VW Kombi 1.4 Flex: motor vira mais não pega

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: Esta Kombi estava com o seguinte problema, o motor virava normalmente mais não entrava em funcionamento ou funcionava por 2 segundos e morria, este defeito era intermitente.

CAUSA: Foi verificado toda a parte elétrica do carro como: bateria, alternador, fusiveis, relés e outros, nem um problema foi encontrado. Foi feito o rastreamento com o auxilio de um scanner e não havia nenhuma avaria registrada, testamos todos os sensores individualmente com um multímetro e mais uma vez não foi detectado defeitos, após muitos testes notamos que quando davamos partida ou seja acionávamos o arranque o painel de instrumentos apagava o que não é normal, resolvemos então fazer um teste no contato de ignição e percebemos que quando davamos partidas o contato não mantia o positivo pós chave ou seja ele cortava toda a corrente do sistema elétrico e alimentava somente o arranque, ocasionando assim o problema.

SOLUÇÃO: A solução encontrada foi a substituição do contato de ignição. Esta troca é bem simples de ser feita:

1.Retire o emblema da VW do volante ( aquela parte que faz o contato da buzina).

 volante kombi

2.Retire a porca 24mm que segura o volante e o solte.

chaves da kombi

3. Retire as capas que fazem o acabamento logo abaixo do volante.

contato ign

4. Remova os três parafuso fenda, que fixam as chaves de seta e do limpador e as retirem.

chaves da kombi

5.Logo após remova o parafuso Allen 6 ou 10mm  que prende a carcaça do cilindro de ignição e puxe para cima.

contato ign

6. vire a carcaça e solte o parafuso philips que prende o contato de ignição.

contato ignção kombi

7. Coloque o contato novo e faça o processo inverso.

Este tipo de defeito é difícil de descobrir por não ocorrer toda hora o por necessitar uma grande atenção do reparador.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Kombi,vw

Comentários

23 Comentários para “VW Kombi 1.4 Flex: motor vira mais não pega”
  1. Ualdir disse:

    Mandei trocar a correira dentada do Gol 2000/04 1.6 Totalflex. No 1° instante ele não acertou o ponto e o carro jogava combustivel pelo escapamento. Ele deixou tudo grau 0°. e disse que o problema era do combustivel.
    Após muita discursão levei o carro para outra oficina que ajustou mas o carro ficou lerdo nas retomadas e o consumo aumentou.
    Retornei e pedi para que verificasse poi o carro não era desse jeito eu conheço e o carro tá lerdo.
    Ele me disse que a regulagem estava com 12° então ele passou para 15°. Realmente o carro está esperto, agil, potente mas continua cosumindo muito.
    Preciso de uma ajuda. Me esclareçam qua é a regulagem correta poi esse gol nunca problema. Estou na duvida se o carro está no ponto certo. Tenho receio de estragar o motor/
    Abraço,
    Ualdir F.Sousa

  2. FRANCISCO ROCHA disse:

    TRABALHO EM EMPRESA E TEMOS EM MEDIA 20 KOMBI 2009 FLEX MAS QUE NA GRANDE MAIORIA ENSTÃO FUNCIONANDO SÓ NO ALCOOL, E O QUE EU TENHO NOTADO NO PERIODO DA MANHÃ QUANDO AS EQUIPES VÃO DAR PARTIDA NOS VEICULOS VEM O PROBLEMA FAZER AS FERAS PEGAR QUE SUFOCO, E AINDA MAIS QUE AQUI NO SUL O FRIO ESTA VILOENTO, TEM ALGUM JEITIHO OU É DEFEITO DA MADEIRA MESMO.

    • dinho disse:

      quando a kombi é total flex ela tem o dispositivo chamado partida a frio que funciona com um pequeno reservatorio de gasolina seperado que só é acionado quando a baixa temperatura e quando o veiculo possui só alcool no tanque esperimente colocar gasolina no reservatorio

  3. mauricio disse:

    queria saber onde fica o interropitor que acende a luz de freio, e tambem as setas nao fuciona mas o pisca alerta sim como fazer estes reparos na kombi 2008 flex e o velocimetro tambem parou me de umas dicas por favor grato.

    • clever correa barreto disse:

      em relaçao ao velocimetro existe m sensor de percurso na roda esquerda dianteira deve ter quebrado , faça a troca deste sensor e o velocimetro volta a funcionar.

  4. toninho disse:

    Tive um problema parecido com uma Kombi mas a causa era o sistema imbilizador. Ela pegava por dois segundos e apagava. Durante uma lavagem a caixa do sistema imobilizador foi molhada. Ela fica embaixo da carenagem do volante o que interropeu os contatos. Me deu trabalho mas consegui e tive que codificar as chaves novamente. Fique atento! Muito Obrigado pelas dicas um grande site!

  5. clever correa barreto disse:

    esta kombi quando o tempo esta quente ela percorre 30km e começa a ocilar sem morrer o giro do motor, tipo uma pane e alguns metros pecorridos e da tipo um tranco e funciona e depois o mesmo pane. quando esta mais frio percorre 60 km e o defeito aparece. a noite com o tempo fresco e com a tampa do motor aberto o problema nao aparece. ja verifiquei o modulo tbi, bubina ,teste do modulo,vela e cabo de vela, sensor do acelerador da parte detras e pressao de bomba de gasolina. depois disso o problema continua. este carro e uma kombi toal flex 1.4 ano 2008. por favor espero alguma ajuda. obrigado.

  6. Walter disse:

    Estou com o painel de instrumentos da kombi 2009 flex com problemas de marcação no nível de combustivel. Eu posso somente comprar outro e trocar ou dá problema de marcação de kilometragem rodada.?

    Esse painel te só um conector atrás. A dúvida é sobre a parte da kilometragem.
    aguardo resposta. Obrigado.

  7. fernando disse:

    GOL CLI 1995 1.6 TBI MAGUENETE MARELLI MONO PONTO MUITO RARO ACONTECER MAS QUANDO MENOS SE ESPERA ACONTECE DA PARTIDA VIRA E NÃO PEGA AI DA UM TEMPO TENTA DE NOVO PEGA AI NÃO SABE QUANDO VAI ACONTECER DE NOVO AQUARDO UMA RESPOSTA MUITO OBRIGADO

  8. Fabio disse:

    Ola estou com duvida de como montar o reparo da buzina no volante do fusca teria algum esquema com fotos para eu poder montar este sistema.

  9. jailson disse:

    tenho uma kombi ela fria pega bem mas quando esquenta nao pega ja refisamos motor de partoda bobina cabos de velas nao acha o defeito trocamos o motor partida colocamos do ap mesmo assim nada vcs pode me ajudar

  10. edson gabriuel disse:

    tenho uma kombi 1.4 flex .esta com esse problema pega por 2 segundos se o contato da buzina nao estiver no local ,pode dar esse defeito

  11. Roozew disse:

    Tenho uma Kombi 98 que está com um problema semelhante ao desta 1.4 Flex, por vezes tento ligar mas o motor vira, vira e não pega, o pior é que não é sempre, será que este problema também poderia ocorrer nas 98???

  12. waldemar disse:

    tenho uma kombi 2010 ela é gasolina e gnv ela queimou o chicote da bomba eletrica ai troquei a flange da tampa da bomba e o chicote interno e externo fiz a ligação tudo certinho mas agora ñ funciona na gasolina nem pega na partida só direto no gnv, mas quando viro a chave na posição do contato a bomba aciona mas na posição de partida ñ funciona….sera que alguem pode me ajudar por favor …..grato

  13. jozieudes disse:

    tenho uma kombi 2010 e estou om uma folga imença no volante, existi alguma forma de pelo menos amenizar?

    uma diga: o volante tinha um balança vertical consequi tirar colocando um embuxamento de papelão envolvendo a parte de dentro,entre o cano e a barra.

  14. reinaldo fernandes disse:

    tenho uma kombi modelo 2012 1.4 flex ja estou louco de tanto levar para oficina,ela para e não pega ja troquei varias peças você da partida ela manda corrente na bobina e depois corta corrente da bobina não sei mais a quem recorrer ja passei em consessoinaria mas não tive exito ja troquei central sensor ckp,cmp,oxisigenio,tbi,sensor temperatura, se alguem tiver alguma solução ma ajudem obrigado

  15. tenho uma kombi 1.4 flex 2007 mais quando ligo a chave a bomba de combustivel não arma podem me esplicar por favor

  16. Guilherme de Almeida Sobrinho disse:

    Tenho duas kombis 2012/flex.uma delas quebrou a correia de sincronismo do motor com o veiculo em movimento , que estava a 65 km /h ainda nao foi feita a troca da correria , é possível ter empenado as valvulas?

  17. vartao disse:

    ola tenho uma kombi ano 75 e com o motor 1600 . so que e o seguinte ja fiz de tudo revisao na parte eletrica mandei fazer o motor por inteiro tudo peças novas ate bateria nova comprei so que nao consigo andar com ela ,o que acontece da a partida funciona ando um bom tempo com ela mas quando desligo o motor e vou ligar de novo o motor gira gira e gira mas nao pega e sim so no tranco olha nao sei mais o que fazer por ultimo me falarao que tinha de trocar o tal volanTe misto ser´A. QUE DEVO FAZER OBRIGADO

  18. Ricardo disse:

    Tenho uma kombi 2004, ele da ignição, mas não pega, fede gasolina. no tranco pega normal. Depois que ligou não falha trabalha normalmente. Acontece com ela fria ou quente. As vezes gira a chave pega no ato, porem na maiorias das vezes quase mata a bateria……

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: