VW Santana 2.0 2003: Falhas nas acelerações

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Este Santana chegou falhando muito nas acelerações.

CAUSA: começamos o diagnostico conferindo as velas, e notamos que havia que a queima estava diferente em dois cilindros. Colocamos então um jogo e velas novas, mais o defeito persistiu. Ao retirar os bicos para fazer os testes necessários, observamos que os bicos injetores que correspondiam aos cilindros com dificuldade na queima estavam com os conectores danificados. Ao questionar com o cliente o fato o mesmo disse que a alguns dias atrás ele havia feito uma limpeza de bicos.

SOLUÇÃO: Foi feito a substituição dos injetores e o problema foi sanado. Foi feito também uma limpeza do corpo da borboleta ( TBI).

Este tipo de defeito é bem comum nos carros que tem bicos da M. Marelli, pois os mesmos possuem os conectores muito frágeis, quando for realizar algum teste ter atenção redobrada para que sua oficina não sai no prejuízo.

tbi santana  bicos marelli

Comente no DICAS MECÂNICAS.

Abraços

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Santana,vw

Comentários

252 Comentários para “VW Santana 2.0 2003: Falhas nas acelerações”
  1. geucy coutinho ribeiro junior disse:

    tenho um santana 1996 2.0 mi ele pegou fogo no cabo da injeçao,foi refeito ai ele começou a apresentar defeito na auta foi resolvido, agora ele esta trabalhando mal na lenta,ambos queiman gasolina crua.

    • mineiro disse:

      não consigo regular a lenta do meu santana mi 97 fica senpre osilando e senpre cuando cai a asseleração acende a luz do oleo

      • filipe disse:

        desligue espere 30 segundos e ligue um dos bornes da bateria e ligue o carro e veja se pare de oscilar faça até que resolva no máximo 05 à 07 veses se persistir troque ou pegue emprestado o atuador da marcha lenta. espero que resolva.

      • marazul disse:

        peça para zerar o modulo embaixo do painel ou em emergencia junte os cabos da bateria desligado por 00:10 mim vai funcionar !!!

  2. geucy coutinho ribeiro junior disse:

    tenho um santana 1996 2.0 mi ele pegou fogo no cabo de injeçao foi resolvido, mas apartir dai ocarro começou a trabalhar mau na auta ai foi resolvido,ai ele começou a trabalha mau na baixa tanta na auta ou na baixa ele queima gasolina crua, ja foi trocado sensor da borboleta ,vela,sonda lamina limpou os bicos,

    • G. Lopes disse:

      Peça seu mecânico para coferir se não tem algum curto no chicote dos bico as vezes acontece de travarem abertos ocasionando sisntomas parecidos.
      E o fato do carro ter pegado fogo reforça a dica.
      boa sorte

  3. juares wasilewski disse:

    olá pode me ajudar!
    santana 97 2.0,ja troquei o motor passo duas vezes,e o problema
    persistem,a lenta fica ocilando direto,o mecanico não consegue,
    achar o defeito.

    • G. Lopes disse:

      Juares,
      já foi feito algum tipo de rastreamento?

    • fabio de biasi disse:

      tive problema parecido e após troca do motor de passo, o mecânico descobriu que a junta de admissao de ar, junto ao bloco do motor, estava danificada. trocou a junta e tudo voltou ao normal. peça para dar uma verificada na junta.

    • general disse:

      troca o mecanico va a uma oficina e peça a regulagem de bico

    • Ailton Oliveira disse:

      É sempre bom verificar a carga e a capacidade da batéria armazenar enérgia, pois uma batéria ruím faz a injeção trabalhar em estado de alerta, com isso, pode acelerar demais ou oscilar a rotação.

      todos carros que chegam em minha autocenter com esse sintoma, 90% é batéria ruím, mando-o para uma loja de batéria e problema é resolvido

    • Diogo disse:

      Confere o chicote do sensor da lenta. tenho uma quantum 94 GLi, estava oscilando a lenta. Quase comprei o sensor,quando resolvi ver os cabos. Está perfeito agora. Claro que o restante está tudo Ok. Cabos, bicos, velas, borboleta.

    • Flávio disse:

      Olá!
      Estou com problema desse tipo no meu santana 2000 mi, achei um kra que parece entender, passou o scanner, e frisou bem o motor do passo e provavelmente o sensor do escapamento (ou do oxigênio o lombda). Se resolver postarei o resultado

  4. MARCELO AMADIAS DE CARVALHO disse:

    Tenho um santana 2002 modelo 2003 1.8 a alcool, motor AP.
    Fiz limpezas de bico, foi colocado no ponto, as velas estão novas, foi passado o aparelho e não foi detectado nenhum problema.
    Quando estou viajando, sinto que ele cai muito na subida, e a temperatura quando esta em 90 graus ele não anda, não passa de 120 km, e consome muito combustivel, enquanto a temperatura esta abaixo dos 120 km ele esta normal, mas mesmo assim sinto que ele esta amarrado, o que pode estar acontecendo com ele?

  5. MARCELO AMADIAS DE CARVALHO disse:

    Foi feito o teste na bomba de combustivel, ela esta nova, mas segundo alguns mecanicos me dissera, tem uma bomba que quando quente ela da problemas.
    Pelo que o mecanico me falou os bicos estão normais, agora quanto ao combustivel se esta chegando de forma correta no motor ai não sei te dizer se foi feito algum teste assim.

  6. Adão disse:

    como resetar o sistema de injeção eletronica do santana motor ap 1.8 98/99?

  7. VALCINEI disse:

    AMIGOS O MEU SANTANA FALHA NO GNV E NA GASOLINA AO DAR PARTIDA PELA MANHÃ, TENHO QUE PRECIONAR O ACELERADOR PARA DENSENVOLVER FOI FEITO MAPEAMENTO E ACUSOU SENSOR DE TEMP. DA INJEÇAO,TROQUEI E CONTINUA NA MESMA . O ANO É 1997 E TEM 4 BICOS INJETORES O CONSUMO ESTA ALTO EM ABOS COMBUSTIVEIS.
    UM FORTE ABRAÇO.

  8. Erinaldo disse:

    tenho um santana 95 2.0i a alcool ele está fasendo 5.5 km por litro isso estar dentro da media?

  9. agulart disse:

    marcelo tente ver o regulagor de pressão e trocar o filtro de combustivel pois o meu vw estava assim e era isso …

  10. Francisco Ferreira disse:

    Tenho santana 1996 MI 2.0 a gás natural, quando desacelero, o motor fica detonado, que pode ser?

  11. Anderson Keny Schmidtke disse:

    Caro(s) colega(s),

    tenho um santana 2.0 2002,
    a 5 meses mais ou menos percebi que comera a falhar, tanto na lenta como em alta rotação, pois bem, a situação chegou em ponto tão critico que não deu mais, fui a uma oficina e foi constatado que havia queimado a bomba de combustivel,
    - troquei a bomba,
    passado nem bem uma semana as falhas começaran denovo, voltei a oficina questionando se a bomba poderia ter dado problema, testamos a bomba, com manometro, a pressão estava super correta, não era a bomba com defeito, comecei a deduzir uma vez que moro numa região interiorana, e os mecanicos não são lá aquelas coisas,
    - comecei a fazer testes, no atuador de marcha lenta, colocamos em uma maquina que testa o atuador, ele estava falhando,
    * comprei atuador novo,
    - passado mais alguns dias como a falhação não parou definitivamente, testei sensor de pressão de combustivel, ao abrir o sensor, ví que estava dovo estourado a peneirinha que tem dentro
    * comprei e instalei o sensor de pressão de combustivel novo,
    - e falhação nada de se resolver.
    * pedi para fazer revisão de bicos, nada de resolver,
    * por fim o dono da oficina de tanta vergonha que ficara, ou ja estava enjoado da minha cara, me sugeriu o seguinte,
    * te empresto peças novas para voce testar e aquela que resolver a sua situação voce troca que sem duvidas será o problema,
    pois bem,
    _ trocamos diistribuição completa,
    _ cabos de vela novos,
    _ rotor novo,
    _ capa onde fica conectado os cabos de vela,
    peças que o dono da oficina emprestara pra min, nada disso resolveu meu problema,

    devolvi as peças novas e recoloquei as antigas,

    ha tem mais,
    ja troquei jogo de velas novas com polos,
    e filtro de combustivel tambem,

    e meu carro continua falhando, demais da conta, em situações que chega a desligar, no meio da rua, cheira gasolina como se estivesse afogado, e não encontro um se quer me possa ajudar a resolver este problema,

    tenho conhecimento que online não é facil resolver um problema em veiculo uma estando distante do mesmo,

    mas estou aceitanto sugestões, ou dicas,
    no que que posso mecher no meu carro, que possivelmente possa ser o defeito que esta ocasionando este descontentamento em min.
    Ja é o terceiro santana que tenho, nenhum dos outros dois me deu tanto problema, ou melhor não deram nenhum problema, rsrsrsrsrs. Se tiver alguem que me possa dar alguma dica, agradecerei.

    • Guilherme Lopes disse:

      Anderson,
      relamente dar informações que possam ser uteis para você estando a distancia é complicado, mas mesmos assim ainda a procedimentos que você não citou e podem esta influenciando no funcionamento do motor:
      seu mecânico pode esta conferindo o ponto da correia e o ponto de ignição.
      e tambem temos que pensar que problemas internos no motor podem esta causando problemas.
      já foi trocado o rele de potencia do carro?
      espero que possa ter ajudado.
      não esqueça de nos avisar quando seu problema for resolvido, pois quanto mais exemplos tiver para os leitores melhor.

      • marco aurelio disse:

        BOA NOITE

        ESTOU COM UM DEFEITO NO MEU SANTANA QUANTUM 93 2.0 ALCOOL E GNV .
        ELE APRESENTA UM DEFEITO AS VEZES QUE AINDA NÃO FOI DETECTADO ELE RATEIA TANTO NO ALCOOL QUANTO NO GNV,E TUDO DA ELETRICA E IGNIÇÃO FOI TESTADO …VC PODE ME DAR UMA ORIENTAÇÃO.
        GRATO …

    • JOÃO MAURICIO RETEK disse:

      VERIFIQUE O TBI COM CERTEZA ESTA COM ENTRADA DE AR FALSO,TROQUE A JUNTA DO TBI,EU JA TIVE O MESMO PROBLEMA,AO PASSAR NO ESCANNER ,ACUSOU A TROCA DE VARIOS SENSORES,NÃO TROQUEI NADA,APENAS A JUNTA DO TBI,FICOU ZERADO,INCLUSIVE PASSEI ,O CARRO NA INSPEÇÃO VEICULAR E FOI APROVADO,É MELHOR USAR A ESPERIÊNCIA DE UM BOM MECANICO DO QUE ACREDITAR NO ESCANER QUE SEMPRE CONDENA SENSORES ERRÔNEAMENTE.

    • general disse:

      seu carro e bom de ano va a volkvagen e coloq a bomba original toda completa e cara mas resolvera.

    • magno disse:

      Tenho um VW /Satana 2003/ 2.0 que apresentou os mesmo defeitos era a tampa do distribuidor que não pode ter trinca nenhuma.Essa trincas parece caminho de formigas, tem que observar bem se vc ñ percebe.

    • carlos alemao rossi disse:

      Ola amigo tenhoum santana 97 2.0mi este mesmo tipo de defrito ocorreu com o meu santana pois vamos , fiz tudo isso q vc fez e mais um pouco ,masss , o problema persisti por varios dias ,ate q troquei o combustivel hiper , super , mega adulterado e por fim sonda lambda ,porque a mesma mandava sinal errado p o modulo e o mesmo adiantava o tempo dos bicos , ocsionando as falhas no motor , se ajudar em alguma coisa , valeu !!!

    • gleiton disse:

      bom eu tive um gol com o mesmo de feito, e era o rele de corte do motor, os problemas eram falha na lenta,falha na auta e do nada ele desligava com se tivesse morrendo, dando salavamcos da uma verificada se de serto manda um email grato boa sorte no teste.

    • Rodrigo Jander disse:

      faca a troca do sensor de pressao e temperatura do ar ( sensor map) ja tive defeito parecido e era este sensor.

    • yuri disse:

      PODE SER AS VELAS DE INGNIÇÃO OU OS BICOS, O MEU ESTAVA DO MESMO JEITO TROQUEI AS VELAS E FIZ UMA LIMPEZA NA INÇÃO, CONFERI OS BICOS E O PROBLEMA FOI RESOLVIDO.

    • ricardo disse:

      brother tive o mesmo problema que o seu com os mesmos e identicos problemas….após bater muita cabeça em mecanicos.levei ao (auto-eletrico)de um amigo meu..o cara ficou com o carro uma semana.e encontrou o seguinte defeito..
      o sensor hall do distribuidor falhava em alta temperatura.por isso ocasionava este problema…trocamos o sensor e pronto.problema resolvido..não custa nada dar uma olhada no seu..vc já tentou tudo msm..blz abraço…

    • Ed junior disse:

      Olá meu companheiro estou passando o mesmo que vc, est pensando em voltar lá atraz e apelar para o velho carburador.

    • ale disse:

      pode ser sonda lambda ok

    • Antonio disse:

      Pra mim o seu caso é de cabeçote,se não resolver,arruma um exorcista pq seu carro ta com legiao de demonios.

    • junior disse:

      boa noite meu amigo tamb tenho um santana apresentou o mesmo defeito levava aos mec e me cobravam trocavan peças e nada tamb ate que um certo dia ao dar o defeito eu mesmo descobri que era no chicote do sensor hall aquele que fica bem no pè do distribuidor quando o carro balançava o mesmo perdia contato e o veiculo apagava troquei o que sai de dentro do distribuidor eo chicotinho que encaixa no mesmo problema resolvido espero que possa ter ajudado boa sorte

    • sergio disse:

      amigo. vc ja tentou trocar o tps sensor de posição da borboleta.

    • marcondes disse:

      troque a bobina e veja se tem uma mangueira de combustível, errada dando nó

    • patrick disse:

      Amigos eu tenho um santana 02 03 gnv esse carro vai me deixar louco troquei os sensores e passei scanner ele falhar na gasolina e no gnv verifiquei o ponto nada resolver o que deve ser?

    • FROSSARD disse:

      Anderson, tenta desobstruir o retorno da gasolina ao tanque.
      valeu.

  12. mauricio disse:

    tenho santana 96 ou seja santana quantum 96 injeção 4 bicos,esta com marcha lenta acima do normal,chega a ficar com dois mil giros,oscilando entre 2000 a 1500 giros,as vezes volta ao normal,me mandaram trocar todos os sensores e a sonda lambida o que achei uma idiotice,pois esse mesmo problema ja ocorreu a uns meses atrás e um MECANICO amigo meu resolveu em poucos minutos e acho que não trocou nada,pois nada me cobrou,mas esse meu amigo infelismente faleceu e agora so encontro mecanicos com M minusculo,não tem capacidade nemhuma,so sabem resolver algum problema fazendo a troca de tudo referente a injeção,alguem pode me dar uma dica?eu sou mecanico de caminhões e entendo muito pouco de injeção eletronica.

    • Guilherme Lopes disse:

      Mauricio,
      realmente trocar tudo é demais.
      Mas você vai ter encontrar outro mecanico no qual confie pois este tipo de defeito é preciso fazer alguns testes para se chegar no defeito.

      • marcio disse:

        mauricio,

        confere o sensor de temperatura e o atuador de marcha lenta (motor de passo), sonda lambda, e sensor de borboleta, teste vc mesmo na net vc encontra como fazer, se resolver nao se esqueça de postar, ok.

    • paulo disse:

      meu amigo parece brincadeira mas esse problema e facil,tenho um santana 2.o ano 2001
      e ja tive este problema tambem.
      verifique a mangueira do servo freio.se nao esta rachada ou quebrada.e por fim a valvula do servo.
      o meu resolveu.
      boa sorte

      • amadombv disse:

        Olá amigo, tenho esse mesmo problema, ou seja, osilação na marcha lenta no santana 2.0 ano 2000, já troquei todos os sensores e nada de resolver o problema gostaria que você me passasse mais detalhes sobre a solução do mesmo.

  13. presado senhores to sofrendo ate hoje com problemas de marcha lenta do santana mecanicos nao resolveram. mas tem dicas aqui que vou seguir grato niwtonlopesdasilva@gmail.com

  14. Òla amigos tenho um santana que esta dificil de alinhar sempre fica puxando p/ lado dir.ja coloquei pneus novos e nada os alinhador fala que é os pneus pos estou preoculpado mim ajude grto

  15. Horácio disse:

    Bom pessoal tenho um Santana 2003 a gasolina e ultimamento estou tendo alguns problemas com relação ao consumo o mesmo esta fazendo 5,5 km/l na cidade sendo que antes ele fazia 9,5 km/l. Tudo começou quando minha bateria deu problema ai troquei a bateria e o carro nunca mais foi o mesmo. Já troquei bomba de combustivel, sonda lambda, sensor de marha lenta, velas, tampa do distribuidor, cabos de velas, rotor, fiz limpeza dos bicos, acabei fazendo uma revisão geral. Mas o consumo continua alto. Ja abasteci em varios postos diferentes para ver se era o combustivel.
    O mecânico passa o aparelho e não acusa nada diz que o sistema esta todo em ordem. Á o funcionamento esta todo em ordem não falha a marça lenta esta na casa 950rpm redondinha. Não sabemos o que deve estar acontecendo para ele estar gastão. Vocês tem alguma sugestão?

    • Guilherme Lopes disse:

      Foi verificado o funcionamento do regulador de pressão?

      • Gustavo disse:

        Horacio, tudo bem.
        Meu Santana apresenta as mesma caracteristica ja fiz de tudo qto é troca e o consumo continua alto, pois o meu fazio o mesmo do seu, 9.0 / 9,5.
        Qual foi a solução…por favor.

    • marcio disse:

      confere os bicos, costumam fazer isso

    • Cleber disse:

      Cara, é o seguinte, o meu deu o mesmo problema e nenhum mecanico resovel, aí me primo me deu a ideia de resetar a central manualmente, e foi batata. E da seguinte forma: Quando vc chegar em casa a noite, retire os cabos da bateria, começando pelo positivo, pegue uma chave ou algo que sirva para unir os dois cabos; positivo e negativo (os cabos, não os polos), eles devem ficar unidos a noite toda. No outro dia cedo, recoloque os cabos, sempre começando pelo positivo, tanto na hora de retirar como na hora de colocar. Aperte bem os terminais, depois ligue a chave sem dar a partida e deixe ela ligada por um minuto. Depois de um minuto, dê a partida sem voltar a chave e sem acelerar. Deixe o carro funcionando até a central estabilizar, ele pode ficar oscilando a macha lenta. Fazendo isso, sua central reseta a codificação original. Bom, para mim resolveu, faço isso a cada oito meses mais ou menos. Espero que funcione com vc também.

      • netto disse:

        LEGAL AMIGO VOU FAZER NAO ENTEDI A PARTE QUE UNEM OS CABOS OK

      • MIRANDA disse:

        Bom dia Galera.

        ESTA DICA É MUITO TOP, FÁCIL DE EXECUTAR E ME SALVOU A PELE. MUITO OBRIGADO.

        ESTAVA EU EM ILHA BELA CIDADE ONDE NÃO SE VENDE GNV E MEU SANTANA NO GNV FUNCIONAVA PADRÁO, POREM AO PASSAR PARA GASOLINA FALHAVA MUITO. JA HAVIA FEITO REVISÃO ANTES DE SAIR PARA A VIAGEM E TROCADO VÁRIAS PEÇAS ASSIM COMO TODOS AQUI.
        QUANDO ACABOU O GNV O CARRO COMEÇOU A FALHAR MUITO, JA HAVIA LIDO ESTE POST E RESOLVI USA-LO, NO HOTEL FIZ O PROCEDIMENTO DURANTE A NOITE E NO OUTRO DIA CONECTEI NOVAMENTE E TOQUEI VIAGEM PARA SÃO JOSÉ NA GASOLINA E O CARRO NÃO FALHOU UMA VEZ.
        ENTÃO ANTES DE TROCAR QUALQUER COISA ACONSELHO Á TODOS, FAZER ESTE PROCEDIMENTO PRIMEIRO.
        CLEBER OBRIGADO PELO TOQUE, POIS SALVOU O MEU FIM DE SEMANA.

  16. Daniel disse:

    Boa tarde…. tenho uma quantum 93/94 motor AP a alcool com carburador eletrico modelo brosol…. o carro esta falhando muito e tendo muito consumo…..as falha se da quando passo em quebra-molas onde tenho que reduzir quando vou retomar a aceleração eu piso e o carro não responde fica dando uns salavancos ai embalar e quando estou na estrada estou em alta velocidade e preciso para por um motivo ou outro a rotação do motor cai e não matem a lenta e o motor morre….gostaria de sua ajuda dicas do que posso fazer para tentar resolver esse problema…. agradeço desde já pela atenção….

  17. Fàbio siqueira disse:

    Carríssimo ,tenho um irmão gêmio do seu SANTANA 2002 2.0,com os mesmos problemas e o que vc passou ,eu tambem passei,acabei indo no quarto mecânico e por fim A GRAAAADE SOLUÇÃO,somda da lamida,como diz aqui no nordeste LASCOU-SE e ME LASCOU tambem,e pra completar o CATALIZADOR do ESCAPE estava entupindo o escape dei um jeitinho e melhorou,resumindo meu SANTANA ta andando que só A PESTE .

  18. RICARDO disse:

    AMIGO BOA NOITE! TENHO UM OMEGA 3.0 AUTOMÁTICO 93/94,QUANDO LIGO DE MANHÃ ELE PEGA BEM, CHEGA AOS 1OOO RPM ATÉ AI TUDO NORMAL. AI COMEÇA O PROBLEMA COMEÇA A VARIAR A ROTAÇÃO APAGANDO E ACENDENDO A LUZ DA INJEÇÃO.DEPOIS MANTEM A LENTA NORMAL E NA ACELERAÇÃO COMEÇA AS FALHAS. OBS:DEPOIS QUE ATINGE A TEMPERATURA ACABA O PROBLEM,.PODE SER O SENSOR DE TEMPERATURA? jA PASSEI O SCANER E NADA

  19. Òla amigos gostaria muito de uma ajuda para resolver problema de alinhamento do meu santana ano 2002 coloquei 4 pneu novos da marca max .obs.foi feito balancemento nas 4 rodas e foi verificado a cambagem segundo o alinhador tudo ok. e então foi feito o alianhmento mas ficou puxando um pouco para direita já voltei e conferiu 2º o alinhador tudo ok. trocou os pneus e inverteu e nada mudou .da ultima vez ele suspeitou das molas dianteiras mas eu não trocar algo sem ter certeza.portanto peço ajuda desde de já grato .

    • Adriano disse:

      boa tarde CARA é preciso saber se tem alguma folga em suspensão se caso nao tiver o seu poblema pode ser o caster fora uma roda mais adiantada que a outra … pessa para pessoa que for fazer oalinhamento seu carro com -0,50 graus cada cambagem e o alainhamento com 2.00 graus divergente pois o santana trabalha com as cambagens ate -1.00 e o alinhamento ate 2.00 divergente …..ate mais adri.jvs@hotmail.com

  20. ola tenho um santana 2.0 glsi ano 94 que esta com um falhamento muito grande chega ate a dar uns tiros pela discarga, ja levei ao mecanico e troquei os seguintes itens: velas, cabo de velas, bobina, tampa do dstribuidor, limpeza de bicos, troca do escapamento, limpeza do corpo de borboleta e ate o momento o carro continua falhando. a injeçao dele e de 4 bicos efi analogica os mecanicos disseram que pode ser problema na instalaçao da mesma gostaria de saber se existe mais algo a ser feito para acabar com o problema?
    Grato.
    Lúcio

  21. JOÃO MAURICIO RETEK disse:

    minha santana quantum 96 tem pequena falha em alta rotação,velas foram trocadas,sera que o sensor de detonação poderia trazer esse defeito? ja troquei tambem os filtros de ar e combustivel,quem tiver uma dica eu agradeço

  22. Gilberto disse:

    ola amigo, tenho um santana 1998 evidence, logo quando liga esta tudo ok, porem depois que ele esquenta aumenta a rotacao do motor sozinho, fica batendo 20000 rpm, gostaria de saber quais as possiveis causas principais. obrigado!!

  23. Gilberto disse:

    ola amigo, tenho um santana 1998, esta com um ploblema na rotacao, logo quando liga esta tudo ok, rotacao em 10000rpm, porem quando ele esquenta a rotacao vai pra 20000rpm, gostaria de saber quais as principais causas que pode causar este sintoma. obrigado!

  24. Anderson disse:

    Olá, tenho um santana 1.8 a alcool, 2001 e toda vez que chove e eu passo em uma poça de agua grande o carro começa a falhar como se estivesse queimando três cilindros e geralmente só volta funcionar normalmente no dia seguite e eu já verifiquei e não é a tampa do distribuidor molhado ou cabos de vela a agua nem chega nesses pontos gostaria de saber se tem algum sensor embaixo do carro que está molhando e ocasionando isso, obrigado!

  25. Sherikan Santos disse:

    Ola,
    ***Problema***
    tenho um Santana 96 1.8 e ele esta com um problema que é o seguinte. Em baixas velocidades (ate uns 110km/h) ele funciona normalmente, porem, sempre que eu ultrapasso essa velocidade, sinto um pequeno tranco no carro e o mesmo perde força, a ponto de em quinta marcha nao conseguir mais ultrapassar os 100km/h. Apos perder força, mesmo reduzindo a velocidade, o problema continua(impressao de estar trabalhando com um cilindro a menos ou algo assim). O problema só é resolvido se, desligar o carro e liga-lo novamente (pode ser com ele em movimento). Porem, se alcançar os 105~110 de novo, o problema aparece de novo tambem.

    ***Açoes tomadas***
    - ja troquei a bomba de combustivel
    - ja realizei a limpea dos bicos

    ***Suposições***
    - Nao sei se podem ser as velas pois caso elas estivessem ruins, em baixas rotacoes o problema tambem aconteceria. (apenas suposicao, nao entendo de auto-mecanica ok?)
    - Sera que pode ser alguma coisa com a regulagem de injecao para altas rotaçoes? Modulo por exemplo..

    É isso, desde ja agradeço a atenção!
    Desde ja agradeço

    • general disse:

      o problema do seu carro e a bomba de oleo no motor verifiqui ela.

    • Italo Loose disse:

      Amigo, bom dia, aconteceu comigo algo parecido, esse eu resolvi, agora é outro… enfim o que pode acontecer é que o tubo de retorno dentro da “flauta” onde vai os bicos pode estar rachada nao segurando a pressão necessária a essa rotação (alta) e falta força. confira. quase nenhum mecânico olha isso.

  26. ANDRE SILVA disse:

    Prezados, tenho um santana 2002 a gasolina e GNV, ele vem apresentando defeito na partida. A bateria é nova, fiz serviço no motor de partida e por ultimo no alternador trocando o relé e o estator. Segundo o mecânico estava sem gerar, por isso descarregava a bateria e o motor não funcionava.
    Apesar de todas esses serviços o carro só empurrando. Ao girar a chave para funcionar o motor arrasta como se estivesse pesado e o carro não pega.
    Será que está fora do ponto ? Como posso solucionar o problema ? O rastreador acusa esse defeito ?

    Grato pela atenção e pelo serviço prestado

  27. JOÃO MAURICIO RETEK disse:

    verifique o motor de passo,pode estar travando,faça uma limpeza no TBI ,trocando tambem as juntas,acho muito provavel que sane o defeito.

  28. tiago disse:

    tenho santana 2001 2.0 mi a gasolina,a aproximadamente um mes atras começou a falhar!
    levei ate o meu macânico foi feito limpeza dos bicos ,trocado a bubina que estava com sinais de fuga de corrente, tambem foi testado velas e cabo de vela, foi comferido a presão da bomba de combustivel e continua falhando.
    a falha nao e continua da umas falhada quando esquenta mais o motor,parece que o carro se segura e depois ele deslancha anda mais um pouco normal e volta a falhar!!!
    Desde ja agradeço sua atenção

  29. fabio henrique maria disse:

    bom dia tenho um santa 2002 alcool 2.0 , meu carro esta com um unico problema na primeira partida com o motor frio e pega e logo apos algums minitos ele começa a falhar e e dar ums corte no motor forte e cheirar alcool muito forte , isso acontece no tempo de 1 minuto e depois o carro fica completamente nornal . gostaria de uma opiniao de vçs . desde já muito obrigado

  30. daniel disse:

    olá tenho uma saveiro 2002 1.8 gasolina, ela tem um problema, fica oscilando a marcha lenta e fica engasopando, quando acelera parada corta e andando não, quando esta fria naum faz..o que pode ser..
    obrigado

  31. miranda disse:

    QUANDO O CARRO ASALERA ATE A ROTACAO FINAL O MOTOR FALHA E FICA NA MARCHA LENTA FICA QUERENDO MORRE

  32. Danilo disse:

    Tenho uma Quantum 2.0 MI, ano 1997. Gasolina/GNV, o carro na gasolina está falhando e pipocando, quando pisa forte no acelerador o carro até desenvolve, mais quando tira o pé morre. Quando passa pro GNV não morre, a aceleração fica certinha, porém as vezes fica muito fraco e pipoca. Mas as vezes o carro desenvolve bem, não tem nenhuma ação que eu faço que o carro muda completamente.

    Antes da inspeção veicular, estava com um problema parecido, porém falhava somente na gasolina, mas era menos. E oscilava muito a aceleração.

    Trocas:

    - Atuador de marcha lenta
    - Tampa do distribuidor
    - Rotor do distribuidor

    Fiz limpeza nos bicos, e acusou 1 bico com 10 ml mais fraco. O carro continuou com o mesmo problema, e um dia sem fazer nada, absolutamente nada, o carro não falhou mais, não oscilou mais. E fiz a inspeção veicular, passou tranquilamente.

    Agora sem ter feito nada no carro, voltou muito pior, morrendo, falhando e pipocando (dando alguns estouros na hora de acelerar).

    Verifiquei as velas, em volta está escuro e enferrujado. Este final de semana irei trocar:

    - Cabos de velas
    - Velas
    - Bobina
    - bico injetor paralelo

    Vi as velas da NGK Platinum, será que é melhor? É o dobro do preço, será que vale a pena?

    E alguém pode me ajudar, quanto ao problema do meu carro?

    • Guilherme Lopes disse:

      Já foi conferido a bomba e combustivel?

    • junior disse:

      amigo verifique o sensor hall aquele que vai no pè do distribuidor se possivel troque a parte q sai de dentro do distribuidor eo chicotinho que se conecta nele quanto aos pipocos deixe o ponto uns 2 graus mais ou menos adiantado eles iram parar e no gnv vai andar quase igual a gasolina faça o teste pastei mas consegui melhorar o meu e muito!

  33. andre romero disse:

    OLA AMIGOS!!!!
    Tenho uma Quantum 1996 GLI 2.0 gasolina/GNV 4 bicos,ela está ratiando da baixa pra alta e está sem explosão(sem força), pois posso pisar até o fundo que a resposta é pouca para um motor desse porte. Fiz o motor completo trocando pistões com aneis,bronzinas (fixo e bielas), retificou eixo, cilindros, fiz geral no cabeçote trocando válvulas, sedes das mesmas, retentores,enfim, tudo.
    Troquei distribuidor, rotor, cabos de velas, velas, sensor temperatura da injeção, sonda lâmbida, sensor de detonação, sensor da borboleta com chicote, descarga completa incluindo catalisador, bomba de combustível, filtro de combustível e de ar, já limpei 2 vezes os bicos……O carro está no ponto certo, já passei umas 5 vezes no aparelho e não acusa nada. Já desliguei os bicos deixando só no gnv e vice-versa pra ver se não estava mesturando combustível e….nada!!!
    Já troquei o módulo de ingnição, bobina e conferi o módulo de injeção e……..NADA!!!!!!! …..resumindo.
    Já fiz quase um carro novo e o danado continua PRESO….SEM EXPLOSÃO….ISSO ACONTECE TANTO NA GASOLINA QUANTO NO GNV….quando ligo o ar-condicionado piora ,ele Vira e mexe fica ratiando, já o coloquei na garagem no escura e não escapa sentelha nos cabos, como eu disse É TUDO NOVO…Não sei mais o que fazer….montei tudo com o maior carinho.Adoro meu carro e não queria vendê-lo,pois preciso de um carro grande e de baixo custo. Detalhe…as peças são todas originais…POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!!!!!
    ESPERO RESPOSTAS.
    OBRIGADO PESSOAL.
    UM FORTE ABRAÇOS.
    ANDRÉ ROMERO.

  34. andre romero disse:

    ACRESCENTANDO…….TROQUEI KIT DE EMBREAGEM (LUCK),LIMPEI O TBI E TROQUEI A JUNTA DO MESMO.

  35. Paulo disse:

    olá. Tenho uma santana quantum GLI ano94. tava com o mesmo problema de falha nas acelerações. Segui o concelho de vcs, levei em uma autorizada e mandei fazer lipeza de bicos, trocado velas e cabos de velas, foi trocado o sensor da injeção e o sensor de detonação. o Mecanico ate trocou os rolamentos e os cubos das rodas dianteiras, gastei mais de mil reais. Mas o problema persiste. O mecanico fala que não ta falhando, mas eu sei que ta. porque uma quantum 2.0 que eu saiba tem que andar mais que um fiat uno, e quando acelero, parece que da falta de combustivel, dai tambem troquei filtro de combustivel e bomba de combustivel. Foi passado no aparelho mais não acusa nada. Mas minha quantum continua falhando nas acelerações. Só faltou trocar o sensor da borboleta e a bobina. Será que o problema seria isso? Desde ja agradeço a atenção. Abraços

    Paulo
    Curitiba-Pr
    Quantum GLI ano 94

  36. Rafael-MT disse:

    Bom dia Galera, tenho um Santana 2.0Mi 2001, esses dias atras deu um problema, simplismente do nada o carro nao quis pegar, da partida mas nao pega, chamei um eletrecista, ele testou bomba, faisca, distribuidor, bicos etc…. e nada, dai depois de um tempo parado simplismente o carro pegou e agora ta blz, ja é a segunda vez que faz isso, o que pode ser que esta impedindo o seu funcionamento???

    Obrigado

    • erick disse:

      o meu deu um problema aparente levei no eletricista era o chicote que vai para a central que estava esquentando e ocasionando falhas, foi refeito o chicote e o defeito foi sanado, verifique se a central esta esquentando, e bom levar ela pra testar, combine com o eletricista para testar e verificar os mesmos

  37. João disse:

    Olá amigos, tenho um Santana 2002 1.8 à álcool e ele apresenta as seguintes falhas:

    - Ao dar partida ele acelera até 2000 RPM e depois a rotação cai para a marcha lenta, é o meu primeiro Santana, será que é normal, com vocês é assim também? será que o regulador de pressão não pode estar causando este defeito?, se é que isso é um defeito. Outra coisa, o motor-de-passo da marcha lenta faz um barulho ao se movimentar, segundos depois de desligar a ignição, dá pra ouvir ele funcionando de dentro do carro, tá abrindo e fechando normal, mas o barulho é assim mesmo?

    - Ele está fazendo 5,5 Km/l na cidade eu acho meio alto, não?.

    - Com o carro em marcha lenta ao acelerar rapidamente o motor quase que apaga, chegando a diminuir o brilho dos faróis, mas é só por uma fração de segundo, o contagiro nem chega a baixar muito, depois ele acelera normal.

    - Também parece que ele tem uma certa dificuldade de arrancar, se não acelerar acima dos 1500 RPM ele morre, já tive outros carros com esse motor só que carburado, e parece que eram mais fortes na arrancada.

    - E por último ele está com um barulho, parecido com o chiado de rolamento gasto, eu suspeito da correia dentada, será que é o tensor ?, onde mais existem rolamentos ou componentes que causam este problema?

    Comprei o carro a pouco tempo e ainda não levei no mecânico. A única coisa que fiz foi trocar por conta própria as velas, a tampa do distribuidor e o rotor. Por favor, me ajudem!!! Obrigado.

    • Paulo Santos disse:

      É normal começar com rotação próxima aos 2000 rpm e, gradativamente, ela vem abaixando até ficar próxima dos 950 rpm, ok?! Espero ter respondido parte da sua pergunta.

  38. magno disse:

    E ai pessoal! O meu VW santana 2003-2.0, c/ a primeira partida ele pega, mas quando paro em algum lugar, as vezes só pega na segunda partida e outras vezes espero alguns minutos,
    p/ dar partida acionando o acelerador. Se alguem passou por isso , aguardo sugestões.

    • Leonardo Caldas disse:

      Bom Dia, tenho um santana 2003 MI 1.8 e aconteceu a mesma coisa comigo, troquei a bobina e voltou a funcionar normalmente.
      Detalhe – Tem que comprar da Bosch pois comprei da magnet marelli e não durou 1 ano.

    • carlos nei nascimento disse:

      ola bom dia amigo tenho um santana 2.0 a gozo lina e GNV 2001 quando dou partida de manha ele pega normal depois quando desligo eu tento 2ou3 vez pra ele da partida vc pode mim ajuda

  39. PAULO disse:

    Boa tarde galera tenho um santana 93/94 glsi 2.0 ja troquei velas cabo de velas tampa da distribuição e o mesmo continua falhando não sei oque fazer alguem tem alguma idea do que possa ser essa falhadeira por favor me ajudem o meu carro não passa de 120kh só falha

  40. tenho um santana 97 mi ja troquei velas atuador de marcha lenta limpei os bicos mas nada de resouver o poblema ele as veses asselera outras vai morrendo ate apagar com a luz do oleo asseza quando asselera ela apaga me ajudem com uma dica do que possa ser antonio

  41. Laura disse:

    Tenho um Santana 94 GLSi Automático 2.0 … A bomba de combustivel não recebe corrente, trava só um dos relés. Qual a solução? E também gostaria de saber se o Alarme original ( nº 325 953 251.2) não corta a corrente da bomba.

  42. Davi Silva disse:

    Olá amigos,
    Estou com problemas na santana Quantum 1.8 95/96. acontece que só funciona GNV e quando passo para Gasolina ele morre, troquei a bomba e fui verificar se não era problema com o GNV,
    a peça que corta ignição que não lembro o nome, esta tudo normal. as vezes ele pega na gasolina mais depois de algum tempo ele morre.
    Vocês poderiam me ajudar?
    Um Abraço.

    Davi

  43. diogo disse:

    troquei o cabo das vela do meu santana 88 gls a alcool 2.0 , não sabia que tinha posição serta preciso de ajuda , alguem pode me ajudar , ele esta dano ums estouro e não pega.

  44. Possuo um Santana 1.8 Confortline 2003 a Alcool, ja fiz limpesa de bicos, TBI, troquei cabos de velas, velas, tampa do distribuidor e o danado continua apresentando o seguinte defeito: Com ele frio, qdo sai em 1ª marcha e em 2ª marcha ele engasga (motor murcha) e vai saindo aos poucos, tem que acelerar primeiro para ele parar de engasgar e conseguir sair, Qdo ele vai esquentando o problema vai sumindo mas com ele quente ainda faz isso mas bem fraco. Já foi ajustado pressão de bomba, ja troquei o filtro de combustivel. O que poderá ser??????

    • Fernando Gebara disse:

      Pessoal, depois de muito sofrer com as acelerações e falhas do meu santana, o mecanico achou o defeito do meu carro. Tudo era causado por um sensor vagabundo que o antigo dono colocou. O problema era o sensor da posição da borboleta. Ele deixava meu carro acelerado ou oscilando. Foi instalado o sensor original e fim dos problemas com injeção eletronica. Abraços a todos.

  45. André disse:

    Bom dia, li sobre a maioria dos defeitos aqui apresentados… não me contive a escrever estas palavras… a maioria nem sequer levou o carro a um bom mecanico. meu conselho é que levem seu carro a um mecanico de confiança, e se não ficarem satisfeitos levem em outro e peçam uma segunda opinião. e se mesmo assim não tiverem resultados, postem suas duvidas mas com detalhamento dos defeitos e soluções aplicadas, para dai sim partirmos de algo solido para a resolução do problema. não existe milagre, por melhores que sejamos nesse ramo o que podemos fazer é aconselhar. não dá pra consertar o carro a distancia. obrigado pela atenção. meu nome é André sou tecnico eletronico especializado em eletronica automotiva. fico a disposição dos senhores em que puder ajudar.

    • andre lucas disse:

      Amigo. tenho um santana 2.0 gasolina ano 2000, o carro esta apresentando o seguinte defeito. ?ligo a chave sem dar a partida acende todas as luzes do painel (OK), porem ao dar a partida nada acontece. Troquei o alternador, a bateria e o comutador porem, melhora por uns dias e tudo volta como antes (o mesmo problema),,se alguem puder me ajudar fico agradecido..andrelucaslima@aol.com

  46. rafael disse:

    boa tarde amigo,tenho um santana 97 2000mi trokei motor de passo limpezas sde bico e nada, nos farois ele fica ocilando aceleraçao ta osso de manha so pega na terçeira tentativa por favor me ajude !!!!!
    abraços rafael

  47. Rodrigo Jander disse:

    Ola pessoal, tenho um santana 2001 alcool 1.8, e o mesmo apresenta uma falha intermitente que so aparece na estrada, quando esta em rotacao entre 3000 e 3500 rpm, conforme piso no acelerador o carro amarra, se piso mais fundo volta ao normal e se guio suave, abaixo desta faixa de rotacao o mesmo anda normal, o mecanico fez a troca do sensor (tps) posicao da borboleta pois tudo indicava ser o mesmo ja que se trata de um potenciometro de referencia de posicao para a central, e por logica a falha aparece sempre no mesmo curso do pedal, pensamos que o sensor estava com a pista resistiva defeituosa, mas apos a troca o defeito continua. OBS: sensor map e bomba nova, aguardo sugestoes e agradeco desde ja a atencao.
    Abraco a todos.

  48. nascimento disse:

    boa tarde,
    amigo tenho um santana ano 2000 1.8 alcool,
    ele funciona muito bem no gás natural, quando passo para o alcool ele funciona muito mal,
    sendo quando passo na oficina do meu amigo ele passa o scanner e zera o modulo ele funciona muito bem , quando uso o gás natural novamente e depois passo a usar o alcool ele funciona muito mal. pesso uma dica sobre esse poblema.
    obrigado. aguardo essa resposta!

  49. admar madeira telles disse:

    tenho um santana 95 2.0 mi a 11 anos,de uns dias pra ca ele nao pega da primeira vez que voce vira a chave pela manha,mas da segunda pega na hora,ja mandei em tres mecanicos e nimguem encontra o problema,por isso venho atraves deste pedir se alguem puder me ajudar,por favor ficarei muito grato,desde ja meu muito obrigado a todos e parabens pelo site,

  50. tito vitorino disse:

    ola irmao tenho uma falha no motor esta falhar com aquicimento o sinal do olho nao apaga da os sinal de badimento no motor,ja trogui velas mais nada o que faso,meu deus e satana 2.0 2000.sera vou trocar o motor.ele pega mais falha muito i dempois aquece.

  51. Angelo R. Rizzi disse:

    Boa tarde!
    Vejo, pelos comentários acima que ser dono de santana hoje é um castigo. Meu primeiro foi um CD 1984, 1.8 álcool, que beleza de carro, comprei com 128.000km, e só me exigia manutenção rotineira.
    Por conta disso adquiri um GLSi 1994, 2 portas com 120.000 km na época, pq tinha injeção EFI 4 bicos e tal. Dei um ré tremendo na minha vida.
    A cada 60 dias tem que trocar o sensor de posição de borboleta, pq a lenta fica alta assim do nada, vai lá para 2000 rpm e só volta ao normal se desligar e ligar novamente o motor. Outro carma, é, que as veses, ao debriar para reduzir a marcha, próximo à lombada ou esquinas, o infame morre (apaga).
    A temperatura da água do radiador nunca é constante: na cidade fica proximo aos 90 graus e em viagem o ponteiro parece morto. dá uma subidinha quando a ladeira é acima. Trocado válvula termostática, nada muda. (inclusive original)
    Já gastei o mundo e o fundo em concessionária, ex mecânicos de autorizada, mecânicos conhecidos etc. A tranqueira fica boa uns dias, depois começa tudo denovo.
    Vi logo acima um comentário de um propietário de outro satana (isso mesmo, satana) do mesmo ano e modelo, com as mesmas reclamaçõs.
    Se alguém puder me dar umas dicas que ajudem, fico muito agradecido, mas muito agradecido mesmo. Do contrário, só me resta encontrar alguem mais louco que eu, para comprar esse TROÇO.

    Obrigado.

    • Rodrigo Jander disse:

      Ola Angelo, depois de ter um problema dificil de resolver em meu proprio carro, tive umas dicas de um famoso mecanico onde moro, e o mesmo me deu umas aulas de injecao eletronica, e tentando te ajudar, sobre temperatura (louca) o sensor instalado proximo ao cabecote pode deixar o sistema doido, ja tive um problema parecido e era o mesmo. Com relacao ao carro ter que trocar sensor de posicao da borboleta, caso vc estiver comprando de marca paralela, vc esta jogando dinheiro fora. Mas para finalizar verifique se o atuador de marcha lenta nao esta defeituoso ou com a ponta carbonizada (limpar) ou outro problema que poucos verificam eh a entrada de ar falso pela mangueira do freio hidrovacuo que esta conectado ao TBI. Abraco, e boa sorte.

    • junior disse:

      ola coplega faça um teste de junta do cabeçote porem este tipo de veiculo custuma dar este defeito quando ela esta ruim e em alguns casos não mistura agua com oleo porem aquece um pouco mais e some um pouco de agua do reservatorio devido dar passagem pela junta e a agua queima junto com comb e evapora ea sonda lè mistura pobre e manda sinal para o modulo de injeção que tenta corrigir e bagunça a asceleração deixando as vezes alta de mais vezes baixa de mais espero ter ajudado

  52. florisvalkdo disse:

    gostaria de saber meu santana e blindado e recente mandei fazr o motor todo
    pos agora ela esta com um barulho estranho como estive alguma coisa solta dentro do motor fica batendo o que devo fazer

  53. tiago baccin disse:

    o meu santana é 1,8 93 e quando ando ele falha da uns socos o que sera que tem nada ajuda pode ser a central?

  54. Julio Pires disse:

    Ola a todos
    Tenho um santana 99/00, ele ficou sem funcionar por 01 mes (sem liga-lo) quando fui sair com ele e acelero parece que fica patinando e o escapamento fica dando umas pipocadas, o que poderia estar acontecendo??? e o painel digital parou de funcionar, a luz do painel acende, mas a temperatura, o combustivel e a quilometragem nao funciona, o que provavelmente esta acontecendo?? me ajudem e abraços a todos.

  55. rogerio p. rocha disse:

    ola tenho um santana 1.8 ano 2002/2003 a alcool e gnv.
    tem hora q ele fica acelerado na lenta no alcool e rara as vezes no gnv, tem hora q vc passa para o alcool ele fica com uns 2000 rpm tem ideia do q é?

    esse carro tem butija de 16 e faz dentro da cidade uns 140 km ta certo ou não ?

  56. Adriano disse:

    Boa tarde, tenho um santana cli 1.8 1996 gasolina, estou tendo problemas de oscilações na lenta, e acho que o carro esta com pouco potencia, acho que não esta andando como deveria…Como posso saber se a potencia dele esta de acordo….

  57. Marcio Amorim disse:

    Boa noite,

    Tenho um Santana 1,8Mi ano 2002 (Alcool) com GNV,porem funciona perfeitamente no GNV,sendo que quando troco pro Alcool ele fica acelerado em torno de 2 mil giro e fica falhando e quando acelero acima de 2 mil giro ele fica normal sem engasgar,alguem sabe o que pode ser??

    Ja troquei velas,cabos,rotor,filtro de combustivel,filtro de ar,fiz limpeza nos bicos,os conectores estão bons (sem trincas ou oxidado),troquei tambem o motor de passe (marcha lenta) e o problema não acaba,as mangueiras que vem e vão pro tanque de combustivel tambem ja troquei.

  58. Ola pessoal tenho um santana 1999 2.0 mi esta danda cabeçada na macha lenta,ja fiz limpeza de bico, tbi troquei velas,cabo de velas, rotor e tampa de distribuido oque fasso para resouver este problema.obigado

  59. orlando disse:

    eu li algumas respostas de voceis fiquei muito satisfeito, pois acho que posso solucionar o meu problema na minha quantum 96. obrigado.

  60. José Luiz Camargo disse:

    Alguém poderia me ajudar em como consigo retirar o cilindro ou o miolo do cilindro de ignição de um Santana Quantum 94 2.0 GSi ? A chave de partida quebrou ficando um pedaço dentro, dá para dar a partida e sair com o carro mas tenho receio de travar a direção.
    Desde já agradeço

  61. junior disse:

    tenho um Santana 2.0 2003 quando eu diminuo a velocidade para pular o quebra mola ele apaga por que ? alguém pode me ajudar

  62. junior disse:

    o meu Santana 2.0 2003 também demora pra pegar por que obrigado

  63. tito vitorino disse:

    tenho um satana 2.0 2001 ele falhava muito so quando dava a patirda agora ja nao pega o conbustivel nao chega nos enjetores sera bomba conbus,ou ountra coisa por favor me ajudao neste satana e unico nao tenho mas.sera bomba ou reles oufusivos.obricado

  64. Rogério Roma disse:

    Olá!!!
    Estou com um problema no meu santana ano 2000 2.0 gasolina. Ele está subindo a temperatura muito rápido, mantém nos 90º +-(onde o indicador te Tº indica a metade). Ate ai tudo bem, +- normal, o problema é na estrada que a Tº mantém na metade do indicador tambem, sendo que era para estar indicando “nada”, no começo do indicador , ou seja, a Tº nao baixa .
    O mecânico ja trocou a cebolinha, ja fez o cabeçote, termostato e o problema continua. Gostaria de saber se alguem ja teve esse problema e qual foi a solução.

    Obrigado,
    Att
    Rogério

  65. JOSE CARLOS PIRES disse:

    queria comprar um bico injetor do santana 1.8 como faço se ai é mais barato se pudece mandava pra mim eu pagava nos correios obrigado

  66. alberto luiz da silva disse:

    por gentileza!possuo um santana 2.0 97 e o mesmo esta com um problema.
    quando eu ligo ele pela manhã ele fica normal,mas e so atingir 90 graus a aceleração cai e começa a trepidar.uma coisa que eu observei e que no gnv não acontece.espero que alguem possa me ajudar.grato e no aguardo

  67. Marcelo Amadias de Carvalho disse:

    Bm dia, tenho um santana 2002/2003 a alcosl 1.8 mi, estou com problemas no comando de valvulas dele, fiz o motor uma vez por causa deste problema, no quarto pistão o comando de valvula não esta sendo lubrificado, ele tem atrico o que causa o desgaste, e com o tempo ele começa a fazer um barulho como um parafuso solto dentro de um escapamento, ja fiz o motos ja retifiquei o cabeçote, ja troquei o cabeçote e não resolve o problema, fica bom por uns 3 meses depois volta o problema. a bomba de oleo é nova. O que pode ser, ja troquei de mecanico e não resolve.
    preciso de ajuda.

  68. Roberto Herdaina´s disse:

    Olá pessoal!!!

    tenho um gol geração 3 motor ap 1.6 gasolina ano 2000 , está com o seguinte sintoma:…Quando desligo o carro e o mesmo permaneça durante 20 minutos desligado, depois para faze-lo pegar fica difícil, depois péga afogado e com cheiro de combustivel, mas pela manhã, êle péga sem nenhuma dificuldade,´péga de primeira….o q poderia ser??….bicos que não estão estanquenado??..o q acham??

    Obrigado

    Roberto Herdaina´s

  69. leonardo disse:

    Ola pessoal: to com um defeito cabeludo no santana 2.0 ano 2000. eu do partida ele pega normal apos andar 15 minuto desligo carro e si eu ligar seguidamente ele não pega. ai desligo o cabo da betaria o positivo aterro com negativo ai o carro pega já foi escaneado não acusa nada troquei o sensor de pressão limpei tbi e todos contatos e nada feito. alguen já deparou com esse defeito. gratos fico no aguardo um abraço

    • junior disse:

      95%de chance de ser o sensor hall aquele que sai do pesinho do distribuidor teste facil com o veiculo em funcionamento mexa com ele de um lado para outro se apagar é ele caso seja troque o sensor eo chicote que se encaixa no mesmo espero ter o ajudado

      Responder

      • leonardo disse:

        ola Junior realmente a sua dica veleu o defeito era no sensor hall. depois de varias partida ele para pulsar defeito intermitente chato. mas resolveu assua dica tinha passado batida só agora que vi abrigado um abraço

  70. ge disse:

    tenha santana 2000 18 mi gasolina defeito dele quando vc liga ar condicianado ele eleva a marcha lenta e quando desliga ar ele fica loco marcha lenta e a ventuinha não desliga alguem pode me ajudar desde ja agradeço obrigado

  71. Arthur disse:

    Bom dia

    meu Santana MI 2.0 96 automatico, acontece que estou achando o carro muito lento e pipocando (tremendo em D), a impressão que tenho é de estar em um veiculo manual arrancando em segunda e depois passando uma quarta, ja foi trocado sensor da injeção, medido pressão de tudo, passou no scaner, ja vi catalisador, foi acertado o ponto e não resolve, para mim o carro é muito devagar, na verdade o carro é do meu pai e fica mais parado do que andando, ele ja não pode dirigir, mas será que é falta de uso? Não pode ser normal um carro automatico ser muito lento na arrancada. Reparei tambem que o ultimo cilindro, quando voce tira o cabo de vela com o motor funcionando, não oscila muito, oscila, mas não muito, da impressão que esta vela não esta queimando corretamente, mas ja troquei tudo isto, sem falar no cheiro forte do escape, pois parece que esta mandando gasolina para o catalisador ocasionando cheiro de ovo podre. alguem me da uma dica! por favor.

  72. Anisio Pereira disse:

    Olá tenho um santana MI2003 1.8 álcool sua manutenção super em dia bateria nova mais sempre pela manhã quando vou liga-lo o giro e pesado custa a pegar sim ele tem GNV mais também tem gasolina no recipiente para partida fria o que pode ser peso ajuda sem mais meu muito obrigado

  73. REGINALDO SERAFIM disse:

    Sou mais um amante do santana – VW
    Vamos ao meu problema:
    Tenho um CLi 1.8 1995 e o mesmo parece estar preso quando está andando.
    Ex: Ao tirar o pé do acelerador, a velocidade cai rapidamente.
    Alguém já pegou esse tipo de problema?

    Obrigado desde já.

    @Serafa@

  74. Marcelo Amadias de Carvalho disse:

    ESTOU COM PROBLEMAS NO CABEÇOTE DO MEU CARRO, NO COMANDO DE VALVULAS, TENHO UM SANTABNA 2003 1.8 A ALCOOL ORIGINAL, JA RETIFIQUEI O CABEÇOTE, TROQUEI DUAS VEZES E MESMO ASSIM ESTOU COM PROBLEMAS, ESTA DEGASTANDO O COMANDO DE VALVULAS, AI ELE FAZ UM BARULHO QUE PARECE UM PARAFUSO SOLTO DENTRO DE UMA LATA, E QUANDO ABRE O CABEÇOTE O COMANDO DE VALVULA ESTA DESGASTADO, JA RETIFIQUEI A PARTE DE BAIXO DO MOTOR TROQUEI A BOMBA DE OLEO, MUDEI PARA UM OLEO MAIS FINO, EU USAVA 20W50 E MUDEI PARA O 20W40 AGORA VOU TENTAR O SINTETICO, O QUE PODE SER ESTE PROBLEMA? CARRO FORA DO PONTO? PEÇAS DE SEGUNDA LINHA? OUTRA COISA QUE OBSERVEI ´E QUE NÃO DESGASTA POR COMPLETO, APENAS EM UMA DAS VALVULAS, NÃO EM TODAS.

  75. Elias Correia disse:

    Tenho um Santana Quantum 2,0/94. O problema é o seguinte: quando esta na marcha lenta com o pé no freio. Ao tirar o pé o motor morre. Que problema é essa?

    • junior disse:

      colega parasse besteira mas acredite se tiver uma lanpada de dois polos no carro invertida da este defeito ex luz de freio e lanterna trazeira ascendendo invertida verifique é serio!

  76. Marcelo Reis disse:

    Bom dia, tenho um gol 96 1000 8v, um bico , carro falha muito tem que ficar injetando no pedal para ficar ligado sem lenta , sinto que algo corta o combustível, o adquiri o carro a pouco, ele ficava parado muito tempo com o antigo dono . Gostaria de saber também como limpar TBI. Obrigado aguardo resp,

  77. fabio disse:

    Boa tarde a todos, tenho um Santana Quantum(87) GLS 1.8, gasolina, desde q saiu da fábrica, nunca meu deu problema. Há um mês atrás a válvula termostática deu defeito e o mecânico falou p eu tirar e q não precisava por outra pq isso era só p lugar muito frio, q o carro ia funcionar melhor, moro em Bangu rsrsrsr, agora toda vez q a ventoinha se arma ela não desliga mais, só qd eu vou lá no motor desligar a tomada da ventoinha, e esperar ums minutinhos p poder religar, isso está relacionado ou pode ser outra coisa como o cebolão, etc…, ele está com 150.000 Km rodados, agradeço a atenção.

  78. eduardo disse:

    tenho saveiro 2007 total flex quando quente falha molhas velas

  79. ELIFAZ disse:

    bOA NOITE,TENHO UM SANTANA ANO 2002 1,8 A ALCOOL,ELE ESTA COM 126,000 KM RODADOS.
    eLE COMEÇOU A FAZER UM BARULHO NO CABEÇOTE E O MECANICO FALOU QUE ERA OS TUCHOS ,COMPREI O JOGO DE TUCHOS ORIGINAIS E O PROBLEMA FOI RESOLVIDO,MAIS TRES MESES DEPOIS O BARULHO VOLTOU,COM O MOTOR FRIO ELE NÃO FAZ O TAL BARULHA SÓ DEPOIS QUE ESQUENTA,A PRESSÃO DO OLEO ESTA NORMAL,MIAS QUANDO EU DESLIGO DEPOIS PARA DAR A PARTIDA ELE DEMORA A PEGAR E SOBE UM CHEIRO FORTE DE ALCOOL,QUAL SERIA O PROBLEMA?TBM TROQUEI A SONDA LAMBDA E O SENSOE DE POSI ÇÃO DA BORBOLETA.

  80. donizeti disse:

    ola amigo tenho um santana ano 98 2.0 ele cheira muita gazolina ja mandei para oficina mais o mecanico nao descobre o defeito a aceleraçao é normal nao ocila mais fica cheirando gazolina

    • leonardo disse:

      OLA Donizete: tive o mesmo problema no santana. o defeito e no caniste, mas antes verifica a tampa do tanque dentro do porta-mala si não á vazamento. e seus canos,obs com defeito no caniste a um forte cheiro na tampa de abastecimento, e embaixo do para-lama direito da frente com o carro quente!..

  81. alba disse:

    ola amigos estou com problema no meu santana ele so pega no gnv ja troquei a bomba e nada eu medir a tensao dos bicos e estar sem energia nos bicos

  82. Wagner disse:

    quando ligo o carro, quando frio ele parece engasgar um pouco depois para.
    e o catalizador foi trocado a 7meses e já esta com cheiro ruim na gasolina.
    santana 2.0 ap 2003 (gnv)

  83. Lebasi disse:

    Gol G3 2001 1.0 16V Gasolina Plus.
    No meu carro esta acontecendo o seguinte defeito:
    Ele esta desligando depois de andar uns 8Km e só consigo ligar de novo apos 30 minutos,isso só acontece quando ele esta quente.
    Ja foram colocado algumas peças para teste, bonina de ignição cabo de vela e velas,tampa do distribuidor e rotor,teste da injeção e não deu nada,ja não sei mais o que fazer e onde levar,pois não posso sair com o carro pra longe. e ninguém consegue solucionar o problema.
    Por favor tem alguma dica:

    • junior disse:

      boa noite lebasi 95%de chance de ser o sensor hall aquele que sai do pesinho do distribuidor teste facil com o veiculo em funcionamento mexa com ele de um lado para outro se apagar é ele caso seja troque o sensor eo chicote que se encaixa no mesmo espero ter o ajudado

    • PANGA disse:

      O MEU SANTANA QUANTUN TAVA BEM DESSE TIPO O MECANICO TROCOU A BOMBA DO COMBUSTIVEL EA BOIA TERMINOU O PROBLEMA A BOMBA TAVA ESQUETANDO TA OTMO

  84. MARCELO FERIGATI disse:

    boa tarde,tenho em santana 2002 meu painel apagou todos os controles so funciona lampada, oque poderia ser.

  85. edmilson disse:

    tenho um satana 90 ex foi trocado o retentor de oleo e correia dentada , depois disso ocarro quando frio comessa a falhar ae cortar a seleração ate esquentar

  86. danilo disse:

    boa noite pessoal faço parte do clube dos amantes da linha santana diantes dos fatos que aqui que encontrei realacionados a esse veiculo me encontro com um problema parecido com muitos aqui apresentados pois o mesmo apresenta o mesmo problemas de alguns donos do santanas em relação ao meu poblema é que é do veiculo esta desenvolvendo aceleração em ponto morto para que volte ao normal esto em algumas vezes tento que desliga o veiculo para que aceleração volte ao normal desde já agradeço a todos que aqueles que puder me ajuda em encontra uma solução para este problema obrigado a todos

    • junior disse:

      boa noite danilo, primeiro passo tente atrasar pouca coisa o ponto 95% de chance de melhorar ja fiz ficou otimo 900rpm, caso nao resolva confira correia dentada se nao tem algun dente fora esporo ter ajudado

  87. wilson disse:

    ola, amigos, preciso de ajuda, tenho um santana 1.8 ano 2000 motor ap, fios do atuador de maicha lenta quebraram, alguem poderia por gentileza me passar a sequencia dos fios…..

  88. José Cortez de Lima disse:

    Olá pessoal, Li problemas relacionados de falha em motor (parecendo que falta um cilindro). Realmente há falha em cilindro. Isto ocorre em motores AP, tuchos mecânicos, quando a folga de alguma ou algumas válvulas estão muito aquém da recomendada. Em subida de serra ou maior velocidade imprimida ao veiculo, da-se mais carga ao motor gerando maior calor no interior do cilindro, ocasionando maior dilatação do corpo da válvula, provocando o enforcamento da mesma (não fecha). Um abraço à todos. Espero ter ajudado!

  89. Ola amigos tenho um Santana 2.0 mi gasolina ano e modelo 2000, tenho problemas com a partida pois demora mais tempo para pegar tenho que insistir segurando a chave mais tempo nosegundo estagio para pegar aí depois que o carro liga ele fica embolando com o giro do motor na faixa de 700 a 800 rpm depois de 2 minutos para. Quando quente fica assim novamente e um cheiro forte de gasolina crua no escapamento. Já troquei cabo, vela, rotor,tampa do distribuidor, regulador de pressao, sensor de marcha lenta,sensor map, testei o positivo e negativo sendo substituído ps terminais do positivo pois estava quente demais quando o carro ficava muito tempo ligado, bateria nova de 75 AP moura, sonda nova pela 3′ vez. Estou com vela de iridium pois por ser melhor na queima do combustivel achei que mudaria e nada mudou na marcha lenta. Quando rastreado o kaptor 2000 não aqusa nem um código de falha. Já na tela de gráfico o tempo de injecao fica com 3.75 e 4.15 com o ar ligado e a sonda só chaveia quando o rpm fica entorno de 3000 rpm na  marcha lenta sempre fica com malha aberta. Já tb testei a vazao dos bicos e fiz limpeza e nada mudou. Estava usando cabo de vela mas de 8.8 mm e o mesmo ficou com os terminais e tampa do distribuidor com oxidação na cor verde achei que era umidade porém como isso se o motor sempre quente? Lembrando tenho problema com dificuldade na partida e marcha lenta sempre com a sonda acusando malha aberta ou seja dando esseso de combustivo, voltando a chavear somente em 3000 rpm para cima e consumo alto. Lembrando tb troquei,filtro de ar de combustivel, oleo e filtro de oleo( 5w30 100% Sintetico. O que devo fazer para fazer a sonda chavear na marcha lenta e não ficar mais só chaveando com o rpm em torno de 3000 giros, assim eu fico com um consumo alto em marcha lenta que até atrapalha quando desligo ele quente para ligar novamente. Alguém pode me dizer qual é a ref dos bicos pois tem varias aplicações como um que serve no 1.6 e 1.8 álcool e um 2.0 gasolina já tem outro que só serve no carro a gasolina 1.8 ou 2.0 gasolina. Amigos solicito ajuda obrigado.

    • alberto disse:

      ola allan !!eu tenho um santana 2.0 mi 97 e esta com o mesmo problema na marcha lenta.
      ele fica com a mistura rica em 900ma travada e com o carro em movimento a sonda fica normal.
      eu estou desconfiado dos bicos injetores que esta nele.sao 4 bicos stk114 da stoik que na tabela serve para saveiro e parati 1.8.queria saber se voce resouveu seu problema,para poder me dar uma orientaçao .grato e no aguardo.

  90. jeferson disse:

    gostaria se possivel de uma dica se alguem ja teve este problema …motor 2.0 mi 99 ..coloca no raster não acusa nada tudo normal com sensores e sonda , troquei bomba , cabos, bobina, velas,partida pega na 1° marcha lenta ocila um pouco as vezes, quando saio com o carro tudo normal mas quando chega entre 1800RPM e3500 RPM o motor fica falhando,sente uma falha (tipo corte de ignição), não constante vai cortando não com uma sequencia uniforme , nas estrada fica trepidando nesta rotação de 1800 a 3500RPM …ja fiz de tudo e nada …alguem se abilita a uma ideia …

  91. fernando calvo disse:

    Olá amigo desde já parabéns pelo seu site ,ele ajuda muito.
    Bom tenho um santana 2000 mi ano e modelo 1997,o defeito é quando frio se ligar a chave e não ouvir que a bomba de combustível acionou se der a partida ele funciona porem com a marcha lenta muito mas muito baixa se desligar e esperar uns minutos ligar e ouvir a bomba beleza ai fica perfeito.Quando quente se desligar e após uns cinco minutos for dar partida ele funciona oscila a marcha lenta umas tres vezes e afoga.Ja passou o scaner não achou nada, trocou o sensor map, o de posição da borboleta o atuador da marcha lenta , fez limpeza de bico trocou velas cabos de vela,filtro de combustivel , valvulade pressão de combustivel, fez limpeza e trocou as juntas do corpo da borboleta(admissão) a pressão da bomba esta normal atrasou adiantou o ponto e nada,mediu até a tacha de compressão dos cilindros testou todos os chicotes fio por fio sonda lambda e nada.
    Agora a lenta ta oscilando direto, quando ligo o ar condicionado fica pior ainda na pista ele não apresenta nada esta fazendo media de 10km por litro,só falta testar o módulo da injeção ou você acha que tem mais alguma coisa para ser testado.Se puder me ajudar eu ficarei grato pois essa brincadeira ta me custando muito caro.Um abraço e meu sincero agradecimento

  92. jorge disse:

    tenho um sa ntana 2000 ja troquei o modulo da injeção eletronica 3 sorte que esta na garantia .oq pode esta ocorrendo pra est aestragando o modulo tantas vezes, carga execiva no modulo pode vazer isso , chicote sei la outra coisa

  93. alberto disse:

    santana 2.0 mi ano 97 apresentando mistura rica em 900ma travado na sonda com o carro em marcha lenta….quando o carro esta em movimento a sonda trabalha normal mas da umas engasgadas na aceleraçao…todos os sensores e atuadores foram trocados.catalizador tambem esta normal….quando dou partida no carro eu sinto que depois de + ou – 4 a 5 segundos eu sinto que o ritmo do motor fica + rapido.
    outro detalhe que observei e que o meu santana 2.0 gasolina esta com 4 injetores stk114 da stoik e na tabela eles sao para saveiro,parati 1.8.entao estive pensando.sera que a centralina esta aumentando o tempo de injeçao na marcha lenta para compensar a falta e causando a mistura rica na marcha lenta ??porque o carro em movimento na carga a sonda esta atuando.fico no aguardo de uma opiniao para poder trocar os bicos.grato e forte abraço a todos

  94. Felipe disse:

    Bom amigos,tenho um Santana 96 1.8 MI com GNV
    Esta com 2 problemas
    o primeiro é que a ventoinha não está ligando,e hoje mesmo troquei a ‘batatinha da temperatura’ fui numa elétrica e falaram que o problema pode ser ‘ar no motor’ ou a valvula está entupida, alguem pode me ajudar ?
    o segundo problema é em relação ao GNV, ligo o carro na gasolina e ele pega normal, quando passo ele pro GNV em ponto porto e sem acelerar ele fica normal mais quando acelero ele no GNV ele morre,oque pode ser ?
    Obrigado desde já

  95. wesley disse:

    toda vez que eu mando meu carro para um lava papido. ele fica falhando muito e quando engunhando.já mandei verificar os bicos mas continua amesma coisa

  96. Marcelo Henrique disse:

    Tenho um santana 96/97 MI 2.0, quando comprei este carro me disseram que ele foi chipado a alcool, levei no mecanico e o mesmo disse que não estava chipado e ele estava fazendo 3,75km/ L. Então resolvi voltar a gasolina, trocamos o atuador da marcha lenta e o sensor, não resolveu o carro ficou oscilando a marcha lenta e afogando. então trocamos os bicos injetores, não resolveu. quando esta frio a marcha lenta oscila, o motor falha muito, quando esquenta ele melhora, para de falhar, mas a marcha lenta oscila muito. trocamos tudo e foi realizado limpeza na borboleta. agora o mecanico disse que pode ser problema no cabeçote. Já não sei mais o que fazer, preciso de ajuda.

  97. luiz claudio disse:

    Ola amigos. Por favor me ajudem!!!!!!
    Tenho um Santana 2.0 mi ano 96 evidense,levei-o para lavar e ele estava normal,logo depois
    de lavar ele não pegou mais,já está à 4 dias no eletricista e nada,estou trocando o eletricista.
    Alguem pode me ajudar?????????

  98. junior oliveira disse:

    cara tenho um santana 1995 glsi fiz limpeza dos bicos e troquei filtro de combustivel ficou legal .ate que ele começou a morrer limpara o corpo da injeçao nao resolvel .nao e toda hora mais ele acede a luz da bateria querendo morrer eu acelero ai ele vouta mais eu sinto ele tipo engasgando.e a rotaçao e muito inconstante em macha lenta as vezes ta em 1000 as vezes 700 as vezes ele fica se tremendo ate apagar ? se poder me dar um aux ai obrigado

  99. agildo oliveira santos disse:

    tenho um santana 1995 1.8 gaz acho que o arcondionado dele é um pouco fraco ja coloquei gaz e revisei todo sistema,tem alguma dica que pudesse melhorar a temperatuar do ar?alguma substituiçao de algum componente ou adaptaçao para melhor funcionamento?pois tenho um corsa classic 2003 completo e o ar dele é um shou diexa inveja no santana.obrigado

  100. Beto disse:

    Boa noite comprei um santana 1996 gl injeção EFI a 1 mês, até então só tinha percebido que ele estava beberrão, ai levei ao mecânico, e ele me sugeriu resetar o modulo tirando o cabo da bateria por alguns minutos, depois de resetar o carro notei que o mesmo fica na quase morrendo na lenta, levei ao mecânico e ele fez todos os testes nos sensores, mediu a pressão da bomba e a mesma estava com pouca pressão, foi colocada una nova e o problema continua só quando o carro esta quente, se alguem puder me dar umas orientações eu agradeço.

  101. leonardo disse:

    Ola tenho um santana 2,0 ano 2000. depois de ligar varias vezes o carro Ja com o motor quente numa dessas vezes eu ligo o carro ele pega e morre em seguida ai não pega mais. ai eu solto o cabo positivo da bateria por cinco minuto e ele pega. si deixa r ele parado no outro dia ele paga normal. ja passei por varis oficina e defeito continua não acusa nada no rastreador alguen ja depau com esse defeito?

  102. Allan disse:

    Olá, tenho um Santana 1.8 álcool / gnv 2002/03, o problema é que quando estou com o ar ligado e por um tempo acima de 50minutos tipo na estrada andando a 80 ou 100, ele perde força e a aceleração começa a cair, aí desligo o ar, piso na embreagem, ele morre, passo a 4 marcha ele pega e acelera normal, mas o ar deixo desligado por um tempo, depois ligo e uns 15 minutos da o problema de novo, isso nos 2 combustíveis, acho que pode ser carga da bateria baixando, a bateria é nova, vou levar hj no eletricista pra v, mas se alguém tiver outra idéia será muito bem vinda, obrigado

    • Guilherme Lopes disse:

      Allan,
      confira também se o alternador esta conseguindo manter todo o sistema elétrico do seu carro funcionando. Para isto deixe ele esquentar até armar a ventoinha por duas vezes.
      Após isto ligue todos os consumidores elétricos (radio, faróis, ar condicionado) e messa a tensão que o alternador esta gerando. Se esta tensão estiver caindo muito ( em torno de 13 volts ou menos) é possível que este seja o problema.

    • Allan disse:

      Guilherme, obrigado pela ajuda, a parte elétrica esta toda boa, o que ocorreu foi que esqueci de falar do catalisador, ele estava fazendo um barulho também e tapava a passagem do ar, entupindo a descarga e quando eu colocava pra pegar no tranco ele sacudia e liberava a passagem, toquei e esta tudo certo agora, fica a dica q as vezes é algo que nem suspeitamos!!!

  103. Alexandre disse:

    Meu Santana queimo o sensor de temperatura, troquei mais mesmo assim não esta marcando, já levei em três oficinas e eles me falam que tenho que trocar meu painel. Pois o mesmo deve esta queimado. Só que o meu e de fundo branco.
    Tem algum jeito de arrumar??

  104. Edson F. Silva. disse:

    Boa noite.

    Possuo um Santana 2004, que está apresentando o seguinte problema:
    Depois de bem aquecido, ou seja , percorrido uns 40 quilometros, ao desligar o carro, em seguida o carro não liga mais….já testei o arranque, e ele está perfeito.
    Depois de alguns minutos, o carro pega normalmente….

    Apressão que tenho é que algum sensor ou relê está desligando, como se o carro estivesse superaquecido, mas o arrefecimento está ok …

  105. Tulio Moreira disse:

    Boa noite amigos,
    venho lemdo todas as postagens dos amigos e vejo muitos tentando realmente ajudar, isto sem duvida é muito bom.
    Tambem sou proprietario de uma quantum evidence 1997, depois que levei no lava rápido que lavaram tudo inclusive o motor, ela apareceu com um problema: a temperatura quando sobe as ventoinhas não ligam, conferi os soquetes de ligações, os fusíveis, notei que este modelo não tem o famoso cebolão, tem um sensor duplo de temperatura no radiador.
    Será que algum colega tem o esquema elétrrico específico, preciso dele para continuar pesquisando o defeito, por favor se tiverem me enviem o endereço ou o pdf por email tuliomoreira31@yahoo.com.br
    Parece incrivel mas, esta quantum na estrada vindo de São Paulo para Uberaba fez media de 14.2 km/litro na gasolina em velocidade media de 100km e ela é 2.0.

  106. Roberto disse:

    Meu Santna 91 está a presntando falhas de queima no primeiro cilindro. E agora está pesado para iniciar a rotação. Qual pode ser a solução para os dois casos.
    Gratos.
    Roberto.

  107. Robson disse:

    Boa noite amigos, tenho um santana 2000\2001 gasolina, meu santana ta com o seguinte defeito, quando ligo ele se acelero d uma vez ele afoga chega a apagar mas se manter acelerado por questoes de segundos sem forçar muito ele para d fazer isso e sai d boa sem querer afogar, lembrado tb q ele esta com queima excessiva de combustivel chega sair fumassa, mas de combustivel em excesso…

    Ja revisei tudo..
    tudo mesmo n deixei nada, ja foi em 4 mecanicos e nada…
    lembrando q comprei ele e dei uma revisao, tive q trocar o sensor map e o sonda lambd, todos novos, bomba d combustivel 100%.
    Um amigo me disse q pode ser o sonda lambd q pode ta com defeito tipo a marca é MTE acho q é isso e o map tb mesma marca, me disseram q eles mesmo com problemas tecnicos no excaner n detecta e n ta dnado nada mesmo na hr q passa, e falaram q se trocar eles por um boshe resolve…

    Mas como sao caros queria saber se tem isso mesmo questao d marca? Ou se teve alguem q teve esse problema e ja resolveu? por favor ja estou desesperado pra arrumar isso n aguentao mais gastar com esse carro.

  108. Paulo disse:

    Ola tenho um santana 95 quando chove e passo por poças d água ele perde a aceleraçao e potencia. Alguem pode me dar uma ideia do q acontece?
    Obrigado.

  109. Carlos disse:

    Tenho uma Quantum Glsi 1995 2.0 a gasolina, a mais ou menos 6 meses ela começou a falhar muito, quando vc ia arrancar com ela, ou em rotaçoes até 2500 rpm. O motor dela foi feito a 1 ano e meio. Quando o carro ta falhando ou mesmo sem falhar ele tem desempenho e consumo normal, chegando a fazer quase 13km/l com ar ligado na estrada, o carro em si quando não falha é um avião. Mas a uns 3 meses foi feita uma limpeza de bicos, pois o problema das falhas tava se tornando constante. Resolveu, mas na semana passada ele deu uma pequena falhada, e hoje eu vinha andando com ele normalmente, quando desengatei o carro para estacionar, eu devia estar a uns30km/h e ele simplesmente deu um tranco e apagou,tive que me desdobrar pra conseguir parar o carro. Parando o mesmo tentei dar partida nele e notei que o motor de arranque passava direto e não acionava o motor. Deixei o carro esfriar por uns 15 min, e ele pegou. Após mais ou menos 5 min ele começou a falhar e dar explosões (uns pipocos) e mesmo acelerando para que ele não apagasse ele morria. Depois de alguns minutos consegui dar a partida nele novamente e para minha surpresa ele funcionou apzrentemente bem, mas ao engatar a 1* ele ameaçava morrer e eu desengatava e ele voltava ao normal, e passava uns 5 min tempo suficiente para o carro esquentar ele voltava a morrer. Depois de mais de uma hora nesse perrengue consegui fazer o carro engatar marcha e funcionar, mas depois de esquentar ele morreu denovo. E assim ate que eu consegui colocar ele em minha garagem. A uns dia senti um cheiro de gasolina forte enquanto estava rodando e o ponteiro de combustivel que sempre funcionou perfeitamente agora fica variando demais com o carro parado ou andando, por exemplo, tenho meio tanque de combustivel e derrepente ele marca zero de combustivel e mais uns segundos ele volta ao normal. Já troquei filtro de combustivel 4 vezes em 1 ano, pois fui em 3 mecanicos e todos ele trocara o filtro. Não é possivel que o problema seja nele. O carro quando estabilizava e funcionava corretamente era um avião mesmo com o ar, faróis e som ligados, não tinha perda nenhuma de desempenho, mas hj ele parou mesmo. O que será que é ? Atuador de lenta eu acho que não é. Pois a lenta dele funciona normal. Até dar os pipocos. Acho que pode ser velas, cabos, bomba de gasolina, ou algo no distribuidor.
    Alguem me ajuda ai?

  110. paulo disse:

    ola tenho um santana 1997 e ele apresenta uns estalos no canto esquerdo do painel , mas o engraçado é que esse barulho aparece só quando lavo o carro ou ando com ele na chuva , assim que seca ou fica um tempo no sol o barulho some , muito estranho !!! alguem ja viu algo parecido , sera que é alguma lata trincada dentro do paralama ou alguma peça do painel solta , mas o mais louco nisso é que só faz barulho quando entra em contato com a agua , aguardo respostas

  111. JOSE CARLOS ALBINO COSTA disse:

    Ola pessoal tenho um santana 1.8 ano 2001, gasilion e GNV,começou apresentando dificuldade para pegar, foi piorando e ficou com a acelererção oscilando tanto no gas como na gasiolina, possou o scane, e trocou sonda lambida, bomba de cobustivel, sensor de borboleta, sensor de marcha lenta , sensor de temperatura, bobina, distribuidor,sensor mape, faciou e trocou a junta de cabeçote.conferiu ponto de correia , ponto do distribuidor ponto do eixo. limpesa dos bicos .E depois de todo este trabalho e gasto de quase 2.000,00 o problema continua. ja passou por tres mecanicos.Nao sei mais o que faze! alguel pode me dar uma ajuda.

  112. presizo de peças para um santana 93 efi 2.0 a peça modulo da pre.iginiçao eletronica e bosch regula a tençao para os bicos injetores. defeito o motor quando esta frio ele pega depois que esquenta uns minutos o motor . eu desligo o carro logo quero que ele foncione novamente ele nao pega emtao aonde compro esta peça. pois no riogrande do sul nao tem nem vendedor q

  113. JTHADEUADM disse:

    Realmente Santana não pode ter problema com aceleração, Santana não corre, Santana voa…hehehehe

  114. Ricardo disse:

    Boa tarde!
    Tenho um santana 97 1.8 – 4 bicos e ele não para ligado enquanto esta frio e assim mesmo morre quando está quante do nada, no meio da rua….
    Se alguém puder ajudar ou tiver uma solução agradeço.

  115. Max_SC disse:

    Boa noite.
    Tenho um santana 99 1.8 gasolina.
    Quando coloca no ponto ele fica ruim de arrancar (amarrado) e fica embolado o ronco. Quando adiantamos o ponto ele fica muito bom só que grilando bastante não dá para acelerar.
    Já passamos o scaner e nao detectou nada.
    Bomba de combustivel nova e já testada a pressao.
    cabos novos velas novas tampa distribuidor e rotor novos.
    Parece que quando esquenta o motor fica pior.
    Algum palpite?
    Obrigado.

    • weliton disse:

      Tenho um que está com o mesmo problema do seu, Já foi feito as mesmas trocas de peças que vc fez mas nada resolvido. Se já tiver resolvido seu problema me responda o que foi porque é um problema que vejo que dá em muitos Santana só que é muito difícil achar quem resolva. Obrigado

  116. tenho eu santana quantum, ele esta dando partida sozinho sem mexer na chave..
    qual o problema e cm eu resolvo??

  117. Antonio disse:

    Meu Santana 2000, so funciona bem com a gasolina Ipiranga, fora isso comessa a falhar (dar umas cortadas na igniçao) quer morrer e eleva a rotação do motor, qual pode ser o problema…

  118. eder disse:

    ola tenho um santan 2000,2.0 e ele ta apagando,fica parecendo gasolina quando acaba,fui no mecanico e ele disse que eu teria que trocar todo o sistema de injeçao, e de 91,queria saber se e necessario,trocoar todo o sistema,ou da pra compra so as peças!

  119. alexandrefahel disse:

    amigo tenho um santana glsi 94 ele tem um falhamento e as vezes apaga vi que ele tem um bico diferente na cor amarela

  120. JOAO disse:

    TENHO UM SANTANA 1999 E O MOTOR DE PASSO NÃO FUNCIONAVA, FOI DETECTADO OXIDAÇÃO NOS TERMINAIS DO MÓDULO DEBAIXO DO PAINEL, FOI LIMPO E PASSADO SPRAY LIMPA CONTATO, VOLTOU A FUNCIONAR, MAS O MOTOR DOS PISTÕES ÀS VEZES FUNCIONA NORMAL E ÀS VEZES ENGASGA, SERIA FILTRO DE GASOLINA ENTUPIDO OU BOMBA DE GASOLINA COM DEFEITO.

  121. marcio disse:

    tenho um santana 2004 1.8 alcool qunando chove ele falha ; voce tem alguma dica pra me dizer eu acradeço.

  122. Paulo Dias disse:

    Boa noite. tenho a curiosidade em saber quantos litros de agua leva no radiador do santana, tenho um ano 2002 2.0 completo, se poder me dizer desde ja lhe serei grato. Obs se poder enviar p/ meu email lhe agradeço. Abraço e obrigado !

  123. Marlon disse:

    Olá amigos.tenho um santana 95 2.0 glsi motorAP 4bicos. o que esta acontecendo é que quando ele esquenta perde força na subida.Já troquei abomba de combustivel o filtro,mangueiras,cabos de velas,velas,e ainda não achei o defeito podem me ajudar?esqueci de mencionar que ele é a gasolina.

    • weliton disse:

      Olá, tenho um santana do mesmo do seu, ele apresentou o mesmo problema, mas ainda não
      achei nenhum mecânico que solucionasse o problema, se conseguiu resolver o seu, me responda
      o que foi por favor pra que faça o mesmo pra ver se vai dar certo também. Obrigado

  124. Patrik disse:

    Ola, tenho uma omega suprema, automatica, 3.0, ano 93, a pouco tempo elamuda as machas normal, ela anda de 1, 2, 3 e qando paro em uma esquina e preciso arrancar ela fica de 3 e nao reduz a macha, alguma dica? Eu acho qe é uma das eletro valvula, mais nao tenho certeza… alguem diz alguma coisa sobre meu problema? Obrigado

  125. emilio disse:

    tenho um santana 2.0 mi 97 , uso ele muito pouco e queria desconectar os cabos da bateria , mais sei que o modulo da injeção perde a memoria qeria saber se alguem sabe com reprogramr o modulo depois se alguem saber me falem ai obrigado !

  126. rogerio disse:

    amigos , tenho um Santana 96/672.0 já troquei a bomba de óleo uso óleo 40 ele ta batendo um dos tucho o meu mecânico não sabe ok fazer pois esta comedo de abrir o moto e ter que fazer o motor pois fica caro pra fazer , já fez de tudo e ainda ta batendo tucho gostaria de uma dica obrigado.

  127. André de Oliveira disse:

    Olá, pessoal. Muito bom o artigo, bem explicado, até eu que não sou mecânico, meio que entendi. Mas um defeito que deu no meu 2.0, 98/98, que foi o que me trouxe aqui através do google, é que, quando vou dar a partida, o arranque faz o seu trabalho, ou seja, tenta dar a partida, porém, quando o combustível começa a queimar, ele dá um estouro, e o carro morre! A título de informação, ele está só no GNV, fiz uma ligaçãozinha na caixinha do gás, que faz com que ao invés de gasolina, ele injete GNV no momento da partida, pois os bicos estão ruins, ou a bomba, enfim, até ontem ele estava pegando desse jeito, e já tive um 1.8, 97/97 , e fiz isso e funfava de boa!
    Quando tive o 97, aconteceu algo parecido, mas ele estava funcionando tb a gasolina na época que isso correu, e era o retentor de óleo da tampa, ou tampa do retentor, que estava suja de óleo, ou algo assim, num me lembro com detalhes do que o mecânico disse. Mas a minha pergunta é esta, pode ser a mesma coisa? Pq da outra vez pensamos que fossem as velas que estavam molhadas, e ao acelerar eu estava afogando o carro, pensamos até em tirá-las pra limpar, mas ele descobriu esse defeito e foi lá e limpou a tampa do retentor ou retentor da tampa e resolveu. Qual a opnião de vc’s a cerca disso?

  128. Jorge disse:

    Ola, tenho um santana gls 2.0 com GNV, pois bem ando normalmente na gasolina.mas quando passo ele pra GNV ele fica morrendo mais isso só acontece com o motor quente após o acionamento do ventilador com o motor frio ando normal, e quando o carro morre não consigo dar partida do o motor do ventilador funcionando o carro só da solo e não pega, tenho q esperarop ventilador para pra dar a partida com o carro msm assim com dificuldade, alguém. Poderia me ajudar? Grato

  129. Jorge disse:

    O ano do meu. Santana e 92

  130. sam disse:

    compreo um santana 2.0 ele oscila a macha lenta e alta, e falha o 4 cilindro, foi verificado todos os sensor e está tudo em Ordem refil novo, vela, cabo, bobina, ponto está ok. por curiosidade tirei a valvula termostatica e estava com a do carro a alcool 87 grau. não tem ninguém consegue saber oque é foi feito scaner no sistema nada consta. foi feito o cabeçote 3 vezes ta osso alguém pode me ajudar agradeço

  131. marcelo disse:

    Boa Noite amigo , eu tenho um Santana 2003 pós estou com um probleminha no Gás ele funciona normalmente mais quando passo para Gasolina ele fica Ratiando , fraco e o cano de descarga sai um cheiro horrivel . Já fiz a limpeza dos Bicos troquei os cabos de velas , as velas , testei a bomba de conbustivel ela estar dando 3 BARRA e o filtro de conbustivel .
    Amigo já não sei oque faço me da uma ajudinha ae , Aguardo sua Resposta !!

  132. marcelo disse:

    boa noite amigo tenho um santana e quando passo pro gnv ele da uma rateada mas nao fica mas oselando só da uma rateade mesmo .

  133. Gabriel Lorscheiter disse:

    Nossa, tanta gente com o mesmo problema, também comprei um santana e ele ta com esse problema, a lenta dele ta alta quando ligo de manhã e quando dou uma volta ele vai reduzindo a lenta até quase ficar tão lenta a ponto de apagar o carro. Pesquisei em vários lugares na internet e não achei nada de solução concreta, só possíveis testes que deveriam ser feitos, alguém ja conseguiu regular isso? Sei que cada carro pode ser um caso diferente mas gostaria de saber quem resolveu, qual era o problema, se alguém resolveu e poder dar um feedback eu agradeceria de mais! Obrigado, parabéns pelo site muita informação!

  134. luiz c. martins disse:

    ola tenho um santana 90 quando acelero e chega no contra giro3 ascende uma luz vermelha no painel eo motor perde potencia oque pode ser por favor me ajudem a ficina que eu levo nao consegue descobrir o problema

  135. Professor Fernandes disse:

    Tenho um Santana 2004 1.8 alcool que falha na saída, ja substitui todos sensores, vela, cabos etc. e continua com o problema. Alguém teria um solução para o caso?

  136. roberto disse:

    tenho um versailles 95 2.0 aparentemente funciona normal mas aumentol oconsumo fazia 7 km na cidade ista faz 5 pode ser o sensor de tenperatura que ita mandando sinal errado ou nao

  137. weliton disse:

    Tenho um Santana 95 à gasolina, AP 2.0 , ele quando esquenta ele dá muita perca de força e não desenvolve muito bem, numa subida ele dá um ronco na entrada de ar(tbi), tendo que reduzir marchas, sendo que o consumo também não é nada agradavel, 7,5 km/L, detalhe ele na marcha lenta ninguém diz que ele tem um problema de tão perfeito que é o funcionamento, mas é só colocar ele na estrada que vc logo percebe, já foi trocado cabos de velas, velas, rotor, limpeza de bico, filtros em geral, embreagem original, feito retífica geral do cabeçote e várias regulagens. mas nada resolvido. E agora que mais posso fazer para solucionar esse problema?Serei muito grato à uma boa resposta.

  138. wesley disse:

    bom dia tenho um Santana 93 1.8 AP no gás natural ele sempre fica engasgando com velocidade abaixo de 30km/h mais correndo é uma beleza me ajudem se possível

  139. Charles disse:

    Boa noite…. tenho uma quantum 93/94 motor AP a alcool co ABS, o freio só esta pegando em uma roda dianteira do lado direito, as demais freio não pega. Já foi feio as sangria em toda as rodas porém continua não Funcionando so uma roda. Alguém tem um dica o que pode esta acontecendo?

  140. julio cesar disse:

    tenho um santna 99 . ele tem partida normal , arranque tambem normal , só que na reduçao para passar em uma lombada na retomada ele corta o combustivél pegando d novo logo em seguida , esta ficando cada vez mais dificil alguem ai pode me ajudar agradeço desde já

  141. Angelo Moreira da Costa disse:

    Ola, tenho uma santana 2002 1.8 alcool, ela esta com um defeito que ninguem descobre, ela nao desenvolve na alta, e quando esta na baixa por exemplo: de 2° e preciso parar no sinal ela fica acelerando sosinha a rotaçao so desce quando e3u dou uma cutucada no acelerador. Na alta porexemplo: eu to de 5° atras de uma carreta e preciso voltar a 4° pra ultrapassar ai ela nao responde com a velocidade que eu preciso.
    Aguardo a resposta, obrigado.

    • João Fernando Cassoli Vieira disse:

      Olá Amigo, tenho um Carro de mesmo ano e mesmo modelo, ele apresentava o mesmo problema, dentre outros, tais como, eu dava partida e ele não pegava, não dava sinal nenhum na partida, fiz uma viagem com ele e o frentista colocou gasolina no tanque de combustível, sendo que o carro é a Álcool, dai pra frente o carro começou agravar esses problemas, chamei o mecânico e ele disse que a unica coisa a se fazer primeiro era refazer o motor, depois ver as outras coisas e foi feito, esta lá o carro na oficina e já foram 2mil reais só de retifica fora o resto, o que os amigos podem me dizer? seria isso mesmo a ser feito ou não? Obrigado.

  142. Marcelo Fossaluza disse:

    Bom dia, comprei uma quantum 96 gls 2000i recentemente e percebi que a lanterna liga quando aciono a seta para esquerda com o contato desligado! Isso e normal???

  143. Djalma de Oliveira disse:

    Tenho um Santana 1.8 ano 2001. O meu problema é quando o motor ainda esta frio. Quando dou a partida, não firma a marcha lenta e fica morrendo. Somente quando esquenta e firma a marcha lenta, mas quando o motor esfria novamente, volta o problema.

  144. edmilson disse:

    tenho um santana 2001 1.8, passado a álcool a muito tempo, fiz limpeza de bico e ele começou a acender a luz de temperatura e combustível juntas a oscilar de vez em quando e até afogar, tanto em alta e baixa, troquei a bomba de combustível, velas, limpeza e reparo da macha lenta, foi colocado o Raster e detectou falha na sonda lambda, trocada a sonda lambda, ai ele oscilou muito mais e não afirmava, colocamos novamente a que estava, continua com o mesmo problema, aguardo sua dica, muito obrigado.

  145. leandrin disse:

    amigo tenho um vw santana gls2000i as vezes perde força e nao sobe nenhum morro nem de primeira marcha as vezes fica normal as vezes nao fica lento nao responde fica ruim ate p andar em rua plana oque pode ser esse defeito amigo??

  146. edson pereira disse:

    boa noite
    eu tenho um santana 2.0 2002 e ele esta muito fraco dando muito tiro e quando eu ando nele ele fica sem forca e as vezes custa ligar

  147. Maurício Porto disse:

    Bom dia, sou proprietário de um santana 2.0 2002 desde 0Km. Há um tempo (1 ano mais ou menos), o carro apresentou uma falha de alimentação elétrica entre 1500 e 2000 giros. foi trocado por um mechânico: a bomba de gasolina;regulador de pressão; velas;cabos de velas;rotor; tampa do distribuidor; bobina ; módulo de injeção com code pq ele queimou (não me cobrou lógico) e fez o reparo na chave. Neste período, fiz poucas viagens longas, pois possuo outro veículo. Há duas semanas, apresentou falha , desligando o motor em uma ladeira extensa ,a 90/100 km/h e não pegou no tranco , simplesmente desligou. passados alguns poucos minutos após a parada de emergência(uso de triângulo) não sei o pq, resolvi virar a chave e para minha surpresa o carro pegou normalmente e segui viagem. depois de uma semana o veículo, em percurso curto, uns 2,5 km, chegando ao meu destino, ele voltou a apresentar, na hora de estacionar. e assim volta a se repetir, sempre desligando o carro e não pega após esperar uns 2 minutos. já substitui a bobina, retirei a boba de gasolina e tudo aparente normal. será um relé ou a central do alarme original na chave e maçaneta ou módulo de injeção? abçs

  148. luiz carlos tagliari gonçalves disse:

    boa noite estou com problemas no funcionamento do motor do meu santana 1992 2000 glsi
    esta falhando muito levei no mecanico para limpar os bicos nao resolveu e acende no painél
    o censor de injeçao oque devo fazer

    AGUARDO RESPOSTA!!!!!

    NO MAIS MUITO OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!

  149. diogo disse:

    Tenho um apollo 91 ele apresenta o seguinte problema, o motor ta queimando so 3 cilindros quando ando, ele não tem força no motor o motor treme muito não tem mesma arrancada de antes, gostaria se alguém pudesse mi ajudar.

  150. Diego machado disse:

    Tenho um g3 2004 1.6 8v flex ele fika oscilando entre o 10 mil giro e fika se oscilando até o 25 mil giro limpei o corpo de borboleta e vi qui a junta ta quebradinha será qui pode ser a junta qui tá passando ar falso ? Desde já obrigado

  151. Roosevelt disse:

    Tenho um Santana 95, quando tira o cabo da bateria e põe de novo a marcha lenta do carro fica alternando e carro chega morrer. uma vez aconteceu isso e o mecânico vez uma contagem de segundo na chave e ligava e desligava o carro e funcionou o carro ficou perfeito. Agora estou com o mesmo problema e não tenho mas o contato do mecânico. alguém saberia essa sequencia para regular.

    desde já obrigado.

  152. Carlos disse:

    Então o meu é o santana 2002/2003 a álcool,eu o ligava e tudo normal,quando saia começava a falhar,gastei muito até a bomba de combustivel eu troquei e nada,ai me indicaram uma elétrica aki em Cubatão,e pronto tudo resolvido o sensor MAP,ele colocou um original e desde janeiro de 2016 não tive mais nenhum problema,mas cada caso é um caso diferente,pelo menois o meu foi esse tal sensor MAP.
    Wlwww

  153. Renato disse:

    Olá meu santana perde celeracao morre do nada carro não está fraco que pode ser

  154. tomé disse:

    tenho um santana 2.0 EFI ano 1997. O problema é que a rotação do motor, em ponto morto, de vez em quando fica super acelerado e após algum tempo volta a rotação normal. isso acontece de modo intermitente; ora está regulado (em torno de 1000rpm), ora está super acelerado. Sem ninguem mexer. Por favor, me dê uma dica do que pode ser?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: