Velas paralelas?! Tô fora…

Publicado por Guilherme Lopes 

Não tem som mais assustador para um reparador de automóveis que o som de um vela quebrando, pois é, eu já passei por isso e não foi muito agradável, ainda bem que a qualidade da vela era tão ruim que eu não tinham nem dado o aperto final, desta forma foi feito a retirada da vela no lugar mesmo.

Infelizmente nem todos tem a sorte (ou seria menos azar) que eu tive, e na maioria do Velas quebradascasos se faz necessário sacar o que ficou na bancada dificultando muito o trabalho e até mesmo trazendo prejuízos pois a responsabilidade da troca é toda do mecânico. No caso que citei a cima a vela já estava no carro e foi retirada somente para conferir, e acabou me causando uma baita dor de cabeça.

Mais as vezes o prejuízo maior pode ser do proprietário do carro, porque as velas de má qualidade pode causar vários problemas de funcionamento como marcha lenta alterada, falhas, consumo alto ou até mesmo ocasionar a quebra do motor como no caso de perfuração do pistão causada por pré-ignição.

Como não bastasse as velas paralelas, temos no mercado as velas falsas, pode acreditar, falsificações grosseiras de marcas conceituadas como a NGK e a Bosch são muito comuns de se encontrar, tendo estas o mesmo efeito prejudicial das paralelas. A NGK já lançou a algum tempo atrás um folheto contendo informações de como identificar uma vela falsa,  no qual contem a a imagem a baixo:

identificacao_velafalsa

Clique aqui e saiba mais sobre velas falsas.

Gostaria de lembrar que as velas de boa qualidade tambem precisão de ser trocadas, pois eu já retirei de veículos velas com mais de 70000 Km rodados o que chega ser um absurdo. De uma olhada no manual do seu carro e confira  quanto tempo se pode rodar com o mesmo jogo de velas e não esqueça que esta peça não trabalha sozinha, desta forma de uma atenção especial para todo o sistema de ignição e lembrando que este tipo de peça e trocado pela quilometragem rodada e não quando o carro não funciona mais.

abraços…

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em desabafo,Materias

Comentários

7 Comentários para “Velas paralelas?! Tô fora…”
  1. Meu carro é um vw / gol 16v ano fab. 1997 ano mod. 1998 está com problemas de partida viro á chave e o carro não da partida o motor não da partida já aconteceu enumeras vezes, outro dia eu vinha com carro empleno movimento no transito e derepente eu dechei ele apagar, quando fui virar achave para fazer pegar novamente o motor não deu partida só depois de um tempo ele respondeu e voutou á virar o motor para meu alivio que estava em pleno transito.
    Pergunto o que pode ser este tipo de problema.

    Att:
    Renato Martins.

  2. marcelo disse:

    oi tenho um palio 99 que não sobe ladeira.
    a segunda macha não tem resposta rápida, apesar de ser um carro 1000, acho que e fraco de mais.
    por favo alguém pode me ajudar?

  3. afonso do socorro santos disse:

    Boa Tarde,
    tenho um uno mille ep 96 ele está apresentando dois problemas :
    -quando eu acelero e desacelero e assim sucessivamente ele fez um barulho estranho, e quanto aos coxins já foram todos trocados.
    -fui ao posto e mandei verificar o oleo do cambio estava faltando 1L, depois de completado começou a roncar todas as marchas. e os mecânicos falam que normal do fiat, afirmo antes não estava apresentando este problemas.
    O que eu posso fazer.
    Obrigado
    afonso

  4. JOSEVAL DOS SANTOS GUIMARÃES disse:

    tenho um vectra 2.0,16v 1997 e o mesmo quando frio solta um pouco de fumaça branca o que eu faço e o que pode ser.
    desde já agradeço a dica:joseval guimarães.

  5. elton disse:

    Meu carro é um astra 2.0 / 8v /ano 2000

    Esse carro estar com problema de baixa pontencia e alto consumo de combustivel. Quando se acelera mais forte escuta-se um ronco xoxo e o motor não sobe o giro. Já trocou velas, cabo, bomba de combustível, velas, regulador de pressão e agora por ultimo a bobina e não muda nada. Uma coisa me chamou atenção: Quando ligo a carro com apenas as velas 4 e 2 conectadas a bobina em seus respectivos torres o motor funciona, torto mais funciona. Agora quando ligo só as velas 1 e 3 não liga de forma alguma. O curioso é que se eu pegar uma vela ligar umas da torres 4 ou 2 e encostar em qualquer parte do carro que tenha massa o motor funciona. Outra coisa acho a centelha muito fraca.
    Também já foi verificado escapamento.

    Se alguém poder me dar um dica ficarei grato

  6. Marcos disse:

    Meu carro é um Fiat/Uno Mille EP ano 95/96 GNV e gas,o defeito é o seguinte:ele começou assim,eu acelero no GNv ele começa a estourar e da a imprenssão que está cortando corrente.Levei ao eletricista e ele trocou um cabinho que nao lembro o nome que fica proximo a bomba d’agua tb:qdo fui pegar o carro ,ele disse que so resolveu a parte da gasolina e me disse que eu deveria trocar cabos e velas,ok troquei porem sai com o carro e el depois que esquentou voltou a cortar corrente de novo mas só no GNV.Detalhe ,qdo ele corta a corrente da um estouro e a luz indicadora da injeçao eletronica acende e apaga mesmo estando o carro andando.
    Gostaria de saber qual é realmente o defeito ,muito obrigado?

  7. Marcos disse:

    Boas dicas, as velas falsas são normalmente fabricadas na China, e tem as chinesas que são de baixa qualidade, elas duram 10% de uma de boa qualidade. Eu conheci uma marca Meg (para motos) que estragavam com 500 kms.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: