Palio 1.0 mpi: Marcha Lenta Oscilando e Ficando Acelerado

Publicado por Guilherme Lopes 

DEFEITO: O cliente entrou na oficina com este Fiat Palio mpi reclamando de oscilação da marcha-lenta e as vezes o motor do seu Palio ficava um pouco acelerado.

Leia outras Dicas do Palio:

CAUSA: Foi efetuado testes no atuador de marcha-lenta, pressão e vazão do combustível e rastreamento do sistema de injeção eletrônica com o uso do scanner automotivo, nenhum defeito foi encontrado. Após tbi do palio regular marcha lentaretirar o corpo da borboleta (TBI) para fazer a limpeza, foi notado que havia uma folga na borboleta, indicando que o parafuso do batente da borboleta estava alterado.

SOLUÇÃO: Foi recolocado o tbi no carro  e com o auxilio de um multímetro automotivo foi feito o como testar sensor de borboleta palioreposicionamento do parafuso. 
Esse procedimento é simples coloque o multímetro na escala VDC, conecte a ponta de prova preta no terminal negativo da bateria e a ponta vermelha no fio Laranja e Branco do sensor de posição da borboleta (TPS). Vai regulando o parafuso até achar uma tensão de aproximadamente 0,6 V. Depois é só conferir o funcionamento do motor. 
 

Comente no DICAS MECÂNICAS. Para isto vá até o final desta pagina e deixesuas duvidas.

Dicas Relacionadas

Este artigo foi arquivado em fiat,palio

Comentários

160 Comentários para “Palio 1.0 mpi: Marcha Lenta Oscilando e Ficando Acelerado”
  1. Cristiano fernandes disse:

    Ola, tenho um santana 2000 que esta com a lenta oscilando muito. Sera bico sujo? Atuador de marcha lenta ou Sonda lambida?

    Obrigado

  2. Luiz Ande Litran disse:

    Tenho um Palio ano 1996 ele esta apenas funcionando em 3 pistão levei num macanico ele falou que pode ser o bico ou agua no motor por que uma das velas estava com cor de ferrugem como posso saber só sei que ele esta funcionamento 3 pistão obrigado fico no aguardo

    • G. Lopes disse:

      Luiz,
      para conferir os bicos somente com maquina para testes, mas a vela do cilindro tambem pode estar com problemas.
      o melhor é levar para um mecânico dar uma olhada.
      você já tem meio caminho andado.

  3. Luiz Ande Litran disse:

    Tenho um Palio ano 1996 ele esta apenas funcionando em 3 cilindro o levei num macanico ele falou que pode ser o bico ou agua no motor por que uma das velas estava com cor de ferrugem como posso saber só sei que ele esta funcionamento 3 cilindro obrigado fico no aguardo

  4. Maurício disse:

    Por favor, me ajudem. Tenho um Palio 1999 motor MPI. Ele esta fazendo 7 km na cidade e 10 km na estrada. Já troquei velas, filtro de combustível, limpeza de bico e nada resolver. Por favor me ajudem!!! Obrigado

  5. Danilo Marinho disse:

    Qual é o pressão de trabalho do regulador de pressão do Palio 98? meu carro ficou fraco depois que trocaram essa peça.

  6. valdeir soares disse:

    eu tenho um fiesta 97 motor endura , ele é muito lerdo eu queria saber se alguem sabe se isto é normal ou tem algum poblema, eu acho que ele é um pouco mas devagar que os outros fiestas.
    eu agradeço se me ajudarem

  7. aparecido nunes barbosa disse:

    meu palio estava assim tambem. tinha um bico injetir com defeito, troquei e fiz limpeza e resolveu. tem em cada bico um terminal que vai em cada um tire um e verifique se o carro fica mais fraco, se ficar o bico esta injetando, tire o segundo e observe e assim em diante o bico que voce tirar o terminal e o carro nao mudar a rotacao e continuar falhando é nele o problema, mas a oficina que fizer a limpeza de bicos tem que ter uma maquina que testa os bicos antes pasra ve se esta com problrma, vai pagar mais ou menos 60 reias, no meu caso eu paguei 40 porque levei os bicos ja retiados, na fiat vai estar cada bico em torno de 260 reias cada, mas em dismanche vai pagar em torno de 80, mas neste caso teste em uma oficina pode estr com defeito boa sorte

  8. tenho um palio 97 1.0 edx ,e esta com oscilaçao na aceleraçao tanta na lenta, quanto na alta ,oque fazer

    • G. Lopes disse:

      luis,
      para tentar te ajudar precisamos de mais informações: se já foram feitos alguns testes, trocado peças e qualquer outra coisa que você ache relevante.

  9. tenho um palio 1.0 motor mpi edx 97 , ja levei no mecanico ,foi trocada as velas, sensor de temperatura, filtro de combustivel ,foi testado com scaner , foi reestruturada as informaçoes da central,o veiculo faz em media de 7 km por litro de combustivel,oscila a marcha lenta.melhorou em relaçao a como estava.

  10. como ja havia comentado, foi feito rastreamento por scaner, foi verificado alteraçao na borboleta,motor de passo,avanso do motor, o mecanico disse que o motor ta fora de ponto.tambem foi verificado a alimentalao da central como vc havia sujerido,sera que esta mesmo fora ponto, ou ele esta tentando achar o problema

  11. liliane disse:

    tenho um palio 96, 1.0 quando acelero o carro esta saindo uma fumaça que arde os olhos, ja troque vela,filtro,bomba da gasolina,sonda lam, nao sei mais o que fazer

    • G. Lopes disse:

      Liliane,
      já foi feito rastreamento?
      conferido o ponto da correia?
      teste de pressão da bomba?

    • Fábio Vieira Scarpa disse:

      Olha, não sei se é exatamente o mesmo caso que aconteceu com meu carro (Palio Weekend 1.5 1997).
      Esses dias, ao trocar a mangueira do respiro do óleo (fica na parte de trás do motor, uma mangueira meio grossa que dá pra ser vista facilmente e da qual sai outra mais fina que é ligada na parte de cima, onde entra ar no motor) para retirar um vazamento na base onde a mangueira é fixada (uma peça de metal parafusada no motor e juntada por “junta” colada), o mecânico acabou colocando a junta errada na base onde se fixa a tal mangueira.
      No local onde mencionei há dois buracos. O mecânico colocou uma junta com apenas um furo (o maior), tampando o outro (menor). Quando ligou o carro, saiu tanta fumaça que a oficina parou e a fumaça tomou a rua e espirrou óleo pelo escapamento!!! Foi horrível! Achei que o motor estava fundindo.
      Depois, um funcionário acabou descobrindo que um daqueles buracos (q ele chamou de respiros) estava tampado pela junta. Foi só colocar a junta certa destampando o buraco que consertou.
      Não sei se a “fumaceira” do seu carro é grande assim, mas me ocorreu essa lembrança e resolvi dar a dica.
      Espero que resolva logo. Boa sorte.

  12. Amaro santana disse:

    Tenho um palio Ex 2001 motor fire 8 válvulas no Gás.Ele estava funicionando perfeitamente no gás,mas quando eu colocava na gasolina e ligava o ar condicionado ele diminuia a rotação até chegar ao ponto de morrer,levei ao mecânico ele mexeu mas não conseguiu resolver e agora o carro tem momentos que fica muito acelerado,tanto no gás quanto na gasolina e des do inicio do problema quando esta na gasolina ele as vezes emiti um cheiro horrivel e a luz do painel correspondente a injeção tem vezes que acende.o que pode ser?

  13. leonardo disse:

    boa tarde;
    Tenho um palio ex99,o mesmo as vezes perde potencia,ja fiz a troca das velas,cabos de velas e bobina de igniçao,mas o poblema nao foi sanado foi diminuido;tbm notei q quando ele perde potencia e eu paro o carro dou umas aceleradas mas fortes o carro da uns estouros no motor e sai uma fumaça cinzenta da descarga,tbm a aceleraçao esta variando em lenta.Alguem pode me dar uma dica?

    • Guilherme Lopes disse:

      Leonardo,
      já foi verificado a pressão da bomba de combustivel, é bem comum acontecer problemas assim decorrentes de problema na linha de combusivel. Seria bom verificar.

  14. antonio disse:

    tenho um palio 1.0 mpi ano 97 ele está acelelerado e oscilando,troquei sonda lambida, sensor mape,sensor de posição da borboleta,e passei no aparelho e foi tudo resetado e le continua co o mesmo problema só que troquei o atoador da lenta e botei um paralelo pode ser por ai o problema? obrigado

    • Guilherme Lopes disse:

      Antonio,
      pode sim. Mas tambem pode ocorrer alguns casos em que o problema esta na propria central, seria bom da uma conferida nela.

  15. Luiz - rj disse:

    Olá, tenho um Palio 99 gasolina ha pouco tempo. Ele de repente fica sem força e o motor chega até morrer. Uns dizem que é limpeza de bico ou bobina de ignição com defeito. Notei que às vezes acende uma luz no painel em forma de chave. Tbm notei que ele está fazendo 8 km p/ litro. A lenta tbm está muito acelerada. O que pode ser?
    Obrigado. Luiz.

  16. leonardo disse:

    Guilherme;
    Como faço para verificar essa pressao e vazao na bomba de combustivel?somente o mecanico mesmo?lembrando q eu comprei esse carro a pouco tempo e o antigo dono deixou ele parado no tempo por quase dois anos.Nao seria um caso tbm de eu trocar o filtro de combustivel ou algo da linha?

    • Guilherme Lopes disse:

      Leonardo,
      o teste de pressão e vazão devem ser feitos por um mecânico até mesmo porque precisa do manômetro para fazer as leituras. E com certeza você deve trocar o filtro de combustivel, pois ele é u dos maiores causadores de queima da bomba de combustivel.

      • leonardo disse:

        tenho um palio ex99,ele esta com poblema na parte eletrica.o fusivel de 25a na caixa interna esta queimando assim q viro a chave,e se eu colocar um fusil mas forte o carro nao liga.com esse fusivel queimado o carro nao marca combustivel,nao da seta e nao acende as luzes do comando tipo:oleo,freio de mao,bateria e luz da injeçao.Alguem ja pegou algo parecido?

  17. Fernanda disse:

    Olá. Tenho um palio 2000 mpi 1.0 e é mto gastão. Faz 7km na cidade. Troquei velas, limpei bicos, detectaram que a sonda lambda não atuava, comprei uma nova da melhor marca, 2 mecânicos analisaram e está td ok, a maquininha tbm acusa td certo, mas com relação ao consumo não adiantou nada…e agora está acendendo a luz da injeção quando eu acelero em alguma subida na 2ª marcha, o que pode ser? Por ser 1.0 não teria que fazer pelo menos 9 ou 10 km na cidade? Tem alguma opção ou esse carro é assim mesmo, fraco e gastão? Obrigada.

    • Leandro disse:

      Bom dia,

      Fernanda,

      O fato de acender a luz de injeção provavelmente deve ser o sensor MAP, póis ele também está relacionado com o consumo do combustivel, ou pode ser a mangueira que é ligado ao sensor MAP esteja com danos. Recomendo que vc verifique com seu mecanico de confiança, póis este sensor não é nada barato. No caso de troca utilize sensor original (Magneti Marelli), pois quando troquei do meu palio edx 97 o sensor paralelo ficava acendendo a luz da injeção no painel seguido de falhamento intermitente do motor.

      Provaveis causa de alto consumo: Sonda Lambida “Caro”, Sensor MAP “Caro”, Sensor Temperatura de AR “barato” (Lateral do TBI) ou Sensor de temp. da Agua “Muito barato” (Fica na Valvula Termostatica)

  18. joao rojas pinto disse:

    tenho um fiat palio 97 1.5 mpfi estou com um problema de aceleração ou seja o motor fica ocilando acelera e desacerela ao mesmo tempo mesmo com o motor ligado e com o carro parado ja passei em varias oficinas fizeram todos os procedimentos computadorizados e nada foi detectado e todas as peças estao ok mas o defeito ainda continua estou procurando uma solução para o problema caso saiba algo agradeço

    • Leandro disse:

      Joao,

      Estou com o mesmo problema ocorre as vezes, provavelmente seja defeito no sensor de posição da borboleta (TPS). Porem desconfio que seja algo com o sensor da lenta, porem o mesmo esta na garantia e seu sintoma de defeito é nao manter a lenta e o carro morrer.

    • pode ser uma entrada de ar falsa nas juntas , confira disse:

      tenho um palio ano 199/2000 e estava acontecendo isso troquei as juntas e pronto acabo ok.

  19. TARCISIO disse:

    TENHO UM VECTRA CD 94/ 2.0 GASOLINA, ESTAVA COM PROBLEMA INTERMITENTE DE NÃO PEGAR LEVEI AO MECÂNICO ELE DEMOROU 1 MES MAS ARRUMOU ANDEI COM O CARRO MAIS ALGUM TEMPO +- 2 MESES E FICOU PARADO +- 2 MESES QUANDO FUI SAIR NOVAMENTE COM ELE; ANDA +-(3)KM E MORRE, ESPERA-SE +- 50MINUTOS E PEGA,+(3)KM E MORRE,…OBS.QUANDO MORRE O ARRANQUE CONTINUA FUNCIONANDO.
    jÁ ESTÁ A 4 MESE NO ELETRECISTA E NÃO RESOLOVE,POR FAVOR TENTE ME AJUDAR!

  20. faustino disse:

    Tenho um siena 97/98 1.0 gasolina/gás. uma hora a ignição funciona na 1ªtentativa , outras na 2ª, 3ª,4ª e até na 5ª tentativa.O carro esta oscilando na lenta. O carro apaga derepente quando passa num quebra molas, curva ( troquei o comutador, sensor de rotação, bateria

  21. Amilton Luiz Rabello disse:

    Tenho um Palio Weekend 2001 com Kit GNV (não é dos mais modernos, 2001), quando paro o veículo em um semáfaro (por exemplo), fica acelerado (2000 RPM)por um tempo. Só volta a lenta (normal) quando baixo a rotação da lenta (em primeira marcha tirando o pé da embreagem)quase desligando o veículo.
    Só acontece no GNV.

    Voces já ouviram vfalar deste defeito?

  22. Acir Junior disse:

    Olá, tenho uma palio weekend mpi 1.6 8v 99, e estava com problemas na lenta, oscilava abaixando a rotação até que o carro apagava, achando que seria o atuador da lenta troquei a peça, só que agora o motor oscila acelerando mesmo em ponto morto.
    O que poderia estar causando esse problema.
    Obrigado.

  23. Ola, tenho um palio 06/07 e estou com um problema de aceleração ou seja o motor fica oscilando acelera e desacerela ao mesmo tempo quando ligo o ar condicionado mesmo com o carro parado. Quando estou andando com o carro com o ar ligado ao tirar o pe do acelerador o carro fica dando golpes de desaceleração e cada pancada que vejo a hora o carro se desmontar so para quando coloco o pe na embreagem. O que poderia estar causando esse problema.

    • Guilherme Lopes disse:

      Jean,
      o melhor é fazer um rastreamento, pois problemas com marcha lenta podem ter varios motivos, como: atuador de marcha lenta, entrada de ar falsa, problemas na leitura da sonda lambda e muito mais.

  24. thiago disse:

    ola tenho um palio edx 1.0 97 ele esta ocilando em alta!!!!ja troquei atuador marcha lenta,vela censor temperatura e nada !!!me de uma dica do que pode ser!!!

  25. Grandao disse:

    Olá, Tenho um palio 1.0 edx ano96 e estou com um problema nele, o caso é que do nada o carro estanca mesmo quando estou andando nele e tenta estancar, não tem força pra subir uma ladeira pequena de estacionamento do shopping! outro dia passei a maior vergonha por conta disso tive que voltar e subir acelerando no maximo e quase não subi de novo (Já troquei os 4 bicos), a pouco tempo tive que fazer o cabeçote dele comprei tudo novo, valvulas de admição e de escape, velas, tudo e a correia dentada que estava nele era de 131 dentes mas como não encontrei a mesma no dia troquei por uma outra do mesmo tamanho mas com 138 dentes tem algum problema? Já fiz o scaneamento e não foi encontrado nada =( mais uma coisa ele baixa oleo do motor. Espero que vcs possam me dar uma dica do que fazer. Obrigado

  26. Vinicius Souza disse:

    Pessoal, tenho um Palio 99, 1.0 e acredito estar com o mesmo problema da questão levantada.

    Ele está com a aceleração estranha, mas dá para notar que se trata de marcha lenta.
    Eu gostaria de saber se é necessário fazer a troca completa da peça, como na ilustração acima.

    E mais, como estoui procurando um profissional de confiança, e muitos já me falaram coisas diferentes, gostaria de saber qual a média do valor dessa peça, e o nome para comprar em uma auto-peças.

    E por que quando mais ou menos o serviço.
    Aguardo instruções e agradeço, pois estou com problemas e já percebi um considerável aumento no consumo de combustível.

    Espero que possam me ajudar.

  27. claudney lopes da silva disse:

    ola tenho um palio ex 99 99 ele ta fazendo na media 10 kl p litro e tambem ta pendendo o rotaçao do motor isso parado e tambem quando estou andando ,ja troquei as velas e o oleo foltro de oleo bomba de gasolina e nada adiantou ,ele tambem quando arranco ele emgasga e depois solta de uma veis por favor me ajudem obrigado

  28. alan disse:

    tenho um palio 97 1.0 mpi

    ele ta acelerado e esta sem arrancada e dar uns tiros no motor qando acelro forte
    e ta bebendo muita gasolina
    fui no mecanico um diz pra trocar m borboleta outro diz pra trocar o sensor map.

  29. fabricio disse:

    tenho um palio ex 99,quando eu estou em alta rotação e tenho que parar e colocar em ponto morto ele ainda continua muito acelerado,parece que eu entou pisando no acelerador.já limpei o corpo de borboleta,as velas eos cabos são novos,fiz limpeza de bico e continua a mesma coisa.

  30. william disse:

    Tenho um Siena 2004/2005 ELX 8V motor 1.0 Fire, com gás e gasolina; Ele esta apresentando o seguinte problema, na gasolina nas marchas mais baixas, 1,2 3 ele fica rateando, como se estive-se misturando gasolina e gás, so na 4 e 5 marchas que ele volta ao normal, no gás ele funciona normalmente, o detalhe que esse problema é intermitente, já troquei velas, cabo de velas , filtro de ar, filtro de combustivel, fiz limpesa dos bicos e limpesa geral do sistema, me disseram que pode ser bobina ou sensor de velocidade. me ajudem por favor

  31. Erlane disse:

    Olá tenho um palio edx 96 1.0 mpi , ele apresenta o seguinte problema,quando dou partida nele as vezes ele vai subindo a aceleração como se eu tivesse pisando no acelerador ate o fim ,fisso o rastreamento não constou nada.
    Já troquei o atuador de marcha lenta, sensor de posição de borboleta, troquei a central e o problema continua.
    gostaria de ter umas dicas para resolver esse problema, obrigado

  32. junior disse:

    tenho um palio 99 que está com um problema, quando chove ou está frio ele demora a pegar na partida, as vezes chega a descarregar a bateria de tanta tentativa, depois que ele pega fica normal, não falha não apaga o motor, fica normal mesmo, o problema é só na hora da partida com chuva ou clima frio, alguem tem caso parecido?

  33. junior disse:

    ainda sobre o problema do meu palio ed 99 quando ele pega fica + ou – um minuto com a luz da injeção eletronica no painel, já falei com vários mecanicos e nenhum imagina o que seja este problema.

  34. nilson portella disse:

    comprei um fat palio fire ano 2004 eu não estou conseguindo manter aceleração equilibrada hora
    acelera de mais hora de menos parece que esta com uma mola muito forte que não deixa controlar
    a velocidade principalmente dentro da cidade , quando estou na segunda ou terceira marcha,
    eu tiro o pé ele dar como se fosse um tranco ai asselero ele vai de mais.
    espero que compriendero.
    obrigado

  35. luiz ferreira da silva disse:

    estou com pobrema com meu palio 2003 1.8 de uns três dias para cá, ele esta fraco não sobe como antes nas subidas e os mecanicos não descobre o defeito ,será que vcs podem me dar uma dica já limpei o bico ,foram trocados alguns e portanto nada, o que devo fazer

  36. luiz ferreira da silva disse:

    foi trocado bomba de gasolina e ate o aparte do meio do escap

  37. Jean Ribeiro disse:

    Olá Boa Noite Meu Palio Ex 1.0 8v Ano 99 Estava Muito Fraco Estourando com Oscilações Na Marcha Lenta e Luz de Injeção Sempre Acesa…

    Primeiramente Troquei A Mangueira do Filtro de Ar Pois Estava toda Arrebentada Junto Foi Trocada A Sonda Lambda por Uma Nova….

    e o Carro Continuou do Mesmo Geito….

    Quando Passado no Scanner Foi Detectado Falha no Atuador de Marcha lenta
    por ser um sensor dificil de trocar Resolvi Trocar o Corpo Da Borboleta

    O Valor Da Peça nova Estava Muito Cara E Comprei Condicionada Com O TBI Trocado
    A Luz Apagou na mesma hora…

    porem ficou acelerado…

    hoje foi passado no scanner e deu erro no Atuador de Marcha Lenta Sonda lambda E Mais 1

    Foi limpo A Memoria de Avarias Passou Novamente Zerado Andei Voltei Passei o Scanner E Nd

    Porem o Carro Mesmo Embalado na Ladeira de Segunda Não tem Geito tem Que Ir de Primeira Bem Devagar e percebi que ainda deu uns “estourinhos”….

    Por Favor Me De-em Uma Luz Do Que Mais Possa Ser….

    Aguardo Resposta….

    Abraços…

  38. Claudio Tadeu disse:

    Temho um Palio EL 96 04 Portas Gasolina/GNV esta com 250.000 Km rodados, tinha um problema na retomada de acelaração na gasolina, fiz revisão de toda parte mecanica e elétrica e injeção eletronica, bicos etc., o consumo era de 7,8 km/Litro e pelo teste da Revista 4Rodas o consumo é de 8 Km/litro na estrada fazia 12 Km/l só foi resolvido o problema com a instalação do Kit Gás hoje o motor funciona redondinho em marcha lenta ou alta rotação, tem baixo consumo de oleo de motor e faço 10 Km/Litro na cidade e 19 Km/l na estrada a 110 km/h não tenho surpresas desagradaveis de manutenção e estou muitissimo satisfeito com o Palio a 15 anos.Casamento perfeito é um bom produto da FIAT.

  39. aldinho disse:

    meu amigo espero muinto qu possão me ajudar tenho um palio ex 1.0 ano 2000 quando o carro esta frio ao ligar ele fica com a aceleração alta e quando eu apérto a embreagem a aceleração aumenta só depois de ums cinco minutos ligado que ele volta ao normal!!!!

  40. Fabricio Gomes disse:

    boa tarde tenho um palio 96 elx 1.0 e ele esta muito acelerado mais so quandu eu comesso a andar com ele quandu o motor esquenta ai ele começa a acelerar e desacelerar sozinho, e a luz da injeção fica aceza direto, o mecanico falou pra troca o sensor de rotação eu troquei e nada adiantou, se puderem me ajudar me responda obrigado..

    • ERLANE disse:

      OLÁ ALDINHO
      MEU CARRO ESTAVA COM MESMO PROBLEMA JÁ TINHA TROCADO SENSOR DE POSIÇÃO DE BORBOLETA, MOTOR DE PASSO E ATÉ A SENTRAL, NADA RESOLVEU COLOQUEI AS MESMAS PEÇAS QUE TINHA TROCADO, FIÇO RASTREAMENTO VARIAS VEZES NÃO CONSTAVA NADA ATÉ QUE PEDI O MECÂNICO PARA TESTAR O SENSOR DE LIQUIDO AÍ PERCEBEMOS QUE ELE NÃO ESTAVA FUCIONANDO NORMAL, ENFIM TROCAMOS E FOI RESOLVIDO O PROBLEMA COM APENAS 20 REAIS,TALVES SEJA ESSE O SEU PROBLEMA.VALEU E BOA SORTE

  41. Grandão disse:

    Tenho um palio 1.0 ano 96 edx, o meu problema é quando estou andando a luz de injeção fica ascendendo e quando vou parando num sinal vermelho a luz do oleo fica piscando e o motor fica meio que falhando e ainda tem mais quando estou andando numa 3ª ou 4ª por exemplo a 50km/h e solto o pé do acelerador o carro da uns solavancos sinistros parece que vai me jogar pra fora pelo parabrisa. O rastreamento não acusa nada.

  42. Leandro Tavares disse:

    Tenho um Pálio EDX 1.0 mpi 98/99 gasolina e esta com ocilação da marcha lenta e morrendo, isso aconteceu apos uma revisão que mandei fazer com um mecanico altamente recomendado onde foram trocadas velas, correia dentada, filtro levei o problema para o mecanico e ele disse que era o motor de passo que estava com defeito, mandei trocar funcionou uns dois meses.só que agora voltou o problema de diminuir a rotação da marcha lenta e morrer e não sei o que fazer ? Grato!!

  43. Zelito disse:

    Tenho um palio fire 2006 que anda normalmente e de vez em quando a aceleracao cai, o carro perde forca as vezes morre e as vezes nao morre mas a marcha lenta fica claudicando e depois de aguardar um tempo ele volta normal.

  44. benicio disse:

    eu tenho palio 2003 fire . ele esta com um problema que nao consigo resolver ele esta falhando n amarcha lenta e fica acelerando sozinho sem aperta o acelerador e fica todo tremendo quado esta quente sera que alguem cosegue me ajudar ?

  45. Fernando disse:

    Olá!

    Meu Palio Young 2002, do nada passou a apresentar uma variação na marcha lenta, parece que fica em vias do motor morrer. O mais curioso é que quando ligo o ar-condicionado, a marcha lenta fica boa.

    Os senhores tem alguma idéia do que pode ser isso? Será que preciso faze um limpeza dos bicos? O carro está com 58000 KM, comprei recentemente do primeiro dono… A bateria parece ser nova e quando ligo faróis e ventilador, a marcha lenta (já ruim) não piora.

    Obrigado!!

  46. ROBERTO disse:

    Olá, bom dia,,,Tenho um palio 1.6 16 v. Após algumas trocas de péças como, BOBINA, SONDA LAMBDA, CORREIA DENTADA E REGULADORES DA CORREIA, posso dizer que deu uma melhorada. Mas agora está com gasto de combustível em torno de 3.8 km/l, também estranhei pois deu uma fumaça branca, como excesso de gasolina, depois parou.Percebi uns solavancos na lenta…A luz da injeção está normal…Ainda não fiz limpeza nos bicos pois o carro não falha…está correto? Em resumo: neste momento é o excesso de gasolina e os solavancos…Podem me ajudar ,,,por favor?? Obrigado…

  47. laudenir disse:

    tenho uma palio ano 97 edx. Estou com um poblema q eu ñ consigo resolver! troquei a ventuia e tive q esgotar a agua do radiador, depois de todo montado coloquei novamente a agua no radiador e o carro começou a dar entrada de ar q eu ñ consigo tirar. qual o procedimento q eu devo tomar?

    • Guilherme Lopes disse:

      Laundenir,
      um jeito simples de se retirar o ar é colocar a agua com o motor frio e aguarda que o nivel abaixe. Então complete de novo e repita este processo até o nivel não baixar mais..
      Existe outras formas mais complexas porem mais rapidas, mas ai te aconselho a procurar um mecanico.

  48. Carlos Alves disse:

    palio ed 1.0 97,
    perde a potencia na troca de marchas,
    as vezes volto da segunda para a primeira marcha ,por falta de força no motor,
    carro com 180.000 KMs.
    ja limpei bicos,troquei velas,filtros de combustivel,MAS continua na mesma.
    TRES mecanicos tentaram,cobraram e NÃO resolveu nada.
    POR FAVOR,me ajudem.EU adoro este carro,é lembrança de um ente querido.

  49. Matheus disse:

    Tenho um Mille Smart 2000 que está oscilando tanto na lenta como na alta e o consumo de combustível está elevado. Troquei a sonda lambda e o sensor map, rastreei o veículo, verifiquei a bomba de combustível mais não acusou nada. As vezes também da um cheiro excessivo de gasolina no capô. O que pode ser? Obrigado!

    • Guilherme Lopes disse:

      Já foi verificado se o regulador de pressão esta bom? Se não há bicos injetores travados?
      Verifique tambem a questão do ponto da correia dentada, este procedimento é muitas vezes retirado da lista de verificações fazendo com que em muitos casos o diagnostico se prolongue.

  50. jose disse:

    Olá, tenho um palio 96/97 que ta me dando uma dor de cabeça com a marcha lenta, atualmente troquei o motor de passo dele pra corrigir o defeito de oscilação, na oficina faz a regulagem certinho, depois que eu paro em algum lugar e desligo o carro, o problema volta, o carro fica super acelerado, verifiquei a posição do atuador e o embolo fica todo encolhido, não fica na posição certa. Queria a sua ajuda em relação a isso……

    • Guilherme Lopes disse:

      Jose
      já verificou se o batente do acelerador não foi aduterado? pois a aduteração deste batente pode causar problemas parecidos com este.

  51. ellan disse:

    tenho uma parati 98 ap 1.8 troquei o motor de passo lipei o corpo da borboleta troquei o sensor de temperatura fiz o procedimento de regulagem da uce aquele que tem que acelerar de pois esperar uma dez vezes e nada deu certo o carro ainda oscila a lenta e as vezes fica acelerado, quando ando devagar ele falha. ele so fica bom quando uso o ar e que a lenta fica em 1000 rpm e tbm quando ando pisando fundo.
    esse problema apareceu e com tempo aumentou. desse jeito vou ter que comprar um posto de gasolina pra aguentar o consumo

  52. EDVALDO S BORRASCHI disse:

    tenho palio98 e o mesmo toda partida tenho que esperar a luz de ijesao apagar se nao ele nao pega gostaria de saber se é´ assin mesmo

  53. DIANA disse:

    Oi, TENHO UMA PALIO 2001/2002 E BATEU A FRENTE, NA HR OS DEFEITOS ERA SOMENTE TROCAR RADIADOR, MAIS DEPOIS, TIVE Q RASTREAR E TROCAR A SONDA LAMBDA, FICOU BOM ATÉ EU ABASTECER EM UM POSTO COM GASOLINA RUIM, AGORA NÃO CONSIGO MAIS DESCOBRIR PQ ELE ESTA GASTANDO TANTO, JA TROQUEI VELAS, FIZ LIMPEZA DE BICO, TROQUEI A SONDA LAMBDA PQ A OUTRA QUEBROU COM O COMBUSTIVEL, O PALIO VIXA OSCILANDO EM PONTO MORTO, AS VEZES SOBE A ACELERAÇÃO E ELE GASTA 5 KM, LITRO NORMAL, MAIS SE DESCE EM DESCIDA MESMO COM MARCHA NORMAL O PONTEIRO VAI LA EMBAIXO.. O MECANICO JA NÃO SABE O Q FAZER E NEM EU POR FAVOR ME AJUDE?

  54. ROBERTO disse:

    quando a luz que tem a forma DE UM MOROE ACENDE É PROVAVEL QUE TENHA UN DEFEITO,
    MAS , AONDE REPRESENTE O PERIGO DESTE DEFEITO

  55. BRAYTNE disse:

    TENHO UM PALIO 97 MOTOR MPI JA TROQUEI SEBSOR DE MACHA LENT SENSOR CORPO DE BOBOLETA . MELHO MAIS CONTINUA OCILANDO A MACHA LENTA ELA ACELERA E DESALERA E FICA ASIM VARIAS VEZES E AINDA QUANDO PIZO NA EMBREAGEM ELE DESLIGA SEM MAIS NEM MENOS OQ VC ME INDICA

    • Guilherme Lopes disse:

      Se já foi feito todos os testes possiveis é bom dar uma atenção especial a central pois é comum ocorrer problemas de oscilação ligados a defeitos da unidade de comando.

  56. Marco disse:

    Olá, poderiam-me ajudar :
    Tenho um Fiat Cinquecento 900 cc de 1998.
    Quando o motor está ao relanti ele de vez em quando acelera ao máximo sozinho. Como posso resolver ?

  57. Éderson disse:

    Tenho uma parati 99 1.6 e está oscilando a lenta (diminui a rotação). Troquei a sonda lambda pois o mecânico passou o scanner e disse que ela estava com problema. Porém, a oscilação continua. O que pode ser ? Limpeza de bico eu fiz, troquei vela e cabos, filtro de combustível….etc !!!

  58. Cristiano Carvalho disse:

    Primeiramente parabéns pelo site! Muito bons os tutorias!
    Tenho um Siena ano 2000 1.0 6 marchas MPI. Meu carro tem GNV e esta com o consumo altissimo com um botijão de 16 m³ eu faço no maximo 140km. Agora meu carro começou a acelerar sozinho o que pode ser isso? Levei na oficina foi passado o scaner e nada foi encontrado, então foi feita limpeza e regulagem do corpo borboleta e nada deu jeito, continua acelerando sozinho, de um tempo para cá notei tbm que a luz da injeção (que acende quando vc liga o carro) tem esporadicamente acendido mesmo depois de o carro já estar ligado. Conto com sua ajuda!

  59. val disse:

    ola td bm?
    tenho palio 97 edx e ela esta muito acelerado,como se nao bastasse, sempre esta esquntano. por favor me ajude?

  60. Pablo Rosa disse:

    Olha estou com um palio 1.0 mpi.
    Ele chegou na oficina falhando, ai passei o raster deo falha na bobina 1, no bico 1 e 4e sensor de rotação fora do eixo.
    Ai eu peguei troquei a bobina o sensor de rotaçao e os bicos 1 e 4, cabo de vela e velas, e o carro fica do mesmo jeito.
    ai fiço o teste de continuidade, teste o rele duplo, testei a bomba, so que o carro continua do mesmo jeito, qual sera o problema?

  61. adriano disse:

    Bom dia , tenho um palio 1.0 2009 e tem defeito que gostaria de resolver , ja levei em varios mecanicos e nenhum detectou o problema , que é : quando chove o carro começa a morrer toda hora , ja trcoquei o sensor de rotação e continua do mesmo jeito . grato . se alguem souber o que é por favor me fale .

  62. Camilo disse:

    Tenho um Audi A3 2002 1.8 Hidramático. Levei ele para fazer retífica completa. Depois de uma semana mais ou menos, ele começou a apresentar problemas com a aceleração, eu colocava ele na marcha “D” (que é Desenvolvimento) e assim que eu acelerava para começar a andar o carro ficava oscilando na aceleraçao, ela subia e descia, subia e descia, e o carro nao andava, como se fosse um carro com embreagem e a pessoa nao tivesse soltado ela, e derepente soltava a embreagem de uma vez e o carro dava um tranco, e dai começava andar, depois na oscilação da aceleraçao ele perdia a força, ganhava força denovo e mais uma vez outro tranco, e isso ia ate que a marcha do carro fosse para a Segunda e parava o problema.
    Mas, agora o carro ja piorou esse problema. Eu ligo o carro, coloco a marcha em “D” (desenvolvimento), e quando eu acelero pra poder andar, a aceleração vai lá em 3000RPM, e o carro mal sai do lugar, vai andando bem devagarinho. Tem solução pra isso? Ou posso jogar o carro num abismo?

  63. Cristiano disse:

    Meu post de hj é só para agredecer, as dicas do site foram indispensáveis para resolver meus problemas, tanto a regulagem da lenta, quanto a dica da mangueirinha do sistema de arrefecimento que entope. Com certesa me pouparam muito dinheiro!!!

  64. vivian disse:

    Tenho m Palio ed 97 a primeira partida do dia ele pega que é uma beleza depois de andar um pouco se desligo ele e vou dar partida ele custa a pegar e quando pega fica super acelerado e o bico do painel acende e apaga varias vezes o q será ja foi trocado o filtro de gasolina um mecanico falou que é a bomba de gasolina sera ? alguem pode me ajudar……

  65. Carlos Alberto Pereira dos Santos disse:

    Tenho um Palio EL ano 96/97 1.0, e depois de ter tentado dar um tranco em virtude da bateria esta ruim e sem exito quanto a tentativa dem funcionar; e só então com a ba teria nova voltou a funcionar, porém a luz da injeção passou a ficar acesa permanentemente com pequeno indicio de oscilação da marcha lenta, que mesmo com a troca do suposto sensor resposavel, segundo meu mecanico, continuou com o mesmo defeito, ainda que passou o aparelho de dianostico de injeção por 3 vezes e tudo aparenta estar normal até que se desligue o veiculo, pois assim que é dada a partida o problema esta de volta oscilando, tanto na lenta ou qualquer outra situação de funcionalidade, sendo assim mim orientou com convicção para que eu levasse o veiculo em um especialista de de modulo de injeção ou central. Oque mais me resta de opção para solucionar este problema?

  66. LISEU disse:

    Tenho um Palio ano 1998 EX, notei recentemente um consumo de óleo cárter anormal após os 100.000 km. Em 4800 km rodados, tive que repor 0,5 litros e com mais 2000 km emendei 300 ml.
    Uso o óleo semi-sintético e portanto gostaria de verificar se existe alguma tolerância de cosnumo de óleo em relação à km atingida deste motor e caso seja problema no motor ( fundindo), posso utilizar um óleocom outra especificação que atenda as condições deste motor ?

  67. wagner disse:

    oi tenho uma palio weekend 1.0 8v ano 2000 as vezes quando saio de primeira ela trepida ja pegue assim isto é normal ,po tambem preciso do manual por favor me ajude

  68. anderson disse:

    oi preciso de ajuda
    tenho um palio ed 97 mpfi, ele acende aluz da injeção no painel, e a aceleração ocila, ja troquei o censor map, as velas com o cabo, sonda lambda, e foi passado o aparelho nada consta.
    me ajudem não sei mais o trocar

  69. gil disse:

    tenho um palio edx 97 qundo stou adando ele fica com a luz do oleo piscando ja troquei a cebolinha agora ela fica piscando em 1 e 2 macha o quer cera

  70. andre disse:

    tenho um palio 1.3 oito valvulas flex 2004 2005,quero dar mais potencia no motor e ter mais economia de combusyiveo,o que fazer…

  71. Marcelo Santos disse:

    Olá boa tarde!

    Tenho um Palio MPI 1999, a varios dias o mesmo está com falhamento, quando funciono apaga o fogo, torno a funcionar e a mesma coisa e quando consigo faze-lo funcionar fica acelerado, questão de minutos a aceleração vai normalizando. As vezes quando estou dirigindo ele dá uma falhas chegando a ficar sem potencia de repente volta a funcionar.
    Já levei no mecanico fez o rastreamento mais não acusa nada. Alguém pode me ajudar por favor. Obrigado.

  72. Marcelo Santos disse:

    Olá boa tarde!

    Tenho um Palio MPI 1999 1.0, a varios dias o mesmo está com falhamento, quando funciono apaga o fogo, torno a funcionar e a mesma coisa e quando consigo faze-lo funcionar fica acelerado, questão de minutos a aceleração vai normalizando. As vezes quando estou dirigindo ele dá uma falhas chegando a ficar sem potencia de repente volta a funcionar.
    Já levei no mecanico fez o rastreamento mais não acusa nada, Troquei velas cabos de velas a limpeza do bico, filtro de combustivel, troquei cabo do sensor o carro ficou bom e dias depois voltou a dar o mesmo defeito. Alguém pode me ajudar por favor. Obrigado.

  73. julio disse:

    Tenho um pálio ano 1.0 EX, ano 2000, fiz uma revisão nele, pois seu consumo estava elevado, troquei os filtros de ar e óleo, as velas e substitui o corpo de borboleta, por um outro, usado também, somente para testar, foi feita limpeza dos bicos e conferida a sonda lambda mas o consumo na cidade continua elevado dando apenas 6km/ e já na estrada ele é econômico, dando 14km/l, ocorre também que a marcha lenta oscila muito. Como preciso mais deste carro na cidade, o que devo tentar conseguir melhorar seu consumo. Obrigado.

  74. Leandro disse:

    Olá tenho uma palio 2000 motor mpi 1.0 gasolina com GNV, bati com a frente do carro e precisou tirar o motor para lanternar, só que quando colocaram ele denovo no local a luz da injeção fica acesa direto e o carro na gasolina está sem força, o que pode ser??

  75. carlos alberto disse:

    Amigos,estou com um fiesta 97 endura, ele foi retificado todo o motor,porem quando acelera ele não aceita de imediato, vc tem que ficar pisando devagar no acelerador, caso pise fundo no acelerador ele não responde, fica falhando.
    o gue faço.
    grato

  76. Jose sergio disse:

    Tenho um palio ano 99 1.0 mpi. Percebo que o motor estar oscilando na marcha lenda e um pouco sem força. Retirei os bicos para fazer limpeza e testei as velas (todos estão funcionando em perfeitas condições). Durante os testes, percebo que o bico do terceiro cilindro não recebe alimentação. Como posso fazer os testes de alimentação dos conectores dos bicos? Acredito que o problema esteja na alimentação vinda da central. Na verdade o ideal seria o diagrama elétrico do sistema de injeção. Desde já agradeço a colaboração.

  77. nelcy disse:

    tenho um palio96 estou andando piso na emreagem ele falha e apaga o q faço

  78. nelcy disse:

    andando pisa na embreaje para parar ele apaga mas se tocar arranque ele pega e emseguida repete a falha

  79. nelcy kronbauer disse:

    se alguem ja pasou c/ mesmo deste palio me resoponda por fafor

  80. Allan Lima disse:

    Amigos, tenho um palio 1996 1.5 mpi desde zero km! Pois desde que saiu da concessionária
    até hoje ele tem esse defeito de oscilar a aceleração na marcha lenta e logo em seguida estancar. Até hoje nenhum mecânico conseguiu descobrir o defeito, pois eles passam o computador e não detectam nada, já troquei tudo e até agora não consegui desvendar esse mistério. Será que essa dica postada pode ser uma opção? Por favor me ajudem!!

  81. Fábio de Oliveira disse:

    Bom dia !!

    Tenho um palio 1.5 8V 96/97 o carro esta oscilando uma hora o outra não e sempre como tambem, fica um pouco fraco e depois volta ao normal, isso e quando eu reduso na caixa e depois eu acelero e quando o carro esta quente na temperatura normal uma hora o outra ele demora um pouco para pegar, não e sempre que acontece, tanto isso como no relatos acima.
    O carro puxa bem anda sem nenhum problema, porem sempre com estas pequenas avarias acima citado.

    Ja troquei:
    Sonda lamida, atuador de marcha lenta, limpei bicos, sensor do corpo da borboleta, catalizador que estava entupido, cabo de vela e vela, as velas não eram dele eram do gol, coloquei aditivo no radiador, troquei sensor de temperatura que fica atras do sensor de temperatura do painel, ja troquei ate bomba, mas não testei a sua presão.
    Deu uma melhorada mas ainda sim, falat algo para 100%.
    Obrigado pela atenção !!

  82. Cristian disse:

    ola boa noite!

    estou quase com o mesmo problema do amigo fabio de oliveira so que no meu caso é um palio 2006/07 esse carro foi trocado sensor de rotaçao por motivo de ele nao querer pegar quando quente e tbm quando eu ligo ele quando ele esta com motor frio ele liga normal e tudo e depois de mais ou menos um minuto ele começa a oscilar a lenta por mais ou menos ums dois minutos so o tempo de esquentar o motor e depois para volta ao normal e tudo pergunta o que pode ser isso? nao sei se ajuda mas o acelerador dele e eletronico tem a ver com a regulagem do parafuso do sensor da borboleta? desde ja agradeço um abraço!!

  83. Boa noite, Srs

    Troquei o sensor de posição da borboleta e o atuado de marcha lenta..meu carro parece que ficou pior (ficar tremendo todo, tipo rateando muito) o mecanico me informou que teria que andar na gasolina para o modulo reconhece as peças.

    Pergunto e normal o carro ficar morrendo e tremendo apos essa troca.

    agradeço muito sua atenção
    Fagneer

  84. ja troquei os bicos por 0 ja foi passado aparelho mas ainda esta gastando muito o q fazer

  85. giselle disse:

    tenho um palio ex 1999 ja faz alguns dias ele depois que eu desligo o carro se eu for sair de novo o carro nao pega ou as vezes pega mais demora a pegar, esses dias peguei um transito fiquei parado muito tempo no mesmo lugar e o carro morreu ai tive que esperar uns 10 minutos como quando acontece pra ele poder pegar, ja me diseram que e os bicos e as velas sera que na maquina acusa esse problema

  86. alex alves disse:

    Ola , tenho um ex 98 esta com o mesmo problema acima a marcha lenta fica osilando ! preciso de um manico de confiança alguem pode me ajudar .

  87. AURICIO disse:

    CARA ME DA UMA FORÇAO
    TO COM UM CLIO ARGENTINO
    FALHA DEMAIS DEPOIS QUE AQUECE MELHORA UM POUCO
    GASTA TANTO QUE CHEGA A FAEZ UNS 6 OU 7 POR LITRO
    ANTES FAZIA 18
    JA TROQUEI CONTROLADOR DE PRESSÃO BOMBA SENSOR DE TEMPERATURA DO MOTOR VELAS TAMPA DO DISTRIBUIDOR
    ELE ENJETA TANTO QUE CHEGA A SE AFOGA ENJETA POUCO AO ACELERA DAI DEPOIS DE UM SEGUNDO INJETA DEMAIS AGUARDO RESPOSTA VALEU…

  88. palio edx98 disse:

    tenho um palio 98edx ele eta acelerendo e desacelerando e a aguá do radiador baixando rapido dmais ja notei que o carpete do lado do passageiro esta sempre com mancha de aguá, e as vezes quando vou sair de manhã que dou partida ele não segura a lenta, so fica ligado se eu ficar pizando do acelerador, se soutar o pé ele apaga. Alguem pode me dar uma dica a respeito desses problemas.

  89. ERIC disse:

    Tenho um palio 98 que estava com o eixo do comando com o ressalto comito apenas um, ao ponto de desaparecer. Foi trocado o eixo e calibrado as válvulas e o falhamento desapareceu porém o caso agora oscila na lenta e está com um barulho como se estivesse batendo válvula será que o problema foi na montagem ou pode ser outro problema? me ajudem estou com medo de perder o eixo do comando novo que coloquei. Desde já agradeço!

  90. ERIC disse:

    Esqueci de mencionar o carro foram trocadas todas as velas, sonda e dois bicos injetores que estavam ruins e nada resolveu o problema do carro, o falhamento e a falta de força foi resolvido com a colocação do comando novo porém a oscilação de marcha lenta não foi resolvido!

  91. Damião disse:

    Boa noite, Tenho um FIAT PALIO 1.3 fire 16v 2002/2003, ele esta oscilando na lenta ou seja com o carro em ponto morto. Levei no mecânico ele passou o scaner deu uma alteração no sensor do corpo borboleta (TBI) eu Quis trocar mas o mecânico disse que era melhor fazer uma limpeza no TBI, a limpeza foi feita, passou o scaner novamente zerou o defeito passou novamente, o deeito sumiu, mas ainda esta socilando na marcha lenta. Tmbém tem algo meio diferente quanto ligo o carro a rotação do motor chega a 1500 rpm no conta giro, depois baixa para 1000 rpm.
    Obs. eu não piso no acelerador quando ligo o carro. Por precaução troquei o filtro de gasolina.
    A oscilação continua de vez em quando quando coloco em ponto morto o carro parado ele oscila.

    Estou pensando em trocar o sensor do TBI sera que resolve?

    Obrigado.
    Damião

  92. RUDNEI MARTINS disse:

    Tenho um Palio 96/97 1.5 EL, estou com um problema, ele esta oscilando muito na aceleração, uma mecânica que eu levei, me disse que teria que trocar o CORPO DA BORBOLETA, sera que se eu pedir para trocar apenas o motor de passo ou sensor, ja resolveria esse problema ? desde ja agradeço

  93. Bravo disse:

    Tenho um palio e preciso tirar o cabeçote qual é a chave que solta esses 8 parafusos e é preciso por vedante na junta que vou colocar nova?Grato.

  94. Gilcélio disse:

    Tenho um palio ED 97 1000 com ar condicionado, toda vez que dou partida ele demora a pegar, tenho que ficar pisando no acelerador até ele peguar, coisa de 5 a 6 segundos ou mais, ja troquei o copo da bomba, ja troquei as magueiras de envio e retorno, ja troquei os bicos, cabo de vela, vela, meu motor foi aberto, não tinha nenhum problema, deram um banho quimico so para limpeza troquei todas as juntas, esticador, correia, bomba de agua, mas o problema persiste, o motor esta otimo, mas não sei oque fazer para resolver este problema!

  95. elber o. tavares disse:

    boa noite, tenho um palio weekend stile 1.6 16v ano 2002. troquei correia dentada motor de passe limpesa de bicos,tbi limpo e o problema persiste tanto na gasolina como no gas. tem hora que fica em 750 giros e entre 1500 e 1800 giros com o motor esquentando ou seja quando ligo o carro fica em 750 giros desligo e religo 1500 giros porem não é toda vez que oscila as vezes ligo e religo e ele fica legal 750 giros as vezes fica em 1500 giros. mas quando ando por algum tempo com a temperatura normal ele fica em 1500 a 1800 giros raramente volta para 750 giros quando es ta na lenta ou seja quando paro no sinal. por favor me de uma luz do que possa ser o problema. obrigado

  96. Alexandre disse:

    bom dia, tenho um palio edx 98/99 e ele esta com alteração na marcha lenta acelerando e muitas vezes morendo quando tira o pé do acelerador, foi em um mecânico que rastreou e dise que era a sonda lambda mais fiquei em duvida pois ela dificilmente da defeito e se este defeito e dela.

  97. Michael Douglas disse:

    Boa noite. Tenho uma Palio fire 2007 (1.0-8v), com GNV. Ela apresenta esse problema de trepidação do volante, que só para qd eu acelero. A trepidação aumenta quando eu ligo o desembaçador, por exemplo. Aumenta a ponto de quase morrer. Mas o maior problema é para pegar com o carro frio. Eu tenho q acelerar enquanto viro a chave até estabilizar. Se eu andar direto na gasolina, não aparece o problema. E, quando eu viro a chave, sobe um cheiro horrivel de gasolina queimada, um cheiro estranho…

  98. Maurício disse:

    Olá, eu tenho uma Palio 1996 e quando eu ligo o carro a celeração dele vai lá em cima e depois de um tempo ela normaliza e tem horas que parace que acelerador esta agarrado e a aceleração vai lá em cima denovo parece que o motor vai explodir de tanto que a aceleração sobe e com isso tudo a média que esta dando o carro é de 6 km por litro, me ajude

  99. elenilson disse:

    tenho um palio ano 1999/2000 gas/gnv quando ando a luz da injeção acende algumas vezes, ja quando passo para a gasolina a aceleração fica oscilando, chega até o ponto de morrer algumas vezes. alguem sabe me dizer qual o problema ?

  100. EDVALDO disse:

    ola boa noite tenho um fiat palio 1.0 8 valvulas o mesmo esta fazendo 5km com um litro de alco. ja foi feta limpeza de bico de tbi vela cabo de vela filtors foi pasado o scaner e nada resolveu sera que alguem pode mim ajudar. fico no agurdo obrigado

  101. Mazinho ribeiro disse:

    Nesta publicação que fez(http://www.dicasmecanicas.com/2009/08/palio-1-0-mpi-marcha-lenta-oscilando/) quando diz “coloque o multímetro na escala VDC, conecte a ponta de prova preta no terminal negativo da bateria e a ponta vermelha no fio Laranja e Branco do sensor de posição da borboleta (TPS). Vai regulando o parafuso até achar uma tensão de aproximadamente 0,6 V.”. Este parafuso é o que regula a aceleração? me de maiores detalhes da localização deste parafuso por favor. Outra coisa, quando diz multimetro veicular, este pode ser substituido por um multimetro comum de eletronica?

  102. edson pereira de oliveira disse:

    olá tenho um palio97 ed 1.0 e derrepente ele começou a oscilar eu retirei o sensor de marcha lenta e continua o problema será que éo sensor que está ruin

  103. edson pereira de oliveira disse:

    eu retirei o sensor de marcha lenta e limpei ai coloquei no lugar más continua oscilando me ajudem por favor

  104. Guilherme disse:

    Caros Amigos,
    Por não ter um mecânico de confiança comecei a pesquisar o google manual elétrico e mecânico do Fiat palio 1.0 8 válvulas 2001 para que eu mesmo pudesse fazer a manutenção. Quando encontrei este site que achei muito interessante adicionando em meus favoritos.
    Problemas apresentados. Desde que comprei em 2009 sempre estranhei dele ficar engasgando na gasolina na (lenta) levei a diversos mecânicos e todos alegavam que não havia problema nenhum, limpei os bicos, troquei vela, correia e nada, continuei rodando no gás veicular.
    Viajei para Cardoso Moreira depois de Campos 50km durante a viagem o painel armava e desarmava, mas o carro não morria, durante a permanência comecei a notar que o carro estava engasgando mais do que de costume, fique preocupado pois estava com a família toda no carro. Fui em um mecânico na cidade, explique o problema em principio ele alegou que poderia ser a bomba injetora de combustível, só que ele não verificou indo direto nos bicos injetores, condenou os quatro bicos alegando que eu rodava muito no gás como o custo ficaria muito alto e desconfiando da experiencia do mecânico não fiz a manutenção do veículo. questionei se daria para retornar para o rio de janeiro (400km), só consegui rodar 50 km na gasolina o veículo piorou a tal ponto que já não queria rodar nem na lenta ou alta, para subir um declive de 50 metros era um sacrifício tive que rodar praticamente pelo acostamento, até chegar a um posto de gás veicular.
    Solicito apoio nas possíveis causas desta falha e se possível indicar um oficina que tenha parte elétrica e mecânica no mesmo lugar e que eu não venha a ser enrolado com problemas que não existam.
    Desde já agradeço a vossa atenção

  105. REINALDO disse:

    tenho um palio 2001 4 portas completo toda vez que vou dirigindo em terceira marcha e preciso freiar percebo que ao inves de parar o carro fica asselerado tenho que pisar na enbreagem rapidamente que faço.

  106. Danilo Pereira disse:

    Senhores boa tarde, acebei de fazer uma revisão em meu carro e saiu muito cara, porém tenho palio fire 2002 troquei, as velas, cabos e bubinas e também cabeçote foi junto. Depois dessa revisão o carro ficou apresentando um pequeno probleminha na marcha lenta, quando ligo o carro e enseguida ligo o ar, a aceleração dele sobe bastante, e depois que começo soltar a empreagem e andar ele voltar a sua rotação para o normal, quando paro também é a mesma coisa. Voltei no mecânico ele disse que não tinha nada com o carro porque o scanner não detectou nada. Alguém pode me ajudar?

  107. ola tenho palio 2003 1.0 mesmo ja feito a limpesa do corpo da borboleta e das velas os ploblemas de ocilação e consumo de combustivel contiua .ai o mecanico pedio p trocar o corpo da borboleta mas é caro não tem como trocar só o sensor do corpo obligado

  108. tanael disse:

    Tenho um palio 96 modelo97 1.0 passei ele no computador e ele acusou a sonda lambda, ele ta oscilando muito as vezes ficando acelerado,,, será que se eu trocar ela ele vai voltar ao normal…obrigado espero respostas

  109. tanael disse:

    Ola..sou tanael
    Estou com um palio 96 modelo 97 1.0ele esta fikando acelerado e ocilando as vezes….ja trokei mootor de passo,sensor borboleta,limpeza de bico,conferido o ponto,troquei sonda lambda,rastreamento e n

    ada detectado,conferido entrada de ar falsa,testes na central.
    …nao sei o q fazer mais ja gastei uns 600 reais enao foi resolvido o ploblema ….me ajudem por favor

  110. wanderson disse:

    ala tenho um palio 1.0 mpi 97 ele fica osilando e a macha leta alta levo ele na oficina e o mecanico trocol asesor de macha lenta posisal de borboleta asensor de tenperatura velas e ocarro fica bom 10 dias e volta os pabremas de novo tem algum mecanico que possa mim ajudar fone 32832670

  111. Michele Santos disse:

    Óla Boa Noite Sou de Salvador .
    Tenho um Palio ED 97 troquei o sensor de posição da borboleta
    e atuador de marcha lenta. Porque já apresentava ocilação depois das substituições das mesma
    piorou a lenta. Alguém que já passou por este amargo processo pode mim ajudar desde de já fico muito grata..
    Aguardo a respostas.

    Michele

    • Aline Santos disse:

      Óla Boa Noite
      Tenho um Palio ED 97 troquei o sensor de posição da borboleta
      e atuador de marcha lenta. Porque já apresentava ocilação depois das substituições das mesma
      piorou a lenta. Alguém que já passou por este amargo processo pode mim ajudar desde de já fico muito grata..
      Aguardo a respostas.

      Aline

  112. Cristiano Rodrigues disse:

    Bom dia,

    Tenho um Golf 1.8 MI 97. Ao acelerar forte, o carro “acoca” (parece que tranca) e nao responde rapidamente. Mas se acelerar progressivamente ele anda normalmente.
    No scanner havia dado falha no sensor da borboleta. Trocamos a peça mas nao adiantou, continua o mesmo sintoma no carro, embora o scanner apresente zero falhas. Cabos e velas jah foram trocados.

    No aguardo….

  113. Márcia Mendes Villanova disse:

    Meu pai tem uma Strada LX 1.6 16V , ano 1999, à gasolina, que vive morrendo. Custa muito a ligar e só anda quando afundamos o pé no acelerador e mesmo assim, logo depois morre. Fica nisso, liga, anda um pouco e se diminuir a marcha ou freiar morre, parece que se tirar o pé do acelerador ela desliga. Já fiz uma geral no carro em oficina credenciada da FIAT mas, apesar de terem trocado milhares de pecinhas, o carro continua do mesmo jeito, morrendo. Alguém sabe ou imagina qual é o problema?

  114. leandro cordeiro disse:

    Boa noite equipe! bom,meu carro é um palio 1.5 mpi e ele havia um tempo oscilando na marcha-lenta e depois de um tempinho ele para de oscilar ha nao posso esquecer de passar para vcs que a luz do chuverinho que fica no painel proximo do marcador de cocombustível nao apaga bom enfim saí com o carro e encostei ele na garagem e quando fui sair novamente o mesmo nao quis mais pegar ou melhor afirmar prq ele pega mais nao afirma fica ligado um ou dois segundo ha e a bomba de combustivel esta funcionando normalmente qual a medida que devo tomar antes de levar ao mecanico?

  115. marcos felix monteiro disse:

    tenho um palio EDX 97 foi dar partida deu 2 estralos e não funcionou da partida mais não pega o mecanico falou q o motor saiu do ponto alguem pode me ajudar…

  116. Hildo disse:

    Meu carro está com esse problema, troquei o sensor de posição da borboleta e o motor de passo. O problema continua. Percebi que colocando o dedo na entrada de ar da marcha lenta, controlando a quantidade de ar que entra, estabiliza. Em limpezas anteriores, percebi que havia um pedaço de mangueira fazendo essa função, era um gatilho feito antes deste carro ser meu. Como estava funcionando deixei assim. Agora, após apresentar este problema, fui verificar e a mangueira sumiu!!????? será que entrou dentro do motor????? acho que era um pouco grande para isto!!! mistério!!! Mas afinal de contas, o que mais pode ser? Alguém para dar uma luz?

  117. jonatha disse:

    meu carro estar variado na marcha lenta e estar sem força, também fica enfraquecendo quando estou em alta velocidade mim ajude por favor

  118. manoel bomfim souza disse:

    boa tarde tenho um palio weenkend 1.0 16v 2002 completo.esta com um poblema ja levei em varios mecanicos e eletricista mas nao ouve jeito.( quando tiro o pe do acerelador ele continua acerelado nao sei mais o que fazer por favor mi ajude a sai desta ok obrigado.

  119. Rose disse:

    tenho um palio 1.0, ele não tem força p subir muitas vzs tenho que reduzir de segunda p primeira p ele não voltar de ré, o cano de escape acho que é esse o nome, kkk aquele cano longo que tem embaixo do carro, quando bato nele faz um barulho como se tivesse cacos de vidro se batendo é normal??

  120. Rose disse:

    tenho um palio 1.0, ele não tem força p subir muitas vzs tenho que reduzir de segunda p primeira p ele não voltar de ré, o cano de escape acho que é esse o nome, kkk aquele cano longo que tem embaixo do carro, quando bato nele faz um barulho como se tivesse cacos de vidro se batendo é normal??
    é um palio 1.0 ano 2000

  121. gilberto ramos. disse:

    porque tem que trocar a bomba de ole ao faser o motor? se a bomba esta com a pressao normal

  122. macio disse:

    ola amigo tenho um palio 2001 1.o 16v sempre quando eu ligo o carro motor fica alterado na marcha lenta depois que eu ando com o carro um pouco eu reparo que o motor começa a trabalha normal como fosse depois que esquenta, mim ajuda a resolver

  123. juscelino coelho disse:

    amigo gostaria de uma resposta se possivel antes de ir ao mecanico. tenho um palio weekend 1.016v fire 2002.ele esta um pouco acelerado e consumindo muito na cidade.eu acho o consumo dele é urbano 8.9 rodoviário 13.8 está normal outra coisa ele não tem anti-chama causa algum problema….ficaria grato pela resposta obs..[troquei oléo seleniun, velas,correia dentada, e filtro de ar.]Deus abençoe……..

  124. j r disse:

    tenho um palio 97 edx 1.0 gasolina ,tava normal,perdeu metade da aceleracao ,ta parecendo gol soprador levei em um mecanico,segundo ele tem k trocar cabo de vela ,vela,motor de passo, bubina bico de injecao corpo de injecao,me diz faltando tudo isso o carro pode andar, fiquei na duvida,o k percebi e k uma bubina ta ruim , sera k trocando ela e as velas resolve ,ahh notei vazamento no filtro de combustivel e nao e continuo me de uma dica desde ja agradeco

Deixe o seu Comentário

Atenção!!

1-Para que seu comentário seja melhor respondido, pedimos que coloque o máximo de detalhes possiveis sobre o modelo do carro e o que já foi feito para solucionar o problema. Quanto mais explicado for seu caso, mais facil é para nós darmos alguma dica.

2-Sempre que estiver ao seu alcance, ajude respondendo outros comentarios.

3-Lembrando que aqui damos dicas o que não quer dizer que vamos resolver seu problema, pois a mecânica automotiva já é difícil quando estamos presentes com o carro, imagina quando estamos a distancia.

4- Comente dentro de um texto que tenha relação com o modelo do seu carro ou com o tema da sua duvida, para isso use as categorias que estão do seu lado direito para selecionar um topico mais apropriado para seu problema ou dica.

5-Para que mais pessoas possam visualizar suas dúvidas, aumentando assim suas chances de resposta compartilhe este texto nas suas redes sociais. para isto basta clicar nos botões no lado esquerdo da sua tela.

6- Nós não cobramos nada pelas informações postadas neste Blog e nem pelas respostas nos comentários, mas se você quiser nos ajudar com uma contribuição de qualquer valor, ficaremos gratos. Para isto basta utilizar este botão:

A equipe do Dicas Mecânicas Agradece.

Ajude-nos a conseguir mais respostas para nossos comentários. É Simples e rapido, basta compartilhar esta Dica: