Tipo 16 i.e: Marcha lenta oscilando

Publicado por Guilherme Lopes 
DEFEITO: Este Fiat Tipo 1.6 ie estava com marcha lenta oscilando e com buracos na aceleração.

 

CAUSA: Depois de ter passando em outras oficinas, esse cliente chegou com esse Tipo 1.6 ie com os mesmos defeitos apresentados a cima, tinha sido trocado as seguintes peças bobina, atuador da marcha lenta e sensor de posição da borboleta (TPS), sendo que esta ultima foi substituído por uma adaptação que se encontra no mercado, trocando o potenciômetro por um eletrônico. Após alguns teste constatei que o problema era exatamente nesta adaptação, e como a peça estava na garantia o cliente a trocou. O carro funcionou normalmente, no entanto depois de 3 dias ele retornou com o mesmo defeito, e o problema era na mesma peça, Feito a troca novamente, o problema foi sanado.No outro dia lá estava o Fiat Tipo  de novo com o mesmo defeito, dessa vez conferir se estava havendo alguma espécie de pico de tensão que estaria ocasionando a queima do sensor, nada foi detequitado.
SOLUÇÃO: A solução encontrada foi substituir a peça pelo modelo original e nesse caso específico foi preciso ser feito a troca do corpo da borboleta pois a mesma estava com as palhetas de contato do sensor de borboleta danificado, feito isso o problema foi resolvido.
Muito cuidado quando se trata de adaptações principalmente na injeção eletrônica pois nem sempre elas funcionam.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,Tipo

Comentários

113 Comentários para “Tipo 16 i.e: Marcha lenta oscilando”
  1. leandro disse:

    boa tarde! estou com uma montana 1.4 econoflex 2009, ocilamdo a marcha lenta (ela possui acelerador eletronico) mas o aparelho raven scaner2 nao detecta anomalias.O proprietario do veiculo so abastece com alcool ocarro esta com 24000km rodados. como devo proceder para solucionar o problema? grato!

    • G. Lopes disse:

      Leandro,
      Você já fez a limpeza do corpo da borboleta fora do carro?
      Se não faça esta limpeza e depois use seu scanner para readaptar o corpo da borboleta..
      boa sorte…

      • r disse:

        eai guilherme td bem? eu venho acompanhando o seu site e gosto mt;quero lhe fazer uma pergunta,comprei um fiat tipo 1.6 ie,ele nao apresenta problema nenhum…mais eu gostaria de saber se eh possivel por o coletor de admissao do tipo mpi no meu tipo? na verdade que transformar meu ie em mpi sem trocar o cabeçote…no aguardo.

      • Olá amigos, espero que ajude alguém, mesmo porque estava tendo problemas com o meu Tipo ie95. Antes o problema era que ele ficava acelerado demais, ai eu dava outra acelerada por cima daquela que estava, ele voltava ao norma, com muita dor do bichinho, é um excelente carro 3 anos veio dar defeito agora, dai a dor. . Logo Depois, veio dar outro defeito, ele ficava oscilando até morrer depois piorando, morrendo a cada parada nos faróis, curvas etc, e a raiva aumentando..
        até que hoje 27-8-2013. a tarde, resolve mexer ver os preços da peças, os preços fez com que eu lembrasse de um amigo Dr, carro. ates de sair gastando olhar primeiro.

        Solução e eliminando o Problema:

        Foi quando juntos com um amigos, que sempre mechemos com mecânica, fizemos o checape e sem gastar um tostão, o Problema visto pelo meu amigo, O ATUADOR DA MARCHA LENTA, (( OBS )) PARA QUEM NÃO SABE É UM MOTOR COM UMA ENGRENAGEM. COM TEMPO ELE PODE TRAVAE POR GASTAR A GRAXA, É SÓ ABRIR COM MUITO CUIDADO AS TRAVINHAS NAS LATERAIS. MAS É MUITO PODRE AQUELAS TRAVAS, DEPOIS DE ABRIR, VULTE O PINO QUE EMPURRA A POSIÇÃO DA MARCHA LENTA ATÉ O INICIO RODANDO A ENGRENAGEM, EU QUEBREI UMA. E DEPOIS DE FAZE A LIMPEZA, COLOCA GRAXA NOVAMENTE. E RECOLOCA TUDO NO LUGAR. ((( EM FIM, MEU CARRO FICOU ZERO ))) E NÃO GASTEI NADA. . BOA SORTE E ESPERO QUE AJUDEM.

  2. marivaldo disse:

    Ola euestou com o mesmo problema tenho uma fiat tipo 1.6 e ele tambem não mantem a aceleração .
    A quem posso recorer moro em Belford roxo pesso a ajuda de quem se intereçar

    • marcelo disse:

      Caro colega desligue os dois cabos da bateria e junte os dois e aguarde 1 ou2 hs.depois a avalie se parou de oscilar.tive relatos que poderiam ser a entrada de ar do carburador que ocasiona os cortes e estouros.leveo na concecionaria fiat e sera confirmado

  3. marivaldo disse:

    Tenho uma fiat tipo 1.6 estou com problema tambem que ele não mantem a aceleração aquem devo recorer ajude-me por favor

  4. Carlos Nascimento disse:

    Tenho um ´TIPO 1.6 IE 95, QUANDO DOU UMAS PISADAS MAIS FORTE, COMO POR EXEMPLO NUMA SUBIDA, OU NUMA RETA UM POUCO MAIS EXTENSA( 300/400 M), ELE ENTRA COM UMA ALTERAÇÃO NA ROTAÇÃO QUE NORMALMENTE TRABALHA EM TORNO DE 1000 RPM, E DEPOIS DESSA SITUAÇÃO FICA OSCILANDO ENTRE 2000 E 1000 SIMULTANEAMENTE, ONDE AS VEZES PARA SAIR DESSE DESCONFORTO TENHO QUE DESLIGAR NA CHAVE PARA VOLTAR AO NORMAL, ONDE SERIA O PROBLEMA? SENSOR DE ROTAÇÃO?
    MUITO OBRIGADO!

    • Guilherme Lopes disse:

      Carlos Nascimento,
      o sensor de posição da borboleta é original ou é o adaptado?
      pois esta peça adaptada tem defeitos parecidos com o seu.

    • jefferson disse:

      Carlos, enfrento o mesmo problema, já praticamente estou formado em pane de injeção do tipo, rsrsrs. possivelmente vc está com o sensor de borboleta eletrônico. Pelo que pude perceber esse sensor eletrônico funciona bem por um tempo depois começa a dar esses problemas. Procure mudar a posição da peça para que encontre a melhor posição e pare de dar o problema. Comigo aconteceu assim e resolvi desta maneira, pode ser que com a alta temperatura e vibração do motor o sensor saia milimetros da posição , o que interfere no comportamento do carro.

      Abraços

    • washington disse:

      cara o meu ta assim tambem o sensor rotacao nao e colokei um novo e continua o poblema vou trocar o da borboleta e te comunicarei
      ate
      mais

    • Leonardo disse:

      Tinha o mesmo problema, oscilacao e falha quando acelerava. Sem contar, uns solavancos que o carro dava e parecia pinote de cavalo bravo. Comprei pela internet um sensor de posicao eletronico. O mecanico que trocou era professor no Senai e tinha um Tipo. Ficou sensacional! Bom demais! A mecanica se chama RODOCAR e fica em Indaiatuba. O mecanico se chama Rodolfo. abraco e boa sorte!

      • MARCELO disse:

        AMIGO, MEU CARRO ESTÁ COM O MESMO PROBLEMA E O MECANICO DISSE PARA EU TROCAR A TBI TODA!! FIZ O MOTOR, POIS CAIU UMA PEÇA DENTRO DA TBI. DEPOIS DISSO O CARRO QUANDO CHEGA NOS 15.000 GIROS PARECE UM CAVALO BRAVO!! ELE PASSOU UM EQUIPAMENTO E DISSE QUE NÃO CONSEGUIU REGULAR….AÍ DISSE QUE TENHO QUE COMPRAR UMA TBI, SÓ QUE NÃO PODE TER SIDO MEXIDO O POTENCIOMETRO….SERÁ QUE É ISSO MESMO? QUE SENSOR É ESTE QUE VOCE TROCOU? É O POTENCIOMETRO? QUANTO CUSTA? AGUARDO ANSIOSO A RESPOSTA, POIS O MEU TIPÃO ESTÁ PARADO E CUIDO MUITO BEM DELE PARA TER QUE ME DESFAZER….UM ABRAÇO!

    • marcelo disse:

      Meu amigo ,troquei cabos e velas ,estavam ruins coloquei um produto da bardal que limpa bicos no combustivel e troquei a bateria ,pois parou de oscilar mas com a ignicao mais forte danificou a babinapois esta falhando e dando estouros.vou trocar depois relato como ficou.

  5. cristiano disse:

    tenho um tipo ano 95 motor1.6 ele esta sem força pois o motor esta pipocando ja troquei as velas os cabos pois ele não tem foça e fica pipocando
    não sei mais o que fazer seria o sensor de borboleta paralelo

    obrigado

    criatiano podeciano

  6. lUCAS SOUSA disse:

    TENHO UM FIAT TIPO 1.6 IE 8 VALVULAS E ANO 94 .DERREPENTE NA TROCA DE TROCA DE MARCHA COMEÇOU A ESTORAR E CARRO DANDO TRANCO,QUANDO FAÇO O TESTE DE ACELERAÇÃO ELE NÃO ESTOURA SO QUANDO MUDA A MARCHA PARA SEGUNDA AI TENHO Q VOLTAR PARA PRIMEIRA.PENSEI Q FOSSE FALTA DE AGUA TAMBEM ESTA MUITO QUENTE O RESERVATORIO DE AGUA.
    sENHORES OQUE DEVO FAZER

  7. junior lima disse:

    Nao comprem o sensor de posicionamento da borboleta da marca GTRON! Furada e passar raiva, da pau demais…abraço

  8. Rafael disse:

    Ola, tenho um fiat tipo 1.6 ie, To com um problema que nenhum mecanico consegui achar, meu carro morreu comigo a 80 k/h e vi que o bico tava travado aberto enchendo de gasolina o TBI, depois disso não quiz mais pegar, levei pro mecanico e lá funcionou sem ter feito nada, Mais ele ficou batendo quadrado, e com muita fumaça preta no escapamento,quando vc acelera ele ele firma, mais na marcha lenda quase morre, quando a temperatura do carro esta quase ligando a ventuinha o carro morre e não pega mais, ja troquei sensor de rotação, regulador de pressão da gasolina, limpeza de bico e o modulo da injeção eletronica, não sei mais oq faço preciso de ajuda. fico esperando uma resposta

    • jefferson disse:

      Olá Rafael, o ideal é vc levar seu carro para ser analisado via scanner, possivelmente é uma falha de atuador de marcha lenta em conjunto com o sensor de borboleta. Mas antes de comprar essas peças vale a pena pagar para passar o scaner.

      Abraços

  9. leandro rodrigues augusto disse:

    Bom dia.
    tenho um fiat tipo 1.6 ie ano 94 modelo 95 gasolina,ele esta oscilando a aceleração em ponto morto em 10 e 20 rpm,mas apartir da terceira amarcha em aceleranção alta ele desenvolve normal,o que pode ser isso sera as velas e os cabos que deven ser subistituidos.

    • Flavio André Marins disse:

      Bom dia tenho um tipo 1.6 ie 93/94,quando comprei o vendedor disse que era chipado a alcool agora o carro começou a falhar em baixa e na lenta fica oscilando,levei no mecanico e ele falou para tirar todo o alcool e por gasolina porque acha que o carro não esta chipado mas nada adiantou,será que o problema pode estar no chip ou pode ser o regulador da borboleta?

  10. felix disse:

    tenho um tipo 1.6 ie a gasolina e a gás a pouco tempo começou a morrer quando não o rotação oscila ate que o carro para levei para mapear e o mec disse que precisaria trocar a sonda lambda o sensor de tps o carro fica dando sinal da injeçao no painel quando mudo pro gás ele funciona só que vai oscilando a rotação vno sentido fraco o q posso fazer já fiz mec de auto 12 anos mas preciso me reciclar? please help..

  11. Roberto disse:

    Boa tarde,como faço para como faço para regular e posicionar as garras do sensor TPS ( SENSOR POSIÇÃO BORBOLETA Tipo 1.6 ie Golf 1.8 )

    • Guilherme Lopes disse:

      Roberto,
      infelizmente esta calibração só é feita na fabrica, a troca do sensor só é possivel quando as palhetas estão devidamente posicionadas, quando elas ficam tortas ou gastas deve-se trocar o corpo da borboleta completo ou arriscar com o sensor eletronico que é simplesmente uma bosta.

    • vanio disse:

      tambem tenho um tipo 1.6 94 e tive problemas de sensor de pos de borboleta comprei uma peça inteira selado que elimina as palhetas do corpo de borboleta pois é dentro da peça paguei 134 reais e ressolveu meu caso fiquei andando com ele assim 2 anos quando ia arrancar ele se apagava parecia barberagem quando eu estava em 80kmh ele cortava eu tinha que desacelerar e ecelerar de novo para trocar esta peça tem que ter o raster senao nao consegue regular

  12. alexandre disse:

    BOA TARDE.TENHO UM FIAT TIPO 1.6 IE 8V ANO 95,QUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO OS LIMPAODRES DE PARA-BRISA DIANTEIROS.DESDE JÁ OBRIGADO.

    • Guilherme Lopes disse:

      Alexandre,
      o primeiro passo é conferir o fusivel correspondete ao limpador, e depois verificar se esta chegando alimentação no motor do limpador.

      • leonardo disse:

        amigo verifique se os fusiveis estão ok, depois teste o motor do limpador,feito isto,verifique se o relê q esta atraz do porta luvas esta ok,são dois um do esguicho dágua e outro para o motor do limpador!!!vlw

  13. Emerson Rocha disse:

    bem ,tenho um fiat tipo 1.6ie ano 95 monoponto e ele tá engasgando e agora começou a morrer mas pega normalmente se acelerar se ñ acelerar ñ pega.E o carro tá fraco perdendo força e assim ocila a aceleração em alta c segurar o pé com o contagiros no 2000 ou 3000 ele fica ocilanco a mais ou a menos e costuma morrer e no caso quando andando no carro pisa mais pra desenvolver ele acelera bem e depois perde força e vai caindo ñ sei o q pode ser.Aui eu trabalho com oficina só q ñ trabalho c injeção eletronica faço mecanica e carburador trabalho tamb nesse tipo já troquei a bomba ,sensor de rotação cabos de vela bateria tá boa e troquei o filtro e limpei o bico mas ñ adiantou e o potenciometro é original levei esse carro pra rastrear a um serto tempo vai pra 2 anos q tenho ele desde q comprei ele engasga um pouco me disseram q era potenciometro porem na epoca ele dava defeito de ñ pegar e se joguasse gasolina no corpo da borboleta ele pegava na epoca foi a bomba. tem ideia do q pode ser agora ?? fico grato desde já obg
    abrss

    • Guilherme Lopes disse:

      Emerson,
      já foi medido a pressão e vazão da bomba de combustivel?
      faça alguns testes no potenciometro com o uso de um multimetro.
      é bem dificil de dar dicas neste caso pois esxiste varios fatores que poderiam causar problemas como estes:
      bomba de combustivel, bico, aterramento, baixa alimentação na bomba, sesnor de temperatura e outros.

  14. niara disse:

    boa noite comprei um fiat tipo 1.6 ie a duas semana ele esta oscilando quando diminui rpm entre 10 e 20 e quando fica em ponto morto ele apaga ja troquei os cabos de velas e as velas mas não mudou nada por favor me responda o que pode ser ogrigada

  15. marco antonio m dias disse:

    bom dia estou trazendo mais um problema para vc dar dicas tenho um tipo 1.6ei ela começou a ocilar foi trocado motor de passo,sensor de borboleta,bobina,velas,sonda lambda,e limpeza no corpo de injeçaõ,começou a ocilar quando estou andando a noite pode observar que o farol sai do baixo e vai para o alto questoes de segundo mais tem vez que pisa no acelerador ate no fundo ele nao correspode derepente ele responde ai tem que tirar o pe do acelerador pode me dar uma dica por favor manda a resposta pelo meu imail (marcoantonio3663@hotmail.com

    • Guilherme Lopes disse:

      Marcos,
      é bem possivel que seu alternador este carregando em excesso, e quando o mesmo da picos de tensão muito altos o carro pode responder com oscilações falhas e geralmente a intensidade do farol tambem aumenta. Pessa para um eletricista verificar o funcionamento do alternador.

  16. claiton disse:

    Bom dia ….
    tenho um tipo 1.6 ano 95,ele fica todo o tempo com a luz de injeção eletronica acesa,será que pode ser a sona ou o corpo da borboleta.
    um abraço

  17. Fabio Carvalho disse:

    Prezado Guilherme Lopes,

    Tenho um Fiat Tipo 1.6, 95, que comprei 0 km, havendo sido realizadas, rigorosamente, todas as manutenções, conforme o manual do veículo. Apesar do bom desempenho que o carro apresenta, ainda hoje, em alta rotação, recentemente venho enfrentando um problema na passagem da baixa para alta, muito semelhante ao que você descreve no início desta matéria, ou seja, marcha lenta oscilando e eventuais buracos na aceleração.

    Pois bem, levei o carro num especialista em injeção, com oficina equipada, em termos de aparelhagem. Uma vez utilizado o osciloscópio, o técnico concluiu que duas peças eram responsáveis pelo problema: o sensor TPS e o atuador de marcha lenta. No caso do TPS, segundo o técnico, de nada adiantaria sua troca, pois as palhetas de contato do sensor estariam danificadas.

    Como solução alternativa, tentou-se exatamente o que você condena acima, isto é, o potenciômetro eletrônico. Havendo previamente lido esta reportagem, adiantei ao técnico que tal solução, no Tipo, poderia não funcionar. Ele, então, sem compromisso, tentou – e, de fato, ao se fazerem os testes, o problema continuou. Neste caso, não restaria outra solução, senão a troca do corpo de borboleta completo. Para não forçar o motor, levei o carro diretamente para garagem, onde permanece até o momento.

    Pergunto-lhe:

    1 – A fim de que pudesse ter certeza de que a solução reside, definitivamente, na troca do corpo, seria possível você examinar a peça (estou no Rio de Janeiro)?

    2 – Caso tenha que substituir a peça, há um problema: não a estou encontrando, nem nas concessionárias Fiat (ao menos, aquelas sediadas no Rio de Janeiro)

    3 – Entrei em contato com a Bosh, pois verifiquei que esta indústria fabricou a peça. Mesmo problema: a Bosh não possui a peça em estoque (ao menos, a Bosh Brasil).

    4 – Neste caso, o que fazer? Importar a peça? Como se faz isto?

    Aguardo seu retorno e, desde já, agradeço pela atenção dispensada.

    Fabio Carvalho

    • Guilherme Lopes disse:

      Fabio,
      você pode esta fazendo testes com o sensor eletronico de outras marcas para ver se acha algum que serve. Pois este tbi é realmente dificil de achar e só é encontrado a peça usada.
      Não acredito que seja possivel importar esta peça, omelhor é tentar o sensor de marca diferente do que já foi testado ou tentar a peça usada mesmo.

  18. Isaac disse:

    alguém sabe dizer qual marca de sensor de borboleta eletronico funciona bem?? pois coloquei o G-TRON que disseram antes que não é bom.. já é o segundo q coloco da mesma marca e o carro não fica bom.. meu Tipo é 1.6 ie 94 com GNV.obrigado

  19. Gledson disse:

    estou com problema no tipo 1.6 – 8V.

    esta dando o defeito ( cod. 272 Adapitador generico )

    que componete refere?

  20. marcelo disse:

    onde se localiza a bobtna do tipo 1.6?
    vc pode colocar foto obrigado

  21. Anderson disse:

    olá tudo bem? tenho um fiat tipo que ja pegou fogo, oscila a marcha lenta, e está fazendo 6 km com um litro de gasolina, ele eh ano 94 1.6 IE, o que pode estar acontecendo?

  22. Regis disse:

    tipo 1.6 v8, aceleração dele falha quando passa de 10 a 20 e descaregou minha bateria toda de uma hora para outro pode me ajudar??

  23. michel disse:

    meu tipo 8v bebe muito,o mecanico disse q era o sensor de posiçao da borboleta mas nao troquei consegui regular e so banbear os parafusos e com o carro ligado vai mexendo com ela ate chegar no ponto que vai parar de oscilar!parou de oscilar mas ainda bebe!

  24. william disse:

    ola boa noite compei um fiat tipo 1.6 ie com ar e pude notar que numa noite ele passou a aumentar os farois a qual o ex proprietario havia me informado ter trocado o regulador so quer eu acho que dsde quando eu peguei este carro achei realmente ele com os farois francos inclusive a luz do painel o que poderia ser isso: altenardo, reguldor qual é o normal abraços

  25. Douglas disse:

    Estou com um problema que é o seguinte: Tenho um gol 95 1.6 cli que está segurando a aceleração um pouco alta por bastante tempo, e voltando a normalidade quando está bastante quente. Além disso ele esta engasgando quando acelero de 1° ou 2°, sendo que de 3° pra cima, ele engasga menos, mas mesmo assim engasga tambem, deixando de engasgar quando eu afundo totalmente o acelerador. Poderia ser o sensor de posição da borboleta? Lembrando que troquei o atuador, e ele ficou bom uns 10 dias, sem esses problemas, mas agora está desse jeito. Já estou perdendo a paciência com o carro que pode até acontecer um acidente, já que pra parar de engasgar eu afundo o pé de tanta raiva. Agradeço desde já.

  26. eberton disse:

    golf 95 !!!

    Lenta esta ocilando nao para em lenta normal ,fui em alguns mecanicos e disseram que nao tem conserto se conseguir peça tem que encomendar isso custaria mais de 1.000.00 isso e verdadde

    o carro esta esquentando e gastando muito

  27. eberton disse:

    golf 95 !!!

    Lenta esta ocilando nao para em lenta normal ,fui em alguns mecanicos e disseram que nao tem conserto se conseguir peça tem que encomendar isso custaria mais de 1.000.00 isso e verdadde

    o carro esta esquentando e gastando muito !!

  28. eder disse:

    oi tenho um fiat tipo 1.6ie, ele esta ligando a luz de freio de mão no painel sem seracionada!!!
    e em seguida falha e liga a luz da engeção!!!!mas a que liga mis ea d freio principalmente quando força o carro !! ja foi trocado o potenciometro ,donda lambida ,sensor d rotação e nada!!!
    seria um problema de contato eletrico? se alguem me der uma dica desde ja agradeço!!!!!

  29. ferreira disse:

    tenho carrinha palio 1.2 . no ralenti é incerto e nao responde logo ao acelarador. demora a sir das 600 rpm. que sera? obrigado

  30. ferreira disse:

    tenho carrinha palio 1.2 . no ralenti é incerto e nao responde logo ao acelarador. demora a sir das 600 rpm onde se mantem mesmo com o motor frio. nem aumenta as rotaçoes enquanto aquece. em andamento é perfeita. responde bem e nao tem falhas. alguem me ppode dar uma dica ? obrigado

  31. luciano disse:

    ola, td bem, eu tenho um fiat tipo ano 95, motor 1.6 com um bico só, to andando normal de repente a luz do bico acende no painel e ai comessa a falha, desligo o motor, quando ligo apaga a luz de volta, o q sera q pode ser? desde ja agradesco

  32. assis disse:

    oi me chamo assis,eu tambem estou com problema com meu tipo ele quando esquenta comessa a falhar muito ja troquei vela,cabos,sensor e lel continua falhando muito me ajudem a encontrar o problema valeu e obrigado.

  33. Marcos disse:

    Olá, tenho um Pálio 95 1.0 , mandei o carro pro mecanico fazer retifica no cabeçote, e o carro voltou da mecanica e de vez enquando ele morre quando piso na embreagem pra reduzir e passar numa valeta ou lombada, levei de volta pro mecanico umas três vezes e ele não conseguiu resolver o meu problema ele disse que trocou o atuador de marcha lenta e nada, disse que procurou e não encontrou nada, já estou desisitindo deste mecanico e o pior é que antes de mandar pro mecanico o carro vazava óleo demais mas não morria uma só vez, poderia dar algumas dicas pra tentar resolver?

    Obrigado.

  34. Robson disse:

    Olá, tenho um Tipo 1.6 ie e tem dado problemas na injeção eletronica basicamente devido a peças piratas em embalagem original que comprei. Estou estudando a possibilidade de carburar o carro e nas minhas pesquisas achei nos tutorias do TIPOCLUBE a possibilidade de substituir o atuador de marcha lenta por um relé de buzina. Alguem tem ideia de como fazer isso? Se tem, agradeceria a ajuda. Grato, Robson.

  35. Robson disse:

    Olá, tenho um Tipo 1.6 ie e tem dado problemas na injeção devido basicamente a compra de peças que comprei como originais e na verdade eram falsas, (o mercado anda cheio). Estou estudando a possibilidade de carburar o carro e nas minhas pesquisas achei no tutorial do TIPOCLUBE a possibilidade de adaptar um relé de buzina em lugar do atuador de marcha lenta. Alguem saberia me dizer como funciona isso? Se tem, agradeceria a ajuda. Grato, Robson.

  36. edgar disse:

    ola pessoal estou tendo um pobrema com a embreagem como faço para regula-la

  37. Domingos Ribeiro disse:

    Prezado Guilherme,

    tenho visitado seu espaço e espero que possa me passar algumas dicas, pois como não consigo identificar o meu problema, gostaria que me ajudasse. Tenho um Fiat Tipo 1.6ie que etá com a aceleração oscilando e com a luz da injeção acesa.. Passei o scanner que acusou sensor de temperatura, atuador, potenciometro e sonda. Já troquei os três primeiros, menos a sonda. Porém antes de trocá-la gostaria de saber se existe alguma forma de fazer uma limpeza na sonda, pois o carro está comigo há dois anos e sempre troquei peças inclusive por originais quando achadas e só agora ele está com esse problema. NO aguardo.

  38. rosangela disse:

    oi tenho uma fiat tipo ano 95 1.6 ie o corpo da borboleta esta danificado e preciso de outro, alguem pode me ajudar?desde ja obrigada.

  39. fabio junio disse:

    tenho um fiat tipo 1.6 8 v 94/95 ele não segura quando ligo ele funciona por alguns minutos e depois apaga e não pega já troquei a bomba de gasolina e sensor de rotação socorro !!!!!!!

  40. carlos adauto queiroz disse:

    tenho um tipo 1.6 ie 95 quando esta rodando com o carro esta normal, mas quando se põe a acelerar o carro ele parece cortar o combustível ou a corrente pois ele falha na ora da arrancada, mas ele não morre e pega normalmente, é só na hora de sair em qualquer marcha. quando se esta parado e vai dar uma arrancada em uma subida por exemplo ele parece cortar o combustível pois não quer sair logo, me falaram que preciso trocar o tbi, mas eu tenho duvidas sobre essa solução pois a peça é nova, me ajudem obrigado…..

  41. fernando silva disse:

    ola tenho um tipo 1.6 ano 94 ja troquei bomba sensor de borboleta sensor de rotaçao bico sensor de ar e nao resolvel a zica ele tem marcha lenta acelera ate 1500 rpm e depois falha dai tenho q ficar bombando o acelerador p ele passar de 2500 rpm p ele andar normal qual seria o defeito algue pode me ajudar ? ja levei em 3 mecanicos e nada por favor me ajudem meu email: ferpa_edg@hotmail.com

  42. adriano disse:

    boa tarde tenho um kadett 93 e esta com alguns problemas,ao pisar na embreagem as vezes o carro afoga gostaria de saber o que pode esta acontecendo,outro problema é que as vzes paro numa esquina o carro comesa ocilar tipo falhando ja troquei vela cabo de vela fiz limpeza de bico mais continua.se vc s poderem me ajudar eu agradeço muito obrigado valeu.

  43. rogerio disse:

    bom dia eu tenho um peugeot 106 ano 1997 modelo 1998 ele começou a ocilar a o mecanico falo que e atuador de marcha lenta outro fl que e o corpo de borboleta ou gasolina mas troquei a gasolina e nada mudou pode me dar uma dica

  44. golf gl 1.8 95 falha no sensor de posição da borboleta e falha no corretor da marcha lenta.apos lançados problemas.

  45. marcelo disse:

    tenho um tipo 1.6 ie esta com um problema chato quando vou funcionar não pega dai espero alguns minutos dai funciona meu mecânico disse que o tipo desse ano não acusa problemas no rastreador oque pode ser me de uma força chefe

  46. wilians alves de souza disse:

    tenho um palioweekend a bomba do injetor de agua do parabrisa não funcionava foi trocado bombinha funcionou narmalmente a dianteira mas a traseira não funcionou gostari de saber se é normal ou tem um outro problema

  47. eu tenho um fiat tipo pois eu queria saber qual o poblema que ele pode ter quando eu estou dirigindo + ou – ums 60 km ele sozinho para de fucionar e derepente ele volta a funcionar ñ chegar a parar o carro que no mesmo tempo que ele para de fucionar ele volta dando um tranco no carro e continua a andaralguma coisa deve estar cortando a corrente sera? me ajude a solucionar esse poblema por favor fiat tipo ano 95 meu nome é jorge do nascimento leite

  48. geraldo amorim disse:

    eu tenho um tipo 1.6 ano 95 eu senti chero de gasolina e a luz da emjeçaõ acende guase que direto olhando que percebi que guando acelera vaza gasolina por uma peça que fica dolado do bico noaõ cei como chama esa pesa so sei que tem guatro porafuso e guando acelera vasa gasolina do lado chega espirra gasolina se alguem pode me ajuda eu agrdeço fiquem com Deus espero R Geraldo amorim

  49. juliano soares disse:

    Caros amigos gostaria de saber aonde ficam os pontos do tipo 1.6 ie, eu percebi que tem um na polia dianteira, tem um no tampaõ da caixa , contudo vi que existem três marcas: uma fica para a frente do carro, uma no meio e outra para trás, gostaria de saber qual delas é a certa. Grato pela atenção e certo de resposta, Juliano Soares.

  50. Paulo Furtado disse:

    Ola amigos Boa Tarde!
    Tenho um tipo ie 1.6 ao qual nunca deu problema pois classifico como ótimo,mas no decorrer desta semana quase me deixou na rua em unico dia 3 vezes.
    Entenda o caso:
    Estava andando normal quanto senti um corte brusco no motor mas fui em frente depois de rodar mais uns 8 km apagou de vez tentei virare nada revisei os reles da bomba e 20 minutos depois pegou continuei parei e desliguei quando fui ligar novamente não pegou mexi novamente nos re´les e pegou fui para casa antes de chegar apagou e fiz novamente o processo depois de uns 40 minutos pegou levei para casa troquei os reles e não pegou mais levei nmecanica me falaram pderia ser a central mas tambem comentaram que dava um trago e ele funcionava reboquei para casa e fiz uma limpeza nos terminais todos com W40 limpa contato e tentei novamente dei um trago e pegou e continuou ligado mas quando atingiu a temperatura de 90º apagou acelerei e + – 4000rpm e cortou bruscamente e não pegou mais.
    Pode me dar uma dica o que pode estar acontecendo ?

    • GILBERTO disse:

      O meu estava assim e depois de muito sofrer descobri que era o bico injetor que ao aquecer interrompia a corrente. Quando esfriava voltava a funcionar. Troquei o bico injetor e não tive mais problemas

  51. Val disse:

    Olá!!
    Tenho um UNO 94/94 Eletronic que está me deixando louca ultimamente!
    Começa com pequenas falhas até a piora e com muito sacrifício liga, quando andando reduzo a marcha e ele morre.
    Bateria não é! Troquei velas, cabos das velas, bubina, ficou bom um tempo e voltou o problema!
    Troquei alternador, nada!
    Limpeza de carburador, ficou bom uns dias e voltou tudo novamente!

    Alguém pode me dar uma luz pelo amor de Deus?Fico muito grata!

  52. marcos ro disse:

    existe outro sistma de injecao q de para trocar pele original do tipo 95 para acabar com essa oscilacao na lenta dele ,obrigado

  53. leandro disse:

    ola estou com um tipo que esta com o mesmo defeito estou andando e do nada corta a corrente e começa a oçila a lenta e esta ruim para desenvolver a velocidade troque éssa peça só que foi paralela vc acha viavel colocar uma original

  54. Leonardo disse:

    Tenho um Tipóster (Tipo+Velóster) e ele tá com algumas falhas elétricas curiosas. A ventoinha do ar condicionado parou de funcionar. Ficou um mes sem funcionar e depois voltou a funcionar sozinha. O vidro elétrico agora está só abrindo se o botao do vidro do lado do passageiro estiver pressionado. A aceleracao está super baixa 400rpm. Do nada, tudo volta ao normal, rotacao em 900rpm, ar condicionado funcionando e vidros ok. Algum tempo depois, volta a ficar em rotacao baixa, o vidro para de funcionar (só funciona se o botao do lado do carona estiver pressionado), o ar para de funcionar (nem liga)…
    Ah… antes eu escutava um relezinho estalar o tempo todo.
    Acredito que o problema seja algum curto circuito ou falha em algum componente eletronico que controla todos os equipos acima… o que acham?

  55. Rick disse:

    Meu tipo só pega se eu estiver acelerando pq ele nao fica na lenta vc acham que pode ser o sensor da borboleta

  56. edvan disse:

    qual e a media que o tipo 1.6 tem que faze na estrda ena cidade

  57. LUCIO FLAVIO PEREIRA DA SILVA disse:

    CAROS AMIGOS TENHO UM FIAT PALIO EDX 98 ALGUNS MESES ESTOU QUASE QUEIMANDO ESTA CARRO MEU ,PRIMEIRO ELE ISOLOU A PARTIDA .BELEZA EU FOI NO ELETRICISTA ELE ME TROCOU INDUZIDO ESCOVAS BUCHAS ETC ETC .PASSOU DOIS MESES LA VEM O MESMO PROBLEMA ,LEVEI AO MESMO MECANICO NOVAMENTO O TAL MOTOR DE ARRANQUE DENOVO ARRUMEI DENOVO ,AGORA PARA AJUDAR MAIS QUANDO EU VOU DAR PARTIDA DE MANHA ELE CUSTA A PEGAR DETALHE ‘GASOLINA’ QUANDO PEGA ELE FICA ENGASGADO E UMA FUMAÇA PRETA SAI TAMBEM DEPOIS QUE ELE RESTABELECE PARA A FUMAÇA A 1 E A 2 MACHA ESTA FRACA DEMORA RESPONDER A ACELERAÇÃO E FICA DANDO UNS TIOS NO INICIO DO MOTOR E O ESCAPAMENTO OBRIGADO

  58. marcos disse:

    amigo estou comum problema no fiat tipo 1.6
    frio pega como uma maravilha anda bem, nao falha, já troquei a bomba de comb, cabo de velas,sensor temperatura,mais quando eu estaciona uns 15 minuto depois o carro não pega . é o bico que não injeta,quando coloco o gas do sesingripante direto ele pega,mais morre. só volta a funcionar quando o motor está bem frio, se vc desligar e em seguida dar partida ele pega normal, só acontece quando espera uns minutinhos.
    qual a idéia??to ficando doido, to pensando em comprar um bico novo>

  59. michel disse:

    tenho um fiat uno 1.6r 92/92 carburado ele apresenta as vezes uma queda na rotação do motor,e solta uma fumaça preta pela descarga com um odor muito forte que as pessoas chegam a lagrimar e as vezes eu dou umas pisadas no freio e a rotação sobe de novo,outras vezes eu ligo ele e so depois de algum tempo e que a rotação cai na alta ele esta normal, a o carburador e novo(8 meses de uso) o que pode estar causando isso se alguem poder me ajudar desde ja eu agradeço esse é meu email(mellchel@hotmail.com)

  60. DANILO disse:

    EXISTE ALGUM CORPO DE BORBOLETA QUE DA PARA COLOCAR NO TIPO E ACABAR COM ESSES PROBLEMAS.DANILO FRANCA…

  61. DANILO disse:

    tenho um tipo ano 93 quando esta chovendo ou esta muito frio e ligo o ar quente a luz da injeção acende e quando desliga o carro e liga novamente fica normal e depois de um tempo volta a ficar acesa,poren o carro não falha o que pode ser. Danilo.

  62. Danilo disse:

    tenho um tipo 1.6,quando esta chovendo ou esat fazendo muito frio se ligar o ar quente a luz da injeção acende e se desligar o carro e ligar novamente ela volta ligar depois de um tempo porem o carro não falha o que pode ser o problema.

  63. Andre disse:

    Boa tarde sera que alguem pode me ajudar..tenho um fiat tipo 1.6ie e ele esta falhando na marcha lenta e esta com consumo alto de gasolina,levei no mecanico e ele passou nessas maquinas e falou que meu alternador esta carregando muitoo baixo do que o nessesario….o altenador pode interferir nesses problemas…..

  64. marcos disse:

    Olá! tenho um tipo 1.6 ano 94 e eu levei para o mecanico com o problema de estar cortando e ele me disse que é o potenciometro depois de passar o aparelho e fazer todos os testes então ele trocou e ficou bom por 10 dias retornei com o mesmo problema trocou a peça com um outro fornecedor ai durou 7 dias retornei e foi trocado a peça de novo e ele me disse que não existe mais a original então levei para outro mecanico e constatou que era o potenciometro que faço qual peça mais proxima da original por que voltou o problema

  65. mirandy disse:

    bom dia! tenho um tipo94 8valv e desde que comprei ele acende a luz da injeção deppis de alguns segundo de funcionamento, isso funcionou uns 5meses ,agora ele oscila muito ja troquei o sensor de marcha lenta e nada , vi aqui relatos de amigos com mesmo poblema ,vou verificar a borboleta , pra ver , e essa luz da injeção por quer acende? serar que ja era um aviso de algum poblema? agradeço desde ja

  66. felix disse:

    gostaria de saber qual o tipo de bomba de gasolina que posso usar no tipo 1.6 ie 8v gas|gás ou compativel

  67. Josefa disse:

    Guilherme, boa tarde!

    Tenho um Tipo 95 IE, já estou candasa de tanto levar no mecanico, ele está com os seguintes problemas: Quando vai ligar ele da uns estouros e fica oscilando até depois de muito acelerar ele acaba ficando normal,quando vc tenta acelerar ele fica andando dando cabeçadas e quando liga ou acelera tem um cheiro muito forte de gasolina, já troquei o sensor da borboleta, sonda e foi feita a parte de cima do motor, o mecanico disse que o problema está no TBI, já tentamos colocar 2 peças que comprei usadas mas ambas quando ele colocou o carro ficou pior, ai tive de devolvelas, ele volta a colocar minha TBI e o carro fica andando por uns 15 dias depois começa tudo novamente, fica dando cabeçadas como se estivesse cortando o combustivel, não sei mais o que fazer, se vc puder me dar alguma dica eu agradeço.

    Grata.

  68. Alessandro de Castro disse:

    Guilherme ou algum amigo que possa ajudar, tenho uma Tipo 1.6 ie ano 95. meu carro quando acelero ele parece normal mais o motor não tem força para andar rapido em 1° e 2° somente quando consigo chegar na terceira marcha mesmo assim pisando bem de leve a carro consegue desenvolver velocidade, mesmo assim se pisar muito no acelerador ele acelera mais não anda. Alguem pode me ajudar por favor..

    Obrigado

  69. Alessandro de Castro disse:

    CARO AMIGO TENHO UM FIAT TIPO ANO 95 MODELO IE, QUANDO DOU A PARTIDA O MOTOR FUNCIONA NORMALMENTE MAS O CARRO NÃO ANDA, NÃO SAI DO LUGAR, QUANDO PISO NO PEDAL DO ACELERADOR O MOTOR FUNCIONA NORMALMENTE MAS O CARRO NÃO RESPONDE E NÃO SAI DO LUGAR….OQUE PODE SER PODEM ME AJUDAR..?

  70. jobson adauto teotonio da silva disse:

    boa noite tenho um fiat miller 2001 a gasolina.
    ele esta perdendo forca e prende mesmo so depois de uns 200 metros andando ele fica normal, mas depois de um tempinho volta a perder forca e so fica bom quando eu desligo e ligo de novo, mas todas as vezes que saio com ele, sempre acontece umas 3 x.
    ja troque bomba de combustível, filtro de combustível, velas e cabos de vela,correia dentada, limpeza de bicos, oleo do motos e ate limpeza de radiador, só abasteço adtivada
    oque esta acontecendo me ajude por favor.

  71. Fernando Rosa Tavares disse:

    boa noite eu comprei um fit tipo 1.6 ja levei em varios lugares e niguem aki descobre o problema ele ta oscilando e fica dando fica dando aracanda tipo coice e as vez ele desliga sozinho sera que vc pode me da uma solução

  72. boa tarde estou com um fiat tipo 95 ele esta com o mesmo problema auxilando a aceleração
    ja fou feita uma limpesa no tbi trocado o atuador de lenta mais consiste o defeito so deu uma melhoradinha antes era constante agora ta auxilando asvezes oq devo trocar ??

  73. bruno disse:

    boa tarde meu uno 94 esta com a lenta ocilando principalment quando o motor esta quente ,ele fika acelerado quando o motor esta frioa lenta fika muito baixa oq faço?

  74. bruno disse:

    é carburador ou entrada de ar ha quando ele esta frio vc acelera ele da umas falhadas ?

  75. amizael disse:

    eu tenho um fiat brava 1.8 16v ele fika osilando o motor na lenta nao falha mais o motor fika vibrando oque serra pode ser isso coloquei aparelho e tudo um cara falo que e sensor da maixa lenta queria saber se jah aconteceu com aguem esse casso pq se eu comprar sensor da maixa lenta e troca e continuar igual e foda pq o sensor e caro e so com pedido

  76. dilma disse:

    Já fiz tudo o que poderia ser feito pelo mecânico, troquei tudo o que podia, até a central já foi verificada, não resolveu nada, minha montana 1.4 econoflex continua fraca, morrendo, aceleração muito lerda, ela está com 630.000KM. Qual será o problema?

  77. marcia disse:

    boa noite, meu marido comprou um fiat tipo 95 1.6ie , o carro estava bom derrepente ele começou a engasgar como estivesse dando uns coices, quando chega mais ou menos em 40km , se andar bem devagar ela anda sem da coice normal e se vc acelerar muito tambem anda normal, levamos ao mecanico e ele disse q era o potenciometro , trocamos, ele mandou comprar acho q é marca ds ekletronico, mas o q estava nela ainda era o original q usa umas garrinhas tipo uma aranha. depois ele viu q o atuador de marcha lenta tb esta ruim com os encaixes quebrados ainda não troquei pq ele mandou comprar outro tbi completo, sera q isso irá resolver mesmo e se tem mesmo necessidade de comprar outro tbi? se poderem ajudar agradeço.

  78. mauro disse:

    eu tenho um tipo

  79. mauro disse:

    eu tenho um tipo

  80. ANDRE LUIZ disse:

    ola tenho um tipo 95 que esta oscilando aceleração a hora que vc encosta o pé no acelerador fica oscilando entre 20 rpm e 30 rpm,se vc tirar o pé e acelerar duma vez ele abre normal,ja troquei tbs e o atuador ,oque pode ser ,sera que o bico faz isso ?

  81. rodrigo disse:

    ola tenho um fiat tipo e ele estava ocilando na marcha lentatroquei todas as pessas ele parou mas quando comprei uma bateria nova ele voutou a ocilar oq eu faço ja gastei d+ e nao consigo arrumar meu carro me ajudem

  82. Hércules José Belo disse:

    Bom dia,meu tipo 1.6 93 começou falhar e morrer,levei o mesmo em uma oficina especializada,foi passado no Scanner e constatado defeito na SONDA LAMBA e SENSOR DA MARCHA LENTA os quais foram trocados os outros componentes da Injeção Eletronica estavam normais,todos testados,o técnico testou a gasolina(teste da proveta)e a mesma apresentou adulteração,(MUITO SOLVENTE),o carro continua falhando e morrendo,ele disse que só vai ficar bom quando essa gasolina for totalmente consumida e só tiver gasolina de boa qualidade no tanque,troquei velas e a junta do corpo da borboleta e filtro de combustível o que mais pode ser?agradeço se me
    derem alguma dica.

    • Hércules José Belo disse:

      Bom dia,o problema do meu Tipo foi resolvido,era o Sensor de posição da borboleta(potenciômetro)com defeito,foi colocado um da marca DS e o problema foi resolvido o motor esta redondinho,não falha mais,não morre e não da mais estouros no motor.

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: