Uno fire flex: da partida mas não pega

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: O motor deste Fiat Uno Fire Flex gira mas não pega.  Segundo o proprietário nos informou, o carro estava funcionado normalmente e simplesmente desligou e não pegou mais.

Outras dicas do Uno:

CAUSA: Ao ir fazer um socorro de um FIAT Uno com motor Flex, me deparei com um defeito simples, mas que por frefil bomba combusitvel uno fire flexalta de memória do cliente me custou algumas horas quebrando a cabeça. O  motor do carro virava mas não pegava, foi conferido se havia centelha, e se a bomba de combustível estava acionando corretamente, tudo ok. O acionamento dos bicos injetores também estava normal. Depois de muita luta o cliente lembrou que havia feito recentemente uma manutenção na bomba de combustível.

Abri o acesso da bomba e retirei a mesma, “sin sa la bin” esta lá o defeito, a mangueira do refil da bomba de combustível estava solto.

SOLUÇÃO:  A mangueira foi reconectada corretamente e o Uno voltou a funcionar.

O diagnostico de um defeito como este é muito simples quando se esta na oficina, mas neste caso que o carro estava na rua, tudo é diferente. Os recursos que temos no centro automotivo são bem superiores do que no serviço externo. No defeito acima um simples teste de pressão e vazão da bomba de combustível seria o suficiente para solucionar o problema.

 
Mande seus comentários ou mande suas duvidas para o  DICAS MECÂNICAS.
  
 
 
 

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Uno

Comentários

58 Comentários para “Uno fire flex: da partida mas não pega”
  1. ivanildo lopes disse:

    ola amigos, temho um fiat 1995 a gasolina, se ele chegar a cabar a gasolina so pega se eu colocar uma media de 8 litros, isso é normal. ou a bomba esta com defeito? e como vou saber se ela esta normal?

    • G. Lopes disse:

      Ivanildo,
      seria bom retirar a bomba de combustivel para dar uma conferida no pre filtro e no copo da bomba que pode esta com defeito,
      Mas é bem provalvel que o problema esta no pre filtro.

  2. Pablo disse:

    tenho um uno fire flex 07, um certo dia fui ligar o Ar-Condicionado e ele não mas fucionou, notei que o barulho do relé não esta mas fazendo, gostaria de saber etre outros qual deles é o do AR para fazer a subistituição.

    Obrigado!
    pablojcavalcanti@hotmail.com

  3. aurelio disse:

    Tenho um uno flex 2006,estou apanhando para que ele pare de falhar,o seu comportamento esta muito estranho,cedo é dificil de pegar,até parece com bateria fraca,ja cheguei até a carregar a bateria ai a partida fica boa e pega,mas tem que segurar uns segundos no acelerador,se não morre e ai fica dificil,se alguem tem alguma opinião dê a dica

  4. Rogu disse:

    Num dia muito frio a bombinha de partida a frio não funcionou, de tanta tentativa de partida descarregou a bateria. (parece quando o sensor de rotação está desligado)
    Na partida com chupeta era só estouro na admissão Fiat 1.0 /Flex 07. (iaw-4afb)
    Tudo isso depois que limpei toda a tbi
    Vou verificar essa bomba, pois tem vezes que o marcador fica abaixo do máximo mesmo quando tanque cheio.

    • G. Lopes disse:

      Verifique se a mangueira da partida a frio não ficou desconectada.
      Para verificar se o problema é falta de combustivel ( do reservatorio de partida a frio ou do tanque), eu uso uma borrifador cheio de gasolina, peço alguem para dar partida enquanto borrifo na entrada da mangueira de ar( depois do filtro é claro).
      Se o carro pegar, ai sim eu parto para uma analise mais detalhada na partida a frio.
      Até mais

  5. wauber disse:

    tenho um uno 06 que tem um problema cabuloso , vc da partida ! aciona bomba o motor gira normal só que o carro não pega , mas se der um pequeno tranco ele funciona normal , mas quando vc menos espera depois q desliga isso passando dias ou horas ele volta o mesmo problema !! se alguem poder me dar uma dica fico grato

  6. RAIMUNDO disse:

    Olha amigo, realmente depois de muitas pesquisas, UNO 2006, SÓ problema com álcool. Meu caso só uso álcool, e ele só liga depois da 10 tentativa, e da cada estou no filtro de ar, se eu forçar, mas problema que se deixar ele na lenta quase morre. Apos 10 minutos ele liga e vc pode sair……….. Ja observei que não ta ejetando gasolina…. To fazendo umas pesquisas e achei as seguintes causas:
    1. BOMBA DE PARTIDA FRIA QUEIMADA?
    2. VÁLVULA DE DUAS VIAS?
    3. MANGUEIRA DO REFIL DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL, SOLTA?
    4. PRÉ FILTRO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL?
    5. SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA?

    • G. Lopes disse:

      Raimundo,
      é bem comum problemas com a partida a frio neste modelo e geralmente o defeito esta na central pois a mesma não aciona a bomba do reservatorio de combustivel.
      mas tambem pode ser sensor de temperatura ou ate mesmo problema na bomba.

    • Fabio disse:

      Olá amigo, como mais uma possibilidade dá uma conferida no atuador de marcha lenta, pois ele regula a entrada de ar para o funcionamento do motor.

  7. isaque disse:

    tenho um fiat uno fire 2003 e ele não fica na lenta até esquentar
    oq pod ser?
    como regulo a lenta dele?
    desde ja agradeço.

  8. Thiago disse:

    meu carro e um fiat 96 ele so esta funcionando no gnv , e nao esta passando para gasolina oque pode ter ocoriido , como devo proceder ?

  9. Amigos;

    Tenho um Pálio Fire Flex 2007 e estou exatamente com o mesmo problema do Wauber;
    Intermitentemente, quando tento ligar o carro, giro a a chave, o sistema reconhece o transponder (a luz amarela do painel apaga), a bomba de combustível é acionada (pelo som, está ok), aciono o arranque, mas o carro não pega… Ou eu dou um tranco, ou espero uns 15 minutos, que ele pega no estalo… depois de uns tres ou quatro dias, o problema volta a contecer, assim sucessivamente. Já tentei abastecer com metade do tanque de gasolina… só alcool, só gasolina… Nada mudou…

  10. Gabriela disse:

    Tenho um pálio flex,1.4 2007,essa semana ele começou a dar prblema na primeira partida,só pega se pisar no acelerador e sai muita fumaça com um cheiro estranho no escapamento.Pode ser falta de gasolina no motorzinho de partida a frio? (mesmo se o carro for abastecido com gasolina?) Se n,o que pode ser??
    Me ajudemm!!

  11. Rodolpho disse:

    Oi tenho um Uno 05/06, estou com um problema no sistema de partida a frio, o carro pega pela manhã muito bem, msm no alcool, porém, algumas vezes, depois de algum tempo andando, o carro estanca (sempre quando estou em uma marcha lenta 1ª ou 2ª) e escuto um barulho agudo vindo da bomba de partida a frio, enquanto a bomba faz esse barulho ela suga toda a gasolina do reservatório de partida a frio e o carro enxarca, o problema só para quando eu efetuo a desconexão da bomba com o reservatório de partida a frio, mas ai, como já falei, o carro já está encarcado e fica difícil de ligar.

  12. mario lopes disse:

    meu nome e mario lopes 25/08/2010 as 11.30 bom dia tenho um fiat tipo ano 1997 depois de trocar oleo de motor filtro de oleo e de ar e trocar a maqueira da direçao idraulica e as velas lavei o motor por que estava muito sujo de barro ele estava funcionando bem sem problema depois de fazer esta manutençao liquei o motor funcionou tranquilo sai para dar uma volta rodei dois km ele deslicou sozinho abri o capo do motor mexi em algus fios e dei partida ele pegou andei 500 metros parou de novo tornei a mexer mos fio e percebi que quando mechia no fio do sensor de rotaçao ele funsionava troquei o sensor por um novo nao pegou coloquei o sensor velho ele pega mais e so mexer no fio ele morre amigo o que eu faço

  13. Valdemiro disse:

    MEU MILLE FIRE FLEX 07/08 ESTÁ COM PROBLEMA SEMELHANTE. DE VEZ EM QUANDO AO DAR PARTIDA NÃO PEGA. E QUANDO ACONTECE, AS VEZES VOLTA APEGAR APÓS ALGUNS MINUTOS, OUTRAS VEZES, SÓ VOLTA A FUNCIONAR NO DIA SEGUINTE. JÁ TROQUEI VELAS, FILTROS, LIMPEI OS BICOS, SUGERIRAM E ATÉ TROQUEI A BATERIA ORIGINAL DE 36Ah POR UMA DE 60Ah. É ASSIM: EU GIRO A CHAVE ATÉ OUVIR A BOMBA TRABALHANDO, INJETANDO O COMBUSTÍVEL, GIRO ATÉ O FINAL PARA DAR PARTIDA, O MOTOR DE ARRANQUE VIRA, MAS ELE NÃO PEGA. E FICO OUVINDO UM TIC-TAC DE UM RELÊ ARMANDO E DESARMANDO ALI PELA CAIXA DE FUSIVEIS NO CANTO ESQUERDO, DEBAIXO DO PAINEL. ESTOU COM MEU CARRO PARADO DESDE ONTEM DE MANHÃ (14/09/2010) E TENTEI LIGÁ-LO HOJE PELA MANHÃ E NÃO PEGOU… NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.

  14. Claudemir disse:

    Tenho um uno smart 2000,ele esta com falha na hora que vou sair ele pega mas sai dando arranco e as vezes acelero ele morre,ja troquei sensor da borboleta e atuador da marcha lenta na hora resolveu mas de manhã ele pegou na marra, tive que fazer reset,ai voltou a funcionar. qual seria o problema? bomba de gasolina?

    grato claudemir

  15. Edy disse:

    Boa tarde,

    Olá amigos, estou com o seguinte problema: as vezes vou ligar o carro e ele não pega, aí tento de novo, só que acelero o carro na hora que vou ligar e aí o carro pega. Qual pode ser o problema?

    Detalhes: percebi q qdo estou em linha reta essa dificuldade é maior, qdo estou com o carro inclinado para cima, esse problema é mais raro. Com o carro frio esse problema não ocorre.

    Pálio 97/98
    Gasolina

    Desde já muito obrigado!!!

  16. Leonardo disse:

    Olá, tenho um Uno 2006 flex, que ao bater a chave não liga. O motor vira, mas o carro não pega. Já levei em 2 concessionarias da fiat aqui na região e nao conseguiram detectar o problema. ALguem sabe o que pode estar acontecendo?

  17. jackson Riva disse:

    Troquei recentemente a o refil da bomba de gasolina, e agora quando o tamque está pela metade quando faço curva acentuada ele apaga e demora uns 10min para pegar de novo, antes de trocar o refil da bomba, nunca acontecia isto, e agora quando chega perto de acender a luz de reserva, acontece o tempo todo, e antes de trocar este refil, nunca aconteceu isto. o defeito do meu carro era 1 bico que tinha queimado, mas o mecanico trocou, refil da bomba, cabo de vela, vela, bobina de ingnição, sondalambda, e não entendo o refil é novo, porém paralelo! Mas não deveria estar acontecendo isto! não entendo meu problema!!!!

  18. nelson disse:

    tenho um uno 2006 ele pega na partida normal mas guando fica uns tres minutos em funcionamemto ele afoga. e so, depois de dez partida e xingar muito ele pega ja fiz linpesa de bico troquei filtro de gonbustivel , ja me disseram que pode ser bobina cabo vela, bonba de gasolina . se tiver alguem , com algum problema semelhamte por favorde uma luz sou fanzaso do uno. ja e segundo que tenho. obrigado……..

  19. priscila disse:

    boa noite

    Comprei uma uno ep 96 estava andando com ela normalmente mais estava percebendo que enchia o tanque durava apenas 1 semana consumindo 6.5 km apenas por litro quando foi essa semana parei com carro fui ligar novamente e nada chamei o eletricista ele testou bomba de combustivel boazinha só que viro a chave não da partida nem no tranco pega , e observamos que o combustivel não esta chegando ao motor o que pode ser ??? preciso da sua ajuda eles ja reviraram o carro olharam bobina esta boa , vela , bateria tudo e o carro nao pega preciso de uma luz …

  20. nelson disse:

    meu uno flex 2006 numca deu problema, derrepente comessou afogar . parrava numa esquina pronto afogava , galera nao troquei nada. parou de afogar esta melhor que antes, eu aqredito como ele e flex , eu estava uzando conbustivel alcool , passei a´ usar gasolina o sistema nao reconheceu so pode ser isso……………

    • nelson disse:

      ola amigos. meu uno 2006, comecou apresentar um problema como relatei acima, acho eu, que com o preco do alcool , desparando eu comecei a´ uzar gasolina, so que eu deixei acabar todo o alcool do tanque . ai comecou a apresentar os problema , nao pegava na partida quando pegava era falhando , chegava numa esquina afogava, troquei filtro conb . linpesa de bico e nada.pensei em vender,mas do nada parou com os problemas e esta file como senpre atencao quando for mudar de conbustivel , nao deixe acabar um pra passar pro outro ,fassa uma mudanca gorda sem mais …..

  21. ana paula disse:

    Tenho um golf 1.6 sr 2000/2001 , pedi para o mecanico trocar as velas, sensor de nivel de combustivel (boia) e limpeza nos bicos, quando liguei o carro, não funcionava o ponteiro de marcador de temperatura e ponteiro do marcador de combustivel, antes de fazer esta manutenção tudo fincionava normal.
    A boia antiga foi trocada por ela não abaixava de 1/4, foi feito alguns teste no chicote que conecta na tampa da bomba, mas a boia não estava funcionado, foi colocado a boia antiga tambem não funcionou, foi vereficado o painel de fizivel tudo ok, troquei o sensor de temperatura que manda sinal pro painel e continuou do mesmo jeito.
    Ja aconteceu isso com alguem, ou alguem tem alguma ideia que possa estar acontecendo, valeu.

  22. evilin disse:

    tenho um uno 2006 flex esta com problema na partida a frio onde posso levar o
    carro no mecanico ou no eletricista ja fui nos dois um joga pro outro nao sei o que faser
    so uso gasolina por que o carro nao pega de manha cedo se tive no alcool se alguem poder
    me ajuda eu agradeço.

  23. Severino Ramos da Silva disse:

    Alguem me ajude se puder; meu uno 2006 não pega de jeito nenhum na chave de igniçao,quando o motor está quente, só quando dá um empurrãozinho. gostaria de saber a solução deste problema.

  24. Eduardo disse:

    tenho um uno smart 2001, as vezes ele fica acelerado, depois com ele em movimento morre e fica dificil de pegar, só gira gira e não pega, e por muitas vezes que deixo ele um pouco parado ele também não pega mais, ja troquei sensor MAP, os relezinhos da bomba e da injeção eletronica, ah, quando não pega, testei se estava chegando corrente na bomba de cmbustivel, e estava.
    Os mecanicos nao descobrem, não sei o que fazer!!! me ajude por favor.

    • Guilherme Lopes disse:

      Eduardo já foi feito o teste de pressão e vazão da bomba de combustivel? De preferencia para fazer este teste quando o defeito estiver presente.

  25. Carlos disse:

    Tenho um Gol 97 MI 16v, Gasolina e GNV. Ele está com o seguinte problema: quando dou a partida na gasolina, ele custa muito a pegar. Das raras vezes que pega, alguns segundos depois, o carro morre. No gnv, tudo ok. Quando o carro está em movimento e passo para a gasolina, ele perde força e morre. Já troquei a bomba de combustível e bobina de ignição. Do que mais é possível suspeitar? Abraço!

  26. Itamar Pereira disse:

    Eu queria saber como colocar uma chave corta combustivel, pois o meu uno Mille i.e 95/96,com injeção eletronica. Tenho noção de eletricidade, mais não sei a onde fazer. Pois aqui na minha região estam roubando demais os uno. Falaram que o Uno é dinheiro em caixa ou seja facil de vender.

  27. Uelinton disse:

    BOA TARDE,
    TENHO CLASSIC 2010/11 COM 15,000 KM O MESMO JÁ DEU DEFEITO 3 VEZES QUANDO FOI DAR PARTIDA PELA MANHÃ O MOTOR GIRA E NÃO PEGA, LEVO DE REBOQUE PARA A CONCESSIONARIA ELES DIZEM QUE AO TROCAR DE COMBUSTIVEL TENHO QUE RODAR NO MINIMO 10 KM PARA QUE O SISTEMA RECONHEÇA O COMBUSTIVEL,PASSEI A USAR SOMENTE GASOLINA ADITIVADA MESMO ASSIM JÁ DEU O DEFEITO MAIS 2 VEZES,QUE DEVO FAZER?

    GRATO

  28. meu uno 2001 nao quer ligar
    nao sei o que er ele ficou muito tempo parado o que eu faco

  29. Roberval disse:

    Tenho um Fiat uno Mille ano 2002 /1.0 em condições normais chega a fazer 16 km por litro de gasolina e em uma viagem que fazia com 1 tanque de gasolina foi usado + de tanque e meio no final ainda fiquei na estrada conclusão o consuma caiu parta 7.5 em primeiro tempo e em segundo caiu mais ainda 5 km por lt socorro eu não aguento ajude-me eu adoro este carro não gostaria de vende-lo por causa deste defeito.

    Antecipadamente agradeço por esta solução

    Roberval

  30. aguinaldobrandao disse:

    ao girar a igniçao do meu palio escuto um tic tac parresse n som de um rele dentrodo painel.nao sei se tem alguma coisa a ver com o filtro que troquei.apareçeu no mesmo dia da troca

  31. jonas santana disse:

    tenho um Palio 2008, e a luz de reserva do tamque de gasolina/alcoo, começou a piscar indicando tamque seco, mesmo o tanque estando cheio, alguem já passou ´por isto, o que devo trocar.

  32. CARLOS disse:

    Tenho uno way 2009, estava fazendo uma higienização no interior do carro enfim, cheguei no painel tava mto sujo, desmontei, e desconectei os 2 plugues (um maior e um menor) tirei o acrílico e limpei apenas a parte de acrílico pois fiquei com medo de mexer nos ponteiros, mas quando fui montar tudo de volta, coloquei os 2 plugues como havia tirado liguei a chave e o ponteiro do velocimetro tava la embaixo encostado no acrilico, achei q ligando ia pro lugar mexeu um pouco, mas ficou abaixo do zero, e o pior que o econometro, o indicador de nivel de combustivel também não estão certos, o econometro fica parado só na parte branca em cima, e o marcador marca menos combustivel pq o tanque tava cheio e agora ele marca 3/4. O marcador de temperatura acho q tá normal.
    Por favor preciso de ajuda pra regular isso, quis caprichar no possante e acabei fazendo besteira.

  33. Paulo disse:

    Tenho um palio 2001 fire 8v e estou com o seguinte problema, de manha quando ligo ele pega normal mas ao sair de imediato(com ele frio ainda) ele apaga e não pega mais se eu tentar dar partida de novo ele fica aquele cherão de gasolina parecenu que afogado , se eu esperar ele esquentar ele funciona normal. Já troquei bomba de combustivel, fitro de combustivel, vela, cabo, limpeza de bico, limpeza na injeção e ninguem acha o problema.oque devo fazer?
    Agradeço desde já.
    Paulo

    • Guilherme Lopes disse:

      Paulo,
      já foi verificado o funcionamento do sensor de temperatura da agua com o motor frio até o mesmo chegar a temperatura de trabalho?
      As vezes esta peça pode ter problemas em determinadas faixas de temperatura e em outras funcionar normalmente.

  34. renato disse:

    meus amigos tenho um palio 2005/6 e fire ele esta o senguinte quando estou andando de repente ela para do nada como que nao esta indo combustivel ai tenho que esperar ums 5 minuto ai ele volta ao normau alguem sabe alguma soluçao para isso

  35. marcos disse:

    meu uno mille 93 faz 5 por litro e ja mandei regular oq sera isso?

  36. Cleber disse:

    Tenho um uno 2000, estou tendo dor de cabeça com ele, ja troquei bobinas, kit TBI, ja mandei arrumar o modulo, e agora o problema continua, antes ele estava falhando muito ao andar em marcha reduzida, agora não injeta de jeito nenhum gasolina mesmo colocando gasolina direto no carburador o carro não pega .. oq pode acontecer…

  37. Junior disse:

    carro da partida gira gira e nao pega,mecanico veio em casa e disse q era problema de eletrica,ai disseq nao tava mandando faisca pras bobinas,trokei velas e cabos de velas e nada..alguma dika
    e a bomba ta mandando gasolina desde a do tanque como a da injecao

  38. Hernandes disse:

    tenho um uno fire 2009, a bomba de combustivel não esta funcionando quando eu giro a chave, mais ja troquei o refil da bomba e continuou sem acionar a bomba. O que poderar ser o problema agora meu amigo? voçe poderia mim ajudar?

  39. Botelho disse:

    Palio fire 1.3 2004 modelo 2005= está andando com o carro em uma subida ou trecho de aclive na troca de marcha a aceleração sobe abruptamente como se estivesse com cabo acelerador emperrado, depois vai voltando ao normal até acontecer novamente. Será que pode ser corpo de borboleta sujo?? Se algum amigo puder ajudar, agradeço. Abrç

  40. Claudio ribeiro disse:

    Tenho um corsa classic e as vezes eu bato chave e ele nao pega por nada, e tem horas que ele funciona perfeitamente, o que pode ser?

  41. Leonardo disse:

    Boa noite tenho um uno Mille fire 1.0 2005/06 deixei ele ontem na hr que cheguei e só fui ligar ele pela noite, ao ligar notei que ele não tá pegando.não da nenhum sinal. No momento da partida !!

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: