
    Possuo um corsa MPFI 98. Foi verificado praticamente tudo.
    Quando o motor esquenta tem dificuldades de pegar. Existe mais setores para verificação? Qual seria o problema?
    Obrigado.

  6. LEONARDO P GOMES disse:

    GILBERTO,seu veiculo pode ter problema,no sensor de temperatura.ou até mesmo motor de partiada pois o mesmo quando quente,exige muita AMPERAGEM PARA A PARTIDA. e tambem a bomba de combustivél!

  7. LEONARDO P GOMES disse:

    AMERICO!!não lembro se este motor dieseel,usa polia fonica no virabrequinho ou é externa.se for no virabrequinho,pode ser que ao retificar,empenou o mesmo!ou até mesmo na desmontagem

  8. clovis disse:

    ola. Tenho uma S10 ano 96, e ela ta com um problema de ficar com aluz da injeção acesa,e falhando o primeiro cilindro.O mecanica disse que é a bobina, alguem tem um jeito de testar a bobina para poder me falar? obrigado

  9. fransuelen disse:

    temos uma parati mi 1.8 se da apartida o carro funciona mas se esquenta morre e não funciona mais ate esfriar de novo,ja foi trocado um monter de peça e não se consegue achar o defeito.

    • Rafael Ferreira disse:

      Olá Fransuelen, gostaria de saber se vc consegui resolver o problema da sua Parati, pois a minha esta com o mesmo problema e não consigo resolver.
      grato

  10. Gianfranco disse:

    Tenho o monza 95, o mesmo esta soltando água pela descarga e soltando fumaça, mas esta fumaça não é a mesma de quando o carro esta queimando oleo.
    A descarga não apresenta nem um residuo de oleo.
    Gostaria de saber o que esta causando esse problema.

    • kiko tairacar disse:

      Pesa para seu mecânico fazer o teste de cabeçote . para ver se esta empenado…
      da para fazer no local mesmo sem retirar o cabeçote. ele vai com certeza saber ok.

  11. o motor do vectra 2.0 ano 98 não quer pegar, depois que o cabeçote foi retificado, a valvula de pressão do oleo foi trocada, só da partida sem pegar, a luz do oleo não apaga, tem centelha estou achando que os tuchos não encheram de oleo o que fazer ?ou aluz do oleo apaga realmente quando o carro liga de vez. mas e quanto a pressão para chegar aos tuchos?

  12. gonçalves disse:

    o que acontece que a bubina do monza aquece tanto só que o carro anda normal náo falha não para o problema é que aquece muito e o fio que vai da bubina para o modulo aquece tambem será que pode ser os cabos de vela troquei o rotor melhorou um pouco porque antes estava cortando e o carro moria mais batia na chave pegava alguem pode mim ajudar grato jg

  13. esmael disse:

    tenho um monza gls 93 tubarão.Deu tamanho problema e não funciona,trocaram cobo de véla não
    resolveu, trocaram velas, não resolveu trocaram bubina da distribuição ,tambem não resolveu alguem pode me ajudar? pois estou doente e preciso do carro por favor. Obrigado.

  14. neide disse:

    tenho uma l 200 ,mandei retificar o motor ai o problema ficou na caixa de macha ,o carro tinha dificuldade de passar as macha ,so quando acelerava muito que passava ,agora o carro não quer dar partida. arrumo uma coisa e surge outra

  15. lucas palharini disse:

    tenho um astra gl que quando o motor esta quente demora a dar partida ele fika virando uns 15 segundos pra depois pegar ja foi trocado velas limpeza de bicos bobina cabos de vela bomba sensor de temperatura pasemos escanner e nao deu nada por favor me ajudem???????????

  16. tenho um Astra e funciona bem no GNV, porem na gasolina quando aquece passa a falhar
    qual a dica/
    obrigado
    Garcia

  17. wellington disse:

    tenho tbm um monza 89 a alcoool sempre de manhã dificil pegar sempre coloco gasolina no reservatorio e mesmo assim ellenão pega ai dou uma chupeta nele ai ele pega , mais engrasado que a bateria vira de boa maios ele não pega ai eu dou uma chiupeta ai ele pega o que sera grato

  18. kiko tairacar disse:

    Estou com monza 91 injecao de manha pega com muita facilidade mas quanto, mais esquenta a partida fica pezada . ja testei bateria ,motor de partida troquei 3 de nada adiantou cabo terras positivos comutador
    ponto motor, distribuidor , bobina . ,coloquei ate rele auxiliar nada ja nao sei mas oque fazer.isso aconteceu depois que troque a junta do cabecote . so que ja retirei ele outra vez para conferir altura e etc..
    de nada adiantou oque mas posso fazer….

  19. tenho um monza 94 gls mpfi de injeçao eletronica de manha ele pega facil, o problema começa quando esquenta, falha ate afogar e não pega mais, so volta a pegar quando esfria, por favor me ajudem não sei o que faser, ja fis de tudo e não resolveume ajudem!

  20. Emerson amaral disse:

    quando tento dar a partida no meu monza 89, começa com estouros como se fosse bombinhas e não pega de jeito algum, o que devo fazer?

  21. Antonio Carlos disse:

    tenho um Monza ano 90 1.8 gasolina, recentemente tive o seguinte problema: quando frio ele pegava normalmente, mas após rodar alguns kms. e o motor esquentar começava a oscilar, levei a um eletricista e ele colocou um cabo ligando a bateria a lataria do carro, isto resolveu o meu caso por que estavamos no inverno, mas agora que chegou o verão o problema esta voltando, ou seja quando frio pega na primeira, mas apos rodar alguns Km. sinto que o motor começa a oscilar, e caso eu tenha que parar por uns 5 minutos e sair, o motor demora a pegar, mas apos isto roda tranquilo, mas oscilando quando começa a esquentar.
    alguem saberia informar o que pode estar acontecendo ?

  22. ricardo costa disse:

    amigo tenho um monza ele frio anda bem mais guando esquente ele morre e e so eu desligar a chave na igniçao e virar denovo ele pega e anda mais i kilometro e morre o que pode ser isso

  23. Danilo disse:

    Ola agradeço a atenção tenho um monza 93 a gasolina, o que acontece de vez em quando simplesmente nao pega na partida o motor gira tudo mas nao pega ai da um tranco e pega, o carro funciona bem varias dias ai de vez em quando vai ligar nao liga, estou passando muito nervoso com ele pois nao tenho segurança de parar em qualquer lugar né, ja troquei vela, cabo de vela bobina, bico , bomba de gasolina, filtro de gasolina, modulo rei se puderem me dar alguma luz agradeço

  24. Celso disse:

    tenho um monza 1990, e a 03 dias estacionei na garagem , hoje fui dar partida e não pegou ,
    matei cargas de duas baterias mesmo assim não pegou e troquei as velas , os cabos de velas ,
    e mesmo assim não da nem sinal !!!!!!!!

  25. Cosme disse:

    Possuo um Monza ano 93 completo e, ao girar a chave de ignição, não é enviada carga para centelhamento na bobina de ignição. Poderiam me ajudar a resolver este problema, pois, uso o carro para trabalho e tá muito dificil sem ele.

    Grato.

    Obs: Apenas a gasolina ok

  26. alejandro hugo rocha soto disse:

    boa tarde, preciso de uma ajuda urgente, tenho um monza 93 1.8 alcool, e ele está apresentando um problema muito extranho, ele funciona normal um tempo, depois ele apaga, e o bico continua
    abrindo inclusive injetando combustivel, ele as vezes injeta um jato tão grande que enche a tbi e afoga o carro, já tentei de tudo, hey, map,bico entre outros e nada,já estou quase desistindo, o que poderia ser, já medi pressão da bomba, troque valvula de retorno, etc e está tudo ok 2 bar. p estranho é que o bico continua funcionando mesmo com o motor parado, alguém me ajude, obrigado galera.favor enviar respostas no meu e mail. alejandro3120091@hotmail.com

  27. jarbas disse:

    boa tarde.
    tenho um monza classic sedan de ano 87 alcool meu poplema meu monza pega bem mas apos do motor trabalhar até ele ligar a ventuinha e desligar normal mas se eu desligar o motor ele nâo pega mais motor quente nâo pega ja olhei o aterramento ta ok. mas eu nâo sei mais oque fazer pesso todas as judas que suber pufavor eu agradeço poi ja to quaze dezistindo do carro por causa dest motivo pois não queria porque eu gosto do carro.

  28. Guel Brasil disse:

    Eu tenho um Monza 93 Álcool já a um certo tempo porque amo Chevrolet- só que agora ele está com um pequeno problema; o carro estando frio pega normalmente, percorro grandes distan-
    cias, quando paro, o marcador de temperatura vai ao meio o carro não pega mais; aí só depois que
    esfria. Já troquei bomba de combustível, bobina, modulo rei, e nada; não consegui resolver o pro-
    blema. Preciso de ajuda.

    Abraços,

    Guel Brasil.

    • Guel Brasil disse:

      Depois de ter passado por poucas e boas com o meu Monza, achei a solução para o problema:
      Primeiro: verifique a pressão do sistema de refrigeração do seu carro; a bomba d’água deve es-
      tar começando a danificar-se; troque a bomba d’água.
      Segundo:procure um mecânico que tenha Scanner, ele vai detectar defeito no sensor de tempe-
      ratura que deve ser trocado juntamente com o chicote que liga-o ao sistema. Feito isso basta fazer as regulagens pertinentes; seu possante está zero bala novamente; o que acontece é que os carros fabricados pela Chevrolett com modulo de injeção eletrônica, quando chegam a uma temperatura igual ou superior a 90 graus, o sistema para de funcionar automaticamente, e enquanto o seu carro não esfriar novamente ele não pega. OK.

      Guel Brasil

  29. Joao Paulo Silva disse:

    Tenho um monza 86 OHC ele pega com facilidade quando esta com o motor frio , depois que ele esquenta da um trabalho para pega . Podem me ajuda a resolve este problema

  30. pedro do canto filho disse:

    Meu problema é com um sandero gt line 16v 1.6, 2011/2011, que depois de uma viagem com ar condicionado ligado, e motor quente, ao dar a partida, fica uol,uol,uol e não pega. Depois de algumas tentativas aí pega. Já troquei a bateria por uma de 60 amphs, já coloquei outro cabo de aterramento, já reclamei na assist. técnica, porem na oficina e com o motor frio, realmente o defeito não aparece. Nos comentários acima, pede que antes de retirar o motor de arranque, se verifique o sensor de rotação. Pergunto onde fica e como verificar o sensor? Já pensei em trocar o motor de arranque porem tenho medo que o problema continue.
    Antecipadamente agradeço.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: