Regulagem do ponto de ignição do Gol MI

Publicado por Guilherme Lopes 

O Gol 16V MI (sistema Motronic MP 9.0) ainda funciona com nosso velho conhecido distribuidor, por isso sempre que necessário (em casos de troca de correia por exemplo) é preciso efetuar a regulagem do ponto de ignição, desta forma decidimos fazer um passo-a-passo de como ajustar o Ponto de Ignição do Gol. Este procedimento que vou descrever para vocês é muito importante para que á central possa reconhecer o ponto de ignição ajudando assim no calculo de avanço da centelha.

Outras Dicas:

1:Após conferir o sincronismo da correia dentada (vou explicar este procedimento em um próximo post) deixar o carro funcionado em marcha lenta até a ventoinha armar por 2 ou 3 vezes, para que o motor atinja sua temperatura de trabalho;

2: Ainda em marcha lenta retire o “Shortig Plug” que em alguns carros fica próximo ao filtro de ar, desta forma a U.C.E cancela o controle de avanço de ignição fazendo com que a marcha lenta suba para aproximadamente 1200 RPM;

short plung gol 2short plung gol

3: Com o auxilio de uma chave Alen 5 afrouxe os 2 parafusos que estão acima do distribuidor;

4: Regule o avanço da sua lâmpada de ponto para 6° e coloque a garra da mesma no cabo de vela do 1° cilindro, direcionando a luz para a referencia que fica no volante do motor. ponto ignição gol 16v

5:Movimente o distribuidor para os lados até encontrar a marca “OT” no volante do motor;

6: Aperte o distribuidor.

7: Ainda com o carro em marcha lenta recoloque o “Shorting Plug”. short plung gol 3Após o procedimento a U.C.E. volta a operar normalmente.

Muitos reparadores esquecem de fazer esta regulagem e este esquecimento pode causar defeitos como falta de potência, partida longa e outros. Por isso é bom ter uma atenção especial para esta dica.

Saiba como usar a Lâmpada de ponto no link a baixo:

Usando a lâmpada de ponto

Gostou desta Dica ou ficou alguma Duvida? Deixe o seu comentário no final da pagina.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Gol,vw

Comentários

40 Comentários para “Regulagem do ponto de ignição do Gol MI”
  1. reinaldo disse:

    Ola amigos, estou com um fiesta 1.0 zetec ano 2000, e o cliente relatou, chegou do trabalho e aguardou o carro e pela manha o mesmo nao funcionou mais, ao dar partida o motor gira normalmente mas nao da nem sinal de pegar, a corrente esta chegando normalmente nas velas, aproveitei que o aspecto delas nao estava muito bom e as substitui, a bomba de combustivel esta ok, entao resolvi remover o trilho com os bicos e dar paritda e todos os bicos estavam injetando normamente, mas o veiculo nao funciona, tive a impressao que estava injetao muito, alguem tem alguma dica.

  2. Thiago disse:

    Tenho uma kombi 2005, e coloquei um kit flex com partida a frio, só que na hora da partida ela demora a pegar, ja almentei e diminui o tempo de injeçao da gasolina mas não adiantou. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar com esse problema. obrigado.

  3. osmir correa disse:

    tenho um santana ano 85 alcool foi feita a troca do cabeçote e ficou com baixa potencia , cem lenta e com barrulho de batendo estar fora de ponto

  4. Rodrigo disse:

    Boa noite. Estou turbinando meu gol tsi 1.8 mi monoponto a gasolina, vou andar com uma 3e e álcool, com pressão de 1kg, mas tenho uma dúvida: o distribuidor é para injeção e nao tem avanço, pois a injeçao deve fazer o trabalho. como vou usar uma 3e, como faço para corrigir o avanço da distribuição? vou ter que trocar o distribuidor tbm ou posso usar o original? Obrigado!

  5. Davi disse:

    Boa Noite,
    Goataria muito se pudessem me dar uma dica quanto ao defeito, ou melhor dois defeitos que meu carro apresenta ha muito tempo e não consigo resolver totalmente. o auto em questão é um gol 1.0 16V. ano 2001. O primeiro após a retirada do TBI para concerto de um vazamento de agua, o mesmo começou a morrer logo depois de dar a partida com o motor frio, antes ficava um pouco acelerado até aquecer e depois voltava ao normal, oque julgo ser um procedimento normal, agora tenho que ficar acelerando para o mesmo não morrer. O segundo defeito e que não ha meio de sanar é o seguinte:
    toda vez que ligo o ar condionado a rotação do motor abaixa muito, não ha uma compensação, chegando a ligar e desligar o ar por falta de rotação ou o motor parar. Observei que em outros carros apos ligar o ar condionado ha uma elevação automatica na rotação do motor, como uma compensação.Ja levei o carro no auto eletrico por indicação de amigos, mas constatou que a bateria esta boa, o alternador tambem, porem observei tambem que quando ligo os farois e tambem o ar o defeito agrava-se mais. Espero que possam ajudar grato.

    • gilberto disse:

      ola é o seguinte de duas uma ou seu carro não veio com instalação do ar de fabrica, ou pode ser que o fio que vem do ar condicionado ao modulo se rompeu ou não esta ligado, ou de tudo , medir a compressão do motor , pois se o motor estiver fraco ele ira morrer! mais não ta difiucil so achar um mecanico que gosta da coisa e se precisar depis vc me pede o numero do fio que entra no modulo eu te passo beleza!

  6. wagner carlos disse:

    fiz a retifica de um motor do gol1.0 flex,mas o motor agora esta grilando.ja conferi o ponto masesta tudo ok,ja troquei ate o sensor q fica no eixo virabrequim mas mesmo assim continua a grilar gotaria q alguem me desse uma luz de q eu osso estar olhando agora.des de ja muito obrigado.

  7. oscar disse:

    Tenho um gol 2000 8V special, fui viajar para o litoral e antes de ir levei ao mecanico para efetuar limpeza e regulagem no TBI, em razão do mesmo estar “morrendo” apos a limpeza o carro ficou ok, fui viajar tranquilo subi serras sem problemas, no dia seguinte fui pegar o carro para dar uma volta pela cidade, tentei subir uma ladeira de aproximadamente, de 50 metros e o carro nao tinha força para subir, tive quer dar re e acelarar varias vezes mais mesmo assim o carro se mostrava sem força nas subidas, apos rodar com o carro por alguns quilometros voltei a tentar subir alguma serra e o mesmo não apresentou nenhum problema, sera que e poblema da borboleta??? tenho medo que o problema volte a acontecer quando eu estiver na estrada e tiver que subir alguma serra, um abraço.

  8. Assis disse:

    Bom dia amigos, venho por meio desta ferramenta muito importante solicitar- lhes ajuda para solucionarmos o seguite problema: Estou com um corsa 95 1.0 EFI que não tem sentelha, segundo o clientes o mesmo vinha apresentando baixo desempenho e alguns estouros e de repente morreu e não mais pegou. Chegou para mim guinchado. Realizei medições na bobina que apresentou resultados dentro do especificado, troquei modulo de potencia, verifiquei a continuidade para central dos fios do modulo de potencia e do sensor hall tudo ok, fiz o teste de aterrar o fio do meio do lado do chicote do sensor hall e acionou bomba e bico injetor e nada de sentelha. Detalhe tenho UM SIMULADOR DE SINAL IDS-1000 e quando uso para simular o sinal do sensor hall não da nada não sei se o problema é do aparelho pois o mesmo é novo e é a primeira vez que uso, também quando dou partida e coloco a caneta de polaridade no fio verde que cai ao negativo da bobina o led verde não pisca.

    Obrigado ! aguado retorno.

    • Guilherme Lopes disse:

      Assis,
      você disse que verificou se a pulso na bobina e não há… E no sensor hall?
      Você verificou se o sinal esta saindo dele?
      Conecte sua caneta de polaridade no fio do meio do conctor do distibuidor e peça para dar partida, os leds da sua caneta deve psicar alternadamente.
      Se não pisca verifique se tem energia positiva e negativa nos deste conector, se houver energia o problema esta no sensor hall.
      Agora se sua caneta pisca normalmente, verifique se o pulso esta saindo do modulo de ignição. Se não estiver saindo o problema pode esta nele.
      Este procedimento é simples espero que tenha ficado claro.

  9. Diego da Silva disse:

    Ôpa…
    Vê bem… Tenho um Gol 97 8v MI Completinho.
    E ate Ruin de Explicar, mas… De uma hora pra outra ,ele começou a… (não e cortando não e como se eu tivesse puxando uma carroça ai quando pega um embalinho ai ele anda se a força que ele tem normal mas anda + ou – menos normaL…mas depois de toda troca de marchas ele da uma amarrada novamente..!
    E o pior e que por isso ja troquei Quit de embreagem , velas , cabo de velas ,tampa do distribuidor , filtro de ar , filtro de combustiveL , bomba de combustivel , um tal de quebra chamas , umas peças ai dos bicos , seila.. e etc…
    Ja gastei tanto que chego ahh… desanimar com o carro..!!
    Mas ele adava tão bem antes disso.. (parecia ate 1.6.!!kkk.. era bom D + , economico… mesmo no AR era agradavel de se andar..!!
    E tem mas logo quando ligo os 5 primeiros minutos + ou – ele anda ate normaL.. mais depois comerça a fazer raiva novamente..!
    Quando Bota ele no Computador a Sonda Labda marca ( 0 ) o mecanico lá disse que ela tem que oscilar de 0 a 3 e ela não ta fazendo isso mandou eu trocala… Vcs acham que isso ????
    Me Manda uma Dica ae… Num sei + oque vão inventar pra mim gastar..!

    ESPERO QUE ME AJUDE , desde JA Agradeço!!…
    respostas para : diegopessoadasilva.fab@gmail.com

  10. estamos com um fox 2006 1.0 ele nao fuciona ou seja custa a pegar o que poderia ser isso.

  11. Alessandro Miranda disse:

    Bom dia, bom comprei um gol G3 1.0 16V ano 2000 a pouco mais de 6 meses, o motor liga corretamente de 1º, não há falha na aceleração, mas neste tempo ele começou a apresentar o seguinte problema quando estou andando e vou trocar a marcha, o carro aumenta a rotação sozinho, por exemplo se eu sair de 1º marcha e for passar a 2º a 1500 rpm + ou- ele acelera sozinho até + ou – 2300 rpm!! O que pode ser?

    • Hugo Amichi disse:

      Cara tenho o mesmo carro ano 2001, acontece no meu tb, inclusive o pedal do acelerador desce sozinho rs.. acho que é normal, mas é bom um especialista confirmar.

  12. Alex Silva disse:

    ola amigos meu carro é um gol 16v 1.0 ano 99 com sistema de distribuidor e de ums 3 meses pra ca ja troquei 4 bobina, troquei a 1 blz andou 1 semana e queimou, coloquei uma bosch andou 2 meses e queimou tambem ai coloquei uma outra usada mais original e nao andou 20km e queimou tambem… obs cabo de vela, velas, copo, rotor sao todos novos… alguem ja pegou um pipino desses?ME AJUDEM POR FAVOR

  13. vinicius disse:

    Tenho um gol 1.0 16v, dou toda manutenção necessária e ele tem um problema q nunca vi ninguém citar nesse site. Cedo quando ligo ele funciona beleza, quando ele começa a esquentar também começa falhar e se eu não manter a aceleração bem alta ele falha até apagar… Se eu deixar ele apagar ele não pega de jeito nenhum, mas se depois q ele apagar eu esperar cerca de 30 minutos ele pega beleza e não da mais defeito nenhum.. Já troquei toda a parte de distribuição e não resolveu o problema… O que pode ser o problema?
    Obrigado!

  14. Cleiton Fortes disse:

    Olá pessoal, tenho um Gol 1000 MI de 1998, e o mesmo está apresentando um barulho estranho…, parece que tem alguma coisa “fritando” ou “fervendo”…. o mesmo só é evidente a partir dos 80km/h (em 4ª ou 5ª marcha), porem o barulho aparece e some constantemente, independente da rotação do motor. Fiz alguns testes para verificar de onde poderia vir o barulho, notei que é do motor, pois no momento que o carro começa a fazer o barulho e aciono a embreagem ou coloco em ponto morto, o barulho desaparece, porem se eu acelerar, mesmo com o carro em ponto morto (acima de 80km/h), o barulho retorna. O estranho é que o barulho aparece só com velocidade alta. Notei também que quando o motor está frio, o barulho aparece em velocidades mais baixa, podendo ser notado quando se acelera fundo em 3ª marcha.
    OBS: o barulho é mais intenso para quem está do lado do passageiro.
    Será que alguém já viu alguma coisa parecida?

  15. Edson William disse:

    Olá estou com uma dúvida, tenho um gol bola 1.6 mi 97, acabei de fazer o motor ( fiz cabeçote, bloco e vira ) ele quebrou os anéis do primeiro cilindro e estava jogando óleo para cima o motor era
    STD na retífica disseram que teria que encamisar, minha primeira dúvida: Se era STD e teria que encamisar não teria que continuar STD já que só era só uma camisa que deveria ser trocada? agora ele está com 1,00 de medida dos pistões, e o vira com medida 0,25. Quero deixar claro que não sou mecânico sou apenas mais um entusiasta eu mesmo montei o motor com todo cuidado e obedecendo todas as medidas de torque dos componentes do motor.
    Depois de tudo pronto levei o carro ( rodando ) para uma oficina para regular o ponto de ignição e ajustes da lenta ( pois já vinha dando problema a algum tempo ( lenta irregular eu achava que podia ser o motor de passo ) o mecânico fez os ajustes necessários e detectou o defeito do motor de passo, agora ele me disse que o carro está fumando muito, ( eu acredito que o escapamento está com acumulo de óleo por isso fuma) e ele também disso que notou que o motor quando está frio fica leve e depois de quente fica pesado, então perguntei o que poderia ser ele disse que não sabia. Eu não tive nenhum problema durante a montagem, nada que tenha ficado visivelmente errado minha única observação e dúvida é com relação as medidas dos pistões e do vira. Eu gostaria que vcs pudessem me dar uma orientação sobre minhas dúvidas, e até que ponto esse detalhe do motor leve quando frio e pesado quando quente pode prejudicar o motor e a performance do mesmo. Desde já agradeço a atenção e desejo a todos do dicas mecânicas um Feliz Natal e Própero ano Novo !!!

  16. claudinei disse:

    dae blz . eu nao consigo acerta a lenta do meu gol tsi 2.0. oq pode ta acontecedo falo

  17. Evandro disse:

    veiculo fox 1.0 sistema marreli anda dando cortes;ja troquei;cabos;bobina;velas;sensor map;filtros,sensor de fase,tbi,medi pressao da bomba.detalhe se desligar osensor de velocidade o defeito desaparece troquei o sensormais nao resolve nada por favor alguem me ajude

  18. Hugo Amichi disse:

    Tenho um gol G3 2001 16v Plus, e minha chave de ignição parou de entrar. Minha chave é codificada, comprei um novo cilindro de ignição que veio com duas chaves sem código. Minha dúvida é se eu posso trocar o cilindro e utilizar as novas chaves normalmente, ou se o fato de a chave antiga ser codificada pode dar algum problema. Alguém pode me ajudar? Obrigado.

  19. Higino disse:

    Bm dia ,meu honda crv-rd1 não pega o distribuidor não tira corrente apara as velas,isto começou quando fui testando as velas co motor a funcionar fui tirando o 1º cabo tava ok até o 3º e quando tirei o 4º ele parou dai nao pegou mais.ja troquei bobina de ignição ja testei a chegada tem os 12v assim como as 3 bibina que vem inseridas em torno do rótor tmbem estão boas,agora fiquei sem jeito não sei o que mecho agora peço ajuda.

  20. boa tarde tenho um vectra 94 cd ele esta acelerando atoa sega a 2300 giros ja troguei cabo de rotaçaõ bobina fis limpezade filtro de ar e na t obulaçaõ nos bicos troguei velas e nada faz conçerta este carro me ajuda ai

  21. Paulo disse:

    instalei kit MI no meu gol CLi e nao instalaram o conector de diagnostico, retirei do gol que comprei o kit mais nao sei em quais fios os mesmos sao conectados

  22. Nascimento disse:

    Olá amigos, estou com problemas em meu Gol, ano 98, MI, 1.0 8V. Este subiu a temperatura, e começou a jogar agua pela descarga. Desmontei, retirei o cabeçote mandei o mesmo para retifica para facear e analisarem se havia algo mais, sem mais problemas no cabeçote, montei com uma nova junta, apertado com a pressão de tork exigida pelo fabricante.
    Mas ao colocar água no sistema mesmo com o motor desligado esta passando direto para a descarga. Será que o cabeçote está trincado?
    Se puderem me ajudem por favor.

    Antencipadamente obrigado a todos.

  23. Sayd david disse:

    Boa noite,tenho um gol 16v 2002 sem distibuidor o mesmo fica sem aceleração chega 590rpm es vezes estanca pirncipalmente quando frio é como se fosse sem combustível ja foi verificado pressão da bomba de combustível,substituido corpo de borbuletas,unidade do motor coletor de admissão,cabo de velas,trasformnador de ignição,velas,verificado valvulas injetoras,aterramentos,fusíveis,cincronismo do motor,sonda lambda solicito auxilio para este reapro.No aguardo!

  24. Tenho um gol G3 1.0 16v plus com 130.000 km. A 2 meses o carro começou a oscilar muito o conta giros chegando a 400 rpms quando frio, chegando mesmo a morrer se acionado os equimentos elétricos, ar forçado, lampadas, etc. O carro melhorava um pouco após aquecer, mesmo assim a rotação continuava oscilando para baixo de 1000 rpms.
    Levei ao mecânico e o mesmo foi enfático em dizer que precisava trocar a TBI. Pesquisei preços (+- 500 reais) e, ao mesmo tempo soluções pela internet. Isso posto cheguei ao descarbonante car80 que incrivelmente resolveu o problema. Gastei todo o tubo na entrada da TBI.
    Portanto a partir dessa data não mais o carro ao mecânico, mesmo de confiança por qualquer motivo.
    Em tempo, já utilizei o mesmo produto em outro veículo (Palio 16v do mesmo ano, nem precisava.

  25. andré disse:

    Tenho um gol 97 mi 8v gasolina , quando dou a partida fica um cheiro muito forte, quando pego uma rodovia e acelero bem, ai fica insuportável o cheiro, até tenho abrir os vidros, mas quando tiro o pé do acelerador e ai melhora.
    O que pode ser? catalisador! já levei num especialista e ele q não, outros dizem que é excesso, de fato o que pode ser?

  26. carlos jose disse:

    muito obrigado agora vi que a minha para esta falhando ao parti, esta faltando desligar e colocar essa chave que voce mencional valeu muito obridado carlao

  27. cleber disse:

    olá, eu tenho um gol 99 8v at, quando o motor está aquecido ele fica fraco e a macha lenta reduz a rotação,mais não chega a morrer.o que pode ser.?

  28. roberto disse:

    ola tenho um gol 1.0 8v ano 97 tem um problema de fikr a lenta muito alta e ate agr n conseguiran descubrir oq pod ser.se conseguir me ajudar nessa ai
    obrigado

  29. fernando disse:

    ola amigos tenho um gol bola basico 97 motor at mi 8v a gasolina, de alguns dias pra ca ele esta sem força, e falhando e com isso aumentou o consumo de combustivel de manha quando dou a primeira partida ele liga e apaga ja na segunda ele mantem normal mais com vibraçao, quando piso no acelerador ele nao responde! tem q esperar um pouco pra sair e com isso apos sair eu piso no acelerador e no meio da aceleraçao ele começa a falhar e ficar sem torque!! oq pode ser???

  30. Alexandre Puça disse:

    Boa noite,

    Fiz o motor do meu Gol Special 1.0 2000 e depois que ficou pronto apareceu alguns problemas:
    1- o carro funciona, com aceleração falhando um pouco.
    2- Depois que esquenta ele não responde a aceleração. Eu acelero e não acontece nada o carro fica como se fosse morrer, mais não morre.
    3- depois de um tempo ele aumenta a rotação, mas se eu soltar a embreagem pra ele andar ele morre.
    4- Parece que ele sai do ponto.
    O que pode estar acontecendo? To Querendo ir a uma delegacia realizar uma queixa, pois já fazem quase dois meses e meu mecânico não consegue resolver.

  31. comprei uma pistola de ponto digital e quero verificar o ponto do meu honda civic ano 2000 16 val. ele não é roda fonica como faço para verificar o ponto de ignição?

  32. ailton augusto disse:

    ola pessoal:tenho um gol g2 ano 97
    meu problema e qui o carro morre do nada ele pode ta na 5 marcha ele morre o carro esta com força já troquei correia ,vela .cabo de vela ,distribuidor mais nada o problema continua
    OBS :quando o carro morre ele nao pega mas da solo ai vou nu distribuidor mexo ou nele e o carro pega e a o quisera e cera que e o eixo do distribuidor.

  33. wagner disse:

    amigo,minha saveiro ta sem esse “shorting plug”faz falta?onde consigo um?

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: