Pointer: Dificuldade na partida

Publicado por Guilherme Lopes 
DEFEITO: Este  Volkswagen Pointer estava com o motor de arranque virando pesado.

CAUSA: Foi feito o teste de bateria e do alternador, estando estes em perfeito estado. Ao verificar o motor de partida, foi observado uma oxidação excessiva no parafuso do automático.

SOLUÇÃO: Feito a limpeza do parafuso e dos terminais e o motor do VW Pointer voltou a dar partida  normalmente.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em Poniter,vw

Comentários

39 Comentários para “Pointer: Dificuldade na partida”
  1. ADRIANO RIBEIRO DE SOUZA disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA TROCAR O RETENTOR DO SEMI EIXO DO LOGUS

    ABRAÇOS

  2. alexandre marin disse:

    meu escort está com o motor de arranque pesado quando esta frio,quando esta com o motor quente pega normalmente,já fui no mecanico o ponto estava correto,mas assim mesmo ele mexeu no ponto e o motor de arranque ficou mais leve,mas fora do ponto,estranho quando esta no ponto fica pesado,mas só na primeira ligada do dia,peço ajuda,obrigado.

    • Guilherme Lopes disse:

      Alexandre,
      Tem dois fatores comnus neste tipo de caso:
      1- Problemas com a Bateria do carro, muitos defeito de bateria como: falta de corrente de partida, ocorrem com o motor frio, pois é quando se exige mais da bateria.
      2- problema no aterramento ou até mesmo na alimentação positiva do motor de arranque.

      Estes dois problemas são facilmente detectados por um eletricista.

  3. FRED disse:

    Meu POINTER 1,8 1995 não para de disparar a aceleração e trava em 2.000rpm. Já foi substiuido varios sensores mais varias leituras injeção mais troca até de centralina e não resolveu. Tenho gastos em torno de 1.000,00 MIL REAIS ate hoje. Como posso resolver este problema.

    • CIDO disse:

      TENHO UM POINTER E ACONTECE O MESMO, VARIOS ESPECIALISTAS NO RAMO NÃO CONSEGUIRAM SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA. DEIXEI ASSIM MESMO E RESOLVI NAO GASTAR MAIS. ESSA ASCELERAÇÃO ACONTECE MAIS OU MENOS UM VEZ POR MES E NAO INTERFERE EM NADA…MISTERIO.

      • Marcos disse:

        tenho um pointer CLI 1.8 ano/modelo 95/95 e acontece a mesma coisa. De vez em quando ele dispara a aceleração (tanto faz se o motor está frio ou quente) e fica em torno de 2000 rpm. Levei em 02 mecânicos diferentes e não acharam nada de anormal. Realmente é um mistério.
        Outra coisa.
        O ponteiro da temperatura da água não ultrapassa os 80º C. Foi trocado o sensor, trocada a válvula termostática, mas não resolveu. O mecânico disse que é para deixar assim mesmo, mas eu queria resolver. O pointer de vocês, também trabalha com o ponteiro em 80ºC, ou trabalha em 90º C ??
        Saberiam me dar uma dica do que pode ser ??

    • mic bass disse:

      rapaz eu tenho um pointer 95, e acotecia isso um dia eu desconectei o encaixe do painel e a rotaçao que era de 1.500rpm baixou pra 900rpm ,mais eu nao sei se isso tem relaçao com o seu problema, mais nao custa nada tentar.

    • arlindo de miranda heleno disse:

      tenho um pointer ele esta assim tamben quando fui ver e porque eli estava fora do ponto pode manda ve quando ele esta fora do ponto ele fica assim pos no ponto acabo com isso

  4. geniva solza andrade disse:

    meo pointer 95 ia em uma velocidade de 4o h e morreo nao pega maes nen no tranco

    • mic bass disse:

      no meis passado o meu pointer95 tambem feis isso , feixou o circuito de inguiniçao, o motor de partida fucionava mais nao pegava, o defeito era na chave de ceta, ela tem um rele que e responsavel pelo cistema de bomba de gasolina ,auternador , farois , painel ,/ O eletricista colocol reles indepedente, um para painel e farois ,outro para bomba e auternador.

      • Rudy disse:

        Então, “Mic” meu carro não esta dando a partida, me falaram q pode ser o arranque, mais lendo o seu poste lembrei q o meu Pointer 95, está ultimamente apresentando problema na chave de ceta, quando dou ceta pra dir. ou esq. o pisca fica só aceso e não piscando… e hoje meu carro não pegou de jeito nenhum, acende tudo o painel, aciona a bomba de combustível mais não da a partida… sera que pode ser isso????

  5. Elisandro Ramos Gomes disse:

    Então!
    Tenho um Voyage 82, e estou com um problema na partida!
    O motor de arranque vira pesado, quando quente, tipo:
    Dá umas duas voltas pesado, e aí o carro pega.
    Quando está frio, ele dá um “choradinha”, tipo, meia volta pesado, e depois continua virando legal.
    O problema é que eu ja estou preocupado, fiz tuudo o que tinha pra fazer, e o problema continua.

    Troquei bateria, troquei bucha do arranque, da caíxa, e por último, troquei o próprio arranque!
    E continua o mesmo problema!

    Tem vezes, que ele vira tão pesado, que chega a desligar o rádio.
    O que pode ser?

    Desde já, agradeço
    Abraços
    Abraços

  6. Gustavo disse:

    tenho um pointer CLI 1.8 ano/modelo 95/95 e acontece a mesma coisa. De vez em quando ele dispara a aceleração (tanto faz se o motor está frio ou quente) e fica em torno de 2000 rpm.
    Outra coisa.
    O ponteiro da temperatura da água não ultrapassa os 75º C, mesmo com sensor novo.
    Ja encontraram uma solução pra essa marcha lenta? É extremamente irritante o barulho do carro acelerado mesmo estando parado em ponto morto!!! Pelo menos não preciso acelerar para sair devagar…rsrs

  7. ALEMÃO disse:

    Tenho um Pointer 97 2.0, dou partida nele, percebo que o motor vira, mais ele parece engazopar e não pega…ja levei em varios mecanicos e não consigo achar o problema, troquei velas, distribuidor, cabos de velas, etc…e mesmo assim o problema persiste.
    Urgente.

  8. valter dos santos disse:

    tenho um pointer 2000 GLI e so passa em uma possa de agua e ele começa a engasgar,
    e quando eu reduzo a macha ele retoma a sua potenia normal repetindo por varias vezes
    como podereiresolver este problema..

    • fabio disse:

      verifique a bobina e a tampa do distribuidor ,espero que você tenha muitas alegrias com seu pointer!!!

    • ricardo disse:

      o meu pointer tbem acontece isso e descobri que quando passamos em poça de agua molha o distriuibor e comeca a engasgar…tem 2 solucao para o problema. 1º: vc pode parar o carro, abrir a tampa do distribuidor e secar ela ou 2º: parar o carro e ficar aceleando de leve ate que a corrente eletrica volte ao normal e seque o distribuidor…..espero ter ajudado

      dica: na chuva, onde tem poça de agua evita passar rapido, passe de leve para nao molhar o distribuidor, porque é fatal…ele concerteza vai ficar engasgando.

  9. valter dos santos disse:

    sempre que chove o carro começa a engasgar pointer 95 2.0 ja nao sei mais o que fazer

  10. luciene disse:

    EU TENHO UM LOGUS 1.8 GLI AS VEZES EU ANDO UNS 7KM OU ATE 30KM E ELE MORRE E EU ESPERO UNS 40MINUTOS E ELE VOLTA A FUNCIONAR E ISTO ESTA SE TORNANDO FREQUENTE LEVEI EM DOIS MECANICOS TROCARÃO AS PEÇAS BOMBA DE GASOLINA JOGO DE VELAS CAXINHA DO ROTOR FEZ LIMPEZA DE BICOS AUTOMATICO DO ALTERNADOR RELE DE IGNIÇAO E CABOS DE VELAS E FILTRO DE COMBUSTIVEL E O SENSSOR HALL SE VOCES PUDEREM ME DAR ALGUMAS DICAS FICAREI MUITO AGRADECIDA SEM MAIS PARA O MOMENTO ME DESPESO.

  11. Endrigo disse:

    Tenho um Pointer 1995 gasolina 1.8, alternador e bateria novos, (tem gasolina), cheguei a sair do meu estacionamento e de repente o motor apaga e nao pega mais!!!
    há 3 dias que está parado em funçao do feriado de pascoa, nenhuma oficina funciona.
    o que pode ter havido nele? chequei o distribuidor e tá seco, normal, nada comido ou gasto!
    a bobina esta aparentemente nomal. gostaria de saber onde e o tal sensor de rotaçao dele. teria halgo a ver? grato a quem ler esse texto e responder! forte abraço a todos!

  12. rafael disse:

    tenho um logus gli 1.8 ap 94, percebo que seu funcionamento na marha lenta está trepidando um pouco mas, a rpm está normal 900/950, está com pouca força e corta em saídas mais rápidas. já foram trocadas velas, cabos, filtro de ar e feita limpeza do bico e corpo da borboleta. agradeço desde já e fico no aguardo.

    • fabio disse:

      Rafael tente verificar o sensor de rotação ,e este problema de motor as vezes acelerado a marcha lenta meu logus também faz isso ,o que pode ajudar e antes da partida esperar apagar todas as luzes de checagem ,se mesmo assim não resolver engrene uma marcha leve e segure no freio até cair a rotação para 1000 rpm e solte o freio depois que normalmente a lenta fica regulada ,boa sorte !

  13. fabio disse:

    Eu disse no outro comentário sobre marcha lenta na hora em que liga fica acelerado agora se for depois que liga também tive esse problema com meu logus devido mal contato no conector do atuador da marcha lenta ,resolvi forçando os contatos do conector o que acabou com o problema !!!

  14. WALTER CARVALHO DE SÁ disse:

    olá tenho um corsa wínd 95 e tem vez que ele nâo pegar na chave na primeira vez demora pra pegar

  15. c.moreira.reis@hotmail.com disse:

    Tenho um LOGUS 93 CL 1.8 – Álcool.
    Por três vezes seguidas, durante a chuva, ele perdeu força e apagou comigo. E depois que apaga demora bastante até voltar a ligar. Desconfiei da bobina que estava molhando, Será que isso realmente poderia está causando o problema?
    Desde já agradeço pela ajuda.

    Cláudio – MG

  16. Fabio disse:

    Boa noite. Bom, tenho um Logus Wolfsburg 96, o problema dele é que ás vezes na partida ele fica em baixa rotação, tipo 750 rpm, e se eu ando e paro ás vezes morre de vez. Depois ele volta em 2000 rpm, e ás vezes oscila entre esses parametros. Já troquei velas, cabo de velas, limpei bicos, tbi, troquei atuador da marcha lenta, e o problema persiste. Já encomendei uma nova sonda lambda, mas não acredito q vá resolver. Se alguem puder me ajudar, agradeço.

  17. Paulo Fernandes disse:

    Ola, tenho um Pointer 1.8 96; a duas semanas atras ele começou a apresentar um problema estranho, se eu rodo em media 20km ele fica normal e eu rodo acima de 20km ele começa a apresentar falhas, seria como se eu tivesse dirigindo com marcha errada, ou seja. ele começa a pular e acaba perdendo a aceleração. Já troquei, bomba de combustível, velas, cabo de velas, bobina foi colocado no ponto e o problema persiste. Quando ele começa a enfraquecer eu encosto e desligo o carro, aguardo alguns minutos e ligo novamente ai ele anda mais alguns km e volta a aparecer o problema. Outra coisa. o consumo de combustível está muito alto média de 6,5 km por litro. Por favor como posso resolver esses dois problemas..

  18. paulo disse:

    ola, tenho um pointer 96 1.8i ele esta com um problema de se vc dar a partida uma em cima da outra ele pega normal, agora se demorar alguns minutos ou horas para dar apartida ele tem dificuldade de pegar o q deve ser, ja foi trocado a bomba de combustivel e nada

  19. Marcos Peixoto disse:

    Tenho um Logus 94 ,regulo o parafuso da lenta ele fica normal mais depois começa a morrer dinovo ,seria o caso de apenas trocar aquele parafuso ou fazer apenas limpeza ?

  20. Trevisan disse:

    Galera, tambem estou com dificuldades na partida! tenho um POINTER 1.8 CLI 95, quando o mesmo esta frio, ele gira super pesado! quando esta quente melhora um pouco! porem as vezes ele não chega nem a girar nenhuma vez! ja testei e a bateria esta ok! ontem fiz um teste, ele não queria girar o motor de arranque, fiz uma direta no motor de arranque, encostando uma chave de fenda no positivo e negativo! o mesmo funcionou! o que pode ser?

    tambem percebo que a luizinha da bateria fica semi acesa, quando piso no freio ou ligo o pisca ela ocila mais forte um pouco!

    Outra coisa, é.. quando frio ele funciona com a lenta correta, porem quando quente, o mesmo fica com a lenta super baixa, quanse morrendo!

    galera peço que me ajudem!!!

    grato!

  21. guilherme silva disse:

    boa noite pessoal,

    tenho um passat serie special que começou a ter dficuldades no motor de arranque.

    Compramos um automático novo(boche), trocamos as buchas (a do rotor e a do bloco do motor) pensando que o rotor tivesse desalinhado e pegando na carcaça do motor de arranque. de fato ele tava um poco arranhado mesmo, mas nao sei se ja estava ou foi depois que panhei a maquina.

    nao troquei os cabos(da bateria) porque antes eles tava pegando normal

    Trocamos as escovinhas tudo novo.

    Abateria tá filé do boi. limpei os contatos os polos tudo isolei os cabos denovo.

    E montei o carro , ele pegou numa boa, so que depois ele murrinhou para pegar denovo.

    Eu deixo ele deslisar um pouco no ponto morto e tento denovo e ele pega.

    Será que é porque as escovas e o carvao tá novvo?

    Vou limpar os cabos e o parafuso do automatico e ver se melhora.

    por curiosidade:
    Voces sabem quanto tá valendo uma c10 ano 75- kit gás e gasosa – amarela?

    grato pela atenção.

  22. Malaspina disse:

    Tenho um POINTER 1.8 (95) 1 bico, quando esta em ponto morto, a aceleração sobe, já levei em 2 mecânicos de confiança e não conseguiram fazer a aceleração baixar em ponto morto, andando engatado a aceleração é normal, isso acontece há anos sem conseguir resolver. Por favor se alguém tiver alguma dica…
    Meu POINTER é super conservado, baixa KM

    Obrigado

    Malaspina

  23. leandro boeira da silva disse:

    Tenho um pointer gti 95 2000 motor ap… toda vz q eu saio com ele e desligo, quando volto a ligar ele (isso com o motor ainda quente), fica muito pesado o motor de partida, em muitas vezes tenho q esperar o motor esfriar pra poder ligalo de novo. Já troquei a bateria, o alternador ta ok, não sei o que fazer.
    Espero encontrar a resposta por favor!!!!

  24. leandro boeira da silva disse:

    outro problema é com a ventoinha do meu pointer gti 95, quando desligo ele é normal a ventoinha ficar ligada por alguns minutos, só q quando ela se desliga, automaticamente ela se liga de novo e desliga fazendo varias vezes esse processo de ligar desligar é normal isso será
    Obrigado pela atenção!!!

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: